COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICAÇÃO DE MARKETING"

Transcrição

1 COMUNICAÇÃO DE MARKETING

2 CONCEITOS O QUE É MÍDIA?

3 CONCEITOS Não é o que você faz, mas onde você coloca Meios de comunicação como prolongamento da capacidade humana de se expressar. Qualquer meio pago usado para transmitir a mensagem publicitária ao público alvo.

4 CONCEITOS O Mídia e a Mídia Existem as estratégias de mídia e as estratégias criativas. O mídia é o publicitário que é responsável pelas estratégias de mídia. Nas empresas ele, geralmente, trabalha no setor de marketing e tem como uma das funções dividir os orçamentos entre os diversos produtos e aprovar as propostas, em conjunto com os gestores, as mídias escolhidas para divulgação.

5 varejo EVOLUÇÃO DA MÍDIA E DA PROPAGANDA Anos 50: propagandas ao vivo. Baixa Criatividade Anos 60: Rede Nacional. Primeiros Merchandisings. Ênfase na criatividade. Anos 70: Patrocínio americano. Desenvolvimento técnico. Início dos slogans e frases de efeito. Anos 80: Planos de comunicação e estudo do público-alvo permitem avanços. Anos 90: Ênfase na segmentação. Criatividade + Resultados Anos 00: Avanços com tecnologia. Grande presença do

6 OS TIPOS DE MÍDIA Mídia Visual (para ser vista ou lida): Imprensa: jornais, revistas e periódicos especializados Outdoor: cartazes, painéis e luminosos Publicidade direta: prospectos, folhetos, cartas, cartazes e catálogos Exibições: displays, vitrines e exposições.

7 OS TIPOS DE MÍDIA Mídia Auditiva (para ser ouvida): Rádios Alto-falantes Carros de som

8 OS TIPOS DE MÍDIA Mídia Audiovisual (para ser ouvida e vista) Televisão Cinema VT

9 OS TIPOS DE MÍDIA Mídia Funcional (para desempenhar uma determinada função) Amostras Brindes Concursos

10 OS TIPOS DE MÍDIA Mídia Sociais (voltada para a interação entre as pessoas) Blogs (o problema dos publiposts Shame on you, blogueira!) Wikepedia Redes Sociais

11 QUAL O MELHOR VEÍCULO?

12 QUAL O MELHOR VEÍCULO? Uma combinação de todos eles!!!!!!

13 QUAL O MELHOR VEÍCULO? Afinal, todos os veículos possuem vantagens e desvantagens. Então, como decidir entre um e outro e o volume e investimento em cada um deles?

14 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Cada mídia pode exercer diferentes influências sobre os compradores em potencial e algumas podem ser mais adequadas do que outras à propaganda de certos produtos. Para optar pela mídia que mais atende à necessidade do produto, alguns fatores devem ser considerados:

15 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Verba disponível: um dos fatores mais importantes. Canal Programa Duração Valor Globo Globo Rural ,00 Globo Mais Você ,00 Globo Encontro ,00 Globo Novela das ,00 Globo Fantástico ,00 SBT Prog Silvio Santos ,00 Record Domingo Espetacular ,00 Band Pânico na TV ,00 Rede TV Mega Senha ,00

16 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Verba disponível: um dos fatores mais importantes. Revista 1 página ½ página 2ª página + pag 3 Boa Forma , , ,00 Cláudia , , ,00 ELLE , , ,00 Exame , , ,00 Playboy , , ,00 Super , , ,00 Veja , , ,00 VC S/A , , ,00

17 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Anúncio de uma página Folha de São Paulo no domingo: ,00 Anúncio no Youtube, formato first watch: Preço: ,00 Impressões estimadas: Custo por Mil impressões (CPM): 11,76

18 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Posicionamento da Marca Público alvo (target) Oportunidades no mercado Conhecimento abrangente do produto Conhecimento das estratégias da concorrência

19 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Além disso, deve-se considerar as particularidades de cada mídia: Já está demonstrado que a televisão, com o bombardeiro auditivo e visual dos consumidores, tem maior poder de penetração que um veículo que apela só para a vista ou só para o ouvido. Os veículos impressos podem apresentar em profundidade as vantagens de um produto, o rádio pode apelar para a imaginação dos consumidores.

20 CRITÉRIOS E DECISÕES SOBRE MÍDIAS Não se pode esquecer de avaliar o motivo que leva o consumidor à assistir determinado programa de TV, Ler determinada revista, optar por determinada emissora de rádio, etc.

21 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS 1) A IMPRENSA Grande parte da história da publicidade está ligada à imprensa. O jornal foi o primeiro grande veículo que se dirige essencialmente ao indivíduo isolado. 1.1) Jornais Existem jornais de todas as tendências. Isso deve ser levado em consideração ao escolher o jornal a ser utilizado

22 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Vantagens: Apelo Universal Alcança qualquer tipo de público. Indicado para produtos de consumo geral Maleabilidade - o anúncio pode ser inserido, trocado ou cancelado de um momento para outro. Ação Rápida e Intensa o estímulo do jornal tende a provocar uma ação mais rápida. Permite inserções mais frequentes, imprimindo intensidade à campanha.

23 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Desvantagens: São lidos às pressas, exceto aos domingos. Tem vida curta. Raros são os jornais que dão boa reprodução ao anúncio. Sua circulação é quase que exclusivamente local.

24 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS O jornal é um meio que oferece notícias, atualidade e prestação de serviços. Favorece a crítica, o debate e ganha credibilidade ao registrar a palavra. O público leitor é qualificado e formador de opinião. Permite o detalhamento sobre o produto ou serviço anunciado e favorece o alcance num público adulto, masculino e classe A/B.

25 1.2) Revistas Nas classes de padrão de vida mais folgado é hábito a leitura de revistas. Existem revistas voltadas para todo tipo de público. Assim, são mais seletivas que os jornais. Maior expansão geográfica.

26 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Vantagens: Permite melhor reprodução dos anúncios e melhora aparência. Tem vida mais longa, são lidas mais devagar, permitindo textos mais longos. Maior porcentagem de leitores por número fazendo com que a circulação seja bem maior que a tiragem. São mais seletivas

27 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Desvantagens: Não têm a maleabilidade dos jornais. Os anúncios têm que ser preparados com muita antecedência. Representam grave desperdício nas campanhas estritamente locais.

28 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS A revista é uma fonte de referência e de autoridade na discussão dos mais variados temas. Tem conteúdo aprofundado e a linguagem do segmento a que se destina. É um veículo de consulta e colecionável. Serve igualmente a um público qualificado e formador de opinião. Oferece a segmentação por gênero e favorece a continuidade e o trabalho de apoio à imagem, por causa da qualidade de reprodução do anúncio.

29

30

31 1.3) Periódicos Especializados Se dedicam exclusiva e principalmente a um dado assunto (medicina, engenharia, agricultura, administração). Ou ainda de interesse exclusivo de determinada classe profissional (lojistas, bancários, estilistas, etc.). Não devem ser julgados pela tiragem, mas sim pela qualidade de seus leitores. O que interessa é saber se eles têm realmente boa circulação entre as classes a que se destinam e se gozam de prestígio entre seus leitores.

32 1.4) Tiragem, Circulação e Cobertura Para se poder avaliar o poder de um órgão de imprensa, como veículo publicitários, é necessário obter os seguintes dados: a) Tiragem é a quantidade de exemplares impressos, de cada número do jornal ou revista. É o menos importante dos três fatores, pois há órgãos que sofrem grandes encalhes, enquanto que outros são lidos por duas ou três pessoas. b) Circulação é o número de exemplares lidos pelo público, ou pelo menos o número de exemplares realmente vendidos. c) Cobertura designa, tanto o tipo de leitores (sexo, classe sócioeconômica, grupo de idade, cultura, etc.), como as zonas (bairros, cidades, estados) onde o mesmo tem venda regular.

33 2) RÁDIO E TELEVISÃO 2.1) Rádio É uma fonte de diversão e entretenimento e, em grau menor, de informação e cultura. É por excelência um veículo de apelo popular, com o qual se pode atingir rapidamente grandes massas.

34

35 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Vantagens: Fonte de entretenimento: o ouvinte tem a sua disposição a qualquer hora. Impacto: pelo uso da música e da sonoplastia, reforça o efeito da palavra. Não absorve a atenção total: o ouvinte pode executar outras tarefas. Maleabilidade: permite cancelar, trocar ou inserir a mensagem publicitária, em poucas horas.

36 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Desvantagens: Age exclusivamente pelo sentido da audição. É inadequado para a apresentação de temas complexos ou coisas técnicas que demandem explicações mais ou menos longas. a mensagem radiofônica vive apenas no momento em que está no ar. Ao contrário da impressa, não pode ser relida; Veículo local.

37 As mensagens publicitárias têm no rádio as seguintes formas de apresentação: a) textos comerciais; b) jingles e spots; c) patrocínio de programas; d) patrocínio de novelas.

38 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS O rádio é o companheiro do dia-a-dia, que propaga a palavra e estimula a imaginação. Um meio ágil e flexível, que oferece segmentação por gênero de programação e favorece a freqüência de exposição.

39 2.2) Televisão Parte significativa da população assiste TV em seus momentos de descanso e lazer. Além disso, pesquisa IBOPE aponta que a TV é a maior fonte de informações para 89% das pessoas. O número médio de TVs na casa dos brasileiros é de 2 aparelhos. Ficam ligados em média 6 horas por dia, sendo que esse tempo aumenta nos finais de semana. Meio preferido pelo público para consumir publicidade.

40 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Vantagens: A TV reúne, às vantagens do rádio, o apelo visual. Ao contrário do rádio, que serve de pano de fundo, a TV torna-se foco exclusivo das atenções. Ao reportar um acontecimento, é mais real e convincente. Apresenta, junto à mensagem falada, o produto, embalagem, marca, modelos e cores, podendo ser influência decisiva na compra. Pode mostrar o produto em ação.

41 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Desvantagens: Além de ser uma mídia cara, o custo da produção de um bom filme também é alto. Não pode ser relida. Veículo local, com exceção dos programas de cobertura nacional

42 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS A Televisão é um meio de entretenimento e lazer. É também uma janela para o mundo; uma fonte de referência e informação básica para milhões de pessoas, considerando que ele não exige alto nível de instrução para ser consumido. Por isso, é o meio de maior penetração em qualquer público, favorecendo o alcance e a freqüência média. É possível a veiculação do comercial em mercado nacional, regional e local.

43 3) CINEMA Pode ser feita tanto pelo filme, cujo material pode ser reaproveitado na televisão ou através de diapositivo (slide) não sendo necessário ser produzido em película. Sua duração pode ser de até um minuto. Atinge as massas que frequentam as salas de cinema.

44 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Vantagens: Tem atenção total do consumidor. A mensagem é divulgada diante de um espectador que não está distraído. Tem boa duração e tamanho da tela causa impacto. Seu custo de veiculação não é tão elevado quanto da tv. O ambiente do cinema gera um clima de expectativa e excitação. Número limitado de comerciais. Sem briga pela atenção. O meio e o filme em cartaz segmenta o público.

45 CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS MÍDIAS Desvantagens: Alto custo de produção. Não atinge de maneira igual todas as camadas de idades da população; é cada vez mais, um veículo que alcança, sobretudo, os jovens e as pessoas das classes socioeconômicas elevadas. É, por esta razão, utilizado cada vez mais como mídia de complemento.

46 4) MÍDIA EXTENSIVA Antes chamada de mídia alternativa. Tudo quanto é forma de se veicular alguma mensagem publicitária e que não pertença aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e cinema), à mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano), ou à internet, é considerada mídia extensiva.

47 4.1) Tipos de mídia extensiva Aérea: Asa delta e parapente Balão iluminado (preso ao solo) Balão a ar quente Derigível Letreiro luminoso em helicóptero Raios laser

48

49 4.1) Tipos de mídia extensiva Aeroportos, rodoviárias, trens, metrôs e barcas: Adesivos em lixeiras Adesivo nas esteiras de bagagens Anúncio em bilhetes e passagens Cartazete em carrinho de bagagens Displays diversos Painel eletrônico Painel fotográfico Placas nos estacionamentos Triedro

50

51 4.1) Tipos de mídia extensiva Cinemas: - Displays fotográficos na sala de espera - Mensagem nos saquinhos de pipocas Estádios: - Painéis nas laterais do campo - Painel eletrônico - Placar eletrônico Externa: - Inflável como réplica - Mobiliário Urbano (bancas e Pontos de ônibus) - Painel em cabine telefônica - Pórticos de eventos e de Rua

52 4.1) Tipos de mídia extensiva Indoor: - Adesivo em banheiros - Adesivo em bebedouros - Adesivo e internet em elevadores - Displays diversos - Guardanapos em lanchonetes e restaurantes - Néon em bares e danceterias - Toalhas de papel em lanchonetes e restaurantes

53

Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes COMO ATRAIR CLIENTES QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos sãos? Onde estão? Como fazer para falar com eles? DEFINIÇÃO SEGMENTO DE MERCADO Significa um grupo de consumidores com necessidades

Leia mais

Planejamento de Campanha de Propaganda. Aula 5. Contextualização. Instrumentalização. Meios e Veículos. Mídia Conceito. Profa.

Planejamento de Campanha de Propaganda. Aula 5. Contextualização. Instrumentalização. Meios e Veículos. Mídia Conceito. Profa. Planejamento de Campanha de Propaganda Aula 5 Contextualização Profa. Karin Villatore Esta aula tem como objetivo mostrar quais são as principais mídias que podem ser usadas em campanhas de publicidade

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Capítulo 18 Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Questões abordadas no capítulo Quais são as etapas envolvidas

Leia mais

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education

Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas. Copyright 2006 by Pearson Education Gerenciamento da comunicação de massa: propaganda, promoção de vendas, eventos e relações públicas Copyright 2006 by Pearson Education Propaganda Qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Mídia - 2015.1 Nilmar Figueiredo 1 2 3 4 Calendário Acadêmico Comentários Apresentação da Disciplina Sistema de Avaliação 1 - Apresentação da Disciplina O que é Mídia? Departamento de Mídia - Organização

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA COMO DIVULGAR SUA EMPRESA João Abdalla Consultor de Marketing Unid. Org. Capital Sebrae SP Tel.: (0XX11) 3177-4500 joaon@sebraesp.com.br 4/1/2011 1 QUESTÕES BÁSICAS Quem são os meus clientes? Quantos são?

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC FINANÇAS

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC FINANÇAS FINANÇAS APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários.

Leia mais

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda

introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda introdução a publicidade & propaganda Aula 3 - Departamentos e uxograma da agência de propaganda professor Rafael Ho mann Campanha Conjunto de peças com o mesmo objetivo, conjunto de peças publicitárias

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Mídia Kit Jornal Correio

Mídia Kit Jornal Correio Mídia Kit Jornal Correio Com mais de 77 anos de tradição, o Jornal Correio faz parte da história de Uberlândia e não para de evoluir. De olho no que acontece no país e no mundo, é um jornal moderno, completo

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO

PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO Academia Monitores LCD com conteúdo e publicidade 02 Aéreo Adesivo de bandeja Cabeçote encosto de cabeça nas poltronas de avião Balão ar quente

Leia mais

Mídia Digital Indoor Proposta Comercial

Mídia Digital Indoor Proposta Comercial Mídia Digital Indoor Proposta Comercial Oferecemos aos anunciantes a veiculação de publicidade digital estratégica em painéis de LCD no interior de estabelecimentos variados em Goiânia GO. Índex Mídias

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC TELEFONIA

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC TELEFONIA JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings

Leia mais

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes

Objetivos. Capítulo 16. Cenário para discussão. Comunicações de marketing. Desenvolvimento de comunicações de marketing eficazes Capítulo 16 e administração de comunicações integradas de marketing Objetivos Aprender quais são as principais etapas no desenvolvimento de um programa eficaz de comunicações integradas de marketing. Entender

Leia mais

BREVE APRESENTACAO, ~

BREVE APRESENTACAO, ~ BREVE APRESENTACAO, ~ Jornal era considerado mídia obrigatória O principal diferencial costumava ser o volume de circulação, principalmente se o jornal era auditado pelo IVC. Os jornais eram procurados

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC MODA & ACESSÓRIOS APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos

Leia mais

Para multiplar os visitantes do seu site

Para multiplar os visitantes do seu site 7Fontes de Tráfego Para multiplar os visitantes do seu site apresentação youtube Link Building Midias Socias SEO Email Marketing Blog Remarketing /raphael.ciciriello @rciciriello @rciciriello email marketing

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC SAÚDE

JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC SAÚDE JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings

Leia mais

Questões abordadas no capítulo

Questões abordadas no capítulo AULA 12 Marketing Questões abordadas no capítulo Qual é a função da comunicação de marketing? Como funciona a comunicação de marketing? Quais são as principais etapas do desenvolvimento de uma comunicação

Leia mais

- Deptº de Marketing -TV Bahia. Rua Aristides Novis nº 123 Federação. Tel.: (71) 3203-1207 -

- Deptº de Marketing -TV Bahia. Rua Aristides Novis nº 123 Federação. Tel.: (71) 3203-1207 - O Projeto Despertar a consciência de que cada um é responsável pelo equilíbrio ambiental e que, cabe a nós convencermos a quem convivemos disso. É o mote do projeto que vai estimular a conscientização

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

1. JORNAL DO COMÉRCIO

1. JORNAL DO COMÉRCIO M í d i a k i t o n l i n e //Mídia kit online 1. JORNAL DO COMÉRCIO Jornal de economia e negócios do RS O Jornal do Comércio é um veículo diferenciado, que atinge mais de 214 mil leitores diários em todo

Leia mais

Apresent Sobr Apr esent ão e a Mídia e a Mídia

Apresent Sobr Apr esent ão e a Mídia e a Mídia Sobre a Mídia A Midia Moving é uma empresa líder no segmento DMOOH (digital midia out of home) com mais de 10 anos de atuação no mercado, atendendo a grandes empresas. Somos líderes de mercado também no

Leia mais

Empresa. Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout.

Empresa. Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout. Empresa A ÓRBITA iniciou suas atividades em 2003 no mercado de publicidade em ônibus, inicialmente restrita aos municípios de Guarulhos e São Paulo. Hoje atende toda a região metropolitana. Dedicamos ao

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente!

Quem Somos. Nossa meta é o resultado do cliente! 2 0 1 5 Quem Somos Somos a equipe que você deseja para resolver um pequeno impasse, ou um grande dilema, quando o assunto e a MÍDIA certa, no lugar certo e no momento adequado. Regional, personalizada

Leia mais

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO.

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. PRIME MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. A Fusão O resultado da fusão entre as agências Solution e Maiscom é a SolutionMaiscom

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda

Atendimento. Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE X PROPAGANDA PUBLICIDADE Deriva de público (latim: publicus) Atendimento Item 4- Publicidade e Propaganda

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:54 Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Humanas e da Comunicação Comunicação Social (Noturno) Ano/Semestre: 011/1 09/05/011 1:5 COM.0000.0.000- COM.0001.0.001-0 COM.0019.01.001-7 FIL.0051.00.00-3

Leia mais

APRESENTAÇÃO. www.radiomisturebaonline.com.br

APRESENTAÇÃO. www.radiomisturebaonline.com.br APRESENTAÇÃO www.radiomisturebaonline.com.br O que é a rádio MISTUREBA on-line? A rádio MISTUREBA on-line é voltada para divulgação sócio-cultural, musical e esportiva. cultural. A rádio MISTUREBA on-line

Leia mais

/midiakit v2.1 2012 peta on xx

/midiakit v2.1 2012 peta on xx /midiakit v2.1 2012 petaxxon / apresentando O Cifras foi criado em 2003 como o primeiro site de cifras na internet com desenhos de acordes e troca de tom. Após todos esses anos no ar, o Cifras é hoje um

Leia mais

Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout.

Dedicamos ao projeto de cada anunciante com total transparência e honestidade, inclusive assessorando-o no desenvolvimento do layout. Empresa A ÓRBITA iniciou suas atividades em 2003 no mercado de publicidade em ônibus, inicialmente restrita aos municípios de Guarulhos e São Paulo. Hoje atende toda a região metropolitana e São José dos

Leia mais

A empresa não é uma ilha

A empresa não é uma ilha A empresa não é uma ilha Relacionamento implica em comunicação. A empresa com as rédeas da sua comunicação. Comunicação social tem ferramentas que ajudam na construção de empresas de alta performance.

Leia mais

Plano Comercial RICTV Florianópolis

Plano Comercial RICTV Florianópolis Plano Comercial RICTV Florianópolis TV: A mídia preferida dos brasileiros Meio com maior penetração, atingindo 95% da população. TV Rádio Internet Jornal Revistas TV por Assinatura Cinema 17% 95% 61% 58%

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Revista. Sua vitrine no varejo carioca MÍDIA KIT ASSERJ. Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro

Revista. Sua vitrine no varejo carioca MÍDIA KIT ASSERJ. Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro Revista Sua vitrine no varejo carioca MÍDIA KIT ASSERJ Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro O VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO QUE FALA AO TRADE SUPERMERCADISTA A revista que cresceu, evoluiu

Leia mais

GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO

GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO 1.1. O Guigó Prêmio Sergipano de Propaganda é uma iniciativa do CEC Coworking e Escritório Virtual, com apoio de diversas empresas privadas do estado de

Leia mais

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada.

Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. Comunicação Integrada. Comunicação Descomplicada. COMUNICAÇÃO ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Ações isoladas de comunicação geralmente apagam o incêndio, mas não resolvem todos os problemas. E sabe por quê? Simples.

Leia mais

www.valoronline.com.br Apresentação institucional Valor Online

www.valoronline.com.br Apresentação institucional Valor Online Apresentação institucional Valor Online Outubro/2010 Valor Online: o melhor da economia e dos negócios a apenas um clique Valor Online é a mais completa cobertura de economia, negócios e finanças da internet.

Leia mais

SUPERMERCADO & VAREJO

SUPERMERCADO & VAREJO JORNAL DO COMMERCIO 2015 ALMANAQUE PUBLICITÁRIO JC SUPERMERCADO & VAREJO APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também

Leia mais

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS

DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS DICAS DE COMO PARTICIPAR DE FEIRAS VITÓRIA 2004 Dicas de como participar de feiras Introdução As feiras são eventos ricos em oportunidades de negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

Estratégias de Comunicação

Estratégias de Comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A propaganda é parte do marketing e uma das ferramentas da comunicação. Uma boa estratégia de marketing não garante que a campanha de propaganda será boa, mas é condição essencial

Leia mais

Audiência PAINEL 1 DESTAQUES DO CASE

Audiência PAINEL 1 DESTAQUES DO CASE Audiência Os dados eram muito expressivos e demonstravam a força dos jornais, principalmente em suas cidades sede, mesmo quando comparado a outros meios tidos pelo senso comum do mercado como mais fortes.

Leia mais

Apresenta: Realização: Idealização e Organização:

Apresenta: Realização: Idealização e Organização: Apresenta: Realização: Idealização e Organização: Índices da Leitura 50% da população brasileira nunca leu um livro. Três fatores se destacam para essa triste realidade brasileira: Falta de acessibilidade

Leia mais

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br O Melhor Portal de Eventos Em Janeiro de 2004 observamos em Belo Horizonte a carência de um portal que divulgasse os principais eventos da cidade, abrangendo lazer, cultura e entretenimento, nascia o NaBaladaBH.

Leia mais

5/11/2008. Questões abordadas no capítulo. Comunicação de marketing

5/11/2008. Questões abordadas no capítulo. Comunicação de marketing Capítulo 17 Gerenciamento da comunicação integrada de marketing Questões abordadas no capítulo Qual é a função da comunicação de marketing? Como funciona a comunicação de marketing? Quais são as principais

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

SEJA UM LOJISTA DUOCASA

SEJA UM LOJISTA DUOCASA SEJA UM LOJISTA DUOCASA DUOCASA A DUOCASA é uma marca de móveis planejados com design internacional. O crescimento e o sucesso da marca estão ligados a uma rede de lojistas centrados num poderoso conceito

Leia mais

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA

Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO MULTIPLATAFORMA 29. 09. 2014 Geral Nome da pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO Autor 2 Apêndice: Pesquisa Painel 2 O BUSINESS JORNAL E O POSICIONAMENTO A reunião na agência foi muito positiva. Márcio

Leia mais

A REVISTA BACKSTAGE É DIRIGIDA A QUE PÚBLICO?

A REVISTA BACKSTAGE É DIRIGIDA A QUE PÚBLICO? A REAL FORÇA de uma revista está nas suas páginas; nas suas matérias; nos seus anúncios; na sua história e principalmente na sua linha editorial comprometida com informações úteis aos leitores. Durante

Leia mais

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013.

O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Mídia Kit 2013 O Clube Mogiano está lançando seu Mídia Kit 2013. Através dele as empresas poderão divulgar suas marcas em toda a estrutura do clube, bem como em seus eventos. É uma excelente oportunidade

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 O Rio ao Vivo é a primeira plataforma de transmissão online, em tempo real,com imagens de alta qualidade dos locais mais movimentados do Rio de Janeiro para o mundo.

Leia mais

Metodologia de projeto. Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros

Metodologia de projeto. Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros Metodologia de projeto Curso Técnico de Comunicação Visual Prof. Diego Piovesan Medeiros Mas o que é metodologia? E para que serve? vamos fazer uma pizza? O método de projeto tem como objetivo atingir

Leia mais

NOSSO FOCO. www.grupozion.com.br

NOSSO FOCO. www.grupozion.com.br NOSSO FOCO No setor de Publicidade e Propaganda os profissionais do Grupo Zion procuram a melhor maneira de se alcançar o objetivo esperado pelos seus clientes, em um trabalho pautado por metas que caracterizam

Leia mais

Planejamento de Mídia SONY VAIO NEO

Planejamento de Mídia SONY VAIO NEO Planejamento de Mídia SONY VAIO NEO Porto Alegre, novembro de 2008. Fernanda Vasconcelos Jamine Fagundes Objetivos Apresentar aos tweens o novo produto da Sony, o Vaio Neo. Gerar interesse, curiosidade

Leia mais

Cultura HD segundo lugar de audiência é retorno rápido e garantido

Cultura HD segundo lugar de audiência é retorno rápido e garantido Mídia Kit Cultura HD A Cultura HD faz parte do Grupo Integração, um grupo multimídia composto por quatro emissoras de televisão afiliadas Rede Globo, quatro emissoras de Rádio, um portal de internet, uma

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br

está aqui! A solução para a sua marca Projeto gráfico Jornais Publicações customizadas Revistas www.editoranovagestao.com.br A solução para a sua marca está aqui! Editora www.editoranovagestao.com.br Publicações customizadas Revistas Edição de textos Jornais Diagramação Projeto gráfico revisão Criação de layouts Criação de textos

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

OOH. O Circo. Mídia Exterior (out of home) 10/03/2015. Prof. Rodrigo Duguay Mídia Material de Referência

OOH. O Circo. Mídia Exterior (out of home) 10/03/2015. Prof. Rodrigo Duguay Mídia Material de Referência OOH Mídia Exterior (out of home) Prof. Rodrigo Duguay Mídia Material de Referência O Circo Tanto o affiche francês quanto o poster americano são os pais da publicidade outdoor. Filhos da evolução da litogravura,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS OBJETIVOS PRODUTOS

CARACTERÍSTICAS OBJETIVOS PRODUTOS INTRODUÇÃO Niterói - cidade considerada digital já em 1999 é uma das mais conectadas em banda larga do país. Na cidade conhecida por seus belos casarões, museus e centros culturais, foi criada em agosto

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO A Rede Calderaro de Comunicação realiza pelo quinto ano a transmissão do Campeonato Amazonense

Leia mais

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha

YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha YouTube Insights: o que considerar na hora de criar o vídeo da sua campanha Nesses dez anos de vida do YouTube, o vídeo online passou por transformações significativas, moldou a relação das pessoas Publicado

Leia mais

Surge então dentro desse contexto:

Surge então dentro desse contexto: Hoje no Brasil projetos literários representam menos de 1% dos projetos culturais que são realizados no País. E os projetos literários existentes são em sua maioria feiras de livros. A nossa ideia surgiu

Leia mais

MÍDIA KIT. Oportunidades G1, GE e TV Rio Sul

MÍDIA KIT. Oportunidades G1, GE e TV Rio Sul MÍDIA KIT Oportunidades G1, GE e TV Rio Sul Com foco regional e líder em audiência na categoria de notícias e esportes os portais G1, GE e TV Rio Sul são sinônimos de informação. A credibilidade e a agilidade

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO INTEGRADO VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Out/13 TROFÉU MUNDIAL DE NADO SINCRONIZADO 2013 De 29 de Novembro a 1 de Dezembro A partir de Novembro, os telespectadores

Leia mais

Há 22 anos a revista Hotelaria é distribuída nominal e gratuitamente aos executivos do setor de hospedagem de todo o País

Há 22 anos a revista Hotelaria é distribuída nominal e gratuitamente aos executivos do setor de hospedagem de todo o País Há 22 anos a revista Hotelaria é distribuída nominal e gratuitamente aos executivos do setor de hospedagem de todo o País Pioneirismo Para acessar o conteúdo interativo, abra o leitor QRcode em seu celular

Leia mais

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015

12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 12º PRÊMIO APP MARKMÍDIA Regulamento 2015 1. Objetivos Incentivar o desenvolvimento e qualificação da propaganda na região de Londrina, por meio do reconhecimento da qualidade e da criatividade no planejamento

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção

MARKETING EMPRESARIAL. Especialização em Gestão da Produção MARKETING EMPRESARIAL Especialização em Gestão da Produção Aula 1 Introdução à disciplina Conceitos e histórico Importância do marketing para a organização Ambiente de marketing Informações básicas Responsável:

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos Humanos MBA em Gestão de Marketing Branding Publicidade e propaganda Comunicação Digital Comunicação Empresarial Prof. Msc Alice Selles

Leia mais

Marketing Cultural e Políticas Culturais

Marketing Cultural e Políticas Culturais Marketing Cultural e Políticas Culturais Formato de apresentação de projetos culturais para patrocínio Curitiba EnCanto http://www.youtube.com/watch?v=kzg49qw2iko Circuito Cultural dos Museus de Pernambuco

Leia mais

MOVIMENTO SAÚDE. rpc.com.br/comercial

MOVIMENTO SAÚDE. rpc.com.br/comercial MOVIMENTO SAÚDE A expectativa de vida do brasileiro é cada vez maior e, com isso, é preciso lembrar que tão importante quanto chegar à maturidade, é chegar bem, com saúde e qualidade de vida. Recentemente,

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 1 O QUE É CAMPANHA PUBLICITÁRIA

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4. Prof. Breno Brito. Apostila 1 O QUE É CAMPANHA PUBLICITÁRIA CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA TURMA: CS3/CS4 DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA Apostila 1 O QUE É CAMPANHA PUBLICITÁRIA AGOSTO 2008 O QUE É UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA Uma campanha publicitária

Leia mais

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011

Comunicação: Luiz Lara Agosto/2011 Comunicação: segmentação e foco Luiz Lara Agosto/2011 A comunicação é o exercício da identidade de marca A marca é um jeito de ser e de fazer. Tudo é importante. Tudo comunica. Há a necessidade de gerenciar

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA ESTUDOS DE Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA A EMPRESA O Grupo Marktest tem consolidado ao longo dos últimos 26 anos uma forte posição nas áreas dos Estudos de Mercado, da informação e na área

Leia mais

Revista da ESPM Janeiro/Fevereiro de 2002. Aera da mídia exterior ORLANDO MARQUES

Revista da ESPM Janeiro/Fevereiro de 2002. Aera da mídia exterior ORLANDO MARQUES Aera da mídia exterior ORLANDO MARQUES 27 No mundo urbano em que vivemos, passamos mais tempo fora de casa, que dentro. Quando estamos em casa, são tantas as alternativas de comunicação, que o tempo de

Leia mais

Investimento em mídia no Brasil - Projeto Inter-Meios (em R$ bilhões)

Investimento em mídia no Brasil - Projeto Inter-Meios (em R$ bilhões) Investimento em mídia no Brasil - Projeto Inter-Meios (em R$ bilhões) O share dos meios - 2012 Investimento por setor econômico - 2012 Investimento em mídia no Brasil e participação de cada meio Inter-Meios

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais