ebook Direitos de Autor na Música ascadvogados.com.br ASC ebook DIREITOS DE AUTOR NA MÚSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ebook Direitos de Autor na Música ascadvogados.com.br ASC ebook DIREITOS DE AUTOR NA MÚSICA"

Transcrição

1 ASC ebook DIREITOS DE AUTOR NA MÚSICA

2 a. Quando o Autor adquire Direitos Autorais? Tanto a Convenção de Berna (documento legal que estabelece o reconhecimento do direito de autor entre nações soberanas), quanto a legislação brasileira não exigem nenhum tipo de registro ou formalidade para que o autor possa desfrutar de seus Direitos Autorais. A criação da obra intelectual e sua expressão por qualquer meio ou fixação em qualquer suporte é que marca o início do Direito Autoral. Ex. Basta que um artista pinte um quadro para iniciar a proteção sobre seu direito autoral. Basta que crie, ou seja, que um autor recite ou escreva um poema. Basta que um fotógrafo tire sua foto. Aquele que tem uma ideia, mas não cria obra nenhuma não possui qualquer direito autoral sobre obra criada a partir de sua ideia. b. O que é Direito Patrimonial? São aqueles direitos que se referem principalmente à utilização econômica de obra intelectual, por qualquer processo técnico já existente ou ainda a ser inventado, caracterizando-se como o direito exclusivo do autor de utilizar, fruir e dispor de suas próprias criações. São negociáveis e transferíveis. Os direitos patrimoniais do autor estão listados de forma exemplificativa na lei autoral brasileira e, fundamentalmente, são: direito de reprodução, de distribuição, de comunicação ao público, de sequência, de inclusão em base de dados em obras audiovisuais. c. Quando o Autor adquire Direitos Autorais? São aqueles direitos que se referem à relação permanente que une os criadores intelectuais às suas criações, refletindo prerrogativas pertinentes à personalidade dos próprios criadores. Por esses motivos, são inalienáveis e irrenunciáveis. Estão listados na lei autoral vigente de forma exaustiva e são: o de ter o nome divulgado em qualquer utilização da obra, o de reivindicar a autoria da obra, o de conservar a obra inédita, o de assegurar a integridade da obra, o de modificar a obra antes ou depois de sua utilização, o de retirar a obra de circulação ou suspender utilização já autorizada, em caso de implicarem afronta à sua honra ou reputação; o de ter acesso a exemplar único para preservação da sua memória.

3 d. Qual a extensão da proteção dos Direitos Autorais? A proteção dos direitos autorais compreende os Direitos Patrimoniais e Direitos Morais. e. O que são Direitos Conexos? E quem são seus titulares? Como são protegidos? Também conhecidos como Direitos vizinhos ou Direitos afins são os direitos dos artistas, intérpretes e executantes que dão corpo a obras incluindo elementos criativos de sua personalidade. O objeto destes direitos encontra-se associado a obras intelectuais anteriores. A proteção dada aos Direitos Conexos não afeta as garantias asseguradas aos autores das obras literárias, artísticas ou científicas originais. Compreendem os direitos dos Artistas Intérpretes ou Executantes; dos Produtores Fonográficos e das Empresas de Radiodifusão. É de 70 (setenta) anos o prazo de proteção aos direitos conexos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente à fixação, para os fonogramas; à transmissão, para as emissões das empresas de radiodifusão. Três são os titulares de Direitos Conexos, ou seja, o artista, sobre sua interpretação ou execução, o produtor de fonogramas, sobre sua produção sonora e o organismo de radiodifusão, sobre seu programa. A proteção aos Direitos Conexos não depende de registro e é preconizado pela Lei nº /98. A duração da proteção é de 70 (setenta) anos a partir do ano em que houve a primeira fixação, transmissão ou representação pública. f. Os direitos autorais podem ser transferidos? Como se dá a transferência dos direitos autorais? Os direitos patrimoniais podem ser transferidos total ou parcialmente. Os direitos morais transferem-se somente com a morte do autor. Por instrumento de contrato (forma escrita). Caso este não exista, presume-se que a transferência tenha sido feito pelo prazo de cinco anos. (art. 49, II e III da Lei n. 9610/98).

4 g. Autoria e titularidade se confundem? Não. O autor é a pessoa física que tem os direitos morais sobre a obra, uma vez que a criou. O titular é a pessoa física ou jurídica que detêm os direitos patrimoniais da obra, ou seja, aquele que pode explorar economicamente a obra. h. Como a lei trata dos direitos dos co-autores? Existe a obra divisível e indivisível feita em regime de co-autoria. Na última hipótese o co-autor precisará do consentimento dos demais para a publicação da obras, as decisões serão tomadas pela maioria; sendo divisível a obra, os direitos serão exercidos separadamente sem prejuízo da criação originária. i. Como é tratada a proteção da propriedade intelectual no Brasil? A propriedade intelectual se divide em dois grandes ramos: propriedade industrial e direito autoral. Quanto à proteção da propriedade industrial existe um órgão governamental denominado INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) responsável pelo registro de marcas e patentes. Maiores informações podem ser obtidas no site do órgão ( ). No que tange à proteção aos direitos autorais frente a obras musicais temos várias entidades atuando no Brasil de acordo com a natureza dos direitos (direitos de execução pública musical, direitos fonomecânicos, direitos dramáticos, direitos reprográficos, etc.). A UBC atua no ramo da execução pública musical e é uma das associações integrantes do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Na área dos direitos dramáticos temos a SBAT e nos direitos reprográficos a ABDR.

5 j. Onde registrar as obras musicais? A Lei 9.610/98, que trata dos Direitos Autorais, estabelece em seu artigo 18 que a proteção aos direitos das obras intelectuais independe de registro. A obra, portanto, não necessita estar registrada para ser protegida. Esse registro, contudo, serve como indício de prova da autoria e, para segurança de seus direitos, o autor pode registrá-la, segundo a sua natureza, nos órgãos determinados pelo art. 17 da Lei 5.988/73. l. Quanto tempo a Lei protege as obras? A proteção às obras artísticas, literárias e científicas perdura por toda a vida dos autores e é transmissível a seus herdeiros. Com a morte dos autores a obra continua protegida e, a partir de 1 de janeiro do ano subsequente se inicia a contagem dos 70 anos restantes de proteção. Excepcionalmente, no caso da proteção sobre obras fotográficas e audiovisuais a contagem dos 70 anos não se relaciona com o falecimento dos autores, mas apenas com a publicação das obras, ou seja, é contado a partir de 1 de janeiro do ano subsequente ao da publicação da fotografia ou da obra audiovisual. O mesmo ocorre em relação aos fonogramas, às emissões das empresas de radiodifusão e às interpretações. Obras protegidas: Obra Literária: Obra Literária; Obra de Artes Plásticas; Obra de Artes Plásticas; Obra Arquitetônica; Obra Dramática; Software; Obra Musical; m. Como funciona o domínio público? Finda a proteção, a obra sai do domínio do autor e de seus herdeiros e entra em domínio público, podendo ser utilizada sem autorização. Também pertencem ao domínio público as obras de autores falecidos sem sucessores e as de autor desconhecido, ressalvada a proteção ao conhecimento étnico e tradicional. Compete ao Estado defender a integridade e a autoria da obra caída em domínio público. As disposições pertinentes ao domínio público estão nos artigos 41 da Lei nº 9.610/98 (LDA) n. O que é creative commons? Também existem casos em que os próprios autores resolvem liberar amplamente o uso de suas obras. Trata-se do sistema conhecido mundialmente como creative commons Na verdade, Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos, surgida nos Estados Unidos (hoje com

6 escritório no Brasil), que tem como objetivo ampliar o acesso do público a obras autorais a partir de um sistema simples de licenças que os autores podem dar sobre o uso de suas obras. Como funcionam as licenças creative commons e como reconhecê-las? É simples: todas as licenças creative commons são representadas por desenhos que dizem exatamente o que as pessoas podem ou não fazer com as obras que foram licenciadas. Significa dizer que quando um autor quer optar por este sistema, ela entra no site do Creative Commons, copia e cola em sua obra o símbolo da licença que ele escolheu. Daí, todas as pessoas que quiserem usá-la verão aquele símbolo e saberão o que está sendo autorizado ou não. o. O que é fonograma? É a fixação, exclusivamente sonora, da interpretação humana ou de outros sons, em qualquer tipo de suporte material, como, por exemplo, uma faixa de um CD ou LP s. p. O que é ISRC? O ISRC (International Standard Recording Code) é um código-padrão internacional de gravação, que funciona como um identificador básico das gravações fonográficas. O ISRC é um código eletrônico alfanumérico de 12 caracteres, dividido em quatro elementos, que representam o país, o primeiro proprietário da gravação, o ano de gravação e um sequencial. O ISRC é fixado no fonograma ou no videofonograma pelo produtor fonográfico durante o estágio de pré- masterização, para proporcionar o intercâmbio de informações e simplificar a sua administração. q. O que é reprodução e o que constitui contrafação? Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra. Sendo assim, toda reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e/ ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, ato ilícito civil e penal. A violação do direito de reprodução é denominada contrafação, sendo costumeiramente conhecida como pirataria.

7 r. Quais as maiores diferenças do Brasil em relação a Música ao mundo? O Brasil é o único país do mundo onde existe um organismo centralizador que faz a cobrança em nome das sociedades de autores. Atualmente existem 13 sociedades brasileiras atuando no mesmo ramo de direito (execução pública musical). No resto do mundo só há uma sociedade por país para cada ramo de direito, o que confere maior coesão e força aos autores para fazer valer o seu direito e negociar com os grandes usuários de música, e as grandes empresas da indústria do entretenimento. As sociedades de autores se reúnem em um organismo internacional chamado CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), com sede em Paris, que é responsável pelas recomendações e diretrizes a serem seguidas pelas diferentes sociedades, procurando com isso harmonizar as práticas de administração dos direitos autorais em todo o mundo. A nível de legislação a Convenção de Berna, de 9 de setembro de 1886, é o mais importante instrumento internacional de tutela dos direitos autorais. Esta Convenção, da qual o Brasil é signatário, dispõe das principais normas a serem aplicadas pelos Estados na proteção aos direitos autorais. Mais recentemente temos o acordo de TRIPS (Trade Related Intelectual Property Subjects) no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio), que tutela as relações dos Estados referentes às práticas comerciais envolvendo matéria de propriedade intelectual. Um dos efeitos da aplicação do acordo de TRIPS é o de que a falta de proteção efetiva aos direitos de propriedade intelectual em determinado país possa ocasionar a retaliação comercial por parte de outro país que se sinta prejudicado.

8 Mais informações? ou, conte seu caso pelo Av. Borges de Medeiros, 2500 Sala 812 Praia de Belas Porto Alegre RS

PROPRIEDADE INTELECTUAL

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INTELECTUAL UNIDADE Nº 02 DIREITO DE AUTOR UNISINOS Prof.(a) Liz Beatriz Sass 2010/II DIREITO DE AUTOR É o ramo do ordenamento jurídico que regula e preside toda a estrutura legal relacionada

Leia mais

Gloria Braga

Gloria Braga DIREITO DO ENTRETENIMENTO Direitos Autorais e Sociedades Arrecadadoras 12.11.2011 Professora: Glória Braga Direitos Autorais e Sociedades Arrecadadoras Gloria Braga 12.02.2011 PRINCÍPIOS GERAIS DOS DIREITOS

Leia mais

Título da Apresentação. Data da apresentação

Título da Apresentação. Data da apresentação Título da Apresentação Data da apresentação O que é o Direito de Autor? Proteção legal aos criadores para proteção das suas obras literárias e artísticas contra utilizações não autorizadas (músicas, filmes,

Leia mais

RESENHA DESCRITIVA O QUE É DIREITO AUTORAL?

RESENHA DESCRITIVA O QUE É DIREITO AUTORAL? Disciplina: Produção Acadêmica - Resenha e Artigo - EaD Curso: Direito Gênero: Resenha descritiva Alunas: Nicole Tavares de Morais; Pâmela Cristina Cordeiro Professora: Beatriz Koppe RESENHA DESCRITIVA

Leia mais

ROYALTY ARTÍSTICO e AUTORAL

ROYALTY ARTÍSTICO e AUTORAL ROYALTY ARTÍSTICO e AUTORAL Breve Histórico Royal Devido a Realeza Estatuto da Rainha Ana 10 de Abril de 1710 Inglaterra Sec. XVIII Adesão dos EUA Primeira norma legal que reconhece o copyright O Estatuto

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pesquisa Núcleo de Inovação Tecnológica DIREITO AUTORAL

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pesquisa Núcleo de Inovação Tecnológica DIREITO AUTORAL DIREITO AUTORAL O direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas pela lei nº. 9610/98 à pessoa física ou jurídica criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais

Leia mais

Contratos de Direitos de Autor e Direitos Conexos (enquadramento geral e limites àdisposição)

Contratos de Direitos de Autor e Direitos Conexos (enquadramento geral e limites àdisposição) Contratos de Direitos de Autor e Direitos (enquadramento geral e limites àdisposição) Miguel Lourenço Carretas ADVOGADO DIRECTOR GERAL da AUDIOGEST CDL da OA 15 de Maio de 2013 MLC para CDL da OA O Papel

Leia mais

O Código do Direito de Autor. Síntese e conselhos éticos na utilização da informação

O Código do Direito de Autor. Síntese e conselhos éticos na utilização da informação O Código do Direito de Autor Síntese e conselhos éticos na utilização da informação Direito de Autor É um Direito Fundamental (Constituição da República). Visa a proteção das criações intelectuais. Legislação

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Projecto Projecto de Lei nº EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A Diretiva nº 2011/77/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de setembro de 2011, relativa ao prazo de proteção do direito de autor e de certos direitos

Leia mais

DIREITO DO ENTRETENIMENTO Direito Autoral Professor: Attilio Gorini

DIREITO DO ENTRETENIMENTO Direito Autoral Professor: Attilio Gorini DIREITO DO ENTRETENIMENTO Direito Autoral Professor: Attilio Gorini Direito Autoral aula 2 UERJ 2016 (Entretenimento) Attilio Gorini gorini@dannemann.com.br http://entertainmentlawbrazil.com.br http://linkedin.com/in/gorini

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É PROPRIEDADE INTELECTUAL A propriedade

Leia mais

Artigo 2.º - Compensação devida pela reprodução ou gravação de

Artigo 2.º - Compensação devida pela reprodução ou gravação de Lei n.º 62/98, de 1 de Setembro Regula o disposto no artigo 82.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (Primeira Alteração introduzida pela Lei nº 50/2004 de 24 de Agosto) Artigo 1.º - Objecto...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Divulgação não autorizada de obra protegida na internet Paulo Gustavo Sampaio Andrade* É muito comum entre os estudiosos da propriedade intelectual o entendimento de que a divulgação

Leia mais

Justiça Gratuita. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Francisco Camara Marques Pereira. Vistos.

Justiça Gratuita. Juiz(a) de Direito: Dr(a). Francisco Camara Marques Pereira. Vistos. fls. 185 SENTENÇA Processo Digital nº: 1019530-51.2016.8.26.0506 Classe - Assunto Procedimento Comum - Direito Autoral Requerente: Giuseppe Silva Borges Stuckert Requerido: Indaiá Brasil Águas Minerais

Leia mais

Direito Autoral. UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA - Consultoria Jurídica:

Direito Autoral. UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA - Consultoria Jurídica: Direito Autoral UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA - Consultoria Jurídica: juridico@uemmg.org.br Avenida Olegário Maciel, 1627 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - (31) 3330-6200 O que é: Os direitos autorais (dos criadores

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Noções sobre direito autoral Lincoln Antônio de Castro* Fundamentos Constitucionais Na implantação da ordem social, que tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem-estar

Leia mais

Inventário Digital Responsabilidade pela guarda das informações da pessoa falecida e os requisitos para sua divulgação

Inventário Digital Responsabilidade pela guarda das informações da pessoa falecida e os requisitos para sua divulgação Responsabilidade pela guarda das informações da pessoa falecida e os requisitos para sua divulgação Conceito Inventário: Descrição detalhada dos bens deixados por uma pessoa física ao falecer, tendente

Leia mais

Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos MANUAL DE DIREITOS AUTORAIS PARA GAMES

Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos MANUAL DE DIREITOS AUTORAIS PARA GAMES Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos MANUAL DE DIREITOS AUTORAIS PARA GAMES 1. A PROTEÇÃO JURÍDICA DAS CRIAÇÕES INTELECTUAIS: OS DIREITOS AUTORAIS Os autores das criações intelectuais

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ?

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto  https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ? PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto geciane@usp.br www.usp.br/ingtec https://www.facebook.com/pages/ingtec/162479043891320?ref=hl Propriedade Intelectual Sistema criado para garantir a propriedade

Leia mais

Licenças Creative Commons e o mundo wiki

Licenças Creative Commons e o mundo wiki Licenças Creative Commons e o mundo wiki Clara Parente Boavida, cpb@fct.unl.pt Academia Wikipédia, 16 de Abril 10 Exponor, Porto Outline Creative Commons Licenças CC CC e GNU GPL Wikimedia Foundation e

Leia mais

NORMA DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS - NOR 603

NORMA DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS - NOR 603 MANUAL DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO COD. 600 ASSUNTO: EXECUÇÃO E SINCRONIZAÇÃO MUSICAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 28 de 27/06/2016 VIGÊNCIA: 27/06/2016 NORMA DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS MUSICAIS

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL LDA

PROPRIEDADE INTELECTUAL LDA PROPRIEDADE INTELECTUAL LDA Grupo de Discussão UFMT/ESUD Cuiabá (MT), 05/11/2010 Geraldo da Cunha Macedo E-mail e MSN: gmacedo@terra.com.br PROPRIEDADE INTELECTUAL Propriedade Industrial (LPI) Direito

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Prof. MSC. Diogo de Calasans

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Prof. MSC. Diogo de Calasans PROPRIEDADE INTELECTUAL Prof. MSC. Diogo de Calasans www.diogocalasans.com 1 Introdução É após a criação da marca, do produto, da invençãoquepodevirosucessodaempresa,mas não basta apenas criar, é preciso

Leia mais

Termos de Uso. Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES

Termos de Uso. Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES Termos de Uso Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES Brasília Junho de 2015 SOBRE O ARES... 3 USO DO ARES... 3 PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS... 4 USOS PERMITIDOS... 4 USOS QUE NECESSISTAM DE

Leia mais

Cartilha da PROPRIEDADE INTELECTUAL

Cartilha da PROPRIEDADE INTELECTUAL Cartilha da PROPRIEDADE INTELECTUAL 2015 Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Seccional do Rio Grande do Sul Secretaria das Comissões Especiais Comissão Especial de Propriedade Intelectual Presidente:

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2017

Convocatória Nova Fotografia 2017 Convocatória Nova Fotografia 2017 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

DIREITO AUTORAL: evolução e aplicação em tempos de Internet

DIREITO AUTORAL: evolução e aplicação em tempos de Internet DIREITO AUTORAL: evolução e aplicação em tempos de Internet Julio Ridieri Costa 1 RESUMO Este artigo trata sobre Direitos Autorais. Inicialmente, apresenta um breve histórico mundial acerca do tema. Destaca

Leia mais

Direitos Autorais OABRJ. Cartilha de. Realização: Apoio institucional: Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento (CDADIE)

Direitos Autorais OABRJ. Cartilha de. Realização: Apoio institucional: Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento (CDADIE) Cartilha de Direitos Autorais Apoio institucional: Imateriais e Entretenimento (CDADIE) Realização: OABRJ OABRJ Presidente da OAB/RJ Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky Comissão de Direito Autoral,

Leia mais

PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios Orientadores Direito de Autor vs

PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios Orientadores Direito de Autor vs seminário FOTOGRAFIA Proteção Legal do Autor, da Imagem, da Comunicação e da Acessibilidade PROGRAMA 1. A Fotografia e o Direito de Autor + Conceitos e Origens + Direito de Autor: Evolução Histórica Princípios

Leia mais

A tensão entre a propriedade intelectual e a liberdade de acesso à informação na era digital

A tensão entre a propriedade intelectual e a liberdade de acesso à informação na era digital A tensão entre a propriedade intelectual e a liberdade de acesso à informação na era digital Maria Eduarda Gonçalves, ISCTE Disponibilizar informação na Web: problemática e desafios Centro Português de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A violação dos Direitos Autorais na internet Cássio Augusto Barros Brant * Sabe-se que um website tem três elementos suscetíveis de serem protegidos mediante o direito autoral: a

Leia mais

RECOMENDAÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO ENTRE NÚCLEOS DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E POSTOS AVANÇADOS DE ATENDIMENTO HUMANIZADO AO MIGRANTE

RECOMENDAÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO ENTRE NÚCLEOS DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E POSTOS AVANÇADOS DE ATENDIMENTO HUMANIZADO AO MIGRANTE RECOMENDAÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO ENTRE NÚCLEOS DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E POSTOS AVANÇADOS DE ATENDIMENTO HUMANIZADO AO MIGRANTE Dispõe sobre a comunicação entre Núcleos de Enfrentamento ao

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL MÓDULO 12 Índice 1. Códigos de Ética Profissional e Empresarial - Continuação..3 1.1. A Responsabilidade Social... 3 1.2. O Direito Autoral... 4 2 1. CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS SOBRE OBRA LITERÁRIA QUE ENTRE SI FAZEM AS PARTES ABAIXO QUALIFICADAS.

CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS SOBRE OBRA LITERÁRIA QUE ENTRE SI FAZEM AS PARTES ABAIXO QUALIFICADAS. CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS SOBRE OBRA LITERÁRIA QUE ENTRE SI FAZEM AS PARTES ABAIXO QUALIFICADAS. Pelo presente instrumento particular de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS, de um lado, pessoa jurídica

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DIRETORIA DE MULHERES 7º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES ESTUDANTES

UNIÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DIRETORIA DE MULHERES 7º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES ESTUDANTES UNIÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DIRETORIA DE MULHERES 7º ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES ESTUDANTES CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE OFICINAS E ATIVIDADES CULTURAIS, ARTÍSTICAS, CIENTÍFICAS E DE COMUNICAÇÃO.

Leia mais

CONCURSO CARNAVAL EM 1 CLICK 2016 REGULAMENTO

CONCURSO CARNAVAL EM 1 CLICK 2016 REGULAMENTO CONCURSO CARNAVAL EM 1 CLICK 2016 REGULAMENTO 1. DO OBJETO Constitui objeto deste concurso Carnaval em 1 Click 2016 a seleção das melhores fotografias com a temática "Carnaval 2016 em Pernambuco" para

Leia mais

Curso: Engenharia elétrica Disciplina: Instituições do Direito. Trabalho: DIREITOS AUTORAIS NA ENGENHARIA ELÉTRICA. Docente: Acimarney

Curso: Engenharia elétrica Disciplina: Instituições do Direito. Trabalho: DIREITOS AUTORAIS NA ENGENHARIA ELÉTRICA. Docente: Acimarney Curso: Engenharia elétrica Disciplina: Instituições do Direito Trabalho: DIREITOS AUTORAIS NA ENGENHARIA ELÉTRICA Docente: Acimarney Discentes: Bernardo Campus Fagundes Eimar Filho Ezequiel Venceslau de

Leia mais

Dicas para preenchimento do Currículo Lattes. Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti

Dicas para preenchimento do Currículo Lattes. Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti Dicas para preenchimento do Currículo Lattes Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados em um único Sistema de Informações

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 002/2012

EDITAL INTERNO Nº 002/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DO CAMPUS RIO DE JANEIRO EDITAL INTERNO Nº 002/2012 I CONCURSO A EXPRESSÃO DA ARTE NO

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Questões legais, éticas, propriedade intelectual, direito autoral e plágio em trabalhos científicos.

Questões legais, éticas, propriedade intelectual, direito autoral e plágio em trabalhos científicos. Questões legais, éticas, propriedade intelectual, direito autoral e plágio em trabalhos científicos. Qual é o problema? A internet é uma terra sem lei? Copiar e colar? Eis a questão? Não citar ou referenciar

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS COLETÂNEAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS COLETÂNEAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS COLETÂNEAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO O Coordenador da, no uso de suas atribuições, torna público que está aberta a submissão de originais para avaliação e possível

Leia mais

Boletim Extraordinário. Novo Regulamento de Intermediários da FIFA

Boletim Extraordinário. Novo Regulamento de Intermediários da FIFA Boletim Extraordinário Novo Regulamento de Intermediários da FIFA Nos últimos dias 10 e 11 de junho de 2014 foi realizado na cidade de São Paulo o 64 Congresso da FIFA, em que foram aprovadas as alterações

Leia mais

Manual Básico de Preenchimento (Sistema do ISRC)

Manual Básico de Preenchimento (Sistema do ISRC) Manual Básico de Preenchimento (Sistema do ISRC) O SISRC (Sistema do ISRC International Standard Recording Code) foi criado para gerar os Relatórios de Fonograma, onde constarão os códigos ISRC e as informações

Leia mais

(Anexo à Resolução Normativa nº 14, de 08 de junho de 2001)

(Anexo à Resolução Normativa nº 14, de 08 de junho de 2001) (Anexo à Resolução Normativa nº 14, de 08 de junho de 2001) NORMA QUE REGULAMENTA, NO ÂMBITO DA Embrapa, AS QUESTÕES DE DIREITOS DE AUTOR E DAQUELES QUE LHE SÃO CONEXOS 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1.

Leia mais

DCV Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Período Noturno Professor Doutor Antonio Carlos Morato

DCV Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Período Noturno Professor Doutor Antonio Carlos Morato Direito de Autor DCV 0551 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Período Noturno Professor Doutor Antonio Carlos Morato O que é o Direito de Autor? Direitos Intelectuais:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL. Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL. Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA MÓDULO I DIREITO DE AUTOR E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (13 sessões,

Leia mais

PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB. Março 2016

PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB. Março 2016 PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB Março 2016 É o órgão responsável pelo Sistema Brasileiro de Propriedade Industrial: Concessão e garantia de direitos; Aperfeiçoamento; Disseminação;

Leia mais

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de

Leia mais

COMO? Como você recebe direitos autorais pelo uso de suas músicas?

COMO? Como você recebe direitos autorais pelo uso de suas músicas? O QUÊ?é União Brasileira de Compositores - UBC uma associação de criadores de música que realiza a gestão coletiva dos direitos autorais musicais. Foi fundada em 1942 por autores com o objetivo de garantir

Leia mais

ANEXO II. Dados relativos à obra audiovisual Título da obra: Títulos alternativos, se houver:

ANEXO II. Dados relativos à obra audiovisual Título da obra: Títulos alternativos, se houver: ANEXO II Formulário de conclusão do requerimento do Certificado de Produto Brasileiro - CPB para obra audiovisual não publicitária brasileira, nos termos do Capítulo III e do artigo 31 da Instrução Normativa

Leia mais

Registro de Programa de Computador

Registro de Programa de Computador Registro de Programa de Computador Elvira Andrade Diretoria de Contratos e Outros Registros Araraquara - Novembro de 2008 EAndrade 1 Propriedade Intelectual Direito de Autor e Conexos Registro de Direito

Leia mais

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012.

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012. EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 02/01/2012. Sumário: 1 - INTRODUÇÃO 2 - EXIGÊNCIAS PARA CONSTITUIÇÃO 2.1 - Nome Empresarial

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS Edição 02 MINISTÉRIO DA CULTURA MinC DIRETORIA DE DIREITOS INTELECTUAIS - DDI LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS BRASÍLIA, 30 DE JULHO DE 2015. ADVERTÊNCIA As normas publicadas nesta edição, embora revisadas,

Leia mais

Resolução PR nº 70/2013

Resolução PR nº 70/2013 Resolução PR nº 70/2013 Publicado por: CGCOM Quarta-feira, 24 de Julho de 2013 15:43 Acessos: 244 PRESIDÊNCIA - 18/03/2013 Resolução PR nº 70/2013 - Revogada Assunto: Dispõe sobre os procedimentos para

Leia mais

Propriedade intelectual

Propriedade intelectual Propriedade intelectual A convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) define como propriedade intelectual: a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e cientificas,

Leia mais

Decreto-Lei nº 143/2014, de 26 de setembro. Assunto: Regulamento do Registo de Obras Literárias e Artísticas

Decreto-Lei nº 143/2014, de 26 de setembro. Assunto: Regulamento do Registo de Obras Literárias e Artísticas Decreto-Lei nº 143/2014, de 26 de setembro Assunto: Regulamento do Registo de Obras Literárias e Artísticas O que é o Direito de Autor? É um direito do homem, consagrado na Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia PROJETO DE PARECER. da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia

Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia PROJETO DE PARECER. da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia 2016/0280(COD) 2.3.2017 PROJETO DE PARECER da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia dirigido à Comissão dos

Leia mais

INFORMAÇÃO E CONTEÚDOS ONLINE. aproximação legislativa portuguesa

INFORMAÇÃO E CONTEÚDOS ONLINE. aproximação legislativa portuguesa INFORMAÇÃO E CONTEÚDOS ONLINE aproximação legislativa portuguesa fornecedores de serviço Decreto-Lei nº 7/2004 de 7 de Janeiro (aspectos legais dos serviços da sociedade de informação, em especial do comércio

Leia mais

EDITAL Festival Som da Arena 2ª Edição

EDITAL Festival Som da Arena 2ª Edição EDITAL Festival Som da Arena 2ª Edição O Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR Empresa Pernambucana de Turismo, faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições do Festival

Leia mais

CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTECÇÃO DOS ARTISTAS INTÉRPRETES OU EXECUTANTES, DOS PRODUTORES DE FONOGRAMAS E DOS ORGANISMOS DE RADIODIFUSÃO.

CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA PROTECÇÃO DOS ARTISTAS INTÉRPRETES OU EXECUTANTES, DOS PRODUTORES DE FONOGRAMAS E DOS ORGANISMOS DE RADIODIFUSÃO. Resolução da Assembleia da República n.º 61/99 Convenção Internacional para a Protecção dos Artistas Intérpretes ou Executantes, dos Produtores de Fonogramas e dos Organismos de Radiodifusão (Convenção

Leia mais

TERMOS DE USO PARA PUPPYLOOK

TERMOS DE USO PARA PUPPYLOOK TERMOS DE USO PARA PUPPYLOOK ACEITAÇÃO Este é um contrato firmado entre você, de agora em diante denominado como usuário, e a PUPPYLOOK SERVIÇOS ONLINE LTDA, empresa cadastrada no CNPJ 25.180.363/0001-87,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DECIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0176131-07.2009.8.19.0001 APELANTE: ESCRITÓRIO CENTRAL DE ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - ECAD APELADO: TERRA NETWORKS

Leia mais

TARIFÁRIO DE DIREITOS DE REPRODUÇÃO MECÂNICA

TARIFÁRIO DE DIREITOS DE REPRODUÇÃO MECÂNICA 1 - INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O DEP. DE DIREITOS MUSICAIS-SUPORTES FÍSICOS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Atendimento Geral: MANHÃ - 08:30 H / 12:30 H TARDE - 13:30 H / 17:00 H Pagamentos e Levantamento de Licenças:

Leia mais

UERJ MODALIDADES DE UTILIZAÇÃO. Aspectos jurídicos da Edição, Gravação e Sincronização musical. Professora: Fernanda Freitas

UERJ MODALIDADES DE UTILIZAÇÃO. Aspectos jurídicos da Edição, Gravação e Sincronização musical. Professora: Fernanda Freitas DIREITO DO ENTRETENIMENTO Edição, Gravação e Sincronização musical 26.03.2011 Professora: Fernanda Freitas DIREITO DO ENTRETENIMENTO UERJ MODALIDADES DE UTILIZAÇÃO Aspectos jurídicos da Edição, Gravação

Leia mais

REGULAMENTO II CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO IFF CAMPUS MACAÉ BIOLOGIA PRA MIM É... CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO II CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO IFF CAMPUS MACAÉ BIOLOGIA PRA MIM É... CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO II CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO IFF CAMPUS MACAÉ BIOLOGIA PRA MIM É... CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente concurso tem a finalidade de incentivar o interesse pela Biologia através

Leia mais

Sua música foi inserida em uma novela, filme, desenho ou seriado?

Sua música foi inserida em uma novela, filme, desenho ou seriado? Sua música foi inserida em uma novela, filme, desenho ou seriado? Este guia vai te ajudar a saber o que é preciso fazer para receber seus direitos autorais de execução pública e a entender um pouco mais

Leia mais

HISTÓRICO: O direito do autor vem desde meados do século XV, com a invenção da imprensa por Gutemberg e a sua evolução teve início em 1824.

HISTÓRICO: O direito do autor vem desde meados do século XV, com a invenção da imprensa por Gutemberg e a sua evolução teve início em 1824. DIREITOS AUTORAIS Prof. Vilmar Antonio da Silva (Material baseado nas obras do professor Rafael de Menezes e outros doutrinadores) HISTÓRICO: O direito do autor vem desde meados do século XV, com a invenção

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DE ARRECADAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS DE EXECUÇÃO PÚBLICA MUSICAL

REGULAMENTO REGULAMENTO DE ARRECADAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS DE EXECUÇÃO PÚBLICA MUSICAL REGULAMENTO REGULAMENTO DE ARRECADAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS DE EXECUÇÃO PÚBLICA MUSICAL Aprovado em 16 de setembro de 2015 ÍNDICE Í ndice Í. Princípios Gerais 1 ÍÍ. Crite rios para os va rios tipos de

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO TROFÉU PARA PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE COMPOSIÇÃO ERUDITA DO GRAMADO IN CONCERT

REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO TROFÉU PARA PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE COMPOSIÇÃO ERUDITA DO GRAMADO IN CONCERT REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO TROFÉU PARA PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE COMPOSIÇÃO ERUDITA DO GRAMADO IN CONCERT O Município de Gramado, pessoa jurídica de direito público interno, por intermédio da Secretaria

Leia mais

MANUAL DE NORMAS. 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa

MANUAL DE NORMAS. 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa MANUAL DE NORMAS 1. Fonogramas para TV, TV por assinatura, Cinema, Rádio, Internet e Mídia Alternativa A criação da composição musical ou lítero-musical, a produção fonográfica, a direção musical, a direção

Leia mais

LISTA DE ANEXOS E PROTOCOLOS

LISTA DE ANEXOS E PROTOCOLOS LISTA DE ANEXOS E PROTOCOLOS Anexo I: Lista de produtos agrícolas e de produtos agrícolas transformados dos capítulos 25 a 97 do Sistema Harmonizado previstos nos artigos 7.º e 12.º Anexo II: Lista dos

Leia mais

DIREITOS AUTORAIS UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA E JURÍDICA

DIREITOS AUTORAIS UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA E JURÍDICA Universidade Federal do Pará Faculdade Integrada Brasil Amazônia UFPA / FIBRA - PA - BRASIL DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0013 DIREITOS AUTORAIS UMA ABORDAGEM ARTÍSTICA E JURÍDICA COPYRIGHT - AN ARTISTIC

Leia mais

Experiência brasileira de gestão dos direitos de execução pública musical

Experiência brasileira de gestão dos direitos de execução pública musical Experiência brasileira de gestão dos direitos de execução pública musical ASSOCIAÇÔES EFETIVAS: ABRAMUS AMAR SBACEM SICAM SOCINPRO UBC ASSOCIAÇÕES ADMINISTRADAS: ABRAC ANACIM ASSIM SADEMBRA Lei 9.610/98

Leia mais

Open Access e Propriedade Intelectual: Creative Commons e sua aplicação nas coleções SciELO

Open Access e Propriedade Intelectual: Creative Commons e sua aplicação nas coleções SciELO Open Access e Propriedade Intelectual: Creative Commons e sua aplicação nas coleções SciELO William Filgueiras Consultor william.filgueiras@gmail.com Roteiro Propriedade Intelectual: do all rights reserved

Leia mais

PEDIDO DE REGISTO PROVISÓRIO DE OBRA PROTEGIDA 1. Com mandato judicial Com mandato de penhora Com sentença executória

PEDIDO DE REGISTO PROVISÓRIO DE OBRA PROTEGIDA 1. Com mandato judicial Com mandato de penhora Com sentença executória Formulário para registo provisório de obra protegida IGAC V1/2015 Pág.1/7 A preencher pela IGAC Processo n.º / PEDIDO DE REGISTO PROVISÓRIO DE OBRA PROTEGIDA 1 / / O/A técnico(a) 1. IDENTIFICAÇÃO DO(A)

Leia mais

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming)

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming) Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade Foco em Patentes ANTONINI Toda atividade é um LIEDE processo e pode ser melhorada. ( Deming) Os maiores problemas que enfrentamos não podem

Leia mais

Direito Autoral versus a Função Social da Propriedade na Utilização da Obra Musical na Internet

Direito Autoral versus a Função Social da Propriedade na Utilização da Obra Musical na Internet UniCeub Centro Universitário de Brasília Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Núcleo de Projeto de Monografia Bruno Machado Mendes de Oliveira Direito Autoral versus a Função Social da Propriedade

Leia mais

2. IDENTIFICAÇÃO DO(A) AUTOR(A), APENAS NO CASO DE SER DIFERENTE DA IDENTIFICAÇÃO DO(A) REQUERENTE

2. IDENTIFICAÇÃO DO(A) AUTOR(A), APENAS NO CASO DE SER DIFERENTE DA IDENTIFICAÇÃO DO(A) REQUERENTE Formulário para registo de obras literárias e artísticas IGAC V1/2015 Pág.1/8 A preencher pela IGAC Processo n.º / PEDIDO DE REGISTO DE OBRAS LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / / O/A técnico(a) 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT. Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016

I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT. Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016 I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016 Inovação LEI DE INOVAÇÃO nº 13.243/2016 Art. 2 o A Lei n o 10.973, de 2 de dezembro de 2004, passa a vigorar

Leia mais

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC 1 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Direito de Empresa PONTO 2: Conceito de Empresário PONTO 3: Estabelecimento PONTO 4: Registro BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa

Leia mais

ECAD E OS NOVOS CONTORNOS DA GESTÃO COLETIVA NO BRASIL. Guilherme Coutinho Silva guilhermecoutinho@usp.br

ECAD E OS NOVOS CONTORNOS DA GESTÃO COLETIVA NO BRASIL. Guilherme Coutinho Silva guilhermecoutinho@usp.br ECAD E OS NOVOS CONTORNOS DA GESTÃO COLETIVA NO BRASIL Guilherme Coutinho Silva guilhermecoutinho@usp.br Constituição Federal Art. 5º - XXVIII - são assegurados, nos termos da lei: b) o direito de fiscalização

Leia mais

Cris%ano das N. Bodart

Cris%ano das N. Bodart É"ca na pesquisa Plágio e direitos Autorais Cris%ano das N. Bodart cris%anobodart@hotmail.com Ética na pesquisa científica A descrição dos procedimentos metodológicos; Os crétidos da pesquisa e/ou parte

Leia mais

TERMO DE CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA PÓS EM REVISTA

TERMO DE CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA PÓS EM REVISTA ISSN 2176-7785 TERMO DE CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA PÓS EM REVISTA 1. Introdução e Aceitação dos Termos A Pós em Revista publica artigos de colaboradores, proporcionando um meio de divulgarem

Leia mais

TERMOS DE USO Erros e falhas

TERMOS DE USO Erros e falhas TERMOS DE USO O acesso ao presente website representa a aceitação expressa e irrestrita dos termos de uso abaixo descritos. Se você não concorda com os termos, por favor, não acesse nem utilize este website.

Leia mais

Direitos autorais: você tem todo o direito de conhecer. www.ecad.org.br

Direitos autorais: você tem todo o direito de conhecer. www.ecad.org.br COMO RECEBER DIREITO AUTORAL Direitos autorais: você tem todo o direito de conhecer. www.ecad.org.br Como receber direito autoral 1 Todo compositor, intérprete, músico, produtor fonográfico ou editora

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual William Junqueira Ramos* 1. Introdução Atualmente, não há quem possa negar que a proteção aos direitos autorais possui grande relevância

Leia mais

EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA. Software. Cubivares Nome Empresarial. Manole STF00091281

EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA. Software. Cubivares Nome Empresarial. Manole STF00091281 4ª EDIÇAo REVISADA E AMPLIADA Software Cubivares Nome Empresarial ~ Manole STF00091281 SUMÁRIO Apresentação....................IX CAPiTULO I - NOÇÕES GERAIS 1. O homem e o instrumento........ 1 2. O sentimento

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62º da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62º da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº. 2.200-2, 2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001 Institui a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia,

Leia mais

Código de ética e direitos autorais

Código de ética e direitos autorais 5 Código de ética e direitos autorais Dimensionamento e Negociação de Projetos Lígia Fascioni Aula de hoje Código de ética ADG Direitos autorais Ética 1 Ética origem no grego ethos (modo de ser, caráter)

Leia mais

ANEXO II TABELAS DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA POR GRANDE ÁREA DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ANEXO II TABELAS DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA POR GRANDE ÁREA DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS AGRÁRIAS ANEXO II TABELAS DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA POR GRANDE ÁREA DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS AGRÁRIAS (por unidade) Artigos publicados em Artigo indexado periódicos com conselho

Leia mais

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Direitos Autorais 1. Introdução ao assunto A complexidade da vida contemporânea tornou a análise e a defesa dos direitos autorais muito mais difícil. Até meados do século XX, a cópia não autorizada de

Leia mais

DIREITOS AUTORAIS: NA HISTÓRIA, NA ATUALIDADE E NA MÚSICA

DIREITOS AUTORAIS: NA HISTÓRIA, NA ATUALIDADE E NA MÚSICA DIREITOS AUTORAIS: NA HISTÓRIA, NA ATUALIDADE E NA MÚSICA João Pedro CAMPANHARO MARANS 1 RESUMO: Desde tempos muito remotos os seres humanos exercem atividades de produção intelectual. E para garantir

Leia mais

ACESSO AO CONHECIMENTO. e os Testes dos Três Passos dos Direitos de Autor, de Marca, de Patente e de Desenho Industrial

ACESSO AO CONHECIMENTO. e os Testes dos Três Passos dos Direitos de Autor, de Marca, de Patente e de Desenho Industrial Edson Beas Rodrigues Jr. ACESSO AO CONHECIMENTO e os Testes dos Três Passos dos Direitos de Autor, de Marca, de Patente e de Desenho Industrial São Paulo 2013 Sumário Agradecimentos... 7 Lista de Figuras

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ENCANTADO SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, DESPORTO E TURISMO 14º CANTO DA LAGOA ENCANTADO RS Encantado, março de 2014. OBJETIVO 1. A Administração Municipal de Encantado,

Leia mais

BOLETIM OFICIAL SUPLEMENTO. I Série SUMÁRIO. Número 17. Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

BOLETIM OFICIAL SUPLEMENTO. I Série SUMÁRIO. Número 17. Segunda-feira, 27 de Abril de 2009 Segunda-feira, 27 de Abril de 2009 I Série Número 17 BOLETIM OFICIAL SUPLEMENTO SUMÁRIO CONSELHO DE MINISTROS: Decreto-Legislativo n. 1/2009: Revê a Lei dos Direitos do Autor. 2 I SÉRIE N O 17 SUP. «B.

Leia mais

Decreto-Lei n.º 19/85/M

Decreto-Lei n.º 19/85/M Decreto-Lei n.º 19/85/M de 9 de Março É preocupação da generalidade dos países a preservação da cultura e identidade nacionais, bem como, nas situações em que tradições históricas o justificam, da cultura

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1 Registro: 2012.0000438839 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0145458-59.2011.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes ED COSTA MUSIC COMÉRCIO DE ARTIGOS

Leia mais