Direito Tributário. Parte V O Crédito Tributário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Tributário. Parte V O Crédito Tributário"

Transcrição

1 Direito Tributário Parte V O Crédito Tributário

2 1. Crédito Tributário Generalidades

3 ... É o vínculo jurídico, de natureza obrigacional, por força do qual o Estado, sujeito ativo, pode exigir do particular, o contribuinte ou responsável, sujeito passivo, o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniária objeto da relação obrigacional. Hugo de Brito Machado

4 Crédito Tributário (Conceito) Seu nascimento ocorre com o lançamento tributário (art. 142 do CTN). Lançamento é o instrumento que confere a exigibilidade à obrigação tributária, quantificando-a (aferição do quantum debeatur) e qualificando-a (identificação do an debeatur). O crédito tributário é a obrigação tributária tornada líquida e certa por intermédio do lançamento. Para haver lançamento e, assim, crédito tributário, é necessário que exista fato gerador e,portanto, obrigação tributária. O crédito tributário não surge com o fato gerador. Ele é constituído com o lançamento (artigo 142 do CTN). (STJ, REsp /DF, 1ª T., Rel. Min. Garcia Vieira, j. 06/06/2000).

5 2. Lançamento Conceito e Generalidades

6 Lançamento (Conceito) Art. 142 do CTN: Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

7 Lançamento (Funções) a) Verificar a ocorrência do fato gerador: descobrir se há adequação do fato em análise com o paradigma legal Funções do Lançamento b) Determinar a matéria tributável: felimitar as fronteiras exatas da incidência tributária no caso concreto (é caso de isenção, p. ex.) c) Calcular o montante do tributo devido: determinação da base de cálculo e da alíquota aplicável d) Identificar o sujeito passivo: nome da pessoa física ou jurídica que deve arcar com o ônus tributário, como contribuinte ou responsável e) Propor, se caso o for, a aplicação da penalidade cabível: verifica se é o caso de impor penalidades (multas)

8 Lançamento (Modalidades) O CTN prevê três modalidades de lançamento, a depender do maior ou menor auxílio do contribuinte no ato de constituição do crédito tributário. Direto: art. 149, I, do CTN (também chamado de ofício ou ex officio ); Misto: art. 147 do CTN (também chamado por declaração ); Por homologação: art. 150 (também chamado autolançamento ).

9 Lançamento (Modalidades: Direto) Aquele em que o Fisco, por meio da autoridade administrativa, dispondo de dados suficientes em seus registros para efetuar a cobrança do tributo, realiza-o, dispensando o auxílio do contribuinte. Art. 149 do CTN. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine. Não há qualquer colaboração do sujeito passivo.

10 Lançamento (Modalidades: Direto) Todos os atos que integram o procedimento do lançamento serão realizados no âmbito da Administração, prescindindo-se de auxílio externo. Ex.: IPTU, IPVA, taxas, contribuições de melhoria, contribuições corporativas (conselhos profissionais), etc. No IPVA, p. ex., o Estado mantém cadastro com todos os dados necessários à cobrança do imposto: ano e marca do veículo, potência, combustível, proprietário, domicílio, etc.

11 Lançamento (Modalidades: Misto) É aquele realizado com base na declaração do sujeito passivo, que presta à autoridade lançadora as informações necessárias à sua confecção. Ação conjugada entre Fisco e contribuinte, cabendo a este a prestação de informações faltantes, e àquele, a feitura do lançamento propriamente dito. Art. 147 do CTN. O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação..

12 ... nem sempre a Administração disporá de dados bastantes para proceder ao lançamento, suprindo tal deficiência de informação com a declaração prestada pelo particular, em pleno cumprimento de uma obrigação acessória ou colateral [...]. o sujeito passivo informa ao Fisco matéria de fato na declaração prestada, e, com supedâneo nesta, a entidade tributante calcula o gravame e o notifica para pagar a exação tributária. Eduardo Sabbag

13 Lançamento (Modalidades: Misto) Modalidade em franco desuso e quase inexistente, nos dias atuais. Ex.: Podem ser o ITBI, II e IE. No caso do ITBI, é possível que determinado Município preveja que os contribuintes devem apresentar à autoridade tributária competente, em formulário próprio, informação sobre a venda do imóvel, indicando, inclusive, o valor do negócio. A partir destes dados, a autoridade irá apurar o valor devido, a título de ITBI, identificando o sujeito passivo e notificando-o a pagar o valor apurado.

14 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) O contribuinte auxilia ostensivamente o Fisco na atividade do lançamento, recolhendo o tributo antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura. A legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. A referida autoridade, após tomar conhecimento da atividade do contribuinte, pode (ou não) a homologar.

15 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) Art. 150 do CTN: O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.. Após o pagamento antecipado pelo contribuinte, o Fisco procede à conferência do valor recolhido, homologando, expressa ou tacitamente, o procedimento adotado.

16 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) É a modalidade mais observada no País. Ex.: ICMS, IPI, IR, ISS, etc. No caso do IR, o contribuinte informa os rendimentos e as fontes pagadoras (matéria de fato) e as enquadra como isentas, tributáveis ou sujeitas à tributação exclusiva (matéria de direito), bem como as despesas (matéria de fato) e as afere como dedutíveis ou não dedutíveis (matéria de direito). Isto poderá resultar em valor de pagamento para o contribuinte, que o recolherá até a data prevista. Após tal pagamento, a União verificará a exatidão das informações e as homologará.

17 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) Art. 150, 1º, do CTN. O pagamento antecipado pelo obrigado nos termos deste artigo extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento.. Caso o pagamento não seja homologado, a extinção do crédito é desfeita e o Fisco cobrará a diferença. Caso o pagamento seja homologado, o crédito continua a ser tido por extinto.

18 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) Art. 150, 4º, do CTN. Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação.. Após o pagamento antecipado pelo contribuinte, o Fisco possui o prazo de 5 anos para sua conferência e homologação. Caso ultrapassado os 5 anos sem manifestação do Fisco, haverá homologação tácita, extinguindo-se definitivamente o crédito tributário.

19 Lançamento (Modalidades: Por Homologação) Declaração Homologação a) Fisco faz o lançamento com base nas declarações e calcula o valor devido; b) Contribuinte não paga antes de ser notificado do lançamento. a) Contribuinte é obrigado a apurar o valor do tributo; b) Contribuinte antecipa o pagamento respectivo.

20 Lançamento (Revisão) Até a notificação do devedor, a revisibilidade do lançamento é absoluta. Após a notificação oficial do devedor (aviso de lançamento ou carnê de cobrança), o lançamento só pode ser revisto nas hipóteses previstas em lei. Art. 145 do CTN. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de: I - impugnação do sujeito passivo; II - recurso de ofício; III - iniciativa de ofício da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 149..

21 Lançamento (Revisão: Impugnação do Sujeito Passivo) A defesa ou reclamação apresentada na órbita administrativa, caso o sujeito passivo discorde parcial ou totalmente do lançamento anteriormente efetuado. Decorrência dos princípios do contraditório e ampla defesa, previstos no art. 5º, LV, da CRFB.

22 Lançamento (Revisão: Recurso de Ofício) Possibilidade de rejulgamento da decisão de primeira instância, na órbita administrativa, que tenha trazido situação favorável ao reclamante e contrário ao Fisco. Recurso automático sempre que a decisão de primeira instância exonerar o sujeito passivo do pagamento de tributo e encargos de multa ou deixar de aplicar pena de perda de mercadorias ou outros bens.

23 Lançamento (Revisão: Iniciativa de Ofício) Motivos que obrigam a Administração Tributária a corrigir os lançamentos eivados de erros ou omissões, sejam eles de quaisquer modalidades. Como a Administração Pública deve agir sempre em concordância com a lei, não pode deixar de agir para corrigir ato que fira a lei, devendo sanar os vícios e incorreções do lançamento, ainda que sem provação do interessado.

24 Lançamento (Revisão: Iniciativa de Ofício) Art. 149 do CTN. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine; V - quando se comprove omissão ou inexatidão, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exercício da atividade a que se refere o artigo seguinte; VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefício daquele, agiu com dolo, fraude ou simulação; VIII - quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior; IX - quando se comprove que, no lançamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omissão, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial..

25 Lançamento (Revisão: Iniciativa de Ofício) Art. 149 do CTN. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine; [lançamento de ofício] V - quando se comprove omissão ou inexatidão, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exercício da atividade a que se refere o artigo seguinte; [lançamento por homologação não pago ou recolhido a menor] VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefício daquele, agiu com dolo, fraude ou simulação; [devedor induz o Fisco ao erro] VIII - quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior; [erro de fato] IX - quando se comprove que, no lançamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omissão, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade especial. [falta funcional da autoridade responsável].

26 3. Crédito Tributário Constituição, Suspensão e Extinção

27 Crédito Tributário (Constituição) A maior parte da doutrina e jurisprudência entende que o crédito tributário é constituído quando o lançamento tornou-se definitivo, insusceptível de modificação pelos órgãos incumbidos de fazê-lo. Significa dizer, ao final do processo administrativo (ou judicial), com a intimação do sujeito passivo a respeito da decisão irrecorrível.

28 Crédito Tributário (Constituição) A constituição do crédito, então, depende do comportamento do sujeito passivo frente ao lançamento: Sujeito Passivo x Lançamento Não impugna e nem paga: constituição definitiva Quita o débito: extinção Impugna o lançamento e perde: constituição definitiva Impugna o lançamento e ganha: extinção

29 Crédito Tributário (Constituição) Lançamento Inadimplência Impugnação Quitação Suspensão da Exigibilidade Decisão Favorável ao Fisco Julgamento Decisão Desfavorável ao Fisco Constituição Definitiva Extinção do Crédito

30 Crédito Tributário (Suspensão) Após a constituição do crédito tributário pelo lançamento, torna-se exigível a obrigação, determinando que o sujeito passivo realize seu pagamento, sob pena do Fisco executar a dívida. No entanto, há situações em que se suspendem as medidas de cobrança intentáveis pelo Fisco. A autoridade fiscal não fica impedida de realizar o lançamento, impedindo-se apenas a cobrança do débito. A suspensão não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias (art. 151, parágrafo único, do CTN).

31 Crédito Tributário (Suspensão) Art. 151 do CTN. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança. V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial VI o parcelamento..

32 Crédito Tributário (Suspensão: Moratória) Moratória é a dilação do prazo de vencimento do tributo. Pode ser concedida em caráter geral ou individual. É concedida em situações que atingem a capacidade de pagamento de certos segmentos econômicos (quebra de safras agrícolas, crises cambiais, calamidades etc.), e impede que o sujeito ativo proceda à cobrança do crédito durante o prazo adicional concedido ao sujeito passivo.

33 Crédito Tributário (Suspensão: Moratória) A moratória somente pode ser prevista em lei (art. 97 do CTN). Art A lei que conceda moratória em caráter geral ou autorize sua concessão em caráter individual especificará, sem prejuízo de outros requisitos: I - o prazo de duração do favor; II - as condições da concessão do favor em caráter individual; III - sendo caso: a) os tributos a que se aplica; b) o número de prestações e seus vencimentos, dentro do prazo a que se refere o inciso I, podendo atribuir a fixação de uns e de outros à autoridade administrativa, para cada caso de concessão em caráter individual; c) as garantias que devem ser fornecidas pelo beneficiado no caso de concessão em caráter individual..

34 Crédito Tributário (Suspensão: Moratória) Se a lei não dispuser diferentemente, só os créditos definitivamente constituídos ou com lançamento iniciado por notificação regular, à data da lei ou do despacho concessor, são atingidos pela medida (art. 154 do CTN). A moratória não aproveita as situações de dolo, fraude ou simulação do sujeito passivo ou de terceiro em seu benefício (art. 154, parágrafo único, do CTN).

35 Crédito Tributário (Suspensão: Depósito)... ato voluntário do sujeito passivo da relação tributária que pretenda suspender a exigibilidade do crédito tributário e, por isso mesmo, não depende de autorização do juiz, nem de qualquer outra autoridade (Hugo de Brito Machado). Bastante comum na via judicial, não sendo tão rotineiro, no entanto, na via administrativa. Para suspender o crédito, deve ser integral e em dinheiro (Súmula 112 do STJ). Ao final do processo em que houve depósito: Se vencedor o fisco, converte-se o depósito em renda; Se vencedor o sujeito passivo, levanta-se o depósito.

36 Crédito Tributário (Suspensão: Reclamações e Recursos) Decorrência do direito à ampla defesa e ao contraditório. Uma vez efetuado o lançamento, cabe defesa contra a exigência do fisco que verse sobre qualquer elemento que se entenda impugnável. Todas as defesas e recursos estipulados em lei, que venham a ser tempestivamente protocolizados na repartição pública, como forma de oposição ao lançamento tributário, têm efeito suspensivo.

37 Crédito Tributário (Suspensão: Decisões Judiciais) Concessão de medida liminar em mandado de segurança e a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação. Decisões judiciais provisórias, que suspendem o crédito tributário até resolução final da ação. Não impedem o lançamento, apenas a cobrança do débito.

38 Crédito Tributário (Suspensão: Parcelamento) Procedimento suspensivo do crédito, caracterizado pelo comportamento comissivo do contribuinte, que se predispõe a carrear recursos para o Fisco, mas não de uma vez (Eduardo Sabbag). Forte semelhança entre ele e a moratória. O direito ao parcelamento só ocorre após ser concedido pela autoridade administrativa que a lei fixa como competente para apreciá-lo (STJ, MS DF, 1ª T., Rel. Min. José Delgado, j. 10/11/1997).

39 Crédito Tributário (Extinção) Diretas (Independem de lei) Indiretas (Dependem de lei) Processuais a) Pagamento b) Homologação do pagamento antecipado c) Decadência d) Prescrição a) Compensação b) Transação c) Remissão d) Dação em pagamento de bens imóveis a) Conversão de depósito em renda b) Consignação em pagamento c) Decisão administrativa irrecorrível d) Decisão judicial definitiva

40 Crédito Tributário (Extinção: Pagamento) Adimplemento de obrigação pecuniária, em moeda nacional ou valor que nela se possa exprimir. No caso de cometimento de infrações, o valor destas soma-se ao do tributo, não sendo possível que o pagamento deste seja substituído pelo daquelas (art. 157 do CTN). O pagamento de um crédito não presume nem o pagamento de parcelas que o antecedem nem o de outros créditos referentes ao mesmo ou a outros tributos (art. 158 do CTN).

41 Crédito Tributário (Extinção: Pagamento) O crédito tributário deve ser adimplido na repartição competente do domicílio do credor. O tempo do pagamento é livremente fixado pela legislação; caso esta seja omissa, o vencimento deve ser considerado trinta dias após a data da notificação do lançamento (art. 160 do CTN). A legislação pode permitir desconto para os adimplementos antecipados (art. 160, parágrafo único, do CTN). O pagamento em atraso importa em: (a) juros de mora (1% a.m., se a lei não dispuser de forma diversa); (b) penalidades (multa moratória); (c) medidas de garantia previstas em lei (art. 161 do CTN).

42 Crédito Tributário (Extinção: Homologação do Pagamento Antecipado) Casos de lançamento por homologação. Na sistemática do lançamento por homologação, o pagamento é feito antes do próprio lançamento (antecipado, portanto). Daí a extinção não se operar no momento do pagamento, mas no da homologação (expressa ou ficta, como já estudado).

43 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Com a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária, surge, para o fisco, o direito de constituir o crédito mediante lançamento. Tal direito, entretanto, não é eterno, estando sujeito ao decurso do tempo. A lei, então, impõe que tal direito seja constituído em um prazo extintivo, decadencial, sob pena de perda do próprio direito de crédito. O prazo decadencial é de cinco anos, mas seu termo inicial varia de acordo com as situações táticas descritas no próprio CTN:

44 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Regra Geral a) Do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado (art. 173, I, do CTN) Regras Especiais a) Da data da notificação de início da constituição do crédito tributário ou de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento (art. 173, parágrafo único, do CTN) b) Da data em que se tornar definitiva a decisão anulatória, por vício formal, do lançamento anteriormente efetuado (art. 173, II, do CTN) c) Da data do fato gerador, para os tributos sujeitos a homologação (art. 150, 4, do CTN).

45 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Regra geral: Primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. Ocorrido um fato gerador em qualquer período do ano de 2006, p.ex., o prazo decadencial inicia-se em 1º/01/2007 e vai até 31/12/2011. Regra Especial 1: Da data em que tenha sido iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento. Atos administrativos do fisco que informam ao sujeito passivo que uma ação fiscal foi iniciada, visando apurar a ocorrência de fatos geradores e efetivar os lançamentos dos créditos tributários porventura devidos. Ex.: Termos de início de ação fiscal, por meio dos quais os agentes do fisco requisitam documentos contábeis e fiscais para auditá-los.

46 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Regra Especial 1: Da data em que tenha sido iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento. É uma regra antecipatória do início do marco decadencial, baseada, logicamente, no conhecimento do fisco a respeito da ocorrência de fatos geradores. Ex.: fato gerador ocorrido em 10/02/2006. Termo de Início de Ação Fiscal recebido pelo contribuinte em 15/04/2006, decadência em 14/04/2011.

47 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Regra Especial 2: Da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado. O lançamento já foi efetuado, só que, por ter sido anulado por vício formal, abrese, novamente, mais um período de cinco anos para que o crédito seja constituído por meio de um lançamento substitutivo. Ex. de vícios formais: preterição do direito de defesa, incompetência da autoridade lançadora, etc.

48 Crédito Tributário (Extinção: Decadência) Regra Especial 3: Da data do fato gerador, para os tributos sujeitos a homologação. Regra especial à contagem do prazo decadencial geral, mais benéfica ao sujeito passivo, trazendo o início do prazo para a data do fato gerador da obrigação, tornando-o, portanto, mais curto que o da regra geral. Esse prazo especial somente é aplicado se houve pagamento antecipado e não tenha havido dolo, simulação ou fraude pelo devedor.

49 Crédito Tributário (Extinção: Prescrição) Caso se torne inadimplente, o sujeito passivo viola o direito de cobrança do fisco, causando-lhe uma lesão, possibilitando que a cobrança do crédito seja forçada, isto é, feita na via judicial. O início da inadimplência marca, também, o início do prazo prescricional que corre contra o fisco (art. 174 do CTN). Entre o fato gerador e o lançamento, o prazo é de decadência; após o lançamento, o prazo é de prescrição.

50 Crédito Tributário (Extinção: Prescrição) Prescrição Fato Gerador Lançamento Decadência

51 Crédito Tributário (Extinção: Prescrição) O prazo prescricional se inicia com a constituição definitiva do crédito tributário. Art. 174, parágrafo único, do CTN. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal II - pelo protesto judicial; III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; IV - por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor..

52 Crédito Tributário (Extinção: Prescrição) Caso ocorra qualquer uma das hipóteses previstas no art. 174, parágrafo único, do CTN, o prazo prescricional se reinicia. Ex.: crédito tributário constituído em 02/01/2006, a prescrição se daria em 1º/01/2011. Contudo, o devedor foi citado da execução fiscal deste crédito em 03/02/2009. Assim, se inicia um novo prazo prescricional de 5 anos, de forma que a prescrição somente ocorrerá em 02/02/2014.

53 Crédito Tributário (Extinção: Prescrição) Caso ocorra qualquer uma das hipóteses previstas no art. 174, parágrafo único, do CTN, o prazo prescricional se reinicia. Ex.: crédito tributário constituído em 02/01/2006, a prescrição se daria em 1º/01/2011. Contudo, o devedor foi citado da execução fiscal deste crédito em 03/02/2009. Assim, se inicia um novo prazo prescricional de 5 anos, de forma que a prescrição somente ocorrerá em 02/02/2014.

54 Crédito Tributário (Extinção: Compensação) Art. 170 do CTN. A lei pode, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda pública.. Situações em que o contribuinte deve para o Fisco, mas o Fisco também deve para o contribuinte. O direito à compensação não é autoaplicável, depende de lei autorizativa que defina os casos em que o instituto será aplicado. Não havendo permissivo legal, o tributo recolhido em excesso dever ser objeto de pedido de restituição (art. 165 do CTN).

55 Crédito Tributário (Extinção: Transação) Art. 171 do CTN. A lei pode facultar, nas condições que estabeleça, aos sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária celebrar transação que, mediante concessões mútuas, importe em determinação de litígio e consequente extinção de crédito tributário.. Acordo firmado entre o Fisco e o contribuinte. Deve ser conduzida nos estritos limites da lei autorizativa.

56 Crédito Tributário (Extinção: Remissão) É o perdão da dívida. Qualquer remissão relativa a impostos, taxas ou contribuições só poderá ser concedida por lei específica, que regule exclusivamente a matéria ou o correspondente tributo ou contribuição (art. 150, 6, da CRFB).

57 Crédito Tributário (Extinção: Remissão) A remissão pode ser autorizadas nas situações a seguir (art. 172 do CTN): Situação econômica do sujeito passivo; Ignorância/erro escusáveis quanto à matéria de fato; Diminuta importância do crédito tributário; Equidade relativa às características pessoais/materiais do caso; Condições peculiares das regiões do território da entidade tributante. A concessão da remissão pode ser anulada, caso se verifique que o remitido não satisfez ou deixou de satisfazer as condições, ou não cumpriu ou deixou de cumprir os requisitos para a concessão do favor.

58 Crédito Tributário (Extinção: Dação em Pagamento) Contribuinte dá bens imóveis ao Fisco, em vez de realizar o pagamento em moeda. É preciso lei do ente competente especificando a forma e as condições para a realização da dação em pagamento.

59 Crédito Tributário (Extinção: Conversão de Depósito) Depósito Fisco perde Fisco ganha Depósito é levantado pelo contribuinte Depósito é convertido em renda

60 Crédito Tributário (Extinção: Consignação em Pagamento) Um tipo de depósito efetuado por quem quer pagar o tributo, mas não consegue por culpa do Fisco. Art. 164 do CTN. A importância de crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos: I - de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória; II - de subordinação do recebimento ao cumprimento de exigências administrativas sem fundamento legal; III - de exigência, por mais de uma pessoa jurídica de direito público, de tributo idêntico sobre um mesmo fato gerador..

61 Crédito Tributário (Extinção: Consignação em Pagamento) Ex. dos incisos I e II: É cabível a ação consignatória para pagamento dos valores devidos a título de IPTU, independentemente do recolhimento das taxas de coleta e remoção de lixo e de combate a sinistros, constantes dos mesmos carnês de cobrança, desde que o contribuinte entenda indevida a cobrança das referidas taxas e pretenda discuti-las judicialmente. (STJ, REsp , DJ 28/02/2005) Ex. do inciso III: IPI vs. ISS (recauchutagem de pneus); ICMS vs. ISS (serviços de valor adicionado em telefonia, provedores de internet); IPTU vs. ITR (dissenso quanto à localização do imóvel, se na área rural ou urbana), etc.

62 Crédito Tributário (Extinção: Consignação em Pagamento) A ação se inicia pelo depósito da quantia referente ao crédito que se quer pagar. Portanto, a rigor, durante a ação, o crédito fica suspenso. A extinção só se dá quando, ao final, a ação consignatória é julgada procedente. A ação não serve para discutir se o tributo é ou não devido.

63 Crédito Tributário (Extinção: Decisão Administrativa) Assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória (art. 156, IX, do CTN). É aquela proferida em impugnação ou recurso, por órgãos singulares ou colegiados, favorável à pretensão do sujeito passivo, porquanto fulmina total ou parcialmente o crédito tributário. É definitiva, irreformável, e desconstitutiva do lançamento.

64 Crédito Tributário (Extinção: Decisão Judicial) É aquela proferida favoravelmente ao sujeito passivo pelos órgãos jurisdicionais, não mais sujeita a recurso e, por isso mesmo, imutável e indiscutível pelas partes. É definitiva, irreformável, e desconstitutiva do lançamento.

65 4. Repetição de Indébito Conceito e Generalidades

66 Repetição de Indébito Na linguagem jurídica, repetir significa a restituição, a devolução de algo. A repetição de indébito tributário é restituição do pagamento indevido feito pelo contribuinte ao Fisco, seja porque ultrapassam o montante devido, seja porque não dizem respeito a nenhuma relação tributária havida entre Estado (sujeito ativo) e contribuinte (sujeito passivo). O instituto deriva de princípio geral de direito que veda o enriquecimento sem causa. Aquele que tem direito à restituição pode optar, obviamente, por compensar o crédito com outros devidos ao fisco.

67 Repetição de Indébito O direito à restituição do indébito prescreve em cinco anos, a contar da data (art. 168 do CTN): Da extinção do crédito tributário (incisos I e II do art. 165); Em que se tornar definitiva a decisão administrativa ou passar em julgado a decisão judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a decisão condenatória (inciso III do art. 165).

68 Obrigado! proffelipevianna.wordpress.com

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

Obrigatoriedade. Autonomia do Crédito Tributário. Origem:

Obrigatoriedade. Autonomia do Crédito Tributário. Origem: Direito Tributário Crédito tributário:conceito e constituição. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. Hipóteses de alteração do lançamento. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tema: Obrigação Tributária Profª Ana Paula Rodrigues paula_frodrigues@hotmail.com Professora Ana Paula Rodrigues professoraanapaularodrigues

Leia mais

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 23 31/05/17 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Instituições de Direito Profª Doutora Ideli Raimundo Di Tizio p 20 SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário lançado ou em processo de lançamento pode ter a sua exigibilidade suspensa regularmente,

Leia mais

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional:

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional: Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Hipóteses de Extinção 1)Pagamento 2)Compensação 3)Transação 4)Remissão 5)Prescrição

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Lançamento e Extinção do Crédito Tributário Analista Judiciário TRF Período: 2007-2016 1) FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Execução de Mandados/2007 O lançamento tributário

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito Conceito CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário corresponde ao direito do Estado de exigir o tributo, ou melhor, de exigir o objeto da obrigação tributária principal do sujeito. Contribuição do crédito

Leia mais

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Suspensão do Crédito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Suspensão do Crédito Tributário Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: LANÇAMENTO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CO N TEXTUA LIZA ÇÃ O DO UTO R, PA PA I TIN HA A LG UM A S CA SA S EM SEU N O M E. NUN CA PAG O U IPTU E AG O RA ELE M O RREU.

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Prof. Gustavo Gonçalves Vettori + 1. Crédito tributário e lançamento 1 OT vs. CT Art. 139, CTN: O crédito tributário decorre

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

Direito Tributário. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Extinção do Crédito Tributário Pagamento, Compensação, Transação, Remissão, Prescrição e Decadência / Conversão do Depósito em Renda / Pagamento Antecipado e Homologação / Consignação

Leia mais

Das Espécies de Lançamento Tributário São três as espécies de lançamento tributário: de ofício, por declaração e por homologação.

Das Espécies de Lançamento Tributário São três as espécies de lançamento tributário: de ofício, por declaração e por homologação. CRÉDITO TRIBUTÁRIO Das Espécies de Lançamento Tributário São três as espécies de lançamento tributário: de ofício, por declaração e por homologação. a) Lançamento de Ofício: Art. 149. O lançamento é efetuado

Leia mais

Relação jurídica tributária

Relação jurídica tributária Relação jurídica tributária Planejamento Tributário Empresarial Crédito tributário: Lançamento tributário (ofício ou direto; declaração ou misto e por homologação); Presunção da dívida ativa; Suspensão

Leia mais

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada Decadência Pré-aula 07 Professor Ramiru Louzada Hipótese de Incidência Fato Gerador Obrigação Tributária Lançamento Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 4 HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 4 HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA Roteiro de aula 1. Quando se considera ocorrido o fato gerador sujeito à condição suspensiva? 2. O que é o lançamento? 1. Qual a sua natureza? 2. É possível o surgimento do crédito tributário sem o lançamento

Leia mais

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO A suspensão da exigibilidade do crédito tributário tem como característica ser transitória ou temporária. É a dilatação ou prorrogação do prazo de pagamento. É importante

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Um contribuinte do Município, inconformado com a imposição de um auto de infração do ISS, decide discutir em juízo a incidência ou não do tributo, ingressa

Leia mais

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO

TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO TÓPICO 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO A definição jurídica de crédito tributário se encontra transcrita nos artigos 140, 141 e 113, CTN, que nos informa que: crédito tributário é o vínculo jurídico, oriundo do lançamento

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Modalidades de Lançamento Parte I Prof. Marcello Leal Modalidades de lançamento Lançamento Direto ou de ofício (originária ou supletiva) Lançamento por declaração Lançamento por homologação

Leia mais

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL

ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL ARRECADAÇÃO E GESTÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL Armando Moutinho Perin Recife, 9 e 10 de dezembro de 2015 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Código Tributário Nacional, CTN, arts. 6º e 7º: - criação de tributos (indelegável);

Leia mais

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann Causas de Extinção do CréditoTributário Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do depósito

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Tributário. Crédito Tributário Promotor de Justiça CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Crédito Tributário Promotor de Justiça 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE RR (2012) Após apurar o ICMS devido em razão das notas fiscais de entrada e saída de mercadoria,

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

PALESTRANTE: Ant n o t n o i n o o Car a l r os o Gui u do d n o i n Filho h

PALESTRANTE: Ant n o t n o i n o o Car a l r os o Gui u do d n o i n Filho h PALESTRANTE: Antonio Carlos Guidoni Filho TEMA: A redução do valor de crédito-indébito a restituir em processo de compensação, pela cobrança de crédito tributário sem lançamento, viola os artigos 142 e

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 14 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO - É somente

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS. 1) (FCC PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal)

DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS. 1) (FCC PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal) ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 6 CRÉDITO TRIBUTÁRIO QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2012 - PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal) Uma vez notificado o sujeito passivo

Leia mais

Especialização em Direito Tributário Aula 2

Especialização em Direito Tributário Aula 2 Curso: Graduação em Contabilidade Disciplina: Legislação Empresarial Prof.: Ana Cláudia Akie Utumi Especialização em Direito Tributário Aula 2 Ana Cláudia Akie Utumi autumi@tozzinifreire.com.br Raquel

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II. SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 155, CTN HIPÓTESES DE SUSPENSÃO, EXTINÇÃO E EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ART. 151 a 182, CTN. notifica do HIPÓTESES DE SUSPENSÃO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO

DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO FACULDADE CEARENSE CURSO: DIREITO DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR FLÁVIO 1 ASSUNTOS AULA 8 Extinção do Crédito Tributário Exclusão do Crédito Tributário 2 MODALIDADES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO 156 CTN PAGAMENTO

Leia mais

Aula 13. Extinção do Crédito Tributário

Aula 13. Extinção do Crédito Tributário Aula 13 Extinção do Crédito Tributário 1 + Considerações Gerais Extinção da obrigação e do crédito O.T. persiste até ser extinta O.T. e C.T. são um único fenômeno Logo, a extinção do C.T. Implica extinção

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

PORTARIA Nº 489/2016

PORTARIA Nº 489/2016 PORTARIA Nº 489/2016 O CONSELHO REGIONAL DE REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO CORE-SP, no uso da sua competência Regimental de que trata a alínea h, do art. 17, do Regimento Interno, por

Leia mais

Aula Crédito Tributário

Aula Crédito Tributário Aula Crédito Tributário 1) Determinado contribuinte tomou conhecimento de uma Ação de Execução Fiscal proposta em seu desfavor, mas ainda não foi citado no feito. A propositura da ação se deu em 06/01/2015.

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

Direito Tributário I. Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Tributário I. Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. Prof. Dr. Érico Hack Direito Tributário I Aula 14 Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário Prof. Dr. Érico Hack Momentos do Crédito Tributário Fato gerador = obrigação tributária Lançamento = formaliza a obrigação

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 11 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 1. A organização do Estado... 15 1.1. As necessidades coletivas... 15 1.2. A atividade financeira do Estado... 16 1.2.1. Atividades financeira e econômica

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 18. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 18 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019. Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Resumos de leitura obrigatória AULA 22-06/05/2019 Teses Tributárias - ICMS NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O ICMS-ST é o regime pelo qual a responsabilidade pelo recolhimento do imposto devido é transferida

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Unidade 7

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Unidade 7 CRÉDITO TRIBUTÁRIO Unidade 7 Crédito Tributário Conceito Art. 139 do CTN: O crédito tributário decorre da obrigação principal etem amesma natureza desta. Hipótese de Incidência (abstrato) Fato Gerador

Leia mais

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada.

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada. Página1 Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 01 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Caroline Gama Aula 1 Introdução Contato do professor (e-mail) 1 :

Leia mais

Extinção do Crédito Tributário. Prof. Felipe Pelegrini Direito Tributário

Extinção do Crédito Tributário. Prof. Felipe Pelegrini Direito Tributário Extinção do Crédito Tributário Prof. Felipe Pelegrini Direito Tributário www.mmab.com.br @pelegrinifelipe @pelegrinifelipe www.mmab.com.br Art. 139, CTN: O crédito tributário decorre da obrigação principal

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário Mutabilidade do Lançamento. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário Mutabilidade do Lançamento. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Mutabilidade do Lançamento Prof. Marcello Leal Hipóteses de modificação do lançamento tributário CTN, Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO Analista Tribunal Regional Federal

DIREITO TRIBUTÁRIO Analista Tribunal Regional Federal CRÉDITO TRIBUTÁRIO 1.1 Obrigação Tributária e Crédito Tributário A obrigação tributária surge com ocorrência do fato gerador, no entanto, ainda não há cálculo do montante do tributo devido, nem identificação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 24 05/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Tanto a prescrição quanto a decadência, visa interromper

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5 Roteiro de Aula 1. Quem paga indevidamente um tributo possui direito a devolução com juros? 2. Qual o prazo para ajuizamento da ação de repetição do indébito? 3. Qual o prazo para ação anulatória da decisão

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...5 Fundamento legal... 5 2. PAGAMENTO...9 3. IMPUTAÇÃO EM PAGAMENTO E REPETIÇÃO DO INDÉBITO... 13 Imputação em pagamento... 13 Repetição

Leia mais

UNIDADE VI. Crédito Tributário. 1. Constituição. 2. Suspensão. 3. Extinção. 4. Exclusão. 5. Garantias e Privilégios. 1. Conceito

UNIDADE VI. Crédito Tributário. 1. Constituição. 2. Suspensão. 3. Extinção. 4. Exclusão. 5. Garantias e Privilégios. 1. Conceito UNIDADE VI Crédito Tributário 1. Constituição. 2. Suspensão. 3. Extinção. 4. Exclusão. 5. Garantias e Privilégios. 1. Conceito Como estudado na Unidade IV, obrigação tributária é vínculo de natureza jurídicotributária

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO ANULATÓRIA L C.T. D.A C.D.A E.F Ação Anulatória Art. 38 A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00094910 (2012) Sumário Prefácio, xiii 1 Principais Princípios Constitucionais Tributários Aplicáveis ao IPTU, 1 1.1 Princípio da discriminação de impostos, 1 1.2 Princípio da imunidade

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO II: SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DOUTOR, COMO EVITAR A TRIBUTAÇÃO DE NOSSA IGREJA? 1 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A formalização do crédito

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 Capítulo I Direito Tributário... 13 1. Definição... 13 2. Relação com outros ramos do direito... 13 3. Fontes do direito tributário... 14 4. Legislação tributária... 20 Capítulo

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

um dos temas mais e :

um dos temas mais e : um dos temas mais e : decorre do! e tem marcantes! Muitas incertezas! Confusões! decadência e prescrição - tratadas como se sinônimas fossem. foi nítida a evolução e modernização: - da ; - dos de fiscalização

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO ESTADO DA BAHIA Lei n o. 1154 de 22 de maio 2009. Concede Anistia, Remissão e Redução nos pagamentos de Débitos Fiscais nos prazos e condições que menciona. O PREFEITO MUNICIPAL DE PAULO AFONSO aprovou e ou sanciono a

Leia mais

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Ano UFIR-RJ* 2006 67.495.595,72 2007 50.486.636,57 2008 65.476.580,85 2009 231.174.347,46 2010 421.467.819,04 2011 144.707.862,62 2012 357.340.649,83 2013 367.528.368,78

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO

AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO JOSÉ AUGUSTO DELGADO* Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte 1. É um assunto que será tratado, unicamente, através das suas linhas mestras, tendo

Leia mais

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo legal para efetivá-lo.

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Lançamento O art. 53 da Lei 4.320/1964 define o lançamento da receita como o ato da repartição competente, que verifica a procedência

Leia mais

Crédito e lançamento tributário

Crédito e lançamento tributário Crédito e lançamento tributário Levar o entendimento ao aluno sobre o que é, como se processa o crédito e as formas do lançamento do crédito tributário. Vamos lá, pessoal, na aula passada vimos a integração

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Ementa Crédito Tributário e suas formas de lançamento constituição definitiva do crédito tributário, lançamento de ofício, declaração e homologação.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Prof. Cláudio Alves Lançamento O art. 53 da Lei 4.320/1964 define o lançamento da receita como o ato da repartição competente, que verifica a procedência

Leia mais

Causas de Extinção do Crédito Tributário

Causas de Extinção do Crédito Tributário Causas de Extinção do Crédito RUBENS KINDLMANN Tributário Modalidades de Extinção do Crédito Tributário - Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do depósito

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO AÇÃO CONSIGNAÇÃO QUAL O OBJETIVO DA CONSIGNAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO: SUSPENDER OU EXTINGUIR O CRÉDITO? Extinguem o crédito tributário: Art. 156 VIII - a consignação

Leia mais

Aula Crédito tributário: conceito e constituição. 7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento.

Aula Crédito tributário: conceito e constituição. 7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. Aula 4 6. Crédito tributário: conceito e constituição. 7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. 1. (AFAM.UFRJ.2005.62) O Código Tributário Nacional numa interpretação autêntica ou legal estabelece

Leia mais

EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO. 1. O artigo 156 do CTN enumera as hipóteses em que ocorrem a extinção do crédito tributário.

EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO. 1. O artigo 156 do CTN enumera as hipóteses em que ocorrem a extinção do crédito tributário. EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO: 1. O artigo 156 do CTN enumera as hipóteses em que ocorrem a extinção do crédito tributário. Art. 156. Extinguem o crédito tributário: I - o pagamento; II - a

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação de Repetição de Indébito Parte 2. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação de Repetição de Indébito Parte 2. Prof. Ms. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Prof. Ms. Gabriel Quintanilha Legitimidade do Consumidor Final Lei nº 8.987/95, art. 9º. A tarifa do serviço público concedido será fixada

Leia mais

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas:

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas: 9. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO 9.1. Introdução Material de apoio - Direito Financeiro Já vimos que se o contribuinte realizar uma conduta correspondente ao fato gerador de um tributo,

Leia mais