ORDEM DE SERVIÇO Nº 004/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORDEM DE SERVIÇO Nº 004/2015"

Transcrição

1 ORDEM DE SERVIÇO Nº 004/2015 Atualiza a norma para a concessão de benefícios aos alunos sob a forma de desconto nas mensalidades A Diretoria Executiva Colegiada - DEC do SENAI CETIQT, no uso de suas atribuições previstas no inciso V do Art.11º do Regimento Interno, e. CONSIDERANDO a necessidade de atualizar os critérios para a concessão de benefícios aos alunos, sob a forma de descontos nas mensalidades dos cursos ministrados pelo SENAI CETIQT; RESOLVE: Art.1º - Aprovar os procedimentos para o pleito, a concessão e a manutenção de benefícios aos alunos sob a forma de descontos nas mensalidades dos cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e extensão - presenciais ou a distância, constantes do Anexo Único da presente Ordem de Serviço; Art.2º - Esta ordem de serviço entrará em vigor na data da sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. Registre-se, dê-se ciência e cumpra-se. Rio de Janeiro, 01 de setembro de Fernando Rotta Rodrigues Diretor de Administração e Finanças Mércia R. Farias da Silva Diretor Técnico (Interina) Cid Carvalho Vianna Diretor Executivo

2 1 / 11 Histórico das revisões Nº Descrição 00 (zero) Emissão Inicial 01 (um) Inclusão do item 6 Registros, inclusão de símbolos e abreviaturas (item 3.1); (dois) Alterações, inclusões e exclusões de benefícios possíveis (item 4.1); alterações na oferta de benefícios (item 4.2.1); eliminação de item Pleito; alteração de quesitos para manutenção dos benefícios (item 4.4); e alteração do tratamento de exceções e omissões (item 7); revisão dos percentuais dos benefícios; inclusão de Benefícios (Convênio Escola, Bolsa Institucional e Bolsa ENEM). Sumário 1. Objetivo 2. Campo de aplicação 3. Conteúdo geral 4. Conteúdo específico 5. Processos relacionados 6. Registros 7. Tratamento das exceções e das omissões 8. Anexos 1. OBJETIVO Este documento visa estabelecer regras para disciplinar e padronizar a concessão de benefícios aos alunos, sob a forma de descontos nas mensalidades dos cursos ministrados no SENAI CETIQT, garantindo-se melhor gestão e controle. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Esta Norma aplica-se aos alunos matriculados. 3. CONTEÚDO GERAL 3.1 Símbolos e abreviaturas DR Departamento Regional CR Coeficiente de Rendimento SINPRO/RJ Sindicato dos Professores Rio de Janeiro GJUR Gerência Jurídica DN Departamento Nacional DITEC Diretoria Técnica CAE Coordenação de Apoio Educacional 3.2 Definições Benefícios são todos os descontos concedidos no valor das mensalidades do aluno, por liberalidade do SENAI CETIQT, e aplicáveis a partir do cumprimento dessa norma.

3 2 / CONTEÚDO ESPECÍFICO 4.1 Benefícios Os benefícios a serem concedidos estão descritos a seguir: Portadores de Diplomas / Transferência Externa Percentual de Desconto: 20% (vinte por cento). Mérito: Curso: concedidos aos alunos que se matricularem em sua 2ª graduação ou que iniciaram o curso em outra Instituição de Ensino Superior, desde que atendam aos critérios estabelecidos em Edital de Portador de Diploma/Transferência Externa, a partir de 1º de setembro de Graduação. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso de Graduação, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: 1) Comprovante de Conclusão do Curso da Graduação. 2) Comprovante de transferência de outra Instituição Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; e Estar adimplente com as mensalidades.

4 3 / 11 Alunos e Ex-alunos do Sistema Indústria (SENAI, SESI, IEL) Percentual de Desconto: 30% (trinta por cento). Mérito: Ex-alunos do Sistema Indústria (SENAI, SESI, IEL), desde que estes tenham atendido os requisitos do Processo de Seleção específico do Curso, a partir de 1º de setembro de Mérito: Alunos do Sistema Indústria, matriculados em novos cursos, a partir de 1º de setembro de 2015, Curso: Técnico, Graduação, Pós-Graduação e Extensão Presencial ou a Distância. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: Ex-aluno: Cópia do certificado, Diploma ou Declaração de Conclusão do Curso. Aluno: Declaração de matrícula do curso em andamento. Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; e Estar adimplente com as mensalidades.

5 4 / 11 Empregados e Dependentes do Sistema Indústria (CNI, SENAI, SESI, IEL e demais Federações das Indústrias) Percentual de Desconto: 20% (vinte por cento). Mérito: Concedidos para colaboradores e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), filhos até 24 anos) das seguintes Entidades: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA-CNI; SENAI Departamento Nacional e Departamentos Regionais; SESI Departamento Nacional e Departamentos Regionais; IEL-Núcleo Central e Unidades Regionais; e Federações das Indústrias dos Estados, desde que os candidatos das referidas Entidades tenham atendido aos requisitos do Processo de Seleção específico do Curso, a partir de 1º de setembro de Cursos: Técnico, Graduação, Pós-graduação, Cursos de Extensão - presencial ou a distância. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: Os empregados e dependentes do Sistema Indústria devem apresentar semestralmente para renovação do benefício: a) Cópia da Carteira de Trabalho Contrato de Trabalho ou Declaração de Entidade do Sistema Indústria comprovando o vínculo. b) Comprovação de grau de parentesco (RG, certidão de nascimento ou outro documento comprobatório). Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; e Estar adimplente com as mensalidades.

6 5 / 11 Convênio Empresa, Escola e Outros Percentual de Desconto: 15% (quinze por cento). Mérito: Cursos: Concedido a sócios, empregados, servidores públicos e estagiários de Empresa Privadas e Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, inclusive, Autarquias, Fundações e Escolas, que celebrarem convênio com o SENAI CETIQT, desde que os candidatos indicados pelas referidos Órgãos e empresas tenham atendido aos requisitos do Processo de Seleção específico do Curso, a partir de 1º de setembro de Técnico, Graduação, Pós-Graduação e Cursos de Extensão - presencial ou a distância. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: Cópia do Contracheque do mês vigente ou Declaração da Empresa informando o vínculo empregatício. Convênio da Empresa, Escola e Outros estar ativo. Apresentar, a cada semestre, para renovação do benefício, documentos que comprovem o vínculo com a instituição conveniada, tais como: Contrato Social ou Estatuto Social; Carteira de Trabalho ou contracheque atual. OBS: As solicitações de celebração de novos convênios devem ser encaminhadas a Diretoria Executiva e Técnica para análise e parecer final. Após a aprovação da Direção, a CAE encaminhará à Gerência Jurídica - GJUR o contrato de convênio para validação.

7 6 / 11 Empresas Associadas a Sindicatos filiados às Federações das Indústrias dos Estados Percentual de Desconto: 20% (vinte por cento) Mérito: Concedido às Empresas associadas aos Sindicatos filiados às Federações das Indústrias, desde que os candidatos indicados pelas referidas empresas tenham atendido os requisitos do Processo de Seleção específico do Curso, a partir de 1º de setembro de Cursos: Técnico, Qualificação, Graduação, Pós-Graduação e Cursos de Extensão - presencial ou a distância. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: Declaração da Empresa indicando o candidato ao Curso Declaração do Sindicato informando se a Empresa é associada ao mesmo Apresentar a cada semestre, para renovação do benefício, documentos que comprovem o vínculo com o Sindicato; Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; e Estar adimplente com as mensalidades.

8 7 / 11 Bolsa Institucional Percentual de Desconto: 30% a 100%. Mérito: Serão concedidos mediante parecer técnico da Gerência de Educação e posterior análise e aprovação da Diretoria Executiva Colegiada do SENAI CETIQT. Para irmãos cursando, simultaneamente, cursos no SENAI CETIQT será concedido a cada irmão, desconto de 30%, sendo dispensado o parecer técnico acima referido. Cursos: Graduação, Pós-Graduação e Cursos de Extensão - presencial ou a distância. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que os beneficiários dos descontos atendam aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: 1) Os beneficiários do desconto deverão estar regularmente matriculados; 2) Os irmãos deverão comprovar o parentesco. Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; Ter atendido os requisitos do Processo de seleção específico ao Curso; e Estar adimplente com as mensalidades.

9 8 / 11 Bolsa ENEM Percentual de Desconto: 30% (trinta por cento) Mérito: Cursos: Concedido aos alunos que comprovem, por meio do boletim do ENEM, nota de corte a partir de 600 pontos e que não tenham zerado a redação, e que tenham atendido aos requisitos do Processo de Seleção específico do Curso, conforme Edital. Graduação. O percentual de desconto será concedido durante o decorrer do Curso, desde que o aluno atenda aos pré-requisitos estabelecidos para manutenção da bolsa, em cada renovação da matrícula. Documentação a ser apresentada: Boletim do ENEM Não ter trancado por mais de 1(um) ano o curso; Ter no período aproveitamento igual ou superior ao CR médio do curso (cálculo para se chegar ao CR médio do curso é uma média ponderada, feita a cada final de semestre, que leva em conta o número de disciplinas, créditos e notas de todos os alunos do curso), com a condição de ser superior a 6,0; Não ter sanção disciplinar; Não ter reprovação por falta; Ter, no máximo, 1 (uma) reprovação, por nota, em cada semestre; Não ter sido reprovado por nota mais de uma vez na mesma disciplina; e Estar adimplente com as mensalidades.

10 9 / Da oferta dos Benefícios Os benefícios serão concedidos desde que haja disponibilidade de vagas ofertadas por cursos, exceto a Bolsa SINPRO/RJ, prevista em Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o SINPRO/RJ e o SEMERJ Na hipótese de empate entre candidatos a um mesmo benefício por vaga, será utilizado como critério de desempate: data e hora de efetivação do protocolo. Caso o empate persista o critério de desempate será o de maior idade Os benefícios não são cumulativos com outras bolsas concedidas pelo SENAI CETIQT Os benefícios concedidos são pessoais e intransferíveis O número final de benefícios oferecidos é uma liberalidade do SENAI CETIQT. 4.3 Da Concessão dos Benefícios Os alunos perceberão o desconto no boleto de suas mensalidades. Em nenhuma hipótese, o aluno fará jus ao ressarcimento do desconto em dinheiro. 4.4 Da Manutenção dos Benefícios A renovação dos benefícios será realizada a cada semestre letivo e estará diretamente ligada ao cumprimento dos pré-requisitos descritos nesta Ordem de Serviço O atendimento aos pré-requisitos será analisado pela Coordenação de Apoio Educacional CAE, que será também a responsável pela elaboração da listagem nominal dos alunos para fins de validação da DEC Os alunos que, quando da entrada em vigor desta Ordem de Serviço, já foram beneficiados com descontos em suas mensalidades, permanecerão vinculados às regras dos atos que regulamentavam os seus respectivos benefícios Os alunos beneficiados com os descontos serão comunicados por meio do protocolo acadêmico Os alunos que perderem os benefícios por descumprimento de qualquer um dos prérequisitos acima descritos, poderão solicitar o benefício apenas no semestre posterior à perda do benefício, adequando-se à política de benefícios vigente.

11 10 / Perda do benefício O não atendimento a qualquer um dos pré-requisitos descritos em cada benefício ficará caracterizado como não aproveitamento acadêmico, perdendo o aluno bolsista o direito ao benefício O aluno que abandonar o curso perderá o benefício e não poderá solicitar renovação É de inteira responsabilidade do aluno a solicitação semestral de renovação para qualquer tipo de bolsa Em quaisquer das modalidades de bolsas, o inadimplemento do aluno por período igual ou superior a 60 (sessenta) dias dará ao SENAI CETIQT o direito de cancelar o respectivo benefício. 5. PROCESSOS RELACIONADOS Concessão de descontos estudantis. 6. REGISTROS Os registros dos benefícios são: Portadores de Diplomas / Transferência Externa 2. Documentação comprobatória do aluno. Alunos e Ex-alunos do Sistema Indústria (SENAI, SESI, IEL) 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória do aluno. Empregados e Dependentes do Sistema Indústria (CNI, SENAI, SESI, IEL e demais Federações das Indústrias) 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória do aluno. Convênio Empresa, Escola e Outros 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória do aluno.

12 11 / 11 Empresas Associadas a Sindicatos filiados as Federações das Indústrias dos Estados 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória do aluno. Bolsa Institucional 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória do aluno. Bolsa ENEM 2. Memorando com a listagem dos alunos bolsistas para a Tesouraria (semestral). 3. Comunicado ao aluno da concessão/renovação de Bolsa (semestral). 4. Documentação comprobatória no dossiê do aluno. 7. TRATAMENTO DAS EXCEÇÕES E OMISSÕES Os casos omissos e as exceções serão tratados pelo Diretor Executivo e pelo Diretor Técnico, na forma do artigo 12, inciso V, do Regimento Interno do SENAI CETIQT A Bolsa de Estudos para Desenvolvimento de Pessoal de Empresa Contribuintes do Adicional é regulamentada pela Instrução de Serviço 01/ Os Programas Acadêmicos como Monitoria e Iniciação Científica, dentre outros, serão tratados em Edital próprio O SENAI CETIQT reserva-se o direito de cancelar os benefícios, previstos neste ato, com exceção ao benefício do SINPRO-/RJ. 8. ANEXOS Não aplicável.

PORTARIA N o 023 de 25/09/2018

PORTARIA N o 023 de 25/09/2018 PORTARIA N o 023 de 25/09/2018 Aprova a Política e a Tabela de Descontos para os alunos regularmente matriculados em cursos e programas da Faculdade Positivo Londrina (FPL). A Diretora Geral da Faculdade

Leia mais

PORTARIA N o 712 de 05/07/2018

PORTARIA N o 712 de 05/07/2018 PORTARIA N o 712 de 05/07/2018 Aprova a Política e a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DO OBJETIVO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DO OBJETIVO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS Cláusula Primeira DO OBJETIVO Estabelecer as regras gerais para a concessão de bolsas, nas mensalidades de alunos regularmente matriculados na Universidade Santo Amaro

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DO OBJETIVO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DO OBJETIVO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS Cláusula Primeira DO OBJETIVO Estabelecer as regras gerais para a concessão de bolsas nas mensalidades de alunos regularmente matriculados na Universidade de Santo Amaro.

Leia mais

PORTARIA N o 480 de 24/03/2017

PORTARIA N o 480 de 24/03/2017 PORTARIA N o 480 de 24/03/2017 Aprova a Política e a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS /1 Aditamento (13/01/2017)

EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS /1 Aditamento (13/01/2017) EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS - 2017/1 Aditamento 1-2017 (13/01/2017) O Diretor Executivo e Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, usando de suas atribuições previstas no Regimento Interno da

Leia mais

EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES

EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES EDITAL 007/2017 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2017-2 A Direção da Faculdade da Indústria São José dos Pinhais, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital,

Leia mais

ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1

ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1 ADITAMENTO Nº 01 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS - 2017/1 O Diretor Executivo, e o Diretor Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, usando de suas atribuições previstas

Leia mais

Art. 2º Revoga-se antigos Regulamentos de Bolsas e Benefícios de semestres anteriores ao referido no caput desta Portaria.

Art. 2º Revoga-se antigos Regulamentos de Bolsas e Benefícios de semestres anteriores ao referido no caput desta Portaria. Diretoria Administrativa da Faculdade de Educação de Bacabal FEBAC PORTARIA Nº 002, DE 30 DE ABRIL DE 2014. Diretrizes para concessão de bolsas e benefícios para o segundo semestre letivo de 2014. O DIRETOR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1 PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS - 2017/1 VAGAS UNIDADE BARRA DA TIJUCA O Diretor Executivo e Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, usando de suas atribuições O Diretor Executivo,

Leia mais

ADITAMENTO Nº 02 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1 UNIDADE RIACHUELO

ADITAMENTO Nº 02 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS /1 UNIDADE RIACHUELO ADITAMENTO Nº 02 AO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS - 2017/1 UNIDADE RIACHUELO O Diretor Executivo, e o Diretor Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, usando de suas

Leia mais

Taguatinga Pistão Sul, CEP: Telefone: (61)

Taguatinga Pistão Sul, CEP: Telefone: (61) ATO ADMINISTRATIVO Nº 01, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o programa de descontos para calouros ingressantes no 1º semestre letivo de 2018, nas mensalidades dos cursos de graduação na modalidade

Leia mais

EDITAL 016/2017 MENSALIDADES PARA INGRESSANTES

EDITAL 016/2017 MENSALIDADES PARA INGRESSANTES EDITAL 016/2017 MENSALIDADES PARA INGRESSANTES 2018-1 A Direção da Faculdade da Indústria São José dos Pinhais, no uso de suas atribuições, torna publico o presente Edital, com informações referentes às

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS PAGOS /2 - UNIDADE RIACHUELO

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS PAGOS /2 - UNIDADE RIACHUELO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAIS PAGOS - 2017/2 - UNIDADE RIACHUELO O Diretor Executivo e o Diretor Técnico, em exercício do SENAI CETIQT, usando de suas atribuições

Leia mais

PORTARIA N o 783 de 26/11/2018

PORTARIA N o 783 de 26/11/2018 PORTARIA N o 783 de 26/11/2018 Aprova a Política e a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas

Leia mais

Art. 2º. Cada modalidade de desconto será regulamentada nos termos desta Resolução.

Art. 2º. Cada modalidade de desconto será regulamentada nos termos desta Resolução. Resolução nº 11/ATHENAS/2017 Define critérios para concessão de descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação nas Faculdades do Athenas Grupo Educacional: Faculdade do Pantanal FAPAN, Faculdade Pimenta

Leia mais

REGULAMENTO. Programa de BOLSA NOTA ENEM FUNCESI

REGULAMENTO. Programa de BOLSA NOTA ENEM FUNCESI REGULAMENTO Programa de BOLSA NOTA ENEM FUNCESI 1. DAS DEFINIÇÕES CURSOS ABRANGIDOS: ADMINISTRAÇÃO, DIREITO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA ofertados pela Fundação

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO CONSUP- Conselho Superior

REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO CONSUP- Conselho Superior REGULAMENTO FINANCEIRO-EAD CARTILHA DO ALUNO / RESPONSAVEL FINANCEIRO 2018.2 CONSUP- Conselho Superior Nossa Cartilha Financeira serve para orientar nossos discentes matriculados nos cursos a distância-ead

Leia mais

MANUAL: REGULAMENTO PARA POLÍTICA DE DESCONTOS COMERCIAIS Farroupilha/RS

MANUAL: REGULAMENTO PARA POLÍTICA DE DESCONTOS COMERCIAIS Farroupilha/RS MANUAL: REGULAMENTO PARA POLÍTICA DE DESCONTOS COMERCIAIS 2017 Farroupilha/RS Novembro, 2016 1 1. PREMISSAS BÁSICAS O presente Manual regra a Política de Descontos Comerciais aplicada para a Rede CNEC

Leia mais

EDITAL Nº 11/2016 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2017

EDITAL Nº 11/2016 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2017 EDITAL Nº 11/2016 POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2017 A Direção da Faculdade da Indústria Curitiba, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, com informações

Leia mais

POLÍTICA DE BOLSAS E DESCONTOS DA FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

POLÍTICA DE BOLSAS E DESCONTOS DA FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA POLÍTICA DE BOLSAS E DESCONTOS DA FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA - 2019 1. POLÍTICA DE DESCONTOS Esta política tem por finalidade disciplinar, padronizar e estabelecer

Leia mais

CURSO TURNO MENSALIDADE 2016 (R$)

CURSO TURNO MENSALIDADE 2016 (R$) EDITAL 04/2016 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016-2 A Direção da Faculdade da Indústria Curitiba, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital,

Leia mais

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar.

1. - DESCONTOS: Quais são, quem tem direito e como solicitar. EDITAL DE REGULAMENTO FINANCEIRO INSTITUCIONAL FACIMED FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL MANTIDA PELA SOCIEDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA Nessa Cartilha constam As informações sobre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 MENSALIDADE 2016 (R$)*

EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 MENSALIDADE 2016 (R$)* EDITAL Nº 11/2015 MENSALIDADES E POLÍTICA DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS PARA INGRESSANTES 2016 O Diretor Geral da Faculdade da Indústria Curitiba, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

POLÍTICA DE INCENTIVOS PARA EDUCAÇÃO PRESENCIAL DA CNEC OSÓRIO

POLÍTICA DE INCENTIVOS PARA EDUCAÇÃO PRESENCIAL DA CNEC OSÓRIO POLÍTICA DE INCENTIVOS PARA EDUCAÇÃO PRESENCIAL DA CNEC OSÓRIO SUMÁRIO 1 PREMISSAS BÁSICAS... 3 1.1 Data de Vencimento... 3 1.2 Cumulatividade de Descontos... 3 1.3 Gestão das Informações Via Sistema Acadêmico...

Leia mais

REGULAMENTO. PROGRAMA DE BOLSAS Instituto Cimas

REGULAMENTO. PROGRAMA DE BOLSAS Instituto Cimas REGULAMENTO PROGRAMA DE BOLSAS Instituto Cimas 1 DO OBJETIVO... 3 DOS DESCONTOS... 3 DA CONCESSÃO... 5 DOS PERCENTUAIS UTILIZADOS NA CONCESSÃO DAS BOLSAS... 5 DO REQUERIMENTO... 6 DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS...

Leia mais

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06.

RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06. RELAÇÃO DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS 01. BOLSA FAMÍLIA 02. BOLSA EX-ALUNO 03. BOLSA FUNDAÇÃO 04. BOLSA P.B.H. 05. BOLSA SAAEMG 06. BOLSA SINPRO 07. BOLSA MEDALHA 08. BOLSA CONVÊNIO 09. DESCONTO ALUNOS MESMA

Leia mais

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 Aprova a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

ATO EDITAL 12/2017 Em 28 de junho de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VENHA PARA O CEUMA IMPERATRIZ

ATO EDITAL 12/2017 Em 28 de junho de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA VENHA PARA O CEUMA IMPERATRIZ O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

Programa de Desconto para Ingressante via Transferência Externa e Outras Captações para o 1º semestre de 2019

Programa de Desconto para Ingressante via Transferência Externa e Outras Captações para o 1º semestre de 2019 Programa de Desconto para Ingressante via Transferência Externa e Outras Captações para o 1º semestre de 2019 DAS DEFINIFIÇÕES Cursos Abrangidos: todos os cursos de graduação ofertados pelo Centro Universitário

Leia mais

Resolução nº. 01/2018. A Diretora da Faculdade CNEC Gravataí, no uso legal de suas atribuições,

Resolução nº. 01/2018. A Diretora da Faculdade CNEC Gravataí, no uso legal de suas atribuições, Resolução nº. 01/2018 Normatiza a Concessão de Descontos Institucionais nas Mensalidades de Graduação, conforme determinado pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC. Resolve: A Diretora da

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares REGULAMENTO - SETOR DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares REGULAMENTO - SETOR DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares REGULAMENTO - SETOR DE BOLSAS E FINANCIAMENTOS Governador Valadares 2014 REGULAMENTO GERAL SETOR DE BOLSAS

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS MÉRITO ENEM 1º SEMESTRE DE 2019 FASAR FACULDADE SANTA RITA

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS MÉRITO ENEM 1º SEMESTRE DE 2019 FASAR FACULDADE SANTA RITA PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS MÉRITO ENEM 1º SEMESTRE DE 2019 FASAR FACULDADE SANTA RITA A FASAR Faculdade Santa Rita torna público o programa de bolsas de estudos Mérito ENEM 1º semestre de 2019, com

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR

REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR REGULAMENTO PROGRAMA BOLSAS DE ESTUDOS E BOLSAS SOCIAIS FACULDADE GUAIRACÁ GUAIRACÁ - ESTUDAR Dispõe sobre a concessão de bolsas de estudos parciais pela Faculdade Guairacá, programa de inclusão de alunos

Leia mais

1. O QUE É A CAMPANHA SUPER ANIVERSÁRIO MULTIVIX?

1. O QUE É A CAMPANHA SUPER ANIVERSÁRIO MULTIVIX? NÍVEL DE ENSINO Graduação EaD ABRANGÊNCIA Polos do Espírito Santo PERIODO LETIVO 2019/2 DISPOSIÇÕES GERAIS O presente Regulamento da campanha Super Aniversário - 20 anos Multivix define os princípios gerais

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PENÍNSULA BOLSAS INICIAIS E RENOVAÇÃO 2º SEMESTRE 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PENÍNSULA BOLSAS INICIAIS E RENOVAÇÃO 2º SEMESTRE 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PENÍNSULA BOLSAS INICIAIS E RENOVAÇÃO 2º SEMESTRE 2015 A Diretora Executiva do INSTITUTO PENÍNSULA, no uso de suas atribuições e em conformidade com as Regulamentações Internas

Leia mais

ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2016.1 O Diretor Executivo do, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Interno do SENAI CETIQT, tendo em vista o que dispõe o Decreto

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/ CAS

RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/ CAS RESOLUÇÃO N o 222 de 19/12/2016 - CAS Estabelece as normas para a concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

RESOLVE, TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1/7 Resolução COP Nº003/2015 - Regulamenta as condições para concessão e manutenção das modalidades de bolsas de estudo e desconto educacionais da Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA O Presidente

Leia mais

1. O QUE É A CAMPANHA SUPER ANIVERSÁRIO MULTIVIX?

1. O QUE É A CAMPANHA SUPER ANIVERSÁRIO MULTIVIX? VALIDADE MULTIVIX São Mateus NÍVEL DE ENSINO Graduação Presencial PERIODO LETIVO 2019/2 DISPOSIÇÕES GERAIS O presente Regulamento da campanha Super Aniversário - 20 anos Multivix define os princípios gerais

Leia mais

CONCESSÃO DA BOLSA INDÍGENA QUERO MINHA BOLSA

CONCESSÃO DA BOLSA INDÍGENA QUERO MINHA BOLSA BOLSA INDÍGENA A mantenedora da Faculdade do Vale do Juruena e Faculdade do Noroeste de Mato Grosso - AJES estabelece, pelo presente Regulamento, critérios e procedimentos para a CONCESSÃO DA BOLSA INDÍGENA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS

PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS A Faculdade Católica de Anápolis tem o objetivo de apoiar estudantes a custearem seus cursos universitários. Para tanto, mantém o Programa de Bolsas

Leia mais

POLÍTICA DE DESCONTOS

POLÍTICA DE DESCONTOS 1. POLÍTICA DE DESCONTOS Esta política tem por finalidade disciplinar, padronizar e estabelecer os procedimentos a serem adotados para concessão de descontos exclusivamente para os alunos dos cursos de

Leia mais

Regulamento da Campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Mérito ENEM, para concessão de bolsas de estudos. O Grupo Anima Educação, torna público o Regulamento do Campanha Mérito ENEM, com inscrições abertas conforme datas e horários estabelecidos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2143/CUN/2015

RESOLUÇÃO Nº 2143/CUN/2015 RESOLUÇÃO Nº 2143/CUN/2015 Dispõe sobre Descontos regulares e de caráter coletivo e/ou as modalidades de bolsas com características de desconto, para atendimento à obrigatoriedade prevista na Portaria

Leia mais

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. O, torna público o Regulamento da Campanha Mérito ENEM 2018/1, com inscrições abertas conforme datas e horários estabelecidos

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DO VESTIBULAR INCOMPANY PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NA UNIDADE ACADÊMICA ITABIRA

REGULAMENTO DO CONCURSO DO VESTIBULAR INCOMPANY PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NA UNIDADE ACADÊMICA ITABIRA REGULAMENTO DO CONCURSO DO VESTIBULAR INCOMPANY PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NA UNIDADE ACADÊMICA ITABIRA O Grupo Anima Educação, por meio de sua controlada FACEB EDUCAÇÃO LTDA., faz saber aos interessados

Leia mais

1.3 A atribuição de bolsas e descontos é de julgamento exclusivo da INSTITUES, salvo condições de obrigatoriedade legal.

1.3 A atribuição de bolsas e descontos é de julgamento exclusivo da INSTITUES, salvo condições de obrigatoriedade legal. REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO E DESCONTOS MENSALIDADE DA FAMA- 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A Faculdade Aldete Maria Alves, doravante denominado FAMA, mantida pela Instituição Ituramense de

Leia mais

TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10

TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10 TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10 Fica aprovado o Regulamento do Sistema de Concessão de Descontos denominado Família 10, destinado aos alunos da UNINOVE e a seus parentes diretos, nas

Leia mais

EDITAL Nº 002/2013 DIGAE/IFRN

EDITAL Nº 002/2013 DIGAE/IFRN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE ATIVIDADES ESTUDANTIS EDITAL Nº 002/2013 DIGAE/IFRN Edital de Abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O 2º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2018 (2018/2)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O 2º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2018 (2018/2) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O 2º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2018 (2018/2) A Direção Geral da Faculdade Monitor, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Recredenciada pela Portaria MEC n. 130, de 27/02/2013 DOU de 28/02/2013.

FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO Recredenciada pela Portaria MEC n. 130, de 27/02/2013 DOU de 28/02/2013. DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 2/2017 - PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO 2017/2 para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica A Faculdade de Direito da Fundação

Leia mais

EDITAL PARA BOLSA DE ESTUDO MODALIDADE CONVÊNIO

EDITAL PARA BOLSA DE ESTUDO MODALIDADE CONVÊNIO EDITAL PARA BOLSA DE ESTUDO MODALIDADE CONVÊNIO 2017.2 A PRESIDENTE DA AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA, no uso de suas atribuições legais, e nomeada pela Portaria nº 1.115/2017, de 12 de

Leia mais

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO . O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018

FACULDADE UNA DE CONTAGEM. Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 FACULDADE UNA DE CONTAGEM Diretoria PORTARIA N 15, DE 26 DE JUNHO DE 2018 A Diretora da Faculdade UNA de Contagem, Profª Tatiane Cristina Franco Puiati, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS. 7h30min às 11h30min 13h30min às 19h30min. Segunda à sexta-feira. 8h às 20 horas. 8h às 12 horas 14 às 20 horas

ANEXO I CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS. 7h30min às 11h30min 13h30min às 19h30min. Segunda à sexta-feira. 8h às 20 horas. 8h às 12 horas 14 às 20 horas Página 1 de 1 ANEXO I CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS Programação Cidade Data Horário Local ARAGUAINA CETEC Araguaina 01/11/2018 a 04/02/2019 Segunda à sexta-feira 7h30min às 11h30min 13h30min às 19h30min SECRETARIA

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO DA FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por objetivo definir os critérios de concessão de bolsas

Leia mais

Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos.

Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, para concessão de bolsas de estudos. A Reitoria da Universidade São Judas Tadeu, torna público o Regulamento da Campanha Bolsa ENEM 2018/1, com inscrições abertas

Leia mais

POLÍTICA COMERCIAL DO SISTEMA FIETO 1. TABELAS DE DESCONTOS: PESSOA JURÍDICA E FÍSICA 1.1.Pessoa Jurídica Tabela 1 - Descontos por categoria de client

POLÍTICA COMERCIAL DO SISTEMA FIETO 1. TABELAS DE DESCONTOS: PESSOA JURÍDICA E FÍSICA 1.1.Pessoa Jurídica Tabela 1 - Descontos por categoria de client POLÍTICA COMERCIAL DO SISTEMA FIETO 1. TABELAS DE DESCONTOS: PESSOA JURÍDICA E FÍSICA 1.1.Pessoa Jurídica Tabela 1 - Descontos por categoria de cliente Pessoa Jurídica CATEGORIA DE CLIENTE DESCONTO (%)

Leia mais

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSA MÉRITO ACADÊMICO COLÉGIO DOM BOSCO 2018 ENSINO MÉDIO

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSA MÉRITO ACADÊMICO COLÉGIO DOM BOSCO 2018 ENSINO MÉDIO POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSA MÉRITO ACADÊMICO COLÉGIO DOM BOSCO 2018 ENSINO MÉDIO O Colégio Dom Bosco procura facilitar a continuidade de estudos a seus alunos, por meio de ações diversificadas e de

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR CORPORATIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU - CAMPUS UNIMONTE

REGULAMENTO DO VESTIBULAR CORPORATIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU - CAMPUS UNIMONTE REGULAMENTO DO VESTIBULAR CORPORATIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU - CAMPUS UNIMONTE A Vice-Reitoria do Centro Universitário São Judas Tadeu faz saber aos

Leia mais

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início do Curso: 26/09/2015. Recessos final de ano: 13/12/2015 a 08/01/ /12/2016 a 14/01/2017. Término das aulas:

INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS. Início do Curso: 26/09/2015. Recessos final de ano: 13/12/2015 a 08/01/ /12/2016 a 14/01/2017. Término das aulas: ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2015.2 Os Diretores Executivo e Técnico do, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do, tendo em vista o que dispõe o Decreto

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS 2018

PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS 2018 PROGRAMA DE BOLSAS DA FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS 2018 A Faculdade Católica de Anápolis tem o objetivo de apoiar estudantes a custearem seus cursos universitários. Para tanto, mantém o Programa de Bolsas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO REGULAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (stricto sensu) (Atualizado em 16 de abril de 2015) CAPÍTULO I Da Matrícula Seção VI Da Transferência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2261/CUN/2016

RESOLUÇÃO Nº 2261/CUN/2016 RESOLUÇÃO Nº 2261/CUN/2016 Dispõe sobre Descontos regulares e de caráter coletivo e/ou as modalidades de bolsas com características de desconto, para atendimento à obrigatoriedade prevista na Portaria

Leia mais

Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, intei- rando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja

Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, intei- rando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja ÍNDICE Este informativo virtual é destinado à leitura on-line, inteirando seu público sem poluir o ambiente, contudo, caso haja necessidade pode ser impresso. INTRODUÇÃO 1 COMO PARTI- CIPAR? 2 COMO FAZER

Leia mais

FORTALEZA 2019 PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL

FORTALEZA 2019 PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL FORTALEZA 2019 Sumário REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL... 3 BIS - Bolsa de Inclusão Social... 3 CAPÍTULO I Do objeto... 3 CAPÍTULO II - Dos Critérios de Participação... 3 CAPÍTULO III

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS EM COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS EM COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS EM COMPUTAÇÃO Resolução 001/2017 do PPgSC: Critérios para Concessão e Manutenção de Bolsas Sob a Responsabilidade do PPgSC.

Leia mais

EDITAL Nº 02 /2017 RESOLVE:

EDITAL Nº 02 /2017 RESOLVE: EDITAL Nº 02 /2017 Edital para concessão de descontos, nas modalidades ingressante de cidades fora dos limites territoriais de Pedreiras MA e Trizidela do Vale MA, Convênios ACIAP E ACIATRI egressos da

Leia mais

CONCESSÃO DA BOLSA ENEM QUERO MINHA BOLSA

CONCESSÃO DA BOLSA ENEM QUERO MINHA BOLSA BOLSA ENEM A mantenedora da Faculdade do Vale do Juruena e Faculdade do Noroeste de Mato Grosso - AJES estabelece, pelo presente Regulamento, critérios e procedimentos para a CONCESSÃO DA BOLSA ENEM oferecida

Leia mais

EDITAL 2018/1 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - MODALIDADE PRESENCIAL

EDITAL 2018/1 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - MODALIDADE PRESENCIAL EDITAL 2018/1 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - MODALIDADE PRESENCIAL O Diretor Executivo e o Diretor Técnico, em exercício, da Faculdade SENAI CETIQT, credenciada

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL DE BOLSAS PARA CALOUROS E VETERANOS DO 2º SEMESTRE DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL DE BOLSAS PARA CALOUROS E VETERANOS DO 2º SEMESTRE DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA EDITAL DE BOLSAS PARA CALOUROS E VETERANOS DO 2º SEMESTRE DE 2017 O Reitor do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, torna público

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1

EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1 EDITAL DE RENOVAÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 2010/1 Dispõe sobre a renovação da concessão de de Estudo aos alunos dos Cursos de Graduação do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). O Reitor do Centro

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 137, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 137, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015. Dispõe sobre regulamentação de oferta de disciplinas isoladas a alunos não regulares dos cursos superiores ofertados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.. O DO INSTITUTO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 23 de dezembro de 2009. (Modificada pela Res. 004/2011 e 005/2012) Regulamenta o Programa de Incentivo à Formação dos Servidores (PROSER) da UFSJ. O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS 2º SEMESTRE FACULDADE GAMA E SOUZA

PROGRAMA DE BOLSA PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS 2º SEMESTRE FACULDADE GAMA E SOUZA PROGRAMA DE BOLSA PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS 2º SEMESTRE FACULDADE GAMA E SOUZA DEFINIÇÃO 1. O programa de bolsa parcial para funcionários públicos consiste em um programa privado da Faculdade Gama e Souza

Leia mais

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17 REGULAMENTO CRÉDITO ESTUDANTIL FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL 2018/1 1. OBJETIVO Para uma formação de excelência, sólida e bem reconhecida se faz necessário dedicação e investimento. O Programa de Crédito

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR

ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR ESCOLA TÉCNICA SENAI/DR/BA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA CURSOS TÉCNICOS PRESENCIAL E SEMIPRESENCIAL SALVADOR MARÇO 2019 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DA ESCOLA TÉCNICA

Leia mais

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL BOLSA AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 06/2014

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL BOLSA AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 06/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL BOLSA AUXÍLIO

Leia mais

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral. Bolsa Aluno Ouvinte

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral. Bolsa Aluno Ouvinte ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2016 Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Bolsa Aluno Ouvinte Bolsa concedida a alunos que se matriculam em disciplinas isoladas,

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017-2 A Academia Juinense de Ensino Superior Ltda, mantenedora da, estabelece, pelo presente Regulamento, critérios e procedimentos para a CONCESSÃO

Leia mais

TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10

TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10 TERMO DE CIÊNCIA - PROGRAMA DE DESCONTOS FAMÍLIA 10 Fica aprovado o Regulamento do Sistema de Concessão de Descontos denominado Família 10, destinado aos alunos da UNINOVE e a seus parentes diretos, nas

Leia mais

ÍNDICE 1 OBJETIVOS ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES DIRETRIZES REGISTRO DA QUALIDADE CONTROLE DE REVISÃO ANEXOS...

ÍNDICE 1 OBJETIVOS ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES DIRETRIZES REGISTRO DA QUALIDADE CONTROLE DE REVISÃO ANEXOS... ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 2 2 ABRANGÊNCIA... 2 3 DEFINIÇÕES... 2 4 DIRETRIZES... 2 5 REGISTRO DA QUALIDADE... 7 6 CONTROLE DE REVISÃO... 8 7 ANEXOS... 9 Responsável Elaboração Andrea Oliveira de Andrade Morais

Leia mais

C O M U N I C A D O. As orientações para cada tipo de bolsa estão descritas no anexo deste Comunicado.

C O M U N I C A D O. As orientações para cada tipo de bolsa estão descritas no anexo deste Comunicado. COMUNICADO NRCA 5/2019 FICAM ESTABELECIDAS AS ORIENTAÇÕES PARA REMATRÍCULA FORA DE PRAZO PARA ALUNOS BOLSISTAS, PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2019. O Coordenador do Núcleo de Registro e Controle Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA MÉRITO ENEM 2019/1, PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH

REGULAMENTO DA CAMPANHA MÉRITO ENEM 2019/1, PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH REGULAMENTO DA CAMPANHA MÉRITO ENEM 2019/1, PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH A Reitoria do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH torna público

Leia mais

Serão oferecidas bolsas de 30% (trinta por cento) aos candidatos classificados e aprovados, obedecidas as seguintes condições:

Serão oferecidas bolsas de 30% (trinta por cento) aos candidatos classificados e aprovados, obedecidas as seguintes condições: REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS VESTIBULAR CORPORATIVO, PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA CURSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JUDAS TADEU CAMPUS UNIMONTE O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIMONTE

Leia mais

Regulamento SUA NOTA ENEM VALE BOLSA DE ATÉ 100%

Regulamento SUA NOTA ENEM VALE BOLSA DE ATÉ 100% Regulamento 2019.1 SUA NOTA ENEM VALE BOLSA DE ATÉ 100% Cáceres, 28 de Janeiro de 2019. A Diretora da Faculdade do Pantanal - FAPAN, no uso de suas atribuições Estatutárias e Regimentais, leva ao conhecimento

Leia mais