Ano lectivo de 2008/2009 SECUNDÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ano lectivo de 2008/2009 SECUNDÁRIO"

Transcrição

1 1 Ano lectivo de 2008/2009 SECUNDÁRIO DOSSIER DE APOIO DIRECÇÃO DE TURMA

2 2 DIRECÇÃO DE TURMA 1ª REUNIÃO ANO LECTIVO 2008/2009 Caro colega director de turma: Neste início de ano lectivo e, para que nas reuniões que efectuar, quer com os docentes do seu Conselho de Turma, quer com os alunos e Encarregados de Educação, tenha algumas informações pertinentes, vai serlhe entregue alguma documentação útil. O habitual dossiê de apoio à direcção de turma, encontra-se em fase de remodelação e ser-lhe-á entregue o mais brevemente possível. Se desejar, faça chegar ao coordenador propostas ou sugestões de documentos a integrar no dossiê de apoio. Com a colaboração de todos, o trabalho da direcção de turma será, certamente, mais leve, agradável e produtivo. A Coordenadora de Directores de Turma do 3º ciclo ANGELINA MARIA FERREIRA DUARTE O Coordenador de Directores de Turma do Secundário MÁRIO ESTEVES ALVES

3 3 Sugestões para o 1º Conselho de Turma * Apresentação do(a) Director(a) de Turma e dos Docentes do Conselho de Turma. * Caracterização geral da turma com base nos Processos Individuais dos Alunos (PIA`s) os processos, que se encontram nos cacifos destinados às turmas, devem ser consultados antes da reunião. * Alertar para eventuais casos problemáticos de natureza disciplinar, familiar, dificuldades de aprendizagem (alunos sinalizados / alunos seguidos pelas equipas EMIP / alunos do ensino especial) * Entregar uma fotocópia com as fotografias dos alunos e outra fotocópia com a lista dos mesmos a cada professor. * Sensibilizar os professores para: a marcação das datas dos testes no livro de ponto (não marcar testes na última semana de aulas) não marcarem mais de um teste por dia (se possível não marcar mais de 3 testes por semana) a entrega de informações sempre que solicitadas pelo DT a participação, por escrito, sempre que se verifiquem problemas de natureza disciplinar ou outros considerados anómalos. * Apresentação genérica dos conteúdos/temas a leccionar (ver a possibilidade de interdisciplinaridade). * Solicitar aos elementos do CT o número de aulas previstas para cada período. Os EE terão acesso ao nº de aulas previstas e dadas bem como aos conteúdos leccionados em cada período por disciplina. * Lembrar aos elementos do CT que devem dar a conhecer aos alunos e EE os critérios de avaliação de cada disciplina. Esta actividade deve ser sumariada. Sugere-se que os critérios sejam dados em fotocópia, com destacável a ser assinado pelo EE e devolvido ao professor. * Auscultar os elementos do CT sobre a definição de critérios gerais de avaliação para cada ciclo e ano que servirão de referenciais comuns a operacionalizar pelo CT. Estas propostas devem ser entregues ao coordenador que as dará a conhecer no próximo Conselho de DT. * Elaborar a planta da sala de aula.

4 4 * Uniformizar critérios de actuação dos professores quanto a pontualidade, comportamentos e outros. * Encaminhar os alunos para o Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), sempre que são colocados fora da sala de aula (se possível, devem levar uma tarefa para realizarem). * Coordenar as visitas de estudo para que haja interdisciplinaridade (se as visitas interferirem com as actividades lectivas só se poderão realizar 2 por ano). Ao professor que sai em visita de estudo e cujas turmas ficam sem aulas, não é registada falta no livro de ponto. Estes alunos serão acompanhados por um professor substituto que assinará o livro de ponto e registará no sumário a visita de estudo e as actividades que se irão desenvolver. Esta aula será numerada normalmente. * Alertar para as possibilidades de permuta sempre que houver necessidade de algum professor faltar. As permutas podem ser realizadas entre os professores do CT ou com professores do mesmo grupo disciplinar. Quando a falta é dada por motivos imprevistos e não há permuta, os alunos serão encaminhados, por professores, para outras actividades. * Colocar no dossier da turma os contactos telefónicos/e.mail dos professores pois podem ser necessários para eventuais contactos no caso de permutas. * Alertar para o novo estatuto do aluno que deve ser analisado por todos os docentes (falta de assiduidade/ prova de recuperação). Até parecer do Conselho Geral Transitório sobre a revisão do regulamento interno, o regime disciplinar e de faltas que irá vigorar será o que consta no actual regulamento interno ainda em vigor. * Despacho 7 Português Língua não Materna, grau de proficiência. Fazer o levantamento dos casos que serão motivo de apoio * Informar o CT da criação de um espaço MIMO (Mais Integração Melhores Oportunidades) dinamizado pelas técnicas dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, aberto a toda a comunidade e vocacionado para a música, a dança, as artes plásticas * Informar o CT que qualquer mudança de sala de aula deve ser comunicada às funcionárias para evitar que sejam marcadas faltas. * Informar o CT que no dia 12 de Setembro se comemora o Dia do Diploma, com a entrega de diplomas de conclusão do ensino secundário e de mérito para o melhor aluno do mesmo grau de ensino. Estas comemorações terão início às 20.30h e incluirão a apresentação de uma peça de teatro pelo clube de teatro Contra Regra.

5 5 Sugestões para a reunião de recepção a alunos e Encarregados de Educação A reunião deverá começar pelas boas vindas aos alunos e EE, a apresentação do(a) director(a) de turma e das suas funções. A Escola deve ser apresentada, especialmente aos alunos novos, podendo o DT fazer uma pequena visita guiada se achar conveniente. Serviços/instalações que podem ser utilizados pelos alunos: bar, cantina, papelaria, reprografia, biblioteca, sala de estudo, laboratório de matemática, espaço CRIE, secretaria, gabinete de apoio ao aluno, serviços especializados de apoio educativo, espaço MIMO, espaços exteriores (recreios e campos de jogos). Realçar a importância da vinda dos pais à Escola e como é imprescindível a sua colaboração com os professores, para que haja sucesso e bons resultados escolares. Os alunos e EE devem tomar conhecimento do regulamento interno da escola, onde se encontram as regras de funcionamento da mesma. Os presentes devem ser sensibilizados para o cumprimento de normas de comportamento dentro e fora da sala de aula. Atenção à linguagem e atitudes utilizadas quer com os colegas quer com os professores e funcionários. Não é permitida a utilização de telemóveis durante as actividades lectivas. Os telemóveis que forem retirados aos alunos serão entregues no Conselho Executivo e só serão devolvidos ao EE. O aluno não deve transportar objectos de valor nem quantias muito elevadas de dinheiro. A pontualidade e a assiduidade devem ser dois parâmetros a cumprir rigorosamente. Não esquecer que as faltas de material correspondem a mais um elemento de avaliação. Indicar o regime de faltas e justificação das mesmas. Na realização de testes é obrigatório o uso de papel timbrado. A conservação das instalações e materiais escolares deve também ser tida em conta. Os alunos que danifiquem o património escolar serão responsabilizados e os prejuízos terão de ser pagos. Devem lembrar-se que a Escola é como uma segunda casa e deve ser tratada com cuidado, pois ninguém gosta de permanecer num espaço sujo e descuidado. Os alunos deverão cumprir as regras de limpeza nomeadamente quanto ao mobiliário da escola, às salas de aula e outros espaços. Atenção à utilização de laboratórios e outras salas específicas onde as regras de conduta são especiais. Nos intervalos e tempos livres os alunos podem permanecer no bar, recreios e campos de jogos e em outros espaços que estejam a funcionar; os jogos com bola só são permitidos nos campos de jogos. A Escola vai sofrer uma grande intervenção a partir do Verão de 2009, que se insere na 2ª fase de modernização do Parque Escolar.

6 6 É obrigatório o uso diário do cartão de estudante. Os alunos novos devem adquirir com a maior brevidade o seu cartão electrónico, mediante o pagamento ao DT de 5 euros; o cartão é válido até o aluno terminar o seu percurso escolar. O aluno deve ter o cuidado da registar (passar o cartão) a sua entrada e saída. O cartão pode ser utilizado no bar, papelaria, reprografia e cantina. Saídas da escola: os alunos que necessitem de o fazer por motivos esporádicos e previsíveis (consulta médica, por exemplo) devem trazer no dia anterior autorização do EE e dirigir-se ao CE para que a saída seja autorizada. Os alunos que necessitem de sair por motivos que se vão manter ao longo de todo o ano (por exemplo, ensino articulado, não desejam almoçar na cantina) devem entregar autorização dos EE no CE para que seja permitida a sua saída. Não há restrições de saída aos alunos maiores de 18 anos, que sejam Encarregados de Educação deles próprios. Não é permitido fumar em todo o recinto escolar. Explicar como funciona o regime de permutas e de que forma os alunos serão encaminhados se não houver permuta (o aluno terá falta se não participar nestas actividades). Dar informações sobre o Dia do Diploma. Indicação do horário de atendimento do DT aos EE. Indicação do horário da turma e do calendário escolar. Explicar como são eleitos o delegado e subdelegado de turma. Explicar os procedimentos em caso de problemas disciplinares (o EE poderá ser imediatamente contactado). Pedir um contacto aos EE. Divulgar a existência da associação de Pais e EE (APESCA). Explicar o regime de transição e a realização de exames nacionais. Eleger dois representantes dos EE para estarem presentes nas reuniões de CT para as quais forem solicitados. Explicar aos EE algumas condições para que haja sucesso: trabalho efectivo por parte dos alunos a partir do 1º dia, rigor, responsabilidade, acompanhamento por parte dos EE, atitudes correctas, esforço e perseverança, boa colaboração com o grupo turma, cumprimento dos planos de recuperação e respeito pelo trabalho de professores, colegas e funcionários. Desejamos que este seja um óptimo ano lectivo. ESCOLA SECUNDÁRIA INÊS DE CASTRO CRONOGRAMA DE ACÇÃO DO DIRECTOR DE TURMA ENSINO SECUNDÁRIO Ano lectivo 2008/2009 Primeiro Período Setembro 1º Conselho de Directores de Turma Estruturação da Direcção de Turma Conselhos de Turma

7 7 Out./Nov. Recepção dos Encarregados de Educação/alunos Entrega dos cartões de estudante/cartão electrónico Informação da hora de atendimento Explicação do Plano de Emergência Eleição de Delegado e Subdelegado Informação da existência dos SEAE Ficha biográfica/caracterização Ficha de identificação para colocar no PIA Reuniões dos Conselhos de Turma Reunião dos professores da Área de Projecto (12º Ano) Recolha de elementos de avaliação Novembro 2º Conselho de Directores de Turma Preparação do 1º momento de avaliação Apresentação dos projectos da A. P. (12º Ano) Dezembro Preenchimento das fichas de auto-avaliação Entrega das propostas de classificação Conselhos de avaliação Janeiro Fev./Mar. Março Segundo Período Reunião com os Encarregados de Educação Conselhos de Turma Reunião dos professores da Área de Projecto (12º Ano) Recolha de elementos de avaliação 3º Conselho de Directores de Turma Preparação do 2º momento de avaliação Preenchimento das fichas de auto-avaliação Entrega das propostas de classificação Conselhos de avaliação Abril Maio Junho Julho Terceiro Período Reunião com os Encarregados de Educação 4ºConselho de Directores de Turma Preparação do 3º momento de avaliação Recolha de elementos de avaliação Apresentação dos projectos da A. P. (12º Ano Preenchimento das fichas de auto-avaliação Entrega das propostas de classificação Relatórios da Área de Project (12º Ano) Conselhos de avaliação Elaboração do Relatório Crítico de Direcção de Turma Matrículas Arquivo de documentos nos PIA s Preparação do material a enviar para o arquivo morto

8 8 COMPOSIÇÃO DO DOSSIER DE DIRECÇÃO DE TURMA COMPONENTES DO DOSSIER Turma Registo de assiduidade dos alunos Projectos /Actividades previstas Questões disciplinares Encarregados de Educação Registos de avaliação Conselho de turma Legislação e documentos internos Relatórios CONTEÚDO Horário; Fotografias; Lista de alunos; Planta; Fichas biográficas; Caracterização; Fotocópia da acta de eleição de delegado Planos de acompanhamento e recuperação Lista de apoios (individuais e em grupo) Lista de frequência da sala de estudo/laboratório de Matemática.. Relatórios dos SEAE Registo de faltas (relatório periódico); Justificações Projectos da A. P. (12º Ano); Visitas de estudo; Projectos no âmbito das diversas disciplinas Registo de incidentes; Participações escritas dos docentes; Processos disciplinares Registos dos contactos estabelecidos (contacto pessoal e por telefone); Fotocópia de documentação expedida; Convocatórias e fotocópias das actas das reuniões Propostas de classificação; Fichas de auto-avaliação; Relatórios de avaliação dos apoios; Registos de avaliações intermédias; Fotocópias das pautas Fotocópia das actas dos CT; Nome dos professores e contactos; Regime de faltas Alteração à Lei 30/2002, de 20 de Dezembro (Estatuto do Aluno); Documentação diversa emanada pelo órgão de gestão e pelo coordenador dos DT. Regulamento interno. Relatório crítico do desempenho do DT

9 9 Escola Secundária Inês de Castro Ano lectivo 2008 / 2009 Aulas Previstas 1º Período 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira º Período 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira º Período 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 8 / 9 9 / 10 8 / 9 8 / 9 7 / 9 Nota: A contagem do 3º período foi feita no pressuposto de que as aulas terminam a 9 de Junho para os 9º, 11º e 12º anos e 19 de Junho para os restantes anos de escolaridade.

Caro colega director de turma:

Caro colega director de turma: 1 DIRECÇÃO DE TURMA 1ª REUNIÃO ANO LECTIVO 2008/2009 ENSINO BÁSICO Caro colega director de turma: Neste início de ano lectivo e, para que nas reuniões que efectuar, quer com os docentes do seu conselho

Leia mais

Funções do Diretor de Turma

Funções do Diretor de Turma Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Funções do Diretor de Turma Esclarecer os alunos acerca das funções do Director de Turma e informá-los, assim como aos Encarregados de,

Leia mais

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013.

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013. ANO LETIVO 2013/2014 REUNIÕES DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA GUIÃO 1º Período A avaliação sumativa interna destina -se a: a) Informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento da aprendizagem

Leia mais

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos

REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP. I - Natureza e Objectivos REGULAMENTO DA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS 2º CICLOS EM ENSINO DA FCUP I - Natureza e Objectivos 1. O presente regulamento aplica-se aos 2º Ciclos em Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Guia do Encarregado de Educação

Guia do Encarregado de Educação Guia do Encarregado de Educação Ano letivo 2011/2012 Calendário Escolar pode ser consultado sítio Web da escola. Prazos de reclamação: Avaliação: 3 dias úteis após a afixação das pautas Turmas: 3 dias

Leia mais

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Secundária Matias Aires. Contactos: Nome Ano Turma nº 2017/2018. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Secundária Matias Aires. Contactos: Nome Ano Turma nº 2017/2018. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma Dados do aluno Nome Ano Turma nº Encarregado de Educação Diretor(a) de Turma Nº do cartão Contactos: 2015/2016 Guia do aluno 2017/2018 Escola Secundária Matias Aires Sede: Escola Secundária Matias Aires

Leia mais

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Básica D. Domingos Jardo. Contactos: Nome Ano Turma nº 2016/2017. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Básica D. Domingos Jardo. Contactos: Nome Ano Turma nº 2016/2017. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma Dados do aluno Nome Ano Turma nº Encarregado de Educação Diretor(a) de Turma Nº do cartão Contactos: 2015/2016 Guia do aluno 2016/2017 Escola Básica D. Domingos Jardo Sede: Escola Secundária com 3º Ciclo

Leia mais

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO

REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO (Anexo I do Regulamento Interno 2009.13) Uma visita de estudo é uma actividade decorrente do Projecto Educativo do Agrupamento e enquadrável no âmbito do desenvolvimento

Leia mais

PR Agrupamento Vertical de Escolas do

PR Agrupamento Vertical de Escolas do Direcção Regional de Educação do Norte PR Agrupamento Vertical de Escolas do Pico de Regalados - 151087 NORMAS DE ACTUAÇÃO INTERNA / UNIFORMIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE ACTUAÇÃO 1. DISPOSIÇÃO DA SALA DE AULAS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES MODELO DE REGIMENTO INTERNO. dos CONSELHOS DE TURMA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES MODELO DE REGIMENTO INTERNO. dos CONSELHOS DE TURMA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES MODELO DE REGIMENTO INTERNO dos CONSELHOS DE TURMA DE 2009 Artigo 1º Composição 1. O Conselho de Turma é constituído por todos os professores da turma, um delegado e subdelegado

Leia mais

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Básica D. Domingos Jardo. Contactos: Nome Ano Turma nº 2018/2019. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma

Guia do aluno. Dados do aluno. Escola Básica D. Domingos Jardo. Contactos: Nome Ano Turma nº 2018/2019. Encarregado de Educação. Diretor(a) de Turma Dados do aluno Nome Ano Turma nº Encarregado de Educação Diretor(a) de Turma Nº do cartão Contactos: 2015/2016 Guia do aluno 2018/2019 Escola Básica D. Domingos Jardo Sede: Escola Secundária Matias Aires

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões 2012-2013 1 I. PRINCÍPIOS O Despacho Normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho, na alínea e) do ponto 2º do artigo 3.º prevê a organização de um conjunto de atividades

Leia mais

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR

REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR REGULAMENTO DA SALA DE OCORRÊNCIA DISCIPLINAR I. Disposições Gerais: Artigo 1º Objeto 1. O presente documento regulamenta a organização e o funcionamento da Sala de Ocorrência Disciplinar do Agrupamento

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N. EMNOP 16 de Dezembro de 2008 CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL N SECUNDÁRIO DE EDUCAÇÃO EMNOP 16 de Dezembro de 2008 1 Legislação de referência Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Operacionalização na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira Objectivos Gerais Elevar as competências básicas dos alunos portugueses. Assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ESCOLA DE MUSICA

REGULAMENTO INTERNO ESCOLA DE MUSICA REGULAMENTO INTERNO DA ESCOLA DE MUSICA Artigo 1º Objecto A Associação Cultural Musimax é uma Escola do Ensino Artístico Especializado em Música, e tem como principal objecto o ensino da música. Artigo

Leia mais

INICIO DO ANO LECTIVO

INICIO DO ANO LECTIVO INICIO DO ANO LECTIVO 2010-11 Dia Hora ACTIVIDADE / SERVIÇO 9.30-12.30 Recepção dos docentes do Agrupamento 1 14.30 Reunião Mediadores Cursos EFA+Direcção 15.00 Reunião de Coordenadores de Departamento

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE)

PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE) ESCOLA SECUNDÁRIA DE EMÍDIO NAVARRO VISEU PLANO DE ACTIVIDADES DE OCUPAÇÃO PLENA DOS TEMPOS ESCOLARES (OPTE) PLANO DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO Conselho Executivo Ano lectivo 2007/2008 ÍNDICE Pag.

Leia mais

ANO LECTIVO

ANO LECTIVO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CARVALHOS ANO LECTIVO 2010 2011 1.º PERÍODO DATA HORA ACTIVIDADES Realização de exames de alunos autopropostos de 9. º 1 a 30 de A designar Ano (02 a 07/09) Realização dos exames de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo ESTRUTURAS DE APOIO EDUCATIVO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Organização 1. As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) encontram-se enquadradas por despacho próprio. 2. As AEC visam

Leia mais

COLÉGIO DE ALBERGARIA REGULAMENTO INTERNO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

COLÉGIO DE ALBERGARIA REGULAMENTO INTERNO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS REGULAMENTO INTERNO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS 1. INTRODUÇÃO De acordo com o Projecto Educativo do Colégio de Albergaria e a legislação em vigor sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos nos vários

Leia mais

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento 2010-2011 REGIMENTO DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Considerando a importância do desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular

Leia mais

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 ÍNDICE 1. Definição.3 2. Objetivos.3 3. Procedimentos Pedagógicos..3 4. Aprovação e Autorização.4 5. Planificação...5 6. Organização..6 7. Outras situações

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FR ANCISCO FERNANDES LOPES BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO DE ACÇÃO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FR ANCISCO FERNANDES LOPES BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO DE ACÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FR ANCISCO FERNANDES LOPES BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO DE ACÇÃO 2009-2013 Introdução O Plano de Acção da Biblioteca Escolar para o quadriénio 2009/2013 encontra-se dividido em quatro

Leia mais

Dados do(a) aluno(a) Nome Ano Turma nº. Encarregado(a) de Educação. Diretor(a) de Turma. Nº do cartão/processo: 2015/2016.

Dados do(a) aluno(a) Nome Ano Turma nº. Encarregado(a) de Educação. Diretor(a) de Turma. Nº do cartão/processo: 2015/2016. Dados do(a) aluno(a) Nome Ano Turma nº Encarregado(a) de Educação Diretor(a) de Turma Nº do cartão/processo: Contactos: Sede: Escola Secundária Matias Aires Av. Bombeiros Voluntários, 2735-244 Cacém Telefone:

Leia mais

Laboratório de Investigação em Desporto. Regulamento

Laboratório de Investigação em Desporto. Regulamento Escola Superior de Desporto de Rio Maior Laboratório de Investigação em Desporto Regulamento Capítulo I Natureza e Finalidades Artigo 1º Designação e Natureza O Laboratório de Investigação em Desporto

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS ANEXO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS INTERNOS INTRODUÇÃO Este manual pretende ser um guia de utilização e funcionamento do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Este manual funcionará como anexo ao Regulamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas 1º- O cartão é pessoal e intransmissível. Em caso algum pode alguém utilizar o cartão pertencente a outrem. 2º- O mesmo cartão é válido para todos os anos que um aluno ou funcionário frequente ou trabalhe

Leia mais

R E G U L A M E N T O. Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Preâmbulo

R E G U L A M E N T O. Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Preâmbulo R E G U L A M E N T O Visitas dos Delegados de Informação Médica ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE Preâmbulo Nos termos e para os efeitos previstos no ponto número 15 do Despacho n.º 2837/2004,

Leia mais

Projecto Turma. Divulgar e fazer cumprir o Regulamento Interno da escola; Consciencializar o aluno do que é o ensino secundário;

Projecto Turma. Divulgar e fazer cumprir o Regulamento Interno da escola; Consciencializar o aluno do que é o ensino secundário; Rio de Mouro Projecto Turma Objectivos: Divulgar o Projecto Educativo da escola e consciencializar o aluno de que a sua participação é fundamental para o cumprimento do mesmo; Divulgar e fazer cumprir

Leia mais

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento

Projecto Educativo. Projecto Curricular do Agrupamento E s c o l a M a r t i m d e F r e i t a s Projecto Educativo Doc. orientador dos princípios e valores do Agrupamento. Projecto Curricular do Agrupamento Doc. que está intimamente relacionado com a ideia

Leia mais

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016 DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016 Página do Agrupamento: http://agrupcadaval.com/aec/ Telefone: 262 699 230 Cadaval, 16 de setembro 2015 1 CALENDÁRIO ESCOLAR 1.ºPeríodo: 16 de setembro a

Leia mais

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LECTIVO 2010/2011 Introdução O Plano do Departamento de Línguas tem como pressupostos o Projecto Educativo em vigor da Escola Secundária da Baixa da Banheira cujos

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE)

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE) PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES (POTE) Susana Fernandes 2011/2012 ÍNDICE ENQUADRAMENTO 2 CONCEITOS 3 OPERACIONALIZAÇÃO 3 ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS DE OCUPAÇÃO 4 OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES 5 REGISTO

Leia mais

Plano de Acção do Departamento do 1.º Ciclo 2010 / 2011

Plano de Acção do Departamento do 1.º Ciclo 2010 / 2011 Plano Agrupamento Plano de Acção do Departamento do 1.º Ciclo 2010 / 2011 Prioridades Objectivos Estratégias ACÇÕES METAS AVALIAÇÃO P.1. Obj. 1 E.1 Ao 3.º dia de ausência do aluno, efectuar contacto telefónico,

Leia mais

Planificação anual dos Estágios Pedagógicos do Ramo Educacional da Licenciatura em Matemática da FCTUC 2008/2009

Planificação anual dos Estágios Pedagógicos do Ramo Educacional da Licenciatura em Matemática da FCTUC 2008/2009 Planificação anual dos Estágios Pedagógicos do Ramo Educacional da Licenciatura em Matemática da FCTUC 2008/2009 Documento aprovado nas reuniões da Comissão de Estágio de 25/9/2008 e 23/10/2008 I - Objectivos

Leia mais

Reunião de Início de Ano

Reunião de Início de Ano Ano Letivo 2013-2014 Reunião de Início de Ano Delegados e Subdelegados 16 de outubro 13h 00m sala A041 Informações: Sala de Alunos melhorada Acolhimento dos novos alunos do 7º ano Quadro de Mérito: entrega

Leia mais

ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES

ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES ANEXO 16 Regulamento Interno REGIME DE FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO/INTERCÂMBIOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA 2011/2014 ÌNDICE 1. CONCEITO 2 2. CONCEPÇÃO 2 3. ORGANIZAÇÃO 3 4. FUNCIONAMENTO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mêda

Agrupamento de Escolas de Mêda CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO 0 REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO Artigo 1º Âmbito e função 1. O

Leia mais

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação.

REGULAMENTO ANEXO 3. Prova de Aptidão Profissional. Regulamento Interno CTDC. Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação. Cancela & Carvalho Colégio Torre Dona Chama Apoiado pelo Ministério da Educação Regulamento Interno CTDC ANEXO 3 REGULAMENTO Prova de Aptidão Profissional (Preâmbulo) O presente documento regula a realização

Leia mais

DESPACHO. Calendário Escolar. 1. Educação Pré-Escolar

DESPACHO. Calendário Escolar. 1. Educação Pré-Escolar DESPACHO No desenvolvimento dos princípios consagrados no regime de autonomia, administração e gestão das escolas, o Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho

Leia mais

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Outubro 2009 INTRODUÇÃO Este guia de acolhimento, foi elaborado para si. Pretendemos com ele que ao entrar para esta Escola tenha, não só apoio humano,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mêda

Agrupamento de Escolas de Mêda CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO PROPOSTA DE REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO 0 PROPOSTA DE REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO Artigo

Leia mais

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma

Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma Regimento dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação da Turma.é nomeado/eleito na primeira reunião de Pais e Encarregados de Educação da Turma; Tem participação nos Conselhos de Turma; É a

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA Artigo 1º - Conteúdo O presente Regimento regula a actividade dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação (RPEE)

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIAS Introdução A análise sobre dados recolhidos pela equipa de auto-avaliação do Agrupamento

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo

Regulamento das visitas de estudo Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015]

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 1 Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 2 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada

Leia mais

ATIVIDADES A DESENVOLVER PELA DIRECÇÃO EXECUTIVA 2016/2017

ATIVIDADES A DESENVOLVER PELA DIRECÇÃO EXECUTIVA 2016/2017 ATIVIDADES A DESENVOLVER PELA DIREÇÃO EXECUTIVA 2016/2017 CALENDARIZAÇÃO Julho/Agosto Setembro ATIVIDADE Organização dos dados para a atualização do estudo sobre (in)sucesso e abandono escolares; Conclusão

Leia mais

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo AGRUPAMENTO DE PROENÇA-A-NOVA - 160799 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca Direcção Regional de Educação do Centro Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo 2010/2011

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA - ALUNOS

CÓDIGO DE CONDUTA - ALUNOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS DE ÁLVARO VELHO ESCOLA EB1/JI N.1 LAVRADIO ESCOLA EB1/JI N.2 LAVRADIO ESCOLA EB1/JI DOS FIDALGUINHOS 2018 2019 1.INTRODUÇÃO CÓDIGO

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO No desenvolvimento dos princípios consagrados no regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, o Despacho

Leia mais

Ordem de Trabalhos. Direção de Turma. Informações. Diretor de Turma: Dia e hora de atendimento: Local de atendimento: 12/10/2016

Ordem de Trabalhos. Direção de Turma. Informações. Diretor de Turma: Dia e hora de atendimento: Local de atendimento: 12/10/2016 Ordem de Trabalhos 1. Informações; 2. Apresentação dos documentos orientadores do percurso escolar; 3. Análise dos resultados escolares; 4. Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação no Conselho

Leia mais

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE

Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Curso de Licenciatura em Enfermagem GUIA DO ESTUDANTE Outubro 2010 INTRODUÇÃO Este guia de acolhimento, foi elaborado para si. Pretendemos com ele que ao entrar para esta Escola tenha, não só apoio humano,

Leia mais

AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS

AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS 8h45 9h00-11h00 11h00-12h30 12h30 14h30-16h30 17h00-18h00 18h00 1.º dia Chegada à escola sede do Agrupamento Sessão de apresentação do Agrupamento pela Direcção e primeira

Leia mais

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA Relatório de Actividades do 1º Período Técnica Superior de Educação: Catarina Miranda Oliveira 2010/2011 E S C O L A S E C U N D Á R I A D

Leia mais

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 As pessoas são como as flores Pode cuidar-se de todas as flores, oferecendo sempre a mesma água todos os dias. Não é isso que as faz felizes Mas sim o tempo que

Leia mais

Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010. prof. [Escolher a data] 1 Projecto Educativo

Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010. prof. [Escolher a data] 1 Projecto Educativo 1 Projecto Educativo Ocupação Plena dos Tempos Escolares PLANO ANUAL 2009/2010 Marinha Grande, 05 de Setembro de 2009 ESPR 2008-2011 prof. [Escolher a data] 2 Critérios de Avaliação Índice I. ENQUADRAMENTO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL. Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL. Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC PAA 2016/2017: ANEXO III AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE DO TAMEL Plano de Atividades Educativas de Complemento Curricular AECC Despacho Normativo nº 10-A/2015, de 19 de junho, artigo 7º alínea b) e artigo

Leia mais

ANO LETIVO

ANO LETIVO ANO LETIVO 2016-2017 1.º PERÍODO DATA HORA ATIVIDADES 1 a 30 de setembro Ver calendário 1 de setembro 18h 30 min Realização dos exames de módulos para conclusão do curso vocacional (05 a 14/09). Realização

Leia mais

Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS

Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS Escola Secundária de Sampaio REGULAMENTO DO CENTRO DE RECURSOS ARTIGO 1 O Centro de Recursos da Escola Secundária de Sampaio é um serviço com objectivos pedagógicos, informativos e lúdico-culturais. Procura

Leia mais

REGULAMENTO Funcionamento do GIAE

REGULAMENTO Funcionamento do GIAE REGULAMENTO Funcionamento do GIAE (Aprovado em Conselho Geral Transitório em 21 de março de 2013 Revisto em Conselho Geral de 6 de outubro de 2016) 1 - Objetivo O presente documento define e regula o funcionamento

Leia mais

1 Objectivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência

1 Objectivo e âmbito. 2 Acrónimos e definições. 3 Documentos de referência 1 Objectivo e âmbito Aplica-se aos ciclos de estudos da ESSEM, estabelecendo a metodologia e responsabilidades para a realização das actividades de leccionação, de avaliação da aprendizagem e acompanhamento

Leia mais

Capítulo I. Composição/eleição do Delegado. Artº 1º. Definição

Capítulo I. Composição/eleição do Delegado. Artº 1º. Definição Regimento do Grupo de Recrutamento 530 Secretariado Capítulo I Composição/eleição do Delegado Artº 1º Definição O Grupo de Recrutamento 530 é uma estrutura pertencente ao Departamento Curricular de Ciências

Leia mais

Reunião com Encarregados de Educação

Reunião com Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim Reunião com Encarregados de Educação Ano Turma: 13/11/2012 Projeto Educativo: Unidos na Construção de uma Escola para Todos Princípios e valores que orientam

Leia mais

ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE. Propriedade de

ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE. Propriedade de ESTATUTO ESCOLA ARTÍSTICA E PROFISSIONAL ÁRVORE Propriedade de ESCOLA DAS VIRTUDES COOPERATIVA DE ENSINO POLIVALENTE E ARTÍSTICO, C. R. L. Passeio das Virtudes, 14 4050-629 PORTO Tel. 223 394 820 - Fax.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO Ao viajar pela Europa, vais conhecer a magia de uma nova cultura e outra cidadania

REGULAMENTO INTERNO Ao viajar pela Europa, vais conhecer a magia de uma nova cultura e outra cidadania REGULAMENTO INTERNO Ao viajar pela Europa, vais conhecer a magia de uma nova cultura e outra cidadania JANEIRO, 2010 ÍNDICE Regulamento Interno....... 3 Objectivos do Regulamento...... 3 Regras e Funcionamento

Leia mais

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte:

2- A matriz curricular de referência dos cursos vocacionais do ensino básico de 3º ciclo é a seguinte: DE: CONSELHO PEDAGÓGICO PARA: CONSELHO GERAL ANEXO VI REGULAMENTO INTERNO CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL BÁSICO Artigo 1º Âmbito e definição 1- Os cursos vocacionais de nível básico visam desenvolver a escolarização

Leia mais

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015 DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015 Página do Agrupamento: http://agrupcadaval.com/aec/ Telefone: 262 699 230 Cadaval, 15 setembro 2014 1 1ºPeríodo: 15 setembro a 16 de dezembro; 2ºPeríodo:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA

REGULAMENTO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA REGULAMENTO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DE DISCIPLINA Proposto pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Electrotécnica em Julho de 2001 Alterada na Comissão Coordenadora do Conselho Científico

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA. Artigo 1.º Objecto

REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA. Artigo 1.º Objecto REGIMENTO DO CONSELHO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Artigo 1.º Objecto É objecto do presente Regimento o funcionamento do Conselho Pedagógico da Universidade Autónoma de Lisboa, de ora em

Leia mais

Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio

Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio ESCOLA EB1/JI JORGE MINEIRO Rua Soeiro Pereira Gomes Queluz de Baixo 2745 583 Barcarena Telefone/Fax 21 4363571 Regimento Interno

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência JARDIM DE INFÂNCIA Normas Escolares de Convivência Í n d i c e DIREITOS... 3 DEVERES... 5 ACESSO. HORÁRIO DE ENTRADA E DE SAÍDA... 5 TRABALHO EM SALA... 6 COMUNICAÇÃO COLÉGIO/FAMÍLIA... 7 REGIME DE FALTAS...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro. Despacho n.º..

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro. Despacho n.º.. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Gabinete do Ministro Despacho n.º.. Sem prejuízo do regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

Avaliação de Desempenho Docente

Avaliação de Desempenho Docente Dicas para a elaboração de um Portefólio Avaliação de Desempenho Docente O PORTEFÓLIO deve conter um registo das reflexões e das práticas e deve estar devidamente documentado. 13-04-2008 1 Deve conter:

Leia mais

REUNIÃO DE DELEGADOS E SUBDELEGADOS 2016/2017

REUNIÃO DE DELEGADOS E SUBDELEGADOS 2016/2017 ESQM REUNIÃO DE DELEGADOS E SUBDELEGADOS 2016/2017 21 de outubro - 13h Escola Secundária Quinta do Marquês Ano Letivo de 2016-2017 Alunos Matriculados: 1101 Ensino Básico: 507 Ensino Secundário: 594 7º

Leia mais

ANEXO XXII REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO

ANEXO XXII REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO ANEXO XXII REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO MAGNÉTICO JUNHO 2018 ÍNDICE ARTIGO 1º - ÂMBITO E FUNÇÃO 3 ARTIGO 2º - FUNCIONAMENTO 3 ARTIGO 3º - UTILIZAÇÃO NA PORTARIA 4 ARTIGO 4º - UTILIZAÇÃO NO BUFETE

Leia mais

Quadros de Valor, Mérito e Excelência. Regulamento

Quadros de Valor, Mérito e Excelência. Regulamento Quadros de Valor, Mérito e Excelência Regulamento Os quadros de valor e de Excelência são criados no âmbito do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, como incentivo ao sucesso escolar e educativo, visando

Leia mais

Reivindicações apresentadas por Dirigentes do SIPPEB que estão em contacto com os professores nas escolas. Aposentação na Monodocência

Reivindicações apresentadas por Dirigentes do SIPPEB que estão em contacto com os professores nas escolas. Aposentação na Monodocência Reivindicações apresentadas por Dirigentes do SIPPEB que estão em contacto com os professores nas escolas Aposentação na Monodocência Com a legislação sobre as aposentações e o Novo Estatuto da Carreira

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Normas Internas de Funcionamento do Curso Preparatório para Acesso ao Ensino Superior de maiores de 23 anos Capítulo I Acesso e Frequência Artigo 1º (Acesso e Frequência)

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA De Bombarral

ESCOLA SECUNDÁRIA De Bombarral ESCOLA SECUNDÁRIA De Bombarral Plano T.I.C. Ano lectivo 2007 / 2008 Plano elaborado pela Coordenadora T.I.C. Ana Carvalho Índice Introdução...3 Objectivos do Plano T.I.C...4 Caracterização da Escola...6

Leia mais

ARTIGO 2.º DESTINATÁRIOS O Doutorecos destina-se a crianças em idades escolares dos 6 aos 12 anos, em período de férias.

ARTIGO 2.º DESTINATÁRIOS O Doutorecos destina-se a crianças em idades escolares dos 6 aos 12 anos, em período de férias. REGULAMENTO PREÂMBULO Os Doutorecos Atelier de Férias da AAUMa é uma iniciativa da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) e tem por objectivo estimular o interesse das crianças, entre

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil. Escola Básica de Campelo [REGIMENTO DO CONSELHO DE DOCENTES]

Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil. Escola Básica de Campelo [REGIMENTO DO CONSELHO DE DOCENTES] 2012 Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil Escola Básica de Campelo [REGIMENTO DO CONSELHO DE DOCENTES] Artigo 1º Âmbito e Aplicação 1. O presente Regimento regulamenta a atividade do Departamento do

Leia mais

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio

REFERENTES E LEMENTOS CONSTITUTIVOS C RITÉRIOS I NDICADORES. Oferta formativa. . Projecto de Auto-avaliação da Escola Secundária de Alberto Sampaio Q U A D R O R E F E R E N C I A L Á R E A A A V A L I A R : 3. Desenvolvimento Curricular DIMENSÃO: Construído SITUAÇÃO: 3.1. Escola como lugar de aprendizagem de alunos e formandos Estatuto do Aluno:

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES Página1 REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE EXAMES INTRODUÇÃO Preâmbulo 1. O presente regulamento foi elaborado com o objectivo de regular todos os procedimentos de realização dos exames, antes do seu início

Leia mais

Faltas e sua natureza

Faltas e sua natureza Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto

REGULAMENTO INTERNO. Capítulo I Princípios Gerais. Artigo Primeiro. Objecto REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Princípios Gerais Artigo Primeiro Objecto O presente Regulamento define o regime de funcionamento interno do Centro de Formação Ciência Viva reconhecido pelo Ministério da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO (GRUPO 110) 2012/2013 REGIMENTO DO CONSELHO DE DOCENTES DO 1º CICLO REGIMENTO DO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO REGIMENTO DO CONSELHO DE ANO 1º

Leia mais

taxa de sucesso nas disciplinas de Português e

taxa de sucesso nas disciplinas de Português e ESCOLA BÁSICA DOS 2º e 3º CICLOS DOS LOUROS PROJETO EDUCATIVO 2014-2018 DIMENSÕES A. CIENTIFICA E PEDAGÓGICA 1. AUMENTO DO SUCESSO ESCOLAR OBJETIVOS 1.1 Promover a participação dos EE na vida escolar 1.2

Leia mais

Introdução: Objectivos 1. Aulas de substituição

Introdução: Objectivos 1. Aulas de substituição 2009-2010 1 Introdução: Tendo em conta as orientações da tutela, as indicações do PE de Agrupamento enquanto documento orientador da política educativa da escola, as propostas dos grupos e subgrupos disciplinares

Leia mais

ORIENTAÇÕES EMANADAS DO CONSELHO PEDAGÓGICO DE 10 DE OUTUBRO DE 2001

ORIENTAÇÕES EMANADAS DO CONSELHO PEDAGÓGICO DE 10 DE OUTUBRO DE 2001 Conselho Pedagógico AVALIAÇÃO ORIENTAÇÕES EMANADAS DO CONSELHO PEDAGÓGICO DE 10 DE OUTUBRO DE 2001 Tendo em conta a importância do acto de avaliar, pelas repercussões no futuro escolar do aluno, importa

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19

REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 REGULAMENTO INTERNO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO 2018/19 1 Artigo 1º (Âmbito e Definição) O presente regulamento tem por base a Portaria nº74-a/2013, de 15 de Fevereiro (artigos 3º e 4º), na sua

Leia mais

REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO

REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO REGULAMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES MAGNÉTICOS DE IDENTIFICAÇÃO Artigo 1.º Âmbito e função 1. O Cartão Magnético de Identificação tem por função identificar todos os utentes (alunos, pessoal docente

Leia mais