Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 10/06/16 Aula: Relações de massa Professora Ana RELAÇÕES DE MASSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 10/06/16 Aula: Relações de massa Professora Ana RELAÇÕES DE MASSA"

Transcrição

1 Disciplina: Química (Turmas T e R); Data: 10/06/16 Aula: Relações de massa Professora Ana (anaflaviasuzana@yahoo.com.br) RELAÇÕES DE MASSA A química possibilitou a humanidade uma melhora substancial em sua qualidade de vida, pois a partir de seus princípios foram criados medicamentos, combustíveis, alimentos, tecidos, polímeros, etc. No entanto, para que a Química fosse economicamente viável, tivemos que aprender a manuseá-la e quantificála. A quantificação nos permitiu saber exatamente o quanto gastar de reagentes e o quando produzir. Muitas vezes é preciso determinar também o número de átomos ou de moléculas das substâncias que reagem ou são produzidas. Para isso, um primeiro passo é conhecer a massa dos átomos. 1.1 Unidade de massa atômica (u) Átomos são pequenos demais para poder ser manipulados individualmente e, portanto, para ter sua massa determinada em balanças comuns. O grama e seus múltiplos não são as unidades mais adequadas para a massa dos átomos, pois são unidades grandes demais para expressar tais grandezas. Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), adotou-se como padrão de massas atômicas o isótopo 12 do elemento carbono ( 12 C), ao qual se convencionou atribuir o valor exato de 12 unidades de massa atômica. Uma unidade de massa atômica (1 u) corresponde a 1/12 de massa de um átomo de isótopo 12 do carbono. A unidade de massa atômica, cujo símolo é u, é definida como sendo igual a 1/12 da massa de um átomo de 12 C. 1.2 Massa Atômica Massa atômica é o número que indica quantas vezes a massa de um átomo de um determinado elemento é mais pesada que 1 u, ou seja, 1/12 do átomo de 12 C. Exemplo: o oxigênio tem massa atômica de 16 u, portanto é mais pesado 16 vezes em relação à 1/12 de um átomo de carbono-12. Observação: Os elementos químicos consistem em dois ou mais isótopos. Por isso, as massas atômicas dos elementos que vemos nas tabelas periódicas são médias ponderadas das massas dos seus respectivos isótopos.

2 Por exemplo, o oxigênio possui três isótopos estáveis: - 16 O - massa atômica = 16u, equivale à 99,7% de todos os átomos de oxigênio - 17 O - massa atômica = 17u, são apenas 0,03% dos átomos de O - 18 O - massa atômica = 18u, abundância de 0,2% Fazendo a média ponderada: (16 x 99,7) + (17 x 0,03) + (18 x 0,2) = 15,994 ~ 16u 100 Como era previsto, a média ponderada deu um valor próximo à 16, já que 99,7% dos átomos de oxigênio possuem essa MA. Agora veremos o exemplo do cloro. Isótopos estáveis de cloro: - 35 Cl - MA = 35u, representa 75,4% dos átomos de cloro - 37 Cl - MA = 37u, é 24,6% dos átomos de cloro (35 x 75,4) + (37 x 24,7) = 35,453 ~ 35,5u 100 Massa atômica é a massa de um átomo. Por questão de conveniência, ela costuma ser expressa em unidades de massa atômica (u). Massa atômica de um elemento químico é a massa média de seus átomos. Também por uma questão de conveniência, ela é expressa em u. Não confunda número de massa com massa atômica!!! O número de massa (A) corresponde à soma dos números de prótons e de nêutrons de um átomo. Já a massa atômica é a massa média de seus átomos expressa em u. Na tabela periódica, as massas atômicas aparecem na parte inferior dos elementos: 1.3 Massa Molecular Se conhecermos as massas atômicas dos átomos constituintes de uma molécula, podemos calcular a massa dessa molécula. A massa molecular (às vezes chamada de peso molecular) é a soma das massas atômicas (em u) dos átomos da molécula. Temos de multiplicar a massa atômica de cada elemento pelo

3 número de átomos desse elemento presente na molécula e, depois, somar as contribuições de todos os elementos. Para a água, por exemplo, temos que ela é formada por dois átomos de hidrogênio (de 1 u cada) e um átomo de oxigênio (de 16 u). Assim, a massa molecular da água é 18 u. Para a amônia, cada uma de suas moléculas é formada por um átomo de nitrogênio (de 14 u) e três átomos de hidrogênio (de 1 u cada). Assim, a massa molecular da amônia é 17 u. Massa molecular de uma substância é o nome dado à massa de uma molécula dessa substância. Por conveniência, essa grandeza é geralmente expressa em unidades de massa atômica (u). 1.4 Quantidade de matéria e Constante de Avogadro - Relacionando u com grama Qualquer amostra de uma substância contém um número extremamente grande de entidades da qual a substância é feita. Essa amostra está associada a uma determinada massa, expressa em gramas. Torna-se então necessário um fator de conversão que relacione u com grama. O número (obtido experimentalmente através de uma série de experimentos) é o fator de conversão entre o grama (g), que corresponde ao nível macroscópico, e a unidade de massa atômica (u), que corresponde ao nível microscópico. 1 g = u Ele será bastante útil para relacionar massas de entidades microscópicas com massas medidas macroscopicamente. 1.5 Quantidade de matéria (n) A tabela abaixo mostra as 7 Unidades de base do Sistema Internacional de Medidas (SI). Dentre as grandezas mencionadas, a química tem particular interesse na grandeza quantidade de matéria. Vimos anteriormente que o número será bastante útil para relacionar massas de entidades microscópicas com massas medidas macroscopicamente. Qual será então a importância da grandeza quantidade de matéria nesse contexto? Para que os químicos possam especificar o número de átomos em uma amostra não como átomos individuais, mas preferencialmente em termos de pacotes contendo um determinado número de átomos, foi criada uma grandeza denominada quantidade de matéria. Enfim, uma grandeza que possibilita aos químicos trabalharem com um número fixo de entidades! A unidade SI para a grandeza quantidade de matéria é o mol. Lembre-se de que o quilograma é uma quantidade padrão da grandeza massa. Já o mol é quantidade padrão da grandeza quantidade de matéria.

4 O mol é definido como a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas unidades elementares quantos forem os átomos contidos em 0,012 Kg (12 g) de carbono Constante de Avogadro Por menores que sejam, amostras de substâncias são formadas por um número extremamente grande de entidades. A essas amostras está associada uma determinada quantidade de matéria. Existe uma relação de proporcionalidade entre o número de entidades na amostra e sua quantidade de matéria. Dessa forma podemos afirmar que, para qualquer amostra de uma determinada substância, seu número de entidades (N) é diretamente proporcional a sua quantidade de matéria (n), ou seja: N α n A constante de proporcionalidade que permite a passagem de quantidade de matéria para número de entidades é conhecida como Constante de Avogadro. Seu valor pode ser medido experimentalmente e o valor obtido é 6, mol -1, que pode ser aproximado por Como em química a quantidade expressa pela constante de Avogadro aparece com muita frequência, podemos dizer que uma quantidade de substância que contenha um número igual à Constante de Avogadro de partículas unitárias contém uma quantidade de matéria de partículas unitárias correspondentes a 1 mol. Assim, um mol de entidades corresponde a um número de entidades igual à Constante de Avogadro: - Um mol de átomos de carbono são átomos de carbono. - Um mol de átomos de alumínio são átomos de alumínio. - Um mol de moléculas de água são moléculas de água. - Um mol de íond sódio são íons sódio. - Um mol de elétrons são elétrons Massa Molar É a massa equivalente a 1 mol (6,02 x entidades) de determinada espécie química. Sua unidade é g/mol. Exemplo: A massa atômica do carbono é 12 u, portanto a massa de 1 mol de C é 12g. Ou seja, a massa molar de C é 12g/mol. A massa molar nada mais é que a massa da substância por unidade de quantidade de matéria. Portanto: n = m M, onde n=nº de mols, m=massa da substância, M=massa molar. Exemplo: a massa molecular do CO2 é 44 u. Para n = 1 mol, temos m = 44 g e, portanto: M = m (gramas) n (mol) M(CO2) = 44,0 g/mol Massa molar de determinada entidade química é a massa de um mol de unidades dessa entidade química. A massa molar pode se referir a moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.

5 Exercícios de fixação: 1. A água pesada D2O, utilizada como moderador em reatores nucleares, apresenta na sua molécula um isótopo do hidrogênio, o deutério (D), que contém no seu núcleo 1 nêutron. A massa molecular da água pesada é: a) 17,0 b) 18,0 c) 19,0 d) 20,0 e) 21,0 2. Para a prevenção de cárie dentária recomendase a adição de fluoreto à água potável ou a fluoretação do sal de cozinha. Há necessidade de se acrescentar cerca de 1,8 x 10-3 g de fluoreto à dieta diária. Que quantidade de íons, em mol, há em 1,8 x 10-3 g de fluoreto? (Massa molar do íon fluoreto = 19g/mol) a) 1 x 10-2 b) 1 x 10-3 c) 1 x 10-4 d) 1 x 10-5 e) 1 x Admitindo-se que um diamante contenha apenas átomos de carbono e que cada quilate corresponda a 200 mg, determine o número de quilates em um diamante que contenha 2,0 x átomos. a) 0,25 b) 0,5 c) 1,0 d) 1,5 e) 2 4. Um químico possui uma amostra de cobre. Qual é a massa, em gramas, dessa amostra, sabendose que ela é constituída por 3,01 x átomos? (Massa atômica: Cu = 64) a) 0, g b) 0, g c) 1, g d) 64,00g e) 32,00g 5. Linus Pauling, Prêmio Nobel de Química e da Paz, faleceu aos 93 anos. Era um ferrenho defensor das propriedades terapêuticas da vitamina C. Ingeria diariamente cerca de 2, mol dessa vitamina. (Dose diária recomendada de vitamina C (C6H8O6) = 62 mg.) Quantas vezes, aproximadamente, a dose ingerida por Pauling é maior que a recomendada? (Dados: H = 1, C = 12, O= 16) a) 10 b) 60 c) 1,0. 10² d) 1,0. 10³ e) 6, O gás fosgênio (COCl2), utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial, ao reagir com água produz dióxido de carbono e ácido clorídrico: COCl2 + H2O 2HCl + CO2 Qual seria a massa molar do gás fosgênio (COCl2)? (Dados: O = 16, C = 12, Cl= 35,5) a) 103g/mol b) 87g/mol c) 99g/mol d) 110g/mol e) 18g/mol 7. Qual a massa, em gramas, de uma única molécula de açúcar comum (sacarose C12H22O11)? (MA: C= 12; O= 16; H=1) a) 6,32x10-23 b) 5,68x10-22 c) 4,25x10-22 d) 6,68x10-22 e) 7,00x O mercúrio, na forma iônica, é tóxico porque inibe certas enzimas. Uma amostra de 25 g de atum de uma grande remessa foi analisada e constatou-se que continha 2,1 x 10-7 mol de Hg +2. Considerando-se que os alimentos com conteúdo de mercúrio acima de 0,50 x 10-3 g por quilograma de alimento não podem ser comercializados, demonstre se a remessa de atum deve ou não ser confiscada. (MA Hg= 200) 9. Um dos possíveis meios de se remover CO2 gasoso da atmosfera, diminuindo assim sua contribuição para o efeito estufa, envolve a fixação do gás por organismos microscópicos presentes em rios, lagos e, principalmente oceanos. Dados publicados em 2003 na revista Química Nova na Escola indicam que o reservatório da hidroelétrica de Promissão, SP, absorve 704 toneladas de CO2 por dia. Calcule a quantidade de CO2, expressa em mol/dia, absorvida pelo reservatório. 10. (FEI-SP) Se um átomo apresentar a massa atômica igual a 60 u, a relação entre a massa desse átomo e a massa do átomo de carbono 12 valerá? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

6 11. Observe as afirmações a seguir e indique quais estão corretas: 1. A unidade de massa atômica pode ser representada por u; 2. A unidade de massa atômica é 1/12 da massa de um átomo de carbono; 3. A unidade de massa atômica é 1/12 da massa do átomo de carbono de número de massa igual a 12; 4. A massa atômica de um átomo é um número muito próximo de seu número de massa. a) Todas. b) Nenhuma. c) Somente I, II e III. d) Somente I, II e IV. e) Somente I, III e IV. 12. Sabendo que a massa atômica de um átomo X é igual à massa de nove átomos de He, determine o número de átomos de carbono ( 12 C), que apresenta uma massa igual à massa de um átomo X. (Massa atômica do He = 4). a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) (UFG) As medidas de massa são, na realidade, a comparação com um padrão definido de maneira adequada. O padrão adotado pela IUPAC para as medidas de massa atômica é um doze avos da massa do carbono - isótopo 12, que é denominado de unidade unificada de massa atômica. 14. (UNICAMP) Estima-se que a usina termoelétrica que se pretende construir em cidade próxima a Campinas, e que funcionará à base de resíduos da destilação do petróleo, poderá lançar na atmosfera, diariamente, cerca de 250 t de SO2 gasoso. (Dados: Massas atômicas: S = 32 u; O = 16 u) a) Quantas toneladas de enxofre estão contidas nesta massa de SO2? b) Considerando que a densidade do enxofre sólido é 2 kg/l, a que volume, em litros, corresponde esta massa de enxofre? 15. (FUVEST) Determine o número de átomos de sódio em uma amostra de 1,15 g de sódio. (Dado: Massa atômica do Na = 23 u) 16. (FCMSC-SP) Diariamente, um indivíduo normal elimina pela urina cerca de 0,56 g de ácido úrico (C5H4N4O3). Quantas moléculas dessa substância são eliminadas diariamente? (Dados: Massas atômicas: C= 12 u; H = 1 u; N = 14 u; O = 16 u) 17. (VUNESP) Determine a porcentagem em massa de nitrogênio presente no nitrato de amônio (NH4NO3). (Dados: Massas atômicas: N = 14 u; H = 1 u; O = 16 u) Sobre massas de átomos, é correto afirmar que: a) massa atômica é um número que indica quantas vezes a massa de um átomo é maior que um doze avos do carbono isótopo 12; b) os átomos de um mesmo elemento químico podem ter massas diferentes; c) as massas atômicas são utilizadas atualmente para classificar os elementos da Tabela Periódica.

7 Gabarito 1. d 2. c 3. e 4. e 5. b 6. c 7. b 8. 1,68 x 10-3 g/kg 9. 1,6 x 10 7 mol/dia 10. e 11. e 12. c 13. a) Verdadeira b) Verdadeira c) Falsa. Atualmente são usados os números atômicos, e não as massas atômicas, para classificar os elementos da Tabela Periódica. 14. a) b)

RELAÇÕES DE MASSA E MOL

RELAÇÕES DE MASSA E MOL RELAÇÃO DE MASSA E MOL A relação entre massa e quantidade Em uma gota de água de 0,05 ml há 1,67 sextilhão (1,67 x 10 21 ) de moléculas de água. A relação entre massa e quantidade A unidade de massa atômica

Leia mais

PRÉ-ENEM- LISTA DE EXERCÍCIOS PROF. LUCÃO - QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

PRÉ-ENEM- LISTA DE EXERCÍCIOS PROF. LUCÃO - QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) PRÉ-ENEM- LISTA DE EXERCÍCIOS PROF. LUCÃO - QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) CÁLCULOS QUÍMICOS: MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, CONSTANTE DE AVOGADRO E QUANTIDADE DE MATÉRIA (MOL) COMPETENCIA

Leia mais

Massa Atômica (M.A.) é a massa de um átomo, expressa em u.

Massa Atômica (M.A.) é a massa de um átomo, expressa em u. Química Profª Simone AULA 9 QUANTIDADE DE MATÉRIA (MOL) A química é essa ciência que deseja compreender os mistérios da matéria, e nesse estudo serão abordados aspectos quantitativos e qualitativos. Nessa

Leia mais

18/05/2019 SEMELHANÇA ATÔMICA SEMELHANÇA ATÔMICA RELEMBRANDO. A = p + n. = n⁰ p = n⁰ massa. Representação de um átomo:

18/05/2019 SEMELHANÇA ATÔMICA SEMELHANÇA ATÔMICA RELEMBRANDO. A = p + n. = n⁰ p = n⁰ massa. Representação de um átomo: Universidade Federal Paraná Departamento de Química Disciplina CQ167 Química Geral RELEMBRANDO Representação de um átomo: MASSA ATÔMICA Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas Prof. Márcio

Leia mais

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos:

Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A. 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos: Disciplina: Química Professor: Cássio Pacheco 1 Ano Lista de Exercício Para a Prova Trimestral Setor A 1- Um elemento X apresenta os seguintes isótopos: 40 X 80% 42 X 15% 44 X 5% Qual a massa atômica de

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 17 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 17 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 17 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS (U) Como pode cair no enem Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com

Leia mais

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz

QUÍMICA MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS. Professor Edson Cruz QUÍMICA Professor Edson Cruz MÓDULO 18 RELAÇÕES NUMÉRICAS INTRODUÇÃO Precisamos compreender que houve uma necessidade de se definir uma nova unidade de massa para átomos e moléculas. É importante que você

Leia mais

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR

LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR LISTA 02 - TEORIA ATÔMICA MOLECULAR 1º ano QUÍMICA PROF. PEDRO 2º Bimestre Questão 01) A massa de uma molécula de ácido acético, CH 3 COOH, é: a) 1,0. 10-21 g b) 1,0. 10-22 g c) 1,0. 10-23 g d) 1,0. 10-24

Leia mais

QUÍMICA 2 Prof Emanuele

QUÍMICA 2 Prof Emanuele QUÍMICA 2 Prof Emanuele LISTA DE EXERCÍCIOS RELAÇÕES DE MASSA E ESTUDO DOS GASES 1) Silicatos são compostos de grande importância nas indústrias de cimento, cerâmica e vidro. Quantos gramas de silício

Leia mais

Exercícios Sobre Massa atômica e molecular

Exercícios Sobre Massa atômica e molecular Exercícios Sobre Massa atômica e molecular Dado: 01. As massas moleculares do álcool etílico (C 2H 5OH) e do ácido acético (C 2H 4O 2) são respectivamente: a) 60 u e 46 u b) 66 u e 40 u c) 46 u e 66 u

Leia mais

Química Relações de massa. Olhar Químico. Prof. Romeu A. Nelo. (massa molecular, massa molar e mol)

Química Relações de massa. Olhar Químico. Prof. Romeu A. Nelo. (massa molecular, massa molar e mol) Olhar Químico Química Relações de massa Prof. Romeu A. Nelo. 1- Esta questão pretende exercitar a consulta à tabela periódica. Consulte-a e indique a massa atômica para o: a) Hidrogênio. b) Carbono. c)

Leia mais

b) Calcule quantas vezes, aproximadamente, a dose ingerida por Pauling é maior que a dose recomendada de vitamina C.

b) Calcule quantas vezes, aproximadamente, a dose ingerida por Pauling é maior que a dose recomendada de vitamina C. PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA INORGÂNICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- Linus Pauling,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL Nome: nº: Ano: 3º E.M. Professor: CASSIO PACHECO 1- O DDT, um inseticida largamente utilizado durante décadas e altamente tóxico, possui fórmula molecular C14H9Clx e massa

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª

ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª ESTEQUIOMETRIA - 3C13 - Profª Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÔMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS - PARTE 1

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS - PARTE 1 QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 21 RELAÇÕES NUMÉRICAS FUNDAMENTAIS - PARTE 1 Unidade de massa atômica (u) Como pode cair no enem (CESGRANRIO) Um elemento X tem massa atômica 63,5 e apresenta os isótopos 63 X

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes) Semana 8 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIOMETRIA (Conceitos básicos) QUÍMICA A 1415 ESTEQUIOMETRIA ESTEQUIOMETRIA Estequiometria é a parte da Química que estuda as proporções dos elementos que se combinam ou que reagem. MASSA ATÓMICA (u) É a massa do átomo medida em unidades de massa atómica (u). A

Leia mais

Cálculos Químicos. Mol, massa molar, Constante de Avogadro

Cálculos Químicos. Mol, massa molar, Constante de Avogadro Cálculos Químicos Mol, massa molar, Constante de Avogadro Massa atômica Medidas massa (Kg SI) 1 Kg 1000 g Grama 1 g Massa átomo? Unidade? Unidade de massa atômica 1 u massa de 1/12 do átomo de carbono

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Podemos conhecer as grandezas que regem a quantificação dos fenômenos químicos identificando o comportamento da massa, do número de partículas e do volume de diferentes substâncias.

Leia mais

Aula 15 Relações de Massa

Aula 15 Relações de Massa Aula 15 Relações de Massa Na Química, é muito importante, saber antecipadamente as quantidades de reagentes que devemos usar para obter as quantidades de produtos desejadas. Entretanto, essas previsões

Leia mais

Cálculos Químicos. Mol, massa molar, Constante de Avogadro

Cálculos Químicos. Mol, massa molar, Constante de Avogadro Cálculos Químicos Mol, massa molar, Constante de Avogadro Medidas massa (Kg SI) 1 Kg 1000 g Grama 1 g Massa átomo? Unidade? Massa atômica Unidade de massa atômica 1 u massa de 1/12 do átomo de carbono

Leia mais

Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas.

Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas. RELAÇÕES DE MASSA NOS ÁTOMOS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS META Mostrar elementos isótopos ao relacionar quantitativamente o Número de Avogadro com partículas atômicas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução

ESTEQUIOMETRIA. 1. Introdução ESTEQUIOMETRIA 1. Introdução A palavra estequiometria vem do grego stoikheion (elemento) e metriā (medida). A estequiometria baseia-se na Lei da Conservação das Massas e na Lei das Proporções Definidas

Leia mais

SE18 - Química. LQUI1A3 - Introdução à estequiometria. Questão 1

SE18 - Química. LQUI1A3 - Introdução à estequiometria. Questão 1 SE18 - Química LQUI1A3 - Introdução à estequiometria Questão 1 (UFRGS-RS) Os clorofluorcarbonos (CFCs) sofrem decomposição nas altas camadas da atmosfera, originando átomos de cloro, os quais atacam moléculas

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 1

QUÍMICA. Representação das Transformações Químicas. Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 1 QUÍMICA Representação das Transformações Químicas Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria - Parte 1 Prof ª. Giselle Blois PESQUISA CIENTÍFICA: - Observação de

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

Cursinho Pré Universitário Popular UFJF Prof. Marcus Vinícius Química II

Cursinho Pré Universitário Popular UFJF Prof. Marcus Vinícius Química II 1 RELAÇÕES DE MASSA È muito importante saber antecipadamente as quantidades de reagentes que devemos usar para obter a quantidade desejada de produtos. Muitas vezes é necessário determinar também o número

Leia mais

mol). A massa, em mg, de cálcio (massa molar 40 g/mol) presente em 1 litro desse leite é

mol). A massa, em mg, de cálcio (massa molar 40 g/mol) presente em 1 litro desse leite é CÁLCULOS QUÍMICOS - PIRES - OBJETIVAS 1-No rótulo de uma determinada embalagem de leite integral UHT, processo de tratamento térmico a alta temperatura, consta que um copo de 200 ml deste leite contém

Leia mais

RELAÇÕES NUMÉRICAS E CALCULOS QUIMICOS I

RELAÇÕES NUMÉRICAS E CALCULOS QUIMICOS I Prof. Edson Cruz RELAÇÕES NUMÉRICAS E CALCULOS QUIMICOS I Podemos conhecer as grandezas que regem a quantificação dos fenômenos químicos identificando o comportamento da massa, do número de partículas

Leia mais

Prof. Msc. João Neto

Prof. Msc. João Neto Prof. Msc. João Neto Massa atômica Prof. Msc. João Neto 2 1u = 1,66x -24 g Prof. Msc. João Neto 3 Prof. Msc. João Neto 4 Massa atômica: massa de um átomo Prof. Msc. João Neto 5 Isótopos: átomos de mesmo

Leia mais

Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar.

Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar. Aula: 10. Temática: Quantidade de matéria MOL. Vimos na aula passada massa atômica e massa molecular. Finalizaremos esta unidade estudando massa molar. A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo

Leia mais

2. O processo de recristalização, usado na purificação de sólidos, consiste no seguinte:

2. O processo de recristalização, usado na purificação de sólidos, consiste no seguinte: 1. O efeito estufa é um fenômeno de graves conseqüências climáticas que se deve a altas concentrações de CO no ar. Considere que, num dado período, uma indústria "contribuiu" para o efeito estufa, lançando

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE:1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei ( )

Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei ( ) Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei (1564-1642) Mas o que pode ser mensurável? felicidade beleza Amor Quantos vamos comprar esses produtos, pedimos como? 50

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO GRANDEZAS QUÍMICAS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (ETF-SP) A massa atômica de um elemento químico é dada pela média ponderada dos isótopos. Por exemplo, a massa do oxigênio que aparece na tabela é 15,99, isto

Leia mais

AULA 05: Isso significa que 1 átomo de hidrogênio pesa 1/12 da massa do carbono-12.

AULA 05: Isso significa que 1 átomo de hidrogênio pesa 1/12 da massa do carbono-12. SETOR 2306 Turma de Maio/Manhã Aulas 05 e 06 Resolução dos eercícios de sala AULA 05: EXERCÍCIO 1) (discutido em sala) Hidrogênio (MA = 1,0 u). Isso significa que 1 átomo de hidrogênio pesa 1/12 da massa

Leia mais

Massa atômica, molecular e molar mol

Massa atômica, molecular e molar mol Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Química Volume: 1 Série: 7 Massa atômica, molecular e molar mol 1. D I. Verdadeira II. Verdadeira 12 6C (6 prótons + 6 nêutrons).

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (UFSE-SE) 1,8.10 moléculas de uma substância A têm massa igual a 18,0 g. A massa molar de A, em g/mol, vale: (Dados: constante de Avogadro: 6.10 ) a) 18 b) 60 c) 75 d) 90 e)

Leia mais

QUÍMICA 1 1º ANO RELAÇÕES DE MASSA

QUÍMICA 1 1º ANO RELAÇÕES DE MASSA QUÍMICA 1 1º ANO RELAÇÕES DE MASSA PROFª ELAINE CRISTINA 1. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA A escala de massas atômicas está baseada no isótopo do carbono com número de massa igual a 12, ao qual foi atribuída

Leia mais

Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei ( )

Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei ( ) Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável Galileu Galilei (1564-1642) Mas o que pode ser mensurável? felicidade beleza Amor Quantos vamos comprar esses produtos, pedimos como? 50

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA FMJ 01. Item B C = 60% = 60g = 5 mol H = 4,5% = 4,5g = 4,5 mol 02. Item C Pesando-se a molécula teremos 581 g/mol, sendo que o carbono contribui com 252g

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Cálculos químicos Estudo dos gases Recuperação do 4 Bimestre disciplina Química 1ºano Lista de exercícios 1-1,0 mol de glicose (C 6 H 12 O 6 ) corresponde

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM

QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM QUÍMICA GERAL PROF. PAULO VALIM 3 QUANTIDADADES E MEDIDAS Gás Nobre para catalisar sua reação, vamos disponibilizar alguns exercícios com gabarito ao final de cada capítulo de estudo. Eles não fazem parte

Leia mais

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5)

ACH4064 LQRQ 2. Aula : Estequiometria. Káthia M. Honório. (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) ACH4064 LQRQ 2 Aula : Estequiometria (Atkins: Cap. Fundamentos - Kotz: Caps. 4 e 5) Káthia M. Honório 2 º semestre/2017 Transformações Químicas Reagentes: Zn + I 2 Produto: Zn I 2 Mol Os químicos descrevem

Leia mais

Relações de massa. Situando-se ao assunto...

Relações de massa. Situando-se ao assunto... Situando-se ao assunto... Relações de massa Prof. : Drielle Caroline Conceito de mol A unidade fundamental do pensamento químico é o átomo ou a molécula; por isso, não surpreende que seja da maior importância

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ESTEQUIOMETRIA 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 4 ------------------------------------------------

Leia mais

Determinar a massa de um corpo ("pesá-lo") é comparar sua massa com um padrão de massa conveniente e previamente escolhido

Determinar a massa de um corpo (pesá-lo) é comparar sua massa com um padrão de massa conveniente e previamente escolhido Relações de massa Determinar a massa de um corpo ("pesá-lo") é comparar sua massa com um padrão de massa conveniente e previamente escolhido Quando pesamos um pacote de arroz e dizemos o quanto ele pesa

Leia mais

MASSA ATÔMICA. 1u corresponde a 1, g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron.

MASSA ATÔMICA. 1u corresponde a 1, g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron. Cálculos Químicos MASSA ATÔMICA Na convenção da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) realizada em 1961, adotou-se como unidade padrão para massa atômica o equivalente a 1/12 da massa

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2015

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2015 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2015 2º ano Nome Nº Turma Data Nota Disciplina QUÍMICA Prof. ORLANDO Valor TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO -2ºANO 01. (UNIVALI-SC) O

Leia mais

MOL. Número de Avogadro

MOL. Número de Avogadro MOL 1 mol de moléculas = 6,0. 10 23 moléculas 1 mol de átomos = 6,0. 10 23 átomos 1 mol de elétrons = 6,0. 10 23 elétrons 1 mol de íons = 6,0. 10 23 íons 1 mol de... 6,02214. 10 23 mol -1 6,02. 10 23 mol

Leia mais

Átomos e Elementos. Objetivos. Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos

Átomos e Elementos. Objetivos. Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos Átomos e Elementos Objetivos Compreender os átomos, sua estrutura e sua função; Estudar os fundamentos da química dos elementos Átomos e Elementos Propriedades das Partículas Subatômicas Partícula Gramas

Leia mais

Questão 1. manter a dose recomendada diária é cerca de a) 30 comprimidos. b) 45 comprimidos. c) 60 comprimidos. d)15 comprimidos.

Questão 1. manter a dose recomendada diária é cerca de a) 30 comprimidos. b) 45 comprimidos. c) 60 comprimidos. d)15 comprimidos. Teoria atômico molecular 1º SÉRIE Química PROF. Cirilo Questão 1 (Ufu 18) A vitamina E tem sido relacionada à prevenção ao câncer de próstata, além de atuar como antioxidante para prevenir o envelhecimento

Leia mais

Química 3. Prof. Msc. João Neto

Química 3. Prof. Msc. João Neto Química 3 Apostila 1 Prof. Msc. João Neto Massa atômica Prof. Msc. João Neto 2 1u = 1,66x10-24 g Prof. Msc. João Neto 3 Prof. Msc. João Neto 4 Massa atômica: massa de um átomo Prof. Msc. João Neto 5 Isótopos:

Leia mais

Lista de Exercícios - Professor facebook.com/profrodrigoartuso. Grandezas Químicas e Estequiometria

Lista de Exercícios - Professor facebook.com/profrodrigoartuso. Grandezas Químicas e Estequiometria Grandezas Químicas e Estequiometria Criando base 1 - Em 100 gramas de alumínio, quantos átomos deste elemento estão presentes? Dados: M(Al) = 27 g/mol 1 mol = 6,02 x 10 23 átomos a) 3,7 x 10 23 b) 27 x

Leia mais

1) Quantidade de Matéria (N)

1) Quantidade de Matéria (N) GRANDEZAS DA QUÍMICA E DA ENGENHARIA QUÍMICA (Transparências) Objetivo: Apresentar modificações ocorridas com algumas grandezas, principalmente sob o ponto de vista das unidades relacionadas com essas

Leia mais

Relações numéricas. 25 abr. u.m.a, massa atômica, número de massa, massa molecular, massa molar, número de avogadro, volume molar,

Relações numéricas. 25 abr. u.m.a, massa atômica, número de massa, massa molecular, massa molar, número de avogadro, volume molar, Relações numéricas 25 abr u.m.a, massa atômica, número de massa, massa molecular, massa molar, número de avogadro, volume molar, CNTP 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão

Leia mais

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS Fundamentos de Química PROFª LORAINE JACOBS lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Matéria e Energia Matéria e Energia Matéria Essência Tem existência física real Tem

Leia mais

Se quisermos saber quantas moléculas há num cilindro de gás hidrogênio, como procedemos? Como pesar o átomo?

Se quisermos saber quantas moléculas há num cilindro de gás hidrogênio, como procedemos? Como pesar o átomo? Se quisermos saber quantas moléculas há num cilindro de gás hidrogênio, como procedemos? Como pesar o átomo? Átomos x Maçãs: Perspectiva Zoom: 100 milhões Massa atômica Medidas de massa no Sistema Internacional

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE TERMOQUÍMICA. H = -70,09 kcal/mol

ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE TERMOQUÍMICA. H = -70,09 kcal/mol ROTEIRO DE ESTUDO III TRIMESTRE Nome: Ano: 3º E.M. Professor: CASSIO PACHECO DISCIPLINA: QUÍMICA TERMOQUÍMICA 1- A oxidação de açúcares no corpo humano produz ao redor de 4,0 kcal por grama de açúcar oxidado.

Leia mais

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio

3. À molécula de água, H2O, pode-se adicionar o próton H +, produzindo o íon hidrônio 1. O elemento A possui número atômico igual a 6, enquanto o elemento B possui número atômico igual a 8. A molécula que representa corretamente o composto formado por esses dois elementos é: a) AB b) BA

Leia mais

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204

Revisão 1 H 99,985 2 H 0, C 98,89 13 C 1,11 14 N 99,63 15 N 0,37 16 O 99, O 0, O 0,204 Revisão Número de massa A característica fundamental que define um elemento químico é o número de prótons (Z) no núcleo. Se chamarmos de N o número de nêutrons no núcleo, o número de massa A é dado por:

Leia mais

Solvente: partículas responsáveis pela dissolução do soluto;

Solvente: partículas responsáveis pela dissolução do soluto; Aula 18 20/ago Marcelo 2º Semestre Estudo das Soluções: Soluções: sinônimo de mistura homogênea. Componentes de uma solução: Soluto: partículas que são dissolvidas; Solvente: partículas responsáveis pela

Leia mais

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos.

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_1ºcol _Data: Matéria: Química _Turno: Noturno_Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia 01. Complete

Leia mais

Compostos iônicos e moleculares

Compostos iônicos e moleculares LCE0143 Química Geral Compostos iônicos e moleculares Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br Moléculas - Menores unidades identificáveis - Moléculas são reuniões de dois ou mais átomos ligados entre si

Leia mais

01- (UFRRJ 2004) Os sais de cobre são conhecidos por apresentarem coloração azul, inclusive

01- (UFRRJ 2004) Os sais de cobre são conhecidos por apresentarem coloração azul, inclusive 01- (UFRRJ 2004) Os sais de cobre são conhecidos por apresentarem coloração azul, inclusive sendo utilizados em misturas destinadas a tratamento de água em piscinas. O sulfato cúprico penta-hidratado apresenta

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1 Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 9º Ano nº 1 1. Se você escolher alguns materiais do ambiente, como uma laranja, uma moeda, uma rolha, entre outros, e colocá-los em um recipiente contendo água, vai notar

Leia mais

MASSA ATÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA. TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva

MASSA ATÔMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA. TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CURSO: ENGENHARIA AGRONÖMICA PET - AGRONOMIA MASSA ATÔMICA TUTOR: Prof.Dr. José de Ribamar Silva BOLSISTA: Renan Suaiden Parmejiani Yldison Felipe Nobre MASSA ATÔMICA.

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE PARTE 1 SETOR A 1- Considere as seguintes informações sobre um átomo X: Um isótopo tem massa de 20 u e um contribuição de 91%; Um isótopo tem massa de 22 u e um

Leia mais

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral;

Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; 1 a QUESTÃO Valor 1,0 Uma fonte de vanádio é o mineral vanadinita, cuja fórmula é Pb 5 (VO 4 ) 3 Cl. Determine: a) a porcentagem em massa de vanádio nesse mineral; b) a massa em gramas de vanádio numa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

Mole, massa molar, rendimento e grau de pureza.

Mole, massa molar, rendimento e grau de pureza. Mole, massa molar, rendimento e grau de pureza. Massa atómica relativa É um número que indica quantas vezes a massa de um átomo é >ou< que 1/12 da massa do átomo 12 C. A maioria dos elemento possui vários

Leia mais

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 1 PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 01. A temperatura de ebulição é, entre outras, uma propriedade das

Leia mais

QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS

QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS QUÍMICA CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS Os cálculos estequiométricos correspondem aos cálculos de massa, de quantidade de matéria e em alguns casos, de volumes das substâncias envolvidas

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 18/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 18/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 1º Trimestre Sala de Estudos Química Data: 18/03/19 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa ome: nº Conteúdo: Atividade complementar (Mais mol) Questão 01 - (PUC Camp SP/2016) consumo excessivo de

Leia mais

numérico é: a) H 2 CO 3 b) H 4 P 2 O 7 c) C 6 H 12 O 6 d) Al 2 (SO 4 ) 3 e) Fe 2 (CO 3 ) 3 f) Ca 3 (PO 4 ) 2 g) (NH 4 ) 2 S

numérico é: a) H 2 CO 3 b) H 4 P 2 O 7 c) C 6 H 12 O 6 d) Al 2 (SO 4 ) 3 e) Fe 2 (CO 3 ) 3 f) Ca 3 (PO 4 ) 2 g) (NH 4 ) 2 S Constante de Avogadro (antigamente chamada número de Avogadro é o número de átomos de 1 C contidos em 0,01 kg de 1 C. Seu valor numérico é: Cálculos Químicos Massa atômica, massa molecular e mol átomo

Leia mais

Professora Talita Marcília Lista de Exercícios

Professora Talita Marcília Lista de Exercícios assa Atômica 1. (Unimontes 2014) O cloro presente no PVC tem dois isótopos estáveis. O cloro-35, com massa 34,97u, constitui 75,77% do cloro encontrado na natureza. O outro isótopo é o cloro-37, de massa

Leia mais

Estequiometria. Índice. Por Victor Costa

Estequiometria. Índice. Por Victor Costa Estequiometria Por Victor Costa Índice 1. Massa atômica 2. Mol 3. Massa molar 4. Massa molecular 5. Composição percentual 6. Reação química 7. Balanceamento 8. Reagente limitante 9. Rendimento Essa aula

Leia mais

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b)

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b) 1. A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração

Leia mais

1º trimestre Sala de Estudo Data: 16/03/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Sala de Estudo Data: 16/03/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Sala de Estudo Data: 16/03/17 Ensino Médio 3º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Fundamentos da química e Compostos Inorgânicos Questão 01 - (UEM PR/2016) Tendo em vista a tabela

Leia mais

Prof. Msc João Neto 2

Prof. Msc João Neto 2 Prof. Msc João Neto Prof. Msc João Neto 2 C 12 9 108 H 1 8 8 C9H8O4 O 16 4 64 180g / mol 180g N moléculas 500 10 3 g y 3 500 10 g N y 180g y 2,77 10 3 N moléculas C H O 9 8 4 C 12 9 108 H 1 8 8 O 16 4

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA stoicheion metron

ESTEQUIOMETRIA stoicheion metron Nada mais é do que a ciência responsável por equacionar e quantificar as transformações químicas, permitindo assim, determinar quase que com exatidão o que ocorre experimentalmente. O termo Estequiometria

Leia mais

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 >

L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > L E I S D A S R E A Ç Õ E S Q U Í M I C A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2011 > Prof. Agamenon Roberto LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS www.agamenonquimica.com 2 LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS Um trabalho muito complicado

Leia mais

GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS GRANDEZAS QUÍMICAS MÓDULO 2 REPRESENTAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS GRANDEZAS QUÍMICAS Meça tudo o que for mensurável. O que não for, torne mensurável. Galileu Galilei (1564-1642) CARBONO: Atualmente,

Leia mais

C O L É G I O I M P E R AT R I Z L E O P O L D I N A

C O L É G I O I M P E R AT R I Z L E O P O L D I N A C O L É G I O I M P E R AT R I Z L E O P O L D I N A Ensino Médio Trimestre: 1º Revisão para P1 1º Trimestre Disciplina: Química (2) Série: 2º ano Professor: Ricardo Honda Aluno(a): N : Conteúdos: - Capítulo

Leia mais

QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO. Nomelini Química Página 1. = 1 g mol; C = 12 g mol e O = 16 g mol

QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO. Nomelini Química Página 1. = 1 g mol; C = 12 g mol e O = 16 g mol QUÍMICA Prof. Marcelo ESTEQUIOMETRIA FIXAÇÃO 01. No Brasil, o etanol (álcool etílico) é obtido principalmente por processos fermentativos. O material a ser fermentado pode ser obtido de cana-de-açúcar,

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks

Lista de Exercícios 1 Química Geral I Licenciatura em Química Prof. Udo Sinks 1. Qual parte da descrição de um composto ou de uma substância elementar se refere às suas propriedades físicas e qual se refere às suas propriedades químicas? (a) O líquido incolor etanol queima no ar.

Leia mais

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira)

Qui. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Semana 12 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Professora Sonia ITA 1964

Professora Sonia ITA 1964 ITA 964 (A prova está dividida por assuntos) Cada TESTE de múltipla-escolha admite sempre uma única resposta dentre as opções apresentadas. TODAS as respostas aos testes deverão ser justificadas no CADERNO

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA 2 PROF EMANUELE

REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA 2 PROF EMANUELE REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA 2 PROF EMANUELE RELAÇÕES DE MASSA 1) Submetida a um tratamento médico, uma pessoa ingeriu um comprimido contendo 45 mg de ácido acetilsalicílico (C9H8O4). Considerando

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação final

Roteiro de estudos para recuperação final Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): Química Daiane Lima Conteúdo: Ligações Químicas: Iônica, Covalente, Metálica, estrutura de Lewis e propriedades gerais das ligações.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA Data: / / 2017 Profa: Danusa Cassiano Nome: 2º ano EM: nº: LISTA DE EXERCÍCIOS (1) - 1º TRIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA Data: / / 2017 Profa: Danusa Cassiano Nome: 2º ano EM: nº: LISTA DE EXERCÍCIOS (1) - 1º TRIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA Data: / / 2017 Profa: Danusa Cassiano Nome: 2º ano EM: nº: LISTA DE EXERCÍCIOS (1) - 1º TRIMESTRE Conteúdo: Massa atômica, massa molecular, mol e cálculo estequiométrico

Leia mais

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios VII Olimpíada Catarinense de Química 2011 Etapa I - Colégios Fonte: Chemistryland Segunda Série 1 01 200 ml de uma solução de hidróxido de alumínio são diluídos em água destilada até a sua concentração

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 13 INTRODUÇÃO A ESTEQUIOMETRIA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 2º Ensino Médio Professora: Luana Dayrell Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: ATIVIDADE DE REVISÃO

Leia mais