FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER"

Transcrição

1 1 COMO EU ENTENDO ENCONTRO DE PAZ FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Valentim Neto (anotações) 2014

2 2 ENCONTRO DE PAZ INDICAÇÕES 3 DORES ESTÍMULOS 4 JUNTO DE NÓS 6 PÁGINA DE AMOR 8 PÉS E PAZ 10 RESPOSTAS 11 AÇÃO E ORAÇÃO 12 ACORDA E AJUDA 14 AMOR SEMPRE 15 AUTODEFESA 17 BRINDE PARA JESUS 18 CANTIGA DAS PALAVRAS 19 CONCLUSÃO DA VIDA 20 CONFLITO 21 CONFRONTO 22 DEUS TE FAÇA FELIZ 23 DEVER DE SERVIR 24 EM MATÉRIA DE FÉ 25 FERRAMENTAS DE DEUS 27 IDEIA DIRIGIDA 28 INDULGÊNCIA AINDA 30 ITENS DA IRRITAÇÃO 32 LEI DA VIDA 34 LEMBRANÇAS DE PAZ 35 LEMBRETE ESPÍRITA 37 MAIS COM JESUS 38 NO GRANDE CAMINHO 40 NOSSA PRECE 42 POEMA DA DISCIPLINA 43 RENOVAR E CONSTRUIR 45 RESGATE E RENOVAÇÃO 47 ROGATIVA E COOPERAÇÃO 49 SINÔNIMOS ESPÍRITAS 51 SUBLIMAÇÃO 52 SÚPLICA E LOUVOR 53 TESOURO DE LUZ 54 TRABALHO DIVINO 56 TUDO 58 VOZES DA VIDA 59 ENCONTRO DE PAZ 61 EGOÍSMO 63

3 3 INDICAÇÕES SOUZA LOBO DEPOIS DO PRAZER, A DOR, DEPOIS DA DOR, O PRAZER. POR ESTAS REGRAS DA VIDA, É QUE SE APRENDE A VIVER. LIÇÃO DE SABEDORIA, EM QUALQUER TEMPO E LUGAR: CORAÇÃO QUE NÃO PERDOA ESTÁ MAIS PERTO DE ERRAR. TRABALHA SEMPRE. NÃO VIVAS DE ESPÍRITO DESATENTO. A FOLHA SOLTA NO AR SEGUE OS CAPRICHOS DO VENTO. QUALQUER PESSOA VÊ FATOS, JULGANDO, A SENSO COMUM, NO ENTANTO, SÓ DEUS ENXERGA POR DENTRO DE CADA UM. ILUSÃO, - MEL EM VINAGRE, - REMÉDIO QUE O CÉU NOS FEZ PARA QUE A GENTE NA TERRA NÃO MORRA DE UMA SÓ VEZ. (Qualquer prazer sem esforço ou dor, representa a alegria inconsequente, do tipo infantil. mas a dor, ou esforço, que suplantamos, causando-nos prazer, representa a transposição do obstáculo; a vitória!) (Viver no reino do ódio representa alimentar-se com veneno! pode demorar, mas o pior virá!) (Na jornada terrena temos dois campos a serem trabalhados: o material e o espiritual! Para o equilíbrio ser conseguido tem-se que conhecer e praticar. Conhecimento e moral são fundamentais para o nosso evolutivo, se agirmos como cegos indisciplinados; certamente cairemos num precipício!) (Quando Jesus ensinou que: não julgueis para não serdes julgados..., estava nos prevenindo contra o nosso mau costume de julgar os irmãos pelas exterioridades. A Lei de Deus nos fará julgarmo-nos pelas nossas interioridades, portanto é bom nos prevenirmos!) (Sempre que nos defrontamos com nossos fracassos, de qualquer ordem; morremos! Mas os fracassos apenas representam que erramos o caminho, basta reviver e tomar outro caminho! Deus nos deu a imortalidade espiritual para essas retomadas!)

4 4 DORES ESTÍMULOS EMMANUEL NÃO DIGAS QUE TODA A PROBLEMÁTICA DO SOFRIMENTO SE VINCULA EX- CLUSIVAMENTE AO RESGATE CORRESPONDENTE A ERROS COMETIDOS. ONDE COLOCARÍAMOS O AMOR E O TRABALHO NO DOGMATISMO DE SEME- LHANTE AFIRMAÇÃO? A PRÓPRIA NATUREZA NOS ENSINA, EM SILÊNCIO, OFERTANDO-NOS SOLU- ÇÕES CLARAS E SIMPLES AO DESAFIO. (No nosso estágio evolutivo espiritual, de resgates e expiações, é natural que soframos por nosso próprio orgulho e egoísmo! O fato de ser de outras ou desta encarnação apenas nos indica, por esse sofrer, aquilo em que devamos corrigir-nos. Meditemos a respeito dos sofrimentos e, certamente, encontraremos as razões e, consequentemente, as ações necessárias para solucioná-los!) A PEDRA BURILADA INTERPRETARIA O MARTELO COMO SENDO UM PERSE- GUIDOR, ENTRETANTO, O MARTELO NADA MAIS FAZ QUE ALÇÁ-LA AO A- PREÇO DAS MULTIDÕES. A ÁRVORE NOBRE IDENTIFICARIA O MACHADO QUE A DERRUBOU POR INS- TRUMENTO DE TORTURA, NO ENTANTO, O MACHADO APENAS REQUISITOU-A PARA SERVIÇO RESPEITÁVEL NA RESIDÊNCIA DO HOMEM. OBSERVA O ALUNO, MUITAS VEZES, EM ÁSPERAS REGRAS DE ESTUDO, SEM O QUE NÃO CONSEGUIRIA O TÍTULO PROFISSIONAL QUE DEMANDA. REFLETE NO BISTURI MANEJADO POR MÃOS HÁBEIS, AO RASGAR OS TECI- DOS DO PACIENTE PARA RESTITUIR-LHE A SAÚDE. (O inorgânico não entende. O orgânico vegetal não entende. O humano aprendiz reclama. O conselheiro nos convida à reflexão, mas temos que conhecer, portanto estudar!) PONDEREMOS TUDO ISSO, ACOLHENDO AS DISCIPLINAS DA ESTRADA COM SERENIDADE E PROVEITO. SEM DOR NÃO TERÍAMOS AVISOS EDIFICANTES, E SEM OBSTÁCULOS NIN- GUÉM ADQUIRE EXPERIÊNCIA. INDISCUTIVELMENTE, EXISTEM OS QUADROS DE EXPIAÇÃO QUE NÓS MES- MOS CRIAMOS E QUE NOS CABE ACEITAR COM GRATIDÃO E RESPEITO EM NOSSO PRÓPRIO AUXÍLIO. IMPORTA CONSIDERAR, PORÉM, QUE A VIDA ESTÁ MATIZADA DE DORES ESTÍMULOS SEM O CONCURSO DAS QUAIS NÓS NÃO ENTENDERÍAMOS A PRÓ- PRIA VIDA. A VISTA DISSO, NA MAIORIA DAS CIRCUNSTÂNCIAS, A PROVAÇÃO É EXERCÍ- CIO DE RESISTÊNCIA, TANTO QUANTO A DIFICULDADE É MEDIDA DE FÉ. PERANTE O SOFRIMENTO, NÃO TE ABATAS NEM ESMOREÇAS, E SIM PROCU- RA A MENSAGEM CONSTRUTIVA DE QUE TODO SOFRIMENTO É PORTADOR.

5 5 (Conhecendo as razões possíveis das tribulações desta encarnação, pelo estudar metódico e prática cautelosa, podemos enfrentá-las com mais propriedade e serenidade. Conhecer as próprias potencialidades, as virtudes e as deficiências, nos faz caminhar dentro da tranquilidade possível!) NAS HORAS DE AGUACEIRO, MENTALIZA OS FRUTOS QUE VIRÃO. QUANDO A NOITE ENVOLVA A PAISAGEM, PENSA NAS MARAVILHAS DO AL- VORECER. (Com conhecimento e a moral possível, extraímos das situações adversas os frutos necessários ao nosso evolutivo espiritual!)

6 6 JUNTO DE NÓS EMMANUEL COM REFERÊNCIA AOS DEVERES DO CORAÇÃO, NOS CAMINHOS DA EXIS- TÊNCIA, NÃO É PRECISO INDAGUES QUANTO AOS DESÍGNIOS DO SENHOR, EM RELAÇÃO A TI MESMO. OBSERVA EM DERREDOR E PERCEBERÁS. AQUELES QUE SE LOCALIZAM, PERTO DE NÓS, SIMBOLIZAM PÁGINAS VIVAS EM QUE NOS COMPETE GRAVAR AS SOLUÇÕES DEVIDAS AOS PROBLEMAS QUE NOS SÃO PROPOSTOS PELA PROVIDÊNCIA DIVINA. E, AINDA GERADOS COM ELES E JUNTOS DELES, POR ISSO É QUE DEVEMOS EXECUTAR AS TARE- FAS QUE NOS FORAM ASSINALADAS PELA ESPIRITUALIDADE SUPERIOR. EM EXTENSA MAIORIA, TODOS NÓS, OS ESPÍRITOS VINCULADOS AOS PRO- CESSOS EVOLUTIVOS DA TERRA, ESTAMOS CARREGANDO AINDA PESADA CARGA DE IMPERFEIÇÕES, COM MUITAS DÍVIDAS A NOS MARCAREM A CONSCIÊNCIA. E OS CORAÇÕES QUE PULSAM COM OS NOSSOS, NAS MESMAS FAIXAS DE IDEAL E TRABALHO, É QUE DIRÃO COM ACERTO DE NOSSAS DE- CISÕES NA MELHORIA PRÓPRIA, VERIFICANDO AS PARCELAS DE RESGATE OU DE AGRAVO EM NOSSO LIVRO DE CRÉDITO E DÉBITO, ANTE A CONTABI- LIDADE DIVINA. (Os deveres do coração, portanto sentimentos, somente são entendidos quando crescemos moralmente, mas isso somente é possível com o conhecimento correto, obtido pelo estudo metódico e constante.) EXPENDEREMOS CONCEITOS VÁRIOS, COM RESPEITO ÀS OCORRÊNCIAS DO COTIDIANO, ENTRETANTO, É O CÍRCULO DE NOSSAS RELAÇÕES MAIS ÍNTI- MAS A FORJA DE APERFEIÇOAMENTO QUE REVELARÁ COM SEGURANÇA QUAIS SÃO OS INGREDIENTES QUE ESTAMOS COLOCANDO NA COMPOSIÇÃO DOS FATOS DO DIA A DIA. FAMILIARES E AMIGOS, SUPERIORES E SUBALTERNOS, COMPANHEIROS E COLEGAS QUE NOS USUFRUEM A CONVIVÊNCIA SÃO, A RIGOR, AS AUTORI- DADES QUE NOS CONFERIRÃO NOTA JUSTA NO CADERNO DE LIÇÕES QUE A VIDA NOS CONFIA A CADA UM, COM O OBJETIVO DE GARANTIR-NOS PRO- GRESSO E PROMOÇÃO NA FACULDADE DA EXPERIÊNCIA. AQUI, APARECE QUEM TE EXIGE TESTEMUNHOS DE TOLERÂNCIA; ALI, AL- GUÉM TE OFERECE DESAFIOS À PRÁTICA DA HUMILDADE; ALÉM, OUTROS TE EXAMINAM AS CAPACIDADES DE SACRIFÍCIO E, MAIS ADIANTE, AINDA SURGEM AQUELES QUE TE IMPÕEM TESTES DE AMOR, AFERINDO-TE O GRAU DE COMPREENSÃO. (O lar! Este é o cadinho onde devemos purificar os sentimentos mais prementes à nossa evolução espiritual. Louvemos aos nossos cobradores, eles são os professores das nossas necessidades corretivas espirituais, por mais que os detestemos, pelo menos entendamos as suas posições de credores das pretéritas encarnações nas quais jornadeamos juntos, portanto paciência!)

7 7 DOEMOS A QUANTOS SE SITUAM, PERTO DE NÓS, A TRADUÇÃO VIVA DOS PRINCÍPIOS SUPERIORES QUE ESPOSAMOS POR DIRETRIZES. RECORDEMOS O ANTIGO AXIOMA QUE NOS ENSINA A CUMPRIR OS PEQUE- NINOS DEVERES COMO SE FOSSEM GRANDES, PARA QUE VENHAMOS A DE- SEMPENHAR OS GRANDES DEVERES COMO SE FOSSEM PEQUENINOS. ESTEJAMOS CONVENCIDOS DE QUE ENTRE AS PAREDES DOMÉSTICAS E EM NOSSO GRUPO MAIS ÍNTIMO DE TRABALHO É QUE A SABEDORIA DA VIDA NOS PREPARA E HABILITA, A FIM DE SERVIR VALOROSAMENTE, NAS GRAN- DES CAUSAS DA HUMANIDADE EM QUE SE LEVANTARÃO AS COLUNAS QUE TODOS AGUARDAMOS PARA A SUSTENTAÇÃO DO MUNDO MELHOR. (Nos pequenos frascos é que se escondem as grandes essências! É nas pequenas ações que aprendemos a caminhar para o enfrentamento nas grandes decisões!)

8 8 PÁGINA DE AMOR EMMANUEL AMAR AINDA E SEMPRE PARA NÓS TODOS, OS OBREIROS DA TERRA, É INCES- SANTE DESAFIO. ISSO PORQUE AMAR É DAR-SE, NO QUE POSSUAMOS OU SE- JAMOS DE MELHOR. (Quando conhecemos, pelos estudos, e nos conhecemos, conseguimos identificar o nosso melhor e o nosso pior. Assim sendo, conseguimos dar-nos sem nos desequilibrarmos e sem desequilibrar aos irmãos.) A BENEFICÊNCIA É A PRECIOSA INICIAÇÃO. ENTREGAMOS O QUE NOS SOBRE EM RECONFORTO E, AO ADIANTAR-NOS EM SENTIMENTO, DIVIDIMOS COM OS OUTROS AQUILO QUE SE NOS FAÇA DESNECESSÁRIO, ATÉ MESMO EM NOS REFERINDO AOS RECURSOS PRIMÁRIOS QUE SE NOS MOSTRAM INDISPENSÁ- VEIS À VIDA. SURGE, PORÉM, PARA CADA UM DE NÓS O MOMENTO DE DAR-SE. DAR-SE NOS MAIS ÍNTIMOS PONTOS DE VISTA. DOAR-SE EM BONDADE E DESPRENDIMEN- TO, COMPREENSÃO E RENÚNCIA SEM NADA PEDIR EM TROCA. ABENÇOAR A FELICIDADE DA PESSOA OU DAS PESSOAS A QUEM MAIS AMAMOS, MESMO QUANDO A FELICIDADE DELAS NÃO SE PADRONIZE PELOS MODELOS EM QUE SE NOS CONFIGURA A ALEGRIA. SE ERGUIDOS À SEMELHANTE PROVA, RECUSAMOS SOFRIMENTO E MUDAN- ÇA, CONFORMIDADE E REAJUSTE, EXIGINDO ALGO EM NOSSO FAVOR, EFE- TIVAMENTE NÃO ESTAREMOS AMANDO OU ENTÃO AMANDO MUITO IMPER- FEITAMENTE AINDA. MAS SE ACEITAMOS AMAR COMO SE DEVE AMAR, SUR- PREENDEMOS A FONTE DA PAZ NO IMO DO NOSSO PRÓPRIO ESPÍRITO, POR- QUANTO LIBERTANDO E AMPARANDO AOS NOSSOS SIMULTANEAMENTE ES- TAREMOS AMPARANDO E LIBERTANDO A NÓS MESMOS. (Ao começarmos por doar as peças de que não mais necessitamos como é difícil nos livrarmos delas! -, e gradativamente nos afastarmos das recompensas, iniciaremos a criação, em nós mesmos, da alegria de sermos úteis.) O AMOR IMAGINÁRIO, A BASEAR-SE NO EGOÍSMO, CRIA DESILUSÃO E EN- FERMIDADE, DESEQUILÍBRIO E MORTE. O AMOR AUTÊNTICO, NO ENTANTO, DANDO O MELHOR DE SI SEM COGITAR DE SI, GERA GRANDEZA E PAZ, APERFEIÇOAMENTO E ALEGRIA. ISSO ACON- TECE PORQUE TODA VEZ QUE AMAMOS PARTICULARMENTE A ALGUÉM QUE SE ENCONTRA MUITO LONGE DE RESPONDER-NOS COM QUALQUER MIGA- LHA DE COMPREENSÃO E DE AFETO, ELEVAMO-NOS AO AMOR DE CRISTO QUE NOS AMA SEM QUE REALMENTE O AMEMOS AINDA, RECONHECENDO POR FIM, QUE ESSE ALGUÉM, REFRATÁRIO AO NOSSO AMOR, É, TANTO QUANTO NÓS, UM SER DE ORIGEM DIVINA, PROFUNDAMENTE AMADO E CONSTANTEMENTE SUSTENTADO POR DEUS.

9 (Amor imaginário é sinônimo de paixão! Dado o nosso momento evolutivo espiritual, de orgulho e egoísmo, o predomínio ainda é das paixões e, por esta razão, devemos estar munidos de vigiar e orar para não cair nas armadilhas do nosso amor próprio! A Doutrina dos Espíritos, estudada, nos permite a boa condução junto aos nossos amores. Tendo a paixão sob controle, grande parte de o nosso caminhar evolutivo estará vencido!) 9

10 10 PÉS E PAZ EMMANUEL EXPRESSIVA A DECISÃO DE JESUS, LAVANDO OS PÉS DOS DISCÍPULOS. RECORDEMOS QUE O SENHOR NÃO OPERA A ABLUÇÃO DA CABEÇA QUE PENSA, VÊ E OUVE, TRADUZINDO O SENTIMENTO COM OS DONS DIVINOS DA REFLEXÃO E COM AS FACULDADES SUPERIORES DA PALAVRA, NEM LHES ALIMPA AS MÃOS QUE TRAZEM CONSIGO A EXCELÊNCIA DOS RECURSOS TÁCTEIS PARA A GLORIFICAÇÃO DO TRABALHO E A MUDA LINGUAGEM DOS GESTOS, QUE EXPRIMEM AFETIVIDADE E CONSOLAÇÃO. LAVA-LHES SIMPLESMENTE OS PÉS, BASE DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO E IMPLEMENTOS DA CRIATURA FÍSICA QUE ENTRAM EM CONTACTO COM A LAMA E O PÓ DA TERRA, PADECENDO ESPINHEIROS E CHARCOS. E PURIFICA- LHES SEMELHANTES APÊNDICES, NECESSÁRIOS À VIDA HUMANA, SEM RE- PROCHE E SEM QUEIXA. LEMBREMO-NOS, POIS, DO ENSINAMENTO SUBLIME E LAVEMOS OS PÉS UNS DOS OUTROS, COM A BENÇÃO DA HUMILDADE, NO SILÊNCIO DO AMOR PURO QUE TUDO COMPREENDE, TUDO SUPORTA, TUDO SANTIFICA E TUDO CRÊ, PORQUANTO APENAS TOLERANDO E ENTENDENDO A POEIRA E O LODO QUE AINDA REPONTEM DOS CAMINHOS ALHEIOS, É QUE REDIMIREMOS OS NOS- SOS, ATINGINDO A VERDADEIRA PAZ. (Do Sermão do Monte temos: Bem-aventurados os humildes! Ao trilharmos em direção do caminho da humildade, devemos estar preparados para limpar a trilha para vislumbre dos irmãos de jornada evolutiva. Com esta limpa, os irmãos poderão caminhar mais tranquilos e firmes rumo aos objetivos espirituais.)

11 11 RESPOSTAS CASIMIRO CUNHA NOS PROBLEMAS QUE CARREGAS QUERES SABER COMO AGIR... ANELAS LIBERTAÇÃO... QUE FAZER? TORNA A SERVIR. SOFRESTE... ANSEIAS AGORA ADIVINHAR O PORVIR... COMO ACHAR FELICIDADE? ATENDE. TORNA A SERVIR. ERRASTE... LUTAS NA SOMBRA... DESEJAS NÃO MAIS CAIR... ONDE A ESCORA QUE TE GUARDE? TRABALHA. TORNA A SERVIR. ENTREGASTE OS PRÓPRIOS SONHOS QUE PROCURAS CORRIGIR... QUAL O CAMINHO MAIS CERTO? O MELHOR: TORNA A SERVIR. EXCESSO DE OCUPAÇÕES... NOVO DEVER A CUMPRIR... COMPROMISSOS MAIS PESADOS, NÃO FUJAS... TORNA A SERVIR. EM QUALQUER DOR, SE INDAGASSES DO SENHOR COMO SAIR JESUS DIRIA DECERTO: NÃO TEMAS, TORNA A SERVIR. (Respondendo ao perguntado pelos apóstolos, Jesus disse: O maior é aquele que mais serve. Quando queremos ser maiores, mais e mais devemos... Servir!) (Servir à comunidade humana.) (Servir à comunidade nacional.) (Servir à comunidade estadual.) (Servir à comunidade municipal.) (Servir à comunidade do bairro. Enfim, da Humanidade ao irmão... Servir!)

12 12 AÇÃO E ORAÇÃO EMMANUEL SEMPRE MUITO IMPORTANTE A ORAÇÃO POR LUZ INTERIOR, NO CAMPO ÍN- TIMO, CLAREANDO PASSOS E DECISÕES SEM NOS DESPREOCUPARMOS, PO- RÉM, DA AÇÃO QUE LHE COMPLEMENTA O VALOR, NOS DOMÍNIOS DA REA- LIDADE OBJETIVA. (Orar é conversar com Deus, mas agir é fazer a nossa parte naquilo que combinamos com Ele na oração!) PEDIRÁS A PROTEÇÃO DE DEUS PARA O DOENTE; NO ENTANTO, NÃO ESQUE- CERÁS DE ESTENDER-LHE OS RECURSOS COM QUE DEUS JÁ ENRIQUECEU A ASSISTÊNCIA HUMANA, A FIM DE SOCORRÊ-LO. (Sim! Podemos pedir, e muito, pelos irmãos doentes, porém nunca nos esqueçamos de fazer nossa parte, seja ela material ou espiritual.) SOLICITARÁS O AMPARO DA PROVIDÊNCIA DIVINA, A BENEFÍCIO DO ENTE AMADO QUE SE TRESMALHOU EM DESEQUILÍBRIO; TODAVIA, NÃO OLVIDA- RÁS APOIÁ-LO COM SEGURANÇA E BONDADE, NA RECUPERAÇÃO NECESSÁ- RIA, SEGUNDO OS PRECEITOS DAS CIÊNCIAS ESPIRITUAIS QUE A DIVINA PROVIDÊNCIA JÁ TE COLOCOU AO DISPOR NOS CONHECIMENTOS DA TERRA. (Tudo o que for solicitado a Ele será atendido, contudo a parte mais importante é a nossa atenção ao irmão desequilibrado.) ROGARÁS AO CÉU TE LIBERTE DOS QUE TE PERSEGUEM OU DOS QUE AINDA NÃO SE HARMONIZARAM CONTIGO; ENTRETANTO; NÃO LHE SONEGARÁS TOLERÂNCIA E PERDÃO, DIANTE DE QUAISQUER OFENSAS, CONFORME OS ENSINAMENTOS DE PAZ E RESTAURAÇÃO QUE O CÉU JÁ TE DEU, POR IN- TERMÉDIO DE MÚLTIPLOS INSTRUTORES DA ESPIRITUALIDADE MAIOR, EM SERVIÇO NO MUNDO. (Ao rogarmos ao Pai, antes devemos verificar se os perseguidores desarmonizados não somos nós mesmos, já deveremos estar emitindo vibrações de entendimento e carinho para esses irmãos, pois não há cobradores sem existirem devedores!)

13 13 SUPLICARÁS A INTERCESSÃO DOS MENSAGEIROS DA VIDA SUPERIOR PARA QUE TE DESVENCILHES DE CERTAS DIFICULDADES MATERIAIS, DILIGENCI- ANDO, PORÉM, DESENVOLVER TODAS AS POSSIBILIDADES AO TEU ALCANCE, PELA OBTENÇÃO DE TRABALHO DIGNO, QUE TE ASSEGURE A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS, NA PAUTA DAS HABILITAÇÕES QUE OS MENSAGEIROS DA VIDA SUPERIOR JÁ TE AJUDARAM A ADQUIRIR. AÇÃO É SERVIÇO. ORAÇÃO É FORÇA. PELA ORAÇÃO A CRIATURA SE DIRIGE, MAIS INTENSAMENTE, AO CRIADOR, PROCURANDO-LHE APOIO E BENÇÃO, E, ATRAVÉS DA AÇÃO, O CRIADOR SE FAZ MAIS PRESENTE NA CRIATURA, AGINDO COM ELA E EM FAVOR DELA. (Já os mais velhos diziam: Faço a minha parte, pois Deus sempre faz a Dele! Caminhe com a bússola do E- vangelho, certamente ela indica o verdadeiro rumo da evolução espiritual, portanto da solução de todos os problemas! Ele só está esperando as nossas atitudes...)

14 14 ACORDA E AJUDA CASIMIRO CUNHA NÃO OLVIDES, CADA HORA NA LUZ DE DEUS A BUSCAR-TE, QUE A NOSSA GRANDE FAMÍLIA LUTA E SOFRE EM TODA A PARTE. ISOLAMENTO E EGOÍSMO SÃO MEROS CAPRICHOS VÃOS. NO UNIVERSO ILIMITADO TODOS NÓS SOMOS IRMÃOS. RESPIRA AO SOL DA VERDADE. ILUSÃO É SOMBRA E PÓ. ONTEM, AGORA E AMANHÃ SÃO FRASES DE UM TEMPO SÓ. QUAL TRONCO QUE SE EQUILIBRA FORTEMENTE ENRAIZADO, NOSSO PRESENTE OBEDECE À FORMAÇÃO DO PASSADO. NÃO TE ENSURDEÇAS, PORTANTO, À VOZ DO BEM QUE TE EXORTA. RECEBE FRATERNALMENTE A DOR QUE TE BATE À PORTA. MENDIGOS QUE VÊS AO LONGE, CHORANDO AO VENTO ESCARNINHO, JÁ BEBERAM, QUASE SEMPRE NA TAÇA DO TEU CAMINHO. VELHOS TRISTES SOB A NOITE, EM DESENCANTO E DOENÇA, MUITAS VEZES SÃO CREDORES DE TUA AFEIÇÃO IMENSA. CRIANÇAS AO DESABRIGO EM PRANTO DESOLADOR, COMUMENTE FORAM ROSAS E BÊNÇÃOS DE TEU AMOR. AMANHÃ DESPERTARÁS NAS LUZES DO GRANDE ALÉM... CONSAGRA-TE, DESDE AGORA, AO CAMPO DO ETERNO BEM. DESCERRA ÀS CHAGAS DA VIDA O TEMPLO DO CORAÇÃO. OS BRAÇOS DA CARIDADE SÃO CHAVES DE REDENÇÃO. (Mesmo que não acreditemos, a humanidade é a nossa família terrena e toda ela jornadeia neste mesmo estágio evolutivo espiritual, portanto devemos nos ajudar ajudando a todos os irmãos de jornada.) (Deus é único, aquilo que Ele criou Espíritos - somos nós, consequentemente somos todos irmãos universais!) (Quando entendermos que o tempo só é contado na encarnação, nós saberemos que devemos mais praticar do que teorizar.) (A nossa encarnação reflete exatamente tudo que fizemos em outras. Portanto, se não estamos gostando, só podemos reclamar de nós mesmos!) (Devemos ouvir bem, os nossos e dos irmãos amigos, aos corretos conselhos e segui-los o mais fielmente possível. As dores indicam o caminho a ser retificado.) (Com nosso óbolo, semente, estamos garantindo os frutos e sombra da árvore do amanhã. Quanto mais, maior a colheita e a sombra amena da tranquilidade.) (Ao observarmos os velhos, podemos nos ver no a- manhã. Tratemo-los como gostaríamos que nos tratassem amanhã!) (Quando podemos ver, nos outros, os amigos do pretérito, enxergamos avôs, pais, irmãos, filhos, netos etc. Mas amanhã poderá se repetir essa situação; não é melhor amainá-la hoje, agora mesmo!) (Quando será que iremos devolver este corpo carnal à Terra? É sabedoria aproveitar o tempo para as a- ções de valor eterno; as espirituais!) (Ainda sem a caridade, sejamos benevolentes. Sem a benevolência, sejamos bondosos. Sem a bondade, sejamos filantropos. Sem, ao menos, a filantropia, não seremos nada!)

15 15 AMOR SEMPRE EMMANUEL QUE FAREMOS DA CARIDADE, QUANDO TODAS AS QUESTÕES ECONÔMICAS FOREM RESOLVIDAS? ESTA É A INDAGAÇÃO QUE ASSINALAMOS, TODOS NÓS MUITAS VEZES. MUITOS ACREDITAM QUE A SOLUÇÃO DE SEMELHANTES PROBLEMAS AU- TORIZARIA A DEMISSÃO DA SUBLIME VIRTUDE DAS EMPRESAS E ENCARGOS PELOS QUAIS SE RESPONSABILIZA ELA NO MUNDO. ENTRETANTO, A COOPERAÇÃO DO DINHEIRO SEMPRE INDISPENSÁVEL NO SUSTENTO DAS BOAS OBRAS, É APENAS UM ÂNGULO DA BENEFICÊNCIA NA TERRA. (Vencendo esta etapa predominantemente material de caridade, estaremos demonstrando o nosso evolutivo espiritual e, em consequência, mais praticando a caridade espiritual. Tomara que essa etapa chegue logo!) A MAIS ALTA PERCENTAGEM DOS NOSSOS COMPANHEIROS MENOS FELIZES NÃO SE ENCONTRA NOS VALES DA PENÚRIA DE ORDEM MATERIAL. PERGUNTE-SE AOS POVOS MAIS INDUSTRIALIZADOS E MAIS RICOS NA CUL- TURA DA INTELIGÊNCIA SE CONSEGUIRAM UNICAMENTE POR ISSO ERGUER A FELICIDADE INTEGRAL DE SEUS FILHOS. CONSULTE-SE-LHES AS ESTATÍSTICAS DE SUICÍDIO E LOUCURA, NA MAIORIA DOS CASOS COM VINCULAÇÃO NA PATOLOGIA DA ALMA, E EM TODOS OS RECANTOS DO ORBE TERRESTRE INDAGUEMOS DAS CLASSES SITUADAS NA FRENTE DO CONFORTO E DA INSTRUÇÃO UNIVERSITÁRIA SE COM ESSES TE- SOUROS, - ALIÁS, NECESSÁRIOS E LEGÍTIMOS PARA TODOS OS FILHOS DA TERRA, - LOGRARAM CONSOLIDAR A SEGURANÇA E A PAZ DE QUE SE RECO- NHECEM CARECEDORES. (Lamente-se a prioridade absoluta dos bens materiais, porém indicando o nosso estágio animalesco de evolução espiritual. Ao nos afastarmos desses valores materiais, gradativamente, e assumirmos alguns espirituais, descobriremos a nossa asnice de orgulho e egoísmo e nos arrependeremos do tempo perdido, não será melhor já ir ganhando tempo? É só estudar um pouco!) OUÇAMOS OS COMPANHEIROS RELEGADOS À SOLIDÃO EM REFÚGIOS DOU- RADOS; OS QUE A DESILUSÃO ALCANÇOU, ESTIRANDO-OS EM DESÂNIMO, APESAR DAS ALAVANCAS AMOEDADAS QUE LHES SUSTENTAM A VIDA; OS QUASE LOUCOS DE SOFRIMENTO MORAL, DIANTE DE PROVAS OU DOENÇAS IRREVERSÍVEIS; AS CRIATURAS GENIAIS QUE NÃO PUDERAM AGUENTAR AS DIFICULDADES EDUCATIVAS, INDISPENSÁVEIS AO BURILAMENTO DO ESPÍ- RITO, E DERIVARAM PARA OS TÓXICOS QUE LHE CONSOMEM AS FORÇAS; OS QUE FORAM ABAFADOS PELA SUPERPROTEÇÃO NO CAMPO DO EXCESSO E NÃO MAIS SOUBERAM SUPORTAR OS PROBLEMAS DA ESTRADA EVOLUTIVA; E AQUELES OUTROS, SEMIMORTOS DE ANGÚSTIA QUE TATEIAM A LOUSA

16 16 INDAGANDO PELOS ENTES QUERIDOS E QUE DARIAM, DE PRONTO, A FORTU- NA EM QUE SE LHES VALORIZA A EXISTÊNCIA EM TROCA DE FÉ NA IMORTA- LIDADE. (Aqueles que não conhecem, não conseguem aceitar o horizonte das verdades, pois elas mostram os nossos erros e nós não queremos nos afastar das nossas riquezas! É muito difícil aceitar o conselho de Jesus: Não junteis tesouros na terra, onde os micróbios os destroem, mas sim no céu.... Que bom seria, para nós, se estudássemos um pouquinho só!) ANOTEMOS OS IRMÃOS CAÍDOS EM DESPREZO, ABANDONO, DESEQUILÍBRIO, ENFERMIDADE, DESALENTO OU PERTURBAÇÃO E, EMBORA LOUVANDO O APOSTOLADO BENDITO DO DINHEIRO, A SERVIÇO DO BEM, VERIFICAREMOS QUE A CARIDADE EM SI É SEMPRE AMOR E QUE A MISSÃO DO AMOR, EM TO- DOS OS MUNDOS E EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, É TÃO INFINITA QUANTO INFINITA EM TUDO E COM TODOS, É A BONDADE DE DEUS. (O dinheiro pode ser um excelente treinamento filantrópico à caminho da verdadeira caridade; o amor em ação!)

17 17 AUTODEFESA EMMANUEL DESDE ÉPOCAS IMEMORIAIS, O HOMEM IMAGINA E CONSTRÓI RECURSOS DE AUTOPROTEÇÃO E DEFESA, SEM QUE LHE POSSAMOS DESCONSIDERAR AS RAZÕES PARA ISSO. O RECINTO EMPAREDADO QUE LHE SERVE DE MORADIA NÃO É SOMENTE O REFÚGIO EM QUE DELIBERA VIVER NO REGIME DE COMUNHÃO FAMILIAR, MAS SE LHE ERIGE TAMBÉM COMO SENDO O PROCESSO DE LIVRAR-SE DA INTEMPÉRIE. O COFRE É O RECIPIENTE QUE LHE SEGREGA OS BENS CONTRA POSSÍVEIS ASSALTOS, NO ENTANTO, É IGUALMENTE O VASO QUE LHE GARANTE INS- TRUÇÕES E DOCUMENTÁRIOS CONTRA INCÊNDIOS. A FIM DE PRESERVAR-SE E PRESERVAR VALORES E PROPRIEDADES SOBRE OS QUAIS CONVENCIONA A RIQUEZA EXTERNA, INVENTA FECHADURAS, CA- DEADOS, FERROLHOS, TRANCAS, ARMAS, TRINCHEIRAS, MURALHAS E ALÇA- PÕES. REALIZA MAIS AINDA: VACINA-SE CONTRA AS MOLÉSTIAS CONTAGIO- SAS; ESTABELECE APOIO AO COMÉRCIO E PROTEGE-SE CONTRA A FOME; CRIA MEIOS DE INTERCÂMBIO E EXTINGUE A SOLIDÃO. PARA TODOS OS MEIOS SUSCETÍVEIS DE AFLIGI-LO NO CAMPO EXTERIOR DA EXISTÊNCIA ELEGE RECURSOS DEFENSIVOS CLARAMENTE JUSTIFICÁVEIS NO TOCANTE AOS DOMÍNIOS DA VIGILÂNCIA E DA PRUDÊNCIA COM QUE LHE CABE AGIR E DISCERNIR, ENTRETANTO, PARA A INSEGURANÇA E PARA O MEDO, ANTIGOS ADVERSÁRIOS QUE LHE DILAPIDAM O EQUILÍBRIO E A VIDA E TANTAS VEZES O ARRASTAM A SUICÍDIO E LOUCURA NÃO ENCONTRA ESTABELECIMENTOS OU MEDIDAS TERRESTRES COM OS QUAIS SE MUNICIE CONTRA ELES. DE MODO A FORRAR-NOS CONTRA SEMELHANTES FLAGELOS, SÓ EXISTE UM RECURSO: CONFIARMO-NOS A DEUS, CUJAS LEIS NOS PRESIDEM AS HORAS. NOS MOMENTOS DE CRISE, PROVAÇÃO, ANGÚSTIA OU DESENCANTO, CUM- PRE OS DEVERES QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS TE RESERVAM E JAMAIS DESES- PERES. (Apesar de todos os recursos de segurança existentes no mundo material, e mesmo todos juntos, nada pode ser comparado com a segurança da verdadeira fé raciocinada, adquirida pelo estudo sério da Doutrina dos Espíritos. Qual seria a razão lógica para não se acreditar nisso?) LEMBRA-TE DE QUE NÃO HÁ NOITE NA TERRA QUE NÃO SE DISSOLVA NO CLARÃO SOLAR. NOS INSTANTES AMARGOS, DESCANSA O CORAÇÃO E O CÉREBRO EM DEUS, CUJA MISERICÓRDIA E JUSTIÇA NOS ACOMPANHAM OS DIAS, E DEUS TE RESGUARDARÁ. (A nossa teimosia em não crermos nos amanhãs até assimila-se à criancice! Adoramos a escuridão e, embora temendo, fazemos de conta que não existe qualquer claridade. Será um problema com os olhos ou estupidez?)

18 18 BRINDE PARA JESUS EMMANUEL NA EXISTÊNCIA TERRESTRE, SURGEM MOMENTOS TÃO AFLITIVOS EM CER- TAS CIRCUNSTÂNCIAS, QUE MAIS VALE DISSOLVER AS NOSSAS RELAÇÕES NA LUZ DO ENTENDIMENTO, ANTE O SILÊNCIO DO CORAÇÃO QUE EXPÔ-LAS VERBALMENTE, TRADUZINDO-AS NOS LÁBIOS, SOB A FORÇA DO RACIOCÍ- NIO. BASTAS VEZES, SEMELHANTES OCASIÕES DECORREM DE PROVAÇÕES PAR- TICULARES, NA VIDA ÍNTIMA, COMO SEJAM: - A ATITUDE IMPENSADA DE PAIS QUERIDOS, ANTE OS QUAIS NÃO NOS SERÁ LÍCITO DEMONSTRAR O MÍNIMO DESCONSOLO; - A OFENSA DE FILHOS BEM-AMADOS, A QUEM DESEJAMOS OFERTAR UNI- CAMENTE PROTEÇÃO E TERNURA; - A HORA DE LÁGRIMAS DE INCOMPREENSÃO DE QUE PARTILHAMOS, FRE- QUENTEMENTE, PERANTE A COMPANHEIRA OU O COMPANHEIRO COM OS QUAIS TENHAMOS EDIFICADO A BENÇÃO DO LAR; - O PREJUÍZO QUE PROCEDE DO ASSOCIADO DE TRABALHO OU DE IDEAL, A CUJA AMIZADE EMPENHAMOS O CORAÇÃO; - O DESAPONTAMENTO QUE UM AMIGO NOS CAUSE; - O MENOSPREZO ORIUNDO DA INDIFERENÇA DE COMPANHEIROS QUE RE- LACIONÁVAMOS POR TESOUROS DE FELICIDADE NO ESCRÍNIO DA VIDA; - A DESERÇÃO DOS SERES QUERIDOS; - A EXTREMADA LUTA PELA CONQUISTA DE COMPREENSÃO NAQUELES COM QUE RESPIRAMOS O MESMO CLIMA ESPIRITUAL; - A DOR QUE OS ENTES AMADOS NOS IMPÕEM, QUANDO SE FAZEM MOTIVOS DE TUMULTO E TRIBULAÇÃO NO CAMPO DE NOSSA PRÓPRIA CASA... NESSAS HORAS DE CRISE, EM QUE TUDO PARECE CONSPIRAR CONTRA NÓS E EM QUE A NOSSA PRÓPRIA PALAVRA, SE FOR EXPRESSA, NADA MAIS CONSE- GUIRÁ QUE COMPLICAÇÕES E MAIS LUTA PARA A VIDA DOS OUTROS, LEM- BREMO-NOS DE QUE TODOS SOMOS CRIATURAS DO CRIADOR E OFEREÇA- MOS UM BRINDE PARA JESUS, DE QUE TODOS SOMOS TUTELADOS NA TERRA: - O BRINDE DA PACIÊNCIA PARA COM TODOS AQUELES QUE NOS CRIEM PROVAÇÕES E PROBLEMAS, E, RECONHECENDO QUE OS OBJETIVOS DA EVO- LUÇÃO SE NOS RESUMEM NA FORMAÇÃO DA FELICIDADE DE TODOS, EM LOUVOR DE TODOS, ACENDAMOS PELO MENOS PEQUENINA CHAMA DE A- MOR NO PRÓPRIO CORAÇÃO... E COM SEMELHANTE LUZ, TRABALHANDO E SERVINDO, SEM PRECIPITAÇÃO E SEM DESÂNIMO, AGUARDAREMOS, EM PAZ, A INTERVENÇÃO INFALÍVEL DAS LEIS DE DEUS. (Mas como posso fazer esse maravilhoso brinde se não conheço nem o Evangelho? Quanta felicidade verdadeira nós deixamos de ter apenas por não querermos ler as obras edificantes do Espírito! Estudar é fácil, basta querer! O conhecimento não ocupa espaço, mas enche de alegria o coração!)

19 19 CANTIGA DAS PALAVRAS MARIA DOLORES QUANDO ESCUTES NA ESTRADA, ALMA QUERIDA E BOA. A PALAVRA QUE FIRA. RECORDANDO A PEDRADA QUE SE ATIRA QUANDO ALGUÉM SE CONTURBA E AMALDIÇOA, COLOCA-TE EM LUGAR DA PESSOA ACUSADA E, SE NA LUZ DA FÉ QUE TE INSPIRA E SUSTÉM NADA POSSAS FAZER, NÃO DIGA NADA, NEM CENSURES NINGUÉM. PELOS CAMINHOS DO COTIDIANO, QUEM SE AFEIÇOA À QUEIXA RENITENTE É IGUAL A NÓS: UM CORAÇÃO HUMANO, ÀS VEZES ENGANADO, OUTRAS VEZES DOENTE!... MUITA AFEIÇÃO QUE CAI OU SE ARROJA, DE TODO, NO AZEDUME INFELIZ, NÃO SABE QUE REMEXE UMA FURNA DE LODO, NEM PONDERA O QUE DIZ... INJÚRIA, HUMILHAÇÃO, SARCASMO, TREVA NA COMUNICAÇÃO VERBAL QUE TE PROCURA SÃO CANAIS DE MAIS DOR, QUANDO A DOR SE SUBLEVA E CRIA DELINQUÊNCIA, EXPIAÇÃO, LOUCURA!... ANTE AS PALAVRAS RUDES OU SOMBRIAS, CONSIDERA, TAMBÉM, POR OUTRO LADO, DE QUANTA COMPREENSÃO PRECISARIAS SE TIVESSES ERRADO!... (Captando pelos órgãos duplos os cheiros, os sons e as visões, os enviamos ao único cérebro. Ali raciocinamos e decidimos o melhor. Após esse, encaminhamos a decisão ao único coração e este o adorna com sentimentos e reenvia ao comando central. Pronta a decisão final, esta é enviada ao órgão duplo que fará a caminhada da ação. Chegando ao ponto de execução outro órgão duplo executa as ações necessárias. Todo este trabalho é sintetizado por outro órgão único ; e ele expele o som de louvação ao Pai eterno por propiciar toda essa maravilha aos seres humanos de boa vontade!) PALAVRAS DE FERIR, PALAVRAS DE HUMILHAR, MÁGOAS DE QUEM FALHOU, RECLAMAÇÕES DE ALGUÉM, VIOLÊNCIA, AGRESSÃO, AMARGURA, PESAR, ENTREGA TUDO A DEUS NAS VIBRAÇÕES DO BEM!... NUNCA LEVES ADIANTE A SOMBRA QUE TE PROVA; LEMBRA A LIÇÃO DO SOL, SERENO E SUPERIOR, QUE, ABRINDO CADA DIA EM LUZ DE VIDA NOVA, TUDO COBRE DE AMOR.

20 20 CONCLUSÃO DA VIDA EMMANUEL DIANTE DOS PROBLEMAS E OBSTÁCULOS DO COTIDIANO, CONVÉM ESTABE- LECER, DE QUANDO A QUANDO PELO MENOS, LIGEIRA PAUSA PARA PENSAR, DE MANEIRA A OBSERVARMOS O RENDIMENTO DAS HORAS QUE A VIDA NOS ATRIBUI, NO TERRITÓRIO DO TEMPO. E SE NO CURSO DE NOSSAS REFLEXÕES PONDERARMOS: - NO MONTANTE DAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS RECEBIDO; - NAS VANTAGENS QUE USUFRUÍMOS EM CONFRONTO COM AS LUTAS E CONTRATEMPOS QUE ASSINALAM MILHARES DE IRMÃOS NA RETAGUARDA; - NOS RESULTADOS CONTRAPRODUCENTES DA IRRITAÇÃO; - NO CARÁTER DESTRUTIVO DE QUAISQUER MANIFESTAÇÕES DE REBELDIA OU AZEDUME; - NO LADO ESCURO DAS RECLAMAÇÕES; - NO PESO MORTO DAS AFLIÇÕES SEM PROVEITO; - NAS CALAMIDADES DA VIOLÊNCIA; - NOS PREJUÍZOS DO DESÂNIMO; - NAS LIÇÕES QUE PODEMOS EXTRAIR DAS PROVAS DIGNAMENTE ATRAVES- SADAS; - NA IMPORTÂNCIA DA INDULGÊNCIA; - NOS DONATIVOS DE CALMA E BONDADE QUE OS OUTROS AGUARDAM DE NÓS, A FIM DE CONSOLIDAREM A PRÓPRIA SEGURANÇA; - NO PODER DA GENTILEZA PARA CONSTRUIR A BENEMERÊNCIA E O RES- PEITO EM TORNO DE NOSSA VIDA; - NO ALTO SIGNIFICADO DA COMPREENSÃO E DA TOLERÂNCIA QUE NOS DE- CIDAMOS A EXERCITAR A BENEFÍCIO DE NÓS MESMOS; - E NOS TESTEMUNHOS DE AMOR E COOPERAÇÃO DE QUE SOMOS CAPAZES PARA CONTRIBUIR COM OS MENSAGEIROS DO CRISTO NA PRESERVAÇÃO DA PAZ E DO BEM SOBRE A TERRA; - DECERTO QUE, ACIMA DE QUAISQUER DESGOSTOS E INSUCESSOS, SABERÍ- AMOS COLOCAR A LUZ DA ESPERANÇA COM O PRIVILÉGIO DO TRABALHO, SEM NOS AFASTARMOS DA PACIÊNCIA, HORA ALGUMA. (A paciência! Virtude fundamental para o correto reiniciar da caminhada evolutiva espiritual, sem ela não conseguiremos vislumbrar as benesses do caminho e nem entender aos problemas dos irmãos que conosco jornadeiam. O conhecimento moralizado, produto de estudos constantes, meditação e apropriadas ações, nos postulados da Doutrina dos Espíritos, é o alicerce sólido da virtude fundamental!)

21 21 CONFLITO CORNÉLIO PIRES DAI, MEUS IRMÃOS PREGAVA NHÔ CIRINO, NA ROÇA DO TATU CARAMUNDÉ, DAI TUDO O QUE TIVERDES, DAI ATÉ QUE TUDO EM VÓS SE FAÇA DOM DIVINO... DEMONSTRA A CARIDADE TAL QUAL É, É PRECISO AJUDAR!... NENHUM ENSINO A CARIDADE É A LUZ DE NOSSA FÉ, A LUZ RENOVADORA DO DESTINO!... NISSO, ENTRA NA SALA O JOÃO MONTEIRO E ROGA AO PREGADOR ALGUM DINHEIRO, QUER CURAR AS FERIDAS QUE ELE TEM... (Já dizia o velho ditado: Quem fala demais, come moscas! Falar da caridade é muito fácil, principalmente quando não se conhece o que ela é! A caridade é uma ação que exprime o sentimento. Quando ainda não sentimos, não sabemos fazer caridade. Para entender a caridade é bom, inicialmente, ler Paulo e, disso, saberemos que, caridade é amor em ação! Mas se ainda não temos esse amor devoção, como podemos dizer que somos caridosos? Vamos estudar mais...) CIRINO MUDA A VOZ E DIZ: CAI FORA!... ISTO AQUI NÃO TE CABE, VAI-TE EMBORA, NÃO SOU BURRO DE CARGA DE NINGUÉM...

22 22 CONFRONTO ALBINO TEIXEIRA NOS TEMAS DO PLANO FÍSICO: PROJETO QUE NÃO SE CONSTRÓI; TERRA DESEMPREGADA; LIVRO QUE NINGUÉM LÊ; RECEITA ESCONDIDA; CARRO SEM USO... SÃO VALORES POTENCIAIS, CUJA SIGNIFICAÇÃO NÓS DESCONHECEMOS. IGUALMENTE NOS ASSUNTOS DO ESPÍRITO: AMOR SEM DEMONSTRAÇÃO; FÉ SEM OBRAS; INSTRUÇÃO SEM PROVEITO; IDEAL SEM TRABALHO; ENTUSIASMO INERTE... ASSEMELHAM-SE A APARELHOS E MÁQUINAS DE CULTURA E PROGRESSO, CUJA IMPORTÂNCIA NINGUÉM SABE. ESTAS IMAGENS NOS FAZEM RECONHECER QUE SEM A NECESSÁRIA APLI- CAÇÃO NOS ACERTOS E DESACERTOS, ILUSÕES E DESILUSÕES, CONQUISTAS E FRACASSOS DO DIA A DIA, O CONHECIMENTO ESPÍRITA NÃO PASSA DE UM SONHO DISTANTE MAS MUITO DISTANTE DO CAMPO INEVITÁVEL DA EX- PERIÊNCIA. (A meta espiritual é a perfeição e pureza em conhecimento e moral -. Na Doutrina dos Espíritos, o conhecimento moralizado vai sendo obtido pelo estudo constante e continuado, a meditação do estudado e as ações que se considerem possíveis de serem realizadas. A cada ação intentada e executada haverá um resultado prático a experiência que deverá servir de base para reentender à teoria e propiciar novos estudos, meditações e ações.)

23 23 DEUS TE FAÇA FELIZ MARIA DOLORES AGRADEÇO, ALMA IRMÃ, TODO O CONCURSO COM QUE ME RECONFORTA E GARANTES, FAZENDO-ME CANAL MESMO SINGELO DE ASSISTÊNCIA E DE ALÍVIO AOS SEMELHANTES!... O PRATO GENEROSO QUE ME DESTE NÃO FOI SOMENTE AUXÍLIO À PENÚRIA PUNGENTE, FEZ-SE CLARÃO ILUMINANDO ANSEIOS, FELICIDADE PARA MUITA GENTE. A ROUPA USADA COM QUE ME BRINDASTE, ALÉM DA UTILIDADE EM QUE SE APROVA, TRANSFIGUROU-SE EM BENÇÃO DE ESPERANÇA A BUSCA DE SERVIÇO E VIDA NOVA. E LEVE COBERTOR QUE ME ENTREGASTE E PARECIA AOS OLHOS SIMPLES PANO, CONVERTEU-SE EM PRESENÇA DA FÉ VIVA ENTRETECIDA DE CALOR HUMANO!... RECURSOS VÁRIOS QUE ME OFERECESTE, MUITO MAIS QUE SOCORRO À PESSOA INSEGURA, TRANSFORMARAM-SE EM FESTA DE ALEGRIA E RETORNO AO REGAÇO DA VENTURA. POR TUDO QUE ME DÁS EM BONDADE E TRABALHO, REPITO-TE NO AMOR QUE A PALAVRA NÃO DIZ: PELO DOM DE SERVIR NOS BENS COM QUE ME AMPARAS, DEUS TE GUARDE, ALMA IRMÃ!... DEUS TE FAÇA FELIZ!.... (Imagine que, a cada ação doadora feita, uma oração igual a essa seja proferida a nosso favor. Essa oração representa aquele muito obrigado esperado por nós após doarmos algo. Quando não ouvimos a oração; ficamos frustrados. Quando ouvimos lamentos; ficamos endurecidos. Quando não ouvimos nada; ficamos vazios. O aprendizado da fraternidade pura é, ainda, muito difícil para nós, mas sigamos confiantes nas nossas doações, pois só assim é que cresceremos espiritualmente e, certamente, ouviremos idênticas orações quando na nossa casa espiritual!)

24 24 DEVER DE SERVIR EMMANUEL EM MATÉRIA DE BENEFICÊNCIA, TODOS ESTAMOS NA OBRIGAÇÃO DE DOAR ALGO DE NÓS À VIDA QUE NOS CERCA. E ISSO NÃO SUCEDE TÃO SOMENTE A NÓS, AS CRIATURAS QUE ATINGIMOS A RA- ZÃO, MAS IGUALMENTE A TODOS OS SERES. MINERAIS FORNECEM AGENTES QUÍMICOS. VEGETAIS DISTRIBUEM UTILIDADES MÚLTIPLAS. NO REINO ANIMAL, MILHÕES DE VIDAS TRABALHAM E SE SACRIFICAM A BENEFÍ- CIO DO HUMANO: CAMELOS QUE O TRANSPORTAM, OVELHAS QUE O VESTEM, CÃES QUE O AUXILIAM E BOVINOS QUE O ALIMENTAM. (Na Natureza todos participam naturalmente de uma cadeia. No orbe terreno o único elemento que não está submetido a essa naturalidade é o humano, ele é o ser inteligente que deve sublimar a si mesmo e integrar-se, pelo aprendizado, na condução e manutenção dessa cadeia divina.) TODOS NOS ACHAMOS CONVOCADOS A ENTREGAR A NOSSA COOPERAÇÃO PELO BEM GERAL. ACONTECE, NO ENTANTO, QUE NA CRIATURA HUMANA, O DISCERNIMENTO CON- QUISTADO CRIA O PROBLEMA DA LIVRE ACEITAÇÃO DO DEVER DE SERVIR. TODOS NOS RECONHECEMOS INDICADOS PARA OFERECER O MELHOR DE NÓS PARA QUE APAREÇA O MELHOR DOS OUTROS EM AUXÍLIO DE TODOS. DESFRUTANDO, PORÉM, DO ATRIBUTO DIVINO DE CONTRIBUIR CONSCIENTEMENTE NA CRIAÇÃO UNIVERSAL E NÃO CONSTANDO A VIOLÊNCIA DA OBRA DE DEUS, O HUMANO, MUITAS VEZES, QUANDO SE VÊ COMPELIDO PELAS FORÇAS DA VIDA A FAZER O MELHOR DE SI A BENEFÍCIO DO PROGRESSO COMUM, OFERECE INGREDI- ENTES NEGATIVOS À ENGRENAGEM DO DESTINO, QUE ELE PRÓPRIO SE INCUMBE DE SUPRIMIR DEPOIS DO ERRO COMETIDO, DESPENDENDO TEMPO E FORÇA PARA REAJUSTAR O QUE ELE MESMO DESEQUILIBROU. (Não conhecendo a grandiosidade da obra divina, e nem a sua participação nela, o humano se acredita fora dela, pois só enxerga a materialidade imediata! Estudar para conhecer os valores espirituais é fundamental para o entendimento da obra divina e de nossa participação nela!) CONSIDEREMOS A NOSSA PARCELA DE TRABALHO NA ECONOMIA DA EXISTÊNCIA. IMPORTA OBSERVAR, ENTRETANTO, QUE QUALIDADE DE OBSERVAÇÃO DOAMOS DE NÓS E O MODO PELO QUAL ENTREGAMOS A QUOTA DE SERVIÇO AO MUNDO, JUNTO ÀS PESSOAS E OCORRÊNCIAS QUE NOS CERCAM, PORQUE EMBORA SEJAMOS LI- VRES NO ESPÍRITO E RESPONSÁVEIS NA AÇÃO, TODOS, NA ESSÊNCIA, SOMOS CA- NAIS VIVOS DE DEUS. (Ao estudarmos os valores espirituais, passamos gradativamente a entender o nosso trabalho junto à obra divina (somos servidores e conservidores...))

25 25 EM MATÉRIA DE FÉ EMMANUEL CONSERVARÁS A FÉ. APRENDERÁS COM ELA A ENTOAR LOUVORES PELAS BÊNÇÃOS DO PAI SU- PREMO, MANIFESTANDO A GRATIDÃO QUE TE NASÇA DO ESPÍRITO. ENTRE- TANTO, ACIMA DE TUDO, TOMÁ-LA-ÁS PARA GUIA SEGURO NO CAMINHO DAS PROVAS REGENERADORAS DA TERRA, PARA QUE ATENDAS DIGNAMENTE AOS DESÍGNIOS DO SENHOR, NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE A VIDA TE RESERVOU. (Fé é confiança plena! Mas existe fé cega e fé raciocinada. Ao caminharmos cegamente por um caminho, qualquer pedrinha é um tormento! Com a racionalidade o conhecimento moralizado caminhamos por espinhos sem nos perturbar, pois entendemos as razões deles ali estarem! Portanto... Estudemos...) CULTIVARÁS A FÉ. ENCONTRARÁS NELA RECURSOS DE BASE QUE TE ENDOSSEM AS SÚPLICAS ENDEREÇADAS À PROVIDÊNCIA DIVINA. APLICAR-TE-ÁS, TODAVIA, A EM- PREGÁ-LA POR SUSTENTÁCULO DE TUAS FORÇAS, NO DEVER A CUMPRIR, A FIM DE QUE NÃO DESAPONTES O PLANO SUPERIOR, NA COOPERAÇÃO QUE O MUNDO ESPIRITUAL TE PEDE, A BENEFÍCIO DOS OUTROS. (A fé raciocinada nos permite entender os objetivos divinos e, assim sendo, corretamente colaborar nos seus desígnios.) FALARÁS DA FÉ. GUARDAR-LHE-ÁS O CLARÃO NA CONCHA DOS LÁBIOS, SUSCITANDO SEGU- RANÇA E PAZ NAQUELES QUE TE OUÇAM. DESCOBRIRÁS NELA, PORÉM, A ESCORA PRECISA, PARA QUE NÃO DESFALEÇAS NOS TESTEMUNHOS DE AB- NEGAÇÃO QUE O MUNDO ESPERA DE TI, PROCURANDO SORRIR AO INVÉS DE CHORAR, NOS DIAS DE SOFRIMENTO E PROVAÇÃO, QUANDO AS NOTAS DE ENTUSIASMO TANTAS VEZES TE ESMORECEM NA BOCA. (Ao estudarmos a Doutrina dos Espíritos, iremos conhecendo os valores espirituais e os materiais, somente desta maneira é que obteremos a fé raciocinada e, com esta estaremos aptos a cumprir a nossa parte na obra divina!) RESPEITARÁS A FÉ.

26 26 RECONHECERÁS NELA O TRAÇO DOMINANTE DOS GRANDES ESPÍRITOS QUE VENERAMOS NA CATEGORIA DE HERÓIS E GIGANTES DA VIRTUDE, TRANS- FORMADOS EM BALIZAS DE LUZ, NAS TRILHAS DA HUMANIDADE. OBSERVARÁS, CONTUDO, QUE ELA É IGUALMENTE UM TESOURO DE ENER- GIAS À TUA DISPOSIÇÃO, NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA, CONFERINDO-LHE A CAPACIDADE DE REALIZAR PRODÍGIOS DE AMOR, A COMEÇAREM DA ESFE- RA ÍNTIMA OU DO ÂMAGO DE TUA PRÓPRIA CASA. (Somente com a fé raciocinada é que podemos compreender a obra divina em sua infinitude, e participar dela como aprendizes corretos, sem nos desesperarmos pelo imediatismo do mundo material!) PAULO DE TARSO AFIRMOU QUE O HUMANO SE SALVARÁ PELA FÉ, MAS, IN- DUBITAVELMENTE, NÃO SE REPORTAVA A CONVICÇÃO E PALAVRAS ESTÉ- REIS. DECERTO QUE O AMIGO DA GENTILIDADE QUERIA DIZER QUE O ESPÍ- RITO HUMANO SE APERFEIÇOARÁ E REGENERARÁ, USANDO CONFIANÇA PO- SITIVA EM DEUS E EM SI MESMO, NA CONSTRUÇÃO DO BEM COMUM. FÉ ME- TAMORFOSEADA EM BOAS OBRAS, TRADUZIDA EM SERVIÇO E ERGUIDA AO ALTO NÍVEL DOS ENSINAMENTOS QUE EXPONHA, NOS DOMÍNIOS DA ATIVI- DADE E DA REALIZAÇÃO. TANTO É VERDADE SEMELHANTE ASSERTIVA QUE O APÓSTOLO SE REFERIA À FÉ POR RECURSO DINÂMICO, NO CAMPO INDIVI- DUAL, PARA A EDIFICAÇÃO DO REINO DIVINO, QUE ELE PRÓPRIO NOS ASSE- VEROU, CONVINCENTE, NO VERSÍCULO 22 DO CAPÍTULO 14 DE SUA EPÍSTOLA AOS ROMANOS: SE TENS FÉ, TEM-NA EM TI MESMO, PERANTE DEUS. (Sim! Mas a fé cega não representa fé em si mesmo, e sim fé naquilo que outros dizem! Somente pelos estudos, principalmente da Doutrina dos Espíritos, é que poderemos obter a fé raciocinada, única que nos permitirá termos fé em nós mesmos perante Deus!)

27 27 FERRAMENTAS DE DEUS MARIA DOLORES DESEJAVAS, DECERTO, ALMA QUERIDA, QUE DEUS TE DESSE PARA A VIDA UNICAMENTE LAÇOS PREDILETOS, OS MAIS DOCES AFETOS QUE TE CONSIGAM COMPREENDER. ENTRETANTO, CANTANDO DE ESPERANÇA, RECEBES MUITAS VEZES, POR MECANISMOS SOBRENATURAIS, MUITOS AMADOS QUE SE MODIFICAM ENQUANTO O TEMPO AVANÇA, SEJAM ELES O ESPOSO, A ESPOSA, O IRMÃO, O AMIGO, PARENTES, COMPANHEIROS, FILHOS, PAIS!... AQUI, É UM CORAÇÃO QUE RESUMIA TODOS OS TEUS PROJETOS DE VENTURA, QUE SE TE FEZ NA LUZ DO DIA A DIA UM PONTO INEVITÁVEL DE AMARGURA. EIS QUE ENCONTRAS, ALI, ALGUÉM QUE AMASTE POR ANJO DE UMA VIDA SUPERIOR E HOJE SE TE SURGE POR PRESENÇA DE DOR. MAIS ALÉM, SE DESTACA OUTRA CRIATURA A QUEM TE DESTE PELO AFETO IRMÃO E AGORA TE APARECE POR VERDUGO QUE TE ESQUECE A BONDADE E HUMILHA O CORAÇÃO. ENTRETANTO, ALMA BOA, SERVE MAIS, AMA SEMPRE, AUXILIA, PERDOA... TERNOS AMIGOS QUE SE AVINAGRARAM!... TEMO-LOS ONDE VAMOS A FIM DE APRIMORAR-NOS, MESMO DEVAGARZINHO... SÃO ELES TODOS SEMPRE FERRAMENTAS DE DEUS QUE NOS APERFEIÇOAM EM CAMINHO. ANOTA A VIDA, EM TORNO: A NATUREZA É UM CLARO EXEMPLO DISSO. O ESPINHO GUARDA A ROSA, A ROCHA ESCORA O VALE. O FREIO SALVA O CARRO AO CONTÊ-LO EM SERVIÇO. UM DIA, ENTENDERÁS, ALMA QUERIDA, NA LUZ DO MAIS ALÉM, COMO É BOM SUPORTAR QUEM NOS DESPREZE OU FIRA SEM NUNCA DESPREZAR OU FERIR A NINGUÉM. (Como poderemos entender e aceitar os desígnios da Lei de Deus se não temos o conhecimento real dessa Lei? Ao estudarmos a Doutrina dos Espíritos, contínua e constantemente, iremos obtendo o conhecimento necessário para trilhar corretamente as veredas que a Lei de Deus nos prepara. Ao praticarmos as ações previstas nesses conhecimentos iremos obtendo a verdadeira moralidade espiritual, portanto evoluindo espiritualmente!)

28 28 IDEIA DIRIGIDA EMMANUEL OBSERVANDO AS CONQUISTAS DA CIVILIZAÇÃO, REFLITAMOS NOS PODERES DA IDEIA DIRIGIDA DE QUE NECESSITAMOS NO BURILAMENTO E ASCENSÃO DO ESPÍRITO. (Ideia dirigida é sinônimo de planejamento! Mas como posso planejar sem o conhecimento? Estudar para obter o conhecimento é primordial para o próprio progresso!) POR SÉCULOS, O HUMANO USOU TUGÚRIOS DE TAIPA POR DOMICÍLIO, TO- DAVIA, SUBMETEU-SE À INSPIRAÇÃO DAS ESFERAS SUPERIORES E ERGUEU OS PARQUES RESIDENCIAIS QUE DIGNIFICAM AS CIDADES MODERNAS; POR MILÊNIOS, VIAJOU NO DORSO DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE, NO ENTANTO, OBEDECEU AOS IMPULSOS DETERMINADOS PELO PROGRESSO E APRIMOROU A MAQUINARIA COM QUE ANULA DISTÂNCIAS. (As necessidades geraram ações progressivas e estas experiências geraram determinado conhecimento. Gradativamente, de ações em ações, a humanidade foi evoluindo, gerando conhecimentos. Porém o orgulho e o egoísmo faziam, e fazem, com que todo esse conhecimento permanecesse em domínio dos dirigentes interesseiros. A atualidade nos oferta todos os conhecimentos, mas estamos acomodados e conformados com os pratos feitos que nos dão, e seguimos trombando cegamente nos tortuosos caminhos da vida. Podemos romper essa inércia! Estudemos e conheçamos, para fazermos conscientemente a tudo que a Lei de Deus nos designou, mas de forma lúcida e responsável!) PENSA NOS MÉRITOS DA IDEIA DIRIGIDA DE QUE NÃO PRESCINDIMOS NO PRÓPRIO APERFEIÇOAMENTO. SE TE ACREDITAS DOENTE, ENCAMINHA AS FORÇAS DA IMAGINAÇÃO PARA O REAJUSTE, PROVENDO O CORPO COM OS RECURSOS DE PROTEÇÃO POSSÍ- VEIS AO TEU ALCANCE, PARA QUE A IDEIA DIRIGIDA DE SAÚDE TE MANTE- NHA O EQUILÍBRIO ORGÂNICO. SE JULGAS RETER O GERME DAS MOLÉSTIAS QUE TE MARCARAM OS AS- CENDENTES, GUIA OS DESEJOS DE RENOVAÇÃO PARA NÍVEL MAIS ALTO, A- BRAÇANDO HÁBITOS E IDEAIS SUPERIORES ÀS CONVICÇÕES E AOS COSTU- MES EM QUE SE TE ACOMODAVAM OS AVOENGOS, PARA QUE A IDEIA DIRI- GIDA TE GARANTA LIBERTAÇÃO. SE TE ADMITES CARREGANDO INCAPACIDADE INTELECTUAL, CONDUZE OS ANSEIOS DE CONHECIMENTO PARA A CULTURA, UTILIZANDO ATENÇÃO E TEMPO DISPONÍVEIS NO ESTUDO NOBRE PARA QUE A IDEIA DIRIGIDA TE AS- SEGURE OS INVESTIMENTOS DA EDUCAÇÃO. SE TE ACEITAS POR VÍTIMA DE INFORTÚNIO E ABANDONO, ORIENTA ASPI- RAÇÕES DE FELICIDADE PARA O TRABALHO E PARA A COOPERAÇÃO FRA- TERNAL, ESPOSANDO SERVIÇO E HUMILDADE POR RECOMEÇO DE APRENDI- ZADO, PARA QUE A IDEIA DIRIGIDA TE GRANJEIE SIMPATIA E RECONFORTO.

29 29 (Toda e qualquer dificuldade em nossa encarnação deve ser enfrentada de forma correta e positiva! Desde as mais tortuosas até as, aparentemente, tranquilas encarnações, todos nós estamos continuando a jornada e- volutiva espiritual, portanto colhendo os frutos de pretéritas passagens físicas. Seja de plenos acúleos ou de rosas, cada Espírito está tendo a encarnação necessária para o seu evolutivo. Escolher o modo correto para enfrentar e solucionar esses problemas depende apenas do conhecimento moralizado que o encarnado possui, por essa razão é que, estudar é fundamental para conhecer a luz que iluminará o caminho!) A IDEIA DIRIGIDA É ALICERCE DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO; ENTRETANTO, COMO OCORRE AO PROJETO DE OBRA DETERMINADA, QUE EXIGE MATERI- AL ADEQUADO PARA QUE SE LEVANTE, A IDEIA DIRIGIDA NÃO VALE SÓ POR SI. PARA EVIDENCIAR-SE, É INDISPENSÁVEL CONJUGÁ-LA AO SUOR DA REA- LIZAÇÃO. MESMO ASSIM, URGE COMPREENDER QUE, SE PEDE A ALAVANCA DA VONTADE, A FIM DE FUNDAMENTAR-SE NO BEM, RECLAMA TRABALHO INTENSO DE NOSSA PARTE PARA QUE SE MANTENHA NO MELHOR QUE POS- SAMOS FAZER. PORQUE, SENDO A IDEIA DIRIGIDA UMA CONSTRUÇÃO DA IN- TELIGÊNCIA, A INTELIGÊNCIA DO MAL AGE TAMBÉM COM ELA. (Aqui se apresenta o delicado problema do uso correto ou errado do conhecimento, por essa razão é que o conhecimento deve ser moralizado! O conhecimento moralizado é obtido na Doutrina dos Espíritos, pelo estudo constante, continuado, pela meditação e ações possíveis, e nunca é rápida a sua obtenção! O tempo é o nosso melhor amigo... Saibamos utilizá-lo!)

30 30 INDULGÊNCIA AINDA EMMANUEL A INDULGÊNCIA NÃO É APENAS CARIDADE PARA COM OS OUTROS. ERIGE-SE IGUALMENTE COMO SENDO PROCESSO DE NOS IMUNIZARMOS CONTRA O IMPACTO DE VIBRAÇÕES DESTRUTIVAS. POR ISTO MESMO, O TA- TO DEVE ESTAR CONOSCO, À FEIÇÃO DE PORTA VERDADE, A FIM DE QUE OS NOSSOS PENSAMENTOS NÃO VENHAM A FERIR OS OUTROS, TORNANDO DE OUTROS PARA NÓS, DE MANEIRA A FERIR-NOS. ASSIM NOS EXPRESSAMOS PORQUE A IDEIA EM SI É FONTE DE FORÇA EM QUE A PALAVRA SE ARTICULA. (A palavra, o som emitido, apenas reflete o pensamento já concluído! Ao estudar ficamos sabendo que os Espíritos não usam de palavras; eles transmitem pensamentos... Portanto, devemos ter muito cuidado com os pensamentos, pois o erro está neles e não nas palavras!) APRENDAMOS, AINDA E SEMPRE, A EMPREGAR A INDULGÊNCIA CONSTRUTI- VAMENTE, EM SE TRATANDO DAS PESSOAS. QUANDO ESSE COMPANHEIRO OU AQUELA COMPANHEIRA SE MOSTRAREM AUTORITÁRIOS, DE MODO EXCESSIVO, MENTALIZEMO-LOS POR IRMÃOS RESPONSÁVEIS E CONFIANTES; SURGINDO OS QUE SE NOS AFIGUREM VAGA- ROSOS, NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHES CAIBA, IMAGINEMO-LOS POR METICULOSOS E TÍMIDOS, NUNCA POR PREGUIÇOSOS E LERDOS; SE APARE- CEREM POR FIGURINOS DE AVAREZA E SE CHAMADOS A EXPRIMIRMOS, QUANTO A ELES, INTERPRETEMO-LOS POR AMIGOS DA POUPANÇA E NÃO DA SOVINICE; QUANDO SE REVELAREM PORTADORES DE OPINIÕES DEMASIADO FRANCAS, ACEITEMO-LOS POR AMIGOS SINCEROS, MAS NÃO IMPRUDENTES; EM SE EVIDENCIANDO FACILMENTE IRRITÁVEIS, VEJAMO-LOS POR TEMPE- RAMENTOS EMOTIVOS E NÃO POR PESSOAS ABORRECIDAS OU INTOLERAN- TES; E QUANDO SE NOS DESTAQUEM AOS OLHOS DOS IRMÃO INDECISOS OU AMORFOS, SAIBAMOS CLASSIFICÁ-LOS POR AMIGOS CAUTELOSOS E MODE- RADOS. (Aqui temos a aplicação do ensino do Mestre: Não julgar, pois seremos julgados com o mesmo critério que julgarmos. Quando formos julgar a qualquer irmão deveremos imaginar que, somos nós sendo julgados. Queremos indulgência? Sejamos indulgentes!) INDUBITAVELMENTE OS PENSAMENTOS E AS PALAVRAS, NA EXPRESSÃO SIMBÓLICA, SÃO CORES E TINTAS COM QUE NOS SERÁ LÍCITO EXPRESSAR A PRÓPRIA CONCEITUAÇÃO DE ACONTECIMENTOS DETERMINADOS, NO EN- TANTO, EM SE TRATANDO DE CRIATURAS SENSÍVEIS QUANTO NÓS, SEJAMOS OBSERVADORES DAS OCORRÊNCIAS E IRMÃOS DAS PESSOAS, A FIM DE AU- XILIÁ-LAS PARA QUE IGUALMENTE NOS AUXILIEM. BUSQUEMOS SENTIR E PENSAR, AGIR E REALIZAR NO BEM E SABEREMOS SEMPRE SACAR DO CO- RAÇÃO E DO CÉREBRO A BOA PALAVRA CAPAZ DE COMPREENDER E DE AM-

31 31 PARAR, ORIENTAR E SERVIR. (Será que gostaríamos de um céu preto? Água marrom? Arroz verde? Associamos as boas coisas com as cores que elas apresentam e com elas nos acostumamos, mas não pintamos com cores claras os nossos pensamentos, decisões e atitudes. Por que não mudarmos as cores das ações de nossa vida? Não mudamos porque nos acomodamos e nos conformamos num mesquinho estagio evolutivo de orgulho e egoísmo! Olhemos para o porvir e divisemos a cor do horizonte: De qual cor ele é? Será que não seria melhor irmos aliviando e clareando essa cor? Depende apenas e tão somente de nós o nosso amanhã, façamo-lo de claridades!)

32 32 ITENS DA IRRITAÇÃO EMMANUEL ENQUANTO NO CLIMA DA SERENIDADE, CONSIDEREMOS QUE A IRRITAÇÃO NÃO É RECURSO DE AUXÍLIO, SEJAM QUAIS SEJAM AS CIRCUNSTÂNCIAS. (Tirou a camisa e avançou para a colmeia, batendo nas abelhas... O quê será que ocorrerá? O irritado degustará o mel ou as abelhas?) O PRIMEIRO PREJUÍZO QUE A INTEMPERANÇA MENTAL NOS IMPÕE É AQUE- LE DE AFASTAR-NOS A CONFIANÇA DOS OUTROS. (As pessoas não gostam de ouvir verdades, posam de santinhos, mas eu mostro os erros delas!) A CÓLERA É SEMPRE SINAL DE DOENÇA OU DE FRAQUEZA. (O pior doente é aquele que se considera são! Como será que nos estamos considerando?) AS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA PODEM ESTABELECER O REGIME DO MEDO, AO REDOR DE NÓS, MAS NÃO MUDAM O ÍNTIMO DAS PESSOAS. (Todos os que me desafiam se dão mal, pois eu as submeto às minhas vontades! Mas eu gostaria de saber de quem são essas sombras que me seguem, sempre às minhas costas...) SEMPRE QUE NOS ENCOLERIZAMOS, COMPLICAMOS OS PROBLEMAS QUE NOS PREOCUPAM, AO INVÉS DE RESOLVÊ-LOS. (Os cacos das nossas atitudes rancorosas pavimentarão a nossa própria estrada no amanhã!) O AZEDUME QUE VENHAMOS A EXTERIORIZAR É, INVARIAVELMENTE, A CAUSA DE NUMEROSAS PERTURBAÇÕES PARA OS ENTES QUERIDOS QUE PRETENDEMOS AJUDAR OU DEFENDER.

33 33 (Rosto carrancudo no lar é como se fosse estrume em cima de um bolo! O lar é o principal cadinho para o nosso momento evolutivo espiritual, tratemo-lo com carinho para que não fiquemos sem o separador das nossas impurezas espirituais!) CAINDO EM FÚRIA, ADIAMOS COMUMENTE O APOIO MAIS SUBSTANCIAL DAQUELES COMPANHEIROS QUE SE PROPÕEM A PRESTAR-NOS AUXÍLIO. (Irados não conseguimos distinguir os amigos e os inimigos. Todos esses tentam nos agarrar; os amigos para ajudar, os outros para nos agredir, mas a qual deles estaremos atingindo com a nossa ira? Ao nos acalmarmos, será que conseguimos reconhecer nosso descontrole e saber a quais amigos atingimos com nossa ira? Quando sabemos das consequências de nossa ira, sempre pedimos perdão àqueles que atingimos?) A CÓLERA É QUASE SEMPRE A TOMADA DE LIGAÇÃO PARA TRAMAS OBSES- SIVAS, DAS QUAIS NÃO NOS SERÁ FÁCIL A LIBERAÇÃO PRECISA. (Depois de nosso descontrole emotivo alegamos que os obsessores é que nos levaram a essas atitudes. Mas observando-os, somente os vemos a sorrir de nós por nossas atitudes infantis...) A ASPEREZA NO TRATO PESSOAL CRIA RESSENTIMENTO, E O RESSENTIMEN- TO É SEMPRE FATOR DE ENFERMIDADE E DESEQUILÍBRIO. (Quando nos relacionamos com os irmãos de jornada evolutiva vibramos, mas como estamos vibrando (plantamos)? Em desequilíbrio vibramos desarmonia e, essa desarmonia, é ela que voltará (colheremos) a nós mesmos...) EM QUALQUER ASSUNTO, DE APAZIGUAMENTO E APRENDIZADO, TRABALHO E INFLUÊNCIA, AQUISIÇÃO OU SIMPATIA, IRRITAR-SE CONTRA ALGUÉM OU CONTRA ALGUMA COUSA SERÁ SEMPRE O RECESSO INEVITÁVEL DE PER- DER. (O aluno que se irrita com o mestre; perde o aprendizado disciplinar! O mestre que se irrita com o aluno; perde a moral disciplinadora! Irritar denota inferioridade, portanto nada de ser inferior...)

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER FAMÍLIA ESPÍRITOS DIVERSOS

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER FAMÍLIA ESPÍRITOS DIVERSOS FAMÍLIA FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER FAMÍLIA ESPÍRITOS DIVERSOS SUMÁRIO PREFÁCIO...8 1 EM FAMÍLIA...10 2 JESUS EM CASA...14 3 DO CÉU À TERRA...18 4 PÁGINA AOS PAIS...22 5 TEU FILHO...26 6 ANOTAÇÕES DA FAMÍLIA...30

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

O Homem de bem. Roteiro 7

O Homem de bem. Roteiro 7 O Homem de bem Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Relacionar

Leia mais

Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO.

Capítulo 15 de O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: O Maior Mandamento Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Este

Leia mais

TEMPO E NÓS FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER EMMANUEL & ANDRÉ LUIZ

TEMPO E NÓS FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER EMMANUEL & ANDRÉ LUIZ TEMPO E NÓS FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER EMMANUEL & ANDRÉ LUIZ ÍNDICE CONVIVÊNCIA... 3 CONVÍVIO... 4 DEUS ESPERA... 5 TEMPO E NÓS... 6 NINGUÉM MORRE... 7 RESPOSTAS DO CAMINHO... 8 CONVIVER... 9 DONATIVO DO

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06

Sumário. Religião_dos_Espíritos_FINAL revisado.indd 5 26/06/ :23:06 Sumário Religião dos Espíritos... 11 Se tiveres amor... 15 Aborto delituoso... 17 Tentação e remédio... 19 Memória além-túmulo... 21 Beneficência esquecida... 23 Alienação mental... 27 Ao redor do dinheiro...

Leia mais

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros. É honesto e pratica a máxima: fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim. Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte. ANEXO 1 Coloca os bens espirituais acima

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Família Conduta no. Lar

Família Conduta no. Lar DIÁLOGO NA FAMÍLIA Escola Evangelização NECESSIDA DO DIÁLOGO NO LAR Entendimento na equipe familiar Destaca-se na atualida terrestre a conveniência por instrumento harmonia nas relações humanas. Por que

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

ANTOLOGIA DA PAZ FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ESPÍRITOS DIVERSOS

ANTOLOGIA DA PAZ FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ESPÍRITOS DIVERSOS ANTOLOGIA DA PAZ FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ESPÍRITOS DIVERSOS I Na abastança ou na carência, na direção ou na subalternidade, na juventude ou na madureza, simplifiquemos e aprendamos a trabalhar. (Extraído

Leia mais

A Mística do Educador:

A Mística do Educador: A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS

37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS Índice 1. UM ANJO JUNTO À FONTE... 5 2. DESCENDÊNCIA ABENÇOADA... 6 3. ESCUTA-NOS NA AFLIÇÃO... 7 4. ALERTA-NOS NO PECADO... 8 5. ESCUTA A VOZ DOS PEQUENINOS... 9 6. CHAMA-NOS CONSTANTEMENTE... 10 7. DEUS

Leia mais

ão de Família Escola do Coração

ão de Família Escola do Coração HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA O QUE É HONRAR PAI E MÃE? MÃE O mandamento: Honrai a vosso pai e a vossa mãe é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo

Leia mais

Grupo de Reflexão - Cantos para maio

Grupo de Reflexão - Cantos para maio rupo de Reflexão - Cantos para maio Indice Obrigado, Senhor Trabalho de um operãrio Eucreio num mundo novo Ilumina, ilumina É no campo da vida Ensina teu povo a rezar Santa Mãe Maria nesta traessia Eu

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 12ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Senhor,

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017

MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 MENSAGEM DO BISPO AUXILIAR DOM LAMPRA CÁ ALUSIVA AO ANO 2017 Caros irmãos em Cristo, Hoje celebramos a Solenidade da Maternidade Divina de Maria, o Dia Mundial da Paz e o Primeiro dia do Ano Civil 2017.

Leia mais

Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos

Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos Bem vindo à Comunidade Presbiteriana Villa-Lobos Te darei todo louvor Te darei adoração Só a Ti minh alma anseia Meu louvor somente à Ti darei Te darei todo louvor Te darei adoração Só a Ti minh alma anseia

Leia mais

GOTAS DE PAZ. Francisco Cândido Xavier / Emmanuel

GOTAS DE PAZ. Francisco Cândido Xavier / Emmanuel 1 GOTAS DE PAZ Francisco Cândido Xavier / Emmanuel Examina os teus desejos e vigia os próprios pensamentos, porque onde situares o coração aí a vida te aguardará com as asas do bem ou com as algemas do

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

SUMÁRIO O PRIMEIRO LIVRO: ADMOESTAÇÕES ÚTEIS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL

SUMÁRIO O PRIMEIRO LIVRO: ADMOESTAÇÕES ÚTEIS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL SUMÁRIO O PRIMEIRO LIVRO: ADMOESTAÇÕES ÚTEIS PARA UMA VIDA ESPIRITUAL 1. Desprezo de Todas as Vaidades do Mundo... 17 2. Conceito Humilde de Nós Mesmos... 18 3. Doutrina da Verdade... 19 4. Pensar Primeiro

Leia mais

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição.

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: Caracteres da perfeição - Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Esta reflexão

Leia mais

Atividade de Integração

Atividade de Integração Aula nº: Data: / / Tema: Leis Morais - Lei do Trabalho Atividade de Integração Sugestão para aplicação do conteúdo doutrinário 1 o. Momento: Distribuir em recortes de papel as 12 perguntas e respostas,

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc.

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc. SEGUIR EM FRENTE seguir sempre em frente, nunca desistir dos seus sonhos todos nós temos seu nivel ou seja todos nós temos seu ponto fraco e siga nunca desistir e tentar até voce conseguir seu sonho se

Leia mais

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Acredite: você é aquilo que acredita ser. Você tem aquilo que acredita poder ter. Você recebe da vida aquilo

Leia mais

Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder!

Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder! ABERTURA 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C Acolhe os oprimidos, em sua casa, o Senhor, É seu abrigo! Só ele se faz temer, Pois a seu povo dá força e poder! 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor.

Leia mais

TROVAS MAIS ALÉM... ESPÍRITOS DIVERSOS PSICOGRAFIA DE LEONARDO PAIXÃO

TROVAS MAIS ALÉM... ESPÍRITOS DIVERSOS PSICOGRAFIA DE LEONARDO PAIXÃO TROVAS MAIS ALÉM... ESPÍRITOS DIVERSOS PSICOGRAFIA DE LEONARDO PAIXÃO 1 Capa: Leonardo Paixão Digitação: Leonardo Paixão Permitida a reprodução desde que citada a fonte, conforme Lei 9.610, de 19 de Fevereiro

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

Migalha. Francisco Cândido Xavier Emmanuel. O Livro cristão é alimento da vida eterna. André Luiz - Mensagens Esparsas

Migalha. Francisco Cândido Xavier Emmanuel. O Livro cristão é alimento da vida eterna. André Luiz - Mensagens Esparsas 1 Migalha Francisco Cândido Xavier Emmanuel O Livro cristão é alimento da vida eterna. André Luiz - Mensagens Esparsas Caro amigo: Se puderes ajude as instituições de caridade adquirindo os livros, pois

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 10 Departamento de Evangelização da Criança () IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Jesus, a Inteligência e o Sentimento. 2. OBJETIVO: Levar

Leia mais

A Rocha. Tom: A# (intro 2x) Gm A# D# A# D#

A Rocha. Tom: A# (intro 2x) Gm A# D# A# D# Rocha Tom: # (intro 2x) m # D# # D# Vem, Vem me salvar m/d / Me ajudar a caminhar te espero # D# Vem, Vem me livrar m/d / D# #/D# D# (intro) Me amparar com teu amor te espero (parte 2) # D# Vem, Vem me

Leia mais

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA

EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS EM QUE SE FUNDAMENTA O ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA Segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira:

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, A Paz de Jesus! A

Leia mais

OFERTA DE AMIGO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CORNÉLIO PIRES

OFERTA DE AMIGO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CORNÉLIO PIRES OFERTA DE AMIGO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CORNÉLIO PIRES ÍNDICE OFERTA DE AMIGO... 4 RECOMEÇO... 5 CONCILIADORES... 6 SEMPRE VIVA... 7 DIVISÃO... 8 CASO ESTRANHO... 9 DESILUSÃO... 10 ENTRAVE... 11 SURPRESA...

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

Aliança Espírita Evangélica RGA 2015

Aliança Espírita Evangélica RGA 2015 Aliança Espírita Evangélica RGA 2015 TEMA RGA 2015 Nossa Aliança com Jesus acolhendo e evangelizando corações na nova era. Local: Unisa Campus 1 RGA 2015 Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340, Jardim

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

SINAL DA CRUZ. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SINAL DA CRUZ. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. [Ano] SINAL DA CRUZ 1 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. A liturgia usa muito a linguagem dos sinais, dos gestos e das posições. O primeiro sinal o mais importante e o mais conhecido

Leia mais

14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO

14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO 14 DE JUNHO DE 2009 FÉ E RAZÃO Para o dicionarista, a definição de fé é a convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão. Todavia, concebemos como uma espécie de força intrínseca,

Leia mais

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ. pelo Espírito NEIO LÚCIO FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER ALVORADA CRISTÃ pelo Espírito NEIO LÚCIO Sumário Alvorada Cristã...7 1. Sigamos com Jesus...11 2. Na direção do bem...15 3. Pequena história...19...23 5. O servo feliz...27 6.

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa Concedei, ó

Leia mais

MENSAGEM Produzido e Realizado por Rev. Onofre Machado Ramos

MENSAGEM Produzido e Realizado por Rev. Onofre Machado Ramos MENSAGEM Produzido e Realizado por Rev. Onofre Machado Ramos Leitura 1 Timóteo 2.1-7 I Primeira a Timóteo dois De 1 a 7 se lê São Paulo exortando que Se pratique a oração A súplica, a intercessão Além

Leia mais

QUEBRANDO BARREIRAS. Alexandre Luiz Demarchi

QUEBRANDO BARREIRAS. Alexandre Luiz Demarchi QUEBRANDO BARREIRAS Alexandre Luiz Demarchi Prefácio A vida apresenta-se como uma sequência de escolhas e cada um decide seu caminho. Nosso desenvolvimento vem de juntar as peças no grande quebra-cabeça

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos?

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? 19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? GUIA PROTECTOR Sens, 1862 Essas pessoas têm mais egoísmo do

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

Salão do Bloco A HINÁRIO DE MÚSICAS. Salão do Bloco A HINÁRIO DE MÚSICAS

Salão do Bloco A HINÁRIO DE MÚSICAS. Salão do Bloco A HINÁRIO DE MÚSICAS HINÁRIO DE MÚSICAS Salão do Bloco A HINÁRIO DE MÚSICAS Salão do Bloco A Te Sigo, Senhor! Letra: Psicografada Ainda na carne Sofrido é o caminho Andava sozinho Buscava por ti Perdido, vagava Sem rumo nem

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa A Consciência do III Milênio Árvore da Vida Ideação e Manifestação Cósmica Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br A grande Árvore da Vida trás

Leia mais

AQUI VIVE A ESPERANÇA!

AQUI VIVE A ESPERANÇA! AQUI VIVE A ESPERANÇA! ANTONIO CARLOS COSTA AQUI VIVE A ESPERANÇA! Re exões Abra-se para a vida, pois esta é a única forma de encontrar a felicidade. Mensagens de incentivo à vida Frases - Pensamentos

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

A fé. Deus. acredita em. Porque é que. Se algumas pessoas não acreditam. nem toda a gente

A fé. Deus. acredita em. Porque é que. Se algumas pessoas não acreditam. nem toda a gente A fé Porque é que nem toda a gente acredita em Deus? A fé Se algumas pessoas não acreditam em Deus, é talvez porque ainda não encontraram crentes felizes que tivessem vontade de dar testemunho da sua fé.

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 6 O CHAKRA DO AMOR O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O QUARTO CHAKRA CONCEITOS O quarto chakra, cardíaco, responsável pelo amor. Localização: área do

Leia mais

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+

A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Page 8 of 229 Autoria: D. R. A Escolhida (509) D F#7 Bm7 F#7 Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. G Gm F#m Bm E7/9 A7 A5+ Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador. D Bm G A7

Leia mais

OS CICLOS DOS 7 ANOS

OS CICLOS DOS 7 ANOS OS CICLOS DOS 7 ANOS Os mistérios que envolvem a nossa vida, desde o nascimento, como as experiências, os fatos, os acontecimentos, bons e ruins, as pessoas que surgem ou desaparecem, de nossas vidas,

Leia mais

VIVA OS PAIS PAI, MELHOR AMIGO!

VIVA OS PAIS PAI, MELHOR AMIGO! VIVA OS PAIS PAI, MELHOR AMIGO! Não existe melhor amigo que o pai! Pai pequena palavra, não obstante, grande em amor, capaz de renunciar tudo a favor do filho que ama! Muitas vezes é difícil para o filho

Leia mais

A desculpa sincera é uma benção de alívio para quem sofre sob o peso da culpa.

A desculpa sincera é uma benção de alívio para quem sofre sob o peso da culpa. PERANTE JESUS O OFENDIDO PERANTE O DIVINO MESTRE REMUNERAÇÃO ESPIRITUAL A desculpa sincera é uma benção de alívio para quem sofre sob o peso da culpa. O OFENDIDO "Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou:

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 9 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM QUE FALA A VERDADE. É um homem feliz e congruente consigo mesmo Fico fascinado com O Maçom que sabe para onde vai, qual é seu destino, para que foi criado pelo

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Sérgio Jeremias de Souza UM MINUTO DE OTIMISMO

Sérgio Jeremias de Souza UM MINUTO DE OTIMISMO Sérgio Jeremias de Souza UM MINUTO DE OTIMISMO Apresentação Escrevi estas páginas para você: que anseia por viver em ple nitude a verdade divina; que em alguns momentos debate- -se com problemas ou an

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

Há muitas razões para lermos a Bíblia nos tempos de hoje

Há muitas razões para lermos a Bíblia nos tempos de hoje Há muitas razões para lermos a Bíblia nos tempos de hoje A Bíblia é como se fosse um manual de sobrevivência com dicas e relatos escritos por pessoas, assim como nós, normais. Exemplo:- como o advogado

Leia mais

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos: Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português? Obviamente não! Vou apenas compartilhar

Leia mais

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida!

Valorização. Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06. Bons pensamentos transformam nossa vida! Valorização Mensagem do meu Anjo Valorização Por Paulo Roberto Gaefke em 09/06 Bons pensamentos transformam nossa vida! Diante do espelho eu vi; olhos cansados de tanto esperar. olhos inchados de tanto

Leia mais

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2010-2011 P = Presidente: Aquele que preside à oração. Qualquer pessoa o pode fazer, desde que tenha gosto e capacidade para tal.

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 3ª Semana do Advento A consciência

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus. OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus. Caça Palavras Procure as palavras que estão em destaque abaixo: Oração a criança fala com Deus. Louvor a criança

Leia mais

Nos primeiros discursos de Jó contidos nos capítulos 3, 6 e 7 podemos observar a angustia que afligia o patriarca. Neles, derrama sua alma em

Nos primeiros discursos de Jó contidos nos capítulos 3, 6 e 7 podemos observar a angustia que afligia o patriarca. Neles, derrama sua alma em Lição 5 para 29 de outubro de 2016 Nos primeiros discursos de Jó contidos nos capítulos 3, 6 e 7 podemos observar a angustia que afligia o patriarca. Neles, derrama sua alma em lamentos e perguntas. «Pereça

Leia mais

AFIRMATIVA NOVO DIA ALEGRIA O INIMIGO

AFIRMATIVA NOVO DIA ALEGRIA O INIMIGO TROVAS DO CORAÇÃO AFIRMATIVA ALEGRIA BENEFICÊNCIA CANDEIA VIVA CASO TRISTE CRIAÇÃO DESENGANO DESERÇÃO DESPEDIDA DESTAQUE DISCIPLINA DIVINO REI ESQUEÇAMOS ESTAS TROVAS FESTA FILHO E PAI FINAL GÊMEOS GUERRA

Leia mais

LITURGIA. Igreja Presbiteriana do Brasil. 24 de Abril de 2016

LITURGIA. Igreja Presbiteriana do Brasil. 24 de Abril de 2016 LITURGIA Igreja Presbiteriana do Brasil 24 de Abril de 2016 1 Oração de Louvor e Adoração 2 Abertura - Hino Louvor 3 Leitura Salmo 138.1-8 4 Hino Perdão 5 Leitura - Salmo 51.1-7 6 Oração de Confissão de

Leia mais

O que você precisa saber antes de começar

O que você precisa saber antes de começar O que você precisa saber antes de começar Meu objetivo neste Guia de estudo não é apenas convencê-la de que Deus a chama para ser uma guerreira de oração, mas também para lhe mostrar como se tornar a melhor

Leia mais

OLM MÓD. IV CAP. XXVI

OLM MÓD. IV CAP. XXVI OLM MÓD. IV CAP. XXVI ITENS 286 A 296 QUESTÕES PROPOSTAS POR KARDEC AOS ESPÍRITOS PERGUNTAS FAZER AOS ESPÍRITOS CONSIDERAR: A FORMA CLAREZA; PRECISÃO SEM COMPLEXIDADE COM MÉTODO PRÉ ELABORADAS (ALGUMAS)

Leia mais

PRECE X EVANGELHO NO LAR. Apresentação disponível em

PRECE X EVANGELHO NO LAR. Apresentação disponível em PRECE X EVANGELHO NO LAR Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br PRECE A prece é a maneira pela qual as pessoas se comunicam com Deus. PRECE A prece ou oração é um dos modos de nos comunicar-mos

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

Louvor de Raízes: Infinitamente

Louvor de Raízes: Infinitamente Louvor de Raízes: Infinitamente Deus dos Antigos Tu és Santo Em todo o tempo eu louvarei ao Senhor Ergamos nossa voz Nas estrelas louvor Maravilhoso - louvor A Ti Senhor (Nós te buscaremos) Palavra - Infinitamente

Leia mais

Então começamos por ali. Com quebracabeças. Cada um de vocês tem uma peça de um quebra-cabeça. Me fala um pouco sobre a sua peça. [Passa alguns minuto

Então começamos por ali. Com quebracabeças. Cada um de vocês tem uma peça de um quebra-cabeça. Me fala um pouco sobre a sua peça. [Passa alguns minuto ACHANDO SEU LUGAR A tema ou o rumo deste estudo será Achando Seu Lugar. Muitos nós temos lugares onde sentimos em casa: onde achamos amor e aceitação, um pouco do significado e propósito que buscamos.

Leia mais

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Introdução Neste primeiro volume da Apostila da Pastoral do dizimo, desejamos aprofundar o

Leia mais

AS PALAVRAS CANTAM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CARLOS AUGUSTO

AS PALAVRAS CANTAM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CARLOS AUGUSTO AS PALAVRAS CANTAM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER CARLOS AUGUSTO IDENTIFICAÇÃO Carlos Augusto, também conhecido pelo nome de Gugu, chama-se Carlos Augusto Ferraz Lacerda, é filho do médico Dr. Oswaldo Lacerda,

Leia mais

o que causa a tribulação?a bíblia diz que Jesus falando ao povo usou a expressão," no mundo tereis aflições mais tendes bom animo pois eu venci o

o que causa a tribulação?a bíblia diz que Jesus falando ao povo usou a expressão, no mundo tereis aflições mais tendes bom animo pois eu venci o Lutas & Tribulações Prefácio No mundo temos que aprender a lidar com as nossas dificuldades, nais quando temos Deus; não precisamos nos desesperar, mais sabemos que é difícil é quando as motivações de

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

Superando os momentos difíceis

Superando os momentos difíceis Superando os momentos difíceis Valdir José de Castro Superando os momentos difíceis para viver melhor Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão:

Leia mais

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti

Maria e seu SIM. Dercio Angelo Berti Maria e seu SIM Dercio Angelo Berti Maria e seu sim 1 REFLETINDO Maria nos revela a proximidade com Deus. Seu SIM, dado no momento certo, fez do seu cotidiano um ato contínuo de gratidão a Deus. Há uma

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração SÁBADO DA 34ª SEMANA DO TEMPO COMUM Levantai, ó

Leia mais