TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS ADICIONAIS DE BASE ARTICULATÓRIA 1. TRAÇOS RELEVANTES PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS ADICIONAIS DE BASE ARTICULATÓRIA 1. TRAÇOS RELEVANTES PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES"

Transcrição

1 1/11 FONOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA Cadeira teórico-prática Curricular 1 semestre 3.0 horas semanais 6 unidades ECTS sem precedência Docente: Doutor António H. A. Emiliano, tel , ah.emiliano@fcsh.unl.pt TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS ADICIONAIS DE BASE ARTICULATÓRIA 1. TRAÇOS RELEVANTES PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES Nota prévia: Neste documento apresentam-se alguns traços fonéticos de base articulatória propostos, quer em títulos de publicação posterior a Chomsky & Halle (1968), quer pelo docente. O principal objectivo destes traços é contribuir para uma classificação mais adequada das soantes em geral. Legenda: traço incluído no phonetic framework de Chomsky & Halle (1968) traço não incluído no phonetic framework de Chomsky & Halle (1968) e proposto em obra posterior Os traços necessários para a caracterização das ressoantes são os seguintes: obstruinte / soante [±soan] Distinguie entre obstruintes e soantes e refere-se à presença/ausência de ressonância no traco vocal supralaríngeo, ou melhor, à presença/ausência de uma configuração articulatória propícia à ocorrência de ressonância no tracto vocal supralaríngeo, independentemente dos articuladores envolvidos na referida configuração. Dado que as ressoantes são um subconjunto das soantes, todas as ressoantes são [+soante], pelo que a explicitação deste traço na caracterização das ressoantes é redundante. Uma alternativa plausível a este traço, usada por alguns autores, é [±obstruinte] que faz uso do termo que implica menos sonoridade dos segmentos abrangidos. bloqueado / contínuo [±cont] Distingue entre segmentos produzidos com um bloqueio à passagem do ar no canal bucal ou na glote, ou seja, segmentos produzidos com oclusão, dos restantes (produzidos com aproximação fechada, aproximação intermitente ou aproximação aberta). Nem todas as soantes são [+contínuo], como é o caso das nasais (produzidas com oclusão), mas todas as ressoantes (produzidas com aproximação aberta) são [+contínuo], pelo que a explicitação deste traço na caracterização das ressoantes é redundante. Uma alternativa plausível a este traço, usada por alguns autores, é [±oclusivo] que faz uso do termo que implica menos sonoridade dos segmentos abrangidos.

2 2/11 ressoante / não-ressoante [±ress](ou vocálico / não-vocálico [±voc]) Distingue segmentos com características vocálicas, ou seja, segmentos produzidos com aproximação aberta, dos restantes. As laterais, as aproximantes, as semivogais e as vogais (vocóides) são [+vocálico]. Incluído no phonetic framework de C&H 68, mas com definição deficiente. contóide / não-contóide [±contde] (ou consonântico / não-consonântico [±cons]) Distinguir segmentos que são produzidos com obstrução pronunciada à passagem do ar no tracto orofaríngeo (no plano médio-sagital) ou na glote (contóides), daqueles que são produzidas sem uma tal obstrução, (não-contóides). As soantes laterais são simultaneamente [+contóide] e [+vocálico]. vocóide / não-vocóide [±vocde] Distingue, dentro dos segmentos não-contóides, entre os que apresentam uma estrutura formancial estável (vogais) durante a sua produção dos que são produzidos com transição rápida dos formantes 1 (aproximantes e semivogais) e, nalguns casos, com estreitamento do tracto orofaríngeo superior ao das vogais altas;. Ainda que todas as aproximantes sejam teoricamente prolongáveis (são todas [+contínuo]), o facto é que as aproximantes apresentam tipicamente menor duração média e transição formancial mais rápida do que os vocóides e ocupam posição marginal no interior da sílaba (são consoantes). Os traços [±ressoante] e [±vocóide] não devem ser confundidos: todos as vogais são [+ressoante] e [+vocóide], mas nem todos os segmentos com características vocálicas (as ressoantes) são vocóides. ou (alternativamente) aproximante / não-aproximante [±aprox] Distingue, dentro dos segmentos não-contóides, entre os que apresentam uma estrutura formancial estável (vogais) durante a sua produção dos que são produzidos com transição rápida dos formantes. Os segmentos [+aproximante] são produzidos simultaneamente com aproximação aberta (são ressoantes), sem bloqueio pronunciado à passagem do ar no plano médio-sagital (são não-contóides) e com uma transição formancial rápida. Os segmentos [-aproximante] podem ser contóides (ressoantes, soantes ou obstruintes) ou vocóides. [em alternativa a [±vocóide]] 1 Os formantes são zonas do espectro acústico de uma cavidade de ressonância onde há reforço de energia. Cada ressoador tem a sua assinatura acústica própria, a qual se traduz auditivamente no timbre distintivo do som produzido, e a qual resulta da sua estrutura formancial. Na produção das vogais (vocóides) a forma e o volume da cavidade oral podem ser alterados pela posição da língua e dos lábios e pela abertura da mandíbula inferior: as configurações articulatórias associadas aos diversos vocóides têm características ressoadoras próprias e apresentam, portanto, estruturas formanciais distintas (as quais são percebidas auditivamente como vogais distintas).

3 3/11 lateral / não-lateral (central) [±lat] Refere-se a um aspecto conformacional da articulação e permite distinguir segmentos laterais de não laterais (centrais). dorsal / não-dorsal [±dors] Distingue os segmentos produzidos com contacto ou aproximação do dorso da língua em relação a um articulador passivo dos segmento produzidos com contacto ou aproximação de outro articulador activo. O traço [±dorsal] permite caracterizar as semivogais ([+dorsal]) face às restantes aproximantes ([ dorsal]). Todas as vogais são [+dorsal]. vibrante / não-vibrante [±vibr] Distingue os segmentos produzidos com vibração espontânea (i.e. não controlada pela actividade muscular do falante) dos lábios ou da língua causada pelo efeito de Bernoulli. A vibrância pode ser acompanhada de ressonância ou não. O traço ±vibrante (proposto por Ladefoged : 271) distingue uma categoria especial de segmentos produzidos com vibração espontânea do articulador activo pelo efeito de Bernoulli. As vibrantes do português, como na generallidade das línguas são soantes, pelo que o traço [±vibrante] não é, de facto, necessário para caracterizar a fonética sistemática do português europeu. As soantes vibrantes podem ser caracterizadas distintivamente com recurso a outros traços como [±soante], [±contínuo] e [±vocálico]. No entanto, há línguas que têm obstruintes (fricativas ou africadas) vibrantes a par de obstruintes não vibrantes e requerem, portanto, a especificação deste traço na caracterização do seu inventário fonético. aproximação aberta / não-aproximação aberta [±aprox. ab.] Refere-se ao modo de articulação (grau de constrição) e não deve ser confundido com o grau de constrição aproximação aberta que caracteriza as ressoantes. Definição do traço [±aprox. ab.]: É [±aprox. ab.] um segmento produzido com a passagem livre do fluxo de ar através da cavidade oral sem impedimentos pronunciados estáveis (oclusão ou aproximação fechada). O desimpedimento do canal de passagem do fluxo de ar pode ser estável ou intermitente. As soantes vibrantes e as soantes ressoantes são [+aprox. ab.]. avançado /não-avançado [±avan] Distingue os segmentos produzidos com avanço do dorso da língua dos segmentos produzidos (1) sem avanço e com recuo ou (2) sem avanço e com recuo. Os contóides lâmino-pré-palatais e palatais são [+avan]; os contóides labiais, coronais, radicais e glotais são [ avan]; as vogais palatais (ou avançadas) são [+avan]; as vogais centrais e velares são [ avan]. A explicitação deste traço é fundamental para a caracterização adequada das vogais centrais, que são [ avan] e [ rec].

4 4/11 cromático /não-cromático [±crom] Distingue os segmentos dorsais produzidos com avanço ou recuo do dorso da língua dos segmentos dorsais produzidos sem avanço e recuo. O traço é particularmente relevante para a classificação das vogais. As vogais palatais (ou avançadas) e as velares (ou recuadas) são [+cromático] ([+cor]). As vogais centrais são [ cromático]. Dada a relação de dependência que existe entre este traço e os traços [±avançado] e [±recuado] resulta claro que o traço [cromático] deve ser integrado como um traço de classe (não binário) no âmbito da descrição da geometria de traços do PE que domina os traços terminais [±avan] e [±rec]. médio / não-médio [±méd] Distingue segmentos produzidos sem elevação ou abaixamento extremos do dorso da língua, pelo que se refere sobretudo à classificação dos vocóides e exige uma definição relacional : ou seja, a definição do traço [±méd] deve fazer referência a outros graus de abertura mais extremos. Definição do traço [±médio]: É médio um vocóide produzido com um grau de abertura inferior ao das vogais de maior abertura (vogais de tipo [æ] [a] [ɑ] [ɒ]) ou com um grau de abertura superior aos das vogais de menor abertura (vogais de tipo [i] [ɪ] [u] [ʊ]). É não-médio um vocóide produzido com um grau extremo de abertura, como sucede nos vocóides altos e nos vocóides baixos. Para que uma vogal possa ser simultaneamente [+alt] e [+méd], como nos casos das vogais médias altas do PE, basta considerar a definição de C&H 68 do traço [±alto]: «High sounds are produced by raising the body of the tongue above the level that it occupies in the neutral position.» (C&H 68: 304) Na definição do traço [±alto] a elevação não é caracterizada como pronunciada, marcada ou extrema. Assim, a vogal [e] é [+alto], porque é produzida com elevação do dorso da língua e é [+médio], porque, apesar da elevação, o grau de abertura não tão reduzido como o de [i]. Com o traço [±médio], em combinação com os traços [±alto] e [±baixo] é possível caracterizar cinco graus de abertura: vogais altas, v. médias altas, v. médias, v. médias baixas, v. baixas. avanço da raiz da língua /não-avanço da raiz da língua [±ARL] Distingue os segmentos produzidos com avanço da raiz da língua em relação à faringe dos segmentos produzidos sem esse avanço. Refere-se, sobretudo, à classificação dos vocóides e permite distinguir (de forma indirecta) graus (categoriais ou não) de abertura distintos. A vogal alta tensa do EN [iː] é [+ARL] enquanto a vogal alta distensa [ɪ] é [ ARL]. A necessidade de aplicação deste traço ao PT, proposta por alguma bibliografia, não é consensual.

5 5/11 2. CLASSIFICAÇÃO DAS RESSOANTES ATRAVÉS DE TRAÇOS FONÉTICOS BINÁRIOS O conjunto mínimo de traços necessários à caracterização das aproximantes face a outras classes de segmentos é:! contóide$ # & " vocóide % O conjunto mínimo de traços necessários à caracterização das semivogais face a outras classes de segmentos é:! contóide$ # & # vocóide & "# +dorsal %& O conjunto mínimo de traços necessários à caracterização das vogais é simplesmente: [ +vocóide] Esquematicamente: ressoantes [+vocálico/ressoante] ( [+soante] ) ( [+contínuo] ) laterais [+lateral] centrais [ lateral] contóides [+consonântico/ contóide] não-contóides [ conson ântico/ contóide] aproximantes [ vocóide] vocóides (=vogais) [+vocóide] não dorsais [ dorsal] dorsais [+dorsal] Figura 1 classificação das ressoantes através de traços fonéticos binários

6 6/11 3. TRAÇOS BINÁRIOS ADICIONAIS PARA A CLASSIFICAÇÃO DAS VOGAIS TRAÇOS VOCÁLICOS Mid Nonmid [±mid] (Médio Não-médio [±méd]) Advanced tongue root Nonadvanced tongue root [±ATR] (Avanço da raiz da língua Não-avanço da raiz da língua [±ARL]) Front Nonfront [±front] (Avançado Não-avançado [±avan]) Chromatic Nonchromatic [±chrom] / [±colour] (cf. Donegan 1985: 65ss, 76ss) (Cromático Não-cromático [±crom]) VOGAIS DO P.E. médias altas, médias baixas [+méd] vs. altas, baixas [-méd] altas, médias altas [+ARL] vs. médias baixas, baixas [-ARL] avançadas/palatais [+avan] vs. centrais, recuadas/velares [-avan] avançadas/palatais, recuadas/velares [+crom] vs. centrais [-crom]

7 4. CLASSIFICAÇÃO DAS VOGAIS DO PE 4.1 Traços de Chomsky & Halle (1968) + alguns traços adicionais: v.1, [±avan] e [±méd] CLASSES VOG. avan rec arr crom alt méd bx nas vogais orais vogais nasais palatais centrais velares palatais centrais velares 7/11 i e ɛ ɨ ə ɐ a u o ɔ ĩ ẽ ɐ ã ũ õ Traços de Chomsky & Halle (1968) + alguns traços adicionais: v.2, [±avan] e [±ARL] CLASSES VOG. avan rec arr crom alt ARL bx nas vogais orais vogais nasais palatais centrais velares palatais centrais velares i e ɛ ɨ ə ɐ a u o ɔ ĩ ẽ ɐ ã ũ õ

8 5. CLASSIFICAÇÃO DAS VOGAIS DO P.E. COM TRAÇOS BINÁRIOS: SÍNTESE E REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA A Traços de Chomsky & Halle rec +rec -arr +arr +alt i ɨ u -alt -bx e ɐ o +bx ɛ a ɔ 8/11 B Traços adicionais: [±avan] [±crom] [±méd] +alt -méd +alt +méd -alt +méd +bx +avan (+crom) -avan -rec (-crom) +rec (+crom) i ɨ u e ə o ɛ ɐ ɔ a C Traços adicionais: [±avan] [±crom] [±ARL] +alt +ARL -alt +ARL -alt -ARL +bx +avan (+crom) -avan -rec (-crom) +rec (+crom) i ɨ u e ə o ɛ ɐ ɔ a

9 9/11 Notas: Se o esquema A permite classificar cabalmente o vocalismo oral do PE com um número mínimo de traços no sentido em que permite distinguir todas as vogais deve notar-se que esta classificação distorce significativamente a realidade articulatória. O esquema A não descreve adequadamente a fonética sistemática do PE, pois não é coerente com a realidade fonética. A configuração triangular do sistema vocálico do PE não é capturada, dado que as vogais médias baixas [ɛ] e [ɔ] são classificadas (erroneamente) como [+bx], e as vogais centrais são (erroneamente) classificadas como [+rec]. É também impossível distinguir as vogais átonas centrais [ɨ] e [ə] (distinção, aliás, que a generalidade dos autores portugueses ignora). Tanto o esquema B como C apresentam uma classificação das vogais orais do PE com traços distintivos binários mais adequada à descrição articulatória, permitindo a distinção de três séries de acordo com o timbre/cor e de 4 graus de abertura. Nos dois esquemas B e C o traço [±arr] é redundante, facto que é consentâneo com a estrutura do sistema vocálico do PE Padrão. Apenas o esquema B permite classificar um sistema vocálico de 5 graus de abertura, através da combinatória [-alt, -méd, -bx]. No entanto, o traço [±méd], que alguns autores não consideram um verdadeiro traço, é de difícil definição em termos absolutos e não tem sido consensualmente adoptado. Apesar disso, parece ser o esquema de classificação mais abrangente em termos simples de explicitação de graus de abertura. Da consideração destes e de outros factos resulta a conclusão de que, provavelmente, a melhor forma de caracterizar os graus de abertura de um determinado sitema vocálico é através de um ou mais traços n-ários de abertura com uma especificação parametrizada de forma diferente em diferentes línguas naturais.

10 10/11 7. NOTA FINAL: TRAÇOS ADICIONAIS E GRAUS DE CONSTRIÇÃO As classes principais de soantes podem ser explicitadas de forma simples através de um conjunto reduzido de traços fonéticos: [±soante] [±contínuo] [±ressoante] [±vocálico] [±vocóide] [±consonântico] [±contóide] nasais + + vibrantes laterais aproximantes vogais Quadro 1 principais classes de soantes As classes principais de segmentos de acordo com o grau de constrição podem ser classificadas de forma simples através de um conjunto reduzido de traços fonéticos: [±contínuo] [±vibrante] [±vocálico] oclusivas fricativas + vibrantes + + ressoantes + + Quadro 2 principais classes de segmentos (grau de constrição) Dado que o Quadro 2 contém classes que se distinguem apenas pelo grau de constrição, aqui a especificação do traço [±vibrante] é necessária. Como se vê acima no Quadro 1, as vibrantes podem ser caracterizadas distintivamente com recurso a outros traços como [±soante], [±contínuo] e [±vocálico]. No entanto, há línguas que têm obstruintes (fricativas ou africadas) vibrantes a par de obstruintes não vibrantes e requerem, portanto, a especificação deste traço na caracterização do seu inventário fonético. O traço adicional de modo de articulação [±aproximação aberta] (intermitente ou permanente) permite resultados melhores, e torna o traço [±vibrante] irrelevante para a caracterização da fonética sistemática do PE:

11 11/11 [±contínuo] [±aprox. ab.] [±vocálico] oclusivas fricativas + vibrantes + + ressoantes Quadro 3 principais classes de segmentos (grau de constrição) O traço de modo de articulação [±aprox. ab.] permite agrupar as soantes vibrantes e as ressoantes numa mesma classe. Por exemplo, as líquidas são os segmentos [+contóide] e [+aprox. ab.]. Com os traços de C&H 68 a especificação das líquidas é feita com [+soan], [+cons] e [ nas] ou [+soan], [+cons] e [+cont]. É de notar que a escolha de um termo referente a maior grau de sonoridade como o termo básico destes traços (contínuo, aproximação aberta, vocálico) permite a classificação das classes principais através de uma gradação de abertura/sonoridade. Tal como na classificação das vogais, estes factos levam a ponderar a adopção de traços n-ários para a caracterização do continuum fonético da constrição. Obs.: A utilização mais adequada de alguns dos traços adicionais aqui considerados obriga a sua integração numa abordagem auto-segmental e de geometria de traços da estrutura subsegmental das línguas naturais, com distinção crucial entre traços de classe (traços que dominam outros traços) e traços terminais (binários ou unários que não dominam outros traços).

CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM

CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM Rita Veloso FLUL 1 de 10 CLASSES DE SONS (AGRUPAMENTO DE SONS QUE PARTILHAM DETERMINADAS PROPRIEDADES) MODO DE ARTICULAÇÃO (MA) Classificação dos sons quanto à forma como são produzidos, i.e., em função

Leia mais

Fonética articulatória. Fones consonantais

Fonética articulatória. Fones consonantais Fonética articulatória Fones consonantais Consoantes Segmentos/fones que são produzidos por meio de alguma constrição no aparelho fonador impedindo momentaneamente ou dificultando a passagem da corrente

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Bernardo Augusto. Fonética e Fonologia LÍNGUA PORTUGUESA Professor Bernardo Augusto Fonética e Fonologia Fonética articulatória é um dos principais ramos da FONÉTICA, que é a ciência responsável pelo estudo dos sons utilizados na linguagem

Leia mais

CENTRO LUSOVENEZOLANO DE LOS VALLES DEL TUY Centro de Língua Portuguesa de Caracas INSTITUTO CAMÕES NOME:. TURMA:. [i] ilha ['iʎɐ]

CENTRO LUSOVENEZOLANO DE LOS VALLES DEL TUY Centro de Língua Portuguesa de Caracas INSTITUTO CAMÕES NOME:. TURMA:. [i] ilha ['iʎɐ] NOME:. TURMA:. Especificação: SÍMBOLOS UTILIZADOS NA TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DO PE CONSOANTES [p] pato ['patu] [t] tecto ['tεtu] [k] casa ['kazɐ] [b] bola ['bɔlɐ] [d] dedo ['dedu] [g] gato ['gatu] [f] folha

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Breve caracterização fonética de sons que

Leia mais

Aula2 OS TIPOS DE SONS. Denise Porto Cardoso. META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador.

Aula2 OS TIPOS DE SONS. Denise Porto Cardoso. META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador. Aula2 OS TIPOS DE SONS META Mostrar os tipos de sons da língua portuguesa produzidos pelo aparelho fonador. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer sons surdos e sonoros, orais e nasais,

Leia mais

1. Revisão de pontos importantes relativos a Morfologia

1. Revisão de pontos importantes relativos a Morfologia 24.900: Introdução à Lingüística Anotações da Aula: Semana de 25 de Fevereiro de 2002 MORFOLOGIA? FONOLOGIA? Conjunto de problemas # 3: Para segunda-feira, 4 de março de 2002? Não haverá aula na Quarta-feira,

Leia mais

Ditongos derivados: um. Leda Bisol, (PUCRS, CNPq)

Ditongos derivados: um. Leda Bisol, (PUCRS, CNPq) Ditongos derivados: um adendo Leda Bisol, (PUCRS, CNPq) Em artigo precedente (1994), fez-se a distinção entre ditongos verdadeiros que correspondem a duas vogais na subjacência, como reitor e pauta e falsos

Leia mais

FONOLOGIA. [»bobu] [»bobu] este par mínimo permite-nos ver que os sons [b] e [l] têm função distintiva dentro do

FONOLOGIA. [»bobu] [»bobu] este par mínimo permite-nos ver que os sons [b] e [l] têm função distintiva dentro do FONOLOGIA Fonemas e segmentos fonológicos A noção de fonema resulta de questões de funcionalidade (cf. escola funcionalista, estruturalismo pós-saussuriano). Nem todos os sons que ocorrem na cadeia fonética

Leia mais

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Estudos da Língua(gem) Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Characteristics of the duration of the fricative noise of a sample of Brazilian Portuguese

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis

LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 1. Fonética e Fonologia. Professora Rosane Reis LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 1 Fonética e Fonologia Por que devemos aprender fonética? Porque precisamos conhecer mais profundamente como as palavras faladas são representadas pela escrita,

Leia mais

Figura 1. A cadeia da fala (GARMAN, 1990)

Figura 1. A cadeia da fala (GARMAN, 1990) Fonética Acústica O processamento da linguagem envolve falante e ouvinte. O falante monitora a sua própria fala através do feedback (ouve o que ele próprio fala) fenômeno importante para a manutenção de

Leia mais

Harmonia vocálica e modelos de representação de segmentos. Maria Bernadete Abaurre & Filomena Sandalo UNICAMP

Harmonia vocálica e modelos de representação de segmentos. Maria Bernadete Abaurre & Filomena Sandalo UNICAMP Harmonia vocálica e modelos de representação de segmentos Maria Bernadete Abaurre & Filomena Sandalo UNICAMP Objetivo Neste trabalho revisitaremos os dados de harmonia vocálica no PB discutidos em Abaurre

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Fonética Clínica Código da disciplina: LIN012 Classificação: Obrigatória (OB) Plano de Ensino da Disciplina Unidade/Departamento: Faculdade de Letras Período do Curso: 2º período N.º de créditos:

Leia mais

pág Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012.

pág Anais do XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2012. ANÁLISE ACÚSTICA DAS VOGAIS ORAIS DA LÍNGUA IDATE 41 Maressa Xavier Alcantara (UNICAMP) maressa_xavier@hotmail.com A língua idate é falada no continente asiático na parte central do Timor Leste, na cidade

Leia mais

Aula7 SISTEMA FONOLÓGICO DO PORTUGUÊS: AS VOGAIS SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DA NOMECLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA E A PROPOSTA DE MATTOSO CÂMARA JR.

Aula7 SISTEMA FONOLÓGICO DO PORTUGUÊS: AS VOGAIS SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DA NOMECLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA E A PROPOSTA DE MATTOSO CÂMARA JR. Aula7 SISTEMA FONOLÓGICO DO PORTUGUÊS: AS VOGAIS SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DA NOMECLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA E A PROPOSTA DE MATTOSO CÂMARA JR. META Apresentar os traços distintivos das vogais do sistema

Leia mais

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos

Temas: A Voz e o Ouvido Humanos Biofísica Aulas Teóricas (20 de Maio de 2010) Temas: A Voz e o Ouvido Humanos A voz humana Definição No seu sentido mais restrito a voz corresponde aos sons produzidos pela vibração das cordas vocais.

Leia mais

A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS

A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS A ADAPTAÇÃO DOS SÍMBOLOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DO PORTUGUÊS PARA DEFICIENTES VISUAIS Gabriela de Souza Marques 1, Edson Carlos Romualdo 2 RESUMO: A ausência de recursos didáticos para levar os símbolos

Leia mais

ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1

ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1 Página82 ESTUDO DE CASOS: OS RÓTICOS EM MARINGÁ (PR) E FLORIANÓPOLIS (SC) 1 Eliane Cristina Scandiuzzi Scramim Lourencetti de Campos 2 Lilian Minikel Brod 3 Izabel Christine Seara 4 RESUMO: Este estudo

Leia mais

Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco

Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco 1 Variação e mudança: abordagens teóricas, metodologia de coleta de dados e fenômenos linguísticos em foco P A R T E 1 As vogais médias [e] e [o]: um estudo fonético-acústico e comparativo CAPÍTULO Gládisson

Leia mais

A Permutação de Segmentos Fonológicos: Aspectos de Aquisição 1

A Permutação de Segmentos Fonológicos: Aspectos de Aquisição 1 Revista Língua & Literatura 89 A Permutação de Segmentos Fonológicos: Aspectos de Aquisição 1 Morgana Fabiola Cambrussi 2 Eric Duarte Ferreira 3 Letícia Lemos Gritti 4 Resumo: Este artigo trata da descrição

Leia mais

/z/ depois [+vozeado] Além disso As crianças generalizam automaticamente com base em traços elas não aprendem primeiro de uma base fonema por fonema

/z/ depois [+vozeado] Além disso As crianças generalizam automaticamente com base em traços elas não aprendem primeiro de uma base fonema por fonema Fonética e Fonologia 24.900: Introdução à Linguagem anotações das aulas: semana de 04 de Março de 2002 Conjunto de Problemas # 4: Para Segunda-feira, 11/03/02 Apostila sobre o principal para a identificação

Leia mais

Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira

Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH. Elaine Maria Santos Camila Andrade Chagas Vieira Aula 2 THE ORGANS OF SPEECH META Apresentar os órgãos responsáveis pela produção da fala, de modo que o aluno possa compreender os posicionamentos dos articuladores que são necessários para que os fonemas

Leia mais

Sons Vocais do Inglês Americano

Sons Vocais do Inglês Americano Sons Vocais do Inglês Americano Existem mais de 40 sons vocais no inglês americano que podem ser classificados de acordo com a forma básica em que são produzidos. Classe quanto á forma Vogais Fricativas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA

UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA UTILIZAÇÃO DE SEGMENTOS TRANSICIONAIS HOMORGÂNICOS EM SÍNTESE DE FALA CONCATENATIVA SANDRA G. KAFKA, FERNANDO S. PACHECO, IZABEL C. SEARA, SIMONE KLEIN E RUI SEARA LINSE: Laboratório de Circuitos e Processamento

Leia mais

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil

Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Características dos sons das vogais do português falado no Brasil Benjamin Pereira dos Santos Siqueira benjamin_bps@hotmail.com Joyce Alvarenga de Faria joyce_alvar@hotmail.com Priscila Lemos Kallás Prof.

Leia mais

O PORTUGUÊS BRASILEIRO CANTADO

O PORTUGUÊS BRASILEIRO CANTADO O PORTUGUÊS BRASILEIRO CANTADO Prof. Dr. Flávio Carvalho Departamento de Música e Artes Cênicas/ UFU e-mail: fcarvalho@demac.ufu.br www.demac.ufu.br Resumo: Este Grupo de Trabalho pretende consolidar os

Leia mais

Raquel Márcia Fontes Martins. O cancelamento das líquidas /l/ e / / intervocálicas no português contemporâneo de Belo Horizonte

Raquel Márcia Fontes Martins. O cancelamento das líquidas /l/ e / / intervocálicas no português contemporâneo de Belo Horizonte Raquel Márcia Fontes Martins O cancelamento das líquidas /l/ e / / intervocálicas no português contemporâneo de Belo Horizonte BELO HORIZONTE FACULDADE DE LETRAS DA UFMG Dezembro de 2001 Raquel Márcia

Leia mais

XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística REDUNDÂNCIAS LEXICAIS E SUBESPECIFICAÇÃO: O SISTEMA DO PORTUGUÊS

XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística REDUNDÂNCIAS LEXICAIS E SUBESPECIFICAÇÃO: O SISTEMA DO PORTUGUÊS 1 XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística REDUNDÂNCIAS LEXICAIS E SUBESPECIFICAÇÃO: O SISTEMA DO PORTUGUÊS Maria Helena Mira Mateus Faculdade de Letras de Lisboa Resumo: Nesta comunicação

Leia mais

Licenciatura em Terapia da Fala. Monografia final de curso. Elaborado por: Raquel Silva. Aluno nº: Orientador: Letícia Almeida.

Licenciatura em Terapia da Fala. Monografia final de curso. Elaborado por: Raquel Silva. Aluno nº: Orientador: Letícia Almeida. Licenciatura em Terapia Aquisição do Sistema Consonântico do Português Europeu em crianças com 4 anos Monografia final de curso Elaborado por: Raquel Silva Aluno nº: 200791522 Orientador: Letícia Almeida

Leia mais

PROCESSO DE LENIÇÃO NAS LÍNGUAS INDÍGENAS MAKUXI E TAUREPANG

PROCESSO DE LENIÇÃO NAS LÍNGUAS INDÍGENAS MAKUXI E TAUREPANG 566 PROCESSO DE LENIÇÃO NAS LÍNGUAS INDÍGENAS MAKUXI E TAUREPANG Carla Maria Cunha UFRN As línguas Makuxi e Taurepang ambas da família lingüística Karib apresentam em seus sistemas os fonemas consonantais

Leia mais

AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO AS FRICATIVAS [s],[z], [ ] E [ ] DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Carine Haupt Programa de Pós-Graduação em Lingüística Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Leia mais

Estrura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas

Estrura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas Texto retirado do endereço: http://www.ines.gov.br/ines_livros/35/35_002.htm Estrura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas A palavra ou item lexical certo, em português, é

Leia mais

Fonética Articulatória: Consoantes

Fonética Articulatória: Consoantes 1. Conceitos Básicos Fonética Articulatória: Consoantes Seung Hwa Lee Introdução aos Estudos linguísticos I 1) Estudos de sons Fonética vs. Fonologia Fonética articulatória Produção Fonética acústica Fonética

Leia mais

Professor Jailton

Professor Jailton Professor Jailton www.professorjailton.com.br São as menores unidades sonoras da fala. mala filme - /m//a//l//a/ - /f//i//w//m//i/ Hermanoteu - /e//r//m//ã//n//o//t//e//w/ Mola - /m//o//l//a/ Na língua

Leia mais

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM VOLUME ESPECIAL - 2012 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes:

Leia mais

Alfabetização Através Do Método Fônico

Alfabetização Através Do Método Fônico Alfabetização Através Do Método Fônico Autora: Marli Amaral Dalazen (UNIASSELVI) * Coautora: Alexandra Magalhães Frighetto (UFMT) * Coautor: Juliano Ciebre dos Santos(FSA) * Resumo: No presente trabalho,

Leia mais

Universidade de Aveiro Secção Autónoma de Ciências da Saúde MARISA LOBO LOUSADA. Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu

Universidade de Aveiro Secção Autónoma de Ciências da Saúde MARISA LOBO LOUSADA. Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu Universidade de Aveiro Secção Autónoma de Ciências da Saúde 2006 MARISA LOBO LOUSADA Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu Universidade de Aveiro Secção Autónoma de Ciências da Saúde 2006

Leia mais

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e!

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e! C a r o l i n a M a n h ã......................................................................... p r e s e n t e! L u g a r.......................................................................... p

Leia mais

Este estudo tem por objetivo a caracterização das consoantes palatoalveolares A REPRESENTAÇÃO LEXICAL DAS FRICATIVAS PALATO-ALVEOLARES: UMA PROPOSTA

Este estudo tem por objetivo a caracterização das consoantes palatoalveolares A REPRESENTAÇÃO LEXICAL DAS FRICATIVAS PALATO-ALVEOLARES: UMA PROPOSTA A REPRESENTAÇÃO LEXICAL DAS FRICATIVAS PALATO-ALVEOLARES: UMA PROPOSTA Cláudia Regina Brescancini * Introdução Este estudo tem por objetivo a caracterização das consoantes palatoalveolares [, ] no conjunto

Leia mais

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E E S T U D O D O S P R O B L E M A S D A E C O N O M I A B R A S I L

Leia mais

PRODUÇÃO VOCÁLICA: ANÁLISE ACÚSTICA E SÍNDROME DE DOWN

PRODUÇÃO VOCÁLICA: ANÁLISE ACÚSTICA E SÍNDROME DE DOWN OLIVEIRA, Marian; PACHECO, Vera. Produção vocálica: análise acústica e Sídrome de Down. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas

Leia mais

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE

Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda. silábica: um estudo de caso em E/LE Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda silábica: um estudo de caso em E/LE Fernanda R. P. Allegro (Universidad de Buenos Aires/ FUNCEB) Sandra Madureira (PUC-SP) Introdução

Leia mais

Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu

Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu Estudo da Produção de Oclusivas do Português Europeu Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Fala e da Audição Marisa Lobo Lousada Orientador: Professor

Leia mais

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso

Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Aplicação do modelo de oposições máximas em paciente com desvio fonológico: relato de caso Fernanda Helena Kley¹, Letícia Pacheco Ribas² RESUMO Este estudo tem como objetivo verificar a aplicabilidade

Leia mais

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal

Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal JPT 1 Aparelho Fonador Humano Modelo de Produção da Fala Frequência Fundamental F0 Formantes Sinal de Fala recolha (filtro anti-aliasing,

Leia mais

ESTUDO ACÚSTICO-PERCEPTUAL DA NASALIDADE DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

ESTUDO ACÚSTICO-PERCEPTUAL DA NASALIDADE DAS VOGAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGÜÍSTICA ESTUDO ACÚSTICO-PERCEPTUAL DA NASALIDADE

Leia mais

No texto foram abordados os seguintes aspectos a respeito do funcionamento da

No texto foram abordados os seguintes aspectos a respeito do funcionamento da Antonio Carlos Santana de Souza (UEMS / PPGLETRAS UFGRS) acssuems@gmail.com CREISSELS, Denis. Le fonctionnement de la nasalité. In: Aperçu sur lês structures phonologiques des langues négro africaines.

Leia mais

Fonêmica do português

Fonêmica do português Fonêmica do português CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com

Leia mais

Ana Isabel de Jesus Fernandes

Ana Isabel de Jesus Fernandes Ana Isabel de Jesus Fernandes O treino articulatório na aula de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso no nível A1 Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda / Estrangeira,

Leia mais

Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino de Língua Inglesa

Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino de Língua Inglesa http://www.unifafibe.com.br/revistaletrasfafibe/ ISSN 2177-3408 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE LUCIANA PACHECO MEDEIROS VIEIRA Análise Contrastiva: O Alfabeto Fonético Internacional como mecanismo de ensino

Leia mais

Estudos atuais Transtorno Fonológico

Estudos atuais Transtorno Fonológico Estudos atuais Transtorno onológico Profa Dra Haydée iszbein Wertzner Profa Associada do Departamento de isioterapia, onoaudiologia e Terapia Ocupacional MUSP Wertzner, H TRANSTORNO ONOÓGICO Alteração

Leia mais

Leitura automática de números

Leitura automática de números Leitura automática de números Maria Cristina Loureiro Lopes Relatório Final da Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança para obtenção do grau

Leia mais

Codificação de fala por modelos variáveis no tempo

Codificação de fala por modelos variáveis no tempo Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica e Telecomunicações Codificação de fala por modelos variáveis no tempo Paulo Duarte Ferreira Gouveia Lic. em Engª Electrónica e Telecomunicações pela Universidade

Leia mais

Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Agosto, 2007) PROCESSOS FONOLÓGICOS NA FALA DA CRIANÇA DE

Leia mais

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a:

O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: FONOLOGIA / ACENTUAÇÃO GRÁFICA O QUE É FONOLOGIA? Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Cuida de aspectos relacionados a: encontros vocálicos encontros consonantais

Leia mais

A C T A N. º I V /

A C T A N. º I V / 1 A C T A N. º I V / 2 0 0 9 - - - - - - A o s d e z a s s e t e d i a s d o m ê s d e F e v e r e i r o d o a n o d e d o i s m i l e n o v e, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c

Leia mais

mecanismo humano de produção de fala mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13

mecanismo humano de produção de fala mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 ajf@fe.up.pt.:31:. mecanismo humano de produção de fala AVPV ESS.IPS 29,30.nov.13 ajf@fe.up.pt.:32:. modo de articulação fluxo periódico de ar por vibração das pregas vocais sons

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Fonologia; variação linguística; sociolinguística; ditongo.

PALAVRAS-CHAVE: Fonologia; variação linguística; sociolinguística; ditongo. A REDUÇÃO DO DITONGO ORAL FINAL NA CIDADE DE UBERLÂNDIA Dúnnia HAMDAN Universidade Federal de Uberlândia hamdan.dunnia@gmail.com RESUMO: O presente projeto visa estudar a variação ocorrente em ditongos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA

EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA EXERCÍCIOS DE FONÉTICA ARTICULATÓRIA Questão 1 Considerando a sua pronúncia, marque a(s) palavra(s) que tenham o som indicado na coluna da esquerda. Você deverá selecionar entre duas e quatro palavras

Leia mais

COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO

COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO COMO ATUAR NAS DIFICULDADES DE ACESSO AO CÓDIGO ESCRITO Vicente Martins Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral Estado do Ceará, Brasil vicente.martins@uol.com.br O principal

Leia mais

Palavras Chave: Fonoaudiologia; Transtornos da Articulação; Fonética. Introdução

Palavras Chave: Fonoaudiologia; Transtornos da Articulação; Fonética. Introdução Análise ultrassonográfica quantitativa da produção de encontros consonantais realizadas por crianças típicas e atípicas Autores: ALINE MARA DE OLIVEIRA VASSOLER, LARISSA CRISTINA BERTI, Palavras Chave:

Leia mais

FONOLOGIA. Abaixo a relação dos ditongos decrescente e crescente:

FONOLOGIA. Abaixo a relação dos ditongos decrescente e crescente: FONOLOGIA FONOLOGIA É a parte da Gramática que estuda o comportamento dos fonemas de uma língua, tomando-os como unidades sonoras capazes de criar diferença de significados. Outros nomes: fonêmica, fonemática.

Leia mais

GENERALIZAÇÃO EM TRÊS MODELOS DE TERAPIA FONOLÓGICA APLICADOS EM CRIANÇAS COM DIFERENTES GRAUS DE SEVERIDADE DO DESVIO FONOLÓGICO

GENERALIZAÇÃO EM TRÊS MODELOS DE TERAPIA FONOLÓGICA APLICADOS EM CRIANÇAS COM DIFERENTES GRAUS DE SEVERIDADE DO DESVIO FONOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA GENERALIZAÇÃO EM TRÊS MODELOS DE TERAPIA FONOLÓGICA APLICADOS EM CRIANÇAS COM DIFERENTES GRAUS

Leia mais

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 índice Geral Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 Raimundo Tavares Lopes 27 Descrição isocrónica contrastiva das variedades das ilhas do Fogo e de Santiago

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Empresariais Licenciatura Contabilidade / Ciências Económicas e Empresariais Unidade Curricular Análise Contabilística de Custos Semestre: 3 Nº ECTS: 6,0

Leia mais

Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce

Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce Quando a flauta fala: uma exploração das amplas possibilidades de articulação na flauta doce Patricia Michelini Aguilar Mestranda pela UNICAMP/ Professora da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e-mail:

Leia mais

Estratégias acústico-articulatórias empregadas por anglofalantes na pronúncia do tap alveolar no português brasileiro

Estratégias acústico-articulatórias empregadas por anglofalantes na pronúncia do tap alveolar no português brasileiro Estratégias acústico-articulatórias empregadas por anglofalantes na pronúncia do tap alveolar no português brasileiro Cirineu Cecote Stein * Resumo: o aprendizado de uma língua estrangeira implica não

Leia mais

O PAPEL DOS MORFEMAS NO BLOQUEIO OU ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS

O PAPEL DOS MORFEMAS NO BLOQUEIO OU ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS 2177 O PAPEL DOS MORFEMAS NO BLOQUEIO OU ALÇAMENTO DAS VOGAIS MÉDIAS Juliana Camargo Zani USP Introdução O objetivo do presente trabalho é verificar o papel do morfema no bloqueio e/ou alçamento das vogais

Leia mais

Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala 1

Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala 1 Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala 1 Adriana S. Marusso Universidade Federal de Ouro Preto Abstract This article presents the basic principles of the Acoustic Theory of Speech Production,

Leia mais

T A B E L A D E P R E Ç O S A B R I L

T A B E L A D E P R E Ç O S A B R I L T A B E L A D E S A B R I L 1 7 P U L S E 1 4 9, 9 9 1 2 1, 9 4 8 U M P A R D E P U L S E - L E D ( 1 X P U L S E M A S T E R + 1 X P U L S E S A T E L L I T E ) C O M 6 0 0 L Ú M E N, 2 7 0 0 K ( B R

Leia mais

Processos Fonológicos em Deficiente Auditivo: Investigação e Análise pela Geometria de Traços

Processos Fonológicos em Deficiente Auditivo: Investigação e Análise pela Geometria de Traços Processos Fonológicos em Deficiente Auditivo: Investigação e Análise pela Geometria de Traços Clarinha Bertolina de Matos 1, Lílian Elisa Minikel Brod 2, Vanessa Flávia Scherer 3, Teresinha de Moraes Brenner

Leia mais

Dicionário De Termos Gramaticais

Dicionário De Termos Gramaticais Dicionário De Termos Gramaticais Professor Leo Página 2 Este dicionário vai ajudar o candidato a entender melhor todos os assuntos gramaticais do português, além de auxiliá-lo na hora de estudar. Muitas

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos SÍNCOPE DAS PROPAROXÍTONAS EM FALANTES DO MUNICÍPIO DE AMARGOSA-BA Antonio Mauricio de Andrade Brito (UFRB) toni-7003@hotmail.com Emanoela Sena

Leia mais

LUCIANE TRENNEPHOL DA COSTA ESTUDO DO ROTACISMO: VARIAÇÃO ENTRE AS CONSOANTES LÍQUIDAS

LUCIANE TRENNEPHOL DA COSTA ESTUDO DO ROTACISMO: VARIAÇÃO ENTRE AS CONSOANTES LÍQUIDAS LUCIANE TRENNEPHOL DA COSTA ESTUDO DO ROTACISMO: VARIAÇÃO ENTRE AS CONSOANTES LÍQUIDAS PORTO ALEGRE 2006 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

Leia mais

Paula Margarida Lourenço Esteves. As Consoantes Sibilantes: Oralidade, Escrita e Consciência Fonológica

Paula Margarida Lourenço Esteves. As Consoantes Sibilantes: Oralidade, Escrita e Consciência Fonológica Universidade de Aveiro Secção Autónoma de Ciências da Saúde Ano 2013 Departamento de Línguas e Culturas Departamento e Eletrónica, Telecomunicações e Informática Paula Margarida Lourenço Esteves As Consoantes

Leia mais

OCORRÊNCIAS DE DITONGOS CONSONANTAIS: OUTROS AMBIENTES DE PRODUÇÃO DE DITONGOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL (PB)

OCORRÊNCIAS DE DITONGOS CONSONANTAIS: OUTROS AMBIENTES DE PRODUÇÃO DE DITONGOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL (PB) OCORRÊNCIAS DE DITONGOS CONSONANTAIS: OUTROS AMBIENTES DE PRODUÇÃO DE DITONGOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL (PB) Carla Maria Cunha (UFRN) cmcunha@ufrnet.br Marlyton da Silva Pereira (UFRN) marlyton.let@gmail.com

Leia mais

Josefa Farias. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Josefa Farias. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa Josefa Farias Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa São Paulo Rede Internacional de Universidades Laureate 2015 Sumário Capítulo 2: Os principais conceitos fonéticos e fonológicos---------------------------------5

Leia mais

A S S E M B L E I A D E F R E G U E S I A D A U N I Ã O D E F R E G U E S I A S D O C A C É M E S Ã O M A R C O S R

A S S E M B L E I A D E F R E G U E S I A D A U N I Ã O D E F R E G U E S I A S D O C A C É M E S Ã O M A R C O S R A T A N º 2 /2013 A o s t r i n t a d i a s d o m ê s d e d e z e m b r o d o a n o d e d o i s m i l e t r e z e, p e l a s v i n t e e u m a h o r a s e q u i n z e m i n u t o s r e u n i u e m s e

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Acento secundário, atribuição tonal e redução segmental em português brasileiro (PB)

Acento secundário, atribuição tonal e redução segmental em português brasileiro (PB) III Seminário Internacional de Fonologia 12.04.2007 Acento secundário, atribuição tonal e redução segmental em português brasileiro (PB) Maria Bernadete M. Abaurre babaurre@matrix.com.br Flaviane Romani

Leia mais

Estruturas silábicas do português do Brasil: uma análise tipológica

Estruturas silábicas do português do Brasil: uma análise tipológica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LINGUISTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEMIÓTICA E LINGUISTICA LUCIANA FERREIRA MARQUES Estruturas silábicas

Leia mais

Curso Número mínimo Número máximo Pronúncia do Inglês 17 alunos 30 alunos

Curso Número mínimo Número máximo Pronúncia do Inglês 17 alunos 30 alunos Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Faculdade de Letras e Artes FALA Departamento de Letras Estrangeiras

Leia mais

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE LETRAS E ARTE FALA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROFLETRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINGUAGENS E LETRAMENTO LINHA DE PESQUISA:

Leia mais

o verbo "IR" possui uma forma neutra; possui também formas que marcam flexões pessoais que podem ser empréstimos da forma verbal em português,

o verbo IR possui uma forma neutra; possui também formas que marcam flexões pessoais que podem ser empréstimos da forma verbal em português, SEMED/2013 o verbo "IR" possui uma forma neutra; possui também formas que marcam flexões pessoais que podem ser empréstimos da forma verbal em português, representadas através de sinais soletrados ou do

Leia mais

ADRIANO DE BRITO PINHEIRO

ADRIANO DE BRITO PINHEIRO ADRIANO DE BRITO PINHEIRO ANÁLISE COMPARATIVA DO USO DA TABELA FONÉTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CANTADO POR CANTORES ARGENTINOS COM E SEM O USO DE UM RECURSO ÁUDIO VISUAL São Paulo 2010. Adriano de Brito

Leia mais

1. Introdução. (1) tasca [táskå] fisga [fízgå] casas claras [kázås klárås] casas bonitas [kázåz bunítås]

1. Introdução. (1) tasca [táskå] fisga [fízgå] casas claras [kázås klárås] casas bonitas [kázåz bunítås] A vibrante em coda no Português Europeu 1 Maria Helena Mira Mateus FLUL e ILTEC Celeste Rodrigues FLUL e CLUL Coda may not have place features Yip, 1991:62 1. Introdução A sílaba que ocorre com mais frequência

Leia mais

O Disfarce da Voz em Fonética Forense

O Disfarce da Voz em Fonética Forense Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Departamento de Linguística Geral e Românica O Disfarce da Voz em Fonética Forense Raïssa Gillier Mestrado em Linguística Área de Especialização Linguística Portuguesa

Leia mais

X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1

X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1 X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1 Resumo Maria Helena Mira Mateus Faculdade de Letras da UL ILTEC 1994 A proposta de silabificação de base

Leia mais

1. Segmentos subespecificados, para quê?

1. Segmentos subespecificados, para quê? 1 XIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística AINDA A SUBESPECIFICAÇÃO NA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS Maria Helena Mira Mateus Faculdade de Letras de Lisboa Outubro de 1997 1. Segmentos subespecificados,

Leia mais

A PRODUÇÃO DA VOGAL FRONTAL ALTA DE TRAÇO [- TENSO] POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO THE PRODUCTION OF THE HIGH FRONT VOWEL WITH THE FEATURE

A PRODUÇÃO DA VOGAL FRONTAL ALTA DE TRAÇO [- TENSO] POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO THE PRODUCTION OF THE HIGH FRONT VOWEL WITH THE FEATURE A PRODUÇÃO DA VOGAL FRONTAL ALTA DE TRAÇO [- TENSO] POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO THE PRODUCTION OF THE HIGH FRONT VOWEL WITH THE FEATURE [- TENSE] BY NATIVE BRAZILIAN PORTUGUESE SPEAKERS Alessandra

Leia mais

A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2

A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2 1 Í N D I C E A C O N T R A R E F O R M A E A R E F O R M A C A T Ó L I C A N O S P R I N C Í P I O S D A I D A D E M O D E R N A 2 A P R E S E N T A Ç Ã O : A L G U M AS N O T A S E P A L A V R A S 2

Leia mais

DURAÇÃO DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS ORAIS, NASAIS E NASALIZADOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

DURAÇÃO DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS ORAIS, NASAIS E NASALIZADOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS Hellen de Oliveira Valentim Campos DURAÇÃO DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS ORAIS, NASAIS E NASALIZADOS

Leia mais

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Página 1 de 8 SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Ana Ruth Moresco Miranda [1] Resumo: Neste trabalho serão apresentados os resultados da aquisição

Leia mais

O processo de semivocalização de líquidas laterais em posição pré-vocálica: uma revisão teórica

O processo de semivocalização de líquidas laterais em posição pré-vocálica: uma revisão teórica ARTIGO Letrônica v. 2, n. 2, p. 48 - dezembro 2009 O processo de semivocalização de líquidas laterais em posição pré-vocálica: uma revisão teórica Gabriela Fontana Abs da Cruz 1 1 Introdução O processo

Leia mais

Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac

Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivoauditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac Palavras-chave: treinamento da voz; acústica da fala; percepção-auditiva Introdução e

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ANTONIO DUARTE E-mail: professorantonioduarte@gmail.com Facebook: Antonio Duarte Quem teme perder já está vencido. jigoro kano FONOLOGIA Letra é uma representação gráfica do

Leia mais

UFRJ Análise acústica das vogais pretônicas [-bx] no falar do Rio de Janeiro

UFRJ Análise acústica das vogais pretônicas [-bx] no falar do Rio de Janeiro UFRJ Análise acústica das vogais pretônicas [-bx] no falar do Rio de Janeiro Luana Maria Siqueira Machado Rio de Janeiro Março de 2010 UFRJ Análise acústica das vogais pretônicas [-bx] no falar do Rio

Leia mais

Epêntese vocálica em posição medial de palavras em esperanto

Epêntese vocálica em posição medial de palavras em esperanto Epêntese vocálica em posição medial de palavras em esperanto DOI: http://dx.doi.org/10.21165/el.v45i1.604 Karina Gonçalves de Souza de Oliveira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Leia mais

UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUISTICA ALINE VIEIRA BEZERRA HIGINO DE OLIVEIRA

UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUISTICA ALINE VIEIRA BEZERRA HIGINO DE OLIVEIRA UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUISTICA ALINE VIEIRA BEZERRA HIGINO DE OLIVEIRA ESTUDO FONÉTICO-FONOLÓGICO CONTRASTIVO ENTRE A LÍNGUA

Leia mais