UTILIZAÇÃO DE ADSORVENTE NATURAL DA AMAZÔNIA COMO BIOADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE METAIS EM SOLUÇÕES AQUOSAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UTILIZAÇÃO DE ADSORVENTE NATURAL DA AMAZÔNIA COMO BIOADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE METAIS EM SOLUÇÕES AQUOSAS"

Transcrição

1 39 UTILIZAÇÃO DE ADSORVENTE NATURAL DA AMAZÔNIA COMO BIOADSORVENTE PARA REMOÇÃO DE METAIS EM SOLUÇÕES AQUOSAS Helitom Baia da Silva 1 Joana Luiza Pires 2 Resumo: A maioria dos efluentes gerados pelas indústrias são substâncias nocivas aos seres vivos e ao ambiente pois apresentam metais pesados em sua constituição. Os metais pesados são causadores de diversas doenças e, devido a sua dificuldade de biodegradação no ambiente, passam pelo processo chamado magnificação trófica ou bioacumulação, o que distribui esses íons nocivos ao longo da cadeia alimentar. O grande desafio atualmente para a sociedade e de forma especial para a sociedade científica é encontrar o equilíbrio entre os processos produtivos essenciais para os seres humanos e o menor impacto possível ao meio ambiente. Neste trabalho apresenta-se a eficiência de adsorção da pupunha na remoção de íons de cobre do meio aquoso. Os resultados foram promissores mostrando que a utilização da pupunha como adsorvente de íons de cobre pode ser uma alternativa econômica em relação ao tratamento de águas residuárias convencional. Palavras-chave: Adsorção. Metais pesados. Pupunha. Biossorvente. 1. Introdução A ação humana provoca grandes alterações no meio ambiente, seja de forma positiva ou negativa (GASPAR, 2003). O crescente consumo, produção e exploração de matérias primas, como fósseis e minerais, associados ao crescimento da população nas últimas décadas, tem causado uma série de graves problemas ambientais em função da geração de resíduos contendo metais tóxicos, como os metais pesados (MOREIRA, 2001). No Brasil são produzidos os mais diversos subprodutos e resíduos agroindustriais (ex. bagaços de cana-de-açúcar, caju, coco verde e outras frutas) em virtude da grande produção agrícola do país. Entretanto, a disposição dos resíduos gerados nestes setores está se transformando em um sério problema ambiental. Apesar de uma parte ser utilizada para fins diversos, uma grande quantidade ainda permanece sem utilização. O aproveitamento industrial do caju é realizado principalmente na região Nordeste do país. Esse aproveitamento visa, basicamente, o beneficiamento da castanha e, 1 Graduando do curso de Licenciatura Plena em Química da UNIFESSPA. helitombaia@hotmail.com 2 Doutora em Química e Professora Adjunta da UNIFESSPA. joanaluiza@ufpa.br

2 40 em menor escala, o aproveitamento do pedúnculo. Mesmo considerando o aproveitamento do pedúnculo sob a forma de sucos, doces, geleias, néctares, farinhas e fermentados, só 15% da produção do pedúnculo é utilizada. Uma das causas para esse baixo aproveitamento está relacionada ao tempo de deterioração do pedúnculo, que ocasiona excessivas perdas no campo e na indústria (CAMPOS, 2003). O meio ambiente é regido por um sistema complexo de cadeias, que permitem a dependência entre seres vivos sem que eles tenham tido qualquer contato anterior de forma direta. Isto ocasiona uma problemática envolvendo vários indivíduos a partir de uma pequena contaminação. A atividade industrial é o principal emissor de materiais que causam problemas ambientais, todavia os processos industriais são fundamentais para o desenvolvimento do planeta e do bem estar das pessoas que nele vivem. A maioria dos efluentes gerados pelas indústrias são substâncias nocivas aos seres vivos e ao ambiente, pois apresentam metais pesados em sua constituição. Os metais pesados são causadores de diversas doenças, e dada a sua dificuldade de biodegradação no ambiente, passam pelo processo chamado magnificação trófica ou bioacumulação, o que distribui esses íons nocivos ao longo da cadeia alimentar. O grande desafio atualmente para a sociedade e de forma especial para a sociedade científica é encontrar o equilíbrio entre os processos produtivos essenciais para os seres humanos e o menor impacto possível ao meio ambiente. A aplicação dos biossorventes apresenta-se para a sociedade como uma nova e atraente alternativa para a resolução dos problemas ambientais enfrentados atualmente, além de criar um destino apropriado e sustentável para os resíduos produzidos pela agroindústria. Os biossorventes são considerados bons alternativos para remediação dos efluentes contaminados, pois além de reduzirem os custos, alguns deles podem ser encontrados em abundância no Brasil, e em especial na região Amazônica. 2. Revisão bibliográfica Encontram-se na literatura diversas matérias utilizadas como adsorventes para remoção de contaminantes orgânicos e íons de soluções aquosas, como mostrado por Magalhães et al (2011), Moraes et al (2011), Holanda et al (2010), Loukidou et al (2004), dentre elas algas, fungos, bactérias, resíduos agrícolas, lignina, musgos, turfas, etc. Magalhães et al (2011) estudaram a utilização de coco verde para a remoção do metal cromo (VI), e obtiveram resultados significativos em que o material utilizado removeu o metal em estudo da solução.

3 41 Moraes et al (2011) verificaram o efeito do pó das cascas de laranja, banana e milho como biomassa para remoção do chumbo, e observaram que o pó das matérias utilizado como biomassa removeu o metal da solução, sendo o pó da casca de laranja o que obteve melhor resultado. Holanda et al (2010) fizeram um estudo com tamarindo como biossorvente de metais (Zinco, Manganês, Ferro e Cobre), e perceberam que o material utilizado como Biossorvente removeu os metais utilizados no trabalho. Loukidou et al (2004) analisaram a remoção de Cr (VI) com a utilização de musgos, casca de milho e algas, e obtiveram resultado significativo na remoção do metal em estudo, sendo que a alga ativada Sargassum apresentou uma capacidade de remoção de 40 mg/g. Moreira et al (2007) investigaram a utilização de bagaço de caju como bioadsorvente na remoção de metais pesados de efluentes industriais. Os resultados obtidos indicam que o bagaço de caju tratado com NaOH 01mol.L-1/3h apresenta características favoráveis ao seu uso como material adsorvedor dos íons tóxicos: Pb+2, Cu+2, Ni+2, Cd+2 e Zn+2 em solução aquosa. Cruz et al (2009) analisaram o efeito da farinha da casca da banana como um biossorvente para metais pesados de baixo custo, e constataram que a farinha da casca da banana produzida apresentou boas características para ser utilizada como um biossorvente para metais pesados em soluções aquosas. Rocha et al (2010) verificaram o efeito da biossorção de cromo por biomassa de saccharomycescerevisiae, e obtiveram como resultado que a biomassa de Saccharomycescerevisiae foi capaz de reter, em ph 3,5, 2,43 mg de cromo/g de biossorvente, com potencial de utilização em processos de tratamento de efluentes que contenham cromo; mais de 80% da capacidade de biossorção da biomassa foi alcançada com 8 horas de contato; contudo, 48 horas foram necessárias para que o sistema atingisse o equilíbrio, mostrando assim que o uso da biomassa estudada na remoção do cromo é viável. 3. Materiais e métodos Nesse trabalho foi utilizado como reagente o sal Sulfato de Cobre penta hidratado - CuSO 2.5H 2 O da marca Nuclear. Para a análise instrumental utilizou-se a técnica de espectrofotometria UV-VIUS, em um espectrofotômetro Spectrum SP 1105, sendo as medidas feitas nos comprimentos de onda de 650 nm, 675 nm e 700 nm, pois verificou-se na literatura que o cobre tem maiores valores de absorção nesses comprimentos de ondas.

4 42 O material selecionado como adsorvente foi a pupunha, adquirida na feira Ver-o-Peso, localizada na cidade de Belém, Pará. Foi utilizado como amostra o talo do cacho, ou seja, o que seria rejeitado. O material biossorvente foi sujeito às seguintes operações: 1º Lavagem, feita com água destilada e deionizada para eliminar resíduos e impurezas que pudessem estar presos ao material. 2º Secagem, realizada em estufa a 100 ºC, de modo a retirar toda a umidade existente no material. 3º Moagem, feita em moinho de facas de forma a reduzir o tamanho das partículas. Para as análises foram preparadas cinco soluções do metal nas respectivas concentrações 0,01 M, 0,02 M, 0,03 M, 0,04M e 0,05M de cobre. Todas as soluções foram feitas em triplicata, e o teste foi realizado no ph original das soluções (4.39). Após medida a absorção de cada solução, foi adicionada 0,2g de pupunha em cada uma, deixando-se em contato por 2 dias. Logo após o tempo de contato as soluções foram filtradas para retirar a pupunha adicionada, e novamente mediu-se a absorbância das soluções. As soluções padrões foram feitas em triplicata utilizando sulfato de cobre CuSO 4.5H 2 O com diferentes concentrações, conforme a tabela 1, a seguir: Soluções Molaridade de CuSO 4 (mol/l) 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 Tabela 1: Soluções de Cobre 4. Resultados e discussões Para verificar qual era a menor concentração de cobre possível de ser detectada por espectrofotometria de UV- Vis, foram feitas análises para descobrir a menor concentração possível de ser medida no aparelho de espectrofotometria UV-VIS, obtendo-se como resultado 10-6 mol/l de Cu 2+.

5 Absorbância Absorbância Curva de calibração Curva de Calibração y = 4.38x R² = y = 6.55x R² = y = 2.94x R² = Concentração 650 nm 675 nm 700 nm Linear (650 nm) Linear (675 nm) Linear (700 nm) Gráfico 1: Curva de calibração dos valores de absorbância versus concentração de Cu +2 na ausência de pupunha para o comprimento de onda de 650nm, 675nm e 700nm No gráfico 1 são mostrados os valores de absorbância para diferentes concentrações de solução de cobre e nos comprimento de onda 600 nm, 675 nm e 700 nm, medidas no aparelho espectro SP 200. O comprimento de 700 nm ocorre a maior absorção em todas as concentrações. Pode ser observado também que o coeficiente de correlação (R2) está em torno de 90% ou próximo de 1, não ocasionando erros significativos nas análises. 4.2 Efeito do Biossorvente concentração 0,2g (Pupunha) Adicionou-se 0,2g de pupunha em cada solução e deixou-se a mesma em repouso por 2 dias, em seguida mediu-se a absorbância. Os resultados obtidos podem ser observados nos gráficos a seguir Sem Pupunha Com Pupunha Concentração Gráfico 2: Resultados da absorbância na ausência e presença de pupunha 650 nm

6 Absorbância Absorbância Sem Pupunha Com Pupunha Concentração Gráfico 3: Resultados da absorbância na ausência e presença de pupunha 675 nm Concentração Sem Pupunha Com Pupunha Gráfico 4: Resultados da absorbância na ausência e presença de pupunha 700 nm Observou-se graficamente acima que ocorreu adsorção do cobre pela pupunha, pois verificou se que os valores de absorbância para as soluções de cobre na presença de pupunha foram menores que os valores obtidos na ausência do bioadsorvente. De acordo com os resultados dos gráficos é possível observar que o valor assumido pela absorbância cresce com a concentração das soluções, como descreve a lei de Beer-Lambert, uma vez que o aumento da concentração resulta no aumento do número de partículas que interagem com a radiação. De acordo com esse mesmo princípio, observou-se graficamente a relação entre a absorbância e a concentração. Analisando o efeito da pupunha na solução verifica-se que as absorbâncias das soluções medidas após o contato com a pupunha diminuem indicando que a pupunha está retirando o cobre da solução, para todos os comprimentos de onda analisados. Para verificar o quanto de cobre está sendo adsorvido pela pupunha foi feito o cálculo da concentração retida, como pode ser visto nos Gráficos 5, 6 e 7, a seguir.

7 45 Gráfico 5: Percentagem de Cu 2+ retida versus concentração de cobre para o comprimento de onda de 650 nm Gráfico 6: Percentagem de Cu 2+ retida versus concentração de cobre para o comprimento de onda de 675 nm

8 46 Gráfico 7: Percentagem de Cu 2+ retida versus concentração de cobre para o comprimento de onda de 700 nm Pode-se verificar nos gráficos que a porcentagem de cobre retida foi maior quando as análises foram realizadas no comprimento de onde de 650nm, com valor em torno de 90% para solução de concentração inicial de 0,01mol/L de cobre e de 15% para solução de concentração inicial de 0,05mol/L de cobre. Porém mesmo sendo valores menores, pode-se observar que nos comprimentos de onda de 675 e 700nm também existe uma percentagem de cobre retida. Tais resultados indicam que a pupunha está agindo como um adsorvente natural de cobre. Para verificar a regularidade dos valores medidos fez-se o gráfico do desvio padrão entre os valores medidos, como pode ser visto a seguir. (a) (b) (c) Gráfico 8: Desvio padrão em relação a média, (a) para 650nm, (b) para 675nm e (c) para 700nm

9 47 O desvio padrão estabelece o quanto de variação há entre as medidas com relação à média. Pode-se observar nos gráficos que os valores de desvio padrão foram baixos: 0,00132, 0,00172 e 0,00154, indicando que os valores estão próximos da média. Fazendo-se uma análise da média da concentração absorvida para os comprimentos de onda, pode-se verificar que quanto menor o comprimento de onda maior o valor da concentração média absorvida, conforme mostrado no Gráfico 9. Gráfico 9: Concentração adsorvida média versus comprimento de onda Foi calculado o valor da absortividade molar ( ) para cada comprimento de onda, como pode ser visto no Gráfico 10, e verificou-se que quanto maior o comprimento de onda maior o valor de. Gráfico 10: Absortividade molar versus comprimento de onda

10 48 5. Conclusões A utilização do cacho de pupunha como adsorvente de íons cobre, presente em solução aquosa, é uma alternativa viável e eficiente, tendo em vista a obtenção de resultados significativos pelo método proposto neste trabalho. Portanto, os resultados mostram que a utilização do cacho de pupunha como material Biossorvente é possível. e que o método permite a remoção do cobre em solução aquosa. Referências: CAMPOS, A. R. N. Enriquecimento protéico do bagaço do pedúnculo de caju (Anarcadium occidentale L.) por fermentação semi-sólida. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Campina Grande, CRUZ, F. R. A. M., et al. Farinha da casca da banana: Um biossorvente para metais pesados de baixo custo. Anais da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Fortaleza, GASPAR, A. T. F. S. Bioadsorção de cromo em algas marinhas utilizando coluna extratora. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, HOLANDA, D. G. S., et al. Testes de aplicação de Xiloglucanas de tamarindo como biosorventes de metais em água. Anais do V CONNEPI. Maceió, LOUKIDOU, M., et al. Equilibrium and kinetic modeling of chromium (VI) biosorption by Aeromonascaviae. Colloids and Surfaces A, v. 242, p , MAGALHÃES, V. H. P., et al. Utilização do pericarpo de coco verde (Cocos nucifera l. - Arecaceae) para a remoção de resíduos de íons cromo (VI) em soluções aquosas. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v.3, n.1/2, MORAES, A. B. V. D., et al. Biossorção de metais pesados. Anais do IX Simpósio de Bases Experimentais das Ciências Naturais da Universidade Federal do ABC. São Paulo, MOREIRA, D. M., et al. Anéis de Kayser-Fleischer. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, vol. 64, pp , MOREIRA, A. S., et al. Utilização de bagaço de caju como bioadsorvente na remoção de metais pesados de efluente industrial. Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa, ROCHA, E. R. L., et al. Biossorção de cromo por biomassa de SaccharomycesCerevisiae. Anais do VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica

Resumo. Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos. Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes

Resumo. Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos. Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes Estudo da remoção do Metal Ferro por Adsorção em Mesocarpo do Coco Luciana de Jesus Barros; Layne Sousa dos Santos Orientadores: Elba Gomes dos Santos, Luiz Antônio Magalhães Pontes Resumo Neste trabalho,

Leia mais

Avaliação da casca de banana como potencial biossorvente natural na remoção de cobre da água (1).

Avaliação da casca de banana como potencial biossorvente natural na remoção de cobre da água (1). Avaliação da casca de banana como potencial biossorvente natural na remoção de cobre da água (1). Janaína Beatriz Toniello Vieira (2) ; Bruna Felipe da Silva (2). (1) Trabalho executado com recursos disponibilizados

Leia mais

BIOSSORÇÃO EM EFLUENTES TÊXTEIS UTILIZANDO-SE CASCAS DE MARACUJÁ MODIFICADAS EMPREGANDO PLANEJAMENTO FATORIAL

BIOSSORÇÃO EM EFLUENTES TÊXTEIS UTILIZANDO-SE CASCAS DE MARACUJÁ MODIFICADAS EMPREGANDO PLANEJAMENTO FATORIAL BIOSSORÇÃO EM EFLUENTES TÊXTEIS UTILIZANDO-SE CASCAS DE MARACUJÁ MODIFICADAS EMPREGANDO PLANEJAMENTO FATORIAL Willian Geraldo da Silva¹, Dayene do Carmo Carvalho (1) Aluno de graduação do curso de Engenharia

Leia mais

ESTUDO DE ADSORÇÃO DE COBRE II UTILIZANDO CASCA DE ABACAXI COMO BIOMASSA ADSORVENTE

ESTUDO DE ADSORÇÃO DE COBRE II UTILIZANDO CASCA DE ABACAXI COMO BIOMASSA ADSORVENTE ESTUDO DE ADSORÇÃO DE COBRE II UTILIZANDO CASCA DE ABACAXI COMO BIOMASSA ADSORVENTE G. N. DOURADO 1 ; S. M. MACEDO 1 e A. K. C. L. LOBATO 1,* 1 Universidade Salvador UNIFACS, Escola de Arquitetura, Engenharia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA FARINHA DA CASCA DE LARANJA COMO BIOADSORVENTE EM EFLUENTES TÊXTEIS

UTILIZAÇÃO DA FARINHA DA CASCA DE LARANJA COMO BIOADSORVENTE EM EFLUENTES TÊXTEIS UTILIZAÇÃO DA FARINHA DA CASCA DE LARANJA COMO BIOADSORVENTE EM EFLUENTES TÊXTEIS 1 Elibe S. Souza; 2 Ewellyn S. Souza; 3 Marcello M. de Almeida 1 Universidade Estadual da Paraíba - Química Industrial

Leia mais

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19 Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de hidrogênio i e ativada por tratamento térmico como meio adsorvedor do corante Reativo Kelli Cristina de Souza BLUE 19 Orientadora: Prof. Dra. Maria Lúcia

Leia mais

ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS

ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE BÁSICO AZUL DE METILENO POR CASCAS DE Eucalyptus grandis LIXIVIADAS H. F. DE MARCHI 1, T. N. SOEIRO 1 e M. R. T. HALASZ 1 1 Faculdades Integradas de Aracruz, Departamento

Leia mais

ANÁLISE DE ADSORVENTES NATURAIS EMPREGADOS NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES

ANÁLISE DE ADSORVENTES NATURAIS EMPREGADOS NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES ANÁLISE DE ADSORVENTES NATURAIS EMPREGADOS NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES Wedja Marcelino da Silva¹; Fábia Rafaella Silva Alves ²; Arielly Samara Santos Batista³; Denise Domingos

Leia mais

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL Thaís Gomes da Silva 1 Raquel Vieira Mambrini 2 PALAVRAS-CHAVE: pó de aciaria; corantes; adsorção; remediação ambiental. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM ÁGUA ATRAVÉS DE BIOPOLÍMEROS MODIFICADOS 1 INTRODUÇÃO

REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM ÁGUA ATRAVÉS DE BIOPOLÍMEROS MODIFICADOS 1 INTRODUÇÃO REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM ÁGUA ATRAVÉS DE BIOPOLÍMEROS MODIFICADOS ROSA, Cleonice Gonçalves ; WALLAU, Wilhem Martin 2. Departamento de Ciências dos Alimento, Curso de Bacharelado em Química de Alimentos

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena. ESTUDO DA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS UTILIZANDO COMO BIOSSORVENTES RESÍDUOS AGRÍCOLAS. Autores: Camila Mourão

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1915

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 1915 Página 1915 PRODUÇÃO DE BIOADSORVENTES OBTIDOS DA TORTA DE MAMONA PARA REMOÇÃO DE ÍONS COBRE EM SOLUÇÕES AQUOSAS 1 Lígia Rodrigues Sampaio 1 ; Everaldo Paulo de Medeiros 2 ; Líbia de Sousa Conrado 3 1

Leia mais

Adsorção do corante Rodamina B de soluções aquosas por zeólita sintética de cinzas pesadas de carvão

Adsorção do corante Rodamina B de soluções aquosas por zeólita sintética de cinzas pesadas de carvão Adsorção do corante Rodamina B de soluções aquosas por zeólita sintética de cinzas pesadas de carvão RAQUEL R. ALCÂNTARA a*, JULIANA C. IZIDORO a, DENISE A. FUNGARO a. *rreisa@hotmail.com a. Instituto

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1Comprimento de onda do corante Telon Violet

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1Comprimento de onda do corante Telon Violet ADSORÇÃO DE CORANTE ÁCIDO UTILIZANDO RESÍDUO DE FIBRA DE VIDRO ACID DYE ADSORPTION USING FIBERGLASS WASTE Ferreira, Raquel Pisani Baldinotti Campus de Sorocaba Engenharia Ambiental raquelpisani@hotmail.com

Leia mais

EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO

EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO EFEITO DA TEMPERATURA DE GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA NA ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO J. J. SORNAS¹, W. UTECH JUNIOR¹, R. F. dos SANTOS¹, A. R. VASQUES², C. MARANGON¹I, C. R. L. de AGUIAR¹, E. FONTANA¹, R.

Leia mais

ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR ATIVADO

ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR ATIVADO ESTUDO DA ADSORÇÃO DE CHUMBO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR ATIVADO J. E. M. PAZ 1, A. C. S. SANTOS 1, L. M. L. B. ESPÍNOLA 1, F. D. S. CURBELO 1, A. I. C. GARNICA 1 1 Universidade

Leia mais

ESTUDO DA CINÉTICA E DAS ISOTERMAS DE ADSORÇÃO DE U PELO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

ESTUDO DA CINÉTICA E DAS ISOTERMAS DE ADSORÇÃO DE U PELO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO DA CINÉTICA E DAS

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA LAMA VERMELHA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS COM ELEVADA CARGA DE CORANTE REATIVO

UTILIZAÇÃO DA LAMA VERMELHA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS COM ELEVADA CARGA DE CORANTE REATIVO UTILIZAÇÃO DA LAMA VERMELHA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS COM ELEVADA CARGA DE CORANTE REATIVO Carolina Petrisin Costa de Jesus 1 ; Rodrigo Custódio Urban 1 1 UNESP Campus Sorocaba. Av. Três de

Leia mais

Uso de vermiculita revestida com quitosana como agente adsorvente dos íons sintéticos de chumbo (Pb ++ )

Uso de vermiculita revestida com quitosana como agente adsorvente dos íons sintéticos de chumbo (Pb ++ ) Uso de vermiculita revestida com quitosana como agente adsorvente dos íons sintéticos de chumbo (Pb ++ ) Anne.P. O. da Silva, Josette.L.de S. Melo, Jailson V. de Melo São Paulo/Brazil May /2011 Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL II CQ122 Prática 1 Profa. Iara Messerschmidt Prof. Claudio

Leia mais

Desenvolvimento de um método

Desenvolvimento de um método Desenvolvimento de um método -Espectro: registro de um espectro na região de interesse seleção do comprimento de onda -Fixação de comprimento de onda: monitoramento da absorbância no comprimento de onda

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO AQUOSA

INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO AQUOSA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO

Leia mais

4. Materiais e métodos

4. Materiais e métodos 68 4. Materiais e métodos Neste capítulo serão apresentados os equipamentos usados para a realização do estudo da biossorção de íons metálicos Pb 2+ e Mn 2+ contidos em soluções aquosas, utilizando como

Leia mais

QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA

QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA ABSORÇÃO FOTOQUÍMICA 3ª Parte (cont.) A QUANTIFICAÇÃO Mauricio X. Coutrim QUANTIFICAÇÃO: BRANCO O BRANCO NA DETERMINAÇÃO A radiação absorvida não é a simples diferença entre as

Leia mais

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN -

Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio entre íons Fe 3+ e SCN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 10 Determinação da constante de equilíbrio

Leia mais

BIOSSORÇÃO DE ZINCO E COBRE UTILIZANDO SALVINIA SP.

BIOSSORÇÃO DE ZINCO E COBRE UTILIZANDO SALVINIA SP. T T HTU UTH BIOSSORÇÃO DE ZINCO E COBRE UTILIZANDO SALVINIA S. 1 2 RAFAELA DA SILVA LIMONS ; FÁBIO MARCOLINO DA SILVA. 3 SALAH DIN MAHMUD HASAN ; MÁRCIA REGINA FAGUNDES KLEN 3 1 Aluna de Mestrado em Engenharia

Leia mais

QUI624 2ª PROVA 33 PONTOS - 14/06/2010

QUI624 2ª PROVA 33 PONTOS - 14/06/2010 A QUI624 2ª PROVA 33 PONTOS - 14/06/2010 Nome: 1) Um ácido fraco HIn pode ser usado como indicador ácido-base, pois apresenta em solução duas colorações: amarela na forma protonada e vermelha na forma

Leia mais

Influência da agitação para remoção dos íons tóxicos manganês, ferro e zinco com polissacarídeos de Hymeneae courbaril em amostras sinteticas

Influência da agitação para remoção dos íons tóxicos manganês, ferro e zinco com polissacarídeos de Hymeneae courbaril em amostras sinteticas Influência da agitação para remoção dos íons tóxicos manganês, ferro e zinco com polissacarídeos de Hymeneae courbaril em amostras sinteticas Mayara Joyce da Silva Barros 1, Maria Juciene Lima Chaves 2,

Leia mais

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 RESUMOS DE ARTIGOS COMPLETOS...

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 RESUMOS DE ARTIGOS COMPLETOS... Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 RESUMOS DE ARTIGOS COMPLETOS...8 Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos http://www.ufjf.br/nupis DIA/MÊS ASSUNTO 06/03 Apresentação do curso 13/03 PRÁTICA 1: Determinação de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO MATERIAL ADSORVENTE DO METAL NÍQUEL

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO MATERIAL ADSORVENTE DO METAL NÍQUEL UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO MATERIAL ADSORVENTE DO METAL NÍQUEL G. O. Graebin 1, M. T. Veit 1, G. M. C. Silva 2, G. C. Gonçalves 2 e M. R. F. Klen 1 1 Centro de Engenharias e Ciências Exatas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE ATIVIDADE EXPERIMENTAL N o 1 DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS DE PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CROMATO DE POTÁSSIO, DICROMATO DE POTÁSSIO E SULFATO DE COBRE Materiais: 01 balão volumétrico

Leia mais

ESTUDO DA DESSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL REATIVO AZUL 5G ADSORVIDO EM BAGAÇO DE MALTE

ESTUDO DA DESSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL REATIVO AZUL 5G ADSORVIDO EM BAGAÇO DE MALTE ESTUDO DA DESSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL REATIVO AZUL 5G ADSORVIDO EM BAGAÇO DE MALTE H. H. PIFFER 1, P. T. JUCHEN 1, M. T. VEIT 1, M. R. FAGUNDES-KLEN 1, S. M. PALÁCIO 1, G. C. GONÇALVES 2 1 Universidade

Leia mais

SÍNTESE DE CARVÃO ATIVADO FISICAMENTE COM VAPOR DE ÁGUA VISANDO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PARA FINS DE REÚSO

SÍNTESE DE CARVÃO ATIVADO FISICAMENTE COM VAPOR DE ÁGUA VISANDO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PARA FINS DE REÚSO SÍNTESE DE CARVÃO ATIVADO FISICAMENTE COM VAPOR DE ÁGUA VISANDO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PARA FINS DE REÚSO Ricardo Francisco Alves (1); José Luiz Francisco Alves (2); Jean Constantino Gomes

Leia mais

REMOÇÃO DE CÁTIONS METÁLICOS UTILIZANDO ZEÓLITA HBEA

REMOÇÃO DE CÁTIONS METÁLICOS UTILIZANDO ZEÓLITA HBEA Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2016 Rafain Palace Hotel & Convention Center- Foz do Iguaçu - PR 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 REMOÇÃO DE CÁTIONS METÁLICOS UTILIZANDO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO 1 CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO Kethlyn Carvalho De Oliveira Magalhães 1 Selizângela Pereira De Rezende 2 RESUMO: O setor sucroalcooleiro

Leia mais

ESTUDO AVALIATIVO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO METAL PESADO CHUMBO (II) EM VERMICULITA REVESTIDA COM QUITOSANA

ESTUDO AVALIATIVO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO METAL PESADO CHUMBO (II) EM VERMICULITA REVESTIDA COM QUITOSANA ESTUDO AVALIATIVO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO METAL PESADO CHUMBO (II) EM VERMICULITA REVESTIDA COM QUITOSANA Anne P.O.da Silva 1*, Jailson V.de Melo 1,Josette L.de S.Melo 1 UFRN- Universidade Federal

Leia mais

II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO

II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO II-311 DESTRUIÇÃO DE AZO-CORANTES COMERCIAIS EM EFLUENTES TÊXTEIS POR PROCESSO FOTOCATALÍTICO Karen Márcia Rodrigues Paiva (1) Graduada em Química Industrial, pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB

Leia mais

ADSORÇÃO DOS CORANTES AZUL REATIVO CI 222 E AZUL ÁCIDO CI 260 COM RESÍDUOS SÓLIDOS AGRÍCOLAS E LODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES.

ADSORÇÃO DOS CORANTES AZUL REATIVO CI 222 E AZUL ÁCIDO CI 260 COM RESÍDUOS SÓLIDOS AGRÍCOLAS E LODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES. ADSORÇÃO DOS CORANTES AZUL REATIVO CI 222 E AZUL ÁCIDO CI 260 COM RESÍDUOS SÓLIDOS AGRÍCOLAS E LODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES. G. C. de S. H. Ribeiro 1 ; J. Correia 2, S.M. Behling 2, J. A. B. Valle 1,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE FERRO TOTAL EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR

DETERMINAÇÃO DE FERRO TOTAL EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR 59 DETERMINAÇÃO DE FERRO TOTAL EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR Wendhy Carolina VICENTE 1 Natália Maria Karmierczak da SILVA 2 Amarildo Otavio MARTINS 3 Elisangela Silva

Leia mais

TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA DE QUÍMICA

TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA DE QUÍMICA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: O USO DE COAGULANTES ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DE ÁGUA COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO NA ÁREA

Leia mais

FILTRO ORGÂNICO DE AREIA E CARVÃO DE OSSO RESUMO

FILTRO ORGÂNICO DE AREIA E CARVÃO DE OSSO RESUMO Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar III MICTI Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico - I FONAIC-EMT Camboriú, SC, 22, 23 e 24 de abril de 2009

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PODER ADSORTIVO DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia tuna Mill) SEM CASCA PARA USO NA REMOÇÃO DE GASOLINA COMUM EM CORPOS D'ÁGUA

AVALIAÇÃO DO PODER ADSORTIVO DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia tuna Mill) SEM CASCA PARA USO NA REMOÇÃO DE GASOLINA COMUM EM CORPOS D'ÁGUA AVALIAÇÃO DO PODER ADSORTIVO DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntia tuna Mill) SEM CASCA PARA USO NA REMOÇÃO DE GASOLINA COMUM EM CORPOS D'ÁGUA Lenilde Mérgia Ribeiro Lima 1 ; Joanny Lays Bandeira Cruz da Silva

Leia mais

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL. Métodos espectrais e opticos

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL. Métodos espectrais e opticos ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL Métodos espectrais e opticos 6 Ed. Cap. 6 Pg.147-151 6 Ed. Cap. 1 Pg.1-28 6 Ed. Cap. 24 Pg.669-690 07/03/2018 2 Espectro eletromagnético Fonte: www.cena.usp.br/ irradiacao/espectro.htm

Leia mais

II ESTUDOS DE ADSORÇÃO PARA REMOÇÃO DE URÂNIO EM MEIO NÍTRICO USANDO UM BIOSSORVENTE

II ESTUDOS DE ADSORÇÃO PARA REMOÇÃO DE URÂNIO EM MEIO NÍTRICO USANDO UM BIOSSORVENTE II-394 - ESTUDOS DE ADSORÇÃO PARA REMOÇÃO DE URÂNIO EM MEIO NÍTRICO USANDO UM BIOSSORVENTE Amanda Pongeluppe Gualberto Yamamura (1) Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo. Aluna de mestrado

Leia mais

ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS CASCAS DE BANANAS DAS VARIEDADES NANICA E PRATA

ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS CASCAS DE BANANAS DAS VARIEDADES NANICA E PRATA ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS CASCAS DE BANANAS DAS VARIEDADES NANICA E PRATA P. O. R. BERTO 1, J. C. DALCOLLE 1, L. A. FERREIRA 1, C. A. CANCIAM, N. C. PEREIRA 1 e M. F. VIEIRA 1 1 Universidade Estadual

Leia mais

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA CAPTACAO DE ESPECIES METÁLICAS CONTIDAS EM MEIOS AQUOSOS UTILIZANDO BIOSSORVENTES HIDROFOBICOS

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA CAPTACAO DE ESPECIES METÁLICAS CONTIDAS EM MEIOS AQUOSOS UTILIZANDO BIOSSORVENTES HIDROFOBICOS BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA CAPTACAO DE ESPECIES METÁLICAS CONTIDAS EM MEIOS AQUOSOS UTILIZANDO BIOSSORVENTES HIDROFOBICOS Aluno: Antonio Fraiha Azevedo Thiago Lima Martins Orientadores:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DE COCO VERDE PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS

UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DE COCO VERDE PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DE COCO VERDE PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS Guilherme Augusto do Carmo Fernandes (*), Caroline Ferreira Krol, Bruno Barboza Malaquias, Caroline Pereira

Leia mais

Centro Universitário Anchieta Análise Química Instrumental 2016/1 Semestre - Prof.Ms. Vanderlei I. Paula Lista 3A Nome: RA

Centro Universitário Anchieta Análise Química Instrumental 2016/1 Semestre - Prof.Ms. Vanderlei I. Paula Lista 3A Nome: RA Centro Universitário Anchieta Análise Química Instrumental 2016/1 Semestre - Prof.Ms. Vanderlei I. Paula Lista 3A Nome: RA 1) Qual é a relação entre *(a) absorbância e transmitância? (b) absortividade

Leia mais

OBTENÇÃO DA CELULOSE A PARTIR DA CASCA DA BANANEIRA E SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE DE METAIS PESADOS

OBTENÇÃO DA CELULOSE A PARTIR DA CASCA DA BANANEIRA E SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE DE METAIS PESADOS OBTENÇÃO DA CELULOSE A PARTIR DA CASCA DA BANANEIRA E SUA UTILIZAÇÃO COMO ADSORVENTE DE METAIS PESADOS Joabe de Medeiros¹; Cleonilson Mafra Barbosa¹; Francisco César Costa Lins²; Lidiane Gonçalves da Silva²;

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos Tutora: Aparecida Maria http://www.ufjf.br/nupis Caderno de Laboratório 1. Título 2. Introdução 3. Objetivo 4. Parte Experimental 4.1. Reagentes

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO ZINCO EM MÚLTIPLOS CICLOS DE ADSORÇÃO-DESSORÇÃO

UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO ZINCO EM MÚLTIPLOS CICLOS DE ADSORÇÃO-DESSORÇÃO UTILIZAÇÃO DE BIOMASSA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO ZINCO EM MÚLTIPLOS CICLOS DE ADSORÇÃO-DESSORÇÃO Maurício M. Câmara, Jeferson S. Oliveira, 2 Araceli A. Seolatto, 3 Célia R. G. Tavares

Leia mais

4 Materiais e Métodos

4 Materiais e Métodos 62 4 Materiais e Métodos Neste capítulo serão apresentados os materiais, reagentes e equipamentos, assim como as metodologias experimentais utilizadas na realização deste trabalho. 4.1. Obtenção e preparo

Leia mais

Ribeiro Lima. Aluna de Iniciação Científica PIVIC/UEPB, discente do curso de Química Industrial

Ribeiro Lima. Aluna de Iniciação Científica PIVIC/UEPB, discente do curso de Química Industrial ESTUDO DA CINÉTICA DE ADSORÇÃO DE HIDROCARBONETOS DERIVADOS DO PETRÓLEO UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA E REUTILIZADA OBTIDA ATRAVÉS DO PROCESSO DE ADSORÇÃO EM LEITO FIXO Tailise Cassiano

Leia mais

PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA

PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA PROPOSTA DE PROCEDIMENTO DE SECAGEM DE BAGAÇO DE MAÇÃ PARA A PRODUÇÃO DE FARINHA PINHEIRO, L. A. 1 ; TRÊS, M. 2 ; TELES, C. D. 3 RESUMO Com a crescente demanda no setor de sucos industrializados é de grande

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE BIOADSORVENTE A PARTIR DA VAGEM SECA DO FEIJÃO

DESENVOLVIMENTO DE BIOADSORVENTE A PARTIR DA VAGEM SECA DO FEIJÃO DESENVOLVIMENTO DE BIOADSORVENTE A PARTIR DA VAGEM SECA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) MODIFICADA COM ÁCIDO TÂNICO PARA REMOÇÃO DE ÍONS METÁLICOS EM SOLUÇÃO AQUOSA: OTIMIZAÇÃO USANDO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL.

Leia mais

Adsorção de Azul de Metileno em Fibras de Algodão

Adsorção de Azul de Metileno em Fibras de Algodão Adsorção de Azul de Metileno em Fibras de Algodão 1. Introdução A adsorção está intimamente ligada à tensão superficial das soluções e a intensidade desse fenômeno depende da temperatura, da natureza e

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO LODO GALVÂNICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO LODO GALVÂNICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO LODO GALVÂNICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS

Leia mais

Utilização da lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de soluções

Utilização da lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de soluções Experimental Method Utilização da lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de soluções DOI: 10.30609/JETI.2018-2.5930 Thalita A. Canassa 1 *, Anna L. Lamonato 2, Allan V. Ribeiro 2 1 UFMS

Leia mais

A CAPACIDADE DE BIOSSORÇÃO DO NÍQUEL (II) EM TRÊS BIOSSORVENTES

A CAPACIDADE DE BIOSSORÇÃO DO NÍQUEL (II) EM TRÊS BIOSSORVENTES A CAPACIDADE DE BIOSSORÇÃO DO NÍQUEL (II) EM TRÊS BIOSSORVENTES Leandro Fabricio Sena 1 ; Maria Teresa Cristina Coelho do Nacimento 2 ; Aldre Jorge Morais Barros 3 (1) Engenheiro de Biossistemas, Mestrando

Leia mais

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa 4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa A cepa de Rhodococcus ruber empregada nos experimentos, como biossorvente, foi fornecida pela Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Toselo (São

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA EM PRODUTOS CERÂMICOS FORMULADOS COM ADIÇÃO DE CINZAS DA LÃ DE OVINOS

DETERMINAÇÃO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA EM PRODUTOS CERÂMICOS FORMULADOS COM ADIÇÃO DE CINZAS DA LÃ DE OVINOS DETERMINAÇÃO DA ABSORÇÃO DE ÁGUA EM PRODUTOS CERÂMICOS FORMULADOS COM ADIÇÃO DE CINZAS DA LÃ DE OVINOS MENDONÇA, G.C. 1, CACERES, G.R. 1, OLIVEIRA, L.T. 1, NUNES, F.M. 2, FERREIRA, C.C. 3 ¹ Acadêmica;

Leia mais

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4 MATERIAIS E MÉTODOS 4 MATERIAIS E MÉTODOS 4.1. OBTENÇÃO DO BIOSSORVENTE 4.1.1.CULTIVO E CRESCIMENTO DO MICRORGANISMO A cepa de Rhodococcus opacus empregada nos experimentos, como biossorvente e eventual biosurfatante, foi

Leia mais

Palavras chave: bagaço seco, fração fibrosa, teste sensorial

Palavras chave: bagaço seco, fração fibrosa, teste sensorial Elaboração de doce contendo o resíduo seco do pedúnculo do caju (Anacardium occidentale L.) e comparação avaliativa com o doce tradicional através de análise sensorial por aceitação e intenção de compra

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL: POLUENTES EMERGENTES

SAÚDE AMBIENTAL: POLUENTES EMERGENTES Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil SAÚDE AMBIENTAL: POLUENTES EMERGENTES Julia L. Fauth - Bolsista Iniciação Científica PROBIC/ULBRA Vanessa F. Amorim Aluno do Curso de Engenharia Ambiental

Leia mais

Avaliação da Qualidade de Sulfato de Níquel Obtido a partir de Resíduos da Hidrogenação de Óleos Vegetais

Avaliação da Qualidade de Sulfato de Níquel Obtido a partir de Resíduos da Hidrogenação de Óleos Vegetais Avaliação da Qualidade de Sulfato de Níquel Obtido a partir de Resíduos da Hidrogenação de Óleos Vegetais Priscila D. Finato, Luciano F. S. Rossi, Fatima de J. Bassetti e Pedro R. da C. Neto Universidade

Leia mais

Nanopartículas de Prata e. Curva de Calibração da Curcumina

Nanopartículas de Prata e. Curva de Calibração da Curcumina RELATÓRIODEAULAPRÁTICA Disciplina:NanotecnologiaFarmacêutica NanopartículasdePratae CurvadeCalibraçãodaCurcumina Grupo 4 Erick Nunes Garcia Fernanda Buzatto Gabriela do Amaral Gleicy Romão Manuela Pereira

Leia mais

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Espectrofotometria UV-Vis Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Relembrando... Conceitos Comprimento de onda (λ): distância entre dois pontos na mesma

Leia mais

BIOSSORÇÃO DE IÓNS NÍQUEL EM ALGA MARINHA SARGASSUM SP. LIVRE E IMOBILIZADA EM ALGINATO

BIOSSORÇÃO DE IÓNS NÍQUEL EM ALGA MARINHA SARGASSUM SP. LIVRE E IMOBILIZADA EM ALGINATO BIOSSORÇÃO DE IÓNS NÍQUEL EM ALGA MARINHA SARGASSUM SP. LIVRE E IMOBILIZADA EM ALGINATO Carlos Eduardo R. Barquilha 1 ; Eneida S. Cossich 1 Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia

Leia mais

REMOÇÃO DE COR DE SOLUÇÃO AQUOSA POR ADSORÇÃO UTILIZANDO PÓ DE SERRAGEM DE PINUS sp.

REMOÇÃO DE COR DE SOLUÇÃO AQUOSA POR ADSORÇÃO UTILIZANDO PÓ DE SERRAGEM DE PINUS sp. REMOÇÃO DE COR DE SOLUÇÃO AQUOSA POR ADSORÇÃO UTILIZANDO PÓ DE SERRAGEM DE PINUS sp. L. M. LUNARDI 1, D. S. IKENO 2, L. F. SILVA 3, K. Q. de CARVALHO 4, F. H. PASSIG 5 e C. KREUTZ 6 1,3 Universidade Tecnológica

Leia mais

Uso de Vermiculita Revestida com Quitosana como Agente Adsorvente dos Íons Sintéticos de Chumbo (Pb ++ )

Uso de Vermiculita Revestida com Quitosana como Agente Adsorvente dos Íons Sintéticos de Chumbo (Pb ++ ) Uso de Vermiculita Revestida com Quitosana como Agente Adsorvente dos Íons Sintéticos de Chumbo (Pb ++ ) A. P. O. da Silva a, J. L. S. Melo b, J. V. de Melo c a. Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4. MATERIAIS E MÉTODOS 58 4. MATERIAIS E MÉTODOS Neste capitulo são apresentados, os materiais, reagentes e equipamentos utilizados no estudo do processo de biossorção/flotação para a remoção de metais como, Mercúrio usando

Leia mais

II CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO CORANTE REATIVO AZUL 5G EM CASCA DE ARROZ E CASCA DE SOJA COMO BIOSSORVENTES

II CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO CORANTE REATIVO AZUL 5G EM CASCA DE ARROZ E CASCA DE SOJA COMO BIOSSORVENTES II-191 - CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DO CORANTE REATIVO AZUL 5G EM CASCA DE ARROZ E CASCA DE SOJA COMO BIOSSORVENTES Poliana Paula Quitaiski (1) Engenheira Ambiental pela UTFPR. Mestranda em Tecnologias Ambientais

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica. Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia -UFPel

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica. Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia -UFPel Graduação em Biotecnologia Disciplina de Proteômica Caroline Rizzi Doutoranda em Biotecnologia -UFPel Metodologias para quantificar proteínas Qualquer trabalho com proteína deve envolver a quantificação

Leia mais

Potencial de adsorção do pseudofruto in natura de uva-do-japão em azul de metileno

Potencial de adsorção do pseudofruto in natura de uva-do-japão em azul de metileno https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Potencial de adsorção do pseudofruto in natura de uva-do-japão em azul de metileno RESUMO Ingrid Antunes Mazetto Ingrid.mazetto@hotmail.com Universidade

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Análise Química Instrumental Prof. Vanderlei Paula Lista 2: Amostragem e calibração.

Centro Universitário Padre Anchieta Análise Química Instrumental Prof. Vanderlei Paula Lista 2: Amostragem e calibração. Centro Universitário Padre Anchieta Análise Química Instrumental Prof. Vanderlei Paula vanderleip@anchieta.br Lista 2: Amostragem e calibração. 1) O que é amostragem? Resposta: A amostragem é uma das operações

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO POLISSACARÍDEO DA SEMENTE DE Hymeneae Courbaril COMO MATERIAL ADSORVENTE DE METAIS TÓXICOS EXISTENTES EM ÁGUA.

UTILIZAÇÃO DO POLISSACARÍDEO DA SEMENTE DE Hymeneae Courbaril COMO MATERIAL ADSORVENTE DE METAIS TÓXICOS EXISTENTES EM ÁGUA. UTILIZAÇÃO DO POLISSACARÍDEO DA SEMENTE DE Hymeneae Courbaril COMO MATERIAL ADSORVENTE DE METAIS TÓXICOS EXISTENTES EM ÁGUA. Mayara Joyce da Silva BARROS (01), Maria Juciene Lima CHAVES (02), Esiana de

Leia mais

LODO BIOLÓGICO: CARACTERIZAÇÃO DE LODO BIOLÓGICO GERADO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE CELULOSE.

LODO BIOLÓGICO: CARACTERIZAÇÃO DE LODO BIOLÓGICO GERADO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE CELULOSE. LODO BIOLÓGICO: CARACTERIZAÇÃO DE LODO BIOLÓGICO GERADO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE CELULOSE. Lucas Ribeiro Guarnieri Graduando em Engenharia Química, Faculdades

Leia mais

VIABILIDADE DO USO DA CASCA DE BANANA COMO ADSORVENTE DE ÍONS DE URÂNIO

VIABILIDADE DO USO DA CASCA DE BANANA COMO ADSORVENTE DE ÍONS DE URÂNIO 05 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 05 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 05 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 VIABILIDADE DO USO DA CASCA DE

Leia mais

BIOSSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL AZUL 5G UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE

BIOSSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL AZUL 5G UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE BIOSSORÇÃO DO CORANTE TÊXTIL AZUL 5G UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE J. C. ZANETTE 1, H. H. PIFFER 1, P. T. JUCHEN 1, M. T. VEIT 1, G. C. GONÇALVES 2, M. R. F. KLEN 1 1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Leia mais

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria Capítulo 7 Tratamento e Avaliação Estatística de Dados 7-3. Discuta como a dimensão do intervalo de confiança da média é influenciada pelos seguintes

Leia mais

APLICAÇÃO DE BIOADSORVENTE DE CASCA DE COCO VERDE PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES OLEOSOS

APLICAÇÃO DE BIOADSORVENTE DE CASCA DE COCO VERDE PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES OLEOSOS APLICAÇÃO DE BIOADSORVENTE DE CASCA DE COCO VERDE PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES OLEOSOS A. S. ALMAGRO 1, S. M. S. ROCHA 2 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Discente de Engenharia Química 2 Universidade

Leia mais

REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VIOLETA REATIVO 5 DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO FIBRA DE COCO NAS FORMAS BRUTA E ATIVADA

REMOÇÃO DO CORANTE TÊXTIL VIOLETA REATIVO 5 DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO FIBRA DE COCO NAS FORMAS BRUTA E ATIVADA REMÇÃ D CRANTE TÊXTIL VILETA REATIV DE LUÇÕE AQUA UTILIZAND FIBRA DE CC NA FRMA BRUTA E ATIVADA. M. Conti 1 ; B. de Castro 1 ; M. T. shiro 1 ;. K. akata 1. 1- Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER. Elisangela de Andrade Passos

Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER. Elisangela de Andrade Passos Aula 13 PRÁTICA 03 ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO UV VIS: LEI DE BEER META Habilitar o aluno na utilização da espectrofotômetria em determinações quantitativas; redigir o relatório prático.

Leia mais

CORANTE REATIVO VERMELHO REMAZOL RGB EM CARVÃO ATIVADO COMERCIAL E LODO GASEIFICADO PROVENIENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL

CORANTE REATIVO VERMELHO REMAZOL RGB EM CARVÃO ATIVADO COMERCIAL E LODO GASEIFICADO PROVENIENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL ADSORÇÃO DE CORANTE REATIVO VERMELHO REMAZOL RGB EM CARVÃO ATIVADO COMERCIAL E LODO GASEIFICADO PROVENIENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL W.UTECH JÚNIOR 1, R. F. dos SANTOS¹, J. J. SORNAS¹,

Leia mais

QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA

QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA QUI346 ESPECTROFOTOMETRIA ABSORÇÃO FOTOQUÍMICA 3ª Parte (cont.) A QUANTIFICAÇÃO 07/10/2013 Mauricio X. Coutrim QUANTIFICAÇÃO: BRANCO O BRANCO NA DETERMINAÇÃO A radiação absorvida não é a simples diferença

Leia mais

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo Maria Lúcia P. ANTUNES, CONCEIÇÃO, F.T., NAVARRO, G.R.B b, FERNANDES, A.M., DURRANT, S.F.

Leia mais

BIOSSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE

BIOSSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE BIOSSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO UTILIZANDO O BAGAÇO DE MALTE C. GONÇALVES 1, E. R. ECHEVARRIA 2, G. S. ROSA 2 e E. G. OLIVEIRA 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália Stefane Gomes Tavares (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4)

Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália Stefane Gomes Tavares (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4) TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA PELA BACTÉRIA Pseudomonas aeruginosa POR ADSORÇÃO USANDO CARVÃO ATIVADO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ph, MASSA DE ADSORVENTE E AGITAÇÃO Anthony Bryan Araújo de Freitas (1); Nathália

Leia mais

ESTUDO TERMODINÂMICO DA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL 5G POR ARGILA BENTONITA SÓDICA NATURAL

ESTUDO TERMODINÂMICO DA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL 5G POR ARGILA BENTONITA SÓDICA NATURAL ESTUDO TERMODINÂMICO DA REMOÇÃO DO CORANTE AZUL 5G POR ARGILA BENTONITA SÓDICA NATURAL A. A. da SILVA 1, R. L. da C. BANDEIRA 1, K.K. P. GOMES 1 e M. L. P. da SILVA 1 1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido,

Leia mais

Marcelo Geraldo da Silva 1 ; Patricia Antonio de Menezes Freitas 2

Marcelo Geraldo da Silva 1 ; Patricia Antonio de Menezes Freitas 2 AVALIAÇÃO DE DIFERENTES ADSORVENTES NO PROCESSO DE EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA DO CORANTE 3H-INDOL-3-ONE, 2-(1,3-DIHYDRO-3-; OXO-2H- INDOL-2YLIDENE)-1,2-DIHYDRO (INDIGO BLUE) EM MEIO ÁCIDO Marcelo Geraldo

Leia mais

Nathália Stefane Gomes Tavares (1); Anthonny Bryan Araújo de Freitas (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4)

Nathália Stefane Gomes Tavares (1); Anthonny Bryan Araújo de Freitas (2); Ana Maria Araújo de Freitas (3); Henrique John Pereira Neves (4) TRATAMENTO DE ÁGUA CONTAMINADA PELA BACTÉRIA Pseudomonas aeruginosa POR ADSORÇÃO USANDO SABUGO DE MILHO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO ph, MASSA DE ADSORVENTE E AGITAÇÃO Nathália Stefane Gomes Tavares (1); Anthonny

Leia mais

Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I, Campina Grande-PB.

Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I, Campina Grande-PB. PROCESSOS ADSORTIVOS APLICADOS À DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE BIOMASSAS ADSORVENTES NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM EFLUENTES LÍQUIDOS. Hellen Regina Guimarães da SILVA 1,

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Disciplina: Análise de Alimentos CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos MÉTODOS FÍSICOS Densimetria Densidade é

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental

Eixo Temático ET Educação Ambiental 879 Eixo Temático ET-09-001 - Educação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE GRANITO, MÁRMORE E CAULIM NA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS Joseanne de Lima Sales¹, Crislene Rodrigues

Leia mais

DESSORÇÃO DE NÍQUEL DA BIOMASSA SARGASSUM FILIPENDULA EM COLUNA DE LEITO FIXO

DESSORÇÃO DE NÍQUEL DA BIOMASSA SARGASSUM FILIPENDULA EM COLUNA DE LEITO FIXO DESSORÇÃO DE NÍQUEL DA BIOMASSA SARGASSUM FILIPENDULA EM COLUNA DE LEITO FIXO Jeferson S. Oliveira, Maurício M. Câmara, Eneida Sala Cossich, Célia Regina Granhen Tavares Bolsista de iniciação Científica

Leia mais