GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP"

Transcrição

1 GUIA RÁPIDO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS A PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP Plataforma VORTAL Maio 2017 VORTAL 2017 Todos os direitos reservados 1

2 Gestão de Oportunidades - Oportunidades Aceder, Consultar e Marcar Interesse na Oportunidade Passos: 1. Na barra de menu clique em Serviços > Prospeção > Oportunidades. 2. A página de Gestão de Oportunidades está dividida em 3 colunas de informação, para que possa ter: 1. Organização em Pastas e Vistas 2. Lista de Oportunidades 3. Pré- Visualização do Detalhe da Oportunidade

3 Gestão de Oportunidades - Oportunidades Aceder, Consultar e Marcar Interesse na Oportunidade Passos: 3. Na área de Gestão de Oportunidades, pode consultar a informação detalhada da oportunidade, clicando em cima da referência/nome da oportunidade e será direcionado para a informação sumária do pedido (caderno de encargos, anúncio e peças do concurso, no caso de procedimentos de âmbito público). 4. Clique no Detalhe da oportunidade que pretende consultar, para aceder à Pasta da Oportunidade. Após ter consultado a informação referente à oportunidade e ter demonstrado interesse, pode criar a sua proposta. Só consegue criar proposta após Confirmar Interesse na oportunidade. 5. Existem duas áreas onde pode Confirmar Interesse na Oportunidade: DEMONSTRAR INTERESSE PELA OPORTUNIDADE NA ÁREA DE GESTÃO DAS OPORTUNIDADES:

4 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Criar Proposta Passos: 1. Após ter manifestado interesse na Oportunidade, para consultar o anúncio do concurso ou a informação colocada pela en4dade adjudicante/ comprador no procedimento ou consulta, pode aceder à Pasta da Oportunidade e selecionar a opção Ver Detalhe. 2. Após ter consultado a informação referente à oportunidade e ter manifestado interesse, pode criar a sua proposta de duas formas: a) Clique no Detalhe da oportunidade na área de Gestão de Oportunidades, aceda à oportunidade e clique em Criar Proposta na área As minhas Propostas;

5 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Criar Proposta b) Diretamente na área de Gestão de Oportunidades, tem disponível a opção As minhas Propostas, tem o botão Criar Proposta, disponível apenas após demonstrar interesse. 3. Quando selecionar o botão de Criar Proposta, será direcionado para a criação da proposta que pode ter até 4 passos: - Dados Gerais; - Lotes (pode ou não ter este passo); - Quesfonário; - Documentos.

6 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Dados Gerais 1. É através deste passo que irá idenfficar a sua proposta, preenchendo o campo Referência da Proposta. Após definir a referência da sua proposta, clique na opção >, ou selecione, à esquerda, o passo que se segue. Tem sempre disponível na sua proposta um post- it amarelo, no canto superior esquerdo, localizado acima dos passos da proposta, que lhe indica o estado da proposta, o nome do comprador, que fpo de concurso é, e o nome da oportunidade.

7 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Lotes Passos: 1. No passo Lotes, quando aplicável, estão listados todos lotes existentes no procedimento. Selecione aqueles a que pretende responder. Caso o procedimento / oportunidade não tenha lotes, este passo não é visível. No passo Ques4onário apenas lhe são apresentados os lotes selecionados.

8 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Quesfonário Passos: 1. O Quesfonário divide- se em duas partes: - Quesfonário; - Formulário Principal (somente quando se trata de um procedimento de uma enfdade pública). 2. Responda e preencha as questões colocadas na lista de preços e ar4gos (referência dos ar4gos e preços). Alerta: Caso existam lotes, pode consultar os lotes e número de questões por lote (de acordo com os que selecionou no passo anterior - Lotes.)

9 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Quesfonário 3. Pode efetuar uma importação da lista de arfgos a parfr de um Excel ou de um ficheiro em formato aberto ODF (Open Document Format). Clique em Opções e selecione a opção Exportar. No caso da lista de preços ter sido criada pela enfdade adjudicante com requisitos adicionais para preenchimento, a mesma terá essa referência, sendo que também é possível a exportação e importação. Esta opção (exportação e importação) só estará disponível para os serviços de acesso SMART ou BEST. Para preencher os requisitos manualmente clique no ícone do lápis, localizado no final da linha referente a cada arfgo. Caso uflize a funcionalidade de exportação e importação do modelo da lista de arfgos e preços, preencha o ficheiro que exportou, e sem alterar a estrutura e guarde- o no seu computador. Clique novamente em Opções, selecione Importar (subsftui os dados atuais), procure o ficheiro que preencheu e clique em Anexar. Nota: Caso já tenha preenchido alguns dos arfgos, estes serão subsftuídos pelo dados preenchidos no ficheiro.

10 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Quesfonário 4. Depois de preencher a lista de preços dos arfgos, passe para o Formulário Principal e clique no + junto a Dados gerais da proposta para ver o formulário principal de condições.

11 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Quesfonário 5. Depois de responder a todas as questões clique em Validar e Atualizar para saber se a proposta tem dados em falta. Em cada uma das áreas Quesfonário e Formulário Principal pode verificar o número de questões que se encontram incompletas. Até à submissão da proposta pode voltar a editar ou alterar os dados do quesfonário e formulário principal, clicando em Editar, opção que se encontra disponível após clicar em Concluir Proposta.

12 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Anexação de Documentos Passos: 1. Caso tenha algum documento em falta será visível o alerta Documento em falta a vermelho. À frente de cada documento tem disponível uma opção para carregamento de ficheiros, clique em Adicionar Documentos, e anexe o documento solicitado. 2. No caso de estar a apresentar uma proposta a um procedimento de âmbito público, pode adicionar um novo documento, que será encriptado no momento em que é carregado. Para adicionar um novo documento clique em Adicionar Documentos > Anexar Novo Documento. De seguida, clique em Adicionar Ficheiro ou arraste diretamente o ficheiro para a área cinzenta. Clique em Anexar Ficheiro ou Assinar e Anexar. Para finalizar clique em Fechar.

13 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Anexação de Documentos 3. Quando tentar aceder a documentos anexos a propostas respeitantes a procedimentos de âmbito público, recorde que os mesmos se encontram encriptados logo após o seu carregamento / upload. 4. Excluindo os procedimentos de âmbito público, pode adicionar novos documentos e também adicionar documentos já existentes nos documentos da sua enfdade/empresa. 5. Para adicionar um documento já existente nos documentos da empresa, selecione a opção Selecionar Documentos da Empresa;

14 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Anexação de Documentos 6. Clique no separador Documentos da Oportunidade. Pesquise o documento e clique em Selecionar no documento pretendido; Para concluir selecione Adicionar documento. 7. Para adicionar um documento já existente nos documentos da empresa: - Clique no separador documentos da empresa; - Procure e selecione o(s) documento(s) pretendido(s); - Clique em Adicionar a Documentos da Oportunidade; - Selecione o separador Documentos da Oportunidade e clique em Selecionar no documento pretendido.

15 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Anexação de Documentos 8. Caso se trate de um procedimento de âmbito público tem ainda a possibilidade de classificar os documentos como confidenciais, o que lhe permite solicitar ao comprador que o documento não seja divulgado aquando da divulgação das propostas aos concorrentes, no entanto, a decisão final relafva à divulgação dos documentos que marcou como confidenciais cabe ao comprador. 9. Após a proposta estar concluída através de Concluir Proposta, clique em Assinar Todos. Clique aqui e saiba mais sobre cerfficados qualificados e representafvos de assinatura. Se esfver a responder a uma Oportunidade no âmbito privado é apresentada a ação de Finalizar Proposta.

16 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Anexação de Documentos 10. Poderá demorar algum tempo a visualizar a página para Assinar e algumas permissões Java podem ser solicitadas. Ao clicar em Assinar Todos é apresentada uma janela com todos os documentos listados > clique em Assinar > selecione o cerfficado pretendido > clique em Confnuar. Tem ainda a possibilidade de adicionar mais assinaturas aos documentos. Para isso basta, Assinar e Guardar. Para que outro uflizador possa assinar, deve aceder à oportunidade, realizar a assinatura e Submeter a Proposta. 11. Caso se trate de um procedimento de âmbito público, é- lhe apresentado o botão Encriptar e Submeter. Selecione esta opção. Caso se trate de uma consulta de âmbito privado, é- lhe apresentado o botão Submeter.

17 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Submeter Propostas Passos: 1. Se está a apresentar uma proposta a um procedimento de âmbito público, é recomendável que faça uma cópia da sua proposta antes de a submeter, uma vez que será encriptada na submissão e não poderá consultar os detalhes da mesma após estar submefda e antes de ocorrer a abertura das propostas pela enfdade adjudicante. Neste senfdo, se pretender ter uma cópia acessível da informação que submeteu, poderá acionar a funcionalidade de cópia da proposta antes de a submeter. Ao realizar uma cópia da sua proposta, poderá aceder a essa cópia para consultar os detalhes, valores e documentação anexa, uma vez que a sua proposta 'original' estará encriptada desde a sua submissão até à data de abertura das propostas. Quando a enfdade adjudicante realizar a abertura de propostas, as propostas são desencriptadas e podem ser consultadas. Após selecionar a opção Encriptar e Submeter é redirecionado para o Painel de Submissão da Proposta. No Painel de Submissão tem disponíveis algumas recomendações referentes à submissão de propostas a procedimentos de Âmbito Público (Ajustes Diretos, Concursos Públicos...). Estas recomendações contemplam o seguinte: - Verificar que todos os Documentos obrigatórios estão anexos à sua proposta, no passo Documentos; - Verificar que está a uflizar o cerfficado correto para submeter a proposta (se obrigatório por lei); - Efetuar uma cópia da proposta antes da submissão.

18 Gestão de Oportunidades Criar e Submeter Propostas Submeter Propostas 2. Marque a opção Li e aceito os termos e condições de submissão de propostas. Clique em Submeter Proposta. 3. Para Submeter Proposta Variante, logo após submeter a sua proposta base, deve aceder à Pasta da Oportunidade. Clique em Criar nas minhas Propostas e crie a Proposta Alternafva/Variante. Quando chega à submissão, no Painel de Submissão tem uma opção que indica Alterar Tipo de Submissão que permite alterar uma Proposta Base para Proposta Variante. Em propostas submefdas no âmbito publico, caso a opção não esteja disponível, pode significar que o procedimento/consulta não aceita Propostas Variantes. Para Refrar uma proposta (apenas se aplica no âmbito público) basta aceder ao Painel de Submissão, escolher a opção Refrar; de seguida, marque a opção Li e aceito os termos e condições de submissão de propostas, e clique em Submeter Proposta.

19 Gestão de Oportunidades Colocação de Esclarecimentos e Erros e Omissões 1. Para a colocação de Esclarecimentos ou Erro e Omissões deverá aceder á Pasta da Oportunidade, na Pasta da Oportunidade abaixo da Time Line irá visualizar as caixas correspondentes a cada uma destas ações, bastanto carregar o botão criar (caso o prazo para a colocação de Esclarecimentos ou Erros e Omissões já tenha terminado o botão criar deixa de estar disponível)

20 Gestão de Oportunidades Colocação de Esclarecimentos e Erros e Omissões 2. Após carregar no botão Criar irá encontrar o campo de criação e envio de mensagens, deverá preencher a informação solicitada, Assunto e Corpo de texto da mensagem, caso pretenda poderá também Anexar documentação, após o preenchimento da informação bastará carregar no Botão Assinar e Enviar

21 Gestão de Oportunidades Colocação de Esclarecimentos e Erros e Omissões 3. Após o envio da mensagem poderá visualizar a mensagem enviada na widget correspondente, quando for efectuada a resposta esta será recepcionada no mesmo local.

22 Gestão de Oportunidades Colocação de Esclarecimentos e Erros e Omissões 4. Caso tenha marcado interesse no procedimento após o termino do período para colocação de Esclarecimentos e Erros e Omissões poderá consultar os mesmos acedendo à área de Mensagens Públicas, para tal na Pasta do Procedimento deverá carregar o botão Ver detalhe e aceder à área de mensagens

23 Gestão de Oportunidades Consulta das Listas de concorrentes e Propostas 1. Será rececionada uma mensagem de alerta por com a nofficação da publicação das Lista de concorrentes e propostas. A lista de concorrentes será publicado no dia de abertura de propostas e a Lista de Propostas será publica à posteriori. Para efetuar a consulta aceda à Pasta da Oportunidade e consulta a informação na widget Lista de Propostas

24 Gestão de Oportunidades Consulta das Listas de concorrentes e Propostas 2. Após a publicação da Lista de Propostas, para consultar a proposta de cada um dos concorrentes bastará carregar na Referencia Azul como nome da proposta do concorrente ou na widget Lista de Propostas carregar no botão ver mais.

25 Gestão de Oportunidades Consulta das Listas de concorrentes e Propostas 3. Para aceder ao detalhe das propostas deverá carregar o botão Ver localizado à direita. Para descarregar a documentação anexa á proposta dos concorrentes deverá carregar no botão Abrir

26 Gestão de Oportunidades Consulta do Relatório Preliminar 1. Será rececionado um de alerta referente à publicação do Relatório Preliminar, assim que rececionar este alerta da plataforma, deverá aceder á Pasta do Procedimento e abaixo da Time Line, à direita encontrará a widget Nofficações onde está disponível a mensagem recebida, para aceder ao Relatório Preliminar bastará carregar na referencia da mensagem (a azul) e já dentro da mensagem recebida descarregar o ficheiro anexo

27 Gestão de Oportunidades Colocação de Objeções 1. Caso pretenda colocar uma Pronúncia/ Objeção ao Relatório Preliminar deverá carregar no botão Opções e carregar na opção Enviar Objeção que o irá redirecionar para um campo de criação e envio de mensagem.

28 Gestão de Oportunidades Colocação de Objeções 2. Poderá consultar a mensagem de objeção enviada na widget Objeções. A resposta ás objeções colocadas será rececionada nesta mesma widget.

29 Gestão de Oportunidades Consulta do Relatório Final 1. Após a receção por do alerta referente à publicação do Relatório Final, deverá aceder à Pasta da Oportunidade e abaixo da Time Line, na sequência de Widgets à direita aceder à wiget Nofficações, para descarregar o relatório bastará carregar na refencia azul da nofficação e na área de Anexos da mensagem recebida descarregar o documento anexo

30 Gestão de Oportunidades Resposta ao Pedido de Documento de Habilitação 1. Para dar resposta ao Pedido de Documentos de Habilitação deve aceder á Pasta do Procedimento e abaixo da Time Line do procedimento, á direita, localizar a widget Documentos de Hablitação, deverá aceder á mensagem recebida carregando na referencia azul, ao entrar na mensagem deverá carregar no botão Responder.

31 Gestão de Oportunidades Resposta ao Pedido de Documento de Habilitação 2. Ao carregar no botão Responder será gerado um campo de envio de mensagem no qual deverá carregar no botão Anexar por forma a anexar todos os documentos solicitados, após anexação dos mesmos deverá concluir a ação carregando no botão Assinar e Enviar

32 Gestão de Oportunidades Aceitação da Minuta do Contrato 1- Após a receção da nofficação referente ao envio da Minuta do Contrato, deverá aceder à Pasta do Procedimento, abaixo da Time Line irá encontrar a widget Contrato, aceda carregando na referencia azul.

33 Gestão de Oportunidades Aceitação da Minuta do Contrato 2. Ao aceder a widget Contrato, deverá aceder ao passo 5 Documentos Contratuais, descarregar o documento e após consulta e validação do mesmo Aceitar ou Rejeitar consoante a decisão tomada, ao aceitar ou rejeitar a minuta do contrato esta resposta será enviada à Enfdade Adjudicante, ficando visível o envio na widget contrato, Minuta enviada à Enfdade Adjudicante

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades

Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Guia Fornecedor Gestão de Oportunidades Selos Temporais Configuração de Selos Temporais 1. Entre nas Configurações da Entidade 2. Clique em Adicionar fornecedor de selos temporais na secção Configuração

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

02. Como criar o 1º procedimento ao abrigo de Acordo Quadro ESPAP

02. Como criar o 1º procedimento ao abrigo de Acordo Quadro ESPAP Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt LANÇAMENTO DO PROCEDIMENTO Passo 2: No menu no topo da página, clique na opção: Quero... e seleccione o tipo de

Leia mais

Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt

Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt Passo 1: aceda à plataforma de Acordos-Quadro da espap colocando no browser: sncp.espap.pt LANÇAMENTO DO PROCEDIMENTO Passo 2: No menu no topo da página, clique na opção: Quero... e seleccione o tipo de

Leia mais

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v SIGEF Portal Organismo Manual de utilizador v.201611.07 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de Organismo... 6 2.3. Chave de validação para ativar registo... 8 2.4. Atualização

Leia mais

Serviços Online Município de Vagos

Serviços Online Município de Vagos Serviços Online Município de Vagos Submissão de Requerimentos 1. Introduza as suas credenciais Número de Adesão e a Palavra Chave e selecione o botão Validar. 2. Após validação com as suas credenciais

Leia mais

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração

PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração PDR2020 Manual do Balcão - Pedidos de Alteração Versão 1.0 Data última alteração 03-01-2017 Página 1/24 Índice 1 Introdução... 4 2 Pedidos de Alteração... 4 2.1 Criar um pedido de alteração... 4 2.2 Alteração

Leia mais

Serviços online da CMVC

Serviços online da CMVC Serviços online da CMVC Manual de utilizador Índice 1. Acesso... 2 1.1. Se tiver cartão de cidadão e leitor de cartão... 2 1.2. Se não tiver cartão de cidadão e/ou leitor de cartões... 3 2. Submissão de

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA O LANÇAMENTO DE PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP

GUIA RÁPIDO PARA O LANÇAMENTO DE PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP GUIA RÁPIDO PARA O LANÇAMENTO DE PROCEDIMENTOS AO ABRIGO DE ACORDOS QUADRO ESPAP Plataforma VORTAL Maio 2017 1 ANTES DE INICIAR (IMPORTANTE) 2 CONFIGURAÇÕES DA ENTIDADE 3 ACESSO POR CENTROS DE CUSTO /

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE PAGAMENTOS

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE PAGAMENTOS Quando impresso, este documento constitui cópia não controlada SEPA 4 CORPORATE GUIA DE PAGAMENTOS Ficheiro de Pagamentos Criar Ficheiro Criar Lote Criar Transação/Transferência Guardar e Upload no millenniumbcp.pt

Leia mais

CENTROS DE REFERÊNCIA

CENTROS DE REFERÊNCIA FORMULÁRIO ELETRÓNICO CENTROS DE REFERÊNCIA MANUAL DE UTILIZADOR Departamento da Qualidade na Saúde Índice 1. Utilizadores... 3 2. Acesso à Área Reservada... 4 3. Candidatura eletrónica... 5 3.1. Identificação

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI Março de 2016 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 5 3 Relatório de Contratação (RC)... 7 3.1 Preencher e submeter um RC na PECP... 7 3.2 Criar um RC diretamente no SRVI... 7 3.3 Consultar

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS

MANUAL DO UTILIZADOR. Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS MANUAL DO UTILIZADOR Pedido de Pagamento adiantado Promoção de Vinhos em Países Terceiros FORMULÁRIOS GENÉRICOS DESMATERIALIZADOS ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Acesso à área reservada... 4 3. Acesso

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 02 Julho 2016 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13 5

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE CANDIDATURAS CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS 1. Aceder ao Portal de Candidaturas O acesso ao portal de candidaturas pode realizar-se de dois links:

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e

Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e Guia para participantes de uma RFI [Request for Information (solicitação de informação)] Antes de participar no projeto será necessário revisar e aceitar o acordo do licitante. (Esse passo é diferente

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESHTE www.eshte.pt, clicar em CURSOS e selecionar a modalidade de candidatura que pretende: CONCURSOS

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador ÍNDICE Como Aderir Registo 3 Entrada SMAS Online autenticação área reservada 9 Dados de cliente 11 Instalação 12 Comunicar Leitura 16 Histórico de Leituras/Consumos 19 Faturação 20

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Atualização de dados Alteração de password... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 3-6 Entrada na aplicação... 3 Recuperação de dados... 4-5 Atualização de dados... 5-6 Alteração de password... 6 Saída da aplicação... 6 2. FUNCIONALIDADES... 7-41 2.1 Painel...

Leia mais

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS

SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS Quando impresso, este documento constitui cópia não controlada SEPA 4 CORPORATE GUIA DE GESTÃO DE MANDATOS e DÉBITOS DIRETOS GESTÃO DE MANDATOS Ativar a Gestão de Mandatos Criar um Mandato Alterar Mandatos

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador Candidato Atividades de Enriquecimento Curricular Candidato Agosto de 2012 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes de Acesso e Utilização

Leia mais

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS

LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Sistema Módulo Perfil Papel LISTAR MEMORANDOS RECEBIDOS Essa funcionalidade permite ao usuário consultar a lista de memorandos eletrônicos recebidos por ele no sistema, bem como realizar operações relacionadas

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Portal de Credenciação: Manual do utilizador

Portal de Credenciação: Manual do utilizador Portal de Credenciação: Manual do utilizador Rua Viriato, n.º 7, 1050-233 LISBOA Tel: (+351) 213 878 046/7 Fax: (+351) 213 858 823 credencial@cases.pt http://www.cases.pt cooperativaantoniosergio Portal

Leia mais

Versão

Versão Versão 5.0.1 20.06.17 Índice 1. Registo de Novos Membros... 3 2. Membros» Fazer Login... 3 2.1. Dificuldades com o Login... 3 3. Funcionalidades Disponibilizadas... 4 3.1. Ver/Editar Dados Pessoais...

Leia mais

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS

ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS ELECTRONIC SOLUTIONS TO IMPROVE YOUR BUSINESS Manual de Assinatura de Contrato Entidade Adjudicante Agosto/2010 Índice 1.Introdução 2.A Minuta 3.A Assinatura do Contrato 4.A Gestão de Contratos 1. Introdução

Leia mais

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente MT-212-00110-3 Última Atualização: 08/01/2015 Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

GESTÃO DE TURMAS. Índice. I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05

GESTÃO DE TURMAS. Índice. I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05 GESTÃO DE TURMAS Índice I Como posso promover a aprendizagem autónoma dos meus alunos através da plataforma? 05 1 Atribuir trabalhos aos alunos 05 1.1 Atribuir um trabalho a uma turma 05 1.2 Visualizar

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO

B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO B2B Grupo Soledad MANUAL DE UTILIZAÇÃO Como aceder ao B2B? Acceso: Para aceder à plataforma B2B deve introduzir os seus acessos através da área de clientes da web http://gruposoledad.com Não é compatível

Leia mais

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento

Manual do Utilizador. Exemplo de Preenchimento Manual do Utilizador Exemplo de Preenchimento Guia de consulta rápida do Manual Como entrar no balcão - Diapositivo 3/23 Como editar uma fonte Diapositivo 5/23 Como criar uma fonte nova Diapositivo 10/23

Leia mais

PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS

PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS PURCHASE-TO-PAY SOLUTIONS MAIO, 2014 SAPHETYGOV Matriz de Erros e Omissões Offer Management AGENDA 1. INTRODUÇÃO 2. INTERVENIENTES E REGRAS 3. PROCESSO DE REPORTE DE ERROS E OMISSÕES ATRAVÉS DA MATRIZ

Leia mais

Estabelecimentos e Nomeações SILiAmb para preenchimento do formulário LUA

Estabelecimentos e Nomeações SILiAmb para preenchimento do formulário LUA Estabelecimentos e Nomeações SILimb para preenchimento do formulário LU bril de 2017 ÍNDICE 1. Estabelecimentos... 2 1.1. cesso aos Estabelecimentos... 2 1.2. Criar/ativar estabelecimento... 2 2. Nomeações...

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

Manual do Software

Manual do Software - 2017 - Sumário 1 - Cadastro 3 2 - Login no sistema... 3 3 Recuperação de senha... 3 4 - Configurações do Sistema... 3 5 Pré-cadastro de usuários... 3 6 - Editar perfil do usuário... 7 7 - Definir permissões

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE Recomendações Gerais para Preenchimento do Formulário de Candidatura ANTES do preenchimento da candidatura: o que precisa saber/fazer? Reunir informação: Consultar as

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual de utilização para estudantes

Manual de utilização para estudantes Manual de utilização para estudantes O que é o Turnitin? O Turnitin é uma ferramenta de verificação da originalidade de trabalhos e baseia-se na comparação dos textos submetidos com diversas bases de dados

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Download de elementos documentais:

Download de elementos documentais: Concurso Público para empreitada de pavilhão polidesportivo: Está disponível no mercado electrónico da construção econstroi.com a possibilidade de concorrer ao Concurso Público para a construção do da

Leia mais

Percurso Inicial SIIE

Percurso Inicial SIIE Percurso Inicial SIIE http://siie.cne-escutismo.pt A condição prévia para ser possível utilizar o SIIE no percurso inicial é que o candidato a dirigente tenha registo no SIIE, esteja ativo e na categoria

Leia mais

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Preâmbulo... 3 Manutenção de dados Acesso Universal... 4 Alterar palavra-chave... 6 Alterar dados do utilizador...

Leia mais

Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave.

Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave. Guia 1 Utilização Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave. Caso não consiga aceder, consulte o Guia Bem-vindo à Extranet: Como

Leia mais

1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos)

1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos) Procedimento para requisição de pedidos de materiais 1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos) Resumo A requisição de materiais implica, em primeiro lugar, o registo da entidade.

Leia mais

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador. Candidato

Direção-Geral da Administração Escolar. Atividades de Enriquecimento Curricular. Manual de Utilizador. Candidato Atividades de Enriquecimento Curricular Manual de Utilizador Candidato Agosto de 2015 V2 Índice Conteúdo 1 ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Aspetos gerais... 5 1.2 Principais Orientações... 5 1.3 Normas Importantes

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Manual de Utilizador. Como começar? Gabinete de Ensino à Distância do IPP.

Manual de Utilizador. Como começar? Gabinete de Ensino à Distância do IPP. Manual de Utilizador Como começar? Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Bem-vindo à Plataforma eweb-ipp O ambiente virtual de aprendizagem Moodle pode contribuir

Leia mais

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR

Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR Manual BackOffice PRTR para os Operadores SIRAPA Dados PRTR Agência Portuguesa do Ambiente Janeiro de 2012 FICHA TÉCNICA TÍTULO MANUAL DE BACKOFFICE PRTR PARA OS OPERADORES SIRAPA DADOS PRTR EDIÇÃO AGÊNCIA

Leia mais

Processo de Gerir Atividade Formativa

Processo de Gerir Atividade Formativa Após a conclusão da calendarização da atividade formativa, vamos gerir Atividade formativas. Esta etapa é única e exclusivamente da responsabilidade da entidade. Para proceder ao acesso deve clicar no

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Manual do Utilizador Novembro 2017

Manual do Utilizador Novembro 2017 Manual do Utilizador 1 Introdução O Novo Portal RAM é uma aplicação do INFARMED, I.P., desenvolvida em 2017, com entrada em produção a 22 de novembro do mesmo ano. Com este novo Portal RAM pretende-se

Leia mais

1. CONFIGURAR A CONTA

1. CONFIGURAR A CONTA EASYCHAIR SUBMISSÃO A Easychair é uma plataforma de gestão de conferências flexível e fácil de usar. Permite aos autores um controlo completo das suas submissões. Carrega-se o artigo e acompanha-se o estado

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 SUMÁRIO Introdução... 3 O Webdesk Surflog... 4 Acessando o Webdesk... 5 Funções do Webdesk... 7 Envio de avisos por e-mail pelo Webdesk... 8

Leia mais

Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro

Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro Versão 1.3 Manual do Utilizador Sistema de Gestão Documental da Direcção Regional de Educação do Centro TIPO DE DOCUMENTO: Público Este documento é propriedade da AMBISIG, não podendo ser reproduzido ou

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Plataforma. Manual de Utilização Submissão de proposta

Plataforma. Manual de Utilização Submissão de proposta Plataforma Manual de Utilização Submissão de proposta Electrónica BizGov Fornecedor 2010 Acesso ao Procedimento Manual de Fornecedores Submissão de proposta Fluxo de Actividades Solicitar Disponibilização

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

Manual de Participação em Eventos

Manual de Participação em Eventos Manual de Participação em Eventos Ariba Spend Management DATA: 6-06-207 VERSÃO: Versão.0 Suporte SAP Ariba: 0800 89 3988 Página de 5 ÍNDICE. PRIMEIRO ACESSO... 3.. Cadastro... 3.2. Cadastro Ariba Commerce

Leia mais

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

1. Introdução. 2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino Manual do Portal MyEscola 1. Introdução 2. Acesso ao Portal 3. Formulário de Login 4. Recuperação de Password 5. Portal 1. Mensagens 2. Documentos 3. Escola 4. Alunos 5. Professores 6. Horário 7. Calendário

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

OPÇÕES DE ACESSO PARA FORNECEDORES

OPÇÕES DE ACESSO PARA FORNECEDORES www.vortal.biz OPÇÕES DE ACESSO PARA FORNECEDORES 01 Funcionalidades Base: @ Gestão dos dados da Empresa e dos utilizadores Acesso aos procedimentos e às peças que tenham sido publicadas. Acesso aos pedidos

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

SIIE v2.5. Formação Fátima

SIIE v2.5. Formação Fátima SIIE v2.5 Formação 17.11.2012 - Fátima Programa 1 Censos Preparação dos censos para entrega Modificação e alteração de dados Entrega, alteração e validação dos censos 2 Esclarecimento de dúvidas sobre

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

Manual de Utilizador (V2.0.8) Uma Empresa Certificada ISO 9001 e ISO 27001

Manual de Utilizador (V2.0.8) Uma Empresa Certificada ISO 9001 e ISO 27001 Manual de Utilizador (V2.0.8) Uma Empresa Certificada ISO 9001 e ISO 27001 Copyright ANO Sistemas de Informática e Serviços, Lda. Este Manual e o seu conteúdo são propriedade intelectual da ano Sistemas

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO Departamento da Qualidade na Saúde Manual do Gestor Local 2/22 Índice Introdução... 5 Acesso à Área Reservada... 6 Notificações Submetidas... 8 Notificações Validadas...

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E

S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E S I S T E M A I N T E G R A D O D E L I C E N C I A M E N T O D O A M B I E N T E M A N U A L D A P L ATA F O R M A D E L I C E N C I A M E N T O O N L I N E O U T U B R O 2 0 1 2 [ EDITAR OS DADOS DE

Leia mais

Manual para a Submissão de Candidatura aos Concursos Locais. Candidatas/os sem cidadania portuguesa

Manual para a Submissão de Candidatura aos Concursos Locais. Candidatas/os sem cidadania portuguesa Manual para a Submissão de Candidatura aos Concursos Locais Candidatas/os sem cidadania portuguesa A canditura de ingresso nos cursos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do

Leia mais