Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento"

Transcrição

1 Manual - Demonstrativos de Pagamento e Comprovantes de Rendimento Versão: VA_04 Data: 26/06/2013 Este documento descreve as atividades e ações no Sistema de Gestão de Pessoas Administração de Pessoal VETORH a serem realizadas pelos setores de Recursos Humanos das Unidades para gerar os demonstrativos de pagamentos, comprovantes de rendimentos e senhas do sistema Vida Funcional On Line para os servidores, bem como a inserção e exclusão de cadastros para recebimento de demonstrativos de pagamento impressos. Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site:

2 2/28 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PROCEDIMENTOS GERAIS VISUALIZAR DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO EM PDF NO SISTEMA GESTÃO DE PESSOAS - VETORH VISUALIZAR DEMONSTRATIVO DE FÉRIAS EM PDF NO SISTEMA GESTÃO DE PESSOAS MÓDULO RUBI VETORH VISUALIZAR A VERSÃO PARA UNIDADE DO INFORME DE RENDIMENTOS - APOSENTADOS VISUALIZAR COMPROVANTE DE RENDIMENTOS - PENSÃO JUDICIAL - APOSENTADOS VISUALIZAR A VERSÃO PARA A UNIDADE DO INFORME DE RENDIMENTOS ATIVOS VISUALIZAR COMPROVANTE DE RENDIMENTOS DE PENSÃO JUDICIAL ATIVOS GERAR SENHAS PARA OS SERVIDORES NO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS CADASTRAR SERVIDORES PARA O RECEBIMENTO DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO IMPRESSO CANCELAR O CADASTRO DE SERVIDORES PARA O RECEBIMENTO DE DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO IMPRESSO IMPRIMIR RELATÓRIO COM TODAS AS SOLICITAÇÕES DE CADASTRO DE IMPRESSÃO

3 3/28 1. INTRODUÇÃO Tendo em vista a Instrução Normativa nº 002/2013, que dispensa a emissão em papel dos Demonstrativos de Pagamentos e Comprovantes de Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte a partir de para servidores ativos e a partir de 01/10 para os servidores aposentados. Os servidores ativos e aposentados da Unicamp terão acesso a esses documentos por meio do sistema Vida funcional On Line, disponibilizado no site da DGRH, por meio de senha individual, onde poderão consultar e imprimir os documentos. Também terão acesso aos documentos, por meio do Sistema Gestão de Pessoas Administração de Pessoal (VETORH), os responsáveis pelos serviços de Recursos Humanos dos Órgãos e Unidades da Unicamp. 1.1 Definições Demonstrativo de Pagamento Digital: é o documento que contém os valores pagos pela Universidade ao servidor (holerite), disponibilizado em meio eletrônico. Comprovante de Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte: é o documento que contém indicação da natureza e do montante dos rendimentos, das deduções e do imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) no ano-calendário, pelo valor total anual, expresso em reais, bem como de informações complementares. 2 PROCEDIMENTOS GERAIS Ao término do processamento da Folha de Pagamento de cada mês, os Demonstrativos de Pagamento são gerados no banco de dados e liberados no sistema Vida Funcional On Line, por meio de atribuição de senha ao seu cadastro funcional. Os Demonstrativos de Pagamento de Pessoal mensais, férias e outros estarão disponíveis para consulta e impressão a partir do dia primeiro de cada mês.

4 4/ Visualizar Demonstrativo de Pagamento em PDF no sistema Gestão de Pessoas - VETORH Para visualizar o demonstrativo em uma Unidade/Órgão, deve-se realizar o procedimento descrito na Tabela 1 (abaixo). Tabela 1: Procedimento para visualização do demonstrativo Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Cálculos / Relatórios / Digitais/ Demonstrativos Diversos. 2. Preenchimento dos campos Matrícula: Informar matrícula do colaborador Competência: Informar a competência do demonstrativo que se deseja visualizar.

5 5/28 Tipo do Demonstrativo: Selecionar o tipo do demonstrativo. As opções são: 1. Cálculo mensal; 2. Folha complementar 3. 13º salário 1ª parte 4. 13º salário 2ª parte 5. Especiais 6. Outros Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, será exibido o demonstrativo. Caso o colaborador tenha mais de um demonstrativo do tipo escolhido na competência informada, todos serão exibidos. 2.2 Visualizar Demonstrativo de Férias em PDF no sistema Gestão de Pessoas Módulo RUBI VETORH Para visualizar o demonstrativo de férias em uma unidade, deve-se realizar o procedimento descrito na Tabela 2 (abaixo). Tabela 2: Procedimento para visualização do demonstrativo de férias 1. Acesso Inicializar módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar em Cálculos / Relatórios / Digitais / Demonstrativos de Férias.

6 6/28 2. Preenchimento dos campos Competência: Informar a competência do demonstrativo que se deseja visualizar. Quinzena: Selecionar a quinzena da competência cujo demonstrativo será exibido. A quinzena corresponde ao período em que se iniciou o gozo de férias. Matrícula: Informar matrícula do colaborador cujo demonstrativo será visualizado.

7 7/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, será exibido o demonstrativo. Caso o colaborador tenha mais de um demonstrativo na competência informada, todos serão exibidos. 2.3 Visualizar a versão para Unidade do Informe de - Aposentados Através do procedimento na Tabela 3 (abaixo) será possível visualizar a versão para a Unidade do informe de rendimentos APO/SPPREV, conforme os parâmetros informados. Tabela 3: Procedimento para visualização da versão da Unidade do informe 1. Acesso Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 411 Comp Rend/2012 APO/SPPREV - UNIDADE.

8 8/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Data Entrega: Informar a data limite de entrega definida pela Receita Federal. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Considerar Limites: Selecionar se deve ou não considerar limites. Acima de (até 2009): Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Considerar 13º no Limite: Selecionar se deve ou não considerar 13º no limite. Gravar Tabela Para Contracheque: Indica se deve, ou não, gravar tabela para contracheque. Deixar a opção padrão N (Não). Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação.

9 9/28 Endereço Fonte Pagadora: é a fonte pagadora. Deixar a opção Filial Centralizadora. Listar Eventos Despesas Médicas: Selecionar se deve, ou não, listar eventos de despesas médicas. Somar Dependente no Titular: Selecionar se deve, ou não, somar dependentes no titular. Arquivo Exportação DIRF (até 2009): Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

10 10/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

11 11/ Visualizar Comprovante de - Pensão Judicial - Aposentados Através do procedimento na Tabela 4 (abaixo) será possível visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial APO/SPPREV, conforme os parâmetros informados. Tabela 4: Procedimento para visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/ Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 419 Comp. Rend/ 2012 APO/SPPREV Pensão Judicial.

12 12/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Acima de: Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação. Arquivo Exportação DIRF: Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado.

13 13/28 Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

14 14/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

15 15/ Visualizar a versão para a Unidade do Informe de Ativos Através do procedimento na Tabela 5 (abaixo) será possível visualizar a versão para a Unidade do informe de rendimentos dos ATIVOS, conforme os parâmetros informados. Tabela 5: Procedimento para visualização da versão da Unidade do informe Inicializar o módulo Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe. 2. Selecionar o modelo 413 Comp Rend/2012 Ativos - UNIDADE.

16 16/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Data Entrega: Informar a data limite de entrega definida pela Receita Federal. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Considerar Limites: Selecionar se deve ou não considerar limites. Acima de (até 2009): Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Considerar 13º no Limite: Selecionar se deve ou não considerar 13º no limite. Gravar Tabela Para Contracheque: Indica se deve, ou não, gravar tabela para contracheque. Deixar a opção padrão N (Não). Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação.

17 17/28 Endereço Fonte Pagadora: é a fonte pagadora. Deixar a opção Filial Centralizadora. Listar Eventos Despesas Médicas: Selecionar se deve, ou não, listar eventos de despesas médicas. Somar Dependente no Titular: Selecionar se deve, ou não, somar dependentes no titular. Arquivo Exportação DIRF (até 2009): Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional).

18 18/28 Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido. 2.6 Visualizar Comprovante de de Pensão Judicial Ativos Através do procedimento na Tabela 6 (abaixo) será possível visualizar o comprovante de rendimentos de pensão judicial ATIVOS, conforme os parâmetros informados. Tabela 6: Procedimento para gerar o comprovante de rendimentos de pensão judicial Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de 1. Acesso acesso. Em seguida, clicar em Menu/Anuais / Informe/Dirf / Listar / Informe.

19 19/28 2. Selecionar o modelo 420 Comp. Rend/ 2012 Ativos Pensão Judicial.

20 20/28 3. Preenchimento dos campos Ano Base: Informar o ano base que será processado. Tipo Anotação Ficha: Selecionar o tipo de anotação do colaborador a ser impresso nas Informações Complementares. Listar: Selecionar o tipo de pessoa entre as opções Colaborador, Terceiro, ou Dependente. Contribuintes: Selecionar uma entre as opções Somente com IRRF, Somente sem IRRF, ou Todos. Acima de: Indicar o valor a ser considerado nos rendimentos. Nível de Ordenação: Indicar nível de ordenação. Arquivo Exportação DIRF: Indicar o caminho onde será gravado o arquivo DIRF. Se for deixado em branco, o arquivo não será gerado. Empresa: Selecionar a empresa desejada. Lote: Selecionar o(s) lote(s) de colaboradores que será(ão) processado(s) (opcional). Colaborador: Selecionar a(s) matrícula(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Filial: Selecionar a(s) filial(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Local: Selecionar o(s) local(is) ) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Tipo Contrato: Selecionar o tipo do contrato do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Situação: Selecionar a(s) situação(ões) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s)

21 21/28 (opcional). Vínculo: Selecionar o(s) vínculo(s) empregatício(s) do(s) colaborador(es) cujo(s) informe(s) será(ão) processado(s) (opcional). Ao informar os dados solicitados e clicar em OK, o informe será exibido.

22 22/ Gerar Senhas para os servidores no Sistema de Gestão de Pessoas Caso necessário, a senha de acesso ao Sistema Vida Funcional Online poderá ser emitida pelas Unidades/Órgãos aos seus servidores, conforme procedimentos na tabela 7. Tabela 7: Procedimentos para geração de senhas para os servidores Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. 1. Acesso Em seguida, clicar Menu/Personalizadas/Gera senha de acesso Vida Funcional Online/ 2. Digitar a matrícula do colaborador e clicar em gerar senha

23 23/28 A senha pode ser impressa ou encaminhada manualmente por .

24 24/ Cadastrar servidores para o recebimento do demonstrativo de pagamento impresso Os RH s podem cadastrar os servidores que manifestarem o interesse por receber os demonstrativos de pagamento impressos pela DGRH conforme procedimento descrito na tabela 8. Tabela 8: Cadastro para impressão dos demonstrativos de pagamento 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar Menu/ Cálculo / Relatórios / Digitais / Demonstrativos Cadastro de Impressão. 2. Digitar a matrícula do colaborador

25 25/28 3. Histórico Inserção: Competência Início (MM/AAAA): Neste campo, o usuário deve digitar a data para início da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão. Em seguida clicar no botão. O sistema não permite a inclusão de meses anteriores à data atual. Caso o servidor deseje a impressão de demonstrativos de pagamentos anteriores, deve entrar em contato com a Seção de Pagamento da Divisão de Administração de Pessoal DAP/DGRH. Competência Término (MM/AAAA): Caso o servidor informe o período necessário para a impressão, o usuário deve digitar a data para término da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão. Caso o período de impressão seja indeterminado, o campo deve permanecer em branco. 2.9 Cancelar o cadastro de servidores para o recebimento de demonstrativo de pagamento impresso Caso o servidor opte por não receber mais os demonstrativos de pagamento impresso, os RH s podem cancelar o cadastramento conforme procedimento descrito na tabela 9. Tabela 9: Cancelamento do cadastro pra impressão de demonstrativos de pagamento 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar Menu/ Cálculo / Relatórios / Digitais / Demonstrativos Cadastro de Impressão.

26 26/28 2. Digitar a matrícula do colaborador 3. Histórico Inserção: Competência Início (MM/AAAA): O sistema irá exibir o registro já cadastrado. Competência Término (MM/AAAA): O usuário deve digitar a data para término da impressão conforme a opção do servidor ou selecionar o mês no calendário ao clicar no botão.

27 27/28 Em seguida clicar no botão 2.10 Imprimir relatório com todas as solicitações de cadastro de impressão. É possível imprimir o Relatório com todas as solicitações de cadastro de impressão dos demonstrativos, conforme procedimento descrito na tabela 10. Tabela 10: Impressão de Relatório de Solicitações de impressão dos demonstrativos 1. Acesso Inicializar o módulo de Administração de Pessoal com o nome do usuário e senha de acesso. Em seguida, clicar: Menu/colaboradores/Ficha Cadastral/Relação de Cadastro. Em seguida escolher Relatório 317.

28 28/28 Quando aparecer a tela abaixo, clique em OK. Será exibido o relatório, conforme exemplo abaixo.

Versão: VA_01_01 Data: 16.04.2013

Versão: VA_01_01 Data: 16.04.2013 Instruções para a consulta dos documentos digitais: Demonstrativo de Pagamento e Comprovantes de Rendimentos Pagos e de Imposto de Renda Retido no Sistema Vida Funcional On Line Versão: VA_01_01 Data:

Leia mais

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência*

Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Manual de Procedimento para Consulta de Pendências Trabalhistas quando da Eliminação de Documentos de Frequência* Versão: V0_0_11 Data: 11 de abril de 2014 (*) Procedimento para eliminação dos seguintes

Leia mais

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL

Portal do Servidor Publico. Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL Portal do Servidor Publico Cartilha de Orientação Acesso ao PORTAL 1 Indice Apresentação do Portal... 03 Acesso ao Portal do Servidor Publico... 04 Solicitar Senha... 04 Disponibilidade do Portal... 06

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA. Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA. Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA Manual Rápido SERVIDOR PÚBLICO CONTRACHEQUE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS MANUAL DESENVOLVIDO PELA: SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO PESSOAL Elaborado

Leia mais

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6.

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6. Sumário OBJETIVO... 2 1 ACESSANDO O SISTEMA... 3 2 - TELA PRINCIPAL (Painel de Controle)... 4 3 MÓDULO ETIQUETAS... 4 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS... 7 5 ANEXAR DOCUMENTOS... 15 6 MENU TRÂMITE... 18 6.1 RECEBER

Leia mais

Guia prático de bolso PSC e Portal RH

Guia prático de bolso PSC e Portal RH Guia prático de bolso PSC e Portal RH O QUE É PSC? O PSC (Positivo Serviços Compartilhados) é um sistema de gestão que centraliza todos os processos administrativos do Positivo. Tem como principal objetivo

Leia mais

Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br

Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br Rev. 00 Endereço acesso: http://certificacao.ccab.org.br Login: CNPJ do Exportador ou Despachante. Senha: Fornecido pela CCAB e impressa no protocolo de entrega de documentos. Possibilidade de troca da

Leia mais

Tutorial: SIGRH Para o Servidor marcar as suas férias.

Tutorial: SIGRH Para o Servidor marcar as suas férias. Tutorial: SIGRH Para o Servidor marcar as suas férias. Orientação para o servidor da UFABC marcar suas férias no Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos SIGRH, através da Operação: Inclusão de

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.13 1

MANUAL VERSÃO 2.13 1 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL... 4 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 6 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 7 7. EXAMES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC Matrícula de Estudante do SISUTEC Manual do Usuário Acesso ao módulo de Matrícula de Estudante do SISUTEC Descrição Este documento visa apresentar ao Gestor Responsável pela Unidade de Ensino, ao Assessor

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Consignação Manual do Correspondente Consignação

Consignação Manual do Correspondente Consignação Manual do Correspondente Consignação Banestes S.A. - Banco do Estado do Espírito Santo GCONS - Gerência de Consignação SUMÁRIO 1. Conceito...3 2. Apresentação...3 3. Informações Gerais...3 3.1. Condições

Leia mais

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1

DIRF. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014. Ano Base:2013. Copyright 2013 1 DIRF Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF 2014 Ano Base:2013 Copyright 2013 1 O que é DIRF? Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte: É a declaração feita pela FONTE PAGADORA [Empresa],

Leia mais

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA Versão 05/05/2015 SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 03 VISUALIZANDO A SOLICITAÇÃO... 05 DEMONSTRATIVO DAS VAGAS... 06 DESISTÊNCIA DA REMOÇÃO... 08 IMPRIMIR PROTOCOLO...

Leia mais

Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP

Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP Procedimentos para Adesão à Previdência Complementar PREVCOM - RP Versão: V0_0_2 Data: 11 de abril de 2014 Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site: http://www.dgrh.unicamp.br 2/13 GARANTIAS E RESTRIÇÕES

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI)

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) O SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS ON-LINE O Sistema de Controle de Processos ON-LINE é um Sistema de Protocolo desenvolvido pela da que tem como finalidade gerenciar os processos e solicitações de serviços

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos AGIS Gerenciamento Eletrônico de Documentos 1 SUMÁRIO 1. Definições 3 1.1 Apresentação 3 1.2 Disposição do Sistema 3 2. Acessando o Sistema 4 2.1 Procedimento para regularizar o primeiro acesso 4 2.2 Procedimento

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo.

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo. 1/8 1. OBJETIVO Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento da folha de pagamento do Grupo. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO DHO Desenvolvimento Humano Organizacional; SISTEMA RUBI Sistema operacional

Leia mais

Sistema de Bolsas - CGFC

Sistema de Bolsas - CGFC Tutorial:Sistema Sistema de Bolsas - CGFC Como lançar o pagamento de Bolsistas solicitados pelas áreas da UFABC 02/03/2015 Fábio e Rogério Versão 2.1 Conteúdo Tutorial:Sistema de Bolsas - CGFC 2015 Introdução...

Leia mais

MANUAL FATURAMENTO SERVIÇOS MÉDICOS/CONTAS MÉDICAS

MANUAL FATURAMENTO SERVIÇOS MÉDICOS/CONTAS MÉDICAS MANUAL FATURAMENTO SERVIÇOS MÉDICOS/CONTAS MÉDICAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. INFORMAÇÕES REGULAMENTARES:...3 3. ACESSO AO SISTEMA...3 4. INCLUSÃO DE USUÁRIOS...4 5. FATURAMENTO ELETRÔNICO...5 6. GUIA

Leia mais

GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos)

GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos) GPA (Gerenciador de Pedidos de Afastamentos) Manual versão 1.2 Sistema de gerenciamento de pedidos de afastamento de Magistrados do Estado do Tocantins. 27/8/2013 Sumário 1. Introdução... 2 2. Definindo

Leia mais

Sumário. 1. Atualização do layout RAIS. Este documento de versionamento contém: 1. Atualização do layout RAIS 2. Atualização do layout DIRF

Sumário. 1. Atualização do layout RAIS. Este documento de versionamento contém: 1. Atualização do layout RAIS 2. Atualização do layout DIRF Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Atualização do layout RAIS 2. Atualização do layout DIRF 1. Atualização do layout RAIS O layout da RAIS foi atualizado conforme orientações fornecidas

Leia mais

Dois novos relatórios estão disponíveis nesta versão do Imobiliária 21. São eles: Devedores e Imóvel por Área. Veja abaixo como emitir cada um.

Dois novos relatórios estão disponíveis nesta versão do Imobiliária 21. São eles: Devedores e Imóvel por Área. Veja abaixo como emitir cada um. Sumário Este documento de versionamento contém: 1. Inclusão dos relatórios: Devedores e Imóvel por Área. 2. Inclusão do campo Código de Município no cadastro de cidade. 3. Publicação de boletos de proprietário

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL. Versão 1.0

ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL. Versão 1.0 ERGON ONLINE MANUAL DO SERVIDOR EMISSÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL Versão 1.0 Junho de 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. ACESSO AO ERGON ONLINE... 6 3. TELA MARGEM & EMPRÉSTIMOS... 7 Portal Consig-Sen Manual

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5

Índice. Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Índice Tela Inicial -------------------------------------------------------------- 5 Alteração de Senhas ------------------------------------------------------ 7 Inclusões de funcionários e dependentes

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI 130325 SUMÁRIO SAATRI (Serviço de Auto Atendimento Tributário)... 3 ECONÔMICO... 4 Acesso ao Sistema... 4 Emissão de Certidão Negativa... 5 Verificar Autenticidade

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.11 1

MANUAL VERSÃO 2.11 1 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 O QUE É O EOL?... 3 3 ACESSO AO CLIENTE... 3 4 ACESSANDO O EOL... 3 5 TELA INICIAL... 4 6 EXAMES ADMISSIONAIS... 5 7 MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 8 EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio.

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro

PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro PRONIM ED - EDUCAÇÃO Financeiro SUMÁRIO 1. FINANCEIRO... 5 1.1. ED - SECRETARIA... 5 1.2. ED - ESCOLA... 5 1.3. USUÁRIOS POR ENTIDADE NO ED SECRETARIA E ESCOLA... 6 2. FINANCEIRO - SECRETARIA... 7 2.1.

Leia mais

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária

3. Procedimento para emissão de Guia de Retenção Previdenciária 1. Objetivo Este documento tem por objetivo orientar na realização da Folha de Pagamento de Autônomos do Ministério Público e do Fundo de Modernização e Aprimoramento Funcional do Ministério Público do

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03

Web Empresas. Agemed Saúde S/A. Versão 03 2011 Versão 03 Web Empresas Agemed Saúde S/A. Esse documento tem como objetivo orientar as empresas contratantes do plano de saúde Agemed a utilizarem o ambiente Web para realização de movimentações cadastrais

Leia mais

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde

Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Orientações sobre a Utilização do Home Saúde Objetivo do Módulo Home Saúde Acesso ao Módulo Home Saúde Botões de Comando Consultando informações cadastrais do seu grupo familiar Consultando os dados da

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE PERÍCIA MÉDICA MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE 1.0 OBJETIVO:...3 2.0 ACESSO AO SISTEMA:...3 3.0 CADASTRO:...4 3.1 SOLICITAÇÃO

Leia mais

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE Página 1 de REVISÃO DATA VERSÃO DO HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES SISTEMA 00 1.0 Emissão inicial. Página 2 de Sumário 1. Introdução... 4 2. Modelo Conceitual... 4 3. Programa Cliente... 5 3.1 Telas de Configuração...

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

Faculdade de Medicina de Marília Manual de acesso ao Demonstrativo de Pagamento de Salário dos Colaboradores

Faculdade de Medicina de Marília Manual de acesso ao Demonstrativo de Pagamento de Salário dos Colaboradores ACESSO AO DEMOSTRATIVO DE PAGAMENTO Para acessar o demonstrativo de pagamento, serão necessários os seguintes passos: 1º) Acesse o site da FAMEMA, vá em Área Funcionário localizado no canto superior direito,

Leia mais

Utilizando o SISPC para efetuar Registros

Utilizando o SISPC para efetuar Registros Utilizando o SISPC para efetuar Registros 1. Registros O b j e t i v o Através do módulo de registros do sistema serão executadas as operações de inclusão de pessoas inadimplentes na base de dados do SPC.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA. Acesso ao Sistema - Pessoa Física ELETRÔNICA - NFS-e NOTA CARIOCA Acesso ao Sistema - Pessoa Física Página 2 de 36 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 4 1.1. DEFINIÇÃO... 4 2. REGRAS PARA CADASTRAMENTO... 5 3. SENHA WEB... 6

Leia mais

INFORMATIVO ISSQN. Descritivo de Funcionalidades

INFORMATIVO ISSQN. Descritivo de Funcionalidades INFORMATIVO ISSQN Descritivo de Funcionalidades INFORMATIVO ISSQN 1 Sumário DESABILITE O BLOQUEADOR DE POP-UPS... 2 ACESSANDO O SISTEMA... 2 LANÇAMENTO EVENTUAL DE RETENÇÃO NA FONTE PARA TOMADOR NÃO SEDIADO

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS BRADESCO NO FINANCE 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pelo Bradesco... 3 Como gerar os arquivos de Remessa para o Banco pelo Finance... 14 Como enviar

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

CPqD Gestão Pública. Gestão Escolar Guia de treinamento. Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010

CPqD Gestão Pública. Gestão Escolar Guia de treinamento. Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010 CPqD Gestão Pública Gestão Escolar Guia de treinamento Versão do produto: 4.0.0 Edição do documento: 2.0 Abril de 2010 CPqD Gestão Pública Gestão Escolar Guia de treinamento Versão do produto: 4.0.0 Edição

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Cadastro Empresas no SIGLA Digital O cadastro de Empresas permite cadastrar quais empresas estarão configuradas para utilizar o SIGLA Digital. Caso necessário cadastrar uma

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 1 Sumário 1 Acesso ao Sistema...3 2 Quadro de Aviso...4 3 Menu...8 3.1 Audiência...8 3.1.1 Tempo

Leia mais

manual Sistema de Gestão de Contribuições

manual Sistema de Gestão de Contribuições manual Sistema de Gestão de Contribuições Conteúdo 1. Login 4 2. Home 5 3. Informações básicas 3.1. Menus 6 3.2. Números e status 7 3.3. Ações 8 4. Ambientes da ferramenta 4.1. Sindicato 13 4.2. Empresas

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Manual do Usuário SIG

Manual do Usuário SIG Universidade Federal do Pará Manual do Usuário SIG Belém 2011 Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores da UFPA para realizarem seu cadastro como usuários do Sistema Integrado de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR Sistema Digital de Consignações MANUAL DO USUÁRIO DO SERVIDOR Versão 2.0 Out/2.008 ZETRASOFT LTDA RUA PERNAMBUCO, 1077 7º E 9º ANDARES FUNCIONÁRIOS BELO HORIZONTE MG 30.130-151 www.zetrasoft.com.br Todos

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos

Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos Treinamento da DIRF e Comprovante de Rendimentos Este treinamento tem o objetivo de demonstrar as informações e funcionalidades da DIRF em relação às rotinas específicas do sistema JB Folha de Pagamento.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO BENEFICIÁRIO

MANUAL DO PORTAL DO BENEFICIÁRIO MANUAL DO PORTAL DO BENEFICIÁRIO Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SITE DO E-VIDA... 4 3 INÍCIO... 5 4 GUIA MÉDICO... 6 5 PRODUTOS... 6 6 REEMBOLSO... 6 6.2 SITUAÇÃO REEMBOLSO... 7 6.3 CRONOGRAMA REEMBOLSO...

Leia mais

1. Informações iniciais

1. Informações iniciais 1. Informações iniciais O novo Sistema de Emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) é de propriedade exclusiva do CFC e o acesso ao sistema será por meio de um link disponibilizado

Leia mais

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP 1 Sumário Acesso ao Portal EEP.NET... 3 Login Portal EEP.NET... 4 Digitação de Notas... 5 Digitação de Faltas... 7 Digitação do Plano de Aula... 9 Emissão

Leia mais

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA

Manual para DIRF. Manual de Procedimentos - WFOLHA Para gerar o arquivo da DIRF, existem algumas informações importantes a serem revisadas antes de qualquer processo. Desta forma dividimos o manual em sequencias as quais estão explicadas a diante: Prazo:

Leia mais

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento

Saúde Online. Serviços Médicos / Faturamento Saúde Online Serviços Médicos / Faturamento Página 1 INDICE 1 Introdução Página 03 2 Acesso Página 03 3 Faturamento Eletrônico Página 03 4 Guia de Consulta Página 05 5 Guia SP/SADT Página 07 6 Guia de

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB 0 Sumário Introdução... 2 Funcionalidades... 2 Requisitos Necessários... 2 Faturamento Web... 3 Faturamento Simplificado... 4 Faturamento Detalhado... 9 Faturamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO

SISTEMA DE GESTÃO MÓDULO FÉRIAS SERVIDOR/ESTAGIÁRIO SERVIDOR/ESTAGIÁRIO O endereço eletrônico para acesso ao sistema é: https://sistemas.ufscar.br/ferias Para utilizar o Sistema de Controle de Férias você deverá estar cadastrado previamente no Banco de

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR UPLOAD DE ARQUIVO TISS

MANUAL DO PRESTADOR UPLOAD DE ARQUIVO TISS MANUAL DO PRESTADOR UPLOAD DE ARQUIVO TISS 1 Sumário Introdução... 3 Funcionalidades... 3 Requisitos Necessários... 3 Acesso ao Upload de Arquivo TISS... 3 Upload de Arquivo TISS... 5 Erros mais frequentes

Leia mais

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários

MENUS TELA INICIAL. Movimento de Ferramentaria. Alternar entre casas do grupo. Cadastro de Ferramentas. Não Implementado. Cadastro de Funcionários FERRAMENTARIA TELA INICIAL Ao autenticar no sistema com usuário e senha cadastrados é apresentada a seguinte tela ao lado esquerdo, sendo essa tela a página inicial do sistema de Ferramentaria. MENUS TELA

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA

Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA Universidade Federal Fluminense SIRH - SISTEMAS INTEGRADOS DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE FREQUÊNCIA MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE 1.0 OBJETIVO:...3 2.0 ACESSO AO SISTEMA:...3 3.0 BOLETIM DE FREQÜÊNCIA:...4

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0

Serviço de Informações Municipais Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. Manual de Operação Versão 2.0 Manual de Operação Versão 2.0 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Solicitação de Uso da NFS-e...3 3. Consultar Andamento da Solicitação de Uso...5 4. Emitindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica...5

Leia mais

Passo a Passo Módulo INTRANET

Passo a Passo Módulo INTRANET SISTEMA HOMOLOGNET SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO Passo a Passo Módulo INTRANET Versão 1.0 Multiplicadores das SERET s Visão Geral do HomologNet: Módulos INTERNET E INTRANET As Empresas enviam informações

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor

MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor Sistema de Gestão e Controle de Consignações On-Line - CONSIGFÁCIL MANUAL CONSIGFÁCIL Acesso: Servidor V.4.2 (Agosto/2014) 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. ACESSANDO O CONSIGFÁCIL... 4 1.1. NAVEGADOR... 4

Leia mais

MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS

MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS MANUAL DE FÉRIAS SIGRH PARA SECRETÁRIAS E CHEFIAS Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Janeiro/2015 Prezadas Chefias e Secretárias, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC 1 Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC Perfil: Requisitor e Autorizador de solicitações de materiais de consumo 2 Maceió, Fevereiro de 2013. Histório de versões

Leia mais

Indice. O que é NFSe?... 5

Indice. O que é NFSe?... 5 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs

GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET. [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs GUIA PASSO A PASSO PARA REALIZAR A VOTAÇÃO VIA INTERNET [SISTEMA DE VOTAÇÃO ON-LINE CFC/CRCs] Sistema para eleições dos CRCs Sumário PROCEDIMENTOS PARA EFETUAR O PROCESSO DE VOTAÇÃO... 3 1. TROCA DE SENHA

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO Processos de Concessão de Benefícios Histórico da Revisão Data Versão

Leia mais

Manual do Sistema Carteira do Idoso

Manual do Sistema Carteira do Idoso Manual do Sistema Carteira do Idoso SUMÁRIO Manual do Sistema Carteira do Idoso... 3 1. Acessando o Sistema... 3 2. Tela Inicial... 4 2.1. Início... 5 2.2. Pesquisar Idoso... 5 2.2.1. Como pesquisar o

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

MANUAL VERSÃO 4.14 0

MANUAL VERSÃO 4.14 0 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. O QUE É O EOL?... 2 2. ACESSANDO O EOL... 2 3. TELA INICIAL... 3 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 8 7. EXAMES

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais