Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida. Ernesto Friedrich de Lima Amaral"

Transcrição

1 Avaliação e Monitoramento do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais Viva Vida Ernesto Friedrich de Lima Amaral

2 Estrutura da Apresentação 1. Debate sobre saúde e direitos reprodutivos. 2. Explicação do Programa Viva Vida em Minas Gerais. 3. Análise da mortalidade infantil e materna no Estado. 4. Estratégias de pesquisa para avaliação do Viva Vida. 5. Proposta de cronograma para realização das tarefas.

3 1. Debate Sobre Saúde Reprodutiva Durante conferência de população do Cairo em 1994, debate foi marcado por propostas de feministas, em aliança com comunidade demográfica: Elaboração de metas para reduzir crescimento populacional e taxas de fecundidade foi condenada. Ênfase na necessidade de políticas públicas visando melhora da saúde e direitos reprodutivos das mulheres. Debate de população passou a se basear em questões de gênero e direitos reprodutivos. Discussão se volta a temas de planejamento familiar, violência doméstica, mortalidade materna, doenças sexualmente transmissíveis, adolescentes, aborto.

4 Planejamento Familiar no Brasil Governo teve pequeno papel na queda da fecundidade, e mulheres obtiveram contraceptivos no setor privado. Em 1997, lei de regulação da esterilização não gerou aumento de programas para saúde reprodutiva. Gestores de políticas sugerem que ausência de planejamento familiar gerou diferenciais de fecundidade. Feministas indicam que fecundidade vem caindo e que filhos não-desejados não são fonte de violência. Mesmo em queda, fecundidade das mulheres mais pobres continua superior à das mulheres mais ricas.

5 2. Plano de Fundo do Programa Viva Vida Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna (Programa Viva Vida) foi lançado em outubro de 2003: Merece atenção, já que não houve real implementação de políticas de saúde reprodutiva no Brasil em outros momentos. Parte do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) : Aumentar a eficácia e a eficiência do sistema público de saúde. Atender o cidadão em seu município de origem. Viva Vida tornou-se Projeto Estruturador em 2007.

6 Principais Objetivos do Programa 2.1. Diminuição da taxa de mortalidade infantil e razão de mortalidade materna Melhoria da qualidade das informações de saúde Tentativa de iniciar um processo de mobilização social, com parcerias entre governo e sociedade civil.

7 2.1. Diminuição da Mortalidade Materna e Infantil Organização de rede de saúde microrregional, para garantir acesso à saúde a gestantes e recém-nascidos. Promover atendimento à saúde sexual e reprodutiva, dentro da perspectiva de gênero e direitos reprodutivos. Equipar adequadamente as instituições de saúde nos diferentes níveis de complexidade tecnológica. Implantar protocolos de pré-natal, parto e puerpério, e atenção hospitalar à criança até um ano de vida. Capacitação dos profissionais de saúde.

8 Desenho da Rede Viva Vida de Atenção à Saúde em Minas Gerais, 2007 Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

9 Investimentos do Programa Nível primário: Instrumentos médicos para Programa Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nível secundário: Investimento em maternidades de média complexidade, muito demandadas no SUS. Construção de casas de apoio à gestante. Construção de Centros Viva Vida que são unidades públicas de saúde, e prestam serviços ambulatoriais ao SUS. Nível terciário: Construção de 20 hospitais no Estado. Recursos para implantação de 55 novos leitos de UTI neonatal. Critérios de seleção: Índice de Necessidade (FJP), taxa de mortalidade infantil, número de equipes do PSF.

10 27 Centros Viva Vida Aprovados 14 em funcionamento: 2 previstos para 2008: * Brasília de Minas * Santa Luzia * Governador Valadares São João Del Rei * Itabirito 11 previstos para 2009: * Janaúba Araçuaí * Lavras Contagem Capelinha Diamantina Frutal Itabira Januária Manhuaçu Juiz de Fora Passos Leopoldina Patos de Minas Santo Antônio do Monte Patrocínio São Lourenço Pirapora Sete Lagoas Teófilo Otoni Taiobeiras Viçosa * Projetos-piloto. Fonte: SES/MG, 09/12/2008.

11 Centros Viva Vida nos Municípios e Mesorregiões de Minas Gerais Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, consulta ao site em 09/12/2008.

12 2.2. Melhoria da Qualidade das Informações Implementação de comitês de prevenção da mortalidade materna e de prevenção do óbito fetal e infantil: Melhora na qualidade dos dados de registro, os quais são subnotificados ou notificados incorretamente. Comitês visam identificar óbito, investigar a sua causa, promover notificação adequada e possibilitar correções Mobilização Social Desenvolver mobilização social entre diversas instituições governamentais e sociedade civil.

13 3. Taxa de Mortalidade Infantil e Razão de Mortalidade Materna em Minas Gerais DATASUS indica taxa de mortalidade infantil de: 20,79 óbitos antes de um ano por mil nascidos vivos em ,75 em ,97 em ,55 em ,85 em ,53 em A razão de mortalidade materna foi estimada em: 61,40 óbitos de mães por 100 mil nascidos vivos em ,36 em ,63 em ,04 em ,97 em ,91 em 2005.

14 Análise de Auto-Correlação Espacial das Mortalidades Infantil e Materna Análise de concentração espacial da mortalidade com índice local de auto-correlação espacial (LISA): Alto-Alto: se as áreas possuem altos níveis na taxa em análise e são circundadas por áreas com o mesmo perfil. Baixo-Baixo: se as áreas possuem baixos níveis na taxa estimada e são rodeadas por áreas também com baixas taxas. Baixo-Alto: se as áreas possuem baixas taxas, mas são circundadas por áreas com altas taxas. Alto-Baixo: se as áreas possuem altas taxas, mas são envoltas por áreas com baixas taxas.

15 Taxa de Mortalidade Infantil nas Microrregiões e Mesorregiões, 2005 Fonte: Mapas interativos do IBGE ( e informações de saúde do DATASUS (

16 Centros Viva Vida & Taxa de Mortalidade Infantil Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, consulta ao site em 09/12/2008.

17 Razão de Mortalidade Materna nas Microrregiões e Mesorregiões, 2005 Fonte: Mapas interativos do IBGE ( e informações de saúde do DATASUS (

18 Centros Viva Vida & Razão de Mortalidade Materna Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, consulta ao site em 09/12/2008.

19 4. Estratégias para Avaliação do Viva Vida Investigar a eficiência na utilização de recursos públicos: Obter informações sobre volume de recursos empregados. Fornecer subsídios para qualificação da assistência prestada. Orientar novos investimentos do programa. Analisar a eficácia de ações específicas: Medir se houve cumprimento de metas estabelecidas. Mensurar a efetividade dessas políticas: Avaliar impacto na qualidade de vida de gestantes e crianças. Analisar quais são as ações mais efetivas.

20 Primeira Análise de Dados Obter informações sobre o que foi feito e passos seguintes do programa: Entender os critérios que foram utilizados para escolher as localidades que receberam recursos da Rede Viva Vida. Estabelecer de forma criteriosa as localidades que seriam o grupo de controle na comparação com o grupo de tratamento. Analisar dados secundários: Explorar diagnóstico das maternidades do SUS/MG de 2007, que qualificou assistência à gestante e ao recém-nascido, e orientou novos investimentos do programa. Utilizar dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).

21 Metodologia de Avaliação de Impacto Avaliações ex ante são feitas antes do programa, e usam bases secundárias para medir impacto e custo. Mesmo com política em andamento, seria possível análise ex ante, pois efeito de longo prazo não ocorreu. As ações do Viva Vida podem gerar pequenas mudanças em indicadores de saúde no curto prazo. Estimar indicadores indiretos: Número de pré-natais. Tempo de espaçamento dos filhos. Uso de métodos contraceptivos. Indicadores intermediários são pré-condição para que indicadores estruturais apresentem mudanças no futuro.

22 Tratar, Controlar e Modelar Grupo de tratamento seria formado por mulheres das microrregiões que já estão participando do programa. Grupo de controle incluiria aquelas mulheres que residem em áreas que ainda não estão na rede: Nas regiões sem o Viva Vida, mas que há previsão de implantação, será possível realizar análises em dois momentos. Modelagem estatística para medir causalidade entre implementação de políticas e melhorias na saúde: Modelos podem ser controlados por características específicas de cada área e indivíduo (saúde, trabalho, demografia...). Usar técnicas de avaliação de impacto, tais como diferenças em diferenças e pareamento com escore de propensão.

23 Instrumento para Coleta de Dados Questionários serão aplicados em 2009: Dirigidos a mulheres de 15 a 54 anos. Elaborados para entrevistar mulheres de 15 a 49 anos, desde que programa começou a ser implementado em Baseados no questionário da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) de Público-alvo são mulheres que ficaram grávidas em algum momento dos 5 anos anteriores à entrevista. Aplicação acontecerá em diferentes microrregiões.

24 Mês 1 5. Proposta de Cronograma Iniciar coleta de informações atualizadas. Meses 2 a 4 Mês 5 Utilização de dados secundários para análise exploratória de indicadores (Censo, PNAD, SIM, SINASC, DATASUS). Definição dos grupos de tratamento e de controle. Meses 6 e 7 Aplicação de questionários nos grupos selecionados. Meses 8 a 10 Estimação e interpretação de modelos de avaliação de impacto. Meses 11 e 12 Elaboração de relatório sobre atividades realizadas.

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2.

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2. SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL 24, 25 e 26 de novembro de 2.009 Superintendência de Vigilância em Saúde SVS Departamento

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE 2010-2015: um estudo descritivo Lucas Correia Santos (Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes)* Axcel Silva Alves (Graduando

Leia mais

Programa Prefeito Amigo da Criança

Programa Prefeito Amigo da Criança Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2017-2020 2.346 adesões e 1.519 articuladores nomeados em 2017; 223 Prefeitas(os) da Região Norte, sendo 49 do Estado do Pará UF Adesões % Articulador % CMDCA

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 3) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal

Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Mortalidade Infantil: Afecções do Período Perinatal Samuel Kilsztajn, Dorivaldo Francisco da Silva, André da Cunha Michelin, Aissa Rendall de Carvalho, Ivan Lopes Bezerra Ferraz Marcelo Bozzini da Camara

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008)

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos

Leia mais

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE Despacho Secretario em 07/02/2018 - contribuintes do Simples Nacional desenquadrados por ultrapassar o Sub-limite. CNPJ IE UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE 21702019000150 0024943590012 Aimorés

Leia mais

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos estabelecidos na DN 105/2006,

Leia mais

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Ana Lucia A. de Toledo Carla R. Fernandes 1 Ana Claudia S. Amaral -NESC/UFRJ-SMS/RJ) Vania da S. Cardoso

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

COORDENAÇÃO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SAS/SES/SUS/MG

COORDENAÇÃO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SAS/SES/SUS/MG Secretaria de Estado da Saúde COORDENAÇÃO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SAS/SES/SUS/MG GABINETE SUB SECRETÁRIO SUPERINTENDENCIA DE ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE MORMALIZAÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE COORDENAÇÃO

Leia mais

Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará. Rede Cegonha

Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará. Rede Cegonha Organização das Ações e Serviços Materno Infantil no Ceará Rede Cegonha 2012-2015 REDE CEGONHA Componentes I - Pré-Natal II - Parto e Nascimento III - Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança IV

Leia mais

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável Suzana Cavenaghi ENCE/IBGE Seminário Internacional La CIPD más allá de 2014 y la dinámica demográfica de América Latina

Leia mais

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Formulário padrão com a síntese da investigação de óbito infantil e fetal a ser adotado obrigatoriamente como

Leia mais

Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência. Programa de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Rio Grande do Sul

Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência. Programa de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Rio Grande do Sul Avaliação de Impacto: Transformando Promessas em Evidência Programa de Redução da Mortalidade Infantil Neonatal no Rio Grande do Sul Carla Giane Cunha (SEPLAG) Juliana Hoffmann (SEPLAG) Julio Brunet (SEPLAG)

Leia mais

Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal Universal TANU/MG

Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal Universal TANU/MG Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal Universal TANU/MG Gabriela Cintra Januário SES/SAS/GAS/CASPPD Objetivo Possibilitar a crianças com deficiência auditiva a aquisição de linguagem oral. Linguagem

Leia mais

Estratégias de Combate a Sífilis

Estratégias de Combate a Sífilis Estratégias de Combate a Sífilis Sífilis A prevenção da transmissão vertical da sífilis é uma prioridade das Instituições: SESAB Ministério da Saúde OMS OPAS E visa assegurar o direito à atenção humanizada

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO

DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS A INTRODUÇÃO DESCRIÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL EM PELOTAS - 2005 A 2008 SILVA, Vera Lucia Schmidt 1 ; MATIJASEVICH, Alícia 2 1 Programa de Pós- Graduação em Epidemiologia - Mestrado Profissional de Saúde Pública baseada

Leia mais

A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas.

A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas. A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas para organização da Rede Hiperdia Minas. Palestrante: Flávia Gomes de Carvalho Coordenadora de Hipertensão e Diabetes do Estado de Minas Gerais

Leia mais

traçadas pelo Conselho Nacional da Magistratura, bem como às realidades regionais e locais

traçadas pelo Conselho Nacional da Magistratura, bem como às realidades regionais e locais Institucionalizar um sistema de participação efetiva dos Magistrados de Primeira Instância na Gestão Judiciária e na administração da Justiça no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS 20 municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa,

Leia mais

Febre Amarela em Minas Gerais

Febre Amarela em Minas Gerais Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Boletim epidemiológico 23/01/2018

Leia mais

Pro-Hosp 2013 Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Pro-Hosp 2013 Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais Pro-Hosp 2013 Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais PRO-HOSP Conjunto de ações e políticas hospitalares do Estado que visam o fortalecimento e a melhoria das Redes de Atenção à Saúde Prioritárias

Leia mais

Foto: Alejandra Martins Em apenas 35% das cidades a totalidade das crianças de 0 a 6 anos estão imunizadas (vacinadas) contra sarampo e DTP.

Foto: Alejandra Martins Em apenas 35% das cidades a totalidade das crianças de 0 a 6 anos estão imunizadas (vacinadas) contra sarampo e DTP. 23 Para a maioria dos que nascem no Semi-árido brasileiro, vencer a primeira etapa da vida não é tarefa fácil. Na região, existem poucas condições de infra-estrutura social que garantam às mães uma gestação

Leia mais

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Brasília, 9 a 12 de julho de 2011 A rede cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE

RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR 1º E 2º QUADRIMESTRE ANO 2013 Conforme previsto no art. 36 da Lei Complementar N.º 141/2012, o Relatório Detalhado do Quadrimestral Anterior contém informações

Leia mais

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Ana Cristina Álvares Guzzo Coordenação Estadual de Saúde da Criança/DASE/DPAIS/SESPA Grupo Condutor da Rede Cegonha do Pará Comitê Estadual de Mortalidade Materna,

Leia mais

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba População e Território Em 2016 a população estimada da região é de 308.843 habitantes, com 98% residindo em áreas

Leia mais

Brasília-DF, abril de 2012.

Brasília-DF, abril de 2012. Ministério da Saúde / Secretaria-Executiva Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) Coordenação Geral de Monitoramento e Avaliação (CGMA) Brasília-DF, abril de 2012. Política de Monitoramento

Leia mais

ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA

ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA ANEXO 1 ALGUNS INDICADORES MAIS UTILIZADOS EM SAÚDE PÚBLICA QUALIFICAÇÃO E MÉTODO DE CÁLCULO DE INDICADORES BÁSICOS BRASIL 1 1. Propostos pela Secretaria Técnica do Grupo de Trabalho MS/OPAS IBGE, USP,

Leia mais

A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016:

A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016: Belo Horizonte, 22 de Novembro de 2016 A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016: COSEMS Regional Lugar Municípios TOTAL PONTOS 1 Passos 24 180 2 Varginha 50 178 3 Uberlândia

Leia mais

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva

SMS, que representasse os projetos e ações, unificando os serviços e construindo uma imagem positiva Rede Cegonha PORTARIA No- 1.459, DE 24 DE JUNHO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha Com objetivo de assegurar: APRESENTAÇÃO - Organizar a Rede de Atenção à Saúde

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

CIR DE VALE DO RIBEIRA

CIR DE VALE DO RIBEIRA CIR DE VALE DO RIBEIRA Possui 15 municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS ATO DO SECRETÁRIO

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS ATO DO SECRETÁRIO ATO DO SECRETÁRIO O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE, Gestor do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais SES/SUS/MG, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III, do 1º, do art. 93 da Constituição

Leia mais

UCF LEIRIA. 25º aniversário das UCFs. Coimbra, 19 junho Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente ARS Centro

UCF LEIRIA. 25º aniversário das UCFs. Coimbra, 19 junho Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente ARS Centro UCF LEIRIA 25º aniversário das UCFs Coimbra, 19 junho 2015 Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do ARS Centro Identificação e Composição Identificação e Composição Funcionalidade Reuniões:

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

Panorama das ações e serviços de saúde no Brasil

Panorama das ações e serviços de saúde no Brasil Escola Nacional de Saúde Pública P Sergio Arouca/FIOCRUZ Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Panorama das ações e serviços de saúde no Brasil Cristiani Vieira Machado Anilska

Leia mais

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011 Promover o monitoramento Gerar medições que: Informem os formuladores de políticas Avaliem a implementação

Leia mais

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba CIR DE ITAPEVA Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba Possui 15 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista,

Leia mais

Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México

Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México Políticas de população, programas governamentais e a fecundidade: uma comparação entre Brasil e México Ernesto F. L. Amaral Joseph E. Potter POPULATION RESEARCH CENTER UNIVERS DO TEXAS EM AUSTIN MOTIVAÇÃO

Leia mais

Alta Mortalidade Perinatal

Alta Mortalidade Perinatal Alta Mortalidade Perinatal SMS de Piripiri CONASEMS Conselho Consultivo EVIPNet Brasil OFICINA Produzindo, avaliando e disseminando sínteses de evidências para a tomada de decisão em saúde no Brasil -

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA PARAÍBA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA PARAÍBA Setembro de 2012 MARCO HISTÓRICO o Desde 1993 a violência contra as mulheres é reconhecida como uma violação aos direitos humanos (Conferência

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia.

PALAVRAS-CHAVE Morte Fetal. Indicadores de Saúde. Assistência Perinatal. Epidemiologia. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Integração da Atenção Primária em Saúde com a Vigilância em Saúde

Integração da Atenção Primária em Saúde com a Vigilância em Saúde Integração da Atenção Primária em Saúde com a Vigilância em Saúde Rodrigo Fabiano do Carmo Said Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde Introdução 586.522,12 Km 2 7% do território nacional 20.869.000

Leia mais

A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos:

A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos: A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos: 1. RECURSO COSEMS REGIONAL TEÓFILO OTONI Com relação ao questionamento do item 01 o edital

Leia mais

MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES

MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES MIGRAÇÕES EM MINAS GERAIS: TENDÊNCIAS RECENTES A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS MICRORREGIÕES Hélder Augusto 1 Fausto Brito 2 RESUMO: A dinâmica econômica e social de Minas Gerais tem fornecido elementos de

Leia mais

Organização do Sistema Organização do SUS em Pernambuco Estadual de Saúde

Organização do Sistema Organização do SUS em Pernambuco Estadual de Saúde Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família Expansão com qualidade e valorização dos Resultados Dr. Jorge Gomes Secretário Estadual de Saúde Organização do Sistema Organização do SUS em

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

Educação e Orientação. Intervenções Clinicas. Intervenções duradouras de proteção

Educação e Orientação. Intervenções Clinicas. Intervenções duradouras de proteção DESIGUALDADE IMPORTA FATORES SOCIOECONOMICOS E O IMPACTO NA SAÚDE Aumento do impacto na população Educação e Orientação Aumento da necessidade de esforço individual Intervenções Clinicas Intervenções duradouras

Leia mais

Usos das correções no SIM

Usos das correções no SIM 25 a Oficina de Trabalho Interagencial OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante Coordenador-Geral CGIAE SVS/MS Brasília, 30 de outubro

Leia mais

Gestão colaborativa: construção das competências, atribuições e

Gestão colaborativa: construção das competências, atribuições e Gestão colaborativa: construção das competências, atribuições e ações mínimas dos CEREST regionais de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Introdução Entre as estratégias adotadas

Leia mais

Edição Número 92 de 16/05/2005 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

Edição Número 92 de 16/05/2005 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro Edição Número 92 de 16/05/2005 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 729, DE 13 DE MAIO DE 2005 Institui o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e dá outras providências. O MINISTRO

Leia mais

FERRAMENTAS PARA TOMADA DE DECISÃO INFORMADA: DIAGNÓSTICOS REGIONALIZADOS SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE

FERRAMENTAS PARA TOMADA DE DECISÃO INFORMADA: DIAGNÓSTICOS REGIONALIZADOS SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 FERRAMENTAS PARA TOMADA DE DECISÃO INFORMADA: DIAGNÓSTICOS REGIONALIZADOS SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE André Luiz Guimarães Amorim

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil

Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mulheres Negras e a Mortalidade Materna no Brasil Mário F G Monteiro (IMS-UERJ) Leila Adesse (IPAS - Brasil) Jacques Levin (IMS-UERJ) TRABALHO APRESENTADO NO SEMINÁRIO MORTALIDADE MATERNA E DIREITOS HUMANOS

Leia mais

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as

O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as Objetivo do projeto: O Projeto Presidente Amigo da Criança tem como objetivo apoiar a implementação e monitorar as políticas públicas do governo federal em prol da melhoria das condições de vida de crianças

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP 143 Cassia Maria Buchalla 2017 Sistemas de Informação Sistema: conjunto de partes que se articulam para uma finalidade comum Sistema de informações: conjunto

Leia mais

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos

RA Cidade de Deus. Indicadores Rio Como Vamos 3 RA Cidade de Deus Indicadores Rio Como Vamos 1 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO A Região Administrativa (RA) da Cidade de Deus faz parte da Área de Planejamento 4. Abaixo podemos observar os gráficos referentes

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES

SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES REUNIÃO CONSELHO DE SAÚDE 28/08/2018 INDICADORES APROVADOS. INDICADOR 1 : Número de óbitos prematuros (30 a 69 anos) pelo conjunto das 4 principais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS Fundado em 10 de abril de 1978. Iniciativa de 5 sócios em estrutura alugada, conta atualmente com 41 sócios e instalações próprias. Em novembro de 2014 o Hospital

Leia mais

Projeto Especial da OPAS/OMS no Brasil: Violência. Responsáveis

Projeto Especial da OPAS/OMS no Brasil: Violência. Responsáveis Projeto Especial da OPAS/OMS no Brasil: Violência e Saúde de Responsáveis veis: : Diego Gonzalez/Mª Alice Magnitude da Violência Elaboração de um manual de avaliação de Programas de Prevenção a Violência.

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 1, Boletim 2 Maio de 2010 UM RETRATO DA COBERTURA DE PRÉ-NATAL NA CIDADE DE SÃO PAULO À LUZ DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS Apresentação O principal objetivo do pré-natal é que a gravidez

Leia mais

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA Parte - 03 PROFa. MSc. MARISE RAMOS DE SOUZA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Os cinco maiores sistemas : SINAN, SIM, SINASC, SIH, SIA. Sistema de Informação de Mortalidade - SIM Criado pelo

Leia mais

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO

SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO SAÚDE DA CRIANÇA: PERFIL E LINHAS DO CUIDADO NADJA DE SÁ PINTO DANTAS ROCHA Prof Pediatria UFRN Encontro Italo-brasileiro Abril, 2010. Saúde da Criança e Aleitamento Materno (MS SES-SMS) Dois Focos: Perfil

Leia mais

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013 Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Cidade de São Paulo 2004 - Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde 03 Sumário Apresentação Quadro 1 - Relação de

Leia mais

COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA EM MG PROGRAMA VIVA VIDA

COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA EM MG PROGRAMA VIVA VIDA Mídia e saúde pública COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM DEFESA DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA EM MG PROGRAMA VIVA VIDA Adriana Kfoury Ao definir como meta mobilizadora a redução da taxa

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Nota metodológica sobre o cálculo de indicadores demográficos do Brasil Apesar dos avanços na qualidade das estatísticas vitais no Brasil, eles ocorreram de forma

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO

IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA HIV COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO PRECOCE EM SALA DE PARTO Materno Infantil/Obstétrico Hospitalar PDCA Fase 01 Planejar Identificação do problema

Leia mais

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO

INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Panorama regional dos serviços de saúde do adolescente INSERIR O TÍTULO DO DO EVENTO Carla Magda Allan Santos Domingues Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações X a X de XXXXXX de 2018 Brasília/DF

Leia mais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais 1 Fontes de Dados de Indicadores Sociais Ernesto F. L. Amaral 05 de novembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Jannuzzi, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes

Leia mais

Soluções de Nuvem para o SUS

Soluções de Nuvem para o SUS Soluções de Nuvem para o SUS Fórum Nuvem para Governo: Serviços e Aplicações Augusto Gadelha Diretor DATASUS / SGEP / MS Em 10/9/2013 Sistema Único de Saúde - SUS Brazil é o único país com mais de 100

Leia mais

Cooperativas de trabalho médico

Cooperativas de trabalho médico Cooperativas de trabalho médico ALÉM PARAÍBA Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ALÉM PARAÍBA ALFENAS Cooperativa Prestação de Serviços dos Profissionais Liberais da Área de Saúde de Alfenas Ltda

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE

Leia mais

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora Classificados para Etapa Estadual Sede: Basquetebol Feminino Não houve inscrição Santa Luzia (2º microrregional) Ipatinga Teófilo Otoni Pirapora Viçosa São João Del Rei (2º microrregional) Passos Varginha

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Carla Lourenço Tavares de Andrade (ENSP) Célia Landmann Szwarcwald

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018

PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018 Publicação: 8/11/2018 DJe: 7/11/2018 (*) Retificação: 12/11/2018 DJe: 9/11/2018 PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018 Regulamenta o funcionamento do plantão para apreciação de medidas urgentes durante o

Leia mais

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA Gisele Cristina Tertuliano RESUMO Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem de aprendizagem para

Leia mais

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018 Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia Salvador, Julho de 2018 Bahia População: 15.344.447 hab. % da população SUS dependente: 89,66 (Setembro/ 2017) Equipes de Saúde da Família: 3.626 (Maio/2018)

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA) INDICADORES SOCIAIS (AULA 3 EXTRA) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES

Leia mais

O PROJETO MÃES DE MINAS A intersetorialidade SUS e SUAS. Carla Carvalho Martins Gerente do Projeto Mães de Minas

O PROJETO MÃES DE MINAS A intersetorialidade SUS e SUAS. Carla Carvalho Martins Gerente do Projeto Mães de Minas O PROJETO MÃES DE MINAS A intersetorialidade SUS e SUAS Carla Carvalho Martins Gerente do Projeto Mães de Minas PERFIL EPIDEMIOLÓGICO Taxa de mortalidade infantil ( ) 2010 BRASIL 21,3 2000 13,9 2011 MINAS

Leia mais

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal Halei Cruz Coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais INTRODUÇÃO

Leia mais

Avaliação de impacto de políticas públicas

Avaliação de impacto de políticas públicas Avaliação de impacto de políticas públicas Ernesto F. L. Amaral www.rand.org 1 Avaliação de políticas Melhorar projeto: estudar implementação, objetivos, correções de percurso, decisões sobre futuro Projeto

Leia mais

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Contexto da saúde no Brasil Transição demográfica Transição epidemiológica Transição nutricional Transição obstétrica Transição demográfica Transição epidemiológica

Leia mais

Recursos dos hospitais com valor Valor total

Recursos dos hospitais com valor Valor total Hospital Município Recursos dos hospitais com valor Valor total diferenciado Hospital Municipal e Pronto Socorro de Várzea da Palma Várzea da Palma R$ 166 106,96 Hospital Carlos Chagas Itabira R$ 272 789,01

Leia mais

Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios

Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística Palavras-Chave: Projeções de população,

Leia mais

TRINTA ANOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE NO BRASIL: AVALIAÇÃO. M. Helena P. de Mello Jorge (FSP/USP) EPI 2008 Porto Alegre

TRINTA ANOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE NO BRASIL: AVALIAÇÃO. M. Helena P. de Mello Jorge (FSP/USP) EPI 2008 Porto Alegre TRINTA ANOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE NO BRASIL: AVALIAÇÃO M. Helena P. de Mello Jorge (FSP/USP) EPI 2008 Porto Alegre ESTATÍSTICAS DE MORTALIDADE? Por que? Para que? Quais? Podemos confiar

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012

ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012 ESTUDO TÉCNICO N.º 05/ 2012 Taxas de mortalidade infantil por região e faixa de renda domiciliar per capita entre os censos de 2000 e 2010. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: 1.1 Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades do Projeto de Saúde Familiar e Ciclo de Vida, especialmente

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO

MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO MINISTÉRIO DA SAÚDE/SPS/CONSULTORIA PROGRAMA DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA NO NORDESTE BRASILEIRO AÇÃO COMPLEMENTAR II para o PRMIM USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA ACOMPANHAMENTO

Leia mais