Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988."

Transcrição

1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 1 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DE 01 A 05 Texto O ATO DE ESTUDAR A Tinha chovido muito toda a noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos ugares, a terra, de tão mohada, tinha virado ama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nea. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atoavam na ama até acima dos tornozeos. Era difíci andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cacau para o sítio onde deveriam secar. Em certa atura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoeiro que tinham pea frente. Pararam. Desceram da camioneta. Oharam o atoeiro, que era um probema para ees. Atravessaram os dois metros de ama, defendidos por suas botas de cano ongo. Sentiram a espessura do amaça. Pensaram. Discutiram como resover o probema. Depois, com a ajuda de agumas pedras e de gahos secos de árvores, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camioneta passassem sem se atoar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram compreender o probema que tinham a resover e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas na escoa. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabahavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um probema. O ATO DE ESTUDAR B Essa atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no ugar do nosso trabaho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro oca e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círcuo de Cutura. Em quaquer caso, o estudo exige sempre essa atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser ido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o emos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da eitura quando encontramos a primeira dificudade. Que seria da produção de cacau naquea roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabaho por causa do amaça? Se um texto às vezes é difíci, insiste em compreendê-o. Trabaha sobre ee como Antônio e Pedro trabaharam em reação ao probema do amaça. Estudar exige discipina. Estudar não é fáci porque estudar é criar e recriar é não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revoucionário! FREIRE, Pauo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se competam. 22 ed. São Pauo: Cortez, Dos fragmentos abaixo, destacados de O Ato de Estudar A, aquee que expressa CORRETAMENTE o objetivo comunicativo do texto é: a) Oharam o atoeiro, que era um probema para ees. (inha 6) b) Pedro e Antônio estudaram. (inha 10) c) Não se estuda apenas na escoa. (inha 12) d) Discutiram como resover o probema. (inha 8)

2 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO De acordo com o trecho O Ato de Estudar B, é INCORRETO afirmar: a) Estudar também significa ser criativo, ou seja, ser capaz de ir aém da reprodução do conhecimento. b) Ler um texto é muito mais que decodificar paavras; é compreendê-o, interpretá-o e estudá-o. c) O ato de estudar nem sempre se caracteriza por uma atitude séria e curiosa. d) O estudo pode ser reaizado não apenas na escoa tradiciona, mas também em outros tempos e espaços. 03. Pedro e Antônio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cacau para o sítio onde deveriam secar. (inhas 4 e 5) No fragmento acima, a paavra subinhada refere-se a: a) Pedro e Antônio. b) cestos. c) sítio. d) camioneta. 04. Se um texto às vezes é difíci, insiste em compreendê-o. (inhas 23 e 24) Assinae a aternativa na qua a substituição da conjunção grifada e adequação verba, se for o caso NÃO atera o sentido da informação apresentada no trecho acima: a) À medida que um texto às vezes é difíci, insiste em compreendê-o. b) Quando um texto às vezes é difíci, insiste em compreendê-o. c) Caso um texto às vezes seja difíci, insiste em compreendê-o. d) Para que um texto às vezes seja difíci, insiste em compreendê-o. 05. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. (inha 1) Na passagem acima, ocorre o uso do verbo haver. Marque a aternativa em que esse verbo é utiizado em desacordo com a norma padrão: a) Pode haver pessoas que estudam e compreendem os fatos rapidamente. b) Houveram probemas a serem resovidos por Pedro e Antônio enquanto trabahavam. c) Não há coisas e fatos a serem pesquisados quando se estuda um texto. d) Pedro e Antônio haviam se utiizado dos conhecimentos que tinham para desatoar a camioneta.

3 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 3 GEOGRAFIA QUESTÕES DE 06 A Observe o mapa, a tabea e o texto abaixo: Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Geografia em mapas - continente americano.são Pauo: Moderna. 2000, p.5. Terremotos no Chie, Haiti e Japão /2011 País/data Vítimas fatais Epicentro Intensidade do evento Chie Fevereiro de 2010 Cerca de 802 Profundidade de 35 Km Distante 325 km Santiago 8,8º Haiti Janeiro de 2010 Cerca de Profundidade de 13 km Distante 25 km de Porto Príncipe 7,0º Japão Março de 2011 Cerca de Profundidade de 24 km Distante 130 km da Penínsua de Oshuka 8,9º Sistematização das informações da tabea a partir de: FORTE terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami. Porta G1, Rio de Janeiro, março de Disponíve em < Acesso em MUNDO- Ao contrário do Haiti, Chie estava preparado para terremoto. Foha Onine, São Pauo, 27 de fevereiro de Disponíve em < Acesso em MUNDO- Chie e Haiti enfrentaram condições diferentes em terremotos. Correio Braziiense, Brasíia, 28 de fevereiro de Disponíve em < Acesso em OS PIORES terremotos dos útimos 100 anos. Metamorfose Digita. Disponíve em < Acesso em Todos os anos, os noticiários trazem informações sobre diferentes áreas do gobo que sofrem com a ocorrência de terremotos, vucões e tsunamis. Particuarmente em 2010, tiveram destaque eventos de grande magnitude na escaa Richter no Chie e Haiti e em 2011, no Japão. Esses países encontram-se no chamado Círcuo do Fogo do Pacífico, sendo que as consequências das instabiidades tectônicas, frequentes nessa região, foram diferentes, em função das condições de respostas tecnoógicas oferecidas peas nações. FORTE terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami. Porta G1, Rio de Janeiro, março de Disponíve em < Acesso em >. Adaptado. MUNDO- Ao contrário do Haiti, Chie estava preparado para terremoto. Foha Onine, São Pauo, 27 de fevereiro de Disponíve em < Acesso em >. Adaptado. MUNDO- Chie e Haiti enfrentaram condições diferentes em terremotos. Correio Braziiense, Brasíia, 28 de fevereiro de Disponíve em < Acesso em >. Adaptado. OS PIORES terremotos dos útimos 100 anos. Metamorfose Digita. Disponíve em < Acesso em >. Adaptado.

4 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 4 Baseando-se no mapa de Pacas Tectônicas, na tabea sobre os terremotos e no texto sobre eventos tectônicos, considerando, também, a reação entre a dinâmica interna do paneta Terra e sociedade, é CORRETO afirmar: a) O processo de apropriação dos territórios e as características fisiográficas e econômicas são fatores que infuenciam no número de vítimas de terremotos, em diferentes países. b) Chie, Haiti e Japão encontram-se, respectivamente, nos seguintes continentes: América, África e Ásia, os quais possuem um passado comum de exporação coonia. c) Apesar da intensidade dos terremotos, Chie e Japão apresentaram menor número de vítimas fatais em função de sua baixa densidade demográfica. d) Chie, Haiti e Japão encontram-se em áreas de instabiidade tectônica, onde raramente ocorrem vucões, terremotos e tsunamis. 07. O atua contexto goba do capitaismo, a intensificação e o aprofundamento do modeo produtivo sob o comando da indústria e sob a primazia da ciência e da técnica impactam a vida no campo e na cidade. Essa conjuntura produz probemas sociais e ambientais (socioambientais) sem precedentes, a ponto de se evidenciar uma crise civiizatória, pois cooca em cheque a reação hegemônica entre sociedade e natureza. Dentre os principais indicadores da crise ambienta e civiizatória, podemos destacar a questão da água. Anaise, abaixo, agumas situações que ocorrem particuarmente no Brasi, reacionadas à probemática da água: I - O esgotamento dos ençóis freáticos provocado pea extração da água em grandes voumes para fins econômico-industriais está entre as graves consequências geradas pea apropriação capitaista da água. II - A apropriação dos recursos hídricos pea racionaidade econômico-industria capitaista eva à escassez do acesso socia à água. III - O modeo produtivo agroindustria focado na produção de commodities a partir da monocutura em grande escaa e da utiização intensiva de agrotóxicos contamina terras e, consequentemente, recursos hídricos. IV - O aumento das experiências agroecoógicas e a atua poítica de vaorização e reconhecimento dos territórios indígenas e quiomboas têm gerado grande escassez da água no Brasi. Das situações acima, no que se refere à questão da água, está CORRETO o que se afirma em: a) I, apenas. b) III, apenas. c) IV, apenas. d) I, II, III, apenas.

5 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO A ganância capitaista na busca de maiores ucros no processo de produção de aimentos tem gerado graves situações de insegurança aimentar no Brasi e no mundo. Tendo isso em vista, anaise as afirmativas abaixo, reacionadas às causas que geram insegurança aimentar: I - A especuação mercadoógica com os aimentos, a partir da monopoização na circuação desses, eeva os preços e inviabiiza o acesso aos aimentos básicos peas popuações empobrecidas, promovendo a fome. II - O uso de agrotóxicos na agricutura e a produção industria de aimentos (utiização de produtos químicos) provocam situações graves de insegurança aimentar. III - A substituição da produção agrícoa de aimentos por extensas monocuturas destinadas à produção de biocombustíveis (a exempo da soja e da cana) e de aimentos para animais que abastecem o mercado da carne (ex.: soja para ração) geram escassez de aimentos básicos e consequente ata nos preços, aém de promoverem a fome. IV - A concentração de terras nas mãos de poucos proprietários atifundiários que desenvovem o agronegócio (cujo destino prioritário da produção é a demanda industria) e, ainda, a não reaização de uma profunda Reforma Agrária no Brasi inviabiizam a produção necessária de aimentos e sua diversificação, evando à escassez de aimentos. Está CORRETO o que se afirma em: a) I, apenas. b) III e IV apenas. c) I, II e III apenas. d) I, II, III, IV. 09. Que seria da produção de cacau naquea roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabaho por causa do amaça? (inhas 22 e 23) FREIRE, Pauo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se competam. 22ª ed. São Pauo: Cortez, Nesse trecho de O Ato de Estudar B, é possíve identificar duas informações sobre a região Nordeste do Brasi. Assinae a afirmativa que apresenta CORRETAMENTE a reação entre a dinâmica cimática e a produção agrícoa nessa parte do território naciona: a) A uva tem sido cutivada ampamente em todos os estados nordestinos, em função da baixa puviosidade no Agreste e no Meio Norte. b) A cana-de-açúcar é um importante produto de pantation e é cutivada excusivamente no semiárido, desde o início da coonização europeia. c) A agricutura famiiar na região Nordeste apresenta baixa produtividade em razão do excesso de insoação do cima tropica de atitude, responsáve pea intensa mobiidade popuaciona da região. d) O amaça, ao qua o texto faz referência, reaciona-se à ata puviosidade do cima tropica, que possibiita o cutivo de vários produtos de exportação, como o cacau.

6 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO Observe o mapa e eia o texto abaixo: Títuo do Mapa: Xingu - O Parque e seus ocupantes. ZARUR, George de Cerqueira Leite. O Espírito do Tempo na criação da Reserva do Xingu.In: Revista Scientific American American Brasi. Patrimônio Cutura do Xingu: o começo do fim? Edição especia nº 44 (201-); pág. 45. (Adaptado) Raoni [...] argumenta que o rio, a terra e a foresta que as águas da hidreétrica [Beo Monte] irão sufocar são a ama de seu povo e, por isso mesmo, ee não irá aceitar quaquer proposta de que a obra seja evada adiante [...]. No Xingu o cacique Raoni competa que [...] o ago da hidreétrica não tem a mesma vida do rio. Mas isso, ee acrescenta, tavez o branco não consiga entender. A ógica por trás dessa excusão [a dos povos indígenas] é uma pretensa racionaidade econômica em que prevaece a visão derivada de um conceito medieva: a posse do céu ao inferno, o que significa tudo que estiver sobre a terra e tudo que estiver sob ea. (Fonte: CAPOZZOLI, Uisses. A Sombra onga do Homem Branco. In: Revista Scientific American American Brasi. Patrimônio Cutura do Xingu: o começo do fim? Edição especia nº 44 (201-); págs. 11 e 13. (Adaptado).

7 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 7 Tomando como referência o mapa Xingu - O Parque e seus ocupantes e o trecho acima, anaise as afirmativas a seguir sobre a construção da hidreétrica Beo Monte: I - A construção da hidreétrica Beo Monte dá-se em meio a tensos e intensos confitos socioambientais, envovendo especiamente os povos indígenas e as popuações ribeirinhas, os quais serão diretamente atingidos peo grande empreendimento. II - A hidreétrica Beo Monte trará mais benefícios para os povos indígenas e os ribeirinhos do que para as demais popuações da região do Xingu e do restante do país. III - Os grandes grupos empresariais envovidos na construção da hidreétrica Beo Monte têm como objetivos centrais o ucro e a acumuação de capita; portanto, a vioação dos direitos sociais e ambientais das popuações ocais torna-se, para ees, irreevante. Está CORRETO o que se afirma em: a) II, apenas. b) I, II, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e III.

8 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 8 HISTÓRIA QUESTÕES DE 11 A A citação a seguir assinaa a situação da América Latina após os movimentos de independência: Ao ataque de ança ou gopes de facão, foram os expropriados os que reamente combateram, quando despontava o sécuo XIX, contra o poder espanho nos campos da América Latina. A independência não os recompensou: traiu as esperanças dos que tinham derramado seu sangue. Quando a paz chegou, com ea se reabriu uma época de desditas. Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampiava a pobreza das massas popuares oprimidas. Ao mesmo tempo, e ao ritmo das intrigas dos novos donos da América Latina, os quatro vice-reinados do império espanho se quebraram em pedaços e mútipos países nasceram como cacos da unidade naciona puverizada. (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. 18 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, p. 128) Tomando por base esse texto sobre a independência das ex-coônias espanhoas da América Latina, assinae a aternativa que NÃO apresenta uma consequência desse processo de independência: a) A burguesia comercia das novas nações hispano-americanas continuou prosperando como simpes instrumento do capitaismo internaciona. b) Os proprietários de terra dessas ex-coônias não estavam interessados em resover a questão agrária, senão na medida de suas próprias conveniências. c) As casses dominantes dos novos países que surgiram tiveram os patrimônios ampiados em detrimento da desigua distribuição de riqueza para o restante da popuação. d) A fragmentação do império espanho em várias nações independentes contribuiu para a difusão do minifúndio e para a maior diversificação da agricutura. 12. Recentemente, ocorreram diversas manifestações popuares nas principais cidades brasieiras, as quais remetem a episódios que contribuíram para o fim da ditadura miitar. Muitos comentários veicuados na mídia apontaram que a quantidade de pessoas nas ruas embrava as manifestações de 1984 no Brasi. Marque a aternativa que apresenta CORRETAMENTE o episódio do ano de 1984 a que as manifestações atuais remetem: a) A campanha peas eeições diretas para Presidente da Repúbica, conhecida como Diretas Já. b) O movimento dos caras pintadas, que contribuiu para o impeachment do Presidente Fernando Coor. c) A campanha denominada verde amareo, que se manifestou contrária as privatizações das estatais. d) O movimento pea Anistia ampa, gera e irrestrita aos exiados e presos poíticos da ditadura miitar. 13. A Revoução Industria, aém de aterar a produção, o transporte e a comerciaização de bens, também transformou a organização socia e econômica da Europa a partir do sécuo XVIII. NÃO é uma consequência da Revoução Industria: a) O crescimento da urbanização e o despovoamento das áreas rurais. b) O desenvovimento e a ampiação do trabaho assaariado. c) O fortaecimento das pequenas propriedades rurais. d) A decadência do artesanato e das corporações de ofício.

9 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO O fragmento de texto a seguir refere-se à etra da música O Bonde de São Januário, samba composto por Wison Batista e Ataufo Aves. Escrita em 1941, parte da música foi censurada peo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o regime de governo do Estado Novo ( ): O Bonde de São Januário (fragmento da etra origina anterior à censura) Eu digo e não tenho medo de errar O Bonde de São Januário eva mais sócio otário Só eu não vou trabahar O Bonde de São Januário (fragmento da etra aterada após a censura) Eu digo e não tenho medo de errar O Bonde de São Januário eva mais um operário Sou eu que vou trabahar (Disponíve em: < Acesso em: 04/12/2013. Adaptado). A ateração imposta à etra da música teve como objetivo: a) a defesa, por parte do Estado Novo, de um tipo idea de operário brasieiro, comprometido e orguhoso com o trabaho. b) a representação negativa do órgão censor em reação ao pape do trabahador no processo de industriaização do país. c) a preocupação do Estado Novo com as condições materiais e econômicas de vida dos trabahadores brasieiros. d) a vaorização de uma autonomia socia e poítica dos operários brasieiros em reação à organização do trabaho fabri. 15. A partir da desagregação do sociaismo rea ao fina do sécuo XX, transformações de ordem cutura, econômica, poítica e socia foram sentidas em vários países do mundo. A queda do Muro de Berim, em 1989, representa um marco simbóico desse período. Marque a aternativa que apresenta CORRETAMENTE uma consequência da crise do sociaismo rea no este europeu: a) Surgimento de uma duradoura paz entre as nações. b) Canceamento das experiências poíticas sociaistas. c) Aparecimento de vários bocos econômicos regionais. d) Enfraquecimento do modo de produção capitaista.

10 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 10 BIOLOGIA QUESTÕES DE 16 A A herança do sistema sanguíneo ABO é determinada por aeos mútipos (poiaeia): I A (para sangue do tipo A), I B (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Aém disso, sabe-se que I A e I B são codominantes e que ambos dominam sobre i. Com base nessas informações, anaise as afirmativas abaixo sobre a herança do tipo sanguíneo: I - Pais com tipos sanguíneos A e B, independentemente de seus genótipos, jamais teriam fihos ou fihas do tipo O. II - Pais com tipos sanguíneos A e B podem ter fihos ou fihas com os tipos sanguíneos A, B, AB ou O, dependendo de seus genótipos. III - Pais com tipos sanguíneos A e B podem ter fihos ou fihas somente com tipo sanguíneo AB, em razão do fato de I A e I B serem codominantes. Está CORRETO o que se afirma, apenas, em: a) I. b) II. c) I e III. d) III. 17. Assinae a aternativa que apresenta CORRETAMENTE a denominação do ugar ou espaço que um organismo ocupa no ecossistema: a) Níve trófico. b) Nicho ecoógico. c) Habitat. d) Bioma.

11 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO Biomas são grandes ecossistemas terrestres com uma fisionomia vegeta característica, determinada sobretudo pea infuência de fatores macrocimáticos. Os principais biomas terrestres são: tundra, foresta borea, foresta temperada, foresta tropica, campos e desertos. Anaise as afirmativas abaixo sobre biomas terrestres: I - A foresta borea, também chamada de taiga, ocaiza-se em regiões de cima frio, com invernos rigorosos, no hemisfério Norte. As pantas típicas dessa foresta são as coníferas, árvores sempre verdes. A fauna está representada por obos, ursos, ebres, inces, aces, cervos, entre outros. II - As forestas temperadas são características de regiões que apresentam as quatro estações do ano bem definidas. Ocorrem na Europa e na América do Norte. Esse bioma é chamado também de foresta decídua temperada ou caducifóia. Sua fauna é muito diversificada, compreendendo javais, esquios, eões da montanha, entre outros. III - A foresta tropica ocorre ao Norte e ao Su da inha do Equador, ocupando grande parte das Américas Centra e do Su, aém de agumas áreas da África, da Ásia e da Austráia. Esse bioma apresenta vegetação abundante, de crescimento rápido. A fauna é rica, havendo grande diversidade de mamíferos arborícoas e terrícoas, assim como de aves, répteis, anfíbios e invertebrados. IV - Os campos são encontrados em regiões de baixa puviosidade e baixa umidade do ar principamente na África e nos Estados Unidos. Durante o dia, as temperaturas são atas, e as noites, muitas vezes, são extremamente frias. A vegetação é pouco abundante, esparsa e composta basicamente de gramíneas e pantas arbustivas com adaptações para armazenagem de água e redução na área de transpiração. Como fauna característica, encontram-se escorpiões, serpentes, agartos e pequenos roedores. Está CORRETO o que se afirma, apenas, em: a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) I, II e III. d) II, III e IV. 19. A reação da fotossíntese pode ser expressa, de modo gera, pea equação: CO 2 + 2H 2 O + uz (CH 2 O) + H 2 O + O 2 Observando a equação acima, o oxigênio iberado durante a reação da fotossíntese é derivado da moécua de: a) H 2 O b) O 2 c) CH 2 O d) CO Uma panta possui céuas com diferentes morfoogias e funções. Essas diferenças são determinadas por: a) constituição diferencia do materia genético, o DNA. b) expressão diferencia de genes em cada tipo ceuar. c) indução de mutações diferenciais no materia genético. d) utiização diferencia do código genético em cada tipo ceuar.

12 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 12 MATEMÁTICA QUESTÕES DE 21 A 25 Leia o fragmento de texto abaixo para responder à questão 21: Instaações Pedagógicas O griô Romuado reata: todas as espécies que eu panto no meio do café têm que ser manejadas, conduzidas, controadas. Assim, fazem um exceente pape para o café. Uma coisa é você adubar a panta, outra coisa é você adubar o soo. Os adubos químicos só adubam a panta. Lá em casa ninguém queria minhas abehas. Hoje, quando eu faei que ia tirá-as de á, meus irmãos não quiseram deixar, pois faaram que a produção de todas as cuturas aumentou: miho, feijão, café. Depois o pessoa da UFV pesquisou isso, provando que mais fores vingam em frutos com a presença das abehas no campo. ALVES, Luiz Cáudio Ferreira; et a. (Orgs.) Troca de Saberes: fores das sombras da agroecoogia.viçosa: Editora UFV, Adaptado. 21. No reato do griô Romuado, fica evidente o importante pape das abehas no cutivo das cuturas. Mas há outras curiosidades que podem ser exporadas em reação ao comportamento desses animais. Uma deas refere-se à Matemática. Há quem diga que as abehas possuem uma intuição matemática e, portanto, não é à toa que os favos de me produzidos por eas tenham o formato que se assemeham a um prisma reto de base hexagona sem as bases superior e inferior. Considerando que apenas o triânguo equiátero, o quadrado e o hexágono reguar podem se encaixar perfeitamente, conforme as figuras abaixo, sem que haja sobreposições ou espaços vazios, as abehas só poderiam produzir o me em favos trianguares, quadrados ou hexagonais: As imagens acima iustram, desse modo, quais deveriam ser as bases dos prismas retos formados peas abehas ao produzirem seus favos de me. Entretanto, na natureza não são identificados favos de me diferentes de prismas hexagonais retos, pois nesses as abehas gastam uma quantidade menor de materia. Considere três prismas retos o primeiro de base trianguar reguar, o segundo de base quadrada e o terceiro de base hexagona reguar de mesmo voume V e mesma aresta da base, que podem ser construídos peas abehas. A aternativa que expressa de forma CORRETA, em unidades de área, a quantidade de materia gasto para a produção dos favos em forma de prisma de base trianguar, prisma de base quadrada e prisma de base hexagona, respectivamente, é: 4 a) 3V ; 4V ; 4 3V 3 c) 4 3V ; 4V ; 3( 8V ) b) 3( 16V 4 3 ) ; 4V 3 ; 4 3V 3 d) 3( 8V 2 3 ) ; 4V 3 ; 3( 8V )

13 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO No texto 1, O Ato de estudar A e B, o autor Pauo Freire destaca a importância da eitura para a compreensão dos fenômenos que nos cercam, narrando uma situação-probema enfrentada por dois produtores de cacau que transportavam sua produção. No âmbito da Matemática, assim como em outras ciências, a ideia que se tem de eitura é muito mais ampa que a de decodificação de textos escritos. Pedro e Antônio precisaram er para resover o probema que tinham. Podemos er gráficos, fotografias, pessoas, equações, tabeas, entre outros. Pauo Freire faava da importância de se aprender Matemática para er o mundo. Tendo isso em vista, eia as informações da tabea abaixo, reativas à produção brasieira de cacau: Área destinada à coheita e cohida, quantidade produzida, rendimento médio e vaor da produção do cacau (em amêndoa, segundo as Grandes Regiões e Unidades Federativas produtoras 2010) Grandes Regiões e Unidades da Federação produtoras Área destinada à coheita (ha) Área cohida (ha) Quantidade produzida (t) Rendimento médio (kg/ha) Vaor da produção (1.000 R$) Brasi Norte Rondônia Amazonas Pará Nordeste Bahia Sudeste Minas Gerais Espírito Santo Centro-Oeste Mato Grosso Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística, IBGE, Reatório de Atividades. Governo da Bahia, Disponíve em: < Acesso em 07/02/2014. A Bahia é o estado que concentra a maior parte da produção de cacau no país. Porém, seu rendimento médio de produção é mais baixo que o de outros estados, como Minas Gerais e Pará. Com base nos dados da tabea acima, assinae a afirmativa que apresenta CORRETAMENTE uma eitura acerca da concentração de produção do cacau no estado da Bahia e o rendimento médio naciona, caso a produção dessa cutura, nesse estado, fosse desconsiderada: a) Essa cutura representa 53% da produção do país e, se desconsiderada, aumentaria o rendimento médio naciona para, aproximadamente, 620 kg/ha. b) Essa cutura representa 53% da produção do país e, se desconsiderada, aumentaria o rendimento médio naciona para, aproximadamente, 567 kg/ha. c) Essa cutura representa 63% da produção do país e, se desconsiderada, aumentaria o rendimento médio naciona para, aproximadamente, 567 kg/ha. d) Essa cutura representa 63% da produção do país e, se desconsiderada, aumentaria o rendimento médio naciona para, aproximadamente, 620 kg/ha.

14 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO Para a turma de 2001 do curso de Ciências Bioógicas de uma universidade púbica brasieira, na discipina de Matemática Apicada, foi proposta uma atividade de investigação sobre um tema de interesse dos aunos. Um grupo de aunos escoheu como temática a doença da vaca ouca. Por se tratar de um tema contemporâneo, os estudantes tiveram como principa fonte de dados a pesquisa via internet. Dos dados coetados, foram eaborados aguns gráficos reacionando o número de casos da doença ao tempo decorrido, em anos, desde o primeiro caso conhecido, em 1987 (segundo a pesquisa reaizada peos estudantes). Um dos gráficos produzidos, apresentado a seguir, refere-se à soma dos casos da doença em reação ao período de 1987 a 2001: MALHEIROS, Ana Paua dos Santos. A Produção Matemática dos Aunos em Ambiente de Modeagem. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadua Pauista, Rio Caro, Sobre o gráfico acima, é CORRETO afirmar: a) A soma de casos da doença da vaca ouca, desde 1987 até 2001, é de, no mínimo, um mihão. b) O gráfico tornar-se-á decrescente, após 2001, pois o número de casos da doença da vaca ouca diminui. c) Como o gráfico representa a soma dos casos da doença da vaca ouca, a curva nunca será decrescente. d) O número de casos por ano da doença da vaca ouca ficou entre 150 mi e 200 mi de, aproximadamente, 1995 até 2001.

15 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 15 Leia o fragmento de texto abaixo para responder às questões 24 e 25: A Matemática e o Caipira Esta história tem dois personagens: o caipira e o advogado, e ea me foi contada por um amigo do advogado. Passou-se há sete ou oito anos nas proximidades de São Pauo. Vai á um dia em que nosso amigo advogado resove comprar um sítio de poucos aqueires, com a intenção de construir uma casa e nea passar seus fins de semana. Como não há nascente no sítio, resove mandar cavar um poço, quando fica sabendo que seu vizinho, um caipira que ai mora há muito tempo, tem em sua propriedade uma nascente com água boa e farta. Procura o vizinho e faz a proposta: - Eu instao um cano de d poegadas de diâmetro na sua nascente, conduzo a água para o meu sítio e he pago x reais por mês. A proposta é aceita na hora. Passa-se o tempo e o advogado resove impantar no sítio uma criação de porcos e, para isso, vai precisar de mais água. Vota a procurar o caipira e he propõe trocar o cano de d poegada por outro de 2d poegadas de diâmetro e pagar 2x reais por mês a ee. O caipira escuta a proposta, não dá resposta imediata, pensa e passados aguns minutos, responde. IMENES, Luiz Márcio; JAKUBOVIC, José. A Matemática e o Caipira. In: HELLMEISTER, Ana Catarina P. et a (org.). Exporando o Ensino da Matemática: atividades. Brasíia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Adaptado. 24. Para que o caipira tome a decisão mais ucrativa para si, ee deve: a) aceitar a proposta, pois a seção do cano de 2d poegadas de diâmetro possui área quatro vezes maior que a seção do cano de d poegadas. b) não aceitar a proposta, pois a seção do cano de 2d poegadas de diâmetro possui área duas vezes maior que a seção do cano de d poegadas. c) não aceitar a proposta, pois a seção do cano de 2d poegadas de diâmetro possui área quatro vezes maior que a seção do cano de d poegadas. d) aceitar a proposta, pois a seção do cano de 2d poegadas de diâmetro possui área duas vezes maior que a seção do cano de d poegadas. 25. Com o passar do tempo, o caipira teve a ideia de utiizar a água da nascente do seu sítio na irrigação da avoura. Entretanto, seria necessária a aquisição de equipamentos para que o transporte da água fosse reaizado. O caipira, então, decidiu ir a uma oja para comprar tais equipamentos. Dois panos de pagamento he foram propostos peo vendedor da oja: 1. R$ 5.000,00 para pagamento à vista. 2. R$ 5.400,00 para pagamento em três vezes, sendo a primeira parcea a entrada. O caipira pensou que vaeria a pena pagar a prazo se ee pudesse apicar seu dinheiro na poupança e se os juros de rendimento da poupança fossem maiores que os juros cobrados pea oja no financiamento em três vezes. Sabese que, atuamente, a poupança rende cerca de 0,6% ao mês. Utiize 73 8, 544. Considerando essas informações, o caipira deve: a) pagar a prazo, pois a taxa de juros do financiamento da oja é de 0,0821% ao mês. b) pagar à vista, pois a taxa de juros do financiamento da oja é de 8,21% ao mês. c) pagar a prazo, pois a taxa de juros do financiamento da oja é de 0,141% ao mês. d) pagar à vista, pois a taxa de juros do financiamento da oja é 1,41% ao mês.

16 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 16 QUÍMICA QUESTÕES DE 26 A A quaidade das águas é representada por um conjunto de características, geramente mensuráveis, de natureza química, física e bioógica. As características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos imites, os quais são representados por padrões, ou seja, por vaores orientadores da quaidade da água, dos sedimentos e da biota. (Resoução Conama nº 357/2005, Conama nº 274, Conama nº 344/2004, e Portaria nº 518, do Ministério da Saúde). Acesso em 03/12/2013. De acordo com a Resoução Conama nº 357/2005, as águas doces são cassificadas em casse especia usadas para abastecimento doméstico sem prévia desinfecção, casses 1 e 2 usadas para abastecimento doméstico após tratamento, recreação e irrigação de hortaiças e casses 3 e 4 usadas na dessedentação de animais e navegação. Dadas essas observações, anaise a tabea abaixo, que apresenta os vaores máximos permitidos de nitrito, cádmio, chumbo e cobre, referentes à quaidade da água: Parâmetro Casses 1 e 2 (mg/l) Casses 3 e 4 (mg/l) Nitrito 1,0 1,0 Cádmio 0,001 0,01 Chumbo 0,01 0,033 Cobre 0,009 0,013 Considere que uma amostra de água anaisada apresentou os seguintes teores, em mg/l: nitrito = 0,05; cádmio = 0,0005; chumbo = 0,021; cobre = 0,01. Com base nas informações fornecidas na tabea acima e no resutado dessa amostra, é CORRETO afirmar que a água anaisada: a) não poderá ser usada para nenhuma das finaidades citadas. b) poderá ser usada para abastecimento doméstico após desinfecção. c) poderá ser usada para dessedentação de animais e navegação. d) poderá ser usada para abastecimento doméstico sem prévia desinfecção. 27. Os adubos fornecem nutrientes importantes para o desenvovimento vegeta e podem ser orgânicos, formados por matéria de origem anima e vegeta, ou inorgânicos, obtidos a partir de extração minera ou refino de petróeo. Aguns eementos essenciais para o crescimento das pantas são: enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio. A respeito desses eementos, é CORRETO afirmar: a) Os eementos enxofre e nitrogênio pertencem à mesma famíia da Tabea Periódica. b) O eemento potássio corresponde a um meta, e os demais eementos são ametais. c) O tipo de igação entre os átomos dos eementos potássio e enxofre é predominantemente covaente. d) O nitrogênio e o fósforo apresentam o mesmo número de níveis ou camadas eetrônicas. 28. A acidez do soo é caracterizada peo vaor de ph, e o caráter ácido aumenta à medida que o ph do soo diminui. A caagem é um procedimento para correção da acidez do soo. Em ta procedimento utiiza-se, normamente, o cacário, o qua reage com componentes ácidos presentes no soo, neutraizando-os. A neutraização ocorre, também, em outras situações. Marque a aternativa que apresenta CORRETAMENTE dois materiais que, misturados, resutam nesse tipo de processo: a) Soda cáustica e cacário. b) Ca virgem e cacário. c) Vinagre e suco de imão. d) Bicarbonato de sódio e vinagre.

17 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO Cada proteína tem uma estrutura específica, que depende da estrutura primária e das interações químicas entre as cadeias aterais dos aminoácidos, bem como das condições do meio em que as proteínas estão inseridas. A estrutura primária refere-se à sequência de aminoácidos que formam a cadeia proteica. Abaixo é representado um fragmento de estrutura primária, e um de seus átomos de carbono está assinaado por uma seta: Sobre o fragmento de estrutura primária representado e o átomo de carbono assinaado, é CORRETO afirmar: a) A estrutura apresenta apenas a função orgânica amida. b) O átomo de carbono assinaado é do tipo secundário. c) A cadeia carbônica representada é do tipo aromática. d) A igação entre átomos de carbono é do tipo simpes. 30. A cada bordaesa foi utiizada, pea primeira vez, por vota de 1882, em Bordeaux, na França. É um insumo usado em hortas e pomares orgânicos, devido a sua eficiência em controar várias doenças causadas por fungos, e tem, também, efeito repeente contra aguns insetos. A utiização da cada bordaesa é permitida na agricutura orgânica porque os componentes daquea, sufato de cobre II e ca, são pouco tóxicos, aém de contribuírem para o equiíbrio nutriciona das pantas, fornecendo cácio e cobre. Para se prepararem 10 itros de cada bordaesa, são necessários 100 gramas de sufato de cobre II, 100 gramas de ca virgem e 10 itros de água. Considerando que a concentração em porcentagem massa/voume (% m/v) corresponde à massa, em gramas, de substância dissovida em 100 miiitros da soução, a aternativa que apresenta CORRETAMENTE a concentração (% m/v) da cada bordaesa, assim preparada, em reação ao sufato de cobre II é: a) 1 b) 2 c) 20 d) 10

18 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 3 18 FÍSICA QUESTÕES DE 31 A Na fazenda do Senhor Manoe, há uma mina de água bem no ato da capoeira. Abaixo da mina, há dois tanques: o tanque menor fica 10 metros abaixo da mina e o maior, 20 metros abaixo dea e o Curra, onde é mantido o gado, está situado a 30 metros abaixo do maior tanque. O vaqueiro Joaquim retira água do tanque maior para abastecer o curra. A água sai com pouca pressão e não é suficiente para a impeza desse curra. Para resover o probema, ou seja, para aumentar a pressão da água na saída que chega ao curra, o vaqueiro Joaquim e o caseiro Guiherme propuseram souções as seguintes souções: I. Joaquim sugeriu igar um cano mais grosso no mesmo tanque que estava antes, pois assim a pressão na saída aumentará. II. Guiherme recomendou igar o mesmo cano no tanque menor, que fica mais próximo da mina. Das souções apresentadas por Joaquim e Guiherme para aumentar a pressão da água que abastece o curra, pode-se afirmar que: a) Joaquim e Guiherme propõem souções corretas. b) somente Joaquim propõe uma soução correta. c) Joaquim e Guiherme propõem souções incorretas. d) somente Guiherme propõe uma soução correta. 32. Leia, a seguir, o aerta de um guarda foresta sobre as constantes queimadas nas regiões de reservas forestais: Cuidado com o ixo, principamente garrafas. Ee não deve ser jogado no meio ambiente, já que pode causar incêndios, trazendo sérios transtornos e prejuízos para a popuação. O fenômeno ótico que poderá ocorrer, referente ao aerta do guarda, está esquematizado na figura abaixo: Raios garrafa fogo fohas secas Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar que as garrafas funcionam como: a) espeho côncavo. b) espeho convexo. c) ente convergente. d) ente divergente. 33. Suponha que um maabarista reaiza uma apresentação na Lua, ançando boas de mesma massa verticamente para cima, com mesma veocidade inicia. Considerando que a força gravitaciona na Lua é menor que na Terra, isto é, que a aceeração da gravidade na superfície da Lua é seis vezes menor que na superfície da Terra, é CORRETO afirmar que: a) as boinhas gastarão menor tempo para atingir a atura máxima na Lua que na Terra. b) as boinhas subirão mais ato na Lua que na Terra. c) a massa das boinhas será maior na Lua que na Terra. d) as boinhas terão na Lua o mesmo peso que na Terra.

19 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO O professor Danie, a fim de testar os conhecimentos de seus aunos Bruno, Lucas, Pedro e Marina sobre circuitos eétricos, forneceu para cada um dees o seguinte materia: uma âmpada de anterna, duas pihas eétricas e fios de igação. Pediu a cada um que reaizasse uma montagem, de modo a se obter no funcionamento da âmpada o máximo briho. Observe a seguir a representação dos esquemas das montagens reaizadas por cada auno: Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar que o auno que conseguirá fazer a âmpada brihar com maior intensidade é: a) Pedro. b) Lucas. c) Marina. d) Bruno. 35. Sabe-se que os cabos 1 e 2, apresentados na figura a seguir, diatam-se predominantemente na dimensão do seu comprimento, ao serem aquecidos, contraem-se ao serem resfriados. A variação no comprimento é proporciona à variação na temperatura e ao comprimento inicia para cada tipo de materia. Considere uma pataforma construída de forma que, a 20ºC, fique na horizonta sustentada peos cabos de aço 1 e 2, sendo o comprimento do cabo 2 maior que o do cabo 1: Cabo 1 Cabo 2 Boinha Esquerda Pataforma Horizonta Direita Imagine que, num dia muito frio, a temperatura atinja 5ºC durante a madrugada. Considerando a variação ocorrida no comprimento dos cabos, é CORRETO afirmar que a boinha que está sobre a pataforma: a) roará para a direita. b) roará para a esquerda. c) roará para frente. d) manterá a mesma posição inicia.

Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 2 1 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DE 01 A 05 Texto 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 O ATO DE ESTUDAR A Tinha chovido

Leia mais

Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

Texto 1. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO GABARITO 4 1 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DE 01 A 05 Texto 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 O ATO DE ESTUDAR A Tinha chovido

Leia mais

A terra limpa a água?

A terra limpa a água? A UUL AL A A terra impa a água? Souções Misturas Mistura: - homogênea - heterogênea Fenômeno natura Conceito de experiência O que você vai aprender Mistura Dissover Fitrar Seria bom já saber O jornaeiro

Leia mais

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode ser uma área grande ou pequena.

Leia mais

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito A UU L AL A Just-in-time Podemos dizer que estamos usando a técnica ou sistema just-in-time ou, abreviadamente, JIT, quando produzimos ago sem desperdício de matéria-prima; quando soicitamos e utiizamos

Leia mais

Exame Nacional de 2005 1. a chamada

Exame Nacional de 2005 1. a chamada Exame Naciona de 200 1. a chamada 1. Na escoa da Rita, fez-se um estudo sobre o gosto dos aunos pea eitura. Um inquérito reaizado incuía a questão seguinte. «Quantos ivros este desde o início do ano ectivo?»

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaiação Apresentação dos Resutados da Avaiação Gera da UCPe peos Aunos A tabuação abaixo foi feita a partir dos questionários sócio-econômicos do ENADE, dos anos de 01. Estado Civi?

Leia mais

11 Sistemas resolvem problemas

11 Sistemas resolvem problemas A UA UL LA Sistemas resovem probemas Introdução Na aua anterior, mostramos como resover sistemas de duas equações de 1º grau com duas incógnitas. Agora vamos usar essa importante ferramenta da matemática

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software Aula 01

Princípios da Engenharia de Software Aula 01 Princípios da Engenharia de Software Aua 01 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Materia cedido por: Frankin M. Correia frankin.correia@bonfim.ifbaiano.edu.br Objetivo

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

Evolução dos seres vivos

Evolução dos seres vivos iustrações você conhece? Evoução dos seres vivos Quais dos animais que aparecem nestas A UU L AL A Atenção O homem nas iustrações serve de eemento de comparação com os outros animais. Imaginando-se um

Leia mais

Nesta aula, vamos estudar a urbanização

Nesta aula, vamos estudar a urbanização Condomínios e faveas: a urbanização desigua A UU L AL A Nesta aua, vamos estudar a urbanização brasieira, que se caracteriza pea rapidez e intensidade de seu ritmo. Vamos comprender como o crescimento

Leia mais

17 Como escolher um extintor de incêndio?

17 Como escolher um extintor de incêndio? A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição

Leia mais

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes Cursos Profissionaizantes O Teecurso Profissionaizante foi feito para você que está à procura de profissionaização; para você que está desempregado e precisa aprender uma profissão; para você que já estuda

Leia mais

Quanto mais alto o coqueiro, maior é o tombo

Quanto mais alto o coqueiro, maior é o tombo Quanto mais ato o coqueiro, maior é o tombo A UU L AL A Quanto mais ato o coqueiro, maior é o tombo, pra baixo todo santo ajuda, pra cima é um Deus nos acuda... Essas são frases conhecidas, ditos popuares

Leia mais

Triângulos especiais

Triângulos especiais A UA UL LA Triânguos especiais Introdução Nesta aua, estudaremos o caso de dois triânguos muito especiais - o equiátero e o retânguo - seus ados, seus ânguos e suas razões trigonométricas. Antes, vamos

Leia mais

O que acontece quando se evapora água do mar?

O que acontece quando se evapora água do mar? A UA UL LA O que acontece quando se evapora água do mar? O que você vai aprender Soução saturada Soução insaturada Sovente Souto Concentração Evaporação Condensação Fenômeno Seria bom já saber Mudança

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

As substâncias que formam o nosso planeta

As substâncias que formam o nosso planeta As substâncias que formam o nosso paneta Observe com bastante atenção esta iustração de uma casa, com seus diversos componentes e as substâncias ŒŒ utiizadas para fabricá-os. Œ Œ Œ Œ Œ Œ Ž Œ Œ A UU L AL

Leia mais

Calculando engrenagens cilíndricas

Calculando engrenagens cilíndricas Cacuando engrenagens ciíndricas A UU L AL A Em uma empresa, o setor de manutenção mecânica desenvove um importante pape na continuidade do fuxo da produção. Após o diagnóstico do defeito, reaizam-se a

Leia mais

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo!

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo! A UA UL LA Eu Química O que você vai aprender Ciência Química Matéria Substância Progresso tecnoógico Novos materiais Como faz o cientista Seria bom já saber Para inicar o seu curso de Química, procure

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Nesta aula, veremos por que o Nordeste é a

Nesta aula, veremos por que o Nordeste é a Nordeste: o domínio agrário-mercanti A UU L AL A Nesta aua, veremos por que o Nordeste é a região que apresenta maiores desiguadades sociais, com um marcante níve de pobreza e um ato níve de destruição

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

Calculando a rpm e o gpm a partir da

Calculando a rpm e o gpm a partir da Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Cacuando a rpm e o gpm a partir da veocidade de corte A UU L AL A Para que uma ferramenta corte um materia, é necessário que um se movimente em reação ao outro a uma

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre

Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre Prova bimestral 5 o ano 2 o Bimestre geografia Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia o trecho da letra da música abaixo e, em seguida, responda às questões. [...] Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém

Leia mais

Dá para separar o sal da água do mar?

Dá para separar o sal da água do mar? A UA UL LA Dá para separar o sa da água do mar? O que você vai aprender Métodos de separação de um sóido de um íquido: - Decantação - Peneiração - Fitração Dissoução Soução Souto Sovente Seria bom já saber

Leia mais

34 Ritmos e movimentos da população mundial

34 Ritmos e movimentos da população mundial A U A UL LA Ritmos e movimentos da popuação mundia Nessa aua, vamos estudar o crescimento da popuação mundia reacionando-o com as mudanças ocorridas na sociedade. Vamos conhecer o modeo expicativo da desaceeração

Leia mais

Informações sobre os Cursos. Gestão do Comércio e Negócios. Gestão Estratégica de Pessoas. com Ênfase em BI (Business Intelligence)

Informações sobre os Cursos. Gestão do Comércio e Negócios. Gestão Estratégica de Pessoas. com Ênfase em BI (Business Intelligence) Rua Eucides da Cunha, 377 Centro de Osasco 0800 771 77 44 www.fipen.edu.br Centra de Informações Gestão Estratégica de Pessoas Gestão da Produção e Logística Gestão do Comércio e Negócios Gestão de Serviços

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012

PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012 PLANO DE ESTUDOS 3º trimestre 2012 ano: 9º disciplina: geografia professor: Meus caros (as) alunos (as): Durante o 2º trimestre, você estudou as principais características das cidades globais e das megacidades

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II BRASIL REGIONALIZAÇÕES QUESTÃO 01 - Baseado na regionalização brasileira, apresentados pelos dois mapas a seguir, é INCORRETO afirmar que: Mapa I Mapa II A B D C a. ( ) O mapa II apresenta a divisão do

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

Como limpar derramamentos de

Como limpar derramamentos de Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de

Leia mais

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO

GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO GASTAR MAIS COM A LOGÍSTICA PODE SIGNIFICAR, TAMBÉM, AUMENTO DE LUCRO PAULO ROBERTO GUEDES (Maio de 2015) É comum o entendimento de que os gastos logísticos vêm aumentando em todo o mundo. Estatísticas

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS 2011 Aula III AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA TUNDRA O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G CADERNO DE EXERCÍCIOS 1G Ensino Fundamental Ciências da Natureza Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Movimentos dos continentes H7 2 Origem dos seres vivos na Terra H17 3 Relações ecológicas

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 27/10/2010 PROVA GRUPO GRUPO X 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

A importância do continente europeu reside no fato de este ter

A importância do continente europeu reside no fato de este ter Conhecido como velho mundo, o continente europeu limitase a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B 1. Se toda a espécie humana atual fosse formada por apenas 100 famílias, 7 dessas famílias estariam consumindo 80% de toda a energia gerada no planeta. a) Quanto por cento,

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Analista do TRT/4ª Região

Leia mais

GRANDES BIOMAS DO MUNDO

GRANDES BIOMAS DO MUNDO GRANDES BIOMAS DO MUNDO O que é bioma? É um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, onde predomina certo tipo de clima. Regiões da Terra com latitudes coincidentes,

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

A primeira fase da normalização

A primeira fase da normalização U L A A primeira fase da normaização A partir do momento em que o homem entra na era industria e inicia a produção em massa, isto é, a fabricação de um mesmo produto em grande quantidade, surge uma grande

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa?

O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ O que o buraco na camada de ozônio tem a ver com o efeito estufa? AUUL AL A Efeito estufa parte da energia radiada, vota ao espaço energia radiada Efeito estufa Buraco

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

PROVA ESCRITA PARTE A e B

PROVA ESCRITA PARTE A e B PROCESSO DE SELEÇÃO INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2012 PROVA ESCRITA PARTE A e B INSCRIÇÃO Nº CAMPO GRANDE MS, 07 DE NOVEMBRO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 82 Desemprego 22 de maio de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Púbico de Ingresso no Magistério Púbico Estadua EDITAL Nº 21/2012/SED PARECER DOS RECURSOS CARGO: Professor de Educação Física 11) Segundo

Leia mais

Conhecendo os países, os continentes e os oceanos

Conhecendo os países, os continentes e os oceanos Conhecendo os países, os continentes e os oceanos nós na sala de aula - módulo: geografia 4º e 5º anos - unidade 5 As atividades propostas pretendem estimular as crianças a perceber as ideias de continente,

Leia mais

Projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo Diretrizes, estratégias e ações para a sustentabilidade

Projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo Diretrizes, estratégias e ações para a sustentabilidade 1 Projeto de Zoneamento Ecológico Econômico Participativo Diretrizes, estratégias e ações para a sustentabilidade Realização: Prefeitura de Nova Bandeirantes - MT Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Ocupação do interior da Colônia

Ocupação do interior da Colônia MÓDULO 1 Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Ocupação do interior da Coônia Nesta aua Atuamente, o Brasi é um dos maiores países do mundo. Você tem idéia de como se formou esse território? A resposta para

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva:

É possível que cada pacote tenha: ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 9 ( ) 10. 02- Circule as frações equivalentes: 03- Escreva: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 0- Leia e resolva: a) No início do

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Linkage e os Mapas Genéticos Humanos LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Os trabalhos de Gregor Mendel não foram

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses

Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Fenômeno El Niño influenciará clima nos próximos meses Dados divulgados nesta semana das anomalias de temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico indicaram que fenômeno El Niño está na presente,

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

Como se combate um incêndio?

Como se combate um incêndio? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Como se combate um incêndio? A UUL AL A Como usar um extintor de incêndio Para que serve cada tipo de extintor O que é extintor de pó químico Decomposição do bicarbonato

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Há 26 anos, faça sol ou faça chuva,

Há 26 anos, faça sol ou faça chuva, Os soos A UU L AL A Dois mestres da arte de reforestar Há 2 anos, faça so ou faça chuva, o mineiro Luiz Roberto de Castro Carvaho, de 51 anos, não passa um só dia sem pantar peo menos uma árvore em sua

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais