Entender o conceito de tonicidade e seu funcionamento na Língua Portuguesa. Reconhecer a função do uso dos sinais de acentuação na Língua Portuguesa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entender o conceito de tonicidade e seu funcionamento na Língua Portuguesa. Reconhecer a função do uso dos sinais de acentuação na Língua Portuguesa."

Transcrição

1 Regras de acentuação I Objetivos Entender o conceito de tonicidade e seu funcionamento na Língua Portuguesa. Reconhecer a função do uso dos sinais de acentuação na Língua Portuguesa. Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situaçõesproblema. Conteúdos Sílaba tônica Sinais de acentuação gráfica Posição da sílaba tônica: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas Função da acentuação gráfica Regras de acentuação gráfica Encontros vocálicos: hiato, ditongo e tritongo Parte 1 Por que acentuamos as palavras? Você já parou para reparar nas palavras que pronunciamos? Preste atenção neste grupo de palavras: namorado ônibus hambúrguer poderoso material rádio Note que em cada palavra, nem todas as sílabas são pronunciadas com a mesma intensidade. Há sempre uma sílaba que se sobressai às demais por ser pronunciada com mais força e clareza. Ela é chamada de sílaba tônica.

2 namorado ônibus hambúrguer poderoso material rádio A sílaba tônica é a mais forte da palavra, as demais sílabas são chamadas de átonas. Lembrete: tônica som mais forte átona som mais fraco Toda palavra da Língua Portuguesa possui uma sílaba tônica. Mas repare em mais um detalhe: dentre essas palavras que apresentamos, há algumas em que a sílaba tônica também recebe um acento gráfico: ônibus hambúrguer rádio Isso ocorre porque o sinal gráfico indica qual é a sílaba tônica e como ela deve ser pronunciada. SINAIS GRÁFICOS A pronúncia aberta, aguda, é marcada pelo acento agudo ( ). A pronúncia fechada, grave, é marcada pelo acento circunflexo (^).

3 SINAIS DIACRÍTICOS 1 TIL ( ~ ) ACENTO GRAVE ( ` ) O til serve para indicar um som nasalado na palavra, que não se relaciona com a sílaba tônica. Ex.: maçã, romã. O acento grave marca a ocorrência de crase, fenômeno da Língua Portuguesa em que ocorre a fusão de duas vogais idênticas, geralmente o artigo a e a preposição a. Ex.: Ir à escola. CEDILHA (Ç) A cedilha se põe debaixo do c, quando tem o valor de ss antes de a, o, u. TREMA ( ) O trema ( ) é constituído de dois pontos dispostos horizontalmente que, antes do Acordo Ortográfico, se colocava sobre uma vogal para indicar que ela não formava ditongo com a vogal antecedente (lingüiça). Hoje, devemos escrever linguiça, sem o trema, mas a pronúncia não se altera. Com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, passou-se a empregar o trema somente em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como em hübnerita* (de Adolf Hübner). Hübnerita:tipo de minério. 1 Sinal diacrítico: sinal que auxilia as letras a reproduzir, da maneira mais próxima possível, os sons da fala.

4 Até aqui, tudo bem, mas você deve estar pensando: se todas as palavras possuem sílaba tônica, por que somente algumas recebem acento gráfico? Não seria mais fácil se nenhuma palavra recebesse acento? Esse povo da gramática gosta mesmo de complicar as coisas... Será mesmo? Vamos pensar sobre isso. É verdade que sabemos pronunciar muitas palavras mesmo que elas não estejam acentuadas, quer ver? Figura 1 Despedida do trema. LORENZINI Leia em voz alta a frase a seguir: O magico tirou do chapeu um pote de cafe e uma caixa de lapis coloridos. Certamente você não teve dificuldade em pronunciar as palavras da frase porque elas são conhecidas e, mesmo sem acentuação, não podem ser confundidas com nenhuma outra palavra. Mas o que dizer dessa frase: A sabia sabia que o sabia sabia assobiar. Faz pensar um pouco mais, não é? Você teve que olhar bem para as palavras parecidas e distinguir o sentido delas. E como as diferenciou? Mudando a pronúncia. A sábia sabia que o sabiá sabia assobiar. Assim, os sinais de acentuação também têm a função de distinguir, na escrita, palavras com grafia semelhante e sílaba tônica diferente. Existem algumas regras que determinam o emprego dos sinais de acentuação. Vamos conhecê-las, mas, como nosso objetivo é que você entenda mais e decore menos, ainda temos que explicar mais uma coisa.

5 Intuitivamente já sabemos qual é a maneira mais comum de pronunciarmos as palavras da nossa língua, quer ver? A palavra a seguir é inventada, não está nos dicionários. Pronunciea em voz alta: MALINODARO Podemos apostar que você pronunciou com mais intensidade a sílaba DA. Sabe por quê? Porque provavelmente seguiu sua intuição, seu ouvido. A tendência da Língua Portuguesa é que a sílaba tônica seja a penúltima, a grande maioria das palavras é assim. Podemos dizer, então, que a maioria das palavras da nossa língua é paroxítona. Vamos relembrar esse assunto: Quanto à tonicidade, as palavras podem ser: Oxítonas Palavras em que a sílaba tônica é a última. Exemplo: ma-te-ri-al. Paroxítonas Palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. Exemplos: na-mo-ra-do, ham-búr-guer, po-de-ro-so, rá-dio. Proparoxítonas Palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplo: ônibus. E se, ao contrário da tendência da língua, quiséssemos que a nossa palavra inventada fosse oxítona? Teríamos que colocar um acento gráfico para mostrar às outras pessoas como ela deveria ser pronunciada, por exemplo: MALINODARÔ / MALINODARÓ Deveríamos fazer a mesma coisa se quiséssemos que nossa palavra fosse proparoxítona: MALINÔDARO / MALINÓDARO Se você entendeu bem a lógica desse processo e está claro para você o que é uma sílaba tônica e o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, vamos às regras de

6 acentuação. Elas são poucas e estão esquematizadas para que você as consulte sempre que precisar. Para saber mais As regras de acentuação gráfica deste curso respeitam o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo visa à padronização das regras ortográficas e foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de A previsão é que as novas regras se tornem obrigatórias a partir de O site da Academia Brasileira de Letras (ABL) traz o Acordo Ortográfico na íntegra e outras informações relacionadas a esse tema, dentre outros assuntos. É possível consultar a grafia e a acentuação das palavras pelo site da ABL. Ao clicar em Nossa Língua > Vocabulário Ortográfico > Busca no Vocabulário, você tem acesso às palavras do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Em ABL Responde, você pode enviar suas dúvidas de português à ABL. Clique aqui para acessar o site: Academia Brasileira de Letras Parte 2 Regras de emprego dos sinais de acentuação Lembrete Você se lembra dos encontros vocálicos? Encontro vocálico é uma união de fonemas (sons) vocálicos, isto é, vogais (a, e, i, o, u) ou semivogais (i, u). Há três tipos de encontro vocálico: Hiato Encontro de duas vogais. Na separação silábica, cada vogal fica em uma sílaba. Exemplos: sa-ú-de, ba-ú.

7 Ditongo Encontro de uma vogal e uma semivogal e vice versa. Na separação silábica, o ditongo fica na mesma sílaba. Ditongo crescente do som mais fraco (semivogal) para o mais forte (vogal). Exemplo: in-fân-cia. Ditongo decrescente do som mais forte (vogal) para o mais fraco (semivogal). Exemplo: dei-xar Tritongo Encontro de semivogal, vogal e semivogal. Na separação silábica, o tritongo fica na mesma sílaba. Exemplo: Pa-ra-guai Atividade 1 Encontrando exemplos de palavras para cada regra de acentuação Caro aluno, Ao estudar as regras de acentuação de 1 a 5, a seguir, você verá que os espaços destinados aos exemplos estão em branco. Sua tarefa será escolher, na lista de palavras abaixo, aquelas que se encaixam adequadamente nesses espaços. Ao final, o monitor, que possui as respostas, fará a correção. Muita atenção nesta atividade, pois ela completa o conteúdo de seu material, o que será útil para futuras consultas. Bom trabalho! Lista de palavras álbuns do me algodão durex médium alguns fácil mês amém faísca música amigo faraó nenhum anéis farmácia nó aparelhos fé nos asas feiura ônibus

8 atrás foi órfão avelãs fuligem órfãs avós gás órgãos bacia Gonçalves Pará baiuca Guaíba parabéns barris ímã pêssego baú ingênua Piauí bebeu inglês pois bíceps irmãos pólen biquínis itens prós café já reis caráter Jesus ridículo casa Jundiaí saci céu legal saúde chapéus lei seu chave lençóis táxi corrói lhes tórax da maçã urubu Deus mas virtual digitar máximo vírus Regras de acentuação gráfica (emprego do acento agudo ou circunflexo) Regras gerais 1. As palavras proparoxítonas são minoria na Língua Portuguesa e, por isso, são sempre acentuadas. Proparoxítonas: sempre acentuadas Exemplo: 2. A maioria das palavras da nossa língua é paroxítona e nem sempre é acentuada. As palavras paroxítonas acentuadas são aquelas que funcionam em oposição às oxítonas.

9 Isto quer dizer que, quando uma paroxítona é acentuada, a oxítona com a mesma terminação não é, e vice-versa. Terminação em Oxítonas Paroxítonas São acentuadas Não são acentuadas Exemplos: Exemplos: -a, -as -e, -es -o, -os -em, -ens Terminação em Oxítonas Paroxítonas Não são acentuadas São acentuadas Exemplos: Exemplos: -i, -is -u, -us ************** -r ************** -x ************** -n ************** ************** -l ************** -um, -uns -ão -ãos -ã, -ãs -ps ************** ************** Ditongo crescente ou decrescente

10 3. Chamamos de monossílabas as palavras que possuem apenas uma sílaba. A regra de acentuação para essas palavras é a seguinte: Monossílabas: palavras de uma única sílaba -a, -as -e, -es -o, -os Tônicas pronúncia forte São acentuadas Exemplos: Átonas pronúncia fraca Não são acentuadas Exemplos: Regras especiais 4. Nos monossílabos e nas palavras oxítonas, os ditongos abertos são acentuados para diferenciar da pronúncia dos ditongos fechados. Monossílabos ou Monossílabos ou oxítonas terminados em ditongo aberto Exemplos: oxítonas terminados em Exemplos: ditongo fechado -éis -ei, -eis -éu, -éus -eu, -eus -ói, -óis -oi, -ois Observação: Como você acabou de ver, os ditongos abertos éi, ói dos monossílabos e das oxítonas são acentuados, mas, nas palavras paroxítonas, esse acento foi eliminado com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Assim, as palavras ideia, Coreia, europeia, heroico, jiboia etc. não são mais acentuadas. 5. Quando -i, -is ou -u, -us estão sozinhos na sílaba e ocorre hiato com a sílaba anterior, há três possibilidades:

11 -i, -is ou -u, -us sozinhos na sílaba em hiato com a sílaba anterior 1. Em hiato com a vogal da sílaba anterior. Oxítonas Paroxítonas -i, -is ou -u, -us recebem acento Exemplo: Exemplos: 2. Em hiato com o ditongo crescente da sílaba anterior. Exemplo: -i, -is ou -u, -us recebem acento Exemplo: 3. Em hiato com o ditongo decrescente da sílaba anterior. -i, -is ou -u, -us recebem acento Exemplo: -i, -is ou -u, -us não recebem acento Exemplos: Atividade 2 Regras 6, 7 e 8 sobre acentuação gráfica Caro aluno, Fica aí uma dica: como você acabou de constatar que, algumas regras, como as de 1 a 5 são passíveis de serem deduzidas e compreendidas, já outras regras, como as de 6 a 8, que você estudará a partir desse momento, precisam ser memorizadas! 6. Os acentos gráficos também são usados para fazer a distinção da 3ª pessoa de alguns verbos: Verbo 3ª pessoa do singular 3ª pessoa do plural ter Ele tem Eles têm vir Ele vem Eles vêm conter Contém Contêm convir Convém Convêm crer Ele crê Eles creem rever Ele revê Eles reveem

12 7. Nos verbos seguidos de pronomes oblíquos, estes não devem ser considerados parte das palavras. Desconsiderar o pronome e verificar se a forma verbal em si, se enquadra em alguma das regras de acentuação. Verbos seguidos de Desconsiderar o Aplicar a regra de acentuação pronomes oblíquos pronome Comprá-la Comprá Oxítonas terminadas em a são acentuadas. Vendê-lo Vendê Oxítonas terminadas em e são acentuadas. Atraí-lo Atraí Nas oxítonas e paroxítonas, quando -i está sozinho na sílaba e em hiato com a vogal anterior, o -i é acentuado. Reparti-lo Reparti Oxítonas terminadas em i não são acentuadas. 8. Palavras derivadas de palavras que possuem acento nem sempre são acentuadas. Isso porque a sílaba tônica muda de lugar. Palavras derivadas de palavras que possuem acento: a regra de acentuação passa a valer de acordo com a sílaba tônica da palavra que se formou Palavra primitiva Palavras derivadas Regra de acentuação Fácil Facilmente Paroxítonas terminadas em e não são acentuadas. Facilidade Paroxítonas terminadas em e não são acentuadas. Facílimo Todas as proparoxítonas são acentuadas. Avô Bisavô Oxítonas terminadas em o são acentuadas. avozinho Paroxítonas terminadas em o não são acentuadas.

13 Importante! Assim como ocorre com a ortografia, muito do que aprendemos sobre acentuação gráfica vem do contato que temos com as palavras por meio da leitura e da escrita. Inclua esses dois hábitos em seu dia a dia! Parte 3 Vamos praticar 1. Observe o texto a seguir, retirado de um anúncio publicitário. Vem aí o novo Hyundai Genesis BMW Série 5, Mercedes E-class, Infiniti M e Lexus ES, preparem-se. HYUNDAI. Anúncio publicitário. Revista Veja, ed. 2258, ano 45, nº 9. São Paulo: Abril, p. 26. No anúncio, a palavra Genesis está grafada em língua inglesa, que não possui sinais de acentuação gráfica. No entanto, essa palavra em Língua Portuguesa, gênese (que significa origem, surgimento), recebe acentuação gráfica. Explique por que a palavra gênese deve ser acentuada. 2. Leia o trecho a seguir, escrito pelo professor Pasquale Cipro Neto: O fogo pegava pesado no centro-oeste e no norte do país. No norte de Mato Grosso, parecia estar o pior dos focos de incêndio que devorava as matas. Na TV, a notícia veio com ilustração: um mapa, em que se destacava a região de São José do Xing... E AGORA? XINGÚ OU XINGU? Na tela, estava Xingú. Quase caí da cadeira. (...) CIPRO NETO, Pasquale. Acentos fora de lugar. In: O dia a dia da nossa língua. São Paulo: Publifolha, p.139.

14 Ao usar a expressão Quase caí da cadeira o professor Pasquale quis demonstrar espanto e perplexidade diante do problema de acentuação visto na tela da TV. Explique por que a palavra Xingú não está adequadamente acentuada. 3. Os sinais de acentuação possuem a função de distinguir, na escrita, palavras que possuem grafia semelhante, mas têm sílaba tônica diferente. Nas frases a seguir, identifique a sílaba tônica das palavras em destaque e coloque o sinal de acentuação na palavra se necessário. a) O fluido de câmbio já tinha fluido por todo o motor. b) A secretaria Rosana queria saber o endereço da Secretaria da Educação. c) Esta nova geração possui coisas que eu jamais possui. d) Se o silencio é importante, silencio. e) O técnico maquina um jeito de reparar a maquina. f) Seria bom que você fosse mais seria. g) No anuncio que publiquei no jornal, anuncio a venda da minha bicicleta. h) Nos não nos responsabilizamos pelo que aconteceu naquela manhã. i) Se o transito de automóveis é caótico, transito de bicicleta. j) No inicio da tarde, terminei a partida e, agora, inicio mais uma. k) A intenção é que, depois da analise das falas, a turma analise também o figurino da peça de teatro. 4. As imagens a seguir são fotografias de textos em que ocorrem problemas quanto à acentuação das palavras. Analise cada uma das figuras, identifique o problema, corrijao e explique o porquê da correção.

15 a) Figura 2 Aviso. Fonte: Blog Tá Difícil b) Figura 3 Placa de trânsito. Fonte: Blog Idade Certa

16 c) Figura 4 Cardápio. Fonte: BLOG ISJ Português

17 d) Figura 5 Carrinho. Fonte: Blog Análise de textos e) Figura 6 Aviso em via pública. Fonte: Blog Web Alternativa

18 f) Figura 7 - Faixa. Fonte: Blog Marafado

19 g) Figura 8 Letreiro. Fonte: Blog Cadê o Revisor h) Figura 9 Placa. Fonte: Blog Educar para crescer

20 Para saber mais Game da Reforma Ortográfica FMU Game on-line e gratuito desenvolvido pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip apresenta questões que, se respondidas corretamente, permite que o jogador avance em um tabuleiro. Clique aqui para acessar o jogo: Game da Reforma Ortográfica Jogo das palavras Jogo para treinar as principais regras de grafia da Língua Portuguesa com quatro níveis de dificuldade. Clique aqui para acessar o jogo: Jogo das palavras Reforma Ortográfica Uol Seção do portal UOL dedicado à reforma ortográfica reúne notícias sobre o acordo, vídeos e podcasts de especialistas, planos de aulas para professores dos ensinos fundamental e médio, dicas e exercícios. Clique aqui para acessar o Portal: Nova Ortografia - Uol Anexo 1 Divisão de sílabas Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. Exemplos: mãe, flor, lá, meu

21 Dissílabas: possuem duas sílabas. Exemplos:ca-fé, i-ra, a-í, trans-por Trissílabas: possuem três sílabas. Exemplos: ci-ne-ma, pró-xi-mo, pers-pi-caz, O-da-ir Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas. Exemplos: a-ve-ni-da, li-te-ra-tu-ra, a-mi-ga-vel-men-te, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta Divisão Silábica Na divisão silábica das palavras, cumpre observar as seguintes normas: a) Não se separam os ditongos e tritongos. Exemplos: foi-ce, a-ve-ri-guou b) Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu. Exemplos: cha-ve, ba-ra-lho, ba-nha, fre-guês, quei-xa c) Não se separam os encontros consonantais que iniciam sílaba. Exemplos:psi-có-lo-go, re-fres-co d) Separam-se as vogais dos hiatos. Exemplos: ca-a-tin-ga, fi-el, sa-ú-de e) Separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç xc. Exemplos:car-ro, pas-sa-re-la, des-cer, nas-ço, ex-ce-len-te f) Separam-se os encontros consonantais das sílabas internas, excetuando-se aqueles em que a segunda consoante é l ou r. Exemplos: ap-to, bis-ne-to, con-vic-ção, a-brir, a-pli-car Só Português. Disponível em: < Acesso em: 02 mai h35min.

22 CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português, 6ª ano. 6. ed. Reform. São Paulo: Atual, CIPRO NETO, Pasquale. Acentos fora de lugar. In: O dia a dia da nossa língua. São Paulo: Publifolha, p.139. DALEFI, Roberto Gomes. MARTINS, Nize da Rocha Santos Paraguassu. PAMPLONA, Rosane Limoli Paim. Enciclopédia do estudante: gramática e linguística: história, regras e usos da língua portuguesa. 1 ed.são Paulo: Moderna, DELMANTO, Dileta. Português: Ideias & Linguagens, 5ª série. 12. Ed. Reform. São Paulo: Saraiva, Referências BORGATTO, Ana Maria Trinconi. BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto. MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Projeto Teláris: Português. São Paulo: Ática, ed. p BRADESCO, Fundação. Aula 1 Introdução ao curso e acentuação gráfica. In: Tire suas dúvidas de português. Juliana de Cássia Ribeiro. São Paulo p CADÊ O REVISOR, Blog. Imagem de letreiro. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h30min. DISCINI, Norma. TEIXEIRA, Lúcia. Leitura do mundo. A forma de expressar as ideias são os recursos de expressão de um texto. 5ª série. Brasília: Editora do Brasil, EDUCAR PARA CRESCER, Blog. Imagem de placa. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h30min. FARACO & MOURA. Português nos dias de hoje 6º ano. 1. ed. Ensino Fundamental.: São Paulo: EYA, p HOUAISS, Antônio. VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

23 HYUNDAI. Anúncio publicitário. Revista Veja, ed. 2258, ano 45, nº 9. São Paulo: Abril, p. 26. IDADE CERTA, Blog. Imagem de placa de trânsito. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h30min. ISJ PORTUGUÊS, Blog. Imagem de cardápio. Disponível em: < Acesso em: 9 mar LORENZINI, Cezar. Despedida do trema. Disponível em: < Acesso em: 1º maio h20min. MARAFADO, Blog. Imagem de faixa com aviso. Disponível em: < Acesso em: 9 mar SILVA, Gisleine Mello Varreira da. LARA, Leandro Zanetti, Didatizando a acentuação gráfica: uma proposta de atividade em sala de aula. Disponível em: < Acesso em: 27 abr h. SÓ PORTUGUÊS. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Disponível em: < Acesso em: 02 mai h45min. TÁ DIFÍCIL, Blog. Imagem de aviso. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h. TEXTOS, Análise de: um blog dedicado à Língua Portuguesa. Imagem de carrinho de tapioca. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h. WEB ALTERNATIVA, Blog. Imagem de aviso em via pública. Disponível em: < Acesso em: 29 abr h.

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a:

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: FONOLOGIA / ACENTUAÇÃO GRÁFICA O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: encontros vocálicos encontros consonantais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 1 Fonética e Fonologia Por que devemos aprender fonética? Porque precisamos conhecer mais profundamente como as palavras faladas são representadas pela escrita,

Leia mais

Exercícios sobre divisão silábica

Exercícios sobre divisão silábica Exercícios sobre divisão silábica A divisão silábica se encontra submetida a critérios específicos, estando eles preconizados pela gramática normativa. Questão 1 Tendo em vista os conhecimentos dos quais

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA

ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA GRAMÁTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentuação não é uma coisa difícil. Precisamos cuidar apenas duas coisas que vão nos ajudar na hora de acentuar as sílabas: sempre separar as sílabas e pronunciar

Leia mais

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico

16/08/2012. Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01. Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico Português Instrumental ACENTUAÇÃO AULA 01 Países lusófonos que aderiram ao Novo Acordo Ortográfico 1 AS MUDANÇAS PROMOVIDAS PELO NOVO ACORDO ALFABETO O nosso alfabeto passa a ter 26 letras. Conta agora

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos.

Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. 1 Novo Acordo Ortográfico Descomplicado (Parte I) Por: Paula Perin dos Santos. O Novo Acordo Ortográfico visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua

Leia mais

Parte 1 - Português INSS 2015/2016

Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Acentuação Gráfica Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situações-problema e exercícios diversos

Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situações-problema e exercícios diversos Regras de acentuação II Objetivos Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situações-problema e exercícios diversos Conteúdos Sílaba tônica Sinais de acentuação gráfica Posição

Leia mais

Dicionário De Termos Gramaticais

Dicionário De Termos Gramaticais Dicionário De Termos Gramaticais Professor Leo Página 2 Este dicionário vai ajudar o candidato a entender melhor todos os assuntos gramaticais do português, além de auxiliá-lo na hora de estudar. Muitas

Leia mais

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" Regina Lúcia Meirelles Beghelli

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? ENE - A - O - TIL... NÃO! Regina Lúcia Meirelles Beghelli 1 7 Acentuação gráfica Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues Regina Lúcia Meirelles Beghelli PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" e-tec Brasil Português Instrumental

Leia mais

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari.

Português. Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos. Professor Arthur Scandelari. Português Acentuação Gráfica: Proparoxítonas, Paroxítonas, Oxítonas e Hiatos Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português ACENTUAÇÃO GRÁFICA: PROPAROXÍTONAS, PAROXÍTONAS, OXÍTONAS

Leia mais

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira

FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA Profa Giovana Uggioni Silveira FONÉTICA SONS FONEMAS LETRAS E FONEMAS ZEBRA CASAMENTO EXÍLIO TEXTO EXIBIR ENXAME TÁXI TÓXICO GUITARRA COMPRA CONTA CANTA NAVE HOJE CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS VOGAIS

Leia mais

LÂMPADA CAVALO JACARÉ

LÂMPADA CAVALO JACARÉ Português Tonicidade Aluno (a): Data: / / SÍLABA TÔNICA é aquela pronunciada com mais força. Quando falamos as palavras na nossa língua, percebemos que algumas sílabas são pronunciadas com mais força [intensidade

Leia mais

200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS. Professor Leo

200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS. Professor Leo 200 DICAS E MACETES DE PORTUGUÊS Professor Leo www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Este livro vai ajudá-lo a entender melhor vários tópicos da gramática, já que aborda muitas perguntas e dúvidas feitas

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 1 CENTRO 3274 6537 JARAGUÁ 3443 5574 www.cursocenpro.com.br Revisão para o 1º simulado de Português CMBH 6º ano/ 9 Data: 22/05/12 NOME: SALA: FONÉTICA FONEMA, LETRA,

Leia mais

Fonologia Material complementar

Fonologia Material complementar 1.o ano Gramática/Redação Profa. Renata Godoy Fonologia Material complementar Leia este texto: Serenata sintética Rua torta. Lua morta. Tua porta. Cassiano Ricardo. Poesias completas, Rio de Janeiro: José

Leia mais

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 Ortografia Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 As novas normas da Língua Portuguesa passam a ser obrigatórias em 2016. Você está preparado? Bruna Nicolielo As regras do novo acordo

Leia mais

Português - Principais Tópicos Para Concursos

Português - Principais Tópicos Para Concursos Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Português - Principais Tópicos Para Concursos PORTUGUÊS por Terezinha Rêgo Lançamento: 08/03/2008 Atualização : 22/12/2016 43

Leia mais

Professor Jailton Acentuação Gráfica.

Professor Jailton Acentuação Gráfica. Professor Jailton Acentuação Gráfica www.professorjailton.com.br Posição da sílaba tônica Proparoxítonas Paroxítonas Oxítonas PAROXÍTONAS UM R. U X I N. L PSÃD PAROXÍTONAS UM R UXIN L PSÃD Palavras terminadas

Leia mais

Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situaçõesproblema e exercícios diversos

Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situaçõesproblema e exercícios diversos Regras de acentuação III Objetivos Utilizar-se dos conhecimentos sobre acentuação gráfica para solucionar situaçõesproblema e exercícios diversos Conteúdos Sílaba tônica Sinais de acentuação gráfica Posição

Leia mais

Exemplos (como Quando acentuar sílaba

Exemplos (como Quando acentuar sílaba Tipo de palavra ou Exemplos (como Quando acentuar sílaba eram) Proparoxítonas sempre simpática, lúcido, sólido, cômodo Observações (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL Marco Antonio Macarrão Acentuação Gráfica A, E, O (S) EM, ENS MONOSSÍLABO SIM NÃO TÔNICO OXÍTONA SIM SIM PAROXÍTONA* NÃO NÃO Acentuação Gráfica * PAROXÍTONAS TERMINADAS EM Ã OU

Leia mais

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo.

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo. Capítulo 1 NOÇÕES DE FONÉTICA Fonética é a parte da gramática que estuda os fonemas, em sua natureza física e fisiológica. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos

Leia mais

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo.

NOÇÕES DE FONÉTICA. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos que entram na formação do vocábulo. Capítulo 1 NOÇÕES DE FONÉTICA Fonética é a parte da gramática que estuda os fonemas, em sua natureza física e fisiológica. Fonemas São as unidades sonoras mais simples da língua, ou seja, os sons distintivos

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

Apresentação 7 Apresentação

Apresentação 7 Apresentação Apresentação 7 Apresentação Uma pequena síntese para que você, leitor(a), comece a se sentir em casa. A obra abrange todo o conteúdo exigido pela banca CESPE. Uma questão importante, que não deve ser desprezada,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 5º ano Ensino Fundamental Letra e Fonema Encontro Consonantal e Vocálico Dígrafo Separação e classificação de sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo

Leia mais

FONOLOGIA ACENTUAÇÃO E

FONOLOGIA ACENTUAÇÃO E FONOLOGIA ACENTUAÇÃO E ORTOGRAFIA Prof. Hermano Mangabeira 84 9 91141224 FONOLOGIA: estudo dos sons que compõem cada palavra. (língua é, antes de tudo, som) Fonemas: sons que formam as palavras. Classificação:

Leia mais

Planejamento Anual 2012

Planejamento Anual 2012 qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxc vbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfgh jklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiop Planejamento Anual 2012 asdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 A 1 Conteúdos: Tonicidade: Classificação das silabas, na palavra, quanto ao som e ao número. Classificação das palavras quanto ao

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ACENTUAÇÃO Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos à piscina à artigo e preposição Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija

Leia mais

Recapitulando! O que é linguagem? Fonema x Letra CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS

Recapitulando! O que é linguagem? Fonema x Letra CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Recapitulando! Nem sempre a quantidade de letras e fonemas é equivalente em uma palavra. Veja alguns exemplos a baixo: Variações

Leia mais

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS Ensino Fundamental I 3º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português PROFESSOR Priscila Monteiro Carvalho / Neisa CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL A/B EMENTA A língua portuguesa oportunizara

Leia mais

Professor Jailton www.professorjailton.com.br

Professor Jailton www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Palavras terminadas em: a, e, o (seguidas ou não de s): atrás, xará, freguês, bisavós, está, já, és, só*. em, ens: também, parabéns. ditongos abertos tônicos

Leia mais

ENCONTRO NA LÍNGUA. https://www.significados.com.br/7-filosofos-que-definiram-o-amor-de-uma-forma-epica/

ENCONTRO NA LÍNGUA. https://www.significados.com.br/7-filosofos-que-definiram-o-amor-de-uma-forma-epica/ Aulas 13 à 16 ENCONTRO NA LÍNGUA https://www.significados.com.br/7-filosofos-que-definiram-o-amor-de-uma-forma-epica/ A-MOR A palavra amor está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente:

Leia mais

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO O acento gráfico é um mero sinal de escrita, que não deve ser confundido com o acento tônico, que é a maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos

Leia mais

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica Novo acordo ortográfico Acentuação gráfica Por que acentuamos as palavras? Para evitar ambiguidade: fábrica/fabrica; secretária/secretaria; análise/analise; ACENTUAÇÃO DAS PROPAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

Leia mais

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa. 2ª edição Revista e atualizada

Maria Augusta Guimarães de Almeida. Língua Portuguesa. 2ª edição Revista e atualizada Maria Augusta Guimarães de Almeida 31 Língua Portuguesa 2ª edição Revista e atualizada 2018 capítulo 1 ACENTUAÇÃO Manejar sabiamente uma língua é praticar uma espécie de feitiçaria evocatória. Charles

Leia mais

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS

PORTUGUÊS VOZES VERBAIS PORTUGUÊS VOZES VERBAIS Professor Marco Antonio Macarrão Vozes verbais VOZ ATIVA - pratica VOZ PASSIVA - sofre VOZ REFLEXIVA pratica e sofre Vozes verbais SINTÉTICA: VTD + SE VOZ PASSIVA ANALÍTICA: SER

Leia mais

Língua Portuguesa para concursos

Língua Portuguesa para concursos Duda Nogueira Língua Portuguesa para concursos Gramática, interpretação de texto, redação oficial e figuras de linguagem CESPE Cebraspe 2018 Nogueira -Lingua Port p CONC - 3ed.indb 3 01/03/2018 16:32:03

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Lucas Gonçalves Itens do edital do TCU para Auditor (2015) 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE E-mail: professorantonioduarte@gmail.com Facebook: Antonio Duarte Quem teme perder já está vencido. jigoro kano FONOLOGIA Letra é uma representação gráfica do

Leia mais

Revisão para o simulado

Revisão para o simulado Revisão para o simulado LÍNGUA PORTUGUESA Patrícia Lopes São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Variedade linguística

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. NOVASRE GRASORT OGRÁF I CAS DAL Í NGUAPORT UGUE S A GE S T ÃOENE GÓCI OS I g orri be i r o Autor Igor Ribeiro Revisão NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Ilustração

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa NOVA ORTOGRAFIA Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Onde ocorrem as mudanças Países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Oficialização

Leia mais

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último - chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último Hiatos Acentuam-se as letras i e u desde que sejam a segunda vogal tônica de

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA www.soumultilaser.com.br ÍNDICE Acento agudo... 1 Acento diferencial... 2 Acento circunflexo... 4 Trema... 5 Alfabeto... 5 Hífen... 6 Uso do hífen...

Leia mais

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo:

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo: Português para Concursos Prof. Elias Santana Estrutura do curso: Como assisti-lo: Sequência das aulas: Canais disponíveis: Instruções: Níveis de análise de uma língua Fonema (som) Grafema (letra) Palavra

Leia mais

UNIDADE 07 O PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES E COMPOSTOS (PRIMEIRA PARTE)

UNIDADE 07 O PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES E COMPOSTOS (PRIMEIRA PARTE) UNIDADE 07 O PLURAL DOS SUBSTANTIVOS SIMPLES E COMPOSTOS (PRIMEIRA PARTE) PLURAL DOS SUBSTANTIVOS Em português, há dois números gramaticais: O singular, que indica um ser ou um grupo de seres; O plural,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KTouch Dados de identificação Disciplina: Inclusão Digital Assunto: Digitação Séries indicadas: 5ª a 8ª séries Material utilizado: Objeto de Aprendizagem (OA): Inclusão

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

Regina Lúcia Meirelles Beghelli. Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues. Aspectos fonológicos. Foto: Sanchi Ghodke. Fonte:

Regina Lúcia Meirelles Beghelli. Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues. Aspectos fonológicos. Foto: Sanchi Ghodke. Fonte: 1 5 Aspectos fonológicos Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues Regina Lúcia Meirelles Beghelli Foto: Sanchi Ghodke Fonte: www.sxc.hu e-tec Brasil Português Instrumental META Apresentar

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º ano Numeração até 30 Adição Vizinhos Ditado de números Dezena Problemas simples Mais que, menos que ou igual Primeiro, último e penúltimo Fonemas até G/R/J/T Leitura e Interpretação

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos PROSÓDIA Estuda a correta posição da sílaba tônica das palavras. SILABADA erro de acentuação tônica de uma palavra. RUIM RUBRICA AVARO

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem. Regras especiais Acentuação Gráfica: regras afetadas pela reforma e o fim do trema Sérgio Nogueira Duarte da Silva 1.ª) Regra dos hiatos (abolida pela reforma ortográfica). Todas as palavras terminadas

Leia mais

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 11 LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade, porém nem sempre a sílaba

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 3º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade 3- O corpo muda Páginas: 40 até 51 Unidade 5- O lugar de morar Páginas: 70 até 80 O tempo passa Páginas: 56 até 65 Unidade 5 - Colors Unidade 6 - Parts of the body Unidade 7 - School objects

Leia mais

Questionário sobre o Ensino de Leitura

Questionário sobre o Ensino de Leitura ANEXO 1 Questionário sobre o Ensino de Leitura 1. Sexo Masculino Feminino 2. Idade 3. Profissão 4. Ao trabalhar a leitura é melhor primeiro ensinar os fonemas (vogais, consoantes e ditongos), depois as

Leia mais

FONÉTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 07/04/2017 DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS

FONÉTICA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 07/04/2017 DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS FONÉTICA DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS CONSONANTAIS DÍGRAGOS = 2 LETRAS = 1 SOM DÍGRAGOS VOCÁLICOS CH -CHATO LH - ILHA NH -NINHO SS ASSESSOR RR - CARRO SÇ - DESÇA SC CRESCER-PESCA XC EXCEÇÃO - EXCLUIR

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Superior) Grupo 1

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Superior) Grupo 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva

ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Prof. Flaverlei A. Silva ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Flaverlei A. Silva o acento agudo ( ) - a, i, u e em, indica as vogais tônicas da palavra: carcará, caí, armazém. e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu,

Leia mais

KULTURA CENTRO DE ESPERANTO ECOBRINQUEDOTECA. A a, B b, C c, Ĉ ĉ, D d, E e, F f, Ĝ ĝ, Ĥ ĥ, I i, Ĵ ĵ, K k, L l, M m, N n, O o, P p, R r, Ŝ ŝ, T t, U u,

KULTURA CENTRO DE ESPERANTO ECOBRINQUEDOTECA. A a, B b, C c, Ĉ ĉ, D d, E e, F f, Ĝ ĝ, Ĥ ĥ, I i, Ĵ ĵ, K k, L l, M m, N n, O o, P p, R r, Ŝ ŝ, T t, U u, KULTURA CENTRO DE ESPERANTO ECOBRINQUEDOTECA David Blanketo O ALFABETO O alfabeto é composto por 28 letras. A a, B b, C c, Ĉ ĉ, D d, E e, F f, Ĝ ĝ, Ĥ ĥ, I i, Ĵ ĵ, K k, L l, M m, N n, O o, P p, R r, Ŝ ŝ,

Leia mais

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa

Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Revisão de Língua Portuguesa para o CMPA Profª Cleusa Encontros vocálicos: - ditongo: v + sv ou sv + v na mesma sílaba (noi-te) Pode ser: oral: sé-rie nasal: não crescente: sv+v á-gua/ de-lí-cia decrescente:

Leia mais

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo Acentuação É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: ela e a minha amiga ela é a minha amiga o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo sai à rua saí à rua 1 Sílaba / vogal

Leia mais

DICAS PARA APRENDER A ACENTUAR AS PALAVRAS.

DICAS PARA APRENDER A ACENTUAR AS PALAVRAS. DICAS PARA APRENDER A ACENTUAR AS PALAVRAS. Para acentuarmos bens as palavras faz-se necessário revisar alguns pontos gramaticais que nos ajudarão a compreender as regras da acentuação gráfica da Língua

Leia mais

Apresentação do método sintético

Apresentação do método sintético Maria Cristina Pereira Cotta e Angela Maria Rodrigues Marques Galvão O tempo passa e, em Educação, continuam as dúvidas quanto à escolha do método ideal para alfabetizar. Para acertar nessa escolha, a

Leia mais

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

REGRAS DE ACENTUAÇÃO REGRAS DE ACENTUAÇÃO ACENTOS GRÁFICOS SÍLABA TÔNICA X SÍLABA ÁTONA OXÍTONA X PAROXÍTONA X PROPAROXÍTONA sa-ci ca-ne-ca ló-gi-co HIATO X DITONGO X TRITONGO sa-ú-de rou-pa i-guais 1) Oxítonos * Terminados

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10

6 o ANO Horário: das 7h15 às 12h10 02 C A M RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 1 a PROVA CIÊNCIAS DATA: 07/12/2017 Solo Capítulo 15 O solo Capítulo 16 Degradação e recuperação do solo Capítulo 17 O manuseio e a destinação do lixo Capítulo 18 Solo

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 4. Ortografia

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 4. Ortografia Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 4 Ortografia Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que

Leia mais

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã.

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã. Acentuação gráfica O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas

Leia mais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais Acordo ortográfico - As Mudanças Principais 1 Esta página identifica e descreve todas as regras de escrita que mudam com o Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP

Leia mais

Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências

Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências CRONOGRAMA ANUAL / TRIMESTRAL DO LIVRO DIDÁTICO Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências LIVROS

Leia mais

CURSO PRF 2017 GRAMÁTICA AULA 01 GRAMÁTICA. diferencialensino.com.br

CURSO PRF 2017 GRAMÁTICA AULA 01 GRAMÁTICA. diferencialensino.com.br AULA 01 GRAMÁTICA 1 PROFESSOR MÁRCIO TADEU Material elaborado com a colaboração dos professores Jerferson Filho, Fagner Ribeiro e Márcio Tadeu. 2 Aula 01 INTRODUÇÃO A GRAMÁTICA FONOLOGIA E ORTOGRAFIA A

Leia mais

1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Acentuação 1.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas A) Monossílabas Há quais Pais Dó Do Em B) Dissílabas Claro Dia Aqui País c) Trissílabas Aliás Perspicaz Tungstênio d) Polissílabas Psicologia

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Componente Curricular. Data

Componente Curricular. Data Sobradinho - DF, 10 dezembro de 2016. Assunto: Cronograma de RECUPERAÇÃO FINAL/2016 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de Recuperação Final/2016. Solicitamos que ele seja devidamente

Leia mais

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen REFORMA ORTOGRÁFICA Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen ACENTUAÇÃO GRÁFICA Desaparece o trema no fonema u, nos grupos gue, gui, que qui: Exemplo: frequência, tranquilo, aguei... Observação:

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS BIMESTRAIS (4º Bimestre 4º Ano) Profª Fatima Col

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS BIMESTRAIS (4º Bimestre 4º Ano) Profª Fatima Col Cianorte, 14 de outubro de 2016. CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES E TRABALHOS BIMESTRAIS (4º Bimestre 4º Ano) Profª Fatima Col Prezados pais ou responsáveis: Segue o cronograma avaliativo e trabalhos bimestrais.

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º ano Unidades I e II (Diferenças físicas entre as pessoas, Corpo humano, Saúde e higiene, Órgãos do sentido) Unidades I e II (Diferenças culturais entre as pessoas, Composição

Leia mais

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 04 ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Segmento temático:

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 04 ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Segmento temático: LISTA: 04 3ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: ACENTUAÇÃO GRÁFICA DIA: MÊS: 04 2017 ACENTUAM-SE TERMINADAS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO QUESTÃO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS O que é ortografia? Grego orto = correto + graphé = escrita; Uma só língua, duas ortografias Português - mais de 250 milhões de pessoas. Angola: 17.024.000

Leia mais

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2017

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2017 Sobradinho - DF, 9 de setembro de 2017. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA Senhores Pais, ou responsáveis, 1º TRIMESTRE / 2017 Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres,

Leia mais

Atividades de ortografia para imprimir

Atividades de ortografia para imprimir Atividades de ortografia para imprimir Atividades de português com ortografia para imprimir, com as seguintes letras do alfabeto: G e J, P e B, Ch e X, Lh, SS e Sc, entre outros exercícios do tipo: Vamos

Leia mais

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre

Avaliações Mensais - 1º bimestre Conteúdo Mensal do 1 Bimestre CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO - VESPERTINO Mensais - 1º bimestre 2014 Leitura e interpretação de texto Alfabeto págs. 16 a 21 Escrevendo certo p ou b págs. 22 e 23 Ordem alfabética págs.

Leia mais