RELATÓRIO DE GESTÃO DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE E DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS. A obra de construção do Condomínio Quinta dos Aciprestes, iniciada em

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE GESTÃO DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE E DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS. A obra de construção do Condomínio Quinta dos Aciprestes, iniciada em"

Transcrição

1 510B FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCíCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 INTRODUÇÃO o presente relatório é elaborado visando dar cumprimento às obrigações anuais estabelecidas no no 2 do Art0 310 do Decreto-Lei 60/2002 de 20 de Março. DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE E DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS o "5IOB Fundo fechado de investimento imobiliário", doravante abreviadamente designado por FUNDO 5IOB 2005, foi constituído em 3 de Março de 2006, com um capital de ( (seis milhões de euros), representado por unidades de participação emitidas a 10 euros cada. O FUNDO 5IOB 2005 foi subscrito por cinco participantes. Até final do exercício de 2008 não ocorreram outros movimentos nas unidades de participação. A obra de construção do Condomínio Quinta dos Aciprestes, iniciada em 2006, foi concluída no segundo trimestre de A empreitada é da responsabilidade das sociedades "O.B. Gestão Imobiliária, 5.A." e "J.P.P. Empresa de Construções Civis Peres, Lda.". O condomínio foi desenvolvido no lote 3 da Quinta dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, junto ao Palácio dos Aciprestes, actual sede da Fundação Marquês de Pombal.

2 Trata-se de um condomínio de habitação, de elevada qualidade, localizado no centro de Linda-a-Velha, com 67 fogos e área total de construção de 18164,60m2. As obras de construção do condomínio decorreram dentro dos prazos previstos. Em 26 de Junho de 2008 foi instituído por escritura pública o regime de propriedade horizontal às 67 fracções autónomas do edifício. Em reunião da Câmara Municipal de Oeiras de 8 de Julho de 2008 foi concedida a licença de utilização ao edifício de 67 fogos e 1 ocupação. Em 31 de Julho de 2008 foi constituído formalmente o Condomínio Quinta dos Aciprestes e aprovado o respectivo Regulamento. Até ao final do exercício de 2008 foram celebrados 12 contratos de venda por escritura pública e transitaram para 2009 oito contratos promessa de compra e venda. A comercialização do condomínio encontra-se a cargo da "Sogeu Sociedade de Mediação Imobiliária, S.A.". Em 2007 e 2008 o condomínio foi divulgado, entre outros meios, através de anúncios em jornais, distribuição de folhetos e apresentação na televisão. Para apoio às vendas existe desde 2007 o stand de vendas e o andar modelo. A divulgação do condomínio está ainda a ser efectuada através da internet pelo site e do portal com ligação ao site da Caixa Geral de Depósitos, entidade financiadora deste empreendimento. O esforço de comercialização e as características de qualidade do empreendimento permitiram que para além das 15 escrituras celebradas até final de Fevereiro de 2009, existam ainda comprometidos formalmente mais 6 apartamentos, representando vendas de aproximadamente 27% do total do condomínio.

3 Na sequência de um estudo de mercado efectuado no último trimestre do exercício, o FUNDO SrOB 2005 prepara uma nova campanha publicitária a iniciar no final de Março CARTEIRA DE APLICAÇÕES EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 A carteira de aplicações do FUNDO SrOB 2005 totalizava no final do exercício de 2008, o valor de , conforme detalhe que se segue, correspondendo cada unidade de participação ao valor de SIOB FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIARIO CARTEIRA DE APLICAÇÕES EM c."...?1';', Valias '61t.iEf3l!f1_ Liquidez o Imóveis fracções autónomas no Condomínio Aciprestes Fracção autónoma Largo Pulido Valente O Outros Valores Activos o TOTAL DO ACTIVO Valor Juros Valor actual PASSIVOS sobre imóveis Empréstimos e juros Imposto si valias Outros Valores Passivos TOTAL DO PASSIVO Valor do Fundo SrOB 2005 a N de Up' s emitidas Valor por UP 13,8975 Lisboa, 3 de Março de 2009 A(lministração Jb~ntos Vogal ~---- uel Baptista Fino residente João Pedro Almeida Henriques Vogal

4

5

6

7 SIOB FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E Activo Mais Menos Activo Activo ACTIVO Notas bruto valias valias líquido líquido PASSIVO E CAPITAL DO FUNDO Notas ACTIVOS IMOBILIÁRIOS CAPITAL DO FUNDO Construções 1 e Unidades de participação Adiantamentos por compra de imóveis Resultados transitados Total de activos imobiliários Resultado líquido do exercício 2 ( ) Total do Capital do Fundo CONTAS DE TERCEIROS Outros devedores AJUSTAMENTOS E PROVISÕES Provisões acumuladas DISPONIBILIDADES Depósitos à ordem CONTAS DE TERCEIROS Depósitos a prazo e com pré-aviso Comissões e outros encargos a pagar Total das disponibilidades Outras contas de credores Empréstimos não titulados ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS Adiantamentos por venda de imóveis Acréscimo de proveitos Total de valores a pagar Despesas com custo diferido Outros acréscimos e diferimentos ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS Total de acréscimos e diferimentos activos Acréscimos de custos Total do Activo Total do Passivo e Capital do Fundo Total do número de unidades de participação Valor unitário da unidade de participação 2 13, ,2527 O anexo faz parte integrante destes balanços.

8 SIOB FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E 2007 CUSTOS E PERDAS Notas PROVEITOS E GANHOS Notas CUSTOS E PERDAS CORRENTES PROVEITOS E GANHOS CORRENTES Juros e custos equiparados: Juros e proveitos equiparados: De operações correntes Outros, de operações correntes Comissões: Ganhos em operações financeiras e activos imobiliários: Em activos imobiliários Em activos imobiliários Outras, de operações correntes Total de proveitos e ganhos correntes Perdas em operações financeiras e activos imobiliários: Em activos imobiliários PROVEITOS E GANHOS EVENTUAIS Impostos e taxas: Ganhos extraordinários Imposto sobre o rendimento Total de proveitos e ganhos eventuais Impostos indirectos Outros impostos Prejuízo do exercício Provisões do exercício: Provisões para encargos Fornecimentos e serviços externos Outros custos e perdas correntes Total de custos e perdas correntes CUSTOS E PERDAS EVENTUAIS Perdas extraordinárias Total de custos e perdas eventuais Lucro líquido do exercício Resultados na carteira de títulos - - Resultados eventuais Resultados de activos imobiliários Resultados antes de impostos sobre o rendimento (34.443) Resultados correntes ( ) Resultado líquido do exercício ( ) O anexo faz parte integrante destas demonstrações.

9 SIOB FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS MONETÁRIOS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E OPERAÇÕES SOBRE AS UNIDADES DO FUNDO Recebimentos: Subscrição de unidades de participação - - Fluxo das operações sobre as unidades do fundo - - OPERAÇÕES COM ACTIVOS IMOBILIÁRIOS Recebimentos: Alienação de activos imobiliários Adiantamento por conta de venda de activos imobiliários Pagamentos: Comissões de activos imobiliários (52.299) - Despesas correntes (FSE) em activos imobiliários ( ) - Outros pagamentos de activos imobiliários ( ) ( ) Fluxo das operações com activos imobiliários ( ) OPERAÇÕES DE GESTÃO CORRENTE Recebimentos: Juros de depósitos bancarios Contratação de empréstimos Pagamentos: Comissão de gestão (43.518) (37.483) Comissão de depósito (15.955) (13.160) Impostos e taxas (52.653) (48.315) Pagamento de juros de empréstimos ( ) ( ) Outros pagamentos correntes (3.403) (7.984) Fluxo das operações de gestão corrente ( ) Saldo dos fluxos de caixa do exercício Disponibilidades no início do exercício Disponibilidades no fim do exercício O anexo faz parte integrante destas demonstrações.

10 INTRODUÇÃO O Fundo SIOB 2005 Fundo Fechado de Investimento Imobiliário (Fundo) foi autorizado por deliberação do Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de 23 de Fevereiro de 2006, tendo iniciado a sua actividade em 3 de Março de Trata-se de um fundo de investimento imobiliário fechado, constituído por subscrição particular, pelo período inicial de dez anos contados a partir da data da sua constituição, prorrogável por períodos sucessivos de cinco ou mais anos desde que aprovado pelos participantes e autorizado pela CMVM. Nos termos da Lei e do Regulamento de Gestão do Fundo, este é essencialmente composto por um conjunto de activos imobiliários e por outros valores mobiliários, legalmente autorizados. O Fundo é administrado, gerido e representado pela SGFI - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A. (Sociedade Gestora ou SGFI), sendo as funções de entidade depositária (depositário) asseguradas pela Caixa Geral de Depósitos S.A.. As notas que se seguem respeitam a numeração sequencial definida no Plano Contabilístico dos Fundos de Investimento Imobiliário. As notas cuja numeração se encontra ausente não são aplicáveis ou a sua apresentação não é relevante para a leitura das demonstrações financeiras anexas. BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS As demonstrações financeiras foram preparadas com base nos registos contabilísticos do Fundo, mantidos de acordo com o Plano Contabilístico dos Fundos de Investimento Imobiliário, estabelecido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e regulamentação complementar emitida por esta entidade. As políticas contabilísticas mais significativas utilizadas na preparação das demonstrações financeiras, foram as seguintes: a) Especialização de exercícios O Fundo regista os seus proveitos e custos de acordo com o princípio da especialização de exercícios, sendo reconhecidos à medida que são gerados, independentemente do momento do seu recebimento ou pagamento. b) Comissão de gestão A comissão de gestão constitui um encargo do Fundo, a título de remuneração dos serviços de gestão do seu património que lhe são prestados pela Sociedade Gestora. Segundo o Regulamento de Gestão, esta comissão corresponde a uma taxa anual nominal de 0,5% calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo, antes do cálculo das comissões de gestão e de depositário do próprio dia, sendo cobrada mensalmente até ao terceiro dia útil do mês seguinte, com um mínimo de Euros por mês. O montante de comissão é registado na rubrica Comissões (Nota 18). c) Comissão de depositário Destina-se a fazer face às despesas do banco depositário relativas aos serviços prestados ao Fundo. Esta comissão corresponde a uma taxa anual nominal de 0,2% sendo cobrada semestral e postecipadamente, sendo calculada diariamente sobre o valor do património líquido do Fundo, antes do cálculo da comissão de depositário do próprio dia, com limite mínimo de Euros e máximo de Euros por semestre, sendo registada na rubrica Comissões (Nota 18). 1

11 d) Taxa de supervisão A taxa de supervisão devida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários constitui um encargo do Fundo. Este encargo é calculado por aplicação de uma taxa sobre o valor líquido global do Fundo no final de cada mês. Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, esta taxa ascendia a 0,0266%o. Sempre que o montante calculado seja inferior a 200 Euros ou superior a Euros, a taxa mensal devida corresponderá a um desses limites. e) Activos imobiliários Os terrenos adquiridos pelo Fundo são registados de acordo com os pagamentos efectuados relativos a escrituras e registos. As construções adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efectuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos, avaliações e eventuais obras de melhoramento ou reconversão, incluindo os encargos com a certificação energética dos edifícios. De acordo com a legislação em vigor, os imóveis não são amortizados, uma vez que deverão reflectir o seu valor venal, determinado de acordo com o melhor preço que poderia ser obtido caso fossem vendidos em condições de mercado. De acordo com o Decreto-Lei nº 13/2005, de 7 de Janeiro, as aquisições de bens imóveis e as respectivas alienações são precedidas dos pareceres de, pelo menos, dois peritos avaliadores independentes sujeitos a registo individual junto da CMVM. Os imóveis são avaliados com uma periodicidade bianual e sempre que ocorra uma alteração, significativa no seu valor. A valorização de cada um dos imóveis é definida pela Sociedade Gestora, no contexto do Regulamento nº 7/2007 da CMVM, sendo reanalisada periodicamente por comparação do seu valor contabilístico com o resultante das avaliações dos citados peritos independentes, devendo cada imóvel ser valorizado no intervalo compreendido entre o valor de aquisição e a média aritmética simples dos valores indicados nos relatórios de avaliação. As mais ou menos-valias que resultam do ajustamento do custo dos imóveis ao seu valor venal são reconhecidas nas rubricas Ganhos e perdas em operações financeiras e activos imobiliários Ajustamentos favoráveis/desfavoráveis da demonstração de resultados, tendo como contrapartida as rubricas Mais-valias e Menos-valias do activo. As mais ou menos-valias geradas na alienação de imóveis são reflectidas na demonstração de resultados do exercício em que os mesmos são vendidos, sendo determinadas com base na diferença entre o valor de venda e o seu valor de balanço nessa data. f) Unidades de participação O valor de cada unidade de participação é calculado dividindo o valor líquido global do património do Fundo, pelo número de unidades de participação subscritas. O valor líquido do património corresponde ao somatório das rubricas do capital do Fundo, nomeadamente, unidades de participação, resultados transitados e resultado líquido do exercício. g) Impostos diferidos Não são registados impostos diferidos passivos relativos às mais-valias líquidas potenciais que foram registadas por via da reavaliação dos imóveis em carteira. Em 31 de Dezembro de 2008, o montante de impostos diferidos ascenderia a, aproximadamente, Euros. 2

12 1. ACTIVOS IMOBILIÁRIOS Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, o saldo desta rubrica é composto por activos imobiliários com as seguintes características: 2008 Ano de Custo de Despesas Mais Valor Valor de Valia Imóvel avaliação aquisição e registos Obras Total valias venal avaliação adicional Quinta dos Aciprestes Pulido Valente Ano de Custo de Despesas Mais Valor Valor de Valia Imóvel avaliação aquisição e registos Obras Total valias venal avaliação adicional Quinta dos Aciprestes O valor de avaliação considerado corresponde à média simples do valor atribuído pelos respectivos peritos avaliadores. Em 21 de Março de 2006, o Fundo adquiriu ao Fundo Fechado de Investimento Imobiliário 2010 (Fundo 2010), igualmente gerido pela SGFI, um lote de terreno a urbanizar denominado Quinta dos Aciprestes em Linda-a-Velha no qual em 31 de Dezembro de 2008, está construído um condomínio fechado com piscina comum, constituído por nove blocos de edifícios habitacionais, correspondentes a 67 fogos. O terreno possui 9.865,5 m 2 de área e capacidade construtiva de m 2. Em 26 de Junho de 2008, foi celebrada a escritura de propriedade horizontal do imóvel, estando assim reunidas as condições para o Fundo celebrar as escrituras de compra e venda das fracções. O custo de aquisição e o montante dos custos imputados ao imóvel foi afectado a cada fracção de acordo com a respectiva permilagem, a qual consta da escritura de propriedade horizontal. Em 31 de Dezembro de 2008, o Fundo detinha ainda 55 fracções do condomínio "Quinta dos Aciprestes", das quais 8 estavam prometidas vender. Em 4 de Novembro de 2008, o Fundo adquiriu como permuta na venda de uma das fracções do lote da Quinta dos Aciprestes, o imóvel sito no Largo Professor Pulido Valente e Largo Professor Abel Salazar, freguesia de Linda-a-Velha, concelho de Oeiras. Trata-se de uma fracção destinada a habitação, de tipologia T2 a qual possui uma só frente e é composta por sala comum, cozinha, dois quartos, hall, despensa e instalação sanitária, com uma área total de 99 m 2. O custo de aquisição do imóvel corresponde ao valor atribuído pelas partes considerando o respectivo valor de avaliação. O movimento nos activos imobiliários durante os exercícios de 2007 e 2008 pode ser resumido da seguinte forma: Saldo em 31 de Dezembro de Obras Valorização de imóveis (Nota 21) Outros Saldo em 31 de Dezembro de Aquisições Vendas. Custo de aquisição ( ). Valias potenciais registadas (Nota 21) ( ) Obras Valorização de imóveis (Nota 21) Outros Saldo em 31 de Dezembro de ======== 3

13 No exercício de 2007, a rubrica Outros inclui Euros relativos a custos com publicidade e mediação, os quais foram registadas em 2008 na rubrica Fornecimentos e serviços externos (Nota 22). Durante o exercício de 2008, foram alienadas as seguintes fracções: Custo de Valor Mais Data Fracção Tipologia aquisição de venda valias (Nota 21) Lote 3-4º Dto - Bloco A T Lote 3-2º Dto - Bloco A T Lote 3-4º Dto - Bloco H T Lote 3-3º Esq - Bloco A T Lote 3-1º Esq - Bloco E T Lote 3 - R/C Dto - Bloco E T Lote 3-4º Esq - Bloco B T Lote 3 - R/C Esq - Bloco D T Lote 3-1º Dto - Bloco E T Lote 3-2º Dto - Bloco F T Lote 3-3º Dto - Bloco A T Lote 3-2º Dto - Bloco D T Adicionalmente, em 31 de Dezembro de 2008, encontravam-se celebrados os seguintes contratos promessa de compra e venda: Valor de Valor Data Fracção Tipologia escritura Adiantamentos a receber (Nota 16) (Nota 13) Lote 3-4º Esq - Bloco H T Lote 3-2º Esq - Bloco E T Lote 3-2º Dto - Bloco E T Lote 3-4º Esq - Bloco I T Lote 3-1º Esq - Bloco D T Lote 3-4º Esq - Bloco A T Lote 3-2º Esq - Bloco I T Lote 3-1º Dto - Bloco F T

14 2. CAPITAL DO FUNDO O património do Fundo está titulado através de unidades de participação iguais com um valor base de dez Euros cada, conferindo aos seus titulares um direito de propriedade sobre os valores do Fundo, proporcional ao número de unidades de participação detidas. O movimento do capital do Fundo em 2008 e 2007 foi o seguinte: 2008 Aplicação Resultado Saldo em do resultado líquido do Saldo em de 2007 exercício Unidades de participação Resultados transitados Resultado líquido do exercício ( ) ( ) ( ) ( ) Número de unidades de participação Valor da unidade de participação 14, , Aplicação Resultado Saldo em do resultado líquido do Saldo em de 2006 Outros exercício Unidades de participação Resultados transitados Resultado líquido do exercício ( ) Número de unidades de participação Valor da unidade de participação 11, ,2527 Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, os detentores das unidades de participação subscritas eram os seguintes: Entidade Número de unidades subscritas Montante Albertino Mateus Oliveira Borges Lourenço Carlos Vieira de Azevedo Pedro Alexandre Fontes Caeiro Oliveira Borges Maria Manuela da Conceição Santos Fernandes Peres Armando Fernandes Peres Dado tratar-se de um fundo fechado, as unidades de participação só são reembolsáveis aquando da liquidação ou redução do capital do Fundo. 5

15 3. INVENTÁRIO DAS APLICAÇÕES EM ACTIVOS IMOBILIÁRIOS Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, a carteira de activos imobiliários tem a seguinte composição: 2008 Área Custo de Data da Valor de Data da Valor de Valor Imóvel m 2 aquisição avaliação avaliação Avaliador avaliação avaliação Avaliador venal Localização 1. Imóveis situados em Portugal Quinta dos Aciprestes J. Curvelo, Lda Giorgio Roberto Oeiras Pulido Valente J. Curvelo, Lda CPU Consultores Oeiras Área Custo de Data da Valor de Data da Valor de Valor Imóvel m 2 aquisição avaliação avaliação Avaliador avaliação avaliação Avaliador venal Localização 1. Imóveis situados em Portugal Quinta dos Aciprestes J. Curvelo, Lda Giorgio Roberto Oeiras Em 2008, as áreas indicadas para os imóveis correspondem aos metros quadrados de construção acima do solo, não incluindo as áreas relativas a parqueamentos. Em 2007, a área indicada para o terreno corresponde aos metros quadrados de construção acima do solo considerados nos projectos de construção. Em 2008, o valor de avaliação corresponde ao valor do empreendimento finalizado, atribuído pelos peritos avaliadores. Os valores de avaliação acima apresentados para 2007 correspondem aos valores atribuídos pelos peritos avaliadores considerando a percentagem de conclusão do empreendimento edificado no terreno, que correspondia a aproximadamente 90%. 7. DISPONIBILIDADES Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, estas rubricas têm a seguinte composição: Disponibilidades Depósitos à ordem. Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) Depósitos a prazo e com pré-aviso. Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) ======= ===== Em 31 de Dezembro de 2008, o Fundo tem constituídos depósitos a prazo junto da CGD, com vencimento em Janeiro de 2009, remunerados a uma taxa de juro média anual de 2,56%. Em Outubro de 2008 a conta à ordem na CGD passou a ser remunerada de acordo com os seguintes escalões: Saldo médio diário de Euros a Euros - Euribor a 1 mês deduzida de 2%; Saldo médio diário de Euros a Euros - Euribor a 1 mês deduzida de 1,5%; Saldo médio diário superior a Euros - Euribor a 1 mês deduzida de 1,25%. 6

16 10. DÍVIDAS A TERCEIROS COBERTAS POR GARANTIAS REAIS Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, o Fundo tinha as seguintes dívidas a terceiros cobertas por garantias reais prestadas: 2008 Garantias prestadas Saldo Natureza Valor venal Empréstimos (Nota 16) Hipoteca sobre o imóvel Quinta dos Aciprestes 2007 Garantias prestadas Saldo Natureza Valor venal Empréstimos (Nota 16) Hipoteca sobre o terreno a edificar 11. AJUSTAMENTOS E PROVISÕES O movimento nas provisões no exercício de 2008 foi o seguinte: Saldo Saldo inicial Aumentos Diminuições final Provisões acumuladas Esta rubrica regista o valor da provisão para imposto que irá ser retido nos juros de depósitos no seu vencimento. 12. IMPOSTOS Nos termos do disposto no Artigo 22º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, os rendimentos dos fundos de investimento imobiliário constituídos de acordo com a legislação nacional são objecto de um regime específico de tributação em sede de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC), relativamente a cada tipo de rendimento auferido, de forma autonomizada: Rendimentos prediais Os rendimentos prediais são tributados autonomamente à taxa de 20%, que incidirá sobre as rendas facturadas deduzidas dos encargos de conservação e manutenção efectivamente suportados, devidamente documentados, sendo a entrega do imposto efectuada pela respectiva entidade gestora até ao fim do mês de Abril do ano seguinte àquele a que respeitar e considerando-se o imposto eventualmente retido como pagamento por conta deste imposto. Valias prediais As mais-valias prediais resultantes da alienação de imóveis são tributadas autonomamente à taxa de 25%. No entanto, apenas 50% da diferença ou saldo positivo entre as mais e as menos-valias realizadas numa base anual é passível de imposto, pelo que a taxa efectiva é de 12,5%. Não são registados impostos diferidos passivos relativos às mais-valias líquidas potenciais que foram registadas por via da reavaliação dos imóveis em carteira. 7

17 Património Os bens adquiridos pelo Fundo encontram-se sujeitos ao pagamento do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóvel e do Imposto Municipal sobre os Imóveis, sendo-lhe aplicável uma redução para metade das taxas deste imposto, dado o Fundo ter sido constituído em data anterior a 1 de Novembro de 2006 e a essa data o Fundo não deter pelo menos um participante considerado como qualificado nos termos da legislação aplicável. Outros rendimentos A tributação das mais-valias que não as resultantes da alienação de imóveis, é efectuada autonomamente, à taxa de 10%, nas mesmas condições que se verificariam caso o respectivo titular fosse uma pessoa singular residente em território português. A referida taxa incide sobre a diferença positiva entre as mais e as menos-valias obtidas em cada ano. No que respeita aos rendimentos obtidos em território português que não tenham a natureza de maisvalias, a tributação é efectuada por retenção na fonte, como se de pessoa singular residente em território português se tratasse, isto é, são tributados apenas por retenção na fonte, às taxas consagradas em sede de IRS para entidades residentes. Os impostos suportados pelo Fundo durante os exercícios de 2008 e 2007 apresentam a seguinte composição: Imposto sobre o rendimento: Mais valias prediais (Nota 16) Retenções na fonte Juros de depósitos Impostos indirectos: Imposto do Selo Outros Outros imposto - Imposto Municipal sobre Imóveis (Nota 17) ====== ===== 13. RESPONSABILIDADES COM E DE TERCEIROS Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, as responsabilidades de terceiros correspondem aos montantes a receber na data da escritura, relativos aos contratos de promessa de compra e venda já realizados, que ascendem a Euros e Euros, respectivamente (Nota 1). 14. CONTAS DE TERCEIROS ACTIVO Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Devedores: Caução - Câmara Municipal de Oeiras Caução - EDP ==== ==== 8

18 15. ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS ACTIVOS Em 31 de Dezembro de 2008 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Acréscimos de proveitos: Juros de depósitos a prazo e com pré-aviso Despesas com custo diferido: Seguros Outros acréscimos e diferimentos: Outras operações a regularizar ===== A rubrica Outras operações a regularizar corresponde a facturas relativas à construção do stand de vendas e a comissões de mediação de contratos promessa de compra e venda, os quais são registadas como custo na data de realização das respectivas escrituras de vendas das fracções. 16. CONTAS DE TERCEIROS - PASSIVO Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Comissões e outros encargos a pagar: Comissão de gestão Comissão de depositário Taxa de supervisão Outras contas de credores: Imposto sobre o rendimento a pagar (Nota 12) Credores por obras em curso Fornecedores: De bens e serviços Outros credores Empréstimos não titulados: Caixa Geral de Depósitos, S.A. (Nota 10) Adiantamentos por conta da venda de imóveis (Nota 1) ======== ======== A rubrica Credores por obras em curso corresponde a facturas relativas a obras já incorporadas no imóvel Quinta dos Aciprestes, cujo pagamento ocorreu em 2009 e 2008, respectivamente. 9

19 Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007, a rubrica Empréstimos não titulados corresponde a um empréstimo contraído junto da CGD, com as seguintes condições: 2008 Saldo Montante Data Financiamento utilizado aprovado Início Vencimento Taxa de juro CGD Euribor 3m + 0,7% 2007 Saldo Montante Data Financiamento utilizado aprovado Início Vencimento Taxa de juro CGD Euribor 3m + 0,7% Como garantia do financiamento obtido junto da CGD, os Participantes do Fundo deram em penhor a totalidade das unidades de participação do Fundo. 17. ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS - PASSIVOS Em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Acréscimos de custos: Juros e custos equiparados Outros custos a pagar. Imposto Municipal sobre Imóveis (Nota 12) Outros custos a pagar ===== ===== 18. COMISSÕES Nos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Em activos imobiliários: Comissões de intermediação Outras, de operações correntes: Comissão de gestão Comissão de depositário Taxa de supervisão ====== ===== 19. JUROS E PROVEITOS EQUIPARADOS No exercício findo em 31 de Dezembro de 2008, esta rubrica refere-se aos juros obtidos nos depósitos mantidos junto da Caixa Geral de Depósitos, S.A.. 10

20 20. JUROS E CUSTOS EQUIPARADOS Esta rubrica refere-se a juros do financiamento contraído junto da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (Nota 16). 21. GANHOS E PERDAS EM ACTIVOS IMOBILIÁRIOS Nos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 estas rubricas apresentam a seguinte composição: Ganhos em activos imobiliários: Ganhos na alienação de activos imobiliários (Nota 1) Ajustamentos favoráveis (Nota 1) ======= ======= Perdas em activos imobiliários (Nota 1): Ajustamentos favoráveis ( ) - Anulação de valias registadas nas fracções alienadas ====== === 22. FORNECIMENTOS E SERVIÇOS EXTERNOS Nos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2008 e 2007 esta rubrica apresenta a seguinte composição: Publicidade Condomínio Advogados Higiene e limpeza Electricidade Água Conservação Registos Seguros Outros ====== ===== A rubrica Publicidade inclui Euros relativos a custos com publicidade e promoção, incorridos no exercício de 2007, e que nesse exercício foram incorporados no valor do imóvel (Nota 1). 23. GANHOS EXTRAORDINÁRIOS No exercício findo em 31 de Dezembro de 2008 esta rubrica inclui Euros relativos a indemnizações por revogação de contratos promessa de compra e venda. 11

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823) RELATÓRIO E CONTAS 2010 1 Caracterização do Fundo O Fundo de Investimento

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

EUROPA - FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010

EUROPA - FUNDO FECHADO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 INTRODUÇÃO o presente relatório é elaborado visando dar cumprimento às obrigações anuais estabelecidas no no 2 do Art O 310 do

Leia mais

OLISSIPO - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE E DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

OLISSIPO - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE E DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS OLISSIPO - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 INTRODUÇÃO o presente relatório é elaborado visando dar cumprimento

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESTAMO (CMVM nº 0823) RELATÓRIO E CONTAS 2011 1 Caracterização do Fundo O Fundo de Investimento

Leia mais

o "Lisbon Urban - Fundo especial de investimento imobiliário fechado",

o Lisbon Urban - Fundo especial de investimento imobiliário fechado, LrSBON URBAN - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 INTRODUÇÃO o presente relatório é elaborado visando dar cumprimento

Leia mais

OLISSIPO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

OLISSIPO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 INTRODUÇÃO O presente relatório é elaborado visando dar cumprimento às obrigações anuais estabelecidas no nº 2 do Artº 31º do Decreto-Lei

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ASAS INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ASAS INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ASAS INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2011 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo

Leia mais

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO

CAIXAGEST SELECÇÃO CAPITAL GARANTIDO CAIXAGEST SELECÇÃO 2008 - CAPITAL GARANTIDO Fundo de Investimento Mobiliário Fechado RELATÓRIO & CONTAS Liquidação ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 4 EM ANEXO: RELATÓRIO DO

Leia mais

Não dispondo de liquidez para concretizar a promessa de compra que o FUNDO

Não dispondo de liquidez para concretizar a promessa de compra que o FUNDO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 INTRODUÇÃO O presente relatório é elaborado visando dar cumprimento às obrigações anuais estabelecidas no nº 2 do Artº 31º do Decreto-Lei

Leia mais

NOVIMOVE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

NOVIMOVE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO NOVIMOVE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS 2004 Senhores Subscritores, É com todo o gosto que apresentamos as contas do NOVIMOVE - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO,

Leia mais

Relatório e Contas. ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL

Relatório e Contas. ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Relatório e Contas ES Arrendamento FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL 31 de Dezembro de 2009 1. Descrição do Fundo O FUNDO é um fundo imobiliário fechado de distribuição,

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS 2010 1 Caracterização do Fundo O

Leia mais

QUINTA DA OMBRIA - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010

QUINTA DA OMBRIA - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 QUINTA DA OMBRIA - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 INTRODUÇÃO o presente relatório é elaborado visando dar cumprimento

Leia mais

Relatório de Gestão

Relatório de Gestão Relatório de Gestão GESTINDUSTRIA - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Imobiliário, S.A. Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado GESTINDUSTRIA

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS 2011 1 Caracterização do Fundo O

Leia mais

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS DO 1º SEMESTRE DE 2011 1 Caracterização

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS DO 1º SEMESTRE DE 2012 Fundo Especial

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS IMOVALOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS IMOVALOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS IMOVALOR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2013 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo O IMOVALOR

Leia mais

BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES

BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES BPI PORTUGAL FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE ACÇÕES RELATÓRIO DE REVISÃO LIMITADA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE A INFORMAÇÃO SEMESTRAL ACOMPANHADO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Eurofundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Eurofundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Eurofundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 4 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 5 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS Asas Invest - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado. Asas Invest F. E. I. I. F.

RELATÓRIO E CONTAS Asas Invest - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado. Asas Invest F. E. I. I. F. RELATÓRIO E CONTAS Asas Invest - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado 31-12-2014 Asas Invest F. E. I. I. F. 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O ASAS INVEST Fundo Especial de Investimento Imobiliário

Leia mais

Fed Valores em euros As rendibilidades divulgadas representam dados passados e não garantem rendibilidades futuras. O valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS Imovalor - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado. Imovalor F. I. I. F.

RELATÓRIO E CONTAS Imovalor - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado. Imovalor F. I. I. F. RELATÓRIO E CONTAS Imovalor - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado 31-12-2014 Imovalor F. I. I. F. 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O IMOVALOR Fundo de Investimento Imobiliário Fechado é um fundo de investimento

Leia mais

Popular Imobiliário - FEI Fundo Especial de Investimento Aberto

Popular Imobiliário - FEI Fundo Especial de Investimento Aberto GERFUNDOS SGFI, SA RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS 2005 Fundo Especial de Investimento Aberto Fundo Não Harmonizado (anteriormente designado BNC Imobiliário - FEI) 27 de Março de 2006 Evolução da Unidade

Leia mais

BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO. Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria

BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO. Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BPI POUPANÇA ACÇÕES (PPA) FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 2010 2009 Activo

Leia mais

INVESFUNDO II Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

INVESFUNDO II Fundo de Investimento Imobiliário Fechado INVESFUNDO II Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Relatório de Gestão 2006 Introdução O INVESFUNDO II é um fundo fechado que foi constituído em 14 de Dezembro de 2005 com um capital de 7.500.000,00.

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FIVE STARS FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FIVE STARS FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FIVE STARS FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2012 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo

Leia mais

BPI Monetário Curto Prazo (FEI)

BPI Monetário Curto Prazo (FEI) BPI Monetário Curto Prazo (FEI) Tipo de Fundo: Fundo Especial de Investimento Aberto Data de Início: 15 de Setembro de 2010 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco Depositário: Locais

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PROMOFUNDO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PROMOFUNDO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PROMOFUNDO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2012 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2011 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição

Leia mais

LUCASFIN FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

LUCASFIN FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO DE GESTÃO RELATIVO AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 INTRODUÇÃO O presente relatório é elaborado visando dar cumprimento às obrigações anuais estabelecidas no nº 2 do Artº 31º do Decreto-Lei

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS GUEBAR FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS GUEBAR FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS GUEBAR FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2011 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS LAPA PRIVATE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS LAPA PRIVATE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS LAPA PRIVATE FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2012 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado. RECONVERSÃO URBANA II (CMVM nº 908) Relatório de Gestão 2008

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado. RECONVERSÃO URBANA II (CMVM nº 908) Relatório de Gestão 2008 Relatório de Gestão RECONVERSÃO URBANA II - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundo de Investimento Imobiliário Fechado RECONVERSÃO URBANA II (CMVM nº 908) Relatório de Gestão 2008 ESAF Espírito

Leia mais

ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA

ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA RELATÓRIO ANUAL 2006 Fundo ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, S.A. O fundo imobiliário Espírito Santo Reconversão Urbana é um fundo de investimento

Leia mais

POSTAL TESOURARIA. Fundo de Investimento Mobiliário Aberto do Mercado Monetário (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS. Liquidação

POSTAL TESOURARIA. Fundo de Investimento Mobiliário Aberto do Mercado Monetário (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS. Liquidação POSTAL TESOURARIA Fundo de Investimento Mobiliário Aberto do Mercado Monetário (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO POSTAL

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PREDILOC CAPITAL FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2012 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM. (em liquidação)

Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM. (em liquidação) Fundo Especial de Investimento Fechado CAIXAGEST MAXIPREMIUM (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO. 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS... 3 EM ANEXO: RELATÓRIO DO AUDITOR

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES. (em liquidação)

Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES. (em liquidação) Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXAGEST MEMORIES (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS ÍNDICE 1. RELATÓRIO DE GESTÃO 2 2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS... 4 EM ANEXO: RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Ulysses

Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Ulysses Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Ulysses Relatório de Liquidação, 22 de dezembro de 2016 Esta liquidação do fundo, que adveio da deliberação da assembleia de participantes, datada de

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundicapital

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundicapital Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundicapital RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

BNC Predifundo. Fundo de Investimento Imobiliário. Lojas no nº 43 da Av. Infante Santo, Lisboa Aquisição em 2000 RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE

BNC Predifundo. Fundo de Investimento Imobiliário. Lojas no nº 43 da Av. Infante Santo, Lisboa Aquisição em 2000 RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE BNC Predifundo Fundo de Investimento Imobiliário Lojas no nº 43 da Av. Infante Santo, Lisboa Aquisição em 2000 RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE Ano 2002 31 de Janeiro de 2003 Política de Investimento O BNC

Leia mais

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA II

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA II Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2009 ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Imobiliário, S.A. Página 1/7 1 Descrição

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 :: NOTA INTRODUTÓRIA A Mundicâmbios Agência de Câmbios, Lda. foi constituída por escritura

Leia mais

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I ( CMVM nº 1052 ) RELATÓRIO E CONTAS 1 º SEMESTRE 2012 1 Caracterização

Leia mais

Fundo Fechado de Investimento Imobiliário. Lusitânia. (em liquidação) Relatório de Gestão Exercício de 2012

Fundo Fechado de Investimento Imobiliário. Lusitânia. (em liquidação) Relatório de Gestão Exercício de 2012 Fundo Fechado de Investimento Imobiliário Lusitânia (em liquidação) Relatório de Gestão Exercício de 2012 Comité de Investimentos Joaquim Miguel Calado Cortes de Meirelles João Paulo Batista Safara Rui

Leia mais

ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA

ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA RELATÓRIO ANUAL 2008 Fundo ESPÍRITO SANTO RECONVERSÃO URBANA ESAF - ESPÍRITO SANTO FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, S.A. 1. Descrição do Fundo O fundo imobiliário Espírito Santo Reconversão Urbana é

Leia mais

SECÇÃO REGIONAL DO SUL

SECÇÃO REGIONAL DO SUL SECÇÃO REGIONAL DO SUL RELATÓRIO DE ATIVIDADES E CONTAS 2015 BALANÇO Nota 31-12-2015 31-12-2014 Ativos fixos tangíveis 6 594.942,89 618.461,36 ATIVO NÃO CORRENTE 594.942,89 618.461,36 Adiantamentos a fornecedores

Leia mais

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006 NOTA INTRODUTÓRIA A FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, S.A.), é uma sociedade anónima com sede em Lisboa, foi constituída em 30 de Julho de 1987 e tem como actividade

Leia mais

FIMES UM Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

FIMES UM Fundo de Investimento Imobiliário Fechado FIMES UM Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Relatório de Gestão 2006 O FIMES UM foi constituído em 21 de Novembro de 2002, com um capital de 15 milhões de euros, aumentado em 2003 para 45 milhões,

Leia mais

NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto

NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística F. I. I. A. 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística é um fundo de investimento imobiliário aberto,

Leia mais

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ALTA VISTA

Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ALTA VISTA Relatório e Contas ESPÍRITO SANTO ALTA VISTA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2009 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário, S.A. Página 1/7 1 Descrição do Fundo O ESPÍRITO SANTO

Leia mais

IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS 2005 Senhores Subscritores, É com todo o gosto que apresentamos as contas do IMOCAR - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO, relativas

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO 31 de Dezembro de 2011 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do

Leia mais

BALANCETE MENSAL. Fundo : Código : Data :.../.../... CONTAS COM SALDOS DEVEDORES

BALANCETE MENSAL. Fundo : Código : Data :.../.../... CONTAS COM SALDOS DEVEDORES 11 NUMERÁRIO 12 DEPÓSITOS À ORDEM 13 DEPÓSITOS A PRAZO E C/ AVISO PRÉVIO 14 CERTIFICADOS DE DEPÓSITOS 18 OUTROS MEIOS MONETÁRIOS 21 OBRIGAÇÕES 211 Títulos de Dívida Pública 2111 Taxa Fixa 2112 Taxa Indexada

Leia mais

IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO IMOCAR FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS 2004 Senhores Subscritores, É com todo o gosto que apresentamos as contas do IMOCAR - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO, relativas

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE BNC Predifundo Fundo de Investimento Imobiliário RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADE Ano 2003 30 de Janeiro de 2004 Política de Investimento O BNC Predifundo iniciou a sua actividade em 1994, e desde então investe

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PALÁCIO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PALÁCIO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS PALÁCIO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2010 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo O PALÁCIO

Leia mais

Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário R INVEST

Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário R INVEST Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário R INVEST INTERFUNDOS GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO S.A. Rua Áurea, Nº 130 Piso 2 1100-063 Lisboa Telef: 211 131 500 Fax:211 101 125 SEDE SOCIAL:

Leia mais

3. BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS CRITÉRIOS VALORIMÉTRICOS

3. BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS CRITÉRIOS VALORIMÉTRICOS NOTA INTRODUTÓRIA A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (Instituição de Utilidade Pública), também denominada Bombeiros Voluntários de Ermesinde tem como objectivo principal manter

Leia mais

Money One Express - Agência de Câmbios, LDA

Money One Express - Agência de Câmbios, LDA Página 1 Money One Express - Agência de Câmbios, LDA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 (Valores expressos em Euros) NOTA 1 ACTIVIDADE A Money One Express Agencia

Leia mais

CAPÍTULO 7 Anexo. Nota 1

CAPÍTULO 7 Anexo. Nota 1 CAPÍTULO 7 Aneo As contas dos fundos devem dar uma imagem verdadeira e apropriada da sua situação financeira e dos resultados das operações. Ao proporcionarem uma informação de grande síntese, a simples

Leia mais

Ulysses. Relatório de Gestão, Exercício de 2015

Ulysses. Relatório de Gestão, Exercício de 2015 Ulysses Relatório de Gestão, Exercício de 2015 O Ulysses teve um exercício marcado pela deliberação da Assembleia de Participantes na liquidação do fundo. Relatório de Gestão, Exercício de 2015 Ulysses

Leia mais

1 - Identificação da entidade

1 - Identificação da entidade ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2017 ATAS Apartamentos Turísticos Amorim Santos, Lda 1 - Identificação da entidade 1.1 Designação da entidade: Apartamentos Turísticos Amorim

Leia mais

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I ( CMVM nº 1052 ) RELATÓRIO E CONTAS 1 º SEMESTRE 2014 1 Caracterização

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I (CMVM Nº 1052) RELATÓRIO E CONTAS 2011 1 - Caracterização do Fundo

Leia mais

CAPÍTULO 7. Anexo. Nota 1

CAPÍTULO 7. Anexo. Nota 1 CAPÍTULO 7 Aneo As contas dos fundos devem dar uma imagem verdadeira e apropriada da sua situação financeira e dos resultados das operações. Ao proporcionarem uma informação de grande síntese, a simples

Leia mais

Senhores Subscritores,

Senhores Subscritores, LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO RELATÓRIO E CONTAS 2003 Senhores Subscritores, É com todo o gosto que apresentamos as contas do LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS 2013 1 Caracterização do Fundo O

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

VIRIATUS RELATÓRIO DE GESTÃO 2014

VIRIATUS RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 VIRIATUS RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 O Viriatus teve um exercício marcado pela gestão corrente do Santarém Retail Park fortemente influenciada pela perda de rendimento do activo imobiliário. VIRIATUS RELATÓRIO

Leia mais

Relatório e Contas de 2011 Fundo Imobiliário STONE CAPITAL

Relatório e Contas de 2011 Fundo Imobiliário STONE CAPITAL Relatório e Contas de 2011 Fundo Imobiliário STONE CAPITAL INTERFUNDOS GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO S.A. Rua Áurea, Nº 130 Piso 2 1100-063 Lisboa Telef: 211 131 500 Fax:211 101 125 SEDE

Leia mais

PROSPECTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO BONANÇA I

PROSPECTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO BONANÇA I AF Investimentos, Fundos Imobiliários, S.A. 1 PROSPECTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO BONANÇA I INFORMAÇÕES PRELIMINARES Entidade gestora : AF Investimentos, Fundos Imobiliários, S.A. Av.

Leia mais

BPI Poupança Acções (PPA)

BPI Poupança Acções (PPA) BPI Poupança Acções (PPA) EFICIÊNCIA FISCAL Tipo de Fundo: Fundo aberto. Fundo Poupança Acções (PPA) Data de Início: 15 de Novembro de 1995 Objectivo: Política de Distribuição de Rendimentos: Banco Depositário:

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2012 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

MGE - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

MGE - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado MGE - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado MGE F. I. I. F. 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O MGE Fundo de Investimento Imobiliário Fechado é um fundo de investimento imobiliário de subscrição particular gerido

Leia mais

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO

ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO ESAF Fundos de Investimento Imobiliário RELATÓRIO E CONTAS FUNDO CANTIAL FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO 31 de Dezembro de 2013 ESAF Fundos de Investimento Imobiliário 1 Descrição do Fundo O

Leia mais

Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado em Reabilitação Urbana "First Oporto Urban Regeneration Fund" FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO EM REABILITAÇÃO URBANA "FIRST OPORTO

Leia mais

Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário OCEANICO

Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário OCEANICO Relatório e Contas de 2012 Fundo Imobiliário OCEANICO INTERFUNDOS GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO S.A. Rua Áurea, Nº 130 Piso 2 1100-063 Lisboa Telef: 211 131 500 Fax:211 101 125 SEDE SOCIAL:

Leia mais

FIMES ORIENTE Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

FIMES ORIENTE Fundo de Investimento Imobiliário Fechado FIMES ORIENTE Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Relatório de Gestão 2006 O FIMES ORIENTE Fundo de Investimento Imobiliário Fechado foi constituído em 27 de Abril de 2004 com o capital de 25.000.000,

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS N SEGUROS, S.A.

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS N SEGUROS, S.A. N Seguros, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Exercício de 2010 Notas do anexo DEMONSTRAÇÃO DO RENDIMENTO INTEGRAL PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (valores euros) 2010 2009 27 Resultado

Leia mais

IMOFOMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

IMOFOMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 IMOFOMENTO - FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO PERÍODO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 ÍNDICE CONTEÚDO PÁGINA I - RELATÓRIO DE GESTÃO... 3 II - RELATÓRIO DE AUDITORIA...

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS ANUAL 31 DE DEZEMBRO DE 2004 BPN DIVERSIFICAÇÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO

RELATÓRIO E CONTAS ANUAL 31 DE DEZEMBRO DE 2004 BPN DIVERSIFICAÇÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO RELATÓRIO E CONTAS ANUAL 31 DE DEZEMBRO DE 2004 BPN DIVERSIFICAÇÃO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO 1. RELATÓRIO... 3 INFORMAÇÕES...3 2. BALANÇO...4 3. DEMONSTRAÇÃO

Leia mais

Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras (Com a respectiva Declaração dos Auditores) Março de 2012 Este relatório contém 10 páginas Balanço em (Valores expressos em ) Amortizações e Activo Notas Activo Bruto Ajustamentos

Leia mais

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras:

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras: 1. Identificação da entidade: CENTRO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DE SANTO TIRSO. (referida neste documento como ATL ou Instituição ), NIF 501621300, é uma IPSS, tendo a sede social em Rua Ferreira de

Leia mais

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I

FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO FUNDIESTAMO I ( CMVM nº 1052 ) RELATÓRIO E CONTAS 1 º SEMESTRE 2011 1 Caracterização

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS DO 1º SEMESTRE DE 2013 Fundo Especial

Leia mais

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 (Montantes expressos em Euros)

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 (Montantes expressos em Euros) NOTA INTRODUTÓRIA Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, tem por objecto promover o desporto em todas as áreas de deficiência, tem a sua sede na Rua Presidente Samora Machel, Lote

Leia mais

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras:

2. Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras: 1. Identificação da entidade: CENTRO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES DE SANTO TIRSO. (referida neste documento como ATL ou Instituição ), NIF 501621300, é uma IPSS, tendo a sede social em Rua Ferreira de

Leia mais

OLISSIPO - FEIIF. Relatório de Gestão, Exercício de 2015

OLISSIPO - FEIIF. Relatório de Gestão, Exercício de 2015 OLISSIPO - FEIIF Relatório de Gestão, Exercício de 2015 O Fundo Olissipo concluiu em início de 2015 a venda do imóvel do Alto do Lumiar, já iniciada no ano anterior. Efectuou um investimento em terrenos

Leia mais

FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008

FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 (Montantes expressos em Euros ) Rubricas ACTIVO Notas Valores antes de provisões,

Leia mais

OLISSIPO-Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado

OLISSIPO-Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado OLISSIPO-Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Relatório de Gestão, exercício de 2017 FUNDBOX SGFII 23 de fevereiro de 2018 OLISSIPO-Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Relatório

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 NOTA INTRODUTÓRIA A RUMO 2020, E.M. é uma empresa pública de âmbito municipal constituída em 16 de Outubro de 2006. Tem a sua

Leia mais

PROSPECTO (ELABORADO NOS TERMOS DO ARTIGO 36º DO D.L. 294/95 DE 17 DE NOVEMBRO) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO TDF

PROSPECTO (ELABORADO NOS TERMOS DO ARTIGO 36º DO D.L. 294/95 DE 17 DE NOVEMBRO) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO TDF PROSPECTO (ELABORADO NOS TERMOS DO ARTIGO 36º DO D.L. 294/95 DE 17 DE NOVEMBRO) FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO TDF INFORMAÇÕES RELATIVAS AO FUNDO 1. Denominação O FUNDO denomina-se FUNDO DE

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO URBIFUNDO

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO URBIFUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO URBIFUNDO PROSPECTO (Nos termos e para os efeitos do Art. 36º do Dec. Lei 294/95, publicado no Diário da República - I Série de 17.11.95) NOTA: Locais de acesso aos relatórios

Leia mais

NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto

NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística - Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística F. I. I. A. 1. DESCRIÇÃO DO FUNDO O Fundo de Investimento Imobiliário Aberto NB Logística é um fundo de investimento imobiliário aberto,

Leia mais

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221)

FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA. FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) FUNDIESTAMO SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO IMOPOUPANÇA (CMVM nº 1221) RELATÓRIO E CONTAS DO 1º SEMESTRE DE 2015 Fundo Especial

Leia mais