DO ACESSO À PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO CAMINHO PERCORRIDO POR ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DO ACESSO À PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO CAMINHO PERCORRIDO POR ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"

Transcrição

1 DO ACESSO À PERMANÊNCIA: UMA ANÁLISE DO CAMINHO PERCORRIDO POR ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

2 OBJETIVOS DA PESQUISA: O objetivo geral da pesquisa é investigar se as políticas de acesso e permanência na UFF têm caminhado de forma integrada, no sentido de um real processo de democratização da educação superior. Os objetivos específicos são: - Analisar, no âmbito da Universidade Federal Fluminense (UFF), se e como as políticas de ação afirmativa têm sido complementadas por políticas de permanência. - Investigar o desdobramento dessas políticas em um curso de maior prestígio social, Engenharia Mecânica, e em um de menor prestígio social, Pedagogia. O curso de Engenharia Mecânica é oferecido em Niterói e em Volta Redonda e o curso de Pedagogia é oferecido em Niterói e Angra dos Reis. Nesse sentido, a análise do desdobramento dessas políticas também se dará a nível de seus campus. - Compreender de que forma as políticas de permanência contribuem objetiva e subjetivamente para a formação acadêmica do aluno em diferentes momentos de sua trajetória universitária, através da análise da assistência estudantil da universidade.

3 CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: O nossocampoexploratórioéauff, que possui como política de AA, desde 2008, uma bonificação que deve ser atribuída na nota final dos candidatos que concluíram todo o ensino médio na rede pública estadual ou municipal, excluindo os colégios federais, militares e de aplicação. Além disso, será considerada nesse trabalho como a principal política de permanência da UFF a oferta de bolsas de assistência estudantil.

4 METODOLOGIA: Nossa abordagem privilegiará o equilíbrio entre a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa. A pesquisa utilizará dados de fonte primária e secundária. Para recuperar o contexto e a dimensão nacional e institucional da problemática, realizará análises bibliográfica e documental, especialmente nos sites e setores específicos da universidade, do MEC/INEP e do IBGE. Os dados quantitativos referem-se ao período de 2008 a O aprofundamento qualitativo do tema se dará por meio de pesquisa de campo através de entrevistas com alunos dos dois cursos selecionados. Esses alunos atendem aos seguintes requisitos: são bonificados e bolsistas ou não bonificados e bolsistas ou bonificados e não bolsistas.

5 REFERENCIAL TEÓRICO PIERRE BOURDIEU O maior referencial teórico para esse estudo são as obras de Pierre Bourdieu, na medida em que trazem conceitos que possibilitam a análise da realidade social em suas relações com a realidade educacional. Mais do que isso, pretende compreender, tal qual a teoria bourdieusiana desvela, os mecanismos e práticas sociais que concorrem para a produção e reprodução da seletividade social no campo da educação superior.

6 ENTRELAÇAMENTO TEÓRICO: A análise das políticas de AA que tem como objetivo modificar o perfil dos alunos ingressantes nas universidades, fazendo com que um número maior de jovens historicamente marginalizados tenha acesso à educação superior se baseará em estudos e pesquisas de GOMES (2001), SOUZA e PORTES (2011) PAIVA (2010), COELHO e WILLEMAN (2011), HERINGER e PAULA (2009), entre outros. O crescente aumento das camadas populares da educação superior, mais especificamente nas universidades públicas, reforça a necessidade de formulação e implementação de mecanismos que garantam sua permanência, uma vez que a falta de condições materiais e imateriais dos estudantes também justifica os altos índices de evasão e retenção na universidade (VARGAS, 2012, p. 103). Dessa maneira, autores como ZAGO (2012), EZCURRA (2011), ROCHA (2007), NASCIMENTO (2012), VARGAS (2012), entre outros, nos darão suporte para as reflexões sobre a questão do acesso e da permanência. O processo de escolha das carreiras carrega grandes expectativas, valores e crenças dos estudantes e das próprias famílias. Diante disso, nos basearemos nas contribuições de VARGAS (2010), COELHO (1999) e NOGUEIRA (2004), SCHWARTZMAN (1990) e SETTON (2002) com o objetivo de compreender a hierarquia das carreiras e como os estudantes estipulam suas chances de sucesso e insucesso em determinadas carreiras.

7 A DISSERTAÇÃO SE ESTRUTURARÁ EM QUATRO CAPÍTULOS: Capítulo 1: A educação superior brasileira: traços de uma história Durante toda a história de desenvolvimento da educação superior, encontramos traços de elitismo que permearam e até mesmo se fortaleceram durante todos esses anos. Diante de um movimento expansionista da educação superior, iniciado no governo de Fernando Henrique Cardoso e intensificado com uma perspectiva mais democratizante durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva, um número cada vez maior de jovens tem tido acesso ao nível superior e mais ainda, o perfil desses jovens tem se modificado.

8 Capítulo 2: Acesso e permanência na universidade pública: velhas demandas e novas ações Sousa e Portes (2011) revelam que de 59 universidades federais pesquisadas, 64% adotavam políticas/ações afirmativas em Dentre estas, apenas 26% citam na documentação analisada a questão da permanência/assistência. Das universidades que mencionam a questão da permanência, apenas quatro (UnB, UFSC, UFG e UFJF) apresentam programas efetivos de inclusão dos estudantes que entraram na instituição via ações/políticas de assistência/permanência.

9 Relatório produzido pelo (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários) FONAPRACE em 2011 sobre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes nas universidades federais mostra que 44% dos estudantes pertencem às classes C, D e E, e compõem a demanda potencial da assistência ao estudante, tal como alimentação, moradia, bolsa de trabalho, atendimento médico-odontológico e psicológico. (RELATÓRIO FONAPRACE, 2011, p.20) Se até hoje a preocupação central associada à democratização da educação superior foi a possibilidade de incluir aqueles que por diversos motivos ainda estão fora das universidades públicas, os olhares devem se voltar para a criação de programas de assistência estudantil aos estudantes que se utilizam das promoções de ingresso e conseguem chegar a esse nível de ensino (SOUZA e PORTES, 2011, p.527), de maneira que sua permanência seja garantida e, assim, se possa falar em democratização das universidades públicas (idem, ibidem).

10 Capítulo 3: O acesso e a permanência na Universidade Federal Fluminense: um olhar sobre os cursos de Pedagogia e Engenharia Metalúrgica Investiga-se a relação entre acesso e permanência nos cursos de Pedagogia (Niterói), Pedagogia (Angra dos Reis), Engenharia Mecânica (Niterói) e Engenharia mecânica (Volta Redonda), ressaltando os aspectos relacionados à diferenciação das carreiras, interiorização, perfil geral dos alunos ingressantes e concluintes, quantidade e o perfil dos alunos bonificados e não bonificados e, por fim, a quantidade de alunos contemplados com algum tipo de bolsa oferecido pela universidade.

11 Através dos dados obtidos pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no questionário socioeconômico é possível fazer análise do perfil socioeconômico dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia e Engenharia Mecânica oferecidos na sede e no interior, segundo a COR, ESCOLARIDADE DO PAI, RENDA FAMILIAR E ESCOLA QUE ESTUDOU DURANTE O ENSINO MÉDIO.

12 TABELA 14- Percentual dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, segundo a escolaridade dos pais, nosanosde 2005, 2008 e CURSO/ANO/ESCOLARIDADE DO PAI Nenhuma Ens. Fund. 1 ao 5 ano Ens. Fund. 6 ao 9 ano Ensino Médio Ensino Superior Pós- Graduação* Ingressantes ,1 33,3 17,2 27,6 19,5 ** ,5 22,5 15,0 37,5 17,5 ** 2011 * * * * * * Concluintes ,0 28,0 10,0 31,0 21,0 ** ,4 26,2 11,9 31,0 28,6 ** ,2 41,2 14,4 19,0 18,3 2,0 FONTE: ENADE, RELATÓRIO DE CURSO, 2005, 2008 E * Em 2011 não teve dados de ingressante **Em 2005 e 2008, não havia essa categoria.

13 Com isso, percebeu-se que em alguns casos o maior percentual de alunos ingressantes pode até corresponder à camada popular, porém aqueles alunos que concluem o curso de nível superior apresentam, comparativamente, um perfil mais elitizado. De certa forma, os dados oriundos do ENADE nas quatro variáveis estudadas mostram que na Engenharia Mecânica o perfil de aluno é mais elitizado do que na Pedagogia, mesmo quando comparamos esses cursos no interior. Além disso, é possível perceber que o fator interior também influencia no perfil do aluno, pois a maioria dos dados revela que o perfil do aluno de Niterói é mais elevado do que o do interior, principalmente no curso de Engenharia Mecânica. Nesse sentido, para melhor caracterizar a situação do acesso à UFF nos cursos estudados é importante analisar, primeiramente, o percentual de alunos bonificados e não bonificados nos anos de 2008 a 2011, segundo o Questionário do ENADE.

14 Tabela- Percentual de alunos concluintes por meio de políticas de ação afirmativa no ano de 2011 nos cursos de Pedagogia (Niterói), Pedagogia (Angra dos Reis), Engenharia Mecânica(Niterói) e Engenharia Mecânica (Volta Redonda). Ação afirmativa/ Curso Pedagogia (Niterói) Pedagogia (Angra dos Reis) Engenharia Mecânica (Niterói) Engenharia Mecânica (Volta Redonda) Não entrou por AA 91,6 100,0 100,0 100,0 Critério étnicoracial 0 (negros, pardos e indígenas) Critério de 0 1, renda Por ter estudado em escola pública 3, ou particular com bolsa de estudos Por sistema que combina dois ou mais critérios anteriores Por sistemas diferentes dos anteriores 1,

15 A seguir, examinamos, comparativamente, os perfis desses alunos bonificados e não bonificados na UFF nos cursos selecionados para a pesquisa nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 para estabelecer, posteriormente, uma relação entre o perfil desses estudantes e a quantidade de alunos contemplados com o mecanismo de permanência trabalhado nessa pesquisa. Além disso, essa análise possibilita conhecer melhor quem são esses estudantes para entender suas demandas e necessidades. ( DADOS FORNECIDOS PELA COSEAC)

16 Pedagogia Niterói Tabela - Alunos do curso de Pedagogia (Niterói) bonificados e não bonificados segundo a cor, nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 (%). SITUAÇÃO BÔNUS/ANO/COR BRANCO PRETO PARDO AMARELO INDÍGENA 2008 BÔNUS 28,6 22,2 49, NÃO BÕNUS 48,6 14,3 30,0 5,7 1, BÔNUS 44,4 22,2 28,9 4, NÃO BÔNUS 46,0 14,9 32,2 5,7 1, BÔNUS 40,4 21,3 34,0 2,1 2, NÃO BÔNUS 48,4 12,6 36,8 2, BÔNUS 13,6 27,3 59, NÃO BÔNUS 37,2 21,3 37,2 3,2 1,1

17 De acordo com os maiores percentuais de alunos bonificados e não bonificados temos o seguinte panorama do perfil desses alunos: Pedagogia Niterói BONIFICADOS NÃO BONIFICADOS ANO Cor Escolaridad e dos pais 2008 Pardos En. Fund Incompleto 2009 Brancos En. Fund Incompleto 2010 Brancos Ens. Médio 2011 Pardos En. Fund Incompleto/ Ens. Médio Renda Cor Escolaridad e dos pais Acima de 1 a 3 Brancos Ens. Médio salários mínimos Acima de 1 a 3 Brancos Ens. Médio salários mínimos Acima de 1 a 3 Brancos Ens. Médio salários mínimos Acima de 1 a 3 Brancos/ Ens. Médio salários Pardos mínimos Renda Acima de 1 a 3 salários mínimos Acima de 3 a 10 salários mínimos Acima de 1 a 3 salários mínimos Acima de 1 a 3 salários mínimos

18 A partir dos quadros comparativos, é possível perceber que há uma diferença entre os perfis de alunos bonificados e alunos não bonificados. Porém, no curso de Pedagogia essa diferença é mais leve, pois os alunos desse curso, de maneira geral, já são oriundos das camadas mais baixas da população Para se compreender a questão da permanência nesses cursos, busca-se investigar, a partir dos dados disponibilizados pelo ENADE, o percentual de alunos que recebe ou recebeu algum tipo de bolsa ou auxílio noano de2011.

19 Tabela- Percentual de alunos concluintes que recebe ou recebeu alguma bolsa ou auxílio (exceto para cobrir mensalidades) em 2011 nos cursos de Pedagogia (Niterói), Pedagogia (Angra dos Reis), Engenharia Mecânica (Niterói), Engenharia Mecânica (Volta Redonda). Bolsa/ Curso Bolsa Permanência do ProUni Bolsa da própria Instituição Outro tipo de bolsa oferecido por órgão governamenta l Outro tipo de bolsa oferecido por órgão não governamenta l Não recebe bolsa Pedagogia (Niterói) Pedagogia (Angra dos Reis) Engenharia Mecânica (Niterói) Engenharia Mecânica (Volta Redonda) ,4 0 9,9 0 12, ,6 0 6,2 0 59, ,4 50

20 Os dados ainda estão sendo analisados, mas provisoriamente podemos identificar que a UFF tem criado mecanismos de permanência, porém a distribuição deles é desigual entre os cursos. Nesse caso, os dados analisados apontam para algumas possíveis questões : 1)Não são apenas os alunos que entraram por ação afirmativa que necessitam e buscam uma bolsa da instituição, mas que outros alunos também precisam do apoio e suporte da universidade no tocante a assistência estudantil. 2)Os dados demonstram que o perfil do aluno de Pedagogia é mais baixo do que o de Engenharia Mecânica. 3) O que justifica o fato da demanda por bolsas no curso de Pedagogia em Angra dos Reis ser menor no interior? Será que essa demanda e o investimento em assistência estudantil é menor no interior? Será que a divulgação e circulação de informação é menor no interior?

21 4) O perfil socioeconômico do aluno bonificado é menor do que do aluno não bonificado. 5)Apesar de haver uma diferença entre o perfil socioeconômico do aluno bonificado e do aluno não bonificado, no curso de Pedagogia essa diferença não é tão acentuada, pois os estudantes que escolhem esse curso são, em sua maioria, oriundos das camadas populares. 6) Entram mais alunos via AA no curso de Pedagogia do que no curso de Engenharia Mecânica. 7) O percentual de alunos que recebe algum tipo de bolsa da instituição no curso de Pedagogia é maior do que no curso de Engenharia Mecânica.

22 8) Nota-se que o número de bolsas de assistência estudantil tem aumentado a cada ano, porém a distribuição delas é desigual entre os cursos. 9)A diferenciação de carreiras é um fator que contribui para essa má distribuição, pois a demanda maior por programas e bolsas de assistência estudantil se encontra em cursos de menor prestígio social, como a Pedagogia. 10)Os alunos que concluem os cursos são aqueles que possuem um perfil socioeconômico mais elevado. 11)O perfil do aluno de Engenharia Mecânica de Niterói possui um perfil socioeconômico mais elevado do que o do interior.

23 Capítulo 4: Os (in)visíveis da Universidade Federal Fluminense As entrevistas ainda estão sendo realizadas, mas uma análise provisória aponta, entre outras questões: 1. Os alunos entrevistados até agora nos dois cursos se encontram numa faixaderendafamiliarde1a3saláriosmínimose3a5saláriosmínimos. 1) No curso de Pedagogia, o maior índice é de pais com Ensino Fundamental Incompleto e no curso de Engenharia Mecânica o maior índice é de pais com Ensino Médio. 2) Os alunos bonificados no curso de Engenharia Mecânica (Niterói) têm apenas dificuldades acadêmicas e financeiras, enquanto alunos do curso de Pedagogia(Niterói e Interior) sofrem também preconceitos; 3) A escolha pelo curso de Pedagogia, em alguns casos, se deu como uma segunda opção e pela possibilidade de fazer um curso de nível superior, enquanto a escolha por Engenharia Mecânica foi uma escolha vocacional; 4) A existência de bolsas de assistência estudantil é fundamental para a permanência dos alunos bonificados em ambos os cursos. 5) Em todas as entrevistas realizadas até agora os alunos acham que a UFF não tem um bom programa de divulgação de bolsas e a grande maioria reclama da burocracia durante os processos seletivos. 6) A dificuldade em encontrar alunos sem AA e com bolsa na Engenharia Mecânica sinaliza para a possibilidade de que apenas os alunos que entram via AA procuram/ concorrem as bolsas de assistência estudantil.

24 Aluna Pedagogia Niterói Tem um funcionário aqui da UFF que todo dia pega o mesmo ônibus comigo desde o inicio da faculdade. Ele me vê no campus, ele nunca me viu com um uniforme da limpeza, da cozinha ou da segurança ou com uma vassoura na mão. Ele me veio perguntar outro dia qual era o bloco que eu trabalhava. De onde ele tirou isso? Eu venho com a camisa escrito UFF/ Pedagogia e ele me faz esse tipo de pergunta. As pessoas veem tudo na minha mão; um pano, uma panela, uma vassoura, tudo invisível. Isso me incomoda não pelo fato de poder trabalhar aqui, mas eu me sinto mal de eles acharem que eu não posso estar aqui estudando. Velhoenegronafaculdade temque estar lápara trabalhar. Aluno Engenharia Mecânica Volta Redonda Eu tenho a bolsa treinamento. Entrei no site e me cadastrei, mandei todos os documentos necessários e fiquei aguardando o resultado. Não ganhei a bolsa no começo, fui contemplado só no meio do ano. Fiquei sabendo por amigos que já tinham a bolsa. A divulgação de bolsas é muito fraca, geralmente quem quer a bolsa équecorreatrásedeinformações.

25 Aluna Pedagogia / Angra dos Reis Não, pois com a ajuda das bolsas é que eu consigo me manter na universidade. Acredito que a universidade deve melhorar em muitos aspectos sim, ela precisa conhecer mais a região em que está inserida o seu polo, precisar conhecer a comunidade que a mesma atende, precisa estudar quais são os cursos que atraem a população residente na região, deve estar atenta para os estudantes que vem de outras regiões e que os mesmos tem dificuldades de se manterem, pois os alugueis da região não comportam nos bolsos dos estudantes Aluno Engenharia Mecânica/ Niterói Eu não acho que essa bolsa deveria ser dada assim, logo que você entra, sabe? Porque ia tirar o valor, desse dinheiro. Eu acho que tem que haver um esforço aí, da parte do aluno, porque nada que você ganha sem esforço... Como eu vou dizer, você acaba não dando valor para aquilo, sabe? É fácil para você então você desdenha, você tem mais chance de desdenhar. Não que isso seja regra, talvez não desdenhasse, mas tem uma chance maior, sabe, então eu acho que tem que ter uma atitude do aluno. O aluno tem que ir lá, procurar, mostrar que ele se importa em ganhar essa bolsa. Que ele vai dar valor a esse dinheiro, entendeu?

26 CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS: É possível compreender através das entrevistas que a universidade e o curso de nível superior têm significados diferentes para cada um dos alunos. As entrevistas mostraram que as bolsa de assistência estudantil são extremamente valiosas para os alunos, porém é necessário expandir a oferta das mesmas. Os dados analisados e as entrevistas mostram que as políticas de AA não tem sido complementadas por políticas de permanência, mesmo porque depende do aluno se inscrever no processo de seleção para concorrer as bolsas. A demanda por bolsas de assistência estudantil é maior no curso de Pedagogia e os alunos que entram via AA são minoria na Engenharia Mecânica. Nesse curso, as entrevistas mostram que quem solicita bolsa são apenas os alunos bonificados, ao contrário dos alunos de Pedagogia.

27 As políticas de permanência da UFF ( programa de assistência estudantil) tem contribuído de forma mais objetiva, segundo a grande maioria dos alunos, pois só leva em consideração os aspectos financeiros e não se preocupa com os as questões subjetivas.

OS (IN)VISÍVEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PEDAGOGIA

OS (IN)VISÍVEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PEDAGOGIA OS (IN)VISÍVEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PEDAGOGIA Ana Carolina Grangeia Cardoso Mestre em Educação PPGE/Universidade Federal

Leia mais

Ações afirmativas e carreiras na UFF. Bolsistas: Junia Coutinho (CNPq) & Alessandro Santos (FAPERJ) Professora: Hustana Maria Vargas

Ações afirmativas e carreiras na UFF. Bolsistas: Junia Coutinho (CNPq) & Alessandro Santos (FAPERJ) Professora: Hustana Maria Vargas Ações afirmativas e carreiras na UFF Bolsistas: Junia Coutinho (CNPq) & Alessandro Santos (FAPERJ) Professora: Hustana Maria Vargas Carreiras e ensino superior: a naturalização da desigualdade Problema

Leia mais

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago

Ensino superior: acesso e permanência. Nadir Zago Ensino superior: acesso e permanência Nadir Zago EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONTRADIÇÕES O que revelam as estatísticas educacionais do ensino superior Fonte consultada: RISTOFF, D. O Novo perfil

Leia mais

EDITAL Nº 25/2012. Art. 3º - Das vagas oferecidas para o curso, 5% serão destinadas a candidatos indígenas.

EDITAL Nº 25/2012. Art. 3º - Das vagas oferecidas para o curso, 5% serão destinadas a candidatos indígenas. EDITAL Nº 25/2012 O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições que lhe conferem a Portaria no. 300 de 26 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União

Leia mais

MECANISMOS DE SELEÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

MECANISMOS DE SELEÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR MECANISMOS DE SELEÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Isabel Silveira da Silva Leite (1); Amanda Gonçalves da Silva (2) Universidade Federal Fluminense, isabelleite@id.uff.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 7

PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 7 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DAE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 4

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 4 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DAE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO

Leia mais

O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR

O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR Gisele do Rocio Cordeiro Luis Fernando Lopes RESUMO A pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão sobre o papel do

Leia mais

1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC?

1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC? 1) Onde encontro informações sobre o acesso aos auxílios financeiros na UFSC? No edital 001/2016 publicado no site da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no link http://prae.ufsc.br/files/2011/10/edital-001-2016-%e2%80%93-normas-para-

Leia mais

intensa, contínua e sem precedente do ES no mundo Na Argentina essa elevação foi de 53% para 67%; n 64%(EZCURRA, 2011). quanto ao ES.

intensa, contínua e sem precedente do ES no mundo Na Argentina essa elevação foi de 53% para 67%; n 64%(EZCURRA, 2011). quanto ao ES. Aspectos da interiorização na UFF: dem manda, carreiras, qualidade II Seminário Intern nacional do CEDE 5 E 6/12/2013 Hustana Vargas- FEUFF Ensino superior no cenário mundial Nos últimos 40 anos assistimos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DeSS /2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DeSS /2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS P R Ó R E IT OR IA DE A S S UN TOS COMUN I TÁR I OS E ESTU DA N T IS D E P ARTAM E NTO DE S E RV I ÇO SOCI AL Fone: (16) 3351-8195 CEP: 13565.905 - São Carlos - SP -

Leia mais

Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação

Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação João Vicente Silva Souza * Problema de Pesquisa Trata-se do projeto de pesquisa Perfis Socioeconômicos dos Vestibulandos da UFRGS: análises

Leia mais

Departamento de Engenharias e Tecnologia CAMPUS SÃO MATEUS. PROJETO DE ENSINO Edital 001/2017 PROGRAD/UFES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA

Departamento de Engenharias e Tecnologia CAMPUS SÃO MATEUS. PROJETO DE ENSINO Edital 001/2017 PROGRAD/UFES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PROJETO DE ENSINO Edital 001/2017 PROGRAD/UFES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA Projeto de Apadrinhamento de Calouros de Engenharia Química PAC-EQ/CEUNES/UFES Coordenador do Projeto: Prof. (a) Ana Beatriz

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 12

PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO OFICIAL Nº 12 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DAE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO SiSU 2ª EDIÇÃO DE 2017 COMUNICADO

Leia mais

EDITAL Nº 48/2011. Para inscrever-se nesse curso o candidato deve ter concluído o ensino médio até julho de 2011.

EDITAL Nº 48/2011. Para inscrever-se nesse curso o candidato deve ter concluído o ensino médio até julho de 2011. EDITAL Nº 48/2011 O Instituto Federal do Paraná - IFPR torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo para ingresso no curso Técnico Subsequente (pós-médio) em Aquicultura do Campus Foz

Leia mais

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2016

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2016 PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2016 A Divisão de Programas Sociais- DPS tem como objetivo, propor, coordenar, acompanhar e executar Programas e Projetos voltados para

Leia mais

O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva promovida na sede da entidade, em Brasília

O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva promovida na sede da entidade, em Brasília Políticas de expansão e inclusão contribuem para que as classes D e E sejam, sem perder a qualidade, a maioria dos estudantes das Universidades Federais O anúncio foi feito nesta quinta, 18, durante coletiva

Leia mais

Vestibular na USP e Inclusão Social

Vestibular na USP e Inclusão Social Vestibular na USP e Inclusão Social Os dados a seguir mostram um claro progresso na inclusão social entre os alunos ingressantes na Universidade de São Paulo. Em essência, revelam sucesso, ainda que parcial,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO OFICIAL Nº 21

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO OFICIAL Nº 21 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DAE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO

Leia mais

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) Análise crítica apresentada ao

Leia mais

Cadastro Socioeconômico para Seleção Programa de Material Didático Reservado ao Serviço Social PARECER:

Cadastro Socioeconômico para Seleção Programa de Material Didático Reservado ao Serviço Social PARECER: Universidade Federal Fluminense Departamento de Assuntos Comunitários - DAC Serviço Social Cadastro Socioeconômico para Seleção Programa de Material Didático Reservado ao Serviço Social PARECER: 1 Solicitação

Leia mais

ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFF

ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU ANÁLISE SOBRE A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

Leia mais

PROGRAMAS DE PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL 2003 A 2010 Débora Juliana Nepomuceno de Souza UCDB

PROGRAMAS DE PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL 2003 A 2010 Débora Juliana Nepomuceno de Souza UCDB PROGRAMAS DE PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL 2003 A 2010 Débora Juliana Nepomuceno de Souza UCDB 1. Introdução Este trabalho tem como problema de pesquisa identificar e caracterizar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO OFICIAL Nº 22

PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO OFICIAL Nº 22 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DAE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO SISU 2ª EDIÇÃO DE 2016 COMUNICADO

Leia mais

Avaliação dos dez anos do Programa UFGInclui: perspectivas dos estudantes quilombolas

Avaliação dos dez anos do Programa UFGInclui: perspectivas dos estudantes quilombolas Avaliação dos dez anos do Programa UFGInclui: perspectivas dos estudantes quilombolas DE OLIVEIRA, Hellen Stephanye Rosa¹; DOS SANTOS, Jilvani Farias²; QUINTILIANO, Marta³; DIAS,Vercilene Francisco 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

Responsabilidade Social: Inclusão

Responsabilidade Social: Inclusão Responsabilidade Social: Inclusão Mário Sérgio Vasconcelos cope@reitoria.unesp.br Responsabilidade Social Responsabilidade Social - Assistência Social 1960: debates aquecidos 1965: USA - procedimentos

Leia mais

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação

MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação MEI Agenda de Aprimoramento de Recursos Humanos para Inovação Proposta de Trabalho Brasília, 30 de novembro de 2012 São Paulo, Agosto 2011 Apresentação do projeto HORÁCIO PIVA 1 Recursos humanos qualificados

Leia mais

RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE - IFRS

RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE - IFRS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS PORTO ALEGRE NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO - NAAc RELATÓRIO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013 CÂMPUS PORTO ALEGRE

Leia mais

Avaliação do Ensino de Graduação: combate à retenção e à evasão

Avaliação do Ensino de Graduação: combate à retenção e à evasão Avaliação do Ensino de Graduação: combate à retenção e à evasão Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação da UNIPAMPA Bagé, RS, 08 de novembro de 2016 João Alfredo Braida Pró-Reitor de Graduação da

Leia mais

Políticas Públicas e Legislação Educacional

Políticas Públicas e Legislação Educacional Políticas Públicas e Legislação Educacional Aula IV Profª Ms. Renata Rodrigues As políticas públicas de acesso a Educação Superior no Brasil A Educação Superior no Brasil e as tendências políticas na ampliação

Leia mais

Panorama Geral da Evasão e Retenção no Ensino Superior no Brasil (IFES)

Panorama Geral da Evasão e Retenção no Ensino Superior no Brasil (IFES) Recife, 18 a 21 de agosto de 2013 Panorama Geral da Evasão e Retenção no Ensino Superior no Brasil (IFES) Prof. Dr. Raul Ceretta Nunes UFSM/RS COGRAD/ANDIFES O que é Evasão? [José Lino O. Bueno - 1993]*

Leia mais

Resolução N º Programa de Ações Afirmativas da Udesc

Resolução N º Programa de Ações Afirmativas da Udesc Resolução N º ------- Programa de Ações Afirmativas da Udesc O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina no uso de suas atribuições e considerando: - a autonomia didático-científica, administrativa

Leia mais

Questionário Socioeconômico Ensino Médio Integrado

Questionário Socioeconômico Ensino Médio Integrado Questionário Socioeconômico Ensino Médio Integrado Prezado (a) aluno (a), As informações abaixo solicitadas têm como objetivo o registro de sua situação socioeconômico para a realização da seleção de alunos

Leia mais

Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO

Guia dos processos seletivos de Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO Guia dos processos seletivos de 2017? Como funciona? Enem, Sisu Fies, ProUni APOIO Enem, Sisu, Fies, ProUni: como funciona? O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado por milhões de estudantes

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEST COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE - CODAE PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL N 001/2018 PROJETO: ESTUDOS DE EXPERIÊNCIAS E SIMULAÇÕES EM AÇÕES AFIRMATIVAS COMO BASE PARA A FORMULAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS

EDITAL N 001/2018 PROJETO: ESTUDOS DE EXPERIÊNCIAS E SIMULAÇÕES EM AÇÕES AFIRMATIVAS COMO BASE PARA A FORMULAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil EDITAL N 001/2018 PROJETO: ESTUDOS DE EXPERIÊNCIAS E SIMULAÇÕES

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Ministério da Educação MEC

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. Ministério da Educação MEC 01) Qual o seu estado civil? A) Solteiro(a). B) Casado(a). C) Separado(a)/desquitado(a)/divorciado(a). D) Viúvo(a). E) Outro. 02) Como você se considera? A) Branco(a). B) Negro(a). C) Pardo(a)/mulato(a).

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE EDUCAÇÃO PET/CONEXÕES DE SABERES NA UFF EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA E NÃO-BOLSISTA 01/2017 PARA GRUPO DO

Leia mais

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e 1 O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS - 2001 e 2012. 1 Formação e Gestão em Processos Educativos Fernanda Zanette de Oliveira Introdução No ano de 2001 (BRASIL, 2001), o

Leia mais

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania?

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? Mural da CIDADANIA Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? CIDADANIA é um conceito amplo. Refere-se a um conjunto de direitos relacionados às dimensões mais básicas da

Leia mais

Edital PROCOM (retificado) Nº 03/2016 de 2 de fevereiro de REGIONAL JATAÍ

Edital PROCOM (retificado) Nº 03/2016 de 2 de fevereiro de REGIONAL JATAÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Edital PROCOM (retificado) Nº 03/2016 de 2 de fevereiro de 2016. REGIONAL JATAÍ EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em novembro de 2012, na Unidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA PROAC

REGIMENTO INTERNO DA PROAC DA PROAC 2009 2 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DA PRÓ-REITORIA E SEUS FINS CAPÍTULO III DA CONSTITUIÇÃO DA PRÓ-REITORIA CAPÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO SECÇÃO I DA SECRETARIA

Leia mais

um futuro profissional de sucesso, a integrar a sua comunidade. Trata-se do INCLUSP.

um futuro profissional de sucesso, a integrar a sua comunidade. Trata-se do INCLUSP. Caro Aluno, A Universidade de São Paulo é pública e gratuita e criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação, um Programa especial para ajudar os alunos de escolas públicas interessados em ter

Leia mais

Edital 07/ 2018 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF)

Edital 07/ 2018 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) Edital 07/ 2018 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) O Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF-Dourados), torna

Leia mais

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS RESOLUÇÃO n 048 0 CONSUPER/2012 Regulamenta o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Catarinense. Processo nº 23348.000931/2012-24. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 05/2019 PRAE/UFC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CAMPI DO INTERIOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 05/2019 PRAE/UFC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO CAMPI DO INTERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 05/2019 PRAE/UFC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2019.1 CAMPI DO INTERIOR ADITIVO I CRONOGRAMA, FORMA DE INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Logística

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Logística Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso de Logística A presente pesquisa foi realizada em junho de 2012, na Unidade de Magé, tendo como universo 63

Leia mais

PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES

PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES PDI EIXO PESSOAS ESTUDANTES Prof. Manuel Furtado Neto, Ph.D. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis 2014/5 Financiamento: Andifes Participação: 62 IFES Amostra: 130 mil discentes Coordenação: UFU IV Pesquisa

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil. RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 07 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamentada pela Portaria 405/2016 Estabelece normas para a concessão de Auxílios de Permanência Estudantil. O Reitor da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSA PPGAS

EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSA PPGAS EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSA PPGAS - 2018 Estão abertas as inscrições para bolsas do Programa (CAPES/ CNPq) conforme elas se tornarem disponíveis ao longo do ano de 2018. O PPGAS informa que não há bolsas

Leia mais

Perfil dos/as estudantes bolsistas da assistência estudantil da UNIRIO

Perfil dos/as estudantes bolsistas da assistência estudantil da UNIRIO Perfil dos/as estudantes bolsistas da assistência estudantil da UNIRIO - 2015 Apresentamos a seguir o perfil dos bolsistas do programa de assistência estudantil na UNIRIO no ano de 2015. Os dados se referem

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SiSU

DÚVIDAS FREQUENTES SiSU DÚVIDAS FREQUENTES SiSU 1 - INSCRIÇÃO NO SiSU 1.1 - Como é a inscrição no SiSU? O candidato deverá acessar a página do SiSU no site do Ministério da Educação (MEC) e escolher a 1ª opção e 2ª opção de curso

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL. Universidade Federal de Ouro Preto. Município: Ouro Preto

ENGENHARIA AMBIENTAL. Universidade Federal de Ouro Preto. Município: Ouro Preto ENGENHARIA AMBIENTAL Universidade Federal de Ouro Preto Município: Ouro Preto Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS. Cursos Superiores:

PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS. Cursos Superiores: Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP Campus Guarulhos Coordenadoria Sociopedagógica PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS Cursos Superiores: - Análise

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PAE EDITAL INTERNO Nº 01 /2017 CTT/UFPI SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE AUXÍLIO ESTUDANTIL (BOLSA SOCIAL) O Diretor do Colégio Técnico de Teresina

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em junho de 2013, na Unidade da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

A Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020

A Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020 SEMINÁRIO: A Educação Superior no Contexto do Plano Nacional de Educação 2011/2020 Prof. Gabriel Mario Rodrigues Presidente da ABMES e Secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino

Leia mais

EDITAL SEI Nº 22/2018

EDITAL SEI Nº 22/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P, 1º andar - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone: +55 (34) 3239-4872

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa Enade com os Estudantes do Curso Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em novembro de 2012, na Unidade da Carioca,

Leia mais

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2013.

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSA-PERMANÊNCIA AO ESTUDANTE DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA. 1º semestre letivo de 2013. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Londrina Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento de Educação - DEPED Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico

Leia mais

VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES. PROPLAN / DAAI - Fone: (43)

VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES. PROPLAN / DAAI - Fone: (43) VESTIBULAR SISU VAGAS REMANESCENTES PROPLAN / DAAI - Fone: (43) 3371-4112 - 4451 e-mail: proplandaai@uel.br APRESENTAÇÃO A publicação do Perfil Geral do Ingressante 2016, da sequência a uma série de estudos

Leia mais

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni?

Qual a diferença entre o Prouni e o Sistema de Seleção Unificada - SISU? O candidato que se inscreveu no SiSU também pode se inscrever no Prouni? PROUNI Extraído em 09/05/2012 de http://siteprouni.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=23&it emid=134 O que é o Prouni? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo

Leia mais

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02 / 2018 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EDUCAÇÃO SUPERIOR 1º SEMESTRE DE 2018 Em conformidade com a Lei 12.101/2009, regulamentadas pelo Decreto nº 8.242/2014. A Associação Brasileira de Educadores

Leia mais

Em nome da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, a

Em nome da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, a PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS NEGROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CAMPUS PAULO VI

AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS NEGROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CAMPUS PAULO VI AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS NEGROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CAMPUS PAULO VI Thaiss Brito Santos 1 ; Kelyane Sousa Pereira 1 ; Elivelton de Oliveira 2 ; Terezinha de Jesus Amaral

Leia mais

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que surge neste momento faz muitos se perguntarem por que,

Leia mais

Brasília, 16 de maio de 2019.

Brasília, 16 de maio de 2019. Brasília, 16 de maio de 2019. Desenho da Pesquisa: 63 Universidades e 2 CEFETs MG e RJ Período de Coleta de dados: Fevereiro a Junho de 2018 Toda coleta via internet Múltiplas estratégias de divulgação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7373, DE 10 DE JULHO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 7373, DE 10 DE JULHO DE 2017 D.O.E.: 11/07/2017 RESOLUÇÃO Nº 7373, DE 10 DE JULHO DE 2017 Exposição de motivos Magnífico Reitor, As universidades públicas do Estado de São Paulo estabeleceram o compromisso de atingir, até 2018, a

Leia mais

Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF)

Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) Edital 01/ 2019 ABERTURA DE VAGAS PARA O CURSINHO PRÉ VESTIBULAR POPULAR COMUNITÁRIO DA ADUF (CURSINHO DA ADUF) O Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF-Dourados), torna

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Federal da Bahia. Município: Salvador

PEDAGOGIA. Universidade Federal da Bahia. Município: Salvador PEDAGOGIA Universidade Federal da Bahia Município: Salvador Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia

PEDAGOGIA. Universidade Federal de Goiás. Município: Goiânia PEDAGOGIA Universidade Federal de Goiás Município: Goiânia Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

PEDAGOGIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

PEDAGOGIA. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre PEDAGOGIA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

DESEJO DE SER PROFESSOR OU ESCOLHA DO POSSÍVEL? INGRESSO NA UNIVERSIDADE DE ESTUDANTES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CURSOS DE PEDAGOGIA

DESEJO DE SER PROFESSOR OU ESCOLHA DO POSSÍVEL? INGRESSO NA UNIVERSIDADE DE ESTUDANTES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CURSOS DE PEDAGOGIA 1014 DESEJO DE SER PROFESSOR OU ESCOLHA DO POSSÍVEL? INGRESSO NA UNIVERSIDADE DE ESTUDANTES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CURSOS DE PEDAGOGIA Priscila Andrade Magalhães Rodrigues CBNB / PUC-Rio Eixo

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Setor de Informação e Documentação

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Setor de Informação e Documentação UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Setor de Informação e Documentação ANÁLISE DA DEMANDA SOCIAL, SEGUNDO A COR E PROCEDÊNCIA. UFBA 2001-2005. Salvador setembro de

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Federal de Goiás Município: Goiânia Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB

POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB Introdução Este texto tem o propósito de apresentar os

Leia mais

PEDAGOGIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas

PEDAGOGIA. Faculdade Maria Milza. Município: Cruz das Almas PEDAGOGIA Faculdade Maria Milza Município: Cruz das Almas Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados do

Leia mais

ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS

ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS ACEITABILIDADE E GRAU DE APROVAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), SEGUNDO PERCEPÇÕES DOS SEUS BENEFICIÁRIOS 09/2011 Currículo, Conhecimento e Cultura Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO VI)

ENGENHARIA (GRUPO VI) ENGENHARIA (GRUPO VI) Universidade Federal de Goiás Município: Catalão Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa PEDAGOGIA Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Guarapuava PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Guarapuava Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Pitanga PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Pitanga Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Irati PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Irati Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os resultados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO Nº 01/2019 SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL O Centro Educacional de Realengo apresenta seu Plano de Atendimento, consubstanciado pelo Programa de Assistência Estudantil PAE-CER em atendimento à Lei Nº 12.101/2009

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA

ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL QUÍMICA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Município: Juiz de Fora ENGENHARIA CIVIL Universidade Federal de Juiz de Fora Município: Juiz de Fora Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa

ENGENHARIA CIVIL. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Município: Ponta Grossa ENGENHARIA CIVIL Universidade Estadual de Ponta Grossa Município: Ponta Grossa Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Chopinzinho PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Chopinzinho Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com os

Leia mais

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis

PEDAGOGIA. Universidade Estadual do Centro Oeste. Município: Prudentópolis PEDAGOGIA Universidade Estadual do Centro Oeste Município: Prudentópolis Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso com

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO III)

ENGENHARIA (GRUPO III) ENGENHARIA (GRUPO III) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS ENGENHARIA DE ALIMENTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre

ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Município: Porto Alegre ENGENHARIA (GRUPO V) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Município: Porto Alegre Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Município: Porto Velho

CIÊNCIAS SOCIAIS. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Município: Porto Velho CIÊNCIAS SOCIAIS Fundação Universidade Federal de Rondônia Município: Porto Velho Apresentação O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresenta o Relatório do Curso

Leia mais