Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68)"

Transcrição

1 Legislação Penal Extravagante PROFESSOR SAMUEL SILVA Apresentação de documento de identificação pessoal - (Lei 5.553/68) 1. Introdução: A Lei n.º 5.553/68 tem uma redação simples, com poucos artigos, e não existem divergências doutrinárias ou jurisprudenciais relevantes para fins de concurso. Em outras palavras, as questões envolvendo essa Lei costumam cobrar o conhecimento da famosa letra de lei, exigindo, infelizmente, memorização de alguns pontos que serão indicados Mas...não se preocupe! Elaborei um resumo para facilitar essa tarefa, que será apresentado ao final da aula. Passemos aos artigos: 2. Regra Geral: Art. 1º A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica, de direito público ou de direito privado, é lícito reter qualquer documento de identificação pessoal, ainda que apresentado por fotocópia autenticada ou pública-forma, inclusive comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, carteira profissional, certidão de registro de nascimento, certidão de casamento, comprovante de naturalização e carteira de identidade de estrangeiro. As autoridades podem, desde que por razões justificáveis, solicitar ou exigir a identificação das pessoas. Apesar disso, a regra é que não se pode reter documentos de identificação pessoal, mesmo quando se tratar de cópia autenticada ou de sua públicaforma.

2 O rol de documentos listados no art.1º, contudo, é meramente exemplificativo. Ou seja, quaisquer documentos de identificação pessoal (carteira nacional de habilitação, passaporte, CPF, etc.), ainda que não expressos neste dispositivo, não podem ser retidos. Pública-forma? O que é isso? Em resumo, trata-se da cópia de um documento original, feita por um Tabelião de Notas, que confere a mesma fé pública para que, em regra, tenha o mesmo valor do documento original Documentos de Identificação Pessoal, segundo o Art. 1º da Lei 5.553/68 Certidão de Casamento; Carteira Profissional; Certidão de Registro de Nascimento; Título de Eleitor; Comprovante de Naturalização; Carteira de Identidade de Estrangeiro; Comprovante de quitação com o serviço Militar. NOTA: Lembre-se, este rol é MERAMENTE EXEMPLIFICATIVO. 3. Exceção a retenção de documento de identificação Pessoal: Como toda regra, a proibição da retenção de documentos de identificação também tem exceções, as quais se encontram no art. 2º da Lei:

3 Art. 2º Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa que fizer a exigência fará extrair, no prazo de até 5 (cinco) dias, os dados que interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu exibidor. 1º - Além do prazo previsto neste artigo, somente por ordem judicial poderá ser retirado qualquer documento de identificação pessoal. 2º - Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado. O art.2º, então, elenca as situações e prazos em que, excepcionalmente, o documento pode ser retido, (ainda que por breves instantes), e que precisam ser memorizadas. Tabela para facilitar a memorização

4 Imagine então que uma autoridade judicial determine, de modo fundamentado, a retenção do passaporte de um acusado durante a instrução de um processo criminal, por período superior a 5 dias. Isso como meio de evitar a fuga do país. Nessa situação, a autoridade não cometerá infração, em razão do previsto no 1º do art. 2 da Lei n.º 5.553/68. Por outro lado, se um dirigente de determinado órgão público, por razões de segurança, determinar a retenção do documento das pessoas como condição de acesso às dependências do órgão, cometerá a conduta descrita no 2º do art.2 da Lei. 4. Dos efeitos Penais. Art. 3º Constitui contravenção penal, punível com pena de prisão simples de 1 (um) a 3 (três) meses ou multa de NCR$ 0,50 (cinquenta centavos) a NCR$ 3,00 (três cruzeiros novos), a retenção de qualquer documento a que se refere esta Lei. Parágrafo único. Quando a infração for praticada por preposto ou agente de pessoa jurídica, considerar-se-á responsável quem houver ordenado o ato que ensejou a retenção, a menos que haja, pelo executante, desobediência ou inobservância de ordens ou instruções expressas, quando, então, será este o infrator. O art. 3º da Lei destina-se a qualquer pessoa que fizer a retenção indevida de documentos, tipificando tal conduta como contravenção penal (e não crime!).

5 Em se tratando de preposto ou agente de pessoa jurídica (tanto faz, se de direito público ou privado) teremos os seguintes sujeitos ativos da contravenção: Com relação às quantidades de pena previstas na Lei (prazos de prisão e valores de multa), não se preocupe em decorá-las. Em regra, não são cobrados em prova. No entanto, você precisa saber que as infrações previstas na Lei n.º 5.553/68, por serem contravenções penais: São infrações de menor potencial ofensivo; A ação penal é pública incondicionada; São julgadas pelos juizados especiais criminais; Não admitem tentativa.

6 Em relação à parte conceitual da Lei n.º 5.553/68, são esses os pontos relevantes para nossa prova 5. Resumo em esquemas 5.1 Revisão. A regra é que não se pode reter documentos de identificação pessoal, mesmo quando se tratar de cópia autenticada ou de sua pública-forma. A inobservância dessa vedação configura contravenção penal, e não crime. O rol de documentos listados no art.1º é meramente exemplificativo.

7 Existem situações em que, excepcionalmente, o documento pode ser retido (realização de atos em que for exigida a apresentação de documento de identificação / ordem judicial). No caso da entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, o documento deve ser devolvido imediatamente. Em se tratando de preposto ou agente de pessoa jurídica, de direito público ou privado, os sujeitos ativos da contravenção serão: aquele que houver ordenado a retenção indevida ou aquele que reteve o documento, por iniciativa própria, em desobediência ou inobservância de ordens ou instruções expressas. As contravenções (e não crimes!) previstas na Lei n.º 5.553/68: São infrações de menor potencial ofensivo; A ação penal é pública incondicionada; São julgadas pelos juizados especiais criminais; Não admitem tentativa. ********* Bem, por hoje é só. Não deixe de resolver as questões que vem logo em seguida. Espero que esteja gostando do nosso curso. Bons estudos!

8 6. Questões do conteúdo estudado. 1. Dolfinho pretende entrar em prédio público, em que é indispensável a apresentação de documento de identidade e exibe ao funcionário responsável sua carteira profissional. Nesse caso, o funcionário: deverá anotar seus dados no ato e devolver imediatamente o documento ao interessado. 2. A retenção de documento de identificação pessoal é proibida, sendo possível somente para a realização de ato em que se exija a apresentação de documento de identificação, nesse caso, a pessoa que fizer a exigência poderá fazer a retenção por até cinco dias, não podendo ser o prazo prorrogado. 3. Nos termos da Lei n.º 5.553/1968, a retenção injustificada de qualquer documento de identificação pessoal constitui crime punido com pena de detenção e multa. 4. A Lei nº , de 1968, resguarda os direitos dos cidadãos quanto à posse de seus documentos pessoais de identificação, os quais são garantias do exercício de direitos. Por força dessa lei é vedada a apreensão de documentos originais, porém é permitida a retenção daqueles apresentados em fotocópias autenticadas, na medida em que estes não possuem valor legal.

9 5. A retenção de documentos de identificação pessoal constituirá contravenção penal, mas apenas quando praticada por autoridade pública, sendo um irrelevante penal a conduta quando praticada por particular. 6. As limitações constantes da lei somente se referem a documentos que contenham a fotografia do titular, pois apenas estes são válidos como documentos de identificação. 7. É lícito condicionar a entrada de pessoas em prédios públicos à apresentação de documento de identificação, mas o documento deve ser imediatamente restituído após conferência ou anotação dos dados. 8. Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa responsável pela exigência fará extrair, no prazo de até cinco dias, os dados que interessarem, devolvendo, em seguida, o documento ao seu exibidor. 9. Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados

10 anotados no ato e devolvido o documento ao interessado até sua saída do local. 10. Somente por ordem judicial ou do Ministério Público poderá ser retirado documento de identificação pessoal, exigido em determinado ato, fora do prazo estabelecido para devolução. GABARITO DAS QUESTÕES: 1C 2E- 3E 4E 5E - 6E 7C 8C 9E 10E Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo Fernando Pessoa.

Legislação Penal Especial Aula Demonstrativa Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei n.º 5.553/1968).

Legislação Penal Especial Aula Demonstrativa Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei n.º 5.553/1968). Aula 00 Legislação Penal Especial Aula Demonstrativa Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei n.º 5.553/1968). Professor: Leandro Igrejas www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS EDITAL Nº 35/2016//IFTO, DE 31 DE AGOSTO DE 2016. PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) AUXILIAR ADMINISTRATIVO AÇÃO MULHER, CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943

DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 01 DE MAIO DE 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, DECRETA: TÍTULO II DAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017 Regulamenta as nomeações para cargos em comissão, no âmbito dos órgãos do Poder Executivo Municipal. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, ESTADO DO MARANHÃO

Leia mais

NORMAS DE INSCRIÇÃO PARA BARRACAS VERÃO E CARNAVAL 2013

NORMAS DE INSCRIÇÃO PARA BARRACAS VERÃO E CARNAVAL 2013 NORMAS DE INSCRIÇÃO PARA BARRACAS VERÃO E CARNAVAL 2013 1 DO EVENTO Trata-se do evento Verão e Carnaval 2013 na orla que acontecerá entre os meses de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013. Conta com uma

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO (Centro de Formação de Condutores) MATRIZ FILIAL NOME DE FANTASIA: RAZÃO SOCIAL: REGIÃO: MUNICÍPIO: CIRETRAN: E-mail do CFC: O Centro de Formação de Condutores

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº04/2016/ETS/CCS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2016.2 PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA DE SAÚDE DA UFPB

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO nº 002/CTAF/BPMA (Transporte de Carvão Vegetal Nativo)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO nº 002/CTAF/BPMA (Transporte de Carvão Vegetal Nativo) ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO POLÍCIA MILITAR BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL Dr Fritz Müller CÂMARA TÉCNICA DE ASSUNTOS AGRO-FLORESTAIS CTAF

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO MACHADO. Secretaria Municipal da Administração

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO MACHADO. Secretaria Municipal da Administração PROJETO DE LEI Nº 42, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Determina medidas a serem adotadas e estabelece a penalidades, na esfera municipal, por venda de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos Art. 1º Fica

Leia mais

APRESENTAÇÃO E USO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL. Lei nº 5.553, de 6º de dezembro de 1068

APRESENTAÇÃO E USO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL. Lei nº 5.553, de 6º de dezembro de 1068 APRESENTAÇÃO E USO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Lei nº 5.553, de 6º de dezembro de 1068 APRESENTAÇÃO E USO DE DOCUMENTO PESSOAL Art. 1º. A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica,

Leia mais

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II,

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II, ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012),

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 01/ SEBRAE FAQ Perguntas mais Frequentes

PROCESSO SELETIVO Nº 01/ SEBRAE FAQ Perguntas mais Frequentes PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 - SEBRAE FAQ Perguntas mais Frequentes 1. Se eu enviar só a ficha de inscrição já estarei apto a participar do Processo Seletivo? Não. Deverá enviar toda documentação ou sua

Leia mais

O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL

O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL AUTORIDADE DE REGISTRO CERTIFICA PRESENTE NO XXVI CONBRAT O QUE É NECESSÁRIO PARA A EMISSÃO DO SEU CERTIFICADO DIGITAL CERTIFICADO DIGITAL PARA PESSOA JURÍDICA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS A etapa de validação

Leia mais

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU Preparação do envelope de Solicitação de matrícula.

Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU Preparação do envelope de Solicitação de matrícula. Instruções para a Solicitação de Matrícula SISU 2016.1 Preparação do envelope de Solicitação de matrícula. 1. Em um envelope de dimensões 260 mm x 360 mm ou similar DEVIDAMENTE IDENTIFICADO COM O NOME,

Leia mais

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DO DELITO PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Introdução 1.1 - Infração penal no Brasil O Brasil é adepto do sistema dualista ou dicotômico, ou seja, divide a infração penal em duas espécies:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE E D I T A L Nº01 /2017 /ETS/CCS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017.1 PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA DE SAÚDE DA

Leia mais

TEMA 1 : Prisão Preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado (arts. 16 do PL) CPP PL 4.850/16 SUBSTITUTIVO Art (...

TEMA 1 : Prisão Preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado (arts. 16 do PL) CPP PL 4.850/16 SUBSTITUTIVO Art (... CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 1.5 Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Organização dos Poderes Poder Judiciário DIREITO CONSTITUCIONAL por Terezinha Rêgo Organização dos Poderes Poder Judiciário DIREITO CONSTITUCIONAL por Terezinha Rêgo Lançamento: 28/03/2010 Atualização

Leia mais

*PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013

*PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 *PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 Dispõe sobre a emissão da carteira de identidade funcional dos magistrados e servidores e regulamenta a utilização dos crachás de credenciamento de

Leia mais

Projeto Mercado de Trabalho

Projeto Mercado de Trabalho Com este projeto você conhecerá os documentos necessários para iniciar sua vida profissional. Mas esta é só a primeira parte...vem muito mais por aí! Conheça o RG!!! Você sabe o que é a Carteira de Identidade

Leia mais

CHECK LIST KIT ALUNO

CHECK LIST KIT ALUNO CHECK LIST KIT ALUNO Candidato: Curso: Turno: [ ] Matutino [ ] Vespertino [ ] Noturno Candidato Comprovante de Inscrição no Prouni (obrigatório). Histórico Escolar (obrigatório) Certificado de Conclusão

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa - Parte 02 Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 6) DAS PENALIDADES:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO QUESTÃO No:12 A resolução nº 277 de 28 de maio de 2008 dispões sobre o transporte de menores de 10 anos em veículos. O Art.1º da resolução em comento determina Para transitar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 05/2015

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 05/2015 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 05/2015 Regulamenta a Transferência Interna, externa e Ingresso de Portador de Diploma nos cursos de graduação da Faculdade Guanambi. O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Processo Seletivo

Processo Seletivo Processo Seletivo 2010.1 Inscrições As inscrições para o Processo Seletivo 2010.1 da FAESF poderão ser feitas no período de 01 de Outubro a 20 de Novembro de 2009, pelo endereço eletrônico www.faesfpi.com.br

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú 1 REPRESENTAÇÃO Nº 462-05.2016.6.24.0103 COLIGAÇÃO MAIS E MELHOR PARA VOCÊ: PSDB, DEM, PV, PRP, SD, PT do B, PTB interpôs REPRESENTAÇÃO ELEITORAL em face de ANTONIEL SILVA TONY, candidato a vereador para

Leia mais

11. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida na vigência do Código anterior, será substituída por ocasião do vencimento do prazo para revalidação

11. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida na vigência do Código anterior, será substituída por ocasião do vencimento do prazo para revalidação 11. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida na vigência do Código anterior, será substituída por ocasião do vencimento do prazo para revalidação do exame de aptidão física e mental, ressalvados os

Leia mais

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5.1 - Ampla concorrência: Documentos para matrícula Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte

Leia mais

EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS

EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS a EXIGÊNCIAS/ASPECTOS TRIBUTÁRIOS PARA AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DA ALCOA & COLIGADAS I) Dados cadastrais a) Razão Social: b) CNPJ: c) Inscrição Estadual: d) Inscrição Municipal: e) Endereço: f) Cidade:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

KIT CONVOCAÇÃO PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS

KIT CONVOCAÇÃO PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS KIT CONVOCAÇÃO PROCEDIMENTOS A SEREM OBSERVADOS 1. Fazer os exames médicos exigidos no item 16.18 do Edital do Processo Seletivo Simplificado Nº 01, de 09 de junho de 2016, para a contratação (responsabilidade

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017 EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º semestre de 2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, Prof. Dr. Luiz Moreira Gomes Junior, no uso de suas atribuições, considerando o disposto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - ENEM A EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO - ENEM A EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO - ENEM 2017.2 A EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de General Carneiro

Estado de Mato Grosso Prefeitura Municipal de General Carneiro EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2016 DE 16 DE JUNHO DE 2016. MAGALI AMORIM VILELA DE MORAES, PREFEITA MUNICIPAL DE GENERAL CARNEIRO, ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM EAD 2017.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 010/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

Imposto de Exportação

Imposto de Exportação P á g i n a 1 CONTEÚDO PARA O EXAME DA OEA AJUDANTE E DESPACHANTES ADUANEIROS Imposto de Exportação Comexleis treinamentos Ass. Com. Exterior Ltda P á g i n a 2 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004

PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004 PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004 Data: 15/01/2009 Revisão em: 07/10/2016 Folha: 01/06 Anexos: 2 Título: Padronização da cobrança de taxas referentes aos serviços prestados no Crea-SP e demais

Leia mais

EDITAL 01/ DAS VAGAS

EDITAL 01/ DAS VAGAS EDITAL 0/06 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática torna público o presente Edital, através do endereço eletrônico http://www.posgraduacao.ufs.br/npgecima, as normas

Leia mais

EDITAL Nº 09/2017 INSCRIÇÃO ESPECIAL EM COMPONENTES CURRICULARES EM VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE

EDITAL Nº 09/2017 INSCRIÇÃO ESPECIAL EM COMPONENTES CURRICULARES EM VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE EDITAL Nº 09/2017 INSCRIÇÃO ESPECIAL EM COMPONENTES CURRICULARES EM VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), considerando

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 001/2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 001/2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 001/2015 O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE RONDÔNIA ABRE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA O 2º SEMESTRE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA O 2º SEMESTRE DO PROCESSO SELETIVO EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA O 2º SEMESTRE DO PROCESSO SELETIVO 2014-1 EDITAL N. 077/2013 O Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), no uso

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Organização dos Poderes Poder Judiciário DIREITO CONSTITUCIONAL por Terezinha Rêgo www.mapasquestoes.com.br Organização dos Poderes Poder Judiciário DIREITO CONSTITUCIONAL por Terezinha Rêgo Lançamento:

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

FGV SEJAP/MA AGENTE PENITENCIÁRIO 2013

FGV SEJAP/MA AGENTE PENITENCIÁRIO 2013 FGV SEJAP/MA AGENTE PENITENCIÁRIO 2013 01. Acerca dos direitos fundamentais inscritos na Constituição de 1988, assinale a afirmativa correta. (A) A Constituição, em garantia ao princípio da igualdade,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE:

Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE: Documentos exigidos para registro de Pessoa Física (de responsável técnico), em acordo com a Resolução nº 335/2005 do CONFERE: 1- Requerimento de inscrição por escrito (modelo anexo), com firma reconhecida;

Leia mais

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na modalidade Concomitante/Subsequente. O DIRETOR

Leia mais

PORTARIA Nº. 712, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014

PORTARIA Nº. 712, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014 PORTARIA Nº. 712, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2014 Normatiza o processo de Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS RESOLUÇÃO Nº 052, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2009. A Secretaria Municipal de Administração e o Departamento de Gestão de Pessoal, Estado do Paraná, R E S O L V E M Art. 1º Tornar público a relação de documentos

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno

EDITAL Nº. 2/ Curso Grau Acadêmico Regime de Oferta / Turno EDITAL Nº. 2/2014 Abre inscrições ao vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de, a serem oferecidos pela Faculdade de Pedro Rogério Garcia Fattep, no segundo semestre de 2014.. A Diretora da Faculdade

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE. E D I T A L Nº 0l /2017 /ETS/CCS/UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE. E D I T A L Nº 0l /2017 /ETS/CCS/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE V.. CCS.UFPB E D I T A L Nº 0l /2017 /ETS/CCS/UFPB PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017.1 PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2016/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2016/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS).

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS). Documentos exigidos para registro de Empresa EIRELI, em acordo com o art. 3º da Lei nº 4.886/65 e alterações: 1- Requerimento de inscrição por escrito (modelo anexo), com firma reconhecida; 2- Formulários

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC DA BASE LEGAL

EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC DA BASE LEGAL EDITAL Nº 05/2016 DG-CÂMPUS AVANÇADO GOIOERÊ EDITAL SIMPLIFICADO DE OFERTA DE VAGAS PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC O Diretor do Instituto Federal do Paraná IFPR Campus Avançado Goioerê,

Leia mais

EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL DO PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO E EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO RESULTADO DO ENEM

Leia mais

PORTARIA Nº 021/2016, de 22 de novembro de 2016

PORTARIA Nº 021/2016, de 22 de novembro de 2016 PORTARIA Nº 021/2016, de 22 de novembro de 2016 Dispõe sobre os procedimentos e rotinas referentes ao recadastramento dos aposentados e pensionistas da CAPPS. O Presidente da Caixa de Assistência, Previdência

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar,

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar, No processo de comprovação das informações o estudante deverá apresentar, a critério do coordenador do Prouni, original e fotocópia dos seguintes documentos: I - documento de identificação próprio e dos

Leia mais

Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital nº 002/2017. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: Sexta-feira, 07 de agosto de 2017, a partir das 18h.

Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital nº 002/2017. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: Sexta-feira, 07 de agosto de 2017, a partir das 18h. Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital nº 002/2017 INSCRIÇÕES: Presencial (Setor de Vestibular) PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19 de junho de 2017 a 21 de julho de 2017. VALOR: R$ 100,00 (cem

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS).

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CORE-MS). Documentos exigidos para Alteração de Responsável Técnico (a) e Registro de Pessoa Física (de responsável técnico (a)) de empresa limitada, em acordo com o art. 3º da Lei nº 4.886/65 e alterações: 1- Requerimento

Leia mais

ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA A) CANDIDATOS OPTANTES DA AMPLA CONCORRÊNCIA: 1. Fotocópias autenticadas: a) Documento de identidade* b) CPF c) Título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito)

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS CORE MG.

CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS CORE MG. REQUERIMENTO REGISTRO EMPRESÁRIO INDIVIDUAL PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO DO REPRESENTANTE COMERCIAL Nome do Empresário: Endereço do Empresário: Endereço para Correspondência: Fone: ( ) Fone/Fax:( ) E-mail:

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA HELÊNICA SOBRE EXTRADIÇÃO

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA HELÊNICA SOBRE EXTRADIÇÃO ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA HELÊNICA SOBRE EXTRADIÇÃO A República Federativa do Brasil e A República Helênica (doravante denominadas "Partes"), No intuito de manter e fortalecer

Leia mais

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA EDITAL NPL 36/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ANÁLISES CLÍNICAS, NO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO 2º SEMESTRE

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL 2016 Apresentação Este documento estabelece condições e procedimentos para a utilização dos serviços, materiais e instalações das Bibliotecas do UNISAL, para garantir

Leia mais

ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNICIPAL DE RORAINÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Um Novo tempo de Oportunidades para você

ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNICIPAL DE RORAINÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Um Novo tempo de Oportunidades para você CONCURSO PÚBLICO 002/2014 PMR (EDITAL 01/2014) EDITAL DE CONVOCAÇÃO N 04/2016 A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Rorainópolis, no uso das suas atribuições legais, torna

Leia mais

TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1-Normatiza o art. 274 do Código de Processo Penal: as

Leia mais

PORTARIA N.º 329/2016

PORTARIA N.º 329/2016 PORTARIA N.º 329/2016 Dispõe sobre a CONVOCAÇÃO de candidato ao cargo de Controlador Interno no Concurso Público para provimento de vaga do quadro efetivo de servidor do Instituto Municipal de Previdência

Leia mais

- Maiores informações: Departamento de Registro/Belo Horizonte. Telefones: (31) ou

- Maiores informações: Departamento de Registro/Belo Horizonte. Telefones: (31) ou RELAÇÃO DE DOCUMENTOS DA EMPRESA EXIGIDOS PARA O REGISTRO EIRELI ATENÇÃO: TODA A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA O REGISTRO DEVERÁ SER APRESENTADA EM CÓPIA AUTENTICADA EM CARTÓRIO OU NO ATO DO REGISTRO APRESENTAR

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 114/2016 Dispõe sobre o Processo Seletivo, em caráter excepcional, para ingresso na Educação Profissional

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM-Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM ESPM-Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ENEM 2017-1 - ESPM-Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing - Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição, torna

Leia mais

Título: Regime penal de corrupção no comércio internacional e no sector privado

Título: Regime penal de corrupção no comércio internacional e no sector privado Título: Regime penal de corrupção no comércio internacional e no sector privado Autor: Eurico Santos, Advogado Correio eletrónico do Autor: euricosantos@sapo.pt N.º de Páginas: 8 páginas Formato: PDF (Portable

Leia mais

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014.

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014. EDITAL FATEC SOROCABA Nº 02/2014 DE 08 DE OUTUBRO DE 2014. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre

E D I T A L. PROCESSO SELETIVO º. semestre 1 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2010-1º. semestre Art.1º O Processo Seletivo 2010 1º. semestre dos cursos oferecidos pela FACULDADE FRANCISCANA FAE BLUMENAU obedecerá às regras apresentadas neste Edital

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 06 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 06 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 6. Das Disposições Finais... 6 Edital nº 06

Leia mais

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL VEDAÇÕES EM ÚLTIMO ANO DE MANDATO 1 ART. 42 - VEDAÇÕES de 1º de maio a 31 de dezembro: Contrair obrigação de despesa, nos últimos 8 meses, que não possa ser cumprida (paga)

Leia mais

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L EDITAL NPL 42/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS CAMPINAS UNIDADE CAMBUÍ DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.396 INSTRUÇÃO Nº 958-26.2013.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre a apuração de crimes eleitorais.

Leia mais

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS. Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários

POLÍTICA DE COMPRA E VENDA DE VALORES MOBILIÁRIOS. Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários Versão 2016.1 Editada em Junho de 2016 1. OBJETIVO Esta Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários define os padrões de condutas internas exigidas

Leia mais

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO QUESTÃO 01 (PROVA PRF 2008 CESPE/UNB) De acordo com o CTB e acerca das ações penais por crimes

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por meio do Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, torna pública

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM

PROCESSO SELETIVO ENEM PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

Contraordenações Rodoviárias Advogados

Contraordenações Rodoviárias Advogados Francisco Marques Vieira Santa Maria da Feira 18 de setembro de 2015 Contraordenações Rodoviárias Advogados Defesa do Arguido Impugnação Judicial Recurso 2 Dinâmica do Processo Fiscalização Auto de notícia

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 01/2016 O Prefeito do Município de Batatais,, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público

Leia mais