NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTES ESCOLARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTES ESCOLARES"

Transcrição

1 NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE TRANSPORTES ESCOLARES 1. ALUNOS ABRANGIDOS 1.1. São abrangidos todos os alunos do ensino básico e secundário oficial ou particular e cooperativo com contrato de associação e paralelismo pedagógico, que cumpram as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação respeitantes ao processo de matrícula e seu encaminhamento e que, de acordo com o Decreto- Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, no seu artigo 2º, ponto 1, residam a uma distância casa escola superior a três ou quatro quilómetros Serão considerados os casos dos alunos que, embora residindo a distâncias inferiores às acima estipuladas, têm de percorrer trajetos de grande perigosidade O regime de transportes escolares funciona exclusivamente durante os períodos letivos, de acordo com o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação, beneficiando o aluno, regra geral, de passe social, entre o local de residência ou ponto de toma de transporte e o estabelecimento de ensino que frequenta Estão abrangidos, também, desde que comunicado ao Município, todos os alunos que, de acordo com cumprimento curricular e usando carreiras públicas de transporte, necessitem, dentro da área do Município, de transporte para a realização de estágios curriculares ou ações complementares na área do curriculum, bem como a frequência de atividades pós letivas, pausas letivas ou férias escolares, organizadas pelos diversos estabelecimentos de ensino ou associações de pais, constantes no plano anual de atividades dos respetivos agrupamentos escolares. 2. APOIOS E MODALIDADES A CONCEDER A ALUNOS A FREQUENTAR ESCOLAS DO CONCELHO 2.1 É concedido o pagamento de 100% do valor do passe nos seguintes casos: a) Alunos do ensino básico que cumpram as regras de encaminhamento pedagógico e de matrícula em escola da área de residência; b) Alunos do ensino básico que frequentam estabelecimentos de ensino fora zona de influência pedagógica, desde que a situação configure um dos seguintes casos: i) O valor do passe não seja superior ao do atribuído para a escola de ii) Por inexistência de vaga, sendo que neste caso deverá juntar comprovativo iii) Quando haja transferência de escola por aconselhamento de profissionais quem o aluno mantivesse uma relação muito próxima;

2 c) Alunos matriculados no ensino básico que, pela idade, já não estejam abrangidos pela escolaridade obrigatória encontram-se nesta situação os alunos com insucesso escolar integrados no ensino básico regular ou vocacional; d) Alunos do ensino básico que, embora residindo a distância inferior à estipulada pela lei, têm de percorrer trajetos de grande perigosidade; e) Alunos carenciados do ensino secundário, desde que não financiados por programas específicos, posicionados no Escalão 1 do Abono de Família; f) Alunos do ensino secundário, desde que não financiados por programas específicos e não posicionados no escalão 1 do Abono de Família, seja comprovada a carência económica, de acordo com relatório efetuado pelos serviços municipais ou mediante informação prestada pelo agrupamento de escolas. g) A isenção de pagamento, constantes nas alíneas e) e f) são objeto de deliberação da Câmara Municipal, válidas para o ano letivo em curso, mas sem restituições de pagamento já efetuados de passes escolares, referente a meses anteriores à data do referida deliberação. 2.2 É concedido o pagamento de 50% do valor do passe nos seguintes casos: a) A alunos do ensino secundário, desde que não financiados por programas específicos; b) A alunos do ensino secundário, quando haja transferência de escola por aconselhamento de profissionais ligados ao ensino, nomeadamente psicólogos e docentes, em razão de problemas familiares considerados graves, como por exemplo, situações de divórcio dos encarregados de educação e falecimento de familiares com quem o aluno mantivesse uma relação muito próxima; c) Alunos do ensino secundário que frequentam estabelecimentos de ensino fora zona de influência pedagógica, desde que a situação configure um dos seguintes casos: i) O valor do passe não seja superior ao do atribuído para a escola de ii) Por inexistência de vaga, sendo que neste caso deverá juntar comprovativo iii) Quando haja transferência de escola por aconselhamento de profissionais quem o aluno mantivesse uma relação muito próxima; 2.3 Outras situações: a) Qualquer outra situação que não se enquadre na anterior sistematização será objeto de análise e de decisão por parte da Câmara Municipal, após informação prestada pela Divisão da Educação;

3 b) Os alunos do ensino básico, secundário e profissional portadores de deficiência e/ou com dificuldades de mobilidade, na impossibilidade de utilizarem transportes públicos coletivos poderão ser apoiados através de transporte em viatura do Município ou através de aluguer a outra instituição. 3. APOIOS E MODALIDADES A CONCEDER A ALUNOS A FREQUENTAR ESCOLAS FORA DO CONCELHO Regra geral, serão transportados para Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas não pertencentes ao Município de Vila Nova de Famalicão alunos do ensino básico e secundário, que, em termos de distância, residam mais perto das escolas localizadas em concelhos vizinhos ou que frequentem áreas de ensino que não estão disponíveis nas escolas do Município de Vila Nova de Famalicão, ou que estejam abrangidas pela influência territorial dessa mesma escola, nomeadamente os alunos que efetuam a sua sequencialidade com o Instituto Nun Alvres e a ALFACOOP É concedido o pagamento de 100% do valor do passe nos seguintes casos: a) Alunos do ensino básico e que cumpram as regras de encaminhamento pedagógico e de matrícula em escola da área de residência; b) Alunos do ensino secundário, desde que não financiados por programas específicos, posicionados no Escalão 1 do Abono de Família; c) Alunos do ensino secundário desde que, não financiados por programas específicos e não posicionados no escalão 1 do Abono de Família, seja comprovada a carência económica, de acordo com relatório efetuado pelos serviços municipais ou mediante informação prestada pelo agrupamento de escolas; d) A isenção de pagamento, constantes nas alíneas b) e c) são objeto de deliberação da Câmara Municipal, válidas para o ano letivo em curso, mas sem restituições de pagamento já efetuados de passes escolares, referente a meses anteriores à data da referida deliberação; e) Alunos do ensino básico e secundário que frequentam estabelecimentos de ensino fora zona de influência pedagógica, desde que a situação configure um dos seguintes casos: i) O valor do passe não seja superior ao do atribuído para a escola de ii) Por inexistência de vaga, sendo que neste caso deverá juntar comprovativo iii) Quando haja transferência de escola por aconselhamento de profissionais quem o aluno mantivesse uma relação muito próxima.

4 3.2. É concedido o pagamento de 50% do valor do passe nos seguintes casos: a) Alunos do ensino secundário, desde que não financiados por programas específicos; b) Alunos do ensino secundário que frequentam estabelecimentos de ensino fora zona de influência pedagógica, desde que a situação configure um dos seguintes casos: i. O valor do passe não seja superior ao do atribuído para a escola de ii. Por inexistência de vaga, sendo que neste caso deverá juntar comprovativo iii. Quando haja transferência de escola por aconselhamento de profissionais quem o aluno mantivesse uma relação muito próxima. 4. PROCEDIMENTOS ADOTADOS E RESPETIVA CALENDARIZAÇÃO 4.1. Para requisição do transporte escolar, são necessários os seguintes documentos: a) 1.ª vez i. Impresso devidamente preenchido e carimbado pelo estabelecimento de ensino; ii. Documento comprovativo de residência (atestado da Junta de Freguesia ou cópia do recibo de luz, água ou gás); iii. Fotocópia do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal; iv. Fotografia. b) Renovação i. Impresso devidamente preenchido e carimbado pelo estabelecimento de ensino; ii. Em caso de alteração de residência, documento comprovativo de residência (atestado da Junta de Freguesia ou cópia do recibo de luz, água ou gás) As fichas de transporte escolar deverão ser enviadas para o Gabinete de Transportes Escolares, da Divisão Municipal de Educação, até: a) 15 de julho, para os alunos do ensino básico; b) 31 de julho, para os alunos do ensino secundário; c) Findo este prazo, só se aceitarão exceções devidamente fundamentadas, como redefinição da oferta formativa, transferências de estabelecimento de ensino, mudança de residência ou outras situações similares; d) Só as fichas rececionadas nas datas mencionadas terão garantia de transporte, com passe escolar, para o mês de setembro.

5 5. SUSPENSÃO OU ANULAÇÃO DO TRANSPORTES ESCOLAR 5.1. Os alunos que deixem de frequentar o estabelecimento de ensino, reprovem por faltas, sejam suspensos (durante o período de suspensão) ou expulsos; 5.2. Os alunos que durante o percurso da viagem desrespeitem as normas de segurança do transporte escolar e manifestem comportamentos agressivos para os demais utilizadores; 5.3. Os alunos que durante o percurso da viagem desrespeitem as orientações e recomendações do vigilante e/ou motorista, colocando em causa a segurança do transporte. 6. OUTRAS SITUAÇÕES Ao longo do ano letivo, as empresas transportadoras, em colaboração com a Câmara Municipal, poderão, com a devida autorização do Agrupamento de Escolas ou Escola Não Agrupada, colocar nos estabelecimentos de ensino máquinas de validação dos passes escolar.

6 FICHA DE TRANSPORTE ESCOLAR / Estabelecimento de Ensino: Nome do(a) aluno(a): Residência (Rua, Av. Pç.,nº, etc): Freguesia: Telefone: Data de Nascimento: Nº BI/CC: Validade: Distância da residência à escola: Kms. NIF: Ano: Turma: Curso: Nome do Encarregado de Educação: Morada: Freguesia: Nº de Contribuinte: Telefone: Paragem onde apanha o autocarro/comboio: Empresa: Passe: 1ª vez Renovação 2ª Via Mudança de Residência Data de Entrega: O(A) Encarregado(a) de Educação Confirmação do Estabelecimento de Ensino Confirma-se que o aluno supra está matriculado neste estabelecimento de ensino, no ano e curso referidos. O DIRETOR/A Data: NOTA: No caso de ser a 1ª vez que requer, deve anexar uma foto tipo passe, fotocópia do B.I. ou do cartão cidadão e comprovativo de residência (cópia do recibo água ou luz). Quando requisitado pela 1ª vez cartão/passe é gratuito apenas no ensino básico. Todos os alunos devem guardar o cartão para anos letivos seguintes. Os alunos que pretendam o cartão C.P., devem requerê-lo nos respectivos serviços da empresa, posteriormente deverão anexar cópia do cartão à ficha de pedido de transporte.

TRANSPORTE PLANO DE ESCOLAR ANO LETIVO 2013/2014 TRANSPORTES ESCOLARES GABINETE DE.

TRANSPORTE PLANO DE ESCOLAR ANO LETIVO 2013/2014 TRANSPORTES ESCOLARES GABINETE DE. GABINETE DE TRANSPORTES ESCOLARES E-mail: transportesescolares@vilanovadefamalicao.org www.vilanovadefamalicao.org PLANO DE TRANSPORTE ANO LETIVO 2013/2014 ESCOLAR Estabelecimentos de Ensino (1º,2º,

Leia mais

Normas de Gestão do Serviço de Transporte Escolar

Normas de Gestão do Serviço de Transporte Escolar Normas de Gestão do Serviço de Transporte Escolar 2016 :: 2017 DIVISÃO ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS SERVIÇO DE TRANSPORTES ESCOLARES Abril 2016 Normas de Gestão do Serviço de Transporte Escolar

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Mafra NOTA JUSTIFICATIVA

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Mafra NOTA JUSTIFICATIVA NOTA JUSTIFICATIVA Dando cumprimento às atribuições do Município no domínio da Educação, conforme previsto nas alíneas d) do n.º 1 do artigo 13.º e a) do n.º 3 do artigo 19.º da Lei n.º 159/99, de 14 de

Leia mais

Normas para a atribuição de transporte escolar NOTA INTRODUTÓRIA

Normas para a atribuição de transporte escolar NOTA INTRODUTÓRIA Normas para a atribuição de transporte escolar NOTA INTRODUTÓRIA A intervenção do Município de Benavente em matéria de transportes escolares consiste na oferta de um serviço nos parâmetros estabelecidos

Leia mais

Regulamento dos Transportes Escolares

Regulamento dos Transportes Escolares Preâmbulo O presente Regulamento é elaborado ao abrigo e nos termos do art. 19º, n.º 3, da Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, da alínea a) do n.º 2 do art. 53º, e da alínea d) do n.º 4 do art. 64º da Lei

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Aguiar da Beira NOTA JUSTIFICATIVA

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Aguiar da Beira NOTA JUSTIFICATIVA Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Aguiar da Beira NOTA JUSTIFICATIVA Dando cumprimento às atribuições e competências do Município no domínio da Educação, conforme previsto

Leia mais

Normas de Funcionamento

Normas de Funcionamento Normas de Funcionamento Câmara Municipal de Évora Divisão de Educação e Intervenção Social Ano Letivo 2016/2017 Página 1 de 4 Normas de Funcionamento Âmbito Regulados pelo Decreto-Lei n.º 299/84, de 5

Leia mais

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR Transportes Escolares 2017/2018

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR Transportes Escolares 2017/2018 AÇÃO SOCIAL ESCOLAR Transportes Escolares 2017/2018 Alunos residentes no Concelho de Vila Franca de Xira Quais os alunos da Escola Secundária de Gago Coutinho abrangidos? São abrangidos todos os alunos,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRANSPORTES ESCOLARES

CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRANSPORTES ESCOLARES CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE TRANSPORTES ESCOLARES Aprovação pela Assembleia Municipal a 27 de Junho de 2013 Publicado em Diário da República a 12 de Julho de 2013 (aviso n.º

Leia mais

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares

Município de São Pedro do Sul. Regulamento de Acção Social Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares Município de São Pedro do Sul Regulamento de 1º Ciclo do Ensino Básico e Transportes Escolares O presente regulamento tem como objectivo regulamentar e uniformizar procedimentos para a atribuição de auxílios

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCOCHETE Regulamento de Transportes Escolares. Preâmbulo

MUNICÍPIO DE ALCOCHETE Regulamento de Transportes Escolares. Preâmbulo MUNICÍPIO DE ALCOCHETE Regulamento de Transportes Escolares Preâmbulo A Câmara Municipal de Alcochete considera que o acesso à educação constitui um pilar fundamental para o progresso e equidade social,

Leia mais

MUNICIPIO DE SETÚBAL CÂMARA MUNICIPAL. Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares. Ensino Básico e Secundário

MUNICIPIO DE SETÚBAL CÂMARA MUNICIPAL. Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares. Ensino Básico e Secundário MUNICIPIO DE SETÚBAL Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares Ensino Básico e Secundário Proposta de Regulamento Municipal de Transportes Escolares Preâmbulo O Regulamento Municipal de

Leia mais

Preâmbulo. Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares. do Município de Aguiar da Beira

Preâmbulo. Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares. do Município de Aguiar da Beira Preâmbulo Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de NOTA JUSTIFICATIVA Dando cumprimento às atribuições e

Leia mais

AVISO. Matrículas Pré-Escolar e 1º ano do Ensino Básico. Ano letivo de 2017/2018

AVISO. Matrículas Pré-Escolar e 1º ano do Ensino Básico. Ano letivo de 2017/2018 AVISO Matrículas Pré-Escolar e 1º ano do Ensino Básico Ano letivo de 2017/2018 Avisam-se os Pais e Encarregados de Educação que, de acordo com o Despacho normativo nº 1 B/2017 de 17 de abril, o período

Leia mais

EDITAL N.º 17 /2008 PROJECTO DE REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRANSPORTES ESCOLARES PREÂMBULO

EDITAL N.º 17 /2008 PROJECTO DE REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRANSPORTES ESCOLARES PREÂMBULO Fl. 1 EDITAL N.º 17 /2008 -------ÁLVARO JOAQUIM GOMES PEDRO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALENQUER: ---------------------------------------------------------------- ------- TORNA PÚBLICO que a Câmara

Leia mais

ANEXO IV NORMAS DOS TRANSPORTES ESCOLARES

ANEXO IV NORMAS DOS TRANSPORTES ESCOLARES ANEXO IV NORMAS DOS TRANSPORTES ESCOLARES CAPÍTULO I Disposições Gerais I (Disposição Introdutória) Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei nº 299/84, de 5 de setembro, alterado pelo Decreto- Lei nº

Leia mais

Cursos Profissionais do Ensino Secundário

Cursos Profissionais do Ensino Secundário Cursos Profissionais do Ensino Secundário 1. Data, horário e locais 1.1. A renovação de matrícula dos alunos decorre no dia 24 de junho de 2015, das 14:00 às 17:30, nas seguintes salas da Escola Secundária

Leia mais

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Preâmbulo A Educação constitui uma das atribuições fundamentais dos Municípios desde 1984 e a sua implementação obedece a um conjunto de

Leia mais

AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR. As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho.

AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR. As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho. AVISO - MATRÍCULAS NO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO - 2015/2016 As inscrições decorrem de 15 de abril a 15 de junho. www.portaldasescolas.pt A ESCOLA DISPONIBILIZA COMPUTADOR PARA O EFEITO. O ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

ANO LETIVO

ANO LETIVO 1. SERVIÇOS PRESTADOS PELO MUNICIPIO DE PAREDES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: Serviço de refeições escolares Auxílios económicos Transporte escolar Prolongamento de horário 2. OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO/PEDIDO

Leia mais

REGULAMENTO MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS 2015/2016

REGULAMENTO MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS 2015/2016 REGULAMENTO MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS 2015/2016 3.º Ciclo do Ensino Básico 7.º Ano Cursos Vocacionais Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico Cursos Profissionais Cursos Vocacionais Ensino

Leia mais

ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR Preâmbulo Sendo o reforço da descentralização do Estado através da atribuição de mais competências às autarquias, uma realidade a partir de 1983, veio o Decreto

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA Considerando - Que a Educação é um direito de todos, cabendo ao Estado promover a sua democratização, bem como as condições

Leia mais

NORMAS DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

NORMAS DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NORMAS DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 PREÂMBULO Atenta à diferenciação de oportunidades de acesso à educação, o Município de Almada tem preconizado uma política

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo António

Agrupamento de Escolas de Santo António Matrículas 2016/2017 Educação pré-escolar Prazo de inscrição: 18/04/2016 a 22/06/2016 Idade dos alunos a inscrever: 6,5,4 anos e 3 anos completos até 15 de setembro de 2016. A matrícula de crianças, na

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA

MUNICÍPIO DE CONDEIXA-A-NOVA 1 NOTA JUSTIFICATIVA Desde a entrada em vigor do Decreto-lei nº299/84 de 5 de Setembro na sua actual redação que as autarquias assumiram um conjunto de competências em matéria de organização, financiamento

Leia mais

Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Regulamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Preambulo A Educação constitui uma das atribuições fundamentais dos Municípios desde 1984, a sua implementação obedece a um conjunto de preceitos

Leia mais

Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico

Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico ENQUADRAMENTO Desde a Constituição da República de 1976 que está consagrada a universalidade, obrigatoriedade e gratuitidade do

Leia mais

MATRÍCULAS ANO LETIVO 2016/2017. Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

MATRÍCULAS ANO LETIVO 2016/2017. Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares ANO LETIVO 2016/2017 MATRÍCULAS Escola Secundária da Baixa da Banheira Praceta Maria Helena Vieira da Silva 2835-220 Vale da Amoreira Telefone: 212 099 970

Leia mais

Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico

Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico Normas para concessão de auxílios económicos no 1.º ciclo do ensino básico ENQUADRAMENTO Desde a Constituição da República de 1976 que está consagrada a universalidade, obrigatoriedade e gratuitidade do

Leia mais

REGULAMENTO de. do MUNICÍPIO DE VIZELA TRANSPORTES ESCOLARES MUNICÍPIO DE VIZELA

REGULAMENTO de. do MUNICÍPIO DE VIZELA TRANSPORTES ESCOLARES MUNICÍPIO DE VIZELA REGULAMENTO de TRANSPORTES ESCOLARES do MUNICÍPIO DE VIZELA MUNICÍPIO DE VIZELA ÍNDICE Preâmbulo 2 Artigo 1º Lei habilitante 3 Artigo 2º Princípios gerais 3 Artigo 3º Âmbito 3 Artigo 4º Organização 4 Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO

REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO REGULAMENTO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA NORTE (PORTO)PARA ATRIBUIÇÃO DA BOLSA LUSÍADA PORTO DE CONHECIMENTO Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento prevê as regras para o concurso, apreciação e atribuição

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (ATUALIZAÇÃO DE DADOS) PARA O ANO LETIVO DE 2017/2018

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (ATUALIZAÇÃO DE DADOS) PARA O ANO LETIVO DE 2017/2018 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (ATUALIZAÇÃO DE DADOS) PARA O ANO LETIVO DE 2017/2018 1. Data, horário e locais 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (Ensino Regular) 1.1. A renovação de matrícula dos alunos decorre

Leia mais

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 1º CICLO MANUAIS ESCOLARES Divisão de Educação e Promoção Social Ano Letivo 2014/2015 Regulamento Municipal para atribuição de Auxílios Económicos relativos a manuais escolares,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO A ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PREÂMBULO A Constituição da República Portuguesa estatui, no n.º 2 do artigo 73.º, que o Estado promove a democratização

Leia mais

Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior. Universidade Portucalense Infante D. Henrique Termos e Condições de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior Universidade Portucalense Infante D. Henrique 1. Requisitos a cumprir para candidatura a) Não ser detentor de grau académico

Leia mais

MUNICÍPIO DA BATALHA. Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO

MUNICÍPIO DA BATALHA. Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO MUNICÍPIO DA BATALHA Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO 2015-2016 Pretende a Câmara Municipal da Batalha, com a criação e divulgação do presente Plano de

Leia mais

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone . Nome. Nome. Nome

Nome. Nome do Pai. Nome da Mãe. Morada N.º Freguesia Código Postal - Telefone  . Nome. Nome. Nome REQUERIMENTO DE CANDIDATURA JARDIM DE INFÂNCIA CÁLCULO DA COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR PELA UTILIZAÇÃO DE COMPONENTES DE APOIO À FAMÍLIA ESTABELECIMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Ano letivo / IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

Regulamento de Transportes Escolares

Regulamento de Transportes Escolares Regulamento de Transportes Escolares Aprovado pela Câmara Municipal, na reunião de 23 de Junho de 2010 Publicado no Boletim Municipal nº 40 MUNICÍPIO DE CORUCHE CÂMARA MUNICIPAL REGULAMENTO DE TRANSPORTES

Leia mais

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique Universidade Portucalense Infante D. Henrique Bolsas de Estudo Regulamento 1. Requisitos a cumprir para candidatura a) Não ser detentor de grau académico universitário; b) Não beneficiar de outra bolsa

Leia mais

EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Normas de Funcionamento

EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Normas de Funcionamento EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Normas de Funcionamento da Componente de Apoio à Família (CAF) A educação pré-escolar destina-se a todas as crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso

Leia mais

Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico. Normas de Funcionamento

Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico. Normas de Funcionamento Acção Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Normas de Funcionamento Nota justificativa As recentes alterações legislativas e de procedimentos verificadas no âmbito da acção social escolar, nomeadamente

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO. Subsídio "Apoio ao Estudante"

CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO. Subsídio Apoio ao Estudante CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE REGULAMENTO Subsídio "Apoio ao Estudante" A educação é a forma mais simples de transformar uma sociedade. Uma população mais culta permite acolher novas ideias de futuro e

Leia mais

REGULAMENTO. Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional

REGULAMENTO. Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional REGULAMENTO Matrículas e Renovação de matrículas 2012/2013 Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional De acordo com o despacho 14026/2007 na sua redação atual Regulamento de

Leia mais

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES

Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES 2015 Regulamento Municipal para a Concessão de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior MUNICIPIO DE FORNOS DE ALGODRES Índice Nota Justificativa... 2 Capítulo I Disposições Gerais... 2 Artigo

Leia mais

Boletim de Matrícula

Boletim de Matrícula Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento / Escola: Localidade: Vai frequentar: Pré-escolar Boletim de Matrícula Estabelecimento de Ensino a Frequentar 1º ano do 1º Ciclo AP Pré-Escolar / 1ºAno do 1ºCiclo Inscrição

Leia mais

Programa Olivais em Férias

Programa Olivais em Férias Capítulo 90 Programa Olivais em Férias Ano 2017 1 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e Organização... 3 3. Inscrição... 4 3.1. Fichas de Inscrição... 4 3.2. Pagamento...5 3.2.1. Valor a Pagar.5

Leia mais

Calendário de matrículas

Calendário de matrículas Calendário de matrículas 18 de abril a 20 de junho Horário 2ª, 3ª,5ª e 6ª feira das 9h:30m às 11h:00m das 14h:00m às 16h:00m (4ª feira das 9h:30m às 11h:00m) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA/DISPONIBILIZADA: 1

Leia mais

Critérios de constituição de turmas para o ano letivo 2013/2014

Critérios de constituição de turmas para o ano letivo 2013/2014 Critérios de constituição de turmas para o ano letivo 2013/2014 A constituição de turmas dos alunos do ensino diurno que ingressem pela primeira vez na Escola far-se-á de acordo com o determinado no Despacho

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO DOMÍNIO DA MÚSICA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO: Todos os campos são de preenchimento obrigatório. O Anexo ao formulário de candidatura deverá

Leia mais

Banco de Livros Escolares de São Salvador. Preâmbulo. Artigo 1º. Objetivos. Artigo 2º. Destinatários

Banco de Livros Escolares de São Salvador. Preâmbulo. Artigo 1º. Objetivos. Artigo 2º. Destinatários Banco de Livros Escolares de São Salvador Preâmbulo O Banco de Livros Escolares de São Salvador (BLESS) é uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Salvador que pretende promover a reutilização dos livros

Leia mais

Regulamento. Matrículas e Renovação de matrículas

Regulamento. Matrículas e Renovação de matrículas Regulamento Matrículas e Renovação de matrículas Aprovado em Conselho Geral Transitório de 30 de abril de 2013 Índice 1. Normas Gerais... 4 1.1. Encarregado de educação... 4 1.1.1. Conceito de Encarregado

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL. Preâmbulo. Artigo Primeiro Objeto

MUNICÍPIO DE ALMADA CÂMARA MUNICIPAL. Preâmbulo. Artigo Primeiro Objeto REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Preâmbulo O direito universal à educação e a necessidade de níveis cada vez mais elevados de escolarização da população como

Leia mais

REGULAMENTO Matrículas e Renovação de matrículas. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional Ensino Recorrente

REGULAMENTO Matrículas e Renovação de matrículas. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional Ensino Recorrente REGULAMENTO Matrículas e Renovação de matrículas Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional Ensino Recorrente De acordo com o Despacho normativo nº7-b/2015 de 07 de maio de

Leia mais

Normas da Componente de Apoio à Família Pré Escolar

Normas da Componente de Apoio à Família Pré Escolar Normas da Componente de Apoio à Família Pré Escolar No âmbito do programa de desenvolvimento e expansão da educação Pré-Escolar e considerando: a Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro, que consigna os objetivos

Leia mais

MUNICIPIO DE LAGOA Algarve

MUNICIPIO DE LAGOA Algarve Processo de Candidatura a Bolsas de Estudo para alunos do concelho de Lagoa que frequentam cursos do ensino superior Página 1/7 * DOCUMENTAÇÃO A APRESENTAR * 1. Requerimento ao Presidente da Câmara Municipal

Leia mais

É premente no momento atual assegurar que todos os cidadãos até aos 18 anos possam receber uma educação e uma formação de qualidade.

É premente no momento atual assegurar que todos os cidadãos até aos 18 anos possam receber uma educação e uma formação de qualidade. DL 268/2012 2012.05.30 A Lei 85/2009, de 27 de agosto, veio estabelecer o alargamento da idade de cumprimento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos e consagrar a universalidade da educação pré-escolar

Leia mais

Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Inscrições

Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Inscrições Preâmbulo O Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º CEB e a Componente de Apoio à Família (CAF) procuram dar hoje uma resposta direta às necessidades das famílias

Leia mais

Regulamento. Matrículas e Renovação de matrículas. Aprovado em Conselho Geral Transitório de 30 de abril de 2013

Regulamento. Matrículas e Renovação de matrículas. Aprovado em Conselho Geral Transitório de 30 de abril de 2013 Regulamento Matrículas e Renovação de matrículas Aprovado em Conselho Geral Transitório de 30 de abril de 2013 Revisto em Conselho Geral de 23 de julho de 2015 Segunda revisão em 5 de maio de 2016 Índice

Leia mais

REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR MUNICÍPIO DE ARGANIL PROJETO DE REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR MUNICÍPIO DE ARGANIL PROJETO DE REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PROJETO DE REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR Fornecimento de Refeições Atividades de Animação e Apoio à Família Apoio para Manuais Escolares Transportes Escolares PREÂMBULO A Ação Social Escolar assume,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR REGULAMENTO MUNICIPAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR Índice Nota Justificativa... 3 Capítulo I Disposições Gerais... 4 Artigo 1º... 4 Objeto... 4 Artigo 2º... 4 Âmbito...

Leia mais

Regulamento de Procedimentos da Ação Social Escolar

Regulamento de Procedimentos da Ação Social Escolar Regulamento de Procedimentos da Ação Social Escolar Reunião de Câmara (aprovação do projeto) 16/03/2015 Edital (apreciação pública) 19/2015, de 25/03/2015 Publicado (projeto) no DR II Série, n.º 100, de

Leia mais

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas 2500-817 Caldas da Rainha Página 2 de 6 Ano Letivo 2015 2016 2. º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário A frequência do Colégio Rainha Dona Leonor inclui

Leia mais

Modalidades de apoio. A Câmara Municipal de Oeiras concretiza os auxílios económicos através das seguintes modalidades:

Modalidades de apoio. A Câmara Municipal de Oeiras concretiza os auxílios económicos através das seguintes modalidades: 6 Modalidades de apoio A Câmara Municipal de Oeiras concretiza os auxílios económicos através das seguintes modalidades: 1. Transportes escolares; 2. 2. Livros e material escolar; 3. 3. Refeições escolares;

Leia mais

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009

Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior. Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Regulamento de Concessão de Bolsas de Estudo Para o Ensino Superior Aprovado após deliberação em reunião de Câmara de dia 16 de Dezembro de 2009 Beja, 2009 Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece

Leia mais

PROPOSTA TRANSPORTES ESCOLARES PARA O ANO LECTIVO 2010/11

PROPOSTA TRANSPORTES ESCOLARES PARA O ANO LECTIVO 2010/11 A Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, estabelece o quadro de atribuições e competências das autarquias locais, relativamente à Educação, em especial no seu art.º 19.º. Nos termos do n.º 3, alínea a), do

Leia mais

MUNICÍPIO DE PALMELA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE PALMELA CÂMARA MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL EDITAL Nº 52/DAF- DAG/2009 REGULAMENTO DOS TRANSPORTES ESCOLARES DO CONCELHO DE PALMELA ----- ANA TERESA VICENTE CUSTÓDIO DE SÁ, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Palmela:

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo Faz parte da missão do grupo Águas de Portugal (Grupo AdP) constituir-se como uma referência no setor do ambiente, de forma a promover a universalidade,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família dos Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Oliveira do Bairro

Leia mais

Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social

Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social Processo de Candidatura ao Concurso Público Local para atribuição de fogos municipais de Habitação Social Quatro Fogos de Habitação Unifamiliar, sitos na Vila e Freguesia de Vila Nova de Paiva, em regime

Leia mais

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos

PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE. Metodologia de Avaliação e Seleção de Candidatos PROJETO CUIDAR TRATAR DAS NOSSAS PESSOAS REDE INTERMUNICIPAL DE CUIDADOS DE SAÚDE PROTOCOLO INTERMUNICIPAL ENTRE OS MUNICÍPIOS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E OLHÃO Metodologia de Avaliação e Seleção de

Leia mais

REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

REGULAMENTO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR Preâmbulo O Município de Alijó defende a adoção de políticas diferenciadas de descriminação positiva, em que o acesso à educação se assume como eixo fundamental e estratégico do desenvolvimento local,

Leia mais

REGULAMENTO 2017/2018. Matrículas e Renovação de matrículas. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional

REGULAMENTO 2017/2018. Matrículas e Renovação de matrículas. Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional REGULAMENTO 2017/2018 Matrículas e Renovação de matrículas Ensino Pré-escolar Ensino Básico Ensino Secundário Ensino Profissional O presente Regulamento foi elaborado de acordo com o Despacho Normativo

Leia mais

Critérios de Acesso ao Serviço de Transporte Escolar. Ano Letivo 2017/2018

Critérios de Acesso ao Serviço de Transporte Escolar. Ano Letivo 2017/2018 Critérios de Acesso ao Serviço de Transporte Escolar Ano Letivo 2017/2018 ENQUADRAMENTO O Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, alterado pelo Decreto-lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, pela Lei n.º13/2006,

Leia mais

MUNICÍPIO DA BATALHA. Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO

MUNICÍPIO DA BATALHA. Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO MUNICÍPIO DA BATALHA Divisão da Educação, Cultura e Desporto PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO-LETIVO 2016-2017 2017 Pretende a Câmara Municipal da Batalha, com a criação e divulgação do presente Plano

Leia mais

QUANTO CUSTA? Oferece um desconto de 25% face ao preço da assinatura normal.

QUANTO CUSTA? Oferece um desconto de 25% face ao preço da assinatura normal. O QUE É? Assinatura mensal Andante, válida para o percurso casa/escola, destinada a todos os estudantes dos 4 aos 18 anos (inclusivé) que não frequentam o ensino superior e que não beneficiam de transporte

Leia mais

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior

Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior Boletim de Candidatura Bolsas de Estudo Ensino Superior No. Responda a todos os itens de forma mais completa possível. 1. Estabelecimento de Ensino Estabelecimento de ensino Localidade Telefone Fax E-mail

Leia mais

Artigo 2º Serviço de Apoio Os Serviços de apoio à família assegurados pelo Município de Bombarral são os abaixo identificados: 1) No Ensino Pré-Escola

Artigo 2º Serviço de Apoio Os Serviços de apoio à família assegurados pelo Município de Bombarral são os abaixo identificados: 1) No Ensino Pré-Escola NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA E ATRIBUIÇÃO DE AUXÍLIOS ECONÓMICOS PARA O ANO LETIVO 2017/2018 NOTA JUSTIFICATIVA O funcionamento da escola a tempo inteiro pressupõe o fornecimento

Leia mais

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo

Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo Preâmbulo A educação e formação dos jovens famalicenses são factores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho e da região onde nos inserimos.

Leia mais

Plano Anual de Transportes Escolares do Concelho de Lagoa

Plano Anual de Transportes Escolares do Concelho de Lagoa Plano Anual de Transportes Escolares do Concelho de Lagoa ANO LETIVO: 2016/2017 1. O Decreto Lei nº.299/84, de 5 de setembro, com as sucessivas alterações, regula a transferência de competências para os

Leia mais

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo

MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. Preâmbulo MUNICÍPIO DE VALPAÇOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Preâmbulo Nos termos do artigo 235º nº2 da Constituição da República Portuguesa, as Autarquias são pessoas colectivas territoriais

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece as normas para atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino secundário e superior, residentes

Leia mais

TRANSPORTES ESCOLARES

TRANSPORTES ESCOLARES MUNICÍPIO DE AVEIRO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO TRANSPORTES ESCOLARES Orientações de Funcionamento para o ano letivo 2015/2016 ÍNDICE PARTE I: DISPOSIÇÕES GERAIS Enquadramento 3 Âmbito 3 PARTE II: DISPOSIÇÕES

Leia mais

PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ALMADA

PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ALMADA PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ALMADA 1 Ano letivo 2015/2016 NOTA INTRODUTÓRIA No âmbito das Opções do Plano 2015, a Câmara Municipal de Almada assume, em conformidade com a legislação

Leia mais

Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul. Ficha de Inscrição / Matrícula. Ano letivo: /

Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul. Ficha de Inscrição / Matrícula. Ano letivo: / Ficha de Inscrição / Matrícula Valência: Ano letivo: / N.º de Inscrição: Data de Inscrição: / / Nº de Processo: Data de Admissão: / / 1-IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA: NIF: NISS: SNS n.º: Morada: Código Postal:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JÚRI NACIONAL DE EXAMES EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO DE 2010/2011

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO JOVEM MUNÍCIPE GERAÇÃO L

REGULAMENTO DO CARTÃO JOVEM MUNÍCIPE GERAÇÃO L REGULAMENTO DO CARTÃO JOVEM MUNÍCIPE GERAÇÃO L (Aprovado na 17ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal, realizada em 31 de Agosto de 2005, e na 4ª Sessão Ordinária de Assembleia Municipal, realizada em

Leia mais

Nota Justificativa. Considerando que:

Nota Justificativa. Considerando que: Projeto de Regulamento Municipal para Funcionamento do Programa de Atividades de Animação e de Apoio à Família Acordo de Colaboração para a Educação Pré-Escolar Considerando que: Nota Justificativa - A

Leia mais

Documentos necessários para as inscrições na Creche Ano letivo de 2016/2017

Documentos necessários para as inscrições na Creche Ano letivo de 2016/2017 Documentos necessários para as inscrições na Creche Original e cópia da Cédula Pessoal ou Cartão de Cidadão da criança; Original e cópia do Cartão de Cidadão ou BI do encarregado de educação Original e

Leia mais

NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR

NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR NORMAS PARA DEFINIÇÃO DE ESCALÕES DE COMPARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR EDIÇÃO DE 2006 ATUALIZAÇÃO DE 2015 EQUIPA RESPONSÁVEL: BRANCA PEREIRA E FÁTIMA AZEVEDO Nota Justificativa Considerando

Leia mais

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas 2500-817 Caldas da Rainha Página 2 de 7 REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA Ano Letivo 2016 2017 EP Ensino Profissional (POCH) A frequência no Colégio Rainha

Leia mais

MATRÍCULA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1.º ANO DE ESCOLARIDADE. A decorrer de 15 de abril até 22 de Junho

MATRÍCULA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1.º ANO DE ESCOLARIDADE. A decorrer de 15 de abril até 22 de Junho MATRÍCULA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1.º ANO DE ESCOLARIDADE A decorrer de 15 de abril até 22 de Junho O pedido de matrícula é apresentado, preferencialmente, via internet na aplicação informática disponível

Leia mais

TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Sexo TÁXI SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (nº SM ) Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra 1. Identificação (nome completo), Nascido em (data:) / /, estado civil: género: Masculino Feminino

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL

ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL ANO LETIVO 2014/2015 Renovação de inscrição para atuais alunos do ISEL 1 CAPÍTULO I INFORMAÇÕES (Antes de iniciar o processo de inscrição deverá ler as informações disponibilizadas neste documento) As

Leia mais

BOLETIM DE MATRÍCULA

BOLETIM DE MATRÍCULA BOLETIM DE MATRÍCULA Educação Pré-Escolar ANO LETIVO DE 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS OLIVEIRA JÚNIOR Inscrição nº S. João da Madeira Processo nº Inscrição em / / Admissão em / / Renovação em / / Renovação

Leia mais

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR 1 NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR A intervenção do Município de Vendas Novas em matéria de transportes escolares consiste na oferta de um serviço dentro dos parâmetros estabelecidos

Leia mais

Critérios pedagógicos para a constituição de turmas

Critérios pedagógicos para a constituição de turmas Critérios pedagógicos para a constituição de turmas ANEXO I Critérios Pedagógicos para a elaboração de Turmas 2014/2015 Artigo 1º Preâmbulo Com este regulamento pretende-se uniformizar, de uma forma esclarecedora,

Leia mais

Normas de funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família nos estabelecimentos de Educação Pré Escolar da rede pública 2017/2018

Normas de funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família nos estabelecimentos de Educação Pré Escolar da rede pública 2017/2018 Normas de funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família nos estabelecimentos de Educação Pré Escolar da rede pública 2017/2018 NOTA JUSTIFICATIVA Considerando que a educação é um direito

Leia mais