Rainforest Alliance Certified TM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rainforest Alliance Certified TM"

Transcrição

1 Sustainable Agriculture Network Rainforest Alliance Certified TM Certification Relatório de Auditoria FAZENDA SEQUOIA FAZENDA SEQUOIA MINAS LTDA. IBD Certificações Ltda. Brasil Fone: Número de credenciamento IOAS: 14 Culturas: Café Data de entrega do relatório: 07/06/2016 Data de início da auditoria: 16/05/2016 Data de término da auditoria: 18/05/2016 Nome(s) do(s) auditor(es): Jackson Teruo Ota(auditor principal) Maurício Malvoni (suporte)

2 Aviso de exatidão de tradução Translation accuracy disclaimer Este documento foi traduzido pelo IBD Certificações Ltda a partir da versão inglesa do documento original publicado pela RAS e, portanto é de uso exclusivo para auditorias contratadas por IBD Certificações Ltda. Traduções de quaisquer documentos normativos RAS para outros idiomas que não o inglês são designadas apenas para a conveniência do público que não faz leitura do idioma inglês. A exatidão da tradução não é garantida nem implícita. Se quaisquer questões surgem relacionadas à exatidão da informação contida na tradução, por favor refira-se à versão inglesa do documento que é a versão oficial. Quaisquer discrepâncias ou diferenças criadas na tradução não são vinculantes e não têm efeito para propósito de conformidade ou controle. This document has been translated by IBD Certificações Ltda from the English version of the original document published by the SAN and is therefore of exclusive use for audits contracted by IBD Certificações Ltda. Translations of any SAN s normative documents into languages other than English are intended solely as a convenience to the non-english-reading public. Translation accuracy is not guaranteed nor implied. If any questions arise related to the accuracy of the information contained in the translation, please refer to the English version of the document which is the official version. Any discrepancies or differences created in the translation are not binding and have no effect for compliance or enforcement purposes.

3 Conclusão da equipe auditora O audit team do IBD Certificações conclui que a FAzenda Sequóia complies com a versão vigente dos documentos normativos da Rede de Agricultura Sustentável (ver Seção 3). A decisão de certificação é do Comitê de Certificação do IBD Certificações. Click here to enter text. Descrição da Propriedade Descrição Geral, pontos fortes ou modificações desde a auditoria anterior Experiência em certificação A Fazenda Sequóia Minas LTDA iniciou o processo de certificação Rainforest no ano Além disso, possui também a certificação UTZ desde o ano Sistema de gerenciamento social e ambiental A Fazenda Sequóia Minas LTDA possui um sistema de gestão sócio ambiental documentado e implementado, que contempla políticas, programas, planos e registros das atividades, conforme exigido pelas normas da Rede Agricultura Sustentável (RAS). Sua Política Sócio Ambiental tem por objetivo organizar sistematicamente todas as ferramentas gerenciais utilizadas pela fazenda, na gestão dos aspectos sócio ambientais do empreendimento, com vistas ao cumprimento da legislação vigente e da norma Rainforest sem se esquecer das boas relações com a comunidade sob a influência do empreendimento. Os seguintes Programas fazem parte do Sistema Sócio-Ambiental: - Programa Corporativo - Programa de Melhoramento Contínuo - Programas Ambientais (Adequação ambiental, Conservação de Água, Manejo Integrado de Resíduos, Redução dos gases de efeito estufa) - Programas Sociais (Saúde e Segurança, Capacitação e Educação, Desenvolvimento Social, Relações com a Comunidade, Projeto Educação Ambiental Escola Fazenda, Projeto Arborização do Pátio da Escola Santo Antônio dos Moreiras, Saúde no Campo). - Programas Agronômicos: (Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Mato Competição, Prevenção de Erosão, Renovação e Podas de Lavouras, Adubação Mecanizada e Ferti-Irrigação, Aplicação de Defensivos Agrícolas, Redução do Uso de Produtos Classe I e II, Irrigação, Qualidade do Café, Eficiência Energética, Expansão de Cobertura Verde, Áreas de Descanso, Restauração da Conectividade). Observa-se que a fazenda possui registro do consumo de energia de acordo com cada fonte utilizada: elétrica, gasolina, diesel, óleo lubrificante e lenha. Entretanto, o registro não indica separadamente os pontos de leitura da energia elétrica e os locais específicos onde a energia é utilizada, como exemplo, uso doméstico, uso para irrigação, uso no processamento de café (lavador, benefício e secador de café). A Fazenda Sequóia Minas LTDA é composta por sete (07) outras matrículas, totalizando uma única área de 2.424,56 ha, localizada no munícipio de Angelândia MG, a área destinada a produção de café é de 1.154,96 ha. Ás áreas destinadas a reserva legal, área de preservação permanente e mata ciliar totalizam 781 ha.

4 Todas as propriedades possuem CAR Cadastro Ambiental Rural protocolado junto ao órgão ambiental local, Nome da Fazenda Matrícula Número do CAR Cadastro Ambiental Rural Fazenda Chaparral 269 MG B CF29EF C Fazenda Acácias 265 MG F8C814BC01241D19BAB3CA20DD0CAFF Fazenda Sequóia 264 MG FDFD99403C4CCD85B28CBEC24501F8 Fazenda Santa Maria MG F7E4D B1B3DFD3A7CAE6FBB8 Fazenda Santa Maria MG CF40B657B0143AFB754F1EFE6308A84 Fazenda Santa Maria MG A3F9E44F5D83C87A9D3B1BD60D Fazenda Santa Cecília 541 MG EBAA41B245D4E5FA3E A14375 Fazenda Santo André MG ABB5A0E34A8C979A8D4482A7E8DE Conservação do ecossistema e da biodiversidade A Fazenda Sequóia Minas LTDA está localizada no município de Angelândia MG, distante 8 Km deste município. Mesorregião: Vale do Jequitinhonha, Microrregião Homogênea: Capelinha. Os ecossistemas naturais existentes são do tipo Bioma Mata Atlântica e Bioma Cerrado. Ás áreas destinadas a reserva legal, área de preservação permanente e mata ciliar totalizam 781 ha. As áreas de Reserva Legal encontram-se integralmente averbadas, registradas em cartório, sendo elas: AV /06/2013 AV /06/2013 AV /06/2013 AV /06/2013 AV /06/2013 Estão disponíveis também um conjunto de mapas específicos para cada área: - Mapa Represas/PTRF/PRAD Projeto Recuperação Áreas Degradadas com 15 represas. - Mapa de Conectividade: 30 locais de Reserva Legal. - Mapa de Erosão: A Fazenda Sequóia possui identificação em um mapa todos os locais com possíveis riscos de erosão do tipo laminar e sulcos localizados nas estradas, foram construídas caixas de contenção e lombadas para diminuir o escorrimento de água de chuvas. - Mapa de APPs Áreas de Preservação Permanente: 34 locais. - Mapa de Nascentes: 25 locais. - Mapa de Comunidades: 7 locais. As áreas de conservação representam 32% da área total das fazendas e são identificadas em um mapa e no Plano Ambiental da Fazenda Sequóia Minas LTDA, data de Abril/2016. Contam com detalhes das características de cada uma delas incluindo um inventário da flora nativa. Além disso, no plano ambiental descrevem-se as atividades a serem realizadas para a conservação/proteção das áreas e mediante a visita realizada à área de Reserva Legal Foi confirmada a presença de sinalização indicando a proibição de caça, pesca e extração de madeira, também foi observada a presença de cercas que delimitam a propriedade. Observou-se ausência de barreiras de vegetação entre as áreas de cultivo de café e as áreas de atividade humana, caminhos públicos como a estrada de acesso para rodovia MG211 (Liga Capelinha a Setubinha), abrigos em campo, e

5 também a Gleba de café A1 próximo ao terreiro de café. A equipe, por meio de entrevista, demonstra conhecer a política de proibição de caça e extração de flora e fauna, dentro dos limites da propriedade e a existência de um relatório de avistamento da fauna que é constantemente atualizado. A Fazenda Sequóia Minas LTDA possui corpos hídricos superficiais, onde se realiza a captação de água superficial, são devidamente identificados no mapa e isolados por cerca onde nota-se que a vegetação não está alterada. Outorga d Água: Certidão de Uso Insignificante, Certidão de Cadastro de Uso. 16 Pontos Outorgas 1 Ponto de Cisterna 0 Poço Artesiano 1 Ponto de Nascente outorgado Na via úmida do café, constatou-se a ausência de hidrômetros para registrar o consumo de água. O consumo total do sistema era feito por uma estimativa, que provou-se pouco precisa. O programa integrado de gestão de resíduos encontra-se funcionando, os resíduos separados são entregues, em sua maioria, para empresas devidamente autorizadas para a coleta e à fazenda mantém cópias da licença ambiental e registra os volumes entregues. Condições sociais e de trabalho A Fazenda Sequóia Minas LTDA está localizada na zona rural do município de Angelândia - MG mantém um Projeto de Arborização do Pátio da Escola Municipal do Santo Antônio dos Moreiras, cujo objetivo é disponibilizar sementes de árvores, adubos, sacolinhas e um funcionário para orientar os alunos como semear as sementes e posteriormente plantas as mudas de árvores no pátio da Escola. O outro projeto está relacionado com a Escola Estadual Augusto Barbosa de Angelândia MG para visita a Fazenda Sequóia no dia 07/05/2016, onde os alunos e professores participaram da Palestra sobre Preservação do meio ambiente, assuntos relacionados a certificação, áreas de reserva legal, áreas de preservação permanentes, animais nativos da fazenda, receberam também informativo sobre os animais ameaçados de extinção (Onça Parda) que ocorre nas áreas da fazenda, os alunos participaram também do plantio de árvores nativas. As práticas e políticas de RH da empresa foram analisadas e não foram identificados problemas. Foi constatado que os operadores podem ficar mais de 6 horas no mesmo dia expostos a pesticidas, fato que ficou anotado como uma não-conformidade na auditoria. Nos demais pontos de saúde e segurança não foram identificados problemas. Gerenciamento de cultivo Foi apresentado o manual de MIP, anexado ao plano Agrícola e feita reunião técnica com o responsável pelo manejo fitossanitário da fazenda Otacílio Francisco de Oliveira Júnior eng. Agrônomo, consultor. Em função das características climáticas da região, há um problema crônico com a Phoma, a região tem apresentado alta pressão com a doença em função do frio e do alta umidade na madrugada no ano todo. A ocorrência de ventos constantes também é um fator agravante. Com tudo isso, o Phoma tem sido combatido de forma preventiva na fazenda com o Cantus, Aliete, Comet e Supera. Todos os produtos usados são registrados no país para a cultura do café. Não houve uso de produtos Classe Ia, Ib ou II (conforme anexo 3 da norma RAS de Agricultura sustentável). Também não foi constatado o uso de produtos presentes na lista de agroquímicos proibidos da RAS. O plano de adubação foi apresentado, bem como as análises de solo e folha. A fazenda está passando por um processo mais intenso de correção das áreas, que ficaram muito tempo sem uso de calcários. Em maio do ano passado houve

6 aplicação de Geox nas áreas e neste ano houve aplicação de calcário dolomítico. A fazenda tem feito mais uso de roçadoras e trinchas que herbicidas. Cabe observar que o clima seco das últimas safras tem suprimido o crescimento da vegetação espontânea e tem resultado numa redução nas utilizações de controle químico, no momento restritas a 2 aplicações anuais. Há também uso de roçadas/trinchas intercaladas ao longo do ano (exceção do período de colheita); O plano de prevenção e controle de erosão foi apresentado no momento da visita e os procedimentos de controle e manejo a erosão foram apresentados. Esta região tem sido assolada com chuvas de alta intensidade (há registros de chuvas de 150 mm no último ano) e uma preocupação visível é a utilização de caixas de contenção das águas de chuvas ao longo dos carreadores. A implantação destas caixas tem sido feito de forma dinâmica e o mapeamento apresentado estava adequado. Entretanto foram identificados pontos de desbarrancamento em áreas de APPs (ao lado do talhão C1) e estes não foram identificados no mapeamento. De mesma forma não foram identificados pontos onde houve arranquio de cafés para a implantação de novas caixas de contenção de águas de enchurrada (no caso ao lado deste ponto de desbarrancamento). Infraestrutura, processamento e embalagem Na sede da Fazenda Sequóia Minas LTDA estão localizadas as instalações operacionais que consistem em escritório, armazém, garagem/oficina para maquinaria agrícola, habitação para trabalhadores, alojamentos para os trabalhadores temporários e o benefício. Terreiros de secagem de café, via úmida para beneficiamento, secadores, tulhas e beneficiamento estão disponíveis. Manejo integrado de gado - Transporte e bem estar animal -

7 Resumo dos resultados da auditoria Choose an item.relatório de Auditoria Nome da propriedade: FAZENDA SEQUÓIA Número de não conformidades Critérios Princípio menor maior críticos adequação às normas 1. Sistema de Gestão Social e Ambiental % 2. Conservação dos Ecossistemas ,5% 3. Proteção da Vida Silvestre % 4. Conservação dos recursos hídricos % 5. Tratamento justo e boas condições de trabalho % 6. Saúde e Segurança Ocupacional ,5% 7. Relações com a comunidade % 8. Manejo integrado do cultivo % 9. Manejo e conservação do solo % 10. Manejo integrado de resíduos ,67% 11. Sistema de manejo integrado de gado % 12. Manejo extensivo sustentável de pastagens nativas ou cultivadas % 13. Bem estar animal % 14. Redução da pegada de carbono % 15. Requisitos ambientais adicionais para fazendas de gado % Total Porcentagem de adequação geral às normas 96% Norma Cadeia de Custódia (quando aplicável) - -

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Certification Relatório de Auditoria FAZENDA DA ONÇA IBD Certificações Ltda. Brasil Fone: 14 3811 9800 E-mail: ibd@ibd.com.br

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual 1 Alto Cafezal Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola. Estrada Chico

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Pinhal e Santo Antonio Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Anual Fazenda Condomínio Paraíso (Paulo Veloso Junior) IBD Certificações Ltda. Brasil Fone: 14 3811 9800

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de AuditoriaCertificação Fazenda Sete Irmãos Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação Santa Colomba Cafés Ltda. Fazenda Canguçu V Imaflora Instituto de Manejo e Certificação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda do Cruzeiro Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Não Programada Fazenda Capetinga e Sassafrás Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Produto(s) da fazenda: Laranja. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria:

Produto(s) da fazenda: Laranja. Data do Resumo Público: Data do envio do relatório: Data do inicio da auditoria: Data do final da auditoria: Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Santana (Odair Antonio Semensato e outros) Produto(s) da fazenda: Laranja Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria de Certificação FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA O'COFFE - ALAÍDE CRISTINA BARBOSA ULSON QUÉRCIA IBD Certificações

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Sustainable Agriculture Network info@san.ag Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação Fazenda Pinhal & Santo Antônio Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO Agosto, 2016. ÍNDICE 1. Apresentação... 3 2. Empreendedor... 3 3. Ações de aquisição de mão de obra, produtos

Leia mais

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF - SEAGRI 6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

Leia mais

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados

Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Agenda de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados Definição A Agenda de P&D da Embrapa Cerrados é um documento de caráter estratégico, construído em consonância com o Sistema de Inteligência Estratégica

Leia mais

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro.

Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Princípios e critérios para a produção de carvão vegetal utilizado na produção de ferro gusa para a cadeia produtiva do aço sustentável brasileiro. Introdução ao documento: Os Princípios e Critérios (P&C)

Leia mais

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Programa Plante Árvore Instituto Brasileiro de Florestas - IBF O que é? O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas IBF que consiste no cadastro de proprietários

Leia mais

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 LUCÍLIA G. S MORAES Engenheira Sanitarista e Ambiental Gerente de Meio Ambiente Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente Timóteo -MG PROCEDIMENTOS

Leia mais

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo Resumo Público do Plano de Manejo Florestal da Fazenda Citróleo CITRÓLEO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ÓLEOS ESSECIAIS LTDA FAZENDA CITRÓLEO BAIRRO TRES PINHEIROS CEP 37.443-000 BAEPENDI / MG CNPJ 51.527.190/0002-11

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA

QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA QUESTIONÁRIO PARA CONSULTA PÚBLICA Este documento é uma das ferramentas de análise utilizadas pelo Imaflora/Rainforest Alliance no processo de certificação FSC do manejo florestal da Florestas do Sul Agroflorestal

Leia mais

Planejamento e Instalação de Pomares

Planejamento e Instalação de Pomares Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Ciências Agrárias Curso de Engenharia Agronômica Disciplina: Fruticultura I Planejamento e Instalação de Pomares Docente responsável: Prof. Dr. Ítalo

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis Competências a serem trabalhadas nesta aula Conhecer o segmento econômico da Agroindústria

Leia mais

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W.

Organização da Aula. Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 6. Contextualização. Adequação Ambiental. Prof. Francisco W. Recuperação de Áreas Degradadas Aula 6 Prof. Francisco W. von Hartenthal Organização da Aula Adequação Ambiental e Biologia da Conservação 1. Adequação Ambiental de Atividades Produtivas 2. Preservação,

Leia mais

A ECO-92 resultou na elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra;

A ECO-92 resultou na elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra; A ECO-92 resultou na elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra; três convenções Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas; uma declaração de princípios sobre florestas;

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Definir diretrizes para implantação do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente SISLEG nos imóveis,

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO Etapas do PMMA Organização do processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica MOBILIZAÇÃO QUE CO SO ANÁLISE PRON CO VO Definição da Visão de Futuro DIAGNÓSTICO QUE CO

Leia mais

Cadeia Produtiva da Silvicultura

Cadeia Produtiva da Silvicultura Cadeia Produtiva da Silvicultura Silvicultura É a atividade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múltiplas aplicações, tais como: a produção de madeira,

Leia mais

ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL

ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL 49º CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL José Geraldo Eugênio de França Diretor-Executivo Águas de Lindóia - SP Agosto/2009 OS DEZ MAIORES PROBLEMAS

Leia mais

Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal

Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal Licença de Instalação Obras Serra do Cafezal Os documentos Nº 688 e 689/2010, expedidos em 5 de abril de 2010 pelo IBAMA, dizem respeito às licenças de instalação para as obras de duplicação da Serra do

Leia mais

Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para órgãos públicos e privados.

Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para órgãos públicos e privados. APRESENTAÇÃO Sustentare Engenharia e Consultoria Ambiental é uma empresa de consultoria ambiental fundada em 13 de março de 2012 e, desde então, prima por elaborar e executar projetos com soluções ambientais

Leia mais

Restauração Ecológica

Restauração Ecológica Restauração Ecológica A importância das florestas Seres humanos e sociedade: uso de recursos direta e indiretamente Diretamente: madeira para móveis, lenha, carvão, frutos, sementes e castanhas, óleos,

Leia mais

170 mil motivos para comemorar. 27 de maio dia da Mata Atlântica.

170 mil motivos para comemorar. 27 de maio dia da Mata Atlântica. 170 mil motivos para comemorar 27 de maio dia da Mata Atlântica. 170.000 mudas plantadas conheça a história Sumário Anterior Próximo No dia da Mata Atlântica, 170 mil motivos para comemorar No dia 27 de

Leia mais

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho 1 Geoprocessamento na delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho A preservação da mata ciliar é importante para a manutenção do equilíbrio natural

Leia mais

Restauração Florestal de Áreas Degradadas

Restauração Florestal de Áreas Degradadas Restauração Florestal de Áreas Degradadas Seminário Paisagem, conservação e sustentabilidade financeira: a contribuição das RPPNs para a biodiversidade paulista 11/11/ 2016 Espírito Santo do Pinhal (SP)

Leia mais

Márlon Alberto Bentlin

Márlon Alberto Bentlin Forum Empresarial pelo Clima BRDE - Crédito & Desenvolvimento AGÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL Márlon Alberto Bentlin BRDE Estados-sócios É uma instituição pública de fomento, constituída como banco de desenvolvimento.

Leia mais

Silvicultura de nativas aplicada a restauração de APP e RL

Silvicultura de nativas aplicada a restauração de APP e RL Silvicultura de nativas aplicada a restauração de APP e RL Ana Paula Corrêa do Carmo 28/10/09 Reunião Técnica IPEF Silvicultura de Nativas aplicada à restauração: Conceitos e ações prioritárias Restauração

Leia mais

BASES PARA A RENOVAÇÃO DE CAFEZAIS NAS MONTANHAS. J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé

BASES PARA A RENOVAÇÃO DE CAFEZAIS NAS MONTANHAS. J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé BASES PARA A RENOVAÇÃO DE CAFEZAIS NAS MONTANHAS J. B. Matiello, Eng Agr Mapa/Fundação Procafé Importância da Cafeicultura de Montanha Abrange diferentes regiões - Zona da Mata de Minas, Espirito Santo,

Leia mais

Curso de Engenharia Florestal

Curso de Engenharia Florestal Curso de Engenharia Florestal Dados Gerais sobre o curso Local: Campus Universitário de Gurupi Formação: Barechal Criação: Resolução CONSEPE/UFT N Implantação: 2 Sem./2007 05/2006, de 24/05/2006. Reconhecimento:

Leia mais

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio 61,6% do Crédito Rural/Agroindustrial no País (SNCR 31.09.2011); 77% dos valores aplicados no Pronaf (SNCR); 1,4 milhões de

Leia mais

Coordenador: Prof. Pedro Brancalion

Coordenador: Prof. Pedro Brancalion Coordenador: Prof. Pedro Brancalion Organização da disciplina Objetivo: capacitar os alunos para planejar, recuperar, gerir, explorar e utilizar recursos florestais em propriedades rurais Ambiental planejamento

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações Controle de Alterações Revisão Data Descrição 00 27-09-06 Emissão inicial 01 19-06-07 - Revisão do item 1. - Inclusão do item 5.3.2. 02 01-08-08 - Item 1 inclusão de requisitos para concessão da certificação

Leia mais

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos"

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos" Tema: Desmatamento Legislação Federal Lei nº 4.771, de 15.09.1965, que institui o novo Código Florestal

Leia mais

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Inventário e neutralização das emissões de carbono das obras da Arena Pantanal Parceria: Instituto Ação Verde (convênio

Leia mais

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35)

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35) Pág. 1 de 11 Parecer Único nº adendo ao Parecer Único n 0996990/2015 INDEXADO AO PROCESSO: Licenciamento Ambiental PA COPAM: 00440/2005/002/2015 FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382)

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) ESTA FAZENDA É SOMENTE PARA GADO. CRIA E RECRIA. O PROPRIETÁRIO FAZ CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E PEGA IMOVEIS EM QUALQUER CIDADE, DESDE QUE NÃO SEJA SITIO, E FAZENDA MENOR..

Leia mais

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR MISSÃO Promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR Diretoria

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig

Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvsig Milton Satoshi Matsushita Instituto Emater e Facsul Curitiba Paraná Brasil

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇAÕ DE LICENCIAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO LICENÇA PRÉVIA 1 - Requerimento 2 - Cadastro 3 - Guia de Recolhimento 4 - Cópia da Publicação do Requerimento e da concessão

Leia mais

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da

QUEM SOMOS. Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e. acompanhamento com precisão - da QUEM SOMOS Empresa de tecnologia e engenharia, especializada em mapeamento 3D, que visa facilitar a gestão e acompanhamento com precisão - da execução de projetos. TOPOGRAFIA Ciência que estuda todos os

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR

ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR Isabella Clerici DE MARIA Instituto Agronômico (IAC) Campinas SP As recentes alterações no sistema de cultivo da

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008.

RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008. PUBLICADA EM 14/03/88 SEÇÃO I PÁG.36 RESOLUÇÃO SMA-15 DE 13 DE MARÇO DE 2008. Dispõe sobre os critérios e parâmetros para concessão de autorização para supressão de vegetação nativa considerando as áreas

Leia mais

INSCRIÇÕES: até 31 de outubro de LOCAIS: Escritórios do IRGA

INSCRIÇÕES: até 31 de outubro de LOCAIS: Escritórios do IRGA SELO AMBIENTAL DA LAVOURA DE ARROZ DO RS SAFRA 2009-10 INSCRIÇÕES: até 31 de outubro de 2009 LOCAIS: Escritórios do IRGA PRÉ-REQUISITOS: Participar do Projeto 10 no município Estar cadastrado no IRGA Possuir

Leia mais

PLANTAR PINUS É UM BOM NEGÓCIO?

PLANTAR PINUS É UM BOM NEGÓCIO? PLANTAR PINUS É UM BOM NEGÓCIO? II SEMINÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA Eng. Ftal. Flavio Sérgio Mendes Lages, 22 de Setembro de 2005 SIM, PLANTAR PINUS É UM BOM NEGÓCIO. Quais as premissas que foram

Leia mais