Cuidado com a teimosia!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cuidado com a teimosia!"

Transcrição

1 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 1 Lição 9 Sábado, 29 de Agosto de 2015 Cuidado com a teimosia! Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que Se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a Sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmos 2:11 e 12). Quando os apelos do Espírito Santo atingirem ao coração, nossa única segurança está em responder sem tardar. [...] É perigoso postergar 1 a obediência. Pode ser que você nunca mais ouça o convite. Parábolas de Jesus, p Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp ( A presunção de Saul ). Domingo, 23 de Agosto Ano bíblico: Jeremias O REI QUE SE RECUSOU A OUVIR A Como Deus falou com o rei do Egipto? Êxodo 5:1; 6:10 e E, depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. 10 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 11 Entra e fala a Faraó, rei do Egipto, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra. Deus falou com o rei egípcio pela boca de Moisés, dando-lhe as evidências mais marcantes do poder divino; mas o monarca teimosamente recusou a luz que o teria levado ao arrependimento. Deus não exerceu poder sobrenatural para endurecer o coração do rei rebelde, mas como Faraó resistiu à verdade, o Espírito Santo foi retirado, e ele foi deixado na escuridão e incredulidade que havia escolhido. The Review and Herald, 20 de Junho de B Deus esperava que Faraó fosse ouvi-lo? Êxodo 3: Eu sei, porém, que o rei do Egipto não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Deus fala aos homens por meio de Seus servos, dando avisos e advertências, e repreendendo o pecado. Dá a cada um oportunidade para corrigir seus erros antes que eles se fixem no carácter; mas, se alguém recusa ser corrigido, o poder divino não intervém a fim de contrariar a tendência de sua acção. Essa pessoa acha mais fácil repetir a mesma conduta. Está a endurecer o coração contra a influência do Espírito Santo. Nova rejeição da luz a coloca onde uma influência muito mais forte será ineficaz para produzir uma impressão duradoura. Patriarcas e profetas, p Postergar: Colocar em segundo lugar, desprezar; não fazer caso, menosprezar; adiar.

2 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 2 Segunda Feira, 24 de Agosto Ano bíblico: Jeremias O PREÇO DA REBELIÃO A Qual foi a resposta inicial de Faraó a Deus? Êxodo 5:2. 2 Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel. As sementes de rebelião que [Faraó] semeara quando rejeitou o primeiro prodígio 2, produziram a sua colheita. Como ele continuasse a aventurar-se em sua conduta, indo de um grau de teimosia a outro, seu coração se tornou mais e mais endurecido, até que ele foi chamado para olhar o rosto frio e morto dos primogénitos. Idem. B Quão persistentemente Deus falou a Faraó? Êxodo 7:15-18; 8:1, 2, 20, 21; 9:1-3, 13; 10:3, 4. Quem incentivou Faraó a ouvir a Deus? Êxodo 8:19; 10:7. 15 Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na praia do rio e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. 16 E lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido. 17 Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue. 18 E os peixes que estão no rio morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios nausear-se-ão, bebendo a água do rio. 1 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Entra a Faraó e diz-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 2 E, se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. 20 Disse mais o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas, e diz-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 21 Porque, se não deixares ir o meu povo, eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem. 1 Depois, o SENHOR disse a Moisés: Entra a Faraó e diz-lhe: Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 2 Porque, se recusares deixálos ir e ainda por força os detiveres, 3 eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima. 13 Então, disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e diz-lhe: Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 3 Assim, foram Moisés e Arão a Faraó e disseram-lhe: Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Até quando recusas humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que 2 Prodígio: Ocorrência que parece estar em contradição com as leis da natureza; maravilha, milagre.

3 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 3 me sirva. 4 Porque, se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos, 19 Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito. 7 E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este nos dá de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR, seu Deus; ainda não sabes que o Egipto está destruído? Senhor lhe deu (a Faraó) evidência de Seu poder realizando sinais e milagres diante dele. O grande Eu sou familiarizou Faraó com Suas obras Maravilhosas, mostrando-lhe que era o Governante do céu e da terra; porém o rei escolheu desafiar ao Deus do céu. Não quis humilhar seu coração orgulhoso e teimoso diante do Rei dos reis, para que pudesse receber a luz; estava determinado a seguir seu próprio caminho, levando sua rebelião até as últimas consequências. Escolheu fazer sua própria vontade e pôs de lado o mandato 3 de Deus. E a mesma evidência de que Jeová estava sobre todos os deuses das nações, acima de todos os sábios e magos, só serviu para cegar sua mente e endurecer seu coração. Conflict and Courage, p. 89. C O que Deus teria feito caso Faraó tivesse se arrependido? 2 Pedro 3:9. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânime para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Se Faraó tivesse aceitado a evidência do poder de Deus dada na primeira praga, teria evitado todos os juízos que se seguiram. Porém sua assinalada teimosia pedia ainda maiores demonstrações do poder de Deus, e as pragas caíram uma após a outra até que foi finalmente chamado a contemplar o rosto sem vida de seu próprio primogénito e dos de sua raça, ao passo que os filhos de Israel, a quem considerava escravos, não sofreram o dano das pragas, nem foram tocados pelo anjo destruidor. Deus mostrou aqueles a quem favorecia, quem constituía Seu povo. Idem. Terça-feira, 25 de Agosto Ano bíblico: Jeremias 49 e 50 3 ADVERTÊNCIA PARA NÓS A Que advertência devemos ter em conta a partir da recusa de Faraó em ouvir a Deus? Hebreus 3:12 e Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. 3 Mandato: m.q. mandado, prescrição. Aquilo de que se está encarregado; incumbência, missão. 2. Concessão de poderes para desempenho de uma representação; delegação.

4 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 4 Aquele que cedeu uma vez à tentação, cederá mais facilmente segunda vez. Cada repetição do pecado diminui seu poder de resistência, cega os seus olhos, e suprime a convicção. Cada semente de condescendência, que é semeada, produzirá fruto. Deus não opera milagre para impedir a ceifa. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7). Aquele que manifesta dura incredulidade, uma obstinada 4 indiferença à verdade divina, não está senão a colher o fruto do que ele próprio semeou. É assim que multidões vêm a escutar, com rígida indiferença, verdades que outrora lhes abalavam a própria alma. Semearam negligência e resistência à verdade, e tal é a colheita que fazem. Aqueles que estão a acalmar a consciência culpada, com o pensamento de que podem modificar um caminho de males quando o desejarem, de que podem ter em pouca conta os convites de misericórdia, e ser contudo repetidas vezes impressionados, seguem tal caminho com perigo para si. Acham que depois de lançarem toda a sua influência ao lado do grande rebelde, em momento de maior angústia, quando o perigo os rodeia, mudarão de chefes. Mas isto não se faz tão facilmente. A experiência, a educação, a disciplina de uma vida de satisfação pecaminosa, tão completamente modelaram o carácter que não podem então receber a imagem de Jesus. [...] A misericórdia poderia interpor-se, e dar-lhes oportunidade de aceitar suas providências; mas, depois que durante muito tempo a luz foi rejeitada e desprezada, será enfim retirada. Patriarcas e profetas, pp. 268, 269. Um único pecado acariciado aviltará pouco a pouco o carácter, trazendo todas as suas mais nobres faculdades em sujeição ao desejo pecaminoso. A remoção de uma só salvaguarda da consciência, a indulgência com um mau hábito, a negligência de uma das elevadas reivindicações do dever, destruirão as defesas da alma, abrindo o caminho para Satanás entrar, desviando-nos do caminho. Conflict and Courage, p B Se percebemos que temos o espírito de Faraó, que devemos fazer? Isaías 27:5. 5 Ou que se apodere da minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo. Todas as providências foram tomadas para as nossas fraquezas, todo o incentivo oferecido para irmos a Cristo. Parábolas de Jesus, p Quarta-feira, 26 de Agosto Ano bíblico: Jeremias 51 e 52 4 CONSEQUÊNCIAS DE NÃO QUERER OUVIR A Afinal, por que Faraó fez o que Deus tinha pedido? Êxodo 12: E Faraó levantou-se de noite, ele, e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egipto, porque não havia casa em que não houvesse um morto. 31 Então, chamou a Moisés e a Arão de noite e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao SENHOR, como tendes dito. 32 Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide e abençoai-me também a mim. 4 Obstinada: De obstinação teimosia, birra, qualidade de quem é opinioso.

5 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 5 B A quem Deus tinha intenção de beneficiar através de Suas mensagens a Faraó? Êxodo 3:19 e Eu sei, porém, que o rei do Egipto não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. 20 Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egipto com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir. Mas deveras para isto te mantive, para mostrar o Meu poder em ti. (Êxodo 9:16) Não que Deus lhe tivesse dado existência para este fim; mas Sua providência encaminhara os acontecimentos de modo a colocá-lo no trono, no próprio tempo destinado ao libertamento de Israel. Embora este altivo tirano houvesse pelos seus crimes se privado das misericórdias de Deus, todavia a vida lhe fora preservada para que mediante sua teimosia, o Senhor pudesse manifestar Seus prodígios na terra do Egipto. A disposição nos acontecimentos é da providência de Deus. Ele poderia ter posto no trono um rei mais misericordioso, que não tivesse ousado resistir às poderosas manifestações do poder divino. Mas nesse caso os propósitos do Senhor não se teriam cumprido. Foi permitido que Seu povo experimentasse a esmagadora crueldade dos egípcios, para que não se enganassem com relação à influência aviltante da idolatria. Em Seu trato com Faraó, o Senhor manifestou Seu ódio à idolatria, e Sua decisão de punir a crueldade e a opressão. Patriarcas e profetas, pp. 267, 268. C Se não estamos dispostos a ouvir a Deus, o que podemos aprender com o exemplo de Faraó? Provérbios 1:24-28; Zacarias 7:11 e 12; Hebreus 12: Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; 25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; 26 também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor, 27 vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia. 28 Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. 11 Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. 12 Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes; donde veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. 25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus, Deus enviou [a Faraó] uma mensagem de advertência e misericórdia, mas ele recusou reconhecer o Deus do céu e não prestaria obediência aos seus mandamentos. Perguntou: Quem é o Senhor, para que eu ouça a Sua voz? (Êxodo 5:2) [...] Toda evidência adicional do poder de Deus a que o monarca egípcio resistiu, levou-o a uma atitude de mais forte e persistente desafio a Deus [...]. Este caso é um claro exemplo do pecado contra o Espírito Santo [...]. Aos poucos, o Senhor retirou seu Espírito.

6 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 6 Removendo Seu poder de restrição, entregou o rei nas mãos do pior de todos os tiranos o seu próprio eu. Conflict and Courage, p. 89. Quinta-feira, 27 de Agosto 5 O PROFETA QUE NÃO QUIS OUVIR Ano bíblico: Lamentações A Quantas vezes Deus tentou chamar a atenção de Balaão? Números 22: E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o Anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus moços com ele. 23 Viu, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho e foi-se pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. 24 Mas o Anjo do SENHOR pôs-se numa vereda de vinhas, havendo uma parede desta banda e uma parede da outra. 25 Vendo, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR, apertou-se contra a parede e apertou contra a parede o pé de Balaão; pelo que tornou a espancá-la. 26 Então, o Anjo do SENHOR passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. 27 E, vendo a jumenta o Anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. B O que impediu Balaão de reconhecer que Deus já estava tentando comunicar-se com ele? 2 Pedro 2:20, 21. Quando estamos frustrados e achamos que as coisas não estão indo como gostaríamos, não seria Deus tentando chamar nossa atenção? 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornouse-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Balaão estava cego para a interposição celestial e não sabia que Deus estava obstruindo o seu caminho. Patriarcas e profetas, pp. 441, 442. Um único pecado acariciado envenenou todo o carácter [de Balaão] e causou [sua] destruição. Conflict and Courage, p Quando uma pessoa vê claramente seu dever, não tenha a presunção de ir a Deus em oração para ser dispensada de cumpri-lo. Ao invés disso, com espírito humilde e submisso, deve pedir sabedoria e força divina para atender às suas reivindicações. Ibidem, p Somos inclinados a considerar os homens de experiência como estando seguros contra as seduções do prazer pecaminoso. Mas, frequentemente, vemos pessoas em cujo início da vida foram exemplares, sendo levadas pelos fascínios do pecado, sacrificando a varonilidade que Deus lhes deu na satisfação própria. Por um tempo, vacilam entre os apelos do princípio e os de sua inclinação para seguir um curso proibido; mas a corrente do mal finalmente se revela demasiado forte frente às suas boas resoluções, como no caso

7 29, Agosto, 2015 Lição 9 Cuidado com a teimosia! Pág. 7 do rei Salomão, que uma vez fora sábio e justo. The Health Reformer, 1 de Junho de Sexta-feira, 28 de Agosto Ano bíblico: Ezequiel 1-3 PARA VOCÊ REFLETIR 1. Será que Deus fala a pessoas que muito provavelmente não O ouviriam? 2. De que maneira podemos desafiar a Deus tal qual Faraó? 3. O que devemos fazer se temos ignorado a Deus? 4. Como podemos hoje endurecer o nosso coração contra Deus? 5. Quais são as semelhanças e diferenças entre Faraó e Balaão? Sábado, 29 de Agosto Ano bíblico: Ezequiel 4-7

CUIDADO COM A TEIMOSIA!

CUIDADO COM A TEIMOSIA! Lição 09 29 de Agosto de 2015 CUIDADO COM A TEIMOSIA! Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que Se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a Sua ira;

Leia mais

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017

AULA 15 - ÊXODO. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte (Ex 3.19) 10/08/2017 AULA 15 - ÊXODO E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto,

Leia mais

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó.

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. 1 Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. Nm 22:2 Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo

Leia mais

Êx 9:2 Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força os detiveres,

Êx 9:2 Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força os detiveres, 1 Capítulo 9 A praga das pestes nos animais Êx 9:1 Depois o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Êx 9:2 Porque se

Leia mais

Capítulo 8 A praga das rãs Êx 8:1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

Capítulo 8 A praga das rãs Êx 8:1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. 1 Capítulo 8 A praga das rãs Êx 8:1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Êx 8:2 E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 12/06 2/06/16 /16 TEMA: O POVO DE DEUS Quebra Gelo Versículo Chave: Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. FAÇA O QUE EU FAÇO- Participantes em círculo. O primeiro inventa

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

ÊXODO. Um Só Deus Um Só Rei Um Só Senhor

ÊXODO. Um Só Deus Um Só Rei Um Só Senhor Outro Filme Mesmas Reações 1. Críticos 2. Eufóricos 3. Missionais A constante história da Salvação Um mundo em perigo Deus usa pessoas para sua obra de Salvação Salvação é Deus fazendo por nós o que não

Leia mais

Assunto. A presença de Deus no meio de Seu povo

Assunto. A presença de Deus no meio de Seu povo Assunto A presença de Deus no meio de Seu povo 70 almas Israel torna-se grande em número Novo Faraó - antipatia e crueldade Escravidão dos descendentes de Israel Quanto mais opressão, mais numerosos se

Leia mais

A MANIFESTAÇÃO DE DEUS: JESUS CRISTO

A MANIFESTAÇÃO DE DEUS: JESUS CRISTO A MANIFESTAÇÃO DE DEUS: JESUS CRISTO JOÃO 3:16 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ JOÃO 3:16-21 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas

Leia mais

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR

Leia mais

PLANO PARA A LIÇÃO. Fuga do Egito (Lição Um) Faça uma pequena oração com as crianças antes de começar a lição.

PLANO PARA A LIÇÃO. Fuga do Egito (Lição Um) Faça uma pequena oração com as crianças antes de começar a lição. PLANO PARA A LIÇÃO Fuga do Egito (Lição Um) Lição Um: Deus protege Moisés Escritura: Êxodo 1:1 2:10 Professor: Duração da Lição: 40 minutos Objetivo da Lição: Objetivo 1: As crianças aprenderão que os

Leia mais

Capítulo 14 Deus anuncia a ruína dos egípcios Êx 14:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 14 Deus anuncia a ruína dos egípcios Êx 14:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 14 Deus anuncia a ruína dos egípcios Êx 14:1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Êx 14:2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar,

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

Resignação! Diego Fernandes

Resignação! Diego Fernandes Resignação! Diego Fernandes Resignação: submissão à vontade de alguém ou ao destino. Salmos 23:3 Ele me guia por caminhos de justiça por amor do seu nome. Salmos 23:1 Porque o Senhor é o meu pastor, de

Leia mais

Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês".

Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês. YHWH Êxodo 3:14 g Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o Ehyeh. É isto que você dirá aos israelitas: Ehyeh me enviou a vocês". Êxodo 3:15-16 g Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel:

Leia mais

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não?

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? Salmo 115:3 Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? 1- O agir de Deus é gradativo. Gn 12:1. Jz 6:11 em diante. 2- O agir de Deus é

Leia mais

Mensagem 17 Atos Fernando Leite

Mensagem 17 Atos Fernando Leite Mensagem 17 Atos 7.54-8.1 Fernando Leite 02 03 2008 51 Povo obstinado, incircunciso de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! 52 Qual dos profetas

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18) OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS. Ezequiel 37:1-14

O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS. Ezequiel 37:1-14 O QUE DEUS PODE FAZER COM OSSOS SECOS Ezequiel 37:1-14 A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

1Sm 15:2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.

1Sm 15:2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. 1 Capitulo 15 Samuel manda a Saul destruir os amalequitas 1Sm 15:1 Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22 As Promessas de Deus a Israel! 29/03/2015 08:22 Texto Bíblico: Rom. 9 As Promessas de Deus a Israel 29/03/2015 08:23 29/03/2015 08:24 Introdução # Esta é a resposta a uma segunda objeção!!nos capítulos

Leia mais

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse 14:6). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES

Leia mais

Texto bíblico "Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no

Texto bíblico Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no Texto bíblico Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? "Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: Quem o nomeou líder e juiz? Ele foi enviado pelo

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta.

Bíblia para crianças apresenta. Bíblia para crianças apresenta ADEUS, FARAÓ! Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 - Sociedade

Leia mais

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. 1 Capítulo 12 Jesus é Senhor do sábado Mt 12:1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mt 12:2 E os fariseus, vendo

Leia mais

Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:

Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 1 Capítulo 12 A instituição da primeira páscoa Êx 12:1 E Falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Êx 12:2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Lição 2 para 13 de outubro de 2018

Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Deus deseja que seu povo esteja unido. Esta união deve começar com a obediência à vontade divina. O resultado será felicidade e prosperidade, e redundará na extensão

Leia mais

A Vinha do Senhor. XXVII Domingo do Tempo Comum

A Vinha do Senhor. XXVII Domingo do Tempo Comum A Vinha do Senhor XXVII Domingo do Tempo Comum Perdão, Senhor. Leitura do Livro de Isaías Is 5, 1-7 Vou cantar, em nome do meu amigo, um cântico de amor à sua vinha. O meu amigo possuía uma vinha numa

Leia mais

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante 129 DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei

Leia mais

ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM!

ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM! ELE CONTINUA SENDO BOM! A FÉ VERDADEIRA CONFIA ACIMA DE TUDO QUE DEUS É BOM! CONFIANÇA UM DIA A GENTE APRENDE A CONFIAR EM UM DEUS QUE FAZ MILAGRES, QUE OUVE A NOSSA ORAÇÃO E QUE SE FAZ PRESENTE AQUI.

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 2. O segredo para ser usado por Deus

DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 2. O segredo para ser usado por Deus DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 2 O segredo para ser usado por Deus SER USADO Uma pessoa usa outra para OBTER BENEFÍCIO PRÓPRIO. Deus usa uma pessoa para que MUITOS OUTROS SEJAM BENEFICIADOS. ENCONTRO DE MOISÉS

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO domingo IV 61 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I Miq 5, 1-4a «De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel» Leitura da Profecia de Miqueias Eis o que diz o Senhor: «De ti, Belém-Efratá, pequena entre

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdao Perdão, Senhor. XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Leitura do Livro do Deuteronómio Deut 30, 10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor teu Deus, cumprindo

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 conforme Seu poder. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,

Leia mais

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe

Leia mais

Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.

Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. 1 Capítulo 14 Os israelitas querem voltar para p Egito Nm 14:1 Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. Nm 14:2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 1 Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, At 10:2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 1 Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 2Sm 14:2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que

Leia mais

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS.

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS. 1 HÁ MAIS DE UM DEUS? Freqüentemente ouvimos esta pergunta, Há mais de um Deus? Olhando pela Bíblia sagrada vimos que há muitos deuses, deuses menores, sujeitos a Um Deus Supremo. Se existe algum Filho

Leia mais

Expresso. Galáxia. Juniores

Expresso. Galáxia. Juniores Expresso Galáxia da Livro do Estudante Clamar a Deus! Lição Vamos Colorir a estação espacial: Nebucopio Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Salmo 3:4 Colora cada caixa

Leia mais

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Como nos dias de Noé... E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37 Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Introdução 1 Um história amada por todos. Um

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. USE A CRIATIVIDADE E PINTE BEM BONITO O NOME A QUAL PERTENCE TODO O PODER. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11

O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 O Profeta Jonas Domingo 11/06/17 Textos: Jonas 1: 1-17; 2:1; 3:1-5, 10; 4:1-11 Objetivo: A criança entenderá o que era ser um profeta, qual o trabalho dele e aprenderá que Deus também pode usá-la para

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Gn 42:2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos.

Gn 42:2 Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos. 1 Capítulo 42 Os irmãos de José descem ao Egito Gn 42:1 Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Gn 42:2 Disse mais: Eis que tenho

Leia mais

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ

UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: PR. LUIZ CARLOS MUNIZ UMA VOZ DE LIBERTAÇÃO EZEQUIEL 37: 11-14 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ Ezequiel 37:11-14 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu

Leia mais

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em Isaías 6:1-10 - No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis

Leia mais

No Caminho da Vontade de Deus

No Caminho da Vontade de Deus No Caminho da Vontade de Deus A Oração Que Produz Vitória A Oração Que Produz Benção Gênesis 18: 17-19 A ORAÇÃO QUE PRODUZ BENÇÃO Gênesis 18:17-19 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto

Leia mais

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3 A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR DEUS Atos 8,1-3 E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos,

Leia mais

Lc 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

Lc 10:3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. 1 Capítulo 10 A missão dos setenta discípulos Lc 10:1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia

Leia mais

Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 1 Capitulo33 O ofício do verdadeiro profeta Ez 33:1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Ez 33:2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra,

Leia mais

"Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido;

Lábios impuros x impuros lábios 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; "Lábios impuros x impuros lábios" 22 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo

Leia mais

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele?

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Hebreus 10:24-25. O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Deus leva em consideração as coisas que falamos

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

Estudo 7 A importância do laicato. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 7 A importância do laicato. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 7 A importância do laicato Em Marcha, 2014.2 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução O ministério leigo na Igreja. 1. Texto de referência

Leia mais

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 1 Capítulo 32 O bezerro de ouro Êx 32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

(19/02/ feira)

(19/02/ feira) (19/02/2018 2 feira) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

O BEZERRO DE OURO Lição 40

O BEZERRO DE OURO Lição 40 O BEZERRO DE OURO Lição 40 1 1. Objetivos: Ensinar que os israelitas pecaram quando desobedeceram aos mandamentos de Deus e adoraram o bezerro de ouro. Ajudar o aluno a ter um desejo para adorar somente

Leia mais

Questões importantes:

Questões importantes: Êxodo 20.1-3 A QUEM VOCÊ ADORA Questões importantes: Quem é o seu Deus? A quem você realmente adora? Quem ou o que ocupa o primeiro lugar em sua vida? A QUEM VOCÊ ADORA IMPORTANTE É comum perceber uma

Leia mais

VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7

VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7 VINTE E UM DIAS DO JEJUM DE DANIEL DIA 7 40 [Davi]...escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa e, com sua funda na mão, aproximou-se do filisteu. 1 Samuel 17:40b 7º Dia. Hoje é o 7º dia

Leia mais

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se Perdão Senhor Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Josué disse então

Leia mais

DOMINGO IV DO ADVENTO

DOMINGO IV DO ADVENTO 65 DOMINGO IV DO ADVENTO LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 O reino de David permanecerá eternamente na presença do Senhor Leitura do Segundo Livro de Samuel Quando David já morava em sua casa e o Senhor

Leia mais

V Domingo da Quaresma. Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.

V Domingo da Quaresma. Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá. V Domingo da Quaresma Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá. V Domingo da Quaresma Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.

Leia mais

O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho? Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas

O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho? Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas O que você acha? É possível um cristão desviar-se do bom caminho? Alguns acham que é possível, outros dizem que não. Na realidade, o que as pessoas dizem não muda a verdade. O que realmente importa é o

Leia mais

Lição 1 Oposição em Icônio

Lição 1 Oposição em Icônio Lição 1 Oposição em Icônio Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta. 1 Tessalonicenses

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

A ORAÇÃO DO JUSTO. 15 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Confessai as vossas culpas uns aos outros,

A ORAÇÃO DO JUSTO. 15 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Confessai as vossas culpas uns aos outros, A ORAÇÃO DO JUSTO 15 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Confessai as vossas culpas uns aos outros, 1 / 6 e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito

Leia mais

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste Escola da Fé 15 dez. 2017 Fé, resposta ao Deus que se revela Feliz és tu que acreditaste Espírito Criador Vem transformar o mundo Vem recriar a vida do homem Vem congregar o Teu povo na justiça. Vem congregar

Leia mais

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 Não faça para você imagem esculpida,

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

Domingo da Divina Misericórdia

Domingo da Divina Misericórdia Domingo da Divina Misericórdia «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, uma multidão de homens e mulheres» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 12-16 Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos

Leia mais

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi) Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 09 anos NOME: DATA: 15/09/2013 MOISÉS: AS PRAGAS

Momento com Deus Crianças de 07 a 09 anos NOME: DATA: 15/09/2013 MOISÉS: AS PRAGAS Momento com Deus Crianças de 07 a 09 anos NOME: DATA: 15/09/2013 MOISÉS: AS PRAGAS Versículos para Decorar: 1 e 2 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Pedro nos ensina que mentir ao Espírito é mentir a Deus.

Pedro nos ensina que mentir ao Espírito é mentir a Deus. Lição 3 para 21 de janeiro de 2017 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5:3) Pedro nos ensina

Leia mais

IV Domingo do Advento

IV Domingo do Advento IV Domingo do Advento Perdão, Senhor IV Domingo do Advento Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

Compungir. Picar, furar, penetra, trespassar, ferir com espada. Salvar

Compungir. Picar, furar, penetra, trespassar, ferir com espada. Salvar Atos 2: 37-41 ATOS 2: 37-41 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um

Leia mais

Uma Sociedade que Banalizou o Mal. Uma Sociedade que se distanciou de Deus.

Uma Sociedade que Banalizou o Mal. Uma Sociedade que se distanciou de Deus. Uma Sociedade que Banalizou o Mal. Uma Sociedade que se distanciou de Deus. O Senhor diz: Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles

Leia mais

Como está sua busca por Deus? Fevereiro 2017 Pra. Ivonne Muniz

Como está sua busca por Deus? Fevereiro 2017 Pra. Ivonne Muniz Como está sua busca por Deus? Fevereiro 2017 Pra. Ivonne Muniz Mudança de hábitos Tudo vai bem! Como está sua busca Acabe com a seca na sua vida! Mude de canal! por Deus? Conforme nós reagirmos nos momentos

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais