IESA X SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO De 12 a 16 de setembro de 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IESA X SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO De 12 a 16 de setembro de 2011"

Transcrição

1 IESA X SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO De 12 a 16 de setembro de 2011 PROGRAMAÇÃO Dia 12/09/2011 (segunda-feira) Palestra 1) Papel do Administrador de RH versus Sindicato nas relações entre as organizações e trabalhadores e o Assédio moral nas empresas Palestrante: Lourival Figueiredo Melo (Presidente da FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo) Mini-cursos 2) PowerPoint: boas práticas na criação e utilização de slides em apresentações Prof. Carlos Eduardo Liasch Em apresentações acadêmicas ou empresariais, é comum a utilização de slides como recurso de apoio ao palestrante. O PowerPoint é uma poderosa ferramenta para criação de slides, contudo algumas boas práticas devem ser seguidas para obtenção de um resultado positivo. Esse mini-curso tem como objetivo apresentar os cuidados necessários com o layout, utilização de cores, imagens e gráficos, fontes com tamanhos e estilos apropriados, quantidade de informação apresentada, espaçamentos, animações e marcadores dentre outros.

2 2 3) Métodos para Análise de Investimentos pelas empresas Prof. Alexandre Franco Godoi O foco deste mini-curso é conhecer os principais métodos de análise de investimentos comumente utilizados pelas empresas englobando o Pay-Back, a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL).O curso contempla a análise da teoria e estudos de casos. Mini-cursos no dia 13/09/2011 (terça-feira) 1) Saúde mental: a boa convivência e o desenvolvimento pessoal no trabalho Profs: Aparecido Gomes Leal; Luciana Aparecida Bueno; Maria Cristina Pavan de Moraes No ambiente de trabalho é comum encontrarmos pessoas apáticas, estressadas, depressivas, muitas vezes até agressivas e intolerantes ou desmotivadas - porque não conseguem se adequar ao ambiente e atividades que desenvolvem e ou às pessoas com as quais convivem. Não é à toa que a saúde mental do trabalhador é motivo constante de estudo especializado e preocupação das empresas. O bom desempenho das funções individuais e coletivas, a observância e respeito às regras sociais e profissionais, assim como a boa convivência entre todos os colaboradores, independente das hierarquias, representam, por sua vez, a saúde do empreendimento e, portanto, da própria empresa e, se conviver com os outros nem sempre é agradável e produtivo ou desejável, devemos buscar em nós as melhores condições para a concretização deste ideal. Profa. Aline Brait 2) Auto- motivação: um caminho para o sucesso A alegria e a emoção são os elementos comuns encontrados em pessoas de sucesso. Não há sucesso sem esforço, e todos nós temos o poder de tomar as rédeas de nossas vidas e fazer acontecer. O mini-curso apresenta alguns pilares determinantes para a felicidade e o sucesso, cases e aprendizagem.

3 3 3) O perfil do líder do século XXI Marcos de Jesus Fiel (Empresário, Consultor de desenvolvimento pessoal e Máster Practitioner em PNL-Programação Neuro Lingüística) Um bom relacionamento entre líder e liderado é fundamental para aumentar a performance de uma equipe e para proporcionar um bom ambiente de trabalho, porém nem sempre existe uma boa relação entre ambos. Por que isso acontece? Diversos são os elementos que contribuem para isso e o mini-curso busca discuti-los para que sejam melhor compreendidos e para tal se vale de instrumentos, baseados na Programação Neuro Lingüística (PNL). Mini-cursos no dia 14/09/2011 (quarta-feira) 1) Feedback para Liderança: o café da manhã dos Campeões Profs: Jean Ricardo Salgals e Aline Brait No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. É uma importante ação administrativa que facilita a consolidação das ações e seus resultados; ou seja, garante retorno ao desencadeador das ações sobre os seus resultados. Neste mini-curso pretendemos oferecer aos participantes a oportunidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento do feedback como uma ferramenta eficaz e assertiva no processo de comunicação entre líderes e liderados. 2) Entendendo os bastidores da relação entre Trabalho e Felicidade Profas: Josy Júdice e Rosana Augusto O trabalho para algumas pessoas é visto como algo extremamente prazeroso e motivador ao passo que para outras é tido como um sacrifício necessário para se obter recursos financeiros. Mas porque isso ocorre? Esse mini-curso busca debater essa questão, para que se possa entender o que há nos bastidores dessa relação tão complexa, ou seja o que há por traz da felicidade ou infelicidade no trabalho.

4 4 3) Autonomia, produção e gestão do conhecimento: aspectos pessoais e profissionais Profs: Aparecido Gomes Leal e Daniel Francisco da Silva Segundo Freud, somente o conhecimento traz o poder, mas que poder é este? Que tipo de conhecimento é este que pode dar nova propulsão à nossa vida social e profissional, garantindo uma promoção imagética junto às outras pessoas? Será mesmo que o conhecimento tem o poder de evidenciar, com justiça, quem somos, o que queremos e o que podemos fazer? Ora, o conhecimento é o que move a humanidade e a faz desenvolver-se, promovendo também o nosso próprio desenvolvimento e a capacidade de obtermos bons resultados em nossos mais caros projetos. Se o conhecimento traz o poder, este poder e conhecimento se espraiam em todos os sentidos, tanto na vida pessoal, social, quanto na vida profissional. As empresas também produzem conhecimento e nelas o conhecimento para o trabalho mobiliza grande parte de sua estruturação. Todo tipo de conhecimento, inclusive aquele gestado nas organizações precisa, cada um à sua maneira, de direcionamento, boa administração e cuidado, pois é dele que todos dependem para transformar com sucesso a realidade. 4) Planilhando seu dia a dia: recursos essenciais do Excel Prof. João Geraldo Gonçalves de Araújo Júnior Este mini-curso busca apresentar a riqueza de serviços oferecidos por essa planilha de cálculo de modo fácil e ágil, trazendo exercícios práticos com as situações do nosso dia a dia. Mini-cursos no dia 15/09/2011 (quinta-feira) 1) Administrando de forma eficaz o seu orçamento doméstico Prof. Raniere Corrêa Floothuis Atualmente as inúmeras propagandas, as promoções e os créditos fáceis induzem as pessoas, cada vez mais, a comprar o que não precisam e a gastar mais do que possuem. Como conseqüência, estão sempre com seu saldo no vermelho, ou seja trabalhando com o dinheiro de terceiros. Esse mini-curso busca dar algumas dicas sobre como administrar bem o seu dinheiro para manter a saúde financeira de seu orçamento doméstico.

5 5 2) HP 12C: como usar seus principais recursos para facilitar o seu cotidiano profissional e pessoal Profas: Cintia Rigão Scrich e Vivian Cristina Lafolga Este mini-curso tem por finalidade apresenta forma bastante prática e objetiva como utilizar a calculadora HP12C, seus cálculos matemáticos e os financeiros, com a finalidade de facilitar o seu dia a dia. 3) Projetos pessoais e profissionais: importância e pertinência da experiência e conhecimento formal Profs: Aparecido Gomes Leal; Rosana Augusto e convidados, aluno e ex-alunos: Aline Rovina Sallati (Backoffice de Vendas (EUA e Canadá) na IBM, cursando MBA em Gestão Financeira e Controladoria UNISAL); Eliana Rita Chiappa de Moraes (Gerente Administrativo da Papelaria Disk Cartuchos, cursando MBA em Administração e Gestão do Conhecimento - UNINTER); Evandro Batista Pereira, (Inspetor de Processo/Analista de Qualidade na Goodyear do Brasil, cursando especialização em Relações Humanas, Comunicação e Liderança); Marcos A. Dias Ferraz (Gestão de Contratos Suzano Papel e Celulose AS). Oscar Wilde (poeta, escritor irlandês, séc XIX) já dizia que nossos sonhos precisam ser grandes para podermos visualizá-los bem e persegui-los a contento. Cada um de nós tem sonhos, projetos que impulsionam nossa vida, nossa carreira profissional; eles também nos perseguem, povoam nossa mente, mas ainda que tomem ou roubem nosso tempo, nos tornam pessoas propensas a pensar e re-pensar nossa trajetória, imaginando um mundo melhor, um futuro melhor - individual ou coletivo. Se todos os projetos são realizáveis? Os projetos são um exercício do pensar, imaginar, do problematizar constante acerca do que de fato desejamos para nós e, ainda que muitos deles pareçam ambiciosos demais e até irrealizáveis, com perseverança, obstinação e firme propósito de investir em nós mesmos e em nossa formação (experiência e conhecimento) eles podem nos transformar em verdadeiros empreendedores. Os convidados deste curso trarão estes questionamentos consolidados por suas experiências para apreciação e debate 4) A Metodologia 5S e seus 20 anos de sucesso em solo brasileiro: uma abordagem teórica e prática José Carlos Nascimento (Facilitador da implementação de 5 S na Goodyear de Americana) Os 5S é uma importante ferramenta administrativa que surgiu no Japão nos anos 1990, sendo bastante utilizada nas organizações em todo o mundo, independente do porte e ou ramo de atuação. Ela está no Brasil há 20 anos e essa metodologia possibilita que as empresas aumentem seu desempenho e melhorem sua competitividade. Esse mini-curso aborda a sua base conceitual e prática, trazendo além da teoria exercícios de interatividade para os participantes.

6 6 Mini-cursos no dia 16/09/2011 (sexta-feira) 1 ) Relações pessoais: pela humanização do ambiente de trabalho Prof. Aparecido Gomes Leal e Rosemary Folegatti (Psicóloga, Gerente de Produtos e Projetos de Inovação Citibank) Vivemos uma época em que o homem está muito mais voltado para si mesmo, corroborando na descrição de Gilles Lipovetsky, que a batizou de Era do Vazio, dado o vulto que o individualismo tomou entre nós. O ambiente de trabalho, por ser um espaço específico em que passamos grande parte de nossas vidas, deveria ser um ambiente em que apenas o melhor de nós deveria prevalecer, quer dizer, nossa humanidade. Há, contudo, uma reclamação constante quanto as posturas e comportamentos tidos como desumanos neste ambiente. Seria motivado apenas pelo descrédito, individualismo e estranhamento entre os colaboradores? Qual o papel das organizações frente a esta questão? Como facilitar/agilizar a harmonização entre todos? Posto que a empresa é uma extensão do homem que inventou e desenvolveu o trabalho, fundou e alimentou, com seu trabalho, esforço e ideias as próprias empresas, é o próprio homem que deve buscar soluções para este impasse. Neste contexto, trataremos de expor e submeter à crítica e análise criteriosas, as relações pessoais e profissionais desenvolvidas no trabalho. Profa. Aline Brait 2) O desenvolvimento do Pensamento Criativo como diferencial competitivo A criatividade é a capacidade de realizar uma nova produção que seja, ao mesmo tempo, nova e adaptada ao contexto no qual ela se manifesta. A criatividade pode ser definida de várias formas, mas todas as pessoas são criativas? Estimular o potencial criativo é uma necessidade dentro das organizações modernas. Seja qual for o fator motivacional, todo ser humano tem a capacidade de ser criativo, porém é necessário utilizar meios para que esse potencial seja extraído. Por vezes os indivíduos não sabem que são criativos, pois não lhes foi oferecido um ambiente propicio para que isso fosse demonstrado dentro das organizações. O apego aos paradigmas, o medo de parecer ridículo, a falta de credibilidade por parte de superiores, são alguns dos motivos que inibem a afloração do potencial criativo. Uma das propostas desse mini-curso é identificar o potencial criativo de cada participante e mostrar como se pode criar ambientes e oportunidades para que as equipes de trabalho desenvolvam sua criatividade, auxiliando-as na solução de problemas.

7 7 3) Objetivo: o passo a passo para a sua conquista Profa. Josy Júdice e Marcos de Jesus Fiel (Empresário, Consultor de desenvolvimento pessoal e Máster Practitioner em PNL-Programação Neuro Lingüística) Muitas pessoas não conseguem atingir seus objetivos, e dessa forma esses objetivos tão almejados ficam apenas no plano dos sonhos. Mas porque isso ocorre? Este mini-curso busca auxiliar os participantes a atingir os seus objetivos com base na Programação Neuro Lingüística (PNL) trazendo o caminho a ser percorrido passo a passo para se conseguir conquistá-los.

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. Outra característica marcante: Cada palestra é um projeto

Leia mais

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. A maioria absoluta das avaliações obtêm excelentes resultados,

Leia mais

P R O P O S TA C O M E R C I A L

P R O P O S TA C O M E R C I A L P R O P O S TA C O M E R C I A L Joinville, 03 de setembro de 2014. Proposta para: treinamento líder coach Prezado, Temos o prazer de enviar a proposta do Treinamento Líder Coach, para sua análise e apreciação.

Leia mais

Escala horária de propaganda em rede para televisão 08/10/2010 a 29/10/2010

Escala horária de propaganda em rede para televisão 08/10/2010 a 29/10/2010 Justiça Eleitoral Página 1 de 5 Cargo: Presidente Data da propaganda: 08/10/2010 SEXTA-FEIRA PARA O BRASIL SEGUIR MUDANDO 13:00:00 13: 20:30:00 20:40:00 O Brasil Pode Mais 13: 13:20:00 20:40:00 20:50:00

Leia mais

leader coach COUTO Liberando potencial, maximizando resultados. P E R F O R M A N C E

leader coach COUTO Liberando potencial, maximizando resultados. P E R F O R M A N C E leader coach Liberando potencial, maximizando resultados. COUTO P E R F O R M A N C E Objetivo tualmente, vivemos em um mundo de constantes mudanças. ANesse contexto, tão importante, o treinamento Leader

Leia mais

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL COM FOCO EM RESULTADOS. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL COM FOCO EM RESULTADOS. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL COM FOCO EM RESULTADOS Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL COM FOCO EM RESULTADOS A comunicação humana é bastante

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO O programa irá desenvolver no aluno competências sobre planejamento e força de Vendas, bem como habilidades para liderar, trabalhar em equipe, negociar

Leia mais

EMPREENDEDORISMO FEMININO: Desenvolvimento de gestoras e líderes. Ingresso Janeiro 2016. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

EMPREENDEDORISMO FEMININO: Desenvolvimento de gestoras e líderes. Ingresso Janeiro 2016. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. EMPREENDEDORISMO FEMININO: Desenvolvimento de gestoras e líderes Ingresso Janeiro 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Empreendedorismo Feminino: Desenvolvimento de gestoras e

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Biotecnologia Ambiental

Biotecnologia Ambiental Ambiental 1º MÓDULO 27 28 29 (AGOSTO) Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira (27/08) Sexta-feira (28/08) Sábado (29/08) //Marco //Marco Ambiental 2º MÓDULO 17 18 19 (SETEMBRO) Segunda-feira

Leia mais

Abril / 2016. 25 Segunda-feira 17h, 18h e 19h 25 e 26/04. 27 Quarta-feira 17h, 18h e 19h 27 e 28/04. 29 Sexta-feira 17h, 18h e 19h 29/04 e 02/05

Abril / 2016. 25 Segunda-feira 17h, 18h e 19h 25 e 26/04. 27 Quarta-feira 17h, 18h e 19h 27 e 28/04. 29 Sexta-feira 17h, 18h e 19h 29/04 e 02/05 Cursos Abril / 2016 25 Segunda-feira 17h, e 19h 25 e 26/04 27 Quarta-feira 17h, e 19h 27 e 28/04 29 Sexta-feira 17h, e 19h 29/04 e 02/05 Cursos Maio / 2016 02 Segunda-feira 17h, e 19h 02 e 03/05 04 Quarta-feira

Leia mais

www.marcosbraun.com.br

www.marcosbraun.com.br Palestra: Os Desafios do Gestor Público Marcos Braun Filho Consultor, Professor de MBA e Coach Formação Acadêmica em Pedagogia e em Marketing; MBA em Marketing pela FGV/RJ; MBA em Gestão de Pessoas pela

Leia mais

PERIFÉRICO OU ESTRATÉGICO, QUAL RH VOCÊ QUER SER? IESFAVI - 6/20012

PERIFÉRICO OU ESTRATÉGICO, QUAL RH VOCÊ QUER SER? IESFAVI - 6/20012 PERIFÉRICO OU ESTRATÉGICO, QUAL RH VOCÊ QUER SER? IESFAVI - 6/20012 NOSSA TRAJETÓRIA 1 ERA UMA VEZ...E O RH SURGIU! 2 - CENÁRIOS E ESTRATEGIA EMPRESARIAL 3 RH CUSTO / RH LUCRO 1- CENÁRIO E ESTRATEGIA EMPRESARIAL

Leia mais

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional,

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Planejamento Estratégico e Governança Corporativa Palestras Temáticas e Motivacionais v.03/15 Neurotreinamentos Neurobusiness

Leia mais

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados.

COUTO COACHING. Liberando potencial, maximizando resultados. COUTO COACHING Liberando potencial, maximizando resultados. O que é Coaching? Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e gerenciamento do comportamento humano e tem como objetivo levar o indivíduo

Leia mais

II. NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES

II. NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES I. NOSSA HISTÓRIA A história da Crescimentum começou em 2003, quando o então executivo do Grupo Santander, Arthur Diniz, decidiu jogar tudo para o alto e investir em uma nova carreira. Ele optou por se

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

PERFIL. Alcimone Vidal

PERFIL. Alcimone Vidal PERFIL Alcimone Vidal DIRETORA DA CENTRAL DE CUMPRIMENTO DE MANDADOS DAS VARAS CÍVEIS, EMPRESARIAIS E REGISTROS PÚBLICOS DA CAPITAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO. GRADUADA EM DIREITO MBA EM

Leia mais

12 TIPOS 1ª versão DIFERENTES 2ª versão

12 TIPOS 1ª versão DIFERENTES 2ª versão Após afastar-se das quadras Oscar passou a se dedicar em transmitir ao povo brasileiro sua experiência de 32 anos dentro das quadras, onde defendeu por 20 anos a Seleção Brasileira de Basquetebol. Trabalhando

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO

MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO MBA EM DESIGN ESTRATÉGICO & INOVAÇÃO O programa prepara você para tornar-se um gestor do design nos ambientes de negócio; oferecendo as habilidades gerenciais necessárias para desenvolver e administrar

Leia mais

leader training Liberando o melhor de você!

leader training Liberando o melhor de você! leader training Liberando o melhor de você! Objetivos Desenvolver habilidades de autocoaching, com foco na gestão de pensamentos e emoções, orientados para as dimensões do bem-estar humano e uma liderança

Leia mais

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado

Professora Débora Dado. Prof.ª Débora Dado Professora Débora Dado Prof.ª Débora Dado Planejamento das aulas 7 Encontros 19/05 Contextualizando o Séc. XXI: Equipes e Competências 26/05 Competências e Processo de Comunicação 02/06 Processo de Comunicação

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS

ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO DE PESSOAS O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo para

Leia mais

RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO. Copyright 2013. Todos os direitos reservados à Santivo Consultores.

RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO. Copyright 2013. Todos os direitos reservados à Santivo Consultores. RECRUTAMENTO, RETENÇÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO JURÍDICO O MERCADO DO TRABALHO ATUAL Cerca de 7% das posições abertas no mercado Brasileiro são para profissionais formados em Direito; Colaboradores

Leia mais

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores!

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Empreendedores Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Por meio de um método de aprendizagem único,

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE Apresentação A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas e

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

QUADRO DE TRABALHO SEMANAL

QUADRO DE TRABALHO SEMANAL QUADRO DE TRABALHO L TURMA 10/08 Segunda-feira - Abertura MATÉRIA PALESTRANTE OBJETIVOS e Convidados 11/08 Terça-feira - Indústria Farmacêutica Mauricio Alecrim 12/08 Quarta-feira - Funções e Competências

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Título/DVD Nº Duração

Título/DVD Nº Duração Título/DVD Nº Duração A Abaixo o mau humor! 003 19 Abdique; Delegue, não 007 13 Ação; do plano do choro ao plano de 028 21 Ação e omissão 032 24 Ação e reação 056 21 Acomodação, cuidado com a 095 14 Acredite

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PARA EMPRESAS

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PARA EMPRESAS PROGRAMA DE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTO PARA EMPRESAS SÃO PAULO 2014 Prezados; Apresentamo-nos como uma empresa no segmento de turismo que organiza e gerencia cursos e palestras fechados ás empresas,

Leia mais

Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes. Ingresso Outubro 2014

Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes. Ingresso Outubro 2014 Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes Ingresso Outubro 2014 Programa do Curso Intensivo de Coaching Estratégico: A Gestão dos Líderes Eficazes O aluno adquire conhecimentos básicos, habilidades

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Apresentar

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal GERENCIAMENTO DE CARREIRA PARA O SUCESSO DO GESTOR DE PROJETOS Fernanda Schröder Gonçalves Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Fernanda Schröder Gonçalves Coordenadora do Ibmec

Leia mais

20 de março de 2014. 9h30 às 10h30. 10h30 às 11h. 10h30 às 18h30. 11h às 12h30. 11h às 12h30. 11h00 às 12h30

20 de março de 2014. 9h30 às 10h30. 10h30 às 11h. 10h30 às 18h30. 11h às 12h30. 11h às 12h30. 11h00 às 12h30 Olhar para o comportamento da Sociedade e refletir sobre o atual contexto social, econômico e político e impactos na gestão de Recursos Humanos é o mote do tema: Se assim caminha a humanidade, para onde

Leia mais

O que é Fluxo de Caixa?

O que é Fluxo de Caixa? O que é Fluxo de Caixa? O Fluxo de Caixa é um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser um dia, uma semana

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas DUO A DUO nasce com mais de 17 anos de experiência de seus fundadores nos segmentos de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento de Processos, Esportes e Qualidade de Vida. Com um vasto conhecimento

Leia mais

Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional

Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional Minicurso 1 40 vagas Como trabalhar em Equipe: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional Palestrante: Paulo Edson Barroso Paulo Edson Barroso é formado em Administração pela Universidade Estadual de

Leia mais

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação

Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação Prover conhecimento, aprimorar habilidades e inspirar novas atitudes de pessoas ou empresas através de diagnóstico comportamental e da aplicação contínua de treinamentos e palestras Eduardo Amati em Treinamentos

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO CURSO

GUIA RÁPIDO DO CURSO GUIA RÁPIDO DO CURSO 0 Curso Líder Coach Para líderes serem melhores coaches e coaches serem melhores líderes. Este Programa demonstra como coaching está auxiliando líderes no desenvolvimento do empreendimento

Leia mais

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Com uma abordagem inovadora e lúdica, o professor Paulo Gerhardt tem conquistado plateias em todo o Brasil. Seu profundo

Leia mais

Liderando a si mesmo e os outros. Com Ricardo Aderaldo & Alexandre Bortoletto DE 16 A 19 DE JULHO. Contato: 9821-2811 www.biocoach.

Liderando a si mesmo e os outros. Com Ricardo Aderaldo & Alexandre Bortoletto DE 16 A 19 DE JULHO. Contato: 9821-2811 www.biocoach. Liderando a si mesmo e os outros. Com Ricardo Aderaldo & Alexandre Bortoletto DE 16 A 19 DE JULHO EM FORTALEZA Contato: 9821-2811 www.biocoach.com Liderando a si mesmo e os outros. (Curso de Formação em

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

O Desafio de liderar. Ana Carolina Huss

O Desafio de liderar. Ana Carolina Huss O Desafio de liderar Ana Carolina Huss LIDERAR EM UM NOVO CENÁRIO Jovens da geração Y, Z... Quem tem emprego antes do diploma Quem esta mudando de classe social - Classe C, D... Força do Sexo Feminino

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2011. ESPM Unidade Porto Alegre

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2011. ESPM Unidade Porto Alegre ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

Permita-se ir além e descubra uma nova possibilidade, um conjunto de ideias e inovação, construído por você.

Permita-se ir além e descubra uma nova possibilidade, um conjunto de ideias e inovação, construído por você. Somos uma empresa inovadora, que através de uma metodologia vencedora proporciona a nossos clientes um ambiente favorável ao desenvolvimento de capacidades, para que seus profissionais alcancem o melhor

Leia mais

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS

MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS MBA EM DESIGN DE INTERIORES COMERCIAIS O programa irá prepará-lo para ser um especialista em Design de Interiores Comerciais na elaboração de projetos comerciais ou de serviços. MBA EM DESIGN DE INTERIORES

Leia mais

Ementa do Curso COACHING INDIVIDUAL

Ementa do Curso COACHING INDIVIDUAL Ementa do Curso COACHING INDIVIDUAL Instituto Seven Business Coaching O Instituto Seven Business Coaching é uma empresa especializada em Coaching de negócios. Com a assessoria integrada e personalizada

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Biotecnologia Agroalimentar/Agroindustrial

Biotecnologia Agroalimentar/Agroindustrial /Agroindustrial 1º MÓDULO 27 28 29 (AGOSTO) Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira (27/08) Sexta-feira (28/08) Sábado (29/08) II: II: /Agroindustrial 2º MÓDULO 17 18 19 (SETEMBRO) Segunda-feira

Leia mais

19 a 21 de junho de 2012. Mostra de Oportunidades de Negócios. Clube Filadélfia Rua Israel Pinheiro, 1315 Bairro São Pedro Governador Valadares

19 a 21 de junho de 2012. Mostra de Oportunidades de Negócios. Clube Filadélfia Rua Israel Pinheiro, 1315 Bairro São Pedro Governador Valadares 19 a 21 de junho de 2012 Clube Filadélfia Rua Israel Pinheiro, 1315 Bairro São Pedro Governador Valadares Mostra de Oportunidades de Negócios Visite os estandes e conheça a exposição de produtos e serviços

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Provocando atitudes POSITIVAS e PODEROSAS

Provocando atitudes POSITIVAS e PODEROSAS Provocando atitudes POSITIVAS e PODEROSAS Impactar e promover mudanças com ATITUDE PODEROSA, é minha missão. Para isso, é importante analisar profundamente o comportamento humano e assim atingir resultados

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 1. Comercial e Marketing 1.1 Neurovendas Objetivo: Entender

Leia mais

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

MBA em gestão de negócios

MBA em gestão de negócios MBA em gestão de negócios MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O MBA Executivo em Gestão de Negócios do Grupo Ibmec foi desenvolvido para responder à demanda do mercado por profissionais cada vez mais qualificados

Leia mais

Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes. Ingresso Outubro 2013

Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes. Ingresso Outubro 2013 Coaching Estratégico: A gestão dos líderes eficazes Ingresso Outubro 2013 Programa do Curso Intensivo de Coaching Estratégico: A Gestão dos Líderes Eficazes O aluno adquire conhecimentos básicos, habilidades

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Desenvolvimento pessoal e corporativo. ocha. Palestrante e Facilitador

Desenvolvimento pessoal e corporativo. ocha. Palestrante e Facilitador Desenvolvimento pessoal e corporativo. A R lan ocha Palestrante e Facilitador Srs. (as), Atuamos no mercado realizando palestras e treinamentos especializados em desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Recursos Humanos 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Recursos Humanos 2011-1 DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: O RELACIONAMENTO

Leia mais

CLIPPING Mídias de Primeiro Foco. Cliente: Fharos Veículo: revista da Farmácia Seção: Artigos Data: Agosto/2008

CLIPPING Mídias de Primeiro Foco. Cliente: Fharos Veículo: revista da Farmácia Seção: Artigos Data: Agosto/2008 CLIPPING Mídias de Primeiro Foco Cliente: Fharos Veículo: revista da Farmácia Seção: Artigos Data: Agosto/2008 2 Cliente: Fharos Veículo: Revista Posto de Observação Data: Agosto/2008 3 4 Cliente: Fharos

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz

Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Liderança e as novas gerações: um desafio insuperável? Por Arthur Diniz Num passado não muito distante, os líderes nas empresas tinham uma postura profundamente autoritária, reflexo do funcionamento da

Leia mais

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente

VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching com seu Cliente Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias VENDEDOR COACH: Aumente suas Vendas usando o Coaching

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

SEMANA INTEGRADA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA/06-2013 - FACULDADE Adjetivo CETEP Dia 03/06 Segunda Feira

SEMANA INTEGRADA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA/06-2013 - FACULDADE Adjetivo CETEP Dia 03/06 Segunda Feira SEMANA INTEGRADA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA/06-2013 - FACULDADE Adjetivo CETEP Dia 03/06 Segunda Feira Palestrante: Ana Cláudia Carioca Palestrante: Nivaldo, Sabrina, Rogéria, Felipe e Emerson. Palestrante:

Leia mais

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013 Isabella Assunção Cerqueira Procópio Janeiro de 2013 1 Sumário 1. Dados Básicos de Identificação...3 2. Histórico

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica CARLOS CAIXETA Vendas e Gestão Estratégica PERFIL Carlos Caixeta é um palestrante de destaque nacional por convergir conceito e prática em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. Essa

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

AGENDA DAS DEFESAS DE TRABALHO DE CURSO Período 06 a 10/12/2010

AGENDA DAS DEFESAS DE TRABALHO DE CURSO Período 06 a 10/12/2010 AGENDA DAS DEFESAS DE TRABALHO DE CURSO Período 06 a 10/12/2010 06/12/2010 (Segunda-feira) O mercado financeiro: uma análise sobre a bolsa de valores BM&F Bovespa Júnior C. Silva e Simone do P. Silva Prof.

Leia mais

A evolução da liderança

A evolução da liderança A evolução da liderança De Chefe a Líder Ao longo da história identificamos diferentes tipos de chefes ou líderes. De autoritários, paternalistas, manipuladores, servidores... a verdadeiros líderes. A

Leia mais

Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital.

Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital. Esse programa visa a organização contínua e a efetividade do Processo Único de Federação, que contará com a inserção de um edital. Esse terá suas etapas e prazos muito bem definidos, garantindo um processo

Leia mais

Autores: Leandro César de Paula e Thiago Leonardo Magalhães Goulart Orientador: Soraya Regina Ferreira

Autores: Leandro César de Paula e Thiago Leonardo Magalhães Goulart Orientador: Soraya Regina Ferreira RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Autores: Leandro César de Paula e Thiago Leonardo Magalhães Goulart Orientador: Soraya Regina Ferreira Os objetivos deste artigo são mostrar a importância do recrutamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

Palavras-chave: Formação, Aprendizagem, Ensino

Palavras-chave: Formação, Aprendizagem, Ensino LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Cármen Lúcia Rodrigues * RESUMO O presente texto busca explicar o que é o Laboratório de Ensino e Aprendizagem do curso de Pedagogia ULBRA/Guaíba, relatando suas funções,

Leia mais

Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos

Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos Já passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Profª. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada

Leia mais

SEMANA DO SERVIDOR PÚBLICO sugestão de palestrantes. Otimize seu orçamento e mantenha um bom nível de palestrantes.

SEMANA DO SERVIDOR PÚBLICO sugestão de palestrantes. Otimize seu orçamento e mantenha um bom nível de palestrantes. SEMANA DO SERVIDOR PÚBLICO sugestão de palestrantes Otimize seu orçamento e mantenha um bom nível de palestrantes. resultados positivos para os servidores? qualidade de vida fernando rocha wesley schunk

Leia mais

COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS. Ingresso Julho 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS Ingresso Julho 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS Desenvolver as competências

Leia mais

11. A importância da produtividade e eficiência no Pós-Venda

11. A importância da produtividade e eficiência no Pós-Venda CURSOS FENABRAVE 1. Bem vindo ao setor automotivo 2. Relacionamento Interpessoal e Equipes de Trabalho 3. Qualidade no Atendimento ao cliente no Pós-Venda 4. Qualidade no Atendimento ao cliente em Vendas

Leia mais

Uma empresa especializada em empresas.

Uma empresa especializada em empresas. Sua equipe tem colaborado para que a empresa seja uma das mais competitivas i no mercado? Para avaliar quanto a sua equipe atual está dimensionada, preparada e motivada para os desafios do mercado, você

Leia mais

Criando o hábito de ser mais produtivo

Criando o hábito de ser mais produtivo Criando o hábito de ser mais produtivo Introdução No momento atual brasileiro, aumentar a produtividade é um fator essencial para a sobrevivência das empresas. Além da produtividade, empresas de pequeno

Leia mais

DIA 15 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA HORÁRIO LOCAL TEMA PALESTRANTE REALIZAÇÃO

DIA 15 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA HORÁRIO LOCAL TEMA PALESTRANTE REALIZAÇÃO DIA 15 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA 14:00 às 16:00 Auditório 1 Como elaborar um plano de negócios Claudio Machado SEBRAE 16:00 às 18:00 Auditório 1 Marketing para pequenas empresas Rosival Fagundes SEBRAE 18:00

Leia mais

Business & Executive Coaching - BEC

Business & Executive Coaching - BEC IAC International Association of Coaching Empresas são Resultados de Pessoas José Roberto Marques - JRM O Atual Cenário no Mundo dos Negócios O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, nesse

Leia mais

Emanuel Gomes Marques, MSc

Emanuel Gomes Marques, MSc Emanuel Gomes Marques, MSc Roteiro da Apresentação Organizações Organizações foram criadas para servir pessoas Processo administrativo Diferenças de pessoal Eficiência e eficácia Características das empresas

Leia mais

O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS

O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS X ONDAS DE MUDANÇAS Ondas do Cérebro Ondas do Músculo Ondas do Relacionamento Ondas de Mudança. Adaptado de Toffler, Lynch e Kordis e Savage As

Leia mais

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O CBA em Gestão de Negócios é um curso que proporciona aos participantes sólidos fundamentos em gestão e liderança. O programa tem o objetivo de formar

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais