Prof.: Mauricio Fernandes Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof.: Mauricio Fernandes Lima"

Transcrição

1 Disciplina: Curso: Prof.: Mauricio Fernandes Lima

2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO EMENTA DO CURSO: Introdução, Princípios da Teoria Geral da Administração, Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas, Teoria Neoclássica, Teoria Burocrática, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria dos Sistemas e Teoria da Contingência.

3 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO OBJETIVOS DA DISCIPLINA: A disciplina Teoria Geral da Administração é uma disciplina complementar e de aprofundamento da disciplina Introdução à Administração; Proporcionar ao aluno uma revisão dos conceitos e funções da administração e o aprofundamento das principais Teorias/Escolas que influenciaram e influenciam as organizações e suas formas de gestão; Tentar tornar a disciplina mais didática e de fácil compreensão dando ênfase principalmente das Teorias/Escolas. Entender que o conhecimento se constrói a partir da pesquisa, estudo e, principalmente, da troca de idéias entre professor e aluno.

4 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Toma-se como primeiro critério a presença. (1,0 ponto) A participação do aluno na aula.(1,0 ponto); O(a) aluno(a) apresentará em grupo trabalho oralmente ou por escrito a critério do professor resenha de assunto proposto relacionado com a disciplina. (1,0 ponto) Também, deverá desenvolver trabalho individual relacionado ao tema escolhido pelo professor para ser entregue após a aula. (2,0 pontos) Por fim, prova escrita aplicada na turma. (5,0 pontos)

5 PROFESSOR-AUTOR: Mauricio Lima nasceu em São Luís MA, formado em Administração, CRA-MA nº 3510, dedica-se desde 2002 ao Serviço Público com foco especial em Licitações. No Tribunal de Justiça exerceu o cargo de Pregoeiro Oficial e membro da Comissão Permanente de Licitação. Na Secretaria Estadual das Cidades Secid foi Supervisor Administrativo-Financeiro e Presidente da Comissão de Licitação do Porto do Itaqui, onde implantou o sistema de Pregão Eletrônico. Também foi membro da Central Permanente de Licitações da Prefeitura Municipal de São Luís, mas, atualmente, concursado do Tribunal de Justiça, dedica-se a publicações de artigos na área de gestão e consultoria referente a Gestão Pública e Licitações. SUPORTE: Caso você tenha qualquer questionamento sobre o conteúdo programático da disciplina, duvidas quanto aos trabalhos podemos ser acionado pelos seguintes contatos: adm.mauriciolima@hotmail.com (98) /

6 Teoria Geral da Administração TGA

7 INTRODUÇÃO A disciplina Teoria Geral da Administração é uma disciplina complementar e de aprofundamento da disciplina Introdução à Administração, já estudada por vocês, dentro da grade curricular do curso de Administração de Empresas. Entendendo que o conhecimento se constrói a partir da pesquisa, estudo e principalmente, da troca de idéias entre professor e aluno, convidamos vocês, queridos alunos, a mergulharem nesse mar de informações sobre as Teorias da Administração de forma proativa, participativa, autodidata e acima de tudo, responsável com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

8 OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Teoria Geral da Administração (TGA) - denominação utilizada e que se tornou uma verdadeira marca registrada é uma disciplina orientadora e inspiradora do comportamento do administrador. Ao invés de ensinar a executar ou fazer coisas o "como", ela busca ensinar o que deve ser feito o "porquê". A TGA não visa a formar o executor ou o especialista prático que sai da escola já pronto para executar tarefas simples, quaisquer que sejam as situações ou circunstâncias. Pelo contrário, a TGA procura ensinar o profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias que carrega como ferramentas de trabalho.

9 ORDEM CRONOLÓGICA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS: Anos Teorias 1903 Administração Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas 1953 Abordagem Sociotécnica 1954 Teoria Neoclássica 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria da Contingência 1990 Novas Abordagens 2000 Caos e Complexidade 2005 Responsabilidade Social e Sustentável

10 ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES Tarefas Administração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional. Teoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal. Princípios gerais da Administração. Funções do administrador. Estrutura Teoria da Burocracia Organização formal burocrática. Racionalidade organizacional Teoria Estruturalista Múltipla abordagem: - Organização formal e informal, análise intra-organizacional e análise interorganizacional. Teoria das Relações Humanas Organização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Pessoas Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração. Teoria das decisões. Integração dos objetivos organizacionais e individuais. Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto Ambiente Teoria Estruturalista Análise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Teoria da Contingência Análise ambiental (imperativo ambiental) Abordagem de sistema aberto. Tecnologia Teoria da Contingência Administração da tecnologia (imperativo tecnológico) Competitividade Novas Abordagens da Administração Caos e Complexidade. Aprendizagem Organizacional capital intelectual

11 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. A Escola da Administração Científica foi iniciada por volta de 1900 pelo engenheiro americano Frederick Taylor. A Obra de Taylor; A Administração como Ciência; Estudo dos Tempos e Movimentos; Estudo da Fadiga Humana; Divisão do Trabalho e Especialização do Operário; Desenho de Cargos e Tarefas; Incentivos Salariais e Prêmios de Produção; Conceito de Homo Economicus; Condições de Trabalho; Padronização; Supervisão Funcional.

12 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PERGUNTA: Taylor desenvolveu uma forma inovadora de pagar os operários, que consistia em estabelecer uma meta diária de produção para todos, premiando com salários melhores aqueles que mais produzissem e reduzindo valores no caso de quem apresentasse produção abaixo da média. Henru Lawrence Gantt, amigo de Taylor e preocupado com o desenvolvimento profissional do homem, fez diferente: um salário-base fixo mais prêmios por produção. O que você acha de um e de outro?

13 TEORIA CLÁSSICA Se a Administração Cientifica tinha ênfase na tarefa, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura. Henri Fayol ( ), foi o fundador da Teoria Clássica, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Funções Administrativas Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Funções Técnicas Funções Comerciais Funções Financeiras Funções de Segurança Funções Contábeis

14 TEORIA CLÁSSICA Desdobramento da Abordagem Clássica Abordagem Clássica da Administração Administração Científica. Teoria Clássica. Ênfase nas tarefas. Ênfase nas estruturas. Organização de acordo com Fayol Administração Geral Administração Geral Administração Geral Administração Geral

15 TEORIA CLÁSSICA PERGUNTA: Você é o chefe de um escritório e recebe a visita de um grupo de colaboradores, seus subordinados, que vem reclamar igualdade de direitos. Acaba de ser contratado um funcionário com salário superior ao que recebe o grupo. Como explicar isso a eles?

16 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A Teoria das Relações Humanas (também denominada Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, desenvolvida pelo Australiano George Elton Mayo, diplomado em Lógica, Filosofia e Medicina. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas - Trata a organização como uma máquina. - Trata a organização como grupo de pessoas. - Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. - Enfatiza as pessoas. - Inspirada em sistemas de engenharia. - Inspirada em sistemas de psicologia. - Autoridade centralizada. - Delegação plena de autoridade. - Linhas claras de autoridade. - Autonomia do empregado. - Especialização e competência técnica. - Confiança e abertura. - Acentuada divisão do trabalho. - Ênfase nas relações entre as pessoas. - Confiança nas regras e nos regulamentos - Confiança nas pessoas. - Clara separação entre linha e staff. - Dinâmica grupal e interpessoal.

17 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Características: Motivação; Liderança; Comunicação; Organização Informal; Diferenças Individuais; Dinâmica de grupos.

18 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A pirâmide de Maslow Maslow procurou compreender e explicar o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades a que ele deu o nome de necessidades fundamentais.

19 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A pirâmide de Maslow (Motivação) De acordo com Maslow, as necessidades básicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. As necessidades de auto estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. Em resumo, apenas e tão somente, quando uma necessidade for satisfeita, o ser humano terá necessidade da próxima.

20 TEORIA NEOCLÁSSICA Características: Ênfase na prática da administração; Reafirmação dos postulados clássicos; Ênfase nos princípios gerais de administração; Ênfase nos objetivos e nos resultados; O Ecletismo da Teoria Neoclássica.

21 TEORIA NEOCLÁSSICA

22 TEORIA NEOCLÁSSICA OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO EFICIÊNCIA EFICÁCIA - Preocupação com os meios; - Preocupação com os fins; - Capacidade de fazer certo as coisas; - Capacidade de fazer a coisa certa; - Preocupação com os métodos, - Preocupação com os resultados, processos, regras e regulamentos; metas, objetivos e fins; - Preocupação com os problemas; - Preocupação com as soluções; - Jogar um belíssimo futebol; - Marcar um gol e ganhar a partida; - Escolher o melhor roteiro; - Chegar ao destino da viagem; - Não faltar às aulas; - Aprender a ser bem-sucedido. - Rezar. - Chegar ao céu.

23 Princípios básicos: Divisão do trabalho; Especialização; Hierarquia; Delegação; Autoridade; Responsabilidade. TEORIA NEOCLÁSSICA

24 TEORIA NEOCLÁSSICA Centralização x Descentralização;

25 TEORIA DA BUROCRACIA A burocracia traz uma maneira racional de organizar pessoas e atividades em busca de seus objetivos. Podemos denomina lá assim: BURO = ESCRITÓRIO CRACIA = PODER, ou seja, PODER DA ADMINISTRAÇÃO. A organização burocrática é super-racionalizada e entendem as pessoas como membros que seguem regras e procedimentos num sentido mecânico e não como criaturas sociais que interagem entra si e com o meio. Organização administrada com a racionalização seus respectivos funcionários, seguidores de regras, sem idéias contrárias. A maioria das empresas que optam por ser burocráticas, na verdade são empresas que tem dificuldade para se adaptar as mudanças.

26 TEORIA DA BUROCRACIA

27 TEORIA ESTRUTURALISTA Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O Homem Organizacional Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relações Humanas o homem social, a Teoria Estruturalista caracteriza o homem organizacional, ou seja, o homem que desempenha papéis diferentes em diferentes organizações. Organização Formal Refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. Organização Informal Refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).

28 TEORIA ESTRUTURALISTA As tipologias das organizações apresentadas pelos estruturalistas são criticadas pelas suas limitações quanto à aplicação na prática e pelo fato de se basearem em um único princípio básico. Apesar da necessidade das tipologias, não se dispõe de um esquema adequado para as organizações, as apresentadas são unidimensionais e simples. A Teoria Estruturalista é uma teoria de transição.

29 TEORIA COMPORTAMENTAL A Teoria Comportamental da administração trouxe nova concepção e novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase é dada nas pessoas dentro de um contexto organizacional mais amplo.

30 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 1) A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (ênfase nas pessoas) em relação à Clássica (ênfase nas tarefas e estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental. Esta passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com enfoque nas relações humanas.

31 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 2) A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra crítica e severa, reformulando seus conceitos e rejeitando suas concepções ingênuas e românticas. 3) A Teoria Comportamental critica a Clássica, colocando-se como uma antítese da teoria da organização formal, dos princípios de administração, do conceito de autoridade formal e do mecanicismo dos autores clássicos.

32 ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 4) A Teoria Comportamental incorporou a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa, mas se mostrando muito crítica em relação ao "modelo de máquina" que esta adota para representar a organização. 5) Em 1947, o livro O comportamento administrativo, de Herbert A. Simon que constitui o início da Teoria das Decisões e um forte ataque à Teoria Clássica e das Relações Humanas, inaugurou a Teoria Comportamental.

33 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 1) Verificou-se que as características das organizações são decorrentes do que existe fora delas, ou seja, de seus ambientes. Passou-se a estudar os ambientes e a interdependência entre a organização e o meio. As organizações escolhem seus ambientes e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar-se a eles para poderem sobreviver e crescer. 0 conhecimento do ambiente passou a ser vital para a compreensão dos mecanismos organizacionais. Entretanto, a análise ambiental ainda 6 bastante precária, requerendo muita pesquisa pela frente.

34 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 2) Outra variável que condiciona a estrutura e o comportamento organizacional é a tecnologia utilizada pela organização. Para defrontar-se com o ambiente, a organização utiliza tecnologias que condicionarão a sua estrutura organizacional e o seu funcionamento. A partir da Teoria da Contingência, a variável tecnologia passou a assumir um importante papel na teoria administrativa. Alguns autores chegam a falar em imperativo tecnológico sobre a estrutura organizacional.

35 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA COMPORTAMENTAL 3) A Teoria da Contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como as estruturas matricial, em redes e em equipes. Também enfatiza o modelo do homem complexo e abordagens contingenciais sobre motivação e liderança.

36 CONCEITO DE SISTEMAS: TEORIA DOS SISTEMAS O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. A análise sistêmica - ou análise de sistemas - das organizações revela o geral no particular, indicando as propriedades gerais das organizações de maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos convencionais de análise científica.

37 TEORIA DOS SISTEMAS PREMISSAS BÁSICAS DA TEORIA DOS SISTEMAS: 1) Os sistemas existem dentro de sistemas: cada um deles é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o suprassistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes e assim por diante. Também o suprassistema faz parte de um suprassistema maior. Esse encadeamento parece ser infinito. As moléculas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos e assim por diante.

38 TEORIA DOS SISTEMAS PREMISSAS BÁSICAS DA TEORIA DOS SISTEMAS: 2) Os sistemas são abertos: é uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente cons tituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação. 3) As funções de um sistema dependem de sua estrutura: cada sistema tem um objetivo que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas no meio ambiente.

39 SISTEMA ABERTO: TEORIA DOS SISTEMAS

40 TEORIA DOS SISTEMAS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DOS SISTEMAS: 1) O conceito de sistemas é complexo: para sua compreensão, é necessário o conhecimento de algumas características dos sistemas - propósito, globalismo, entropia e homeostasia, bem como dos tipos pos síveis e dos parâmetros dos sistemas - entrada, processo, saída, retroação e ambiente. O sistema aberto é o que melhor permite uma análise profunda e ampla das organizações.

41 TEORIA DOS SISTEMAS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DOS SISTEMAS: 2) As organizações são abordadas como sistemas abertos, pois o seu comportamento é probabilístico e não determinístico: elas fazem parte de uma sociedade maior, constituídas de partes menores; existe uma interdependência entre as partes das organizações; a organização precisa alcançar um estado firme; as organizações possuem fronteiras ou limites mais ou menos definidos; elas têm objetivos; caracterizam-se pela morfogênese.

42 TEORIA DOS SISTEMAS

43 TEORIA DA CONTINGÊNCIA Para a Teoria da Contingência não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo, tudo depende. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

44 TEORIA DA CONTINGÊNCIA ORIGENS DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA: A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para avaliar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações eficazes seguiam os pressupostos clássicos, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, etc. Os resultados levaram a uma nova concepção de organização, na qual a estrutura e o funcionamento da organi zação dependem da interface com o ambiente. Isso significa que não há um único e melhor jeito de organizar.

45 CARACTERÍSTICAS TEORIA DA CONTINGÊNCIA 1) A Teoria da Contingência é a mais recente das teorias administrativas e marca um passo além da Teoria de Sistemas. Suas origens remontam às pesquisas de Chandler, Burns e Stalker, Woodward, e Lawrence e Lorsch a respeito das organizações e seus ambientes. Essas pesquisas revelaram que a teoria administrativa disponível era insuficiente para explicar os mecanismos de ajustamento das organizações aos seus ambientes de maneira proativa e dinâmica.

46 CARACTERÍSTICAS TEORIA DA CONTINGÊNCIA 2) Verificou-se que as características das organizações são decorrentes do que existe fora delas, ou seja, de seus ambientes. Passou-se a estudar os ambientes e a interdependência entre a organização e o meio. As organizações escolhem seus ambientes e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar-se a eles para poderem sobreviver e crescer. 0 conhecimento do ambiente passou a ser vital para a compreensão dos mecanismos organizacionais. Entretanto, a análise ambiental ainda é bastante precária, requerendo muita pesquisa pela frente.

47 CARACTERÍSTICAS TEORIA DA CONTINGÊNCIA 3) Outra variável que condiciona a estrutura e o comportamento organizacional é a tecnologia utilizada pela organização. Para defrontar-se com o ambiente, a organização utiliza tecnologias que condicionarão a sua estrutura organizacional e o seu funcionamento. A partir da Teoria da Contingência, a variável tecnologia passou a assumir um importante papel na teoria administrativa. Alguns autores chegam a falar em imperati vo tecnológico sobre a estrutura organizacional.

48 CARACTERÍSTICAS TEORIA DA CONTINGÊNCIA 4) A Teoria da Contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como as estruturas matricial, em redes e em equipes. Também enfatiza o modelo do homem complexo e abordagens contingenciais sobre motivação e liderança. 5) Em uma apreciação crítica, verifica-se que a Teoria da Contingência é eclética e interativa, mas, ao mesmo tempo, relativista e situacipnal. Em alguns aspectos, parece que a Teoria da Contingência é muito mais uma maneira relativa de encarar o mundo do que propria mente uma teoria administrativa.

49 Para onde vai a TGA? CONSIDERAÇÕES FINAIS

50 Para onde vai a TGA? CONSIDERAÇÕES FINAIS

51 FIM Muito obrigado a todos

ADMINISTRAÇÃO GERAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Atualizado em 09/11/2015 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Os alicerces fundamentais da Administração Científica, descritos por Taylor,

Leia mais

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações Prof Rodrigo Legrazie Escola Neoclássica Conceitua o trabalho como atividade social. Os trabalhadores precisam muito mais de ambiente adequado e

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Cassimiro Nogueira Junior

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Cassimiro Nogueira Junior UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Cassimiro Nogueira Junior CONCEITOS Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Fundamentos da Administração

ADMINISTRAÇÃO. Fundamentos da Administração UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GENÉTICA E BIOQUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA: BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da Fábio Júnio Ferreira Patos de Minas, 26 de novembro de

Leia mais

Síntese de TGA. Teoria Comportamental da Administração

Síntese de TGA. Teoria Comportamental da Administração Síntese de TGA Teoria Comportamental da Administração A Teoria Comportamental surgiu nos Estados Unidos por volta de 1950, com uma redefinição dos conceitos antigos administrativos ao criticar as teorias

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan

Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Unidade 2.4 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 2.4 Abordagem das Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando

Leia mais

paulo.santosi9@aedu.com

paulo.santosi9@aedu.com 1 2 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp Clube Trainer Graduado em Administração de Empresas Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios MBA em Negociação Mestrando

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Abordagem Humanística Ênfase Tarefas Estrutura Pessoas Preocupação Máquina e Método Organização formal e princípios O

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração Teorias da Administração Cronologia das teorias da administração 1903 Administração Científica 1903 Teoria Geral da Administração 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica da Administração 1932 Teoria

Leia mais

Qual a melhor forma de fazer um determinado trabalho?

Qual a melhor forma de fazer um determinado trabalho? A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas; Objetivava a eliminação dos desperdícios e elevar os níveis de produtividade Frederick W. Taylor (1856-1915): Primeiro período

Leia mais

www.ricardoalmeida.adm.br

www.ricardoalmeida.adm.br Teoria Comportamental da Administração www.ricardoalmeida.adm.br A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA. Prova de Conhecimento Específico - Administração

PROCESSO SELETIVO PARA REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA. Prova de Conhecimento Específico - Administração PROCESSO SELETIVO PARA REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA Prova de Conhecimento Específico - Administração Orientações Você está recebendo O Caderno de Questões da Prova de Conhecimento Específico.

Leia mais

Administração Geral. Prof. Leonardo Ferreira Turmas 08,09 e 10 - EPPGG Aula 01

Administração Geral. Prof. Leonardo Ferreira Turmas 08,09 e 10 - EPPGG Aula 01 Administração Geral Prof. Leonardo Ferreira Turmas 08,09 e 10 - EPPGG Aula 01 EDITAL 2009 EPPGG - ESAF 2 EDITAL 2009 EPPGG - ESAF 3 Administração Geral - EPPGG 1. Natureza e evolução do pensamento administrativo:

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração. 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração. 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias Evolução da Administração e as Escolas Clássicas Anteriormente XVIII XIX 1895-1911 1916 1930 Tempo

Leia mais

Mauricio Fernandes Lima

Mauricio Fernandes Lima Curso: Disciplina: Professor: Mauricio Fernandes Lima Aluno(a): São Bernardo-MA, Outubro/2013 1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I EMENTA: Introdução, Princípios da Teoria Geral da Administração, Teoria da

Leia mais

CÓDIGO: IH 129 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CÓDIGO: IH 129 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CÓDIGO: IH 129 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DA PROVA

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DA PROVA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR PROVA DE ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ÊNFASE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DA PROVA O exame a ser aplicado na Certificação por Prova, na ênfase Recursos

Leia mais

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: UMA VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: UMA VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES: UMA VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS 1. TEORIAS ADMINISTRATIVAS Ao longo do tempo, na medida em que foram surgindo problemas na gestão empresarial, várias Teorias

Leia mais

Teoria Geral da Administração (TGA)

Teoria Geral da Administração (TGA) Uma empresa é uma organização social que utiliza recursos a fim de atingir tais objetivos. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos

Leia mais

TEORIAS ADMINISTRATIVAS QUE PERMEIAM A ENFERMAGEM. Profa. Enf. Karina Gomes Lourenço

TEORIAS ADMINISTRATIVAS QUE PERMEIAM A ENFERMAGEM. Profa. Enf. Karina Gomes Lourenço TEORIAS ADMINISTRATIVAS QUE PERMEIAM A ENFERMAGEM Profa. Enf. Karina Gomes Lourenço Teorias Organizacionais e Gerenciais Surgem historicamente de acordo com as necessidades concretas da realidade das instituições;

Leia mais

Administração e Gerenciamento de Enfermagem

Administração e Gerenciamento de Enfermagem Administração e Gerenciamento de Enfermagem Questão 9 A Enfermagem utiliza o gerenciamento no seu processo de trabalho e vem, ao longo dos anos, buscando meios mais eficazes de adequar modelos administrativos

Leia mais

L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida)

L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida) L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida) Liderança é inata? Abordagem Genética - Antigamente acreditava-se que o indivíduo nascia com características, aptidões e valores próprios de um líder. Na moderna

Leia mais

Principais Teóricos da Gestão de Pessoas

Principais Teóricos da Gestão de Pessoas Principais Teóricos da Gestão de Pessoas GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS - O Capital Humano está inserido no Capital Intelectual, assim sendo pessoas representam a maior força de vantagem

Leia mais

Abordagem Humanística Críticas a Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Críticas a Abordagem Humanística Uninove Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º. Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina: http://fabiotga.blogspot.com Semana 05 Abordagem Humanística Críticas a Abordagem Humanística

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PESSOAS Comparativo entre idéias

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PESSOAS Comparativo entre idéias FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PESSOAS Comparativo entre idéias ALINE GUIDUCCI UBÁ MINAS GERAIS 2009 ALINE GUIDUCCI INTRODUÇÃO À GESTÃO DE

Leia mais

1.Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial

1.Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial 1.Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial 1. A Administração e suas Perspectivas O conhecimento administrativo: as Teorias

Leia mais

Os pressupostos básicos para a teoria de Bertalanffy foram os seguintes:

Os pressupostos básicos para a teoria de Bertalanffy foram os seguintes: Teoria Geral de Sistemas Uma introdução As Teorias Clássicas (Administração Científica e Teoria Clássica), a Abordagem Humanística (Teoria das Relações Humanas), a Teoria Estruturalista e a Teoria da Burocracia

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E GERENCIAIS ALVES FORTES FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Professor: Allan Ferreira Capítulo

Leia mais

TEORIAS E MODELOS DE GESTÃO

TEORIAS E MODELOS DE GESTÃO TEORIAS E MODELOS DE GESTÃO Capítulo 02 1 EVOLUÇÃO DAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS INICIADAS DE FATO POR FAYOL E TAYLOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX PRODUZIDAS COM BASE EM UMA NECESSIDADE DE CADA MOMENTO DA GERAÇÃO

Leia mais

45 Questões Quizz Int. Administração 1sem 2009

45 Questões Quizz Int. Administração 1sem 2009 45 Questões Quizz Int. Administração 1sem 2009 Questão 1 Entende-se por organização o conjunto de... a) técnicas que favorecem o processo de produção, cabendo a seus dirigentes encontrar métodos de trabalho

Leia mais

2 SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO

2 SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO 2 SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO 2.1 IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO Um ponto muito importante na administração é a sua fina relação com objetivos, decisões e recursos, como é ilustrado na Figura 2.1. Conforme

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração:

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração Profa. Andréia Antunes da Luz andreia-luz@hotmail.com No despontar do XX, 2 engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

Leia mais

5. Teoria das Relações Humanas

5. Teoria das Relações Humanas 5. Teoria das Relações Humanas Conteúdo 1. Introdução 2. Características das Teorias Anteriores 3. Origem da Teoria das Relações Humanas 4. Funcionalismo 5. Psicologia Dinâmica 6. A Experiência em Hawthorne

Leia mais

Pode ser desdobrada em 2 orientações diferentes que se completam.

Pode ser desdobrada em 2 orientações diferentes que se completam. Evolução da Teoria Administrativa Escolas de Concepção Administrativa. Abordagem Clássica da Administração. Pode ser desdobrada em 2 orientações diferentes que se completam. 1 - Visão Americana: Liderada

Leia mais

Sociologia das organizações

Sociologia das organizações Sociologia das organizações Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Pessoas: recursos X parceiros Pessoas como recursos Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO NA EMPRESA B2W DIGITAL *

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO NA EMPRESA B2W DIGITAL * A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO NA EMPRESA B2W DIGITAL * Eliane Barbosa Martins (FACEQ) ** Reginaldo dos Santos Cunha (FACEQ) *** Maria Clara Lopes Saboya (USP/FAFE/FACEQ)

Leia mais

A TEORIA GERAL DE SISTEMAS (TGS) E A ADMINISTRAÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA (COMAER)

A TEORIA GERAL DE SISTEMAS (TGS) E A ADMINISTRAÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA (COMAER) Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais - UNIFA 137 A TEORIA GERAL DE SISTEMAS (TGS) E A ADMINISTRAÇÃO DO COMANDO DA AERONÁUTICA (COMAER) Lino Braz da Cruz 1 RESUMO A proposta de projeto de

Leia mais

Teoria Organizacional da Administração

Teoria Organizacional da Administração SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Conceitos de Administração... 2 Habilidades necessárias ao gestor... 2 Evolução das Teorias Administrativas... 2 1 Teoria da Administração Científica... 3 2 Abordagem Anatômica

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração Teorias da Administração A empresa Evolução histórica Mecanicismo Padronização e diversificação de produtos A Revolução Industrial Os pensadores da Administração A EMPRESA Toda organização industrial deve

Leia mais

Teorias e Modelos de Gestão

Teorias e Modelos de Gestão Teorias e Modelos de Gestão Objetivo Apresentar a evolução das teorias e modelo de gestão a partir das dimensões econômicas, filosóficas, pol Iticas, sociológicas, antropológicas, psicológicas que se fazem

Leia mais

Gestão de pessoas. Gestão de pessoas

Gestão de pessoas. Gestão de pessoas Gestão de pessoas Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Gestão de pessoas Gestão de pessoas ou administração de RH? Uma transformação das áreas e de seus escopos de atuação; Houve mudança ou é somente semântica;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR. Prof. Bento

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR. Prof. Bento ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR Prof. Bento QUESTÕES Doc. # 1 Revisão Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação UMA TEORIA É UMA EXPLICAÇÃO LÓGICA OU ABSTRACTA DE UM PROBLEMA OU CONJUNTO DE

Leia mais

1.-A Gestão e a evolução das teorias da Gestão

1.-A Gestão e a evolução das teorias da Gestão 1.-A Gestão e a evolução das teorias da Gestão 1.2- História do Pensamento sobre a Gestão 1 GESTÃO 1.-A Gestão e a evolução das teorias da Gestão 1.2- História do Pensamento sobre a Gestão 2 1.2-História

Leia mais

3. Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA)

3. Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA) 3. Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA) Conteúdo 1. Conceitos Básicos 2. Histórico da Teoria Geral da Administração (TGA) 3. Abordagem Clássica da Administração 1 Bibliografia Recomenda Livro

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais. Sistemas de Informações Gerenciais. Tecnologia e Gestão. Prof. Ms. André Ricardo Nahas

Sistemas de Informação Gerenciais. Sistemas de Informações Gerenciais. Tecnologia e Gestão. Prof. Ms. André Ricardo Nahas Sistemas de Informações Gerenciais Tecnologia e Gestão Pauta: Contexto Histórico Teoria Geral de Sistemas Administração de Sistemas de Informação Conceituação Instrumentos de Gestão Tendências Administração

Leia mais

A motivação para o trabalho com enfoque no aspecto financeiro

A motivação para o trabalho com enfoque no aspecto financeiro XII I SIMPEP Bauru,SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006 A motivação para o trabalho com enfoque no aspecto financeiro Marco Antonio de Carvalho (UNESP) macarvalho@feb.unesp.br Bruno Vinicius Martini da

Leia mais

A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. Partiram de pontos distintos

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR TEORIAS ADMINISTRATIVAS

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR TEORIAS ADMINISTRATIVAS NATUREZA E EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR TEORIAS ADMINISTRATIVAS Categorias das teorias administrativas Ênfase nas tarefas Ênfase na estrutura

Leia mais

I I HAVE BEEN IMPRESSED WITH THE URGENCY OF DOING. KNOWING IS NOT ENOUGH; WE MUST APPLY. BEING WILLING IS NOT ENOUGH; WE MUST DO.

I I HAVE BEEN IMPRESSED WITH THE URGENCY OF DOING. KNOWING IS NOT ENOUGH; WE MUST APPLY. BEING WILLING IS NOT ENOUGH; WE MUST DO. I I HAVE BEEN IMPRESSED WITH THE URGENCY OF DOING. KNOWING IS NOT ENOUGH; WE MUST APPLY. BEING WILLING IS NOT ENOUGH; WE MUST DO. Leonardo da Vinci PLANO ORIGENS DA TEORIA CLÁSSICA QUEM FOI TAYLOR? LIVRO

Leia mais

44723-02 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIALPARA A ENGENHARIA. Prof. Sérgio Brião Jardim

44723-02 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIALPARA A ENGENHARIA. Prof. Sérgio Brião Jardim 44723-02 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIALPARA A ENGENHARIA Prof. Sérgio Brião Jardim Apresentação Assunto 08 Abordagem Sistemática da Administração Observação importante: o presente texto é uma síntese do capítulo

Leia mais

Noções de Liderança e Motivação

Noções de Liderança e Motivação Liderança A questão da liderança pode ser abordada de inúmeras formas: Liderança e Poder (recursos do poder) Liderança e Dominação (teorias da dominação legítima de Max Weber) Líder pela tradição Líder

Leia mais

A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS

A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS A MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS GOMES, Elaine Dias. Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais/ACEG. E-mail: elaineapoderosa@hotmail.com

Leia mais

TEORIA CONTINGENCIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE SUA EVOLUÇÃO.

TEORIA CONTINGENCIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE SUA EVOLUÇÃO. TEORIA CONTINGENCIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE SUA EVOLUÇÃO. RESUMO Dany dos Santos Pereira 1 Marcos Rogério Rodrigues 2 Nedisson Luis Gessi 3 A Teoria da Contingência, uma das principais teorias administrativas,

Leia mais

NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS Concurso para agente administrativo da Polícia Federal Profa. Renata Ferretti Central de Concursos NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS 1. Organizações como

Leia mais

CARGOS E SALÁRIOS APRESENTAÇÃO. 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização;

CARGOS E SALÁRIOS APRESENTAÇÃO. 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização; APRESENTAÇÃO CARGOS E SALÁRIOS Diel Junior E-1/2: dielprof@gmail.com Fone: 8402 4184 1. Bacharel em Administração Uneb TCC Organização, Sistemas e Métodos: manualização; 2. Especialista em Gestão e Consultoria

Leia mais

Prof. Nilo Otani 25/08/2013

Prof. Nilo Otani 25/08/2013 Biotecnologia Teoria Geral da Administração (TGA) Prof. Nilo Otani Significado de Administração Administração e Sociedade Administração pessoal. Administração de grupos sociais: condomínio. Administração

Leia mais

Lider coach: Uma nova abordagem para a gestão de pessoas. Orlando Rodrigues.

Lider coach: Uma nova abordagem para a gestão de pessoas. Orlando Rodrigues. Lider coach: Uma nova abordagem para a gestão de pessoas. Orlando Rodrigues. Ao longo da historia da Administração, desde seus primórdios, a partir dos trabalhos de Taylor e Fayol, muito se pensou em termos

Leia mais

Teoria Comportamental da Administração (Behaviorista)

Teoria Comportamental da Administração (Behaviorista) Génese da Teoria Comportamental Teoria Comportamental da Administração (Behaviorista) Surge na década de 40 (O Comportamento Administrativo; Simon, Herbert A.; E.U.A.; 1947); Redefinição total dos conceitos

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA MAPAS ESTRATÉGICOS PROF. MSC. ADRIANO STADLER

MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA MAPAS ESTRATÉGICOS PROF. MSC. ADRIANO STADLER MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA MAPAS ESTRATÉGICOS PROF. MSC. ADRIANO STADLER Aula 1 Planejamento e Gestão Estratégica Abertura da Aula Na aula 1 faz-se necessário abordar os principais conceitos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 2- ADN-1-1º SEMESTRE/2010 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 2ADN-1 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN - FIS COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN - FIS COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN - FIS COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO FINAL A EVOLUÇÃO DA LIDERANÇA AO LONGO DO TEMPO AUTORA: FABIULA FERNANDES DE SOUZA Rio de Janeiro Março/2013 FACULDADES

Leia mais

Estado: ESPIRITO SANTO RESPONSABILIDADES GERAIS DA GESTAO DO SUS

Estado: ESPIRITO SANTO RESPONSABILIDADES GERAIS DA GESTAO DO SUS PLANILHA DE PACTUAÇÃO DAS - TCG Data da Validação: 31/03/2010 Data da Homologação: 12/04/2010 Revisão Nº:001 Pedido de Revisão: 30/03/2010 Portaria: 2.846 Data da Publicação: 25/11/2008 Estado: ESPIRITO

Leia mais

apresentado pelas alunas: Maria Samanta Pereira Silva Solange Fernandes Alvito Estela Maria Santos

apresentado pelas alunas: Maria Samanta Pereira Silva Solange Fernandes Alvito Estela Maria Santos apresentado pelas alunas: Maria Samanta Pereira Silva Solange Fernandes Alvito Estela Maria Santos Crescimento acelerado e desorganizado das empresas Necessidade de aumentar a eficiência e a competência

Leia mais

Tipos de gestão e suas respectivas lideranças

Tipos de gestão e suas respectivas lideranças Tipos de gestão e suas respectivas lideranças RODRIGUES, Ellen Laura Aparecida Associação Cultural Educacional de Itapeva Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva RODRIGUES, Gabriel José Associação

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS DA. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II FUNDAMENTOS DA. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos da unidade Abordar, caracterizar e apresentar os princípios das Teorias Teoria Científica (1903) Teoria Clássica (1916) Teoria

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SUMÁRIO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SUMÁRIO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO... 2 METÁFORAS DA ORGANIZAÇÃO... 3 ORGANIZAÇÕES COMO MÁQUINAS... 3 ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMA SOCIAL... 4 ORGANIZAÇÕES COMO SERES

Leia mais

ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A.2007.

ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A.2007. ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A.2007. RECURSOS Pessoas Informação e Conhecimento Espaço Dinheiro Instalações

Leia mais

EIM/UFPR AT086 Gestão de Projetos Prof. Umberto Klock. Gestão de pessoas

EIM/UFPR AT086 Gestão de Projetos Prof. Umberto Klock. Gestão de pessoas EIM/UFPR AT086 Gestão de Projetos Prof. Umberto Klock Gestão de pessoas PRINCIPAIS TÓPICOS 1. Cultura organizacional e outros desafios de projetos; 2. O papel do gerente de projetos; 3. O relacionamento

Leia mais

Escola das Relações Humanas

Escola das Relações Humanas Escola das Relações Humanas Principais vultos: Eltom Mayo (1880/1947), Kurt Lewin (1890/1947), John Dewey, Morris Viteles e George C. Homans. Ênfase: pessoas A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos estados

Leia mais

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO O Mundo, é uma sociedade institucionalizada e composta por ORGANIZAÇÕES em Transformação. BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a administração geral.3.ed.

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade I Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - Conceitos gerais da administração Parte 2 - Evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador

O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador O Desenvolvimento de Sistemas de Informação como campo privativo do Administrador Com o advento da Escola Clássica da Administração, Taylor e Fayol proporcionaram para o mundo corporativo um método científico

Leia mais

Curso. Administração de Empresas

Curso. Administração de Empresas Seja Bem Vindo! Curso Administração de Empresas Carga horária: 40hs Dicas importantes Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina,

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 1 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NO DESPONTAR DO SÉCULO XX, DOIS engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor,

Leia mais

APOSTILA INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

APOSTILA INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO APOSTILA DE INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Esta apostila é de apoio à disciplina de Introdução á Administração do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal

Leia mais

3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho. Administração Aula 3

3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho. Administração Aula 3 Administração Aula 3 3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho. 3.1. Comportamento Organizacional O Comportamento Organizacional estuda a dinâmica das organizações e como os grupos

Leia mais

Capacitação Continuada de Recursos Humanos: Um Programa para os Funcionários da Fundação Hospitalar de Camboriú

Capacitação Continuada de Recursos Humanos: Um Programa para os Funcionários da Fundação Hospitalar de Camboriú 1 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Daniela Alves TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO Capacitação Continuada de Recursos Humanos: Um Programa para

Leia mais

MOTIVAÇÃO UM NOVO COMBUSTÍVEL EMPRESARIAL

MOTIVAÇÃO UM NOVO COMBUSTÍVEL EMPRESARIAL MOTIVAÇÃO UM NOVO COMBUSTÍVEL EMPRESARIAL Daniele Cristine Viana da Silva 1 Maria José Vencerlau 2 Regiane da Silva Rodrigues 3 André Rodrigues da Silva 4 Fábio Fernandes 5 RESUMO O Artigo Científico tem

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012 Novembro de 2012 Aula baseada no livro Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato 7ª edição Editora Campus - 2004 Nova ênfase Administração científica tarefas Teoria clássica estrutura organizacional

Leia mais

ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO EMPRESARIAL

ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO EMPRESARIAL ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO EMPRESARIAL MÁRIO DE CARVALHO uma@welvitchia.com ou mjcuma@hotmail.com www.welvitchia.com Contribuições da disciplina A disciplina de Gestão Estratégica a nível empresarial contribui

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo para

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Gestão de Pessoas Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Percepção x trabalho em equipe GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas é responsável

Leia mais

FATEC FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS 1. Teoria da Administração

FATEC FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS 1. Teoria da Administração FATEC FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS 1 Teoria da Administração FATEC FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS 2 INDICE 1.1 - ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS... 5 1.2 - CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO...

Leia mais

O Mundo dos Negócios

O Mundo dos Negócios MAUÁ - MBA - ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHEIROS O Mundo dos Negócios Trabalho elaborado pelos professores Helton Haddad Silva Helder Haddad Silva São Paulo, Fevereiro de 1999 PARA ENGENHEIROS Copyright dos

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração

Abordagem Clássica da Administração Abordagem Clássica da Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 05 Principais Personagens Fredeick Winslow Taylor (americano) Escola da Científica: aumentar a eficiência da indústria por meio

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Gilberto de Moraes TGA - Teoria Geral da Administração II - Professor Gilberto de Moraes - 1 PROGRAMA GERAL - TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Unidade 1 - A Teoria

Leia mais

ORGAO : 25000 - MINISTERIO DA FAZENDA UNIDADE : 25208 - SUPERINTENDENCIA DE SEGUROS PRIVADOS PROGRAMA/ACAO/SUBTIT ULO/PRODUTO

ORGAO : 25000 - MINISTERIO DA FAZENDA UNIDADE : 25208 - SUPERINTENDENCIA DE SEGUROS PRIVADOS PROGRAMA/ACAO/SUBTIT ULO/PRODUTO ORGAO : 250 - MINISTERIO DA FAZENDA UNIDADE : 25208 - SUPERINTENDENCIA DE SEGUROS PRIVADOS ANEXO I (SUPLEMENTACAO) PROGRAMATIC A PROGRAMA/ACAO/SUBTIT 0681 GESTAO DA PARTICIPACAO EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Tema : Fundamentos da Administração 1 Aula Conceitos da Administração História da Administração Funções do Administrador

ADMINISTRAÇÃO. Tema : Fundamentos da Administração 1 Aula Conceitos da Administração História da Administração Funções do Administrador ADMINISTRAÇÃO Tema : Fundamentos da Administração 1 Aula Conceitos da Administração História da Administração Funções do Administrador O que devemos.. Tirar todas as dúvidas a qualquer momento Participar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ADMINISTRAÇÃO 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Administração PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA OBJETIVOS GERAIS. 1.Caracterizar as escolas e abordagens teóricas que constituem a teoria geral da administração

PLANO DE DISCIPLINA OBJETIVOS GERAIS. 1.Caracterizar as escolas e abordagens teóricas que constituem a teoria geral da administração MEC/UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CÓDIGO: STA 04018 DATA DA ORGANIZAÇÃO:

Leia mais

CAPÍTULO 10. Enfoque Comportamental na Administração

CAPÍTULO 10. Enfoque Comportamental na Administração CAPÍTULO 10 Enfoque Comportamental na Administração MAXIMIANO /TGA Fig. 9.1 A produção robotizada, que ilustra o sistema técnico das organizações, contrasta com o sistema social, formado pelas pessoas

Leia mais

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado Professora Débora Dado Prof.ª Débora Dado Planejamento das aulas 7 Encontros 19/05 Contextualizando o Séc. XXI: Equipes e Competências 26/05 Competências e Processo de Comunicação 02/06 Processo de Comunicação

Leia mais

Revista Científica INTERMEIO Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE / Faculdade de Fortaleza - FAFOR

Revista Científica INTERMEIO Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE / Faculdade de Fortaleza - FAFOR A Presença das Teorias da Administração nas Organizações: Um Estudo de Caso na Empresa S RESUMO Carlos Alberto Barbosa Maia 12 Fábio de Oliveira Aguiar Ana Paula dos Anjos Ingrid Sousa de Lima Cleidiane

Leia mais

Verônica A. Pereira Souto

Verônica A. Pereira Souto COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Verônica A. Pereira Souto VITÓRIA-ES 11 de julho 2009 VERÔNICA APARECIDA PEREIRA SOUTO MINI-CURRÍCULO PSICÓLOGA GRADUADA EM LETRAS/INGLÊS PÓS-GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - ADMINISTRAÇÃO QUESTÕES

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - ADMINISTRAÇÃO QUESTÕES QUESTÕES 01) A Administração recebeu influência da Filosofia e diversos filósofos gregos contribuíram para a Teoria da Administração. A forma democrática de administrar os negócios públicos é discutida

Leia mais

Enquadramento geral A gestão e os seus atores. Capítulo 1 Desafios que se colocam à gestão moderna 23

Enquadramento geral A gestão e os seus atores. Capítulo 1 Desafios que se colocam à gestão moderna 23 Índice PREFÁCIO PARA OS ESTUDANTES 13 PREFÁCIO PARA OS PROFESSORES 15 INTRODUÇÃO 17 PARTE 1 Enquadramento geral A gestão e os seus atores Capítulo 1 Desafios que se colocam à gestão moderna 23 1.1. As

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA NOME: PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA NOME: PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IH

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I 2 semestre 2014 De Taylor a Teoria Contingencial da Administração

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 8 - Abordagem Sistêmica da Administração De acordo com CHIAVENATO (2003), esta abordagem surge em 1951, nos Estados Unidos da América do Norte, enfocou a variável

Leia mais