Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012"

Transcrição

1 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 8 SUPERANDO OS PROBLEMAS INTERNOS Texto: Neemias 5. Objetivos da lição de hoje: 1 - Comprovar o quanto o cristão precisa estar alerta para permanecer cumprindo a vontade de Deus. 2- Demonstrar a importância do líder não perder o foco da vontade de Deus para ter autoridade e competência para orientar seus liderados no viver santificado 3- Despertar quanto ao cuidado em se comprometer com situações ou pessoas que possam desviar o cristão da vontade de Deus. Material a ser utilizado: - Bíblia - Revista Palavra & Vida Técnicas Utilizadas no decorrer da lição: Exposição Oral Debate Conteúdo 1º Momento: Recepção aos alunos Refaça o mesmo processo de recepção que utilizou na semana passada: Se você tem uma sala própria para sua turma, chegue um pouco antes da classe e desorganize-a. Coloque as cadeiras emboladas umas sobre as outras se possível até mesmo atrapalhando a entrada. (Anexo I - Sala desorganizada) Caso não tenha uma sala própria ou faça reuniões da classe no templo, desorganize o espaço onde fará a reunião de sua classe neste dia. Mantenha a turma do lado de fora. Receba-os do lado de fora e fique por algum tempo (5 a 10 minutos) conversando sobre as dificuldades de entrar na sala. Aguarde que tenha até 4 ou 5 alunos e chame-os para entrarem e por tudo em ordem. Caso não tenha uma sala própria ou faça reuniões da classe no templo, desorganize o espaço onde fará a reunião de sua classe neste dia. Boas vindas 2º Momento: Avaliando seus sentimentos Pergunte aos alunos como se sentiram vendo que o local de reunião mais uma vez estava bagunçado? O que pensaram na hora? O que pensou das pessoas que devem ter feito está bagunça novamente? Pensaram em não ajudar arrumar, pois já tinha feito semana passada, e alguém bagunçou novamente? Apresente o 1º objetivo da lição de hoje.

2 3º Momento: Reação de Neemais Apresente toda a segunda parte da introdução da lição de hoje: Neemias ao invés de narrar uma recepção calorosa e festiva, narrou a degradação espiritual que havia tomado conta dos...seu intento era levar o povo de volta ao centro da vontade de Deus. Explique o quanto Neemias teve muito dos sentimentos muitos da classe viveram hoje ao ver a sala bagunçada novamente. Questione: Mas qual foi a atitude de Neemias? Dê um tempo para que respondam. ( Firmeza espiritual, muita oração, trabalhou e se arriscou ousadamente. Manteve-se no objetivo maior: intento era levar o povo de volta ao centro da vontade de Deus ). ATENÇÃO Trabalhe com a classe a montagem de um quadro que apresente um resumo das ênfases a serem trabalhadas na lição de hoje. (Com o material em anexo abaixo, monte um quadro que ficará desta forma) O que o povo fez Arrume os tópicos em ordem numérica 1 ) Uso indevido das dependências do templo (V.4-9): 2 ) A falta de sustento para os que trabalhavam no templo (V.10-13) 3 ) A negligência do sábado (V.15-22) 4 ) O envolvimento com estrangeiros (V.23-30) As atitudes de Neemias Trabalhe os conteúdos de cada item paralelo com o da 1ª coluna. 1 ) Uso indevido das dependências do templo (V.4-9): 2 ) A falta de sustento para os que trabalhavam no templo (V.10-13) 3 ) A negligência do sábado (V.15-22) 4 ) O envolvimento com estrangeiros (V.23-30) As lições para os nossos dias Trabalhe os conteúdos de cada item paralelo com o da 1ª e da 2ª coluna. 1 ) Uso indevido das dependências do templo (V.4-9): 2 ) A falta de sustento para os que trabalhavam no templo (V.10-13) Trabalhe os conteúdos de cada item. 3 ) A negligência do sábado (V.15-22) 4 ) O envolvimento com estrangeiros (V.23-30) (Anexo I- O que o povo fez) (Anexo II - As atitudes de Neemias) (Anexo III - As lições para os nossos dias) 4º Momento: Conclusão Trabalhe as perguntas que o autor destaca na DISCUSSÃO EM CLASSE: 1) Qual tem sido a postura da liderança da igreja evangélica brasileira em relação aos pecados cometidos internamente? 2) Estima-se que mais da metade dos membros das igrejas são negligentes na entrega do dízimo? Qual a razão deste grave desvio de conduta? 3) Quando nos assemelhamos aos judeus em relação a negligência ao dia de culto? Quais os maiores prejuízos quando o mesmo não é observado? 4) O que tem levado os cristãos a buscarem união conjugal com incrédulos? Nossos jovens estão levando a sério as leis de Deus para o corpo e a formação da família? Trabalhe as respostas da classe aplicando a realidade de sua igreja. Encerramento:

3 Explique que esse é o encerramento do tema e apresente o novo tema a ser trabalhado pela classe. Apresente a lição do próximo semestre e explique os focos que serão trabalhados. Encerre a aula de hoje orando agradecendo pelas lições aprendidas com a história de Neemias e pedindo a Deus pela sabedoria que cada um precisa ter caso enfrente dificuldades na liderança da igreja e que Deus sempre dê sabedoria como deu a Neemias, para a liderança da igreja e seus membros Bibliografia Revista Palavra e Vida. 3º semestre, 2012

4 ANEXO I - O que o povo fez 1- Equívocos praticados: O POVO 1 ) Uso indevido das dependências do templo (V.4-9): * Eliasibe cometeu o erro de ceder a Tobias uma grande sala, que deveria ser usada para guardar os dízimos e as ofertas.

5 2 ) A falta de sustento para os que trabalhavam no templo (V.10-13) * O povo não estava cumprindo os votos. * Os levitas deveriam morar no templo e receber pagamento pelos trabalhos desempenhados. Mas, devido a grande negligência na entrega dos dízimos, * Eles tiveram que abandonar seus postos e retornar para suas terras em busca do sustento.

6 3 ) A negligência do sábado (V.15-22) * Novamente eles estavam descumprindo um voto feito (10.31). * Mas os judeus estavam profanando o sábado pelo comércio. Observar o sábado era um sinal especial do povo israelita (Ex ).

7 4 ) O envolvimento com estrangeiros (V.23-30) - * Mais um voto não estava sendo cumprido (10.30). * Neemias ficou furioso com a mistura de idiomas que ele havia percebido nas crianças. * Ele não incitou o divórcio por parte daqueles que habitavam com estrangeiras. * Ele estava apenas defendendo uma postura diferente em relação aos próximos relacionamentos

8 Anexo II - As atitudes de Neemias 1 ) Uso indevido das dependências do templo (V.4-9): a-primeiro desocupou a sala, b-tratou de purificá-la e c- Designou-a para o seu verdadeiro fim (V.9).

9 2 ) A falta de sustento para os que trabalhavam no templo (V.10-13) a- Neemias repreendeu os oficiais. b- Convocou os levitas e os recolocou em seus postos e por fim. c- Designou pessoas de confiança para administrar a distribuição dos recursos entregues pelo povo.

10 3 ) A negligência do sábado (V.15-22) a- Reprendeu os nobres lembrandolhes as tristes consequências dos pecados cometidos pelos antepassados. b- Ordenou que as portas da cidade fossem fechadas no por do sol de sexta-feira e abertas apenas quando o sábado tivesse terminado. c-ele confrontou os comerciantes que estavam negociando do lado de fora da cidade e ameaçou prendê-los. d- Ele convocou os levitas, dando-lhes o encargo de zelar pela guarda do sábado.

11 4 ) O envolvimento com estrangeiros (V.23-30) - 1.Com o filho do sumo sacerdote Joiada foi diferente (V.28). Neemias agiu com autoridade expulsando-o. 2.Ele por ser da linhagem sacerdotal não poderia se relacionar com estrangeiras (Lev. 21.4,7,14). 3- Foi mais severo com Joiada, pois era aquele que provávelmente seria um futuro líder espiritual do povo.

12 Anexo III - As lições para os nossos dias: 1- DEVE SE ESFORÇAR AO MÁXIMO PARA CONDUZIR AS PESSOAS DE VOLTA AO CENTRO DA VONTADE DE DEUS: 1. Neemias enfrentou o erro diretamente. 2. Neemias lidou severamente com o erro. 3. Neemias trabalhou por uma correção permanente. 4. Neemias sempre acompanhava o erro com oração. - Diante do pecado revelado, nós também precisamos agir em busca da restauração que vem do Senhor. Gálatas É missão de cada salvo condu-zir as pessoas à reconciliação com Deus. (1Jo 1.9) - A busca pela santificação deve ser constante.

13 2- NOSSOS VOTOS PRECISAM SER ACOMPANHADOS DOS NOSSOS ATOS: Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir (Ecl. 4,5). Algumas falhas dos israelitas que infelizmente ainda estão sendo repetidas por muitos servos de Deus. 1. Alianças que profanam o sagrado (I Cor. 3.16). 2. Não se envolver no sustento da obra de Deus (Mal.3.10). 3. Negligência quanto a adoração (Jo. 4.23) 4. Jugo desigual (II Cor. 6.15). Tudo aquilo que plantamos,

14 colhemos (Gl 6.7). 3- SANTIDADE = Oração + Obediência às Leis de Deus + Firmeza Uma verdadeira santificação na vida do crente e conseqüentemente da igreja PRECISA HAVER UMA DECISÃO = Estilo de vida pelos já ALCANÇADOS por Jesus. Conversão genuína aos pés de Cristo pelos que ainda não foram alcançados Somente os inconformados com o mundo serão íntimos do Senhor.

15 (Rom.12.2)

Não existe atalhos para a santidade. (A. W. Tozer)

Não existe atalhos para a santidade. (A. W. Tozer) LIÇÃO 13 LUTANDO PELA SANTIDADE. Texto: Neemias 13. Não existe atalhos para a santidade. (A. W. Tozer) Chegamos ao final do nosso estudo. O último capítulo não relata uma grande celebração ou as famosas

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 10 O RETORNO ÀS ESCRITURAS Texto: Neemias 8 Objetivos da lição

Leia mais

LIÇÃO 9 MISSÃO CUMPRIDA! Texto: Neemias 6 e 7.

LIÇÃO 9 MISSÃO CUMPRIDA! Texto: Neemias 6 e 7. Neemias investiu tempo conscientizando os judeus em busca da unidade de pensamento. Eles trabalharam unidos pela reconstrução Palavra dos muros & Vida (2,17; 4.15). Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013. Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 2- Pais, criem seus filhos Texto Bíblico: PROVÉRBIOS 22.6 Objetivos

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 3 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 1 NEEMIAS UM SERVO DISPONÍVEL PARA DEUS Texto Bíblico: Neemias

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 1 Temor ao Senhor Texto Bíblico: Provérbios 1.17 Objetivos da lição

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 7- A fidelidade na vida conjugal Texto Bíblico: Provérbios 5.18

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 11 MAIS DOIS PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: HULMIDADE E SOLIDARIEDADE

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12 - IMITANDO JESUS NO SERVIÇO Texto Bíblico: Filipenses 2.5-11

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 10 PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR E HARMONIA Texto

Leia mais

Lição 12- As autoridades e a posição do crente Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática

Lição 12- As autoridades e a posição do crente Texto bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática Lição 12- As autoridades e a posição do crente Texto bíblico: Romanos 13.1-7 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o conceito de autoridade da liderança b-apresentar os tipos

Leia mais

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MANUAL DO SACERDOTE O livro de Levítico, também conhecido como o "manual do sacerdote", "lei dos sacerdotes",

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica O estilo de aprendizagem

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

Relógio de Atividades. O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração.

Relógio de Atividades. O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração. Comunidade da Fé Ministério Infantil Relógio de Atividades O Relógio de Atividades foi criado para auxiliar na organização das atividades da Célula e da Celebração. RECEPÇÃO: Já parou para pensar como

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 3 - Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 4 - ALEGRIA NA INTEGRIDADE Texto Bíblico: Filipenses 1. 27-30 Objetivos:

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal

Dom Espiritual. Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo. comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso pessoal Dom Espiritual Capacitaçãodivina distribuída livremente pelo Espírito Santo a todo crente, segundo a vontade e graça de Deus para edificaçãoda Igreja e bem comumdo corpo de Cristo, e ainda o progresso

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima ducadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 13 - ALGRIA DA RSPONSABILIDAD Texto Bíblico: Filipenses 2.15-18

Leia mais

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos 13.1-7 A sociedade organizada pressupõe uma liderança que possa conduzi-los. Nos tempos mais remotos da civilização, os povos já possuíam

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Plano de aula Sugestão Didática Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos 8.1-17 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar a ação de Deus frente a prática do pecado do homem. b- Apresentar a necessidade

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 1 T/2012 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 8 - ALEGRIA DA UNIDADE Texto Bíblico: Filipenses 2.1-7 Objetivos:

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 SANTIDADE AO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade se separa daquilo que é impuro, mal e profano, dedicando-se a uma

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b) OBJETIVO: Que a criança entenda a importância de ouvir a Deus, de ser separado para ele e de servi-lo. E compreenda que é preciso reconhecer a voz de Deus em qualquer lugar e situação. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

Eu creio. E agora? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude

Eu creio. E agora? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude ? A Caminhada Cristã em Sua Plenitude João Carlos Isso é a vida cristã em sua plenitude? ??????? Ana Paula Isso é a vida cristã em sua plenitude? A Oração de um Pastor Por essa razão, desde o dia em que

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Recordando e refletindo

Recordando e refletindo MARCOS - O EVANGELHO DO SERVIÇO Recordando e refletindo ESTUDO 39 Lição 1 Chegam ao mundo as Boas Novas 1. Por que Gn 3.15 recebeu o nome de primeiro evangelho? 2. Identifique as qualidades de João Batista:

Leia mais

Tema Ênfase Divisa

Tema Ênfase Divisa ANUÁRIO DE 2017 Tema 2017 40 ANOS CONECTANDO PESSOAS A DEUS E UMAS AS OUTRAS Ênfase 2017 RELACIONAMENTOS QUE RESULTEM EM VIDAS TRANSFORMADAS, MADURAS E QUE SE MULTIPLICAM Divisa E TODOS OS DIAS, NO TEMPLO

Leia mais

Salva Vidas faz parte de um amplo esforço para ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir sua missão bíblica.

Salva Vidas faz parte de um amplo esforço para ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir sua missão bíblica. Salva Vidas é o ministério que o pastor José Bernardo fundou em 2004 com a missão de equipar os cristãos para cumprirem sua missão bíblica de evangelizar todo mundo. Em um momento quando as grandes editoras

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador

1ª edição Como Administrar a Igreja de Deus Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Administrar a Igreja de Deus www.projeto-timoteo.org 1ª edição Projeto Timóteo Coordenador

Leia mais

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista

INFORMA. equilibrando sua. pessoal. de Canoas. Igreja Batista INFORMA Igreja Batista de Canoas Vida equilibrando sua pessoal Nº 889 26 de Junho a 02 de Julho de 2016 equilibrando sua Vida pessoal "Pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz." 1 Cor.

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2013 patriciacgrion@gmail.com Educadora Cristã da PIB Venda das Pedras e Psicopedagoga Clínica Cultuar é avivar a

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A CRIAÇÃO Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/02/2018 AULA DE HOJE Estrutura do Curso Destaques da Aula Anterior Resumo das leituras Questão do dia

Leia mais

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011 O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo Êxodo 12.1-2 e 23.15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 02/01/2011 Deus ordena que o seu povo reinicie a contagem dos anos a partir da saída

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

L Í D ERES de aliança

L Í D ERES de aliança w w w. l i d e r e s d e a l i a n c a. p r o. b r L Í D ERES de aliança 2 ª e d i ç ã o CAPÍTULOS AVULSOS PARA DOWNLOAD A N E X O 3 c o n s o l i d a ç ã o Sandro José Hayakawa Cunha Brasília 2 0 0 7

Leia mais

Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos recebidas.

Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos recebidas. Lição 8 para 24 de fevereiro de 2018 O dízimo é uma forma de expressão de nossa fé e confiança em Deus. Através da devolução fiel do dízimo reconhecemos que somos administradores e não donos das bênçãos

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 a- Oração inicial b- Momento Formativo: Como ser um bom coordenador(a) da Pastoral do Dízimo c- Revisão dos critérios para organização e funcionamento

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

Servindo para abençoar a família. Gl 6.9,10

Servindo para abençoar a família. Gl 6.9,10 Servindo para abençoar a família Gl 6.9,10 Pr. Robson Marques INTRODUÇÃO Estamos vivendo um momento social de absoluta intolerância. Intolerância às pessoas, às situações e circunstâncias, intolerância

Leia mais

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que oração sua foi respondida e marcou sua vida? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 61, dividir em duplas e agradecer a Deus, que sempre responde às nossas orações. Cânticos sugeridos: Aclame ao

Leia mais

CONHECENDO MAIS E MAIS

CONHECENDO MAIS E MAIS Gênesis 6:1-8 Obedecereis às tuas leis Salmos 119:8ª Ministrar o ensino de maneira que o aluno venha a: Entender que devemos obedecer à Palavra de Deus; Reconhecer que as autoridades foram instituídas

Leia mais

Devemos nos determinar a dar passos sérios, consistentes, para aprofundar nossa comunhão e unidade. (Gregory R. Frizzell)

Devemos nos determinar a dar passos sérios, consistentes, para aprofundar nossa comunhão e unidade. (Gregory R. Frizzell) LIÇÃO 8 SUPERANDO OS PROBLEMAS INTERNOS Texto: Neemias 5. Devemos nos determinar a dar passos sérios, consistentes, para aprofundar nossa comunhão e unidade. (Gregory R. Frizzell) Introdução Os problemas

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. LIÇÃO 4 JOSUÉ CONDUZINDO O POVO A SANTIFICAÇÃO Base

Leia mais

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA

FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Escola Bíblica Dominical Lição EBD FILHOS AFASTADOS DA IGREJA Pb. Rodrigo da Silva Gomes 14/07/2013 Roteiro da Aula Introdução; Análise do problema; A Igreja Salmo 100; A Família Salmo 78:1-6; Os Filhos

Leia mais

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.

IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11. IGNIÇÃO SHINE - 4 A 9 ANOS ESTUDO 1: A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA Quem causa problemas à sua família herdará somente o vento. Provérbios 11.29 TEXTO BÍBLICO: Gênesis 7 VERSÍCULO DA SEMANA: Então o Senhor

Leia mais

Jesus Prepara sua Morte

Jesus Prepara sua Morte Jesus Prepara sua Morte Texto base Marcos 14. 15-20 Introdução Jesus é ungido em Betânia Marcos 14. 3.9 Quais as características do gesto (Obra) dessa mulher: - Amor... v3 - Sacrifício... - Fé - Oportuna...

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 LIÇÃO 11 - TIAGO, O FILHO DE ALFEU E JUDAS TADEU: APÓSTOLOS DESCONHECIDOS, MAS PRÁTICOS Base Bíblica: Mateus

Leia mais

Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus. Ef 3: Presb. Cícero Nogueira Martins

Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus. Ef 3: Presb. Cícero Nogueira Martins Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus Ef 3: 14-21 Presb. Cícero Nogueira Martins 1 Efésios - Esboço Louvor pela redenção 1.1-14 Oração por revelação 1.15-23 Posição do cristão 2.1-3.13

Leia mais

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010

Salmo Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis. Parte 2 29/09/2010 Salmo 33.1-12 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Parte 2 29/09/2010 2 No texto bíblico a felicidade não se restringe à prosperidade, ao bemestar e à alegria contagiante. Felicidade na Bíblia, está

Leia mais

Introdução Pano de fundo histórico

Introdução Pano de fundo histórico Introdução Pano de fundo histórico Chama a atenção um judeu na corte persa 1500 km de Jerusalém Processo de degeneração espiritual no reino do norte (Israel) desde a morte de Salomão (930 a.c). Assírios

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

Edital de Inscrições 2012

Edital de Inscrições 2012 Edital de Inscrições 2012 A Escola de Louvor tem o compromisso de oferecer aos seus alunos as ferramentas necessárias para o serviço do Reino de Deus por meio de um treinamento preparado especialmente

Leia mais

Guia. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P

Guia. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P R P Classe Guia Nome: Unidade: Geral 1. Ter, no mínimo, 15 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do clube de Desbravadores Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R P

Leia mais

Discipulado passo a passo

Discipulado passo a passo Discipulado passo a passo INTRODUÇÃO: A palavra discípulo significa aprendiz Um discipulado eficiente deve: ser baseado em acompanhamento diligente de determinadas práticas,condutas e teorias a serem ensinadas

Leia mais

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO.

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO. Lição 12 para 22 de dezembro de 2018 Os crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da igreja. No entanto, é fundamental que haja certo grau de organização humana para a missão e para a unidade da igreja.

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 LIÇÃO 3 PEDRO, O APÓSTOLO IMPETUOSO

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 LIÇÃO 3 PEDRO, O APÓSTOLO IMPETUOSO CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 LIÇÃO 3 PEDRO, O APÓSTOLO IMPETUOSO Base Bíblica: Lucas 5:1-11; João 21:1-16 Objetivos: - Identificar os altos

Leia mais

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor INFORMA sobre tudo o Amor Igreja Batista de Canoas Nº 891 10 a 16 de Julho de 2016 dias de amor dias de amor sobre tudo o Amor 1 Coríntios 14:1, Marcos 12:30,31, 1 Cor. 16:14 (NTLH) OS FUNDAMENTOS DO AMOR

Leia mais

1.JOVEM, NÃO SE PRECIPITE. Conselhos importantes para quem quer se casar

1.JOVEM, NÃO SE PRECIPITE. Conselhos importantes para quem quer se casar " Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminh Hoje eu quero passar algumas informações principalmente aos juvenis e jovens que pensam em se cas Em dias

Leia mais

LIÇÕES DE MORDOMIA LIÇÃO 9 O DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO - PARTE I

LIÇÕES DE MORDOMIA LIÇÃO 9 O DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO - PARTE I LIÇÕES DE MORDOMIA LIÇÃO 9 O DÍZIMO NO VELHO TESTAMENTO - PARTE I Texto Áureo: Gênesis 28:22 Leitura Devocional: Malaquias 3:7-12 LEITURAS DIÁRIAS: DOMINGO: Deuteronômio 26:12-15 SEGUNDA-FEIRA: Malaquias

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

3º Trimestre de 2018: Heróis do Antigo Testamento

3º Trimestre de 2018: Heróis do Antigo Testamento LIÇÃO 01 A descida do Espírito Santo Em dupla, crie uma música que fale sobre Noé, sua obediência e fidelidade ao Senhor. Não esqueçam de inserir sobre o episódio do dilúvio. Pode-se aproveitar a melodia

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR OBJETIVO: Formação espiritual e bíblico-teológica através do estudo das Sagradas Escrituras e capacitação técnica musical de pessoas vocacionadas para o

Leia mais

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata

Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Excursionista e Excursionista na Mata www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com

Leia mais

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida -

- Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 - Um compromisso de oração que vai mudar a sua vida - Dia 0 - Tempo de adoração e gratidão Leitura Bíblica: Ap. Motivos de Oração: Agradeça pela salvação, família,

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. LIÇÃO 9 JETRO Um conselheiro muito especial.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. LIÇÃO 9 JETRO Um conselheiro muito especial. CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 O aspecto que de fato diferencia igrejas que crescem de igrejas que não crescem é se os crentes de uma determinada

Leia mais

Aquele que esquece a linguagem da gratidão nunca pode estar de bem com a felicidade. (C. Neil Strait)

Aquele que esquece a linguagem da gratidão nunca pode estar de bem com a felicidade. (C. Neil Strait) LIÇÃO 12 O ENVOLVIMENTO E A GRATIDÃO. Texto: Neemias 11 e 12. Aquele que esquece a linguagem da gratidão nunca pode estar de bem com a felicidade. (C. Neil Strait) Jerusalém vivia um novo tempo e para

Leia mais

CAP. 16 AMPLIANDO A VISÃO

CAP. 16 AMPLIANDO A VISÃO CAP. 16 AMPLIANDO A VISÃO 1. O MUNDO DA MICROSOFT Windows Sistema operacional 2. VISÃO DE PEQUENOS GRUPOS NA IASD: Que os Pequenos Grupos sejam a estrutura espiritual e relacional básica da igreja e das

Leia mais

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3

Descrição Aliança Referência. Instruções de conservação e leitura pública Garantias/Leitura Dt. 27:2-3 Introdução ao Livro de Deuteronômio - A nova geração Ao contrário do que o nome, vindo do grego, sugere, Deuteronômio não se trata de uma segunda lei, mas é uma recapitulação, para a nova geração pós-êxodo,

Leia mais

LIÇÃO 01 BUSCAR UNICAMENTE A DEUS O fim da dinastia de Saul

LIÇÃO 01 BUSCAR UNICAMENTE A DEUS O fim da dinastia de Saul LIÇÃO 01 BUSCAR UNICAMENTE A DEUS O fim da dinastia de Saul 1. Quais semelhanças espirituais há entre Judá, no 5º e 4º séculos a.c. e a igreja de hoje? 2. O que cada geração deve fazer, de acordo com 1

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA

ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 CRIAR OPORTUNIDADES. LIÇÃO 2 A NAÇÃO PECADORA Base Bíblica: Isaías 1:1-17 Objetivos: - Apresentar

Leia mais

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR!

NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! NEEMIAS FOI UM HOMEM USADO POR DEUS PARA LIDERAR E SERVIR! Reino do Norte Retornos Reino do Sul 586 a.c. 536 a.c. 458 a.c. 433 a.c. MEDO PERSAS QUEM ERA NEEMIAS? Neemias: um líder nato Neemias não era

Leia mais

Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração

Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Guia e Guia de Exploração www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com Líder

Leia mais

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão

Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão Vivendo em Dois mundos O Reino de Deus e o cristão Conteúdo Entender o que é o Reino de Deus e como podemos viver segundo seus valores e trazê-lo á este mundo. Aprender mais sobre a realidade do mundo

Leia mais

Lição 3 O impossível está no domínio de Deus. Texto Bíblico: Josué

Lição 3 O impossível está no domínio de Deus. Texto Bíblico: Josué Lição 3 O impossível está no domínio de Deus. Texto Bíblico: Josué 3.1-17 Existem limitações que são próprias do ser humano, por isso enfrentamos em diversas situações o empecilho do impossível. Nas mais

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM INCENSÁRIO PROFANO Nadabe e Abiú, filhos de Arão, apresentaram ao Senhor um incensário que em nada tinha afinidade

Leia mais

2. Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizo a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar.

2. Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizo a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar. COMUNIDADE EVANGÉLICA ALIANÇA CRISTÃ Mensagem para Grupos Familiares TEMA: PRINCÍPIOS DE HONRA Ap. Marcelo Nhimi VAMOS DISCUTIR O ASSUNTO? TEXTO BASE: João 13:1-5 INTRODUÇÃO: : A honra é a semente para

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO 21 dias Jejum, oração e consagração. Buscando Inteligência Espiritual 19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO PERDÃO Sem perdoar não podemos ser perdoados. Perdoar é o processo de enfrentar responsavelmente

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais