FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Curso de Administração. Alessandra de Almeida Rosa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Curso de Administração. Alessandra de Almeida Rosa"

Transcrição

1 FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Curso de Administração Alessandra de Almeida Rosa A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Pará de Minas 2013

2 1 Alessandra de Almeida Rosa A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Monografia apresentada à coordenação do curso de Administração da Faculdade de Pará de Minas, como requisito parcial para a conclusão do curso de Administração. Orientador: Prof. Esp. Marcus Vinícius Barbosa de Araújo. Pará de Minas 2013

3 2 Alessandra de Almeida Rosa A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Monografia apresentada à coordenação do curso de Administração da Faculdade de Pará de Minas, como requisito parcial para a conclusão do curso de Administração. Aprovada em: / / Prof. Esp. Marcus Vinícius Barbosa de Araújo (Título e nome do professor examinador)

4 3 Dedico este trabalho á todos que acreditaram e me ajudaram no desenvolvimento do mesmo. E aos meus Pais que foram minha base para chegar até aqui.

5 4 Agradeço a Deus por conseguir concluir este trabalho, ao meu orientador pelo empenho e dedicação no desenvolvimento, aos meus amigos de sala pela ajuda constante e aos meus pais pelo carinho e atenção nos momentos difíceis.

6 5 A persistência é o menor caminho para o êxito Charles Chaplin

7 6 RESUMO As constantes mudanças nos negócios faz com que as organizações busquem qualidade e eficiência nas informações gerenciais. A necessidade de obter informações atualizadas faz com que os gestores procurem meios que lhes deem suporte necessário para o planejamento, controle e execução financeira da empresa. Muitas são as micro e pequenas empresas com um mercado promissor, porém, nada disto é válido se não houver uma boa gestão financeira que venha a suprir as expectativas de seus empreendedores e que façam com que as empresas venham a se adaptar a alternativas para permanecerem no mercado.o fluxo de caixa proporciona uma análise dos seus recursos financeiros, permitindo uma visão ampla das necessidades ou lucros gerados, auxiliando na condução do negócio. Palavras-chave: Micro e pequena empresa. Gestão financeira. Fluxo de caixa. Negócio.

8 7 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO Característica da empresa Situação problemática Objetivo geral Objetivos específicos Justificativa REFERENCIAL TEÓRICO Processo de tomada de decisão Administração financeira Função do Administrador financeiro Ciclo Operacional Relevância e finalidade do fluxo de caixa Conceitos sobre fluxo de caixa Fluxo de caixa diário e Fluxo de caixa mensal Regime de caixa e competência Relatório de fluxo de caixa Fluxo de Caixa Passado e Projetado Custo de Capital Análise do Fluxo de Caixa e Fluxo de recursos Demonstração dos fluxos de caixa Elaboração da demonstração dos fluxos de caixa Modelo de Fluxo de caixa Classificação das entradas e saídas de caixa Fluxo de caixa estrutura e conjuntural Interpretação da demonstração Planos financeiros de longo prazo Estratégicos Planos financeiros de curto prazo Operacionais Limitações do fluxo de caixa Fatores que afetam o fluxo de caixa Fatores Internos Fatores externos Metodologia de apuração e analise do fluxo de caixa Diagrama de fluxo de caixa Projeção do fluxo de caixa Planejamento financeiro O processo de planejamento O prazo de planejamento do fluxo de caixa Método direto e indireto Método Direto Método Indireto Análise Vertical e Horizontal Análise Vertical Análise Horizontal METODOLOGIA Natureza... 34

9 8 3.2 Quanto aos procedimentos Estudo de caso COLETA E ANÁLISE DOS DADOS CONCLUSÃO Considerações finais Limitações da Pesquisa Sugestões para Trabalhos Futuros REFERÊNCIAS... 48

10 9 1 INTRODUÇÃO As constantes mudanças nos negócios faz com que as organizações busquem qualidade e eficiência nas informações gerenciais. A necessidade de obter informações atualizadas faz com que os gestores procurem meios que lhes deem suporte necessário para o planejamento, controle e execução financeira da empresa. Muitas são as micro e pequenas empresas com um mercado promissor, porém, nada disto é válido se não houver uma boa gestão financeira que venha a suprir as expectativas de seus empreendedores e que façam com que as empresas venham a se adaptar a alternativas para permanecerem no mercado. O fluxo de caixa proporciona uma análise dos seus recursos financeiros, permitindo uma visão ampla das necessidades ou lucros gerados, auxiliando na condução do negócio. O fluxo de caixa nos permite controlar as entradas e saídas de recursos e fazer uma projeção futurística, ou seja, controlar o fluxo financeiro da empresa. O aspecto mais importante de uma decisão de investimento está no fluxo de caixa previsto. Em todo o processo de decisão de investimento é necessário o conhecimento dos benefícios futuros. O fluxo de caixa é de aspecto financeiro e muitas vezes não coincide com o lado contábil da empresa, e é medido de acordo com as movimentações de entradas e saídas da empresa. A sua grande utilidade, no contexto que estamos apresentando, é permitir a identificação (especialmente prévia, mas também posterior) das sobras e faltas no caixa, possibilitando ao profissional responsável pela administração financeira da empresa planejar melhor as ações futuras como também acompanhar o desempenho da organização. 1.1 Caracterização da empresa Empresa de prestação de serviços contábeis, situada na cidade de Pará de Minas, foi fundada em Conta hoje com 44 funcionários e oferece apoio necessário as empresas, para abertura, registro e contabilidade.

11 Situação problemática Como utilizar o fluxo de caixa para tomada de decisões e gerenciamento de recursos para o melhor desempenho da empresa, demonstrando as necessidades ou sobras de recursos financeiros buscando uma situação de liquidez satisfatória? 1.3 Objetivo geral O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da implantação e utilização do fluxo de caixa na organização como ferramenta de gestão financeira para que a empresa mantenha uma situação de liquidez. 1.4 Objetivos específicos a) conceituar o que é um fluxo de caixa e qual o seu objetivo; b) demonstrar a necessidade do fluxo de caixa; c) revisar seu controle de gestão financeira e propor melhorias visando alcançar liquidez no curto e longo prazo. 1.5 Justificativa Este trabalho demonstrará a importância do controle financeiro através da utilização do fluxo de caixa para melhor desenvolvimento da organização. Sabendose da deficiência de algumas empresas quanto a este controle, o trabalho objetiva mostrar respostas concretas em um determinado período sobre o fluxo financeiro da empresa. A projeção do fluxo de caixa permite a avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos para suprir o aumento das necessidades de capital de giro geradas pelo nível de atividades, remunerar os proprietários da empresa, efetuar pagamento de impostos e reembolsar fundos oriundos de terceiros. Além de permitir analisar a forma como uma empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o fluxo projetado e o efetivamente realizado, permite identificar as variações ocorridas e as causas dessas variações.

12 11 O fluxo de caixa, muitas vezes pouco utilizado, demonstra a verdadeira situação da empresa ajudando no orçamento, planejamento e controle. O fluxo de caixa é uma ferramenta que demonstra todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, onde, com as informações e análises corretas, podem-se tomar as decisões adequadas e até prevenir problemas futuros.

13 12 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Processo de tomada de decisão Segundo Figueiredo (2004) o objetivo principal de toda empresa é o lucro. Devem-se ter metas a serem cumpridas e um planejamento. Todo investimento de uma empresa busca por agregar valor aos recursos, assim, uma boa gestão é aquela que consegue minimizar os custos e maximizar as receitas. Surge assim a necessidade de meios concretos e objetivos que apoiem nesse processo de gestão e controle, surgindo à utilização do fluxo de caixa Administração financeira Ross, Wsterfiel e Jordan (1998) descrevem que a administração financeira é o estudo das formas de investimento que um investidor deve escolher de forma mais rentável, o ramo de atividade, as instalações e maquinários, os recursos necessários, se há necessidade de sociedade, a forma de venda e cobrança de clientes e seus fornecedores. Para Welsch (1983), a administração financeira é a área que oferece uma grande oportunidade de emprego, onde a empresa e os administradores tem variados tipos de negocio, como, bancos, escolas, empresas e fabricas Função do Administrador financeiro Conforme Gitman (2010), a administração financeira é uma responsabilidade do administrador financeiro desempenhando funções como, provisões financeiras, administração de caixa, administração de crédito, orçamento, análises de investimento e captação de recursos, sendo responsável assim, pelas finanças da empresa, sendo financeiras, não financeiras, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Para Ross, Wsterfiel e Jordan (1998), uma das mais importantes funções do administrador é criar valor a partir das atividades de orçamento de capital, financiamento e liquidez da empresa.

14 13 Já Welsch (1983) acredita que o administrador financeiro possui a responsabilidade de decidir a maneira de utilização de crédito sobre as quais os clientes podem comprar, quanto de estoque a empresa pode ter, quanto de dinheiro deve ter em caixa, quando se deve recorrer a terceiros e o que deve ser feito quanto aos lucros da empresa. 2.2 Ciclo Operacional Para Assaf Neto (2002) o ciclo operacional tem início com a aquisição de insumos, passando pela estocagem, fabricação e venda e termina com o recebimento do produto vendido. Com um ciclo operacional bem planejado irá se refletir de maneira positiva no comportamento e uso do capital investido. Conforme o autor, o ciclo operacional é o intervalo de tempo em que não ocorrem entradas de recursos monetários na empresa, tendo necessidade de capital para financiamento. O ciclo varia em função do setor de atividade e da atuação das organizações. Ciclo Operacional: PME - Prazo médio de estocagem PMC - Prazo médio de cobrança FIGURA 1 Ciclo operacional Fonte: ASSAF NETO, 2002, p. 82.

15 14 Segundo Zdnowicz (2004) um dos principais objetivos do fluxo de caixa é o orçamento das entradas e saídas dos recursos financeiros em um determinado período, buscando a necessidade de obter recursos ou aplicar as sobras de caixa da empresa, buscando lucro. Com o controle do fluxo de caixa, o administrador pode ter mais recursos sobre os fatores financeiros da empresa, proporcionando uma avaliação diária das movimentações dos recursos presentes e futuros. Zdnowicz (2004) descreve objetivos importantes do fluxo de caixa: a) facilitar a analise de necessidade de recursos de terceiros; b) programar as entrada e saídas de caixa, permitindo determinar o período em que devera ocorrer falta de recursos, para ter tempo hábil caso necessite de mais recursos; c) providenciar recursos para atender as necessidades da empresa. 2.3 Relevância e finalidade do fluxo de caixa Zdnowicz (2004) destaca as principais finalidades do fluxo de caixa como sendo, avaliar alternativas de investimento, controlar e avaliar ao longo do tempo decisões importantes, avaliar situações presentes e futuras, evitar que a empresa seja mal administrada financeiramente, causando prejuízo ou até mesmo decretando falência. O fluxo de caixa é um instrumento de controle de gestão financeira. Para Assaf Neto (1997) o fluxo de caixa é um instrumento importante de planejamento e controle financeiro, sendo importante para as tomadas de decisão da empresa. De acordo com Sanvicente (1983), a elaboração do fluxo de caixa é fundamental. Os dados do fluxo de entrada e saída são uma ferramenta indispensável na administração da empresa. Ainda para Assaf Neto (1997), os fluxos de caixa não devem ser exclusivamente uma preocupação da área financeira e descreve alguns exemplos: a) na área de produção promove mudanças nos prazos de fabricação dos produtos determinando novas alterações nas necessidades de caixa;

16 15 b) as decisões de compra devem ser tomadas ajustadas com o saldo de caixa disponível; c) as políticas de cobrança devem ser mais eficientes, permitindo que os recursos financeiros estejam à disposição da empresa mais rapidamente; d) na área de vendas deve ser mantido controle sobre os prazos concedidos de pagamento dos clientes, de maneira a não atrapalhar o fluxo de caixa; e) na área financeira deve ser avaliado o perfil de endividamento, de forma que a retirada de recursos ocorra junto com a geração de caixa da empresa Conceitos sobre fluxo de caixa Segundo Padoveze (2004), a construção do Fluxo de caixa deve ser feita através da análise dos dados de três demonstrações contábeis anteriores. O fluxo de caixa diário é elemento fundamental para o setor financeiro, sua necessidade de informação é imediata. Segundo Sanvicente (1983) a Projeção de caixa é indispensável para as empresas. Nas pequenas empresas individuais essa projeção é feita mentalmente auxiliada por folhas de papel. Em grandes empresas a projeção tem maior complexidade, sendo utilizados planilhas e sistemas de um computador. Para elaboração do orçamento de caixa é necessário ajustes de receitas e despesas, porque o orçamento obedece ao princípio da competência do exercício, onde as receitas e os custos são analisados por período de acordo com a data ocorrida e não com a data do pagamento ou recebimento. Conforme Silva (1988) na análise do fluxo de caixa, deve ser considerado que nas operações de uma empresa, devem ser gerados recursos para cobrir as suas necessidades de capital de giro, ocorridas devido ao volume de vendas e do ciclo financeiro da empresa, e as necessidades de pagamento de dividendos á longo prazo. Os componentes de um fluxo de caixa possibilita identificar três grupos. São eles: Operacional, Estratégico e Tesouraria. No operacional, encontra-se:

17 16 a) o recebimento de clientes devido às vendas, abatimentos e incobráveis; b) pagamento dos fornecedores, compras, variação de preço dos fornecedores, despesas administrativas, vendas e pagamentos de impostos; c) imposto de renda e o caixa líquido resultante das operações sociais. Na estratégica: a) o capital dos acionistas; b) os recursos com investimentos; c) participação acionária em outras empresas; d) a quantidade de recursos de terceiros para financiamento de investimentos; e) a quantidade de recursos utilizada para pagamento de dívidas; f) é possível analisar os recursos da empresa á curto prazo, para saber se está correto os seus investimentos. Na tesouraria: a) possibilita saber sobre o volume de financiamento bancário de curto prazo; b) quanto foi desembolsado para pagamentos de juros e por qual razão; c) as receitas financeiras de determinado período; d) pode-se verificar a variação do ativo circulante. Com estes recursos pode-se verificar como a liquidez da empresa foi alterada, e o que ocorreu com o lucro, se houve prejuízo, afetando a tesouraria da empresa, e proporcionando analisar a tendência da empresa Fluxo de caixa diário e Fluxo de caixa mensal Segundo Padoveze (2004), existem dois tipos de fluxo de caixa: a) fluxo de caixa diário: tem necessidade imediata de informações, diferentemente do setor contábil que espera horas ou dias para validar os lançamentos;

18 17 b) fluxo de caixa mensal: é tão importante quanto o diário. O fluxo diário é utilizado para efetuar pagamentos e recebimentos imediatos, enquanto o fluxo mensal possibilita uma melhor visão desses recursos com maior relevância. È fundamental o acompanhamento desses recursos juntamente com o balanço patrimonial e demonstração de resultados Regime de caixa e competência No regime de competência o registro do documento se dá na data deste documento, não importando quando haverá o pagamento ou recebimento. Esse regime é utilizado pela contabilidade, onde são contabilizados como receita ou despesa, os valores dentro do mês de competência, na data da realização do serviço, da venda, do desconto, não importando para a contabilidade quando irá ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizado. O regime de caixa é diferente do regime de competência. É considerado o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. Devemos saber que a sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo de lucro, como por exemplo, nas situações abaixo: a) venda a vista de itens comprados a prazo; b) venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores; c) quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas. abaixo: E a falta de dinheiro em caixa não significa prejuízo, como nas situações a) compra de bens imobilizados; b) retirada realizada por sócios; c) atraso no recebimento de contas; d) inadimplências.

19 18 Para se medir os resultados de uma empresa, é recomendado que se utilize do regime de competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no regime de caixa não é considerado Relatório de fluxo de caixa Conforme Padoveze (2004), o fluxo de caixa pode ser analisado juntamente com as demonstrações financeiras publicadas pela empresa. O relatório de fluxo de caixa pode ser dividido em áreas como: a) atividades operacionais: onde estão contidos gastos e receitas das atividades de industrialização e comercialização dos produtos ou serviços; b) atividades de investimento: é composto por valores de saídas de pagamentos dos novos investimentos e valores de entrada por venda de bens ativados anteriormente; c) atividades de financiamento: contem dados do exigível a longo prazo e do patrimônio liquido, tendo o passivo como fonte de recursos. Incluem-se neste item, empréstimos e financiamentos contidos no passivo circulante Fluxo de Caixa Passado e Projetado Segundo Frezatti (1997) existem duas formas de tratar as informações relativas ao fluxo de caixa. A primeira refere-se ao fluxo de caixa passado, que apresenta o desempenho passado, e a segunda ao fluxo de caixa projetado, que procura prever as situações relacionadas ao caixa da organização. O fluxo de caixa passado é um instrumento complementar às demais demonstrações contábeis, especialmente ao balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício. Procura esclarecer as atividades operacionais de investimento e de financiamento. Estabelece a análise da atividade passada com objetivo de resolver pontos críticos, fornecendo informações para a tomada de decisões, correção de resultados indesejados. Sua análise per6668mite a avaliação de como os recursos da empresa estão sendo aplicados e proporciona uma visão do

20 19 crescimento da organização. Aliado a outros indicadores, serve como base para a construção do fluxo de caixa projetado. O fluxo de caixa projetado antecipa situações futuras de caixa, prevendo pontos críticos que poderão ser tratados com antecipação e situações de sobra de caixa que podem requerer decisões de redirecionamento de recursos. São construídos a partir de critérios definidos, juntamente com informações disponíveis nas organizações. Entre os fluxos de caixa pode ser observado que o fluxo passado é limitado a explicar os fatos ocorridos no passado. O fluxo de caixa projetado procura estabelecer o futuro da empresa. A importância dos dois fluxos é relativa e poderá ser maior ou menor dependendo do momento e da utilização que se deseja. 2.4 Custo de Capital Quanto à avaliação de um projeto de investimento, pelo fluxo de caixa descontado, é necessário que a empresa calcule o seu custo de capital, onde se faça a seleção de uma taxa de desconto. O custo de capital é o custo que a empresa teria ao emprestar recursos, que pode ser igual ao retorno ao investir em um projeto semelhante. Um administrador que investe fundos fora da empresa pode achar que produzirá maior retorno, mas devem-se avaliar os riscos equivalentes e medir as oportunidades. O custo de capital é composto por capital próprio, ações ordinárias, ações preferenciais e debêntures. Para o planejamento financeiro da empresa, é necessário considerar toda sua estrutura de capital. 2.5 Análise do Fluxo de Caixa e Fluxo de recursos Para Sanvicente (1983) o fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise, proporcionando identificar todo o processo financeiro da empresa. Nos tempos atuais, o fluxo de caixa não envolve somente o caixa da empresa, pois podem ser feitos pagamentos via internet, com cheques e os recebimentos podem ocorrer via transferência ou deposito bancário.

21 20 Portanto o fluxo de caixa de uma empresa abrange um sentido muito maior, onde envolve os pagamentos e recebimentos em geral. Esse instrumento tem várias dimensões para compreensão, dois destes instrumentos, são: o fluxo de caixa passado, que é o que já foi realizado e o fluxo de caixa previsto, que é o que ocorrerá em um período futuro. O papel do administrador de caixa é comparar o fluxo de caixa previsto e o realizado, identificando as variações ocorridas. Assim poderá ter um auxilio no uso do capital da empresa e corrigir os erros ocorridos Demonstração dos fluxos de caixa Conforme Frezatti (1997) para uma análise correta das informações o fluxo de caixa da organização deve ser apresentado uma estrutura com detalhamento, para que o administrador possa analisar entender e decidir de forma correta sobre sua liquidez. Conforme Helfert (2000) a demonstração dos fluxos de caixa, fornecem resumidamente as operações financeiras, investimentos e financiamentos da empresa durante um período em questão. Fornece uma visão imediata do fluxo de caixa da empresa. Esta demonstração resume o fluxo de caixa em determinado período. Os fluxos de caixa de uma empresa podem ser divididos em: Fluxos operacionais, Fluxos de investimento, e, Fluxos de financiamento. Fluxos operacionais: são as entradas e saídas relacionadas com a produção e venda de produtos e serviços da empresa. Fluxo de investimento: são associados com a compra e venda de ativos imobilizados e participação societária. Fluxo de Financiamento: São resultantes de operações de empréstimos e capital próprio, incluindo a aquisição ou quitação de empréstimos bancários, compra ou venda de ações e pagamento de dividendos em dinheiro. Os três fluxos, juntos, durante determinado período irão fazer com que o saldo de caixa aumente, diminua ou permaneça igual.

22 Elaboração da demonstração dos fluxos de caixa Conforme Gitman (2010), a demonstração dos fluxos de caixa de um determinado período é desenvolvida a partir da demonstração do resultado do período em questão, juntamente com os balanços patrimoniais do período. A FIG. 2 abaixo demonstra segundo Gitman (2010) o fluxo de caixa operacional de uma empresa: FIGURA 2 Fluxo de caixa operacional Fonte: GITMAM, 2010, p. 82.

23 Modelo de Fluxo de caixa De acordo com Gitman (2010), existe uma importância maior no planejamento e controle dos recursos disponíveis, porque determinam as saídas e entradas possíveis, ficando mais fácil a avaliação da situação financeira do orçamento seguinte. Segundo Silva (1988) o principal objetivo da projeção do fluxo de caixa é certificar a disponibilidade de saldo nas mais variadas condições econômicas e obter o máximo de lucro. O fluxo de caixa é uma ferramenta eficiente para a área financeira, podendo ser adaptada de acordo com as necessidades da empresa e permitindo uma visão dos recursos financeiros anteriores e futuros. Welsch (1983), demonstra alguns pontos principais e relevantes do fluxo de caixa: a) mostrar a situação financeira possível no resultado das operações planejadas; b) mostrar crédito ou debito disponível e avaliar se há necessidade de empréstimos; c) ajudar na organização dos recursos financeiros, como capital de giro necessário, investimentos e capital de terceiros; d) estabelecer metas concretas para a política de crédito e para o controle financeiro; Para Hoji (2004) o fluxo de caixa projetado é uma ferramenta que proporciona o controle e o feedback, deve ser atualizado para indicar as condições reais da atual situação da empresa. Para Zdnowicz (2004), o processo de planejamento do fluxo de caixa é que determina a estrutura de informações úteis, práticas e econômicas, que estimam as entradas e saídas do caixa. Para o autor o fluxo de caixa é o conjunto de entradas e saídas financeiras. Na elaboração do fluxo de caixa, devem ser discriminados todos os valores a serem recebidos e pagos pela empresa. Quanto mais específico o fluxo de caixa, melhor será o seu controle.

24 23 Ainda segundo Zdnowicz (2004) os principais itens que compõem o modelo de fluxo de caixa por ele apresentado são: a) ingressos: é todo dinheiro que entra em qualquer momento. É constituído das vendas a vista, cobranças em carteira, cobranças bancárias, descontos de duplicatas, vendas do ativo permanente, capital social, alugueis recebidos e receitas financeiras; b) desembolsos; são todos pagamentos realizados no processo de produção, comercialização e distribuição de produtos. É composto por fornecedores, compra a vista, salários, energia elétrica, compras de itens do ativo permanente, telefone, manutenção de maquinas e demais despesas; c) diferença do período: é o resultado entre o recebimento e o pagamento da empresa, podendo ser positiva, negativa ou nula; d) saldo inicial de caixa: é o saldo final do período anterior; e) disponibilidade acumulada: é o resultado da diferença do período apurado, mais o saldo inicial de caixa; f) nível de caixa projetado desejado: compreende a projeção para o período imediato seguinte das necessidades de caixa da empresa, em função do volume de entrada e saída futuro; g) empréstimos a captar: os recursos poderão ser capitados através de empréstimos para suprir as necessidades de caixa, ou investir as sobras de caixa; h) aplicações no mercado financeiro: as aplicações de recursos financeiros ocorrem em função do saldo disponível acumulado; i) amortização de empréstimos: são devoluções do principal tomado emprestado; j) resgates de aplicações financeiras: constituem em recebimentos do principal; k) saldo final de caixa: é o nível desejado de caixa projetado para o período seguinte.

25 Classificação das entradas e saídas de caixa Segundo Gitman (2010) as entradas e saídas de caixa podem ser classificadas como redução do saldo e depreciação. A redução do saldo de caixa é uma entrada de caixa, porque o caixa estava igual no ativo, é liberado e pode ser usado para outras finalidades. De outra forma o aumento de saldo de caixa é uma saída de caixa, porque um saldo maior de caixa será imobilizado. A depreciação é uma despesa não desembolsável, porque é lançada no caixa, mas não envolve desembolso de dinheiro. Essas despesas não desembolsáveis são consideradas entradas de caixa. Conforme Silva (1988), segue abaixo demonstração das entradas e saídas de caixa principais: FIGURA 3 Entradas e saídas de caixa Fonte: SILVA, 1988, p. 23.

26 Fluxo de caixa estrutura e conjuntural Segundo Sá (2006) existem duas formas de visualização do fluxo de caixa: estrutural e conjuntural. Estrutural: é o fluxo de caixa que está relacionado diretamente com a atividade principal da empresa. As entradas são provenientes apenas de recursos recebidos de clientes devido a pagamento pela compra de produtos ou serviços e as saídas estruturais são decorrentes de pagamentos de custos e despesas essenciais para a realização da atividade principal da empresa. Conjuntural: é o fluxo de caixa que não faz parte da atividade principal da empresa. As entradas são provenientes de recursos como vendas de ativo imobilizado, participações acionárias em outras empresas, juros de aplicações financeiras feitas com as sobras de caixa. As saídas são decorrentes de pagamentos efetuados pela compra de imobilizado, juros pagos sobre empréstimos ou financiamentos e dividendos pagos a acionistas. 2.6 Interpretação da demonstração Conforme Gitman (2010), a demonstração dos fluxos de caixa permite que o as partes interessadas da empresa analisem seu fluxo de caixa. O administrador deve ter especial atenção para as principais categorias de fluxo de caixa quanto a cada item específico das entradas e saídas de caixa, para verificar se a situação financeira da empresa está de acordo com o esperado e planejado Planos financeiros de longo prazo Estratégicos Segundo Gitman (2010), os planos financeiros de longo prazo demonstram as ações financeiras planejadas por uma empresa e o impacto dessas ações no período desejado. As empresas sujeitas a um alto grau de incerteza operacional, a ciclos de produção breves, usando um horizonte de planejamento curto.

27 Planos financeiros de curto prazo Operacionais Ainda segundo Gitman (2010), os planos financeiros de curto prazo, demonstram ações financeiras de curto prazo e o impacto previsto. As informações utilizadas são previsão de vendas e diversos dados operacionais e financeiros. 2.7 Limitações do fluxo de caixa Segundo Zdanowicz (2004) como toda ferramenta de controle e planejamento, o fluxo de caixa apresenta suas limitações. O caixa recebe continuamente a influencia de vários fatores internos e externos. Assim, um planejamento de longo prazo estaria sujeito a variações entre as previsões e execução do caixa. Dessa forma, pode-se deduzir que a eficiência do fluxo de caixa está ligada a várias decisões. Conforme Zdanowicz (2004), fatores como as mudanças internas na política de vendas, as decisões na área de produção, a política de compras e as políticas de pessoal exercem um forte impacto sobre a gestão do fluxo de caixa Fatores que afetam o fluxo de caixa Segundo Silva (1988) diversos fatores tanto internos quanto externos podem afetar o fluxo de caixa da empresa, onde o previsto e o realizado terão diferenças. O administrador financeiro deve estar preparado, através das indicações observadas no fluxo de caixa para tomar as medidas corretivas em tempo hábil de forma a minimizar o impacto na empresa Fatores Internos a) aumento no prazo de vendas concedido pela empresa como forma de aumentar seu grau de competitividade ou aumentar sua participação no mercado; b) compras em volume incompatíveis com as projeções de vendas;

28 27 c) ciclos de produção extremamente longos e incompatíveis com o prazo médio concedido pelos fornecedores; d) política salarial totalmente incompatível com o nível de receitas e demais despesas operacionais; e) aumento do nível de inadimplência Fatores externos a) redução nas vendas causadas por retração do mercado; b) aumento da concorrência em decorrência da entrada de novos concorrentes no mercado; c) aumento geral do nível de inadimplência causada por fatores como, por exemplo, o aumento das taxas de juros. 2.8 Metodologia de apuração e analise do fluxo de caixa Para Assaf Neto (2002),a demonstração das origens e aplicações de caixa nos permite analisar a movimentação e recursos financeiros da empresa em determinado período,onde resultam seu saldo final de caixa. As origens dos ativos são identificadas pelo aumento do passivo e patrimônio líquido. O que deve ser observado é se não há operações que possam levar a variações no caixa. Operações que envolvem a entrada e saída de dinheiro, como compra de bens permanentes, pagamento de dividendos, entre outros. A montagem do fluxo de caixa é feita pela comparação de demonstrações contábeis do inicio e do fim de determinado período. Segue modelo adotado padrão de apuração do fluxo de caixa:

29 28 QUADRO 1 Apuração de fluxo de caixa Origens de Recursos $ Lucro ou prejuízo no período (+/-) Despesas/Receitas que não envolvem recursos Fluxo de caixa proveniente das operações: (+) Aumentos no passivo e Patrimônio liquido (+) Reduções no ativo Total dos Aumentos de caixa: Aplicações de Recursos Aumento no ativo (+) Reduções no passivo e Patrimônio Liquido Total das Reduções de caixa: xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx xxx Variações líquidas nas disponibilidades (A-B) Fonte: ASSAF NETO, 2002, p Diagrama de fluxo de caixa Conforme Hirschfeld (1984) o fluxo de caixa pode ser representado por diagrama, adotando as seguintes conversões: a) o eixo horizontal significa o tempo inicial até o final no prazo estipulado; b) nos pontos onde representam instantes ao longo do eixo são traçados; c) os seguimentos positivos, do eixo horizontal para cima, representando dividendos, receitas ou economias realizadas; d) os seguimentos negativos, do eixo horizontal para baixo, onde estão às aplicações, custos de aplicações ou parcelas ainda não recebidas. Esse Fluxo de caixa pode ser representado na TAB. 1 a seguir:

30 29 TABELA 1 Fluxo de caixa Instantes Entradas Saídas Fonte: HIRSCHFELD, 1984, p. 19. FIGURA 4 Fluxo de caixa Fonte: HIRSCHFELD, 1984, p Projeção do fluxo de caixa Para Sanvicente e Santos (1983) a demonstração do fluxo de caixa projetado é caracterizado por projetar entradas de recursos recebidos das vendas à vista,

31 30 recebimento de entradas na venda a prazo, recebimento de parcelas de vendas, vendas a prazo, recebimento de rendimentos em investimentos, juros de clientes e descontos recebidos. Essa projeção também apresenta saída de recursos devido à compra de matéria prima, pagamento de fornecedores, pagamento de Mão de obra, pagamentos de tributos, pagamento de salários, e demais despesas. Segundo Sanvicente e Santos (1983) para projeção do fluxo de caixa, é necessário às estimativas das entradas de caixa e as estimativas das saídas de caixa. As estimativas das entradas de caixa são feitas pelo tesoureiro, tendo como base o orçamento de vendas. As saídas de caixa são contidas por pagamentos das compras de matériasprimas Planejamento financeiro Conforme Figueiredo e Caggiano (2004) os objetivos principais da empresa devem ser colocados de forma financeira, onde poderão ser analisados detalhadamente. A empresa deve ter objetivos de curto prazo e de longo prazo. Com planejamento de longo prazo os contadores podem fornecer para o gestor informações que sirvam de base para o planejamento, auxiliem a avaliação das alternativas financeiras e ajudas na avaliação dos planos a longo prazo O processo de planejamento Conforme Figueiredo (2004) o processo de planejamento do fluxo de caixa da empresa consiste em implantar uma estrutura de informações útil, prática e econômica. A empresa deve dispor de um mecanismo seguro para projetar as futuras entradas e desembolsos de caixa da empresa. O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais eficientes de planejamento e controle financeiro, o qual pode ser elaborado de diferentes maneiras, conforme as necessidades da empresa, permitindo que sejam visualizados todos os recursos da empresa.

32 O prazo de planejamento do fluxo de caixa Conforme Figueiredo e Caggiano (2004) o período que abrange o planejamento do fluxo de caixa vai depender do ramo de atividade da empresa e do seu porte. Em termos gerais, em pequenas empresas a tendência é para estimativas com prazos curtos, diário, semanal e mensal. Nas empresas com grandes volumes de venda, é preferível a projeção para períodos longos, trimestral, semestral e anual. A finalidade do planejamento vai influenciar no período abrangido. Como toda a empresa tem mais de um tipo de necessidade financeira, é preciso ter estimativas de acordo com as suas finalidades. 2.9 Método direto e indireto Método Direto Segundo Frezatti (1997) no método direto estão as entradas brutas de dinheiro das atividades operacionais, como os recebimentos pelas vendas pagamentos a fornecedores e empregados. Vantagens: a) cria condições favoráveis para que os recebimentos e pagamentos sigam critérios técnicos e não fiscais; b) permite que o administrador introduza sua cultura no caixa da empresa rapidamente; c) faz com que as informações de caixa estejam disponíveis diariamente. Desvantagens: a) tem um custo adicional para classificar os recebimentos e pagamentos; b) a carência de experiência dos profissionais em classificar os recebimentos e pagamentos.

33 Método Indireto É o método em que se faz a conciliação entre lucro líquido e o caixa gerado nas operações da empresa. Vantagens: a) tem baixo custo, é necessário utilizar somente o balanço inicial e final do período, a demonstração de resultados e algumas informações adicionais obtidas na contabilidade; b) concilia o lucro contábil com o fluxo de caixa operacional líquido mostrando a composição da diferença. Desvantagens: a) o tempo que é necessário para gerar as informações pelo regime de competência, só depois poderá convertê-las para o regime de caixa. Sendo feito uma vez por ano, pode gerar surpresas desagradáveis e tardiamente; b) se há interferência da legislação fiscal na contabilidade oficial, o método indireto irá eliminar somente parte dessas distorções Análise Vertical e Horizontal Análise Vertical Segundo Sá (2006) essa análise representa importante ferramenta de interpretação da estrutura de fluxo de caixa. Através desta análise é possível identificar itens no fluxo de caixa onde a participação é representativa. Deve-se observar também a tendência dessa participação ao longo do período. A base a ser considerada para analise vertical do fluxo de caixa é o caixa líquido das atividades operacionais, que representa o montante que a empresa gerou de caixa internamente.

34 Análise Horizontal Ainda segundo Sá (2006) a análise horizontal fornece a medida de crescimento dos itens do fluxo de caixa. Permite que se tenha conhecimento da evolução de cada item do fluxo de caixa dentro de um histórico. Deve-se atentar às variações elevadas, porém que seu valor total não seja representativo, ou o contrário. Assim se da à importância desta analise juntamente com a análise vertical, onde se terá uma real compreensão da situação da empresa.

35 34 3 METODOLOGIA Segundo Marconi e Lakatos (2001) metodologia é a preocupação instrumental que trata as formas de se fazer ciência e que cuida das ferramentas, dos caminhos e dos procedimentos. Conforme Gil (1991) a pesquisa é necessária quando não se tem informações suficientes para responder ao problema, ou quando a informação disponível se encontra em um estado onde não possa ser adequada a resolução do problema. Para elaboração da teoria deste trabalho será feito pesquisa bibliográfica, e pesquisa documental, onde será utilizada uma empresa em questão para analise dos dados. O trabalho será elaborado através de pesquisa quantitativa, buscando analisar o fluxo de caixa de uma empresa e apresentar sua importância, De acordo com Malhotra (2001) a pesquisa quantitativa busca quantificar os dados e aplica-los de forma estatística. Os dados da pesquisa estarão expressos em números como recebimento de clientes, contas a pagar, salários e pagamento de fornecedores. 3.1 Natureza pesquisa: De acordo com Vergara (2010) há dois critérios básicos para os tipos de a) quanto aos fins; b) quanto aos meios. Quanto aos fins, uma pesquisa pode ser: exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada e intervencionista. Quanto aos meios de investigação, pode ser: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post facto, participante, pesquisa-ação e estudo de caso. Gil (2010) classifica as pesquisas em duas grandes categorias:

36 35 a) pesquisa básica - tem por finalidade através de estudos realizados, preencher uma lacuna no conhecimento; b) pesquisa aplicada - tem sua abrangência em estudos elaborados com a finalidade da resolução de problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem. Conforme classificação feita por Gil (2010) a natureza deste trabalho é a Pesquisa aplicada, que são pesquisas voltadas à aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa situação específica. Para Vergara (2010), pesquisa aplicada é motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos, ou não, tendo finalidade prática. 3.2 Quanto aos procedimentos Os meios de pesquisa utilizados são: bibliográfico e documental. Para Vergara (2010), pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e rede eletrônicas. E documental, pelo fato da investigação ser feita em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas, como registros, balancetes, regulamentos, ofícios, memorandos, entre outros. 3.3 Estudo de caso De acordo com Severino (2007) estudo de caso é uma pesquisa que se concentra no estudo de um caso particular, considerado representativo de um conjunto de casos análogos, por ele significativamente representativo. Conforme o autor, a coleta dos dados e sua análise se dão da mesma forma que nas pesquisas de campo, em geral, devendo ser coletados e registrados com o necessário rigor e trabalhados mediante análise rigorosa, e apresentados em relatórios qualificados. Para Triviños apud (LAKATOS; MARCONI, 2007), o estudo de caso é uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente.

37 36 4 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS Os dados citados em contas a pagar e contas a receber foram coletados na empresa estudada a partir de arquivos da empresa e dados armazenados. Os dados coletados das contas a receber são do período de 01/08/2013 à 31/12/2013, totalizando 04 meses. Nas contas a pagar, foi feita uma projeção através de uma média simples do pagamento das contas no período de 01/08/2012 a 01/08/2013, ou seja, dos últimos 12 meses. TABELA 2 - Contas a pagar CONTAS A PAGAR VALOR DIA DE PAGAMENTO FOLHA SALARIAL R$ ,08 5 PRÓLABORE R$ 671,33 5 SIMPLES NACIONAL R$ 3.230,42 20 INSS R$ 4.265,91 6 FGTS R$ 4.101,58 6 TELEFONE CELULAR R$ 500,00 25 TELEFONE FIXO R$ 2.500,00 25 COMBUSTÍVEL R$ 1.080,00 30 DESPESAS FINANCEIRAS DESPESAS BANCÁRIAS MATERIAL ESCRITÓRIO R$ 300,00 1 e 30 R$ 300,00 1 e 30 R$ 1.300,00 7 INTERNET R$ 249,00 10 TRANSPORTE FUNCIONÁRIOS MENSALIDADE ALTERDATA MENSALIDADE PARAMAX R$ 1.200,00 5 R$ 480,00 1 R$ 678,00 4 CARTÓRIO R$ 75,00 1, 15 e 30 SINDICAL R$ 129,58 6

38 37 CONTAS A PAGAR VALOR DIA DE PAGAMENTO MATERIAL DE LIMPEZA MANUTENÇAO COMPUTADOR R$ 350,00 10 R$ 1.250,00 5 FÉRIAS R$ 4.975,00 5 PADARIA R$ 180,00 20 AGUA R$ 248,33 22 ENERGIA ELÉTRICA R$ 1.153, º SALÁRIO R$ 3.826,92 5 Fonte: Dados baseados em uma média simples das contas de meses anteriores.

39 38 TABELA 3 - Contas a receber - AGOSTO 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 09/08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 17/08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto ,00 25/08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Fonte: Dados coletados em relatórios da empresa. TABELA 4 - Contas a receber - SETEMBRO 01/09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 09/09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 17/09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto ,00 25/09/ /09/ /09/ /09/ /09/ /09/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Fonte: Dados coletados em relatórios da empresa.

40 39 TABELA 5 - Contas a receber - OUTUBRO 01/10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 09/10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 17/10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto ,00 25/10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/ /10/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Fonte: Dados coletados em relatórios da empresa. TABELA 6 - Contas a receber - NOVEMBRO 01/11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 09/11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 17/11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto ,00 25/11/ /11/ /11/ /11/ /11/ /11/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Fonte: Dados coletados em relatórios da empresa.

41 40 TABELA 7 - Contas a receber - DEZEMBRO 01/12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 09/12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto 17/12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto ,00 25/12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/ /12/2013 Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Previsto Fonte: Dados coletados em relatórios da empresa.

42 41 A empresa estudada não possui fluxo de caixa, o que impossibilita seus gestores no planejamento financeiro e tomadas de decisões, e no próprio desenvolvimento da empresa. A falta deste controle financeiro ocorre devido à empresa não possuir um controle eficaz das entradas e saídas de caixa e das necessidades que ocorram devido às datas de pagamentos e recebimentos serem diferenciadas. Através da implantação do fluxo de caixa, a empresa passará a contar com uma importante ferramenta que possibilitará um maior controle das entradas e saídas de caixa antevendo sobras ou necessidades de recursos financeiros. A empresa trabalha com prestação de serviços no ramo contábil, e concentra seus recebimentos em uma determinada data do mês, geralmente entre o dia 20 a 28 de cada mês. A empresa não possui fornecedores de mercadorias, e suas contas a pagar, são realizados geralmente com prazo de 30 dias. Este trabalho propôs alguns modelos de fluxo de caixa, que podem ser projetados diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Abaixo se encontram os modelos propostos:

43 42 TABELA 8 - Modelo Proposto de Fluxo de Caixa Diário Fonte: Baseadas em Modelos de Fluxos de Caixa ministrados em sala de aula.

44 43 TABELA 9 - Modelo Proposto de Fluxo de Caixa Semanal Fonte: Baseadas em Modelos de Fluxos de Caixa ministrados em sala de aula.

45 44 TABELA 10 - Modelo Proposto de Fluxo de Caixa Mensal Fonte: Baseadas em Modelos de Fluxos de Caixa ministrados em sala de aula.

46 45 TABELA 11 - Modelo Proposto de Fluxo de Caixa Anual Fonte: Baseadas em Modelos de Fluxos de Caixa ministrados em sala de aula.

47 46 5 CONCLUSÃO 5.1 Considerações Finais Foi possível perceber com o fluxo de caixa que a empresa estudada concentra seus recebimentos em um único dia do mês, e realiza seus pagamentos em diferentes datas, o que faz com que a empresa entre os dias 06 e 19 de cada mês, conforme demonstrado no fluxo, necessite se financiar com recursos de curto prazo, como cheque especial, para cumprimento de suas obrigações ate a data de seus respectivos recebimentos. A empresa pode projetar seu fluxo de caixa de acordo com os modelos apresentados acima. Este permite um controle diário, semanal, mensal e anual. Através da projeção do fluxo de caixa a empresa tem um controle sobre os melhores dias para serem realizados os pagamentos, e assim não compromete sua situação financeira. Com o fluxo de caixa também é possível verificar a necessidade de capital de giro da empresa, e ainda, visualizar eventuais sobras ou necessidades de recursos financeiros. Com a implantação do fluxo de caixa, podemos observar varias vantagens, tais como: Maior facilidade na elaboração de projetos e melhorias para a empresa, melhor segurança nas tomadas de decisões, antever necessidades de recursos futuros, podendo corrigi-los antes mesmo que aconteçam, e uma avaliação mais ampla dos resultados financeiros da empresa. O objetivo principal do trabalho desenvolvido era demonstrar a importância da implantação e utilização do fluxo de caixa na organização, fazendo com que a empresa tenha uma situação de liquidez satisfatória. O presente trabalho mostrou aspectos relevantes para o planejamento e utilização do fluxo de caixa na empresa estudada. Sugerimos implantação do fluxo de caixa, propondo melhorar sua gestão financeira e alcançar liquidez no curto prazo. Concluímos com este trabalho, que o fluxo de caixa é uma ferramenta de total importância, que possibilita ao gestor financeiro a tomada de decisão adequada, seja em uma pequena, média ou grande empresa.

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios FLUXO DE CAIXA É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

GPME Prof. Marcelo Cruz

GPME Prof. Marcelo Cruz GPME Prof. Marcelo Cruz Política de Crédito e Empréstimos Objetivos Compreender os tópicos básicos da administração financeira. Compreender a relação da contabilidade com as decisões financeiras. Compreender

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos

FLUXO DE CAIXA. Administração Financeira aplicação de recursos. distribuição CONCEITOS. Fluxo de caixa previsão de: ingressos desembolsos 1 FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa é o instrumento que permite a pessoa de finanças planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. captação

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Administrando o Fluxo de Caixa

Administrando o Fluxo de Caixa Administrando o Fluxo de Caixa O contexto econômico do momento interfere no cotidiano das empresas, independente do seu tamanho mercadológico e, principalmente nas questões que afetam diretamente o Fluxo

Leia mais

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66 Apresentação Parte I - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE, 1 1 Introdução ao Estudo da Ciência Contábil, 3 1 Conceito, 3 2 Objeto, 3 3 Finalidade, 4 4 Técnicas contábeis, 4 5 Campo de aplicação, 5

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante)

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) FLUXO DE CAIXA Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) Brainstorming: Chuva de ideias ou Toró de parpite: O QUE É FLUXO DE CAIXA? (Objetivo: Saber

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 01 Finanças e Empresas Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO Finanças e Empresas... 3 1. Introdução a Administração Financeira... 3 2. Definições... 3 2.1. Empresas...

Leia mais

SUMÁRIO FLUXO DE CAIXA...3 FATORES QUE AFETAM O FLUXO DE CAIXA...4 DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO...6 ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA...7

SUMÁRIO FLUXO DE CAIXA...3 FATORES QUE AFETAM O FLUXO DE CAIXA...4 DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO...6 ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA...7 FLUXO DE CAIXA SUMÁRIO FLUXO DE CAIXA...3 INTRODUÇÃO...3 CICLO DO FLUXO DE CAIXA...4 FATORES QUE AFETAM O FLUXO DE CAIXA...4 FATORES INTERNOS...4 FATORES EXTERNOS...5 DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO...6 SINTOMAS...6

Leia mais

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS.

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. I. BALANÇO ATIVO 111 Clientes: duplicatas a receber provenientes das vendas a prazo da empresa no curso de suas operações

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Gestão Capital de Giro

Gestão Capital de Giro Gestão Capital de Giro Conceito Capital de giro (ou de capital circulante), identifica os recursos que giram (circulam) várias vezes em determinado período. É formado basicamente por três importantes ativos

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA ANÁLISE FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS CONTÁBEIS COM OS CONCEITOS FINANCEIROS FLUXO DE OPERAÇÕES E DE FUNDOS VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA Possibilita um diagnóstico

Leia mais

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO

CAPÍTULO 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO Bertolo Administração Financeira & Análise de Investimentos 6 CAPÍTULO 2 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, IMPOSTOS, e FLUXO DE CAIXA. CONCEITOS PARA REVISÃO No capítulo anterior determinamos que a meta mais

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Professor Marcelo Aragao ÁREAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A SEREM AUDITADAS Contas de Ativo Contas de Passivo Patrimônio Líquido

Leia mais

Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência

Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Custo financeiro alto CENÁRIO ATUAL Concorrência cada vez mais competitiva Consumidores que exigem maiores

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração do Resultado

Leia mais

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA Laércio Dahmer 1 Vandersézar Casturino2 Resumo O atual mercado competitivo tem evidenciado as dificuldades financeiras da microempresa.

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS PARA FINS DE TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A José Jonas Alves Correia 4, Jucilene da Silva Ferreira¹, Cícera Edna da

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS

PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS PLANEJAR, ELABORAR E CUMPRIR METAS Fernanda Micaela Ribeiro Theiss Prof. Ademar Lima Júnior Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 561) 14/05/2012 RESUMO

Leia mais

Marketing Prof. Sidney Leone. Hoje Você Aprenderá: Ferramentas. Gestão Financeira: Planejamento Financeiro

Marketing Prof. Sidney Leone. Hoje Você Aprenderá: Ferramentas. Gestão Financeira: Planejamento Financeiro Marketing Prof. Sidney Leone Gestão Financeira: Planejamento Financeiro Hoje Você Aprenderá: Demonstrativos financeiros da empresa (Balanço Patrimonial, DRE, DMPL etc...) Análise econômicofinanceira.(fluxo

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NOTA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Curso: Administração de Empresas Turma: Disciplina: Administração Financeira Professor : Maxwell Lucena / Aluno(a): Maxwe R.A.: Assinatura: Data: / / 1ª. Questão

Leia mais

FLUXO DE CAIXA INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

FLUXO DE CAIXA INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO FLUXO DE CAIXA INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Lúcia de Fátima de Lima Lisboa RESUMO O presente artigo apresenta o fluxo de caixa como uma ferramenta indispensável para a gestão financeira

Leia mais

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças. Prof. Moab Aurélio

FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças. Prof. Moab Aurélio FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas FTAD Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio Competências a serem trabalhadas PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO FINANCEIRA CONTABILIDADE ACI : ESTUDO

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA CAPÍTULO 33 Este Capítulo é parte integrante do Livro Contabilidade Básica - Finalmente Você Vai Entender a Contabilidade. 33.1 CONCEITOS A demonstração dos fluxos de caixa evidencia as modificações ocorridas

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Resumo Demonstrações contábeis são informações e dados que as empresas oferecem ao fim de cada exercício, com a finalidade de mostrar aos acionistas, ao governo e todos os interessados,

Leia mais

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto Olá, pessoal! Aqui estou eu de novo, para continuar o assunto da aula passada: Fluxo de Caixa e Demonstração do Fluxo de Caixa. Assunto da maior importância, que está sendo cobrado nos atuais concursos

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

ANALISANDO A ESTRATÉGIA ENTRE O APORTE DE CAPITAL E EMPRÉSTIMOS DE ACIONISTAS

ANALISANDO A ESTRATÉGIA ENTRE O APORTE DE CAPITAL E EMPRÉSTIMOS DE ACIONISTAS ANALISANDO A ESTRATÉGIA ENTRE O APORTE DE CAPITAL E EMPRÉSTIMOS DE ACIONISTAS! Se as linhas de crédito estão escassas, qual a melhor estratégia para suprir a empresa com recursos?! É possível manter a

Leia mais

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09 Demonstração de Fluxo de Caixa Demonstração de Fluxo de Caixa A partir de 28.12.2007 com a publicação

Leia mais

DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS FINANCEIROS DE SUA EMPRESA.

DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS FINANCEIROS DE SUA EMPRESA. DIGA ADEUS AOS PROBLEMAS FINANCEIROS DE SUA EMPRESA. Ter uma boa gestão financeira em seu negócio garante a saúde de sua empresa e a tranquilidade do empresário. Mantendo dinheiro em caixa, os compromissos

Leia mais

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I CAPITAL DE GIRO 1 Fundamentos sobre Capital de Giro O objetivo da Administração Financeira de Curto

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

BERJ PUBLICA BALANÇO DE 2007 AUDITADO (25/08/2008)

BERJ PUBLICA BALANÇO DE 2007 AUDITADO (25/08/2008) BERJ PUBLICA BALANÇO DE 2007 AUDITADO (25/08/2008) As Demonstrações Financeiras de 2007 do Berj foram publicadas no dia 22 de agosto de 2008, após serem auditadas PricewatershouseCoopers Auditores Independentes.

Leia mais

COMO CALCULAR E ANALISAR A CAPACIDADE DE

COMO CALCULAR E ANALISAR A CAPACIDADE DE COMO CALCULAR E ANALISAR A CAPACIDADE DE! Como calcular o fluxo de caixa! Qual a fórmula para determinar a capacidade de pagamento! Como analisar a liquidez Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br)

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 ATIVO CIRCULANTE Compreende contas que estão constantemente em giro, sua conversão em moeda corrente ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. As contas devem

Leia mais

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015

Auditor Federal de Controle Externo/TCU - 2015 - 2015 Prova de Análise das Demonstrações Comentada Pessoal, a seguir comentamos as questões de Análise das Demonstrações Contábeis aplicada na prova do TCU para Auditor de Controle Externo (2015). Foi

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1 Exercícios de Fixação (Questões de concurso) 1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1.1.1 Concurso para AFRF 2000 prova de contabilidade avançada - Questão 15 ENUNCIADO 15- Aplicações em Investimentos

Leia mais

Gestão Financeira. Prof. Eduardo Pozzi

Gestão Financeira. Prof. Eduardo Pozzi Gestão Financeira Prof. Eduardo Pozzi Finanças Corporativas Questões centrais na gestão financeira de uma empresa: Quais investimentos de longo prazo precisam ser feitos? Que tipo de instalações, maquinário

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CONTABILIDADE AVANÇADA CAPÍTULO 1: DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 1.1 - CONCEITO A Demonstração das Origens e Aplicações de recursos (DOAR) deixou de ser obrigatória por força da lei

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis

ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS. Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis ANÁLISE DE BALANÇO DAS SEGURADORAS Contabilidade Atuarial 6º Período Curso de Ciências Contábeis Introdução As empresas de seguros são estruturas que apresentam características próprias. Podem se revestir

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

DECIFRANDO O CASH FLOW

DECIFRANDO O CASH FLOW Por: Theodoro Versolato Junior DECIFRANDO O CASH FLOW Para entender melhor o Cash Flow precisamos entender a sua origem: Demonstração do Resultado e Balanço Patrimonial. O Cash Flow é a Demonstração da

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL Prof. Amaury Aranha Sumário Unidade I Unidade I Provisão para devedores duvidosos Operações financeiras (duplicatas) Unidade II Empréstimos (pré e pós) Aplicações financeiras

Leia mais

Contabilidade Básica

Contabilidade Básica Contabilidade Básica 2. Por Humberto Lucena 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma

Leia mais

Ciclo Operacional. Venda

Ciclo Operacional. Venda Sumário 1 Introdução... 1 2 Dinâmica dos Fluxos de Caixa... 2 3 Capital Circulante Líquido (CCL) e Conceitos Correlatos... 4 4 Necessidade de capital de giro (NCG)... 6 5 Saldo em Tesouraria (ST)... 9

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0401 01 IDENTIFICAÇÃO Título: CONTABILIDADE E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DO NEGÓCIO Atributo: ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE Processo: ACOMPANHAMENTO CONTÁBIL O QUE É : Este é

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis. Prof.: Marcelo Valverde

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis. Prof.: Marcelo Valverde ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aula 12- Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis Prof.: Marcelo Valverde Unidade III. Análise avançada das demonstrações contábeis 3.1 Análise do

Leia mais

Capital de giro. Capital de giro. Administração. Índices Financeiros e Capital de Giro. Prof: Marcelo dos Santos

Capital de giro. Capital de giro. Administração. Índices Financeiros e Capital de Giro. Prof: Marcelo dos Santos Administração Prof: Marcelo dos Santos Índices Financeiros e Capital de Giro A administração do capital de giro envolve basicamente as decisões de compra e venda tomadas pela empresa, assim como suas atividades

Leia mais

Programas de Auditoria para Contas do Ativo

Programas de Auditoria para Contas do Ativo Programas de Auditoria para Contas do Ativo ATIVO CIRCULANTE Auditoria Contábil PASSIVO E PATRIMÔMIO LÍQUIDO CIRCULANTE Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras Contas a Receber Estoques Impostos a Recuperar

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Jackson Luis Oshiro joshiro@ibest.com.br Conceito Conta Nome dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de resultado

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Balanço Patrimonial e DRE

Balanço Patrimonial e DRE Balanço Patrimonial e DRE Administração financeira e orçamentária Professor: Me. Claudio Kapp Junior Email: juniorkapp@hotmail.com 2 Demonstrações Financeiras (Contábeis) Dados Dados Coletados Coletados

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ]

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público www.qconcursos.com ] 01 - Q223454A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras.

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog Resumo: Apresenta-se uma breve análise sobre as vinte etapas para

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

APSP. Análise do Projeto do Sistema Produtivo. Aula 7. 22/8/2006 Por: Lucia Balsemão Furtado 1

APSP. Análise do Projeto do Sistema Produtivo. Aula 7. 22/8/2006 Por: Lucia Balsemão Furtado 1 APSP Análise do Projeto do Sistema Produtivo Aula 7 Por: Lucia Balsemão Furtado 1 Análise da Viabilidade Econômica O que é Economia? É a ciência que se preocupa em administrar escassos recursos disponíveis

Leia mais

Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas: CASHFLOW OU FLUXO DE CAIXA 1. CONCEITO É um demonstrativo que reflete dinamicamente o fluxo do disponível da empresa, em um determinado período de tempo. 2. FINALIDADES 2.1. Evidenciar a movimentação dos

Leia mais

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EM FINANÇAS PROJETO: CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 4 Demonstrações Financeiras 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstrações Financeiras Tópicos do Estudo Demonstrações Financeiras ou Relatórios Contábeis Demonstrações Financeiras e a Lei das Sociedades Anônimas Objetivos

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS»CONTABILIDADE «21. A respeito das funções da Contabilidade, tem-se a administrativa e a econômica. Qual das alternativas abaixo apresenta uma função econômica? a) Evitar erros

Leia mais

Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro. Contabilidade. História. Contabilidade e Balanço Patrimonial

Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro. Contabilidade. História. Contabilidade e Balanço Patrimonial Logística Prof. Kleber dos Santos Ribeiro Contabilidade e Balanço Patrimonial Contabilidade É a ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira e patrimônio

Leia mais

Controles financeiros Edição de bolso

Controles financeiros Edição de bolso 03 Controles financeiros Edição de bolso A série SAIBA MAIS esclarece as dúvidas mais frequentes dos empresários atendidos pelo SEBRAE-SP nas seguintes áreas: Organização Empresarial Finanças Marketing

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA Sumário 1. Considerações Iniciais 2. Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado 2.1 - Grupo de Receita Bruta - Outras Receitas 2.2 - Grupo de Insumos Adquiridos

Leia mais

Curso Extensivo de Contabilidade Geral

Curso Extensivo de Contabilidade Geral Curso Extensivo de Contabilidade Geral Adelino Correia 4ª Edição Enfoque claro, didático e objetivo Atualizado de acordo com a Lei 11638/07 Inúmeros exercícios de concursos anteriores com gabarito Inclui

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores, Conselheiros e Associados da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL SÃO PAULO SP 1. Examinamos o Balanço Patrimonial da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL,

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais