SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Elaine Prado

2 Copyright 2015 Elaine Prado Projeto Editorial Magali Berggren Comelato Projeto Gráfico Paula Leite Assessoria Textual Lara Milani Assessoria Técnica Glorinha Bedicks Revisão Técnica Dailton Lopes Ilustrações Paulo R. Masserani Revisão Lara Milani ESTE SUPLEMENTO É PARTE INTEGRANTE DO LIVRO A ARTE DE BRINCAR COM MÚSICA - VOLUME II NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE Os sons dos intrumentos e as músicas citadas no livro do aluno pode ser encontrados no site da Editora Adonis: Todos os direitos reservados à Gráfica e Editora Adonis. Rua do Acetato, Distrito Industrial Abdo Najar. CEP: Americana/SP - Fone: (19)

3 Planejando as aulas Duração: 50 minutos. Tema: o capítulo usado em aula. Conteúdo: o que será aplicado em aula. Objetivos: o propósito da aula, a meta a ser atingida. Procedimento/estratégia: como desenvolver os objetivos, os materiais utilizados, outros. Avaliação: os objetivos foram atingidos? Música de livre escolha para ser trabalhada a cada bimestre, podendo ser relacionada a aspectos culturais envolvidos, além de jogos e brincadeiras ou trabalho de canto e coral; Realização das atividades pedagógicas do livro; Música para flauta. É de extrema importância que o professor conheça seu aluno e seus gostos musicais, a fim de realizar a seleção musical. Ambos podem sugerir obras construtivas para sua integração e para um desenvolvimento integral, desenvolvendo autonomia, criatividade, cooperação e responsabilidades. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)

4 CAP. 1 O SOM Tema: o som. Conteúdo: o mundo dos sons. Objetivo: trabalhar os sons a nossa volta e percebê-los. Procedimentos/estratégias: Passeio pela escola Leve os alunos para um passeio pela escola para que percebam os sons. Ao voltarem para a sala, faça uma roda de conversa na qual falarão sobre os sons que ouviram. Se preferir, monte com eles um painel sonoro. Ondas sonoras Faça experiências sonoras para que os alunos percebam o movimento sonoro (que não é visto). Som e ruído Som é uma percepção sensorial; o ruído é um som indesejado, às vezes considerado incômodo por algumas pessoas. Pergunte aos alunos o que eles acham que é som e o que consideram ruído. Construindo jogos Construa com os alunos o Jogo da Memória com Sons. Usando caixas de fósforo ou potes de Danoninho, confeccione oito pares de sons diferentes. No meu blog ( há várias sugestões que podem ser feitas com as crianças.

5 CAP. 2 AS NOTAS MUSICAIS Tema: notas musicais. Conteúdo: escala musical. Objetivo: conhecer as notas na escala musical. Procedimentos/estratégias: monte uma amarelinha musical, também disponível para compra, se desejar. Outra opção é separar grupos em que cada aluno deve montar a sequência das notas a partir da nota dada. Exemplo: a partir da nota fá, a sequência deverá ser: fá sol lá si dó ré mi fá. Outra atividade: jogo coletivo. Faça, em E.V.A., quatro pares de cada nota musical. Você vai precisar de um dado e de um objeto (pode ser um bichinho de pelúcia), que caminhará em cima das notas. Confeccione também o ponto de partida e o de chegada.

6 Nesta figura será escrito o comando. Exemplo: Pule 1 casa Imite um animal Cante uma canção Volte ao início do jogo Fique até tirar um 5 Avance 3 casas Faça um som grave Faça um som agudo Jogue novamente Pode-se acrescentar também sons e ruídos ou sons de instrumentos musicais.

7 Cada aluno deve jogar o dado uma vez, e apenas quem tirar jogue novamente poderá jogá-lo pela segunda vez. Depois de jogar o dado, o aluno deve mover o objeto para o lugar correspondente ao que foi sorteado. Tema: tá e titi. Conteúdo: figuras musicais. Objetivo: trabalhar intuitivamente as figuras musicais. Procedimentos/estratégias: o primeiro passo é estar bem familiarizado com as figuras musicais e seus tempos. No meu blog ( disponibilizo vídeos do método Pozzoli para que vocês pratiquem. Faça diversas brincadeiras lúdicas explorando os ritmos, lembrando que tá e titi são símbolos usados para introduzir as figuras musicais. Neste volume começaremos a substituir os símbolos pelas figuras verdadeiras:

8 Observação: explorando os ritmos, utilize diversas brincadeiras durante todo o ano, como bingo, boliche, jogo da memória, jogo de tômbola, ditados etc. Lembre-se: quanto mais lúdicas as brincadeiras, melhor. Ajuste a leitura rítmica de acordo com o que os alunos estão acostumados. CAP. 3 AS PROPRIEDADES DO SOM Tema: descubra a propriedade do som. Objetivo: perceber a diferença entre os desenhos. Procedimento/estratégia: deixe os alunos olharem a figura e tentarem adivinhar qual propriedade ela representa. Esta figura representa o timbre. Esta figura representa a intensidade. Esta figura representa a duração. Esta figura representa a altura. Tema: grave e agudo. Objetivo: desenvolver a percepção do som, a atenção e a concentração. Procedimentos/estratégias: além das atividades propostas no livro do aluno, você pode fazer outras atividades lúdicas. Peça aos alunos, por exemplo, que tragam para a escola objetos que produzam som e, em sala, os separem em grave e agudo. Faça ditados e brincadeiras como telefone sem fio, em que a palavra deve ser dita usando o som grave e agudo na entonação da voz. Outra sugestão é fazer a brincadeira do eco: um grupo canta a música e o outro faz o eco. Nessa atividade pode ser trabalhado o uso da intensidade (forte e fraco).

9 Tema: grave e agudo. Objetivo: trabalhar a atenção e a concentração. Procedimento/estratégia: para esta atividade, você vai precisar de quatro botões, que devem ficar no centro. Comece com um nível de dificuldade baixo e vá aumentando aos poucos. Por exemplo, você diz: Agudo Grave Grave Grave AGUDO GRAVE Os botões devem seguir para a marcação correspondente. Depois você poderá substituir por sons, sendo um grave e o outro agudo. Observação: execute a atividade sem pausas, podendo repeti-la uma vez. Ao sinal, os alunos devem marcar, trabalhando assim a concentração e a memorização. Tema: duração. Objetivo: perceber a duração dos sons. Procedimento/estratégia: esta atividade usa também o grave e o agudo, associados à duração do som. Faça cartelas para o jogo.

10 Toque ou fale a sequência. O aluno (ou dupla) que estiver com a cartela correspondente deverá colocá-la no centro da roda, ao lado da figura tocada anteriormente. O ideal é fazer duas a três cartelas para o aluno ou dupla, lembrando também que a ordem das cartelas deve seguir uma lógica (se subiu, pode descer ou continuar no agudo; não se deve fazer uma subida e na sequência executar um som grave). Exemplo: ERRADO CERTO Tema: intensidade. Objetivo: perceber a força do som. Procedimentos/estratégias: intensidade é a força que o som tem, podendo ser forte ou fraco. Muitas pessoas confundem intensidade com volume, o que é um erro, pois o volume é a quantidade de som existente em um ambiente.

11 Aumentar ou diminuir o volume não significa ser forte ou fraco. Uma atividade bem comum é chamada A Cor do Som: usam-se cartões com cores diferentes para representar a intensidade. Enquanto os alunos cantam uma música, você mostra o cartão e eles devem cantar de acordo com a cor apresentada. Uma sugestão é começar de modo simples e depois ir acrescentando desafios, como: forte, meio forte, fraco, meio fraco. Outra atividade é criar histórias usando sons fortes e fracos, nas quais as crianças possam representar, criar e participar. Tema: timbre. Objetivo: perceber a qualidade característica de cada som. Procedimentos/estratégias: escolha três sons diferentes e dê um comando a cada um deles. Exemplo: Tambor estátua; Triângulo andar rápido nas pontas dos pés; Chocalho dançar. Ao som da música, as crianças devem andar livremente e, quando ouvirem o som, deverão executar a ordem correspondente. Outra atividade é a Descobrindo Seu Par: confeccione pares de cartelas e entregue a cada criança um som diferente. Ninguém pode revelar sua carta ao amigo. Ao som da música, os alunos devem andar pela sala imitando o som correspondente a sua cartela. Quando encontrarem o par, devem caminhar junto a ele. Perde quem não encontrar o par. Outra sugestão é entregar à criança a cartela com um instrumento. Quando tocar o instrumento correspondente, ela deve andar. Quando parar de tocar o seu instrumento, ela deve parar de andar. Você, professor, pode colocar vários instrumentos juntos e às vezes todos ao mesmo tempo; em outras ocasiões, apenas um grupo, podendo ser cordas, sopro

12 ou percussão, desde que já tenham sido trabalhados. No meu blog ( há várias atividades de timbre. Tema: andamento musical. Objetivo: desenvolver a percepção, a atenção e a concentração. Procedimento/estratégia: em roda, dê um comando, que pode ser lento ou rápido. Faça inicialmente uma pulsação mais moderada, não tão rápida, e depois aumente o desafio. A marcação deve ser feita com os pés ou com as mãos, e cada aluno falará seu nome no pulso. Ao aumentar a dificuldade do exercício, você pode usar uma bola, que passará de mão em mão dentro da pulsação, ou clavas, que serão tocadas somente quando for a vez do seu pulso. Observação: a pulsação continua com os pés. CAP. 4 INSTRUMENTOS MUSICAIS Tema: conhecendo os instrumentos. Objetivo: conhecer os instrumentos e suas famílias. Procedimentos/estratégias: apresente aos alunos os instrumentos e suas famílias. Se for possível, leve instrumentos para a sala de aula, mostre vídeos, desenhos sobre orquestra ou, ainda, leve-os para assistir a uma apresentação. Há disponíveis no meu blog ( com.br/) orientações para a fabricação de vários instrumentos. Peça aos alunos que os confeccionem e tragam para a sala de aula. Escolha uma música e deixe a criatividade tomar conta dos alunos. Depois, selecione um maestro, lembrando- -se sempre de deixá-los à vontade para participar ou não da atividade. No final do livro do aluno há um jogo da memória para recortar. Outra sugestão de atividade é confeccionar bingos com sons de instrumentos.

13 CAP. 5 UM POUCO DE HISTÓRIA Tema: um pouco de história. Objetivo: conhecer grandes compositores. Procedimento/estratégia: nossos alunos, hoje em dia, têm repertórios que trazem de casa. Quando apresentamos um pouco de história da música e os grandes compositores, a intenção é despertar nas crianças o aprendizado de uma escuta detalhada e consciente, tornando-as mais sensíveis e reflexivas. A música não deve ser uma atividade imposta, mas realizada com um prazer em ouvir.. CAP. 6 A PAUTA MUSICAL Para os alunos dessa fase, a escrita musical continua sendo muito difícil, então o ideal é que seja totalmente lúdica. Tema: pauta musical. Objetivo: conhecer a escrita musical. Procedimento/estratégia: usando E.V.A. ou isopor, construa o prédio das notas e separe os alunos em grupos. No momento da atividade, pode ser trabalhado o dó móvel. O professor, por exemplo, diz: Agora montaremos a sequência a partir da nota fá. Os alunos devem montar a sequência de fá a fá: fá sol lá si dó ré mi fá. Alguns exercícios propostos na apostila devem ser realizados com a sua orientação, para que os alunos possam entender melhor a pauta musical. No meu blog ( -prado.blogspot.com.br/), há mais dicas de como trabalhar a pauta musical.

14 CAP. 7 CADERNO DE FLAUTA O caderno de flauta deve ser trabalhado concomitantemente às atividades pedagógicas do livro. A primeira parte tem como objetivo relembrar as notas que já foram aprendidas, juntamente com algumas músicas executadas no livro do 1º ano, por exemplo: Relembrando as notas SI e LÁ música Treinando as notas si e lá. Relembrando a nota SOL música Treinando um pouco mais. Relembrando a nota DÓ música Vamos treinar a nota dó. Relembrando a nota RÉ música Mary tinha um carneirinho. Não se esqueça também de relembrar a palavra mágica TU e a mão correta que começa a tocar as primeiras notas (mão esquerda). Use a flauta com bandinha e, se for possível, faça um arranjo melódico com um xilofone de madeira ou com boomwhackers (tubos melódicos). Seja criativo com seus alunos e a aula será muito mais aproveitada por eles. Neste volume, os alunos aprenderão a usar as duas mãos para tocar flauta: a mão direita passará a tocar as notas mi e fá. Se for necessário, pegue na mão dos alunos e mostre-lhes como fazer, caso contrário, eles poderão se sentir incapazes e frustrados.

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES. Fonte: EMB. ia. Uma ótima terapia!!! Nome:

CADERNO DE ATIVIDADES. Fonte: EMB. ia. Uma ótima terapia!!!  Nome: CADERNO DE ATIVIDADES Fonte: EMB Música & Cia ia. Uma ótima terapia!!! www.musikaecia.com.br Nome: Relembrando o movimento sonoro: 1 Ficou em Cima Ficou em Baixo Sons curtos em Cima Sons curtos em Baixo

Leia mais

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo

MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS. Para as aulas de Percepção e Solfejo MÓDULO 1 CADERNO DE EXERCÍ CÍOS Para as aulas de Percepção e Solfejo CONSERVATÓRIO MAESTRO PAULINO Ensino Fundamental de Música Disciplina de Teoria Musical, Percepção e Solfejo CADERNO DE EXERCÍCIOS Para

Leia mais

1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU

1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU Sugestão Plano de Trabalho Anual Música Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte SEDUCE-GO Objetivos CONCEITOS Conteúdos 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO TEMÁTICO - EU MODALIDADE Expectativas Espera-se

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR SUGESTÕES PARA O PROFESSOR 1º ANO do ENSINO FUNDAMENTAL Elaine Prado Estas sugestões para o professor são parte integrante do livro A arte de brincar com música 1º ano do Ensino Fundamental, de Elaine

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2015.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS.

A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL MUITO IMPORTANTE EM NOSSO DIA-A-DIA. PODEMOS OUVI-LA EM DIVERSOS LUGARES, NOS MAIS VARIADOS ESTILOS E MOMENTOS. O mundo dos sons 05 Sons dos animais 07 Sons do nosso corpo 14 Sons da nossa casa 17 Instrumentos musicais 18 Esta é a família do violino 28 Hino Cenecista 36 Hino Nacional Brasileiro 37 A MÚSICA É UMA

Leia mais

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. Profissional: Erick Luiz Vilela de Souza Atividade: Educação Musical Período de realização: fevereiro a dezembro de 2010 Setor: NAC Coordenadora:

Leia mais

Princípios do programa de Expressão Musical

Princípios do programa de Expressão Musical Princípios do programa de Expressão Musical Voz: Dizer, entoar e cantar rimas e lengalengas; cantar canções; experimentar sons vocais. Corpo: Experimentar percussão corporal; acompanhar canções e gravações

Leia mais

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música Como foi dito anteriormente, o pleno domínio dos conteúdos inerentes a ritmo, melodia e harmonia, depende de um conhecimento mais específico da linguagem musical; por isso, o que se busca aqui é um aumento

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA 1 A afinação de ouvido do violão geralmente é tratada como uma tarefa muito difícil e complicada. Na verdade, não é bem assim e eu vou te mostrar isso nesse guia. O grande problema não é a afinação do

Leia mais

Reconhecendo pausa, pulso e andamentos

Reconhecendo pausa, pulso e andamentos Para explorar os conceitos de pausa, pulso e andamentos, serão oferecidas a seguir várias sugestões de atividades de estímulo à percepção auditiva. Essas brincadeiras visam estimular a vivência desses

Leia mais

Distinguindo os parâmetros musicais: altura e intensidade

Distinguindo os parâmetros musicais: altura e intensidade Essa proposta prevê uma atividade que visa a compreensão de dois parâmetros básicos do som:. Os parâmetros em geral são a matéria-prima para a construção do som e da música e sua compreensão é muito importante

Leia mais

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos nós na sala de aula - módulo: música 1º ao 3º ano - unidade 7 É comum nos encantarmos ao ver alguém tocando de ouvido, ou seja, executando uma música

Leia mais

CACILDA BORGES ( )

CACILDA BORGES ( ) CACILDA BORGES (1914 2010) Fez curso de piano, composição e regência na Escola de Música da UFRJ. Responsável pela introdução da cadeira de Ritmoplastiana Escola de Dança do Teatro Municipal do RJ. Obras

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Anual EDUCAÇÃO MUSICAL Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano Unidade Didática/Tema* Conceitos/Conteúdos Organizadores/Competências Específicas

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2013.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Música para tocar. Profª. Carla Lopardo

MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Música para tocar. Profª. Carla Lopardo MÚSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Música para tocar Profª. Carla Lopardo carlalopardo@gmail.com O lugar da música para tocar na educação musical. Canção de Boas-vindas

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação Educação Musical º ANO C Ano Letivo: 0/0. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento musical dos alunos, através da compreensão

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES Primeiro trabalho didático sobre iniciação musical deu-se em forma de tese, apresentada no concurso para a cadeira de Teoria e Solfejo da Escola

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG Alexsandro Lima (UFCG); Augusto Matheus Vasconcellos de Araújo (UFCG);

Leia mais

VIOLÃO Flaviano Malara

VIOLÃO Flaviano Malara VIOLÃO Flaviano Malara DEDILHADOS para VIOLÃO Flaviano Malara DEDILHADOS para VIOLÃO RECOMENDAÇÕES POSTURA CORPO/INSTRUMENTO O violão possui 6 cordas; a primeira corda é a mais fina (aguda) e a sexta

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS APLICAÇÃO DE ESCALAS PARA IMPROVISO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É IMPROVISO... 02 MODELOS DE ESCALAS... 02 ENCERRAMENTO... 05 O QUE É IMPROVISO? Improvisar

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho.

Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho. Quarta-feira 17/10/12 Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho. Assunto: Cadê o lixo que estava aqui? Acolhimento: Amostra do Baú Mágico e apresentação da proposta

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

ENCAMINHAMENTO TRIMESTRAL AVALIAÇÃO

ENCAMINHAMENTO TRIMESTRAL AVALIAÇÃO 1ª ano Teoria Música dos continentes, Rock (Elvis e Beatles), instrumentos da orquestra. Comportamento atividades Concentrar-se na aula, atendendo bem ao chamado da professora, realizando as audições.

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações:

Leia mais

MÚSICA 2 a Etapa PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL (PARTE ESCRITA)

MÚSICA 2 a Etapa PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL (PARTE ESCRITA) MÚSICA 2 a Etapa PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL (PARTE ESCRITA) SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Prova contém a parte escrita da Prova de Percepção

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL

DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MUSICAL PROVA 12/16 6º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 19/12, de 5 de julho, republicado pelo Decreto-Lei nº 91/1, de 10 de julho)

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

Grelhas de conteúdos programáticos

Grelhas de conteúdos programáticos Grelhas de conteúdos programáticos > disciplina de Iniciação Musical ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS AMAC - GRELHAS DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO MUSICAL 1 RITMO frases

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

Caderno de Exercícios para as aulas de: LEITURA I PERCEPÇÃO I SOLFEJO I

Caderno de Exercícios para as aulas de: LEITURA I PERCEPÇÃO I SOLFEJO I Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves Caderno de Exercícios para as aulas de: LEITURA I PERCEPÇÃO I SOLFEJO I Organização: Rafael Rauski 2012 MANUAL PRÁTICO DE LEITURA EM CLAVES

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS!

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! por estrategiaeexcelencia, em 01.07.11 APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 AULAS MÉTODO SIMPLES E PRÁTICO POR MARCOS F.SILVA INTRODUÇÃO Antes de mais nada, quero explicar que

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2014.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

Parâmetros do som. 24 Capítulo 2

Parâmetros do som. 24 Capítulo 2 Parâmetros do som Ouvimos diversos sons produzidos por uma quantidade enorme de fontes sonoras. Sons diferentes e também sons que conhecemos e reconhecemos diariamente. Uma mesma nota musical pode ser

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

UM POR TODOS E TODOS POR UM

UM POR TODOS E TODOS POR UM OFICINA Nº: 01 UM POR TODOS E TODOS POR UM ÁREA: Recreação FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVO: Desenvolver o trabalho em equipe, a cooperação, a comunicação, a criatividade e

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Mundo dos games Mês: Maio Habilidade Socioemocional: Cooperação e empatia Período: 09 a 13 de Maio Duração: até 1h Público: Creche e Pré Descrição da atividade (resumo

Leia mais

Formação Musical. Escola de Música Paroquial de Avintes. Planificação de conteúdos e actividades

Formação Musical. Escola de Música Paroquial de Avintes. Planificação de conteúdos e actividades Formação Musical Escola de Música Paroquial de Avintes Planificação de conteúdos e actividades António José Ferreira 01 de Setembro de 2007 1º ANO MÓDULO 1 DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E AUDITIVO Pág. 2 À

Leia mais

Janeiro. Março/Abril

Janeiro. Março/Abril Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

PLANEJAMENTO (MÚSICA)

PLANEJAMENTO (MÚSICA) PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): JUCELI POLA MÚSICA: ORA BOLAS PALAVRA CANTADA Competências Oralidade, ritmo, percepção musical, atenção, produção textual e localização espacial. Objetivos gerais -

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Preparatório PROVA MELÓDICA Reprodução de intervalos Capacidade de reproduzir sons e respetivas distâncias sonoras Canto de uma melodia Conhecimento de

Leia mais

trecho musical ì í î ï ð

trecho musical ì í î ï ð Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. As questões 1, 4, 6, 7 e 9 exigem respostas a serem construídas; as questões 2 e 8 são de associação. As respostas a essas questões

Leia mais

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia SEQUENCIAS DIDÁTICAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS EXPRESSÃO CORPORAL E ARTÍSTICA Para explorar outras formas de expressão... Produção textual através do texto de imagem por meio da obra: Ritinha Bonitinha - Eva Furnari. Apresentação

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

APOSTILA DE VIOLINO NÍVEL I

APOSTILA DE VIOLINO NÍVEL I 2013 APOSTILA DE VIOLINO NÍVEL I... louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Salmo 150 : 4 O SENHOR JESUS VEM! SUMÁRIO LIÇÃO 01 - NOÇÕES Preliminares 02 LIÇÃO 02 - Começando a aprender a Primeira

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Barreiros Exame de Seleção / VESTIBULAR IFPE 2016 Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical Avaliação Específica em

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Peppa e George 1001109000009 Peppa e George saíram da TV para brincar na casa de todas as crianças! Pelúcias de 0cm, feitos com material macio, eles vão acompanhar a criança em todas

Leia mais

Curso de Violão - Iniciante

Curso de Violão - Iniciante Curso de Violão - Iniciante Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Leia mais

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama Igreja Batista em Hidrolândia Uma igreja que te ama Curso de Violão Ministério Música & Adoração Produzido pelo Departamento de Ação Social da Igreja Batista em Hidrolândia. Proibida a reprodução por quaisquer

Leia mais

Isolde Frank A F I N D O

Isolde Frank A F I N D O Isolde Frank A F I N A N D O A 1 V O Z INTRODUÇÃO A respeito de "cantar", nós nos perguntamos: Por que há tantas pessoas que dizem que não sabem cantar? Por que encontramos pessoas que já tiveram que ouvir

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social LIÇÃO 1 Temor ao Senhor Texto Bíblico: Provérbios 1.17 Objetivos da lição

Leia mais

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 OFICINA Construindo com tangram Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo

Leia mais

Educação Musical - 5º Ano

Educação Musical - 5º Ano Educação Musical - 5º Ano Com este recurso irás compreender melhor os conceitos relacionados com a produção do som e as suas características. Para complementares o teu estudo, sempre que vires este símbolo

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 0 P á g i n a 2 d e 1 0 APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento

Leia mais

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado.

Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Um pequeno caderno para trabalhos na escola e com a família. Para alunos com atraso mental moderado. Objectivo: Ensinar cada aluno a vestir-se com peças de roupa que tenham diferentes formas para fechar:

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES. 1 ESCREVA seu nome com letra de forma apenas no quadro acima.

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA INSTRUÇÕES E INFORMAÇÕES. 1 ESCREVA seu nome com letra de forma apenas no quadro acima. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENADORIA DE PROCESSOS DE SELEÇÃO VESTIBULAR DE VERÃO 2016 PROCESSO SELETIVO SERIADO PSS 2016 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA NOME

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO. Disciplina Regência Coral

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO. Disciplina Regência Coral UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA PLANO DE ENSINO Disciplina Regência Coral Código Período Carga Horária 5779-4 2012/1 Regular 60 horas Horário

Leia mais

TOCA A PERCUTIR RITMOS E MELODIAS

TOCA A PERCUTIR RITMOS E MELODIAS Oficinas para Professores de Música nas AEC TOCA A PERCUTIR António José Ferreira EB1 do Palheirinho, Avintes, 25 Setembro, 9:00 13:00 RITMOS E MELODIAS António José Ferreira EB1 do Palheirinho, Avintes,

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA THE 2010 MÚSICA CONQUISTE ESTA VITÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Humanidades Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música THE 2010

Leia mais

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS. Direitos Autorais

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS. Direitos Autorais Direitos Autorais Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Gratuito Fórmula Violão Express. Partes SEJA BEM do Violão VINDO Seja

Leia mais

Prova de Aptidão Musical

Prova de Aptidão Musical Vestibular 2010 Prova de Aptidão Musical Curso de Licenciatura em Música 1. o Caderno Questões Objetivas 18.12.2009 Escreva seu nome e número da carteira na capa e na última folha deste caderno. Esta prova

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

Anexo 1. Questionário de caracterização da turma. Nome Data de Nascimento: / / Nome do pai: Idade: Nome da mãe: Idade:

Anexo 1. Questionário de caracterização da turma. Nome Data de Nascimento: / / Nome do pai: Idade: Nome da mãe: Idade: Anexos Avaliação do valor educativo de um software de elaboração de partituras: um estudo de caso com o programa Finale no 1º ciclo Anexo 1 Questionário de caracterização da turma Nome Data de Nascimento:

Leia mais

Com os Sons 4º Ano. Marlei da Silva Novaes

Com os Sons 4º Ano. Marlei da Silva Novaes Com os Sons 4º Ano Marlei da Silva Novaes Olá, querido(a) aluno(a): Você gosta de diversão? Tenho certeza que sim. Tenho algumas brincadeiras para mostrar, com você cantando, tocando, movimentando para

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover VITAMINA ABC Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão aprender o que são vitaminas e como as vitaminas nos alimentos fazem um trabalho importante para nos ajudar

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO LEM I Módulo 01 HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa os diversos sentimentos,

Leia mais

Pensando em Curriculum

Pensando em Curriculum Pensando em Curriculum Ensinar música em em nossas escolas é importante porque: 1.Educação Musical outorga ao aluno o poder de se tornar um músico. 2. A Educação Musical molda a maneira com que o aluno

Leia mais

O que é Coordenação Motora Ampla?

O que é Coordenação Motora Ampla? O que é Coordenação Motora Ampla? Utilização de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas que podem ser desenvolvidas a partir de

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

O canto coletivo através de jogos e brincadeiras

O canto coletivo através de jogos e brincadeiras O canto coletivo através de jogos e brincadeiras Lúcia Helena Cardoso Magalhães Ferrari Resumo. O presente relato apresenta uma experiência de canto coletivo na escola, abordando a importância do brincar

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais