ASPECTOS LEGAIS PARTE 2. Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS LEGAIS PARTE 2. Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá"

Transcrição

1 ASPECTOS LEGAIS PARTE 2 Profª Thalita Lima Disciplina: Técnicas de Planejamento da Gestão da Produção na Construção Civil Cuiabá

2 ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO Descrição: Concessão de Alvará de Demolição para edificações em geral. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

3 ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO Documentação exigida para o serviço: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- ART (CREA) ou RRT (CAU) de execução de obras; 4- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 5- Certidão negativa do(s) proprietário(s) (pelo CPF); 6- Certidão negativa do responsável técnico pela execução (pelo CAE); 7- Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, em três vias, com todas as folhas assinadas e carimbadas pelo responsável técnico pela demolição e com ART (CREA) ou RRT (CAU) do mesmo; 8- Comprovante de quitação das taxas municipais.

4 NOTAS: ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO 1- Imóveis situados nas áreas de interesse histórico deverão ser encaminhados pela SMDU ao IPHAN para aprovação. 2- O imóvel deverá estar averbado ou possuir projeto aprovado pela PMC para que o alvará seja expedido. 3- Para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRS): ver as orientações no site da Prefeitura: secretarias - SMAA resíduos sólidos. 4- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um. 5- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio. 6- As ARTs e RRTs deverão ser entregues quitadas. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

5 ALVARÁ DE TAPUME Descrição: concessão de Alvará para tapume, sem a aprovação do Projeto. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

6 ALVARÁ DE TAPUME Documentação exigida para análise do serviço: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- ART (CREA) ou RRT (CAU) da execução de tapume (em metros lineares); 4- Projeto com planta de implantação constando as medidas lineares do tapume; 5- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 6- Certidão negativa de débitos do proprietário (pelo CPF); 7- Certidão negativa de débitos do responsável técnico pela execução (pelo CAE); 8- Comprovante de quitação das taxas municipais.

7 ALVARÁ DE TAPUME NOTAS: 1- O tapume não poderá avançar mais que 50% do passeio público. 2- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um. 3- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio. 4- As ARTs e RRTs deverão ser entregues quitadas. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

8 ALVARÁ DE TERRAPLENAGEM Descrição: concessão de Alvará de Terraplenagem, sem a aprovação do Projeto. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

9 ALVARÁ DE TERRAPLENAGEM Documentação exigida para análise do serviço: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- Licença de Localização, onde couber; 4- ART (CREA) ou RRT (CAU) da execução de terraplenagem (em m³); 5- Projeto constando as cotas e volume do movimento de terra, bem como as medidas mitigadoras para a poluição sonora, vias, atmosférica, outros; 6- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 7- Certidão negativa de débitos do proprietário (pelo CPF); 8- Certidão negativa de débitos do responsável técnico pela execução (pelo CAE); 9- Comprovante de quitação das taxas municipais.

10 ALVARÁ DE TERRAPLENAGEM NOTAS: 1- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um. 2- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio. 3- As ARTs e RRTs deverão ser entregues quitadas. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

11 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR ATÉ 60m² Descrição: Aprovação de Projeto arquitetônico para construção de edificação residencial unifamiliar de até 60m², que não constitua conjunto residencial, com a concessão de alvará para início da obra. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro

12 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR ATÉ 60m² Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário (formulário próprio do protocolo da SMDU) 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- Croquis de localização do terreno na quadra; 4- Planta de situação da edificação no terreno; 5- Certidão Negativa de Débitos do Imóvel (pelo número do IPTU); 6- Certidão Negativa de Débitos Gerais do Proprietário (pelo CPF); 7- Comprovante de quitação das taxas municipais;

13 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR ATÉ 60m² NOTAS: 1- As medidas do terreno indicadas no projeto deverão estar de acordo com as medidas apresentadas na escritura. 2- Informar na planta: os afastamentos, dimensões externas da edificação, piscina (quando houver), indicação de largura de ruas e calçadas, rebaixamento de meio-fio, localização de fossa séptica, sumidouro, filtro ou sistema equivalente de tratamento de esgoto, quadro de áreas constando: área construída, área a construir, área de estacionamento descoberto, área do terreno, área permeável. 3- Imóveis situados nas áreas de interesse histórico deverão ser encaminhados pela SMDU ao IPHAN para aprovação. 4- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um. 5- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio. 6- Apresentar 03 vias do projeto arquitetônico.

14 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL Descrição: Aprovação de Projeto arquitetônico para construção de edificações em geral com a concessão de alvará para início da obra. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

15 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Consulta prévia de obras (opcional); 3- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 4- ART (CREA) ou RRT (CAU) de projeto arquitetônico; 5- ART (CREA) ou RRT (CAU) de execução de obras; 6- Projeto arquitetônico; 7- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 8- Certidão negativa do proprietário (pelo CPF); 9- Certidão negativa do responsável técnico (pela elaboração do projeto e pela execução da obra) pelo CAE;

16 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL 10- Tratamento de Esgoto, indicando lançamento em sistema público, se houver: 10.1 Residência Unifamiliar: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos com até 10 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos a partir de 10 e até 99 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Meio Ambiente ou sua sucedânea.

17 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL 10.4 Empreendimentos a partir de 100 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na CAB Cuiabá ou sua sucedânea Empreendimentos que tiverem lançamento de efluentes na galeria de águas pluviais e/ou utilizem produtos poluentes impactantes: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Obras Públicas ou sua sucedânea. 11- Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, para obras a partir de 125 m², em três vias, com ART (CREA) ou RRT (CAU) do responsável; 12- Apresentar CD com projeto digital em arquivo.dwg (não apresentar.pdf); 13- Comprovante de quitação das taxas municipais.

18 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL NOTAS: 1- Imóveis situados nas áreas de interesse histórico deverão ser encaminhados pela SMDU ao IPHAN para aprovação. 2- Excetuando residências unifamiliares (que não caracterizem condomínios ou similar), verificar a necessidade de apresentação de projetos complementares; 3- O Projeto de Hospitais e Similares deverá estar Aprovado nos Setores Estaduais; 4- Empreendimentos tais como: Posto de Abastecimento de Combustíveis, GLP, Indústrias, Hospitais e similares, Hotéis e congêneres, Escolas, Teatros, Templos (mais de cem lugares) e outras Edificações Especiais ou de uso coletivo, deverão obedecer às legislações específicas e aprovação nos órgãos pertinentes; 5- Quando houver demolição, terraplenagem ou reforma deverão ser apresentados os respectivos alvarás;

19 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL 6- Para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRS): ver as orientações no site da Prefeitura: secretarias - SMAA resíduos sólidos. 7- Independem de aprovação de projeto e Alvará de Obras: 7.1- Os serviços de: a) impermeabilização de terraços; b) pintura interna, ou externa que não impliquem na colocação de anúncios ou publicidade; c) substituição de coberturas, calhas, condutores em geral, portas, janelas, pisos, forros, molduras e revestimentos internos; d) substituição de revestimento externo em edificações térreas afastadas do alinhamento do lote;

20 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL 7.2- As construções de: a) calçadas e passeios no interior dos terrenos particulares; b) galpões provisórios no canteiro da construção, quando existir o Alvará da obra; c) muros de divisas, exceto nas divisas lindeiras ao logradouro público; d) pergolados; e) guaritas com área inferior a 10,00 m2 (dez metros quadrados), no interior dos terrenos particulares; 7.3- As isenções concedidas neste item não são aplicadas a imóveis tombados individualmente ou pertencentes a conjuntos tombados ou a sua área de entorno.;

21 APROVAÇÃO DE PROJETO COM ALVARÁ EDIFICAÇÕES EM GERAL 8- O projeto arquitetônico deverá estar assinado pelo proprietário e responsável técnico; 9- Apresentar no mínimo de 03 vias do projeto arquitetônico, obedecendo à legislação pertinente; 10- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um. 11- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio. 12- As ARTs e RRTs deverão ser entregues quitadas. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

22 CERTIDÕES EM GERAL Descrição: Emissão de Certidão Comprobatória de Uso e Ocupação do Solo e de Certidão de Demolição. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

23 CERTIDÕES EM GERAL Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 4- Certidão negativa do proprietário (pelo CPF); 5- Comprovante de quitação das taxas municipais.

24 CERTIDÕES EM GERAL NOTAS: 1- Para a expedição da Certidão de Demolição, deverá anexar o ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO (original). 2- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio; Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

25 REGULARIZAÇÃO DE OBRAS Descrição: Regularização de edificações em geral. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

26 REGULARIZAÇÃO DE OBRAS Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- ART (CREA) ou RRT (CAU) de execução ou regularização de obras; 4- Certidão de Baixa da ART (CREA) ou Certidão de acervo técnico (CAU); 5- Projeto arquitetônico; 6- Certidão de numeração predial; 7- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 8- Certidão negativa do proprietário (pelo CPF);

27 REGULARIZAÇÃO DE OBRAS 9- Certidão negativa do responsável técnico (pela elaboração do projeto e pela execução da obra) pelo CAE; 10- Tratamento de Esgoto, indicando lançamento em sistema público, se houver: 10.1 Residência Unifamiliar: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos com até 10 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos a partir de 10 e até 99 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Meio Ambiente ou sua sucedânea.

28 REGULARIZAÇÃO DE OBRAS 10.4 Empreendimentos a partir de 100 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na CAB Cuiabá ou sua sucedânea Empreendimentos que tiverem lançamento de efluentes na galeria de águas pluviais e/ou utilizem produtos poluentes impactantes: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Obras Públicas ou sua sucedânea. 11- Apresentar CD com projeto digital em arquivo.dwg (não apresentar.pdf); 12- Comprovante de quitação das taxas municipais.

29 NOTAS: REGULARIZAÇÃO DE OBRAS 1- Imóveis situados nas áreas de interesse histórico deverão ser encaminhados pela SMDU ao IPHAN para aprovação. 2- Excetuando residências unifamiliares (que não caracterizem condomínios ou similar), verificar a necessidade de apresentação de projetos complementares; 3- O Projeto de Hospitais e Similares deverá estar Aprovado nos Setores Estaduais; 4- Empreendimentos tais como: Posto de Abastecimento de Combustíveis, GLP, Indústrias, Hospitais e similares, Hotéis e congêneres, Escolas, Teatros, Templos (mais de cem lugares) e outras Edificações Especiais ou de uso coletivo, deverão obedecer às legislações específicas e aprovação nos órgãos pertinentes; 5- O projeto arquitetônico deverá estar assinado pelo proprietário e responsável técnico;

30 REGULARIZAÇÃO DE OBRAS 6- Apresentar no mínimo de 03 vias do projeto arquitetônico, obedecendo à legislação pertinente; 7- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um; 8- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio; 9- A Certidão de Numeração Predial deverá ser requerida na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Avenida dos Trabalhadores, próximo a rotatória da Avenida da Torres). Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

31 AUTO DE CONCLUSÃO/HABITE-SE Descrição: Concessão de autorização para ocupação - Habite-se, de edificações que tenham sido construídas e concluídas, compatíveis com o projeto aprovado, após vistoria por engenheiro ou arquiteto da PMC. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

32 AUTO DE CONCLUSÃO/HABITE-SE Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de Baixa da ART (CREA) ou Certidão de Acervo Técnico (CAU); 3- Certidão de Numeração Predial; 4- Cópia autenticada do Alvará de Obras ou original; 5- Cópia do Projeto de Arquitetura Aprovado na PMC; 6- Certidão Negativa de Débitos Municipais do Imóvel (pelo número do IPTU); 7- Certidão Negativa de Débitos Municipais do Proprietário (pelo CPF); 8- Comprovante de quitação das taxas municipais

33 AUTO DE CONCLUSÃO/HABITE-SE Quando houver exigência dos Projetos Complementares, apresentar também: 1- Alvará de prevenção contra incêndios, expedido pelo Corpo de Bombeiros, para os casos previstos em lei; 2- Cópia da ART de Montagem e Instalação de elevadores e gás (GLP) se for o caso, bem como carta de recebimento dos serviços das concessionárias; 3- Termo Definitivo de Recebimento das obras de Infraestrutura pelas concessionárias (para os casos previstos na obtenção do Alvará) ou Termo favorável de vistoria e execução de obras (CAB Ambiental água e esgoto, CEMAT energia, e Secretaria Municipal de Obras Públicas pavimentação e drenagem); 4- Licença de Operação expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou SEMA ou suas sucedâneas;

34 NOTAS: AUTO DE CONCLUSÃO/HABITE-SE 1- A Certidão de Numeração Predial deverá ser requerida na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos av. Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), nº 2273, esq. com a av. Edna Affi (Avenida das Torres), bairro Bosque da Saúde. 2- Será expedido Habite-se PARCIAL com ressalva: 2.1- Para as situações em que for apresentado TERMO PROVISÓRIO; 2.2- Para partes já concluídas da edificação, desde que em conformidade com o projeto e cumpridas as exigências de segurança, ambientais e urbanísticas (elevadores, gás, projeto contra incêndio, corrimãos água, esgoto, licença da Sema) Para qualquer edificação, a expedição do Habite-se, estará condicionada ao plantio de uma árvore na calçada, devidamente protegida com grade, a cada 5,00m de testada. 3- Observar as anotações no verso do Alvará de obras. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

35 SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS Descrição: Aprovação de projeto arquitetônico a substituir projeto aprovado para emissão de Auto de Conclusão Habite-se ou Alvará de Obras. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

36 SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e responsável técnico (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Certidão de inteiro teor atualizada e/ou contrato ou escritura de compra e venda registrado no cartório de imóveis; 3- ART (CREA) ou RRT (CAU) de projeto arquitetônico e de execução de obras; 4- Projeto arquitetônico (a substituir); 5- Projeto arquitetônico aprovado e Alvará de Obras original; 6- Certidão de Baixa da ART (CREA) ou Certidão de acervo técnico (CAU), caso seja substituição e Habite-se; 7- Certidão de numeração predial, caso seja Substituição e Habite-se; 8- Certidão negativa de débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 9- Certidão negativa do proprietário (pelo CPF);

37 SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS 10- Certidão negativa do responsável técnico (pela elaboração do projeto e pela execução da obra) pelo CAE; 11- Tratamento de Esgoto, indicando lançamento em sistema público, se houver: 11.1 Residência Unifamiliar: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos com até 10 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: indicar no desenho de implantação o local do sistema de tratamento Empreendimentos a partir de 10 e até 99 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Meio Ambiente ou sua sucedânea.

38 SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS 11.4 Empreendimentos a partir de 100 unidades sanitárias que não utilizem produtos poluentes impactantes e que não tenha lançamento na galeria de águas pluviais: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na CAB Cuiabá ou sua sucedânea Empreendimentos que tiverem lançamento de efluentes na galeria de águas pluviais e/ou utilizem produtos poluentes impactantes: apresentar PROJETO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES aprovado na Secretaria de Obras Públicas ou sua sucedânea. 12- Apresentar CD com projeto digital em arquivo.dwg (não apresentar.pdf); 13- Comprovante de quitação das taxas municipais.

39 NOTAS: SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS 1- O projeto não é Substituído caso a obra já tenha Habite-se. 2- Imóveis situados nas áreas de interesse histórico deverão ser encaminhados pela SMDU ao IPHAN para aprovação. 3- Excetuando residências unifamiliares (que não caracterizem condomínios ou similar), verificar a necessidade de apresentação de projetos complementares; 4- O Projeto de Hospitais e Similares deverá estar Aprovado nos Setores Estaduais; 5- Empreendimentos tais como: Posto de Abastecimento de Combustíveis, GLP, Indústrias, Hospitais e similares, Hotéis e congêneres, Escolas, Teatros, Templos (mais de cem lugares) e outras Edificações Especiais ou de uso coletivo, deverão obedecer às legislações específicas e aprovação nos órgãos pertinentes;

40 SUBSTITUIÇÃO DE PROJETOS 6- O projeto arquitetônico deverá estar assinado pelo proprietário e responsável técnico; 7- Apresentar no mínimo de 03 vias do projeto arquitetônico, obedecendo à legislação pertinente; 8- Quando houver mais de um responsável técnico, autor do projeto ou proprietário deverá ser entregue certidões negativas de cada um; 9- As certidões negativas de débitos são expedidas pela Procuradoria Fiscal do Munícipio; 10- A Certidão de Numeração Predial deverá ser requerida na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Avenida dos Trabalhadores, próximo a rotatória da Avenida das Torres). Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

41 CONSULTA PRÉVIA DE OBRAS Descrição: emissão de Consulta prévia de obras informando os índices urbanísticos e classificação das vias públicas do imóvel em análise. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

42 CONSULTA PRÉVIA DE OBRAS Documentação exigida para análise: 1- Requerimento assinado pelo proprietário (formulário próprio do Protocolo da SMDU); 2- Comprovante de quitação das taxas municipais. NOTAS: 1- Apresentar 02 vias do formulário devidamente preenchido, informando, entre outros itens, o endereço da obra, a inscrição cadastral e a área do lote, a classificação de uso (comercial, residencial e etc.) e com o croqui de localização do imóvel, em escala, no verso do formulário. 2- Para classificação de uso Residencial Multifamiliar o requerente deverá informar no formulário qual o número de unidades autônomas pretendidas.

43 CONSULTA PRÉVIA DE OBRAS 3- Para classificação de uso Comercial, o requerente deverá informar no formulário qual o tipo de comércio (Varejista ou Atacadista), qual será a atividade Comercial (ex.: Salas comerciais, escritórios, etc.) e anexar Consulta Prévia de Localização e Atividade para empreendimentos com área instalada a construir a partir de 500m². 4- Para classificação de uso Industrial, o requerente deverá informar no formulário qual será a atividade Industrial. 5- Para consulta prévia para Postos de combustíveis, o requerente deverá informar no formulário qual a capacidade de estocagem, em litros, e anexar Consulta Prévia de Localização e Atividade. 6- Para consulta prévia para Comércio de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o requerente deverá informar no formulário qual a capacidade de armazenamento, em quilos, e anexar Consulta Prévia de Localização e Atividade.

44 CONSULTA PRÉVIA DE OBRAS 7- Para consulta prévia de Comércio de Fogos de Artifício, o requerente deverá informar no formulário a capacidade de armazenamento, em quilos, e anexar Consulta Prévia de Localização e Atividade. 8- O formulário para Consulta Prévia encontra-se no site da Prefeitura Secretarias Desenvolvimento Urbano Formulários e manual de aprovação de projetos. 9- NÃO SERÁ ACEITO FORMULÁRIOS PREENCHIDOS DE FORMA INCOMPLETA. Observe as orientações no verso do formulário. Legislações: LC 004/92, 231/11 e 249/11, 232/11, 102/03, NBR 9050/04, NBR 9077/01 e demais legislações específicas e/ou correlatas federais, estaduais e municipais.

45 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ Descrição: Análise e aprovação do Partido Urbanístico de parcelamento do solo em forma de loteamento, com expedição do Alvará de Obra para execução de toda infraestrutura. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

46 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e pelo responsável técnico (formulário do Protocolo Geral); 2- Diretrizes Urbanísticas emitidas pelo Município (validade de 1 ano); 3- Certidão de Inteiro Teor atualizada (validade 30 dias); 4- Instrumento de garantia para execução da infraestrutura; 5- Licenciamento ambiental: Licença de Prévia, Licença de Localização e Licença de Instalação, todas expedidas pela DMA- SMAA/PMC; 6- Certidão Negativa de Débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 7- Certidão Negativa de Débitos do proprietário (pelo CPF/CNPJ); 8- Certidão negativa do responsável técnico (pela elaboração do projeto e pela execução da obra) pelo CAE;

47 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ 9-05 (cinco) vias do projeto de parcelamento do solo, com curvas de nível a cada metro, em escala compatível e legível, assinadas pelo proprietário, pelo profissional responsável pelo projeto e pela execução das obras, contendo ângulos, azimutes, medidas lineares e confrontações; (três) cópias dos memoriais descritivos dos lotes, das quadras, das áreas públicas (Áreas Livres de Uso Publico, Áreas de Equipamentos Comunitários) e das Áreas de Preservação Permanente - APP, contendo, azimutes, medidas lineares e confrontações; 11- Projeto do Sistema de Distribuição e de Abastecimento de Água Potável aprovado na CAB Ambiental, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum; 12- Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes aprovado na CAB Ambiental, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum;

48 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ 13- Projeto de Drenagem de Águas Pluviais (detalhar o lançamento) e projeto de Pavimentação Asfáltica, aprovados na Secretaria Municipal de Obras Públicas; 14- Projeto de Rede de Distribuição de Energia Elétrica aprovado pela concessionária local; 15- Projeto de Arborização e Paisagismo; 16- Certidão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atestando a capacidade técnica de atendimento à demanda de coleta de lixo doméstico do empreendimento, para o número de unidades autônomas a serem atendidas; 17- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/CREA) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT/CAU), quitada, de todos os projetos (elaboração e execução);

49 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ 18- Projeto dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, acompanhado da ART ou RRT, quitada; 19- Projeto de Acessibilidade aprovado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano - SMTU; 20- Apresentar CD com projeto digital em arquivo.dwg (não apresentar.pdf); 21- Comprovante de quitação das taxas municipais.

50 Notas: APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ 1- Para aprovação do Partido Urbanístico de Loteamento Integrado a Edificação deverá ser apresenta além dos documentos acima, o projeto arquitetônico das edificações a serem executadas ao mesmo tempo do parcelamento, incluindo das áreas comuns, quando houver. Também deveram ser apresentados todos os documentos exigidos para aprovação de projetos em geral; 2- A aprovação de parcelamento do solo fora do perímetro urbano, somente será permitida em forma de Sítios de Recreio, com área mínima de 5.000,00m²; 3- Para parcelamento do solo em forma de loteamento ou sítios de recreio, devem ser doados ao município 35% da área objeto da solicitação; 4- Apresentar Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança EIV/RIV, quando for o caso;

51 APROVAÇÃO DE PROJETO DE LOTEAMENTO COM ALVARÁ 5- Além das exigências legais, informar também no projeto (item 7), as coordenadas da área parcelada em UTM, bem como de nascentes, cabeceiras, áreas de preservação permanente, córregos, talvegues e assemelhados; 6- A certidão Negativa de Débitos do imóvel deve estar em nome do proprietário atual, devendo a última matricula estar averbado na Secretaria Municipal de Fazenda. Legislações: Lei Federal nº 6.766/1979; Leis Complementares Municipais n.º 108/2003, 231/2011, 232/2011, 248/2011, 249/2011, Lei 1.833/1981, 2.298/1985, 1.833/1981, NBR 9050/2004, NBR 9077/2001 e demais legislações específicas e/ou correlatas federal, estadual e municipal;

52 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ Descrição: Análise e aprovação do Partido Urbanístico em forma de Condomínio Urbanístico, com expedição do Alvará de Obra para execução de toda infraestrutura. Entrada: Protocolo Geral Térreo Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro. Saída: Protocolo da SMDU 3º andar - Prefeitura Municipal de Cuiabá - Praça Alencastro.

53 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ Documentação exigida para análise do empreendimento: 1- Requerimento assinado pelo proprietário e pelo responsável técnico (formulário do Protocolo Geral); 2- Diretrizes Urbanísticas emitidas pelo Município (validade de 1 ano); 3- Certidão de Inteiro Teor atualizada (validade 30 dias); 4- Licenciamento ambiental: Licença de Prévia, Licença de Localização e Licença de Instalação, todas expedidas pela DMA- SMAA/PMC; 5- Certidão Negativa de Débitos do imóvel (pelo número do IPTU); 6- Certidão Negativa de Débitos do proprietário (pelo CPF/CNPJ); 7- Certidão negativa do responsável técnico (pela elaboração do projeto e pela execução da obra) pelo CAE;

54 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ 8-05 (cinco) vias do projeto de parcelamento do solo, com curvas de nível a cada metro, em escala compatível e legível, assinadas pelo proprietário, pelo profissional responsável pelo projeto e pela execução das obras, contendo ângulos, azimutes, medidas lineares e confrontações; 9-04 (três) cópias dos memoriais descritivos dos lotes, das quadras, das áreas públicas (Áreas Livres de Uso Publico, Áreas de Equipamentos Comunitários) e das Áreas de Preservação Permanente - APP, contendo, azimutes, medidas lineares e confrontações; 10- Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio aprovado no Corpo de Bombeiros Militar (para condomínios urbanísticos integrados e edificações verticais ou em casas geminadas);

55 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ 11- Projeto do Sistema de Distribuição e de Abastecimento de Água Potável aprovado na CAB Ambiental, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum; 12- Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes aprovado na CAB Ambiental, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum; 13- Projeto de Drenagem de Águas Pluviais (detalhar o lançamento) e projeto de Pavimentação Asfáltica, aprovados na Secretaria Municipal de Obras Públicas; 14- Projeto de Rede de Distribuição de Energia Elétrica aprovado pela concessionária local; 15- Certidão de disponibilidade da concessionária de energia elétrica indicando o nº de unidades a serem atendidas e área comum (condomínios verticais);

56 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ 16- Projeto de Arborização e Paisagismo; 17- Certidão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atestando a capacidade técnica de atendimento à demanda de coleta de lixo doméstico do empreendimento para o número de unidades autônomas a serem atendidas; 18- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/CREA) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT/CAU), quitada, de todos os projetos (elaboração e execução); 19- Projeto de Resíduos Sólidos da Construção Civil, com a ART ou RRT do responsável técnico, quitada; 20- Projeto de Acessibilidade aprovado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano - SMTU;

57 21- Apresentar CD com projeto digital em arquivo.dwg (não apresentar.pdf); 22- Comprovante de quitação das taxas municipais. Notas: APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ 1- Para aprovação do Partido Urbanístico de Condomínio Urbanístico Integrado a Edificação deverá ser apresenta além dos documentos acima, o projeto arquitetônico das edificações a serem executadas ao mesmo tempo do parcelamento, incluindo das áreas comuns, quando houver. Também deveram ser apresentados todos os documentos exigidos para aprovação de projetos em geral; 2- Apresentar Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV), quando for o caso;

58 APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONDOMÍNIO URBANÍSTICO COM ALVARÁ 3- Além das exigências legais, informar também no projeto, as coordenadas da área parcelada em UTM, bem como de nascentes, cabeceiras, áreas de preservação permanente, córregos, talvegues e assemelhados; 4- A certidão Negativa de Débitos do imóvel deve estar em nome do proprietário atual, devendo a última matricula estar averbado na Secretaria Municipal de Fazenda. Legislações: Lei Federal nº 6.766/1979; Leis Complementares Municipais n.º 108/2003, 231/2011, 232/2011, 248/2011, 249/2011, Lei 1.833/1981, 2.298/1985, NBR 9050/2004, NBR 9077/2001 e demais legislações específicas e/ou correlatas federal, estadual e municipal;;

59 QUAIS SÃO? PROJETOS/DOCUMENTOS Os projetos/documentos complementares são: 1- Licenciamento Ambiental COMPLEMENTARES 2- Consulta Prévia de Localização e Atividade 3- Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio aprovado no Corpo de Bombeiros Militar. 4- Projeto de acessibilidade aprovado pela SMTU; 5- Projeto aprovado pela Vigilância Sanitária. 6- Projeto do sistema de Distribuição e Abastecimento de água potável aprovado na CAB ou órgão competente, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum.

60 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 7- Projeto do sistema de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes aprovado na CAB ou órgão competente, com indicação do nº de unidades autônomas atendidas e área comum. 8- Projeto do Sistema de Filtragem ou Tratamento dos Agentes Poluidores. 9- Projeto de Drenagem de Águas Pluviais, com detalhamento do lançamento. 10- Licença para Instalação acompanhada do MEMORIAL TÉCNICO fornecidos pela SMAA/SEMA ou sua sucedânea. 11- Carta de disponibilidade da concessionária de energia elétrica com nº de unidades a serem atendidas e área comum. 12- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aprovado na Secretaria de Meio Ambiente

61 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1. Licenciamento de Ambiental Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra e/ou Alvará para Terraplenagem e Alvará de Funcionamento e Localização. Situação de Exigência: Indícios de que a área do empreendimento está próxima de nascentes, córregos, talvegues, zonas de interesse ambiental, áreas de preservação permanente ou for atividade classificada como Médio Impacto, Alto impacto, ou considerada Poluente.

62 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2. Consulta Prévia de Localização e Atividade Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra e Alvará de Funcionamento e Localização. Situação de Exigência: Para atividades ou empreendimentos da categoria Médio Impacto (ver LC 231/11 e 249/11), a serem instaladas em Zona Urbana de Uso Múltiplo (ZUM)*, exceto para o uso residencial unifamiliar. *Zona Urbana de Uso Múltiplo (ZUM) é Macrozona Urbana de Cuiabá, excluindo-se a Zona de Expansão Urbana (ZEX) e as Zonas Urbanas Especiais (consultar mapa anexo à LC 249/11 ou Plantão Técnico CAP/SMDU).

63 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 3. Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra, Alvará de Funcionamento e Localização* e Habitese. (Quando o empreendimento já estiver ocupado, será exigido apenas o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Situação de Exigência para Projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico: para os empreendimentos relacionados no quadro a seguir:

64 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

65 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

66 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES NOTAS: 1. Norma Técnica a ser consultada: NBR 9077/01 2. Nas edificações de altura superior a 9,00 m e/ou com área superior a 750,00 m deverá ser previsto acesso para veículos de combate a incêndio, até o corpo principal da edificação (LC 102/03 - art I).

67 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. Projeto de Acessibilidade Aprovado pela SMTU Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Empreendimentos considerados como Pólo Gerador de Tráfego, ou seja, edificações cujo porte e oferta de bens ou serviços geram interferências no tráfego do entorno e grande demanda por vagas de estacionamentos ou garagens. Obs.: Identificam-se como Pólos Geradores de Tráfego: 1. Edificações residenciais multifamiliares que prevejam oferta de vagas de estacionamento a partir de 50 vagas, em qualquer local da área urbana do município; 2. Edificações não residenciais que prevejam oferta de vagas ou estacionamento a partir de 40 vagas em qualquer local da área urbana do município, inclusive Zonas de Corredores de Tráfego;

68 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 5. Projeto Aprovado pela vigilância Sanitária Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Empreendimentos com atividade de serviços de Saúde e assistência Social como: a) Clínicas e consultórios médicos, odontológicos, postos, policlínicas e centros de saúde públicos e privados sem internação e áreas afins; b) Hospitais gerais e especializados, maternidades, prontos socorros, casas de saúde, spas e similares; c) Laboratórios de análises clínicas e exames especializados; d) Clínicas e hospitais veterinários; e) Serviços de assistência social, asilos, abrigos, sanatórios, albergues e similares.

69 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 6. Projeto do sistema de abastecimento de água potável aprovado na CAB ou órgão competente (deverá indicar nº de unidades autônomas atendidas e área comum) Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Loteamentos, condomínios horizontais e verticais, indústrias que necessitem de grande consumo de água. Obs.: Quando o sistema for executado pela concessionária, o empreendedor deverá apresentar termo expedido pela mesma, indicando a viabilidade de abastecimento.

70 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 7. Projeto do sistema de esgoto e tratamento de efluentes aprovado pela CAB ou orrgão competente (deverá indicar nº de unidades autônomas atendidas e área comum) Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Loteamentos, condomínios horizontais e verticais, residenciais multifamiliares com número de unidades autônomas acima de 15 (quinze) unidades, indústrias. Obs.: Quando o sistema for executado pela concessionária, o empreendedor deverá apresentar termo expedido pela mesma, indicando a viabilidade.

71 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 8. Projeto do sistema de Filtragem ou Tratamento de Agentes Poluidores Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Edificações destinadas a indústrias, postos de abastecimento de combustíveis, oficinas mecânicas ou similares, onde possa haver resíduos e efluentes químicos e/ou poluentes (LC 102/03 art. 5º - 3º).

72 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 9. Projeto de Drenagem de Águas Pluviais, com detalhamento do lançamento Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Loteamentos, condomínios horizontais e verticais. 10. Licença de Instalação acompanhada do MEMORIAL TÉCNICO fornecidos pelo SMAA/SEMA ou sua sucedânea Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: loteamentos, condomínios horizontais e verticais, indústrias.

73 PROJETOS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 11. Carta de disponibilidade da concessionária de energia elétrica com nº de unidades a serem atendidas e área comum Apresentar: no requerimento de Alvará de Licença de Obra. Situação de Exigência: Loteamentos, condomínios horizontais e verticais, indústrias. 12. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aprovado na Secretaria de Meio Ambiente Apresentar: no requerimento de Alvará de Obras ou Demolição. Situação de Exigência: qualquer edificação a ser construída ou demolida, com área a partir de 125m².

74 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANUAL PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS, PREFEITURA DE CUIABÁ, SMDU (SECRETARIA DE MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO)

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

MANUAL PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS E OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVILVIMENTO URBANO SMDU, PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS NO MUNICÍPIO

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO Regularização de Licença de Instalação (Empreendimento ou Atividade sem qualquer Licenciamento Ambiental) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (Regularização) - Exigida nos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS MICROS, MÉDIAS EMPRESAS E ILARES. LICENÇA PRÉVIA 01 - Requerimento de Licença; 02 - Cadastro devidamente preenchido; 03 - Guia do Recolhimento devidamente

Leia mais

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA 1. Requerimento a SUDEMA, solicitando o licenciamento; 2. Cadastro devidamente preenchido; 3. Guia de Recolhimento

Leia mais

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições:

Para efeito desta Instrução Técnica são adotadas as seguintes definições: IT 1814 R.5 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE ANTEPROJETOS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES (PERMANENTES OU TRANSITÓRIAS) GRUPAMENTOS DE EDIFICAÇÕES E CLUBES Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos,

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos, VISTORIA PREVIA Requerimento Preenchido e Assinado pelo representante legal da empresa Declaração a próprio punho informando o ramo de atividade Guia de IPTU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO (INÍCIO DE ATIVIDADE)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE MATADOUROS, ABATEDOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADOS E DERIVADOS DE ORIGEM ANIMAL Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS ANÁLISE DOCUMENTAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROCESSOS LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A AMMA EUSÉBIO EMPRESAS JÁ INSTALADAS FOI APRESEN TADO (A)? Nº ÍTEM 1 ANÁLISE DOCUMENTAL Preencher o Requerimento (formulário de solicitação),

Leia mais

MUNICÍPIO DE S. JOÃO DA MADEIRA

MUNICÍPIO DE S. JOÃO DA MADEIRA TABELA DE TAXAS OPERAÇÕES DE URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO QUADRO I Licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento e ou de obras de urbanização e/ou trabalhos de remodelação de terrenos 1. Emissão

Leia mais

MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL

MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL MANUAL DE APRESENTAÇÃO, APROVAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO À PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL PROJETO LEGAL SUMARIO 1. Introdução 6 2. Procedimentos para a Aprovação de Projetos de Edificações

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO

PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇAO Quadro de Fiscais de Obras e Posturas Rio do Sul Luiz Osvaldo Meirelles Pahl Fiscal de Obras Rafael Irineu Fachini Fiscal de Obras Ramon Thiago da Silva Kissner

Leia mais

Procedimentos. de projetos

Procedimentos. de projetos Procedimentos para aprovação de projetos 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Preenchido por Analista na

Leia mais

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO DEVERÃO SER APRESENTADOS EM ORIGINAL E CÓPIA. LIGAÇÃO NOVA Cópia da planta de situação com

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 OBJETIVO Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os geradores de resíduos sólidos provenientes

Leia mais

MUNICÍPIO DE JACAREÍ

MUNICÍPIO DE JACAREÍ MANUAL 1. Este manual contém as exigências técnicas necessárias à obtenção de Licença de Obras de construção, ampliação de edificações, Certificado de Mudança de Uso e Habite-se, através da aprovação de

Leia mais

PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB

PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB PROCEDIMENTOS NO SETOR DE APROVAÇÃO DE PROJETOS - IPURB 01. Diretriz Municipal Urbanistica (DM) Vivan, Arq. Roberto Souza (Esse documento informa a zona em que o lote se situa e suas diretrizes urbanísticas

Leia mais

Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei /

Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei / Licença de Funcionamento de estabelecimentos Esclarecimentos e Vantagens da Lei 15.855/16.09.2013 Esclarecimentos e Vantagens da Lei 15.855/16.09.2013 ITENS abordados nesta PALESTRA : 1 Leis que disciplinam

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAP - Parques Temáticos

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RAP - Parques Temáticos 1 Informações iniciais 2 Indentificação do empreendedor Responsável pelo empreendimento: Responsável pelo RAS Caracterização do Empreendimento Localização do empreendimento Quadro de áreas (m²) ROTEIRO

Leia mais

TABELA TAXAS 2015 ARTIGO 1º - ALVARÁ DE LICENÇA OU ADMISSÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE LOTEAMENTO (COM OBRAS DE URBANIZAÇÃO)

TABELA TAXAS 2015 ARTIGO 1º - ALVARÁ DE LICENÇA OU ADMISSÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE LOTEAMENTO (COM OBRAS DE URBANIZAÇÃO) TABELA TAXAS 2015 ARTIGO 1º - ALVARÁ DE LICENÇA OU ADMISSÃO DE COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE LOTEAMENTO (COM OBRAS DE URBANIZAÇÃO) VALOR 1 Emissão alvará de licença 602,66 a) Acresce por tipo de utilização I)

Leia mais

Metragem Até 100 m² De 101 a 120 m² De 121 a 150 m² De 151 a 200 m² Valor R$ 199,48 219,42 259,33 299,23

Metragem Até 100 m² De 101 a 120 m² De 121 a 150 m² De 151 a 200 m² Valor R$ 199,48 219,42 259,33 299,23 ANEXO II - TABELA III PAUTA FISCAL DOS PREÇOS DE MÃO-DE-OBRA PRATICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A COMPOSIÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DO ISSQN - 2013 (INCLUSIVE PARA REFORMAS E DEMOLIÇÕES) I IMÓVEIS DE USO

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS Agosto / 2016 RUA CALDAS JÚNIOR, 120-18 o ANDAR - EDIFÍCIO BANRISUL - PORTO ALEGRE RS LISTA DE DOCUMENTOS

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O Interessado: Endereço: Fone: Profissional: Email: Fone: Certidão de Uso do Solo Análise e Aprovação

Leia mais

Lideres - IBJO 07/09/2014

Lideres - IBJO 07/09/2014 IGREJA BATISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS PLANO DE AÇÃO PLANEJAMENTO 2014/2020 Lideres - IBJO 07/09/2014 PLANO DE AÇÃO (PA) Objetivo: Alvará de Funcionamento Definitivo e Aprovação do Projeto Construtivo do

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS PROJETOS 1 Aprovação do Projetos pelo Depto. Técnico da Associação 2 Aprovação do Projeto e Solicitação de Alvará de Construção na Prefeitura Municipal 3 Liberação de Obra pelo Depto. Técnico da Associação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI

DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DSPCI ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Administração Regional do Itapoã CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO Gerência de Aprovação e Licenciamento 1 GERÊNCIA DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO Departamento é responsável por dar encaminhamento ao cidadão

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 1. Recursos SEF 1.1. Custeio - Dotação Básica - Manutenção e Reposição de Equipamentos de Informática - Treinamento de Recursos Humanos

Leia mais

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE URBANISMO - ENGENHARIA CIVIL ESPAÇO URBANO: vias de circulação (hierarquias)

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA DECRETO N.º 199/2012 Aprova o projeto do Loteamento RESIDENCIAL DA TORRE e dá outras providências. MARCELO CAPELINI, Prefeito do Município de Artur Nogueira, comarca de Moji-Mirim, estado de São Paulo,

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Seropédica Secretaria da Receita Municipal

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Seropédica Secretaria da Receita Municipal Exercício de 2013 TABELA II - TAXA DE LICENÇA PARA PUBLICIDADE VALOR EM R$ 1 Anúncios de terceiros nas partes externa ou interna de estabelecimento comercial 4,20 2 Anúncios de terceiro em empreendimento

Leia mais

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016

Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Seminário de Mobilidade Urbana e Acessibilidade 23/11/2016 Lei de Uso e Ocupação do Solo Paulo Roberto Secretário de Planejamento Ponte Nova 31 99989-1636 23/11/2016 Mobilidade Urbana: é a condição em

Leia mais

FÓRUM DE DEBATES APROVAÇÕES DE GRANDE PORTE - SECRETARIA DA HABITAÇÃO/APROV.

FÓRUM DE DEBATES APROVAÇÕES DE GRANDE PORTE - SECRETARIA DA HABITAÇÃO/APROV. FÓRUM BATES APROVAÇÕES GRAN PORTE - SECRETARIA DA HABITAÇÃO/APROV. EMPREENDIMENTOS GRAN PORTE nr3 Lei 13.885/04 Usos R e nr 1. Compatíveis com R. 2. Toleráveis: não causam impactos nocivos. nr 3. Potencialmente

Leia mais

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação

- Custas verificar pessoalmente no cartório mediante a apresentação da documentação DOCUMENTOS PARA AVERBAÇÕES, INCORPORAÇÕES E REGISTROS Averbação de Construção: * Certificado de conclusão de obra (original ou autenticado pela Prefeitura) * ART do CREA (certidão do engenheiro), original

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 LIGAÇÕES ESPECIAIS NA VIA PÚBLICA COM MEDIÇÃO Diretoria de Planejamento e Planejamento Gerência de Engenharia Página 2 de 11 ÍNDICE OBJETIVO...3 1. APLICAÇÃO...4

Leia mais

15,50 15, por fogo ou unidade de ocupação. 10,50 10, prazo - por cada mês ou fracção

15,50 15, por fogo ou unidade de ocupação. 10,50 10, prazo - por cada mês ou fracção izaç ARTIGO 41º Quadro I Alvará de licença ou autorização de loteamento e de obras de urbanização 1. Emissão do alvará de licença ou de autorização 1.1 Acresce, ao montante referido no número anterior:

Leia mais

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015.

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015. D E C R E T O Nº. 5364 DE 21 DE JANEIRO DE 2015. Regulamenta a aplicação da Lei nº 4.133, de 19 de dezembro de 2014 - Lei da mais valia e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE TRÊS RIOS no

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE ITEM PONTOS I IMPLANTAÇÃO DO EDIFÍCIO MAX. 10 A) MOVIMENTAÇÃO DO SOLO Implantação do projeto adequada ao perfil natural do terreno, com

Leia mais

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia;

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia; RESOLUÇÃO SEMAC N. 009 DE 17 DE MAIO DE 2007 Disciplina sobre o procedimento de licenciamento da co-geração de energia nas Usinas de Processamento de Cana-deaçúcar e dá providências. O Secretário de Estado

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIASSUCÊ GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIASSUCÊ GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 38 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre a aprovação do loteamento denominado Jardim Anália Franco, localizado na propriedade Pedrinhas, em perímetro urbano do Município de Ibiassucê BA. O

Leia mais

Regularização Fundiária em São Mateus

Regularização Fundiária em São Mateus Regularização Fundiária em São Mateus Legislações Pertinente: Lei 6.015/73 Lei 6.766/79 Lei 9.785/99 Lei 10.257/01 Lei 11.977/09 Lei 12.424/11 Legislações Municipais Regularização Fundiária Conceito -

Leia mais

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária

Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância à Saúde Vigilância Sanitária LICENCIAMENTO DE ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE CONVENIÊNCIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS - "DRUGSTORE" Dispositivo legal: Lei Federal 5991/73 alterada pela Lei 9069/95,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 17º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR 17º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR Barreiras BA, 28 de junho de 2017 ORIENTAÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO JUNTO AO CORPO DE BOMBEIROS A Prefeitura Municipal de Barreiras e o Corpo de Bombeiros, em atenção ao TAC firmando junto ao Ministério Público

Leia mais

Decreto nº de 29 de outubro de 2013.

Decreto nº de 29 de outubro de 2013. Decreto nº 37918 de 29 de outubro de 2013. Simplifica procedimentos para o licenciamento de obras de construção, de modificação, e de legalização de edificações. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Definir diretrizes para implantação do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente SISLEG nos imóveis,

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS CÓDIGO 10.00 GRUPO/ATIVIDADES EXTRAÇÃO DE MINERAIS PPD 10.01 Jazidas de Empréstimo para Obras Civis B(AA) 10.02 Extração Água Mineral M 10.03 Extração

Leia mais

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS

1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS 1. CREDENCIAMENTO DE PESSOAS FÍSICAS PROMOTORES DE SHOWS E EVENTOS a) requerimento conforme Anexo A, preenchido e protocolado na Diretoria de Atividades f) Documento que comprove a adimplência junto ao

Leia mais

E Vias Modificação de Vias e Logradouros. E Demais Espécies de Logradouros E.2.2 Criação de Faixas de E.2.2.

E Vias Modificação de Vias e Logradouros. E Demais Espécies de Logradouros E.2.2 Criação de Faixas de E.2.2. Anexo A.04 MUNICÍPIO DE ATIBAIA LEI COMPLEMENTAR N.º /, de de de ORDENAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EMPREENDIMENTOS CLASSIFICAÇÃO A.04-1 E.1 Intervenções E.1.1 Na Composição e E.1.1.1 Desmatamento Morfologia

Leia mais

DECRETO N.º DE 11 DE ABRIL DE 2011.

DECRETO N.º DE 11 DE ABRIL DE 2011. DECRETO N.º 33648 DE 11 DE ABRIL DE 2011. Regula a construção de edificação em favelas declaradas áreas de especial interesse social, estabelece as normas para a legalização das edificações nas áreas que

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura via física e via digital; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e

Leia mais

NOME ou RAZÃO SOCIAL: NOME FANTASIA:

NOME ou RAZÃO SOCIAL: NOME FANTASIA: NOME ou RAZÃO SOCIAL: NOME FANTASIA: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AUTORIZAÇÃO DE PUBLICIDADE(PLACA, TOTEM, OUTDOOR) DOCUMENTOS APRESENTADOS SIM NÃO N.A* 1 Requerimento solicitando autorização para publicidade,

Leia mais

DECRETO Nº DE 20 DE MAIO DE 2011

DECRETO Nº DE 20 DE MAIO DE 2011 DECRETO Nº 33866 DE 20 DE MAIO DE 2011 Regulamenta a Lei n.º 3.688, de 24 de novembro de 2003, modificada pelas Leis n. os 4.815, de 25 de abril de 2008 e 5.102, de 28 de outubro de 2009, estabelecendo

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES 1 / 4 IDENTIFICAÇÃO DO LOTE Índice Cadastral do IPTU: 120.076.009.001-0 Regional: CENTRO-SUL Zona Fiscal: 120 Quarteirão: 076 Lote: 009 Planta de Parcelamento do Solo (CP): Cadastro Técnico Municipal (CTM)

Leia mais

RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS N.º 05 - PARTE 07 PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO: EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO DE INCÊNDIO EXISTENTES 2016

RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS N.º 05 - PARTE 07 PROCESSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO: EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO DE INCÊNDIO EXISTENTES 2016 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS RESOLUÇÃO TÉCNICA CBMRS N.º

Leia mais

MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO

MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO MINUTA DA LEI DE TRANSFERÊNCIA DO POTENCIAL CONSTRUTIVO LEI COMPLEMENTAR Nº Súmula: Dispõe sobre o Instrumento Urbanístico de Transferência do Potencial Construtivo e disciplina o artigo da Lei Complementar,

Leia mais

TEMA: ESGOTAMENTO SANITÁRIO IV - FISCALIZAÇÃO/REGULARIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO

TEMA: ESGOTAMENTO SANITÁRIO IV - FISCALIZAÇÃO/REGULARIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO TEMA: ESGOTAMENTO SANITÁRIO IV - FISCALIZAÇÃO/REGULARIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO ADEQUAÇÃO DOS SISTEMAS INDIVIDUAIS E COLETIVOS NÃO ATENDIDOS POR REDE (PRIORIDADE PARA REGIÕES DOS AQUÍFEROS) ANÁLISE

Leia mais

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO ANEXO 4 ATIVIDADES CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ªCATEGORIA RESIDENCIAL 1.1 - Residencial de baixo impacto urbano ambiental. 1.3 - Residencial de médio impacto urbano ambiental. 1.4 - Residencial de alto

Leia mais

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade?

LOTEAMENTO. O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? LOTEAMENTO DOCUMENTOS O requerimento foi firmado pelos proprietários, com firma reconhecida por autenticidade? Se ambos os cônjuges não assinarem o requerimento, deverá ser apresentada declaração de anuência

Leia mais

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012

MUNiCíPIO DE GUARAPUAVA Estado do Paraná LEI N 2074/2012 LEI N 2074/2012 SÚMULA: Altera o Capitulo 111,do Artigo 5, da Lei no045187, que dispõe sobre o Parcelamento do Solo para Fins Urbanos no Municipio de Guarapuava e revoga as Leis nos 1023/2001 e 1025/2001.

Leia mais

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina,

Art. 1º A exploração florestal em qualquer modalidade, no Estado de Santa Catarina, PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96 PORTARIA INTERSETORIAL N 01/96. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE, e o DIRETOR GERAL DA FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE FATMA, com fundamento nas

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL TÉCNICO 13 de março de 2008 FNDE ProInfância INSTALAÇÕES DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO MEMORIAL TÉCNICO

Leia mais

Quadro I Emissão do alvará de licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento com obras de urbanização

Quadro I Emissão do alvará de licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento com obras de urbanização Quadro I Emissão do alvará de licença ou admissão de comunicação prévia de loteamento com obras de urbanização 1 1 - Emissão do alvará ou admissão de comunicação prévia 75,35 2 a) Por lote 3 b) Por fogo

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 1 DECRETO Nº 44.703, DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 13.430, de 13 de setembro de 2002, que aprovou o Plano

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991.

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Taquaruçu do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, usando as atribuições

Leia mais

MUNICÍPIO DE JARINU PREFEITURA MUNICIPAL PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015

MUNICÍPIO DE JARINU PREFEITURA MUNICIPAL PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015 Camará Municipal de Jarinu 55 Projelo de Lai N 00012/201fc i)dlõ 31 '07/20lb Horò 15 51 Interessado VICENTE CRHDIDO TEIXÉJRP F "Dispõe sobre a regularização

Leia mais

Fundação 4~ Instituto de Pesquisa Q e Planejamento. J II I rj para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville =`"""' -"'":42

Fundação 4~ Instituto de Pesquisa Q e Planejamento. J II I rj para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville =`' -':42 Fundação 4~ Instituto de Pesquisa Q e Planejamento J II I rj para o Desenvolvimento Sustentável de =`"""' -"'":42 Parecer Técnico Conclusivo n 359/2016., 04 de outubro de 2016. Requerente: Insbruck Participações

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE IV - Teoria) Projeto Prevenção de Incêndio TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO CONCEITOS

Leia mais

APROVAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

APROVAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS APROVAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - H.I.S. HABITAÇÃO DO MERCADO POPULAR - H.M.P. SECRETARIA DA HABITAÇÃO DEP. DE APROVAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES APROV LEGISLAÇÃO VIGENTE LEI 11.228 26/06/1992

Leia mais

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ GTT Náutico, 12 de novembro de 2014 Marco Legal de Acessibilidade Lei 10.048 Lei 10.098 Decreto

Leia mais

DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI COMPLEMENTAR Nº 7, DE 23 DE SETEMBRO DE 1991. (Revigorada e ratificada pela Lei Complementar nº 87/2003) DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Povo do Município de

Leia mais

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO Folha 1/3 Nome do Arquivo: 1. OBJETIVOS Estabelecer sistemática de aprovação de projetos para que se enquadrem nas normas estabelecidas, dentro do Regulamento Interno e Restrições Urbanísticas (Cap. VIII

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. OBRA/LOCAL/IDENTIFICAÇÃO Obra: Construção de um Prédio Residencial Multifamiliar Local: Avenida Maria José Pinheiro Machado x Jorge Calixto nº 570 Planta aprovada nº 174/16 expedida

Leia mais

R$ ,00 R$ ,00

R$ ,00 R$ ,00 PARECER 1 - Tipo de Plano Solicitante: Banco Santander 2 - Cliente CPF REVER Operação FERNANDA MARIA BARBOSA DE OLIVEIRA 128.856.788-01 Endereço nº Complemento AV. OTTO WERNER ROSEL 777 CASA 200 Bairro

Leia mais

Lei Complementar Nº 24/2009

Lei Complementar Nº 24/2009 Lei Complementar Nº 24/2009 Altera as Leis Complementares n. 11/2006, que dispõe sobre o Plano Diretor Municipal; nº. 12/2006, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações; nº. 13/2006, que dispõe

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR

Prefeitura Municipal de Vila Velha Estado do Espírito Santo Secretaria de Meio Ambiente RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR (OBS.: ESTE FORMATO NÃO PODERÁ SER ALTERADO, DEVENDO SER PREENCHIDO À MÃO, COM LETRA LEGÍVEL) 1.1. Representante legal 1. INFORMAÇÕES GERAIS Nome:... Telefone para

Leia mais

Apresentação Talita Barbosa Gomes

Apresentação Talita Barbosa Gomes Apresentação Talita Barbosa Gomes - Diretora Tesoureira do CRF-RJ; - Graduação em Farmácia; - Mestre em Ensino de Ciências da Saúde; - Pós-graduada em Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição Farmacêutica;

Leia mais

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande

APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande APLICANDO O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS Arq. Fernando Mazzeo Grande Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano 2012 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO I. PRINCIPAIS DISPOSITIVOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES ANEXO - 08 1 EXECUÇÃO DE OBRAS, ARRUAMENTO E LOTEAMENTO 1.1 Aprovação de aumento de projetos, até 50,00 m2 171,99 1.2 Aprovação de projetos - por m2 3,64 1.3 Alvará de regularização / conservação - por

Leia mais