LEI DE SOCIEDADE POR AÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI DE SOCIEDADE POR AÇÕES"

Transcrição

1 ANÁLISE DE BALANÇO

2 LEI DE SOCIEDADE POR AÇÕES A Lei das Sociedades por Ações (Lei n 6.404) determina a estrutura básica das demonstrações financeiras. A legislação fiscal tornou essas determinações obrigatórias também para os demais tipos de sociedades. Por essa razão, todas as empresas, no Brasil, divulgam suas demonstrações financeiras sob a forma prevista na Lei das S.A.

3 LEI DE SOCIEDADE POR AÇÕES O produto final de um processo contábil é o conjunto de relatórios denominados Demonstrativos Financeiros, que devem oferecer informações: Úteis, para apresentar aos potenciais credores e investidores usarem na hora de suas decisões de investimentos ou concessão de crédito; Compreensíveis, para aqueles com razoável entendimento das atividades econômicas; A respeito dos recursos da empresa, de suas obrigações e dos efeitos das transações que possam alterar essas posições; Sobre o desempenho econômico e financeiro da empresa; e Para ajudar os usuários a avaliar os valores, o tempo e a incerteza de possíveis valores a serem recebidos.

4 OBJETIVOS DA ANÁLISE DE BALANÇO A Análise das Demonstrações Financeiras ou Análise de Balanço, São técnicas utilizadas pelos analistas para obtenção de conclusões a cerca da situação econômica e financeira relacionadas com o patrimônio, de acordo com os interesses dos usuários, por meio de interpretações de dados coletados das demonstrações financeiras; a análise de balanços tem por finalidade informar a situação financeira de uma organização para que as pessoas possam decidir, ou seja, um estudo comparativo entre grupos de elementos destas demonstrações por meio de índices, objetivando o conhecimento da relação entre cada grupa com balanço patrimonial.

5 OBJETIVOS DA ANÁLISE DE BALANÇO Outro indicador importante a ser considerado é a condição da empresa em gerar recursos para honrar seus compromissos, uma vez que tendo conhecimento do montante (caixa, banco, aplicações de liquidez imediata), vários quocientes podem ser analisados utilizando o Passivo Exigível a Longo Prazo (PELP) comparado ao fluxo de receitas e despesas (DR). Chegando assim a conclusões qualitativas e quantitativas com intuito de maximizar a estrutura financeira do capital a médio ou longo prazo.

6 OBJETIVOS DA ANÁLISE DE BALANÇO As Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) relatório que evidencia num determinado período às modificações que deram origem as variações do Capital Circulante Líquido (CCL) da entidade, explicitando desta forma as modificações no início e final do exercício, ou seja, as origens, aplicações, excesso ou insuficiência dos recursos e origens, e os saldos no início e fim do exercício tanto no ativo quanto no passivo; podem e devem ser considerados, pois fornecem várias informações sobre aplicação em origem Capital do Giro Líquido (CGL).

7 OBJETIVOS DA ANÁLISE DE BALANÇO Os quocientes de estrutura de capitais, de liquidez e rentabilidade devidamente estudados dão condições para se obter um bom diagnóstico sobre a situação econômica e financeira de uma organização; do relacionamento entre diversos grupos de contas das demonstrações financeiras podem ser extraídos um grande número de quocientes, apresentando cada um a sua importância de acordo com o aspecto das análises e com objetivo que se tem em mente.

8 AULA 2

9 AV-AH A Analise Vertical AV e a Análise Horizontal AH das demonstrações financeiras propiciam a verificação de tendências, possibilitando a projeção de cenários, com base na manutenção ou alteração de determinado comportamento. Os quocientes obtidos pela divisão de valores constantes em grupos, subgrupos e mesmo contas, uns pelos outros, possibilitam uma rápido diagnostico da situação econômico-financeiro das empresas, possibilitando a imediata ação no sentido da correção de problemas com eventuais ajustes.

10 AV-AH Objetivos: Fornecer informações numéricas de dois ou mais períodos, de modo a auxiliar o conhecimento da situação da Empresa para a tomada de decisões; Verificar o caráter econômico-financeiro da Empresa, avaliando de forma qualitativa e quantitativamente os recursos que foram aplicados na Empresa;

11 AV-AH Tem com principais interessados (usuários da contabilidade) Investidores: buscam identificar a situação econômico-financeira da empresa; Fornecedores: análise da capacidade de pagamento da empresas compradora; Bancos: utilizam os relatórios para aprovar empréstimos e limites de empréstimos ; Governo: utilizam as análises com a finalidade de obter informações sobre a arrecadação de impostos; Sindicatos: determinação da produtividade do setor, fator preponderante para reajuste de salários; Objetivos: Demonstrar o percentual de cada um dos itens das demonstrações financeiras em relação a um todo. Identificar as contas mais importantes naquele demonstrativo. Estrutura: Para o Balanço Patrimonial, a referência será o Total do Ativo (ou do Passivo, uma vez que são iguais).

12 ANÁLISE VERTICAL A Analise Vertical - AV, como o próprio nome diz, é feita de cima para baixo, por meio do calculo da composição de cada item do ativo ou passivo em relação a um total no mesmo período.

13 ANÁLISE VERTICAL A Análise Vertical é uma interpretação gráfica usada para medir a liquidez de uma empresa. É o estudo das alterações das composições, dos principais conjunto de contas (ativo e passivo), extraindo indicadores para ajudar a identificar o andamento da empresa no período analisado. A análise vertical pode ser utilizada no balanço patrimonial e na demonstração de resultados, seu propósito e mostrar a participação relativa de cada item do demonstrativo financeiro onde esteja sendo utilizada.

14 ANÁLISE VERTICAL O cálculo do percentual de participação relativa dos itens do Ativo e do Passivo é feito dividindo-se o valor de cada item pelo valor total do Ativo ou do Passivo. Para a participação relativa dos itens da Demonstração de resultado o cálculo é feito dividindo-se cada item pelo valor da Receita Líquida, pois esta é considerada como base.

15 CÁLCULO DA A-V A fórmula de cálculo para a identificação de tendências pela análise vertical é simples. Em cada ano os percentuais da coluna da análise vertical (AV), dividimos o valor da rubrica (valor atual) que queremos calcular pelo valor base (valor anterior) e multiplicamos por cem conforme a fórmula abaixo. AV = Rubrica / Base x 100

16 AULA 3

17 ANÁLISE HORIZONTAL O propósito da análise horizontal (AH) é permitir o exame da evolução histórica de uma série de valores. Tradicionalmente na análise horizontal toma-se o primeiro exercício como base 100 e estabelece-se a evolução dos demais exercícios comparativamente à essa base inicial. A fórmula análoga para o cálculo dos índices relativos a rubricas de exercícios anteriores nesta técnica de analise é a seguinte: AH em 200b = (rubrica em 200b / rubrica em 200a) x 100

18 ANÁLISE HORIZONTAL Objetivos : Relacionar a evolução ou variações das contas comparadas com o ano anterior ; Investigar com mais profundidade as contas que mais se alteraram A Análise pode ser feita por: Por Índice: Percentual:

19 ANÁLISES ATRAVÉS DE ÍNDICES A análise de índices ou quocientes relaciona itens e grupos do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultados. O uso desses índices é de utilidade para análise de crédito e de tendências, além de auxiliar a administração ou gerência, contribui para que os analistas entendam o desempenho da empresa no passado e a examinem sua posição no setor de mercado, através da comparação com padrões.

20 ANÁLISES ATRAVÉS DE ÍNDICES A técnica de análise por meio de índices consiste em relacionar contas e grupos de contas para extrair conclusões sobre tendências e situação econômico-financeira da empresa.

21 ANÁLISES ATRAVÉS DE ÍNDICES O uso de índices financeiros permite que as partes interessadas façam uma avaliação de certos aspectos do desempenho de uma Empresa. As partes interessadas incluem, geralmente, acionistas e financiadores reais e potenciais bem como a Administração da Empresa. Para julgar o desempenho global da Empresa, é necessário requerer-se um conjunto de índices. Estes índices devem ser aplicados consistentemente a período de tempo semelhantes, de modo a obter-se as comparações mais precisas. Os índices financeiros podem ser subdivididos (composto) em cinco grandes grupos, basicamente: 1. Índice de Liquidez. 2. Índices de endividamento. 3. Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. 4. Índices de Rentabilidade ou Lucratividade. 5. Índice de Valores das Ações.

22 ANÁLISES ATRAVÉS DE ÍNDICES Como regra geral, os insumos necessários para uma boa análise de balanço incluem, no mínimo, a Demonstração de Resultado e o Balanço Patrimonial.

23 AULA 4

24 ÍNDICE DE LIQUIDEZ Os Índices de Liquidez são calculados a partir de relacionamento de contas do Balanço Patrimonial e têm por finalidade medir a capacidade da empresa de pagar seus compromissos, ou seja, mede a sua capacidade de cumprir suas obrigações passivas assumidas, principalmente os de curto prazo. Esses Índices permitem prever a capacidade financeira da empresa para liquidar seus compromissos financeiros no vencimento, fornecendo uma indicação de sua capacidade de manter seu capital de giro no volume necessário à realização de suas operações.

25 ÍNDICE DE LIQUIDEZ a) Índice de Liquidez Corrente LC. Indica a capacidade da empresa para liquidar seus compromissos financeiros de curso prazo, ou seja, no próximo exercício social (próximos 12 meses). Como ele estabelece a relação entre ativo circulante e passivo circulante, quanto maior for o índice, melhor será a situação financeira da empresa. É calculado pela fórmula. LC = AC/PC. Como regra geral, considera satisfatório um índice de liquidez corrente maior do que um (1).

26 ÍNDICE DE LIQUIDEZ b) Índice de Liquidez Seca LS. Avalia a capacidade da empresa para liquidar suas dividas de curto prazo, considerando seus ativos de maior liquidez. Reconhecidamente, os estoques se constituem a parcela do ativo de menor liquidez. Por isso são excluídos do ativo circulante quanto quando se quer calcular o índice de liquidez seca. É calculado pela fórmula: LS = AC-EST/PC.

27 ÍNDICE DE LIQUIDEZ c) Índice de Liquidez Imediata LI. Esse índice mostra quanto de recursos a empresa dispõe de imediato para honrar todos os seus compromissos de curto prazo. Geralmente recomenda-se que esse índice seja o menor possível, sempre evitando o risco de não possuir recursos disponíveis nas datas de vencimento das obrigações. É calculado pela fórmula: LI = Disponível/PC.

28 ÍNDICE DE LIQUIDEZ d) Índice se Liquidez Geral LG. Avalia a capacidade da empresa para liquidar suas dividas de curto prazo e longo prazo. É calculado pela fórmula: LG = AC+RLP/PC+ELP.

29 AULA 5

30 ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO Os índices de endividamento mostram o relacionamento entre as fontes de capital da empresa, representados pelo Patrimônio Líquido (Capital Próprio) e as exigibilidades (Capital de Terceiros). Destacamos a seguir os principais quocientes de endividamento: a) Participação de Capitais de Terceiros Esse índice é normalmente expresso em porcentagem e mostra quanto do Ativo Total (denominador) é financiado com recursos de terceiros (numerador). Quanto maior o quociente, mais endividada estará a empresa, e maior será o risco de não conseguir pagar seus compromissos. Fórmula: Participação de Capital de Terceiros = Exigível Total/Ativo Total. (Exigível Total = Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo).

31 ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO b) Grau de Endividamento Esse índice mostra a participação do capital próprio no total das dívidas da empresa. Um índice maior que 1 (um) pode revelar uma dependência em relação ao capital de terceiros. Geralmente as indústrias necessitam de uma maior quantidade de recursos próprios para financiar suas imobilizações em instalações, contudo, uma empresa comercial, com maior participação do capital de giro no Ativo Total, normalmente opera com uma parcela menor de capital próprio. Fórmula: Grau de Endividamento = Exigível Total / Patrimônio Líquido.

32 ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO Composição do Endividamento Esse quociente mostra a participação do endividamento no curto prazo e longo prazo, ou seja, o perfil da utilização do capital de terceiros. Quanto maior for esse índice, maior será a necessidade de caixa para saldar os compromissos em custo prazo. Inversamente, quanto menor for esse índice, maior será a folga de caixa da empresa para pagar seus compromissos de curto prazo. Normalmente, as empresas procuram concentrar seus pagamentos no longo prazo para melhor usufruir dessa folga. Fórmula: Composição do Endividamento = Passivo Circulante / Exigível Total.

33 AULA 6

34 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. Os Índices de Eficiência ou Rotatividade revelam a velocidade com que determinados elementos do patrimônio giram durante o exercício. Esses índices relacionam itens do DRE e do BP e são expressos em períodos de tempo (dias, meses ou anos).

35 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. a) Giro dos Estoques Demonstra o número o número de vezes que o estoque girou por causa das vendas. É utilizado para comparação com outras empresas da mesma atividade ou para comparação e análise do estoque da empresa. Fórmula: Custo das Mercadorias Vendidas/Estoque Médio (Estoque médio = Estoque Inicial + Estoque Final/2)

36 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. b) Prazo Médio de Renovação de Estoque É a transformação das quantidades de giros do estoque em número de dias por período. Esse índice mostra para a indústria, o número de dias que decorre em média entre a compra da matéria-prima, sua transformação em produto e sua venda. No caso das empresas comerciais ou mercantis mostra o tempo médio entre a compra da mercadoria e sua venda, ou seja, quanto tempo o estoque da empresa leva para se renovar. Fórmula: 360/Giro dos Estoques

37 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. d) Prazo Médio de Recebimentos Indica o número de dias que a empresa leva, em média, para receber efetivamente o valor das vendas. O desconto de duplicatas reduz o volume das aplicações em Contas a receber, porém depende da necessidade de Liquidez Imediata da empresa, e principalmente, do custo cobrado pelos bancos. Fórmula: 360/Giro do Contas a receber

38 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. c) Giro do Contas a receber Determina quantas vezes a empresa gira seu Contas a Receber, em função das vendas. Quanto maior for o giro, melhor para a empresa. Uma concessão de crédito mais seletiva resulta em giro maior. Giros muitos altos podem indicar política de crédito deficiente. Fórmula: Vendas Líquidas/Contas a receber médio

39 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. e) Giro do Contas a Pagar Esse índice tem sua melhor aplicação às empresas comerciais, já que as indústrias incluem no valor de seus estoques, além do valor da compra de matérias-primas, o custo da mão-de-obra, a depre ciação e os custos indiretos de fabricação. Fórmula: Compras/Conta Fornecedor Médio (Fornecedor Médio = Fornecedor no Início + Fornecedor no Final/2) (Compras = CMV (+) Estoque Final (-) Estoque Inicial Esse quociente indica quantas vezes, em média, a empresa renova seu Contas a Pagar.

40 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. f) Prazo Médio de Pagamentos Esse quociente indica o tempo de financiamento do capital de giro da empresa através dos forne cedores, é o tempo decorrido entre a compra da mercadoria e o pagamento ao fornecedor. Quanto menos girar o contas a pagar, melhor para a empresa e, conseqúentemente, quanto maior o número de dias de seu prazo médio de pagamentos, melhor para empresa, desde que não atrase os pagamentos e não pague encargos por esse atraso. Fórmula: 360/Giro do Contas a Pagar

41 Índice de Eficiência ou Rotatividade h) Ciclo Operacional ou Índice de Atividade. O Ciclo Operacional ou Ciclo de Caixa é definido como o período de tempo que vai do ponto em que a empresa faz seu desembolso para adquirir matéria-prima (mercadoria), até o ponto em que é recebido o dinheiro da venda do produto. Ciclo Operacional = PME (+) PMR (-) PMP, em que: PME = Prazo Médio de Estoque PMR = Prazo Médio de Recebimento PMP = Prazo Médio de Pagamento

42 Índice de Eficiência ou Rotatividade ou Índice de Atividade. g) Posicionamento Relativo Esse índice, preferencialmente, deve ser inferior a 1, para não afetar de maneira negativa o fluxo de caixa. Há uma forte influência dos índices de eficiência sobre os quocientes de liquidez. Sempre que diminuímos o Prazo Médio de Estoques, o Prazo Médio de Recebimentos e aumentamos o Prazo Médio de Pagamentos estamos acelerando a entrada de dinheiro no caixa melhorando, portanto, os índices de liquidez. Fórmula: Prazo Médio de Recebimentos/Prazo Médio de Pagamentos

43 AULA 7

44 ÍNDICE DE RENTABILIDADE Os índices de Rentabilidade mostram o retorno auferido pela empresa na utilização de seus ativos durante um período. Esses índices relacionam o lucro da empresa com seu tamanho, expresso por meio de suas vendas ou de seus ativos (investimento).

45 ÍNDICE DE RENTABILIDADE Esse índice expressa quantas vezes o Ativo se transformou em Vendas. Giro do Ativo Total = Vendas Líquidas/Ativo Total Médio Ativo Total Médio = Ativo Total Inicial (+) Ativo Total Final/2 Giro do Ativo Operacional = Vendas Líquidas/ Ativo Operacional Médio Ativo Operacional Médio = Capital de Giro Líquido (+) Ativo Realizável a Longo Prazo (+) Ativo Permanente Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante (-) Passivo Circulante

46 ANÁLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS. Retorno sobre o Ativo O Retorno sobre o Ativo Total (ROA - Return on Assets) estabelece a eficiência dada ao Ativo Total utilizado nas operações da empresa. ROA = Lucro Líquido/Ativo Total Médio

47 ANÁLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS. Retorno sobre o Investimento O Retorno sobre o Investimento (ROI - Return on Investiment) estabelece a eficiência dada pela administração ao Ativo Operacional utilizado nos negócios da empresa. ROI = Lucro Operacional/AtivoOperacional Médio

48 ANÁLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS. Retorno sobre o Patrimônio Líquido O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE Return on Equity) apura a relação entre o ganho obtidos pelos sócios e o investimento que realizam na empresa. ROE = Lucro Líquido/Patrimônio Líquido Médio Patrimônio Líquido Médio = Patrimônio Líquido (+) Patrimônio Líquido Final/2

49 AULA 8

50 Índices da Valorização das Ações São quocientes importantes, que nos proporcionam avaliar os valores das ações das empresas. a. Valor Patrimonial da Ação (VPA) Esse quociente retraia o valor contábil da ação e pode ser útil para o acionista na hora da venda de suas ações, pois possibilita comparar com o valor da ação cotada em bolsa ou com o valor oferecido por um eventual comprador. Quanto maior o preço cotado em bolsa em relação ao valor patrimonial da ação, melhores são as apostas dos analistas quanto ao futuro desempenho da empresa. Fórmula: VPA = Patrimônio Líquido/Número de Ações

51 Índices da Valorização das Ações b. Lucro Por Ação (LPA) Esse índice é usado como uma medida interna de análise de desempenho. Serve como medida comparativa entre empresas de diferentes tamanhos e ramos de atividade diversos. Os analistas de mercado costumam recomendar a compra de ações que mostrem LPA crescente ao longo do tempo. Fórmula: LPA = Lucro Líquido/Número de Ações.

52 Índices da Valorização das Ações c. Índice P/L O mercado interpreta esse índice como sendo o tempo necessário para recuperar o investimento feito na compra de ações de uma empresa. Um P/L alto pode indicar para o investidor a existência de expectativa de crescimento dos benefícios gerados pela empresa, já um baixo P/L indica que a expecta tiva futura de lucros da empresa é questionável. Fórmula: ÍNDICE P/L = Preço da Ação/Lucro da Ação.

53 Índices da Valorização das Ações d. Índice de Dividendos por Ação (DPA) O índice de Dividendos por Ação, indica o percentual do preço da ação pago sob a forma de dividendos. Esse quociente revela a política de distribuição de lucros, na forma de dividendos da empresa. Quanto maior esse índice, maior a possibilidade de atrair novos investidores e como consequência maior liquidez das ações da empresa na Bolsa de Valores. Fórmula: Índice de Dividendos por Ação (DPA) = Valor dos Dividendos/Preço da Ação.

54 FLUXO DE CAIXA Fluxo de Caixa é um controle adotado pelo administrador financeiro que tem como objetivo básico, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa. Para otimizar os recursos financeiros, a projeção do fluxo de caixa deve ser feita para um período de abrangência que permita ao tesoureiro tomar providencias com antecedência suficiente, principalmente, em casos de necessidade de cobertura de insuficiência de caixa, pois a efetivação de algumas modalidades de financiamento requer meses de planejamento e preparativos.

55 FLUXO DE CAIXA Honrar os compromissos nas datas aprazadas, sem onerar as finanças da empresa com multa e juros. Com o Fluxo de Caixa o AF prevê a falta de recursos; Investir os recursos financeiros disponíveis, evitando que fiquem parados; Saber exatamente quando faltarão recursos para a empresa e antecipar-se; Analisar quais as melhores fontes de recursos para a empresa tais como descontos de duplicata, emissão de novas ações, empréstimos bancários, conta garantida, como também as melhores taxas do mercado, quais as instituições que oferecem as melhores linhas de crédito; Buscar o perfeito equilíbrio entre Liquidez vs. Rentabilidade; E outros que visem a eficácia financeira empresarial.

56 FLUXO DE CAIXA

57 ITENS JAN FEV MAR ABR MAI JUN 1. INGRESSOS ### ### ### ### ### ### Vendas à Vista Vendas a Prazo Venda de Veículos Aumento de Capital Social Alugueis a Receber Receitas Financeiras SOMATÓRIO 2. DESEMBOLSOS #### #### #### #### #### #### Compras Merc. à Vista Compras Merc. a Prazo Salários Despesas Administrativas Despesas com Vendas Despesas Tributárias Despesas Financeiras Alugueis a Pagar Compras Mat. Consumo Compra Computador Arrendamento Mercantil SOMATÓRIO 3. Diferença ( 1 2 ) 4. SALDO INIC. DE CAIXA 5. Disp. Acumul. ( ) 6. NÍVEL DESEJADO 7. Emprést. a captar 8. Aplic. Financeira 9. Amort. Empréstimo 10. Resg. Aplic. Financ 11.SALDO FINAL CAIXA

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I.

Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Resumo Aula-tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I. Nessa aula, vamos relembrar os métodos de análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, através da

Leia mais

Demonstrações Financeiras e sua Análise. Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez

Demonstrações Financeiras e sua Análise. Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Demonstrações Financeiras e sua Análise Administração Financeira Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Relatório da Administração Carta aos acionistas: comunicação de iniciativa da administração da empresa.

Leia mais

Unidade IV CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade IV CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade IV CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Essa unidade tem como objetivo interpretar as informações contábeis. Análise e tomada de decisão a partir de dados contábeis. Conhecer os índices

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS I

ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS I ANÁLISE DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS I Alunos: 1 Carlos Alberto Almeida da Cruz e-mail: ligadocruz@yahoo.com.br Hinara Araújo Thé e-mail: hinarathe@yahoo.com.br 1 ÍNDICE ANÁLISE DE DEMOSNTRATIVOS CONTÁBEIS

Leia mais

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil

Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Resumo Aula-tema 05: Gestão Contábil Um dos grandes fatores limitantes ao crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas é a falta de conhecimento e do uso de informações gerenciais no negócio.

Leia mais

Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Alfredo Preto Neto Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Medindo Resultados Medir o desempenho da empresa é fundamental para o sucesso e a boa gestão. Não se trata apenas de uma boa prática gerencial,

Leia mais

Organização da Aula. Análise de Investimentos e Financiamentos. Aula 5. Contextualização. Análise de Investimentos

Organização da Aula. Análise de Investimentos e Financiamentos. Aula 5. Contextualização. Análise de Investimentos Análise de Investimentos e Financiamentos Aula 5 Organização da Aula Índices econômico-financeiros e análise horizontal e vertical Prof. Cleverson Luiz Pereira Contextualização Os índices são relações

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicações Práticas

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicações Práticas Introdução O capítulo desenvolverá aplicações práticas do processo de análise econômico-financeira com base nas demonstrações de uma empresa de eletroeletrônicos Todos os valores dos demonstrativos estão

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivo: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Analise de Balanços: Estudo da situação patrimonial da entidade, através da decomposição, comparação e interpretação do

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série O que é: Basicamente, é uma metodologia de análise que você pode usar para entender a estrutura econômico e financeira da empresa

Leia mais

Pessoa Jurídica - Tamanho

Pessoa Jurídica - Tamanho Pessoa Jurídica - Tamanho 0MEI Microempreendedor individual; 0Microempresa; 0Empresa de Pequeno Porte; MEI Microempreendedor individual 0Foi criado visando a legalização de atividades informais por partes

Leia mais

Decisões de Financiamento Curto Prazo. Capital Circulante Líquido

Decisões de Financiamento Curto Prazo. Capital Circulante Líquido Decisões de Financiamento Curto Prazo Capital Líquido Capital No ativo (direitos) encontram-se as aplicações de recursos e as suas fontes estão registradas no passivo (obrigações). Os direitos e as obrigações

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2

ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2 ANÁLISE DE BALANÇOS MÓDULO 2 Índice Análise Através de Índices...3 1. Introdução...3 2. Índices financeiros...3 2.1 Índices de liquidez... 3 2.1.1 Liquidez corrente... 4 2.1.2 Liquidez seca... 4 2.1.3

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS Vantagens da análise de rácios Permitem diagnosticar a performance das empresas em termos de rentabilidade, solvabilidade, liquidez e equilíbrio financeiro. Possibilitam

Leia mais

Análise dos indicadores econômicos e financeiros de um projeto de investimento

Análise dos indicadores econômicos e financeiros de um projeto de investimento Análise dos indicadores econômicos e financeiros de um projeto de investimento Verificar até que ponto um projeto de investimento é de fato rentável, passa necessariamente pela análise da taxa interna

Leia mais

Etapas da análise das demonstrações

Etapas da análise das demonstrações Etapas da Análise das Demonstrações Financeiras Etapas da análise das demonstrações Coleta de dados Conferência dos dados coletados Preparação dos dados para análise Processamento dos dados Análise dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DISCIPLINA: Administração Financeira CÓDIGO: DP 0231 PROFESSOR: Nelson de Mello AULA 8 21/10/2016 Administração

Leia mais

Análise das Demonstrações Financeiras

Análise das Demonstrações Financeiras Análise das Demonstrações Financeiras Professora conteudista: Divane A. Silva Sumário Análise das Demonstrações Financeiras Unidade I 1 APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS E IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA...1

Leia mais

Os índices de Liquidez como orientadores na tomada de decisões.

Os índices de Liquidez como orientadores na tomada de decisões. 1. Resumo Os demonstrativos financeiros elaborados pelas empresas, representam as movimentações financeiras de cada uma em determinado período e fornecem informações de grande utilidade para a administração,

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini

Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. Prof. Rubens Pardini Unidade I AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Rubens Pardini Introdução No curso dos negócios existem ocasiões em que é necessário estimar, total ou parcialmente, o valor de mercado de uma empresa. Entre essas

Leia mais

Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Me. Evandro Rafael

Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Me. Evandro Rafael Unidade II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Evandro Rafael Decisões de financiamento a curto prazo Serão examinadas, as condições para uma apropriada administração das contas que configuram o ativo circulante

Leia mais

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices Padrão

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices Padrão ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Índices Padrão Considerações Preliminares A análise de índices simplesmente não pode precisamente apontar os problemas da empresa. É razoável esperar que ela aponte para

Leia mais

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os

Contabilidade CRISE. Planejamento Financeiro 25/08/2016. Escreve, oficializa É a ciência que registra os CRISE Contabilidade Escreve, oficializa É a ciência que registra os Possuem denominador financeiro comum acontecimentos verificados no patrimônio de uma entidade Conjunto de bens direitos e obrigações

Leia mais

Uma análise para qualquer tipo de negócio

Uma análise para qualquer tipo de negócio Modelo DuPont Uma análise para qualquer tipo de negócio Antes aplicar estes conceitos a seu negócio ou investimento, tenha em mente que o fato das demonstrações financeiras estarem auditadas garantem uma

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO. João Victor

FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO. João Victor FUNDAMENTOS DE CAPITAL DE GIRO João Victor Outubro, 2013 Contextualização do Capital de Giro FINANÇAS Fluxos Internacionais de Capital ÂMBITO Sistema Financeiro Nacional MACRO Mercados Financeiros ÂMBITO

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

Análise do Capital de Giro. Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores

Análise do Capital de Giro. Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores Análise do Capital de Giro Administração Financeira 4º Sem. Unipampa Prof. Silvia Flores Ciclos da Empresa Compra de Matéria Prima Recebimento Venda CICLO OPERACIONAL Venda Período Médio de Estoques Período

Leia mais

Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa. Prof. Marcelo Delsoto

Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa. Prof. Marcelo Delsoto Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa Prof. Marcelo Delsoto Capital de Giro Entender a importância dos prazos de rotação dos Ativos na gestão das empresas. Elaborar os quadros de Ciclo Operacional e o Ciclo

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em IFRS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em IFRS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS em 27/06/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE INTEGRAL

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 46 Fornecedores 41.785 Aplicações Financeiras 5.541 Provisão

Leia mais

ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL - Estáticos 2. PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL DE TERCEIRO (%)

ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL - Estáticos 2. PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL DE TERCEIRO (%) ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL - Estáticos DAS FONTES - Que proporção cada tipo de recurso está financiando o ativo. 1.PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO (%) Capital Pr óprio PL + REF = Ativo Ativo 2. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Unidade I ANÁLISE DE BALANÇOS. Profa. Divane Silva

Unidade I ANÁLISE DE BALANÇOS. Profa. Divane Silva ANÁLISE DE BALANÇOS Profa. Divane Silva Dividida em duas Unidades: 1. Introdução 2. Estrutura das Demonstrações Contábeis 3. Objetivos da Análise 4. Técnicas de Análises 5. Análises Vertical e Horizontal

Leia mais

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Índices de Rotação ou Atividades Índices de Prazos Médios Objetivos Identificar as políticas adotadas pela administração de empresa, relativas aos prazos de recebimentos,

Leia mais

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE)

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE) Questão n o 1 a) Pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro: PEC = CDF 8.000.000 = 400.000 U MCU 20 PEE = CDF + LD 8.000.000 + 200.000 410.000 U MCU 20 PEF = CDF DND 8.000.000 800.000 = 360.000

Leia mais

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame

Fundamentos da Gestão do Capital de Giro. Paulo Diogo Remo Willame Fundamentos da Gestão do Capital de Giro Paulo Diogo Remo Willame Finanças Empresarial: Âmbito Macro Macroeconomia Fluxos Internacionais de Capitais Sistemas Financeiros Mercados de Capitais Âmbito Micro

Leia mais

Contas a pagar & Contas a receber. Gestão Orçamentária

Contas a pagar & Contas a receber. Gestão Orçamentária Contas a pagar & Contas a receber Gestão Orçamentária Roteiro Introdução Funcionamento Estudo de caso Controle Planejamento Contas a pagar Contas a receber Referências Introdução Orçamento É um dos objetivo

Leia mais

ANÁLISE ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE ÍNDICES

ANÁLISE ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE ÍNDICES ANÁLISE RAVÉS DA EXTRAÇÃO DE ÍNDICES Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Análise por Índices: É uma

Leia mais

Análise vertical e horizontal Análise por índices

Análise vertical e horizontal Análise por índices Capítulo Uma pergunta importante... Pensando sobre alguns pontos Análise de Informações Contábeis O que podemos fazer para extrair maiores informações dos demonstrativos contáveis? LIQUIDEZ RETORNO RISCO

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis. Prof.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis. Prof. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aula 9- Unidade II - A análise tradicional das demonstrações contábeis Prof.: Marcelo Valverde Unidade II. Análise tradicional das demonstrações contábeis 2.4. Análise

Leia mais

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos

Leia mais

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Material Adicional Distribuído (Borinelli e Pimentel, 2010) Prof. Renê Coppe Pimentel Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 PROGRAMA 1. Apresentação - Objetivo Corporativo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Demonstrações Contábeis...1

Sumário. Capítulo 1. Demonstrações Contábeis...1 Sumário Capítulo 1 Demonstrações Contábeis...1 1. Conceito e Finalidade das Demonstrações Contábeis...1 2. Elaboração e Divulgação das Demonstrações Contábeis...3 3. Conjunto das Demonstrações Contábeis...4

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente?

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente? 1-Estruture o Balanço Patrimonial da Cia Alfa com os dados a seguir (em $ milhões - empresa comercial): (não há problema se sobrarem linhas...) Caixa 100; Ações de Outras Companhias 1.000; Fornecedores

Leia mais

1. 1. Aspectos conceituais da contabilidade

1. 1. Aspectos conceituais da contabilidade 1. 1. Aspectos conceituais da contabilidade...264 1. 4. 5. 6. 7. 8. 4. 5. 9. 10. 1. 4. 1. 1. patrimoniais...291 custos e perdas...299 6. 7. 8. 9. 1. 4. 5. Sistemas de controle de estoques...307 6. Critérios

Leia mais

Gestão Financeira. Gestão Financeira. 1. Abertura da Empresa. Empresa em Operação. Staff de Finanças

Gestão Financeira. Gestão Financeira.  1. Abertura da Empresa. Empresa em Operação. Staff de Finanças segunda-feira, 18 de agosto de 2014 Professor Bruno Eduardo Site: http://www.brunoeduardo.com e-mail: Abertura da Empresa Aquisição de máquinas/equipamentos Custos Receitas Empresa em Operação Capital

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Contas (2) Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Conceito de Débito e Crédito Não confundir termos da linguagem

Leia mais

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 (Em R$ Mil)

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 23.605 Fornecedores 29.103 Contas a Receber 7.623 Provisão Férias

Leia mais

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Unidade 4 Hebert Sá 63 Sumário Introdução... 65 Objetivos... 66 Estrutura da Unidade... 66 Unidade 4: Tópico 1: Informações que Compõem o Passivo

Leia mais

Aula 07 Análise TCU III

Aula 07 Análise TCU III Sumário 1 TCRO Auditor CESPE 2013 - Questão 096 - Análise de Demonstrações Contábeis... 2 2 TCRO Auditor CESPE 2013 - Questão 097 - Análise de Demonstrações Contábeis... 2 3 TCU Analista (CESPE/ 2008)

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

RESPOSTAS CTB03MA - 1 NPC

RESPOSTAS CTB03MA - 1 NPC Questões solicitadas na avaliação 1ª NPC - 11 de abril de 2016 QUESTÃO 1: (1,0 ponto) RA = Rentabilidade do Ativo RPL = Rentabilidade do Patrimônio Líquido Qual a RA e a RPL da Cia. Excursão, sabendo-se

Leia mais

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA

ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA ÍNDICES DE LIQUIDEZ MÚLTIPLA ESCOLHA 1. Um índice de liquidez geral de 1,3 indica que para garantir cada $ 1 de dívidas, a firma possui, na data do balanço: a. $ 1, de valores disponíveis e realizáveis

Leia mais

Pos Graduação em Eng de Produção

Pos Graduação em Eng de Produção Pos Graduação em Eng de Produção Contabilidade e Finanças Prof. Jerber Cavasolla Conteúdo: Análise das Demonstrações Financeiras Analise Horizontal e Vertical Índices Econômico-Financeiros de Análise Liquidez

Leia mais

IFRS para Ltdas Aplicável para SGPs e PMEs

IFRS para Ltdas Aplicável para SGPs e PMEs IFRS para Ltdas Aplicável para SGPs e PMEs Parte 2 Demonstrações contábeis: a importância da transparência Andréia Fernandez Andréia Fernandez Graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Paulista

Leia mais

A importância dos Indicadores de Atividade dentro da Empresa

A importância dos Indicadores de Atividade dentro da Empresa A importância dos Indicadores de Atividade dentro da Empresa Vanessa da Silva Sidônio vanessa_sidonio@hotmail.com Heber Lavor Moreira Professor Trabalho da Disciplina Análise dos Demonstrativos Contábeis

Leia mais

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2016 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 7.061 Fornecedores 33.947 Contas a Receber 41.832

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Page 1 of 6 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

Professor conteudista: Ricardo S. Takatori

Professor conteudista: Ricardo S. Takatori Análise de Balanços Professor conteudista: Ricardo S. Takatori Sumário Análise de Balanços Unidade I 1 INTRODUÇÃO... 1 2 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS...2 3 OBJETIVOS DA ANÁLISE... 4 TÉCNICAS DE

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL. PROFª: Gitano Souto Silva

REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL. PROFª: Gitano Souto Silva REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL PROFª: Gitano Souto Silva BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que evidencia, por meio das contas PATRIMONIAIS

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

Modelo de Fleuriet. Também conhecido como modelo dinâmico de análise econômicofinanceira, análise financeira dinâmica,

Modelo de Fleuriet. Também conhecido como modelo dinâmico de análise econômicofinanceira, análise financeira dinâmica, Modelo de Fleuriet Também conhecido como modelo dinâmico de análise econômicofinanceira, análise financeira dinâmica, este modelo foi determinante para a mudança de enfoque na análise contábil tradicional,

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S (Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE - GO de 20 de abril de 1999) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade IV ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Me. Alexandre Saramelli Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS. Análise Financeira 1

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS. Análise Financeira 1 ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS Análise Financeira 1 Metodologia de análise financeira Análise Financeira 2 Metodologia de análise financeira Análise Financeira 3 Vantagens da análise de rácios Permitem

Leia mais

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio.

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio. Gestão Financeira plano de ensino Área: Formação Profissional Carga horária: 80 horas/aula Ementa Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento.

Leia mais

27/3/2008. Normalmente são analisados em blocos de análises e inter-relacionados entre blocos.

27/3/2008. Normalmente são analisados em blocos de análises e inter-relacionados entre blocos. A análise do capital de giro por meio dos índices é uma técnica que consiste em confrontar as contas e os grupos de contas visando interpretar a situação econômico-financeira da empresa, num determinado

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) 1 de 8 31/01/2015 14:50 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE FINANCEIRA

A UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE FINANCEIRA 1 A UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE FINANCEIRA RODRIGO GONÇALVES DE OLIVEIRA Graduando do Curso de Ciências Contábeis da UFPA. rodrigoliveira23@hotmail.com HEBER LAVOR

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Isidro

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Prof. Isidro ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Isidro TRIPÉ DE DECISÕES DA EMPRESA RENTABILIADE As Áreas de Gerenciamento Contidas nas Demonstrações Contábeis FONTE: Finanças,1990 Esquema básico das operações

Leia mais

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão

Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES. Profa. Rachel Brandão Unidade II ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Profa. Rachel Brandão Indicadores econômico-financeiros Índices como indicadores: Indispensável ao analista Quantidade? Variável Amplitude e agrupamento :

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES JUNHO 2016 DANISIO COSTA LIMA BARBOSA AGENDA Introdução Consultas bibliográficas Itens de atenção Informações de qualidade Informações comparáveis Comparações Usuários Índices

Leia mais

CDD: 657 AC:

CDD: 657 AC: Fonseca, Alan Sales da. F676c Contabilidade : revisão balanço patrimonial e DRE / Alan Sales da Fonseca. Varginha, 2015. 17 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÕES NO MERCADO SHARBI LTDA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÕES NO MERCADO SHARBI LTDA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA TOMADA DE DECISÕES NO MERCADO SHARBI LTDA Marceli Bednarski* RESUMO O presente trabalho visa abordar conceitos, objetivos, importância e

Leia mais

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade IV 20 RESOLUÇÃO DE UM EXERCÍCIO COMPLETO 5 Resolução de um exercício completo elaborado conforme a legislação em vigor. Todos os demonstrativos contábeis já

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ANÁLISE DE BALANÇO II PROFESSOR: Héber Lavor Moreira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ANÁLISE DE BALANÇO II PROFESSOR: Héber Lavor Moreira 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO ECONÔMICO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ANÁLISE DE BALANÇO II PROFESSOR: Héber Lavor Moreira Elaborado por: TELMA ÁUREA DUARTE CANCELA MATRÍCULA: 0001000301

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade III CONTABILIDADE Objetivos Praticar os conceitos até aqui discutidos. Enxergar a aplicação da legislação vigente na prática. Exercício completo Vimos em unidades anteriores

Leia mais

Lista de Exercícios com Gabarito Indicadores de Liquidez e Indicadores de Atividade

Lista de Exercícios com Gabarito Indicadores de Liquidez e Indicadores de Atividade FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Faculdade de Administração Administração Financeira e Orçamentária I 1º semestre de 2011 Prof.: Tiago Sayão Email: tiagosayao@gmail.com

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULAS Apostila nº.

Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULAS Apostila nº. Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN Turno/Horário Noturno PROFESSOR: Salomão Dantas Soares AULAS Apostila

Leia mais

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Mercado Financeiro Brasileiro A Inflação nas Finanças Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Retornar Conceitos Introdutórios ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo

Leia mais

Analise Contábil I. Analise Econômico-Financeira da Empresa Makro

Analise Contábil I. Analise Econômico-Financeira da Empresa Makro Universidade Federal do Pará Centro Sócio Econômico Departamento de Contabilidade I Professor: Héber Lavor Moreira Alunas: Mariza Tobias Almeida. Nº. 0401002301 Analise Contábil I Analise Econômico-Financeira

Leia mais

Unidade IV AVALIAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas

Unidade IV AVALIAÇÃO DAS. Prof. Walter Dominas Unidade IV AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Walter Dominas Conteúdo da unidade IV 1) Análise do capital de giro Ciclo operacional, Ciclo Econômico e Financeiro Importância do Capital Circulante

Leia mais

TCU - Aula 03 C. Geral III

TCU - Aula 03 C. Geral III Sumário 1 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 051 Critérios de avaliação de ativos... 2 2 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 052 Critérios de Avaliação de Ativos... 2 3 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 2012/2º 4 Semanal Mensal 4 16 Nome da Disciplina Contabilidade e Análise de Balanço Curso Ciências Econômicas O Patrimônio. Procedimentos Contábeis Básicos.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Best Expressão Social e Editora Ltda.

Análise das Demonstrações Contábeis Best Expressão Social e Editora Ltda. Análise das Demonstrações Contábeis Best Expressão Social e Editora Ltda. 1 Índice: 1 Considerações Iniciais:... 3 2 Balanços Patrimonais:... 4 3 Indicadores de Estrutura Patrimonial:... 4 4 Indicadores

Leia mais

COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO

COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO Cálculo do indicador de cobertura do serviço da dívida. Determinação da geração de caixa operacional. O ajuste

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital 2014 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 7 2 1. Introdução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS I ALUNOS: VINICIUS FERNANDES BRICIO

Leia mais