COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL"

Transcrição

1 COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 2ª ETAPA / º PERÍODO

2

3 COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 2ª Etapa letiva de Esta é uma previsão dos conteúdos que serão abordados na segunda etapa, mas ressaltamos que nosso planejamento é flexível e, caso seja necessário, ele será alterado. Contamos com a atenção e a preciosa colaboração de vocês para que possamos desenvolver um trabalho de excelência. É importante ler o documento e acompanhar as atividades propostas com frequência. Atenciosamente, Supervisora Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DE MATERIAL Eu, responsável por aluno(a) do 1º Período, professora confirmo o recebimento da Programação da 2ª Etapa/2013. Assinatura: Favor entregar este canhoto, assinado, para a professora de seu(sua) filho(a).

4

5 LINGUAGEM ESCRITA E ORAL HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA Usar a Língua Portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral, de forma compreensível, sem omissões de fonema. Identificar letras e palavras em contextos onde se fazem presentes outros símbolos gráficos. Diferenciar as letras se outros sinais gráficos. Conhecer as letras que compõem o alfabeto. Escrever o nome próprio. Compreender a direção e o alinhamento que se deve assumir para realizar uma escrita. Identificar o espaçamento entre palavras, reconhecendo onde começa e onde termina cada uma. Reproduzir oralmente pequenos textos, com ritmo correspondente às rimas. Perceber a relação entre língua oral e língua escrita. Perceber unidades linguísticas: palavras, frases e sílabas, além de semelhanças sonoras. (rimas e aliterações). Produzir textos diversos de acordo com suas hipóteses de escrita. Usar a Língua Portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral. Adequar a fala ao contexto de comunicação. Desenvolver a consciência fonológica, identificando rimas e aliterações. Identificar elementos não verbais na comunicação: gestos, expressões faciais e entonação. Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor. Relatar experiências, narrar fatos, expressando noções de temporalidade. ATIVIDADES: Identificar o próprio nome e os dos colegas. Escrever o primeiro nome sem o apoio da ficha. Conhecer as letras do alfabeto a partir do próprio nome e do nome dos colegas. Recontar poesias, histórias e notícias. Representar histórias em quadrinhos. Participar de produção de textos coletivos.

6 Produzir cartazes com parlendas e trava-línguas com auxílio. Comunicar suas ideias, preferências, sentimentos e vivências por meio da linguagem oral. Desenvolver atividades de escrita, desenho, pintura, colagens e dobraduras a partir da leitura de obras literárias. Praticar a escrita utilizando o alfabeto móvel. Alfabeto dos alimentos: conhecer, degustar, preparar os alimentos e descobrir sua origem e propriedades nutricionais. Ouvir canções do repertório de MPB que proponham a conscientização ecológica e a sustentabilidade e interpretar e desenvolver trabalhos de elaboração e criação a partir das mensagens compreendidas, utilizando suportes variados. Águas de Março Eu quero uma casa no campo Bem-te-vi Planeta Água Quero O Sal da Terra COLETÂNEA DE POESIAS DE VINÍCIUS DE MORAES: O Elefantinho A corujinha São Francisco O Pato A Cachorrinha O Mosquito A Casa COLETÂNEA DE PARLENDAS A Pinguelinha Uni Duni Tê

7 O sol Um Dois Feijão com Arroz. Símbolos (Rótulos e embalagens) Vocabulário / Comunicação Escrita LIVROS ADOTADOS NA ETAPA 1. Bruxa Onilda é uma grande estrela (Scipione) 2. Bia faz uma descoberta (Bakana) 3. Em nome da paz (Dimensão) 4. Fura chão (Dimensão) 5. Grande ou pequena (Scipione) 6. Lua nova (Bakana) 7. O Pequeno Bicho Papão (Moderna) 8. O Presente (Publigraph) POESIAS, PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS 1. Hoje é domingo 2. Galinha pintadinha 3. Corre Cutia 4. O sapo dentro do saco 5. Fui passar na pinguelinha 6. Pinga a pipa 7. A casinha da vovó 8. Um, dois, feijão com arroz DICA CULTURAL: Fazer leituras em família de parlendas, poesias e trava-línguas diversas.

8 MATEMÁTICA HABILIDADES: ESPAÇO E FORMA Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal: plano transversal (em cima, embaixo), frontal (frente, atrás). Identificar objetos no espaço considerando tamanho, forma e posição. Localizar-se e orientar-se no espaço, registrando deslocamentos por meio de desenhos. Orientar-se no espaço, por meio de determinadas indicações de sentido, identificar formas geométricas planas em diversos ambientes. Identificar figuras planas (quadrado, triângulo, retângulo, círculo) denominando-as. Comparar figuras planas, apontando semelhanças e diferenças. Conhecer formas bidimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem, identificando suas características. Conhecer o eixo de simetria em figuras. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Ler coletivamente, informações e dados explícitos em gráficos de coluna e pictórico. GRANDEZAS E MEDIDAS Conhecer grandezas mensuráveis. Identificar os dias da semana, contextualizando-os na rotina diária. Conhecer os conceitos relacionados ao tempo (ontem, hoje, amanhã), para compreensão de aspectos relacionados à temporalidade. Resolver problemas que envolvam a localização de dias em calendários semanais e mensais. Estabelecer diferenças e semelhanças (figuras, objetos e pessoas) em relação sua grandeza. NÚMEROS E OPERAÇÕES Classificar objetos diversos, com base em alguns atributos. Organizar objetos de diferentes tipos, a partir de critérios determinados. Reconhecer os números no contexto diário.

9 Conhecer e nomear números até vinte. Utilizar estimativas ao trabalhar com quantidades. LEITURA E LINGUAGEM MATEMÁTICA Identificar informações veiculadas em imagens, utilizando o conhecimento matemático. Observar a função social da matemática em diferentes contextos. Utilizar ideias matemáticas para tomar decisão em situações reais. Reconhecer a função social do número como código na organização de informações. ATIVIDADES Geometria/Orientação Espacial: frente, atrás, embaixo, em cima, ao lado, perto, longe, dentro, fora. Medidas. Noções de tempo (antes, depois, dia, noite, depressa, devagar). Noções de comprimento (maior, menor, mesmo tamanho, mais alto, mais baixo, grande e pequeno). Noções de capacidade (cheio/vazio, muito/pouco). Noções de massa (pesado e leve). Geometria/Estudo de figuras. Sistema de Numeração. Jogos de raciocínio (quebra cabeça e jogos de encaixe, jogo da memória). Brincadeiras cantadas que proporcionem quantificar e elaborar o conhecimento corporal e espacial. Elaborar a rotina diária com o apoio de imagens, desenhos e palavras escritas no quadro. Desenvolver - com o apoio da Coleção de Cacarecos - atividades, jogos e brincadeiras que proporcionem a elaboração e construção do conhecimento lógico-matemático. Intensificar o trabalho com os jogos cooperativos. Construir na sala um supermercado e através do faz de conta, estimular conceitos de valor, quantidade e linguagem matemática. Traçar os algarismos corretamente. Relato de experiências do cotidiano, observando questões temporais. Transmissão de recados orais. Desenvolver, dentro do contexto, hábitos de boas maneiras (cumprimentar, agradecer, despedir-se, desculpar-se).

10 Discussões, em roda, que possibilitem as expressões de ideias, opiniões, críticas e emoções. Leitura de imagens e criação de histórias, a partir de gravuras. DICA CULTURAL: Brincar em família com jogos de estratégia (Boliche, Jogo da velha, Trilha com números). NATUREZA E SOCIEDADE HABILIDADES Conhecer as cores e símbolos padrões da coleta seletiva do lixo. Associar o lixo ao recipiente coletor, de acordo com as cores padrões da coleta seletiva. Desenvolver hábitos de higiene corporal. Associar a saúde com o consumo equilibrado de alimentos saudáveis. Conhecer algumas formas de prevenção de acidentes e doenças. Formular perguntas, imaginando soluções para compreender o mundo social e natural. Participar da resolução de problemas da vida cotidiana. Desenvolver atitudes facilitadoras do funcionamento e organização da turma no cotidiano. Trabalhar com o tema transversal: Atitudes sustentáveis: Eu posso contribuir. Trabalhar com o Projeto Educação Nutricional. Envolver-se em atividades que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos, por meio de histórias, brincadeiras, jogos e canções. Registrar informações por meio de desenhos. Adquirir progressivamente hábitos de higiene pessoal e ambiental. Estabelecer regras de respeito e amizade com os colegas, professores e demais. Reconhecer os animais mais comuns existentes em nosso meio ambiente. Desenvolver e identificar algumas atitudes de cuidado com a natureza. Compreender a importância das plantas para os seres vivos.

11 ATIVIDADES: Trabalhar nas rodas de conversa situações vividas no cotidiano da escola, possibilitando o desenvolvimento de conceitos que estimulem a cooperação e as relações interpessoais, valores e hábitos. Plantar em recipiente descartável e incentivar o cultivo e cuidado com a natureza. Organizar uma oficina de sucata na sala e desenvolver a compreensão da reutilização e reciclagem dentro do tema transversal. Reciclar o papel descartado na sala e fazer objetos e brinquedos em papel machê. Com o manuseio dos objetos da coleção de cacarecos criar brinquedos simples que podem ser educativos e muito divertidos. Organizar a rotina da sala com símbolos e códigos. DICA CULTURAL: Criar, com a família, brinquedos e objetos utilizando materiais que poderiam ser descartados.

12 MOVIMENTO HABILIDADES: Explorar e utilizar movimentos manuais, como tirar e calçar o tênis e a meia, tirar e vestir a roupa. Controlar gradualmente o próprio corpo ao participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para interagir e se comunicar. Utilizar os movimentos de preensão e encaixe, para ampliação das possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos. Utilizar os recursos de deslocamento nos jogos e brincadeiras dos quais participa. Desenvolver uma postura correta nas diversas situações do cotidiano. ATIVIDADES: Jogos cooperativos. Brincadeiras de roda. Movimentação com diferentes ritmos. Atividades de deslocamento, arremesso e equilíbrio. Atividades que requerem habilidades manuais. Projeto Crescer. DICA CULTURAL: Andar de bicicleta na Praça da Assembleia.

13 FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ CONTEÚDOS E EIXOS TEMÁTICOS: Agostinho de Hipona. Eu e a minha família. Meu lar. Eu e as pessoas. Descobrindo o valor da amizade. Campanha da Fraternidade Tema Transversal: Alternativas Sustentáveis: Eu posso contribuir. HABILIDADES: Relacionar o tema da Campanha da Fraternidade com informações do cotidiano. Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude. Identificar e reconhecer a aula de Formação Humana e Cristã como momento de partilha, de amor e de relação com Deus. Identificar o modelo de sua família. Conhecer valores e atitudes das famílias, que sirvam para uma vida feliz. ATIVIDADES E RECURSOS: Registro das atividades. Músicas. Hino da Campanha da Fraternidade. Livros. Jogos cooperativos. Vídeo da Campanha da Fraternidade. DICA CULTURAL: Livro: Coleção Robôs Virtudes e Valores - Editora e Ilustração: W. Kids. Texto: Clécia A. Buchwertz e Paulo Márcio Aragão - Avaliação Pedagógica: Ana Cristina Rissete Schreiber. CD: Filhos de Davi.

14 MÚSICA Conteúdos: RITMO, MELODIA E PARÂMETROS DO SOM Tempo; Locomoção; Altura, timbre, intensidade; Notas musicais; Movimento sonoro; Interpretações. HABILIDADES: Perceber o ritmo corporalmente, entre o contraste de som/silêncio. Identificar e diferenciar ritmos (rápido/lento forte/fraco longo/curto). Perceber diferentes formas e padrões rítmicos por meio de brincadeiras, jogos e danças. Conhecer vários instrumentos musicais, observando as características sonoras de cada um. Diferenciar timbres diversos da paisagem sonora, da natureza e outros. Desenvolver percepção melódica, observando canções folclóricas com cinco notas. Escutar obras musicais variadas, observando suas principais características. Aperfeiçoar a acuidade auditiva, desenvolvendo aptidões para o canto. Atividades: Cantar o Hino Nacional. Cantar o hino do Colégio. Cantar canções simples com repetições e contrastes. Conhecer canções infantis tradicionais do repertório musical brasileiro. Executar obras das manifestações do folclore de diferentes regiões brasileiras. Cantar e apresentar artisticamente obras de diferentes gêneros musicais. DICA CULTURAL: Festa Junina do Colégio Magnum, dia 08/06.

15 FILOSOFIA CONTEÚDO: Vida e sentidos. Escolhas. Consequências. Solidariedade. Sustentabilidade. HABILIDADES : Identificar os cinco sentidos. Valorizar a vida. Criticar comportamentos, emitindo Juízo de Valor. Analisar a importância dos sentimentos. Elaborar perguntas e respostas. Questionar ações, fatos, pessoas e personagens. Argumentar com clareza e coerência. Reconhecer as palavras como forma de comunicação entre os homens. Argumentar a favor da sustentabilidade. DICA CULTURAL: Leitura de fábulas.

16 EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDOS: Jogos e brincadeiras Jogos cooperativos Ginástica Lutas Dança e Atividades rítmicas e expressivas Natação HABILIDADES: Conhecer e vivenciar diferentes formas de jogos. Vivenciar e criar brincadeiras. Desenvolver habilidades motoras. Desenvolver atitude pró-ativa nos jogos. Compreender e adaptar-se às regras. Cumprir as regras estabelecidas. Reconhecer e valorizar suas conquistas e as dos outros. Experimentar o aprendizado de movimentos básicos. Locomover-se de forma variada no meio líquido. Brincar com atividades que fazem alusão às lutas. Identificar a relação entre lutas e violência. Trabalhar o jogo simbólico. Experimentar e reconhecer as possibilidades dos cinco sentidos.

17 Comunicar-se de forma criativa através dos movimentos. Improvisar e criar movimentos com ritmos do corpo, sons, música e outros. Compreender a vitória e a derrota. Respeitar as diferenças e semelhanças entre as pessoas. Brincar, vivenciando o jogo simbólico. Conhecer o próprio corpo. Compreender as diferenças dos elementos corporais. Conhecer os diferentes aparelhos utilizados na ginástica. DICA CULTURAL: Brincar com seu(sua) filho(a) ao ar livre: correr, subir, descer, ultrapassar obstáculos, chutar, arremessar entre outros, são importantes para o desenvolvimento da coordenação motora. Em Belo Horizonte temos diversos Parques municipais que são excelentes para brincadeiras ao ar livre. Saiba mais sobre os parques: Site: ARTES VISUAIS CONTEÚDOS: Festa Junina. Confecção de adereços para a festa e sua contextualização social e histórica. Gêneros da pintura. Retrato e autorretrato. Paisagem e figura humana. As linguagens artísticas: cor, forma, composição, luz, linha, ponto, superfície, espaço e proporção.

18 Valorização da pluralidade cultural encontrada em diversas culturas regionais e nacionais. HABILIDADES: Reconhecer elementos visuais que compõem uma obra. Perceber as diferenças entre as linguagens artísticas. Ampliar o conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística. Utilizar fontes documentais para pesquisas sobre arte. Identificar as partes que compõem a figura humana. Conhecer obras bidimensionais e tridimensionais para estruturação da representação da imagem. Reconhecer formas figurativas dos vários elementos da representação da realidade para ampliar repertório pessoal. Representar formas figurativas para representação de ideias. Perceber formas geométricas nas imagens e construções, representandoas nas produções. Saber utilizar diferentes materiais expressivos. Realizar produções artísticas individuais e/ou coletivas, nas linguagens das artes. Reconhecer a importância da preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico e artístico. Criar e apreciar produções artísticas, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Cuidar do próprio corpo e dos colegas, no contato com suportes e materiais de artes. Cuidar dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo. ATIVIDADES: Desenho de complementação da figura humana. Desenho com interferência (regular e irregular). Desenho de observação. Desenho livre. Imagem mental (representação de um objeto ou acontecimento ausente). Técnicas de pintura. Modelagem com massinha e argila. Recorte. Rasgadura. Pintura coletiva de painel.

19 Apreciação e leitura de imagens. Criação de objetos bidimensionais e tridimensionais. Recorte e colagem. Confecção de adereços juninos. Retrato e autorretrato. Pintura em suporte e planos variados. Colagem. DICA CULTURAL: Visitar o Centro Cultural Maria Lívia de Castro, no Buritis. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL IDENTIDADE E AUTONOMIA HABILIDADES: Colocar em prática os conhecimentos fundamentados nos Pilares do Empreendedorismo e da Relação Social. ATIVIDADES: Projeto Crescer. Desenvolvimento do senso de organização da sala. Organização do lanche e comer sozinho(a). Uso do banheiro para lavar as mãos e fazer a higiene pessoal, com acompanhamento. Trabalhar e brincar em grupo, aprendendo a respeitar os colegas. Recortar e colar os deveres sozinho(a). EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS: Festa Junina, Dia dos Pais e Dia de Santo Agostinho.

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo

DIRETRIZES CURRICULARES Disciplina: Linguagem. Períodos: Infantil 4 1º, 2º, 3º. Conteúdo Linguagem Letras do alfabeto Nome próprio, nome da escola, histórias Nome das profissões, histórias, músicas Histórias, nome das plantas Histórias em quadrinho, brincadeiras, nome dos brinquedos Nome dos

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III

PLANEJAMENTO DO TRIMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL III 1ª ETAPA COMPONENTE CURRICULAR - BRINCAR Objetos e Significados na brincadeira Participar das brincadeiras exploradas. Utilizar os brinquedos de maneira cuidadosa. Participar de jogos com ou sem a intervenção

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011. Educação Infantil III Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Educação Infantil III Área de conhecimento: Linguagem Série: Infantil III Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; INFANTIL II OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações:

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 3 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 4 1º VOLUME ARTES VISUAIS O FAZER ARTÍSTICO Criação de desenhos, pinturas e colagens, com base em seu próprio repertório. Exploração das possibilidades oferecidas por diferentes

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL III PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 3 ANOS Organize suas atividades de forma ordenada, dando a cada uma o seu tempo

Leia mais

Maternal 3 anos Educação Infantil

Maternal 3 anos Educação Infantil Maternal 3 anos Educação Infantil Eixo temático: Tema: Joca e suas aventuras As crianças, nesta fase, caracterizam-se pelo movimento e pela ação. Agem ativamente em seu entorno, acompanhando seus movimentos

Leia mais

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.

Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem. Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 3ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL III Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 INFANTIL IV EDUCAÇÃO INFANTIL Disciplina: NATUREZA e SOCIEDADE Ano: INFANTIL IV Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRÉ I Professoras Caroline e Ana Lucia Habilidades vivenciadas no 2º bimestre 2011 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezados Pais e/ou Responsáveis, Estamos vivenciando o segundo bimestre letivo e o processo de aprendizagem representa pra nós, motivo de alegria e conquistas diárias. Confiram as habilidades

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados

EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME. Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 3 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2º. VOLUME Programação de conteúdos/conhecimentos privilegiados Unidade 4 O mundo secreto das tocas e dos ninhos Unidade 5 Luz, sombra e ação! Unidade

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 3 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Maria Helena Walber Criar desenhos, pinturas, modelagens, colagens a partir do próprio repertório;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL III - 2012 OBJETIVOS - CRIANÇAS DE TRÊS ANOS De acordo com o PCN e o Referencial Curricular da Educação Infantil, a instituição deve criar um ambiente

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

Apresentação do projeto:

Apresentação do projeto: Apresentação do projeto: Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Infantil II Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Infantil II Segmento I PLANO DE CURSO 2009 INFANTIL II Disciplina: ARTES Série: INFANTIL II Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS -

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL V - 2012 A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE DISCIPLINA CONTEÚDO HABILIDADES/COMPETÊNCIAS PORTUGUÊS - Construção da identidade social e do grupo; Linguagem oral Linguagem oral Desenvolver a coordenação visomotora, a criatividade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2014-2015 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ser autónomo; Ser atento; Ser observador; Ter espírito crítico; Interiorizar e respeitar as regras do grupo; Ter consciência de si e do outro

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE 2014 DISCIPLINA: LINGUAGEM

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL CURRÍCULO DE LINGUAGEM COMUNICAÇÃO FASE I FASE II ORALIDADE Transmitir recados simples. Formar frases com seqüência. Argumentar para resolver conflitos. Verbalizar suas necessidades e

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

Plano de Estudo 3ª Etapa

Plano de Estudo 3ª Etapa Plano de Estudo 3ª Etapa NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I ANO: 1º Srs. Pais, SAÚDE E PAZ! Esse plano de estudo tem como finalidade levá-los a conhecer melhor a proposta desenvolvida no 1º ano. Nele

Leia mais

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I

NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I NOME DO PROJETO PROJETO MERGULHANDO NA LEITURA 2013 PÚBLICO ALVO Educação Infantil e Ensino Fundamental I OBJETIVOS GERAIS: Promover o hábito da leitura entre os alunos; Proporcionar ao aluno o prazer

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS GERAIS Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 1º PERÍODO PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 1º PERÍODO Põe amor em tudo o que fazes e as coisas terão sentido. Retira delas o amor, e elas

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03

PROJETO RECICLAGEM. 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: 2. Duração: 01 /03 a 31/03 PROJETO RECICLAGEM 1. Tema: Reciclar é bom, Reutilizar é melhor e Reduzir é melhor ainda. Área de abrangência: (x) Movimento (x) Musicalização (x) Artes Visuais (x) Linguagem Oral e Escrita (x) Natureza

Leia mais

1 o Período Educação Infantil

1 o Período Educação Infantil 1 o Período Educação Infantil Eixo temático: O tema Imaginação visa a estimular as distintas áreas de desenvolvimento integral das crianças, bem como favorecer o crescimento de suas habilidades e competências.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III OBJETIVOS GERAIS Construção da autoimagem e desenvolvimento da autoestima; Reconhecimento e descoberta do próprio

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 02 de outubro de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS 1 ano Senhores pais ou responsáveis Seguem abaixo os temas, objetivos, atividades e evento de culminância dos projetos a serem

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2015/2016 EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2015/2016 3.º Ano Descoberta e organização progressiva de volumes Modelagem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II

PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 2ª 1ª ETAPA MATERNAL II Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 2ª Etapa de 2014. Este material serve de apoio para o acompanhamento das habilidades

Leia mais

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II

EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II EDUCAÇÃO MUSICAL MATERNAL II Músicas infantis. Danças, músicas e personagens folclóricos. Conhecer textos e melodias folclóricos; Entoar músicas do folclore brasileiro; Dançar músicas folclóricas; Imitar

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Programação da 2ª Etapa 1º Período da Educação Infantil NÃO HÁ DOENTE MAIS INCURÁVEL DO QUE AQUELE QUE NÃO RECONHECE A SUA DOENÇA. Sto. Agostinho Prezados Pais: É com a família e com a escola que a criança

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Área de Formação Pessoal e Social

Área de Formação Pessoal e Social Área de Formação Pessoal e Social Identidade/ Auto-estima Independência/ Autonomia Convivência democrática/ Cidadania Brincar com o outro (s); Ouvir os outros; Saber identificar-se a si e o outro; Esperar

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO PSICOMOTRICIDADE Educar é Brincar SÉRIE: Contraturno

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 MATERNAL II Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Vocês estão recebendo a programação da 3ª Etapa de 2014. Este material serve de

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL

COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2013 1º PERÍODO COLÉGIO MAGNUM BURITIS Senhores pais, Vocês estão recebendo a Programação da 3ª Etapa letiva de 2013. Esta é uma previsão

Leia mais

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL

CURRÍCULO UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BERÇÁRIO e INICIAL 1º BIMESTRE - BERÇÁRIO e INICIAL CUÍCULO UNFCDO P DUCÇÃO BÁC BÇÁO e NCL 1º BM - BÇÁO e NCL Á OND CHG CONÚDO / VDD MMÁC o estabelecimento de aproximações a algumas noções matemáticas presentes no cotidiano. equência numérica por meio da

Leia mais

Planificação Anual da Sala dos 5anos

Planificação Anual da Sala dos 5anos Nome do Aluno: Janine Colaço Reis Planificação Anual da Sala dos 5anos Calendarizaçã o (mês) Áreas de conteúdo/ Conteúdos Curriculares Competências Situações de aprendizagem/ Estratégias Recursos Humanos/

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO

INFORMATIVO 2015 GRUPO INFORMATIVO 2015 GRUPO 5 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2012 1º PERÍODO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Manter a atenção nos momentos de escuta e leitura de diversos tipos de textos (narrativas literárias,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 324, Toledo PR Fone: 3277-850 PLANEJAMENTO ANUAL NATUREZA E SOCIEDADE SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR:

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO C e D 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS: JULIANA E MARCELA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área do conhecimento. Compartilhar

Leia mais

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS Professoras regentes: Ana Paula, Kellen, Maristela e Waléria COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO IRMÃS DOMINICANAS Curitiba, 15 de março de 2012. Senhores pais ou responsáveis, Enviamos-lhes o cronograma do que vai ser trabalhado nesta 1ª Etapa no 2º ano. O cronograma

Leia mais

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando

Planejamento. Educação infantil Ciranda Nível 3. Unidade 1: Cirandando Linguagem oral e escrita Planejamento Educação infantil Ciranda Nível 3 Unidade 1: Cirandando Formas textuais Conhecer diferentes tipos de textos. Conhecer um texto instrucional e sua função social. Priorizar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATERNAL 3 ANOS Programação da 1ª Etapa Maternal 3 Educação Infantil PROGRAMAÇÃO O FATO DE DAR JÁ SUPÕE O MÉRITO DE RECEBER. Sto. Agostinho DA 3ª ETAPA Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares

O mundo da gente. Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares O mundo da gente Educação Infantil 1 (3 ou 4 anos) Organização da coleção, conteúdos e sugestões de atividades complementares Célia Cúnico Sandra Korso Kutzke 1 SUMÁRIO 1. Organização da coleção... 3 2.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL IV - 2012 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os PCNs indicam como objetivos da Educação Infantil que os alunos sejam capazes de: Expressar, manifestar

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 4 e 5 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos

MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos Prefeitura Municipal do Salvador Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico CENAP MARCOS DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO INFANTIL 0 a 3 Anos COMPETÊNCIA CONTEÚDO

Leia mais

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM

CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 2 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4

INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 INFORMATIVO 2015 GRUPO 4 Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, e de inventar,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 1º PERÍODO 1º PERÍODO Prezados pais, Encaminhamos a Programação da 2ª Etapa de 2015, material que serve de apoio para o acompanhamento das habilidades que serão desenvolvidas. Lembramos que este planejamento é flexível

Leia mais

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg.

CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013. Telef: 238490000 Fax: 238490003 Av. Cidade da Covilhã Apto. 52 6290-322 Gouveia - www.abpg. CRECHE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2012/2013 Unidade 1 Vamos à escola PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 Unidade 2 Uma árvore de Natal muito familiar Mês: Outubro/Novembro/Dezembro Objetivos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA

CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA OBJETIVOS GERAIS: Rua Emílio Castelar, 32 Fone/Fax: (0 84) 3316-9509 / 3314-0076 Mossoró/RN PROPOSTAS CURRICULARES EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente,

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil

Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Programação da 1ª Etapa Maternal 2 Educação Infantil Prezados Pais: Vocês estão recebendo a programação do trabalho pedagógico que será desenvolvido com os alunos do Maternal 2, na 1ª Etapa. As atividades

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA BÁRBARA Departamento Pré-Escolar/1º Ciclo 151 956 Departamento da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar Área

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL MOVIMENTO SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MAPA DE HABILIDADES 1ª ETAPA/2013. Habilidades Físicas:

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MAPA DE HABILIDADES 1ª ETAPA/2013. Habilidades Físicas: MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Conhecer, identificar e nomear esquema corporal (partes do corpo). Imitar posturas corporais (sentado, de pé, deitado). Conhecer limites e possibilidades e o cuidado

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA APRENDIZAGEM SEMESTRAL Educação Infantil Estimulação Essencial e Pré-Escolar O relatório da Educação Infantil - Estimulação Essencial

Leia mais

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança

Planificação Anual. Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação. Registo e produções - Confiança Planificação Anual Professor: Gabriela Maria R. D. T. L. C. Silva Disciplina: Ano: préescolar Turma: I Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação Facilitar a adaptação

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE COLÉGIO CENECISTA PADRE MANOEL GOMEZ GONZALEZ Rua Oliveira Lima, 462 - Nonoai-RS Fone: (0xx54) 3362-1300 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. 1. Dados de identificação PLANO

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil

Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil Programação da 3ª Etapa 1º Período da Educação Infantil Prezados Pais: Este documento tem como objetivo principal favorecer o acompanhamento do trabalho pedagógico que será desenvolvido com os alunos do

Leia mais

PROFESSORAS DO INFANTIL II:

PROFESSORAS DO INFANTIL II: REUNIÃO DE PAIS 09 de Fevereiro de 2012 PROFESSORAS DO INFANTIL II: INFANTIL II A - Cristiane de Moraes Fabbri Grassi INFANTIL II B - Liliana Brenelli Vidotti INFANTIL II C - Thelma Pereira Ribeiro Ferrari

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha

RELATO DE EXPERIÊNCIA. Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ EVARISTO COSTA RELATO DE EXPERIÊNCIA Sequência Didática II Brincadeira Amarelinha Professoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. Público Alvo: 3ª Fase

Leia mais

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II

MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II MOVIMENTO E CORPOREIDADE MATERNAL II Desenvolver reações físicas - rítmicas à música (palmas, marchas, etc); Representar, com movimentos corporais elementos e objetos do meio circundante; Deslocar com

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 1º ANO PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 1º ANO A verdadeira unidade entre os homens é produzida, reforçada e protegida pela comunhão no

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL

Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S. Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Nossa Senhora da Soledade C O N T E Ú D O S Eu vim para servir (cf.mc10,45) Grupo 5 EDUCAÇÃO INFANTIL Prezado(a) aluno(a): Novo ano, novas expectativas, novos desejos, novos anseios e um novo caminho

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO

COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 3ª ETAPA / 2014 2º PERÍODO COLÉGIO MAGNUM BURITIS (31) 2138-9000 www.magnumburitis.com.br 30/09/2014 09:11 PAG. 1 Srs. pais ou responsáveis, caros

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR 2015-2016 1º CICLO - 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO MENSAL DE JANEIRO DOMÍNIOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) MATERIAIS/RECURSOS MODALIDADES

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY

Leia mais