ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais."

Transcrição

1 ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais. Segunda Prova (P2) 12/12/2006 OBS: 1) A prova é SEM CONSULTA. A nota da prova é = mínimo{10; pontuação da P2 + crédito da P1} 2) Múltipla escolha: responder na tabela da última folha (escrever a letra escolhida). 3) Siglas/notação usadas: MGB = movimento geométrico Browniano; OR = opções reais; r = taxa de juros livre de risco; EDO = equação diferencial ordinária; P = preço; β 1 = raiz positiva da equação quadrática fundamental da EDO; EN = equilíbrio de Nash; ENPS = EN perfeito em subjogos. 4) As figuras mencionadas na prova estão no final, antes da folha de respostas. 5) Formulário: * Lema de Itô para F(X) (subscritos denotam derivadas parciais): df = ½ F XX (dx) 2 + F X dx * Equação do movimento geométrico Browniano (MGB) para X: dx = α X dt + σ X dz. * Outros: (dz) 2 = dt; δ = dividend yield = µ α, onde µ é a taxa ajustada ao risco de X (ou taxa de retorno esperado total de X). Retorno total = ganho de capital + dividendos. * Valores esperados úteis: ; * Lucros em monopólio (M) e em duopólio de Cournot para firmas de alto custo (h) e baixo custo (l), com curva de demanda inversa linear dada por P = a - b Q T, com a > 0, b > 0, P > 0: Parte 1 Demonstração 5 pontos A demonstração pedida é a do duopólio assimétrico, que vale 5 pontos. Mas você tem uma opção de menor valor, que vale 4 pontos, que é a da competição perfeita. Você deverá assinalar qual das duas demonstrações você optou em fazer e fazê-la na folha de papel almaço (escreva o nome!). A seguir os enunciados da demonstração pedida (duopólio) e a demonstração alternativa. A) Demonstração que vale 5 pontos: Duopólio Assimétrico sob Incerteza. Firmas são não homogêneas (assimétricas) pois uma tem um custo operacional unitário mais baixo (c l ) do que a outra firma (c h ). As firmas planejam investir num novo mercado num país estrangeiro.

2 A demanda é determinística em moeda estrangeira, mas a taxa de câmbio X(t) é estocástica e segue um MGB. Logo, embora o fluxo de lucro π i em caso de exercício da firma i seja determinístico em moeda estrangeira, o fluxo de lucro em moeda doméstica da firma i = X(t). π i, é estocástico. Calcular o valor do seguidor (F i ), o gatilho do seguidor (X* Fi ), o valor do líder (L i ) e escrever resumidamente como se obtém o gatilho do líder (X* Li ). OBS: Podem calcular supondo que uma firma é líder (ex. a firma l) e a outra firma é seguidora (ex.: firma h), já que na situação inversa basta trocar h por l e vice-versa. Mas especifiquem l e h. * Podem usar tanto o método integral como o método diferencial (ou misto: método integral para alguns valores e método diferencial para outros). * Quem usar o método diferencial (contingent claims: escreve as equações de retorno de um portfólio que pode ser livre de risco, usa o lema de Itô, etc.), pode deduzir a EDO apenas uma vez (por ex., para o seguidor) e depois escrever a outra EDO diretamente (mas atenção para a diferença no termo de cash-flow da EDO). Isso evita trabalho repetitivo quase igual com notação diferente e apenas um termo realmente diferente (o termo de cash-flow). Mas é claro que as condições de contorno são diferentes. Mas se você não se sentir muito seguro(a), pode deduzir toda a EDO novamente. B) Demonstração alternativa que só vale 4 pontos: Competição Perfeita sob Incerteza. Seja um grande número de firmas homogêneas que podem entrar num mercado em competição perfeita. A entrada no mercado é livre, mas paga um investimento I. O preço do produto P é dada pela curva de demanda inversa P = Y D(Q), onde Y é um fator de choque estocástico da demanda e segue um MGB e Q é a produção total da indústria. Q também é o número de firmas ativas, pois cada firma produz uma unidade e o custo operacional é zero. O valor de uma firma ativa (produzindo uma unidade em perpetuidade) no mercado é V(P). Determine a equação do gatilho P* da competição perfeita, onde as outras firmas entram no mercado. Para tal mostre como chegar na chegar na EDO de V(P) pelo método dos contingent claims, escreva as soluções geral e particular da EDO e as condições de contorno e/ou equilíbrio.

3 Parte 2 Questões Conceituais 6 pontos 1) Assinale a afirmativa ERRADA. Vale 0,5 pontos: a) A teoria dos jogos tradicional geralmente ignora os avanços da teoria de finanças sobre risco e retorno, assim como o valor da flexibilidade sob incerteza. b) A teoria das opções reais tradicional geralmente ignora a presença de competidores ou trata a competição de forma exógena. c) A teoria das opções reais tradicional geralmente só considera o equilíbrio de Pareto entre as firmas, mas não o equilíbrio de Nash e outros conceitos consagrados de teoria dos jogos. d) A teoria das opções reais e a teoria dos jogos e são teorias complementares, pois a primeira modela o valor da flexibilidade sob incerteza e a segunda modela de forma endógena o equilíbrio sob competição. e) Nos modelos da teoria dos jogos de opções reais, é geralmente quantificado quanto vale a oportunidade de investimento de uma firma (opção real) dado que a presença de outra firma afeta o valor dessa opção. 2) Assinale a afirmativa ERRADA. Vale 0,5 pontos: a) A análise com ferramentas típicas de opções reais, tais como processos estocásticos e otimização sob incerteza, permite estender a teoria microeconômica tradicional para uma realidade dinâmica de mercado, com incertezas e opções. b) Suponha que uma firma produz em perpetuidade uma unidade de produto de preço corrente P 0, que segue um MGB e custo operacional determinístico C. No caso de competição perfeita, o valor da firma é igual a P 0 /δ C/r, onde δ é a taxa de conveniência (dividendo). c) No caso clássico de OR, o valor da firma é uma função convexa dos preços, enquanto que em competição perfeita o valor da firma é uma função côncava da demanda. d) Num equilíbrio em expectativas racionais, cada firma toma como dado o mesmo processo estocástico da variável estocástica de mercado relevante. e) No modelo dinâmico de competição perfeita com firmas homogêneas, o gatilho P* é uma barreira refletora, pois as firmas irão exercer suas opções de entrada ofertando a quantidade necessária para que os preços não subam mais que P*.

4 3) Assinale a afirmativa CERTA no modelo de competição perfeita, com preços P = Y D(Q), onde D(Q) é a função demanda inversa e Y é o fator estocástico (choque) da demanda. Vale 0,5 pontos: a) Enquanto o preço P segue um MGB sem restrição, o choque da demanda Y segue um MGB com restrição, pois D(Q) varia com a entrada de novas firmas. b) No ponto de entrada das firmas, em Y*, o grande aumento da oferta faz derrubar a demanda e sua queda faz a oferta recuar, aumentando os preços. c) O ponto de entrada das firmas no gatilho é EN, pois as firmas não têm incentivos para simultaneamente desviarem dessa estratégia de exercício de suas opções. d) A estratégia de entrada simultânea das firmas no gatilho é ENPS mas não é equilíbrio de Markov, pois a estratégia ótima independe do estado da natureza (valor corrente do preço). e) Em todo subjogo iniciado num instante t qualquer, não há incentivo unilateral para uma firma desviar da estratégia de exercer sua opção no primeiro instante em que P = gatilho. Logo, é um ENPS. 4) Assinale a afirmativa ERRADA. Vale 0,5 pontos: a) No modelo de competição perfeita sob incerteza, diz-se que a miopia é ótima devido ao fato do gatilho de entrada em competição perfeita ser igual ao gatilho de exercício ótimo quando ela não tem competidor. b) No modelo de competição perfeita sob incerteza, diz-se que a miopia é ótima também devido ao fato do valor da firma em competição perfeita ser igual ao valor da firma quando ela não tem competidor. c) A caracterização de miopia ótima significa que cada firma pode agir otimamente como se fosse a última firma a entrar no mercado, ignorando a competição. d) No modelo de competição perfeita, um aumento da incerteza aumenta o valor do gatilho, pois aumenta o valor presente das perdas competitivas e assim aumenta o gatilho requerido para uma firma racional entrar. e) No modelo de OR tradicional sem competição, um aumento da incerteza também aumenta o valor do gatilho de exercício ótimo da opção, mas porque aumenta o valor da espera. 5) Assinale a afirmativa CERTA. Vale 0,5 pontos: a) O valor esperado da firma em competição perfeita sob incerteza é zero tanto antes de entrar, como no ponto de entrada (gatilho).

5 b) O valor da opção de espera em competição perfeita sob incerteza é F = A P β1, onde A é uma constante negativa. c) O valor da opção de espera em competição perfeita sob incerteza é F = A P β1, onde A é uma constante positiva. d) O VPL esperado de exercício da firma em competição perfeita sob incerteza é maior que zero, mas menor do que no caso de monopólio. e) O valor da opção de espera é zero em competição perfeita sob incerteza, mas o valor esperado da firma é estritamente positivo no gatilho de exercício. 6) Assinale a afirmativa ERRADA. Vale 0,5 pontos: a) Nos jogos de parada ótima ( timing games ) as estratégias puras são tempos de parada. No contexto de jogos de opções reais, tempo de parada é o primeiro instante em que uma variável estocástica atinge um valor de gatilho. b) Vimos que no caso de jogos de parada ótima com estratégias simples de gatilho, em geral se pode resolver o jogo usando tanto o método diferencial como o método integral. c) No modelo de duopólio simétrico sob incerteza, o preço do produto depende tanto do fator estocástico da demanda (Y) como da quantidade produzida pela indústria (Q). d) O conceito de gatilho de exercício de uma firma pode ser visto como o ponto em que essa firma está indiferente entre exercer sua opção e não exercer (esperar). e) No modelo de duopólio simétrico sob incerteza, o valor do líder pode sofrer um salto para baixo no gatilho de entrada do seguidor, criando uma descontinuidade no valor do líder L(Y). 7) Assinale a afirmativa ERRADA. Vale 0,5 pontos: a) No modelo de duopólio simétrico, se o estado inicial da demanda Y 0 for menor que o gatilho do líder a probabilidade de cada firma ser líder é de 50%, mas se Y 0 estiver entre os gatilhos do líder e do seguidor, então existe uma probabilidade > 0 de exercício simultâneo por erro. b) No modelo de duopólio assimétrico, o valor de se tornar líder (L) pode ser visto como o valor da firma com lucro monopolista em perpetuidade, abatido do valor presente esperado das perdas competitivas devido a possível entrada do seguidor e abatido do investimento. c) No modelo de duopólio assimétrico, a vantagem competitiva de uma firma pode ser tão grande, que ela pode exercer otimamente a opção no gatilho do monopolista, ignorando a competição.

6 d) No modelo de duopólio assimétrico, sempre existem pelo menos dois ENPS em estratégias puras, um com a firma de alto custo sendo líder e a de baixo custo como seguidora e o outro invertendo os papéis das firmas. e) No modelo de duopólio assimétrico, o valor do seguidor pode ser visto como o valor presente do payoff de exercício da opção no gatilho, trazido a valor presente pelo fator de desconto esperado E[- r t*], onde t* é o tempo estocástico de exercício da opção pelo seguidor. 8) Assinale a afirmativa CERTA. Veja a FIGURA 1 para responder. Vale 0,5 pontos: a) O ponto A indica a entrada do líder, o ponto B a entrada do seguidor, a curva C é do valor do líder, a curva D é do valor do seguidor e a curva E é do valor em exercício simultâneo. b) O ponto A indica a entrada do líder, o ponto B a entrada do seguidor, a curva C é do valor do líder, a curva D é do valor em exercício simultâneo e a curva E é do valor do seguidor. c) O ponto A indica a entrada do líder, o ponto B a entrada do seguidor, a curva C é do valor do seguidor, a curva D é do valor do líder e a curva E é do valor em exercício simultâneo. d) O ponto A indica a entrada do seguidor, o ponto B a entrada do líder, a curva C é do valor do líder, a curva D é do valor do seguidor e a curva E é do valor em exercício simultâneo. e) O ponto A indica a entrada do líder, o ponto B a entrada do seguidor, a curva C é do valor do seguidor, a curva D é do valor do líder e a curva E é do valor em colusão tácita. 9) Assinale a afirmativa CERTA. Veja a FIGURA 2 para responder, que assinala o valor da firma numa das infinitas colusões tácitas possíveis. Vale 0,5 pontos: a) A região A assinalada indica que essa colusão não é ENPS se no instante inicial (t = 0) o fator Y pertencer a essa região. Mas se Y(t = 0) = 0,5 (por ex.), então a colusão é ENPS. b) Para valores de Y inferiores ao limite inferior da região A, a colusão é ENPS, mas para valores maiores (dentro ou fora da região), a colusão é apenas EN e não ENPS. c) Para valores de Y superiores ao limite superior da região A, a colusão é ENPS, mas para valores menores (dentro ou fora da região), a colusão é apenas EN e não ENPS. d) A colusão não é ENPS para todo Y, pois mesmo para valores de Y superiores ao limite superior da região A, a demanda Y pode oscilar para baixo num instante posterior t entrando na região A.

7 e) Para valores de Y superiores ao limite superior da região A, a colusão é ENPS, mas para valores menores (dentro ou fora da região), a colusão não é ENPS. Se Y oscilar para baixo, os jogadores não desviarão, pois já terão experimentado a colusão (efeito reputação). 10) Assinale a afirmativa CERTA. Veja a FIGURA 3 para responder, relativa ao modelo de duopólio assimétrico sob incerteza (uma firma é de alto custo e a outra é de baixo custo). Vale 0,5 pontos: a) A curva A indica o valor de líder da firma de alto custo, a curva B o valor de líder da firma de baixo custo, a curva C o valor em exercício simultâneo da firma de alto custo, a curva D o valor em exercício simultâneo da firma de baixo custo e as curvas E e F os valores das firmas como seguidoras. b) A curva A indica o valor de líder da firma de alto custo, a curva B o valor de líder da firma de baixo custo, a curva C o valor de seguidor da firma de alto custo, a curva D o valor de seguidor da firma de baixo custo e as curvas E e F os valores das firmas em exercícios simultâneos. c) A curva A indica o valor de líder da firma de baixo custo, a curva B o valor de líder da firma de alto custo, a curva C o valor de seguidor da firma de baixo custo, a curva D o valor de seguidor da firma de alto custo e as curvas E e F os valores das firmas em exercícios simultâneos. d) A curva A indica o valor de líder da firma de baixo custo, a curva B o valor de líder da firma de alto custo, a curva C o valor em exercício simultâneo da firma de baixo custo, a curva D o valor em exercício simultâneo da firma de alto custo e as curvas E e F os valores das firmas como seguidoras. e) Nenhuma das respostas acima está correta. 11) Assinale a afirmativa CERTA. Veja a FIGURA 4 para responder, que é um zoom da figura 3 anterior. Vale 0,5 pontos: a) O ponto A indica apenas o ponto de indiferença de uma das firmas em ser líder ou seguidor, mas o ponto ótimo de entrada como líder é o ponto B para a firma de baixo custo e o ponto C para a firma de alto custo (se a rival não tiver entrado antes). b) O ponto A indica o ponto ótimo de entrada da firma de baixo custo como líder e o ponto C indica o ponto ótimo de entrada da firma de alto custo como líder (se a rival não tiver entrado antes).

8 c) O ponto A indica o ponto ótimo de entrada da firma de alto custo como líder e o ponto C indica o ponto ótimo de entrada da firma de baixo custo como líder (se a rival não tiver entrado antes). d) O ponto A indica apenas o ponto de indiferença de uma das firmas em ser líder ou seguidor, mas o ponto ótimo de entrada como líder é o ponto B para a firma de alto custo e o ponto C para a firma de baixo custo (se a rival não tiver entrado antes). e) Nenhuma das respostas anteriores. 12) Assinale a afirmativa ERRADA sobre o modelo de oligopólio sob incerteza. Vale 0,5 pontos: a) No modelo existe um preço máximo (barreira refletora), causada pela expansão simultânea da produção das firmas no mercado. Quanto maior o número de firmas, maior é esse preço máximo. b) No modelo, o prêmio de exercício ótimo (VPL no exercício) diminui com o número de firmas e tende a zero quando o número de firmas tende a infinito. c) O modelo permite fazer simulações que mostra que a produção esperada em equilíbrio é maior quanto maior o número de firmas (n), mas o gatilho é menor com o aumento de n. d) O modelo é abrangente, pois como casos particulares pode se obter o monopólio (n = 1), o duopólio simétrico (n = 2) e a competição perfeita (n = infinito). e) O modelo é apropriado principalmente para análise individual de uma firma num mercado em oligopólio, mas não é tão interessante para analisar o equilíbrio de toda a indústria.

9 FIGURAS MENCIONADAS Figura 1 Duopólio Simétrico Sob Incerteza Figura 2 - Duopólio Simétrico Sob Incerteza e Colusão Tácita

10 Figura 3 Duopólio Assimétrico Sob Incerteza Figura 4 Duopólio Assimétrico Sob Incerteza: Zoom da Figura 3.

11 FOLHA DE RESPOSTAS DA MÚLTIPLA ESCOLHA Nome do aluno ou da aluna: Questão Resposta (letra) 1 C 2 B 3 E 4 B 5 A 6 E 7 D 8 C 9 D 10 D 11 A 12 E

ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais.

ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais. ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais. Segunda Prova Extra (P2 de segunda chamada) 18/12/2006 OBS: 1) A prova é SEM CONSULTA. A nota da

Leia mais

IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais

IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais PROVA P2 1 o Semestre de 2007-03/07/2007 OBS: 1) A prova é SEM CONSULTA. Nota da prova = mínimo{10; pontuação da P2 + crédito da P1} 2) Verdadeiro ou

Leia mais

A prova é SEM CONSULTA. Não são permitidas calculadoras ou quaisquer equipamentos eletrônicos. Celulares devem ser desligados e guardados.

A prova é SEM CONSULTA. Não são permitidas calculadoras ou quaisquer equipamentos eletrônicos. Celulares devem ser desligados e guardados. ELE2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais. Primeira Prova 23/10/2007 A prova é SEM CONSULTA. Não são permitidas calculadoras ou quaisquer

Leia mais

Parte III MODELAGEM DA INCERTEZA COM PROCESSOS ESTOCÁSTICOS... 1

Parte III MODELAGEM DA INCERTEZA COM PROCESSOS ESTOCÁSTICOS... 1 SUMÁRIO Apresentação da Petrobras/Recursos Humanos... Apresentação da Petrobras/Planejamento Financeiro... Prefácio do Autor... Lista de Figuras... Lista de Tabelas... Lista de Símbolos e Abreviaturas...

Leia mais

Outros Jogos de Opções Reais Nessa parte serão analisados dois jogos numa mesma aplicação:

Outros Jogos de Opções Reais Nessa parte serão analisados dois jogos numa mesma aplicação: ELE 2005: Análise Estratégica de Investimentos e de Decisões com Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais Parte 7: Outros Jogos de Opções Reais. Marco Antonio Guimarães Dias, E-mail: marcoagd@pobox.com

Leia mais

Observação: Responda no mínimo 70% das questões. (**) responda no mínimo duas questões com essa marcação

Observação: Responda no mínimo 70% das questões. (**) responda no mínimo duas questões com essa marcação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBE- MASTER OF BUSINESS ECONOMICS DISCIPLINA: Comportamento

Leia mais

Parte 7: Método Integral de Otimização sob Incertezas. Jogos de Opções Reais. Marco Antonio Guimarães Dias, Professor Adjunto, tempo parcial

Parte 7: Método Integral de Otimização sob Incertezas. Jogos de Opções Reais. Marco Antonio Guimarães Dias, Professor Adjunto, tempo parcial IND 2072: Análise de Investimentos com Opçõ ções Reais e Jogos de Opçõ ções Parte 7: Método Integral de Otimização sob Incertezas. Jogos de Opções Reais. Marco Antonio Guimarães Dias, Professor Adjunto,

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMICS 2009/2010

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMICS 2009/2010 UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO MICROECONOMICS 2009/2010 References: - Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Harvester Wheatsheaf (G) - Mas-Collel, A., M.

Leia mais

Modelos de Oligopólio. Paulo C. Coimbra

Modelos de Oligopólio. Paulo C. Coimbra Modelos de Oligopólio Paulo C. Coimbra 1 Modelos de Oligopólio Existem três modelos de oligopólio dominantes Cournot Bertrand Stackelberg líder-seguidora Eles são distinguidos pela variável de decisão

Leia mais

Jogos. A teoria dos jogos lida com as interações estratégicas que ocorrem entre os agentes.

Jogos. A teoria dos jogos lida com as interações estratégicas que ocorrem entre os agentes. Jogos A teoria dos jogos lida com as interações estratégicas que ocorrem entre os agentes http://robguena.fearp.usp.br/anpec/tjogos.pdf a) Descrição de um jogo Teoria dos Jogos Jogadores: quem está envolvido

Leia mais

CAPÍTULO 6 * JOGOS NA FORMA ESTRATÉGICA COM INFORMAÇÃO COMPLETA

CAPÍTULO 6 * JOGOS NA FORMA ESTRATÉGICA COM INFORMAÇÃO COMPLETA CAPÍTULO 6 * JOGOS NA FORMA ESTRATÉGICA COM INFORMAÇÃO COMPLETA Objetivos: Definir a forma normal ou estratégica para representação de jogos estáticos com informação completa e desenvolver os conceitos

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. A relação de preferência é dita racional se ela é completa e transitiva; II. Somente a relação de preferência racional

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCEITOS BÁSICOS DE TEORIA DOS JOGOS E MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

CAPÍTULO 5 CONCEITOS BÁSICOS DE TEORIA DOS JOGOS E MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO DE MERCADO CAPÍTULO 5 CONCEITOS BÁSICOS DE TEORIA DOS JOGOS E MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO DE MERCADO 5.1 INTRODUÇÃO A Teoria dos Jogos é o instrumento natural para a avaliação de poder de mercado em ambientes competitivos.

Leia mais

Indústria Competitiva Dinâmica Nos casos anteriores as firmas eram só tomadoras de preços e detinham o monopólio da opção de investir.

Indústria Competitiva Dinâmica Nos casos anteriores as firmas eram só tomadoras de preços e detinham o monopólio da opção de investir. IND 2072: Análise de Investimentos com Opçõ ções Reais e Jogos de Opçõ ções Parte 6: Equilíbrio Dinâmico de Mercado. Competição Perfeita e Imperfeita. Teoria dos Jogos. Marco Antonio Guimarães Dias, Professor

Leia mais

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin ECO/UnB 2013-I. Aula 7 Teoria dos Jogos Maurício Bugarin. Cap. 2. Jogos Estáticos com Informação Completa

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin ECO/UnB 2013-I. Aula 7 Teoria dos Jogos Maurício Bugarin. Cap. 2. Jogos Estáticos com Informação Completa Teoria dos Jogos Prof Maurício Bugarin ECO/UnB 013-I Cap Jogos Estáticos com Informação Completa Roteiro Capítulo Jogos Estáticos com Informação Completa (Cap 1 do livro-texto) 1 A Forma Normal e o Conceito

Leia mais

6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução

6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução 6 Estudo de Casos: Valor da Opção de Investimento em Informação por Aproximação com Números Fuzzy 6.1. Introdução Este capítulo apresenta o segundo estudo de casos, no qual também são empregados números

Leia mais

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos.

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos. Capítulo 27 Oligopólio Questões de verdadeiro ou falso 27.1. No equilíbrio de Cournot cada firma escolhe a quantidade que maximiza o seu próprio lucro assumindo que a firma rival vai continuar a vender

Leia mais

MICROECONOMIA II. Teoria dos Jogos CAP. 10 Nicholson CAP. 13 Pindyck

MICROECONOMIA II. Teoria dos Jogos CAP. 10 Nicholson CAP. 13 Pindyck MICROECONOMIA II Teoria dos Jogos CAP. 10 Nicholson CAP. 13 Pindyck 1. Introdução Teoria dos Jogos envolve o estudo de situações estratégicas Modelos de Teoria dos Jogos procuram abordar situações estratégicas

Leia mais

FICHA DE REVISÕES Micro 1

FICHA DE REVISÕES Micro 1 FIH DE REVISÕES Micro 1 1) Monopólio Num determinado mercado, servido só por uma empresa, a procura de mercado desse bem é dada por Q D = 100 P +, em que P é o preço do bem e os gastos em publicidade efectuados

Leia mais

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção

Microeconomia. Prof.: Antonio Carlos Assumpção Microeconomia Oligopólio Prof.: Antonio Carlos Assumpção Interdependência e o Equilíbrio de Nash Concorrência via Quantidade O Modelo de Cournot Cartel Modelo de Stackelberg Os Modelos Comparados Concorrência

Leia mais

Aula 05 Transformadas de Laplace

Aula 05 Transformadas de Laplace Aula 05 Transformadas de Laplace Pierre Simon Laplace (1749-1827) As Transformadas de Laplace apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência em função de uma variável s que é um número

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Economia CAEN Universidade Federal do Ceará

Curso de Pós-Graduação em Economia CAEN Universidade Federal do Ceará Curso de Pós-Graduação em Economia CAEN Universidade Federal do Ceará Exame de Qualificação em Microeconomia 06 de Março de 2009 Leia com a atenção as instruções abaixo:. A prova compõe-se de quatro questões

Leia mais

Opções Reais. Modelagem do Ativo Básico. Processos Estocásticos. Modelando Incerteza. Processos Estocásticos. IAG PUC-Rio

Opções Reais. Modelagem do Ativo Básico. Processos Estocásticos. Modelando Incerteza. Processos Estocásticos. IAG PUC-Rio Opções Reais Modelagem do Ativo Básico Prof. Luiz Brandão brandao@iag.puc-rio.br IAG PUC-Rio Processos Estocásticos Modelando Incerteza Processos Estocásticos A incerteza em um projeto pode ter mais do

Leia mais

Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1. Jogos e Decisões Estratégicas 2. Estratégias Dominantes 3. O Equilíbrio de Nash Revisitado 4. Jogos Repetitivos 5. Jogos Sequenciais 6. Desencorajamento à entrada

Leia mais

Concorrência Perfeita

Concorrência Perfeita UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: Teoria Microeconômica II Professor: Sabino da Silva Porto Junior Lista 1-2007/01 Concorrência Perfeita (ANPEC 97)

Leia mais

Oligopólio. lio. Janaina da Silva Alves

Oligopólio. lio. Janaina da Silva Alves Oligopólio lio Janaina da Silva Alves Sumário Definição de oligopólio Modelos de competição imperfeita 3 Modelo de Cournot 4 Cartel ou conluio 5 Modelo de Stackelberg 6 Modelo de liderança de preços 7

Leia mais

Jogos Estratégias Mistas

Jogos Estratégias Mistas Jogos Estratégias Mistas Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Aula Passada Equilíbrio de Nash ninguém tem incentivo de desviar da estratégia Vários equilíbrios qual será a saída? Jogos de Coordenação

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Competição Estratégica e Organização de Mercados Primeira prova: 30/08/2003

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Competição Estratégica e Organização de Mercados Primeira prova: 30/08/2003 Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Competição Estratégica e Organização de Mercados- 003 Primeira prova: 30/08/003 Questão 1: Considere o jogo do covarde(the Chicken Game), representado abaixo

Leia mais

1 Introdução e Motivação 1.1. Os Objetivos da Tese

1 Introdução e Motivação 1.1. Os Objetivos da Tese 1 Introdução e Motivação 1.1. Os Objetivos da Tese A teoria das opções reais é uma metodologia consolidada para a análise de investimentos sob condições de incerteza. Modelos de opções reais em petróleo

Leia mais

Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis. 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções:

Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis. 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções: Matemática Aplicada à Economia I Lista 3 Cálculo a Várias Variáveis 1) Use o método das fatias para esboçar os gráficos das seguintes funções: f) 2) Esboce conjuntos de nível de cada uma das seguintes

Leia mais

2. Em um modelo Keynesiano observa-se um aumento exógeno da produtividade do trabalho. Essa mudança apresenta o seguinte corolário:

2. Em um modelo Keynesiano observa-se um aumento exógeno da produtividade do trabalho. Essa mudança apresenta o seguinte corolário: Universidade de Brasília Departamento de Economia Disciplina: Economia do Trabalho Professor: Carlos Alberto Período: 2/2011 Segunda Prova Questões 1. Imaginemos um modelo Keynesiano em economia fechada.

Leia mais

Notas de Aula 5: MONOPÓLIO (Varian cap.23) Uma firma em uma indústria Não há substitutos próximos para o bem que a firma produz Barreiras à entrada

Notas de Aula 5: MONOPÓLIO (Varian cap.23) Uma firma em uma indústria Não há substitutos próximos para o bem que a firma produz Barreiras à entrada TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II Primeiro Semestre/2001 Professor: Sabino da Silva Porto

Leia mais

Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas

Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas Finanças Internacionais - Macroeconomia Aberta: Teoria, Aplicações e Políticas Capítulo 6 Moeda e câmbio no longo prazo Roteiro 1 Mercados de moeda, títulos e bens Introdução Mercado de moeda Mercado de

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. O formato das curvas de indiferença pode significar diferentes graus de desejo de substituir uma mercadoria por outra.

Leia mais

2 Tipos de Opções Reais

2 Tipos de Opções Reais Tipos de Opções Reais 20 2 Tipos de Opções Reais Neste capítulo, iremos abordar os principais tipos de opções reais existentes, com suas características e semelhanças com relação às opções financeiras.

Leia mais

Teoria dos jogos e opções reais: uma aplicação no mercado imobiliário brasileiro

Teoria dos jogos e opções reais: uma aplicação no mercado imobiliário brasileiro R E B E Teoria dos jogos e opções reais: uma aplicação no mercado imobiliário brasileiro Resumo: Esse trabalho replica um modelo matemático desenvolvido por Grenadier (2002), baseado na Teoria de Opções

Leia mais

Roteiro da aula: Jogos dinâmicos com informação incompleta. Mas-Collel e Green capítulo 9 Refinamentos do conceito de Equilíbrio de Nash

Roteiro da aula: Jogos dinâmicos com informação incompleta. Mas-Collel e Green capítulo 9 Refinamentos do conceito de Equilíbrio de Nash Roteiro da aula: Jogos dinâmicos com informação incompleta Mas-Collel e Green capítulo 9 Refinamentos do conceito de quilíbrio de Nash Racionalidade seqüencial quilíbrio Bayesiano perfeito quilíbrio bayesiano

Leia mais

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB 2015-II. Aula 6 Teoria dos Jogos Maurício Bugarin

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB 2015-II. Aula 6 Teoria dos Jogos Maurício Bugarin Teoria dos Jogos Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB -II Roteiro Capítulo : Jogos dinâmicos com informação completa. Jogos Dinâmicos com Informação Completa e Perfeita Forma extensiva Estratégias Equilíbrio

Leia mais

g(s, X n s )ds + t f (s, X s ) 2 ds <, P-q.s. t f (s, X s )db s, t 0.

g(s, X n s )ds + t f (s, X s ) 2 ds <, P-q.s. t f (s, X s )db s, t 0. CHAPTER 3. INTEGRAIS ESTOCÁSTICOS 88 2. Quais são as propriedades destas soluções? 3. Como podemos resolver uma dada equação? O método usual para provar a existência de uma solução da equação diferencial

Leia mais

TP043 Microeconomia 23/11/2009 AULA 21 Bibliografia: PINDYCK capítulo 12 Competição monopolística e oligopólio.

TP043 Microeconomia 23/11/2009 AULA 21 Bibliografia: PINDYCK capítulo 12 Competição monopolística e oligopólio. TP043 Microeconomia 3//009 AULA Bibliografia: PINDYCK capítulo Competição monopolística e oligopólio. Características da competição monopolística:. Muitas empresas. Livre entrada e saída 3. Produtos diferenciados

Leia mais

2 - f: R R: y = x 2 Classicação: Nem injetora, nem sobrejetora.

2 - f: R R: y = x 2 Classicação: Nem injetora, nem sobrejetora. Apostila de Métodos Quantitativos - UERJ Professor: Pedro Hemsley Funções: f: X Y : Associa a cada elemento do conjunto X um único elemento do conjunto Y. Existem tres tipos especícos de funções: Sobrejetora,

Leia mais

Lista 2 - Competição Estratégica - MFEE - EPGE/FGV - 3T2010 Monopólio e Oligopólio (Bierman & Fernandez, cap.2 - Cabral cap. 3)

Lista 2 - Competição Estratégica - MFEE - EPGE/FGV - 3T2010 Monopólio e Oligopólio (Bierman & Fernandez, cap.2 - Cabral cap. 3) Lista - Competição Estratégica - MFEE - EPGE/FGV - T010 Monopólio e Oligopólio (Bierman & Fernandez, cap. - Cabral cap. ) Professora: Joísa Dutra Saraiva Monitora: Lavinia Hollanda 1. Duas empresas aéreas

Leia mais

Equilíbrio Bayesiano Perfeito

Equilíbrio Bayesiano Perfeito Equilíbrio Bayesiano Perfeito Mas-collel et al. Cap. 9 (p. 282) Microeconomia II PPGEA/UFJF Prof a. Silvinha Vasconcelos 1. Introdução Vimos que o conceito de ENPS não é forte o suficiente para capturar

Leia mais

Teoria de Jogos Evolucionária

Teoria de Jogos Evolucionária Teoria de Jogos Evolucionária Edmundo de Souza e Silva - Daniel Ratton Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - COPPE Departamento de Ciência

Leia mais

Microeconomia. 8. Teoria dos Jogos. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 8. Teoria dos Jogos. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 8. Teoria dos Jogos Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Teoria dos Jogos Teoria dos jogos é o estudo de como os agentes se comportam

Leia mais

7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM

7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM 88 7 Avaliação de Opções Reais Através do Método LSM Neste capítulo, iremos aplicar o método desenvolvido por Longstaff & Schwartz para a avaliação de opções

Leia mais

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB 2014-I. Aula 12A Teoria dos Jogos Maurício Bugarin

Teoria dos Jogos. Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB 2014-I. Aula 12A Teoria dos Jogos Maurício Bugarin Teoria dos Jogos Prof. Maurício Bugarin Eco/UnB 2014-I Roteiro Jogos Jogos Repetidos Desenvolver o modelo de jogo repetido Provar o teorema popular Aplicar para conluio ao dilema dos prisioneiros e aos

Leia mais

Jogos de soma zero com dois jogadores

Jogos de soma zero com dois jogadores Jogos de soma zero com dois jogadores Problema: Dada uma matriz A m n, encontrar um equilíbrio de Nash (de estratégias mistas). Jogador 1 quer encontrar p que maximize v sujeito a i p i = 1 sujeito a (pa)

Leia mais

Microeconomia. 8. Teoria dos Jogos. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 8. Teoria dos Jogos. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 8. Teoria dos Jogos Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Teoria dos Jogos Teoria dos jogos é o estudo de como os agentes se comportam

Leia mais

4 A modelagem estocástica

4 A modelagem estocástica 4 A modelagem estocástica A utilização da metodologia de opções ficou, durante muito tempo, limitada a ativos financeiros que possuíam dados abundantes, e o preço de mercado do ativo subjacente era diretamente

Leia mais

Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME Mecânica dos Fluidos I

Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME Mecânica dos Fluidos I Resolução comentada da questão 1 da P1 de 2015 da disciplina PME3230 - Mecânica dos Fluidos I Caio Cancian Março 2016 Resumo A primeira questão da P1 de 2015 da disciplina PME3230 - Mecânica dos Fluidos

Leia mais

MICROECONOMIA

MICROECONOMIA MICROECONOMIA 01. (Fiscal ISS-SP/98) Se a quantidade demandada de um bem permanece inalterada quando o seu preço aumenta, pode-se concluir que a elasticidade preço deste bem é: a) Menor do que a unidade.

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand)

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand) Microeconomia II Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 2.2 Oligopólio em Preços (Bertrand) Isabel Mendes 2007-2008 18-03-2008 Isabel Mendes/MICRO II 1 O modelo de Cournot

Leia mais

Revista Brasileira de Gestão de Negócios ISSN: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Revista Brasileira de Gestão de Negócios ISSN: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Revista Brasileira de Gestão de Negócios ISSN: 1806-4892 gestnegocios@fecap.br Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Brasil de Almeida Costa, Leticia; Philadelpho Azevedo, Felipe; Samanez, Carlos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia REC0224 MICROECONOMIA II EXERCÍCIOS SOBRE TEORIA DOS JOGOS E OLIGOPÓLIO. ROBERTO GUENA DE OLIVEIRA 1) João e Maria participam de um jogo no qual estão em disputa R$10.000,00. Nesse jogo, cada um deles

Leia mais

EAE 5706: Microeconomia II: Teoria dos Jogos. Jogos de Informação Incompleta: Equilíbrio Bayesiano

EAE 5706: Microeconomia II: Teoria dos Jogos. Jogos de Informação Incompleta: Equilíbrio Bayesiano EAE 5706: Microeconomia II: Teoria dos Jogos Aula 8: Equilíbrio de Nash Bayesiano e Jogos Dinâmicos Marcos Y. Nakaguma 28/08/2017 1 Exemplo 3: Leilão de Segundo Preço com Informação Incompleta I Nestecaso,vamosassumirqueovaluationv

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio.

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II ESTÁGIO DOCÊNCIA: VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ PROFESSOR:

Leia mais

Microeconomia II. Competição Imperfeita Oligopólio. Pindyck Cap: 12

Microeconomia II. Competição Imperfeita Oligopólio. Pindyck Cap: 12 Microeconomia II Competição Imperfeita Oligopólio Pindyck Cap: 12 1. Oligopólio Oligopólio não cooperativo: Como existem poucas firmas no mercado, elas sabem que suas estratégias podem afetar o preço de

Leia mais

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção.

Encontre um valor aproximado para 3 25 com precisão de 10 5 utilizando o método da bissecção. 1 a) Mostre que f (x) = x cos x possui uma raiz no intervalo [0, 1]. b) Prove que essa raiz é única. c) Sem executar o método, preveja o número de iterações que o algoritmo da bissecção utilizaria para

Leia mais

Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia

Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia Prova de Seleção ao Doutorado Macroeconomia Programa de Pós-Graduação em Economia, FEA/USP Área Teoria Econômica 1. (40 pontos) Considere o modelo de Ramsey-Cass-Koopmans em tempo contínuo, o qual inclui

Leia mais

Teoria dos Jogos. Jogos simultâneos. Roberto Guena de Oliveira USP. 31 de outubro de 2013

Teoria dos Jogos. Jogos simultâneos. Roberto Guena de Oliveira USP. 31 de outubro de 2013 Teoria dos Jogos Jogos simultâneos Roberto Guena de Oliveira USP 31 de outubro de 2013 Roberto Guena (USP) Teoria dos Jogos 31 de outubro de 2013 1 / 58 Sumário 1 Representação de jogos com movimentos

Leia mais

Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma:

Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma: 46 VALOR ESPERADO CONDICIONADO Seja (X,Y) uma v.a. bidimensional contínua ou discreta. Define-se valor esperado condicionado de X para um dado Y igual a y da seguinte forma: Variável contínua E + ( X Y

Leia mais

DUOPÓLIOS E OLIGOPÓLIOS NÃO COOPERATIVOS

DUOPÓLIOS E OLIGOPÓLIOS NÃO COOPERATIVOS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL (EAE 508) Prof. Dr. Eduardo Luzio eluzio@usp.br Blog: h:p:/eduardoluzio.wordpress.com 2015 DUOPÓLIOS E OLIGOPÓLIOS NÃO COOPERATIVOS C&P Capítulos 10. Cabral 7. 1 Revisão Preço Concorrência

Leia mais

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS

Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS Matemática Financeira Moderna ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM ATIVOS REAIS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Os bens podem ser classificados em bens de consumo corrente e durável e ativos. Os bens de consumo corrente

Leia mais

Antiderivadas e Integrais Indefinidas

Antiderivadas e Integrais Indefinidas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Antiderivadas e Integrais

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio XXI

SUMÁRIO. Prefácio XXI SUMÁRIO Prefácio XXI CAPÍTULO 1 O Mercado 1 A Elaboração de um Modelo 1 Otimização e Equilíbrio 3 A Curva de Demanda 3 A Curva de Oferta 5 O Equilíbrio de Mercado 7 A Estática Comparativa 9 Outras Formas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2ª PARTE:

LISTA DE EXERCÍCIOS 2ª PARTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II ESTÁGIO DOCÊNCIA: VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ PROFESSOR:

Leia mais

Prova Final. Programa de Pós-Graduação em Economia. Microeconomia IV Prof.: Rogério Mazali. 30 de abril de 2016

Prova Final. Programa de Pós-Graduação em Economia. Microeconomia IV Prof.: Rogério Mazali. 30 de abril de 2016 Programa de Pós-Graduação em Economia Microeconomia IV Prof.: Rogério Mazali Prova Final 30 de abril de 2016 Instruções: Você tem 120 minutos para completar a prova. Seja preciso em suas respostas. Pontos

Leia mais

Jogos seqüenciais Teoria Microeconômica II Economia Matutino - Marcelo Ranieri Cardoso

Jogos seqüenciais Teoria Microeconômica II Economia Matutino - Marcelo Ranieri Cardoso Jogos seqüenciais Jogos seqüenciais são aqueles nos quais os jogadores não fazem os movimentos simultaneamente, mas seqüencialmente. Jogos repetitivos são um caso específico de jogos seqüenciais. Empresa

Leia mais

208 Ciências Econômicas Matutino/Noturno

208 Ciências Econômicas Matutino/Noturno UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS Edital n 09/2016 UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva 16/10/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

Leia mais

A Project is Not A Black Box

A Project is Not A Black Box A Project is Not A Black Box Análise de Projetos: Incerteza Análise de Sensibilidade Análise dos efeitos de mudanças em vendas, custos etc. no projeto. Análise de Cenários Análise de diferentes combinações

Leia mais

II. Funções de uma única variável

II. Funções de uma única variável II. Funções de uma única variável 1 II.1. Conceitos básicos A otimização de de funções de de uma única variável consiste no no tipo mais elementar de de otimização. Importância: Tipo de problema encontrado

Leia mais

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda Sistema de preços Prof. Regis Augusto Ely Agosto de 2011 - Revisão Novembro de 2012 1 Oferta e demanda 1.1 Curva de demanda A curva de demanda descreve a relação entre preço e quantidade demandada. Aumentando

Leia mais

Teoria Microeconômica II. Exercício1: Bundlingediscriminaçãodepreços

Teoria Microeconômica II. Exercício1: Bundlingediscriminaçãodepreços Teoria Microeconômica II Segunda lista de exercícios Esta lista de exercícios deve ser entregue, impreterivelmente, até as 18:00h da sexta-feira, dia 8 de setembro, para Bianca no departamento de economia.

Leia mais

Proteção de Recursos Naturais Internacionais. Populações Assimétricas: Um Tratamento em Jogos Evolucionários

Proteção de Recursos Naturais Internacionais. Populações Assimétricas: Um Tratamento em Jogos Evolucionários com Populações Assimétricas: Um Tratamento em Jogos Evolucionários Alexandre Balduino Sollaci Orientador: Gil Riella Universidade de Brasília Outubro de 2011 Introdução Recursos naturais internacionais.

Leia mais

a) Monte a situação acima na forma de um jogo, escrevendo a tabela de payoffs b) Encontre todos os equilíbrios de Nash em estratégias puras

a) Monte a situação acima na forma de um jogo, escrevendo a tabela de payoffs b) Encontre todos os equilíbrios de Nash em estratégias puras Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Ciências Econômicas Ecop 26 - Teoria Microeconômica II Prof. Sabino Porto Junior Teoria dos jogos 1 - Apresente os conceitos de: a) Equilíbrio em

Leia mais

Introdução Generalização

Introdução Generalização Cálculo 2 - Capítulo 2.9 - Derivação implícita 1 Capítulo 2.9 - Derivação implícita 2.9.1 - Introdução 2.9.3 - Generalização 2.9.2 - Derivação implícita Veremos agora uma importante aplicação da regra

Leia mais

Interacção estratégica e Teoria de Jogos

Interacção estratégica e Teoria de Jogos Interacção estratégica e Teoria de Jogos IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Nos mercados concorrenciais as empresas não interagem: são demasiado pequenas para influenciar o equilíbrio

Leia mais

1.3 Conjuntos de medida nula

1.3 Conjuntos de medida nula 1.3 Conjuntos de medida nula Seja (X, F, µ) um espaço de medida. Um subconjunto A X é um conjunto de medida nula se existir B F tal que A B e µ(b) = 0. Do ponto de vista da teoria da medida, os conjuntos

Leia mais

Notas de Aula do Curso de Análise Macroeconômica VI - Ibmec. Professor Christiano Arrigoni Coelho

Notas de Aula do Curso de Análise Macroeconômica VI - Ibmec. Professor Christiano Arrigoni Coelho Notas de Aula do Curso de Análise Macroeconômica VI - Ibmec Professor Christiano Arrigoni Coelho Vamos agora nos aprofundar na discussão sobre se a estabilização do produto e do desemprego é ou não um

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA Monopólio 1. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas e

Leia mais

4 Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais

4 Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais 4 Teoria dos Jogos e Jogos de Opções Reais 4.1. Teoria dos Jogos Tradicional 4.1.1. Introdução e Conceitos de Equilíbrio Esse capítulo analisa a interação estratégica entre firmas de uma forma endógena,

Leia mais

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010

EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MICROECONOMIA 2 o Dia: 01/10/2009 - QUINTA FEIRA HORÁRIO: 14h 30m às 16h 45m (horário de Brasília) EXAME NACIONAL DE SELEÇÃO 2010 PROVA DE MICROECONOMIA 2º Dia:

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microeconomia 1 Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista 3 - Soluções. x 2 5 = 40 x.

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microeconomia 1 Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista 3 - Soluções. x 2 5 = 40 x. Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Microeconomia 1 Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista 3 - Soluções 1) Dada as funções de demanda p(x) = 40 x e de oferta p(x) = x 5, pede-se: a) O ponto

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.4 Oligopólio e Cartel. Isabel Mendes

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 2.4 Oligopólio e Cartel. Isabel Mendes Microeconomia II Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão AULA 2.4 Oligopólio e Cartel Isabel Mendes 2007-2008 18-03-2008 Isabel Mendes/MICRO II 1 Nos modelos de oligopólio dados

Leia mais

FEARP-USP Determinantes da Taxa de Câmbio. Prof. Dra. Roseli da Silva.

FEARP-USP Determinantes da Taxa de Câmbio. Prof. Dra. Roseli da Silva. FEARP-USP Determinantes da Taxa de Câmbio Prof. Dra. Roseli da Silva roselisilva@fearp.usp.br Taxas de Câmbio Material preparado tendo por base o livro-texto: Mishkin, 2013,10 th Ed, capítulos 17 e 18

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Departamento de Economia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Departamento de Economia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Departamento de Economia Programa de Pós-Graduação em Economia Microeconomia II (EAE5706) Prof. Rafael V. X. Ferreira Lista

Leia mais

2 Jogos Estáticos de Informação Completa

2 Jogos Estáticos de Informação Completa Notas de Aula - Teoria dos Jogos - FCE/UERJ 2016.2 Versão preliminar - favor não circular Professor Pedro Hemsley Horário: xxxx Sala: xxxx Ementa e informações relevantes: página do curso 1 Contexto Teoria

Leia mais

Modelos de Determinação de Preços em Oligopólio com Entrada. (Dixit 1982)

Modelos de Determinação de Preços em Oligopólio com Entrada. (Dixit 1982) Modelos de Determinação de Preços em Oligopólio com Entrada Modelo D (Dixit 1982) Desenvolvimento recente dos modelos de oligopólios a partir de Labini-Modigliani Objetivo do Modelo D continuar a investigação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ANPEC:

LISTA DE EXERCÍCIOS ANPEC: LISTA DE EXERCÍCIOS ANPEC: 1993-004 ANPEC 1993: QUESTÃO 10 Considere um monopolista maximizador de lucros: (0) por ser o único vendedor no seu mercado, o monopolista pode ignorar a curva de demanda ao

Leia mais

Queremos resolver uma equação diferencial da forma. dy dx. = f(x, y), (1)

Queremos resolver uma equação diferencial da forma. dy dx. = f(x, y), (1) Resolução Numérica de Equações Diferenciais Método de Runge Kutta Queremos resolver uma equação diferencial da forma dy dx = f(x, y), (1) Isto é: queremos obter a função y(x) sabendo sua derivada. Numericamente:

Leia mais

Teoria dos Jogos Jogos na Forma Normal Com Informação Completa. Maurício Bugarin Fernando Meneguin Adriana Portugal

Teoria dos Jogos Jogos na Forma Normal Com Informação Completa. Maurício Bugarin Fernando Meneguin Adriana Portugal 1 Teoria dos Jogos Jogos na Forma Normal Com Informação Completa Maurício Bugarin Fernando Meneguin Adriana Portugal Brasília / UnB Lembrando: Ø Jogos estáticos: todos os jogadores jogam ao mesmo tempo

Leia mais

T e o r e m a d e N a s h

T e o r e m a d e N a s h T e o r e m a d e N a s h Primeiro Seminário de Teoria dos Jogos Maio de 2007 Fabrício Murai S u m á r i o Objetivos Notação e definições Enunciado do Teorema Teoremas do Ponto Fixo Demostração do Teorema

Leia mais

3 Processos Estocásticos

3 Processos Estocásticos 23 3 Processos Estocásticos Ao contrário dos processos determinísticos que são facilmente modelados e previsíveis, os processos estocásticos são regidos por fenômenos aleatórios, ou seja, as variáveis

Leia mais

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores Competição Imperfeita 16. Oligopólio Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que

Leia mais

Este Fundamentos de Microeconomia é um texto cuidadosamente elaborado por professores com muitos anos de experiência no ensino de graduação

Este Fundamentos de Microeconomia é um texto cuidadosamente elaborado por professores com muitos anos de experiência no ensino de graduação PREFÁCIO A Economia é definida, em muitos livros, como a ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos escassos para produzir bens e serviços, e como distribuir esta

Leia mais

Microeconomia I Exame Final, 2006/07

Microeconomia I Exame Final, 2006/07 Licenciaturas em Economia e Administração e Gestão de Empresas Microeconomia I Exame Final, 006/07 6 de Janeiro de 007 Duração: h + 30 min Fernando Branco, Fernando Machado, Ana F. Antunes, João Granja,

Leia mais

Oligopólio. Capítulo 17. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Oligopólio. Capítulo 17. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Oligopólio Capítulo 17 All rights reserved. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to: Permissions Department, Harcourt College

Leia mais

A Matemática e as Finanças da Matemática Financeira

A Matemática e as Finanças da Matemática Financeira A Matemática e as Finanças da Matemática Financeira 1 1 Departamento de Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra Centro de Matemática da Universidade de Coimbra O que é a Matemática

Leia mais

14 AULA. Vetor Gradiente e as Derivadas Direcionais LIVRO

14 AULA. Vetor Gradiente e as Derivadas Direcionais LIVRO 1 LIVRO Vetor Gradiente e as Derivadas Direcionais 14 AULA META Definir o vetor gradiente de uma função de duas variáveis reais e interpretá-lo geometricamente. Além disso, estudaremos a derivada direcional

Leia mais