Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância. Março 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância. Março 2016"

Transcrição

1 Reapreciação e Renovação da Prova na 2ªInstância Março 2016

2 Decreto-Lei nº 39/95, de 15 de Fevereiro Introduziu a possibilidade de registo da prova produzida em audiência de julgamento. Reforço dos poderes da Relação possibilidade de alteração da matéria de facto.

3 Alteração da decisão de facto no anterior CPC Art. 712.º A Relação podia alterar a decisão sobre a matéria de facto proferida pela 1ª instância quando: Do processo constassem todos os elementos de prova que tinham servido de base à decisão sobre os pontos da matéria de facto em causa ou se, tendo ocorrido a gravação dos depoimentos prestados, tivesse sido impugnada a decisão com base neles proferida;

4 Art. 712º do anterior CPC Os elementos fornecidos pelo processo impusessem decisão diversa insusceptível de ser destruída por quaisquer outras provas; O recorrente apresentasse documento novo superveniente que, por si só, fosse suficiente para destruir a prova em que a decisão assentara.

5 Art. 712º do anterior CPC Este regime tornou possível: Renovação de determinados meios de prova; Produção de novos meios de prova. Não permitia a reapreciação de todos os meios de prova. Não se tratava de um novo julgamento.

6 Impôs 2 ónus ao recorrente: Art. 690º-A do anterior CPC Identificação dos concretos pontos de facto que considerava incorrectamente julgados; Identificação dos concretos meios probatórios, constantes do processo, registo ou gravação nele realizada, que impunham decisão sobre os pontos da matéria de facto impugnados diversa da recorrida.

7 Alteração da decisão de facto no NCPC - Art. 662º (nº. 1) A Relação deve alterar a decisão proferida sobre a matéria de facto se: (i) os factos tidos como assentes (apelação reponderação); (ii) a prova produzida (apelação reponderação); ou (iii) um documento superveniente (apelação reexame) impuserem decisão diversa.

8 Art. 662º do NCPC (nº 2) A Relação deve ainda, mesmo oficiosamente: a) Ordenar a renovação da produção da prova quando houver dúvidas sérias sobre a credibilidade do depoente ou sobre o sentido do seu depoimento; (apelação reexame)

9 Art. 662º do NCPC b) Ordenar, em caso de dúvida fundada sobre a prova realizada, a produção de novos meios de prova; (apelação reexame)

10 Art. 662º do NCPC c) Anular a decisão proferida em 1ª instância quando, não constando do processo todos os elementos que permitam a alteração da decisão proferida sobre a matéria de facto, repute deficiente, obscura ou contraditória a decisão sobre pontos determinados da matéria de facto, ou quando considere indispensável a ampliação desta; (poderes cassatórios)

11 Art. 662º NCPC d) Determinar que, não estando devidamente fundamentada a decisão proferida sobre algum facto essencial para o julgamento da causa, o tribunal de 1ª instância a fundamente, tendo em conta os depoimentos gravados ou registados. (poderes cassatórios)

12 Art. 640º do NCPC Acrescentou a obrigatoriedade de o recorrente ter que especificar a decisão que, no seu entendimento, deverá ser proferida sobre as questões de facto impugnadas.

13 Arts. 712º e 662º do NCPC À Relação não cabe apenas apurar da razoabilidade da convicção formada em 1ª instância A Relação tinha e tem o poder-dever de valorar a prova produzida em 1ª instância, formando a sua própria convicção autonomia decisória da Relação

14 Não se pretende um novo julgamento Princípio do dispositivo Art. 662º do NCPC Modificações devem respeitar as alegações que delimitam objecto do recurso Respeitado o art. 640º, a Relação não está limitada à reapreciação dos meios de prova indicados pelas partes mas deve atender a todos os que constem do processo

15 Renovação dos Meios de Prova 712º, nº 3 previa a possibilidade de a Relação determinar a renovação dos meios de prova, quando se mostrassem absolutamente indispensáveis ao apuramento da verdade. - possibilidade excepcional - poucas vezes utilizada.

16 Renovação dos Meios de Prova 662º, nº 2, al. a) dever de oficiosamente a Relação determinar a renovação dos meios de prova, limitada à prestação de depoimentos, quando houver dúvidas sérias sobre a credibilidade do depoente ou sentido do depoimento

17 Produção de Novos Meios de Prova 662º, nº 2, al. b) Relação deve, oficiosamente, ordenar a produção de novos meios de prova, em caso de dúvida fundada sobre a prova produzida, de acordo com critérios de objectividade.

18 Relação como 1ª Instância Na renovação de meios de prova e produção de novos meios de prova Os depoentes devem prestar presencialmente na Relação os seus depoimentos - admitida a videoconferência? Novos depoimentos devem ser gravados Renovação ou produção de nova prova deve ser feita perante o colectivo de juízes da Relação (e não apenas perante o Relator)

19 Irrecorribilidade Estabelece o 662º, nº 4 que as decisões da Relação previstas nos nºs. 1 e 2 não cabe recurso para o Supremo Tribunal de Justiça Mas o Supremo Tribunal de Justiça vem entendendo que pode verificar se a Relação, ao usar aqueles poderes, agiu dentro dos limites previstos na lei, ao abrigo do art. 682º, nº 3.

20 Objectivos Reforço e ampliação dos poderes da Relação no julgamento do recurso da matéria de facto Formação da sua própria convicção pela Relação/não se limitando à correcção de erros manifestos Ultrapassagem das limitações resultantes da falta de imediação Criação das condições (logísticas) indispensáveis para o exercício destes poderes-deveres

21 Dificuldades Utilização frequente da renovação dos meios de prova impunha/impõe um alargamento substancial dos quadros da Relação A renovação dos meios de prova tinha (e tem) que ser feita perante o colectivo de juízes Desembargadores Problemas de logística falta de salas de audiência e de gabinetes

22 Alguns Acórdãos ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, de 1 de Julho de 2008 A Relação, a partir da análise crítica das provas (sem limitação à indicadas pelo recorrente) deve formar a sua própria convicção (coincidente ou não com a 1ª instância). Há que evitar uma garantia meramente virtual.

23 ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, de 24 de Maio de 2012 O Tribunal da Relação está vinculado a realizar uma reapreciação substancial da matéria do recurso de apelação ( ), cumprindo-lhe realizar uma análise crítica das provas.

24 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE COIMBRA, de 11 de Março de 2014 Pode a Relação determinar a realização de diligência probatórias suplementares, ao abrigo do art. 662º, nº 2, al. b) do NCPC, se estiver em causa o esclarecimento de facto essencial para o desfecho da lide, e dissipar dúvidas decorrentes do teor das respostas à matéria de facto a provar.

25 ACÓRDÃOS DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO, de 5 e 12 de Maio e 2014 A Relação não pode formar uma nova convicção, que lhe está de todo em todo vedada pela falta dos elementos intraduzíveis na gravação da prova. A Relação, na reapreciação da matéria de facto, tem um papel meramente residual de aferição da razoabilidade da convicção probatória do julgador de 1.ª instância.

26 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA, de 9 de Maio de 2014 O Tribunal da Relação pode lançar mão dos seus poderes oficiosos constantes do art. 662º, nºs. 1 e 2, al. b) do NCPC e solicitar novos elementos de facto por meio de ofício a entidades e, na posse desses novos elementos, alterar a matéria de facto e o subsequente julgamento de direito mesmo no caso de não ter sido colocada em causa essa matéria de facto pelo recorrente.

27 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE COIMBRA, de 24 de Junho de 2014 À Relação compete formar e formular a sua própria convicção, renovando certos meios de prova e a produção de novos meios de prova, em casos de dúvida fundada sobre a prova realizada em 1ª instância.

28 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES, de 26 de Junho de 2014 A reapreciação da decisão da matéria de facto está regulada de uma forma mais ampla no NCPC - praticamente um novo julgamento e um poder vinculado. As regras de julgamento a que deve obedecer a Relação são as mesmas que sujeitam o tribunal de 1ª instância.

29 ACÓRDÃO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA, de 19 de Fevereiro de 2015 Deve ser recusada a produção de meios de prova requerida pelo apelante que não se apresente como um meio complementar para remoção de dúvidas fundadas acerca da matéria de facto, mas como uma panaceia para suprir a extemporaneidade de meios de prova já anteriormente apresentados e rejeitados.

30 ACÓRDÃOS DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, de 19 de Fevereiro e 1 de Outubro de 2015 Reforço e ampliação dos poderes da Relação, no julgamento do recurso da decisão de facto art. 662º. Mas com delimitação e fundamentação da impugnação da decisão de facto art. 640º.

31 Conclusão Efectivo alargamento dos poderes da Relação quanto à alteração das decisões de facto da 1ª Instância. Atribuído um real poder/dever de apreciação da matéria de facto pela Relação duplo grau de jurisdição. A imposição deste poder-dever deverá permitir aos Senhores Desembargadores encontrar a possibilidade prática de imprimir aos casos que devam julgar a sua própria convicção.

32 Muito obrigada!

33

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018

Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça. Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Acórdão Estradas de Portugal, Matéria de Facto e Realização da Justiça Anabela Russo 31 de Janeiro de 2018 Índice I. Breve resumo do objecto do processo e da decisão em 1ª instância II. Delimitação do

Leia mais

Intervenção para o Debate Público Nacional para a Reforma do Sistema de Recursos em Processo Civil

Intervenção para o Debate Público Nacional para a Reforma do Sistema de Recursos em Processo Civil Intervenção para o Debate Público Nacional para a Reforma do Sistema de Recursos em Processo Civil Em primeiro lugar quero agradecer em nome do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados (CDCOA)

Leia mais

Colóquio sobre Direito do Trabalho

Colóquio sobre Direito do Trabalho Supremo Tribunal de Justiça Colóquio sobre Direito do Trabalho Processo Laboral - Julgamento da matéria de facto (1) Quando no início do estágio de Pré-afectação, o, então, Director de Estágios da Zona

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2011: TBCSC.A.L

ECLI:PT:TRL:2011: TBCSC.A.L ECLI:PT:TRL:2011:2087.10.9TBCSC.A.L1.7.94 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2011:2087.10.9tbcsc.a.l1.7.94 Relator Nº do Documento Luís Espírito Santo rl Apenso Data do Acordão 17/03/2011

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL 25ª Sessão DA REFORMA DOS RECURSOS EM PROCESSO CIVIL Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 Enquadramento legal DL nº 303/2007 de 24 de Agosto Rectificado pela: Declaração

Leia mais

Recursos Professor Alexandre Flexa

Recursos Professor Alexandre Flexa Recursos Professor Alexandre Flexa www.masterjuris.com.br MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos 2)Ações autônomas de impugnação 3)? MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos

Leia mais

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS

PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS PAPEL DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORIENTA- ÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: PROCEDIMENTOS DE UNIFOR- MIZAÇÃO BREVES NOTAS 1. Estrutura judiciária - Tribunais Judiciais (1) Supremo Tribunal de Justiça (com

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Recurso Especial e Extraordinário RECURSO ESPECIAL: Competência do STJ. Art. 104, III da CF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO: Competência do STF. Art. 102, III da CF. RECURSO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos)

ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos) ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E PROCESSO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Lei n.o 28/82, (*) de 15 de Novembro (Excertos) A Assembleia da República decreta, nos termos do artigo 244.o da Lei Constitucional n.o

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Impugnação da matéria de facto Dever de obediência Dever de zelo Dever de lealdade Justa causa de despedimento I. Suscitada em sede de impugnação da matéria de facto, nos termos dos artigos 639.º e 640.º

Leia mais

RECURSOS JURISDICIONAIS

RECURSOS JURISDICIONAIS PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS RECURSOS JURISDICIONAIS Coimbra, 02.11.2010 José Pereira de Sousa - Advogado 1 Recursos Jurisdicionais Os recursos das decisões jurisdicionais proferidas pelos Tribunais

Leia mais

ECLI:PT:STJ:2016: TTCBR.C1.S1

ECLI:PT:STJ:2016: TTCBR.C1.S1 ECLI:PT:STJ:2016:326.14.6TTCBR.C1.S1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:stj:2016:326.14.6ttcbr.c1.s1 Relator Nº do Documento Mário Belo Morgado Apenso Data do Acordão 14/01/2016 Data de decisão

Leia mais

Discussão e Julgamento da causa

Discussão e Julgamento da causa Discussão e Julgamento da causa Hermínia Oliveira Susana Silveira VI Colóquio de Direito do Trabalho Supremo Tribunal de Justiça O ARTIGO 72.º DO CÓDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO O JUIZ DA 1.ª INSTÂNCIA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

CAPÍTULO I GENERALIDADES

CAPÍTULO I GENERALIDADES CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº. 1º. (COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIAS) O Conselho Técnico da Associação de Futebol de Lisboa tem a composição, exerce as competências e funciona de acordo com o disposto nos Estatutos

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

Processo nº 9B0509 Acórdão de:

Processo nº 9B0509 Acórdão de: PDF elaborado pela Datajuris Processo nº 9B0509 Acórdão de: 12-03-2009 Acordam no Supremo Tribunal de Justiça I AA intentou, no dia 17 de Agosto de 2004, contra BB, acção declarativa constitutiva, com

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/02/2017 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.008.733 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça. Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça. Secção Social Pensão Obrigatoriamente Remível Revisão da Incapacidade Juros de Mora I. O artigo 135.º do atual Código de Processo do Trabalho consagra um regime jurídico especial I para a mora no domínio das pensões

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 54/12.7YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais proferidos pela Sr. Juiz actual titular da 1ª Vara de Competência Mista de Guimarães e pela Srª Juiz que,

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Nulidade de Acórdão Omissão de pronúncia Impugnação da matéria de facto Diligências de investigação Procedimento disciplinar Poderes do Supremo Tribunal de Justiça I. Nos termos do art. 615.º, n.º 1, al.

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho

UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho UNIVERSIDADE CATÓLICA, LISBOA 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Ana Celeste Carvalho O Artigo 45.º sofre alterações (exercício de clarificação): - pressuposto material da norma: que a pretensão do autor seja fundada

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado Registro: 2018.0000306197 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do(a) Apelação nº 1059737-54.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional

Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento de Dispensa de Segredo Profissional Regulamento n.º 94/2006 OA (2ª Série), de 25 de Maio de 2006 / ORDEM DOS ADVOGADOS. Conselho Geral. - Regulamento de dispensa de segredo profissional. Diário

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD

ECLI:PT:STJ:2010: PBBRR.S2.FD ECLI:PT:STJ:2010:586.05.3PBBRR.S2.FD http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:stj:2010:586.05.3pbbrr.s2.fd Relator Nº do Documento Oliveira Mendes Apenso Data do Acordão 23/11/2010 Data de decisão

Leia mais

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO 1- PRINCÍPIOS: conceito e atuação na ciência do direito 2- PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

Leia mais

PN ; Ap.: Tc. Gondomar, 1º J. (); Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I. Introdução:

PN ; Ap.: Tc. Gondomar, 1º J. (); Acordam no Tribunal da Relação do Porto. I. Introdução: PN 5134.04-5; Ap.: Tc. Gondomar, 1º J. (); Ap.e1: Ap.a2: Acordam no Tribunal da Relação do Porto I. Introdução: (a) A Ap.e discorda da improcedência dos embargos de executada, onde alegara nada dever à

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 140/11.0YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais, transitados em julgado, proferidos pelo Sr. Juiz actual titular do Tribunal Judicial de Caminha e pela

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 155/11.9YRGMR I - RELATÓRIO Vem o presente incidente na sequência de dois despachos judiciais, transitados em julgado, proferidos pelo Sr. Juiz actual titular do Juízo de Execução de Guimarães pelo

Leia mais

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV

STJ tloz. BluaW!d DlnBd. O!J~t!SJaA!Un atua:loll. ope80apv. VNI03W'lV VNI03W'lV W ope80apv O!J~t!SJaA!Un atua:loll BluaW!d DlnBd tloz STJ00100320 PROCESSO CIVIL DECLARATIVO AUTOR Paulo Pimenta EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76-80 3000-167 Coimbra

Leia mais

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente da Abarca - Companhia de Seguros, SA Regulamento de Funcionamento Artigo 1.º - Objecto 1. O presente documento tem por objecto definir

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13

índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 índice 5 nota introdutória à 2ª edição 13 A. Ação Administrativa 15 I. Petições Iniciais 17 1. Petição inicial de reconhecimento de direito 19 2. Petição inicial para adoção ou abstenção de comportamentos

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Coordenador: Leonardo Barreto Moreira Alves MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL Promotor de Justiça Estadual 2ª edição 2016 DIREITO PROCESSUAL CIVIL Renato Bretz Pereira 1. DO PROCESSO DE CONHECIMENTO (MPE/SP/Promotor/2015)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

ECLI:PT:TRG:2014: TBBRG.J.G1.4C

ECLI:PT:TRG:2014: TBBRG.J.G1.4C ECLI:PT:TRG:2014:329.12.5TBBRG.J.G1.4C http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trg:2014:329.12.5tbbrg.j.g1.4c Relator Nº do Documento Ana Cristina Duarte rg Apenso Data do Acordão 29/05/2014 Data

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO II - ACTOS PROCESSUAIS DAS PARTES Prática Processual Civil I FASE DE FORMAÇÃO INICIAL - PROGRAMA DE PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL I I - ACESSO AO DIREITO Modalidades do acesso ao direito e à justiça. O conceito de insuficiência económica. Revogação

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Acidente de Trabalho Acidente in itinere I. O disposto nos artigos 8.º, n.º s 1 e 2, alíneas a) e b), e 9.º, n.ºs 1, alínea a) e 2, alíneas b) e e), da Lei n.º 98/2009, de 4 de setembro, deve ser interpretado

Leia mais

09/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

09/09/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 09/09/2016 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 961.319 MATO GROSSO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 36/09 15.Set. -1ª S/PL

ACÓRDÃO N.º 36/09 15.Set. -1ª S/PL ACÓRDÃO N.º 36/09 15.Set. -1ª S/PL Recurso Ordinário n.º 4/2009-R (Processo de fiscalização prévia nº 1294/2008) DESCRITORES: Aclaração de Acórdão / Esclarecimento Suplementar / Indeferimento do Pedido

Leia mais

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art.

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art. Regimento Interno TRF 1 (Atualizado de acordo com o Novo CPC) 1. Funciona, no Tribunal, a Coordenação do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, que tem por objetivo formular e promover

Leia mais

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99 Preâmbulo Na elaboração preliminar deste Estatuto colaboraram Juízes de diversos países do mundo. O presente Estatuto é o resultado do seu trabalho e teve o consenso

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2013.0000212885 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Embargos de Declaração nº 0184534-27.2010.8.26.0100/50000, da Comarca de São Paulo, em que é embargante MARIO ITO

Leia mais

Acordam no Tribunal da Relação do Porto

Acordam no Tribunal da Relação do Porto PN 1686.011 ; Ag: TC. S. J. Pesqueira; Ag.e2: Ag.os3: Acordam no Tribunal da Relação do Porto 1. A Ag.e não se conforma com a decisão de 1ª instância que ordenou o despejo, por falta de pagamento de rendas

Leia mais

Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa

Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa Processo n. 182/ 14.4TTFUN.L1 Apelação. Acordam na Secção Social do Tribunal da Relação de Lisboa A Ré, Q - Gestão e Exploração Hoteleira, Lda no seu requerimento de interposição do recurso, requereu o

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 831.699 DISTRITO FEDERAL RELATORA RECTE.(S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :EDVALDO BORGES DE ARAÚJO ADV.(A/S) :ANTONIO DANIEL CUNHA RODRIGUES DE SOUZA E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :CELIO

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO:

Em Conferência no Tribunal da Relação do Porto I. INTRODUÇÃO: PN 3598.07-5; Cf.Comp.: TRP Rq.e: Maria Helena Marques Coelho Rodrigues Correia Simões1, Rua da Firmeza, 148 4000-225 Porto Rq.do: Carlos Alberto Correia Simões Rodrigues2 Em Conferência no Tribunal da

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO Aula n. 78 O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição

Leia mais

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de

ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República, datado de 8 de Inquérito Disciplinar n.º 18/17 RMP-PI Relator: [...] ACORDAM NA SECÇÃO DISCIPLINAR DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO I RELATÓRIO 1. Por despacho do Senhor Vice-Procurador-Geral da República,

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I. Princípios Gerais

REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I. Princípios Gerais REGULAMENTO INTERNO DO PROVEDOR DO CLIENTE DO BCN CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1.º Funções 1. O Provedor do Cliente do BCN tem por função principal a defesa e promoção dos direitos, garantias e

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000923278 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1002561-34.2016.8.26.0126, da Comarca de Caraguatatuba, em que são apelantes DIONISIO CHAVES NETO e MARIA WANDA

Leia mais

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: NATUREZA/EFEITOS/ JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E MÉRITO/ EMBARGOS PREQUESTIONADOR/ TECNICA DE JULGAMENTO

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO MÓDULO 31 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão, contradição

Leia mais

ECLI:PT:TRL:2013: TYLSB.G.L1.6.F7

ECLI:PT:TRL:2013: TYLSB.G.L1.6.F7 ECLI:PT:TRL:2013:1350.12.9TYLSB.G.L1.6.F7 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trl:2013:1350.12.9tylsb.g.l1.6.f7 Relator Nº do Documento Maria De Deus Correia rl Apenso Data do Acordão 28/11/2013

Leia mais

TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA

TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA Processo n.'' 204/ 13.6YUSTR.L1-3.^ Secção Relator: Carlos Rodrigues de Almeida Acordam, em conferência, no Tribunal da Relação de Lisboa I - RELATÓRIO 1 - No dia 11 de Março de 2015, foi proferido nestes

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. ACÓRDÃO N. o 115/2010. (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. ACÓRDÃO N. o 115/2010. (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional " REPúBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACÓRDÃO N. o 115/2010 Processo n 55/2008 (Recurso do Acórdão N 104/2009 ) Acordam, em nome do Povo, no Plenário do Tribunal Constitucional Miguel João Sebastião

Leia mais

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC)

ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Revogou a Sentença nº 5/2016 - SRATC ACÓRDÃO N.º 20/2016- PL-3.ª SECÇÃO 4ROM-SRA/2016 (P. n.º 1/2014-M-SRATC) Descritores: Extinção do procedimento por responsabilidades sancionatórias /prescrição/ artigo

Leia mais

SIADAP 2 AT Serviços Tributários. Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária

SIADAP 2 AT Serviços Tributários. Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária SIADAP 2 AT Serviços Tributários Avaliação dos dirigentes intermédios e do pessoal de chefia tributária Procedimento de Reclamação - Linhas Orientadoras I Apreciação pela Comissão Paritária constituída

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO PROCESSUAL CIVIL - DIREITO PROCESSUAL CIVIL

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO PROCESSUAL CIVIL - DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1/7 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. Tema: A decisão de inadmissibilidade do recurso especial não é formada por capítulos autônomos. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA (EAREsp) A decisão de inadmissibilidade do recurso

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Dupla conforme Pluralidade de pedidos Fundamentação essencialmente diferente I. Nos casos em que a parte dispositiva da decisão contenha segmentos decisórios distintos e autónomos, o conceito de dupla

Leia mais

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de assunção de competência existente no art. 555, 1º do CPC/73, que permitia fosse o recurso julgado por

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL ( ) - Duração 2 h 30 m DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 2015/2016 Mestrado Forense / Turma B (Rui Pinto) EXAME FINAL (12.1.2016) - Duração 2 h 30 m I. LEIA o seguinte ac. RL 16-1-2014/Proc. 4817/07.7TBALM.L2-6 (ANTÓNIO MARTINS):

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (05/11/2018) Recursos. Pressupostos objetivos: g) Forma deverá o recorrente na elaboração do seu

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

Acórdão n.º 5/CC/2016. de 13 de Setembro

Acórdão n.º 5/CC/2016. de 13 de Setembro Acórdão n.º 5/CC/2016 de 13 de Setembro Processo n.º 4/CC/2016 Fiscalização concreta de constitucionalidade Acordam os Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional: I Relatório A Secção Criminal do Tribunal

Leia mais

DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA

DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA CAUSA PODERES DO JUIZ I. Introdução. Razões de Ordem O presente texto teve a missão de servir de guião à intervenção no VI Colóquio do Direito do Trabalho, realizado no dia 22

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores MARIA LAURA TAVARES (Presidente sem voto), NOGUEIRA DIEFENTHALER E MARCELO BERTHE. fls. 285 Registro: 2018.0000915210 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023927-57.2016.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA

Leia mais

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS...

ÍNDICE. Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... ÍNDICE Prefácio da primeira edição... 7 Prefácio à segunda edição... 9 Prefácio à terceira edição... 15 1.ª LIÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 CAPÍTULO I O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO: GENERALI- DADES...

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 13/2009 Quebra de Sigilo Profissional QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), o Senhor Juiz da... veio solicitar a pronúncia do, nos termos

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2017: T8PTG.E1.C0

ECLI:PT:TRE:2017: T8PTG.E1.C0 ECLI:PT:TRE:2017:1362.16.3T8PTG.E1.C0 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2017:1362.16.3t8ptg.e1.c0 Relator Nº do Documento Conceição Ferreira Apenso Data do Acordão 13/07/2017 Data de decisão

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA VI Colóquio do Supremo Tribunal de Justiça sobre Direito do Trabalho Lisboa, 22 de Outubro de 2014 Sessão de Encerramento INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA SECÇÃO SOCIAL, JUIZ CONSELHEIRO MANUEL PINTO HESPANHOL

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013

OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL. Tribunal Constitucional, seminário 2013 OS RECURSOS DE INCONSTITUCIONALIDADE PARA O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL S Plano de apresentação S I. INTRODUÇÃO S II. RECURSO ORDINÁRIO DE INCONSTITUCIONALIDADE S III. RECURSO EXTRAORDINÁRIO S IV. REGIME COMPARADO

Leia mais

Dados Básicos. Ementa

Dados Básicos. Ementa Dados Básicos Fonte: 20110110696808 Tipo: Acórdão TJDFT Data de Julgamento: 07/12/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:16/12/2011 Estado: Distrito Federal Cidade: Relator: Lécio

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 009.00.157 ORIGEM: 9ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DA CAPITAL EMBARGANTE:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 647.681 - SP (2004/0030706-4) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : BANCO NOSSA CAIXA S/A ADVOGADO : REYNALDO CUNHA E OUTRO(S) RECORRIDO : MUNICÍPIO DE SANTOS PROCURADOR

Leia mais