MANUAL DE MEIO AMBIENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE MEIO AMBIENTE"

Transcrição

1 1/20 Emitido pela Coordenação de EHS Marcus Pereira de Souza Aprovado pela Direção RH e EHS Bruna Silveira de Lacerda

2 2/20 ÍNDICE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO REFERÊNCIAS NORTIVAS TERMOS E DEFINIÇÕES Aspecto Ambiental Impacto Ambiental Representante da Administração Sistema De Gestão Ambiental - SGA Parte Interessada Desempenho Ambiental Requisitos Legais Outros Requisitos Meta ambiental Política Integrada Registro REQUISITOS DO SISTE DE GESTÃO AMBIENTAL Requisitos Gerais Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança Planejamento Implementação e Operação Verificação e Ação Corretiva Análise pela Administração MES ANO HISTÓRICO DE REVISÕES Julho Agosto Novembro Itens 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, e 4.6 Itens 3.3, 4.1.2, 4.3.3, Item Agosto 20 Geral Maio 2011 Geral Agosto 2009 Geral Setembro 2006 Geral Janeiro 2006 Geral Agosto 2005 Geral Maio 2004 Itens 4.2.1, 4.2.2, , 4.4.5, 4.4.6, Abril 2004 Itens , e Março 2004 Geral Janeiro 2004 Geral Outubro 2003 Emissão inicial

3 3/20 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 1.1. Este manual estabelece as diretrizes e os procedimentos gerais relativos ao Sistema de Gestão Ambiental da Saint-Gobain Canalização Usina Barra Mansa, em conformidade com a norma NBR ISO 001:2004 de modo que o processo produtivo seja desenvolvido em harmonia com o meio ambiente e proporcione a todos, os conhecimentos dos aspectos e impactos ambientais em suas atividades Este manual se aplica sistematicamente sobre todas as áreas de atividades da Usina e sobre todos os produtos fabricados e comercializados pela Saint-Gobain Canalização Usina Barra Mansa. 2. REFERÊNCIAS NORTIVAS NBR ISO 001: Sistemas de Gestão Ambiental Requisitos com orientações para uso. 3. TERMOS E DEFINIÇÕES 3.1. Aspecto Ambiental Elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente Impacto Ambiental Qualquer modificação do Meio Ambiente, adversa ou benéfica que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização Representante da Administração Pessoa indicada como Representante do SGA pela Direção Geral, que independente de outras responsabilidades, tem a autoridade definida para assegurar a implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental da Saint-Gobain Canalização. Esta função está designada ao Gerente de Qualidade e EHS e, na sua ausência, ao Coordenador de EHS Sistema De Gestão Ambiental - SGA É a parte do sistema de gerenciamento da empresa que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter o conteúdo ambiental da Política Integrada.

4 4/ Parte Interessada Individuo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental da organização Desempenho Ambiental Resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental, relativo ao controle da organização sobre seus aspectos ambientais Requisitos Legais São as legislações vigentes (leis, decretos, portarias, resoluções, medidas provisórias) e todos os documentos e taxas obrigatórias (licença de operação, alvará de localização e funcionamento, etc.) de licenciamento que regularizam as atividades industriais Outros Requisitos Compromissos firmados pela organização, bem como, suas práticas que visem à melhoria do meio ambiente Objetivo ambiental Propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental, que uma organização se propõe a atingir Meta ambiental Requisitos de desempenho detalhados, aplicáveis à organização ou parte dela, resultantes dos objetivos ambientais e que precisam ser estabelecidos e atendidos para que tais objetivos sejam atingidos Política Integrada Intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, formalmente expressos pela Alta Administração Registro Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. 4. REQUISITOS DO SISTE DE GESTÃO AMBIENTAL 4.1. Requisitos Gerais Este manual, contendo o escopo de nosso sistema de gestão de ambiental, está disponível para o público e pode ser consultado através da Internet ( ou no setor de Meio Ambiente da usina de Barra Mansa.

5 5/ Escopo do Sistema: Fabricação de tubos, conexões, válvulas e acessórios em ferro fundido dúctil para canalização de água e esgoto. Aplica-se a todas as áreas de produção, manutenção e demais serviços diretos de apoio da usina Barra Mansa O sistema está representado no fluxograma abaixo: MELHORIA CONTÍNUA ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA INTEGRADA PLANEJAMENTO VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

6 6/ Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança

7 7/ Planejamento Planejamento para identificação e Avaliação de Aspectos Ambientais A identificação de aspectos e impactos ambientais que podem ser controlados ou influenciados pela organização em suas atividades, produtos ou serviços é efetuada através do Procedimento PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais. Visa determinar os aspectos ambientais que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente para que a organização estabeleça os respectivos controles operacionais objetivando prevenir tais impactos Requisitos legais e outros requisitos A sistemática de identificação, acesso e acompanhamento dos requisitos legais e de outros requisitos ambientais subscritos pela organização aplicáveis às atividades, processos, instalações, produtos e serviços da usina, é efetuada de acordo com o Procedimento PCSG-0 Requisitos Legais e Outros Requisitos, visando atender às exigências municipais, estaduais, federais, acordos e diretrizes de natureza não regulamentar Objetivos, Metas e Programas de Gestão Ambiental Os objetivos e metas ambientais são estipulados pela Coordenação de EHS e aprovados pela direção da usina, documentados e divulgados aos envolvidos, visando o atendimento à Política Integrada. Podem ser revisados ao longo do ano pela direção, sempre que estas revisões refletirem novas melhorias pretendidas do desempenho do sistema de gestão ambiental. Documentação associada: Política Integrada da Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente; Tabela BM-025 Objetivos e Metas Ambientais. Os programas são baseados nos objetivos e metas ambientais. O Coordenador de EHS em conjunto a equipe de Meio Ambiente, estabelece as ações onde são especificadas as responsabilidades, meios e prazos. Devem ser revisados sempre que houver alterações dos objetivos e metas ou forem implantadas/modificadas as atividades, produtos ou serviços, assegurando sua atualização. O monitoramento destes programas é efetivado pelo Coordenador de EHS em conjunto com a Direção da Usina, e divulgado, nos Comitês Ambientais.

8 8/ Implementação e Operação Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Estrutura do setor de Meio Ambiente Recursos As necessidades de Recursos Ambientais são identificadas pelo Coordenador de EHS e apresentadas para todas as Gerências e para a Direção Industrial da Canalização. O Diretor Industrial por sua vez, apresenta para aprovação da Direção Geral durante a elaboração do budget anual.

9 9/ RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES DIREÇÃO GERAL Responsabilidade Declarar a Política Integrada da organização; Buscar os recursos para cumprimento dos programas de Gestão Ambiental. Autoridade Fazer cumprir a Política Integrada; Garantir os recursos para cumprimento dos programas de Gestão Ambiental; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente DIREÇÃO INDUSTRIAL Responsabilidade Fornecer recursos para os programas de melhorias; Promover o desenvolvimento de estudos técnicos, que subsidiem e orientem os investimentos a serem feitos na área de produção, buscando informações em escolas, feiras, etc; Garantir o desenvolvimento das atividades produtivas, em conformidade com os procedimentos de Meio Ambiente estabelecidos, com a legislação e requisitos legais, entre outros. Autoridade Definir e delegar ações necessárias para eliminar as não conformidades de acordo com os procedimentos e ações corretivas, buscando cumprir os objetivos ambientais estabelecidos; Fazer cumprir as normas e procedimentos ambientais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente.

10 10/ DIREÇÃO DE RH E EHS Responsabilidade Conduzir a estratégia de Meio Ambiente apoiando a comunicação e o treinamento dos colaboradores incluindo contratados de forma geral para que eles fiquem familiarizados com os requisitos ambientais e cumpram os procedimentos da empresa. Fornecer a estrutura necessária para implementação e controle do Sistema de Gestão Ambiental; Assegurar que os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos; Autoridade Aprovar a aplicação dos procedimentos de sua área de atuação e realizar as alterações necessárias; Definir e delegar ações necessárias para eliminar as não conformidades de acordo com os procedimentos e ações corretivas, buscando cumprir os objetivos ambientais estabelecidos pela direção; Fazer cumprir as normas e procedimentos ambientais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente COORDENADOR DE EHS Responsabilidade Representar a Empresa junto a órgãos fiscalizadores, autoridades relacionadas e organismos certificadores em assuntos ligados a Meio Ambiente; Identificar e solicitar recursos necessários para os programas de melhoria Ambiental; Manter atualização do escopo da Licença de Operação sempre que houver alterações significativas nos processos da empresa; Manter o controle e acompanhamento das condicionantes da Licença de Operação; Manter a empresa adequada com relação à legislação ambiental em vigor nos níveis federal, estadual e municipal, garantindo sua identificação, acesso e acompanhamento; Acompanhar auditorias dos órgãos certificadores, órgãos públicos e de clientes da Saint- Gobain Canalização; Manter o sistema de Gestão Ambiental certificado na ISO 001;

11 11/20 Coordenar os programas e analisar criticamente os resultados das auditorias internas e externas do sistema de Gestão Ambiental; Contribuir para o desenvolvimento de políticas, procedimentos, métodos e diretrizes e zelar pelo seu cumprimento; Revisão e validação de escopo contratual para prestadores de serviços ambientais, bem como o acompanhamento das atividades desenvolvidas na vigência do contrato; Garantir que os fornecedores, clientes e prestadores de serviços estão devidamente qualificados na área ambiental cumprindo a legislação em vigor; Estabelecer, implementar, monitorar e divulgar o programa anual de atividades relacionadas à Gestão Ambiental; Estabelecer, implementar, manter e atender os Objetivos e Metas Ambientais; Coordenar a identificação e avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Coordenar as ações de análise e investigação dos Eventos Ambientais; Estabelecer programa de necessidade de treinamento para seus subordinados e para todos os funcionários no que tange ao Meio Ambiente; Zelar pela manutenção e implantação das ferramentas e programas ambientais, alinhados com a legislação local e com os padrões definidos pelo Grupo Saint-Gobain com o objetivo de reduzir os impactos ambientais; Apresentar relatórios e indicadores de desempenho ambiental acompanhando o bom andamento das ferramentas de gestão implantadas. Relatar o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental para análise critica da direção, como base de seu aprimoramento, através do resultado das auditorias e do monitoramento do programa anual de Gestão de Ambiental; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain. Autoridade Aprovar a aplicação dos procedimentos e realizar as alterações necessárias; Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente EQUIPE DE Responsabilidade Dar suporte ao setor de Engenharia no acompanhamento dos projetos do TAC; Acompanhamento dos processos de Licenciamento Ambiental;

12 12/20 Manter o controle das condicionantes da Licença de Operação INEA, assim como protocolar os resultados neste órgão; Manter atualização do escopo da Licença de Operação sempre que houver alterações significativas nos processos da empresa; Manter a empresa adequada com relação à legislação ambiental em vigor nos níveis federal, estadual e municipal; Realizar auditorias ambientais, acompanhar auditorias dos órgãos certificadores, órgãos públicos e de clientes da Saint-Gobain Canalização; Análise, investigação e comunicação dos Eventos Ambientais; Elaboração e realização de treinamentos para os colaboradores; Elaboração de escopo para contratação de fornecedores e prestadores de serviço; Realizar relatórios, inspeções internas e respectivos acompanhamentos; Análise e atendimento às solicitações dos clientes internos; Elaboração de relatórios e acompanhamento dos índices e indicadores ambientais; Planejamento do Comitê de Meio Ambiente e acompanhamento das ações das atas; Atualização do Cadastro Técnico Federal; Planejamento, execução e acompanhamento de auditorias internas; Planejamento, execução e acompanhamento de auditorias externas; Monitoramento e atualização dos Objetivos e Metas Ambientais; Controle, validação e revisão de documentos atrelados ao Sistema de Gestão Ambiental; Gestão e acompanhamento dos treinamentos da equipe nos procedimentos internos e externos; Levantamento, Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; Análise e aprovação dos Aspectos e Impactos Ambientais apresentados pelos terceiros; Contratação e acompanhamento dos serviços de monitoramento ambiental realizado por terceiros; Acompanhamento da operação das estações de monitoramento do ar, bem como a realização de inspeções preventivas; Elaboração e acreditação do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE); Gerenciamento das atividades desenvolvidas pela empresa responsável pela operação da ETA/ETE Reuso; Análise e monitoramento de águas e efluentes da usina; Declarações e Monitoramento dos efluentes (Carga Poluidora, DAURH, CNARH. INEA, Vigilância Sanitária e etc.); Declarações e Monitoramento de resíduos (INEA, IBA, DNIT e etc.); Segregação, acondicionamento, identificação, coleta, armazenamento e disposição final dos resíduos gerados dentro e fora dos processos de produção; Monitoramento e controle da geração e destinação de resíduos;

13 13/20 Desenvolvimento de clientes e fornecedores para destinação de resíduos; Participar de ações/programas para redução da geração de resíduos industriais; Garantir o monitoramento e controle dos Kits de Emergência Ambiental; Acompanhamento dos Simulados de Emergência Ambiental; Pagamento de taxas ambientais (ANA, IBA e Aluguel das Estações e etc.); Auditorias de 2ª parte em fornecedores e prestadores de serviços ambientais; Garantir a aplicação das normas e procedimentos da Saint-Gobain; Cumprir os princípios de Comportamento e Ação do grupo Saint-Gobain. Autoridade Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente Auditores Internos de Meio Ambiente Responsabilidade Realizar as auditorias internas; Abrir e acompanhar os Relatórios de Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas; Elaborar os Relatórios de Auditorias Internas. Autoridade Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente Coordenadores/Supervisores dos setores Responsabilidade Treinar os colaboradores nos documentos; Cumprir o programa anual; Cumprir os objetivos e metas; Fazer chegar aos colaboradores às comunicações de meio ambiente.

14 /20 Autoridade Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente Coordenador de Qualidade Responsabilidade Controle de documentos internos do Sistema de Gestão Ambiental através do Setor de Normalização; Calibração de equipamentos de monitoramento ambiental através do setor de Metrologia. Autoridade Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente Coordenador de RH Responsabilidade Coordenação das ações relacionadas às atividades de Recursos Humanos. Autoridade Divulgar os princípios de comportamento e de ação do grupo Saint Gobain. Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Consensar e assinar procedimentos administrativos e operacionais; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente.

15 15/ Analista de RH Responsabilidade Responsável pelo sistema de comunicação interna e externa da empresa (cartazes em quadros de aviso, informativo PAM, relatórios, reuniões do Bom Dia, Boa tarde e Boa noite, folhetos, etc.); Garantir uma informação eficaz junto aos colaboradores; Contatos com a mídia. Autoridade Fazer cumprir as normas e procedimentos de meio ambiente; Paralisar atividades e/ou equipamentos e recusar serviços que apresentem riscos iminentes ao meio ambiente Competência, Treinamento e Conscientização Os setores de Recursos Humanos em parceria com a Gerência das áreas efetuam a identificação das necessidades de treinamento para todas as funções cujas tarefas tenham o potencial de causar um impacto significativo sobre o Meio Ambiente. É feito um plano de treinamento a fim de atender estas necessidades e a avaliação do treinamento é efetuada pela chefia quando pertinente, conforme PCBM-002 Treinamento de pessoal Os colaboradores que executam tarefas que possam causar impactos ambientais significativos devem ser competentes com base na educação, treinamento e experiência apropriadas estipuladas pelo RH em conjunto com os gestores das áreas A conscientização Ambiental é efetuada conforme Procedimento PCSG-013 Conscientização Ambiental, de Segurança e Saúde no Trabalho Comunicação A comunicação interna dos assuntos relacionados com o Meio Ambiente é efetuada pelo Coordenador de EHS através de: , informativo oficial da empresa (Conexão PAM), relatórios e atualizações ambientais, entre outros, conforme procedimento PCSG-006 Consulta e Comunicação Ambiental e de Saúde Ocupacional e Segurança. O recebimento e resposta às comunicações pertinentes das partes interessadas externas são efetuados e registrados pelo setor de Meio Ambiente.

16 16/20 A comunicação externa da Usina sobre seus aspectos ambientais significativos, somente é efetuada e registrada pela SGC Usina Barra Mansa, quando solicitada pelas partes interessadas Documentação do Sistema de Gestão Ambiental O Sistema de Gestão Ambiental está estabelecido, é documentado e deve estar disponível em todos os locais onde operações essenciais para o efetivo funcionamento do sistema sejam executadas, conforme hierarquia definida a seguir: NUAL POLÍTICA PROCEDIMENTOS OBJETIVOS, METAS, PROGRAS REQUISITOS LEGAIS LAIA'S E INSTRUÇÕES INTERNAS TABELAS, FORMULARIOS E REGISTROS O Manual de Meio Ambiente é o documento que especifica o Sistema de Gestão Ambiental para a Usina de Barra Mansa e define seu escopo. Os Procedimentos são documentos que descrevem as regras gerais da organização e documentos necessários para atender o Sistema de Gestão Ambiental O LAIA (Levantamento de aspectos e impactos ambientais) contempla a identificação das atividades da usina e seus respectivos aspectos e impactos ambientais, com classificação e controle necessários. As Instruções Internas são documentos que detalham a execução de determinada atividade ou operação.

17 17/20 As Tabelas e Registros são informações complementares para consulta que não estão descritas nos procedimentos e instruções. Os Formulários são documentos padronizados, utilizados para preenchimento de dados e informações em campos determinados, que permite a formalização das comunicações, registros e controles das atividades da organização Controle de documentos O controle de documentos é efetuado conforme Procedimentos PCSG-001 Elaboração e Controle de documentos de Origem Interna e PCSG-007 Controle de documentos de origem externa Controle operacional Os controles operacionais associados ao Meio Ambiente estão estipulados em procedimentos e visam atender aos aspectos ambientais significativos identificados. Tais procedimentos devem ser comunicados e atendidos pelos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço que estejam relacionados aqueles aspectos significativos. Documentação associada: PASG-002 Gestão de Resíduos Industriais; PABM-003 Qualificação de Fornecedores com Impactos Ambientais Significativos; ICSG-008 Avaliação de Projetos; PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; PCSG-0 Requisitos Legais e Outros Requisitos; PCSG-017 Gestão de Eventos de EHS e Feedbacks; Instruções Ambientais do Sistema de Gestão Ambiental Preparação e Resposta à Emergências O Plano de Ação Emergencial define como lidar com incidentes ambientais e situações potenciais de emergência na usina, estipulando as responsabilidades, os comunicados internos e externos, as ações a serem adotadas e o critério de verificação da eficácia. Todos os colaboradores e prestadores de serviço são treinados neste plano que é testado e analisado periodicamente, de acordo com o calendário anual estipulado pela Gerência de Qualidade e EHS juntamente com Recursos Humanos.

18 18/20 Documentação associada: PAE Plano de Ação Emergencial; PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais Verificação e Ação Corretiva Monitoramento e Medição O monitoramento do Sistema de Gestão Ambiental, assim como das características principais das operações e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o Meio Ambiente é realizado pelo Gerente de Qualidade e EHS e divulgado através de relatório. Os equipamentos de monitoramento e medição são calibrados, utilizados e mantidos, garantindo sua adequação conforme procedimento PCBM-001 Instrumentos de Medir Calibração, Periodicidade e Manutenção. O monitoramento e medição executado dos requisitos legais e outros requisitos é realizado conforme descrito na Tabela BM-053 Monitoramento e Medição do Meio Ambiente. Os registros desses monitoramentos são controlados conforme procedimento PCSG-002 Controle dos Registros. Documentação de Interface: PASG-001 Identificação e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais; PCSG-0 Requisitos Legais e Outros Requisitos Avaliação do Atendimento a Requisitos Legais e Outros Requisitos O monitoramento do atendimento a legislação e requisitos legais ambientais pertinentes está definido no PCSG-0 Requisitos Legais e Outros Requisitos Não conformidade, ações corretivas e preventivas Sempre que ocorrem não conformidades no Sistema de Gestão Ambiental ou sempre que há necessidade de tomada de ações corretivas ou preventivas para evitar, reduzir ou eliminar os impactos ambientais são efetuados registros cujo tratamento é especificado nos seguintes procedimentos: PCSG-005 Não Conformidades, Ações Corretivas e Preventivas e PCSG- 017 Gestão de Eventos de EHS e Feedbacks.

19 19/ Controle de Registros A identificação, manutenção e descarte dos registros do sistema de gestão ambiental estão determinados no procedimento PCSG-002 Controle dos Registros Auditorias do Sistema de Gestão Ambiental Auditorias internas semestrais são realizadas por auditores internos qualificados, conforme ICSG- 001 Qualificação de Auditores Internos. O programa destas auditorias é efetuado com base na importância para o sistema de gestão ambiental das atividades envolvidas e nos resultados de auditorias anteriores. As auditorias são realizadas conforme procedimento PCSG 003 Auditoria Interna do Sistema. As auditorias de manutenções semestrais do Sistema de Gestão Ambiental são realizadas pelo organismo certificador Objetivos das Auditorias Determinar a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental com as disposições planejadas e se as mesmas estão sendo mantidas e implementadas. Fornecer para a administração informações sobre os resultados das auditorias que serão usadas na análise critica Apresentação dos Resultados O Coordenador de EHS apresenta uma síntese dos resultados da auditoria através de um relatório distribuído para os setores auditados e para a Direção, que serve como base para a Análise Crítica pela Administração Análise pela Administração São realizadas entre os ciclos das auditorias internas para análise do Sistema de Gestão Ambiental para o acompanhamento dos objetivos e metas ambientais e do desempenho ambiental da usina, entre outros. São baseadas nos resultados de auditorias, na avaliação de atendimento a requisitos legais, no desempenho ambiental, nos objetivos e metas, em mudanças circunstanciais incluindo legislações e procedimentos, etc. Esta análise é realizada conforme PCSG-004 Análise Crítica pela Direção.

20 20/20 Documentação associada: Política Integrada da Segurança e Saúde no Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente; PCSG-0 Requisitos Legais e Outros Requisitos; Relatório de auditorias internas; Relatórios de auditorias externas.

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS)

MANUAL INTEGRADO DOS SISTEMAS DO MEIO AMBIENTE E DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (EHS) 1/23 DO MEIO AMBIENTE E DA Emitido pelo Coordenador de RH / EHS Ana Lúcia de Lima Carvalho Furtado Aprovado pela Gerência da Usina de Itaúna Lucas Martins Coura 2/23 ÍNDICE 1 Objetivos e Campo de Aplicação

Leia mais

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL Identificação: DSMS 06 POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS Aprovação: 04/05/2013 POLÍTICA AMBIENTAL Política Ambiental do Instituto de Tecnologia em Fármacos, unidade de Jacarepaguá, onde são fabricados

Leia mais

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar :

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Origem da norma 1-Objetivos Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Política e objetivos alinhados com os requisitos legais e outros

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios

Módulo 7. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, Exercícios Módulo 7 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.3.3, 4.4, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.3, 4.4.4, 4.4.5 Exercícios 4.3 Planejamento 4.3.3 Objetivos e metas e programa de gestão ambiental A organização deve

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA SAMAE JS

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA SAMAE JS PÁGINA 1/13 MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO SGA SAMAE JS PÁGINA 2/13 CONTROLE DE REVISÕES: Revisão Data Itens modificados Observações 00 29.06.2006 - - 01 27.06.2007 4.1 Requisitos Gerais Alteração do escopo

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO - NBR ISO 14001:

LISTA DE VERIFICAÇÃO - NBR ISO 14001: 4 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO 4.1 Entendendo a organização e seu contexto 1. São identificadas questões externas e internas que afetam ou podem afetar o desempenho ambiental da organização? 2. Como são tratadas

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016 Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Definição: Objetivos: ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018

Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Sistema de Gestão Segurança e Saúde do Trabalho (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45001:2018 Definição: Objetivos: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e melhoria do nível de desempenho

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) REV: DATA: Alteração geral do documento 01 12/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA 1 ALAN FERNANDO TORRES 2 RESUMO A utilização de sistemas integrados se torna, cada vez mais,

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar

10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar Módulo 5 11 2 2 5 5 APPCC 3 3 4 4 10) Implementação de um Sistema de Gestão Alimentar 1. Escopo 2.Responsabilidade da direção 3.Requisitos de documentação 4.Gestão de recursos 5.Realização do produto 6.Medição,

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade

Etapa 6 - Elaboração da documentação da qualidade Módulo 3 Etapa 6 Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade, Etapa 7 Implementação dos requisitos planejados, Etapa 8 Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008 4.2.2 4.2.2 Manual da qualidade A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua a) o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer

Leia mais

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios.

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. 4.4 - Implementação e operação 4.4.1 - Recursos, papéis, responsabilidades e autoridade 4.4.2 - Competência, treinamento

Leia mais

Sistemas de Gestão ambiental

Sistemas de Gestão ambiental ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Sistemas de Gestão ambiental Profa. Dra. Dione Mari Morita Dra. Zeila Chitolina Piotto Abordagem das empresas para a questão ambiental.

Leia mais

ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO :2004

ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO :2004 ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO 14.001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA O SGA é parte do Sistema de Gestão da IFSM Campus Inconfidentes-MG, englobando a estrutura organizacional, as atividades de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA Revisão/Ano: 01/2018 Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05.

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2 00 Folha: 1de1 SUMÁRIO SUMÁRIO...1 1. APRESENTAÇÃO...2 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO...3 2.1 POLÍTICA DE SEGURANÇA....3 2.2 OBJETIVOS DA SEGURANÇA...4 2.3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA PARA A SEGURANÇA...5 2.3.1

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 6 Revisão 02 AUDITORIA INTERNA PROCEDIMENTO Página 1 de 6 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 05/04/2011 Revisão do procedimento 02 09/11/2011 Alteração da logomarca Claudiane Freire de Oliveira

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 1 Prof. Luiz Antonio Forte Organização da Disciplina Aula 1 Sistemas de gestão, conceitos e diretrizes gerais Aula 2 Auditorias ambientais, critérios de qualificação

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original

INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original INSPEÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Agradecimentos à Prof. Luciana Neves pela Concepção da apresentação original 1 INSPEÇÃO Quando e por quê? Motivações Concessão de licença; Certificação; denúncias; notificações

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SISTEMA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DE SISTEMA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE 1 de 5 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 28.09. 2010 Versão inicial 0.1 25.10.2010 Revisão da descrição/formatação 0.2 01.02.2011 Inclusão do Plano de auditoria 0.3 15.12.2016 Atualização

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

BM&FBOVESPA. Política de Controles Internos. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013.

BM&FBOVESPA. Política de Controles Internos. Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo. Última Revisão: março de 2013. BM&FBOVESPA Diretoria de Controles Internos, Compliance e Risco Corporativo Página 1 Última Revisão: março de 2013 Uso interno Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. CONCEITOS...

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 Curso realizado de 23 a 26 de agosto /2010 OBJETIVO PARTE 1: Capacitar os participantes para: Ter habilidade para avaliar os requisitos da

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Normas da série ISO 9000 Foram lançadas pela ISO (International Organization for Standardization) Entidade não governamental criada em 1947, com sede em Genebra - Suíça.

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

GERENCIAR MELHORIA AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Saada Chequer. Próxima revisão: após 1 ano da última aprovação

GERENCIAR MELHORIA AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Saada Chequer. Próxima revisão: após 1 ano da última aprovação GERENCIAR MELHORIA AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão Inicial 15/03/2013 01 Item 3 Definição de OM e RNCAC; Item 7: Anexo 1 Formulário de Gerenciamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) Oficina 07 Política de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho Objetivos, Metas e Programas 4.2 Política de SSTMA A Alta Administração

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA ANEXO B - EXEMPLO DE PROTOCOLO DE AUDITORIA DO SGA ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA O protocolo de auditoria de sistema de gestão ambiental, apresentado a seguir, foi publicado em GESTÃO

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LISTA DE VERIFICAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DA QUALIDADE LOCAL: Eletrodata Engenharia PROCESSO: Obra Reforma do pavimento térreo do bloco C2 do Hospital Universitário da Universidade Federal do

Leia mais

PROCEDIMENTO DE NÃO CONFORMIDADES E AÇÃO CORRETIVA - PREVENTIVA

PROCEDIMENTO DE NÃO CONFORMIDADES E AÇÃO CORRETIVA - PREVENTIVA APROVAÇÃO: PÁGINA : 1/8 CONTROLE DE REVISÕES: Revisão Data Itens modificados Observações 00 27.02.2006 - - 01 18.06.2007 - - PÁGINA : 2/8 1.OBJETIVO Este procedimento descreve a sistemática estabelecida

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 2. OBJETIVO Descrever o procedimento interno para o

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADÃO Revisão: 01 Pag.: 1 de 5 1. OBJETIVO Estabelecer critérios para Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade do IHEF Medicina Laboratorial por parte da Direção observando a integridade e a eficiência

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Pág: 1/20 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA 1/ 22 LOCAL: Sala de Reunião Presidência HORÁRIO: 14:00 H Assuntos tratados: 1. Resultados das auditorias internas e das avaliações do atendimento aos requisitos legais e outros subscritos pela organização

Leia mais

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6 Folha 1 de 6 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 21/05/2007 -- Emissão inicial 01 10/03/2008 6.1 Exclusão da abordagem de processo 6.2 Alteração do numero do item para 6.1;

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

ABNT / CB-38 COMITÊ BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL

ABNT / CB-38 COMITÊ BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL INTERPRETAÇÃO NBR ISO 14001 (2004), FEVEREIRO 2006 CB-38/SC-01/GRUPO DE INTERPRETAÇÃO INTRODUÇÃO Em 2001, o CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas,

Leia mais

INDUS BANK Engenharia Ltda.

INDUS BANK Engenharia Ltda. PÁGINA 01/12 Elaborado por: Departamento/Setor Assinatura Data Edmilson Augusto de Lima Qualidade CÓPIA NÃO CONTROLADA 19-10-2016 ELABORAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE Aprovado por: Departamento/Setor Assinatura

Leia mais

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA Abrangência: Procedimento Corporativo Relacionado: Recursos Humanos Supply Chain Tecnologia da Informação Finanças Auditoria SSMA X Jurídico Qualidade Outros (Especificar) Procedimento Interno do Local:

Leia mais

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

AUDITORIAS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PS 04 3 Gestão Diretor Administrativo 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Sistematizar o processo de planejamento, realização e análise das Auditorias Internas do Sistema de Gestão da Qualidade. 2. APLICAÇÃO Todos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. 1 de 5 REV. DESCRIÇÃO DAS REVISÕES Emissão inicial. ANÁLISE CRÍTICA ( ) APROVADO VISTO DATA COMENTÁRIOS: ( ) NÃO APROVADO ( ) ATENDER COMENTÁRIOS EMISSÃO REV. REV. 1 REV. 2 REV. 3 REV. 4 REV. 5 REV. 6

Leia mais

Código: NT GN-SP.ESS. Data de aprovação: 11/12/2015 Data de tradução: 22/12/2015

Código: NT GN-SP.ESS. Data de aprovação: 11/12/2015 Data de tradução: 22/12/2015 norma técnica Norma de Segurança e Saúde: Processo geral da gestão de segurança Código: NT.00059.GN-SP.ESS Edição: 1 O texto a seguir corresponde a uma tradução do documento original NT.00059.GN-SP.ESS,

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12 MANUAL DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) V: DATA: Alteração geral do documento 12 09/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018 Nome: Valdenice

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS 1. INTRODUÇÃO A Política Institucional do Sistema de Controles Internos do Conglomerado Mercantil do Brasil baseia-se nas diretrizes do Conselho

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental SISTEMAS DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Professor: Mierzwa Sistemas da Qualidade Série ISO 9.000 de normas; Experiência de países como Inglaterra,

Leia mais

PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental

PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental Aulas 9: Política Ambiental e Revisão Inicial Professor: Mierzwa Política Ambiental ISO 14.001 Desenvolvimento da Política Ambiental pela Alta Administração, assegurando

Leia mais

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato

MGQ Manual de Gestão da Qualidade. PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato PDQ - Procedimento Documentado ITQ Instrução de Trabalho PQC Plano da Qualidade de Contrato ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Matriz de Documentados Obrigatórios PROCEDIMENTOS

Leia mais

GUIMAR ENGENHARIA LTDA

GUIMAR ENGENHARIA LTDA Certificação de Sistema de Gestão 2015-mar-02 to 2015-mar-03 Escopo da Certificação: Auditor Líder: Auditor Membro: GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS ABRANGENDO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

ESTRUTURA ISO :2015

ESTRUTURA ISO :2015 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ESTRUTURA ISO 14.001:2015 Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação Ambiental. Objetivos: Empresarias

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES SBS/PROJINV/ CLIENTE: TODOS Página 1 de 8 PROGRAM A: TODOS - ÁREA: GERAL - ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Emissão Original A B C D E F G H DATA 28/3/219 PROJETO EXECUÇÃO VERIFICAÇÃO

Leia mais

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO

POLÍTICA. TÍTULO: PLT-SGR Política do SGSI - SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 1/5 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO APROVADO 0000536 - André Delgado- SEGURANCA Danielle Souza; Oscar Zuccarelli; HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA REV. ALTERAÇÕES Atualização do item 2.2 - Solicitar

Leia mais

SISTEMA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL.

SISTEMA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL. OBJETIVO DO CURSO Capacitar os participantes no entendimento dos conceitos fundamentais de qualidade pertinentes aos requisitos da Norma OHSAS 18000 e interpretar cada um dos requisitos do SISTEMA DE SEGURANÇA

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais