Lógica/oitavos anos do E. Fundamental II/ Listagem de estudos referência para prova- PUPO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lógica/oitavos anos do E. Fundamental II/ Listagem de estudos referência para prova- PUPO"

Transcrição

1 Lógica/oitavos anos do E. Fundamental II/ Listagem de estudos referência para prova- PUPO 1- Analise as proposições abaixo e a seguir atribua a cada uma delas valor lógico: a) Se A é um conjunto de 3 elementos e B é um conjunto de 5 elementos, então A B será um conjunto de 8 elementos. ( ) b) Seja A = {1; 2}. O conjunto A tem quatro possíveis subconjuntos. ( ) c) Se um conjunto K apresenta n elementos, sendo n um número natural, então ele terá 2 n subconjuntos. ( ) d) Todos os subconjuntos de {a; b; c} são: { a }; { b }; { c }; { a; b }; { a; c }; { b; c} e {a; b; c}. ( ) e) Se x (A B), então x A ou x B, sendo A e B conjuntos quaisquer..( ) f) Se x (A B), então x A ou x B, sendo A e B conjuntos quaisquer.( ) g) Se A = {1; 2; 3; 4} e B = {3; 4; 6; 9}, então (A B) = (B A). ( ) h) Se x A e x B, então x (A B), sendo A e B conjuntos quaisquer.( ) i) Dados dois conjuntos A e B quaisquer, podemos afirmar corretamente que (A B) (B A) e (A B) (B A). ( ) j) O diagrama abaixo mostra os conjuntos A e B. Podemos dizer que A B. ( ) k) Sendo A e B conjuntos tais que A B, a diferença (B A) é o conjunto complementar de A em relação a B. ( ) l) Dados os conjuntos A = {1; 2; 7} e B = {3; 9; 13}, está correto afirmar que: A B = {1; 2; 3; 7; 9; 13} ( ) A B = { } ( ) (B A) = B e (A B) = A ( ) m) Para dizer que A não é um subconjunto de B escrevemos: A B. ( ) 2- Sejam os conjuntos: A = {1; 2; 3; 4; 5; 6; 7}, B = {5; 6; 7; 8}, C= {1; 3; 5; 7; 9,6}, D = {8; 9,6; 10,1} Obtenha: a) A B b) A C c) A D d) B C e) B C f) A D g) C D h) A B i) B C j) D B k) A B C D l) (A D) (B C)

2 3- Assinale (sombreando ou colorindo) nos diagramas a seguir, as regiões solicitadas:

3 4- Em cada caso abaixo, identifique a região destacada:

4 5- A parte destacada no diagrama ao lado representa: a) A (B U C) b) A (A B C) c) (A B C) (A B C) d) C B A Onde a barra acima do nome do conjunto significa conjunto complementar 6- Sejam os conjuntos: A = {2; 3} e B = {1; 2; 3; 4; 5}. Responda às questões abaixo: a) Desenhe o diagrama de Veen dos dois conjuntos. b) Obtenha A B e destaque no diagrama com uma cor 1, a sua escolha. c) Obtenha A B e destaque no diagrama com uma cor 2, a sua escolha. d) Obtenha B A e destaque no diagrama com uma cor 3, a sua escolha. e) Qual das diferenças anteriormente encontradas pode ser considerada como um conjunto complementar? Explique. f) Resolva todos os itens novamente com os conjuntos A = {vogais do nosso alfabeto} e B = {alfabeto} 7- Na empresa J.J. S/A, todos os trabalhadores falam português, inglês ou espanhol. Nove deles falam português; oito falam inglês e sete falam espanhol. Cinco trabalhadores falam inglês e português; quatro falam inglês e espanhol e três falam espanhol e português. Apenas duas pessoas falam os três idiomas e não há nenhum trabalhador mudo na empresa. Quantos são no total os trabalhadores dessa empresa? 8- Em três meses, mil pessoas de sangue tipo A + se apresentaram ao banco de sangue para doar sangue. Cada um dos doadores respondeu a um questionário proposto pelo hemocentro, destinado a determinar a adequação do sangue coletado. Nesse questionário 3 perguntas principais eram: a) Você fez alguma tatuagem nos últimos 12 meses? b) Você realizou um parto nos últimos 12 meses? (obviamente, só para mulheres) c) Você viajou para algum estado ou país onde a malária seja uma doença endêmica, nos últimos 6 meses? Ao final do trimestre o hemocentro havia descoberto que desses mil doadores: 470 fizeram tatuagem nos últimos 12 meses; 420 tiveram um parto nos últimos 12 meses; 315 viajaram para estados ou países com malária endêmica nos últimos 6 meses; 140 tiveram um parto e também viajaram para lugares com malária endêmica; 220 fizeram tatuagens e também viajaram para lugares com malária endêmica; 110 fizeram tatuagens e também tiveram um parto; 75 tiveram um parto, fizeram tatuagens e viajaram para lugares com malária endêmica. Os demais participantes responderam NÃO a todas essas perguntas.

5 Pede-se: a) Quantas pessoas responderam SIM a apenas uma das perguntas? b) Quantas pessoas responderam SIM a apenas duas das perguntas? c) Quantas pessoas responderam SIM a pelo menos duas das perguntas? d) Quantas pessoas responderam SIM a no máximo duas das perguntas? e) Quantas dessas mil pessoas tiveram seu sangue aproveitado? 9- Um levantamento feito em uma comunidade mostrou que entre 984 pessoas: 489 tem fator Rh + ; 75 são doadores universais; 251 são receptores universais; 145 só podem doar sangue para receptores A + e AB + ; 110 só podem doar sangue para receptores B + ; B - ; AB + e AB - ; 30 pessoas só podem receber sangue de doadores O + ou O pessoas só podem doar sangue para seu mesmo tipo sanguíneo com qualquer Rh. Com essas informações responda às questões a seguir: a) Construa uma tabela de compatibilidade sanguínea de glóbulos vermelhos. b) Nessa comunidade quantas pessoas tem sangue tipo B +? c) Nessa comunidade quantas pessoas tem sangue tipo A -? 10- Uma das turmas de oitavo ano do E. Fundamental II de uma certa escola, possui 67 alunos. Uma pesquisa realizada com esses alunos revelou que: 37 alunos gostam de Matemática; 28 alunos gostam de Português; 17 alunos não gostam dessas duas matérias; Com essas informações responda: a) Quantos alunos gostam das duas matérias? b) Quantos alunos gostam apenas de Matemática? c) Quantos alunos gostam apenas de Português? d) Quantos alunos gostam apenas de uma matéria? e) Quantos alunos não gostam de Matemática? f) Quantos alunos não gostam de Português?

6 11- Em uma empresa uma enquete feita pelo departamento de recursos humanos sobre os hábitos de leitura dos funcionários revelou que 60% dos funcionários leem a revista Ciência Hoje (revista A) e 80% leem a revista Carta Capital (revista B). Descobriu-se ainda que todo funcionário é leitor de pelo menos uma dessas revistas. Assim o departamento de recursos humanos concluiu que o percentual de funcionários que leem ambas as revistas é: a) 20% b) 40% c) 60% d) 75% e) 140% 12- Em relação ao problema anterior, se o total de funcionários da empresa for de 200 funcionários, qual o número absoluto de funcionários que leem as duas revistas? 13- As marcas de refrigerantes mais consumidas em uma lanchonete, de acordo com um levantamento feito pelo dono, são guaraná (A), cola (B) e soda (S). Atendendo a um pedido do do patrão, em um determinado dia, os garçons anotaram e tabelaram o consumo desses refrigerantes: Marcas avaliadas Número de consumidores A 150 B 120 S 80 A e B 60 B e S 40 A e S 20 A; B e S 15 outras 70 Com essas informações e um pouco de analise de conjuntos o dono da lanchonete respondeu às questões abaixo. Quais foram as respostas? a) Quantas pessoas beberam essas marcas de refrigerante nesse dia? b) Quantas pessoas beberam apenas duas dessas marcas? c) Quantas pessoas não consumiram o refrigerante S? d) Quantas pessoas não consumiram a marca B e nem a marca S? 14- Uma pesquisa envolvendo 800 habitantes de uma cidade revelou que 35% deles leem diariamente o Jornal Diário ; 60% leem o jornal Gazetão e 120 entrevistados não leem qualquer um dos dois. O número de pessoas entrevistadas que leem os dois jornais é: a) 60 b) 80 c) 100 d)120 e) 140

7 15- Em uma enquete feita com 120 empregados de uma construtora mostrou que: 38 têm casa própria 42 têm curso superior 70 têm plano de saúde 34 têm casa própria e plano de saúde 17 têm casa própria e curso superior 24 têm curso superior e plano de saúde 15 têm as três coisas Qual a porcentagem de empregados dessa construtora que não se enquadram em nenhuma das categorias anteriormente descritas? a) 25% b) 30% c) 35% d) 40% e) 45% 16- Uma prova de oitavo ano era constituída de dois problemas. Sabemos que 300 alunos acertaram apenas o primeiro problema; 260 alunos acertaram o segundo; 100 acertaram os dois e 210 erraram o primeiro problema. Quantos alunos fizeram a prova? 17- Em certo ano, as estatísticas relativas a um determinado exame vestibular para acesso aos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública, mostraram que: 80% do total de candidatos optaram pelo curso de Administração de Empresas; 70% do total de candidatos eram do sexo masculino; 50% do número de candidatos ao curso de Administração Pública eram homens; 500 mulheres optaram pelo curso de Administração Pública. Assim sendo, pode-se afirmar que o número de candidatos do sexo masculino para o curso de Administração de Empresas foi de: a) 4000 b) 3500 c) 3000 d) 1500 e) Os 120 funcionários da empresa GLT s/a, falam inglês, frances ou português. Uma pesquisa feita entre esses funcionários mostrou ainda que: Todo funcionário que fala inglês também fala frances. Nenhum funcionário que fala português fala inglês ou frances. O número de funcionários que falam frances é o quíntuplo do número de fincionários que falam inglês Nenhum funcionário que fala inglês ou frances fala português. A quantidade de funcionários que não fala português é menor que ⅓ e maior que ¼ do número total de funcionários dessa empresa. Nenhum funcionário dessa empresa é mudo.

8 Assim sendo, o número de funcionários dessa empresa que falam português, é: a) 80. b) 85. c) 90. d) 95. e) O trânsito nas grandes cidades é a cada dia motivo maior para reclamações por parte dos cidadãos e preocupação por parte dos governos. Não está longe o dia em que um colapso total obrigará os cidadãos a abrirem mão definitivamente do transporte individual em favor do coletivo. Mas a principal dificuldade é ter um transporte coletivo eficiente e de qualidade. Uma pesquisa encomendada pela prefeitura de um grande centro urbano mostrou que, quando não podem ir trabalhar usando seu próprio carro, os cidadãos costumam usar, principalmente, as seguintes alternativas: Carona com o vizinho: 48% Metrô: 50% Ônibus: 45% Metrô e ônibus: 25% Carona com o vizinho e ônibus: 18% Carona com o vizinho e Metrô: 15% Outras estratégias: 5% Com base nessas informações, o percentual de pessoas que utilizam exatamente uma única alternativa dentre as três avaliadas, é: a. 17% b. 37% c. 57% d. 77% e. 97% 20- Considere os conjuntos abaixo descritos e representados no diagrama: N: números naturais Z: números inteiros relativos Q: Números racionais R: números reais P: conjunto dos números primos Atribua valor lógico às sentenças abaixo: b.1- P Q ( ) b.2- R Q ( ) b.3-6 N ( ) b.4-6 Z ( ) b.5- N R ( ) b.6- z R ( ) b.7- R Z = { } ( ) b.8- N Q = R ( )

MATEMÁTICA. a) 30 b) 150 c) 180 d) 200 e) 210

MATEMÁTICA. a) 30 b) 150 c) 180 d) 200 e) 210 1. Considere os conjuntos A = {0, 1, 2, 3}, B= {1, 3, 4, 6}, C= {2, 3, 6, 7} Pede-se: a) A B = b) A C = c) B C = d) A B = MATEMÁTICA 7. Das 40 crianças de uma creche 26 foram vacinadas contra poliomielite

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO DISCIPLINA: MATEMÁTICA BÁSICA PROF. ELIONARDO ROCHELLY TEC. ALIMENTOS TEC. SISTEMAS INTERNET MATUTINO/VESPERTINO Conjuntos A noção de conjunto em Matemática é praticamente a mesma utilizada na linguagem

Leia mais

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS

Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS Fundamentos de Álgebra Moderna Profª Ana Paula CONJUNTOS O conjunto é um conceito fundamental em todos os ramos da matemática. Intuitivamente, um conjunto é uma lista, coleção ou classe de objetods bem

Leia mais

2 - Explicite os conjuntos indicados: (1) { x N x 5 } (3) { x N x 2 < 5 } (2) { x N x 2 = 4 } (4) { x Z x 2 < 5 }

2 - Explicite os conjuntos indicados: (1) { x N x 5 } (3) { x N x 2 < 5 } (2) { x N x 2 = 4 } (4) { x Z x 2 < 5 } Lista de Conjuntos Numéricos Revisão para o Simulado Nacional Rumoaoita (Ciclo Zero) 1 - Considere os conjuntos: A - conjunto dos números pares positivos; B - conjunto dos números ímpares positivos; C

Leia mais

PROGRESSÃO PARCIAL/DEPENDÊNCIA MATEMÁTICA 1º ANO- 1ª ETAPA

PROGRESSÃO PARCIAL/DEPENDÊNCIA MATEMÁTICA 1º ANO- 1ª ETAPA PROGRESSÃO PARCIAL/DEPENDÊNCIA 06- MATEMÁTICA º ANO- ª ETAPA ) Classifique os conjuntos abaio em vazio, unitário, finito ou infinito: a) A é o conjunto das soluções da equação + 5 = 9. B = { / é número

Leia mais

Parte II. votos D 34 A 66 P 63. D e A 17. D e P 22. A e P 50. D,A e P 10. Sem problemas

Parte II. votos D 34 A 66 P 63. D e A 17. D e P 22. A e P 50. D,A e P 10. Sem problemas Parte II 1) Numa pesquisa feita com todos os moradores de um prédio, constatou-se que mais de 45% são homens e que mais de 60% pintam o cabelo. Explique por que se pode concluir que, nesse prédio, há homens

Leia mais

Lista de Exercícios - Conjuntos

Lista de Exercícios - Conjuntos 01) (UFE) e e são dois conjuntos não vazios e é o conjunto vazio, é verdade que, das afirmações: I. = { } II. ( ) ( ) = ( ) ( ) III. { } = {} {} IV. {,, } são verdadeiras somente: a) I e II d) III e IV

Leia mais

1. Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A, B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados:

1. Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A, B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados: 1. Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A, B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados: A - 48% A e B - 18% B - 45% B e C - 25% C - 50% A e C - 15% nenhuma das

Leia mais

Descrevendo um conjunto

Descrevendo um conjunto Conjuntos Veja os seguintes exemplos: Jogadores de um time Lista de compras Números Inteiros Alfabeto Se você está familiarizado com estes exemplos, é claro que você tem a ideia do que é um conjunto, podemos

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA TEORIA DOS CONJUNTOS PROFESSOR WALTER PAULETTE FATEC SP

MATEMÁTICA DISCRETA TEORIA DOS CONJUNTOS PROFESSOR WALTER PAULETTE FATEC SP MTEMÁTIC DISCRET TEORI DOS CONJUNTOS PROFESSOR WLTER PULETTE FTEC SP 2009 02 2 2 TEORI DOS CONJUNTOS 1. CONCEITO DE CONJUNTOS teoria dos conjuntos tem inicio com o matemático Georg Cantor ( 1845-1918).

Leia mais

Conjuntos. Ou ainda por diagrama (diagrama de Venn-Euler):

Conjuntos. Ou ainda por diagrama (diagrama de Venn-Euler): Capítulo 1 Conjuntos Conjunto é uma coleção de objetos, não importando a ordem ou quantas vezes algum objeto apareça, exemplos: Conjunto dos meses do ano; Conjunto das letras do nosso alfabeto; Conjunto

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M3 Conjuntos

Matemática. Resolução das atividades complementares. M3 Conjuntos Resolução das atividades complementares 1 Matemática M3 Conjuntos p. 52 1 Considere os conjuntos A 5 {x M* x é par e x. 6}, 5 {x M* x é ímpar e x, 21} e C 5 {x M* x é par}. Então: a) A tem 2 elementos

Leia mais

1º) Esboce o gráfico das funções, calcule e marque os interceptos: a) f(x) = x b) f(x) = - 3x + 2

1º) Esboce o gráfico das funções, calcule e marque os interceptos: a) f(x) = x b) f(x) = - 3x + 2 1º) Esboce o gráfico das funções, calcule e marque os interceptos: a) f() = b) f() = - 3 + 2 (0,0) (0,2) no eio (,0) no eio c) f() = + 3 d) f() = 2-3 (0,3) no (0,-3) no (-3,0) no (1,5;0) no 2º) Determine

Leia mais

BIMESTRAL - MATEMÁTICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - MATEMÁTICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - MATEMÁTICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- : (PUC-RIO 2010) Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que: x = 0 e y = 5 x + y

Leia mais

Matemática Álgebra - Conjuntos Fácil [20 Questões]

Matemática Álgebra - Conjuntos Fácil [20 Questões] atemática Álgebra - Conjuntos ácil [20 Questões] 01 - (UG GO) A afirmação Todo jovem gosta de matemática adora esportes e festas pode ser representada segundo o diagrama: ={jovens que gostam de matemática}

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 03 OPERAÇÕES EM CONJUNTOS NUMÉRICOS

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 03 OPERAÇÕES EM CONJUNTOS NUMÉRICOS MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 03 OPERAÇÕES EM CONJUNTOS NUMÉRICOS Como pode cair no enem (ENEM) Numa pesquisa para se avaliar a leitura de três revistas A, B e C, descobriu-se que 81 pessoas leem, pelo menos,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I 2 a Lista de Exercícios

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I 2 a Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2015/I 2 a Lista de Exercícios Tópico: Conjuntos, Elementos, Subconjuntos e Conjuntos

Leia mais

Resposta da questão 5: [D] Admitindo que o número de pessoas que leem jornal e outros livros seja zero, temos o seguinte diagrama.

Resposta da questão 5: [D] Admitindo que o número de pessoas que leem jornal e outros livros seja zero, temos o seguinte diagrama. Resposta da questão 1: [C] Portanto, o número de agricultores da cooperativa é: 80 + 45 + 40 = 165 agricultores. Resposta da questão 2: [D] 25 + 15 + 15 + 5 + 5 + 10 + 10 + 5 + x = 88 x = 8 Resposta da

Leia mais

Matemática- Profª. Janaína

Matemática- Profª. Janaína Lista de Exercício Gabaritada- Teoria dos Conjuntos 1) Dados { } { } { } { }, calcule: a) {0, 1, 2, 3, 4, 5} b) {1} c) d) {3, 5} e) {2,4}= E f) g) h) ( ) {2, 4} i) ( ) {1} {3, 5}= {1, 3, 5} j) ( ) ( )

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: º BIM P1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão

Leia mais

Conjuntos Numéricos. 16 fev. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

Conjuntos Numéricos. 16 fev. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto Conjuntos Numéricos 16 fev 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos os conjuntos numéricos, estamos dando um foco num segmento do estudo dos conjuntos.

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNTOS

LISTA EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNTOS MATEMÁTICA - SEMI PROF. HEY 03/08/2016 LISTA EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNTOS 01) (PUC-RJ) Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10º ano 2009/2010 Ficha de trabalho 1: Interpretando dados. Noções básicas de Estatística. Sondagens e amostras. Organizando os dados.

Leia mais

Atividades 1 - Matemática Discreta /02

Atividades 1 - Matemática Discreta /02 Atividades 1 - Matemática Discreta - 2014/02 1. Descreva cada um dos conjuntos a seguir, listando seus elementos: (a) P = {x R x 2 x 2 = 0}; (b) Q = {x x é uma letra na palavra amor }; (c) R = {x Z x 2

Leia mais

Ministério da Educação. Nome:... Número:

Ministério da Educação. Nome:... Número: Ministério da Educação Nome:...... Número: Unidade Lectiva de: Introdução às Probabilidades e Estatística Ano Lectivo de 2003/2004 Código1334 Teste Formativo Nº 2 1. Considere que na selecção de trabalhadores

Leia mais

CONJUNTOS EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

CONJUNTOS EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA CONJUNTOS EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA 1. (G1 - ifpe 2016) Em uma cooperativa de agricultores do município de Vitória de Santo Antão, foi realizada uma consulta em relação ao cultivo da cultura da cana-de-açúcar

Leia mais

Mat.Semana 2. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho)

Mat.Semana 2. PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho) PC Sampaio Alex Amaral Gabriel Ritter (Allan Pinho) Semana 2 Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

fevereiro PC Sampaio (Natália Peixoto)

fevereiro PC Sampaio (Natália Peixoto) 10 fevereiro 06 PC Sampaio (Natália Peixoto) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS 07. (FCC) Uma empresa possui 31 funcionários. No dia da segurança do trabalho os funcionários presentes na empresa foram submetidos a um teste sobre prevenção de acidentes. A prova

Leia mais

...

... 1. (FHGV 2015) Segundo a teoria da lógica, a negação da proposição alguns motoristas não respeitam as leis de trânsito é: (A) Existem motoristas que não respeitam as leis de trânsito. (B) Todos os motoristas

Leia mais

Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial.

Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial. Lista de exercícios Prof: Maurício Baffi 06/2017 Ensino Médio - 3º ano Conteúdos: Análise Combinatória, Conjuntos, Fatorial e Binomial. 1. (G1 - ifsul 2017) Em uma consulta à comunidade acadêmica sobre

Leia mais

Conjuntos. 1 Conceitos primitivos. representação de um conjunto. 2.1 REPRESENTAÇÃO TABULAR. 2.2 Representação por Diagrama de Venn- Euler

Conjuntos. 1 Conceitos primitivos. representação de um conjunto. 2.1 REPRESENTAÇÃO TABULAR. 2.2 Representação por Diagrama de Venn- Euler MT I Prof. Gustavo dolfo Soares Conjuntos a) 1 Conceitos primitivos Os conceitos que iniciam uma teoria são aceitos sem definição, pois, não existindo ainda a teoria, não há recurso para definí-los; por

Leia mais

Capítulo 2 Noções de conjuntos

Capítulo 2 Noções de conjuntos THE BRIDGEMAN/KEYSTONE Capítulo 2 Noções de conjuntos X SAIR Para representar o conjunto A formado pelos números naturais de 0 a 10, podem-se utilizar três possibilidades: 1ª forma: pela citação dos elementos.

Leia mais

Análise Combinatória Intermediário

Análise Combinatória Intermediário Análise Combinatória Intermediário 1. (AFA) As senhas de acesso a um determinado arquivo de um microcomputador de uma empresa deverão ser formadas apenas por 6 dígitos pares, não nulos. Sr. José, um dos

Leia mais

RLM - PROFESSOR CARLOS EDUARDO AULA 3

RLM - PROFESSOR CARLOS EDUARDO AULA 3 AULA 3 Sucessões = sequências(numéricas) São conjuntos de números reais dispostos numa certa ordem. Uma sequência pode ser FINITA ou INFINITA. Ex: a) (3, 6, 9, 12) sequência finita P.A de razão 3 b) (5,

Leia mais

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento)

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento) 1. População é um conjunto de: a) Pessoas. b) Elementos quaisquer. c) Pessoas com uma característica comum. d) Elementos com pelo menos uma característica em comum. e) Indivíduos de um mesmo município,

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística Período: 2 o Bimestre Série/Turma: 3 a série EM Professor: Wysner Max Valor: Nota: Aluno(a): 01 - Fazendo

Leia mais

Matemática LIVRO 2 Unidade 2 Capítulos 5, 6 e 7 arroz carne salada A 2 1 1 B 1 2 1 C 2 2 0 Avaliação TEXTO PARA AS QUESTÕES 01, 02 E 03. A NASA (Agência Espacial Norte Americana) utiliza braços mecânicos

Leia mais

Lista 1. 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira

Lista 1. 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira ÁLLO I 1 a LIST DE EXERÍIOS Prof. Ânderson Vieira 1. Dê os elementos dos seguintes conjuntos: = {x x é letra da palavra matemática} = {x x é cor da bandeira brasileira} = {x x é nome do estado brasileiro

Leia mais

4) (PUC RJ) Uma população consome 3 marcas de sabão em pó: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado, colheram- se os resultados tabelados abaixo.

4) (PUC RJ) Uma população consome 3 marcas de sabão em pó: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado, colheram- se os resultados tabelados abaixo. Lista de exercícios Diagramas de Venn Profª Juliana 1-) Uma avaliação com duas questões foi aplicada a uma classe com quarenta alunos. Quinze alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a primeira

Leia mais

Operações com conjuntos: união, interseção e complementar

Operações com conjuntos: união, interseção e complementar PREPARATÓRIO IFRN Cargo: Auxiliar em Administração Disciplina: Matemática Professor: Daniel Almeida Operações com conjuntos: união, interseção e complementar CONJUNTOS Formado pelo agrupamento ou ausência

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS. Professor: Marcelo Silva Natal - RN, agosto de 2013.

TEORIA DOS CONJUNTOS. Professor: Marcelo Silva Natal - RN, agosto de 2013. TEORIA DOS CONJUNTOS Professor: Marcelo Silva marcelo.silva@ifrn.edu.br Natal - RN, agosto de 2013. 1 INTRODUÇÃO Um funcionário do departamento de seleção de pessoal de uma indústria automobilística, analisando

Leia mais

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS 14243 Operações com conjuntos 1. União de conjuntos Dados dois conjuntos, A e B, a união de A e B é o conjunto formado por todos os elementos que pertencem a A ou a B. A B = {x

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Geral I Prof: Jony Arrais Pinto Junior Lista 08 1. Utilizando os dados da Tabela 01 da Lista

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

TURMA DO M RIO TEORIA DOS CONJUNTOS

TURMA DO M RIO TEORIA DOS CONJUNTOS TURM DO M RIO TEORI DOS ONJUNTOS Entes Primitivos onjunto é uma idéia associada à coleção de objetos ou grupo. Não existe uma definição precisa, mas mesmo assim todos os seres racionais possuem intuitivamente

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTOS R: = 320 A B R: = 120 R: = 140 R: = 280

RESOLUÇÃO CONJUNTOS R: = 320 A B R: = 120 R: = 140 R: = 280 RESOLUÇÃO CONJUNTOS Em um clube com quadra de futebol e vôlei, sabe-se que: 100 rapazes jogam vôlei e futebol 130 rapazes jogam vôlei, mas não jogam futebol. 170 rapazes jogam futebol e não jogam vôlei.

Leia mais

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá Prof. Jeferson Kenedy Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Exercício 1 Foi feita uma estatística em cinco cidades brasileiras para coletar dados

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3 AULA 17 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 3 17.1 O cálculo da média aritmética Considere o seguinte problema: dados um número inteiro positivo, n, e uma seqüência, x 1, x 2,..., x n, com n números reais,

Leia mais

A afirmação Todo jovem gosta de matemática adora esportes e festas pode ser representada segundo o diagrama:

A afirmação Todo jovem gosta de matemática adora esportes e festas pode ser representada segundo o diagrama: Questão 01) A afirmação Todo jovem gosta de matemática adora esportes e festas pode ser representada segundo o diagrama: ={jovens que gostam de matemática} = {jovens que adoram esportes} = {jovens que

Leia mais

Professor Gabriel Carvalho MÈDIA (B) 2. (C) 0.

Professor Gabriel Carvalho MÈDIA (B) 2. (C) 0. MÈDIA 1. Comprei 5 doces a R$ 1,80 cada um, 3 doces a R$ 1,50 e 2 doces a R$ 2,00 cada. O preço médio, por doce, foi de (A) 1,75. (B) 1,85. (C) 1,93. (D) 2,00. (E) 2,40. 2. Calculando a média aritmética

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Conjuntos Lista 1 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Conjuntos Lista 1 Professor Marco Costa 1 1. (Universidade Federal do Paraná - 97) Projeto Jovem Nota 10 Foi realizada uma pesquisa para avaliar o consumo de três produtos designados por A, B, C. Todas as pessoas consultadas responderam à pesquisa

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Distribuição Conjunta Suponha que se queira analisar o comportamento conjunto das variáveis X = Grau de Instrução e Y = Região

Leia mais

2009 FATEC GT/FATEC SJC

2009 FATEC GT/FATEC SJC 2009 FATEC GT/FATEC SJC Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 1] 1. Os dados anexos de densidade de diversos tipos de madeira usados em construção são apresentados a seguir: 0,31; 0,35;

Leia mais

MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas

MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas 01. Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde

Leia mais

TAREFA 1 - GABARITO. a) 225 b) 195 c) 185 d)175

TAREFA 1 - GABARITO. a) 225 b) 195 c) 185 d)175 Disciplina: Matemática para Administradores Professor: Rômulo Luiz Oliveira Tutora: Caroline Lima TAREFA 1 - GABARITO 1. Numa pesquisa com jovens, foram feitas as seguintes perguntas para que respondessem

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA 2012 3ª PROVA SUBSTITUTIVA DE MATEMÁTICA 2012 Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: Nota: Professor(a): Cláudia e Gustavo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 17 2) Valor

Leia mais

Teoria dos Conjuntos FBV. Prof. Rossini Bezerra

Teoria dos Conjuntos FBV. Prof. Rossini Bezerra Teoria dos onjuntos FV Prof. Rossini ezerra Os resultados do trabalho de Georg Ferdinand Ludwing Phillip antor estabeleceram a teoria de conjuntos como uma disciplina matemática completamente desenvolvida

Leia mais

IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA. Josimar Padilha

IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA. Josimar Padilha IBGE- RACIOCÍNIO LÓGICO & MATEMÁTICA Josimar Padilha 01- Ano: 2016 Banca: FGV João olhou as dez bolas que havia em um saco e afirmou: Todas as bolas desse saco são pretas". Sabe-se que a afirmativa de

Leia mais

Exemplo (tabela um) distribuições marginais enquanto que. Distribuição Conjunta

Exemplo (tabela um) distribuições marginais enquanto que. Distribuição Conjunta Distribuição Conjunta Suponha que se queira analisar o comportamento conjunto das variáveis = de Instrução e = Região de procedência. Neste caso, a distribuição de freqüências é apresentada como uma tabela

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 1 ESCOLA: NOME: TURMA:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO 2008 ETAPA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2º ANO - CICLO II LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CADERNO 2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

Aula 1 Conjuntos Numéricos

Aula 1 Conjuntos Numéricos 1 FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA Aula 1 Conjuntos Numéricos Professor Luciano Nóbrega UNIDADE 1 2 EMENTA Basicamente, veremos: U1 Conjuntos Numéricos. Regra de três (simples e compostas). Funções de 1º e 2º

Leia mais

Hewlett-Packard CONJUNTOS. Aulas 01 a 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard CONJUNTOS. Aulas 01 a 06. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard CONJUNTOS Aulas 01 a 06 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ano 2016 Sumário CONJUNTOS... 2 CONCEITOS PRIMITIVOS... 2 REPRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO... 2 RELAÇÃO DE PERTINÊNCIA...

Leia mais

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS MATEMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS Porcentagem 1) Em um concurso havia 1000 homens e 00 mulheres. Sabe-se que 60% dos homens e % das mulheres foram aprovados. Do total de candidatos, quantos por cento

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Trabalho de Recuperação Matemática II 2 ANO ALUNO: Observação: É importante fazer os exercícios, pois é uma oportunidade de sanar dúvidas e aprimorar os seus conhecimentos para obter resultado satisfatório

Leia mais

Comissão de Reforma Curricular GT 4: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ/MARACANÃ

Comissão de Reforma Curricular GT 4: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ/MARACANÃ Comissão de Reforma Curricular GT 4: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERJ/MARACANÃ EQUIPE: Diana Mandelert Edicléa Mascarenhas Leticia de Luna Freire Maria Regina Maciel Sérgio

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE

BANCO DE QUESTÕES TURMA PM-PE PROBABILIDADE 01. (UNICAMP 016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a A) 1. B). 8 C) 1. D). 0. (UNESP

Leia mais

Conjuntos. Parte I. Página 1. mdc x,y = 33;

Conjuntos. Parte I.  Página 1. mdc x,y = 33; Parte I Conjuntos 1. (Ufsj 2013) O diagrama que representa o conjunto ( A B) C ( C B) A é a) b) c) d) 2. (Cefet MG 2013) Em uma enquete realizada com pessoas de idade superior a 30 anos, pesquisou-se as

Leia mais

Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ

Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ Soluções de Questões de Matemática do Colégio Militar do Rio de Janeiro CMRJ. Questão Funções Sendo D e D, respectivamente, domínios das funções reais f e g, definidas por f ( x) = x e g ( x) de x no intervalo:,

Leia mais

Atividades de Conjuntos

Atividades de Conjuntos Atividades de Conjuntos Conjuntos 01) Diga se é verdadeira ou falsa cada uma das sentenças abaixo. a) 0 {0, 1, 2, 3, 4} f) a {a, {a}} b) {a} {a, b} g) a {a, {a}} c) {0} h){, {a, {a}} {a} d) 0 i) {, {a}}

Leia mais

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) }

Questão 2: Classifique como conjunto vazio ou conjunto unitário considerando o universo dos números naturais: a) b) c) d) e) f) g) } TRABALHO º ANO REGULAR - MATEMATICA Conjuntos: Questão : Escreva o conjunto expresso pela propriedade: x é um número natural par; x é um número natural múltiplo de 5 e menor do que ; x é um quadrilátero

Leia mais

Pode-se calcular a raiz quadrada de um número x com uma boa aproximação usando a fórmula x =, na qual Q é o quadrado mais próximo de x.

Pode-se calcular a raiz quadrada de um número x com uma boa aproximação usando a fórmula x =, na qual Q é o quadrado mais próximo de x. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 1 Pode-se calcular a raiz quadrada de um número x com uma boa aproximação x + Q usando a fórmula x =, na qual Q é o quadrado mais próximo de x. 2 Q D C E B A 12 13

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

OFICINA DA PESQUISA. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 6 TEORIA DOS CONJUNTOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

Leia mais

2 a Lista de Exercícios 2001/I

2 a Lista de Exercícios 2001/I 1 Universidade Federal de Viçosa Departamento de Matemática MAT 131 Introdução à Álgebra a Lista de xercícios 001/I Tópico: onjuntos e elementos 1) Definir, pela enumeração dos seus elementos, cada um

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO

PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO PERFIL PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ESTATÍSTICA NOTURNO Andreza Jardelino da Silva 1,Ednário B. de Mendonça 2, Márcia Marciele dos Santos Silva 3, Kleber N. N. O. Barros 4 Departamento de Estatística,

Leia mais

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016.

PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. PROJETO DE LEI DE DE DE 2016. Institui o programa e o selo "Goiás pela Vida" no âmbito do Estado de Goiás e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza,

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas... 3 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos... 9

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas... 3 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos... 9 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas... 3 Relação das questões comentadas... 8 Gabaritos... 9 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Saiu o edital para EBSERH!!

Leia mais

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência.

INSTITUTO MACHADO DE ASSIS Seriedade, compromisso e competência. CARGO: PROFESSOR DE ARTES D A B C D A D B B A B B C B B A A B C D CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS D A B C D D A A B A C B D C D C C D C B CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA D A B C D C B A D D D A D C A

Leia mais

Exercícios de Revisão - 1

Exercícios de Revisão - 1 Exercícios de Revisão - 1 1. Sejam os conjuntos numéricos A = {2, 4, 8,12,14}; B = {5,10,15, 20, 25} e C = {1, 2, 3,18, 20} e o conjunto vazio. É correto afirmar que: a) B C = b) A - C = {-6,1, 2, 4, 5}

Leia mais

Estatísticas Carnaval

Estatísticas Carnaval Estatísticas Carnaval Nos últimos anos, as ocorrências de acidentes envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval, cujas indenizações foram solicitadas à Seguradora Líder DPVAT, tiveram um crescimento

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

1 a Lista - MAT Noções de Álgebra Linear (Matrizes) II/2006

1 a Lista - MAT Noções de Álgebra Linear (Matrizes) II/2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 a Lista - MAT 138 - Noções de Álgebra Linear (Matrizes) II/2006 1 Considere as matrizes A, B, C, D e E com respectivas

Leia mais

PSX Brasil PS3 Brasil

PSX Brasil PS3 Brasil SOBRE O PSX Brasil (antigo PS3 Brasil) é um site independente sobre os consoles da marca PlayStation e assuntos relacionados. O site foi inaugurado em 2009 e desde então se tornou uma das maiores referências

Leia mais

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS 1.A empresa que fornece eletricidade para a cidade "Mar de Dezembro" colocou um gráfico nas contas de luz, no mês de janeiro, para explicar os gastos e receitas da empresa. O gráfico usado é semelhante

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades VOLUME MTEMÁTI 1 Resoluções das tividades Sumário ula 1 Operações e problemas envolvendo conjuntos...1 ula 1 onjuntos numéricos... ula 1 Operações e problemas envolvendo conjuntos tividades para Sala 0

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Exercício 3. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 Um teste de múltipla escolha e composto de 12 questões, com 5 alternativas de resposta, sendo que somente uma, é correta. Qual a probabilidade de uma pessoa, marcando aleatoriamente

Leia mais

Resposta: 14 anos. Resposta: 12 anos. (15x2 + 26) 4 =

Resposta: 14 anos. Resposta: 12 anos. (15x2 + 26) 4 = 1 QUESTÃO 1 (VALOR: 1,0) Carlos e Jorge são amigos e gostam muito de matemática. Até para dizer as suas idades eles fazem questão de usar cálculos. Quando perguntam a Carlos a sua idade ele responde: Tenho

Leia mais

1 Principio da inclusão-exclusão

1 Principio da inclusão-exclusão 1 Principio da inclusão-exclusão Começaremos com um resultado é evidente: Lemma 1. Sejam A 1 e A 2 conjuntos nitios disjuntos (ou seja: A 1 \ A 2 = ;) em um universo U. Assim: # (A 1 [ A 2 ) = # (A 1 )

Leia mais

Prof. Weber Campos Agora Eu Passo - AEP

Prof. Weber Campos Agora Eu Passo - AEP MPU RACIOCÍNIO LÓGICO - Conjuntos webercampos@gmail.com Agora Eu Passo - AEP www.cursoagoraeupasso.com.br CONJUNTOS 1. TEORIA DOS CONJUNTOS 1) Relações de Pertinência Relacionam elemento com conjunto.

Leia mais

Segmento: Pré-vestibular. Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Matemática. Unidade 1: Série 17. Conjuntos

Segmento: Pré-vestibular. Coleção: Alfa, Beta e Gama. Disciplina: Matemática. Unidade 1: Série 17. Conjuntos Segmento: Pré-vestibular Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Matemática Volume: 1 Unidade 1: Série 17 Resoluções Conjuntos 1. A = {1, } O Conjunto A possui dois elementos: 1 e. O total de subconjuntos

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA USP EXAME DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2014

ESCOLA POLITÉCNICA USP EXAME DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2014 PPGEP 2014 1ª Fase Português e Matemática/Raciocínio Lógico (21/09/2013) M 001 001/001 ESCOLAPOLITÉCNICAUSP EXAMEDESELEÇÃOPARAOPROGRAMADEPÓSGRADUAÇÃOEM ENGENHARIADEPRODUÇÃO2014 Matemática/RaciocínioLógicoePortuguês

Leia mais

64,0% 47,8% 40,7% 43,7% 38,2% 70,5% 53,3% 31,4% 33,2%

64,0% 47,8% 40,7% 43,7% 38,2% 70,5% 53,3% 31,4% 33,2% 64,0% 47,8% 40,7% 43,7% 38,2% 70,5% 53,3% 31,4% 33,2% 32,9% das indústrias tomaram medidas para reduzir o uso de mão de obra, inclusive demissões, nos últimos seis meses das empresas gaúchas reduziu o

Leia mais

Avaliação do Projeto Jovem de Futuro: resultados preliminares do segundo ano do programa

Avaliação do Projeto Jovem de Futuro: resultados preliminares do segundo ano do programa Avaliação do Projeto Jovem de Futuro: resultados preliminares do segundo ano do programa Ricardo Barros IPEA Mirela de Carvalho IETS Samuel Franco IETS Andrezza Rosalém - IETS Rio de Janeiro, Abril de

Leia mais

Lista 5 de exercícios

Lista 5 de exercícios Lista 5 de exercícios 1. (ANDRADE; OGLIARI, 2010) Em um experimento, 320 em 400 sementes germinaram. Determine o intervalo de confiança de 99% para a verdadeira proporção de sementes que germinaram. Para

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação. Sentenças Abertas

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação. Sentenças Abertas Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Sentenças Abertas Lógica Computacional 1 Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com Sentença

Leia mais

3. (Apostila 1 - ex.1.4) Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos

3. (Apostila 1 - ex.1.4) Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos Primeira Lista de Exercícios Introdução à probabilidade e à estatística Prof Patrícia Lusié Assunto: Probabilidade. 1. (Apostila 1 - ex.1.1) Lançam-se três moedas. Enumerar o espaço amostral e os eventos

Leia mais