Manual de Integração do EdgeBox com Active Directory

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Integração do EdgeBox com Active Directory"

Transcrição

1 Manual de Integração do EdgeBox com Active Directory Julho 2009 Lisboa, António Pedro Santos

2 Índice 1 Introdução à Integração do Active Directory Desenho de Rede Cenários de Integração EdgeBox Active Directory Processo de Autenticação Genérico, por Tipo de Cenário Processo de Autenticação Genérico, por Tipo de Sistema Operativo Work-Flow de Integração Adaptação da Rede PT ao(s) Active Directory(s) Configuração do EdgeBox Testar Login no EdgeBox Criação de OU s, Grupos e Utilizadores FAQs: Utilitários:... 28

3 1 Introdução à Integração do Active Directory Para iniciar a Integração do(s) ActiveDirectory(s) com o EdgeBox deve iniciar por: 1º Backup dos PC s no Domínio Antigo: Para migrar o(s) seu(s) Active Directory(s) em produção terá que mudar o(s) endereço(s) IP do(s) mesmo(s), o que normalmente significa que todos os PC s do Domínio perderão a relação de trust com o domínio, significando por isso que deverá salvaguardar os dados dos utilizadores antes de migrar os PC s para o novo Domínio. 2º Tendo compreendido o passo anterior, compreenderá que terá que Reinstalar o Active Directory. Um dos problemas apresentados na Integração de múltiplos Active Directorys com o EdgeBox prende-se com o facto do EdgeBox apenas poder fazer join (registar-se) a 1 Domínio, sobre o qual efectuará 2 tipos de pedidos distintos: 1. Pedidos de Autenticação de Utilizadores (AUTH). 2. Pedidos de Buscas (LDAP) para pesquisa de Utilizadores e Grupos. **1 **1 - A pesquisa LDAP serve apenas para devolver o grupo ao qual o utilizador pertence durante o processo de autenticação. Para reinstalar o Active Directory poderá escolher uma de 3 abordagens: AB1- Instalar o(s) Servidor(es) de Active Directory com o CD original do Sistema Operativo (mais aconselhável) Com esta abordagem é possível, mantendo uma única forest e criar novos subdomínios dentro da mesma: No caso de múltiplos domínios, criando Universal Groups correspondente aos perfis dos utilizadores e usando pedidos ao Global Catalog do domínio principal, poder-se-á efectuar os 2 tipos de pedidos (AUTH + LDAP) a apenas 1 dos Active Directory s (escola1.local). Este ambiente encontra-se testado e a funcionar em ambiente de testes no Piloto, sendo possível replicar qualquer problema que surja.

4 AB2- Instalar o(s) Servidor(es) de Active Directory usando o CD de Instalação da Microsoft LNM (menos aconselhável), pois esta opção permite-lhe a criação de apenas dois domínios independentes com florestas independentes. Após a criação da 2º floresta independente não será possível migrar o 2º domínio para um subdomínio dentro da floresta principal, e assim, com esta configuração, não será possível nem efectuar pedidos de (LDAP) nem de (AUTH) ao segundo domínio a não ser que se crie uma relação de trust entre florestas. Ainda assim não será possível efectuar pedidos de (LDAP) sobre os domínios 2ºs, apenas pedidos de Autenticação (AUTH), mesmo que se usem Universal Groups dentro dos dois domínios. Assim para resolver esse problema, será necessário replicar os utilizadores dos 2ºs Domínios para dentro do 1º podendo os mesmos ficar desactivados, uma vez que para o efeito pretendido, apenas necessitamos que estejam dentro do seu respectivo grupo, tornando-se assim desnecessária a criação dos Grupos de utilizadores nos Domínios 2ºs. Este ambiente não foi testado com o CD do LNM, mas sim com o CD Original do Windows estando a funcionar em ambiente de testes no Piloto, não possível replicar qualquer problema que surja com a instalação e funcionalidades previstas pelo CD do LNM, por este facto será desaconselhável esta abordagem. AB3- Reconfigurar o Active Directory para integrar o mesmo (desaconselhável), significa que irá acontecer o mesmo que no ponto anterior mas com a agravante de não ter configurado o seu IP nas GPO s e no Servidor de DNS por defeito, sendo necessário reconfigurar o sistema sem a garantia de ter sido testado em Piloto. Não fará parte deste manual.

5 1.1 Desenho de Rede

6 1.2 Cenários de Integração EdgeBox Active Directory

7 Cenário A: Sem Active Directory na rede. Gestão de Grupos/Perfis Associação a VLAN Gestão de Users Autenticação de Passwords (EdgeBox) User(EdgeBox) Perfil(EdgeBox) Vlan (EdgeBox) (EdgeBox) Cenário B: (Users Geridos no EdgeBox e AD) Forest 1+ Forests (Domínios dentro da mesma Forest) ou (Domínios Separados c/ Trust) AD 1º AD 2º+ AD s Gestão de Grupos/Perfis Perfis (EdgeBox) Perfis (EdgeBox) Associação a VLAN User(EdgeBox) Perfil (EdgeBox) Vlan User(EdgeBox) Perfil (EdgeBox) Vlan Gestão de Users (EdgeBox e AD) (EdgeBox e AD) Autenticação de Passwords (1º AD) (2º+ AD s) Cenário C: Users Geridos dos AD s Forest 1 Forest (Domínios dentro da mesma Forest) AD 1º AD 2º+ AD s Gestão de Grupos/Perfis 1º AD Grupos de Utilizadores = Perfis (EdgeBox) 2º+ AD s Grupos de Utilizadores = Perfis (EdgeBox) Associação a VLAN User(1º AD) Grupo = Perfil (EdgeBox) Vlan User(2º+ AD s) Grupo = Perfil (EdgeBox) Vlan Gestão de Users (1º AD) (2º+ AD s) Autenticação de Passwords (1º AD) (1º AD) (2º+ AD s) Forest +1 Forests (Domínios Separados c/ Trust) AD 1º AD 2º+ AD s Gestão de Grupos/Perfis 1º AD Grupos de Utilizadores = Perfis (EdgeBox) 1º AD Grupos de Utilizadores = Perfis (EdgeBox) Associação a VLAN User(1º AD) Grupo = Perfil (EdgeBox) Vlan (2º+ AD s) = User Bloqueado(1º AD) Grupo (1º AD) = Perfil (EdgeBox) Vlan Gestão de Users (1º AD) (1º AD) e (2º+ AD s) Autenticação de Passwords (1º AD) (1º AD) (2º+ AD s)

8 1.3 Processo de Autenticação Genérico, por Tipo de Cenário

9

10

11

12 1.4 Processo de Autenticação Genérico, por Tipo de Sistema Operativo

13

14

15 2 Work-Flow de Integração

16 3 Adaptação da Rede PT ao(s) Active Directory(s) Será necessário efectuar uma alteração relativa à configuração do Switch principal da rede da escola assim que se pretenda activar o Active Directory na rede de forma a alterar as seguintes configurações: 1. DNS entregues aos PC s para Aplicar Permissões que alterem a matriz de conectividade para permitir que Convidados / Alunos / Professores / Administrativos acedam ao(s) Active Directory(s) da escola. Compreende-se assim que o Active Directory principal da rede terá ser configurado para responder a pedidos de DNS da rede interna, e fazer forward de pedidos para os DNS s da PT

17 4 Configuração do EdgeBox 1º Configurar o EdgeBox em: https:// / Configuração Active Directory Configurar P.S.: para mais informações para acesso ao EdgeBox, veja o manual do mesmo. Seleccione o Domínio, o Tipo de AD (win2000 ou win2003), para AD 2008 terá que pedir à Microsoft o downgrade da versão para º Se optou pelo Cenário B deverá configurar da seguinte forma: Clique em Aplicar. Um Join com sucesso ao domínio apresenta-se com o texto: Terá agora que replicar todos os utilizadores do(s) Active Directory(s) criados para dentro do EdgeBox, associando-lhes o Perfil respectivo, se quiser poderá importar via.csv, como explicado no manual do radius. 3º Se optou pelo Cenário C deverá configurar da seguinte forma: Clique em Aplicar. Um Join com sucesso ao domínio apresenta-se com o texto:

18 4º No Cenário C deverá remover o Perfil DEFAULT, no menu: Gestão Perfis Remover Perfil Premir em Aplicar: 5º Crie novamente o Perfil DEFAULT, no menu: Gestão Perfis Novo Perfil com a Vlan 5 Premir em Aplicar:

19 6º Crie agora todos os perfis de utilizadores no menu: Gestão Perfis Novo Perfil Professores : VLAN 2 Alunos : VLAN 3 Administrativos : VLAN 4 Convidados : VLAN 5 Os nomes destes Perfis têm que corresponder exactamente ao nome dos Grupos a serem criados no Windows. P.s.: O Nome Guests é privilegiado no Windows, por essa razão o nome foi substituído pelo Convidados. 5 Testar Login no EdgeBox 1º Configurar o EdgeBox em: https:// / Configuração Testar Conectividade do Utilizador P.S.: Para mais informações para acesso ao EdgeBox, veja o manual do mesmo. Introduza o username e password que criou, e pressione em Executar Teste. O resultado com sucesso retornará: Note que está a ser retornada a VLAN 3, que corresponde à vlan de Alunos, isto confirma que o utilizador recebeu a VLAN. Note também a informação Access-Accept, validou que o utilizador existe e a password está correcta. A informação virá como Access-Reject, para o caso de invalidação do utilizador e password.

20 6 Criação de OU s, Grupos e Utilizadores Para o caso de ter optado Seleccionado o Cenário C terá que proceder à seguinte configuração: 1º Abra o Active Directory Users and Computers em: Start Programs Administrative Tools 2º Pressione com o Botão Direito do Rato por cima do Nome do Domínio: New Organizational Unit 3º Escreva o Nome da Organizational Unit para a escola, onde serão criados os grupos e os utilizadores. Ex: Pressione em: OK e <F5>.

21 4º Pressione com o Botão Direito do Rato por cima do Nome da OU Criada: New Organizational Unit Repita este 4º passo para criar as seguintes Organizational Units: GruposEscola Alunos Professores Convidados Administrativos_ No final pressione a tecla <F5>. 5º Criação dos Grupos: Pressione com o Botão Direito do Rato por cima do Nome da OU GruposEscola : New Groups

22 Repita este 5º passo para criar os seguintes Grupos: Alunos Professores Convidados Administrativos No final pressione a tecla <F5>. Será agora exemplificada a criação de utilizadores: 6º Criação dos Utilizadores: Pressione com o Botão Direito do Rato por cima do Nome da OU _Administrativos_: New User Next. Finish. Add Members to a Group: Administrativos: OK.

23 No Final das configurações dos Utilizadores o seu AD Primário dever-se-á parecer algo com: Pertence ao Grupo dos: Administrativos Pertence ao Grupo dos: Alunos Pertence ao Grupo dos: Convidados Pertence ao Grupo dos: Professores Nota: Os nomes dos Grupos correspondem exactamente os nomes dos Perfis criados no Active Directory. 7º Se optou pela Abordagem AB1, deverá repetir os passos acima descritos para os restantes domínios, e não efectue o passo seguinte

24 8º Se optou pela Abordagem AB2 deverá efectuar o seguinte: Nos AD s 2º+ Criar as OU s para os Utilizadores: Crie os utilizadores nos AD s 2º+:

25 No AD Primário crie os mesmos utilizadores (que poderão estar bloqueados) e associe os mesmos aos respectivos Grupos: O utilizador: administrativo2 é membro do grupo : Administrativos O utilizador: aluno2 é membro do grupo : Alunos O utilizador: convidado2 é membro do grupo : Convidados O utilizador: professor2 é membro do grupo : Professores P.S.: Se optou pela Abordagem AB1 (não teve que criar Trusts entre Domínios, e os Domínios estão sincronizados, ver: 4.3 Confirmar sincronismo do 1º e 2º+ Domínios ) não terá que este 7º passo.

26 7 FAQs: - Como configurar NTP para Windows 2003? - Quando estou a fazer Join ao Domínio no EdgeBox aparece-me a informação de que a hora do sistema não está actualizada. Solução: O NTP é um protocolo de sincronização de relógio do sistema, uma vez que o processo de autenticação que decorre entre o EdgeBox e o ActiveDirectory tem como base encriptadora a hora do sistema, os relógios não poderão estar desfasados mais do que 5 minutos para que a autenticação de utilizadores, e o Join ao Domínio sejam efectuados com sucesso w32tm /configure /manualpeerlist: /syncfromflags:manual /update net stop w32time net start w32time w32tm /resync /rediscover - Como configurar NTP para Windows 2000? net time /setsntp: net stop w32time net start w32time w32tm -v -once - O meu Servidor Windows não consegue aceder ao site do Windows Update. Solução: Será necessário adicionar aos trusted sites do Internet Explorer os seguintes registos: https://update.microsoft.com https://*.update.microsoft.com https://*.windowsupdate.microsoft.com https://*.windowsupdate.com https://*.microsoft.com Será necessário alterar as políticas de segurança dos trusted sites passando o que estiver a disable para prompt. Verifique o DNS da placa de rede do servidor: deverá ser Verifique se o serviço DNS Client e o DNS Server estão iniciados. - Mudei o DNS da placa de rede do meu servidor e não consigo voltar ao Solução: Limpe o DNS, confirme com OK OK, OK E Reinicie o servidor.

27 - O meu utilizador depois de autenticado recebe sempre IP s na vlan 5 dos Convidados / Guest / DEFAULT ( X). Solução: Este problema é mais comum no Cenário C quando o utilizador se encontra num AD secundário em trust com o Primário. Neste caso terá que criar um utilizador bloquado no primário com o mesmo nome do secundário, e adicionar o utilizador ao grupo correspondente. - Não consigo efectuar o Join ao Domínio. Problemas mais comuns: - Não criou o Domínio com (.local): escola.local Solução: Criar o domínio de novo. (ver Criação de Domínios) - O seu browser apresenta-lhe a Pasta da Configuração Avançada por baixo da Configuração Básica (no EdgeBox) em vez de lhe aparecer como um sub-menu. Solução: Utilize outro Browser para configurar o Join ao Domínio ou actualize o seu browser. (autentique-se como Administrativo num outro PC da rede) - Quando estou a fazer Join ao Domínio no EdgeBox aparece-me a informação de que a hora do sistema não está actualizada Solução: (ver FAQ, a parte do NTP). - Quando estou a instalar o domínio aparece-me uma mensagem que o SID está duplicado. Solução: Este problema só acontece quando efectuou um cópia integral do sistema operativo com o Ghost, ou outro software. Poderá mudar o SID (http://technet.microsoft.com/enus/sysinternals/bb aspx) do AD e repetir o dcpromo. - Não consigo efectuar login com o meu utilizador. Solução: Testes a efectuar: 1º Verificar se o utilizador e a password está criado e a password correcta. 2º Verificar se o utilizador se encontra associado a um grupo. 3º Efectuar teste de login no EdgeBox (explicado em: 5 Criação de OU s, Grupos e Utilizadores) 4º Verificar se o Estado do Servidor no EdgeBox está Activo. 5º Verificar se o Active Directory está em estado Join com sucesso (se usar AD). - Estou a receber mensagens de Erro: Error: /etc/raddb/proxy.conf[38]: Failed looking up hostname local. No EdgeBox e o Estado do Servidor está em Inactivo. Solução: Verifique as configurações dos Realms e rectifique todos os realms nas Servidor de Autenticação e Servidor de Acct., passando os mesmos de local para LOCAL. - Após efectuar login ao Domínio com o meu utilizador aparece-me a informação de (Login errado na placa de rede). Solução: Confirmar se está a introduzir o seu nome de utilizador com minúsculas ou maiúsculas (confirmar com o Administrador como foi criado o utilizador), se o utilizador criado é aluno não poderá efectuar login com Aluno. Os Caracteres especiais também não são permitidos uma vez que não são reconhecidos pelo EdgeBox. - Os Utilizadores entram na rede e não estão a receber as GPO s, não estando a executar os logon scripts. Solução:

28 8 Utilitários: Windows 2000: Windows 2000 Service Pack 4 Network Install for IT Professionals 297bd6ca33a0&displayLang=en Update for BITS 2.0 t5ukj5heok3gl%2bnngthzgzwqfzwlut5lqs9qb35si5blw%3d%3d Windows 2000 Service Pack 4 Support Tools: BB &displaylang=en Windows 2003: Windows 2003 Service Pack 1 Support Tools: 4E7AC4F0912D NTP Client para Sistemas Operativos que não suportam NTP nativo Cisco: Domain rename:

edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas Copyright @ 2009 Critical Links S.A. All rights reserved. Saturday, July 18, 2009

edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas Copyright @ 2009 Critical Links S.A. All rights reserved. Saturday, July 18, 2009 edgebox - PTEDU edgebox como servidor de autenticação nas escolas 1 Agenda Introdução 802.1x Cenários eradmanager Clientes 802.1x Q & A Introdução 3 O que é o edgebox? Um equipamento de rede com uma interface

Leia mais

25/03/2009 ERADMANAGER. Manual do Administrador Versão 2.1

25/03/2009 ERADMANAGER. Manual do Administrador Versão 2.1 25/03/2009 ERADMANAGER Manual do Administrador Versão 2.1 INDICE eradmanager Configuração Básica...3 Login Inicial...3 Ecrã Inicial...3 Gestão Básica...4 Utilizadores...4 Alteração da palavra-chave do

Leia mais

Esta fase só se configura uma única vez.

Esta fase só se configura uma única vez. Fase 0 Esta fase só se configura uma única vez. É necessário iniciar o serviço de configuração automática com fios para tal devem ser realizados os seguintes passos: No VISTA Começar por carregar em Painel

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO MIGRAÇÃO DE REDES PLANO TECNOLOGICO EDUCAÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CET CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNOLÓGICA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma

STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma STK (Start Kit DARUMA) Conectando-se diretamente a sua aplicação via TS com o MT1000 Daruma Neste STK apresentaremos como configurar seu servidor Windows 2008 R2 para abrir diretamente sua aplicação ao

Leia mais

LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO

LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO Preâmbulo No âmbito do Plano Tecnológico para a Educação considera-se de especial importância a actualização tecnológica dos espaços escolares, traduzindo-se

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO SANTARÉM MINEDU Manual de configuração da rede sem fios 1 - Configuração do cliente para Windows Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para

Leia mais

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde 1 Configurações de acesso à Internet na Escola EB 2,3 de S. Lourenço Manual do Utilizador 2 Configuração para Windows Antes de iniciar os passos de configuração

Leia mais

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu 1 - Configuração no Windows Vista Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para o Windows Vista. Antes de iniciar os passos de configuração, verifique se tem a placa Wireless ligada,

Leia mais

Manual de procedimentos para ligações internet sem fios

Manual de procedimentos para ligações internet sem fios Manual de procedimentos para ligações internet sem fios Com a conclusão da implementação da nova rede de dados da Escola Secundária de Vilela, surge a necessidade de alterar o protocolo de acesso à internet

Leia mais

1º Passo. O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/securew2_ttls_333.

1º Passo. O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/securew2_ttls_333. 1º Passo O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. De seguida, é necessário instalar o programa SecureW2, fazendo o download do site do IPP. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/securew2_ttls_333.exe

Leia mais

Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003

Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003 Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Instruções para instalação do SecureW2 em Windows Mobile 5.0 e 2003 Requisitos: Ter instalado o ActiveSync da Microsoft no computador pessoal

Leia mais

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração

Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15. Windows 2008 Server. Módulo 16. Instalação e configuração Formador: Paulo Ramos IGRI13: Rui Bárcia Nº15 Módulo 16 Windows 2008 Server Instalação e configuração Roles DNS Nº 001 Começamos por selecionar o Server Manager. Roles DNS Nº 002 Visualização da janela

Leia mais

Configuração do acesso à rede wireless, utilizando o modo de autenticação 802.1x no Sistema Operativo Windows XP

Configuração do acesso à rede wireless, utilizando o modo de autenticação 802.1x no Sistema Operativo Windows XP Configuração do acesso à rede wireless, utilizando o modo de autenticação 802.1x no Sistema Operativo Windows XP As imagens que são mostradas foram retiradas de um computador com o Windows XP Service Pack

Leia mais

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS

Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Apresentação de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores Duração: 42 tempos Conteúdos

Leia mais

Eduroam - Windows 7. 1º Passo. O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/secw2.

Eduroam - Windows 7. 1º Passo. O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/secw2. 1º Passo O primeiro passo a fazer será ligar-se a rede eduroam-guest. De seguida, é necessário instalar o programa SecureW2, fazendo o download do site do IPP. http://suporte.ipp.pt/ippnet/ajuda/aplicativos/secw2.exe

Leia mais

Data de Aplicação. Rede Local e Segurança Informática Básica

Data de Aplicação. Rede Local e Segurança Informática Básica FICHA TÉCNICA Exercício nº 9 NOME DO EXERCÍCIO DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas OBJECTIVOS Resultado Esperado Rede Local e Segurança Informática Básica

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 10-07-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

Autenticação 802.1x. Configuração SSID eduroam, em Windows XP

Autenticação 802.1x. Configuração SSID eduroam, em Windows XP Autenticação 802.1x ISCAC Configuração SSID eduroam, em Windows XP Requisitos Hardware Placa de rede wireless que preencha as normas Wi-Fi 802.11b e/ou 802.11g. Software - Apresentamos a configuração para

Leia mais

Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista

Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria Equipa PTE 2015/2016 CONFIGURAÇÕES DE ACESSO À REDE MINEDU Internet sem fios minedu (primeira vez) Windows Vista 1. Verificar se o computador está atualizado com o

Leia mais

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP (Para Windows Vista os Passos são semelhantes) Para usar a nova rede é necessário configurar uma nova ligação de rede no computador. Credenciais

Leia mais

Configuração de acesso VPN para Windows XP

Configuração de acesso VPN para Windows XP Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Configuração de acesso VPN para Windows XP Para aceder à Rede WiFi da Universidade do Minho utilizando autenticação VPN, necessita de efectuar

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº8

Redes de Computadores. Trabalho de Laboratório Nº8 Redes de Computadores Curso de Eng. Informática Curso de Eng. de Electrónica e Computadores Trabalho de Laboratório Nº8 Configuração e utilização do FTP 2004/2005 1 Objectivo Configuração de um servidor

Leia mais

Índice. Serviço de Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Vista... 2 2. Windows XP... 8 3. MacOS... 12

Índice. Serviço de Wireless para Eventos Manual de Configuração. 1. Windows Vista... 2 2. Windows XP... 8 3. MacOS... 12 Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Serviço de Comunicações Serviço de Wireless para Eventos Manual de Configuração Índice 1. Windows Vista... 2 2. Windows XP... 8 3. MacOS... 12 Serviço de Wireless para

Leia mais

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5.

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5. Instruções de Instalação e Licenciamento Versão 1.5. Notas Prévias Introdução Instruções de Instalação/Actualização Instruções de Licenciamento Notas Prévias Verificações prévias: Os postos de trabalho

Leia mais

Manual de Instalação Solução Alinex Salas TIC Pág. 1/32

Manual de Instalação Solução Alinex Salas TIC Pág. 1/32 Í n d i c e 1) Pré-requisitos...5 2) Apresentação da solução...5 3) Instruções Passo a Passo de instalação da Solução...6 4) Primeiros passos...7 a) Preparar o equipamento...7 b) Configuração RAID em Servidores

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Funcionários da ESTG] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 09-06-2010 Controlo do Documento Autor

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para configurar a sua caixa de correio da Ordem dos Advogados, no programa Microsoft Outlook 2007,

Leia mais

Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM.

Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM. Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM. OS PCS DA ESCOLA SERÃO CONFIGURADOS APENAS PELOS PROFESSORES DE INFORMÁTICA

Leia mais

Instalando e configurando o Active Directory Windows Server 2008 R2 em ambiente virtual (VirtualBox)

Instalando e configurando o Active Directory Windows Server 2008 R2 em ambiente virtual (VirtualBox) Instalando e configurando o Active Directory Windows Server 2008 R2 em ambiente virtual (VirtualBox) Objetivo: Instalar e configurar o serviço de diretório da Microsoft AD DS (Active Directory Domain Services).

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA WebShare Serviço de partilha de ficheiros via WebDAV versão: 2.0.3 Nelson Rodrigues Direcção de Sistemas de Informação 28-10-2010 ÍNDICE: Introdução... 3 Requisitos...

Leia mais

BACKUP S IBERWEB MANUAL DE INSTALAÇÃO. Manual de Instalação Backup s IBERWEB (Versão1.0) 2008 IBERWEB, LDA. Todos os direitos reservados.

BACKUP S IBERWEB MANUAL DE INSTALAÇÃO. Manual de Instalação Backup s IBERWEB (Versão1.0) 2008 IBERWEB, LDA. Todos os direitos reservados. BACKUP S IBERWEB MANUAL DE INSTALAÇÃO INTRODUÇÃO Aproveitamos desde já para agradecer a sua adesão ao serviço de Backup s da IBERWEB. De seguida iremos apresentar as principais funcionalidades de um dos

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Manual do Utilizador Publicado: 2014-01-09 SWD-20140109134740230 Conteúdos 1 Como começar... 7 Acerca dos planos de serviço de mensagens para o BlackBerry Internet

Leia mais

Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange. Versão 1.0

Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange. Versão 1.0 Guia de início rápido BlackBerry Enterprise 4.0 para Microsoft Exchange Versão 1.0 Vodafone Portugal 2005 Índice 1 Introdução à solução BlackBerry 3 2 Gestão e activação de utilizadores 3 2.1 Adicionar

Leia mais

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP

Licenciatura em Eng.ª Informática Complementos de Redes - 3º Ano - 2º Semestre. Trabalho Nº 4 - VoIP Trabalho Nº 4 - VoIP 1. Introdução A utilização de tecnologia VoIP como alternativa às redes telefónicas tradicionais está a ganhar cada vez mais a aceitação junto dos utilizadores, e está sobretudo em

Leia mais

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2)

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Antes de iniciar a configuração seguinte, certifique-se de que o seu portátil possui uma placa de rede sem fios (interna ou externa e preferencialmente

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP

INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP INSTALAÇÃO DO SAGE 2008 NO WINDOWS XP Inserir o cd de instalação do programa e executar a opção Next ERP Clicar em instalar Alguns instantes depois aparecerá a mensagem: o Sage Next utiliza o Microsoft

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais

Configuração dos portáteis utilizando os cabos de rede

Configuração dos portáteis utilizando os cabos de rede Configuração dos portáteis utilizando os cabos de rede O decréscimo do preço dos computadores portáteis originou uma subida exponencial do uso destes equipamentos. O IPCA, procurando acompanhar esta tendência,

Leia mais

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Reflexão Turma S-12-ano lectivo-2010-1011 Formador-João Afonso Formando-Pedro Gonçalves 14 Unidade: 14 Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Instalar o DNS 1. Abra o Servidor Manager Start\Administrative

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais)

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) COMO INSTALAR OS DRIVERS DO LEITOR DE CARTÕES Abra o Portal da Ordem dos Advogados Clique no link Área Reservada que se encontra na barra vertical do lado esquerdo

Leia mais

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação -

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - ACSS Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. - Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Novembro de 2013 1/24 ÍNDICE ÍNDICE...

Leia mais

Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais.

Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais. NAC R1 Manual de Configuração e Utilização Manual de Configuração/Utilização Manual de Configuração, Utilização e Boas Práticas para a integração de equipamentos de rede NAC em ambientes de produção empresariais.

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows XP TeamWork Manual do Utilizador Para Windows XP V3.2_XP Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação e configuração.

Leia mais

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista

TeamWork. Manual do Utilizador. Para Windows Vista TeamWork Manual do Utilizador Para Windows Vista V3.2_Vista Fevereiro 2008 ÍNDICE TeamWork Para que serve... 3 TeamWork Como instalar e configurar... 4 TeamWork Como utilizar... 4 Apoio para instalação

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para configurar a sua caixa de correio da Ordem dos Advogados, no programa Microsoft Outlook 2003,

Leia mais

Manual de Instalação. Gestão Comercial Golfinho. Gestão Comercial Golfinho - Manual de Instalação

Manual de Instalação. Gestão Comercial Golfinho. Gestão Comercial Golfinho - Manual de Instalação Manual de Instalação Gestão Comercial Golfinho 1 Caro Utilizador, É com muito gosto que lhe damos as boas vindas agradecendo a sua preferência pelos nossos produtos. Este manual tenta auxilia-lo na instalação

Leia mais

INICIANDO A INSTALAÇÃO

INICIANDO A INSTALAÇÃO INICIANDO A INSTALAÇÃO Abra o leitor de CD do computador que será dedicado ao ÚnicoNET. Coloque o CD que acabamos de gravar com o NERO EXPRESS e reinicie o HARDWARE (CTRL+ALT+DEL), caso não consiga reiniciar

Leia mais

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP.

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. 4-417-503-81(1) Printer Driver Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. Antes de utilizar este software Antes de utilizar

Leia mais

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS)

Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 INSTALAÇÃO DO SERVIÇOS DE DOMÍNIO DO ACTIVE DIRECTORY (AD DS) Instalação e Configuração do AD DS no Windows Server 2012 R2 Sumário... 2 Criando as Unidades Organizacionais... 16 Criando Grupos... 17 Criação de Usuários.... 20 Habilitando a Lixeira do AD DS.... 24

Leia mais

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011

Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Manual de Configuração D-LINK Modelo: DVG-1402S Firmware: 1.00.011 Para usuários de conexão banda larga do tipo PPPoE (autenticação por usuário e senha) Capítulo 1 Conectando-se à Internet Alguns provedores

Leia mais

CGA Directa. Manual do Utilizador. Acesso, Adesão e Lista de Subscritores

CGA Directa. Manual do Utilizador. Acesso, Adesão e Lista de Subscritores CGA Directa Manual do Utilizador Acesso, Adesão e Lista de Subscritores Versão 1.00 de 10 de Março de 2008 Índice Pág. Introdução 3 Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Acesso Acesso 4 Adesão Adesão 5 2.1

Leia mais

Linux Fácil! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company Fabricamos e distribuímos sistemas de informação www.iportalmais.

Linux Fácil! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company Fabricamos e distribuímos sistemas de informação www.iportalmais. IPortalMais: a «brainware» company Fabricamos e distribuímos sistemas de informação www.iportalmais.pt FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL Linux Fácil! Titulo: Assunto: Cliente: V/ Referência: Cliente Funambol

Leia mais

PHONE. manual do usuário. Version 1.0 FPP 010001

PHONE. manual do usuário. Version 1.0 FPP 010001 Version 1.0 FPP 010001 índice CONTEÚDO DO KIT FLIP ESPECIFICAÇÃO TERMINAL FUNÇÕES DO TERMINAL COMO INSTALAR O TERMINAL ANEXO I ANEXO II 5 5 5 6 9 12 17 CONTEÚDO DO KIT FLIP RC Terminal FLIP Phone Fonte

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Direcção de Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Direcção de Sistemas de Informação LDAP UCP- Lisboa O que é o LDAP? O LDAP - Lightweight Directory Access Protocol - é um protocolo que os programas de Email utilizam para procurar contactos num servidor. Resumindo, é um Address Book centralizado.

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

1.0 09-09-2014 Nuno Bento -- 2.0 16-10-2014 Nuno Bento -- 3.0 19-03-2015 Nuno Bento Alteração dos links de download dos instaladores

1.0 09-09-2014 Nuno Bento -- 2.0 16-10-2014 Nuno Bento -- 3.0 19-03-2015 Nuno Bento Alteração dos links de download dos instaladores Configuração da VPN (Open Virtual Private Network) Autor: ENSP - Gabinete de Informática Data: 16/10/2014 Objetivo: Descrever os procedimentos para a tarefa de configuração da Open VPN em Windows Pré-requisitos:

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos - 2º Ano 2012/2013 O Windows Server 2003 surgiu em 2003 e substituiu o Windows Server 2000. O Windows

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS FUNDAMENTOS DE Visão geral sobre o Active Directory Um diretório é uma estrutura hierárquica que armazena informações sobre objetos na rede. Um serviço de diretório,

Leia mais

WinREST DNS DNS DNS. A Restauração do Séc. XXI. Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A.

WinREST DNS DNS DNS. A Restauração do Séc. XXI. Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST A Restauração do Séc. XXI WinREST Copyright 2001-2005 GrupoPIE Portugal, S.A. EST 2 Índice Índice Pag. 1. WinREST...5 1.1. Licença...5 1.2. Instalação Windows...6 1.3. Instalação Linux...12 1.4.Sistema

Leia mais

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS Manual de Instalação Rápida DN-70591 INTRODUÇÃO DN-70591 é um dispositivo conjunto de rede com fios/sem fios destinado especificamente para as necessidades de pequenas

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

ISCTE-IUL. Manual VPN SIIC - URCS. (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10

ISCTE-IUL. Manual VPN SIIC - URCS. (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10 ISCTE-IUL SIIC - URCS Manual VPN (Outubro/2015) Instalação de VPN Cisco Windows 10 Índice Conteúdo Versão do Manual... 2 Sistemas Operativos Testados... 2 Material necessário... 2 Informação Importante...

Leia mais

Quick Reference. Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola

Quick Reference. Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola Quick Reference Configuração do acesso Wireless para a Rede da Escola PT Comunicações, S. A. Rua Andrade Corvo, nº 6 1050-000 Lisboa Portugal Tel: (351) 21 500 20 00 Pagina 1 de 14 Índice 1. Configuração

Leia mais

PHONE. manual do usuário Version 1.1 FPP 011001

PHONE. manual do usuário Version 1.1 FPP 011001 Version 1.1 FPP 011001 CONTEÚDO DO KIT FLIP ESPECIFICAÇÃO FUNÇÕES DO TERMINAL COMO INSTALAR O TERMINAL ANEXO I ANEXO II ANEXO III ÍNDICE 5 5 6 9 12 17 18 3 CONTEÚDO DO KIT FLIP Terminal FLIP Phone ESPECIFICAÇÃO

Leia mais

C9850 MFP / ES3640 MFP

C9850 MFP / ES3640 MFP Este equipamento permite os vários tipos de digitalização, sendo os mais habituais CIFS(SMB), FTP e digitalização para E-mail. Neste guia ajudamos na configuração de cada um deles individualmente, sendo

Leia mais

Para inicializar o Cambridge LMS - Estudantes

Para inicializar o Cambridge LMS - Estudantes Para inicializar o Cambridge LMS - Estudantes 1. Antes de iniciar Antes de iniciar a utilização do LMS, o utilizador deve verificar se o computador a ser utilizado atende aos requisitos mínimos necessários

Leia mais

Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2

Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Microsoft Corporation Autor: Anita Taylor Editor: Theresa Haynie Resumo Este manual fornece instruções detalhadas para instalar

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Introdução ao Active Directory AD

Introdução ao Active Directory AD Introdução ao Active Directory AD Curso Técnico em Redes de Computadores SENAC - DF Professor Airton Ribeiro O Active Directory, ou simplesmente AD como é usualmente conhecido, é um serviço de diretórios

Leia mais

prolider Software INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO).

prolider Software INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO). INSTALAÇÃO DA VERSÃO DEMO DO PROLIDER SOFTWARE COM SQL SERVER (AUTOMÁTICO). Antes de iniciar a instalação do Prolider Software, deverá verificar as seguintes situações: Requisitos mínimos do equipamento:

Leia mais

Instalando e Configurando o DNS Server

Instalando e Configurando o DNS Server Instalando e Configurando o DNS Server Seg, 27 de Outubro de 2008 18:02 Escrito por Daniel Donda A instalação do serviço DNS no Windows Server 2008 é bem simples e de extrema importância para uma rede.

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

Módulo de Pesquisa Local - OPAC

Módulo de Pesquisa Local - OPAC Módulo de Pesquisa Local - OPAC BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase - Módulo de Pesquisa Local (OPAC) verifique se a configuração

Leia mais

Módulo de Administração MANUAL DO UTILIZADOR

Módulo de Administração MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.5 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA 3 3. INÍCIO DA UTILIZAÇÃO 4 4. IDENTIFICAÇÃO DO OPERADOR 5 4.1 MUDAR SENHA DE ACESSO 5 5. GESTÃO DE UTILIZADORES 6 5.1 PERMISSÕES

Leia mais

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador Sistema de Inscrições Automáticas na Internet Manual do Utilizador Versão 1.6 Agosto de 2005 O Sistema de Inscrições Automáticas está disponível nos seguintes anos: 1ºano (repetentes), 2ºano, 3ºano e 4ºano

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM]

[Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] [Documentação de Utilização Correio Electrónico dos Estudantes da ESTM] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 17-09-2009 Controlo do Documento Autor

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. RCi. Versão 1.1

PERGUNTAS FREQUENTES. RCi. Versão 1.1 PERGUNTAS FREQUENTES RCi Versão 1.1 16 de março de 2011 ÍNDICE 1 Informações Gerais 3 1.1 COMO FUNCIONA A RCI? 3 1.2 COMECEI O PROCESSO DE ENTREGA NA RCI. PODEREI CONTINUÁ-LO NA RCO? 3 1.3 AO COLOCAR O

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Data do Documento: novembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema...

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Criação de um Servidor Windows

Criação de um Servidor Windows Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 30 de janeiro de 2012 Sumário 1 Introdução ao Windows Server 2 Algumas ferramentas 3 Instalação do

Leia mais

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Este documento explica como instalar ou atualizar o software do sistema no Fiery Network Controller para DocuColor 240/250. NOTA: O termo Fiery

Leia mais

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO

Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Apresentação de REDES DE COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO VIII Serviços de Redes Duração: 20 tempos Conteúdos (1) 2 Caraterizar, instalar

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008

INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008 INSTALANDO E CONFIGURANDO O ACTIVE DIRECTORY NO WINDOWS SERVER 2008 Objetivo Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o Active Directory no Windows Server 2008. Será também apresentado

Leia mais

Configuração do Thunderbird para Exchange. Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD

Configuração do Thunderbird para Exchange. Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD Configuração do Thunderbird para o novo sistema de e-mail da UTAD Equipa de Sistemas SIC UTAD Junho 2010 Índice de conteúdos Notas iniciais...1 Mudar a vista de pastas...2 Configurar a conta...3 Adicionar

Leia mais

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6 Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR Página 1 de 8 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação PREPARADO REVISTO APROVADO ACEITE DUS/RS DISTRIBUIÇÃO DO

Leia mais

INTRODUÇÃO... 2 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR... 3 1. O PROCESSO NÃO INSTALA ANTIVÍRUS NEM FIREWALL... 4 2. A APLICAÇÃO DA CORRECÇÃO TIC501.

INTRODUÇÃO... 2 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR... 3 1. O PROCESSO NÃO INSTALA ANTIVÍRUS NEM FIREWALL... 4 2. A APLICAÇÃO DA CORRECÇÃO TIC501. COMPLEMENTO TÉCNICO PARA ADMINISTRADORES DE SALA DE TIC INTRODUÇÃO... 2 INSTALAÇÃO DO SERVIDOR... 3 1. O PROCESSO NÃO INSTALA ANTIVÍRUS NEM FIREWALL... 4 2. A APLICAÇÃO DA CORRECÇÃO TIC501.EXE NÃO TERMINA...

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Guia de Utilização Configurações acesso à plataforma Linux - Firefox Março 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Configurações acesso à plataforma Linux - Firefox Março 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Configurações acesso à plataforma Linux - Firefox Março 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice ÍNDICE... 2 1 PRÉ-REQUISITOS DE ACESSO À PLATAFORMA... 3 1.1 - Requisitos Software...

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Manual de Utilizador MDDE Plug-in (Windows) 1 of 22

Manual de Utilizador MDDE Plug-in (Windows) 1 of 22 Manual de Utilizador MDDE Plug-in (Windows) 1 of 22 Marca do Dia Eletrónica (MDDE) A Marca De Dia Eletrónica (MDDE) é um serviço, concebido por CTT e MULTICERT, que coloca uma "estampilha eletrónica" num

Leia mais

Menus do Norton Ghost

Menus do Norton Ghost Menus do Norton Ghost O Norton Ghost é formado por 3 Opções: *Ghost Basic *Ghost Advanced *Ghost Utilities 9 Ghost Basic Tem as operações básicas do software. Este menu é constituído por 3 opções: Backup

Leia mais

Módulo de Circulação e Empréstimo

Módulo de Circulação e Empréstimo Módulo de Circulação e Empréstimo BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase - Módulo de Circulação e Empréstimo verifique se a

Leia mais