A Aliança contra as DNTs

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Aliança contra as DNTs"

Transcrição

1 A Aliança contra as DNTs O PLANO DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs para a CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL DA CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (Versão Resumida) Federação Internacional de Diabetes Federação Mundial do Coração UICC Controle Global do Câncer União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares - soluções de saúde para a população pobre

2 SUMÁRIO EXECUTIVO Em 13 de maio de 2010, a Organização das Nações Unidas, liderada pelos estados membros da Comunidade Caribenha (CARICOM), votou unanimamente na Resolução da ONU 64/265 para realizar uma Conferência da Cúpula das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis em setembro de A Conferência é uma oportunidade única para se colocar as doenças não transmissíveis DNTs na pauta global. Ela tem o potencial de assegurar o comprometimento dos Chefes de Governo para uma resposta global coordenada às DNTs, aumentar significativamente os recursos destinados às DNTs e salvar milhões da morte prematura e de complicações em virtude da saúde debilitada. Um programa de trabalho coordenado, com recursos, realizado pela sociedade civil antes e imediatamente após a Conferência da Cúpula da ONU será essencial para o seu sucesso. As quatro principais federações de combate às DNTs a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a Federação Mundial do Coração (WHF), a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (A União coordenaram a resposta da sociedade civil por meio da criação de uma Aliança NCD, que vem trabalhando juntamente com ONGs, a Organização Mundial de Saúde (OMS), profissionais da saúde, a comunidade acadêmica, o setor privado e outras partes interessadas para formar uma voz poderosa e unida. A Aliança contra as DNTs impulsionará cinco áreas de trabalho que levarão à Conferência de Cúpula da ONU da seguinte maneira: Liderando um movimento da sociedade civil para as DNTs Produzindo argumentos com base em evidências para apoiar a causa das DNTs Atuando como a voz global dos nossos membros e de pessoas que sofrem de DNTs Criando um Roadmap até 2020 para as DNTs e compartilhando soluções inovadoras e as melhores práticas em DNTs Trabalhando ao lado de ONGs, governos e empresas de pensamento similar para levar adiante as principais solicitações da Aliança contra as DNTs para e da Conferência da Cúpula A Aliança contra as DNTs existe unicamente para formar o movimento da sociedade civil necessário para que a Conferência da Cúpula da ONU tenha um resultado positivo. Este Plano da Aliança NCD define as principais metas e os resultados da Aliança para a Conferência da Cúpula da ONU e contribuirá para um movimento fortalecido e unificado da sociedade civil.

3 A Resolução da ONU que convocou a Conferência da Cúpula foi co-apoiada por 130 estados membros da ONU. Por fim, as DNTs estão batendo em uma porta política que está aberta. Não podemos perder essa oportunidade histórica.

4 Este Plano define as principais metas e resultados da Aliança NCD para a Conferência da Cúpula da ONU e contribuirá para um movimento fortalecido e unificado da sociedade civil.

5 A EMERGÊNCIA GLOBAL As DNTs, que incluem câncer, doença cardiovascular, doença respiratória crônica e diabetes, além das causas evitáveis do uso de tabaco, dieta insalubre, falta de atividade física e consumo de álcool, são responsáveis por 60% de todas as mortes no mundo, 80% das quais ocorrem nos países de renda baixa e média (PRBM). De acordo com o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, câncer, diabetes e doenças cardíacas não são mais as doenças dos ricos. Hoje em dia, elas têm um efeito devastador nas pessoas e nas economias das populações mais pobres, ainda mais do que as doenças transmissíveis. Isso representa uma lenta emergência na saúde pública. As DNTs são uma grande cause de pobreza, uma barreira ao desenvolvimento econômico e uma emergência global omitida. PRINCIPAIS FATOS SOBRE AS DNTS: A Organização Mundial de Saúde estima que 8 milhões de pessoas morrem prematuramente nos PRBM de DNTs todos os anos. O Fórum Econômico Mundial identificou as DNTs como a segunda ameaça mais severa à economia global em termos de probabilidade e potencial perda econômica. Uma pesquisa recente feita pelo Centro de Desenvolvimento Global mostrou que menos de 3% dos US$22 bilhões gastos com a saúde pelas agências internacionais de saúde nos PRBM são gastos com as DNTs. De acordo com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, a saúde é essencial para o desenvolvimento econômico, político e social de todos os países, mas ainda assim, eles não possuem metas ou objetivos para as DNTs, que causam o maior impacto nos PRBM.

6 A ALIANÇA CONTRA AS DNTs: O INÍCIO A Aliança contra as DNTs foi criada em maio de 2009 pela Federação Internacional de Diabetes, a Federação Mundial do Coração e a União para o Controle Internacional de Câncer para representar os milhões que estão morrendo ou que são afetados pelas DNTs nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos e para prevenir que a epidemia das DNTs se espalhe ainda mais. Originalmente, a Aliança foi organizada com base em quatro exigências: 1. Que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas realizasse uma Conferência da Cúpula sobre as DNTs. 2. Que indicadores das DNTs fossem incluídos nas Metas para o Desenvolvimento do Milênio na Conferência de Cúpula da ONU, a ser realizada em setembro de 2010, e nas metas que sucederão as Metas para o Desenvolvimento do Milênio em Que haja acesso a medicamentos essenciais em conta e de qualidade para as DNTs nos países de baixa e média renda. 4. Que as DNTs sejam integradas aos sistemas de saúde, principalmente no nível primário de assistência médica. Em fevereiro de 2010, a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares juntou-se à Aliança contra as DNTs como parceira integral. A primeira das quatro exigências da Aliança foi alcançada em maio de 2010, com o acordo para se realizar a Conferência da Cúpula da ONU. O progresso feito até hoje nas outras três principais exigências será fortalecido pelo processo da Conferência e os resultados propostos. NOSSA VISÃO A Aliança possui amplos objetivos globais de longo prazo, que fornecem o contexto para os requerimentos específicos da Conferência da Cúpula da ONU sobre DNTs, em setembro de Essa visão de longo prazo inclui: 1. Planos nacionais de DNTs/doenças para todos 2. Um mundo sem tabaco 3. Modos de vida mais saudáveis 4. Sistemas de saúde fortalecidos 5. Acesso global a medicamentos e tecnologias em conta e de boa qualidade

7 6. Direitos humanos para as pessoas que sofrem de DNTs

8 A ALIANÇA CONTRA AS DNTs POSICIONADA PARA O SUCESSO Juntas, a Federação Mundial do Coração, a União para o Controle Internacional de Câncer, a Federação Internacional de Diabetes e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares: 1. São a única voz global que abrange as quatro maiores DNTs definidas pelo Plano de Ação de DNTs da OMS. 2. São federações legítimas representando 880 associações membros. 3. Abrangem mais de 170 países e territórios, o que nos permite basear nossa proteção global e trabalho técnico na realidade de diversos contextos e culturas. 4. Possuem histórico estabelecido em proteção global e suporte de programa em cada uma de nossas respectivas áreas de foco em doenças. 5. Originaram o pedido de uma Conferência da cúpula da ONU sobre DNTs em maio de 2009 e lideraram o esforço de proteção global que levou à sua passagem unânime. 6. Possuem as evidências para apoiar a proteção e acesso a perícia técnica de primeira dentro de nossas redes. 7. São organizações estabelecidas e respeitadas com um histórico de oferecer resultados de qualidade. 8. Têm as parcerias certas e aliados estratégicos (a OMS, outras agências da ONU, governos, agências internacionais, a indústria, a sociedade civil, profissionais da saúde, a mídia e defensores da causa das DNTs).

9 UM HISTÓRICO DE FORTES RESULTADOS As atividades da Aliança contra as DNTs até hoje incluem: 1. Lobby formal e informal com líderes de governos, da ONU e de agências doadoras. 2. Presença nos principais encontros internacionais fazendo apresentações, mostrando evidências e realizando eventos paralelos. 3. Estabelecimento de grupos de parceria que incluem organizações como a Aliança da Convenção Quadro, a Aliança Internacional de Organizações de Pacientes, a Aliança Mundial de Profissionais da Saúde, a Livestrong, a Sociedade Americana de Câncer e a Associação Americana do Coração. 4. Produção de publicações de proteção, análise científica e evidências técnicas. 5. Fornecimento de materiais de campanha, comunicados à imprensa, atualizações regulares de campanha e relatórios de progresso para os grupos da sociedade civil. 6. Realização de um forte campanha de combate às DNTs com arrecadação de fundos correspondente para apoiar o programa de atividades. Os patrocinadores mais antigos incluem a Sociedade Americana de Câncer, a Livestrong e o Conselho Australiano de Câncer. As discussões com fundações e grupos do setor privado estão em andamento. 7. Construção de alianças estratégicas com organizações como a OMS e o Fórum Econômico Mundial (FEM); e apoio à Rede Global de Doenças Não Transmissíveis da OMS (NCDnet). 8. Mobilização de nossos 880 membros no nível nacional para apoiar o lobby global. 9. Criação de um website ( para fornecer as últimas informações e recursos a ONGs, órgãos legisladores e o público geral.

10 PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA ALIANÇA PARA A CÚPULA Desde que a Conferência da Cúpula da ONU foi anunciada, em maio, os quatro parceiros da Aliança contra as DNTs tem trabalhado intensamente reunindo os planos da sociedade civil e as estratégias para a Conferência da Cúpula e as estruturas de parceria para conseguir resultados positivos. As reivindicações específicas da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da ONU estão em uma Declaração de Resultado que leva aos seguintes resultados: 1 Os governos devem ser responsáveis e medidos nos planos de DNTs 2 A Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (FCTC) deve ser completamente implementada 3 Deve haver um comprometimento global para evitar o que pode ser evitado 4 Devem haver abordagens globalmente pactuadas para o tratamento e cuidado das DNTs 5 Recursos para intervenções de combate às DNTs 6 Inclusão das DNTs nas metas sucessoras das MDM A Aliança contra as DNTs visa a implementação total da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (um grande fator de risco para todas as DNTs) e as ações da Conferência da Cúpula dos níveis global ao nacional para a prevenção de DNTs. É essencial alocar recursos suficientes para o tratamento, a prevenção, o gerenciamento, a pesquisa e o sistema de saúde das DNTs para se implementar as recomendações da Conferência da Cúpula. A principal ação que pode ser possível por meio da Conferência da Cúpula inclui abordagens pactuadas globalmente para o tratamento e cuidado das DNTs. Por fim, as DNTs precisam ser transformadas em objetivos globais para o futuro, em especial nas metas que irão suceder as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) após a data de seu término, em A omissão das DNTs nas atuais MDM distorceu os padrões de gastos com a saúde nos PRBM e deixou a crescente epidemia de DNTs nesses países com uma séria falta de recursos.

11 8 milhões de pessoas morrem prematuramente de DNTs todos os anos

12 AÇÕES POSSÍVEIS DA ALIANÇA NCD PARA O SUCESSO DA CONFERÊNCIA DA CÚPULA NA ONU A Aliança contra as DNTs dará prosseguimento a cinco áreas de trabalho antes e após a Conferência da Cúpula da ONU da seguinte maneira: 1. LIDERANDO UM MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL PARA DNTS Trabalhando diligentemente com os estados membros e o sistema da ONU para garantir que a voz da sociedade civil seja central na Conferência da Cúpula da ONU. Trabalhando com a sociedade civil e outras partes interessadas para influenciar os estados membros da ONU a adotar efeitos mensuráveis e com foco nos resultados. Coordenando foros como o Grupo de Interesses Comuns da Aliança e o Grupo de Parceiros da Cúpula da ONU. 2. PRODUZINDO ARGUMENTOS COM BASE EM EVIDÊNCIAS PARA APOIAR A CAUSA DAS DNTS Ajudando a OMS a entregar documentos essenciais de referência para a Conferência da Cúpula da ONU. Comissionando trabalhos que apoiem as reivindicações da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da ONU e fornecendo evidências nas audiências pré- Conferência da Cúpula da ONU e na própria Conferência da Cúpula da ONU. Identificando problemas nos sistemas de dados, pesquisa e desenvolvimento das DNTs. 3. CRIANDO UM ROADMAP ATÉ 2020 PARA AS DNTs E COMPARTILHANDO SOLUÇÕES INOVADORAS E MELHORES PRÁTICAS

13 Desenvolvimento de um Roadmap até 2020 para as DNTs: De Políticas a Ações que inclui as principais reivindicações da sociedade civil, intervenções prioritárias de combate às DNTs e objetivos a serem alcançados até 2020, melhorando o Plano de Ação para as DNTs da Organização Mundial de Saúde. Determinando o custo de soluções para as DNTs, promovendo o acesso global a medicamentos essenciais para as DNTs e definindo modelos eficazes de planos de combate às DNTs no nível nacional. Apoiando a completa implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. 4. ATUANDO COMO A VOZ GLOBAL DE NOSSOS MEMBROS E PESSOAS COM DNTS Consultando nossos membros ativamente para garantir que as principais reivindicações e posições da Aliança NCD se baseiem em suas prioridades. Envolvendo as partes interessadas desde o nível local ao global para catalisar o apoio público à Conferência da Cúpula da ONU. Disseminando mensagens claras sobre as DNTs e a Conferência da Cúpula da ONU para nossos membros e outros parceiros. 5. TRABALHANDO COM ONGS, GOVERNOS E EMPRESAS PARA LEVAR ADIANTE AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs PARA A CONFERÊNCIA DA CÚPULA Continuar trabalhando com os governos que lideram a Conferência da Cúpula da ONU, em especial os estados da CARICOM e os dois cofacilitadores da Conferência da Cúpula da ONU, Luxemburgo e Jamaica. Continuar trabalhando com um maior grupo de ONGs e outras organizações, além de apoiar a Rede Global de Doenças Não Transmissíveis da OMS (NCDnet). Trabalhar com nossos parceiros corporativos e a comunidade empresarial e colaborar com o Fórum Econômico Mundial e outros parceiros. Defender o estabelecimento de uma força de trabalho formada pela sociedade civil na Conferência da Cúpula da ONU, sob o ofício do Presidente da Assembleia Geral da ONU.

14 Entre em contato com Ou visite para uma descrição completa das áreas de trabalho da Aliança contra as DNTs.

15 GRUPOS DE TRABALHO DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs Para poder realizar esse abrangente programa de trabalho, a Aliança NCD estabelecerá grupos de trabalho para dar prosseguimento a atividades específicas e partes de trabalhos técnicos para a Conferência da Cúpula da ONU. A Aliança utilizará seus membros e parceiros para reunir os melhores especialistas do mundo na formação de cinco grandes grupos de trabalho: 1. Proteção de Alto Nível e Alcançar o Público Geral 2. Definição de um Roadmap até 2020 para as DNTs e Soluções Inovadoras 3. O Caso dos Negócios para Investimentos nas DNTs 4. Sistemas de Saúde e Soluções para a Prevenção e o Tratamento das DNTs 5. Sistemas de Dados, Pesquisa e Desenvolvimento das DNTs APÓS A CONFERÊNCIA DA CÚPULA DA ONU PRÓXIMOS PASSOS A Conferência da Cúpula da ONU é um importante ponto focal para as DNTs, mas é também parte de um processo de mais longo prazo para combater a epidemia global das DNTs. Através desse Plano, a Aliança NCD aumentará a iniciativa política nos níveis global e nacional para a Conferência da Cúpula, assegurando que estejamos prontos com evidências claras e fortes e soluções realistas e custo-efetivas. No entanto, a ação imediata após o resultado da Conferência da Cúpula da ONU também será essencial para a implementação dos resultados pactuados enquanto a iniciativa política para as DNTs, gerada pela Conferência da Cúpula da ONU ainda estiver fresca. Esse plano não contém detalhes de atividades após a Conferência da Cúpula da ONU, já que não podemos prever quais serão os seus resultados neste momento. Estamos planejando uma reunião de inventariação virtual com nossos parceiros imediatamente após a Conferência da Cúpula da ONU, que incluirá um programa de acompanhamento de trabalho com os principais parceiros e partes interessadas. É provável que a Conferência da Cúpula da ONU gere mais pedidos de informação e pesquisa sobre tópicos específicos e uma oportunidade para programas-piloto nos níveis global e nacional. A Aliança NCD estará pronta para levar isso adiante com nossos membros e parceiros para assegurar que os compromissos sejam transformados em ação.

16 NOSSAS ESTRUTURAS DE PARCERIA A Aliança NCD se envolverá com uma vasta gama de aliados e parceiros estratégicos em cinco diferentes níveis: 1. O Grupo Piloto da Aliança contra as DNTs coordena as atividades dos seus membros fundadores (FID, UCIC, FMC e A União). 2. O Grupo de Parceiros da Conferência da Cúpula da ONU inclui ONGs com um forte histórico e comprometimento comprovado com a contribuição para o sucesso da Conferência da Cúpula da ONU, em setembro de O grupo se reunirá regularmente para coordenar atividades e assegurar os melhores resultados possíveis para a Conferência da Cúpula da ONU. Para se tornar um membro, deve haver um convite, o que assegura um grupo pequeno para coordenação e tomada de decisão eficazes. 3. O Grupo de Interesses Comuns da Aliança contra as DNTs (GIC) está aberto a ONGs que queiram se envolver nos trabalhos da Aliança NCD e se comunicará regularmente via e teleconferências. Para tornar-se um membro do GIC da Aliança NCD, é necessário ter o apoio de um dos membros fundadores da Aliança NCD. Nós damos as boas-vindas a ONGs com interesse em DNTs e seus fatores de risco. 4. O Website da Aliança pode ser utilizado por qualquer organização ou indivíduo que queira acompanhar a campanha da Conferência da Cúpula da ONU e acessar documentos importantes no endereço 5. O Grupo de Parceiros da Aliança fornecerá um fórum para que a Aliança contra as DNTs se envolva com o setor privado e outros parceiros que apoiam seus trabalhos.

17 CONCLUSÃO O acordo unânime dos estados membros da ONU de realizar uma Conferência da Cúpula da ONU com o tema Doenças Não Transmissíveis sinaliza o reconhecimento da emergência global e uma disposição para agir. Teremos uma chance de dialogar com líderes mundiais e Chefes de Estado sobre DNTs. A comunidade das DNTs deve estar preparada com argumentos, evidências e soluções, o que. irá requerer a ação conjunta de governos, agências internacionais, ONGs, o setor privado, profissionais da saúde, a comunidade de pesquisa e o próprio público geral. A Aliança contra as DNTs existe unicamente para reunir o movimento da sociedade civil necessário para se conseguir um resultado positivo da Conferência da Cúpula da ONU. Também existimos unicamente por meio de nossas 880 associações membros, que mobilizam o público geral. Até hoje, as pessoas que sofrem de DNTs nem sempre foram vistas ou ouvidas. A Conferência da Cúpula da ONU oferece uma oportunidade de se criar conscientização entre o público geral da sua parte na prevenção, diagnóstico precoce e gerenciamento das DNTs. Temos apenas um ano para nos organizar para a Conferência da Cúpula da ONU, mas a Aliança contra as DNTs possui uma estrutura de parcerias de eficiência comprovada. Com recursos adicionais, temos a perícia, a reputação e a capacidade de melhorar e liderar um grande processo da sociedade civil sobre DNTs que beneficiará as milhões de pessoas que não têm acesso ao tratamento DNTs a um preço acessível, auxiliará os sistemas de saúde que enfrentam o impacto duplo das doenças transmissíveis e não transmissíveis e começará a combater a epidemia global de DNTs.

18 Entre em contato com ou visite o site para obter a versão completa do Plano da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da Organização das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis

19 ANEXOS QUEM SOMOS Grupo Líder da Aliança contra as DNTs Federação Internacional de Diabetes: União para o Controle Internacional de Câncer: Federação Mundial do Coração: A União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares: Grupo de Parceiros da Conferência da Cúpula da ONU (Membros atuais) União para o Controle Internacional de Câncer Federação Mundial do Coração A União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares Federação Internacional de Diabetes Aliança da Convenção Quadro: Sociedade Americana de Câncer: Livestrong: Associação Americana do Coração: Grupo de Interesses Comuns da Aliança contr as DNTs* A lista de membros será publicada em breve no endereço *As ONGs interessadas em integrar o Grupo de Interesses Comuns da Aliança NCD podem expressar seu interesse enviando para info@ncdalliance.org

20 RESOLUÇÃO DA ONU 64/265 (Parágrafos Operativos) A Assembleia Geral: 1. Decide convocar uma reunião de alto nível da Assembleia Geral em setembro de 2011, com a participação dos Chefes de Estado e Governo, tendo como tema a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis; 2. Decide também realizar conferências no escopo, nas modalidades, no formato e na organização da reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis, com o objetivo de concluí-las, preferencialmente, até o final de 2010; 3. Encoraja os Estados Membros a incluir, em suas discussões na Reunião Plenária de Alto Nível da sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral sobre a revisão das Metas de Desenvolvimento do Milênio, que será realizada em setembro de 2010, a crescente incidência de e o impacto socioeconômico da alta prevalência de doenças não transmissíveis no mundo todo; 4. Solicita que o Secretário Geral envie um relatório à Assembleia Geral em sua sexagésima quinta sessão, em colaboração com os Estados Membros, a Organização Mundial de Saúde e os fundos relevantes, programas e agências especializadas do sistema da Organização das Nações Unidas, sobre a situação global das doenças não transmissíveis, com foco especial nos desafios de desenvolvimento enfrentados pelos países em desenvolvimento.

21 RESUMO DAS ESTRUTURAS DA CONFERÊNCIA DA CÚPULA DA ONU Objetivos de longo prazo Áreas de trabalho Objetivos principais da Conferência da Cúpula

22 Grupo Líder da Aliança contr as DNTs Liderar um movimento da sociedade civil para as DNTs Atuar como a voz global dos nossos membros e de pessoas que sofrem de DNTs Produzir argumentos com base em evidências para apoiar a causa das DNTs Produzir um Roadmap até 2020 para as DNTs e compartilhando soluções inovadoras e as melhores práticas em DNTs Trabalhar ao lado de ONGs, governos e empresas de pensamento similar para levar adiante as principais solicitações da Aliança contra as DNTs para e da Conferência da Cúpula Equipe de Pessoal da Conferência da Cúpula sobre DNTs Grupo de Parceiros da Cúpula da ONU Grupo de Interesses Comuns da Aliança Grupo de Parceiros da Aliança Grupos de trabalho Proteção de Alto Nível e Alcançar o Público Geral Definição de um Roadmap até 2020 para as DNTs e Soluções Inovadoras O Caso dos Negócios para Investimentos nas DNTs Sistemas de Saúde e Soluções para a Prevenção e o Tratamento das DNTs Sistemas de Dados, Pesquisa e Desenvolvimen to das DNTs

23 A ALIANÇA CONTRA AS DNTs Colocando as doenças não transmissíveis na agenda global Federação Internacional de Diabetes Federação Mundial do Coração UICC Controle Global de Câncer União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares -soluções de saúde para a população pobre info@ncdalliance.org

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO Introdução Escopo A Carta de Bangkok identifica ações, compromissos e promessas necessários para abordar os determinantes da saúde em

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações Página 144 VIII/11. Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações A Conferência das Partes, Informando-se sobre o relatório do Secretário Executivo sobre as atividades do

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

CE150/INF/6 (Port.) Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. Introdução

CE150/INF/6 (Port.) Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. Introdução Anexo A - 2 - A. DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Introdução 1. A Assembleia Mundial da Saúde, mediante a Resolução WHA62.14 (2009), Reduzir as desigualdades de saúde mediante ações sobre os determinantes

Leia mais

A SAÚDE NÃO É NEGOCIÁVEL

A SAÚDE NÃO É NEGOCIÁVEL A SAÚDE NÃO É NEGOCIÁVEL Plano de ação para contrapor a interferência da indústria do tabaco nas políticas públicas Com o apoio de: Por que a sociedade civil deve monitorar as ações da indústria do tabaco?

Leia mais

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades #ElesPorElas Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Impactando Universidades ElesPorElas Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ ActionAid é uma federação internacional trabalhando para erradicar a pobreza e a injustiça. A ActionAid foi

Leia mais

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA 16 a 20 de junho de 2014 CE154.R17 Original: inglês RESOLUÇÃO CE154.R17 ESTRATÉGIA PARA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE A 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO,

Leia mais

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS TERMOS DE REFERÊNCIA Versão 17/07/2012 No âmbito de um processo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil

Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil Declaração de Brasília sobre Trabalho Infantil Nós, representantes de governos, organizações de empregadores e trabalhadores que participaram da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, reunidos

Leia mais

BR/2001/PI/H/3. Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000

BR/2001/PI/H/3. Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000 BR/2001/PI/H/3 Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO), Dakar, 25 de Abril de 2000 2001 Declaração das ONGs Educação para Todos Consulta Internacional de ONGS (CCNGO),

Leia mais

IV Seminário Hospitais Saudáveis

IV Seminário Hospitais Saudáveis IV Seminário Hospitais Saudáveis São Paulo 26 e 27 Setembro 2011 Verónica Odriozola Coordenadora Regional Saúde sem Dano - América Latina www.saudesemdano.org O que é Saúde sem Dano? Saúde sem Dano é uma

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

UIPES/ORLA Sub-Região Brasil

UIPES/ORLA Sub-Região Brasil 1 A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MUNDO GLOBALIZADO 1 Introdução Área de atuação. A Carta de Bangkok (CB) identifica ações, compromissos e garantias requeridos para atingir os determinantes

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades do Termo de Cooperação 78 - Expansão da Estratégia Stop

Leia mais

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL 4ª Edição QUANDO O BRASIL SE JUNTA, TODO MUNDO GANHA. Secretaria-Geral da Presidência da República Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Movimento Nacional

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido

Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Ensino Vocacional, Técnico e Tecnológico no Reino Unido Apoiar a empregabilidade pela melhora da qualidade do ensino profissionalizante UK Skills Seminar Series 2014 15 British Council UK Skills Seminar

Leia mais

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13 Doenças cardiovasculares (DCVs), incluindo doenças cardíacas e derrames, matam prematuramente. De fato, elas causam 17,3 milhões de mortes a cada ano e os números estão aumentando. Até 2030, espera-se

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Síntese e Resultados. III Conferência das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. 14-18 Março de 2015, Sendai, Japão

Síntese e Resultados. III Conferência das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. 14-18 Março de 2015, Sendai, Japão Síntese e Resultados III Conferência das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres 14-18 Março de 2015, Sendai, Japão Resultados & Avanços Resultados Implementaçao de Hyogo revista e avaliada*

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

Documento em construção. Declaração de Aichi-Nagoya

Documento em construção. Declaração de Aichi-Nagoya Documento em construção Declaração de Aichi-Nagoya Declaração da Educação para o Desenvolvimento Sustentável Nós, os participantes da Conferência Mundial da UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Resumo. O caminho da sustentabilidade

Resumo. O caminho da sustentabilidade Resumo O caminho da sustentabilidade Termos recorrentes em debates e pesquisas, na mídia e no mundo dos negócios da atualidade, como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1.Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica (Termo de Cooperação

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012:

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012: Comércio + Sustentável APRESENTAÇÃO A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Exatos vinte anos

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS

EDITAL CHAMADA DE CASOS EDITAL CHAMADA DE CASOS INICIATIVAS INOVADORAS EM MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTO O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e as empresas

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO Em 1986 a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança o projeto Cidades Saudáveis em 11 cidades europeias. O propósito desta iniciativa visou fortalecer

Leia mais

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade

ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2011 Semeando inovação para colher prosperidade DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, SÃO JOSÉ 2011 1. Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

America Acessivel: Informação e Comunicação para TODOS 12 14 de novembro de 2014 São Paulo, Brasil

America Acessivel: Informação e Comunicação para TODOS 12 14 de novembro de 2014 São Paulo, Brasil America Acessivel: Informação e Comunicação para TODOS 12 14 de novembro de 2014 São Paulo, Brasil Pautas para a promoção da acessibilidade das TIC para pessoas com Deficiência na região das Americas Preâmbulo

Leia mais

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação #ElesPorElas Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação INTRODUÇÃO Este Kit de Ação foi desenvolvido para orientar a implementação geral do movimento

Leia mais

ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável

ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável 1 ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável 2 Desafios para o desenvolvimento sustentável O mundo esta ficando cada vez mais urbano Mais da metade da população

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA Decreto n.º 36/2003 Acordo de Cooperação entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa sobre o Combate ao HIV/SIDA, assinado em Brasília em 30 de Julho de 2002 Considerando a declaração

Leia mais

Produção e consumo sustentáveis

Produção e consumo sustentáveis Produção e consumo sustentáveis Fernanda Capdeville Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis DPCS Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC 14 Plenária do Fórum Governamental

Leia mais

PROJETO de Documento síntese

PROJETO de Documento síntese O Provedor de Justiça INSERIR LOGOS DE OUTRAS ORGANIZAÇÔES Alto Comissariado Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) Provedor de Justiça de Portugal Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Dicas para captação de recursos Anexo que consta do Manual de Procedimentos da Rede OSB Princípios da

Leia mais

ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ATUAÇÃO DA FAO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR II Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Alimentação Escolar 50 ANOS Sr. José Tubino Representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Modalidade Franqueado

Modalidade Franqueado PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A 2ª Conferência Municipal das Cidades convocada por Decreto Municipal nº 732, de 14 de fevereiro de 2013, a

Leia mais

PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA

PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA Considerando a importância de efetivar a gestão integrada de recursos hídricos conforme as diretrizes gerais de ação estabelecidas na Lei 9.433, de 8.01.1997, a qual institui

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Programas de. Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br

Programas de. Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br Programas de Voluntariado Empresarial Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br POSICIONAMENTO APOENA Visão Ser a mais completa empresa de consultoria em Gestão Sustentável do Brasil. Missão Disseminar,

Leia mais