Definição e Histórico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Definição e Histórico"

Transcrição

1

2 Definição e Histórico LED (Light Emiting Diode) - Diodo Emissor de Luz. O LED é um componente eletrônico semicondutor, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Luz em Estado Sólido (Solid State Lighting).

3 O pesquisador da GE, Nick Holonnyak Jr., desenvolveu em 1962 o primeiro LED que emitia luz visível (vermelho), baseado na tecnologia GaAsP (Gálio, Arsênio e Fósforo). Os LEDs se difundiram em 60 / 70 sendo utilizados na eletrônica como indicadores de ligado / desligado, calculadoras e relógios.

4 Somente em 1993, o trio de cientistas, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura (foto) inventam o primeiro LED azul de alto brilho. Esta descoberta possibilitou a criação do LED branco e é considerado um marco na indústria de iluminação. Prêmio Nobel de Física 2014.

5 Em 1997/1998 surgem às primeiras luminárias de uso arquitetural produzidas em larga escala. Os modelos foram apresentados em feiras especializadas nos EUA e Europa (Light Fair e Light & Building) e eram do tipo balizadores de piso e luzes de emergência. Led 5mm Led Superflux

6 No ano2000, a empresa Lumileds lançou o LED LUXEON I, elevando o patamar da tecnologia aos nunca antes possíveis 25 lumens em um único emissor, com uma plataforma que foi o grande divisor de águas (eficiência térmica). Led Luxeon I Arquitetura Led Luxeon I

7 A Lumileds introduziu no mercado constantes inovações, sendo que em 2003 criou o LUXEON III, com emissão de até 80 lumens. No mesmo ano ofereceu ao mercado LEDs LUXEON I na cor branca com temperatura de cor de 3200K e IRC de 90. Outras empresas que já atuavam no segmento de semicondutores e optoeletrônicos lançam seus LEDs de potência como a Edison, Cree, Lâmina Ceramics, Everlight, entre outras.

8 Os LEDs estão na iluminação arquitetural desde 1998, mas somente a partir de 2003, com o branco quente é que tivemos um exemplo de que veio para ficar. Desde Thomas Edison (1879) até hoje, já se vão 135 anos e tivemos mais avanços em 15 anos com os LEDs do que toda a evolução da lâmpada. A cada ano que passa, mais eficientes são os LEDs e os estudos não param, por isso atualização é fundamental para quem não quer perder o bonde. Felizes daqueles que participam e vivenciam esta revolução histórica.

9 Entendendo a luz nos LEDs Semicondutores são materiais que não são nem condutores nem isolantes e alguns elementos químicos têm esta propriedade. Quando combinados de forma adequada formam o diodo semicondutor.

10 A obtenção da luz através de LEDs ocorre quando os mesmos são diretamente polarizados, permitindo a passagem de uma corrente elétrica. Os elétrons se movem através da junção PN do semicondutor e se recombinam com as lacunas (cargas positivas). Essa recombinação exige que a energia recebida pelos elétrons seja liberada, o que ocorre na forma de calor e/ou fótons de luz.

11

12 Assista o vídeo, clicando na imagem abaixo.

13 Tratamento Térmico... o salto para a iluminação Arquitetura 5mm Ineficiente termicamente

14 Arquitetura Luxeon Eficiente termicamente

15 Para iluminação efetiva, nos interessa a luz branca, seja ela fria, neutra, morna ou quente.

16 Luz Branca nos LEDs A forma mais comum de obtenção de luz branca é a baseada em um LED azul e um fósforo amarelo complementar. Esta tecnologia é a utilizada pela maioria dos fabricantes e se tornou padrão em produtos de iluminação por razões de custo razoável confiabilidade.

17 Problemas com tons e cores -BIN Selection A camada de fósforo depositada em cima do LED azul pode variar e isso acarreta muitas curvas espectrais diferente e muitas temperaturas de cor diferentes. O processo de separação dos LEDs em lotes iguais chama-se BIN SELECTION.

18 Luminária composta de LEDs sem BIN SELECTION

19 Para minimizar o número de variações (46) devido a imprecisão no depósito da camada de fósforo, surgiu a tecnologia do fósforo remoto que consiste em produzir uma placa de fósforo com composição e espessuras controlada e aplicada sobre o LED azul, obtendo assim menos variações (12).

20 O RGB também é um processo de obtenção de luz branca, porém menos eficiente e pode trazer outros problemas com múltiplas sombras coloridas decompostas.

21 Que tal uma pausa para o cafezinho???

22 As "coisas" em torno do LED Drivers de Alimentação O driver é uma fonte de alimentação eletrônica em corrente contínua regulada e estabilizada. Um bom driver deve atender as seguintes especificações: - Converter a corrente alternada em corrente contínua; - Transformar a tensão da rede (127/220Vca) em um nível adequado a operação; - Filtrar os "ruídos", reduzindo a ondulação na tensão retificada; - Ter isolamento entre o circuito de saída em corrente contínua, da entrada de rede elétrica em corrente alternada;

23 - Ser dotada de circuitos de proteção contra eventuais curtos-circuitos na saída; - Ter a tensão de saída regulada e estabilizada, independentemente da variação da tensão de entrada (90 a 240Vca); - No caso de alimentação de múltiplos LEDs, prover a variação proporcional da tensão, entretanto mantendo a corrente do circuito série constante.

24 Dissipadores de Calor Dizem por ai que LEDs não emitem calor e o que vimos até aqui é que a luz emitida pelo LED não irradia calor, mas seu chip sim e este calor precisa ser retirado eficientemente do LED, pois a temperatura neste caso, é o vilão e encurta sua vida útil. Quanto maior a potência do LED, mais calor ele gera e consequentemente mais calor a ser dissipado. Até as fitas de LEDs, embora vendidas como resolvidas tecnicamente, geram calor e que se não for dissipado, encurta a vida útil da mesma.

25 Esta preocupação está mais na área do fabricante do que nós consumidores, pois quando adquirimos uma luminária, o dissipador já faz parte do pacote e foi (ou deveria ser) projetado para garantir a temperatura de trabalho ideal para o LED.

26 Ótica As lentes, também chamadas de colimadores, alteram o facho original do LED, concentrando ou difundindo, mais ou menos a luz. Para cada tipo de LED, há uma ótica específica.

27 Em uma luminária com a mesma estrutura (LEDs, Drive e Dissipador), apenas intercambiando lentes, obtemos diversos fachos diferentes. Abaixo um exemplo do efeito de controle de facho.

28 O conjunto ótico precisa ter qualidade para evitar manchas ou anéis e manter a uniformidade da luz projetada.

29 Podem ocorrer efeitos indesejáveis dependendo do arranjo de LEDs e Lentes (simples ou múltiplas)

30

31 Quando compramos uma lâmpada LEDs, estamos comprando uma solução pronta com as questões de alimentação, dissipação e ótica resolvidas tecnicamente e esperamos que baste apenas ligar à rede elétrica. 1 Soquete GU10 2 Driver Bivolt 3 Capacitor 4 Transformador 5 Dissipador 6 LEDs 7 - Ótica

32 Vantagens da Tecnologia horas de vida útil - Alta eficiência - Baixo consumo de energia - Ausência de radiações IR e UV - Bom índice de reprodução de cor - Disponibilidade de temperaturas de cor variadas - Cores saturadas - Dimerização - Custos de manutenção reduzidos - Controle de cores

33 - Diversidade de ângulos de abertura de facho - Pequenas dimensões - Aspectos ecológicos - Robustez - Design - Baixa tensão de operação - Acionamento instantâneo - Custo benefício em equilibrado - Convergência Digital

34 Ficaadica... Os componentes em separado são de fundamental importância para quem vai fabricar uma luminária e detalhes técnicos de compatibilidade entre Driver, Dissipadores, Ótica e LEDs precisam ser verificados com os fabricantes de cada item. Hoje encontramos soluções prontas com driver integrado (Plug and Light), mas pode haver ocasiões em que você vai adquirir a luminária de um fabricante e o driver de outro. Certifique-se que são compatíveis e ambos fornecedores lhe oferecem o suporte técnico devido.

35 O LED é um componente eletrônico. O driver é composto por dezenas de componentes eletrônicos. O que pode falhar primeiro? Teste, não só o acendimento, mas também a qualidade da projeção da luz nas lâmpadas de LED. Se vai utilizar lâmpadas LED ou luminárias LED no mesmo ambiente, garanta que sejam do mesmo lote. Se forem de lotes diferentes, separe-as e instale em ambientes diferentes para não gerar comparação imediata de tons de branco. Tome muito cuidado quando comprar LEDs para complemento de projeto, pois podem vir com cores e tons diferentes do que o já instalado.

36 Atéapróximaaula...

Introdução à Tecnologia de LED

Introdução à Tecnologia de LED v i s ã o g e r a l Foto: Divulgação GELcore LLC Introdução à Tecnologia de LED Por Vicente A. Scopacasa OLED é um componente eletrônico semicondutor, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,

Leia mais

Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro

Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro Projectos de Iluminação com LED s A ponte para o Futuro Um pouco de História: A importância da iluminação na história do Homem vem desde os tempos mais remotos, através da utilização da luz natural. A

Leia mais

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015 Projetos e Soluções Iluminação Pública Novembro 2015 O que é um LED? Basicamente, os LEDs (diodos emissores de luz) são componentes semicondutores, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,

Leia mais

DIODO SEMICONDUTOR (Unidade 2)

DIODO SEMICONDUTOR (Unidade 2) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA GERAL DIODO

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública Decorativa LED EDL20. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública Decorativa LED EDL20. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Pública Decorativa LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 80W, 100W ou 150W Grau de Proteção: IP66 Vida útil 84.700h L70 Programação

Leia mais

Fascículo. Capítulo II. A luz artificial e os Leds. Led Evolução e inovação. Novo! iluminação convencionais. tecnologia de estado sólido.

Fascículo. Capítulo II. A luz artificial e os Leds. Led Evolução e inovação. Novo! iluminação convencionais. tecnologia de estado sólido. 34 Capítulo II A luz artificial e os Leds Novo! Por Vicente Scopacasa* Como adiantado no artigo anterior, outros nesta estrutura atômica. Isto faz e magnéticos que os caracterizam como iremos abordar cada

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL108M. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL108M. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial LED de alto desempenho e eficiência, composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 80W, 100W, 150W, 200W ou 300W, Grau de Proteção: IP66 IP20 Vida útil de 84.700h LM70

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL107. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL107. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial LED de alto desempenho e eficiência composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil de 100.000h LM70 Programação Inteligente do Fluxo Luminoso****

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial Modular LED ETL1006. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 350W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial Modular LED ETL1006. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 350W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial LED modular de alto desempenho e eficiência, composta por módulos de LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 100W, 150W, 200W, 250W, 300W ou 350W Grau de Proteção:

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 2 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial Modular LED ETL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial Modular LED ETL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial LED modular de alto desempenho e eficiência, com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 80W, 100W, 150W, 200W, 300W, 450W, 600W e 750W Grau de Proteção: IP66 Vida Útil: > 100.000h

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública Decorativa LED EDL15. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública Decorativa LED EDL15. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Pública Decorativa LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W, 100W, 120W ou 150W Grau de Proteção: IP66 Vida útil

Leia mais

Tire todas as suas dúvidas sobre essa nova forma de luz!

Tire todas as suas dúvidas sobre essa nova forma de luz! Tire todas as suas dúvidas sobre essa nova forma de luz! O QUE É LED? A sigla LED, traduzida para o português, significa Diodo Emissor de Luz. Diferente das demais tecnologias, utiliza a eletrônica para

Leia mais

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1208. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1208. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 80W, 100W, 120W, 150W, 180W, 200W, 220W ou 250W. Grau de Proteção: IP66 Vida

Leia mais

PROJETOR LED Iluminação Modular LED EZL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

PROJETOR LED Iluminação Modular LED EZL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Projetor LED modular de alto desempenho e eficiência, com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil 84.700h L70 Programação Inteligente do Fluxo Luminoso**** 15 ANOS

Leia mais

PROJETOR LED Iluminação Modular LED. EZL W à 350. Características Gerais. Óptica e Elétrica 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

PROJETOR LED Iluminação Modular LED. EZL W à 350. Características Gerais. Óptica e Elétrica 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO 30W à 350 Projetor LED modular de alto desempenho e eficiência, com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil de 84.700h L70 Programação Inteligente do **** 15 ANOS

Leia mais

Lâmpada TUBO LED HO Por que a lâmpada tubo led HO Intral têm qualidade superior?

Lâmpada TUBO LED HO Por que a lâmpada tubo led HO Intral têm qualidade superior? Fabricado no Brasil Lâmpada TUBO LED HO Por que a lâmpada tubo led HO Intral têm qualidade superior? As lâmpadas tuboled HO são indicadas para uso profissional, comercial e industrial. Construídas com

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL108. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial LED ETL108. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial LED de alto desempenho e eficiência, composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema:, Grau de Proteção: IP66 Vida útil 84.700h L70 Programação Inteligente do Fluxo Luminoso****

Leia mais

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente.

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente. Tecnologia LED Valores da tecnologia LED Luz que não aquece, mas emociona. O LED é uma fonte de luz que não emite calor (não produz radiação infravermelha) e oferece a capacidade de personalizar o fluxo

Leia mais

Iluminação Viária LED Evolve

Iluminação Viária LED Evolve GE Lighting Iluminação Viária LED Evolve Classe de Projetos LED Streetlight () Características do Produto A luminária Evolve LED Streetlight foi otimizada para os consumidores que necessitam de uma solução

Leia mais

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1208. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1208. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W, 80W, 150W, 150W, 200W ou 250W. Grau de Proteção: IP66 Vida Útil > 84.700h

Leia mais

PROJETOR LED Iluminação Modular LED EZL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

PROJETOR LED Iluminação Modular LED EZL1008. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 750W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Projetor LED modular de alto desempenho e eficiência, com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 80W, 100W, 150W, 200W, 300W, 450W, 600W e 750W Grau de Proteção: IP66 Vida útil de 84.700h LM70

Leia mais

PROJETOR LED Iluminação Modular LED. EZL W à 350. Características Gerais. Óptica e Elétrica 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

PROJETOR LED Iluminação Modular LED. EZL W à 350. Características Gerais. Óptica e Elétrica 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO 30W à 350 Projetor LED modular de alto desempenho e eficiência, com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 90W, 130W, 175W, 220W, 265W, 305W ou 350W Grau de Proteção: IP66 Vida útil de

Leia mais

Capítulo IV. Entendendo um pouco mais os Leds. Por Vicente Scopacasa*

Capítulo IV. Entendendo um pouco mais os Leds. Por Vicente Scopacasa* 46 Fascículo Led Evolução e inovação Capítulo IV Entendendo um pouco mais os Leds Por Vicente Scopacasa* No artigo anterior, analisamos que existe uma interação entre o chip chip viajam por espessuras

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública LED EXL2508. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 180W 15 ANOS 3 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Pública LED EXL2508. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 180W 15 ANOS 3 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W, 80W, 100W, 120W, 150W ou 180W Grau de Proteção: IP66 Vida Útil: > 50.000h

Leia mais

Avanços Tecnológicos e Experiências de Sucesso em Iluminação

Avanços Tecnológicos e Experiências de Sucesso em Iluminação Avanços Tecnológicos e Experiências de Sucesso em Iluminação Abilux Associação Brasileira da Indusria de Iluminação Fórum ANEEL, Brasília 28 de Maio de 2015 Avanços Tecnológicos e Experiências de Sucesso

Leia mais

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Juliana Iwashita

Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas. Juliana Iwashita Certificação em produtos de iluminação: Lâmpadas LED e Luminárias Públicas Juliana Iwashita EMENTA Cenário anterior à certificação Como avaliar um produto LED? Características fotométricas Características

Leia mais

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Semicondutores; Semicondutores Dopados; O Diodo Retificador; Níveis de Energia em um Sólido Cristalino relembrando...

Leia mais

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL12. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL12. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W, 100W, 120W, 150W, 200W ou 250W. Grau de Proteção: IP66 Vida Útil: > 100.000h

Leia mais

COMPOSIÇÃO DO LED LIGHT EMITTING EMITTING DIODE. Diodo Emissor de Luz

COMPOSIÇÃO DO LED LIGHT EMITTING EMITTING DIODE. Diodo Emissor de Luz COMPOSIÇÃO DO LED LIGHT EMITTING EMITTING DIODE Diodo Emissor de Luz Um LED é composto por um cristal microscópico, através do qual se faz passar Corrente elétrica, que o obriga a vibrar e a irradiar energia,

Leia mais

Como avaliar um produto LED. Juliana Iwashita

Como avaliar um produto LED. Juliana Iwashita Como avaliar um produto LED Juliana Iwashita EMENTA A visão do Lighting Designer brasileiro em relação aos produtos de iluminação nacional Como avaliar um produto LED? Características fotométricas Características

Leia mais

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA ELETRÔNICA GERAL Prof. Jhonatan

Leia mais

EcoLampe Induction Lighting CARACTERÍSTICAS

EcoLampe Induction Lighting CARACTERÍSTICAS EcoLampe Induction Lighting CARACTERÍSTICAS FUNCIONAMENTO bobina ferrite A vida útil de até 100.000 horas das lâmpadas de indução Ecolampe é garantida pela ausência de meios físicos de propagação da corrente,

Leia mais

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1006. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 350W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA MODULAR LED Iluminação Pública LED EXL1006. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 350W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para uso em iluminação pública composta por módulos com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W, 100W, 120W, 150W, 200W, 250W, 300W ou 350W Grau de Proteção: IP66 Vida

Leia mais

CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 05

CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS ELETRÔNICA ANALÓGICA AULA 05 CAPÍTULO 5 DIODOS ESPECIAIS Aluno turma ANALÓGICA AULA 05 CAPÍTULO 5 - DIODOS ESPECIAIS Desde o descobrimento da junção semicondutora PN, muitos estudos têm sido realizados com os materiais semicondutores,

Leia mais

AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO)

AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO) AULA 1 - JUNÇÃO PN (DIODO) 1. INTRODUÇÃO Os diodos semicondutores são utilizados em quase todos os equipamentos eletrônicos encontrados em residências, escritórios e indústrias. Um dos principais usos

Leia mais

Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos. Alessandro Valvo

Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos. Alessandro Valvo Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos Alessandro Valvo Trajetória do LED Componente (Chip) Avanços Tecnológicos do LED Componente (Chip) Iluminação Tradicional mundo mecânico/

Leia mais

Catálogo de Lâmpadas de LED Ano: 2012

Catálogo de Lâmpadas de LED Ano: 2012 Catálogo de Lâmpadas de LED V.2012.C06 Iluminação LED O mercado de iluminação está passando por mais uma revolução no que se refere à forma de emissão da luz elétrica, possibilitando novas aplicações e

Leia mais

SÉRIE PAINÉIS ADVANCED OPTRONIC DEVICES (BRASIL) S/A» Características Painel de LED AOD. Aplicações Recomendadas. AL-PL Parâmetros

SÉRIE PAINÉIS ADVANCED OPTRONIC DEVICES (BRASIL) S/A» Características Painel de LED AOD. Aplicações Recomendadas. AL-PL Parâmetros A luz do Painel de LED AOD é uma das iluminações interiores de alta qualidade. A estrutura do painel com alumínio anodizado, além da proteção contra oxidação não só resolve o problema de dissipação de

Leia mais

Iluminando com criatividade. Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM

Iluminando com criatividade. Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM Iluminando com criatividade Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM Luminosos usando módulos de LEDs. Moderno. Profissional. Criativo. A solução ideal em comunicação visual : módulos de LEDs (BACKlight,

Leia mais

MONTAGEM DE CIRCUITOS

MONTAGEM DE CIRCUITOS EXPERIÊNCIA MONTAGEM DE CIRCUITOS OBJETIVOS: - Conhecer as definições de circuito elétrico; - Manusear os componentes fisicamente; - Aprender os processos de montagem de circuitos; - Aprender montar circuitos

Leia mais

Especificação Técnica T-Led 60mm - V

Especificação Técnica T-Led 60mm - V Descrição Painel tubular de leds T-Led para utilização no lugar de lâmpadas fluorescentes tradicionais (versão retrofit) ou modelo de sobrepor com terminais rotativos (versão pivotante), oferece grande

Leia mais

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira

Diodos Especiais. Prof. Jonathan Pereira Diodos Especiais Prof. Jonathan Pereira LED FOTODIODO OPTOACOPLADOR DIODO ZENER 2 LED Num diodo, quando polarizado diretamente, uma grande quantidade de portadores atravessa

Leia mais

Iluminação. Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos

Iluminação. Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos Iluminação Como a tecnologia LED influenciará na iluminação que conhecemos Trajetória do LED Componente (Chip) Apresentação KIAN Soluções completas para Iluminação Desde 2009 Avanços Tecnológicos do LED

Leia mais

LED Planet Importadora

LED Planet Importadora LED Planet Importadora Especificações Data sheet Comparativos LED Tube Tubulares T8 LED Planet Importadora de Materiais Elétricos Tel: (19) 3596.0404 / Fax: (19) 3532.6843 CNPJ: 17.058.966/0001-82 - I.E.:

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Posto de Combustível LED EPL18. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Posto de Combustível LED EPL18. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para posto de combustível de alto desempenho e eficiência, composta por LEDs VLighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil de 84.700h L70 Programação Inteligente

Leia mais

CATÁLOGO TOTAL LED PRODUTOS PRINCIPAIS

CATÁLOGO TOTAL LED PRODUTOS PRINCIPAIS CATÁLOGO TOTAL LED PRODUTOS PRINCIPAIS LÂMPADA AR 70 DE LED Potência(W) = 7 w Voltagem = BIVOLT Ângulo de Iluminação = 24 Fluxo Luminoso = 480 LÚMENS Temperatura de Cor = 3000 K Temperatura de Funcionamento

Leia mais

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBEL106. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBEL106. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO Luminária LED arandela 90, para iluminação de emergência, de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema:

Leia mais

MR16 - GU10 Lâmpada de LED

MR16 - GU10 Lâmpada de LED MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Baixo consumo de energia. Driver interno isolado. automático. UMA MARCA www.intral.com.br BAG MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Uso em ambientes internos, iluminação decorativa

Leia mais

Especificação Técnica T-Led 1200mm - V

Especificação Técnica T-Led 1200mm - V Descrição Painel tubular de leds T-Led para utilização no lugar de lâmpadas fluorescentes tradicionais (versão retrofit) ou modelo de sobrepor com terminais rotativos (versão pivotante), oferece grande

Leia mais

1 / 10 Tel: +55 (19) LED Planet Importadora LED Tubes ou Tubular T8

1 / 10 Tel: +55 (19) LED Planet Importadora LED Tubes ou Tubular T8 http://www.ledplanet.com.br/ 1 / 10 LED Planet Importadora LED Tubes ou Tubular T8 Especificação LED Tube T8 600mm 10W - Mod. LP-T8010 Equivalente a fluorescente convencional 600mm 16W ou 20W Parâmetro

Leia mais

LEDs versus lâmpadas convencionais

LEDs versus lâmpadas convencionais a r t i g o s versus lâmpadas convencionais Por Francis Bergmann Bley Viabilizando a troca Na última década, com o aprimoramento dos s na área de iluminação, os brasileiros, inclusive profissionais da

Leia mais

BRIKA. a luz sustentável PEQUENA, EFICIENTE E FLEXÍVEL. OPções BRIKA

BRIKA. a luz sustentável PEQUENA, EFICIENTE E FLEXÍVEL. OPções BRIKA BRIKA CARATeristÍcas LUMINária Estanquicidade global: IP 66 (*) Resistência ao choque: IK 08 (**) Tensão nominal: 230 V - 50 Hz Classe elétrica: I or II (*) Peso: from 2.8 to 4.7 kg Materiais: Corpo: Perfil

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Posto de Combustível LED EPL18. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Posto de Combustível LED EPL18. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED para posto de combustível de alto desempenho e eficiência, composta por LEDs SMD. Potências do Sistema: 80W, 100W e 150W Grau de Proteção: IP66/IP20 Vida útil de 84.700h LM70 Programação

Leia mais

Decore com luz e cor. Affinium LED String Kit Philips, solução flexível para iluminação decorativa

Decore com luz e cor. Affinium LED String Kit Philips, solução flexível para iluminação decorativa Decore com luz e cor Affinium LED String Kit Philips, solução flexível para iluminação decorativa Crie com luz Quando você escolhe Philips Affinium LED String Kit como solução em iluminação você tem mais

Leia mais

Opcional: Fornecido com tensão para corrente contínua (Vcc); Opcional: Sistema de telegestão ou base para relé fotoelétrico.

Opcional: Fornecido com tensão para corrente contínua (Vcc); Opcional: Sistema de telegestão ou base para relé fotoelétrico. Kit Solar LED para uso em iluminação pública composta por módulos de LEDs Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 60W ou 100W Grau de Proteção da Luminária: IP66 Vida Útil 100.000h L70 Sistema

Leia mais

DIMENSÕES FÍSICAS. Cromax Eletrônica Ltda. Rua Pereiro, 17 Vila Nova Cumbica Guarulhos/SP

DIMENSÕES FÍSICAS. Cromax Eletrônica Ltda. Rua Pereiro, 17 Vila Nova Cumbica Guarulhos/SP POWER LED 1W LINHA COLOR COM DISSIPADOR Destaques: - Baixa tensão de operação; - Acendimento rápido; - Longa vida útil; - Produto de acordo com a normativa ROHS. Aplicações típicas: - Iluminação de palco;

Leia mais

OUTROS TIPOS DE DIODOS

OUTROS TIPOS DE DIODOS OUTROS TIPOS DE DIODOS 1. O DIODO ZENER Outro tipo importante de diodo, além do diodo retificador, é o diodo zener, chamado também de diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante ou diodo de ruptura.

Leia mais

Luminária de emergência a led de alta potência substitui outras luminárias de emergência a led de baixa eficiência e baixa durabilidade da bateria.

Luminária de emergência a led de alta potência substitui outras luminárias de emergência a led de baixa eficiência e baixa durabilidade da bateria. DESCRIÇÃO Luminária de emergência a led de alta potência substitui outras luminárias de emergência a led de baixa eficiência e baixa durabilidade da bateria. APLICAÇÕES Indicada para todas as áreas prediais,

Leia mais

CAPÍTULO 4 DIODOS COM FINALIDADES ESPECÍFICAS

CAPÍTULO 4 DIODOS COM FINALIDADES ESPECÍFICAS CAPÍTULO 4 DODOS COM FNALDADES ESPECÍFCAS Este capítulo discute a aplicação de alguns diodos especiais, com características específicas. São estes o diodo zener (usado como regulador de tensão) e o diodo

Leia mais

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos

Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Aula 19 Condução de Eletricidade nos Sólidos Física 4 Ref. Halliday Volume4 Sumário Semicondutores; Semicondutores Dopados; O Diodo Retificador; Níveis de Energia em um Sólido Cristalino relembrando...

Leia mais

ILUMINAÇÃO LED Projetores LED EZL/R3. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

ILUMINAÇÃO LED Projetores LED EZL/R3. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Projetor LED, de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composto por LEDs Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil 84.700h

Leia mais

Aplicação Ambiente interno; Escritórios; Enfermarias, quartos e corredores de hospitais; Refeitórios; Lojas; Hotéis;

Aplicação Ambiente interno; Escritórios; Enfermarias, quartos e corredores de hospitais; Refeitórios; Lojas; Hotéis; As luminárias de LED TONDO são construídas com o corpo em alumínio tratado e pintado pelo sistema eletrostático a pó híbrido branco, para melhor dissipação térmica. As luminárias TONDO são modelos de embutir

Leia mais

O que é a Lâmpada LED?

O que é a Lâmpada LED? Lâmpada As mudanças climáticas têm sido alvo de discussões no mundo todo, motivando a adoção de políticas públicas que gerem possibilidades de uso de energias renováveis e diminuam a emissão de gases

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL308. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL308. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED com suporte 30 para fixação em poste reto alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau

Leia mais

BRIKA PEQUENA, EFICIENTE E FLEXÍVEL. OPções

BRIKA PEQUENA, EFICIENTE E FLEXÍVEL. OPções BRIKA BRIKA CARATeristÍcas LUMINária Estanqueidade global: IP 66 (*) Resistência ao choque: IK 08 (**) Tensão nominal: 230 V - 50 Hz Classe elétrica: I or II (*) Peso: from 2.8 to 4.7 kg Materiais: Corpo:

Leia mais

Iluminação por LEDs julho de Iluminação por LEDs

Iluminação por LEDs julho de Iluminação por LEDs Iluminação por LEDs Douglas Bezerra de Castro arq.douglascastro@hotmail.com Master em Arquitetura Instituto de Pós-Graduação - IPOG Fortaleza, CE, 20 de setembro de 2012 Resumo Atualmente, no mundo todo,

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED arandela 30 de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil

Leia mais

ILUMINAÇÃO LED Projetores LED EZL201. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

ILUMINAÇÃO LED Projetores LED EZL201. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W à 300W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Projetor LED, de alto desempenho e eficiência, composto por LEDs Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 30W, 50W, 80W, 100W, 120W, 150W, 180W, 200W, 220W, 250W ou 300W Grau de Proteção: IP66 Vida útil

Leia mais

Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor. Prof. Jonathan Pereira

Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor. Prof. Jonathan Pereira Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor Prof. Jonathan Pereira Bandas de Energia Figura 1 - Modelo atômico de Niels Bohr 2 Bandas de Energia A quantidade de elétrons

Leia mais

Caracterização de uma Lâmpada

Caracterização de uma Lâmpada Caracterização de uma Lâmpada Laboratório de Eletricidade e Magnetismo Introdução Resistores não-lineares são dispositivos que não seguem a lei de Ohm quando submetidos a uma tensão ou corrente. Quando

Leia mais

trasso DESCRIÇÃO CARACTERíSTICAS - LUMINÁRIA VANTAGENS

trasso DESCRIÇÃO CARACTERíSTICAS - LUMINÁRIA VANTAGENS CARACTERíSTICAS - LUMINÁRIA DESCRIÇÃO Estanqueidade: IP 67 (*) Resistência ao impacto (vidro): IK 10 (**) Resistência a uma carga estática: 1000 kg (*) Tensão nominal: 230 V AC Classe elétrica: II (*)

Leia mais

L E D C A T Á L O G O

L E D C A T Á L O G O L E D 20 16 C A T Á L O G O 2 C A T Á L O G O 2016 4 Com mais de 10 anos no mercado de importação, o Grupo Rio Cd traz ao mercado brasileiro a marca L&D. Com uma fábrica na China, oferecemos mais de 100

Leia mais

ILUMINAÇÃO LED. Residencial, Comercial e Industrial

ILUMINAÇÃO LED. Residencial, Comercial e Industrial ILUMINAÇÃO LED Residencial, Comercial e Industrial Catálogo 2017 www.jng.com.br LED BULBO - Durabilidade até 5x maior comparado a lâmpadas convencionais; - Economia de até 90% em comparação a lâmpadas

Leia mais

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017 Eficiência energética ambiental Iluminação 2 º. semestre, 2017 Sistemas de iluminação artificial são responsáveis por fornecer o nível de iluminação desejada em ambientes, de forma a garantir condições

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W e 100W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED arandela 30 de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida útil

Leia mais

Semáforos de LED s. (adaptado de artigo publicado na revista Engenharia 544 do Instituto de Engenharia)

Semáforos de LED s. (adaptado de artigo publicado na revista Engenharia 544 do Instituto de Engenharia) Sun Hsien Ming * Semáforos de LED s (adaptado de artigo publicado na revista Engenharia 544 do Instituto de Engenharia) A geração de luz utilizando a propriedade de emissão de diodos formados por cristais

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL105. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 80W à 150W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED arandela 30 de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água com LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: 80W, 100W e 150W Grau de Proteção: IP66

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL109. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EYBL109. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 30W e 50W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária LED com suporte 90 para fixação em poste reto de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema:

Leia mais

Introdução 5. Diodo emissor de luz 6. Princípio de funcionamento 7

Introdução 5. Diodo emissor de luz 6. Princípio de funcionamento 7 Sumário Introdução 5 Diodo emissor de luz 6 Princípio de funcionamento 7 Parâmetros característicos do LED 8 Corrente direta nominal 8 Corrente direta máxima 9 Tensão direta nominal 9 Tensão inversa máxima

Leia mais

Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica

Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica Centro Universitário de Itajubá Eletrônica Básica Prof. Evaldo Renó Faria Cintra 1 Diodos de Finalidade Específica Diodo Zener LED Diodo Schottky 2 + V Z - Símbolo utilizado para representar o diodo ZENER

Leia mais

Diodos. Fundamentos e Aplicações.

Diodos. Fundamentos e Aplicações. Instituto Federal do Paraná Licenciatura em Física Paranaguá PR Diodos. Fundamentos e Aplicações. Renan Augusto Miranda Martins renanamm2@gmail.com Paranaguá 2015 Conteúdo O diodo Princípios de funcionamento

Leia mais

FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V

FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA BÁSICA FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V Equipe: João Heracto de Matos Valdo Rickes Paixão INDICE

Leia mais

Sérgio Ferreira de Paula Silva

Sérgio Ferreira de Paula Silva Instalações Elétricas 1 Projeto de Instalações Elétricas Projetar uma instalação elétrica para qualquer tipo de prédio ou local consiste essencialmente em selecionar, dimensionar e localizar, de maneira

Leia mais

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA

ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ECUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORIANÓPOLIS ELETRICIDADE E ELETRÔNICA EMBARCADA E-mail: vinicius.borba@ifsc.edu.br

Leia mais

Estimativa do Comprimento de Onda de um LED

Estimativa do Comprimento de Onda de um LED Universidade São Judas Tadeu Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas Cursos de Engenharia Laboratório de Física e Eletricidade: Estimativa do Comprimento de Onda de um LED Autor: Prof. Sandro Martini

Leia mais

Evolution LED MR11 Mini Dicróica STH3510 - pág. 04 MR16 Dicróica STH3320 - pág. 05 MR16 Dicróica STH3325 - pág. 06 MR16 Dicróica STH3300 - pág. 07 Power LED Bi-pino STH3030 - pág. 10 Halopin STH3041/42

Leia mais

CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS

CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS CAPÍTULO 05 SISTEMA PREVENTIVO ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ALARME DE INCÊNDIOS 05.01 Iluminação de emergência: Segundo a NBR-10898/2013 A intensidade da iluminação deve ser adequada para evitar acidentes

Leia mais

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED ETL304. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO

LUMINÁRIA LED Iluminação Industrial TGVP LED ETL304. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 150W à 250W 15 ANOS 5 ANOS ATÉ 75% ECO Luminária Industrial TGVP LED de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composta por LED Lighting Class CREE. Potências do Sistema: Grau de Proteção: IP66 Vida

Leia mais

MANUAL LUMINÁRIA EMERGÊNCIA IP54 75LEDS

MANUAL LUMINÁRIA EMERGÊNCIA IP54 75LEDS MANUAL LUMINÁRIA EMERGÊNCIA IP54 75LEDS LLEV75LEDS Manual de Utilização (Leia-o antes de usar o equipamento) 1 SUMÁRIO 1. Dados técnicos 2 2. Características 5 3. Especificações 6 4. Instalação 7 1 1 -

Leia mais

201 7 Iluminação LED

201 7 Iluminação LED 201 7 Iluminação LED As lâmpadas LED oferecem as mesmas intensidades luminosas (lúmens [lm]) das lâmpadas tradicionais, porém consumindo menos Watts. Incandescente E14 E27 LED Lúmens 100W 1400 1300 1350lm

Leia mais

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n

Dispositivos Semicondutores. Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Dispositivos Semicondutores Diodos junções p-n Transistores: p-n-p ou n-p-n Junção p-n Junções p-n tipo-p tipo-n tensão reversa tensão direta zona isolante zona de recombinação buracos elétrons buracos

Leia mais

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPEL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO

EMERGÊNCIA LED Iluminação Industrial TGVP LED EFSCPEL. Características Gerais. Óptica e Elétrica. 20W à 60W 15 ANOS 1 ANO ATÉ 75% ECO Luminária LED Hermética, para iluminação de emergência, de alto desempenho e eficiência, à prova de tempo, gases, vapores, pós e jatos d água composto por LEDs SMD. Potências do Sistema: Grau de Proteção:

Leia mais

C ATÁ L O G O DE P R ODUT O S

C ATÁ L O G O DE P R ODUT O S C ATÁ L O G O DE P R ODUT O S Reator Eletrônico RET AF eliminam totalmente o efeito estroboscópico proteção contra choques elétricos das partes vivas independente do invólucro da luminária não necessita

Leia mais