LICITAÇÕES E CONTRATOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LICITAÇÕES E CONTRATOS"

Transcrição

1 24 a 28 de Novembro de Foz do Iguaçu - PR Nesta Programação você poderá escolher os Temas Abaixo: 24 a 26 NOV 24 a 26 NOV 27 NOV 27 e 28 NOV Elaboração de Planilha de Formação de Custos e Formação de Preços Atualizado com a IN 06/13 SLTI/MPOG Elaboração de Editais Termo de Referência e SRP (Incluindo Decretos nº 8.250/14 e 7892/13) As Aquisições de Bens e as Contratações pelas Fundações de Apoio nos Termos do Decreto N.º 8.241/2014 Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

2 Apresentação: JORNADA DE ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008-SLTI/MPOG Exclusivamente Atualizado com a IN 06/13-SLTI/MPOG 24 a 26 de Novembro de Foz do Iguaçu - PR A contração de Serviços Continuados e Não Continuados, na forma da Lei nº 8.666/93 e da Instrução Normativa nº 02/08 SLTI/MPOG que regulamenta a contratação de serviços continuados e não continuados, estabelece a obrigatoriedade da Administração Pública elaborar Planilhas de Custos e Formação de Preços para atender diversas finalidades: estimar o preço máximo para contratação de serviços, possibilitar a análise da exequibilidade de proposta, permitir a análise da variação dos custos contratuais para fins de repactuação e reajuste de preços, possibilitar a pertinência de concessão do reequilíbrio econômico financeiro e auxiliar a fiscalização e acompanhamento dos contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra. A Instrução Normativa nº 02/08 SLTI/MPOG, desde a sua publicação, sofreu diversas alterações e complementos. Para um estudo pormenorizado e, principalmente, com aproveitamento, tornou se necessário dividi la em dois temas: o estudo da IN 02/08 enquanto orientação para a constituição, gerenciamento e fiscalização dos contratos que regulamenta e, segundo, quanto aos conhecimentos técnicos e normativos necessários ao adequado preenchimento da Planilha de Custos e Formação de Preços, pois, destina se a pregoeiros, comissões de licitação, às áreas de acompanhamento de contratos e financeiro (conta vinculada), e outras. Se assim não fosse, a carga horária exigida para o estudo completo dessa instrução normativa extrapolaria muito além da carga horária praticada normalmente nos cursos regulares de capacitação. Por essa razão, esse curso foca a teoria e a prática necessárias para o preenchimento da Planilha, cujo resultado final permitirá ao cursista não só a elaboração consciente da planilha, como também, montar e levar para o seu órgão a sua própria Planilha de Custos.

3 Palestrante: Walter Salomão Gouvêa Consultor em gestão de logística no setor público e especializado em compras governamentais. Em seus quase 30 anos como servidor do Ministério das Comunicações, onde consolidou sua bagagem prática, prestou serviços como coordenador de serviços gerais e recursos logísticos, chefe de divisão de patrimônio, chefe de divisão de atos e contratos, chefe de divisão de almoxarifado e de outras áreas afins, atuou como presidente de comissões de licitação e pregoeiro, bem como atuou intensivamente em atividades fins daquele órgão. Com mais capacitações ao longo de 13 anos de experiência, atua como instrutor/facilitador em escolas de governo como a Escola Nacional de Administração Pública ENAP, a Escola de Administração Fazendária ESAF, o Instituto Serzedello Corrêa TCU, Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba IMAP, Instituto Euvaldo Lodi IEL do Sistema FIERO e em várias consultorias privadas em diversos Estados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Artigos vinculados à Consolidação das Leis Trabalhistas, Leis ordinárias e Complementares vinculadas, Exemplos de Convenções Coletivas de Trabalho que citam e determinam obrigações e Benefícios, JORNADA DE Memória de Cálculo, Jurisprudências dos Tribunais Superiores, Como projetar insumos, Como glosar faltas não substituídas. II) A ABORDAGEM PRÁTICA: 1º Passo: de posse de uma Planilha de Formação de Preços e de Custos em branco, a cada item abordado, o participante terá oportunidade de fazer suas anotações e observações próprias. 2º Passo: Findo os estudos de todos os módulos da Planilha, será apresentado um caso, com todo material necessário, para que em GRUPO seja desenvolvida uma planilha que será montada em Excel com o Instrutor, discutindo se o que for pertinente até o preenchimento completo da mesma. Esse trabalho será repassado em arquivo aos participantes. III) DIRETO AO PONTO: ANEXO III A DA IN 02/08 SLTI/MPOG: "PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS COM A NOVA CONFIGURAÇÃO DA ATRIBUÍDA PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 06/2013 DE 23 DE DEZEMBRO (COM RETIFICAÇÃO PUBLICADA NO DOU N 6, SEÇÃO 1, DE 09 DE JANEIRO DE 2014) QUE REVOGOU A PORTARIA MP/SLTI NO 7, DE 9 DE MARÇO DE 2011 E ALTEROU O ANEXO III DA IN 02/08 SLTI/MPOG":

4 Conteúdo Programático: Dados Iniciais Nº DO PROCESSO E DA LICITAÇÃO e DATA DA REALIZAÇÃO Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) A) DATA DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA (MÊS/ANO): B) MUNICÍPIO/UF C) ANO ACORDO, CONVENÇÃO OU SENTENÇA NORMATIVA EM DISSÍDIO COLETIVO D) Nº DE MESES DE EXECUÇÃO CONTRATUAL Identificação do Serviço TIPO DE SERVIÇO UNIDADE DE MEDIDA QUANTIDADE (TOTAL) A CONTRATAR (EM FUNÇÃO DA UNIDADE DE MEDIDA) ANEXO III A MÃO DE OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL Dados complementares para composição dos custos referente à mão de obra 1) TIPO DE SERVIÇO 2) SALÁRIO NORMATIVO DA CATEGORIA PROFISSIONAL 3) CATEGORIA PROFISSIONAL (VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL) 4) DATA BASE DA CATEGORIA (DIA/MÊS/ANO) MÓDULO 1 : COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO M1 A SALÁRIO BASE M1 B ADICIONAL DE PERICULOSIDADE M1 C ADICIONAL DE INSALUBRIDADE M1 D ADICIONAL NOTURNO M1 E HORA NOTURNA ADICIONAL M1 F ADICIONAL DE HORA EXTRA MÓDULO 2: BENEFÍCIOS MENSAIS E DIÁRIOS M2 A TRANSPORTE M2 B.1 AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO TÍQUETE ALIMENTAÇÃO M2 B.2 AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO CESTA BÁSICA M2 C ASSISTÊNCIA MÉDICA E FAMILIAR M2 D AUXÍLIO CRECHE (INCLUÍDO) M2 D SEGURO DE VIDA, INVALIDEZ E FUNERAL MÓDULO 3: INSUMOS DIVERSOS M3 A UNIFORMES M3 B MATERIAIS M3 C EQUIPAMENTOS M3 D OUTROS (EPI)

5 Conteúdo Programático: MÓDULO 4: ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS SUBMÓDULO 4.1 ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS E FGTS M4 1 INSS M4 2 SESI ou SESC M4 3 SENAI ou SENAC M4 4 INCRA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária M4 5 SALÁRIO EDUCAÇÃO M4 6 FGTS M4 7 SEGURO ACIDENTE DO TRABALHO M4 8 SEBRAE SUBMÓDULO º SALÁRIO E ADICIONAL DE FÉRIAS) M4.2 A 13º SALÁRIO SUBMÓDULO 4.3 AFASTAMENTO MATERNIDADE SUBMÓDULO 4.4 PROVISÃO PARA RESCISÃO M4.4 A AVISO PRÉVIO INDENIZADO M4.4 C MULTA SOBRE FGTS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS SOBRE O AVISO PRÉVIO INDENIZADO (ALTERADO) M4.4 D AVISO PRÉVIO TRABALHADO M4.4 F MULTA SOBRE FGTS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS SOBRE O AVISO PRÉVIO TRABALHADO (ALTERADO) SUBMÓDULO 4.5 CUSTO DE REPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL AUSENTE M4.5 A FÉRIAS E TERÇO CONSTITUCIONAL DE FÉRIAS (INCLÚIDO) M4.5 B AUXÍLIO DOENÇA M4.5 C LICENÇA PATERNIDADE M4.5 D AUSÊNCIAS LEGAIS (FALTAS LEGAIS) M4.5 E AUSÊNCIA POR ACIDENTE DE TRABALHO MÓDULO 5: CUSTOS INDIRETOS, TRIBUTOS E LUCRO M5 A CUSTOS INDIRETOS M5 B LUCRO (ALTERADO) M5 C TRIBUTOS (ALTERADO) M5 C.1 TRIBUTOS FEDERAIS (ALTERADO) M5 C.2 TRIBUTOS ESTADUAIS (ALTERADO) M5 C.3 TRIBUTOS MUNICIPAIS (ALTERADO) CUSTO TOTAL HOMEM MÊS (FATOR K) MÓDULO 1 : COMPOSIÇÃO DA REMUNERAÇÃO MÓDULO 2: BENEFÍCIOS MENSAIS E DIÁRIOS MÓDULO 3: INSUMOS DIVERSOS MÓDULO 4: ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS MÓDULO 5: CUSTOS INDIRETOS, LUCRO E TRIBUTOS TOTAL HOMEM MÊS: (FATOR K)

6 ELABORAÇÃO DE EDITAIS 24 a 26 de Novembro de Foz do Iguaçu - PR Público Alvo: Termo de Referência Incluindo regra da IN nº 05/ MPOG SRP - Sistema de Registro de Preços Alterações do Dec. Fed. nº 8.250/2014 e 7892/13 e IN nº 06/ MPOG Pregoeiros, Membros de Comissões de Licitações, Administradores Auditores e Procuradores, profissionais envolvidos nas compras públicas. Palestrante: * Dependendo da disponibilidade dos Palestrantes Abaixo: Davi de Melo Com experiência de 19 anos na área de compras públicas, atuou como chefe de gabinete de deputados federal e estadual, além de diretor de licitações em diversos municípios. Como instrutor, vem capacitando centenas de pregoeiros em todo território nacional, por meio de suas palestras e treinamentos em todo território nacional. Cléo Fortes Jr. Advogado, pós graduado em Direito do Trabalho e Direito Administrativo. Consultor na área de Licitações e Contratos da Administração Pública. Atuou como presidente da Comissão Permanente de Licitações e Obras e Serviços de Engenharia de Município Catarinense. Exerceu o cargo de Assessor jurídico municipal. Atualmente, é pregoeiro contratado da OGMO SFS. Paulo Teixeira Advogado, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Presidente da Comissão Permanente de Licitações e Pregoeiro Oficial da PROCERGS Cia. de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul, nos últimos 6 anos, há 14 anos atuando em compras governamentais, como Pregoeiro realizou mais de 700 sessões de Pregão. Consultor na área de licitações. Articulista das Revistas "O Pregoeiro" e "Negócios Públicos".

7 Conteúdo Programático: ELABORAÇÃO DE EDITAIS: Princípios aplicáveis à redação dos Editais; Princípios atinentes ao Pregão; Legislação aplicável à redação dos Editais; Regimes de execução e a escolha do tipo de empreitada; Tipos X Modalidades de Licitação; Premissas para descrição do objeto; Padronização; Objetos excluídos da modalidde Pregão; O Julgamento objetivo X exigências editalícias; Impugnações X esclarecimentos; As condições de Participação Habilitação; Sanções Administrativas. TERMO DE REFERÊNCIA Incluindo regra da IN nº 05/2014 MPOG Conceitos de T.R. Resultado de um T.R. mal elaborado Licitação deserta ou fracassada Base legal para o T.R. A quem serve o T.R. É obrigatório o T.R. Conteúdo Definição do objeto Orçamento detalhado Aceitação do objeto Cronograma físico financeiro Critério de aceitação do objeto Método e estratégias de suprimento Fiscalização e gerenciamento Prazo de execução, Sanções

8 Conteúdo Programático: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Recentes Alterações do Dec. Fed. nº 8.250/2014 e 7892/13 e IN nº 06/2014 MPOG Conceito Guia de realização Por que utilizar o SRP A legislação pertinente Como realizar o SRP Quando realizar o SRP Quando não utilizar o SRP Atores envolvidos no SRP O Carona Conteúdo do edital de licitação para Registro de preços Ata de registro de preços Vigência da ata Alterações na Ata Registro de diversos preços e fornecedores Contratos decorrentes do SRP Extinção do Registro de preços Análise dos novos e polêmicos acórdãos 1233/2012 e 2692/2012 do TCU sobre a adesão das atas

9 AS AQUISIÇÕES DE BENS E CONTRATAÇÕES PELAS FUNDAÇÕES DE APOIO 27 de Novembro de Foz do Iguaçu - PR Justificativa: Público Alvo: JORNADA DE (Nos Termos do Decreto n.º 8.241/2014) A recente publicação do decreto que veio a regulamentar o art. 3º da Lei nº 8.958/1994 por meio de regras sobre a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços pelas fundações de apoio no âmbito de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos, em apoio às Instituições Federais de Ensino Superior IFES e demais Instituições Científicas e Tecnológicas ICT. Os empregados que atuam nas fundações de apoio que celebram ajustes com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) para desenvolvimento conjunto de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos. Palestrante:*Dependendo da Disponibilidade dos palestrantes abaixo: Davi de Melo Com experiência de 19 anos na área de compras públicas, atuou como chefe de gabinete de deputados federal e estadual, além de diretor de licitações em diversos municípios. Como instrutor, vem capacitando centenas de pregoeiros em todo território nacional, por meio de suas palestras e treinamentos em todo território nacional. Lucimara Coimbra Advogada, foi Procuradora do Município de Joinville e Assessora Jurídica do Município de Pinhais, atuando nas áreas de Licitações e Contratos. Atuou na coordenação científica da Mendes e Lopes Consultoria. Foi professora das Universidades Tuiuti do Paraná e Positivo, onde lecionou Processo Administrativo, Direito Administrativo e Controle da Administração Pública. Atuou como Instrutora na Escola de Governo do Paraná e na Fundação do Ministério Público do Paraná FEMPAR. Atualmente, vem ministrando treinamentos em todo o país, capacitando servidores para atuação junto à área de licitações, contratos, além de cursos de formação de pregoeiros.

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Considerações sobre as fundações de apoio e suas relações com as IFES e ICTs; 2 A celebração de ajustes e contratos entre as IFES e ICTs e as fundações de apoio à luz da Lei n.º 8.666/93 e da recente Lei n.º /2014; 3 A definição e os limites ao apoio ao desenvolvimento institucional; 4 As contratações de bens, serviços e obras necessários à execução dos ajustes firmados entre as IFES, ICTs e as fundações de apoio, com ou sem recursos oriundos do Poder Público; 5 Os princípios da Administração Pública aplicáveis às contratações realizadas com fundamento no Decreto n.º 8.241/2014; 6 As definições contempladas no art. 2º do Decreto n.º 8.241/2014; 7 Os responsáveis pela realização dos procedimentos de seleção e contratação, nos termos do Decreto n.º 8.241/2014; 8 A documentação do procedimento de seleção em processo físico ou eletrônico e será de livre acesso ao público e órgãos de controle; 9 A pesquisa de mercado que deve anteceder às contratações; 10 Disposições sobre o instrumento convocatório; 11 O instrumento de contrato e os casos que admitem sua dispensa; 12 As contratações de obras e serviços de engenharia (com enfoque na contratação integrada do RDC Lei /11) ; 13 Exigências a serem inseridas no instrumento convocatório para as aquisições de bens; 14 A abertura de processo no procedimento para a seleção pública de fornecedores; 15 A divulgação (publicidade) na seleção de fornecedores; 16 A contratação direta de fornecedores; 17 Os modos de disputa (aberto e fechado e combinado), com o detalhamento de cada um deles; 18 Os critérios de julgamento a serem empregados na seleção pública (menor preço, maior desconto, técnica e preço, melhor adequação técnica e maior oferta de preço); 19 Os responsáveis pela condução do processo de seleção (comissão de seleção, comissão técnica e comprador designado) e a negociação de condições mais vantajosa; 20 Critérios de desempate; 21 Exigências de habilitação na seleção pública (habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e qualificação econômico financeira; 22 A participação de fornecedor estrangeiro; 23 Inabilitação do interessado mais bem classificado; 24 Hipóteses de contratação direta; 25 Fase Recursal; 26 Execução contratual; 27 O Cartão Projeto; 28 Uso de catálogos eletrônicos como o CATMAT, CATSER e Sicaf para pesquisa de produtos, desenvolvimento de sistemas de credenciamento de fornecedores; 29 A realização dos procedimentos de seleção preferencialmente na forma eletrônica, por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação e da comunicação, como o pregão eletrônico; 30 Considerações sobre o pregão eletrônico; 31 Vedações nas contratações realizadas pelas fundações de apoio; 32 As contratações cujos projetos envolvem informações de caráter sigilo; 33 Seleção pública para firmar termo de compromisso para contratações futuras.

11 GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE ADMINISTRATIVOS 27 e 28 de Outubro de Foz do Iguaçu - PR Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar agentes públicos em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações acerca da execução, gestão e fiscalização de contrato administrativo. Para tanto, ministrar se á conhecimentos técnicos, diretrizes, normas gerais de licitação (Lei 8666/93) e demais Decretos, decisões dos Tribunais de Contas, dentre outros procedimentos de aprendizagem aos participantes. Sobre a importância do tema, salienta se que os inúmeros problemas durante a execução dos contratos administrativos têm gerado na frustração das necessidades públicas e na penalização dos gestores e agentes públicos, inclusive integrantes das comissões de licitações, fiscais de contratos, dentre outros órgãos competentes para a função de acompanhamento dos contratos na Administração Pública. Público Alvo: Servidores públicos das áreas de licitação e contratação em geral e suas autoridades superiores; membros de Comissão de Licitação, Pregoeiros, Equipes de Apoio e todos os que participam da elaboração de minutas de editais de licitação; Consultores e Assessores Jurídicos; Ordenadores de Despesas; Membros de órgãos de Controle Interno e Externo; representantes de empresas que participam de licitações na Administração Pública.

12 Palestrante: Luciano Elias Reis Advogado. Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo e em Processo Civil, ambos pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Professor de Direito Administrativo da Unicuritiba, da Universidade Tuiuti do Paraná e da Escola Superior de Advocacia da OAB PR. Coordenador da Pós Graduação em Direito Municipal na Faculdade de Direito de Francisco Beltrão. Coordenador do Grupo de Estudos de Direito Administrativo Sancionador. Autor de diversos artigos jurídicos e co autor das obras Estado, Direito e Sociedade, Estudos dirigidos de Gestão Pública na América Latina e Direito Administrativo Contemporâneo (2. Ed.). CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) Contratos Administrativos 1.1) Definição 1.2) Características principais 1.2.1) Cláusulas exorbitantes 1.3) Contrato x Termo de Contrato 1.3.1) Instrumentos equivalentes: quando é possível a sua utilização? 1.4) Contratos Administrativos X Contratos regidos por normas predominantemente de Direito Privado 1.5) Publicidade 1.5.1) Condições de validade e de eficácia 1.5.2) Contratações de pequena monta 1.6) Execução do Contrato Administrativo 1.6.1) Fiscal X Gestor do contrato ) Competência, capacitação e nomeação. 1.7) Espécies, finalidades, prazos e formalização 1.8) Competência 1.9) Responsabilidades 1.10) Recebimento do objeto 2) Elaboração do Contrato Administrativo 2.1) Quem elabora? 2.2) Minuta do Contrato: 2.1) Elementos: Preâmbulo e texto principal 2.2) Composição: 2.2.1) Cláusulas obrigatórias ) No Preâmbulo (Lei 8.666/93, art. 61, caput): ) No texto principal (Lei 8.666/93, art. 55): 3) Garantias contratuais 3.1) Espécies de garantia; 3.2) Escolha do Contratado X Escolha da Administração;

13 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.3) Possibilidade de substituição da garantia; 3.4) Atualização e complementação da garantia; 3.5) Normas da IN 02/2008 com as alterações da IN 06/13 4) Hipóteses de rescisão 5) Manutenção das condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação. 5.1) Cláusulas complementares 5.2) Quando e como exigir? 6) Contratos de terceirizações de serviços 6.1) Legislação aplicável Decreto Federal 2.271/97 e IN 02/08, alterada pela IN 06/13 6.2) Principais diferenciações 6.3) Cláusulas pertinentes 7) Vigência do Contrato Administrativo 7.1) A regra da anualidade orçamentária 7.2) Contratos cuja duração pode extrapolar o exercício financeiro 7.3) Hipóteses e requisitos para prorrogação (Lei 8.666/93, art. 57) 7.3.1) Contratos de prestação de serviços de natureza continuada ) O que são serviços contínuos? Entendimento do TCU Exemplos práticos ) Prorrogação por iguais e sucessivos períodos ) Prorrogação em caráter excepcional, por até 12 meses ) Fixação do prazo de vigência inicial em 60 meses 7.4) Prorrogação X Renovação 7.5) Readequação dos prazos de execução e vigência do contrato 8) Alterações no e do objeto no Contrato Administrativo 8.1) Alterações unilaterais X Alterações consensuais 8.1.1) Alterações unilaterais Quantitativas X Qualitativas ) Pressupostos para alteração ) Possibilidade de superação dos percentuais legais 8.2) Entendimento do TCU e TCE 8.3) Valor inicial atualizado do contrato 8.3.1) Entendimento do TCU 9) Fases da fiscalização e gestão do contrato administrativo 9.1 Fase prévia ao contrato 9.2 Fase durante a execução do contrato 9.3 Fase posterior à execução do contrato

14 Datas e Horários: Carga Horária: 32 horas Data: 24 a 28 de Novembro de 2014 Horário: 08:00h as 12:00h 13h30 as 17h30 Recanto Cataratas Av. Costa e Silva, 3500 Foz do Iguaçu / PR Investimento: *Inscrições até o dia 14/11/2014: R$ 3.590,00 (Três mil, quinhentos e noventa reais) *Inscrições após o dia 14/11/2014: R$ 3.790,00 (Três mil, setecentos e noventa reais) Incluso: Bloco de Anotações Apostilas Exclusivas; Caneta e Pasta Personalizadas; Certificado; Almoços e Coffee Breaks; Local: Inscrições: (41) gerencia@licidata.com.br Pagamento: LICIDATA CURSOS LTDA. Rua Presidente Faria, 51 2º ANDAR Curitiba / PR CEP CNPJ / Inscrição Estadual: Isento Dados da Empresa:

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008 SLTI/MPOG Exclusivamente Atualizado com a IN 06/13 Carga Horária de 24 Horas 23 a 25 de Fevereiro Belém

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008 SLTI/MPOG E ATUALIZAÇÕES POSTERIORES Carga Horária de 24 Horas 14 a 16 de Setembro Brasília - DF Objetivo:

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Carga Horária de 16 Horas 07 e 08 de Dezembro Rio de Janeiro - RJ LC 123/06 e LC 147/14 Atualizada pelo Novo Decreto

Leia mais

PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS

PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS Alterações Conforme Novas Disposições da IN 06/13 MPOG de 23/12/2013 31/Mar e 01/Abr de 2014 -

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS 17 a 21 de Novembro de 2014 - Brasília - DF Nesta Programação você poderá escolher os Temas Abaixo: 17 e 18 NOV 17 a 19 NOV 19 NOV 20 e 21 NOV Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos Elaboração

Leia mais

Palestrante: Lucimara Oldani Taborda Coimbra

Palestrante: Lucimara Oldani Taborda Coimbra Apresentação: Capacitar e formar servidores e gestores públicos ampliando seus conhecimentos de forma prática para tornar para tornar mais ágeis as Contratações Públicas. Legislação Pregão: Lei n.º 10.520/02,

Leia mais

Contratação Direta e Aditivos Contratuais

Contratação Direta e Aditivos Contratuais Contratação Direta e Aditivos Contratuais Cuiabá - MT Dias 29 e 30 de Julho de 2013 Paiaguás Palace Hotel e Convenções Av. Hist. Rubens de Mendonça, 1718, Bosque da Saúde Com Luciano Reis Objetivo: Instruir

Leia mais

Pregoeiros, Membros de Comissões de Licitações, Administradores Auditores e Procuradores, profissionais envolvidos nas compras públicas.

Pregoeiros, Membros de Comissões de Licitações, Administradores Auditores e Procuradores, profissionais envolvidos nas compras públicas. CURITIBA - PR 21 E 22 DE MARÇO Objetivo: Reciclar, treinar e formar servidores e gestores públicos ampliando seus conhecimentos de forma prática para agilizar os mecanismos das Contratações Públicas, baseadas

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO SEMINÁRIO ESPECIAL PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO A ELABORAÇÃO DA PLANILHA PASSO A PASSO: ESTUDO DA LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E MEMÓRIA DE CÁLCULO DE CADA RUBRICA

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 22/2013. Processo Administrativo n. 23069.079918/2012-34 PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 22/2013. Processo Administrativo n. 23069.079918/2012-34 PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 22/2013 Processo Administrativo n. 23069.079918/2012-34 PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Planilha de Custo e Formação de Preços (Em conformidade à Portaria nº 7, de 09/03/2011

Leia mais

SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO: QUESTÕES POLÊMICAS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO: QUESTÕES POLÊMICAS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Inicialmente, agradecemos a oportunidade de apresentarmos o presente seminário. No presente e-mail, seguem as informações gerais do seminário e demais especificações para sua análise. SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO:

Leia mais

ELABORAÇÃO DE EDITAIS,

ELABORAÇÃO DE EDITAIS, ELABORAÇÃO DE EDITAIS, TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS Os cuidados necessários no planejamento das licitações O direito de preferência para bens e serviços produzidos no Brasil As regras de sustentabilidade

Leia mais

PORTARIA Nº 7, DE 9 DE MARÇO DE 2011.

PORTARIA Nº 7, DE 9 DE MARÇO DE 2011. PORTARIAS PORTARIA Nº 7, DE 9 DE MARÇO DE 2011. Altera o anexo III da Instrução Normativa nº 02/2008, de 30 de abril 2008, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos proponentes em licitações

Leia mais

Treinamento Completo de Licitações

Treinamento Completo de Licitações Treinamento Completo de Licitações Ênfase no Pregão e SRP Carga Horária de 20 Horas 28 a 30 de Julho Fortaleza - CE *Obrigatoriedade legal de cláusulas benéficas às Microempresas. LC 123/06 e LC 147/14

Leia mais

02 a 04 de Setembro 2014

02 a 04 de Setembro 2014 Realização 02 a 04 de Setembro 2014 Foz do Iguaçu - PR Objetivo Utilizando métodos modernos e dinâmicos, aliados a palestrantes renomados e com larga experiência, o Simpósio Nacional de Pregoeiros apresentará

Leia mais

Público Alvo: Servidores que atuam na área de contratos administrativos, especialmente gestores e fiscais.

Público Alvo: Servidores que atuam na área de contratos administrativos, especialmente gestores e fiscais. Melhores Práticas em Contratos Administrativos João Pessoa - PB Dias 13 e 14 de Maio de 2013 Atlântico Praia Hotel Av. Almirante Tamandaré, 440 - Praia de Tambaú Objetivo: A participação no presente curso

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO A ELABORAÇÃO DA PLANILHA PASSO A PASSO: ESTUDO DA LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E MEMÓRIA DE

Leia mais

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Campo Grande - MS Dias 15 e 16 de Julho de 2013 Grand Park Hotel Avenida Afonso Pena, 5282 - Chácara Cachoeira Objetivos: * Destacar os procedimentos

Leia mais

A ACADEMIA BRASILEIRA DE SOLUÇÕES E TREINAMENTOS traz para Você o seguinte treinamento:

A ACADEMIA BRASILEIRA DE SOLUÇÕES E TREINAMENTOS traz para Você o seguinte treinamento: A ACADEMIA BRASILEIRA DE SOLUÇÕES E TREINAMENTOS traz para Você o seguinte treinamento: QUESTÕES POLEMICAS: Método de Pesquisa de Preço de Serviços, Compreensão e Manejo de Planilhas para Julgamento de

Leia mais

Habilitar o aluno a entender o ambiente pertinente às Contratações Governamentais, obtendo

Habilitar o aluno a entender o ambiente pertinente às Contratações Governamentais, obtendo Realização: INCLUSO: Pasta, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados em sala de aula junto a apostila, dois coffee breaks (manhã e tarde) e certificado. OBJETIVO: Habilitar o aluno

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NOVO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS Brasília, Data a definir! Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: das 8h30 às 18h (com

Leia mais

GRUPO. CEP: 57020-670 - Cel. 8830-6001. WAPPE PUBLICIDADE E EVENTOS LTDA Unidade de Cursos www.wap.com.br CNPJ: 05.823.069/0001-39

GRUPO. CEP: 57020-670 - Cel. 8830-6001. WAPPE PUBLICIDADE E EVENTOS LTDA Unidade de Cursos www.wap.com.br CNPJ: 05.823.069/0001-39 Curso de Licitações, Contratos e Sistema de Registro de Preços (SRP) - 20 e 21 de Março Módulo i- licitação Definição O dever de licitar Quem pode licitar Pressuposto Natureza jurídica e fundamentos Legislação

Leia mais

Planilhas_Custo_final

Planilhas_Custo_final Planilhas_Custo_final Quadro demonstrativo - Valor Global da Proposta Valor Global da Proposta Descrição Qtde de Postos Valor Por Posto Valor Mensal Valor Global (12 meses) Auxiliar 7 R$ 2.070,36 R$ 14.492,53

Leia mais

Com André Luiz Freitas Leite

Com André Luiz Freitas Leite LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE Com André Luiz Freitas Leite 05 e 06 de Novembro de 2014 - Rio de Janeiro - RJ Apresentação: O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS RECEPÇÃO_POA Nº do processo: Contrato Dia: XX/XX/2013 - Hora: XxhXXmin A PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) Data de apresentação da proposta

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS (41) 3087-6666 www.licidata.com.br SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS PENALIDADES, PROCEDIMENTOS E ASPECTOS POLÊMICOS 11 e 12 de Dezembro de 2014 - Vitória - ES Apresentação: As hipóteses

Leia mais

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao QUESTÕES FUNDAMENTAIS E CONTROVERTIDAS Coordenador Científico: Fabrício Motta ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 24 HORAS DE TREINAMENTO - Planejamento das Contratações e Licitações

Leia mais

CURSO COMO PLANEJAR E JULGAR AS CONTRATAÇÕES DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACORDO COM A IN Nº 02/08 E ALTERAÇÕES

CURSO COMO PLANEJAR E JULGAR AS CONTRATAÇÕES DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACORDO COM A IN Nº 02/08 E ALTERAÇÕES CURSO COMO PLANEJAR E JULGAR AS CONTRATAÇÕES DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACORDO COM A IN Nº 02/08 E ALTERAÇÕES PERÍODO DE REALIZAÇÃO E CARGA HORÁRIA O curso será realizado no período de 02 a 05 de

Leia mais

1.1. Para os efeitos desta IN são adotadas as seguintes definições:

1.1. Para os efeitos desta IN são adotadas as seguintes definições: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013, de 30 de outubro de 1996 O MINISTRO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO, no uso de sua competência, e considerando o disposto no Decreto nº 2.031, de 11 de

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S

CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S MANAUS/AM 11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2014 PROFESSOR JERÔNIMO LEIRIA APRESENTAÇÃO Proporcionar aos participantes

Leia mais

LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE

LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS SICONV E OBTV Carga Horária de 16 Horas 27 e 28 de Outubro Cuiabá - MT Apresentação: O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos

Leia mais

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços Entendimentos do TCU e dos tribunais superiores Com enfoque aplicado:

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 A Licidata Cursos reconhecida nacionalmente por sua excelência em capacitação, e pelo compartir do conhecimento técnico e pratico, oportunizado por seus parceiros e renomados professores e palestrantes,

Leia mais

QUADRO RESUMO - SERVIÇOS CONTÍNUOS VALOR DO KM RODADO POR VEÍCULO EXECUTIVO 5 1.300 7,33 47.645,00 571.740,00

QUADRO RESUMO - SERVIÇOS CONTÍNUOS VALOR DO KM RODADO POR VEÍCULO EXECUTIVO 5 1.300 7,33 47.645,00 571.740,00 Q AU SECRETARIA A DE AVIAÇÃO CIVIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - ANAC Ref.: D PREGÃO ELETRÔNICO N.º 07/2013 Processo R Nº 00055.002521/2013-99 Abertura: O 09/10/2013 às 09:00 h R PROPOSTA COMERCIAL E Prezados

Leia mais

Curso Teórico e Prático de Licitação, Pregão, Sistema de Registro de Preços e Contratos Administrativos.

Curso Teórico e Prático de Licitação, Pregão, Sistema de Registro de Preços e Contratos Administrativos. Curso Teórico e Prático de Licitação, Pregão, Sistema de Registro de Preços e Contratos Administrativos. CARGA HORÁRIA: 32 horas EMENTA: Este curso está fundamentado nas melhores práticas de gestão pública

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a nova IN nº 04/14 e o TCU Enfoque aplicado com resolução

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS 11 a 14 de Novembro de 2014 - Recife - PE Nesta Programação você poderá escolher os Temas Abaixo: 11 NOV 11 NOV 12 NOV 13 NOV 12 a 14 NOV Legislação e Execução de Convênios SICONV Contratação Direta Dispensa

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA Ao ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A COMISSÃO DE LICITAÇÃO COLIC Ref. PREGÃO ELETRÔNICO N. 2013/ Prezados Senhores, Apresentamos em atendimento ao Edital do Pregão em epígrafe

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO Melhores práticas, análise de casos concretos e checklist dos procedimentos Aspectos polêmicos

Leia mais

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos.

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos. CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos. PROFESSORES LUCIANO ELIAS REIS SIMONE ZANOTELLO APRESENTAÇÃO 02, 03 e 04

Leia mais

MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - ORÇAMENTO. Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação)

MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - ORÇAMENTO. Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) Obs.: O modelo utiliza o Regime de Tributação Lucro Real. A empresa deverá utilizar o seu Regime de Tributação indicando as respectivas alíquotas no item C, do Módulo 5. MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E

Leia mais

COMO ELABORAR A PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DA IN Nº 02/08 E COMO JULGAR A LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÍNUOS

COMO ELABORAR A PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DA IN Nº 02/08 E COMO JULGAR A LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÍNUOS COMO ELABORAR A PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DA IN Nº 02/08 E COMO JULGAR A LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÍNUOS Polêmicas do planejamento e do julgamento da licitação e entendimentos

Leia mais

LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA A NECESSÁRIA VISÃO PANORÂMICA SOB OS OLHARES DO PÚBLICO E DO PRIVADO Carga horária: 16 horas A - A PREVISÃO CONSTITUCIONAL E A LICITAÇÃO 1. Da supremacia das

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS SÃO JOÃO DEL-REI

INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS SÃO JOÃO DEL-REI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de MG Câmpus São João del-rei Diretoria de Administração e Planejamento ANEXO IV Modelo de Planilha de Custos e Formação

Leia mais

ANEXO V PLANILHA DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇO SERVENTE DE LIMPEZA MÃO-DE-OBRA MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL

ANEXO V PLANILHA DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇO SERVENTE DE LIMPEZA MÃO-DE-OBRA MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ ANEXO V PLANILHA DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇO SERVENTE DE LIMPEZA MÃO-DE-OBRA MÃO-DE-OBRA VINCULADA À EXECUÇÃO CONTRATUAL Dados complementares para composição dos custos referentes

Leia mais

ANEXO IV PLANILHA ESTIMATIVA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - SERVIÇO DE ASCENSORISTA

ANEXO IV PLANILHA ESTIMATIVA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - SERVIÇO DE ASCENSORISTA ANEXO IV PLANILHA ESTIMATIVA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS - SERVIÇO DE ASCENSORISTA DADOS COMPLEMENTARES DO ANEXO DA PROPOSTA DE PREÇOS: ADSERTE - ADMINISTRAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Leia mais

Porto Alegre (RS), 01, 02 e 03 de setembro de 2014

Porto Alegre (RS), 01, 02 e 03 de setembro de 2014 Porto Alegre (RS), 01, 02 e 03 de setembro de 2014 Prof. Geldes Ronan Passos Inscrições até 22/08/2014 APRESENTAÇÃO O RDC Regime Diferenciado de Contratações Públicas foi instituído no ano de 2011 objetivando

Leia mais

Encontro Nacional de Gestores Públicos em CERTAMES LICITATÓRIOS

Encontro Nacional de Gestores Públicos em CERTAMES LICITATÓRIOS Encontro Nacional de Gestores Públicos em CERTAMES LICITATÓRIOS 23 a 25 de Junho 2015 - Foz do Iguaçu - PR Capacitação h O EVENTO O Encontro Nacional de Gestores Públicos em Certames Licitatórios tem a

Leia mais

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas)

A CELEBRAÇÃO, EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS SOB O ENFOQUE DO DECRETO Nº 6170/2007 E NO SICONV. (Ênfase em Análise e Prestação de Contas) Apresentação Trata-se de um Sistema complexo e em contínua evolução. Em 2012, mudanças significativas, como por exemplo, a implantação do Módulo de Acompanhamento e Fiscalização, Cotação Prévia de Preços

Leia mais

APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO NOVO

APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) CURSO

Leia mais

O Evento. Público alvo. Local do Evento. 29/06 a 03/07 Foz do Iguaçu/PR. Material de Apoio. Carga Horária: 34 horas

O Evento. Público alvo. Local do Evento. 29/06 a 03/07 Foz do Iguaçu/PR. Material de Apoio. Carga Horária: 34 horas O Evento Durante uma semana, os fiscais e gestores de contratos, autoridades superiores e demais agentes que atuam em compras públicas, farão uma imersão em estudos avançados sobre os contratos administrativos.

Leia mais

Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes

Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes Cursos a Distância com Tutoria Turmas com mínimo de 60 participantes Análise e melhoria de processos - MASP Servidores públicos federais interessados em conhecer a gestão da qualidade e utilizá-la na melhoria

Leia mais

ANEXO III A -PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

ANEXO III A -PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Nº do processo: Contrato Dia: XX/XX/2014 Hora: XxhXXmin C NEXO III PLNILH DE CUSTOS E FORMÇÃO DE PREÇOS Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) Data de apresentação da proposta Município/UF

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais,

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93. Viviane Moura Bezerra

COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93. Viviane Moura Bezerra COMPARAÇÃO ENTRE O RDC E A LEI 8666/93 Viviane Moura Bezerra Índice de Apresentação 1.Considerações iniciais 2.Surgimento do RDC 3.Principais Inovações 4.Pontos Comuns 5.Contratação Integrada 6.Remuneração

Leia mais

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU-REGIONAL/MT MATRIZ DE PLANEJAMENTO - CONTRATOS EM GERAL E TERCEIRIZADOS 1. GERAL - O contrato contém todas as cláusulas essenciais e necessárias, define com precisão

Leia mais

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO OFICINA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO Normas aplicáveis, jurisprudência e aspectos processuais Carga

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 - BNDES ANEXO II MODELO DE PROPOSTA - RETIFICADO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 BNDES LICITANTE: CNPJ:

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 - BNDES ANEXO II MODELO DE PROPOSTA - RETIFICADO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 BNDES LICITANTE: CNPJ: PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 - BNDES ANEXO II MODELO DE PROPOSTA - RETIFICADO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 13/2014 BNDES LICITANTE: CNPJ: ENDEREÇO: TELEFONE: ( ) FAX: ( ) E-MAIL: REPRESENTANTE LEGAL: NACIONALIDADE:

Leia mais

SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação?

SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES Sistema de Registro de Preços Julgamento do pregão Atuação e responsabilidade dos agentes públicos Prorrogação do prazo de vigência

Leia mais

ERRATA ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO - PROCESSO N.º 014/2015 - COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS- DIVULGAÇÃO ELETRÔNICA N.º 014/2015

ERRATA ERRATA EDITAL DE LICITAÇÃO - PROCESSO N.º 014/2015 - COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS- DIVULGAÇÃO ELETRÔNICA N.º 014/2015 INSTITUTO PALMAS DE DESENVOLVIMENTO E SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA Av. Val Paraíso, 698, Conjunto Palmeira Fortaleza-CE CEP 60870-440 bancopalmas@bancopalmas.org.br / 55 85 3459-4848 CNPJ 05705438/0001-99 ERRATA

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA Enfoque aplicado: resolução de casos práticos e apresentação de checklist de

Leia mais

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO LICITAÇÕES INTERNACIONAIS DOUTRINA, JURISPRUDÊNCIAS RECENTES, PECULIARIDADES E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

O EVENTO. CARGA HORÁRIA: 26 (vinte e seis) horas. PÚBLICO ALVO LOCAL DO EVENTO 09 A 12 DE NOVEMBRO FOZ DO IGUAÇU/PR

O EVENTO. CARGA HORÁRIA: 26 (vinte e seis) horas. PÚBLICO ALVO LOCAL DO EVENTO 09 A 12 DE NOVEMBRO FOZ DO IGUAÇU/PR O EVENTO O Encontro Brasileiro de Compras Públicas tem por finalidade debater os principais temas na área de contratações públicas de uma forma moderna e atualizada, utilizando metodologia diferenciada

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU Enfoque aplicado com resolução de

Leia mais

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E COM O RDC UM PARALELO ENTRE OS REGIMES

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E COM O RDC UM PARALELO ENTRE OS REGIMES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E COM O RDC UM PARALELO ENTRE OS REGIMES Do planejamento e julgamento da licitação até a fiscalização dos contratos 31 de março e 1º de abril

Leia mais

O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14

O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14 O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14 ABORDAGEM COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/15 DO PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO À GESTÃO DOS

Leia mais

ANEXO III. Página 1. Quantidade (total) a contratar (em função de medida)

ANEXO III. Página 1. Quantidade (total) a contratar (em função de medida) ANEXO III PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS N Processo Licitação n Dia / / às : horas Discriminação dos Serviços (referente à contratada) A Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano) B Município/UF

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO, PRESENCIAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

PREGÃO ELETRÔNICO, PRESENCIAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP CURSO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PARA PREGOEIROS NOVO PREGÃO ELETRÔNICO, PRESENCIAL E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP Carga Horária: 16 horas/atividade Brasília, 07 e 08 de outubro de 2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CURSO 100% ATUALIZADO CONFORME AS RECENTES LEGISLAÇÕES

CURSO 100% ATUALIZADO CONFORME AS RECENTES LEGISLAÇÕES OUTUBRO DE 2015 Curso Completo de Licitações e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia Dias 19, 20, 21 e 22 de OUTUBRO de 2015 Carga Horária: 24 horas/aula a maior carga horária do mercado! CURSO

Leia mais

VERITAE CURSO. Rio de Janeiro, RJ, Dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2011 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA APLICADA ÀS EMPRESAS

VERITAE CURSO. Rio de Janeiro, RJ, Dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2011 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA APLICADA ÀS EMPRESAS VERITAE Cursos/RJ/Outubro/2011 CURSO Rio de Janeiro, RJ, Dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2011 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA APLICADA ÀS EMPRESAS Inclui Módulo Específico: REP-Registro Eletrônico

Leia mais

A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF

A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Serviços advocatícios e consultoria / projetos e fiscalização de obras de engenharia / Treinamentos e cursos / Passagens aéreas / Manutenção

Leia mais

RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Como utilizar o RDC nas Contratações de Obras Públicas? Data: 04 e 05 de junho de 2014 Local: Porto Alegre/RS APRESENTAÇÃO A melhoria da qualidade na

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU Enfoque aplicado

Leia mais

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO EVENTO O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, criado e desenvolvido pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão com o objetivo de propiciar

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

RELATÓRIO DE JULGAMENTO

RELATÓRIO DE JULGAMENTO RELATÓRIO DE JULGAMENTO Pregão nº 012/2011 Trata-se o presente Relatório de Julgamento relativo à licitação na modalidade de Pregão Eletrônico, Tipo Menor Preço para a contratação de especializada para

Leia mais

Objetivo: Palestrante: Paulo Reis. Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

Objetivo: Palestrante: Paulo Reis. Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 MANAUS - AM 18 E 19 DE FEVEREIRO Objetivo: O Curso objetiva preparar os servidores da área de contratações da Administração Pública para a tarefa fundamental da elaboração do edital e do termo de referência,

Leia mais

A NOVA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA PORTARIA Nº 07/11

A NOVA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA PORTARIA Nº 07/11 03 a 05 de MAIO de 2011 FORTALEZA/CE A NOVA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA PORTARIA Nº 07/11 Passo a passo do memorial de cálculo Aspectos trabalhista, previdenciário

Leia mais

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E ANÁLISE DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E ANÁLISE DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E ANÁLISE DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Instrumentos de reequilíbrio, legislação e jurisprudência;

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS Do planejamento à fiscalização do contrato de acordo com

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA DISPONIBILIZAR MOTORISTA PROFISSIONAL EM ATENDIMENTO AO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO O INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL LTDA INAC é uma empresa estabelecida à Avenida Des. Hilton Souto Maior 6701,

Leia mais

TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA

TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA TÍTULO DO CURSO (PALESTRA, REUNIÃO, EVENTO...) ASPECTOS RELEVANTES NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA OBJETIVO Capacitar gestores e servidores públicos dos órgãos jurisdicionados quanto à interpretação e à aplicação

Leia mais

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES A importância de uma política de gestão por indicadores nas IES Monitorando e gerenciando ações a partir de indicadores 08 e 09 de outubro de 2014 Brasília/DF

Leia mais

RECURSOS HUMANOS MÓDULO PRÁTICA TRABALHISTA I

RECURSOS HUMANOS MÓDULO PRÁTICA TRABALHISTA I MÓDULO I ÍNDICE OBJETIVO METODOLOGIA BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA CURRICULUM RESUNIDO DO PROFESSOR CAPÍTULO 1 DIREITO DO TRABALHO Conceitos, Fontes e Convenções...4 Jornada de Trabalho...8 CAPÍTULO 2 REMUNERAÇÃO

Leia mais

Objetivos: Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

Objetivos: Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 VITÓRI A - ES 25 A 27 D E FEVEREIRO Objetivos: * Destacar os procedimentos gerenciais e operacionais que devem ser implementados para cumprir as recentes normativas sobre o assunto, em especial a IN 02/2008,

Leia mais

PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS

PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NOVO PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS Novidade Conjunto de 101 PRÁTICAS que devem ser observadas

Leia mais

Objetivo: Palestrante: Paulo Reis. Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

Objetivo: Palestrante: Paulo Reis. Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 MANAUS - AM 28 E 29 DE JANEIRO Objetivo: O Curso objetiva preparar os servidores da área de contratações da Administração Pública para a tarefa fundamental da elaboração do edital e do termo de referência,

Leia mais

Melhores práticas, análise de cláusulas

Melhores práticas, análise de cláusulas LICITAÇÕES E CONTRATOS TEMAS POLÊMICOS E OS ENTENDIMENTOS DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES Pesquisa de preços SRP Revisão, reajuste e repactuação Responsabilidade dos agentes Alterações do contrato Sanções

Leia mais

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços.

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. FRANCISCO JOSÉ COELHO BEZERRA Gestor de Registro de Preços Fortaleza 26 a 28/11/2014 SORAYA QUIXADÁ BEZERRA Gestora

Leia mais

VERITAE CURSO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO APLICADA ÀS EMPRESAS

VERITAE CURSO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO APLICADA ÀS EMPRESAS VERITAE Cursos/RJ/Maio/2013 CURSO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO APLICADA ÀS EMPRESAS Aperfeiçoando Controles Internos e Gestão de Recursos Humanos para Eliminação

Leia mais

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Campo Grande/MS PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Instrução Normativa Nº 02/2008-SLTI/MPOG e Atualizações Posteriores 26 a 28 Abril 24 Horas de Curso Palestrante: Walter Salomão Gouvêa

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS. Grupo A. Subtotal. Grupo B. Subtotal. Grupo C. Subtotal Grupo D. Total de Encargos Sociais

ENCARGOS SOCIAIS. Grupo A. Subtotal. Grupo B. Subtotal. Grupo C. Subtotal Grupo D. Total de Encargos Sociais ENCARGOS SOCIAIS 1 INSS 20,00% 2 SESI ou SESC 1,50% 3 SENAI ou SENAC 1,00% 4 INCRA 0,20% 5 Salário Educação 2,50% 6 FGTS 8,00% 7 Seguro Acidente do Trabalho/SAT/INSS 3,00% 8 SEBRAE 0,60% 9 SECONCI 1,00%

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA -

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - DETALHES DO CURSOS: LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - Apresentação: O curso surgiu da necessidade de implantação de procedimentos

Leia mais

Metodologia Composição dos Custos - Valores limites Vigilância e Limpeza Genivaldo dos Santos Costa Brasília, 30 de maio de 2012

Metodologia Composição dos Custos - Valores limites Vigilância e Limpeza Genivaldo dos Santos Costa Brasília, 30 de maio de 2012 Metodologia Composição dos Custos - Valores limites Vigilância e Limpeza Genivaldo dos Santos Costa Brasília, 30 de maio de 2012 DLSG/SLTI SUMÁRIO 1. Histórico 2. Objetivo 3.Acórdão nº 1.753/2008 4. Metodologia

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS APRESENTA: CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS INCLUINDO NOVA LEI 7.892/13 DATA: 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO LOCAL: BRASILIA

Leia mais

PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP

PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP PROCESSO PERMANENTE PARA CADASTRAMENTO DE INSTRUTORES PARA OS CURSOS PRESENCIAIS PROMOVIDOS PELO CENTRESAF/SP O Diretor do CENTRO REGIONAL DE TREINAMENTO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA EM SÃO PAULO,

Leia mais