25º Encontro do Cooperativismo Catarinense

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "25º Encontro do Cooperativismo Catarinense"

Transcrição

1 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 25º Encontro do Cooperativismo Catarinense 07 a 09 de setembro de 2012 PALMITOS SC REGULAMENTO TÉCNICO

2 ATLETISMO Art. 1º - A MODALIDADE DE ATLETISMO será disputada de acordo com as Regras Internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Atletismo e pelo que dispuser este Regulamento. Art. 2º - Cada Cooperativa poderá inscrever até dois atletas por naipe e Prova (Masculino e Feminino) sendo um Titular e um Reserva. a) Na confirmação das provas, o atleta, obrigatoriamente, deverá apresentar documentos oficiais de identificação; b) Para os revezamentos, os integrantes serão necessariamente funcionários de uma única cooperativa, com a mesma Razão Social; c) Cada atleta poderá participar de 1 (UMA) prova Individual e 1 (um) revezamento. Art. 3º - Serão realizadas as seguintes provas na modalidade de atletismo: Corrida 100 metros Corrida 400 metros Corrida 3000 metros Revezamento 4X100 Art. 4º - O sorteio das raias, a ordem para os lançamentos, será efetuada no momento da confecção das sumulas, cujos técnicos e atletas interessados poderão presenciar. Art. 5º - Caso haja mais de uma eliminatória as raias serão disponibilizadas conforme tempo da primeira eliminatória. BOCHA Art. 1º - As competições de bocha Masculino e Feminino serão de acordo com as regras oficiais da modalidade, adotada pela Confederação Brasileira de Bocha e pelo que dispuser este regulamento. Nessa modalidade pode ser inscrito 100% de associados. Art. 2º - Para a competição de bocha será adotada a cancha de areia e carpet (Femenino em cancha de areia e masculino em cancha de capet). Art. 3º - Número de inscritos: 5 (cinco) atletas, sendo que 2 (dois) são reservas podendo as equipes efetuar 01(uma) alteração por partida.

3 Art. 4º - A competição será realizada na categoria trios, em 12 (doze) pontos, contando-se 01(um) ponto por bola. Porém a forma de pontuação poderá ser modificada pela organização dependendo do número de participantes inscritos visando o termino da competição dentro do tempo disponível. Art. 5º - Será obrigatório o uso de sapatilha sem trava ou calçado tipo tênis com solado liso. Art. 6º - As equipes deverão apresentar-se uniformizadas, o não cumprimento caracterizará WO. Art. 7º - Quando duas ou mais equipes chegarem ao final em igualdade de pontos, os critérios para o desempate serão: Duas equipes: a) Confronto direto. Persistindo o empate ou quando envolver Três ou mais equipes: a) Saldo de pontos nas partidas realizadas entre si, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; b) Maior número de pontos obtidos nas partidas realizadas entre si, na fase ou etapa em que aconteceu o empate; c) Menor número de pontos sofridos nas partidas realizadas entre si, na etapa ou fase em que ocorreu o empate; d) Saldo de pontos em todas as partidas da etapa ou fase em que ocorreu o empate; e) A decisão será pela soma dos pontos, em todas as partidas da fase ou etapa em que ocorreu o empate; f) Persistindo, haverá sorteio. Art. 8º - Na cancha, somente será permitida a presença de atletas e árbitros, os quais deverão permanecer dentro das linhas demarcatórias por ocasião dos lançamentos. Art. 9º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos;. Empate 01 ponto Derrota 00 ponto; Art. 10º - Será terminantemente proibido fumar ou tomar bebidas alcoólicas durante as partidas.

4 O atleta que infringir esta regra será substituído. Caso a equipe já tenha efetuado uma substituição, o atleta será desqualificado com as respectivas bochas (bolas). Art. 11º - O tempo máximo para lançamento de cada bola é de no máximo 01 (um) minuto, tempo este que será observado pelo árbitro da partida. BOCHA 48 Art. 1º - As competições de bocha 48 (quarenta e oito) serão de acordo com as regras oficiais da modalidade, adotada pela Confederação Brasileira de Bocha e pelo que dispuser este regulamento. Art. 2º - Cada equipe poderá inscrever um máximo de 8 (oito) e um mínimo de 5 (cinco) atletas, sendo que poderão jogar 8 (oito) e serão descartados os 3 (três) que fizerem o menor numero de pontos, (valerá a pontuação de 5 (cinco)). Art. 3º - Cada atleta terá 20 (vinte) arremessos, sendo que a pontuação será 4 (quatro) pontos para bola normal e 12 (doze) pontos para o bolim, sendo a contagem acumulada se o bolador derrubar mais que uma bocha no arremesso. Art. 4º - A equipe que iniciar a partida jogará consecutivamente 10 (dez) bochas todos os atletas na sequencia, os outros atletas das cooperativas jogarão as 10 (dez) bochas sucessivamente até o término da rodada. Após inicia-se novamente a rodada e os atletas jogarão as outras 10 (dez) bochas restantes fechando assim os 20 (vinte) arremessos por atleta. Art. 5º - Para dar inicio a rodada será feito sorteio por sequencia, para a segunda rodada seguirá a sequencia da primeira. Art. 6º - Não será permitido ultrapassar a área de jogo ao jogar a bocha, podendo, no entanto, o bolador pisar em cima da risca divisória. Art. 7º - No local dos jogos haverá uma demarcação sendo a distância mínima de um metro, para evitar a invasão da cancha, em caso da invasão ser notadamente de um elemento ligado diretamente a uma equipe será advertido e em caso de reincidência o atleta e a equipe poderão ser punidos. Art. 8º - A distancia de arremessos desde a risca divisória até o bolim, será observado o tamanho oficial, não sendo permitidas alterações. Art. 9º - Será caracterizado WO quando ultrapassados 10 (dez) minutos do horário estipulado para inicio da partida, também caracteriza WO se a equipe sem justa causa abandonar o jogo.

5 Art. 10º - O peso das bochas para arremesso devera obedecer as regras oficiais, as bochas normais deverão estar dispostas no cepo em forma de losango, sendo que o bolim estará disposto no meio. Art. 11º - O atleta que estiver na pista para jogar, está expressamente proibido de beber bebidas alcoólicas e fumar. Art. 12º - O atleta não poderá jogar descalço. Art. 13º - As equipes deverão estar uniformizadas, observando-se somente a camisa. Art.14º - A classificação final será feita pela soma dos pontos feitos na rodada. Art. 15º - Serão classificadas as primeiras 4 (quatro) equipes para disputa final com direito a 10 (dez) arremessos por atleta, a largada será feita pela equipe que estiver em quarto lugar e assim sucessivamente. Art. 16º - Em caso de empate será adotado o seguinte critério de desempate: a) Maior número de 28, 24,20 e assim sucessivamente até o menor número de 0 (zero) ponto; b) Sorteio. Art. 17º Cada equipe pode escalar um fiscal para acompanhar a marcação dos pontos. Art. 18º - Os casos omissos neste regulamento serão analisados pelo coordenador da modalidade e pela CCO. BOLÃO Art. 1º- A MODALIDADE DE BOLÃO (bola 23) será regida pelas regras oficiais adotadas pela Federação de Bolão e pelo que dispuser este regulamento. Art. 2º - Cada equipe pode inscrever até 07 (sete) atletas, sendo que 2 (dois) serão reservas. Nessa modalidade pode ser inscrito 100% de associados. Art. 3º - Para uma partida, a equipe será composta de, no máximo, 5 (cinco) e no mínimo de 4 (quatro) atletas, sendo que jogam 5 (cinco) e marcam 04 (quatro), sendo 01(um) descarte (menor resultado).

6 Art. 4º - Competirá sempre um atleta por vez de cada equipe, alternadamente em cada pista, sendo um total de 20 (vinte) bolas, cada um jogara 05 ( cinco) bolas em cada pista, iniciando pela pista 1(um) Art. 5º - As partidas que terminarem empatadas serão decididas em favor da equipe que obteve o maior número de 9, 8, 7,...Persistindo ainda a recisão será por sorteio. Art. 6º - O Sistema de Disputa será o de produção, em 2 (duas) passadas. Art. 7º - As bolas deverão ter as dimensões máximas de 23 (vinte e três) centímetros e o peso máximo de 11(onze) quilos, podendo ser de 2 (dois) ou 3 (três) furos. Cada atleta trará a sua bola, sendo que a mesma passara pelo medidor antes do inicio do jogo. Art. 8º - Durante o tempo que estiverem na pista, atletas e técnicos não poderão fumar ou tomar bebidas alcoólicas, não podendo também se ausentar da pista sob a pena de serem desclassificados. Art. 9º - Atletas e técnicos deverão estar uniformizados e cumprir as determinações dos árbitros, o não cumprimento resultará na exclusão da equipe da competição. CANASTRA LIVRE Art. 01º A MODALIDADE DE CANASTRA será disputada de acordo com o que dispuser esta regulamentação. Art. 02º - Cada equipe poderá inscrever até 3 (três) atletas, sendo 1 (um) reserva. Art. 03º - Será constituído de 11(onze) cartas para cada jogador. Art. 04º - O jogo será decidido em única partida de (dois mil) pontos. Art. 05º - A distribuição das cartas será feita pelo jogador que tirar a carta de maior valor. Art. 06º - O baralho deve ser embaralhado pelo saidor anterior, que também irá distribuir as cartas para os mortos. Art. 07º - A primeira carta a ser distribuída será a do jogador saidor.

7 Art. 08º - O jogo chegará ao término quando uma das equipes conquistar (dois mil) pontos, obtendo um saldo maior que a equipe adversária, sendo que a pontuação acima de (dois mil) será contabilizada. Art. 09º - Dados a serem observados na contagem dos pontos: a) Canastra: Limpa: 200 (duzentos) pontos; Canastra Suja: 100 (cem) pontos; Canastra de Coringas: 500 (quinhentos) pontos; b) Valor de cada carta: 10 (dez) pontos; c) Batida: 100 (cem) pontos; d) Morto perdido: -100 (menos cem) pontos; Art. 10º - Somente será permitido trinca de ÁS, CORINGAS TRÊS e REI. Art. 11º - Os jogos serão disputados com dois mortos, sendo que cada equipe poderá pegar apenas 1 (um). Quando uma equipe não pegar o morto, a mesma será penalizada com a perda de 100 (cem) pontos. Art. 12º - Para pegar o morto pode-se bater com descarte e sem canastra. Art. 13º - Para o bate final é necessário ter pelo menos 1 (uma) canastra. Art. 14º - A dupla perderá 100 (cem) pontos referentes ao morto, no caso de já terem pegado, mas sem oportunidade de descarte, inclusive, no caso de acabarem as cartas de compra do jogo, pois o morto não voltará para a mesa como carta de compra. Art. 15º - O jogador que ficar com uma só carta (pica-pau) não poderá juntar cartas do lixo. Art. 16º - A canastra poderá ser limpa a qualquer momento do jogo, bastando para isso que se coloquem todas as suas cartas em suas legítimas posições. Art. 17º - O jogador deverá manter as cartas na mão e sobre a mesa, ou simplesmente sobre a mesa. Art. 18º - Quando terminarem as cartas vivas (mesa), o jogo será encerrado após o descarte do jogador que comprou a última carta viva (mesa), passando-se em seguida à contagem de pontos, como manda o regulamento. Art. 19º - A contagem de pontos, após o bate final, poderá ser conferida pela dupla adversária.

8 Art. 20º - Será permitido o uso de um coringa em cada jogo, sendo que o mesmo poderá ser colocado em qualquer posição, porém quando estiver no seu próprio lugar (lugar do dois no mesmo naipe) não será considerado coringa. Art. 21º - Quando duas ou mais equipes terminarem em igualdade de pontos, serão empregados os seguintes critérios de desempate: Duas equipes: a) Confronto direto. Persistindo ou quando envolver Três ou mais equipes: a) Saldo de pontos nas partidas realizadas entre si na fase ou etapa em que ocorreu o empate; b) Saldo de pontos em que todas as partidas realizadas na etapa ou fase em que ocorreu o empate; c) Persistindo, o sorteio definirá a classificação. Art. 22º - Penalidades: a) No caso de uma equipe não baixar jogo (não baixou nada), e a outra bater o jogo a dupla será penalizada com 300 (trezentos) pontos; b) Em caso de alguma equipe baixar jogo irregular na mesa, a mesma será punida com 50 (cinquenta) pontos; c) Ocorrendo irregularidade no Bate Final, a mesa será encerrada e o infrator punido com 300 (trezentos) pontos e não poderá contar os pontos baixados de seu jogo, contando-se, porém os pontos de seus adversários; d) Atitudes, gestos ou sinais que caracterizem vantagens e se comprovadas pelo fiscal, caracterizam penalização de 50 (cinquenta) pontos; e) Os pontos provenientes de penalidades do item b, c e d terão que ser creditados imediatamente à equipe não infratora. Se ao creditar os pontos, a equipe atingir (dois mil) pontos será declarada a vencedora; f) Em caso de atitudes antidesportivas ou de indisciplina, a dupla poderá ser desclassificada. DOMINÓ Art. 01º- A MODALIDADE DE DOMINÓ será disputada no formato misto. Art. 02º - Cada equipe poderá inscrever até 3 (três) atletas sendo 1 (um) reserva. Art. 03º - Um jogo será disputado em 1 (uma) partida vencedora de 150 (cento e cinquenta) pontos, obtendo um saldo maior que a equipe adversária, sendo que a pontuação acima de 150 (cento e cinquenta) será contabilizada.

9 Art. 04º - Para cada início de partida, as pedras serão embaralhadas pelo fiscal, cabendo à saída para quem tiver o Double 6 (seis). Nas demais quedas, as pedras serão embaralhadas pelo jogador saidor da partida finda, sendo este o último jogador a comprar, cabendo à saída ao jogador colocado à sua direita. Art. 05º - As pedras deverão ficar obrigatoriamente, sobre a mesa, dispostas em uma fileira. Art. 06º - Joga-se com qualquer número de doublés, ou pedras do mesmo naipe. Art. 07º - Verificando-se empate na contagem de pontos provenientes de uma fecha, seja obrigatório ou não, perderá a dupla que fechou. Art. 08º - Somente será permitido que os atletas levantem-se da mesa depois de autorizado pelo fiscal da partida. Art. 09º - Penalidades: a) Atitudes, gestos ou sinais que caracterizem vantagens, e se comprovadas pelo fiscal, caracterizam penalidade de 20 (vinte) pontos; b) Passar com pedra na mão, ignorando ter, será penalizado com 40 (quarenta) pontos, sendo a queda considerada finda; c) Gato, caracteriza-se pela colocação indevida de uma pedra na mesa. Será penalizado com 30 (trinta) pontos; d) Mostrar ou derrubar uma ou mais pedras: a dupla será penalizada com 10 (dez) pontos; e) Todos os pontos provenientes de penalidades terão que ser creditados imediatamente à equipe não infratora. Se ao creditar os pontos, a equipe atingir 150 (cento e cinquenta) pontos será declarada a vencedora; f) Em caso de atitudes antidesportivas ou de indisciplina, a dupla poderá ser desclassificada. Art. 10º - Empate. Duas equipes: a) Confronto direto. Persistindo ou quando envolver Três ou mais equipes: a) Saldo de partidas nos jogos realizados entre si, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; b) Saldo de pontos nas partidas dos jogos realizados entre si, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; c) Saldo de pontos nas partidas dos jogos realizados na fase ou etapa em que ocorreu o empate;

10 d) Saldo de partidas nos jogos realizados na fase ou etapa em que ocorreu o empate. Art. 11º - Para efeito de classificação, a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos; Derrota 00 ponto; FUTSAL Art. 01º- A MODALIDADE DE FUTSAL resguardado o previsto neste regulamento, será disputada de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Art. 02º- As partidas serão disputadas em dois períodos de 15 (quinze) minutos corridos cada, com intervalo de 3 (três) minutos, sendo que o ultimo minuto será com a cronometragem oficial. Art. 03º- Cada equipe será composta de 12 (doze) atletas dos quais serão relacionados em sumula e deverão ser identificados antes do inicio de cada partida. Art. 04º- Critérios de desempate: Quando duas ou mais equipes chegarem ao final da fase classificatória em igualdade de pontos, adotar-se-ão os seguintes critérios: Duas equipes: a) Confronto direto no jogo realizado no turno ou grupo na etapa ou fase da promoção em que ocorreu o empate; b) Defesa menos vazada nas partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; c) Saldo de gols nas partidas realizadas no grupo ou turno, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; d) Maior número de gols marcados nas partidas realizadas no turno ou grupo, etapa ou fase em que ocorreu o empate; e) Melhor disciplina: Cartão vermelho, cartão amarelo; f) Persistindo ainda o empate, o sorteio definirá a classificação. Três ou mais equipes: a) Número de vitórias nas partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate;

11 b) Defesa menos vazada nas partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; c) Saldo de gols nas partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; d) Maior número de gols nas partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; e) Saldo de gols em todas as partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; f) Defesa menos vazada em todas as partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; g) Maior número de gols marcados em todas as partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; h) Melhor disciplina: Cartão Vermelho, cartão amarelo; i) Persistindo ainda o empate, o sorteio definirá a classificação. Art. 05º- Nas partidas finais, ou quando houver necessidade de apontar um vencedor, conforme o sistema de disputa, ocorrendo empate no tempo regulamentar será (ao) decidido(s) através de uma série de 3 (três) penalidades máximas cobradas por jogadores diferentes e de forma alternada. Persistindo ainda o empate, a decisão será através da cobrança de uma penalidade máxima, ou de quantas for necessária, cobrada(s) na mesma ordem da série anterior, com os mesmos atletas, até que se conheça o vencedor. Art. 06º- As punições por cartões seguirão as determinações da regra da modalidade, sendo que, referente ao cartão vermelho, o atleta deverá cumprir uma partida de suspensão e, se for o caso, cumprir o resultado do julgamento, sendo que o mesmo (cartão vermelho ou julgamento) é cumulativo para as fases seguintes. Art. 07º- A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios: Art. 8º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos;. Empate 01 ponto Derrota 00 ponto; FUTEBOL SETE Art. 01º- A MODALIDADE DE FUTEBOL SETE adotará as regras da modalidade e o que dispuser este regulamento. Art. 02º- Cada equipe poderá inscrever até 12 (doze) atletas, os quais deverão ser identificados antes da 1ª(primeira) partida da fase ou etapa em disputa.

12 Art. 03º- Número de jogadores: 7 (sete) contando com o goleiro. Nenhuma partida poderá iniciar ou ter continuidade com número inferior a 6 (seis) jogadores numa equipe. Art. 04º- Será livre o número de substituições, devendo o atleta substituto informar à mesa o número do substituído e realizar a substituição na área reservada de 4 (quatro) metros; o atleta substituído poderá retornar ao jogo em nova substituição. Art. 05º- A equipe, tanto em quadra como no banco, poderá ser completada a qualquer momento do jogo, desde que o atleta tenha sido relacionado antes do inicio da partida. Art. 06º- Para que isso seja possível, todos deverão estar relacionados, em súmula, no início da partida. Art. 07º- É proibido o uso de calçado com solado de couro ou pneu, ki-chute ou chuteira, mesmo que com travas desgastadas. Art. 08º- Somente poderão ficar dentro da área do campo os atletas, árbitros e dirigentes inscritos. Art. 09º- Arremesso de meta é exclusivo do goleiro e deverá ser feito com as mãos. Art. 10º- Não será válido o gol de arremesso (com as mãos) do goleiro. Art. 11º-Não haverá impedimento. Art. 12º- Os jogos poderão ser dirigidos por um ou dois árbitros. Art. 13º- O árbitro utilizará cartões amarelo e vermelho. Art. 14º- O atleta punido com um vermelho deverá cumprir automaticamente uma partida de suspensão, podendo vir a sofrer outras sanções por parte do conselho de julgamento. Art. 15º- A partir da 6ª (sexta) falta marcada pela mesma equipe, a equipe adversária terá direito ao tiro livre sem barreira (cada falta um tiro livre depois da 5ª falta). Art. 16º- Quando da cobrança do tiro livre sem barreira, todos os atletas, exceções feitas ao goleiro e ao batedor, deverão ficar a uma distância de 5 (cinco) metros atrás da linha da bola.

13 Art. 17º- As partidas serão divididas em dois períodos de 15 (quinze) minutos na categoria livre e em 2 (dois) períodos de 15 (quinze) minutos na categoria Máster, com intervalo de 05 (cinco). Art. 18º- Nas partidas finais ou havendo necessidade de se apontar um vencedor em função do sistema de disputa, a(s) partida(s) que terminar (em) empatada(s) será (ao) decidida através de uma série de 3 (três) penalidades máximas cobradas por diferentes jogadores e de forma alternada e que estiverem relacionados. Persistindo ainda o empate, a decisão será feita através da cobrança de 1 (uma) penalidade máxima, ou de quantas forem necessárias, cobrada(s) com os mesmos atletas que terminaram a partida, até que se conheça o vencedor. Art. 19º- A idade mínima para o Futebol sete sênior será 35 (trinta e cinco) anos nascidos até 31/12/76 com exceção dos goleiros que poderão ter 30 (trinta) anos nascidos 31/12/82. Art. 20º- Critérios para desempate: Ocorrendo empate na classificação, em fase ou etapa, turno ou grupo, empregar-se-ão os seguintes critérios: Duas equipes: a) Confronto direto no jogo realizado no turno ou grupo na etapa ou fase da promoção em que ocorreu o empate; b) Defesa menos vazada nas partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; c) Saldo de gols nas partidas realizadas no grupo ou turno, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; d) Maior número de gols marcados nas partidas realizadas no turno ou grupo, etapa em que ocorreu o empate; e) Melhor disciplina: Cartão vermelho, cartão amarelo; f) Persistindo ainda o empate, o sorteio definirá a classificação. Três ou mais equipes: a) Defesa menos vazada nas partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; b) Saldo de gols nas partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; c) Maior número de gols nas partidas realizadas entre si, no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; d) Defesa menos vazada em todas as partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; e) Saldo de gols em todas as partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate;

14 f) Maior número de gols marcados em todas as partidas realizadas no turno ou grupo, na fase ou etapa em que ocorreu o empate; g) Melhor disciplina: Cartão Vermelho, cartão amarelo; h) Persistindo o empate, o sorteio definirá a classificação. Art. 21º- A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios: Vitória 03 pontos;. Empate 01 ponto Derrota 00 ponto; FUTEBOL DOS PRESIDENTES. PARAGRAFO ÚNICO A modalidade Futebol Dos Presidentes seguirá o mesmo regulamento da Modalidade Futebol Sete. Porém a participação dos presidentes acrescentará 15 (quinze) pontos na somatória geral para a Cooperativa a qual fizer parte. TÊNIS DE MESA Art. 01º- A MODALIDADE DE TÊNIS DE MESA será realizada de acordo com as Regras Oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e pelo que dispuser este regulamento. Art. 02º- Poderão ser inscritos até 2 (dois) atletas por naipe sendo que 1(um) será reserva. Art. 03º- A classificação será por pontos ganhos seguindo o critério da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. A disputa será realizada em melhor de 05 (cinco) set, até 11 pontos. Art. 04º- ocorrendo em empate na classificação, em turno ou grupo, serão adotados os seguintes critérios de desempate: a) Entre 2 (dois) atletas confronto direto. b) Entre 3 (três) ou mais atletas. Saldo de sets Saldo de games

15 Maior numero de sets ganhos Maior numero de games ganhos Sorteio Art. 05º- O atleta deverá trazer sua raquete que deverá ser revestida de borracha. Art. 06º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos; Derrota 00 ponto; TÊNIS DE CAMPO Art. 01º- A MODALIDADE DE TÊNIS DE CAMPO será realizada de acordo com as Regras Oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Tênis de Campo e pelo que dispuser este regulamento Art. 02º- Poderão ser inscritos até 6 (seis) atletas; categoria individual até 2 (dois) atletas e categoria dupla até 4 (quatro) atletas. O mesmo atleta não pode participar das duas categorias. a) As equipes serão formadas por atletas da categoria individual ou dupla; b) As disputas serão por equipes entre as cooperativas participantes; c) As equipes deverão fornecer a mesa anotadora 15(quinze) minutos antes do jogo a relação dos atletas que irão participar da partida. Art. 03º- CONTAGEM NO TIE BREAKER E PONTOS: a) A contagem de pontos será da seguinte forma; e mais o ponto que fecha o game, ou seja, não haverá vantagem nem desvantagem para ambas as equipes quando as mesmas estiverem em 40-40, quem fizer o próximo ponto será o vencedor do game; b) Se houver necessidade do tié breaker o mesmo deve ser até 7 (sete) pontos para fechar o game sem vantagem ou diferença de 2 (dois) pontos; c) O jogador (ou dupla) que serviu primeiro no tié breaker, deve ser recebedor no set seguinte, o tié breaker ira somente até 7 (sete) pontos sem vantagens para ambos os lados, para iniciar o jogo será feito sorteio para ver quem ira sacar primeiro. Art. 04º- NÚMERO MÁXIMO DE SETS a) O número Máximo de sets para uma partida deve ser de 3 (três);

16 b) Se a competição for disputada em chave única os jogos serão todos contra todos quem somar o maior número de vitórias e pontos durante a competição será considerado campeão e sucessivamente vice-campeão e terceiro lugar; c) Se a competição for disputada em 2 (duas) ou 3 (três) chaves serão disputados dois set normais e um set longo até 10 (dez) pontos sem vantagem ou desvantagem para determinar o vencedor da referida partida. Art. 05º- CONDIÇÕES GERAIS a) Em caso de lesão de um atleta durante a partida, se o mesmo não estiver condições de continuar o jogo será considerado perdedor da referida partida; b) Se uma equipe não comparecer para a partida, a equipe será considerada perdedora W.O, ou seja, 3 x 0 anotado na sumula do jogo; c) Não será permitida a substituição de atletas no mesmo jogo; d) Cada equipe poderá inscrever 2 (dois) atletas e 1(um) dirigente na categoria individual e 4(quatro) atletas e 1(um) dirigente na categoria dupla; e) Em caso de chuva ou qualquer outro motivo que venha interromper a competição dentro do prazo determinado, será considerado campeão a equipe que tiver os melhores resultados por índice de aproveitamento; f) Cada jogador devera portar seus próprios equipamentos (raquete e bola) para a competição; g) Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas dentro da quadra de jogo; TRUCO Art. 01º- A MODALIDADE DE TRUCO será disputada de acordo com a REGULAMENTAÇÃO ABAIXO, no naipe livre em duplas. a) A equipe poderá inscrever até 3 (três) atletas, sendo que 1 (um) é reserva; b) O baralho usado será do tipo ESPANHOL; c) O jogo será disputado em melhor de 3 (três) partidas de até 12 (doze) pontos, ou da forma que a organização decidir devido ao tempo para realização do evento. d) A saída do jogo caberá ao atleta que virar a carta maior; e) Se, na distribuição das cartas, venha virar 1 (uma) carta sobre a mesa, à jogada será anulada, havendo nova distribuição de cartas pelo mesmo carteiro; f) O jogo será desenvolvido pelo método tombo da última carta ; g) É permitido o desfiamento das cartas na mão (ao embaralhar); h) As cartas devem ser dadas em sequencia, no sentido anti-horário, 1 (uma) a 1(uma), até 3 (três) para cada jogador e o tombo na 13 (décima terceira) carta (virada);

17 i) O cortador do baralho não poderá fazer montinhos (somente corte seco); se cortadas às cartas estas deverão ser distribuídas por baixo; j) Se não cortar, o encarregado do corte deve determinar se as cartas devem ser dadas por cima ou por baixo; k) O cortador poderá ver a 1ª (primeira) carta antes de passá-la para o companheiro; l) O carteiro poderá ver 1 (uma) das cartas antes de passá-la ao companheiro; m) Quando o carteiro errar o número de cartas deverá passar o maço para frente; n) Na 1ª (primeira) vaza, ninguém pode encobrir cartas; o) Havendo empate nas 3 (três) vazadas, sem trucada, ninguém ganha ponto, passa-se o maço para frente; p) Em caso de empate na primeira vaza (havendo trucado ou não), a jogada poderá ser decidida até a 3ª (terceira) vaza, observando o seguinte: Quem truca ou retruca carta exposta perde em caso de empate; Quem truca ou retruca no escuro joga pelo empate; q) Em qualquer situação do jogo, quem truca ou retruca carta exposta perde em caso de empate; r) Na última vaza, joga pelo empate quem matou a primeira vaza, respeitando o disposto na letra q. s) Nenhum jogador poderá ver a boca do baralho ou carta de cima; t) A dupla com 11(onze) pontos poderá olhar suas cartas mutuamente para decidir se vai ou não para o jogo. A dupla adversária também poderá olhar suas cartas mutuamente; u) A dupla com 11(onze) pontos, se jogar e não vencer, a dupla adversária ganha 3 (três) pontos; v) Não serão permitidas delongas durante o jogo, isto é namorar o baralho; w) Não será permitido conversar durante a partida usando palavras ou frases que caracterizam vantagem para a dupla, tais como: mata a primeira, joga a mais alta, não tenho nada, vou para lá, etc.. Sendo permitidos sinais (não verbais).ocorrendo a infração, a dupla perderá 1 (um) ponto se não houve trucada, ou 3 (três), 6 (seis), 9 (nove) ou 12 (doze), se houve o truco ou o retruco ; x) Os jogadores devem respeitar-se mutuamente, sob pena de advertência, cuja decisão será do Coordenador da Modalidade; y) Quando as 2 (duas) duplas estiverem na mão de 11 (onze), será decidido na escurinha ; z) Quando as duas equipes estiverem em mão de 11 (onze) e um dos componentes olhar a carta do companheiro ou sua própria carta antes de ser a sua vez de jogar, perderá a partida; aa) Estando uma das duplas com 11 (onze) pontos, e um dos jogadores de qualquer das duplas trucarem o jogo, perderá a partida; bb) Em caso de atitudes anti-desportivas ou de indisciplina, a dupla poderá ser desclassificada; Art. 2º - Ocorrendo empate em qualquer fase ou etapa, os critérios adotados serão os seguintes: Duas equipes:

18 a) Confronto direto. Persistindo o empate ou quando envolver três ou mais equipes: a) Saldo de pontos nas partidas realizadas entre si, na etapa ou fase em que ocorreu o empate; b) Saldo de pontos em todas as partidas realizadas na etapa ou fase em que ocorreu o empate; c) Sorteio. Art. 3º - Qualquer situação não prevista no regulamento técnico desta modalidade deverá ser decidida no Congresso Técnico. VÔLEI DE AREIA Art. 1º- A MODALIDADE DE VOLEI DE AREIA será baseada nas regras oficiais e pelo que dispuser este regulamento, sendo disputada em duplas. Art. 2º - A equipe poderá inscrever até 3 (três) atletas, sendo 2 (dois) titulares e 1 (um) reserva em cada naipe. Art. 3º - A equipe poderá realizar apenas 1 (uma) substituição por jogo, sem direito a retorno. Art. 4º - O uniforme será composto de camisa de cores padrão e, obrigatoriamente, as duplas deverão ser numeradas, seja nas camisas ou até mesmo no braço, com pincel atômico. Art. 5º - Os jogos serão disputados em um único set de 21(vinte e um) pontos e no sistema TIE-BREAK. Art. 6º- Critérios de desempate, quando 2 (duas) ou mais equipes chegarem ao final da fase classificatória em igualdade de pontos serão adotados os seguintes critérios: Duas equipes: a) Confronto direto. Persistindo ou quando envolver Três ou mais equipes: a) Saldo de pontos nas partidas realizadas entre si, na etapa ou fase; b) Saldo de pontos de todas as partidas (sempre na fase ou etapa em que ocorreu o empate); c) Persistindo o empate, haverá sorteio. Art. 7º - Haverá troca de quadra quando 1 (uma) das equipes alcançar 10 (dez) pontos, permitindo um intervalo de 01 (um) minuto.

19 Art. 8º- As alturas das redes serão oficiais, isto são 2,43m no masculino e 2,24m no feminino. Art. 10º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos; Derrota 00 ponto; VOLEIBOL Art. 01º- A MODALIDADE DE VOLEIBOL será disputada de acordo com as Regras Oficiais e pelo que dispuser este Regulamento. Art. 2º- A equipe poderá inscrever até 12 (doze) atletas, os quais deverão ser identificados antes da 1ª (primeira) partida da fase em disputa. Art. 3º - As partidas serão disputadas em 2 (dois) sets de 25 (vinte e cinco) pontos. No caso de necessidade de um 3º (terceiro) set este será de 15(quinze) pontos. Art. 4º - Critérios de desempate, quando duas ou mais equipes chegarem ao final da fase classificatória em igualdade de pontos serão adotados os seguintes critérios: Duas equipes: a) Confronto direto. Persistindo ou quando envolver três ou mais equipes: a) Saldo de sets nas partidas realizadas entre si na etapa ou fase; b) Saldo de pontos nos sets nas partidas realizadas entre si na etapa ou fase; c) Saldo de sets em todas as partidas realizadas entre si na etapa ou fase; d) Saldo de pontos nos sets de todas as partidas (sempre na etapa ou fase em que ocorreu o empate); e) Persistindo empate, haverá sorteio. Art. 5º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos; Derrota 00 ponto; XADREZ Art. 1º- A MODALIDADE DE XADREZ será realizada de acordo com as regras internacionais da FIDE para xadrez rápido e pelo que dispuser neste Regulamento.

20 Art. 2º- Cada cooperativa poderá inscrever até 2 (dois) atletas sendo que1(um) será reserva. Art. 3º - A forma de disputa será em função do número de enxadristas que se apresentarem no Congresso Técnico para disputarem o torneio, a ser realizado em até 2 (dois) dias. Art.4º- O tempo de reflexão para cada jogador será de no máximo 16 (dezesseis minutos) sistema nocaute. Tempos menores poderão ser adotados, para atender aos interesses da organização e dos participantes. Art. 5º - Cada jogador que estiver com menos de 5 (cinco) minutos para completar os tempos previstos poderá deixar de anotar os lances. Art. 7º - Cada jogador terá 5 (cinco) minutos para comparecer e jogar a partida, devendo seu relógio ser acionado e, caso esgote esse prazo, o jogador ausente perderá a partida por WO. Art. 8º - A contagem dos pontos será sempre individual: Art. 9º - É obrigatório o uso do relógio de xadrez, bem como a anotação dos lances em planilha apropriada. Art. 10º - O jogador que não souber anotar os lances deverá apresentar a planilha constando apenas seu nome, o nome do adversário, o resultado da partida e as assinaturas de ambos os jogadores, sendo que, nesse caso, deverá jogar a partida com uma redução em seu tempo igual a 5 (cinco) minutos. Art. 11º- Para dirimir dúvidas durante o torneio e para ratificar interpretações e decisões da arbitragem, poderá ser formada uma Comissão composta por 5 (cinco) membros, sendo que 3 (três) escolhidos entre os próprios jogadores, preferencialmente entre aqueles conhecedores das regras enxadrísticas atualizadas, mais o árbitro geral e o coordenador da modalidade. A decisão técnica desta comissão será irrecorrível. GENERAL Art. 1º- Cada cooperativa poderá inscrever até 2 (dois) jogadores sendo 1(um) reserva. Art. 2º- O sistema de disputa será definido em função do número de participantes e do tempo disponível para a realização do evento.

21 Art. 3º- Os atletas deverão entrar em acordo sobre a marcação dos pontos, após ter sido anotado na súmula, não haverá mudanças, salvo em caso de erro do marcador. Art. 4º- No caso de um dos dados ficarem virado ou em cima de outro a jogada deverá ser repetida. Art. 5º- Início do jogo deve ser através de sorteio. Art. 6º- Não será permitido esparramar os dados sobre a mesa. Art. 7º- Os valores das figuras serão as seguintes: FIGURAS DE MÃO SIMPLES Fula Quadra Seguida Quina Art. 8º- Para marcar uma figura de mão, esta deverá ser feita em uma só jogada. O general ou quina de mão, tanto de mão como simples, não valerá para marcação de figuras (exceto a quadra). Art. 9º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos;. Empate 01 ponto Derrota 00 ponto; GINCANA COOPERATIVISTA Art. 1º- Esta modalidade constará de uma prova escrita, composta de 40 (quarenta) questões, abordando assuntos que versarão exclusivamente sobre o tema COOPERATIVISMO. Art. 2º- As questões deverão ser respondidas nas folhas contendo as questões, em espaço próprio. Caso haja necessidade, o inscrito poderá utilizar-se do verso das folhas. Art. 3º- As questões deverão ser respondidas com canetas fornecidas pela CCO. Art. 4º- Cada questão valerá 25 (vinte e cinco) pontos. Portanto, a soma dos pontos obtidos definirão os 6 (seis) classificados para fins de pontuação geral, cabendo somente aos 3 (três) primeiros colocados medalhas e troféus.

22 Art. 5º- Algumas questões requerem mais de uma resposta. Para fins de pontuação, serão consideradas as partes respondidas corretamente, fracionandose a pontuação. Exemplo. Se forem duas as respostas, mas somente uma estiver correta, a questão terá 12,5 pontos, e assim sucessivamente. Art. 6º- Não será permitido, em hipótese alguma o uso de artifícios como COLA, PERGUNTAS AO COMPANHEIRO AO LADO, OLHARES FORTUITOS, e outras, não condizentes com o espírito desportivo e cultural que a modalidade requer. Art. 7º- As questões deverão ser respondidas de forma clara e legível. Não haverá interpretações possíveis, não se admitindo rasuras, rabiscos, etc, que venham a prejudicar o perfeito entendimento da resposta. Art. 8º- O tempo de duração da prova será de 2 (duas) horas. Cada participante que terminar sua prova, antes do prazo de duração, deverá retirar-se da sala, entregando a prova ao coordenador respectivo. O reingresso na sala será expressamente proibido, até o término do horário da prova. Art. 9º- A prova deverá ser assinada pelo competidor, que também deverá mencionar o nome da cooperativa da qual está representando. Ao término da prova, ela deverá ser envelopada em envelope próprio, fornecido pela CCO. Art. 10º- Caso houver empate entre 2 (dois) ou mais competidores, até o 6º (sexto) lugar, será realizada nova prova, contendo 10 (dez) perguntas, cujas regras e critérios de pontuação serão os mesmos da prova anterior. Se persistir o empate entre dois ou mais competidores, adotar-se-á o sorteio como critério de desempate. Art. 11º- Será considerado vencedor o competidor que somar maior número de pontos, e assim sucessivamente até o 6º (sexto) lugar. SPIRIBOL Art. 1º - Cada dupla deve permanecer na sua metade, os jogadores são intercalados, ou seja, as duplas ficam em quartos opostos do círculo. Art. 2º - O objetivo do jogo é enrolar a bola no poste através de socos ou tapas, uma vez que a bola tenha atravessado para a metade adversária, ela não pode mais ser tocada até que volte ao seu lado.

23 Art. 3º - Observe que cada dupla possui um sentido para enrolar a bola, é dever de a dupla adversária desenrolar no sentido do adversário e enrolar no próprio sentido (horário ou anti-horário). Art. 4º - A partida inicia com uma das duplas jogando a bola para que o adversário possa dar o primeiro tapa ou soco. Art. 5º - A partida termina quando a bola toca o poste, ou seja, quando não há mais corda a enrolar, ou então em um tempo de 5 (cinco) minutos. Vence a dupla que enrolar a bola no seu sentido. Art. 6º - A dupla ou jogador que cometer uma infração deve jogar a bola para o adversário reiniciar a partida. Art. 7º - Infrações: a) Jogar a bola e dar o primeiro soco não é permitido; b) Segurar a bola ou o poste não é permitido; c) Não é permitido o uso das duas mãos, o início da partida ou o soco deve ser dado somente com uma das mãos; d) Não é permitida a invasão da metade adversária e nem pisar fora do círculo. Art. 8º - Para efeito de classificação a contagem de pontos será: Vitória 03 pontos; Derrota 00 ponto; LAÇO VACA PARADA Art. 1º- A vaquinha para a disputa poderá ser de madeira, com aproximadamente 80 (oitenta) centímetros de comprimento, 60 (sessenta) centímetros de altura e 8 (oito) centímetros de aspas, com pernas de madeira e testeira compatível com tamanho da miniatura, devendo a mesma ser fornecida oficialmente pela entidade promotora do evento. Art. 2º - O regulamento segue o do MTG de Santa Catarina. a) A vaquinha para a disputa deverá ser de madeira ou ferro, com 80 centímetros de comprimento, e 60 centímetros de altura e 8 centímetros de aspas, com pernas de madeira ou ferro e testeira compatível com o tamanho da miniatura.

24 FIM b) Ante do início da competição todos os laçadores deverão passar a armada no cepo para conferência e marcação do laço. c) Independente da idade, na segunda fase a raia será aumentada em 1 (um) metro, permanecendo até o final. d) Perderá a armada o laçador que não respeitar a distância mínima de 6 metros para atirar o laço. e) O laçador que derrubar a vaquinha ou reter uma ou mais rodilhas na mão, terá anulada a sua armada. f) O participante não poderá estar boleando o laço antes de ser chamado. g) Não será permitido o uso de outro material que não seja o laço de couro, para realizar a armada, tendo o laço 8 metros com no mínimo 4 rodilhas na mãos, com no mínimo 25 cm cada rodilha h) A pista poderá ser coberta ou ao ar livre, medindo 10 X 20 metros. i) A armada terá a confirmação de dois juízes, sendo um de linha e outro de confirmação de armada, os quais terão ao seu lado um auxiliar que servirá de gancheiro. j) Toda a armada que for direto na guela será considerada branca. k) O laçador que não estiver presente na hora da chamada, perderá a sua armada. l) A sobra do laço deve ficar presa à mão que não estiver reboleando, evitando que a presilha fique solta ao chão. m) No caso da pescaria da anca e de uma aspa para a outra, o laçador terá até 10 (dez) segundos para praticá-la, porém mantendo a distância de arremesso do laço. n) Para efeito de classificação: serão 3( três) armadas para todos os atletas, sendo que somente quem colocar as 3 (três) armadas permanecerão, competição para a próxima fase, no qual farão lançamentos sucessivos, até chegar ao campeão.

REGULAMENTO ESPORTIVO

REGULAMENTO ESPORTIVO REGULAMENTO ESPORTIVO 1 ÍNDICE MODALIDADES Bocha... 02 Canastra... 03 Dominó... 05 Futsal... 06 Futebol Sete... 08 Natação 25 metros... 10 Natação 50 metros... 11 Pescaria... 11 Tênis de Mesa... 12 Tênis...

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL 1. Os jogos de Futsal serão realizados de acordo com as Regras Oficiais, salvo o estabelecido neste Regulamento. 2. Cada equipe poderá inscrever

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA Art. 1º O Torneio de Futebol Society tem por finalidade: A congregação dos graduandos, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem

Leia mais

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010.

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010. COPA SENAI 2010 REGULAMENTO GERAL SESI SENAI - SP 2010 REGULAMENTO GERAL FASE INTERCLASSES I DOS OBJETIVOS Art. 01 A COPA SENAI 2010, tem por finalidade o bem estar e a integração do aluno perante a sociedade

Leia mais

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY XIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1- DO LOCAL REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama sintética ou natural, aprovados

Leia mais

Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF

Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF Jogos de Integração do Instituto Federal/ Araranguá JIIF DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Para efeito de classificação, a pontuação será a seguinte: I - 1º lugar: 10 pontos. II - 2º lugar: 7 pontos. III - 3º

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 1. As competições de basquete serão realizadas de acordo com as regras internacionais da FIBA e os regulamentos e normas do Novo Desporto Universitário 2012 NDU. 2. Cada

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas.

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: REGULAMENTO Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4 Artigo 5 Fica instituído pela Delegacia Sindical de Brasília o IV Campeonato de Futebol Soçaite. Este regulamento é o conjunto

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

Regulamento Específico. Futsal

Regulamento Específico. Futsal Regulamento Específico Futsal 2015 Art. 1º - A competição de futsal dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às Regras Oficiais da FIFA para a modalidade, adotadas pela Confederação Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração REGULAMENTO 2010 IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração CAPÍÍTULO II DASS DIISSPOSSIIÇÕESS PRELIIMIINARESS Art1º Art2º O IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino, é uma

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS DE INTEGRAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO Art. 1 O torneio de basquetebol masculino será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional

Leia mais

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite DOS OBJETIVOS: O Einstein Gol é um evento que visa aumentar sociabilizarão e integração entre todos os nossos alunos, funcionários, Corpo Docente e Direção.

Leia mais

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL * Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre.

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Título I Das Disposições Gerais A) Será obrigatório, de acordo com as Regras do Futsal, o uso de caneleiras para todos os atletas. B) Não

Leia mais

3ª COPA INTER-ADVOGADOS

3ª COPA INTER-ADVOGADOS Data/ Local: Competição: Maio à Julho * início previsto para 26/maio Local: Centro Iraí Pinhais-PR www.centroirai.com.br Gustavo@centroirai.com.br DA PARTICIPAÇÃO: Artigo Primeiro: Só poderão participar

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

LIGA PAULISTANA DE FUTEBOL AMADOR

LIGA PAULISTANA DE FUTEBOL AMADOR COPA LIGA PAULISTANA REGULAMENTO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem a Copa Liga Paulistana. Artigo 2º - A Copa tem por finalidade promover

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 26 e 27/09/2015 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO TRUCO Art. 1º. O torneio de Truco do V JOGOS DOS APOSENTADOS, será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO 1 A Competição de Atletismo do JIUDESC 2014 será regida pelas Regras Internacionais da IAAF e pelo que dispõe este Regulamento. 2 Cada Centro poderá inscrever, no máximo,

Leia mais

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO:

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO: FUTEBOL DE CAMPO Todos os atletas deverão apresentar o Documento Original (conforme Art.do Regulamento Geral) É obrigatório (e indispensável) o uso de caneleiras para todos os atletas participantes das

Leia mais

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 -

- TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - - TORNEIO INTERNO DE BURACO IATE 2015 - OBJETIVO DO TORNEIO Tem por objetivo promover a interação e confraternização entre os sócios e participantes mediante regras abaixo. 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 - As

Leia mais

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 PARTE GERAL Art. 1º - Denomina-se Grêmio de Ex-Alunos do Colégio de São Bento ( GEACSB ) o campeonato de futebol society organizado pela ALUMNI CSB-RJ e realizado anualmente

Leia mais

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN LOCAL/ DATA/ HORÁRIO Local: Campo Federação Paulista de Rugby Parque Esportivo do Trabalhador (Antigo CERET) Rua Canuto de Abreu, s/número - Tatuapé Data:

Leia mais

REGULAMENTO DELEGACIA SINDICAL DE BRASÍLIA - DF IV CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL / 2011

REGULAMENTO DELEGACIA SINDICAL DE BRASÍLIA - DF IV CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL / 2011 REGULAMENTO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4 Artigo 5 Fica instituído pela Delegacia Sindical de Brasília o IV Campeonato de Futebol Soçaite. Este regulamento é o conjunto

Leia mais

Regulamento Geral da 12ª Edição dos Jogos de Integração FAI

Regulamento Geral da 12ª Edição dos Jogos de Integração FAI Regulamento Geral da 12ª Edição dos Jogos de Integração FAI Art. 1º Este Regulamento é o conjunto de disposições que regem a 12 Edição dos Jogos de Integração FAI 2015 e submete, os que com ele tenham

Leia mais

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal.

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. ORGANIZAÇÃO O torneio será organizado e dirigido por uma Comissão Organizadora

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI)

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 8 o CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO/ FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 1. DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO 1.1. O 8º Campeonato Municipal de Futsal Masculino será promovido e

Leia mais

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015 REGULAMENTO 2015 1º Torneio Bancário Society de Clubes Paulista 2015, é uma promoção da Secretaria de Esporte do Sindicato dos Bancários, e tem por finalidade efetuar o congraçamento entre os bancários

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN Artigo 1º - Os Jogos Universitários tem como objetivo: * Incentivar a participação dos jovens em atividades saudáveis do ponto de vista social,

Leia mais

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 I - OBJETIVOS: Incentivar a integração de todos como também valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de

Leia mais

TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO

TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO Art. 1º - A organização da Taça Cidade São José de Futsal é de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal de São

Leia mais

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL

1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL REGULAMENTO 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL 1- DOS OBJETIVOS: A 1 COPA SANTA MÔNICA DE FUTSAL INFANTIL tem como objetivo, a integração dos atletas de Futsal do clube, associados, e demais interessados

Leia mais

3ª COPA QUIOSQUE NATUREZA DE FUTEBOL SUÍÇO INTER-ACADEMIAS.

3ª COPA QUIOSQUE NATUREZA DE FUTEBOL SUÍÇO INTER-ACADEMIAS. 3ª COPA QUIOSQUE NATUREZA DE FUTEBOL SUÍÇO INTER-ACADEMIAS. REGULAMENTO OFICIAL CAPÍTULO I OBJETIVOS ART. 1º - A 3ª Copa Quiosque Natureza de Futebol Suíço Inter-Academias, que será realizada no 2º semestre

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011

CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011 CAMPEONATO CARIOCA DE QUADRAS 2011 1. GERAL O Campeonato Carioca de Quadras será disputado por quadras de 4 a 6 jogadores, devendo ser indicado um capitão jogador. Caso a soma dos valores de handicap dos

Leia mais

Regras do Truco Paulista

Regras do Truco Paulista Regras do Truco Paulista Praticado em alguns lugares pelo sistema antigo da manilha velha, entre outras pequenas diferenças, irrelevantes, uma pesquisa simultânea junto a milhares de truqueiros em 2004,

Leia mais

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015

3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 3º TORNEIO PATRICIUS GRANDE ESCOLHA 2015 - ARTIGO 1 O 3º Torneio PATRICIUS GRANDE ESCOLHA realiza-se no Campo de 5 situado no Parque da Cidade do Porto. - ARTIGO 2 Estrutura - 1ª Fase: Um Grupo de oito

Leia mais

REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES Artigo 1 - A TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 é promovida, organizada e dirigida pela FEDERAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO CANASTRA Art. 1º. O torneio de Canastra do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE

REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 6ª COPA NOVE DE JULHO DE FUTEBOL AMADOR 2016 REALIZAÇÃO: NOVE DE JULHO CASA VERDE 1 REGULAMENTO DA 6ª COPA NOVE DE JULHO 2016 CAPITULO I Da PARTICIPAÇÃO Esta copa contará com a participação de 48 (quarenta

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

XIII Copa FUTEL de Futebol de Campo 2014 Regulamento

XIII Copa FUTEL de Futebol de Campo 2014 Regulamento XIII Copa FUTEL de Futebol de Campo Regulamento 1 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A XIII COPA FUTEL DE FUTEBOL DE CAMPO tem por objetivo principal o congraçamento geral dos participantes e criar alternativas

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO Sumário 1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO RANKING... 2 2. PARTICIPAÇÃO NO RANKING... 2 2.1. Nível Técnico dos Jogadores... 2 3. RANKING... 2 3.1. Ingresso ao Ranking...

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a Campeonato Brasileiro de Handebol dos Surdos 2015, nas categorias

Leia mais

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Mst. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. Qual o número mínimo de jogadores, em um time, para iniciar

Leia mais

Regulamento Jogo de Truco

Regulamento Jogo de Truco Regulamento Jogo de Truco Art. 1º Funcionamento básico do jogo de truco: a) O truco é jogado com apenas 1 baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10. b) A força das cartas obedece a seguinte seqüência decrescente:

Leia mais

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal Regulamento da Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 9ª Copa UniBH de Futsal, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011

REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 REGULAMENTO COPA BRASIL IMEF 2011 CATEGORIAS: MIRIM(97) SUB 14 PRÉ-MIRIM(98) SUB 13 FRALDINHA (99) SUB 12 DENTINHO(99) SUB 12 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento é o conjunto das disposições

Leia mais

REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG

REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG BELO HORIZONTE AGOSTO DE 2014 REGULAMENTO GERAL I COPA SOCIETY OAB/MG REALIZAÇÃO Arte do Esporte www.artedoesporte.com.br I DAS FINALIDADES 3 II DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO 3 III PERÍODO DE INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento TORNEIO DE SUECA CAFÉ CLASSIC Regulamento Torneio de sueca 1º O torneio será em forma de grupos. 2º Exemplo: podendo ser alteradas o número de equipas apuradas, dependendo das equipas inscritas! Grupo

Leia mais

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas.

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. REGULAMENTO GERAL CAPITULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. ARTIGO II: Da Cerimônia de

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU

REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU REGULAMENTO OFICIAL VI COPA DE FUTEBOL 7 UNIGUAÇU CAP. I: AS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART.1 - O torneio é uma Promoção do Colegiado do curso de Educação Física da Uniguaçu, apoiado pela Uniguaçu. ART.2

Leia mais

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA

APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA II COPA CINQUENTÃO BOTAFOGO DE FUTEBOL AMADOR APOIO EVIDÊNCIA PROMOTIONS CERVEJARIA FEMSA Acesse o site WWW.BOTAFOGODEGUAIANASES.COM.BR REALIZAÇÃO: ACOCESP: Promoções de Eventos e Coordenação de Esporte

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS DA SAÚDE

REGULAMENTO DOS JOGOS DA SAÚDE REGULAMENTO DOS JOGOS DA SAÚDE 2015 ÍNDICE CAPÍTULO I Da Organização...3; CAPÍTULO II Dos Objetivos...3; CAPÍTULO III Da Coordenação...3; CAPÍTULO IV Data e local...4; CAPÍTULO V Das Inscrições...4; CAPÍTULO

Leia mais

CATEGORIA: IDADE LIVRE

CATEGORIA: IDADE LIVRE 15º CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE ADVOGADOS (15ª edição) 2014 CATEGORIA: IDADE LIVRE REGULAMENTO GERAL Art. 1 - Participantes: O 15º Campeonato Brasileiro de Futebol da OAB terá a participação dos

Leia mais

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO APRESENTAÇÃO REGULAMENTO APRESENTAÇÃO O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo SESCOOP/ES está promovendo o 1º FUTCOOP INFANTIL MASCULINO, que será realizado no mês de julho

Leia mais

7º JOGOS REGIONAIS DA SAÚDE REGULAMENTO

7º JOGOS REGIONAIS DA SAÚDE REGULAMENTO 7º JOGOS REGIONAIS DA SAÚDE REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS Art. 01 - A 7º edição dos JOGOS REGIONAIS DA SAÚDE é um evento promovido pelos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde SES Art. 02 - O campeonato

Leia mais

GIOCHI DELLA GIOVENTU -2014

GIOCHI DELLA GIOVENTU -2014 Av.Presidente Antonio Carlos 40-3 Andar Centro Rio De Janeiro Cep 20020-010 Rio de Janeiro Tel.021-22623697 secretaria@conibrasile.org GIOCHI DELLA GIOVENTU -2014 Dando continuidade ao trabalho desenvolvido

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo 8 COPA UNIVATES 2015 FUTEBOL DE CAMPO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e a organização são do Centro Universitário UNIVATES/Complexo Esportivo

Leia mais

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011 1 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direcção do torneio II. ORGANIZAÇÃO DA PROVA Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Pontuação de Jogo Artigo 4º - Critérios de Desempate Artigo

Leia mais

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 I - DOS JOGOS Art.1 - A Olimpíada Especial UBM/PMBM tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores

Leia mais

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO

4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO 4º CAMPEONATO DE FÉRIAS DOS BANCÁRIOS FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO O 4º Campeonato de Férias dos Bancários iniciará em 06 de julho e terá suas finais no dia 18 de julho de 2015 no Clube dos Bancários, na

Leia mais

CLUBE BRILHANTE. 2 CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SETE CATEGORIA SÊNIOR 2015 Liga dos Campeões Brilhante Danilo Bandeira da Silva

CLUBE BRILHANTE. 2 CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SETE CATEGORIA SÊNIOR 2015 Liga dos Campeões Brilhante Danilo Bandeira da Silva REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO DA DURAÇÃO DO JOGO: Dois (2) tempos de vinte e cinco (25) minutos. DO HORÁRIO e DIA de jogo marcado: Para esta edição do 2 Campeonato de Futebol de Sete Categoria Sênior

Leia mais

Regulamento da. 2ª Copa UniBH de Futsal

Regulamento da. 2ª Copa UniBH de Futsal Regulamento da 2ª Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 2ª Copa Futsal UniBH, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 ESCALÕES ETÁRIOS, TEMPO DE JOGO E BOLA... 4 2.1. ESCALÕES ETÁRIOS... 4 2.2. DURAÇÃO DOS JOGOS... 4 2.3. A BOLA... 4 REGULAMENTO DO ESCALÃO

Leia mais

DORIVAL ANTONIO DE LIMA

DORIVAL ANTONIO DE LIMA 5ºCOPA FUPESP FEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO 2009 DORIVAL ANTONIO DE LIMA REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - A

Leia mais

1ª Liga de Futsal 2014/2015

1ª Liga de Futsal 2014/2015 1ª Liga de Futsal 2014/2015 Patrono RICARDINHO 1 I Liga Futsal 2014/2015 Regulamento Equipas Artigo 1º Esta liga de futsal encontra-se aberta a equipas de empresas devidamente certificadas, podendo ser

Leia mais

CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 CIDADE DE CABO FRIO - RJ Dias 04, 05, 06 e 07 de Junho de 2015 VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO CABO FRIO VOLEI MASTER 2015

CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 CIDADE DE CABO FRIO - RJ Dias 04, 05, 06 e 07 de Junho de 2015 VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 REALIZAÇÃO APOIO ASSOCIAÇÃO MASTER DE VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO AMAVOLEI CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 VOLEIBOL DE QUADRA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO SECRETARIA DE ESPORTES DE CABO FRIO Regulamento

Leia mais

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia REGULAMENTO 1. DEFINIÇÃO 1.1 O torneio de vôlei de areia na AABB é um evento que busca incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida entre os associados

Leia mais

XXIV CIRCUITO ESTADUAL DE VOLEIBOL DE PRAIA 2013 / 2014 R E G U L A M E N T O

XXIV CIRCUITO ESTADUAL DE VOLEIBOL DE PRAIA 2013 / 2014 R E G U L A M E N T O XXIV CIRCUITO ESTADUAL DE VOLEIBOL DE PRAIA 2013 / 2014 R E G U L A M E N T O DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O XXIV CIRCUITO ESTADUAL DE VOLEIBOL DE PRAIA 2013 / 2014 é uma promoção e realização da Federação

Leia mais

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti

II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti II CAMPEONATO DE FUTEBOL SUIÇO BEIRA RIO CLUBE DE CAMPO 2014 TAÇA FIFA 2014 Troféu Álvaro Wischral Tuti Regulamento Geral I Das Disposições Gerais Obs: A COMISSÃO É COMPOSTA pelos integrantes: Rafael Rangel,

Leia mais

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa Sousa, 20 de abril de 2012 CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES Art. 1º. Os times interessados em participar I Copa Integração de Futsal

Leia mais

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I I MACEIÓ-AL, 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º - O esporte é considerado um fenômeno cultural da humanidade capaz de propiciar inúmeros benefícios aos seus praticantes.

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 1. INTRODUÇÃO O 1º Torneio de Futsal Mosaico de Paisagens 2013, organizado pelo Município de Caminha, será disputado por um total máximo de

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

REGULAMENTO DE ATLETISMO

REGULAMENTO DE ATLETISMO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Competição de Atletismo, modalidade individual dos JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE- 2014, será realizada de acordo com as Normas das OLIMPÌADAS ESCOLARES

Leia mais

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA FACULDADE LA SALLE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA REGULAMENTO DE TRUCO JOIA LA SALLE 2014 - JOGOS DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Lucas do Rio Verde MT REGULAMENTO TÉCNICO A Equipe para jogar truco é formada por

Leia mais

AS REGRAS DO VOLEIBOL

AS REGRAS DO VOLEIBOL AS REGRAS DO VOLEIBOL NÚMERO DE JOGADORES Cada equipa é composta, no máximo, por 12 jogadores inscritos no boletim de jogo. Apenas 6 jogadores ocupam o terreno de jogo ( 6 efectivos e 6 suplentes ). O

Leia mais

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO

CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO CIRCUITO NACIONAL CORREIOS DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO O Campeonato será realizado nos meses de Junho, Agosto,Outubro e a Etapa Master final do ano(local e data a confirmar),

Leia mais

REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4)

REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4) REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4) CAPÍTULO I Instalações e Materiais Terreno de Jogo - Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 metros de largura. 1) Linhas de marcação - O campo

Leia mais

III CAMPEONATO DE VOLEIBOL MASCULINO OAB SP/CAASP 2015 RGC - REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO

III CAMPEONATO DE VOLEIBOL MASCULINO OAB SP/CAASP 2015 RGC - REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO III CAMPEONATO DE VOLEIBOL MASCULINO OAB SP/CAASP 2015 RGC - REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO CAPITULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato de Voleibol Masculino 2015 OAB SP/CAASP, organizado

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 MODALIDADE: TÊNIS CAPÍTULO I

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 MODALIDADE: TÊNIS CAPÍTULO I REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 MODALIDADE: TÊNIS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - O Torneio de Tênis tem por finalidade promover a integração dos colaboradores do Grupo FIAT através da atividade

Leia mais

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque.

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque. REGRAS OFICIAIS 1. A QUADRA 1.1. A área de jogo trata-se de um retângulo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. 1.2. Este retângulo será dividido na sua metade por uma rede, formando em

Leia mais

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGATAS OFICIAIS E CAMPEONATOS ESTADUAIS CAPÍTULO I DOS REMADORES E SUAS CATEGORIAS: Artigo 1º O(a)(s) remador(a)(es)(as) que vierem a participar de regatas da serão divididos

Leia mais

EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA

EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA REGULAMENTO -2015 1) A Categoria Principal será composta de 13 Etapas, a ser realizada conforme calendário estabelecido pela comissão organizadora, com início previsto

Leia mais