A atuação do Consultor irá concentrar-se em 3 (três) funções principais e concomitantes, conforme descrição a seguir:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A atuação do Consultor irá concentrar-se em 3 (três) funções principais e concomitantes, conforme descrição a seguir:"

Transcrição

1 TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL/INDIVIDUAL PARA EXPANSÃO DA CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE DADOS DA INDÚSTRIA DE VENTURE CAPITAL E PRIVATE EQUITY Abreviaturas: ABVCAP ANBIMA CI ou Contratado TDR VC/PE Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais Consultor(a) de Inteligência Comercial/ Individual Termo de Referência Venture Capital/Private Equity 1. CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO O presente Termo de Referência (TDR) estabelece as bases para a contratação de Consultor para supervisionar a atualização da base de dados da indústria de private equity e venture capital da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital ABVCAP e da base de dados de investidores da ABVCAP, bem como elaborar produtos de pesquisa e de divulgação de dados. Esta contratação visa suprir uma necessidade da ABVCAP em gerar dados sobre a indústria de maneira consistente e periódica, observando constantemente a atuação e o desempenho da indústria que representamos e dos demais atores envolvidos com a mesma, promovendo a expansão do conhecimento da indústria e aumentando a atração de investidores. 2. ESCOPO DOS SERVIÇOS Espera-se que o Consultor seja capaz de direcionar o trabalho de aprimoramento e supervisão da base de dados da ABVCAP de maneira a garantir o lançamento e a credibilidade das publicações da ABVCAP como fonte confiável e essencial de informações sobre a indústria brasileira de VC/PE. A atuação do Consultor irá concentrar-se em 3 (três) funções principais e concomitantes, conforme descrição a seguir: 1. Supervisionar a atualização periódica da base de dados da indústria de private equity e venture capital ABVCAPData, de acordo com as regras do Código ABVCAP/ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas 1.1. Coordenar a inclusão dos cadastros de novos fundos, com base nos relatórios semanais gerados pela ANBIMA 1.2. Orientar os novos usuários quanto aos procedimentos de utilização do ABVCAPData 1.3. Contatar membros para que agreguem os dados solicitados a base de dados, mantendo as informações constantemente atualizadas, especialmente em períodos de extração de dados consolidados para a publicação de relatórios

2 1.4. Reportar quinzenalmente à Diretoria Executiva da ABVCAP sobre o status das informações na base de dados e eventuais situações de descumprimento das regras do Código 1.5. Fazer o acompanhamento periódico da Base de Dados, gerando e analisando os relatórios gerenciais e estatísticos sobre a movimentação dos usuários, para subsidiar o trabalho de supervisão feito pelos Comitês e Conselhos do Código 1.6. Coordenar a produção do dicionário da Base de Dados 1.7. Interagir com a equipe de TI para assegurar que as ferramentas de inserção de dados da plataforma estejam sempre atualizadas e em funcionamento 1.8. Supervisionar a implementação da estratégia de expansão do ABVCAPData do ponto de vista dos usuários 1.9. Responder pela segurança e confidencialidade das informações coletadas, reportando à Diretoria Executiva qualquer anormalidade verificada. 2. Supervisionar a atualização periódica da base de dados de investidores e coordernar a elaboração de pesquisas que fortaleçam o trabalho de promoção comercial e prospecção de novos contatos de investidores Contatar contatos prioritários garantindo a atualização constante da base de dados 2.2. Implementar estratégia de monitoramento de dados que apoie a gestão de relacionamento com o cliente Realizar pesquisas junto a investidores internacionais e gestores ativos no Brasil identificando interesses e demanda pontuais da indústria Elaborar produtos de pesquisa e de divulgação de dados voltados ao mercado nacional e internacional Produzir relatórios periódicos, cujo conteúdo servirá de base para a produção de produtos Coordenação de pesquisa com Empresas Investidas incluindo seleção de cases e levantamento socioeconômico 2.7. Reportar mensalmente a Diretoria Executiva da ABVCAP e Gerente do Convênio ABVCAP/ApexBrasil sobre o status da informação. 3. Os produtos a serem entregues pelo consultor durante o período contratual previsto inicialmente serão: 1. Relatório Preliminar sobre o status do ABVCAPData e sugestão de melhorias 2. Elaboração do Dicionário do ABVCAPData 3. Relatório com dados preliminares sobre a indústria no ano de Levantamento socioeconômico com empresas investidas (15 a 20 empresas). 5. Relatório final com dados da indústria no ano de Pesquisa com investidores nacionais e internacionais 7. Relatório trimestral da indústria 2. LOCAL DE EXECUÇÃO DO TRABALHO O trabalho do CONSULTOR contratado será realizado, preferencialmente, no escritório da ABVCAP em São Paulo.

3 3. PERFIL NECESSÁRIO AO(À) CONSULTOR(A) 3.1. Perfil do candidato Pessoa extremamente motivada com ótima habilidade de comunicação e análise. Excelente atenção aos detalhes, capacidade de resolver problemas, habilidade quantitativa e de comunicação. Conhecimento sobre e/ou experiência na indústria de private equity e venture capital. (preferencial) No mínimo 2 (dois) anos de experiência profissional no mercado financeiro, consultoria ou avaliação de empresas. Elaboração, desenvolvimento e análise de cenários mercadológicos. Sistemas de inteligência de gestão empresarial. Graduado em Finanças, Estatística, Administração ou Economia. Pós-graduação lato sensu em áreas afins. (preferencial). Nível avançado em Microsoft Excel é imprescindível. Fluência em inglês (obrigatório) e espanhol (desejável). Conhecimento técnico: Relações internacionais; Estatística básica; Noções de economia; Noções de metodologia científica; Planejamento estratégico. Competências: Orientação para resultados; Visão estratégica do negócio; Gestão por projetos; Foco no cliente; Competência intercultural; Competência de inovação e criatividade; Competência de negociação; Competência de comunicação; Competência analítica. 4. TIPO DE LICITAÇÃO Para esta contratação será efetuada a avaliação de pelo menos 3 (três) currículos que atendam ao perfil desejado, sem a obrigatoriedade de envio de propostas técnicas por parte dos candidatos. O tipo de licitação a ser empregado será o de Concorrência/Melhor Técnica. A classificação final dos candidatos será realizada após a negociação das condições ofertadas com os candidatos melhor qualificados.

4 5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO E LOCAL DE ENTREGA Os produtos listados no item 2 deste TDR deverão ser entregues em concordância com o cronograma seguir: Produtos 1. Relatório Preliminar sobre o status do ABVCAPData e sugestão de melhorias 2. Elaboração do Dicionário do ABVCAPData 3. Relatório com dados preliminares sobre a indústria no ano de Levantamento socioeconômico com empresas investidas (15 a 20 empresas). 5. Relatório final com dados da indústria no ano de Pesquisa com investidores nacionais e internacionais Data de Entrega dos Produtos* 30 de Novembro de de Novembro de º de Dezembro de de Janeiro de de Fevereiro de de Março de Relatório Trimestral 10 de abril de 2013 *Eventuais ajustes de datas poderão ser feitos de comum acordo entre Contratante e Contratado. Todos os produtos devem ser entregues no escritório da ABVCAP em São Paulo a um dos coordenadores da contratação mencionados no item PROPRIEDADE INTELECTUAL O consultor contratado cederá à ABVCAP todos os direitos autorais e quaisquer outros direitos de propriedade intelectual sobre os trabalhos e documentos produzidos durante a contratação. 7. PARTICIPAÇÃO NA CONCORRÊNCIA Para participar da concorrência, faz-se necessário que o candidato encaminhe seu currículo atualizado acompanhado de uma carta de apresentação e 3 (três) referências profissionais com seus respectivos contatos. A documentação deverá ser enviada com a indicação Consultor ABVCAP no campo assunto para o leticia@fesa.com.br até o dia 25/10/2012. Somente os currículos selecionados serão contatados para uma entrevista, momento em que os candidatos deverão informar pretensão salarial. 8. CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO Uma lista de requisitos será avaliada em cada candidato desta concorrência e um sistema de pontuação ponderada será utilizado de maneira que os requisitos mais importantes representem mais pontos e os requisitos de menor importância não causem impacto significativo na pontuação final.

5 Cada candidato será julgado pela demonstração da capacidade de atender ao solicitado. Os pré-requisitos e critérios de pontuação mínimos a serem empregados na avaliação, assim como os pontos máximos permitidos constam da tabela a seguir: Critérios de Pontuação Critério Avaliado Pontuação Máxima Experiência Profissional na Área 20 Referências Profissionais 10 Titulação 10 Competências Pessoais 15 Em caso de empate prevalecerá o candidato que obtiver maior pontuação nos quesitos Experiência Profissional, Competências Pessoais, Titulação e Referências profissionais, nesta mesma ordem. A avaliação dos candidatos será feita pela FESA, empresa líder em seu segmento, com presença global, e que há 17 anos atua na busca e seleção de executivos para posições de primeiro nível, aí incluídos conselheiros, presidentes e demais posições necessárias ao sucesso de uma organização. 9. CONDIÇÕES E FORMA DE PAGAMENTO A ABVCAP terá 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data de entrega da documentação, para examinar os produtos enviados pelo consultor contratado. Apenas os produtos examinados e que receberem a aprovação da ABVCAP por atenderem às demandas exigidas e especificadas neste TDR serão pagos. O pagamento dos produtos será efetuado em parcelas, considerando os percentuais apresentados abaixo. O contratante poderá suspender o pagamento e cancelar o contrato caso o consultor/consultora não cumpra com os prazos estabelecidos. Produtos Relatório Preliminar sobre o status do ABVCAPData e sugestão de melhorias Pagamento 10% Elaboração do Dicionário do ABVCAPData 10% Relatório com dados preliminares sobre a indústria no ano de 2012 Levantamento socioeconômico com empresas investidas (15 a 20 empresas). Relatório final com dados da indústria no ano de 2012 Pesquisa com investidores nacionais e internacionais 15% 15% 20% 20% Relatório Trimestral 10%

6 TOTAL 100% Os pagamentos ao consultor contratado estarão sob a égide de convênios firmados pela ABVCAP ou que venham a ser estabelecidos pela mesma. Os pagamentos serão realizados mediante apresentação de Nota Fiscal de Serviços emitida pelo Consultor contratado, aceitando-se Nota Fiscal de Pessoa Jurídica da qual o consultor seja sócio. O Consultor poderá ser contratado como pessoa jurídica, desde que seja sócio majoritário de sua empresa e seja o executor dos produtos requisitados pela ABVCAP. 10. PRAZO O prazo final para a execução e entrega dos produtos da Etapa Primordial, mencionados nos itens 2 e 5, será dia 30 de abril de A ABVCAP poderá prorrogar este contrato após avaliação dos produtos entregues pelo consultor no que diz respeito à qualidade da consultoria fornecida pelo contratado e desde que o consultor esteja de acordo com esta extensão. O contrato poderá ser estendido por mais 1(um) ano com possibilidade de renovação. O contrato da ABVCAP com o consultor vigorará até 30 de abril de 2013, podendo ser prorrogado. 10.COORDENADORES DOS TRABALHOS DO CONTRATADO As pessoas responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e recebimentos dos trabalhos serão: - Luis Eugenio Figueiredo Vice-Presidente da ABVCAP e coordenador do desenvolvimento do banco de dados da ABVCAP em parceria com a ANBIMA. - Ângela Ximenes Diretora Executiva da ABVCAP - Cristiane Nascimento Gerente do Convênio ABVCAP/ApexBrasil 11.CONTATO PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS Em caso de dúvidas a respeito da contratação, favor entrar em contato, pelo leticia@fesa.com.br.

Consolidação dos dados da indústria de Private Equity/Venture Capital no Brasil 2013

Consolidação dos dados da indústria de Private Equity/Venture Capital no Brasil 2013 Consolidação dos dados da indústria de Private Equity/Venture Capital no Brasil 2013 Webcast 22 de janeiro de 2014 Introdução A ABVCAP acredita que é fundamental ter dados sobre a indústria de PE & VC

Leia mais

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS

TERMINOLOGIA, DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS BÁSICOS TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de serviços de consultoria individual para coordenação do programa Desenvolvimento de um Modelo de Negócios Sustentável para a Melhoria de Micro, Pequenas e Médias Empresas

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL N.º 262/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL Nº 024/ PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS EDITAL Nº 024/2012 - PROCESSO DE BUSCA PARA PREENCHIMENTO DE UMA VAGA PARA FUNÇÃO GRATIFICADA DE COORDENADOR DE RECURSOS HUMANOS O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá IDSM está selecionando

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS Edital nº 03/2009

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS Edital nº 03/2009 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS Edital nº 03/2009 Seleção Simplificada de Candidatos para a Escola de Conselhos 1.

Leia mais

EDITAL N.º 03/2016 UCS

EDITAL N.º 03/2016 UCS 1 EDITAL N.º 03/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de Consultor Coordenador e Consultor Empresarial, para atuarem no âmbito do Projeto Extensão Produtiva e Inovação PEPI 2016, na região

Leia mais

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade

1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade Regulamento 1 O Concurso 1.1 O Serviço Social da Indústria - SESI, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ/MF sob nº 03.802.018/0001-09,

Leia mais

SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE

SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE Edital 001/2017 SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE O Diretor da SOBRESP Faculdade de Ciências da Saúde juntamente com a Diretoria Acadêmica, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

AVISO DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 011/2014

AVISO DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 011/2014 AVISO DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 011/2014 A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB) Entidade Privada Sem Fins Lucrativos, inscrita no, torna público que as inscrições para o Processo

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TENDÊNCIA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

EDITAL Nº 11, 14 DE JUNHO DE 2012.

EDITAL Nº 11, 14 DE JUNHO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 11, 14 DE JUNHO DE 2012.

Leia mais

EDITAL nº 01/2015 CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE LIDERES DE GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL nº 01/2015 CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE LIDERES DE GRUPOS DE PESQUISA EDITAL nº 01/2015 CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE LIDERES DE GRUPOS DE PESQUISA A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) informa à comunidade acadêmica da Faculdade Leão Sampaio que está recebendo solicitações

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O PERÍODO 2015.1 EDITAL 13/2014 O Diretor Presidente da Faculdade Leão Sampaio, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade

Leia mais

MATEMÁTICA. CHAMADA PÚBLICA Nº 001/ MPECM 13 de março de 2017 CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES

MATEMÁTICA. CHAMADA PÚBLICA Nº 001/ MPECM 13 de março de 2017 CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E

Leia mais

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU Profa. Gilcinéa de Cássia Santana Coordenadora da COREMU/UFMG COREMU RESOLUÇÃO Nº 2, DE 4 DE MAIO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

Curso Vagas Habilidades e competências Habilidades e competências técnicas e teóricas nas áreas específicas:

Curso Vagas Habilidades e competências Habilidades e competências técnicas e teóricas nas áreas específicas: Edital 003/2016 SOBRESP FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE O Diretor da SOBRESP Faculdade de Ciências da Saúde juntamente com a Diretoria Acadêmica, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL PRSA 2ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 3.1 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 2 3.1.1 DIRETOR RESPONSÁVEL - RESOLUÇÃO 4.327/14... 2 3.1.2 COORDENADOR ESPONSÁVEL PRSA

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015.

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO. EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH , DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL - EAmbJr PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EDITAL N.º 1 EAmbJr / DRH 2015.2, DE 25 DE SETEMBRO DE 2015. EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL (EAmbJr) realizará processo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

2.1. Subcoordenador Técnico Operacional (Código STO) 1 vaga Atribuições:

2.1. Subcoordenador Técnico Operacional (Código STO) 1 vaga Atribuições: PRORROGAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROJETO CVDS Manaus, 24 de Novembro de 2014. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O Centro Vocacional para o Desenvolvimento Sustentável (CVDS), trata-se de um projeto piloto

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO Faculdade de Direito de Ipatinga FADIPA Programa de Pesquisa e Iniciação Científica - PROPFADIPA Assessoria de Pesquisa - APESQ PROGRAMA DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 1 INFORMAÇÃO GERAL

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA MEDICINA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA MEDICINA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA MEDICINA - 2015 São Paulo, 16 de outubro de 2014. Prezado Candidato, Para que tenhamos sucesso na realização deste processo seletivo, algumas normas

Leia mais

Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração. Apresentação. 31 de Maio de 2005 W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M.

Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração. Apresentação. 31 de Maio de 2005 W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M. Pesquisa de Remuneração e Estruturas de Conselhos de Administração Apresentação W W W. W A T S O N W Y A T T. C O M. BR 31 de Maio de 2005 Introdução Objetivo: Mapear as práticas e políticas de remuneração

Leia mais

Manual do Aposentado HCPA PREV

Manual do Aposentado HCPA PREV Manual do Aposentado HCPA PREV SUMÁRIO Seu benefício 3 Qual a diferença entre Aposentado, Beneficiário e Pensionista? Quando é realizado o pagamento do Benefício? Quando o benefício é reajustado? Quando

Leia mais

EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 13/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

Seleção de Serviços. Consultoria preparação de instrumentos para avaliação programa de prevenção ao uso de drogas

Seleção de Serviços. Consultoria preparação de instrumentos para avaliação programa de prevenção ao uso de drogas Seleção de Serviços Consultoria preparação de instrumentos para avaliação programa de prevenção ao uso de drogas Prezado(a) Senhor(a), Brasília, 16 de Julho de 2015. O Escritório das Nações Unidas sobre

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Contrato de Gestão nº 010/2013 e nº 017/ SECT, TOMADA DE PREÇO Nº 02/ REDEH TIPO: MELHOR PREÇO E TÉCNICA

TERMO DE REFERÊNCIA. Contrato de Gestão nº 010/2013 e nº 017/ SECT, TOMADA DE PREÇO Nº 02/ REDEH TIPO: MELHOR PREÇO E TÉCNICA A Rede de Desenvolvimento Humano - REDEH, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº 39.064.233/0001-93, com sede na Rua Álvaro

Leia mais

NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM

NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) - APEX - URI A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012

PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 71 DE 12 DE JANEIRO DE 2012 Redefine as atribuições dos Chefes de Departamentos Pedagógicos e dos Coordenadores Pedagógicos/ Responsáveis por Coordenação

Leia mais

Acordo de Acionistas. da CPFL Energia S.A. de Assessoramento do. Conselho da de Draft Administração. Atual Denominação Social. II Participações S.A.

Acordo de Acionistas. da CPFL Energia S.A. de Assessoramento do. Conselho da de Draft Administração. Atual Denominação Social. II Participações S.A. Acordo de Acionistas Regimento da Interno CPFL dos Energia Comitês S.A. de Assessoramento do Atual Denominação Social Conselho da de Draft Administração II Participações S.A. da CPFL Energia S.A. 1 Sumário

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia

Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia. 40.040-110 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA ENTREVISTADORES DE CAMPO O Instituto

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016 Página 1 de 5 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Boletim de Serviço Eletrônico em EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 44/2016 O GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, SUBSTITUTO, DA AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO EDITAL Nº 01, 10 DE MARÇO DE 2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTAS O Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe EMPREENDER UFS, torna público a chamada para a seleção de alunos que desejam participar

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima

Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima Termo de Referência Solicitação de orçamento para consultoria técnica ao Guia Temático Fórum Clima de mudança do clima 1. INTRODUÇÃO Este documento tem o propósito de estabelecer condições para a contratação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO POR SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO POR SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO POR SERVIÇO ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA PATRIMONIAL HISTÓRICA DE DUQUE DE CAXIAS (AA-CRPH) E REDE DE MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO (REMUS-RJ) Cotação

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo

Apresentação Processo Seletivo Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UniRitter

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Conde José Vicente de Azevedo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 Faculdade

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Comunicação e Marketing do Sicoob:

1. Esta Política Institucional de Comunicação e Marketing do Sicoob: 1. Esta Política Institucional de Comunicação e Marketing do Sicoob: a) visa estabelecer diretrizes sistêmicas aplicáveis à execução do Planejamento Estratégico em vigência, no que se refere às ações de

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO, PEQUISA E EXTENSÃO MARÍLIA Sumário. Capitulo I- Da Organização... 03

DIRETORIA DE ENSINO, PEQUISA E EXTENSÃO MARÍLIA Sumário. Capitulo I- Da Organização... 03 DIRETORIA DE ENSINO, PEQUISA E EXTENSÃO MARÍLIA 2014 Sumário Capitulo I- Da Organização... 03 Capitulo II Das Reuniões da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão... 06 Capitulo III Das Disposições Transitórias...

Leia mais

4 5 AÇÃO LOCAL PERÍODO Reuniões periódicas da Diretoria Executiva Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho de Administração Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho Fiscal Durante

Leia mais

EDITAL 02/ TECCER

EDITAL 02/ TECCER EDITAL 02/2016 - TECCER EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TERRITÓRIOS E EXPRESSÕES CULTURAIS NO CERRADO (TECCER) 1.

Leia mais

EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 01/13 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL Nº 001/2017 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Direção Pedagógica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DA MODALIDADE RESIDENTE Edital nº AGI-01/2017 Processo n.º 23075.153629/2016-59 Este Edital se regerá

Leia mais

Edital nº Revisão de textos de produtos editoriais

Edital nº Revisão de textos de produtos editoriais São Paulo, 15 de fevereiro de 2016 Edital nº 05-2016 Revisão de textos de produtos editoriais O Instituto Pólis pretende selecionar empresa ou profissional especializado na revisão de textos para três

Leia mais

Edital Chamada Pública de Projetos Novas Ideias Para Um Mundo Melhor Fábrica Itabirito

Edital Chamada Pública de Projetos Novas Ideias Para Um Mundo Melhor Fábrica Itabirito Edital Chamada Pública de Projetos 2017 Novas Ideias Para Um Mundo Melhor Fábrica Itabirito Edital Chamada Pública Somar esforços é parte integrante da política de relacionamento e desenvolvimento da Coca-Cola

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS Nº 01/2017

INSTITUTO DE PESQUISA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS Nº 01/2017 INSTITUTO DE PESQUISA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS EDITAL DE CRIAÇÃO E CADASTRO DE GRUPOS DE PESQUISA Nº 01/2017 O Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Negócios (IPTN), no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO O Sistema FIEMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS.

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam incorporadas a novas tecnologias, novos conhecimentos

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS DE ASSESSORAMENTO O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA (respectivamente o Conselho e a Companhia ) será assessorado por quatro comitês permanentes: Auditoria; Governança

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMADOR DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU - MAIO/2017

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMADOR DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU - MAIO/2017 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMADOR DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU - MAIO/2017 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para a contratação

Leia mais

Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015

Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015 de Inovações da Universidade Tecnológica - IUT Chamada Pública de Convocação e Seleção Nº 01/2015 Para seleção de empresas de base tecnológica para ingresso na de Inovações da Universidade Tecnológica

Leia mais

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional

A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão. Comunicação Institucional A PETROBRAS E A GOVERNANÇA CORPORATIVA Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Comunicação Institucional A Petrobras já integra o grupo das grandes companhias que adotam as melhores práticas de governança

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias 27 de maio e 08 de junho

Leia mais

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES A Coordenação do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

Projeto qualidade e agilidade dos TCs

Projeto qualidade e agilidade dos TCs Projeto qualidade e agilidade dos TCs 1 Antecedentes e histórico 2 SAI-PMF 3 MMD-TC 4 Principais características 5 Abordagens 6 Escopo e abrangência 7 Aplicação do MMD-TC (Resolução Atricon 01/15) 8 Cronograma

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 1/2017 PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS VINCULADOS A PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO FILIADOS À ANPEPP A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP - divulga o Edital de Apoio

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO AMBIENTAL: NOVAS TENDÊNCIAS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA Robson Amorim Diretor Administrativo e Financeiro na LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL - HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA amorim@eaconsultoria.com Resumo Carreira desenvolvida com sólida experiência

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP TEXTO COMPILADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA A PROGRAMAS ESPECIAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO TOR/FNDE/DTI/MEC

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ O presente regulamento visa estabelecer normas, procedimentos de funcionamento e atividades atribuídas à Gerência de Serviços, conforme estabelecido no Capítulo

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 a 30 de junho de 2016, as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. DESCRIÇÃO: A coordenação do Programa de Pós-graduação Epidemiologia da Universidade Federal do Rio

Leia mais

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR FACULDADE REDENTOR

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR FACULDADE REDENTOR EDITAL N 04/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Faculdade Redentor torna público o presente edital visando a seleção de 02 estagiários para preenchimento de vaga para estágio extracurricular, sendo uma vaga

Leia mais

EMAS JR. CONSULTORIA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS PAMPULHA EDITAL. Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2016/01

EMAS JR. CONSULTORIA EMPRESA JÚNIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS PAMPULHA EDITAL. Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2016/01 EDITAL Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2016/01 EDITAL Processo Seletivo Emas Jr. Consultoria 2016/01 A EMAS Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento / UFMG ( Emas Jr. ) faz saber aos interessados

Leia mais

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos Vitória ES Março/2010 1.Apresentação A elaboração do

Leia mais

2

2 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA 2 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA 1. Número e Título do Projeto: OEI BRA09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação

Leia mais

PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA

PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA PROPOSTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA NOVA REDAÇÃO DOS ARTIGOS 21 A 29 DO ESTATUTO SOCIAL, QUE TRATAM DOS CARGOS E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA Senhores Acionistas, O Conselho de Administração da Metalfrio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução O presente regulamento constitui um documento interno do curso de Ciências Contábeis e tem por objetivo reger as atividades relativas ao Estágio Supervisionado.

Leia mais