ANÁLISE DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER DA EMPRESA NET SHOP INFORMÁTICA LTDA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER DA EMPRESA NET SHOP INFORMÁTICA LTDA."

Transcrição

1 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI FUNDAÇÃO UNIRG FACULDADE UNIRG CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II ANÁLISE DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER DA EMPRESA NET SHOP INFORMÁTICA LTDA. Acadêmico: André Luis Silva Alves Prof. Orientadora: Donária Coelho Duarte, Dra. Gestão Financeira Gurupi, Novembro de 2007.

2 2 ANDRÉ LUIS SILVA ALVES ANÁLISE DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER DA EMPRESA NET SHOP INFORMÁTICA LTDA. Projeto de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade UNIRG. Prof. Orientadora: Donária Coelho Duarte, Dra. Gurupi, Novembro de 2007.

3 3 ANÁLISE DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E CONTROLE DAS CONTAS A RECEBER DA EMPRESA NET SHOP INFORMÁTICA LTDA. ANDRÉ LUIS SILVA ALVES Este Projeto foi julgado adequado e aprovado para a continuidade do Trabalho de Conclusão do Curso junto ä Faculdade UNIRG.... Prof. Alexandre Ribeiro Dias, MsC Coordenador do Curso de Administração... Profª. Donária Coelho Duarte, Dra. Coordenadora de Estágio do Curso de Administração Apresentada ä Banca Examinadora, integrada pelos Professores:... Prof. Orientadora Donária Coelho Duarte, Dra.... Prof. Fabio Pegoraro. Esp. Banca Examinadora... Prof. Carolina Furlan. Esp Banca Examinadora

4 4 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos específicos JUSTIFICATIVA REVISÃO DA LITERATURA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Tipos de Sistema de Informação Como implantar um sistema de informação GESTÃO FINANCEIRA Contas a receber Contas a pagar Fluxo de Caixa CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DELINEAMENTO DA PESQUISA TÉCNICAS DE PESQUISA ANÁLISE DOS DADOS CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ORÇAMENTO...34 REFERÊNCIAS...35 APÊNDICE A - QUESTIONARIO...37

5 5 1 INTRODUÇÃO Com o conhecimento das informações obtidas por meio do mercado atual, e a velocidade da comunicação globalizada influente, observa-se que a competitividade empresarial se torna cada vez mais forte. As empresas para se tornarem competitivas precisam ser mais eficientes nos controles financeiros. As ferramentas de gestão financeira apóiam os administradores nos controles financeiros das empresas, visando trazer para as organizações a maximização de seus lucros. Desta forma este projeto será desenvolvido na empresa Net Shop Informática Ltda e tem como objetivo analisar as ferramentas de controle de contas a receber e análise de concessão de crédito da mesma. Para compreender este projeto e para um melhor entendimento dos objetivos propostos, esta pesquisa está estruturada em sete capítulos. O capítulo 1 apresenta os elementos da parte introdutória, considerações gerais, situação problemática, objetivos gerais e específicos que levaram a desenvolver este projeto, justificativa e a estrutura do mesmo. O capítulo 2 compreende a revisão de literatura, onde serão apresentados os conteúdos teóricos relacionado ao tema proposto que auxiliarão no desenvolvimento do estudo. O capítulo 3 demonstra informações da estrutura e caracterização da empresa desde sua fundação até os dias atuais, mostrando como foi criada e como vem atuando no mercado. No capítulo 4 registram-se os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do projeto; No capítulo 5 será apresentado o cronograma das atividades, uma estrutura que representa a distribuição planejada das atividades que compõem o projeto em seu tempo necessário para a execução. No capítulo 6 será apresentado o orçamento, onde é demonstrado o recurso financeiro indispensável a pesquisa. No capítulo 7 serão informadas as referências bibliográficas que foram utilizadas para a parte teórica e coleta de dados do projeto.

6 6 1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS Observa-se que o mercado vem se desenvolvendo cada vez mais com as novas inovações e transformações, sejam elas tecnológicas ou culturais. Em razão disso os clientes estão sendo mais exigentes com a qualidade dos produtos, serviços prestados e concessão de crédito oferecidos pelas empresas. Para enfrentar as exigências dos clientes e as mudanças do mercado atual as empresas procuram ser mais inovadoras nas estratégias e tecnologias utilizadas a fim de disponibilizar um atendimento diferenciado aos seus clientes para a satisfação dos mesmos. Neste contexto a concessão de crédito apresenta-se como um fator estratégico para efetivar vendas uma vez que poucos clientes podem adquirir a vista o que necessitam, possibilitando a empresa alavanca suas vendas a fim de atingir os objetivos constituídos pela direção da empresa. Assaf Neto e Silva (1997, p.97) afirmam que crédito diz respeito à troca de bens presentes por bens futuros e para Silva (1997, p.63), num sentido restrito e específico, Crédito consiste na entrega de um valor presente mediante uma promessa de pagamento. O sucesso da organização resulta da eficácia do departamento financeiro da empresa que é considerado de grande importância pelas funções que o mesmo desenvolve como: o recebimento e pagamento de numerários, o controle do fluxo de caixa e o gerenciamento dos controles dos gastos e entrada de dinheiro na empresa. As informações gerenciais do departamento financeiro ajudam as organizações a atingir os seus objetivos, fornecendo aos administradores uma visão geral da situação financeira da organização, contribuindo para que as mesmas possam planejar, organizar e controlar de forma mais eficiente a concessão de crédito assegurando assim o recebimento das contas a receber. Neste contexto este estudo tem o objetivo de analisar o sistema de concessão de crédito e controle de contas a receber na empresa Net Shop Informática Ltda.

7 7 1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA Com as turbulências e incertezas econômicas ocorridas no mundo atual, as organizações estão buscando se precaver das conseqüências que essas mutações podem trazer para a área financeira da empresa. A gestão financeira de uma empresa deve dispor de ferramentas para planejar e controlar os recursos de forma correta para que a empresa possa funcionar de forma adequada como um todo. Tendo em vista as alterações que ocorrem no ambiente interno e externo das organizações e o surgimento de novas tecnologias, observa-se à necessidade de utilização de ferramentas que contribuam para a gestão financeira das empresas. Desta forma, o controle financeiro deve ser desenvolvido através de acompanhamento da execução do planejamento financeiro global, empregando se as técnicas de análise e mediante a investigação das causas das variações orçamentárias. A forma deficiente de concessão de crédito e implantação do controle das contas a receber nas empresas gera a inadimplência dos clientes, a insatisfação e desassossego dos gestores ocasionado pela inexistência de um sistema de informações adequado sobre os tomadores de recursos, o que faz com que o ato de receber não seja uma tarefa simples e de retorno certo. Este estudo será desenvolvido em uma micro empresa comercial e de serviços de Gurupi- To, a Net Shop Informática Ltda. O objetivo deste projeto surgiu nas observações ocorridas no sistema de concessão de crédito e do controle de contas a receber da empresa onde foi possível constatar um alto índice de inadimplência dos clientes que vem impossibilitando o andamento adequado da mesma. Diante desta problemática detectada a questão de pesquisa deste projeto definiu-se em: O sistema de concessão de crédito e controle de contas a receber da Net Shop Informática Ltda. são adequados para garantir o recebimento dos clientes?

8 8 1.3 OBJETIVOS Objetivo geral Analisar o sistema de concessão de crédito e o controle de contas a receber da empresa Net Shop Informática Ltda Objetivos específicos Revisar os conceitos de gestão financeira, com ênfase ao controle de contas a receber e análise de risco na concessão de créditos. Realizar pesquisa com os clientes cadastrados da Net Shop Informática; Propor um sistema de concessão de crédito e de controle de contas a receber na empresa investigada. 1.4 JUSTIFICATIVA Administrar os recursos da empresa é uma tarefa que exige o conhecimento e habilidade técnicas dos administradores na utilização das ferramentas disponíveis para alcançar os objetivos organizacionais. O desempenho da administração de contas a receber é relevante para a diminuição e prevenção da inadimplência na empresa, pois a partir do conhecimento sobre esses conceitos é possível entender os fatores que estão afetando o aumento dos débitos dos clientes e possibilitar a criação de estratégias para amenizar as conseqüências negativas da inadimplência. A eficiência do controle das contas a receber é espelho da análise de concessão de crédito que pode ser conceituado como o risco de perda em que se comete quando há inadimplência de uma contraparte numa operação de crédito. Ao avaliar o risco a empresa deve analisar a multiplicidade, qualidade e origem das informações disponíveis para essa análise que deve ser baseada no processamento das informações do proponente do crédito para auxiliar na tomada de decisão. Este trabalho reveste-se de importância para a empresa Net Shop Informática Ltda no sentido de reavaliar, planejar e desenvolver procedimentos para amenizar a inadimplência dos

9 9 clientes através da análise do sistema de concessão de crédito e controle de contas a receber da empresa norteando o empresário para ação sistematizada que vise gerenciar o estabelecimento de forma eficaz perante esta abordagem. A sociedade de uma maneira geral terá uma organização empenhada com o bem estar dos clientes, procurando estrategicamente competir com os concorrentes em preço, prazos adequados e produtos de qualidade para satisfazer os clientes. Para o acadêmico o tema tratado no presente estudo tem ampla importância teórica no sentido de pesquisar variados conceitos abordados pelos diversos autores especializados no assunto e na prática em analisar a viabilidade da aplicação desses conceitos na empresa em estudo. O trabalho está direcionado ao departamento administrativo da empresa Net Shop Informática, a fim de contribuir com soluções para os problemas internos na área financeira, causados pela inadimplência, e com isso obtendo informações necessárias após estudos durante o período acadêmico, visando benefícios para gerenciar o relacionamento com seus clientes de maneira positiva em suas atividades.

10 10 2 REVISÃO DE LITERATURA A fundamentação teórica deste trabalho se faz necessária para a comprovação de que o autor do mesmo apresenta de forma escrita a pesquisa bibliográfica acerca do assunto em questão. Desta forma, inicia-se este capítulo com uma explanação sobre os conceitos que norteiam o objetivo geral deste projeto. 2.1 TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO Conforme Turban, Rainer e Potter (2003), o sistema de informação gerencial estratégico dá suporte e configura estratégias competitivas da organização. O mesmo possui uma facilidade de modificar as formas de agenciar para o alcance das metas estratégicas da organização, ou para aumentar a performance da produtividade. Segundo TURBAN, RAINER e POTTER (2003, p. 32), ao estudar o sistema de informação é importante saber a diferença entre dados, informação e conhecimento. Dados são fatos puros ou descrições básicas de coisas, eventos, atividades e transações que são capturados, registrados, armazenados, e classificados, mas não organizados para transmitir qualquer significado. Exemplos de dados seriam médias de notas de graduação, saldos bancários ou o numero de horas trabalhadas por um funcionário em um período de pagamento. A importância do Sistema de informação gerencial, na precisão da qualidade vem por intermédio de programas de gerenciamento comercial que interfere nas analises como um todo do processo administrativo, mostrando com rapidez e precisão a situação que a empresa se encontra internamente, podendo assim em tempo ágil obter informações como contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa e outras informações disponíveis nos sistema, para ter melhor controle da administração na empresa. O sistema de informação gerencial do nível que gerencia uma organização fornece apoio às fundações de planejamento que têm a tomada de decisões através de relatórios resumidos de rotina, com o controle geral nas organizações, tendo uma administração tática, tendo um controle da produção da projeção de vendas, podendo organizar a reengenharia de processos industriais, fazendo assim a análise de custos.

11 11 O Sistema de Processamento, neste caso como as finanças e Contabilidade, a contabilidade de custos, livro razão, orçamentos, contas a pagar e contas a receber. Os sistemas computadorizados que fazem e registram as transações diárias indispensáveis á conduta do negocio, a manufatura e produção. Programação de compras, controle de qualidade, engenharia, planejamento de recursos matérias. Os Recursos Humanos, Cadastro de pessoas, plano de carreira, treinamento, benefícios e pagamento. As Vendas e Marketing, promoções, novos produtos, pesquisa de mercado, preços e pedidos. Conforme Matias (2007)O Sistema de Informação Gerencial Estratégico, a evolução nos sistemas de informação gerencial de técnico para gerencial, e de gerencial para estratégico, transformou o SIG no principal elemento de definição da estratégia organizacional. Segundo Oliveira (2002), o SIG ajuda a desenvolver novos negócios, reduz o ciclo de vida dos produtos em decorrência da evolução tecnológica, internacionaliza a concorrência, regulamentações governamentais, e alterações da política econômica e social, afastando as empresas e seus dirigentes e modificando a atuação destes. O mesmo provoca a mudança na forma de atuação das empresas e seus processos decisórios. O Sistema de Informação Gerencial estratégico é como aqueles que mudam os objetivos, produtos, serviços ou relações ambientais de uma empresa. Os Sistemas que têm este efeito sobre uma organização, literalmente mudam o modo pela qual esta empresa faz negócios. Observando neste nível, a tecnologia da informação tende a levar a organização a diferentes padrões de comportamento, ao invés de somente dar suporte e sustentação ao sistema existente, aos produtos existentes e aos procedimentos de negócios existentes. Sistemas de informações estratégicos fornecem vantagens de mercado significantes, embora temporárias, fundamentalmente pelo aumento do custo de entrada de novos competidores. Vendo que as vantagens de curto prazo podem, contudo, se repetir, de modo que uma firma ganhe uma vantagem competitiva por mais de cinco anos sendo assim por diante. Outra maneira de garantir vantagem com o sistema de informações é usar a competência destes sistemas de manterem ligados à empresa, clientes e fornecedores, pelos altos custos de substituir para outro competidor. Os sistemas de informação ainda podem modificar as bases de competição, outro modo de se obter uma vantagem competitiva. O sistema de informação em que qualquer parte da organização que altera seus objetivos, serviços, processos, ou relacionamentos ambientais para que a organização possa obter vantagens

12 12 competitivas. Leva as organizações a um novo sistema de comportamento, vindo a poder mudar os negócios das organizações, relacionamento próximo a clientes e fornecedores e gerentes e funcionários atualizados Sistema de informação gerencial Conforme Mañas (1994), Sistema de Informações Gerenciais, são sistemas que fornecem uma parte das necessidades gerenciais de informação para o processo de tomada de decisões, dando um particular método a decisão. Segundo TURBAN, RAINER e POTTER (2003, p. 32), ao estudar o sistema de informação é importante saber a diferença entre dados, informação e conhecimento. Dados são fatos puros ou descrições básicas de coisas, eventos, atividades e transações que são capturados, registrados, armazenados, e classificados, mas não organizados para transmitir qualquer significado. Exemplos de dados seriam médias de notas de graduação, saldos bancários ou o numero de horas trabalhadas por um funcionário em um período de pagamento. O tema Sistema de Informações Gerenciais é de fundamental importância, não só para a controladoria empresarial e institucional como disciplina, assim como também para a Administração de Empresas. Além de ser um tema tão vital para as organizações, envolve aspectos diversos, tanto de ordem interna como externa, relacionados a estas. Segundo Oliveira (2002), o sistema de informações gerenciais pode ser definido, sendo um processo de transformação de dados em informações que são empregadas na estrutura decisória da empresa, e proporcionam a sustentação administrativa observando a otimização dos resultados esperados. O dinamismo e a complexidade das empresas são fatores que praticamente as obrigam a se fazerem assessorar por um sistema de informação eficiente, que forneça, com segurança e agilidade, subsídios para a tomada de decisões. Outro aspecto muito importante para a utilização de um sistema de informações é a descentralização de funções, observando a necessidade de se acelerar a tomada de decisões. Quanto maior for à empresa também será maior o grau de descentralização, mais dependente será sua alta administração de com um eficiente sistema de informação. Conforme Turban, Rainer e Potter (2003), o sistema de informações gerenciais objetiva fornecerem condições para que os resultados reais das operações sejam apurados e comparados

13 13 com aqueles orçados. Isso é possível através da integração entre padrões e orçamentos que transmitem os resultados obtidos dentro de determinado nível de atividades. A integração entre padrões, visando o orçamento e contabilidade objetiva apoiar os gestores no processo da administração da entidade, bem como, operacionalizar a adequação conceitual entre os três sistemas de forma a considerá-los como um único banco de dados. Para Turban, Rainer e Potter (2003), o sistema de informações gerenciais pode garantir a execução com eficiência das tarefas das rotinas diárias de uma empresa, ele disponibiliza relatórios extraídos do banco de dados da empresa, e os processos de acordo com as necessidades da corporação. Os autores destacam que os dados coletados são de grande importância para as organizações, dentre esses fatores, são destacados os conceitos básicos dos sistemas de informações como: a) Gerenciamento - é importante para a definição de critérios e organizá-los de modo lógico; b) Infra-Estrutura - incide na acomodação física na organização do serviço e do gerenciamento onde permanecem os recursos computacionais existentes. Na infraestrutura são destacados cinco componentes como o hardware do computador, software de propósito geral, redes e as instalações de comunicações (incluindo a internet), banco de dados e o pessoal do gerenciamento da informação. Ela abrange os recursos e a sua conexão, operação, documentação, manutenção e gerenciamento, a mesma também serve para gerar informações sobre como os recursos computacionais exclusivo são organizados e administrados; c) A arquitetura é definida como sendo um mapa ou plano de elevado nível referente às necessidades de informação de uma organização e também a maneira onde essas necessidades estão sendo atendidas. É uma diretriz para as operações atuais e um projeto para futuras orientações. A arquitetura ajuda a assegurar que a TI da organização atenda as necessidades empresariais estratégicas. d) Sistema de apoio o sistema de apoio surgiu no final dos anos 60 do século passado, uma época em que iniciava o processo de acesso aos computadores e da comunicação em rede. Os sistemas de apoio serviam para os funcionários administrativos, em que os mesmos começaram a ter acesso às facilidades proporcionadas pelos computadores nos trabalhos diários na organização. (TURBAN, RAINER E POTTER, 2003).

14 14 Diante do exposto nota-se que o sistema de informações gerenciais é uma rede formado por diversos processos que se interligam para fornecer informações com base nos dados fornecidos Como implantar um sistema de informação O sistema de informação é hoje um elemento indispensável para dar apoio às operações e a tomada de decisão na empresa moderna. Conforme Mañas (1994), a rotina de um empresário, principalmente no Brasil, é enquadrado como pequeno e médio empresário, está muito ligado a atividades relacionadas com: contato com pessoas, encaminhamento de proposta, obtenção e aplicação de recursos, planejar e controlar a produção, as vendas e ainda ter que encontrar tempo para pensar no futuro e dedicação a família e ao lazer. Vejamos que de acordo com Mañas (1994), ele descreve alguns fatores importantes para a implantação de um sistema de informação, vejamos a estrutura de uma empresa pode ser desenhada de diversas maneiras, mas sempre representará duas grandes atividades que estão ligadas aos seus próprios objetivos. A atividade fim e a atividade meio. A estratégia de uma organização está associada a seus objetivos, que por sua vez estão associados à oportunidade sentidas no ambiente. O ambiente é na verdade tudo aquilo que de alguma maneira existe e pode modificar ou ser modificado por uma estratégia no sentido de ser atendido em suas necessidades. 2.2 GESTÃO FINANCEIRA Segundo Braga (1995.p. 25), O exercício financeiro é destacado como um conjunto de atividades pautadas junto à gestão dos fundos que são mobilizados através das áreas da empresa. A mesma é responsável pela alocação de recursos que são indispensáveis a empresa, e também pela formulação de estratégia para a otimização do uso desses fundos. Braga (1995) ressalta que a função financeira é entendida como um aglomerado de atividades com relação com a gestão do fundo de movimentos que são executados em todas as áreas da organização. A mesma é tem a função de arrumar recursos e estabelecer estratégias

15 15 voltadas ao uso desses recursos. A função financeira ajuda desenvolver as atividades operacionais e colabora para o sucesso da organização. Nesta linha Sanvicente (1987) ressalta que a finalidade da função financeira é de auxiliar a empresa de maneira geral, ajudando-a adquirir os recursos necessários para as atividades da organização. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, elevando o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando aumentar os resultados econômicos e financeiros decorrentes de suas atividades operacionais. A Gestão Financeira ocupa-se da gestão dos meios financeiros empresariais e procura cada vez mais a rentabilizarão destes meios, tendo em vista a satisfação de todo o conjunto. O caminho do lucro passa necessariamente por uma gestão financeira eficiente, os procedimentos e os controles têm o objetivo de mostrar as rotinas básicas de como controlar as finanças das empresas Contas a receber Valores que serão recebidos é a concretização do processo de vendas, originados por vendas de mercadorias, serviços ou outros ativos. Para Sanvicente (1997), na considerada economia moderna, o uso de crédito como processo de venda e pagamento sob a maneira de armar contra a concorrência entre as organizações é um método mais utilizado entre as empresas. A importância da administração empresarial na área financeira tem trazido uma série de desafios aos seus colaboradores, principalmente nos tempos atuais dentro da economia. O departamento de Contas a Receber e as atividades de cobrança tem se tornado mais complexo em função do aumentando a inadimplência de clientes, do crescimento da quantidade de clientes atendidos e da necessidade de completa integração dos sistemas empresariais com os sistemas dos bancos. O objetivo é a preparação de um modo funcional e tecnicamente para fortalecer a empresa para enfrentar estes desafios. Observam-se as funções complementares de integração com os sistemas automatizados, bem como relatórios e funções, controles de juros, atrasos, multas, baseado em sólidos critérios de aprovação de crédito, faz módulo de cobrança ágil para a empresa independente se a empresa esta com alto ou baixo volume de transações mensais. A

16 16 redução da inadimplência de clientes, controlando com detalhes e segurança os prazos de vencimento, calculando e cobrando multas e juros, estimulando o usuário de cobrança em suas atividades. Tendo em vista assim melhor a visibilidade da carteira de cobrança dentro da empresa, com informações sobre os clientes. Automatizar todo o processo de cobrança, para se integrar os sistemas dos bancos, para reduzir o tempo de operação da área. Se integrar com módulos de pedidos de venda e faturamento, bem como tesouraria, fluxo de caixa e contabilidade, eliminando a redigitação pelo Sistema de Informação Gerencial, garantir a integração total com módulos de faturamento, caixa e contabilidade da empresa. De acordo com BRAGA (1995, p. 126), Vender a prazo implica em conceder crédito aos clientes. Assim a empresa entrega mercadorias ou presta serviços em cada momento e o cliente assume assim o compromisso de pagar o valor no qual foi combinado em sua fatura. Elevando os riscos de atrasos e perdas por falta de pagamento, tendo em vista que as vendas a prazo provocam despesas adicionais com análise de credito e cobrança. Apesar desses riscos e custos, verificam-se parcelas significativas das transações comerciais é realizada a credito. Embora suas diversas modalidades, o credito ao consumidor é largamente utilizado pelo comercio varejista. Observa-se que um fator importante na liberação de crédito é que além dos riscos provocados pela inadimplência são as despesas que provocam tal situação, como se pode avaliar são as despesas com a análise de crédito, despesas bancárias sustação de cobranças, protesto de títulos entre outros, analisando por este lado pode ser observado que nem sempre seria interessante vendas a prazo uma vez que os custos das mesmas são sempre altos e o risco do não recebimento. Ter que conceder crédito para ampliar o nível de operações para obter ganhos, absolvendo custos fixos e assim aumentar a rentabilidade. Então foi entendido que conceder créditos a clientes significa assumir riscos que não se encontra em vender avista. De acordo com o SEBRAE (2007), existem vários métodos para diminuir a inadimplência, um deles que pode ajudar seria o desconto por antecipação de pagamento. Entre outros métodos o contas a receber se encarrega do controle de títulos a serem recebidos pela empresa e de suas respectivas baixas, possibilitando também o controle de recebimentos avulsos. Segue abaixo as principais funções: Recebimento por carteira, conta-corrente, débito automático, cartão de credito e outras formas de baixa de títulos; Alimentação de extratos financeiros;

17 17 Calculo automático de juros por atraso; Controle de baixas e de cheques pré-datados. Continuando a análise de crédito pode-se observar que quando se concede crédito um cliente tem também altos custos com o gerenciamento dos processos que cuida do setor, tendo as vezes que aumentar pessoal gerando assim mais despesas como contratações de funcionários, aumento na folha de pagamento e impostos, assim, devem ser analisadas ate onde ficam as vantagens de venda a prazo. A política de crédito de uma empresa estabelece e determina se deve dar ou não crédito ao seu cliente, e caso seja dado o crédito, este deve ser concedido em um limite de crédito, o método de concessão de limite a um cliente deve-se em primeiro lugar fazer uma análise dos demonstrativos financeiros do cliente, consultar as fontes de referência do cadastro e observar as instalações de onde o mesmo vem para tentar analisar as possíveis chances de atraso em seus pagamentos. Emissão de boletos de cobrança, duplicatas, recibos, etc. Alimentação automática de extratos financeiros e fluxo de caixa. Controle de negociações de devedores. Geração de arquivo de cobrança para as principais instituições financeira Contas a pagar Contas a pagar é tão importante tanto quanto os demais processos administrativos da Administração Financeira e Orçamentária, as maneiras de proceder em contas a pagar devem desenvolver estruturas e soluções para a finalidade de sua realidade e, ainda, proporcionando ao administrador financeiro subsídios e informações seguras para sua tomada de decisão. Assim, a segurança dos dados manipulados no sistema de contas a pagar é de suma importância para a manutenção e precisão das informações da organização, que dentre outras devem adotar os procedimentos simples, além daqueles proporcionados pela Tecnologia da Informação. Segundo PADOVEZE (2002, p. 241), pela natureza financeira das informações, é desejável que os dados desses sistemas estejam disponíveis por muitos anos. Assim, os movimentos mensais de 20 ou 30 anos atrás, se existirem, devem ser incorporados aos sistemas e mantidos.

18 18 Para um melhor controle de contas pagas por cheque deveremos fazer com que todos os cheques emitidos deveram ser acompanhado de cópia, aplicando-se idêntico comportamento a contratos, recibos etc., pois a empresa necessita de um completo arquivo das informações para consultas futuras. De acordo com PADOVEZE (2002, p. 241), deve haver flexibilidade para incorporação de períodos futuros, como os períodos já constantes das projeções e dos planos orçamentários. O subsistema deve permitir base para utilização desses períodos da forma de simulação. É fundamental certa coesão entre os dados procedentes de cada área da empresa, sendo assim a maioria deles indo desembocar na área financeira. De acordo com Davis, AQUILANO E CHASE (2001, p. 56.), esta necessidade é justificada, pois favorece a tomada de decisão através de uma integração, envolvendo as áreas necessárias para tomada de decisão e planejamento. De acordo com ROSS, WESRTIELD e JADE (1985, p. 28), o fluxo de caixa pago aos titulares de obrigações e ações da empresa deve ser maior que os fluxos de caixa colocado por esses investidores na empresa. Os controles financeiros e o fluxo de caixa irão enxergar eventos estritamente ligados aos aspectos financeiros de negócio (Contas a Pagar, Contas a Receber, saldos e conciliação bancária), mas não os econômicos (ativo imobilizado, estoques e patrimônio líquido), daí a importância de uma análise econômico-financeira, em que se examina a empresa como um todo, por meio do Balanço Gerencial. No estudo e na prática da Administração Financeira devem ser utilizados com freqüência os termos Regime de Caixa e Regime de Competência, causando, às vezes, algumas confusões. O sucesso ou o insucesso de uma empresa como um todo e de sua excelência é determinado pelo agrupamento de decisões importantes que são tomadas. O prazo entre o momento da tomada de decisão e a apresentação de relatórios dos resultados dessas decisões deve ser minimizado. No regulamento de Caixa, verifica-se a data de vencimento / pagamento, ou seja, desde que no momento do desembolso por parte do departamento de Contas a Pagar, durante o Regime de Competência, tendo o objeto de estudo é o momento do surgimento da conta, ou seja, o tempo em que foi vendida ou comprada a mercadoria.

19 19 De acordo com ROSS, WESRTIEL e JADE (1985, p. 46), o fluxo de caixa das operações reflete os pagamentos de impostos, mas não os fluxos de financiamentos, os investimentos, ou as variações do capital de giro liquido. Tais controles financeiros, que exerce funções o que da suporte para o fluxo, devem adicionar mais informações importantes baseado no tipo da conta, data de origem (regulamento de competência), data de vencimento (regime de caixa), e sua data de pagamento (ou desembolso) e juros ou descontos. Na montagem do fluxo de caixa é importante estabelecer um Plano de Contas, que é a descrição das contas a serem utilizadas para os novos lançamentos do caixa. Normalmente, o contador da empresa já organizou essa classificação, que devera perfeitamente sua utilização para fins de fluxo de caixa. Segundo SILVA (2001, p. 27), uma segunda dimensão, ligada as operações da empresa, compreende os demais itens do ativo circulante, como: Duplicatas a receber, Estoques e Contas a Pagar a fornecedores, que também decorrem do volume de compras e da expectativa de vendas da empresa. Pode-se, então, simular mais algumas estratégias financeiras excessivamente importantes no atual circunstancia, porque, ao calcular o estouro de caixa, é necessário gerar possíveis soluções de curto prazo, dentro da realidade empresarial. Um deles é o fluxo de bens e serviços dentro da empresa e o outro é o dinheiro. Ao analisar o orçamento de caixa tem sua finalidade de apresentar com antecedência a provável situação financeira antecipadamente, caso as transações devem ocorrer dentro das premissas e condições planejadas. A informação antecipada das necessidades e sobras de caixa no curto, médio e longo prazo possibilitam aos administradores financeiros tomar decisões que aperfeiçoem os resultados globais. O departamento de Contas a Pagar é responsável pelos processos envolvidos nos pagamentos realizados pela empresa, englobando entrada de títulos, autorização, tesouraria e contabilização. Conforme a Gestão Web (2007), o material estudado e analisado para este item nota as principais funções neste departamento, que uma vez organizada, para que tenha contas a pagar em dia o contas a receber devera estar muito bem organizado e bem administrado, ou seja, o departamento contas a pagar tem que estar totalmente integrado ao fluxo de caixa, segue abaixo os principais exemplos:

20 20 Cálculo automático de impostos e provisionamento; Contabilização automática; Facilidades para pagamentos respectivos, como conta de água, energia, telefones duplicatas, impostos, folha de pagamento, etc.; Controle de parcelas e adiantamento; Alimentação automática de extratos bancários, financeiros e fluxo de caixa; Emissão automática de pagamentos. Devemos que observar a grande importância de análise de relatórios analíticos por centro de custos ou por tipos de contas como: energia, água, aluguel etc. Um alerta automático e muito importante para contas a pagar em atraso ou vencendo no dia atual, para as pessoas corretas dentro da empresa. Possuir modelos avançados de permissões, evitando assim a manipulação de contas já quitadas Fluxo de caixa Em toda empresa, independente de sua atividade, o fluxo de caixa é necessário para orientar o administrador na tomada de decisão no dia a dia. Para Jordan, Ross e Westerfield (2002), o fluxo de caixa é importante para a tomada de decisão de investimento, o mesmo é fundamental para determinar o sucesso ou não de uma decisão econômica. O fluxo de caixa é elaborado através dos controles de contas a pagar, contas a receber, controle de despesas, vendas, contas corrente, enfim, de todas as informações que representem à movimentação de recursos financeiros. O fluxo de caixa pode ser elaborado manualmente, o que dá um pouco mais de trabalho, em uma agenda ou um caderno. Porém será uma atividade mais rápida e eficiente se puder ser obtido através da informática, seja uma planilha eletrônica ou um programa de gestão. O meio de elaboração do sistema de informação dependerá, sobretudo, da capacidade financeira de cada empresa. O importante é ter o fluxo de caixa ajustado a realidade da empresa, respeitando inclusive as características das informações geradas. Segundo Braga (1937), a estimativa dos fluxos de pagamentos e recebimentos, distribuídos durante a vida útil do projeto, constitui o ponto de partida do orçamento de capital.

21 21 Esses fluxos de caixa serão avaliados mediante a aplicação de técnicas simples (prazo de retorno) ou de métodos sofisticados que consideram o valor do dinheiro no tempo (valor atual liquido e taxa interna de retorno). Obviamente, as validades das conclusões que se obterá com a aplicação dessas técnicas dependerão do grau de exatidão das projeções dos fluxos de caixa. Estudar o fluxo de caixa é procurar compreender o processo de formação de liquidez na empresa. É identificar que atividades estão gerando um fluxo de caixa positivo ou negativo e que as atividades estão eventualmente impedindo o caixa gerado de tornar-se disponível. Neste sentido, pode-se afirmar que a geração de liquidez é se torna mais importante do que a geração de lucros já que o que quebra uma empresa não é a falta de lucro e sim a falta de liquidez. São inúmeros exemplos de empresa que se inviabilizaram financeiramente mesmo apresentando lucros contábeis. Curiosamente, o inverso também é verdadeiro. Incontáveis empresas sobrevivem e sobreviveram por vários períodos de prejuízos viabilizando liquidez. Analise do fluxo de caixa nos permite que os sintomas de fragilização da estrutura de capital de giro sejam detectados a tempo para que se possam tomar suas medidas necessárias em tempo cabíveis. Segundo Brasil e Brasil (2002), são importantes, após fazer a classificação funcional dos componentes do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, que elaboremos uma ligação entre eles, de forma a termos um sistema integrado de análise financeira. Isso pode ser realizado através do fluxo de caixa. Esse fluxo é, por definição, a diferença entre as entradas e as saídas de dinheiro proveniente das vendas e consumidas nas operações. Ou seja, quando o Sistema de Informação Gerencial realiza funções com o departamento de contas a receber e contas a pagar isto garante maior flexibilidade nas tomadas de decisões, desde que seja bem desenvolvido. O sistema prevê desde o saldo do caixa, contas correntes bancárias o que se tem em contas a receber no dia atual para pagamentos atribuídos nos dias. Podendo o mesmo exibir lançamentos futuros, transferências entre contas-correntes, permite acertos financeiros. Alerta automática as transações e, estado de alerta, como contas vencidas ou vencendo no mesmo dia. Para FALCINI (1992, p. 38), Como entender a lógica de um administrador ou investidor que utiliza, no processo de decisão inicial sobre investimentos, técnicas sofisticadas de avaliação com base nos fluxos de caixa, considerando o valor do dinheiro no tempo, aplicando conceitos como valor atual líquido, taxa interna de retorno, índice de lucratividade e depois nas fases de operação e controle passa a medir o desempenho dos investimentos com base em lucros contábeis. Figurativamente, seria o mesmo que esse administrador ou

22 22 investidor estivesse comparando laranjas com maçãs e, pior, pesando as laranjas e contando as maçãs. O fluxo de caixa é a espinha dorsal da empresa sem ele não se saberá quando haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou quando haverá necessidade de financiamentos bancários. Empresa que necessitem continuamente de empréstimos de última hora poderá se deparar com dificuldades de encontrar bancos que as financie. Para HENDRIKSEN (1982, p.109) A necessidade de se desenvolver demonstrativos de fluxo de caixa decorre do aumento da complexidade das atividades operacionais, o que provoca grandes disparidades entre o período nos quais os lançamentos de receitas e despesas são apresentados. Continuando HENDRIKSEN (1982, p.109) diz que O período em que os correspondentes fluxos de caixa realmente ocorrem, tal complexidade pode provocar uma maior oscilação no fluxo de caixa. Fatores externos, tais como a inflação ou mudanças no cenário econômico, afetam mais rapidamente os fluxos de caixa do que o lucro contábil. O fluxo de caixa não depende tão somente da empresa como um todo, mas também da economia do país, pois influencia na vida econômica dos consumidores que conseqüentemente gera a rentabilidade da empresa.

23 23 3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA Conforme a especificação nacional a empresa possui permissões federais, nacionais, estaduais e municipais para revender artigos de informática assim como prestar serviços de caracterização voltada na área de informática em toda região do estado. Conforme abaixo descrito demonstrando sua caracterização: A Razão Social da empresa é Net Shop Comércio de Equipamentos de Informática Ltda. tendo o seu nome de fantasia como: Net Shop Informática, no qual é inscrita sob CNPJ: / , situada na Av. Maranhão nº 2049, no Centro de Gurupi, atendendo no ramo de atividade de vendas e prestação de serviço de informática em geral. A empresa Net Shop Comércio de equipamentos de Informática Ltda. atuante na área de informática foi criada no dia cinco de maio de 2005, mesmo com pouco tempo de existência a empresa já conta com uma historia de esforço, determinação e perseverança de duas pessoas que apaixonados pela tecnologia, via a necessidade de entrar no mercado a fim de oferecer a região equipamentos e serviços especializados na área. Disputas com grandes e já respeitadas empresas atuantes na área de informática, sistema na qual a revolução tecnológica vem avançando de forma acelerada a cada dia, decidiram então participar de tal concorrência, pois o ideal de cada um deles é lutar pela qualidade uma vez que se via a insuficiência nas empresas atuantes no mercado regional. Após sua criação a empresa começou com a administração do acadêmico do curso de Administração de Empresas e técnico em informática André Luis Silva Alves e seu filho Gustavo de Castro Alves, também acadêmico do curso de Administração de empresa e técnico em informática, ambos iniciaram suas atividades em uma pequena empresa situada na Rua Ministro Alfredo Nasser n. 967 entre a Avenida Mato Grosso e Avenida Amazonas, com um espaço interno de aproximadamente 48 metros quadrados, dando inicio a suas atividades somente com os dois sócios e em menos de um mês a empresa se viu na necessidade de iniciar suas primeiras contratações, após este período de iniciação, um dos sócios observando melhor o mercado optou por concorrer de frente com empresas atuantes no mercado, e fixou a idéia de antes de completar um ano, a empresa deveria mudar de sua localização atual, o que ocorreu, mudou-se para Av. Maranhão nº. 2049, entre as ruas 07 e 08, tendo agora seu espaço interno de aproximadamente 180metros quadrados.

24 24 No mesmo período a empresa já se encontrava com uma equipe de cinco funcionários técnicos especializados na área de informática, participantes de cursos da área, inclusive congresso de fabricantes de marcas líderes de mercado, na administração conta com a administração de um funcionários Bacharel e pós-graduado na área de contabilidade. Hoje, a empresa já possui mais de dois anos no mercado e se encontra com doze funcionários contratados, estando distribuídos em quatro áreas principais: Área Administrativa - que é regida por três pessoas sendo um dos sócios como Administrador, um Contador Pós Graduado, uma Estagiária assistente; Área Técnica de Informática que dispõe de cinco técnicos em informática estando os mesmos sempre atualizados com cursos profissionalizantes juntos aos fabricantes; Área Técnica de Cartuchos e Toners Possui um técnico de cartuchos, atendendo as necessidades apresentada; Área Técnica de Eletrônica com um técnico em eletrônica. E possui um Cobrador e uma Auxiliar de Serviços Gerais (ASG). Com o desenvolvimento da empresa, seus produtos e serviços são sempre voltados para buscas de inovações e vão aos poucos se ampliando, como por exemplo, a aquisição de equipamentos de última geração em recarga de toners e cartuchos, de marcas multinacionais como HP, LEXMARK, CANNON, XEROX entre outras. A empresa Net Shop Informática vem fazendo mudanças no que diz respeito a sua estrutura organizacional, conforme suas necessidades, atualizando e aprimorando-se, visando uma boa qualidade em serviços e a satisfação dos clientes e adaptando-se ao no novo cenário de mercado. O ambiente interno é dividido em subseções, o Administrativo, Operacional, Produção e o Eletrônico. O administrativo no departamento administrativo um dos sócios administra pessoalmente áreas de suma importância para empresa como: a) Setor de Recursos Humanos, contratação e demissão de funcionários que atua com critérios básicos na contratação, em que é analisado o currículo do candidato, após o analise é feito uma entrevista sendo assim após a analise a contratação ou não de candidatos, e folha de pagamento;

25 25 b) Análise de compras, observando as mercadorias de maior giro, lançamentos de mercadorias para aquisição imediata; c) Gerenciamento do estoque, manter o estoque sempre atualizado a fim de manter controle sobre compras e vendas de equipamentos, evitando assim falhas de percas e furtos; d) O Marketing visa buscar uma sustentabilidade ética de curto e longo prazo, administrando vendas e fazendo vendas; e) No departamento contábil, o funcionário responsável, administra a contabilidade da empresa, o departamento financeiro tais como o Caixa, Bancos, Contas a pagar, Vendas de equipamentos e serviços da empresa e a pós vendas. f) A estagiária, por sua vez fica com o departamento de contas a receber, atendimento ao publico, atendimento de telefone, tendo a mesma a competência para realizar vendas, administra as notas a serem recebidas passando ao cobrador as localizações onde serão feitas as cobranças, ficando assim também a organização da limpeza passando tarefas a serem executadas as pessoas competentes, na qual se responsabiliza de prestar serviços três vezes por semana. No departamento operacional o sócio administra todos os serviços os a serem executados, tais como: Administração do pessoal que trabalham no setor focando cada profissional a execução do serviço apresentado; Organização do espaço para execução dos serviços; Montagens das maquinas vendidas; Atendimentos em maquinas com defeitos; Controle dos serviços a serem executados; Administração de serviços em redes convencionais e wirelles; Administração de serviços em impressão. Neste departamento de produção de cartuchos um dos administradores é cooperado com dois funcionários especializado em recarga de cartuchos e toners, onde os mesmos recolhem os cartuchos usados, passando por um processo de descontaminação, após este processo o cartucho esta pronto pra ser recarregado, colocando o mesmo na linha de produção, preparado para a venda e a entrega ao cliente. O departamento de eletrônica, este departamento não tem um funcionário contratado. A empresa conta com um autônomo que presta serviços no período da tarde, indo de três a cinco

26 26 dias por semana conforme a necessidade da empresa, sendo que o mesmo é chamado com antecedência conforme a necessidade da empresa. Este profissional não está incluso no quadro de funcionários, mas obtêm todas as regalias de um funcionário contratado, com exceção de impostos, fundo de garantias entre outras. O ambiente externo é um conjunto integrado de partes interna, dinâmica e relacionadas, que desenvolve uma função e destina em atingir um só objetivo. A empresa visualiza como um sistema que é constituído de subsistemas. Subsistemas são partes dos sistemas que processam todas as atividades e constituem o sistema. Os subsistemas são ligados através de uma rede de comunicações. Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. Logo a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema sustentado em importação e exportação, construção e destruição de componentes materiais, em contraste com os sistemas fechados de física convencional, por não ter intercâmbio de matéria com o meio. Considerando a perspectiva de sistema aberto, pode afirmar que um sistema consiste em quatro elementos básicos: a) Objetivos: são partes ou elementos do conjunto. Desde que seja dependendo da natureza do sistema, seus objetivos podem ser físicos ou abstratos. b) Atributos: são qualidades ou propriedades do sistema e de seus objetos. c) Relações de interdependência: o sistema deve possuir relações internas com os objetos. Essa é uma qualidade que define a crucial dos sistemas. Uma relação entre objetos implica um efeito mútuo ou interdependência. d) Meio ambiente: os sistemas não existem no vácuo; são afetados pelo seu meio circundante. O ambiente é tudo que esta envolvendo a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou a delimitação da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, indecisões sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro. Considera que o atendimento as demandas de mercado exigem, cada vez mais, uma harmônica combinação não apenas de elementos tecnológicos tradicionais (tendências), bem como a redução do ciclo de vida dos produtos, o monitoramento de concorrentes, do compor também to dos clientes e a identificação de novas oportunidades para investimento, foco das ações de inteligência competitiva.

27 27 Os concorrentes é um dos componentes dentro do ambiente competitivo, os concorrentes dentro de sua área devem lidar em primeiro lugar um com os outros. As empresas competem pelos mesmos consumidores e visam ganhar participação de mercado. As variáveis que orientaram esta pesquisa foram classificadas em: concorrência; clientes; fornecedores; reguladores; inovações do setor; fontes de informação; sistematização e difusão de informações e ainda, perfil da empresa. Os fornecedores são de grande importância no ambiente externo, pois as empresas devem adquirir recursos em seus ambientes e converter esses recursos, uma empresa fica em desvantagem se ela é excessivamente dependente de fornecedores com poderes excessivos de mercado. Estes são influentes e constroem custos de mudanças, os custos fixos com que as empresas arcarão se quiser mudar de fornecedores. As organizações que não tiverem uma visão clara de como se apresentar nitidamente diferentes e únicas, oferecendo algo diferente de suas rivais a um grupo diferente de clientes, serão devoradas pela concorrência intensiva. Os clientes são os que compram os produtos e serviços que as empresas oferecem. Sem os clientes uma empresa não sobrevive. Serviço aos clientes é oferecer aos consumidores o que eles querem ou necessitam. A propaganda é de grande impacto no atendimento aos clientes, não ficando de responsabilidade direta de um ou outro funcionário e sim de toda a equipe, uma vez que se tem contato direto com o cliente, os funcionários deverão fazer, sim, a propaganda da empresa. A empresa por outro atua fazendo quando necessário patrocínio e anúncios em panfletos, jornais, festas, radio e TV. Os bancos são de suma importância uma vez que tenha um bom relacionamento bancário saberá o grau de intensidade da desaceleração da economia principalmente no setor empresarial.

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA

Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Redução de impacto ambiental no consumo diário de líquidos. TERMO DE ABERTURA Preparado por Cassius Marcellus de Freitas Rodrigues Versão: 1.1 Renata Rossi de Oliveira Aprovado por 17/09/12 Nome do Projeto:

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante)

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) FLUXO DE CAIXA Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) Brainstorming: Chuva de ideias ou Toró de parpite: O QUE É FLUXO DE CAIXA? (Objetivo: Saber

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Quais estratégias de crédito e cobranças são necessárias para controlar e reduzir a inadimplência dos clientes, na Agroveterinária Santa Fé?

Quais estratégias de crédito e cobranças são necessárias para controlar e reduzir a inadimplência dos clientes, na Agroveterinária Santa Fé? 1 INTRODUÇÃO As empresas, inevitavelmente, podem passar por períodos repletos de riscos e oportunidades. Com a complexidade da economia, expansão e competitividade dos negócios, tem-se uma maior necessidade

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios FLUXO DE CAIXA É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Processo de EO Procedimentos que são, ou podem ser, usados para formular as estratégias de operações que a empresa deveria adotar (SLACK,

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

[ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES [ GUIA ] GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES D e s c u b r a c o m o m a n t e r o c a p i t a l d a e m p r e s a s o b c o n t r o l e p a r a f a z e r o n e g ó c i o c r e s c e r. Uma boa gestão

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0401 01 IDENTIFICAÇÃO Título: CONTABILIDADE E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DO NEGÓCIO Atributo: ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE Processo: ACOMPANHAMENTO CONTÁBIL O QUE É : Este é

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Plano Aula 10 24/10/2011. - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos

Plano Aula 10 24/10/2011. - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos Plano Aula 10 24/10/2011 - Exercício de Desenvolvimento Pessoal - Vantagem Competitiva Liderança em Custos 1 Exercício de Desenvolvimento Pessoal O objetivo deste exercício é praticar os conceitos de Controle

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 ATIVO CIRCULANTE Compreende contas que estão constantemente em giro, sua conversão em moeda corrente ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. As contas devem

Leia mais

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA MICROEMPRESA Laércio Dahmer 1 Vandersézar Casturino2 Resumo O atual mercado competitivo tem evidenciado as dificuldades financeiras da microempresa.

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL O SIAC é a solução integrada de automação comercial da Itautec para frente de loja. Um sistema que integra toda a área de vendas, fazendo com que a loja trabalhe

Leia mais

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Eric Duarte Campos INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Eric Duarte Campos Objetivos da aula: O objetivo dessa aula é apresentar Noções de tipos básicos de tomadas de decisões; Objetivos da Administração Financeira.

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2015. Todos direitos reservados. Atualizado em setembro de 2015 Conceituação do SIG Introdução Nessa fase o executivo

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Escolha os melhores caminhos para sua empresa

Escolha os melhores caminhos para sua empresa Escolha os melhores caminhos para sua empresa O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio

Leia mais

MÓDULO IX - CUSTOS. A gestão de custos como ferramenta de apoio a tomada de decisão

MÓDULO IX - CUSTOS. A gestão de custos como ferramenta de apoio a tomada de decisão MÓDULO IX - CUSTOS A gestão de custos como ferramenta de apoio a tomada de decisão 1 Conteúdo Objetivo do custeio Conceito de valor Gestão de Custos versus Gestão Estratégica Componentes básicos de custos

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

GPME Prof. Marcelo Cruz

GPME Prof. Marcelo Cruz GPME Prof. Marcelo Cruz Política de Crédito e Empréstimos Objetivos Compreender os tópicos básicos da administração financeira. Compreender a relação da contabilidade com as decisões financeiras. Compreender

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais