Modelo de programação por restrições para o problema de empacotamento ortogonal tridimensional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo de programação por restrições para o problema de empacotamento ortogonal tridimensional"

Transcrição

1 Capítulo 5 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal Olvana Xaver do Nascmento 1 Llane de Azevedo Olvera 1 Thago Alves de Queroz 1 Resumo: O Problema de Empacotamento Ortogonal em três dmensões (largura, altura e profunddade) tem por obetvo decdr se todas as caxas de um conunto cabem dentro de um recpente sem que elas se sobreponham. Para este problema, o presente trabalho apresenta um modelo de programação por restrções que o resolve. O modelo não busca pela melhor solução para o problema e sm por uma que sea vável. Além dsso, utlza-se um mecansmo, baseado nos pontos de dscretzação, para dmnur o número de varáves do modelo que é testado sobre váras nstâncas da lteratura. Palavras-chave: Problema de Empacotamento Ortogonal Trdmensonal. Programação por Restrções. Pontos de Dscretzação. Introdução Os problemas de empacotamento vsam, como o própro nome sugere, empacotar tens dentro de recpentes. Tas problemas podem ser tratados em uma ou mas dmensões e sob varados escopos. Dentre estes problemas há um tpo que se propõem a decdr se um conunto de tens pode ser empacotado sem que os tens ocupem a mesma posção no recpente, ou sea, sem que ocorra sobreposção, 1 Unversdade Federal de Goás UFG. Regonal Catalão, Undade Acadêmca Especal de Matemátca e Tecnologa. Contato: olvanaxn@gmal.com, llaneazevedolvera@hotmal.com, taq@ufg.br.

2 76 Tecnologas em pesqusa: engenharas com os tens nteramente contdos no recpente e com os tens empacotados com os seus lados paralelos aos lados do recpente. Este é chamado de Problema de Empacotamento Ortogonal (OPP). O OPP e suas versões b- e trdmensonal são problemas recorrentes no contexto ndustral. Eles aparecem no carregamento de mercadoras em contêneres, camnhões e outros veículos de carga, no emplhamento de caxas sobre paletes, no corte de bobnas de papel, placas de madera (ndústra movelera) ou placas e barras de aço (ndústra sderúrgca). Isso ustfca o estudo do OPP e de suas versões do ponto de vsta aplcado. No OPP a decsão com relação a um conunto de tens ser empacotado é tomada verfcando se exste, para a cada tem, um ponto no recpente no qual ele é empacotado satsfazendo as restrções mpostas. Se estes pontos exstrem, há uma solução vável para o caso em questão, se não, ele é consderado nvável. Neste artgo, o OPP é tratado na sua versão trdmensonal (3OPP), que consdera largura, altura e profunddade e os tens como sendo caxas. O 3OPP é resolvdo por meo de um modelo de programação por restrções, sendo antes realzado um teste para verfcar se o volume total das caxas excede o volume do recpente. Além dsso, foram utlzados os pontos de dscretzação de Herz (1972) para dmnur o número de varáves do problema. A técnca de programação por restrções se fundamenta em varáves e restrções. As varáves representam as decsões do problema e as restrções determnam os valores que tas varáves podem receber. Assm, esta técnca procura uma atrbução de valores para as varáves que satsfaça todas as restrções defndas. Sobre a programação por restrções, Tavares (2000) pontuou que ela é uma técnca que se mostrou efcaz para a resolução de problemas ntratáves quando se recorreu a outras técncas. No que dz respeto a complexdade computaconal, o 3OPP é NP-completo, o que sgnfca a pouca provável exstênca de um algortmo determnístco cuo o tempo de solução sea uma função polnomal do tamanho da entrada (GAREY; JOHNSON, 1979). Assm, usar a programação por restrções para resolver o problema é uma alternatva perante às formulações nteras que geralmente demandam muto tempo para encontrar uma solução. Em uma formulação ntera para o 3OPP, as varáves estão relaconadas com todas as posções onde os tens podem ser empacotados e o método de resolução percorre uma árvore de enumeração para achar uma solução vável. Já em um modelo de programação por restrções, observa-se dretamente o domíno assumdo para as varáves que representam as posções para empacotar os tens. Dferente do método de resolução usado pela programação ntera, na programação por restrções não se lda com varáves reas.

3 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal 77 Na lteratura o 3OPP fo resolvdo por Fekete, Schepers e Veen (2007). Tas autores propuseram uma abordagem válda tanto para duas quanto para três dmensões, sendo baseada em grafos de ntervalo utlzados para obter classes de empacotamentos váves. Clautaux et al. (2008) e Mesyagutov, Schethauer e Belov (2012) resolveram a versão bdmensonal do OPP usando programação por restrções e os resultados foram bons quando comparados com outros resultados da lteratura. Este artgo está organzado da segunte manera: na Seção 1, o 3OPP é caracterzado, além de ser defndo o teste de vabldade, o modelo de programação por restrções e a estrutura do algortmo usado para resolvê-lo. A Seção 2 mostra como foram realzados os expermentos computaconas, em que nstâncas foram adaptadas da lteratura, além de apresentar e dscutr os resultados. Por fm, apresentam-se as conclusões e dreções para trabalhos futuros. 1 O Problema de Empacotamento Ortogonal Trdmensonal O Problema de Empacotamento Ortogonal Trdmensonal, o 3OPP, consdera como nstânca I um par (V, R), no qual V = {1,, m} é um conunto de caxas que devem ser empacotadas em R, sendo R = (L, P, A) um recpente de largura L, profunddade P e altura A. Cada caxa de V possu largura l, profunddade p e altura a, com l, p, a Ν. O sstema de referênca adotado se dá em termos dos exos x, y e z, que representam, respectvamente, largura, profunddade e altura. Dada uma nstânca do 3OPP, o obetvo é verfcar se todos as caxas de V podem ser empacotadas em R sem que ocorra sobreposção entre quasquer caxas, além dsso as caxas devem estar todas contdas em R e devem ser organzadas de manera ortogonal aos lados de R. Se sso é verfcado, então há uma solução para a nstânca I. 1.1 Teste de nvabldade De acordo com Belov et al. (2009), se o volume total dos tens excede o volume do recpente, o empacotamento não é possível. Anda de acordo os autores, esta verfcação consste em um lmtante para o problema e permte verfcar rapdamente se o empacotamento é nvável. Isso é mportante, pos, não exstndo empacotamento possível e tal fato podendo ser dentfcado de manera bastante rápda, evta-se a resolução do modelo de programação por restrções.

4 78 Tecnologas em pesqusa: engenharas 1.2 Modelo de programação por restrções A prncpal restrção envolvendo o 3OPP é a que garante a não sobreposção das caxas. Em um modelo de programação por restrções para o problema, esta restrção pode ser defnda sobre as varáves X, Y e Z. Elas representam o ponto (X, Y, Z ) onde a caxa é empacotada com relação a seu canto nferor frontal esquerdo. A essas varáves são assocados os respectvos domínos: Dom (X ) = {0, 1, 2,, L - l }, Dom (Y ) = {0, 1, 2,, P - p } e Dom (Z ) = {0, 1, 2,, A- a }. Tas domínos garantem que as caxas não ultrapassem os lmtes defndos pelas dmensões do recpente. Os domínos podem ser reduzdos usando os pontos de dscretzação de Herz (1972), obtdos a partr da combnação cônca entre as dmensões dos tens. Com este mecansmo, pontos redundantes para empacotar os tens podem ser descartados dos domínos das varáves de decsão. O modelo de programação por restrções possu, então, uma restrção defnda para cada par de caxas e, qual sea: X Y Z + l + p + a Y X Z X Y Z + l + p + a Y X Z (1) A restrção (1) garante que a caxa é empacotada a esquerda, atrás ou abaxo da caxa (e vce-versa). Deste modo, a restrção (1), uma vez defnda para todo par de caxas e, evta que as caxas se sobreponham no recpente. 1.3 Algortmo proposto O algortmo para resolver o 3OPP prmero consdera uma nstânca para o problema e computa os pontos de dscretzação de Herz (1972), que contrbuem para dmnur o número de varáves. Em seguda, realza-se o teste de nvabldade, baseado no volume das caxas e do recpente. Caso o volume total das caxas sea maor que o volume do recpente, não exste solução para a nstânca consderada. Caso ocorra o contráro, o modelo de programação por restrções é chamado para resolver o problema e, se exste um conunto de pontos (X, Y, Z ) tas que as caxas são empacotadas sem gerar sobreposção com quasquer outras caxas, dz-se que há uma solução vável para a nstânca, caso contráro, a nstânca é consderada nvável. A Fgura 5.1 lustra o algortmo.

5 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal 79 Fgura 5.1 Algortmo para resolver o 3OPP. 2 Expermentos Computaconas O algortmo apresentado para o 3OPP fo codfcado na lnguagem C++ e usando as classes e bblotecas do IBM ILOG CPLEX Optmzaton Studo (IBM, 2014). Os expermentos ocorreram em um computador com processador Intel Core de 3,40 GHz, 8 GB de memóra RAM e sstema operaconal Lnux. Os expermentos foram realzados com nstâncas contendo 10 e 20 caxas, recpentes de tamanho 10, 20 e 30 e caxas pequenas e grandes em relação ao tamanho do recpente. Estas nstâncas foram usadas por Junquera, Morabto e Yamashta (2012) para resolver o problema de Carregamento em um Únco Contêner. Como aqu o problema tratado é o 3OPP, foram consderados, nas nstâncas, somente os parâmetros que dzem respeto a este problema, que são: o número de tens, o tamanho do recpente e o tamanho dos tens. Na dentfcação das nstâncas, n10, n20 e n30 representam que o tamanho do recpente consderado na nstânca possu tamanho 10, 20 e 30, respectvamente; m10 e m20 representam o número de tens, sendo eles 10 e 20; b2d1 representa que as caxas são pequenas em relação ao recpente e b2d2 que as caxas são grandes. As Tabelas de 1 a 5 trazem os resultados para um conunto de 50 nstâncas adaptadas para o 3OPP, nas quas as caxas são consderadas pequenas em relação ao tamanho do recpente. Elas mostram o nome da nstânca, se exste uma solução vável para a nstânca e o tempo, em segundos, gasto para obter a resposta. Os resultados obtdos mostram que todas as nstâncas são váves, sendo resolvdas muto rapdamente.

6 80 Tecnologas em pesqusa: engenharas Tabela 5.1 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 10 e 10 caxas pequenas. (s) n10m10b2d1-01 Sm 0,012 n10m10b2d1-02 Sm 0,012 n10m10b2d1-03 Sm 0,013 n10m10b2d1-04 Sm 0,012 n10m10b2d1-05 Sm 0,011 n10m10b2d1-06 Sm 0,011 n10m10b2d1-07 Sm 0,013 n10m10b2d1-08 Sm 0,011 n10m10b2d1-09 Sm 0,013 n10m10b2d1-10 Sm 0,012 Tabela 5.2 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 10 e 20 caxas pequenas. (s) n10m20b2d1-01 Sm 0,031 n10m20b2d1-02 Sm 0,024 n10m20b2d1-03 Sm 0,023 n10m20b2d1-04 Sm 0,048 n10m20b2d1-05 Sm 0,029 n10m20b2d1-06 Sm 0,025 n10m20b2d1-07 Sm 0,029 n10m20b2d1-08 Sm 0,032 n10m20b2d1-09 Sm 0,031 n10m20b2d1-10 Sm 0,034

7 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal 81 Tabela 5.3 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 20 e 10 caxas pequenas. n20m10b2d1-01 Sm 0,014 n20m10b2d1-02 Sm 0,012 n20m10b2d1-03 Sm 0,016 n20m10b2d1-04 Sm 0,013 n20m10b2d1-05 Sm 0,01 n20m10b2d1-06 Sm 0,015 n20m10b2d1-07 Sm 0,015 n20m10b2d1-08 Sm 0,012 n20m10b2d1-09 Sm 0,012 n20m10b2d1-10 Sm 0,012 Tabela 5.4 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 20 e 20 caxas pequenas. n20m20b2d1-01 Sm 0,033 n20m20b2d1-02 Sm 0,036 n20m20b2d1-03 Sm 0,093 n20m20b2d1-04 Sm 0,033 n20m20b2d1-05 Sm 0,03 n20m20b2d1-06 Sm 0,041 n20m20b2d1-07 Sm 0,052 n20m20b2d1-08 Sm 0,049 n20m20b2d1-09 Sm 0,025 n20m20b2d1-10 Sm 0,034

8 82 Tecnologas em pesqusa: engenharas Tabela 5.5 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 30 e 10 caxas pequenas. n30m10b2d1-01 Sm 0,014 n30m10b2d1-02 Sm 0,011 n30m10b2d1-03 Sm 0,012 n30m10b2d1-04 Sm 0,011 n30m10b2d1-05 Sm 0,013 n30m10b2d1-06 Sm 0,011 n30m10b2d1-07 Sm 0,015 n30m10b2d1-08 Sm 0,015 n30m10b2d1-09 Sm 0,013 n30m10b2d1-10 Sm 0,013 As Tabelas de 6 a 10 trazem os resultados para um conunto de 30 nstâncas para o 3OPP, nas quas as caxas são consderadas grandes em relação ao tamanho do recpente. Elas mostram o nome da nstânca, se exste uma solução vável e o tempo, em segundos, gasto para obter a resposta. Os resultados obtdos mostram que a maora dessas nstâncas são nváves, ou sea, não é possível empacotar todas as caxas. Observa-se anda que o tempo gasto para decdr que as nstâncas são nváves fo menor do que o tempo gasto para mostrar a vabldade do empacotamento. Isto se deve ao teste de nvabldade, que evta resolver o problema pelo modelo de programação por restrções para os casos em que as caxas são grandes e excedem o volume do recpente, assm resultando em um tempo menor de resolução. Tabela 5.6 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 10 e 10 caxas grandes. n10m10b2d2-01 Não 0,111 n10m10b2d2-02 Não 0,012 n10m10b2d2-03 Sm 0,018 n10m10b2d2-04 Sm 0,015 Contunua

9 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal 83 Tabela 5.6 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 10 e 10 caxas grandes. (Contnuação) n10m10b2d2-05 Sm 0,013 n10m10b2d2-06 Sm 0,022 n10m10b2d2-07 Sm 0,017 n10m10b2d2-08 Não 0,071 n10m10b2d2-09 Não 0,077 n10m10b2d2-10 Não 0,019 Tabela 5.7 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 10 e 20 caxas grandes. n10m20b2d2-01 Não <0,001 n10m20b2d2-02 Não <0,001 n10m20b2d2-03 Não <0,001 n10m20b2d2-04 Não <0,001 n10m20b2d2-05 Não <0,001 n10m20b2d2-06 Não <0,001 n10m20b2d2-07 Não <0,001 n10m20b2d2-08 Não <0,001 n10m20b2d2-09 Não 0,011 n10m20b2d2-10 Não <0,001 Tabela 5.8 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 20 e 10 caxas grandes. n20m10b2d2-01 Não <0,001 n10m20b2d2-02 Não 0,002 n10m20b2d2-03 Não <0,001 n10m20b2d2-04 Não <0,001 Contunua

10 84 Tecnologas em pesqusa: engenharas Tabela 5.8 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 20 e 10 caxas grandes. (Contnuação) n10m20b2d2-05 Não <0,073 n10m20b2d2-06 Não <0,001 n10m20b2d2-07 Não <0,108 n10m20b2d2-08 Não <0,001 n10m20b2d2-09 Não <0,001 n10m20b2d2-10 Não <0,001 Tabela 5.9 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 30 e 10 caxas grandes. n30m10b2d2-01 Não <0,001 n30m10b2d2-02 Não <0,001 n30m10b2d2-03 Não <0,001 n30m10b2d2-04 Não <0,001 n30m10b2d2-05 Não <0,001 n30m10b2d2-06 Não <0,001 n30m10b2d2-07 Não <0,001 n30m10b2d2-08 Não <0,001 n30m10b2d2-09 Não <0,001 n30m10b2d2-10 Não <0,001 Tabela 5.10 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 30 e 10 caxas grandes. n30m20b2d2-01 Não <0,001 n30m20b2d2-02 Não <0,001 n30m20b2d2-03 Não <0,001 n30m20b2d2-04 Não <0,001 Contunua

11 Modelo de programação por restrções para o problema de empacotamento ortogonal trdmensonal 85 Tabela 5.10 Resultados para nstâncas com recpente de tamanho 30 e 10 caxas grandes. (Contnuação) n30m20b2d2-05 Não <0,001 n30m20b2d2-06 Não <0,001 n30m20b2d2-07 Não <0,001 n30m20b2d2-08 Não <0,001 n30m20b2d2-09 Não <0,001 n30m20b2d2-10 Não <0,001 Conclusões Neste artgo fo usada uma abordagem para resolver o 3OPP que ncalmente checa se o volume total das caxas é maor do que o volume do recpente, em um teste para detectar rapdamente casos nváves. Caso o volume total das caxas sea menor ou gual ao volume do recpente, sgnfca que a nstânca pode ser vável e sto é checado, em seguda, por meo de um modelo de programação por restrções. O modelo consdera o domíno das varáves reduzdo por meo dos pontos de dscretzação de Herz (1972). Os resultados computaconas foram satsfatóros, pos fo possível resolver todas as nstâncas em pouco tempo computaconal. Eles confrmam que realzar o teste de nvabldade é um mecansmo que torna o modelo mas rápdo para as nstâncas nváves. Para os casos resolvdos neste artgo, a dferença de tempo entre os casos váves e nváves é bem pequena. Mas, dependendo da nstânca, realzar o teste de nvabldade pode representar uma dferença de tempo consderável. Quanto ao modelo de programação por restrções, este se mostrou efcaz na resolução das nstâncas consderadas, uma vez que retornou com a solução em pouco tempo de processamento. Agradecmentos Os autores agradecem o apoo fnancero recebdo do CNPq (Conselho Naconal de Desenvolvmento Centífco e Tecnológco) e da Fundação de Amparo à Pesqusa do Estado de Goás (FAPEG).

12 86 Tecnologas em pesqusa: engenharas Referêncas BELOV, G. et al. One-dmensonal relaxatons and lp bounds for orthogonal packng. Internatonal Transactons n Operatonal Research, v.16, p , CLAUTIAUX, F. et al. A new constrant programmng approach for the orthogonal packng problem. European Journal of Operatonal Research, v. 95, n.3, p , FEKETE, S. P.; SCHEPERS, J; VEEN, J.C. van der. An exact algorthm for hgherdmensonal orthogonal packng. Operatons Research, v. 55, n. 3, p , GAREY, M. R.; JOHNSON, D. S. Computers and ntractablty: a gude to the theory of NP-completeness. San Francsco: Freeman, HERZ, J. C. A recursve computatonal procedure for two-dmensonal stock-cuttng. IBM Journal of Research Development, p , JUNQUEIRA, L.; MORABITO, R.; YAMASHITA, D. S. Three-dmensonal contaner loadng models wth cargo stablty and load bearng constrants. Computers & Operatons Research, v. 39, n. 1, p , MESYAGUTOV, M.; SCHEITHAUER, G.; BELOV, G. Lp bounds n varous constrant programmng approaches for orthogonal packng. European Journal of Operatonal Research, v. 39, n. 10, p , TAVARES, J. A. Geração de confgurações de sstemas ndustras com o recurso à tecnologa das restrções e computação evoluconára. Tese (Doutorado) Tese de doutorado em Informátca. Unversdade de Mnho, Braga, Portugal, 2000.

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO

IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE FATORAÇÃO DE INTEIROS CRIVO QUADRÁTICO Alne de Paula Sanches 1 ; Adrana Betâna de Paula Molgora 1 Estudante do Curso de Cênca da Computação da UEMS, Undade Unverstára de Dourados;

Leia mais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES O PROBLEMA DE CORTE BIDIMENSIONAL COM PLACA DEFEITUOSA ANDRÉA CARLA GONÇALVES VIANNA Unversdade Estadual Paulsta - UNESP Faculdade de Cêncas Departamento de Computação Av. Luz Edmundo Carrjo Coube, s/n,

Leia mais

MODELOS DE OTIMIZAÇÃO PARA PROBLEMAS DE CARREGAMENTO DE CONTÊINERES COM CONSIDERAÇÕES DE ESTABILIDADE E DE EMPILHAMENTO

MODELOS DE OTIMIZAÇÃO PARA PROBLEMAS DE CARREGAMENTO DE CONTÊINERES COM CONSIDERAÇÕES DE ESTABILIDADE E DE EMPILHAMENTO versão mpressa ISSN 0101-7438 / versão onlne ISSN 1678-5142 MODELOS DE OTIMIZAÇÃO PARA PROBLEMAS DE CARREGAMENTO DE CONTÊINERES COM CONSIDERAÇÕES DE ESTABILIDADE E DE EMPILHAMENTO Leonardo Junquera Renaldo

Leia mais

Abordagens para problemas de carregamento de contêineres com considerações de múltiplos destinos

Abordagens para problemas de carregamento de contêineres com considerações de múltiplos destinos Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 2, p. 265-284, 2011 Abordagens para problemas de carregamento de contêneres com consderações de múltplos destnos Approaches for contaner loadng problems wth mult-drop

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

ABORDAGENS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA E PROGRAMAÇÃO POR RESTRIÇÕES PARA PROBLEMAS DE EMPACOTAMENTO BIDIMENSIONAL

ABORDAGENS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA E PROGRAMAÇÃO POR RESTRIÇÕES PARA PROBLEMAS DE EMPACOTAMENTO BIDIMENSIONAL ABORDAGENS DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA E PROGRAMAÇÃO POR RESTRIÇÕES PARA PROBLEMAS DE EMPACOTAMENTO BIDIMENSIONAL Olvana Xaver do Nascento e Thago Alves de Queroz Undade de Mateátca e Tecnologa UFG/Regonal

Leia mais

GRASP PARA OTIMIZAR O CARREGAMENTO DE UM CONTÊINER

GRASP PARA OTIMIZAR O CARREGAMENTO DE UM CONTÊINER A ntegração de cadeas produtvas com a abordagem da manufatura sustentável. Ro de Janero, RJ, Brasl, 13 a 16 de outubro de 2008 GRASP PARA OTIMIZAR O CARREGAMENTO DE UM CONTÊINER ETELVIRA CRISTINA BARRETO

Leia mais

CAPÍTULO. Cassius Tadeu Scarpin. Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia.

CAPÍTULO. Cassius Tadeu Scarpin. Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. 3 CAPÍTULO MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE MÚLTIPLOS CONTÊINERES COM RESTRIÇÕES DE CARREGAMENTO COMPLETO DE GRUPO DE ITENS E DE ESTABILIDADE VERTICAL Cleder Marcos

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS PARA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE LAPLACE E POISSON PARA LINHAS DE MICROFITAS ACOPLADAS Raann Pablo de Alencar AZEEDO; Ícaro Bezerra de Queroz ARAÚJO; Elel Pogg dos

Leia mais

MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS PARA O PROBLEMA DO CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR

MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS PARA O PROBLEMA DO CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR MÉTODO DE GERAÇÃO DE COLUNAS PARA O PROBLEMA DO CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR Glaydston Mattos Rbero Laboratóro Assocado de Computação e Matemátca Aplcada Insttuto Naconal de Pesqusas Espacas 2.227-00,

Leia mais

O uso de relaxação Lagrangiana em uma abordagem exata para o problema de carregamento de paletes do produtor

O uso de relaxação Lagrangiana em uma abordagem exata para o problema de carregamento de paletes do produtor O uso de relaxação Lagrangana em uma abordagem exata para o problema de carregamento de paletes do produtor Llan Káta de Olvera (FSA) llan.olvera@fsa.br Renaldo Morabto (UFSCar) morabto@power.ufscar.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA

DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROCESSADOR PARA ANÁLISE ISOGEOMÉTRICA Pedro Luz Rocha Evandro Parente Junor pedroluzrr04@gmal.com evandroparentejr@gmal.com Laboratóro de Mecânca Computaconal e Vsualzação, Unversdade

Leia mais

MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES

MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES MODELOS DE LOCALIZAÇÃO NA SELEÇÃO DE RESERVAS PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES Marcelo Gonçalves Narcso CNPTIA EMBRAPA narcso@cnpta.embrapa.br Luz Antono Noguera Lorena lorena@lac.npe.br LAC - Laboratóro Assocado

Leia mais

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA Pesusa Operaconal na Socedade: Educação, Meo Ambente e Desenvolvmento a 5/09/06 Goâna, GO UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DA MOCHILA COMPARTIMENTADA Robnson Hoto e Alexandre Fenato Unversdade Estadual

Leia mais

O USO DE RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE NO PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR

O USO DE RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE NO PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR A pesqusa Operaconal e os Recuos Renováves 4 a 7 de novembro de 003, Natal-RN O USO DE RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE NO PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR Llan Káta de Olvera Renaldo

Leia mais

Estivagem de unidades de celulose: uma análise prática com heurísticas de bloco

Estivagem de unidades de celulose: uma análise prática com heurísticas de bloco Estvagem de undades de celulose: uma análse prátca com heurístcas de bloco Douglas Rosson Srtol (UnAracruz) drsrtol@fsjb.edu.br Glaydston Mattos Rbero (UnAracruz) glaydston@fsjb.edu.br Luz Antono Noguera

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

2 Experimentos com Mistura

2 Experimentos com Mistura Modelagem em Expermentos com Mstura e Mstura-Processo Expermentos com Mstura Formulações de Expermentos com Mstura (EM) são freuentemente encontradas nas ndústras uímcas, farmacêutcas, de almentos e em

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

Heurística de múltiplos inícios para o problema de empacotamento tridimensional em faixa

Heurística de múltiplos inícios para o problema de empacotamento tridimensional em faixa Heurístca de múltplos nícos para o problema de empacotamento trdmensonal em faxa Vnícus Amaral Armentano Faculdade de Engenhara Elétrca e de Computação Unversdade Estadual de Campnas vncus@denss.fee.uncamp.br

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACITADO

UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACITADO UM ESTUDO SOBRE PROBLEMAS DE AGRUPAMENTO CAPACTADO Fernando Stefanello stefanello@nf.ufsm.br Felpe Martns Müller felpe@nf.ufsm.br Unversdade Federal de Santa Mara - Centro de Tecnologa Av. Rorama no. 1000

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD

O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD O QUEBRA-CABEÇA DE LANGFORD Mateus Mendes Magela Unversdade Federal do Espírto Santo mateusmendes.m@uol.com.br Resumo: O Quebra-Cabeça de Langford é um passatempo muto atraente e sufcentemente engenhoso

Leia mais

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro

RAD1507 Estatística Aplicada à Administração I Prof. Dr. Evandro Marcos Saidel Ribeiro UNIVERIDADE DE ÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINITRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ADMINITRAÇÃO RAD1507 Estatístca Aplcada à Admnstração I Prof. Dr. Evandro Marcos adel Rbero

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

7 Tratamento dos Dados

7 Tratamento dos Dados 7 Tratamento dos Dados 7.. Coefcentes de Troca de Calor O úmero de usselt local é dado por h( r )d u ( r ) (7-) k onde h(r), o coefcente local de troca de calor é h( r ) q''- perdas T q''- perdas (T( r

Leia mais

UMA ABORDAGEM EXATA UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGIANA PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES

UMA ABORDAGEM EXATA UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGIANA PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES UMA ABORDAGEM EXATA UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGIANA PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES Llan Káta de Olvera Unversdade Federal de São Carlos, Departamento de Engenhara de Produção Centro Unverstáro

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. Unversdade Federal do Paraná Departamento de Informátca Reconhecmento de Padrões Classfcadores Lneares Luz Eduardo S. Olvera, Ph.D. http://lesolvera.net Objetvos Introduzr os o conceto de classfcação lnear.

Leia mais

ALGORITMOS PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS: TESTES COMPUTACIONAIS COMPARATIVOS

ALGORITMOS PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS: TESTES COMPUTACIONAIS COMPARATIVOS Pesqusa Operaconal e o Desenvolvmento Sustentável ALGORITOS PARA DETERINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS: TESTES COPUTACIONAIS COPARATIVOS Danel assaru Katsurayama Insttuto Naconal de Pesqusas

Leia mais

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES Capítulo. Aproxmações numércas 1D em malhas unformes 9 Capítulo. AROXIMAÇÕS NUMÉRICAS 1D M MALHAS UNIFORMS O prncípo fundamental do método das dferenças fntas (MDF é aproxmar através de expressões algébrcas

Leia mais

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE BIDIMENSIONAL APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS METÁLICAS

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE BIDIMENSIONAL APLICADO A UMA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS METÁLICAS O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE BIDIMESIOAL APLICADO A UMA IDÚSTRIA DE ESQUADRIAS METÁLICAS Andréa Carla Gonçalves Vanna {vanna@fc.unesp.br} Departamento de Computação DCo Unversdade Estadual de São Paulo

Leia mais

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão.

Responda às questões utilizando técnicas adequadas à solução de problemas de grande dimensão. Departamento de Produção e Sstemas Complementos de Investgação Operaconal Exame Época Normal, 1ª Chamada 11 de Janero de 2006 Responda às questões utlzando técncas adequadas à solução de problemas de grande

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Guia 11 Escalonamento de Mensagens

Guia 11 Escalonamento de Mensagens Até esta altura, temos abordado prncpalmente questões relaconadas com escalonamento de tarefas a serem executadas num únco processador. No entanto, é necessáro consderar o caso de sstemas tempo-real dstrbuídos,

Leia mais

Introdução. Uma lâmpada nova é ligada e observa-se o tempo gasto até queimar. Resultados possíveis

Introdução. Uma lâmpada nova é ligada e observa-se o tempo gasto até queimar. Resultados possíveis Introdução A teora das probabldades é um ramo da matemátca que lda modelos de fenômenos aleatóros. Intmamente relaconado com a teora de probabldade está a Estatístca, que se preocupa com a cração de prncípos,

Leia mais

Métodos de Ordenação Parte 1

Métodos de Ordenação Parte 1 Métodos de Ordenação Parte 1 SCC-214 Proeto de Algortmos Prof. Thago A. S. Pardo Baseado no materal do Prof. Rudne Goularte O Problema da Ordenação Ordenação (ou classfcação) é largamente utlzada Lstas

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a 11 de novembro de 2002, Rio de Janeiro/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES XXXIV SBPO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL 8 a de novembro de 00, Ro de Janero/RJ A PESQUISA OPERACIONAL E AS CIDADES UM MÉTODO EXATO BASEADO EM RELAXAÇÃO LAGRANGIANA PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO

Leia mais

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas

Análise Dinâmica de uma Viga de Euler-Bernoulli Submetida a Impacto no Centro após Queda Livre Através do Método de Diferenças Finitas Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Appled and Computatonal Mathematcs, Vol. 4, N., 06. Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 05. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled

Leia mais

MÉTODOS EXATOS BASEADOS EM RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR

MÉTODOS EXATOS BASEADOS EM RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR versão mpressa ISSN 0101-7438 / versão onlne ISSN 1678-514 MÉTODOS EXATOS BASEADOS EM RELAXAÇÕES LAGRANGIANA E SURROGATE PARA O PROBLEMA DE CARREGAMENTO DE PALETES DO PRODUTOR Llan Káta de Olvera Renaldo

Leia mais

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE COM APROVEITAMENTO DE SOBRAS: UM ESTUDO DE COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS MATEMÁTICOS E HEURÍSTICAS DE RESOLUÇÃO

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE COM APROVEITAMENTO DE SOBRAS: UM ESTUDO DE COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS MATEMÁTICOS E HEURÍSTICAS DE RESOLUÇÃO Unversdade Tecnológca Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasl SSN 1808-0448 / v. 11, n. 3: p. 26-51, 2015 D.O..: 10.3895/g.v11n3.2807 O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE COM APROVETAMENTO

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

Auto-Fusão da Auto-Face, do Auto-Esboço e da Auto-Pele pelo Misturograma em imagens em nível de cinza

Auto-Fusão da Auto-Face, do Auto-Esboço e da Auto-Pele pelo Misturograma em imagens em nível de cinza Auto-Fusão da Auto-Face, do Auto-Esboço e da Auto-Pele pelo Msturograma em magens em nível de cnza Severno Jr, Osvaldo IMES - FAFICA osvaldo@fafca.br Gonzaga, Adlson Escola de Engenhara de São Carlos -

Leia mais

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE INTEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜENCIAMENTO DOS PADRÕES UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGEANA

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE INTEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜENCIAMENTO DOS PADRÕES UTILIZANDO RELAXAÇÃO LAGRANGEANA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE CORTE ITEGRADO AO PROBLEMA DE SEQÜECIAMETO DOS PADRÕES UTILIZADO RELAXAÇÃO LAGRAGEAA Mara José Pnto Centro Técnco Aeroespacal (CTA) Insttuto de Estudos Avançados (IEAv) Departamento

Leia mais

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS 177 DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS Antôno Carlos da Slva Flho Un-FACEF Introdução Trend Strps (TS) são uma nova técnca de análse da dnâmca de um sstema,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE IMAGENS DE UM SATÉLITE DE OBSERVAÇÃO: UMA FORMULAÇÃO REDUZIDA

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE IMAGENS DE UM SATÉLITE DE OBSERVAÇÃO: UMA FORMULAÇÃO REDUZIDA PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE IMAGENS DE UM SATÉLITE DE OBSERVAÇÃO: UMA FORMULAÇÃO REDUZIDA Glaydston Mattos Rbero 1,2 e Luz Antono Noguera Lorena 2 1 Departamento de Cênca da Computação e Informátca Faculdade

Leia mais

CADERNOS DO IME Série Estatística

CADERNOS DO IME Série Estatística CADERNOS DO IME Sére Estatístca ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA PROBABILÍSTICO DE LOCALIZAÇÃO- ALOCAÇÃO DE MÁXIMA COBERTURA Vnícus Morera Pontn Unversdade Federal do Espírto Santo (CEUNES/UFES)

Leia mais

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO

UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Ro de Janero, RJ, Brasl, 3 a 6 de outubro de 008 UM ALGORITMO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA BI-OBJETIVO PARA O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE FACILIDADES NÃO CAPACITADO Paula Marana dos Santos (UFV) paula-maranna@hotmal.com

Leia mais

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vtóra-ES, 015. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled Mathematcs Procedmento Recursvo do Método dos Elementos de Contorno Aplcado em Problemas

Leia mais

MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS

MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS Pesqusa Operaconal e o Desenvolvmento Sustentável MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PRORAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS Rcardo Coêlho Slva Departamento de Telemátca Faculdade de Engenhara Elétrca e

Leia mais

Métodos de Ordenação Parte 1

Métodos de Ordenação Parte 1 Métodos de Ordenação Parte 1 Introdução à Cênca da Computação II Prof. Dego Raphael Amanco Baseado no materal dos Profs. Rudne Goularte e Thago A. S. Pardo O Problema da Ordenação Ordenação (ou classfcação)

Leia mais

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS Renato S. Gomde 1, Luz F. B. Loja 1, Edna L. Flôres 1 1 Unversdade Federal de Uberlânda, Departamento de Engenhara

Leia mais

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA)

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA) ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA 7 6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA As desvantagens do método BM apresentadas no capítulo 5 sugerem que a alocação dos benefícos seja feta proporconalmente ao prejuízo causado

Leia mais

Caderno de Fórmulas em Implementação. SWAP Alterações na curva Libor

Caderno de Fórmulas em Implementação. SWAP Alterações na curva Libor Caderno de Fórmulas em Implementação SWAP Alterações na curva Lbor Atualzado em: 15/12/217 Comuncado: 12/217 DN Homologação: - Versão: Mar/218 Índce 1 Atualzações... 2 2 Caderno de Fórmulas - SWAP... 3

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Testes não-paramétricos

Testes não-paramétricos Testes não-paramétrcos Prof. Lorí Val, Dr. http://www.mat.ufrgs.br/val/ val@mat.ufrgs.br Um teste não paramétrco testa outras stuações que não parâmetros populaconas. Estas stuações podem ser relaconamentos,

Leia mais

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite

5 Relação entre Análise Limite e Programação Linear 5.1. Modelo Matemático para Análise Limite 5 Relação entre Análse Lmte e Programação Lnear 5.. Modelo Matemátco para Análse Lmte Como fo explcado anterormente, a análse lmte oferece a facldade para o cálculo da carga de ruptura pelo fato de utlzar

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF 1 GRASP PARA OTIMIZAR O CARREGAMENTO DE UM CONTÊINER ETELVIRA CRISTINA BARRETO RANGEL LEITE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ MAIO DE 2007 2 GRASP PARA OTIMIZAR

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnlesteMG Dscplna: Introdução à Intelgênca Artfcal Professor: Luz Carlos Fgueredo GUIA DE LABORATÓRIO LF. 01 Assunto: Lógca Fuzzy Objetvo: Apresentar o

Leia mais

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA Engenhara de Tráfego Consdere o segmento de va expressa esquematzado abaxo, que apresenta problemas de congestonamento no pco, e os dados a segur apresentados: Trechos

Leia mais

4 Sistema Híbrido de Otimização de Estratégia de Controle de Válvulas de Poços Inteligentes sob Incertezas

4 Sistema Híbrido de Otimização de Estratégia de Controle de Válvulas de Poços Inteligentes sob Incertezas 44 4 Sstema Híbrdo de Otmzação de Estratéga de Controle de Válvulas de Poços Intelgentes sob Incertezas Conforme dscutdo no capítulo 2, na engenhara de reservatóro a atvdade de gerencamento é uma tarefa

Leia mais

REFINAMENTO DE UM ALGORITMO ENUMERATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS

REFINAMENTO DE UM ALGORITMO ENUMERATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS Pesqusa Operaconal na Socedade: Educação, eo Ambente e Desenvolvmento 2 a 5/09/06 Goâna, GO REFINAENTO DE U ALGORITO ENUERATIVO PARA DETERINAÇÃO DE PADRÕES TABULEIROS EXATOS E RESTRITOS Horaco Hde Yanasse

Leia mais

Um modelo inteiro misto com trigonometria direta para o corte de polígonos convexos aplicado à indústria

Um modelo inteiro misto com trigonometria direta para o corte de polígonos convexos aplicado à indústria Um modelo ntero msto com trgonometra dreta para o corte de polígonos convexos aplcado à ndústra Leandro Resende Mundm Insttuto de Cêncas Matemátcas e de Computação Avenda Trabalhador São-carlense, 13566-590,

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Lnear com Restrções Aula 9: Programação Não-Lnear - Funções de Váras Varáves com Restrções Ponto Regular; Introdução aos Multplcadores de Lagrange; Multplcadores de Lagrange e Condções

Leia mais

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas 01/Abr/2016 Aula 11 Potencas termodnâmcos Energa nterna total Entalpa Energas lvres de Helmholtz e de Gbbs Relações de Maxwell 18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13 Introdução à Físca Estatístca Postulados Equlíbro

Leia mais

Interpolação Segmentada

Interpolação Segmentada Interpolação Segmentada Uma splne é uma função segmentada e consste na junção de váras funções defndas num ntervalo, de tal forma que as partes que estão lgadas umas às outras de uma manera contínua e

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso de Admnstração em Gestão Públca Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos uns dos

Leia mais

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média.

Ao se calcular a média, moda e mediana, temos: Quanto mais os dados variam, menos representativa é a média. Estatístca Dscplna de Estatístca 0/ Curso Superor de tecnólogo em Gestão Ambental Profª. Me. Valéra Espíndola Lessa e-mal: lessavalera@gmal.com Meddas de Dspersão Indcam se os dados estão, ou não, prómos

Leia mais

3 Animação de fluidos com SPH

3 Animação de fluidos com SPH 3 Anmação de fludos com SPH O SPH (Smoothed Partcle Hydrodynamcs) é um método Lagrangeano baseado em partículas, proposto orgnalmente para smulação de problemas astrofíscos por Gngold e Monaghan (1977)

Leia mais

Modelação com Variáveis Discretas

Modelação com Variáveis Discretas Engenhara de Processos e Sstemas Modelação com Varáves Dscretas Fernando Bernardo Fev 2011 mn f ( x, y, θ ) x, y s. t. h( x, y, θ ) = 0 g( x, y, θ ) 0 x x x L x real y {0,1}) U Leque de aplcações. Tpos

Leia mais

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo:

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo: CONTROLADORES FUZZY Um sstema de controle típco é representado pelo dagrama de blocos abaxo: entrada ou referênca - erro CONTROLADOR snal de controle PLANTA saída A entrada ou referênca expressa a saída

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

Efeito do tipo de norma sobre a ordem de acurácia do erro de soluções numéricas em CFD

Efeito do tipo de norma sobre a ordem de acurácia do erro de soluções numéricas em CFD feto do tpo de norma sobre a ordem de acuráca do erro de soluções numércas em CFD Márco A. Martns Depto. de Matemátca, nversdade stadual do Centro Oeste, ICTRO 854-8, C.., uarapuava, R; -mal: mandre@uncentro.br

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias TLF 010/11 Cap. IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras Capítulo IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras 4.1. Méda 43 4.. Desvo padrão 44 4.3. Sgnfcado do desvo padrão 46 4.4. Desvo padrão da méda

Leia mais

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE EM INDÚSTRIAS DE MÓVEIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE EM INDÚSTRIAS DE MÓVEIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE O PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE EM INDÚSTRIAS DE MÓVEIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE Socorro Rangel Altamr G. de Fgueredo DCCE / IBILCE / UNESP Rua Crstóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth 50054-000, S.J. do Ro

Leia mais

MODELOS DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM CUSTOS DE TRANSPORTE

MODELOS DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM CUSTOS DE TRANSPORTE MODELOS DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM CUSTOS DE TRANSPORTE Flavo Molna Unversdade Federal de São Carlos UFSCar - Departamento de Engenhara de Produção Rod. Washngton Luís - Km 235, São Carlos, São Paulo

Leia mais

Identidade dos parâmetros de modelos segmentados

Identidade dos parâmetros de modelos segmentados Identdade dos parâmetros de modelos segmentados Dana Campos de Olvera Antono Polcarpo Souza Carnero Joel Augusto Munz Fabyano Fonseca e Slva 4 Introdução No Brasl, dentre os anmas de médo porte, os ovnos

Leia mais

UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DA ALOCAÇÃO DE SONDAS DE PRODUÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO

UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DA ALOCAÇÃO DE SONDAS DE PRODUÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DA ALOCAÇÃO DE SONDAS DE PRODUÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO Alexandre Venturn Faccn Pacheco (UFES) alexandreventurn@gmal.com

Leia mais

024/ ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO GENÉTICO

024/ ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO GENÉTICO ISSN 275-6295 Ro de Janero- Brasl, 05 e 06 de agosto de 2009. SPOLM 2009 024/2009 - ANÁLISE MULTICRITÉRIO DO PROBLEMA DE SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM AMBIENTE JUST IN TIME, UTILIZANDO-SE DE UM ALGORITMO

Leia mais

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência

3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potência 3 Elementos de modelagem para o problema de controle de potênca Neste trabalho assume-se que a rede de comuncações é composta por uma coleção de enlaces consttuídos por um par de undades-rádo ndvdualmente

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

O PROBLEMA DA ÁRVORE CAPACITADA COM DEMANDAS NÃO- UNITÁRIAS: UMA HEURÍSTICA DE MELHORIA A PARTIR DO MSTp

O PROBLEMA DA ÁRVORE CAPACITADA COM DEMANDAS NÃO- UNITÁRIAS: UMA HEURÍSTICA DE MELHORIA A PARTIR DO MSTp O PROBLEMA DA ÁRVORE CAPACITADA COM DEMANDAS NÃO- UNITÁRIAS: UMA HEURÍSTICA DE MELHORIA A PARTIR DO MSTp Lucas Gumarães de Olvera * lucasgu@gmal.com Paulo Mauríco Laurentys de Almeda * paulomla@gmal.com

Leia mais

PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES E SEQÜENCIAMENTO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES E SEQÜENCIAMENTO DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES E SEQÜENCIAMENTO

Leia mais

V SMAT Simpósio de Matemática Presidente Prudente - SP 10 a 13 de agosto de Minicurso Introdução a Problemas de Corte de Estoque

V SMAT Simpósio de Matemática Presidente Prudente - SP 10 a 13 de agosto de Minicurso Introdução a Problemas de Corte de Estoque V SMAT Smpóso de Matemátca Presdente Prudente - SP 10 a 13 de agosto de 2010 Mncurso Introdução a Problemas de Corte de Estoque Adrana Crstna Cherr Departamento de Matemátca - Faculdade de Cêncas Unversdade

Leia mais

5 Formulação para Problemas de Potencial

5 Formulação para Problemas de Potencial 48 Formulação para Problemas de Potencal O prncpal objetvo do presente capítulo é valdar a função de tensão do tpo Westergaard obtda para uma trnca com abertura polnomal (como mostrado na Fgura 9a) quando

Leia mais

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL

CAPÍTULO IV PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS DA SEÇÃO TRANSVERSAL CPÍTULO IV PROPRIEDDES GEOMÉTRICS D SEÇÃO TRNSVERSL Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4. Propredades Geométrcas da Seção Transversal 4.. Introdução O presente trabalho é desenvolvdo paralelamente

Leia mais

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS Rodolfo Hoffmann * Vctor Hugo da Fonseca Porto ** SINOPSE Neste trabalho deduz-se qual é o

Leia mais

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO

METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL. Iran Carlos Stalliviere Corrêa RESUMO Semnáro Anual de Pesqusas Geodéscas na UFRGS, 2. 2007. UFRGS METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DE VAZÃO DE UMA SEÇÃO TRANSVERSAL A UM CANAL FLUVIAL Iran Carlos Stallvere Corrêa Insttuto de Geocêncas UFRGS Departamento

Leia mais

2ª PARTE Estudo do choque elástico e inelástico.

2ª PARTE Estudo do choque elástico e inelástico. 2ª PARTE Estudo do choque elástco e nelástco. Introdução Consderemos dos corpos de massas m 1 e m 2, anmados de velocdades v 1 e v 2, respectvamente, movmentando-se em rota de colsão. Na colsão, os corpos

Leia mais

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF

Flambagem. Cálculo da carga crítica via MDF Flambagem Cálculo da carga crítca va MDF ROF. ALEXANDRE A. CURY DEARTAMENTO DE MECÂNICA ALICADA E COMUTACIONAL Flambagem - Cálculo da carga crítca va MDF Nas aulas anterores, vmos como avalar a carga crítca

Leia mais

As leis de Kirchhoff. Capítulo

As leis de Kirchhoff. Capítulo UNI apítulo 11 s les de Krchhoff s les de Krchhoff são utlzadas para determnar as ntensdades de corrente elétrca em crcutos que não podem ser convertdos em crcutos smples. S empre que um crcuto não pode

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA

MODELAGEM COMPUTACIONAL DA DIFUSÃO DE NÊUTRONS EM GEOMETRIA UNIDIMENSIONAL CARTESIANA 27 Internatonal Nuclear tlantc Conference - INC 27 antos, P, razl, eptember 3 to October 5, 27 OCIÇÃO RILEIR DE ENERGI NUCLER - EN IN: 978-85-99141-2-1 MODELGEM COMPUTCIONL D DIFUÃO DE NÊUTRON EM GEOMETRI

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

Desenvolvimento de software dedicado à gestão de estoques em indústrias de polpa de fruta

Desenvolvimento de software dedicado à gestão de estoques em indústrias de polpa de fruta SCIENTIA PLENA VOL. 9, NUM. 5 2013 www.scentaplena.org.br Desenvolvmento de software dedcado à gestão de estoques em ndústras de polpa de fruta Software development dedcated to nventory management n frut

Leia mais