o CÓDIGO FM 92-VIII EXT. GRIB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o CÓDIGO FM 92-VIII EXT. GRIB"

Transcrição

1 514 o CÓDIGO FM 92-VIII EXT. GRIB E UTILITÁRIOS PARA CONVERSÃO ROSÃNGELA SAHER CORREA CINTRA CPTEC-CENTRO DE PREVISÃO DE TEMPO E ESTUDOS CLIMÁTICOS INPE/SCT - INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS Avenida Dos Astronautas, São José dos Campos - SP Brasil RESUMO O padrão FM 92-GRIB (Gridded Binary) é um código binário para representação de daqos em pontos de grade, aprovado e recomendado pela O.M.M. (Organização Meteorológica Mundial WMO). A sua forma compacta de representação apresenta grandes vantagens sobre o código GRID, que utiliza caracteres, sob o ponto de vista computacional. Além disso, este código admite tabelas mais abrangentes de niveis e parâmetros, permitindo representação mais completa dos produtos. Apresentamos a seguir, a especificação do código GRIB e alguns utilitários de conversão para GRIB a partir de: (a) de dados GRID (FM 47 código de formato caracter para pontos de grade) e (b) de arquivos de matrizes numéricas de grade regular. I. INTRODUÇÃO Atualmente, computadores são largamente util izados na produção e intercâmbio de produtos de previsão e análise meteorológica, o que torna essencial o emprego de métodos eficientes para armazenamento e transferência de grandes volumes de dados. Como o GTS (Global Telecomunication System) permite uso de protocolos orientados a bit para transferência de dados entre Centros computadorizados, o padrão internacional FM 92-GRIB foi adotado pela OMM como formato binário global para dados em pontos de grade. Os dados altamente compactados possibilitam transmissões mais rápidas e redução do espaço requerido para armazenamento, o que diminui custos e aumenta a eficiência na execução dessas atividades. Como informações códificadas em GRIB não podem ser interpretadas visualmente, e ainda para facilitar um período de transição em que nem todos utilizam o novo código, surgiu a necessidade de conversores entre representações por caracteres e o GRIB.

2 DESCRIÇÃO GERAL DO GRIB Um campo GRIB consiste em um único parâmetro meteorológico para um nivel na atmosfera, com todas as informações necessárias para definir o produto e a representação dos dados. O formato do código é independente da máquina, pois as informações estão organizadas em octetos (bytes de 8 bits). Um produto codificado em GRIB consiste de seis seções, duas das quais são opcionais, e, como a transmissão é binária, não é um código visivelmente interpretável, exceto as seções O e 5: A. Seção O - Seção Indicadora Indica o início do campo GRIB, onde são codificados quatro octetos em caracteres representando a palavra "GRIB", conforme o Alfabeto Telegráfico Internacional n. 5 (CCITT-ITA). B. Seção 1 - Seção de Definição do Produto O tamanho desta seção não ultrapassa 24 octetos, contendo uma identificação binária da análise ou previsão, com informações sobre: identificação do Centro de origem e do modelo gerador dos dados, indicação de parâmetro, nível atmosférico, data e hora, unidade de tempo, período, etc., e ainda se serão ou não incluídas as seções opcionais. Todas as definições são codificadas de acordo com tabelas constantes da própria especificação dq código FM 92-GRIB. C. Seção 2 - Seção de Decrição da Grade (opcional) Esta deverá ser omitida se a descrição estiver publicada na Publicação n. 9 - Volume B e o número correspondente apropriado estiver definido na seçao 1. O conteúdo desta seção varia conforme a representação dos dados da seção 4. Para grade de latitude/longitude regulares, a seção conterá latitude e longitude de origem e do ponto extremo, o núm~ro de pontos latitude/meridiano, o incremento de direção e o sentido da ordenação dos pontos a partir da origem. O número de. octetos para definição de grades regulares ou Gaussianas é 32, para outros tipos de grade são usados 42 bytes,. e, se a definição for para coeficientes compostos, o tamanho da seção é de 52 octetos. D. Seção 3 - Seção do Mapa de Bits (opcional) ~sta seção, se usada, deverá conter um mapa de bits ou uma referência para um mapa de bits pré.".definido pelo Centro de origem. Este mapa de bits consiste de bits contíguos, um bit para cada ponto, ordenado da forma como.foi definido na grade. O tamanho da seção depende do seu conteúdo.

3 516 E. Seção 4 - Seção de Dados Na seção 4 são representados os dados numa forma compactada. Os métodos de compactação podem ser de dois tipos, simples ou complexo, dependendo dos pontos da grade, mas o princípio fundamental de compactação é o mesmo: o valor dado é codificado na forma de diferenças escalares não-negativas de um valor de referência. O valor de referência é armazenado em quatro octetos como um número de ponto flutuante. O bit de mais alta ordem é um bit de sinal onde O indica positivo e 1 negativo, os próximos sete bits são a característica, e os 24 bits de mais baixa ordem formam a mantissa. O valor de referência normalmente é o valor mínimo do conjunto de dados representados. O fator de escala é armazenado em 16 bits (1 bit de sinal e 15 bits para um número inteiro). Os valores dos parâmetros são codificados no número mínimo de bits requeridos para sua precisão, sendo compactados corno segue: y = R + (X) * 2 E, onde y = valor real R = valor de referência E fator de escala X = valor transmitido. O tamanho da seção depende do número de dados a serem transmitidos e da quantidade de bits para cada valor. F. Seção 5 - Seção Final Indica o fim do campo octetos com o caracter Telegráfico Internacional sequência "7777". GRIB e sempre é composto de quatro "7", de acordo com o AI f abeto n. 5 (CCITT ITA), formando a 111. VANTAGENS P~ra uso em computadores, como Ja foi dito, é importante que a tr'ansmissão de dados seja eficiente e segura, e que o armazenamento em arquivos magnéticos ocupe espaço reduzido, o que o formato GRIB permite por ser binário e fazer uso de compactação. Vamos comparar os códigos GRIB e GRID, j á que ambos são padrões para dados em ponto de grade, sendo o GRID em formato de caracteres: A. Economia de Espaço Para definir o produto, o GRIB utiliza, na sua Seção 1, vinte e quatro bytes, enquanto o GRID, para esta definição, utiliza a Seção O e a Seção 1, com variações que equivalem, para especificação mínima, a 50 caracteres, ou seja 50 bytes.

4 517 Quanto aos dados, para uma grade padrão (previamente definida na Publicação n.9 - WMO), são necessários 285 pontos, com os valores informados para cada ponto. Se estiverem na forma compactada, mesmo para valores superiores a três dígitos, este utiliza até dois octetos para cada dado; assim, o GRIB utilizará 570 bytes para representar seus valores. Já no GRID, estes pontos são representados em 15 linhas com 19 pontos para cada coordenada (linha). Se o valor possuir três dígitos, serão necessários 58 caracteres para os valores, mais 13 caracteres com informações sobre a linha, totalizando 1050 bytes. Se o dado tiver mais que três dígitos, o número de bytes necessários será ainda maior. Verificamos assim que um campo GRIB é bem menor que um campo GRID, podendo ser de 2 a 3 vezes menor, o que possibilita armazenar um maior número de arquivos no mesmo espaço reservado para tal, bem como aumenta a quantidade de informações transmitidas num mesmo espaço de tempo. Por exemplo: um arquivo convertido num arquivo GRIB transmiti-los por uma linha 142 segundos para o GRID e 65 B. Diversificação na Codificação GRID de bytes pode ser de bytes. Se tivermos que de 4800 bps, seriam necessários para o GRIB. Verificando ainda as definições GRID, notamos que, ao indicar o parâmetro, temos dois caracteres reservados para esta indicação, que poderá ser de 00 a 99, de acordo com sua tabela. Já no GRIB, é necessário apenas um octeto, que comporta valores de 00 a 254, o que, além de economizar 1 octeto, aumenta a quantidade de parâmetros possíveis de ser representados. O mesmo acontece com as indicações para níveis atmosféricos, dando maior diversidade para a codifição dos produtos. IV. APLICAÇÕES O uso do padrão GRIB tem sido muito difundido nos Centros Mundiais de previsão meteorológica por suas vantagens no armazenamento e na transmissão de dados. Dentro de alguns anos, segundo norma adotada pela OMM, o padrão universal para transferências de campos meteorológicos será unicamente o GRIB. Para facilitar o manuseio de arquivos GRIB e possibilitar o uso de outros tipos de representações em ambientes de aplicações voltados para GRIB, como por, exemplo o MicroMAGICS (software para visualização gráfica de campos meteorológicos), foram desenvolvidos alguns utilitários:

5 518 A. Con~ersor de GRID para GRIB Este utilitário, a partir de um arquivo de caracteres, identifica o campo GRID, se existir, e o decodifica, gerando vetores com a representação numérica dos dados. Após isso, suas informações são codificadas em formato binário, resultando um campo GRIB. Esta operação é repetida enquanto houver campos GRID no arquivo. A saída deste utilitário é um arquivo binário com campos GRIB, não visualmente interpretável, com as mesmas informações contidas no arquivo inicial. B. Montador de GRIB dada uma Matriz Numérica Este utilitário tem como entrada um arquivo que contém urna ou mais matrizes, em formato de caracteres, representando valores de pontos de grade, separados por um branco. É necessário ainda fornecer informações pertinentes ao produto, bem como uma descrição da grade, através do teclado. Estas informações e a matriz são transformadas em dados binários, resultando um campo GRIB. V. REFERÊNCIAS - Manual On Codes - Publicação WMO n. 306-Volume I - Binary Data Representation - FM 92-GRIB - ECMWF - Manual On The Global Telecomunication System -Publicação WMO n Volume I - Publicação WMO n. 9 - Volume B. VI. AGRADECIMENTOS Agradeço ao Benício Pereira de Carvalho Filho e ao Dr. Pedro Leite Dias do CPTEC pela revisão do artigo e colaboração na sua redação.

Sistemas numéricos e a Representação Interna dos Dado no Computador

Sistemas numéricos e a Representação Interna dos Dado no Computador Sistemas numéricos e a Representação Interna dos Dado no Computador Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: http://www.inf.ufsc.br~silveira Material elaborado pelo prof

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Conjunto de Instruções Slide 1 Sumário Características de Instruções de Máquina Tipos de Operandos Tipos de Operações Linguagem de Montagem Slide 2 Características

Leia mais

Linguagem de Maquina II. Visão Geral

Linguagem de Maquina II. Visão Geral Linguagem de Maquina II Visão Geral Revisão A linguagem de máquina é composta de seqüências binárias (1's e 0's) São interpretadas como instruções pelo hardware A linguagem de montagem e a linguagem de

Leia mais

TP062-Métodos Numéricos para Engenharia de Produção Erros-Ponto Flutuante

TP062-Métodos Numéricos para Engenharia de Produção Erros-Ponto Flutuante TP062-Métodos Numéricos para Engenharia de Produção Erros-Ponto Flutuante Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, 2015 Representação Numérica No sistema decimal X (10) = d 3 d 2 d 1 d 0 (número inteiro de 4 dígitos)

Leia mais

Arquitetura e Organização de computadores

Arquitetura e Organização de computadores Arquitetura e Organização de computadores Aula 4: Sistemas de Numeração Prof. MSc. Pedro Brandão Neto pedroobn@gmail.com Sistemas de Informação - UNDB Introdução (I) Desde os primórdios da sua história

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Aritmética Computacional Prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Engenharia da Computação Universidade Católica de Petrópolis Arquitetura de Computadores Sistema de Numeração v. 0.1 Luís Rodrigo de O. Gonçalves luisrodrigoog@gmail.com Petrópolis, 1 de Março de 2016

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Bacharelado em Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Fabrício Sérgio de Paula Tópicos Introdução Árvore digital Árvore digital binária

Leia mais

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária

3/14/2012. Programação de Computadores O Computador. Memória Principal representação binária Programação de Computadores O Computador Memória Principal representação binária Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Memória principal. Memória secundária. O que são bytes e bits. Tecnologias

Leia mais

Para essa conversão utiliza-se o valor posicional

Para essa conversão utiliza-se o valor posicional Conversão de Hexadecimal para decimal Para essa conversão utiliza-se o valor posicional N = d n 16 n + d n-1 16 n-1 +... D 2 16 2 + d 1 16 1 + d 0 16 0 + d -1 16-1 + d -2 16-2 +... Exemplo: a) 23 16 =

Leia mais

Sistemas de numeração e conversão de bases Decimal e binário

Sistemas de numeração e conversão de bases Decimal e binário Sistemas de numeração e conversão de bases Decimal e binário Cálculo de conversão de bases para responder às questões pertinentes à execução das especificações nas configurações de sistemas, comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes 25/3/26 UNIVERIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes AULA 4 CODIFICADORE E DECODIFICADORE Em º de abril de 26.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Sistemas Numéricos Ageu Pacheco e Alexandre Meslin Objetivo da Aula: Partindo da base, ver como operações aritméticas são efetuadas em outras bases; em especial a 2. Adição na

Leia mais

Home Programa Exercícios Provas Professor Links. 2.1 Representação de um número na base dois. O número binário 101,101 significa, na base dois:

Home Programa Exercícios Provas Professor Links. 2.1 Representação de um número na base dois. O número binário 101,101 significa, na base dois: Curso de Cálculo Numérico Professor Raymundo de Oliveira Home Programa Exercícios Provas Professor Links Capítulo 2 - Representação binária de números inteiros e reais 2.1 Representação de um número na

Leia mais

Compressão de Textos. Introdução. Introdução. Introdução. O volume de informação textual disponível on-line é imenso:

Compressão de Textos. Introdução. Introdução. Introdução. O volume de informação textual disponível on-line é imenso: Compressão de Textos Estrutura de Dados II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM O volume

Leia mais

HARDWARE SISTEMA NUMÉRICO E CODIFICAÇÃO. Wagner de Oliveira

HARDWARE SISTEMA NUMÉRICO E CODIFICAÇÃO. Wagner de Oliveira HARDWARE SISTEMA NUMÉRICO E CODIFICAÇÃO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Sistemas de Numeração Base de um Sistema Notação Posicional Sistema Binário (Base dois) Sistema Hexadecimal (Base 16) Codificação BCD

Leia mais

Fundamentos de Programação. Introdução

Fundamentos de Programação. Introdução Fundamentos de Programação Introdução Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Introdução A necessidade de desenvolver ferramentas

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES BIT / CARACTERE / BYTE/ PALAVRA

FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES BIT / CARACTERE / BYTE/ PALAVRA FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES BIT / CARACTERE / BYTE/ PALAVRA 1 REPRESENTANDO AS INFORMAÇÕES Organização de Computadores Toda informação introduzida em um computador precisa ser entendida

Leia mais

5. Tipos de produtos multimédia Baseados em páginas

5. Tipos de produtos multimédia Baseados em páginas 5. Tipos de produtos multimédia 5.1. Baseados em páginas 1 2 Baseados em páginas Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: lsousa@id.uff.br site: http://www.ic.uff.br/~lsousa

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 2 Estrutura de um processador Prof. Leonardo Augusto Casillo Arquitetura de Von Neumann: Conceito de programa armazenado; Dados

Leia mais

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos

Capítulo 11 Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo Sistemas de s Introdução O armazenamento e a recuperação de informações

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Representação e aritmética binária

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Representação e aritmética binária Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Representação e aritmética binária Prof. Renato Pimentel 1 Tipos de informação Representação por meio de sequências binárias: 8 bits (byte) Também

Leia mais

Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN

Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Conteúdos da Disciplina: Sistemas Numéricos e Códigos; Portas Lógicas e Algebra Booleana; Lógica Combinacional: Expressões

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

Sistemas de Numeração Coletânea. Antonio Carlos dos Santos Souza

Sistemas de Numeração Coletânea. Antonio Carlos dos Santos Souza Sistemas de Numeração Coletânea Antonio Carlos dos Santos Souza www.professores.ifba.edu.br/antoniocarlos Para o computador, tudo são números. n Computador DigitalÞNormalmente a informação a ser processada

Leia mais

Representação de Dados (inteiros não negativos)

Representação de Dados (inteiros não negativos) Representação de Dados (inteiros não negativos) 1 Memória Armazena instruções e dados durante a execução de um programa A memória principal pode ser vista como um array de bytes, cada um com seu endereço

Leia mais

Compactação de Dados. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Seção 12.5 em diante.

Compactação de Dados. Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Seção 12.5 em diante. Compactação de Dados Fonte de consulta: Szwarcfiter, J.; Markezon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos, 3a. ed. LTC. Seção 12.5 em diante. Compactação de Dados } Armazenar arquivos grandes (backup)

Leia mais

Computadores e Programação (DCC/UFRJ)

Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Computadores e Programação (DCC/UFRJ) Aula 3: 1 2 3 Abstrações do Sistema Operacional Memória virtual Abstração que dá a cada processo a ilusão de que ele possui uso exclusivo da memória principal Todo

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Infra-Estrutura de Hardware Sistemas de Numeração Conversão entre bases Bit e byte ECC Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conversão de bases Aritmética binária e hexadecimal

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Representação de Números de Ponto Flutuante Aritmética

Leia mais

Sistemas de Informação. Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial

Sistemas de Informação. Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial Sistemas de Informação Prof. Luiz Carlos Branquinho C. Ferreira Informática Básica Tecnologia em Gestão Comercial Conteúdo Sistema de Informação; Funções básicas do computador; Tipos de informações; Representação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

Unidade 1: O Computador

Unidade 1: O Computador Unidade : O Computador.3 Arquitetura básica de um computador O computador é uma máquina que processa informações. É formado por um conjunto de componentes físicos (dispositivos mecânicos, magnéticos, elétricos

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Aula 2: Tipos de dados Professora Sheila Cáceres Tipos de dados Dados são a matéria prima da computação junto com os programas. LPs precisam manipular dados. LPS utilizam os conceitos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES AULA 03 PROFº RITIELLE SOUZA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA DISTRIBUIÇÃO LÓGICA Arquitetura de Von Neumann Uma unidade central de processamento recebe informações através de uma unidade

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Quando mencionamos sistemas de numeração estamos nos referindo à utilização de um sistema para representar uma numeração, ou seja, uma quantidade. Sistematizar algo

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Introdução à Computação EXERCÍCIOS

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S PROGRAMAÇÃO I VA R I Á V E I S, C O N S TA N T E S, O P E R A D O R E S E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S Variáveis 2 Variáveis são locais onde são armazenados os valores na memória. Toda variável é

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA. Utilizando JAVA. TCC - Monografia

Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA. Utilizando JAVA. TCC - Monografia Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA TCC - Monografia Wanderson Câmara dos Santos Orientador : Prof. Dr. Luiz Felipe de Queiroz Silveira 1 Departamento

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Conteúdo Representação da Informação Bit, Byte e múltiplos Conversão de Unidades Representação de Informação Representação de Símbolos/Texto Representação de Imagem Representação de Vídeo Bit BInary digit

Leia mais

Unidades de Medidas Computacionais

Unidades de Medidas Computacionais Unidades de Medidas Computacionais Professor: Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Unidades de Medidas Computacionais QUANTIFICAÇÃO DE DADOS Dados e Informações Como nós representamos? Texto: Nome

Leia mais

Circuitos Combinacionais. Arquitetura de Computadores I

Circuitos Combinacionais. Arquitetura de Computadores I Circuitos Combinacionais Arquitetura de Computadores I Roteiro } Introdução } Gerador e Verificador de Paridade } Comparadores } Circuitos aritméticos } Somador (Half Adder e Full Adder) } Subtrator (Meio

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização dos arquivos Estrutura de diretório Gerência de espaço livre Gerência de alocação de arquivos em disco Proteção

Leia mais

MODELO OSI. Prof. Msc. Hélio Esperidião

MODELO OSI. Prof. Msc. Hélio Esperidião MODELO OSI Prof. Msc. Hélio Esperidião PROTOCOLOS Na área das comunicações, um protocolo é um conjunto de regras ou convenções que governam a operação e o intercâmbio de informações entre dois sistemas

Leia mais

Trabalho de Programação 2 Processador CESAR

Trabalho de Programação 2 Processador CESAR Trabalho de Programação 2 Processador CESAR 1. Descrição Geral A empresa TABLETEROS S.A. assinou um contrato milionário de fornecimento de ultrabooks e teve que aumentar o número de estantes. Agora, a

Leia mais

Representação e erros numéricos

Representação e erros numéricos Representação e erros numéricos Marina Andretta ICMC-USP 29 de fevereiro de 2012 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500 - cálculo numérico

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 2 Variáveis e Atribuições Memória Principal: Introdução Vimos que a CPU usa a memória principal para guardar as informações que estão

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I

Algoritmos e Estruturas de Dados I Algoritmos e Estruturas de Dados I Tipo de Dados Orivaldo Santana Jr ovsj@cin.ufpe.br Observação: Este material esta baseado no material do Prof. Tiago Massoni e Prof. Fernando Buarque Tipos de Dados Primitivos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA SIG FORMATOS DE REPRESENTAÇÃO DE DADOS FORMATO VETORIAL FORMATO VETORIAL 1 FORMATO VETORIAL Formato que utiliza como primitivas Pontos, Linhas e Polígonos, baseadas em equações matemáticas para representar imagens na computação gráfica Primitivas: elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores #VARIÁVEIS #TIPOS DE DADOS E L I EZ I O S O A R ES E L I EZ

Leia mais

Sistemas de Numeração.

Sistemas de Numeração. Sistemas de Numeração. No início deste curso dissemos que computadores só entendem informações em números binários, hexadecimais ou octais. Agora teremos a oportunidade de conhecer mais a fundo esses sistemas

Leia mais

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21)

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21) ANEXO Orientações para a transferência de informações do Cadastro de Beneficiários entre as Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar: 1. Forma de transferência

Leia mais

Os Computadores. A Informação nos Computadores

Os Computadores. A Informação nos Computadores Os Computadores A Informação nos Computadores A Informação nos Computadores Nós conseguimos guardar informações sob a forma de imagens e cenas Entretanto, o computador é uma máquina, sendo muito difícil

Leia mais

Representação de Arranjos

Representação de Arranjos Representação de Arranjos Algoritmos e Estruturas de Dados I Embora os arranjos multidimensionais sejam fornecidos como um objeto de dados padrão na maioria das linguagens de programação em alto nível,

Leia mais

Eletrônica Digital Sistemas de Numeração. Prof. Wanderley

Eletrônica Digital Sistemas de Numeração. Prof. Wanderley Eletrônica Digital Sistemas de Numeração Prof. Wanderley Introdução Os sistemas de numeração são uma invenção humana Dentre os sistemas de numeração inventados, destacam-se: O decimal; O binário; O octal;

Leia mais

Matrizes esparsas: definição

Matrizes esparsas: definição Matrizes esparsas: definição o objetivo é mostrar os métodos de armazenamento e manipulação de matrizes esparsas esparsidade de uma matriz é a relação entre o número de elementos nulos de uma matriz e

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor :

Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor : Introdução aos Sistemas de Computação (ISC) Curso de Administração de Negócios Eletrônicos Professor : Marco Antônio Chaves Câmara Lista de Exercícios II Nome do Aluno : 1) Considerando-se a representação

Leia mais

e-financeira Manual para Compactação e Criptografia de dados

e-financeira Manual para Compactação e Criptografia de dados e-financeira Manual para Compactação e Criptografia de dados Versão 1 08 de maio de 2017 Anexo Único do ADE COFIS Nº 33/2017 1 Sumário 1. Compactação de dados... 3 1.1 Orientações Iniciais... 3 1.2 Premissas...

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1

Lógica Matemática Elementos de Lógica Digital. Sistema de numeração 09/08/2016 1 Sistema de numeração 09/08/2016 1 Você já pensou sobre: Sistema de numeração a) O modo como surgiram os números? b) Como foram as primeiras formas de contagem? c) Como os números foram criados, ou, será

Leia mais

Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos

Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos 8.1 Dando início Neste capítulo nós trataremos de algumas tarefas que são bastante comuns à todas as pessoas que lidam com arquivos em computadores:

Leia mais

Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos Todos os programas precisam armazenar e recuperar dados. Os processos não podem armazenar grande quantidade de dados no seu espaço de endereçamento. Quando o processo chega ao final os dados no seu espaço

Leia mais

Introdução aos Computadores e Programação

Introdução aos Computadores e Programação Introdução aos Computadores e Programação ISCTEM Março 2017 Docente: eng a Tatiana Kovalenko Assistente: eng Darmite Denessechandra Monitor: Ibrahimo Hussein AULA TEÓRICA 1 Tema 1. Introdução à disciplina

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Numeração

Introdução à Computação: Sistemas de Numeração Introdução à Computação: Sistemas de Numeração Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho

Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações. Medidas de desempenho Capítulo 2 Livro do Mário Monteiro Componentes Representação das informações Bit, Caractere, Byte e Palavra Conceito de Arquivos e Registros Medidas de desempenho http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2

Leia mais

Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k

Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k Cristina Boeres Instituto de Computação (UFF) Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Material de Fernanda Passos

Leia mais

Cálculo Numérico Noções básicas sobre erros

Cálculo Numérico Noções básicas sobre erros Cálculo Numérico Noções básicas sobre erros Profa. Vanessa Rolnik 1º semestre 2015 Fases da resolução de problemas através de métodos numéricos Problema real Levantamento de Dados Construção do modelo

Leia mais

MPEG-4 & H.264. Dissertação, entendimento e comparativo entre e com o MPEG-2

MPEG-4 & H.264. Dissertação, entendimento e comparativo entre e com o MPEG-2 MPEG-4 & H.264 Dissertação, entendimento e comparativo entre e com o MPEG-2 UFF Departamento de Engenharia de Telecomunicações 2005/1 Mestrado em Eng. de Telecomunicações Professora Debora Christina Muchaluat

Leia mais

Transformada de Discreta de Co senos DCT

Transformada de Discreta de Co senos DCT Transformada de Discreta de Co senos DCT O primeiro passo, na maioria dos sistemas de compressão de imagens e vídeo, é identificar a presença de redundância espacial (semelhança entre um pixel e os pixels

Leia mais

Sistemas de Numeração. Exemplos de Sistemas de Numeração (1) Exemplos de Sistemas de Numeração (2) Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração. Exemplos de Sistemas de Numeração (1) Exemplos de Sistemas de Numeração (2) Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração (Aula Extra) Sistemas de diferentes bases Álgebra Booleana Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 27/2 Um sistema de numeração

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros Arquitetura de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Computação Ato ou efeito de computar: Cômputo, cálculo, contagem; Operação matemática ou lógica; Informática Do francês informatique, que por

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

SisDeclara - Manual de Integração SisDeclara Sistema Integrado de Declarações Vinícolas MANUAL DE ORIENTAÇÃO

SisDeclara - Manual de Integração SisDeclara Sistema Integrado de Declarações Vinícolas MANUAL DE ORIENTAÇÃO SisDeclara Sistema Integrado de Declarações Vinícolas MANUAL DE ORIENTAÇÃO Pág. 1 APRESENTAÇÃO: SisDeclara - Manual de Integração Este manual visa orientar a manutenção de informações referentes à comercialização,

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Lista de Exercícios Sistemas de Numeração

Lista de Exercícios Sistemas de Numeração Lista de Exercícios Sistemas de Numeração 1- (Questão 52 BNDES Profissional Básico Análise de Sistemas - Suporte ano 2010) Um administrador de sistemas, ao analisar o conteúdo de um arquivo binário, percebeu

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

1. Alcance. 2. Referências Normativas. 3. Definições. página: 1

1. Alcance. 2. Referências Normativas. 3. Definições. página: 1 página: 1 1. Alcance Este Padrão Internacional especifica as exigências para um formato generalizado de troca que reterá registros que descrevem todas as formas de material possíveis em descrições bibliográficas,

Leia mais

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá 4 Variáveis Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Ministrado por: Prof. André Amarante Composição do Hardware MEMÓRIA UNIDADES FUNCIONAIS

Leia mais

Sistemas Digitais Representação Digital de Informação

Sistemas Digitais Representação Digital de Informação Sistemas Digitais Representação Digital de Informação João Paulo Baptista de Carvalho (Prof. Auxiliar do IST) joao.carvalho@inesc-id.pt Representação de números em Base b Base 10: 435 10 = 4 x 100 + 3

Leia mais

Os fluxos físicos (seta) na cadeia de suprimentos de produtos hortícolas. São levadas em conta apenas as etapas onde ocorre uma transformação.

Os fluxos físicos (seta) na cadeia de suprimentos de produtos hortícolas. São levadas em conta apenas as etapas onde ocorre uma transformação. I. MODELO DE RASTREABILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PRODUTOS HORTÍCOLAS O objetivo deste modelo é explicar a rastreabilidade na cadeia de suprimentos de produtos hortícolas, examinando os fluxos físico

Leia mais

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados. Aula-07

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados. Aula-07 UFSM-CTISM Comunicação de Dados Aula-7 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 212 Código de Histórico A terminologia código de linha surgiu com a telefonia, quando tornou-se necessário transmitir

Leia mais

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto

Gerência do Sistema de Arquivos. Adão de Melo Neto Gerência do Sistema de Arquivos Adão de Melo Neto 1 Gerência do Sistema de Arquivos Organização de arquivos Operações de E/S Estrutura de diretórios Gerência de espaço livre Gerência de alocação de espaços

Leia mais

Unidade II. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade II. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade II Organização de Computadores Prof. Renato Lellis Ciclo de Execução da Instrução 1. Trazer a próxima instrução da memória até o registrador 2. Alterar o contador de programa para indicar a próxima

Leia mais

Cálculo Numérico Conceitos Básicos

Cálculo Numérico Conceitos Básicos Cálculo Numérico Conceitos Básicos Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br MATERIAL ADAPTADO DOS SLIDES DA DISCIPLINA CÁLCULO NUMÉRICO DA UFCG - www.dsc.ufcg.edu.br/~cnum/ 1 Princípios usados

Leia mais

Processamento Digital de Sinais:

Processamento Digital de Sinais: Processamento Digital de Sinais: Conceitos e Aplicações Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo IC-DSC-UFCG 1 Por que estudar PDS? 2 PDS Conceitos Básicos Sinais Padrões de variações que representam uma

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR

ELETRÔNICA DIGITAL II. AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR ELETRÔNICA DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br 1º SEMESTRE 2009 CONTEÚDO PROGRAMADO: 1 O que é um computador digital? 2 Como funcionam os computadores 3 O agente

Leia mais

Aula 12: Memória: Barramentos e Registradores

Aula 12: Memória: Barramentos e Registradores Aula 12: Memória: Barramentos e Registradores Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Memória: Barramentos e Registradores FAC 1 / 34

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.º Período. Aula 3 e 4.

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. Unidade 1 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.º Período. Aula 3 e 4. Tecnologias de e Comunicação 7ºAno Unidade 1 Introdução às Tecnologias da e Comunicação. 1.º Período Aula 3 e 4 1 - Introdução às Tecnologias da e Comunicação. 1.1 Conceitos básicos Tecnologias de e Comunicação

Leia mais