Introdução PP UNISALESIANO. Aula 10: Audiência e Público-alvo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução PP UNISALESIANO. Aula 10: Audiência e Público-alvo"

Transcrição

1 Introdução PP UNISALESIANO Aula 10: Audiência e Público-alvo

2 Conceito Audiência: pessoas alcançadas pelo veículo de comunicação (empresa). Define as pessoas que assistem determinado canal de televisão,ou leem determinado título de jornal ou revista ou ainda, navegam pela internet (SAMPAIO). Em geral, a audiência é expressa em percentagem. Para Wolf, audiência são as pessoas que, em determinado momento, são receptoras de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Medida de quantas pessoas de um universo consomem os conteúdos de um meio (FIGUEIRA. IN: PEREZ; BARBOSA, 2008). Público: grupo de pessoas a quem se dirige uma comunicação. Público-alvo (target): grupo de consumidores aos quais é dirigida, a quem se destina prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra ação de comunicação ou marketing (SAMPAIO). Consumidor: objetivo final da propaganda. Pessoa, grupo, empresa ou instituição para quem as mensagens são dirigidas e da qual se espera uma reação favorável ao anunciante.

3 O público como sujeito da esfera pública Habermas define o público como sujeito da esfera pública, como o possuidor da opinião geral e de assuntos de interesse do povo. A mídia modifica este conceito com o atributo de quem faz a mediação no processo de informação. Os meios de comunicação definem o público (público-alvo) e a partir daí passam a exercer influência sobre esse grupo de indivíduos, com determinadas características.

4 A definição do público-alvo O público-alvo das campanhas é definido a partir de pesquisas de mercado realizadas pelo departamento de marketing das empresas em conjunto com a agência de publicidade, de acordo com o perfil do comprador do produto ou usuário do serviço. A campanha publicitária pode fidelizar o público-alvo, criar novos hábitos ou tentar ampliar o público potencial de consumidores, a partir de sondagens de mercado e de percepção. Campanhas totalmente inovadoras podem encantar novos públicos e fidelizar a audiência da marca estimulando um hábito de consumo. Por isso, há campanhas publicitárias com tanta longevidade.

5 Uma campanha pode criar um novo hábito, reafirmar ou criar novas atitudes (mudança no consumo de um produto)

6 A audiência em diferentes meios de comunicação O impacto da tv aberta é ainda inquestionável: é frequentemente utilizada pela população mas tem uma forte concorrente com abrangência exponencial, preferida dos nativos digitais: a internet. A propaganda em rádio continua eficiente porque trabalha com a capacidade de imaginação dos ouvintes. O cinema é pouco utilizado porque tem abrangência menor e uso limitado ao início de cada sessão (SAMPAIO, 2003) mas destaca-se pela interação. A revista é uma mídia nacional, regional e local. O jornal representa uma mídia de caráter local e regional, com grande agilidade para sua utilização, bom impacto e credibilidade. A mídia exterior, utilizada em cidades em que a publicidade é permitida, é eficaz quando utilizada com o suporte de pesquisas sobre mobilidade.

7 Mídia convergente As novas tecnologias possibilitaram a formação de uma audiência móvil, individual, fragmentada e múltipla em diversos canais, gadgets e plataformas. O desafio da definição do público-alvo em campanhas é pensar campanhas de mídia convergente, possibilitando novas experiências vivenciadas pelos usuários num espaço em que velhas e novas mídias colidem, mídia corporativa e alternativa se cruzam, onde o produtor do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevistas (JENKINS, 2009). Cenário para campanhas de crossmedia e transmídia.

8 A nova era pós PC El consumo digital adquiere una nueva dimensión, un nuevo horizonte de rentabilidad, que escapa al alcance de los productores de contenido convencionales en la medida en que no disponen de los recursos ni los conocimientos para explotarlo (Aguado, Feijóo y Martínez, 2011). Onde está a audiência? A competição para atrair a atenção do internauta começa logo de manhã. Globalmente 8 em cada 10 usuários revisam o dispositivo móvel (smartphone) 15 minutos após acordar (InMobi, 2014). As pessoas passam 2,2 horas por dia no celular e tablet, 81 minutos assistindo televisão e 44 minutos ouvindo rádio por dia.

9 Por que é importante definir o público-alvo?

10 A definição do potencial consumidor Usuário: quem é o usuário do produto (quem consome é quem compra?) Influenciadores na compra: família Decisão de compra: é essencial para o direcionamento do target da campanha Perfil: informações demográficas, econômicas, estilos de vida e valores, hábitos e atitudes de compra (volume e frequência de compra, essencial para a programação da campanha na mídia).

11 Targets móveis Com o fim do target tal como conhecemos (PEREZ, 2009), o surgimento dos multivíduos (CANEVACCI, 2005, 2008) com suas identidades plurais, híbridas, móveis, itinerantes, corpos flutuantes, deslocadas (HALL, 2002), sempre em trânsito permanente, pelos contextos sociais também fluidos, dispersos, virtuais, presenciais e semi-presenciais e a cultura digital que modifica a sensibilidade cognitiva de cada um (SANTAELLA, 2010) é impossível pensar que os alicerces e também as práticas publicitárias tenham se mantido inalteradas. O que constatamos é que só um olhar oblíquo, fluido e sincrético é capaz de captar tais transformações identitárias, tão essenciais para a comunicação de qualquer natureza.

12 Novos tipos de consumidores

13 Tipos de audiência Audiência acumulada: soma das audiências de diversos meios e veículos, em vários programas, diversas mensagens e a repetição delas. A audiência pode ser bruta (inclui duplicações) ou líquida: (soma dos que viram, leram ou ouviram a mensagem no mínimo uma vez, contando uma vez cada pessoa, é a cobertura, reach ou alcance), percentual de indivíduos de um universo que foram ou serão potencialmente atingidos, ao menos uma vez, por uma inserção publicitária (FIGUEIRA. IN: PEREZ; BARBOSA, 2008). Há também a audiência média (volume habitual), audiência primária (público-alvo), audiência secundária (fora do público-alvo). Frequência média: quantas vezes as mensagens de uma campanha foram ou vão ser vistas, em média, pelos públicos-alvos. Frequência média de atingimento da campanha (divisão do número de audiência bruta pela audiência líquida).

14 33,3% Audiência alcançada por um programa com público de 150 mil pessoas, em uma cidade com 450 mil habitantes (33 pontos de audiência no Ibope).

15 Como a audiência é variável ao longo do programa, trabalha-se com a audiência média. Em um programa de 30 minutos, para atingir a audiência média, soma-se e divide-se pelo número de audiências.

16 GRP (gross rating point) é a soma total da audiência obtida em uma campanha ou programação. É uma unidade de audiência 1 GRP equivale 1% da audiência. É a audiência bruta (SAMPAIO)

17 8% Em um programa com 8 pontos de audiência média na mesma cidade, 36 mil pessoas são alcançadas habitualmente. Se um filme publicitário é veiculado duas vezes no mesmo programa a audiência é 2X8 = 16 pontos de audiência bruta (GPR gross rating points). Em publicidade, fala-se de um impacto de 72 mil pessoas porque não foi definido quantas pessoas foram realmente impactadas nas duas veiculações do filme publicitário nos breaks.

18 A importância da estratégia de mídia Objetivos: o que se espera de cada veículo Período: início e duração, sazonalidades da campanha Cobertura geográfica e de público: perfil da audiência Frequência da campanha Continuidade: sustentação da campanha Pesquisa sobre hábitos de mídia Seleção dos meios e formatos Programação por veículo (PEREZ, 2008)

19 Pratique a criatividade Combine Reverse Enlarge Adapt Tinier In place of Viewpoint chance In other sequence To other uses Yes!Yes! (Criatividade em Ação, 1974)

20 O desafio de levar a mensagem de forma ética Deve-se evitar invadir espaços sem o consentimento, atacar a privacidade, poluir sonora ou visualmente os ambientes o que interfere negativamente na qualidade de vida dos consumidores (FIGUEIRA. IN: PEREZ; BARBOSA, 2008). O ideal é ter uma postura cidadã.

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas:

Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: 13/02/2012 Itens que compõem o planejamento de mídia Informações básicas: Análises quantitativas: Penetração dos meios: grau de intensidade de consumo dos veículos de comunicação pela população e por um

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA APOSTILA DE MÍDIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA Professores Orientadores Adriano Moura de S. Rodrigues Fabiano A. P. S. Rodrigues Ms. Fábio Caim Ms. Juliana Chacon Ozéias Teixeira de Souza Pedro Brito Ms. Sandra

Leia mais

Planej. Mídia. Claudia R. Bouman

Planej. Mídia. Claudia R. Bouman Planej. Mídia Claudia R. Bouman Planejamento de mídia Tem como proposta desenvolver estratégias envolvendo os diversos veículos de comunicação, justificando a programação de mídia para determinado produto

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES ABA Insights 27 de Outubro de 26 CONTEÚDO GERAÇÕES Y Z 2 3 Quem são eles? O que eles pensam sobre publicidade? Como eles evitam a publicidade? 2 GERAÇÕES GERAÇÕES Y Z Gen

Leia mais

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO Somos o portal de notícias que mais cresce em Alagoas. Com mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder em acessos no estado* e segue também sua

Leia mais

MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA. Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota

MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA. Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota MATERIAL DE REFERÊNCIA TEÓRICA 1 MÍDIA Prof. Rodrigo Duguay a partir de material de Karla Patriota MÍDIA Definição Mídia. Sf (ing. mass media) Propag. 1 Veículo ou meio de divulgação da ação publicitária.

Leia mais

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER:

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER: Neste e-book não irei abordar sobre dicas, macetes ou conteúdos simplesmente teóricos. Quero te mostrar um processo de 5 etapas para aumentar o seu tráfego e consequentemente aumentar seu número de leads,

Leia mais

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV

Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES. expandindo O SIGNIFICADO DA TV Clique aqui para INTRODUÇÃO BEYOND APARELHO BEYOND ENTRETENIMENTO BEYOND IMPRESSÕES expandindo O SIGNIFICADO DA TV A T V M U I TO A L É M D O Q U E VOCÊ IMAGINA Os efeitos da revolução digital no consumo

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini

Foto: Gabriel Lordêllo. Foto: Gildo Loyola. Foto: Fábio Vicentini. Foto: Vitor Jubini Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini Foto: Gildo Loyola Foto: Fábio Vicentini Foto: Marcos Fernandez Foto: Gabriel Lordêllo tvgazetaes.com Foto: Gabriel Lordêllo Foto: Vitor Jubini w w w. Foto: Gildo

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017 PROJETO ESPECIAL CANNES Janeiro/2017 O Festival CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento

Leia mais

MÍDIA KIT ELEMIDIA 2016 A ELEMIDIA AUDIÊNCIA 03 CONTEÚDO SOLUÇÕES CREDIBILIDADE RESULTADOS REDE TABELA DE PREÇOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MÍDIA KIT ELEMIDIA 2016 A ELEMIDIA AUDIÊNCIA 03 CONTEÚDO SOLUÇÕES CREDIBILIDADE RESULTADOS REDE TABELA DE PREÇOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍDIA KIT 2016 A ELEMIDIA AUDIÊNCIA 03 CONTEÚDO SOLUÇÕES CREDIBILIDADE RESULTADOS REDE TABELA DE PREÇOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 07 08 09 10 12 13 14 AUDIÊNCIA PERFIL 20 a 44 ANOS MÉDIA POPULAÇÃO: 56% TRABALHAM

Leia mais

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os

O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os O Planejamento de Mídia é um processo que indica um modo de ação que mostra como o tempo e o espaço publicitário serão usados para atingir os objetivos de publicidade e de marketing. Do que é basicamente

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Entre diversos serviços, somos especializados em

Entre diversos serviços, somos especializados em WhatsApp Marketing Quem somos Fundada em 2014, a Start é uma agência de Comunicação e Marketing Full Service especializada em Branding, Propaganda, Comunicação e Estratégias de Divulgação on e off line.

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia ATO DE COMUNICAÇÃO. Referências bibliográficas ATO DE COMUNICAÇÃO Referências bibliográficas INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1998, p. 17. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria

Leia mais

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit

Inovação Publicidade Entretenimento Opinião. Mídia Kit Inovação Publicidade Entretenimento Opinião Mídia Kit - 2016 Apresentação O Geek Publicitário nasceu em 2013, quando eu estava no último ano da faculdade e acreditei que tinha algo diferente e relevante

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Gestão Mercadológica Unidade 12 - Comunicação de Marketing Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Tópicos Desenvolvimento e gerenciamento de um plano de propaganda; Decisão sobre a mídia e

Leia mais

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK.

E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. E - B O O K VENDA 300% MAIS USANDO O FACEBOOK. Marketing Digital: Redes Sociais POR QUE VOCÊ ESTÁ PARADO? Se todos estão na montanha, é lá que você deve estar. Se o que você quer é ser visto, não faz sentido

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços comunicação Portfólio de Serviços Identidade Visual Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma

Leia mais

introdução ao marketing - gestão do design

introdução ao marketing - gestão do design introdução ao marketing - gestão do design Universidade Presbiteriana Mackenzie curso desenho industrial 3 pp e pv profa. dra. teresa riccetti Fevereiro 2009 A gestão de design, o management design, é

Leia mais

Porque anunciar na Internet? Porque anunciar no SF Notícias?

Porque anunciar na Internet? Porque anunciar no SF Notícias? Porque anunciar na Internet? Propaganda 24h por dia 7 dias por semana. A única com possibilidade de oferecer relatório e estatísticas. 72% da população tem acesso à internet de forma contínua, e esse número

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I AVALIAÇÃO 01/10/2012 AVALIAÇÃO Testes pós-veiculação: 1. DART Day after recall test grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação. 2. Grupo de Controle de

Leia mais

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 A FORÇA DA ZERO HORA: somos relevantes! LOCALISMO. Buscamos o que é daqui. Zero Hora é o jornal mais lido do Brasil em pequenas cidades,

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos BLUMENAU TOTAL

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos BLUMENAU TOTAL A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográficos BLUMENAU TOTAL BLUMENAU Blumenau destaca-se pelas fortes tradições germânicas, pela arquitetura de suas construções e pela excelente qualidade de vida de

Leia mais

Mensuração de Resultados em Comunicação

Mensuração de Resultados em Comunicação Mensuração de Resultados em Comunicação Patrícia Santiago Diretora de Planejamento e Pesquisa Março 2016 1 O valor da reputação para as organizações e o novo ambiente de rede Quão importante é a ameaça

Leia mais

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres:

Formação Geral. Caminhos para condução das respostas a respeito do Direito das meninas/jovens/mulheres: Formação Geral PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis: Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito

Leia mais

Mobile Advertising: Como Anunciar. Aquilo que você faz para o computador, também pode fazer para mobile. Prof: SAMANTHA CARVALHO

Mobile Advertising: Como Anunciar. Aquilo que você faz para o computador, também pode fazer para mobile. Prof: SAMANTHA CARVALHO Mobile Advertising: Como Anunciar Aquilo que você faz para o computador, também pode fazer para mobile. Prof: SAMANTHA CARVALHO MOBILE = www.queenmob.com.br Planejamento / Consultoria Produção / desenvolvimento

Leia mais

Ambos, classe AB, 20 a 39 anos. Ambos, classe AB, 20 a 49 anos Nova Brasil cbn ant bne

Ambos, classe AB, 20 a 39 anos. Ambos, classe AB, 20 a 49 anos Nova Brasil cbn ant bne Campinas IBOPE nov/12 a fev/13 Conceito No DNA da Nova Brasil FM encontram-se todos os ritmos de nossa maior riqueza. A chamada moderna música brasileira reúne tudo o que de melhor este país já produziu;

Leia mais

FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL

FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL FOTO FUTSAL 2016 PRÉ-PLANO COMERCIAL FUTSAL 2016 Neste ano, o Futsal na Globo começa em grande estilo. Seguindo a Seleção Brasileira, desembarcamos em Minas Gerais (Uberaba) para acompanhar o tradicional

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais

Associado ao que há de melhor. Associado a você.

Associado ao que há de melhor. Associado a você. CAMPANHA nacional Cartilha eletrônica Associado ao que há de melhor. Associado a você. I - APRESENTAÇÃO Simples, prático e objetivo, este guia visa facilitar as consultas e a busca de informações sobre

Leia mais

MARKETING DIGITAL. O briefing para campanhas de marketing digital

MARKETING DIGITAL. O briefing para campanhas de marketing digital MARKETING DIGITAL O briefing para campanhas de marketing digital Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a Humanidade Neil Armstrong, Mar da Tranquilidade, 20 de julho de 1969. O BRIEF

Leia mais

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016

Sistema Brasileiro de Televisão. Atualizado em junho/2016 Sistema Brasileiro de Televisão Atualizado em junho/2016 Dados do Mercado de OTT e VOD no Brasil Tamanho de Mercado Outros México Brasil Argentina Netflix Claro Vídeo Vivendi NetMovies DirecTV Outros

Leia mais

Vivo Ads Mídia Kit. Plataforma para campanhas de vídeo, geolocalização, coleta de leads e app install

Vivo Ads Mídia Kit. Plataforma para campanhas de vídeo, geolocalização, coleta de leads e app install Vivo Ads Mídia Kit Plataforma para campanhas de vídeo, geolocalização, coleta de leads e app install Vivo lança plataforma de publicidade mobile Diferenciais da Vivo para o mercado de publicidade online

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2011/1 CÓDIGO: C.H. TOTAL:

Leia mais

COPA MORENA DE FUTSAL

COPA MORENA DE FUTSAL COPA MORENA DE FUTSAL 38ª EDIÇÃO COPA MORENA DE FUTSAL APRESENTAÇÃO DO EVENTO Em 2016, TV Morena realizará a 38ª Edição da Copa Morena, a maior e mais disputada competição de futsal do Mato Grosso do

Leia mais

O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado. VIVER DE BLOG Página 1

O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado. VIVER DE BLOG Página 1 O guia passo a passo para uma estratégia de posicionamento que o tornará inabalável em seu mercado VIVER DE BLOG Página 1 Se posicionar no seu mercado para ser lembrado, para ser memorável, é uma obrigação

Leia mais

Junho/2.016 Proposta Comercial

Junho/2.016 Proposta Comercial Junho/2.016 Proposta Comercial Proposta Comercial TV Serra Empresa: D Lourdes Aparecida pereira EI CNPJ: 19.350.902/0001-86 Endereço: Rua Camburi, 189 Bairro Maria Nilbe Serra Espírito Santo Fone: (27)

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL

FLEXIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL AUDIÊNCIA PÚBLICA FLEXIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Paulo Machado de Carvalho Neto Membro do Conselho Superior Brasília, 24/10/2007

Leia mais

Smart Fit sobe na esteira digital

Smart Fit sobe na esteira digital Smart Fit sobe na esteira digital Publicado Dezembro 2015 Como reverter a fuga de alunos, atrair e ampliar o número de matrículas? Esses poderiam ser questionamentos de uma instituição de ensino. Mas assim

Leia mais

mídia kit digital 2017

mídia kit digital 2017 Construindo inspiração com você. mídia kit digital 2017 www.revistahabitare.com.br Um portal segmentado A Revista Habitare conta com um portal exclusivo onde traz inspiração e informação para os interessados

Leia mais

Sumário. módulo um INTRODUÇÃO À PROPAGANDA. capítulo 2 aspectos econômicos, sociais e regulamentares da propaganda... 27

Sumário. módulo um INTRODUÇÃO À PROPAGANDA. capítulo 2 aspectos econômicos, sociais e regulamentares da propaganda... 27 Sumário módulo um INTRODUÇÃO À PROPAGANDA capítulo 1 evolução da propaganda... 3 O QUE É PROPAGANDA?... 5 FUNÇÃO DA PROPAGANDA NOS NEGÓCIOS... 8 O que é marketing?... 8 Propaganda e o processo de marketing...

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Seleção de Mercado e Posicionamento -Princípios de Segmentação de Mercado -Níveis de Segmentação -Requisitos para Segmentação Eficaz -Estratégias de Posicionamento e Diferenciação Profa. Waléria Macaciel

Leia mais

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020

Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,14 trilhões em 2020 Enviado por DA REDAÇÃO 10-Jun-2016 PQN - O Portal da Comunicação A receita global do setor de mídia e entretenimento deve

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2 MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir as

Leia mais

IMPACTO DA TV PAGA NOS RESULTADOS DAS MARCAS ABA FORA DA ABA AGO 16

IMPACTO DA TV PAGA NOS RESULTADOS DAS MARCAS ABA FORA DA ABA AGO 16 IMPACTO DA TV PAGA NOS RESULTADOS DAS MARCAS ABA FORA DA ABA AGO 16 Uma nova demanda do mercado Eficiência Ampliada: métricas de mídia + vendas e/ou marca O PRÉ-REQUISITO PARA REALIZAR ESTES ESTUDOS É

Leia mais

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1

Objectivos da Sessão. Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade. Introdução à Publicidade 1 Objectivos da Sessão Compreender o Conceito de Publicidade Análise da mensagem Publicitária Conceito de mensagem publicitária Tipos de mensagem publicitária Curso de Iniciação ao Marketing & Publicidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO REGIONAL

PROGRAMAÇÃO REGIONAL PROGRAMAÇÃO REGIONAL Quem é a televisão aberta no Brasil? A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão 98,6% Televisão 96,9% Geladeira 95,8% Rádio 83,4% Computador 42,9%

Leia mais

O site da minha empresa precisa ser atualizado?

O site da minha empresa precisa ser atualizado? O site da minha empresa precisa ser atualizado? Já sabemos a alguns anos que a presença digital é realidade e que vem crescendo cada vez mais. Neste cenário estar bem posicionado na web é obrigação das

Leia mais

A MTV. Assinantes: Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio.

A MTV. Assinantes: Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio. A MTV Assinantes: + 12.600.000 POTENCIAL DE IMPACTO Potencial de impactar mais de 40MM pessoas Estimativa Viacom com base em 3.2 pessoas/domicílio. Com base no IBGE CANAIS NET 88/121 ; HD 525/621 SKY -

Leia mais

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PROTEÇÃO DO CONTEÚDO NACIONAL E REGIONALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO Audiência Pública Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática 28 de maio de 2014 Jandira Feghali O mercado audiovisual mundial

Leia mais

Tá na Ótima, tá bom demais!

Tá na Ótima, tá bom demais! Tá na, tá bom demais! A ÓTIMA FM 90,3 ESTRUTURA ÓTIMA UMA FAMÍLIA CHAMADA ÓTIMA PROGRAMAÇÃO NÚMEROS EVENTOS E PROMOÇÕES PESQUISA DE AUDIÊNCIA MAPA DE COBERTURA LISTA DE PREÇO RÁDIO ÓTIMA FM 90,3 Rua Sebastião

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 3 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

MÍDIA KIT. Válido até março/2017

MÍDIA KIT. Válido até março/2017 Válido até março/2017 1 O MAIOR GRUPO DE COMUNICAÇÃO DO CENTRONORTE DO BRASIL PLATAFORMA MULTIMÍDIA 43 VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO 19 8 11 4 1 EMISSORAS EMISSORAS DE RÁDIO SITES JORNAIS MULTIPLATAFORMA DE

Leia mais

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 14 São Paulo 15 de Setembro de 15 MEDIÇÃO DO ACESSO E USO DAS TIC Áreas de Investigação Série de Pesquisas Nacionais TIC do CGI.br 1 anos produzindo

Leia mais

A VERDES MARES PRESTANDO SERVIÇOS A SOCIEDADE!

A VERDES MARES PRESTANDO SERVIÇOS A SOCIEDADE! A VERDES MARES PRESTANDO SERVIÇOS A SOCIEDADE! RÁDIO AM 810 57 anos no ar, líder entre as rádios AM e uma das maiores audiências entre as rádios FM. Essa é a Rádio Verdes Mares, a rádio AM mais ouvida

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire

Planejamento de Campanhas Promocionais. Carlos Freire Planejamento de Campanhas Promocionais O que é planejamento?. O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas

Leia mais

ZERO1 A PARTIR DE 22 DE OUTUBRO/16, NAS MADRUGADAS DE SÁBADO PARA DOMINGO PLANO COMERCIAL

ZERO1 A PARTIR DE 22 DE OUTUBRO/16, NAS MADRUGADAS DE SÁBADO PARA DOMINGO PLANO COMERCIAL ZERO1 A PARTIR DE 22 DE OUTUBRO/16, NAS MADRUGADAS DE SÁBADO PARA DOMINGO PLANO COMERCIAL UM PROGRAMA COOL NAS MADRUGADAS DE SÁBADO PARA DOMINGO A partir de 22 de outubro/16, após o Altas Horas, exibiremos

Leia mais

Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV. comercial.eptv.com.br/internet

Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV. comercial.eptv.com.br/internet Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV ACESSO A INTERNET COMPORTAMENTO DO BRASILEIRO O Brasil é o 4º país mais conectado do mundo! 88% assistem TV e navegam na internet ao mesmo

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

COPA CENTRO AMÉRICA DE FUTSAL 2016

COPA CENTRO AMÉRICA DE FUTSAL 2016 COPA CENTRO AMÉRICA DE FUTSAL 2016 O maior campeonato de futsal de Mato Grosso COPA CENTRO AMÉRICA DE FUTSAL Há 17 anos, revelando grandes talentos do futsal mato-grossense Em 2016, a Televisão Centro

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 1 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Portal A TARDE. Lista de Canais. .com.br 2013

Portal A TARDE. Lista de Canais. .com.br 2013 Portal A TARDE Mobilidade e interação. O novo Portal A TARDE de notícias apresenta o que há de mais novo em estruturação de conteúdos, usabilidade e tratamento de notícias para web. No ano em que comemora

Leia mais

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 56% Fonte: Target Group Index

Penetração dos Meios. A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 56% Fonte: Target Group Index MÍDIA KIT Penetração dos Meios A internet é o 3º maior meio em penetração do país. Já atinge 56% dos brasileiros. 96% 74% 56% TV Aberta - 7 dias Rádio AM/FM - 7 dias Internet - 7 dias TV Paga - 7 dias

Leia mais

Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV. comercial.eptv.com.br/internet

Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV. comercial.eptv.com.br/internet Construção e sustentação de marcas: Soluções Digitais da EPTV ACESSO A INTERNET COMPORTAMENTO DO BRASILEIRO O Brasil é o 4º país mais conectado do mundo! 88% assistem TV e navegam na internet ao mesmo

Leia mais

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO Some prática, profissionalismo, inovação e retorno. O resultado da equação é a mistura da Sorella Studio. O conceito de agência online amplia

Leia mais

das vendas de celulares e smartphones e a maior oferta de internet banda larga no país, os acessos móveis

das vendas de celulares e smartphones e a maior oferta de internet banda larga no país, os acessos móveis TNH1 Líder Absoluto Alçando mais de de 13 13 milhões de de exibições de páginas de páginas por mês, por mês, o portal o portal TNH1 TNH1 é o site é mais o site acessado mais acessado de Alagoas. de Alagoas.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

A NOVA MÍDIA. a NOVA KANTAR IBOPE MEDIA

A NOVA MÍDIA. a NOVA KANTAR IBOPE MEDIA A NOVA MÍDIA a NOVA KANTAR IBOPE MEDIA PANORAMA MIDIÁTICO Conteúdo Meios Publicidade Tecnologia COMPORTAMENTO PANORAMA MIDIÁTICO Conteúdo Meios Publicidade Tecnologia COMPORTAMENTO TECNOLOGIA PROPORCIONANDO

Leia mais

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA PUBLICIDADE CAMPINAS Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Campinas e Região e oferecendo soluções em publicidade, propaganda, design (criação de sites) e produção de imagem (arte gráfica). Nossas soluções

Leia mais

Oktoberfest Blumenau 1

Oktoberfest Blumenau 1 Oktoberfest Blumenau 1 OKTOBERFEST BLUMENAU O festival Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, chega a sua 31ª edição com muita alegria e tradição, sendo considerada a segunda maior festa germânica do

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos FLORIANÓPOLIS

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos FLORIANÓPOLIS A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográficos FLORIANÓPOLIS FLORIANÓPOLIS Com aproximadamente 407 mil habitantes, Florianópolis é um local único. É difícil escolher a praia mais bonita, a lagoa mais

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

Resenha. Produção jornalística e consumo de informação através do celular. Juliana Colussi Ribeiro

Resenha. Produção jornalística e consumo de informação através do celular. Juliana Colussi Ribeiro Juliana Colussi Ribeiro Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. E-mail: julianacolussi@hotmail.com Resenha Produção jornalística e consumo de informação através do celular

Leia mais

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores.

REGULAMENTO. A melhor agência e melhor produtora serão reconhecidas através do somatório de pontos dos colaboradores. REGULAMENTO O 8º FGP No próximo dia 30 de novembro serão conhecidos os melhores profissionais do mercado publicitário no período 2012/2013. Mantendo o sucesso da premiação do ano anterior, o 8º FGP irá

Leia mais

JAIMECAMARADIGITAL.COM.BR

JAIMECAMARADIGITAL.COM.BR JAIMECAMARADIGITAL.COM.BR O MAIOR GRUPO DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO-NORTE DO BRASIL PLATAFORMA MULTIMÍDIA 43 VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO 19 8 11 4 1 EMISSORAS EMISSORAS DE RÁDIO SITES JORNAIS MULTIPLATAFORMA

Leia mais

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos JARAGÚA DO SUL

A Evolução da Mídia Exterior. Dados Demográficos JARAGÚA DO SUL A Evolução da Mídia Exterior Dados Demográficos JARAGÚA DO SUL JARAGUÁ DO SUL Jaraguá do Sul é a terceira economia de Santa Catarina e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores eletromecânico

Leia mais

LAZER E CULTURA DIGITAL

LAZER E CULTURA DIGITAL GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER LAZER E CULTURA DIGITAL Prof. Carlos Café Dias Da cultura oral e escrita à cultura das mídias digitais EVOLUÇÃO DA CULTURA A era digital e as novas tecnologias revolucionaram

Leia mais

CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CON

CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CON CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CONTIGO!, com o reconhecimento de toda a classe artística.

Leia mais

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor?

Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? MARKETING DIRETO Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00, casada, moradora de São Paulo e Natal. Antes

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS MERCHANDISING NOVAS MÍDIAS MARÇO

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS MERCHANDISING NOVAS MÍDIAS MARÇO DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS MERCHANDISING NOVAS MÍDIAS MARÇO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS MERCHANDISING NOVAS MÍDIAS MARÇO 2015 2 ÍNDICE O PROGRAMA OPORTUNIDADES o PATROCÍNIO TV + DIGITAL o OUTRAS

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2016

conversa afiada mídia-kit V2.2016 conversa afiada mídia-kit V2.2016 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

O PROGRAMA. Atenção Em função da dinâmica do programa, poderão correr alterações na sua mecânica/estrutura.

O PROGRAMA. Atenção Em função da dinâmica do programa, poderão correr alterações na sua mecânica/estrutura. A segunda temporada do SuperStar será exibida pela Globo de 12 de abril a 12 de julho, aos domingos, após o Fantástico. O programa, uma versão brasileira de um dos realities musicais de maior sucesso em

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

PLANO COMERCIAL MEU IBIRA

PLANO COMERCIAL MEU IBIRA PLANO COMERCIAL MEU IBIRA O PROJETO O Parque Ibirapuera faz parte do coração e cotidiano dos paulistanos e de todos que escolheram viver aqui. No dia 21 de agosto o nosso querido Parque Ibirapuera completará

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

O jovem digital brasileiro

O jovem digital brasileiro O jovem digital brasileiro Representatividade 17% da população das principais regiões metropolitanas são jovens entre 18 e 25 anos 12 milhões de brasileiros Fonte: Target Group Index BrY13w1+w2 (Jul11-Ago12),

Leia mais