e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia"

Transcrição

1 e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia

2 O que é? Programa de certificação socioambiental, destinado às organizações, de setores da sociedade, que se comprometam com o desenvolvimento atividades e/ou socioambiental de processos suas produtivos, potencializando a valorização humana e a sustentabilidade ambiental.

3 Proposta A OSCIP Ecolmeia, fundada em 2006, sediada no Grande ABC (SP), iniciou seus primeiros passos com a Educação Ambiental, donde resultou o Selo Verde e a aproximação empresarial. A disseminação deste propósito desperta um novo olhar com o foco ambiental preventivo, busca tecnologias limpas e forma multiplicadores em todas as direções.

4 Valor do Selo Verde Possui metodologia própria da OSCIP Ecolmeia, patenteada no INPI Proc. nº /2011. Revalidado mediante auditoria anual das suas atividades, pelo MJ - Ministério da Justiça (Proc. nª / ).

5 Certificações São 95 Organizações certificadas pelo Selo Verde Ecolmeia, que integram a Rede e se tornaram multiplicadoras de boas práticas socioambientais.

6 Polícia Ambiental Aeronáutica

7 Exército Brasileiro Ministério da Integração Social

8 Cofibam Fios e Cabos Mineradora J. Demito

9 Wolpac Sistemas de Controle Cliart Clichês

10 Vantagens Favorece a competitividade em relação aos concorrentes despreocupados com as questões ambientais. Amplia o mercado para novos produtos desenvolvidos a partir do uso sustentável dos recursos naturais. Destaca-se da concorrência ao atender o perfil do consumidor mais exigente.

11 Vantagens Preços diferenciados pela compensação dos investimentos realizados. Atração de investimentos, dada a melhor imagem da empresa no país e no exterior. Cumprimento da Legislação Ambiental.

12 Tendências de consumo Fonte: tns research international

13 Metodologia Objetivo e Compromisso A Ecolmeia compromete-se com a avaliação dos itens socioambientais da Organização, por meio de auditoria, resultando na certificação dos processos internos, conforme metodologia do Selo Verde.

14 Metodologia Nossos auditores, capacitados, visitam a empresa e aplicam um questionário composto por 6 temas: Social, Meio Ambiente, Cultura, Ética, Tecnologia e Economia, com a valorização humana e a sustentabilidade ambiental. No tema Meio Ambiente, o processo não será verificado, mas, sim, os impactos que, dele, possam resultar para o meio ambiente, tais como: descarte de efluentes e de resíduos, reaproveitamento e/ou reciclagem de refugos, etc. Os demais temas avaliam a empresa de forma sistêmica, sempre preponderando a sustentabilidade.

15 Classificação das categorias O Selo Verde Ecolmeia desdobra-se nas categorias: É compromisso da Organização certificada promover valor e qualidade de vida ao ser humano e à proteção ambiental. Quanto mais ações socioambientais realizadas pela Organização, alcançando colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade do entorno, sociedade, maior o enquadramento para a conquista do selo.

16 Enquadramento nas categorias Bronze: (incompleto) Inicia o processo de concessão do selo e busca, inicialmente, desenvolver suas atividades com a meta socioambiental. Prata: (sistemático) Desenvolve suas atividades e/ou processos produtivos com favorecimento das expectativas socioambientais internas e fiel cumprimento da Lei. Ouro: (extensivo) Todas as características da categoria Prata, porém suas ações socioambientais se multiplicam e atingem colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade do entorno, a Sociedade como um todo.

17 Enquadramento das categorias Diamante: (integrado) Todas as características da categoria Ouro, multiplicadas entre, no mínimo, mais três parceiros (clientes/fornecedores), de Grupo distinto. Cria-se uma Rede de Organizações com objetivo de atingir a excelência das suas ações socioambientais. A Organização principal atrai mais três organizações para o processo e, estas, alcançando a categoria Ouro, conferem a certificação diamante para à ela.

18 Enquadramento das categorias Solução Sustentável: Pessoa ou Organização que demonstrar, na teoria e prática, uma solução mais viável à qual antecede, seja a eliminação, a redução, a reutilização ou a reciclagem, no contexto ambiental, social e econômico. Evento Sustentável: evento que busca a minimização dos impactos ambientais negativos da realização de um eventos, passando a ser multiplicadora deste conceito ao seu público e colaboradores. Restaure: Organização que desenvolve atividade extrativista e/ou com alto risco de impacto operacional e ambiental, e que se destaca das demais do ramo pela prática de mitigação (ações sociais, recuperação ambiental). Sua evolução apresenta o grau máximo de três estrelas.

19 Evolução das categorias

20 Roteiro da certificação Auditoria Contato da empresa (nome do contato, nome da Organização, ); Envio do material de conteúdo do Selo Verde Ecolmeia; Retorno da Autoavaliação-Cadastro e confirmação de interesse; Ecolmeia indica Auditor (a) da Organização; Auditor (a) entra em contato para o agendamento da visita; Auditor (a) envia o Cronograma de Visita; Realização da visita de auditoria (que para uma empresa de pequeno porte ocorre em meio período); Pagamento do reembolso dos custos da auditoria e emissão de recibo com valor contábil.

21 Passo a passo da certificação Roteiro Trabalho posterior à Auditoria Envio da Solicitação de Evidências; Organização envia as evidências para pontuar positivamente mais itens; Consolidação das evidências; Divulgação do resultado da categoria conquistada; Solicitação de breve perfil da empresa, logo e endereço do site, para inclusão no site do Selo Verde; ( Divulgação da concessão pela mala direta e Redes com 25 mil cadastrados; Elaboração e entrega do Certificado em breve solenidade na empresa ou envio pelos Correios; Elaboração e envio da Proposta de Melhorias (relatório ilustrado elaborado mediante diagnóstico); Final do processo; Certificação válida por 24 meses, com auditoria e/ou acompanhamento complementar solicitado a qualquer momento pela Organização.

22 Benefícios Fiscais Emissão de recibo com valor contábil e possibilidade de dedução no Imposto de Renda, conforme as Leis nº 9.532/97 e nº 9.249/95, de, até 2% sobre o lucro operacional, nas doações efetuadas às entidades civis consideradas de Utilidade Pública, abrangendo, assim, as OSCIPs (Medida Provisória nº de 21 de junho de 2001, artigos 59 e 60).

23 O equilíbrio para bons resultados

24

25 Nossos agradecimentos! /

e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia

e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia O que é? Programa de certificação socioambiental destinado às organizações dos setores da sociedade, que se comprometem

Leia mais

Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia

Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia e c o l m e i a. o r g. b r Selo Verde Certificação Socioambiental da OSCIP Ecolmeia O que é? O Selo Verde Ecolmeia é um programa de certificação às Organizações dos setores da sociedade, com compromisso

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria D www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante D 1 www.ecolmeia.org.br A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

Selo verde. Gestão Ambiental e da Qualidade Dr. Constantino W. Nassel 1

Selo verde. Gestão Ambiental e da Qualidade Dr. Constantino W. Nassel 1 Selo verde É um rótulo colocado em produtos comerciais, que indica que sua produção foi feita atendendo a um conjunto de normas pré-estabelecidas pela instituição que emitiu o selo. O Selo Verde atesta,

Leia mais

Currículo. OSCIP Ecolmeia. ww.ecolmeia.org.br ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO CURRÍCULO DA OSCIP ECOLMEIA

Currículo. OSCIP Ecolmeia. ww.ecolmeia.org.br ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO CURRÍCULO DA OSCIP ECOLMEIA 2016 Currículo OSCIP Ecolmeia ww.ecolmeia.org.br contato@ecolmeia.org.br ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO 2 OSCIP ECOLMEIA Identificação Denominação: OSCIP Ecolmeia Natureza Jurídica:

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

6º Ciclo de Sustentabilidade. Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora

6º Ciclo de Sustentabilidade. Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora 1 QUEM É A ABTG CERTIFICADORA? 2 Inaugurou suas atividades em 2011 Acreditada com INMETRO para certificações de sistema da qualidade, ambiental e produto/processo

Leia mais

Sobre o INCERI. Economia solidária. Relações internacionais e comércio exterior. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Sobre o INCERI. Economia solidária. Relações internacionais e comércio exterior. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável Sobre o INCERI O Instituto INCERI é uma associação sem fins lucrativos, devidamente registrada como OSCIP no Ministério da Justiça, realizando ações que visam a cooperação entre os diversos setores da

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação Regulamento Participação Podem concorrer ao 10º Prêmio FIEB Desempenho Ambiental, empresas do setor industrial nas categorias MÉDIO E GRANDE PORTE e MICRO E PEQUENO PORTE (consultar classificação no site

Leia mais

Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da Cosern-Neoenergia para patrocínios aos projetos socioculturais e ambientais

Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da Cosern-Neoenergia para patrocínios aos projetos socioculturais e ambientais Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da Cosern-Neoenergia para patrocínios aos projetos socioculturais e ambientais Programa de patrocínios 2018 COSERN 2018 PROGRAMA DE PATROCÍNIOS

Leia mais

Sustentabilidade. Social

Sustentabilidade. Social REGULAMENTO Sustentabilidade Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL. Gestão de Pessoas

RESPONSABILIDADE SOCIAL. Gestão de Pessoas RESPONSABILIDADE SOCIAL Gestão de Pessoas A Plastibras é uma indústria de transformação de embalagens plásticas de defensivos agrícolas em resina granulada e eletrodutos, dutos e drenos flexíveis corrugados.

Leia mais

Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA

Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA Economia Circular Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo ANA CURIA Porto Alegre, 20 de outubro de 2016 Avaliação e Qualificação de PSAs http://www.amcham.com.br/ Missão do Comitê de Sustentabilidade

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018 MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018 São Paulo - 2018 Seja bem vindo ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018 É notória as crescentes demandas que o setor de turismo

Leia mais

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes Navegantes (SC) Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Categoria Gestão Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social:

Leia mais

Selo Verde. Projeto Lavanderias Industriais do Agreste

Selo Verde. Projeto Lavanderias Industriais do Agreste Selo Verde Projeto Lavanderias Industriais do Agreste O QUE É O SELO VERDE? É uma premiação às lavanderias que atenderem aos critérios estabelecidos. Tem o objetivo de: Estimular as empresas a implementarem

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA LOJAS RENNER E SUAS CONTROLADAS 1 INTRODUÇÃO A Lojas Renner acredita que para alcançar a sua meta de ser a maior e melhor loja de departamentos das Américas precisa ir além

Leia mais

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 2006 Prêmio Nacional da Qualidade Jonas Lucio Maia Agenda Introdução Fundamentos da excelência Modelo de excelência Detalhamento dos critérios Pontuação Introdução Modelo sistêmico

Leia mais

Relatório de. Sustentabilidade 2016/2017

Relatório de. Sustentabilidade 2016/2017 Relatório de Sustentabilidade 2016/2017 Mensagem dos Diretores A t o d o s a q u e l e s ( a s ) q u e a j u d a m n o s u c e s s o d a F o r t e F r i g o, Neste relatório, buscamos apresentar não somente

Leia mais

Avaliação socioambiental de fornecedores

Avaliação socioambiental de fornecedores Avaliação socioambiental de fornecedores IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: CNPJ: Material/serviço que fornece: Responsável pelas informações: Cargo: Telefone: E-mail: Questionário Gostaríamos de conhecer

Leia mais

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES 2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES PIB Sustentabilidade na Prática Empresarial Jean Rodrigues Benevides GN de Meio Ambiente SN de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável Situação Atual Estratégia

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016

MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016 MANUAL DE APRESENTAÇÃO DA INICIATIVA Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016 São Paulo - 2016 Seja bem vindo ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016 É notória as crescentes demandas que o setor de turismo

Leia mais

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Coletor de fezes para embalagens Etiquetas para embalagens ecointeligentes Embalagens - Fecho slide 100% seguro Embalagens Ecointeligentes Fotos: Projeto: Embalagens

Leia mais

"Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade"

Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade "Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade" Marcelo Kós Silveira Campos Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim XII Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente - 2010 São

Leia mais

REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016)

REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016) REGULAMENTO SELO HOSPITAL UNIMED DE SUSTENTABILIDADE 2º EDIÇÃO (2016) 1. ASPECTOS GERAIS O Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade tem como objetivo mobilizar os Hospitais Unimed a implantarem a sustentabilidade

Leia mais

MISSÃO. Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.

MISSÃO. Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa. MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa. NOSSAS SOLUÇÕES SERVIÇOS CLRB Consultoria especializada Diagnósticos Projetos de melhorias e de implantação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Praticando estes princípios, as empresas perceberão que sustentabilidade combina com rentabilidade.

INTRODUÇÃO. Praticando estes princípios, as empresas perceberão que sustentabilidade combina com rentabilidade. 1 SELO ORIGEM SUSTENTÁVEL INTRODUÇÃO Sustentabilidade é um termo que passou a fazer parte do vocabulário corporativo, no dia a dia das empresas. Não é mais uma expressão marginal, focalizada em temas puramente

Leia mais

O REÚSO DA ÁGUA NO CONTEXTO DA ECOLOGIA INDUSTRIAL

O REÚSO DA ÁGUA NO CONTEXTO DA ECOLOGIA INDUSTRIAL O REÚSO DA ÁGUA NO CONTEXTO DA ECOLOGIA INDUSTRIAL Fabíola Maria Gonçalves Ribeiro Alcir Vilela Junior Apresentação O Grupo de Ecologia Industrial Aplicada (GEIA) surgiu no programa de pós-graduação do

Leia mais

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Porto, 2 de Junho de 2009 Lidergraf/Andrea Carneiro Fonte: EIA elaborado por SIA Agenda 1. Apresentação da Lidergraf 2. Certificação do Sistema

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

Plantando Cidadãos Categoria

Plantando Cidadãos Categoria Grupo Escoteiro Guairacá Foz do Iguaçu (PR) Plantando Cidadãos Categoria Educação Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social: - Grupo Escoteiro Guairacá Nome fantasia: - Grupo Escoteiro

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Professor Marcos Theófilo Logística Integrada O conceito significa, como o próprio nome sugere, a integração de todo o processo logístico, da origem dos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros

Leia mais

Central de Cavacos. Central de Cavacos. Central de Cavacos. Fotos:

Central de Cavacos. Central de Cavacos. Central de Cavacos. Fotos: Central de Cavacos Central de Cavacos Central de Cavacos Fotos: Projeto: Logística Reversa de Componentes de Bombas Organização: NETZSCH do brasil Ind. e Com. Ltda Página: 1/1 #129 COMPLETAS Coletor: Web

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011 CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS Campinas, 08 de novembro de 2011 Avaliação da Conformidade Nívea Maria Vicentini, DSc. Pesquisadora Embrapa Gado de

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

Biol. Regina Maris R. Murillo

Biol. Regina Maris R. Murillo Biol. Regina Maris R. Murillo RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE Aspectos legais em revisão sobre segregação e reciclagem. Resíduos de serviços de saúde x Rejeitos Resíduos resultantes de atividades exercidas

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR

2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR 2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos

Leia mais

ABCEM Estruturas Metálicas

ABCEM Estruturas Metálicas Selo de Excelência - avaliação criada pela ABCEM ABNT Único OC a realizar essa certificação Gestão empresarial de execução de estruturas metálicas. Objetivo: Promoção e o desenvolvimento do mercado da

Leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA A PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Leia mais

ABCEM Estruturas Metálicas

ABCEM Estruturas Metálicas Selo de Excelência - avaliação criada pela ABCEM ABNT Único OC a realizar essa certificação Gestão empresarial de execução de estruturas metálicas. Especificidades técnicas Empresas que já obtiveram o

Leia mais

QUEM SOMOS. Nosso objetivo é desenvolver empresas e levar os consumidores até elas, garantindo a estes condições excelentes de:

QUEM SOMOS. Nosso objetivo é desenvolver empresas e levar os consumidores até elas, garantindo a estes condições excelentes de: QUEM SOMOS Somos a reunião de agências de consultoria empresarial que atuam no Sudeste do Brasil há mais de uma década. Atualmente, estamos organizados em Unidades instaladas no Sudeste e Centro-Oeste

Leia mais

Rede Integrada de Reciclagem e Consumo Sustentável Laboratório de Inovação para Economia Circular suporte@circularis.cc APRESENTAÇÃO RESUMIDA SET2018 SÍNTESE DO PROJETO INTERLIGANDO AS CADEIAS PRODUTIVAS

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 Logo Meio Ambiente Guabirotuba Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 nº 43 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quinta-feira, 14 de março de 2019

Leia mais

COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO

COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO SHEILA ALDECOA PIAI LEANDRO KOJIMA AUTORES Sheila Aldecoa Piai é Arquiteta formada pela Faculdade de Belas Artes de São

Leia mais

CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE.

CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE. Titulo do Trabalho CONSTRUÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL: APLICAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO AGÊNCIA VERDE. Nome do Autor (a) Principal Thais Aghat Magalhães Orestes Instituição ou Empresa Universidade Estadual

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN Guia Básico do Proponente

PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da COSERN/ Grupo Neoenergia para patrocínios aos projetos socioculturais e ambientais. PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN 2017 FOTO : PROJETO CASA DAS PALAVRAS Índice Introdução

Leia mais

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA

PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE FORNECEDORES FORTALECENDO A CADEIA PRODUTIVA Agosto - 2017 Quem somos O SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro)

Leia mais

PATROCINADOR COTA PLATINA VALOR DA DOAÇÃO ANUAL R$ 100 MIL

PATROCINADOR COTA PLATINA VALOR DA DOAÇÃO ANUAL R$ 100 MIL Palestra da Direção Executiva da Childhood Brasil para lideranças sobre a causa e o Programa 2 convites para participação no evento de 15 anos da Childhood Brasil 15 horas de suporte presencial e/ou virtual

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras

Leia mais

Auditoria de Primeira Parte

Auditoria de Primeira Parte 1 4 Auditoria de Primeira Parte Corresponde a declaração feita pela própria empresa, atestando, sob a sua exclusiva responsabilidade, que um produto, processo ou serviço está em conformidade com uma norma

Leia mais

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr.

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. RAD1504-Gestão da Qualidade Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO 14000 Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. Erasmo José Gomes Econômica Modelo de negócio sustentável Social Ambiental Triple Bottom

Leia mais

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL

PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL PRÊMIO FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL Numa sociedade globalizada, com alta competitividade entre empresas e elevado nível de informação, os consumidores têm amplo poder de escolha, razão pela qual já não

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS...

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS... PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG BR 9ª EDIÇÃO ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 ANOREG-BR Associação dos Notários e Registradores do Brasil... 3 Missão... 3 Visão... 3 Política da Qualidade... 3

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Química Seca Organização: Ghanem Laboratório Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto ambiental participante: PROJETO

Leia mais

CURSO E CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS DE BEM ESTAR ANIMAL SEGUIMENTO TRANSPORTE DE BOVINOS

CURSO E CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS DE BEM ESTAR ANIMAL SEGUIMENTO TRANSPORTE DE BOVINOS CURSO E CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS DE BEM ESTAR ANIMAL SEGUIMENTO TRANSPORTE DE BOVINOS PREOCUPADOS EM ATENDER A DEMANDA INTERNACIONAL QUANTO AO TRATO DE ANIMAS DE CORTE/ABATE, LANÇAMOS O SELO DE CERTIFICAÇÃO

Leia mais

UM DOS MAIORES CENTROS DE REFERÊNCIA HOSPITALAR DA AMÉRICA LATINA

UM DOS MAIORES CENTROS DE REFERÊNCIA HOSPITALAR DA AMÉRICA LATINA HISTÓRIA UM DOS MAIORES CENTROS DE REFERÊNCIA HOSPITALAR DA AMÉRICA LATINA Fundada há mais de quatro séculos, por volta de 1560, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE PL-02 REV.01 JUL/2016 PÁG. 1 de 5 1 OBJETIVO O exerce um controle apropriado quanto à propriedade, uso e à exibição de licenças,

Leia mais

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental

Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Câmara Temática Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes Assunto: Selo Qualidade da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental Selo da Qualidade dos Fornecedores de Saneamento Ambiental OBJETIVO

Leia mais

CARTILHA DE BOAS PRÁTICAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1. Cartilha de Boas Práticas PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CARTILHA DE BOAS PRÁTICAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1. Cartilha de Boas Práticas PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CARTILHA DE BOAS PRÁTICAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1 Cartilha de Boas Práticas PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CARTILHA DE BOAS PRÁTICAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 2 Índice 1. Objetivo Pág. 3 2. Aplicação Pág. 3 3. Sistema

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira São Paulo - SP 06 Abril 2010 1 PROGRAMA SOJA PLUS Conteúdo Importância da Soja Brasileira Justificativa para o Lançamento Metodologia

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte

Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Chamada: 1ª Chamada Edição: 2016-2019 Estado: Rio Grande do Norte Setor: Água Mineral Arranjo Produtivo Local de Água Mineral do Rio Grande do norte Início: 30/11/2016 Termino: 29/05/2018 Número do Projeto:

Leia mais

Manual de Boas Práticas

Manual de Boas Práticas Manual de Boas Práticas Agenda O que é a Ebit? Metodologia Convênio Critérios de Medalha Regras de Aplicação de Medalhas Regras de Aplicação de Banner e Lightbox Boas Práticas O QUE É A? CERTIFICAÇÃO +

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU

ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU Filipe Marcilio Roma, João Ricardo Favan. Faculdade de Tecnologia,

Leia mais

Qualidade e Sustentabilidade

Qualidade e Sustentabilidade Qualidade e Sustentabilidade Início de atividade em 1988 Localizada em Espinheiro, Penela Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade em 2002 e Segurança Alimentar em 2006 Possui cerca de 120 colaboradores;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PLANO DE COLETA SELETIVA DEAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ICED COORDENAÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE Locais: PRÉDIO

Leia mais

R E G U L A M E N T O 2017

R E G U L A M E N T O 2017 R E G U L A M E N T O 2017 www.asmaiseticasdobrasil.org.br Iniciativa e Realização www.eticanosnegocios.org.br R E G U L A M E N T O INICIATIVA E REALIZAÇÃO A iniciativa e realização desta iniciativa é

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL P004

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL P004 POLÍTICA INSTITUCIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL P004 2018/004 Data da 001 26/11/2018 Página 1 de 7 1. OBJETIVO A tem como objetivo estabelecer as diretrizes relacionadas as ações de comprometimento

Leia mais

PRÊMIO WEPs BRASIL 2016

PRÊMIO WEPs BRASIL 2016 PRÊMIO WEPs BRASIL 2016 Forma de reconhecimento de âmbito nacional aos esforços das micro, pequenas, médias e grandes empresas que adotam os princípios de empoderamento das mulheres em suas práticas e

Leia mais

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis 06/11/12 A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis A importância desta certificação para as Compras Públicas Sustentáveis Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas

Leia mais

INSTALAÇÕES DA MTU. Área Total 9.000m ². Área construída 1.600m² = MEDIANEIRA TRANSPORTE Ijuí - RS

INSTALAÇÕES DA MTU. Área Total 9.000m ². Área construída 1.600m² = MEDIANEIRA TRANSPORTE Ijuí - RS INSTALAÇÕES DA MTU Área Total 9.000m ² Área construída 1.600m² = FROTA São 24 ônibus convencionais e 3 micro-ônibus Idade média da frota: 6,63 anos SERVIÇO PRESTADO Atende 12 linhas e 60 prolongamentos

Leia mais

Evento Sustentável. Click here to enter text. Manual de boas práticas socioambientais

Evento Sustentável. Click here to enter text. Manual de boas práticas socioambientais Evento Sustentável Click here to enter text. Manual de boas práticas socioambientais Práticas Sugeridas Tarefas da Organização Normas Técnicas Gerais Serviços de Infraestrutura Comprometimento Socioambiental

Leia mais

Os critérios deste procedimento aplicam-se aos Compradores, Diretoria e Balança da TRUFER. 3. IMPACTOS AMBIENTAIS:

Os critérios deste procedimento aplicam-se aos Compradores, Diretoria e Balança da TRUFER. 3. IMPACTOS AMBIENTAIS: PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que a compra de sucata seja realizada conforme os padrões da Trufer, garantindo adequada proteção ao meio ambiente.

Leia mais

Conclusões da 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial. Tema: Logística Reversa

Conclusões da 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial. Tema: Logística Reversa Conclusões da 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial Tema: Equipe LDL Case Embraco O que envolve? Ganhar $ (mercadológico) Benefícios a sociedade Atendimento às leis nem sempre se refere à sustentabilidade

Leia mais

Lima, J. C. F a ; Avoleta, A. b ;Lima, O. F. c ; and Rutkowski, E. W. d

Lima, J. C. F a ; Avoleta, A. b ;Lima, O. F. c ; and Rutkowski, E. W. d Ecologia Industrial : contribuições tib iõ para a Logística Reversa de Pós Consumo Lima, J. C. F a ; Avoleta, A. b ;Lima, O. F. c ; and Rutkowski, E. W. d Universidade d Estadual lde Campinas, São Paulo,

Leia mais

Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER. Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001

Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER. Gestão do Risco e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 Formação e Consultoria ANGOLA CABO VERDE MOÇAMBIQUE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PORTUGAL MASTER Duração Total 30 Horas Das 08h30 às 14h30 Destinatários O curso destina-se a quadros superiores, médios e operacionais,

Leia mais

INDUSTRIA E SERVIÇOS TELECOMUNICAÇÕES INFRAESTRUTURAS

INDUSTRIA E SERVIÇOS TELECOMUNICAÇÕES INFRAESTRUTURAS INDUSTRIA E SERVIÇOS TELECOMUNICAÇÕES INFRAESTRUTURAS SEU PARCEIRO NA ÁREA AMBIENTAL Asteka é uma empresa dedicada a prestar serviços de consultoria, treinamentos e assessoria na área ambiental e de qualidade

Leia mais