MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA"

Transcrição

1 MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

2 APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa: dentro da sua empresa. Leia atentamente este material. Ele foi preparado especialmente para você conhecer o funcionamento do SICREDI Total Internet. Aqui você vai encontrar todas as informações para acessar o sistema e realizar as operações disponíveis, além de dicas de segurança. Você vai ganhar facilidade, agilidade e conveniência para a sua empresa e mais tempo para realizar bons negócios. Boa leitura! 2.

3 ACESSO 2.Agora que você, usuário Master, cadastrou seu Usuário, Senha de Acesso e Assinatura Eletrônica 1 na sua cooperativa de crédito, saiba os próximos passos para acessar o SICREDI Total Internet: 1. Acesse e informe o número da cooperativa e da conta corrente da empresa nos campos indicados. Clique em OK. 2. Na tela de login apresentada, identifique seu Usuário, digite sua Senha de Acesso e cadastre uma Frase Secreta, confirmando-a. 3. Será apresentada a tela de Posição Consolidada da Conta Corrente da empresa, e você estará apto a utilizar o SICREDI Total Internet. Bem-vindo! Este selo indica a instalação de um dispositivo de segurança chamado de blindagem, que aumenta a proteção do seu computador contra programas que capturam senhas. A instalação é simples e deve ser feita em todos os computadores que acessam o SICREDI Total Internet. IMPORTANTE: a Senha de Acesso e a Frase Secreta são solicitadas em todos os acessos ao sistema. Já a Assinatura Eletrônica é solicitada somente para autorizar uma transação financeira, e é liberada em até 24 horas após o seu cadastro. Essas senhas são para sua segurança. Saiba mais lendo a seção Dicas de Acesso e Segurança na página Configurações Mínimas Para acessar o SICREDI Total Internet você precisa de um computador com acesso à Internet e as seguintes configurações mínimas: Computador Pentium III 500 MHz ou superior, com 128 Mb de memória RAM; Navegador (browser): Internet Explorer 6.0 (ou superior) ou Netscape Navigator 7.0 (ou superior). 1. A Assinatura Eletrônica pode ser substituída pelo token, um dispositivo eletrônico que gera um novo número, aleatório e dinâmico, a cada 36 segundos. Cada número gerado funciona como uma Assinatura Eletrônica para autorizar as transações financeiras. Para mais informações, inclusive sobre tarifação, procure sua cooperativa de crédito. 3.

4 2.2 Perfis de Usuários Além do usuário Master, o acesso de Pessoa Jurídica ao SICREDI Total Internet pode ser realizado por outros dois tipos de usuários, denominados Autorizador e Operador. Veja as características de cada um: Master: é o principal usuário da empresa, seu perfil tem acesso a todas as funcionalidades do sistema e seu cadastro é realizado em uma cooperativa de crédito do SICREDI. Também é o responsável pelo cadastro, manutenção e exclusão dos demais usuários da sua empresa, procedimentos realizados diretamente no SICREDI Total Internet. Autorizador: tem acesso a determinadas funcionalidades, incluindo a permissão para autorizar transações financeiras no SICREDI Total Internet. É cadastrado pelo usuário Master. Operador: seu perfil tem acesso limitado, permitindo somente o cadastro de transações financeiras, ou seja, não tem permissão para autorizá-las. É cadastrado pelo usuário Master. 2.3 Cadastro de Usuários Para cadastrar os demais usuários, você (Master) deve acessar o SICREDI Total Internet e seguir os passos abaixo: 1. Escolha a opção Usuário / Operadores / Cadastro no menu esquerdo e informe os dados solicitados na tela. Fique atento para a definição do perfil de acesso do novo usuário. 2. Escolha a opção Usuário / Senha de Acesso / Cadastro e solicite que o novo usuário digite sua Senha de Acesso. No caso de ser um usuário com perfil de Autorizador, acesse a opção Usuário / Assinatura Eletrônica / Cadastro, e solicite que o novo usuário digite uma Assinatura Eletrônica, que lhe permitirá autorizar transações financeiras em nome da empresa. 3. Após, o novo usuário deve efetuar o primeiro acesso e completar seu cadastro no sistema, conforme os passos abaixo: acessar e informar o número da cooperativa e da conta corrente da empresa nos campos indicados; na tela de login apresentada, deve identificar seu Usuário, digitar sua Senha de Acesso e cadastrar uma Frase Secreta, confirmando-a. Após o cadastro da Frase Secreta, o novo usuário estará apto a utilizar o SICREDI Total Internet conforme seu perfil. 4. IMPORTANTE: O usuário Master e o usuário Autorizador devem ser sócios ou procuradores da empresa. O acesso dos usuários com perfil Operador e Autorizador pode ser bloqueado (ou desbloqueado) pelo usuário Master a qualquer momento, diretamente no sistema. A solicitação de bloqueio do acesso da empresa ao SICREDI Total Internet pode ser feita na cooperativa ou pela Central de Relacionamento SICREDI. Já a solicitação de desbloqueio deve ser feita por escrito à cooperativa e estar assinada pelos representantes legais da empresa.

5 FUNCIONALIDADES 3.Com o SICREDI Total Internet, você pode fazer praticamente tudo o que precisa: Conta Corrente Consulta de saldo e extrato de conta corrente, impressão de extratos de conta corrente e transferências. Investimentos Consulta de saldos de investimentos, impressão de extratos, aplicações e resgates de investimentos. Pagamentos Pagamento de fichas de compensação, cartão de crédito, contas de consumo 2 (água, luz, telefone, entre outras) e convênios 2, além de cadastro de débito em conta 2. Cobrança Consulta de títulos da cobrança, envio e busca de arquivos de movimentação. Financiamentos Impressão de extratos de títulos de empréstimos. Previdência Consulta dos saldos de previdência privada. Serviços Consulta do histórico de transações, consulta de informações sobre as unidades de atendimento das cooperativas de crédito do SICREDI, alteração da Frase Secreta, agendamento de transações e ativação de Token. Usuários Cadastro e manutenção dos usuários da empresa, autorização de transações financeiras. 2. Conforme convênios disponíveis. 5.

6 4.COMO REALIZAR OPERAÇÕES O SICREDI Total Internet pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar a partir de um computador conectado à Internet. As transações têm limites de horário para serem efetuadas, enquanto que as consultas podem ser realizadas 24 horas. Para consultas, basta entrar no SICREDI Total Internet e informar seu Usuário, sua Senha de Acesso e Frase Secreta: serão apresentadas as informações conforme seu perfil de usuário. Já para efetuar transações financeiras, será solicitada a autorização através de Assinatura Eletrônica, conforme o modelo de autorização escolhido pela empresa: Representação Isolada: é necessária a Assinatura Eletrônica de apenas um representante da empresa para efetuar a transação, seja ele usuário Master ou Autorizador; Representação Conjunta: é necessária a Assinatura Eletrônica de dois representantes da empresa para efetuar a transação, sejam eles usuários Master ou Autorizadores. Veja como funciona: 1. Escolha a transação a ser efetuada no menu e informe os dados solicitados. 2. Acesse a opção Usuário / Autorização. Será apresentada uma tela com as transações que ainda estão pendentes de autorização, conforme exemplo a seguir: 6.

7 3. Escolha a transação que deseja autorizar e, na tela seguinte, confira todas as informações. Digite sua Assinatura Eletrônica e confirme. Veja exemplo abaixo: 4. Será mostrada a tela com o comprovante da transação. No caso de representação isolada, o comprovante da transação apresentará o campo Autenticação Eletrônica preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. No caso de representação conjunta, o comprovante da transação apresentará o campo Autenticação Eletrônica em branco, o que significa que um segundo usuário deverá acessar o SICREDI Total Internet e, na opção Usuário / Autorização, escolher a mesma transação e autorizá-la, digitando sua Assinatura Eletrônica. Novamente será mostrada a tela com o comprovante de transação, desta vez com o campo Autenticação Eletrônica preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. IMPORTANTE: verifique sempre se o campo Autenticação Eletrônica do comprovante da transação está preenchido com o código de autenticação, indicando que a transação foi efetuada. 7.

8 4.1 Principais Operações Consulta de Saldo Selecione a opção Conta Corrente / Posição Consolidada no menu esquerdo do SICREDI Total Internet. Será aberta a página com as informações da conta corrente da empresa, inclusive o saldo. Extratos Acesse a opção Conta Corrente / Extrato. Você poderá escolher entre imprimir um extrato de 5 a 15 dias, ou ainda informar um período específico para visualização ou impressão. O período máximo de visualização e impressão de extratos equivale à movimentação do mês atual mais o mês anterior. Para períodos maiores, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. Transferências entre Contas do SICREDI Acesse a opção Conta Corrente / Transferência entre Contas do SICREDI e informe os dados solicitados para efetuar a operação. DOC e TED Acesse a opção Conta Corrente, selecione DOC/TED Mesma Titularidade ou DOC/TED Outra Titularidade e informe os dados solicitados para efetuar a operação. No caso de DOC/TED Outra Titularidade, você pode cadastrar favorecidos, ou seja, pessoas ou empresas para quem você realiza transferências freqüentemente. Além de mais agilidade pela diminuição do tempo de digitação dos dados, você pode ter limites maiores para as transações. Para cadastrá-los, acesse a opção Conta Corrente / Favorecidos. Pagamentos Acesse a opção Pagamentos, selecione o tipo desejado (fichas de compensação, contas de consumo, cartão de crédito, etc.) e informe os dados para efetuar a operação. Também estarão disponíveis as opções Débito em Conta e Histórico de Pagamentos. Aplicações Acesse a opção Investimentos / Aplicação, selecione o produto de investimento desejado e informe os dados solicitados para efetuar a aplicação. Resgates Acesse a opção Investimentos / Resgate, selecione o investimento que você deseja resgatar e informe os dados solicitados para efetuar a operação. Caso o investimento desejado não estiver disponível, ou para obter mais informações referentes a investimentos, entre em contato com a sua cooperativa de crédito. Cobrança Acesse a opção Cobrança / Consulta, selecione a consulta desejada e informe os dados para efetuar a operação. Para trocar arquivos, acesse Cobrança / Envio de Arquivos ou Cobrança / Busca de Arquivos. O usuário do Sistema SICREDI Cobrança Integrada deverá solicitar uma nova versão, na sua cooperativa de crédito, para que seja possível a transmissão dos arquivos de cobrança via SICREDI Total Internet. 8. LEMBRE-SE: você tem a opção de agendar a maioria das suas transações no SICREDI Total Internet.

9 5.DICAS DE ACESSO E SEGURANÇA Com o avanço do uso da Internet, é fundamental a preocupação com a segurança das informações. Por isso, o SICREDI adotou rígidos controles de segurança para disponibilizar o sistema SICREDI Total Internet e garantir um ambiente confiável para você, associado, realizar suas operações financeiras. Saiba mais sobre esses controles: Certificado Digital Garante que a comunicação entre o sistema SICREDI Total e o seu computador seja feita através da técnica conhecida como Criptografia, que consiste em embaralhar as informações de tal forma que outra pessoa não possa identificar o que está sendo digitado. Para visualizá-lo, basta dar um duplo clique no cadeado localizado no canto inferior direito do seu navegador (browser). Blindagem É um dispositivo de segurança instalado nos computadores com o objetivo de aumentar a proteção contra programas maliciosos como vírus, cavalos de tróia, etc. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todas as estações utilizadas para acesso ao SICREDI Total Internet. Teclado Virtual Recurso disponibilizado para o associado digitar suas senhas com maior segurança, pois os dados são inseridos via mouse e a disposição aleatória dos dígitos impede a captura dos dados por programas malignos, como vírus, cavalos de tróia, etc. Token Dispositivo físico que gera uma senha de 6 dígitos a cada 36 segundos. Esta senha substitui a Assinatura Eletrônica do associado e, como cada número gerado é dinâmico e aleatório, assegura maior proteção nas transações, dificultando a ação de vírus ou programas malignos de captura de senhas. 9.

10 Senha de Acesso É a senha para você acessar o sistema SICREDI Total Internet. Ela deve ser digitada no momento da autenticação no sistema, através do teclado virtual. É de uso pessoal e intransferível. Frase Secreta É uma frase que, combinada com a Senha de Acesso, aumenta a segurança na autenticação e no acesso ao sistema. É de uso pessoal e intransferível. Assinatura Eletrônica É a sua senha para efetuar transações via SICREDI Total Internet. É de uso pessoal e intransferível, e não deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome. Além desses controles, a segurança do sistema também depende da sua participação. Por isso, observe algumas dicas para aumentar o nível de segurança: 2 A Senha de Acesso, a Frase Secreta e a Assinatura Eletrônica são pessoais e intransferíveis. Portanto, não devem ser reveladas pelo associado a terceiros, pois permitem a realização de operações em seu nome; Em caso de digitação incorreta da Senha de Acesso ou da Frase Secreta por 3 (três) vezes consecutivas, o sistema bloqueará o acesso e solicitará que seja feito novo cadastro das mesmas. Se também houver um erro por 3 (três) vezes consecutivas na digitação da Assinatura Eletrônica para a confirmação de uma transação, o sistema bloqueará a operação e também solicitará que seja feito novo cadastro; O SICREDI não envia s sem a sua autorização; Verifique sempre a data e o horário do último acesso a sua conta no SICREDI Total Internet; Verifique sempre a sua identificação, no lado superior esquerdo da tela, quando você acessar o SICREDI Total Internet; Não aceite ou solicite ajuda de estranhos para acessar sua conta via SICREDI Total Internet. Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso, entre em contato com sua cooperativa de crédito ou ligue para a Central de Relacionamento SICREDI; Nunca empreste ou deixe outra pessoa acessar sua conta; Caso suspeite que alguém esteja acessando sua conta sem o seu consentimento, comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI para efetuar o bloqueio de acesso ao sistema; Instale e mantenha seu software antivírus atualizado. Ao receber um arquivo anexado por , verifique se ele não está com vírus, utilizando seu programa de antivírus antes de abrir o arquivo; Ao receber um não-solicitado ao SICREDI, não abra. Comunique imediatamente a sua cooperativa de crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI. Além disso, não abra arquivos ou s de pessoas ou empresas que você não conhece; 10.

11 Nunca envie informações sigilosas (como suas senhas de acesso, por exemplo) por s, salas de batepapo ou por programas de conversação; Desconfie sempre de promoções via telefone ou , principalmente aquelas que solicitam informações pessoais ou senhas de acesso; Seja prudente ao repassar informações de cunho pessoal via telefone, Internet ou mesmo pessoalmente; Nunca entre no site do SICREDI através de atalhos ou links contidos em s. Para acessar o site do SICREDI e o sistema SICREDI Total Internet, digite no seu navegador (browser); Evite acessar o sistema através de computadores compartilhados, como em cybercafés ou em quiosques públicos de acesso à Internet, pois não se sabe a procedência desses equipamentos, podendo conter vírus ou programas de captura de senhas; Jamais revele suas senhas para outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do SICREDI, e quando for digitar a sua senha, verifique se não há alguém tentando visualizar sua digitação; Memorize suas senhas, não as anote em papel nem as deixe armazenadas no seu computador. Procure alterar suas senhas periodicamente, a fim de dificultar o acesso de pessoas mal-intencionadas; A Frase Secreta dificulta a identificação visual de sua senha. Procure cadastrar uma frase que misture letras e números e que seja de fácil lembrança para você; Não utilize recursos de gravar senha no computador, pois outras pessoas podem utilizar-se desta funcionalidade para acessar sua conta; Evite senhas óbvias como datas de aniversário, números de telefone, placas de veículos, entre outros; Antes de efetuar qualquer operação, leia todas as informações sobre segurança e privacidade que os sites oferecem. Acesse o link Segurança e leia também a Política de Privacidade e o Convênio para uso do sistema. No SICREDI Total Internet, você também vai encontrar o link Perguntas Freqüentes, com respostas às dúvidas mais comuns em relação ao uso do sistema. Central de Relacionamento SICREDI:

12 Ouvidoria SICREDI Jun/2008

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA FÍSICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora você encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde você estiver. É o SICREDI Total Internet, cooperando

Leia mais

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA

MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA MANUAL DE USO NA INTERNET PESSOA JURÍDICA APRESENTAÇÃO 1.Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! É sempre bom poder contar com o SICREDI do seu lado. Melhor ainda quando o SICREDI está onde você mais precisa:

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.3 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão. Manual do Data: /07/00 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5

Sicoobnet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.5 Sicoobnet Empresarial Manual do Versão.5 Manual do Data: 04/0/0 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/008.0 Criação do Manual Ileana Karla 0//008. Revisão Luiz Filipe Barbosa /07/00. Atualização Márcia

Leia mais

SICOOBNET EMPRESARIAL

SICOOBNET EMPRESARIAL SICOOBNET EMPRESARIAL Apresentação do produto Características principais Segurança Procedimentos para utilização Adesão Instalação Cadastro de computador Transações disponíveis AGENDA APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

Manual NetBank PAN. Título da apresentação

Manual NetBank PAN. Título da apresentação Manual NetBank PAN Título da apresentação Sumário Sumário 1. Acesso ao NetBank Pan p. 04 2. Tela principal e funcionalidades p. 05 3. Opções de Conta Corrente p. 06 4. Extrato de Conta-Corrente p. 07 5.

Leia mais

Guia de facilidades Bradesco Prime

Guia de facilidades Bradesco Prime Este material foi impresso em papel certificado FSC. Marketing 7778 out/14 Guia de facilidades Bradesco Prime No Bradesco Prime, você é prioridade sempre. Contar com a presença do Bradesco Prime em 100%

Leia mais

Manual de Orientação nº 3

Manual de Orientação nº 3 Alteração do Fluxo de Autorização de Pagamentos/Créditos de Pagamento a Fornecedores e Folha de Pagamento Manual de Orientação nº 3 Situação da empresa: Usuário Secundário O que muda Nós, do Santander,

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa.

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. mais segurança na internet Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. Suas atitudes na internet podem influenciar a segurança da sua empresa. Você é cuidadoso

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos esse manual, significa que você adquiriu um certificado digital AC Link. Manual do Usuário 1 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0

SicoobNet Empresarial. Manual do Usuário. Versão 1.0 SicoobNet Empresarial Manual do Versão 1.0 Manual do Data: 04/0/2008 Histórico Data Versão Descrição Autor 04/0/2008 1.0 Criação do Manual Ileana Karla GECOQ Gerência de Controle e Qualidade Página: 2/122

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Agosto 2006 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa.

Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Bem-vindo ao Connect Bank do HSBC. A ferramenta online para a gestão financeira da sua empresa. Siga este passo a passo para realizar seu cadastro e começar a aproveitar todos os benefícios do Connect

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Manual do usuário Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalando

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Página1 Certificado Digital e-cpf Manual do Usuário Página2 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?... 03 Instalando o Certificado... 04 Conteúdo do Certificado... 07 Utilização, guarda

Leia mais

Verificação em duas etapas.

Verificação em duas etapas. <Nome> <Instituição> <e-mail> Verificação em duas etapas Agenda Senhas Verificação em duas etapas Principais tipos e cuidados a serem tomados Outros cuidados Créditos Senhas (1/4) Servem para autenticar

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

GUIA DE TRANQÜILIDADE

GUIA DE TRANQÜILIDADE GUIA DE TRANQÜILIDADE NA INTERNET versão reduzida Você pode navegar com segurança pela Internet. Basta tomar alguns cuidados. Aqui você vai encontrar um resumo com dicas práticas sobre como acessar a Internet

Leia mais

Cappta Cartões Guia de Utilização

Cappta Cartões Guia de Utilização Cappta Cartões Guia de Utilização Bem-vindo! Obrigado por utilizar a solução Cappta Cartões, a maneira mais simples e rápida de aceitar todos os tipos de cartão no varejo. Este manual detalha as principais

Leia mais

Manual de Boas Práticas para Fornecedores do Cartão BNDES

Manual de Boas Práticas para Fornecedores do Cartão BNDES Manual de Boas Práticas para Fornecedores do Cartão BNDES Atualizado em 15/05/14 Pág.: 1/6 Introdução O Cartão BNDES é um meio de pagamento baseado no conceito de cartão de crédito e que visa financiar

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Utilização Daycoval e Code

Utilização Daycoval e Code Máxima segurança em Internet Banking Manual de Utilização Daycoval e Code Cartão Dayconnect com chip SEJA BEM VINDO Menu Assinar Cancelar Leitor de cartão e-code Corrigir Parabéns! Você acaba de adquirir

Leia mais

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Segurança em Computadores GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

4.Pago alguma tarifa para utilizar o Internet Banking?

4.Pago alguma tarifa para utilizar o Internet Banking? INTERNET BANKING PESSOA FÍSICA - Perguntas Mais Frequentes 1.Tenho uma Conta Corrente no Banpará e gostaria de ter acesso ao serviço de Internet Banking para realizar consultas, pagamentos e transferências.

Leia mais

Sispag Itaú Manual do Software de Instalação

Sispag Itaú Manual do Software de Instalação 1 Sispag Itaú Manual do Software de Instalação Versão 1.02 - Simplificado Última revisão: 12/08/2002 2 Índice 1. VISÃO GERAL... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1 Pelo CD Fornecido pelo Gerente... 3 2.2 Por Download...

Leia mais

Privacidade.

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail> Privacidade Agenda Privacidade Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Privacidade (1/3) Sua privacidade pode ser exposta na Internet: independentemente da sua

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Guia CD-18 Público Índice 1. Emissão dos Certificados Digitais PRODERJ... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES

Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Realizando Compras no Site do Cartão BNDES Comprador Atualizado em 30/06/2014 Pág.: 1/17 Introdução Este manual destina-se a orientar os portadores do Cartão BNDES que irão realizar compras de produtos

Leia mais

MANU AL DO COMPRADOR

MANU AL DO COMPRADOR MANUAL DO COMPRADOR Conhecendo o Vale Transporte Eletrônico O que é o Vale Transporte Eletrônico? O vale-transporte é um benefício definido pela Lei Federal nº 7.418/85 e Lei Federal 7.619/87 oferecido

Leia mais

Participantes. Passo a Passo Icatu Online -

Participantes. Passo a Passo Icatu Online - Participantes Passo a Passo Icatu Online - Participantes, Sejam bem vindos ao Icatu Online. Para a sua ajuda, formulamos esse passo a passo para que você navegue pelo nosso site com a máxima facilidade.

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª Execute o CD de

Leia mais

Manual de Utilização Chat Intercâmbio

Manual de Utilização Chat Intercâmbio Manual de Utilização Chat Intercâmbio 1 INDICE 1 Chat Intercâmbio... 6 1.1 Glossário de Termos Utilizados.... 6 1.2 Definições de uma Sala de Chat... 7 1.3 Como Acessar o Chat Intercâmbio... 8 1.4 Pré-requisitos

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico.

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1 Manual de instalação Certificado Digital A1 ou S1 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Índice. Ameaças à Segurança da Informação. Introdução. Dispositivos de Segurança no Bradesco Net Empresa. E-Mail. Como Identificar um Phishing Scan

Índice. Ameaças à Segurança da Informação. Introdução. Dispositivos de Segurança no Bradesco Net Empresa. E-Mail. Como Identificar um Phishing Scan www.bradesco.com.br Índice Versão 01-2007 Introdução 2 Ameaças à Segurança da Informação 12 Dispositivos de Segurança no Bradesco Net Empresa 3 E-Mail 14 Procuradores e Níveis de Acesso 6 Como Identificar

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

primeiro acesso; dígitos da senha; FAQ AllianzNet 2.0

primeiro acesso; dígitos da senha; FAQ AllianzNet 2.0 FAQ AllianzNet 2.0 1. Como encontro os tutoriais disponíveis no portal? Acesse o portal AllianzNet com a sua SUSEP de 9 dígitos e a senha cadastrada; No menu lateral esquerdo, clique na opção All Info

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Manual de PRODUÇÃO ONLINE. Autorização e Faturamento

Manual de PRODUÇÃO ONLINE. Autorização e Faturamento Manual de PRODUÇÃO ONLINE 2 APRESENTAÇÃO A Unimed-Rio desenvolveu seu sistema de Produção Online, criado para facilitar a rotina de atendimento de seus médicos cooperados. Este sistema é composto por dois

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Instruções para Compra de Cursos

Instruções para Compra de Cursos Instruções para Compra de Cursos 1. Compra do Curso Na página do Curso desejado, ao clicar no botão COMPRAR, você será direcionado ao Carrinho de Compras, caso não seja direcionado automaticamente clique

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios

VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios VALIDADOR DE ARQUIVOS SICREDI (VAS) Cobrança e Convênios Atrelada ao processo: Validação de layout dos arquivos de convênios/cobrança de um novo convênio/cedente Classificação da informação: uso interno

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Manual do Usuário GEFRE

Manual do Usuário GEFRE Manual do Usuário GEFRE Gestão de Frequência - Versão 1.2 Março, 2015 Página 1 de 84 Sumário Sumário... 2 Objetivo deste Manual do Usuário... 5 1. Instalação do GEFRE... 7 1.1. Configuração Mínima Recomendada...

Leia mais

KalumaFin. Manual do Usuário

KalumaFin. Manual do Usuário KalumaFin Manual do Usuário Sumário 1. DICIONÁRIO... 4 1.1 ÍCONES... Erro! Indicador não definido. 1.2 DEFINIÇÕES... 5 2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 7 3. ACESSAR O SISTEMA... 8 4. PRINCIPAL... 9 4.1 MENU

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA 1 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA ANO 2012 2 Sumário 1 Nota Fiscal de Serviços eletrônica - NFS-e... 3 1.1 Considerações Iniciais... 3 1.2 Legislação... 3 1.3 Definição...

Leia mais

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso

MicroPower Presence. Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso MicroPower Presence Requisitos Técnicos e Roteiro de Acesso Esse documento tem como objetivo explicar o processo de instalação do Client Presence, fornecer as recomendações mínimas de hardware e software

Leia mais

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br

Cadastros no Portal Positivo. www.portalpositivo.com.br Cadastros no Portal Positivo www.portalpositivo.com.br O cadastro de novos alunos e professores e/ou a revalidação de cadastrados realizados em anos anteriores pode ser feita de duas formas: 1. O Administrador

Leia mais

Manual do Assistente do Certificado Digital

Manual do Assistente do Certificado Digital Manual do Assistente do Certificado Digital Índice Bem-vindo ao Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 4 Renovação de Certificado

Leia mais

GERADOR DE SENHAS PARA ECF

GERADOR DE SENHAS PARA ECF MANUAL DO SOFTWARE GERADOR DE SENHAS PARA ECF MODO TÉCNICO REVISÃO 1.00 1 1. Introdução 3 2. Acesso ao software 3 2.1. Login 3 2.2. Tela principal 4 3. Descrição das funções 4 3.1. Gerar senha ECF 4 3.2.

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

Portal do Documento Eletrônico Seguro

Portal do Documento Eletrônico Seguro Página1 s-doc Portal do Documento Eletrônico Seguro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é s-doc... 03 2. Instalação Plugin Assinatura... 04 3. Instalação Silverlight...

Leia mais

Passo a passo SISCORT R 2015

Passo a passo SISCORT R 2015 Passo a passo SISCORT 2015 SUMÁRIO (PASSO A PASSO SISCORT) Passo 1 Acessando o Sistema ------------------------- slide 1 Passo 2 -Identificação do Usuário ---------------------slide 16 Passo 3 Atualizar

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE WEB PREZADO ASSOCIADO Apresentamos, no texto que se segue uma, orientação quanto à utilização de nosso Ambiente WEB, criado para oferecer facilidade ao nosso associado,

Leia mais

Depois de clicar em Enviar Email, o cliente recebe uma notificação.

Depois de clicar em Enviar Email, o cliente recebe uma notificação. COMUNICADO INTERNO: PROCESSO PASSO A PASSO, SOBRE ORDEM DE SERVIÇO DIGITAL. INICIO DO PROCESSO:. COMO NOTIFICAR O CLIENTE Ao abrir a agenda o consultor ou o coordenador, podem enviar o e-mail de notificação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Como Fazer o seu Pedido

Como Fazer o seu Pedido 1 Como Fazer o seu Pedido Agora que você já está cadastrado e sabe como acessar o seu escritório virtual, é muito importante que saiba como enviar seus pedidos. No tutorial Como Fazer o seu Cadastro você

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos SBCTrans A tecnologia facilitando a vida do cidadão Índice Cadastro e Primeiro Acesso... 05 Acessando o Sistema... 08 Menu de

Leia mais

E-mail Seguro - Guia do Destinatário

E-mail Seguro - Guia do Destinatário E-mail Seguro - Guia do Destinatário Índice Como abrir sua primeira Mensagem Criptografada... 3 Guia Passo-a-Passo para Abrir Seu Primeiro Envelope... 3 Primeiro Passo:... 3 Segundo Passo:... 3 Terceiro

Leia mais