APOSTILA DE CONTABILIDADE I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA DE CONTABILIDADE I"

Transcrição

1 FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO APOSTILA DE CONTABILIDADE I - Parte II - Prof. Me. Cassius Klay Silva Santos Monte Carmelo - MG

2 Material de apoio - Contabilidade I Procedimentos Contábeis Anteriormente, trabalhamos a representação contábil por meio de balanços sucessivos, ou seja, a cada nova transação era elaborado um novo balanço patrimonial apresentando as alterações consequentes dessas transações. No entanto, pensando na rotina de uma empresa, em que as transações ou novos fatos contábeis acontecem de maneira simultânea e em grandes volumes, dificilmente seria possível fazer apresentações instantâneas de demonstrativos sucessivos a cada operação. Considere uma empresa e- commerce que diariamente faz inúmeras vendas, seria extremamente difícil elaborar um balanço a cada operação realizada. 2 Os principais usuários da informação contábil também não necessitam dessas informações de maneira sequencial a cada transação, para utilizar as informações econômicas e financeiras basta terem relatórios periódicos sejam eles trimestrais, semestrais, ou anuais. Dessa forma, a maneira mais viável é fazer o controle por meio de contas, em que são utilizadas contas separadas para representar cada elemento que compõem o Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido. Por exemplo, Caixa, Bancos Conta Movimento, Clientes, Fornecedores, Empréstimos, Capital, etc. As contas não representam, necessariamente, uma única forma de transação ou de materiais que são movimentados ao longo das transações contábeis, também podem representar um grupo de itens. Um exemplo de conta que representa um único item seria a conta Caixa onde são registrados movimentações realizadas com dinheiro que está sob porte da empresa, ou dinheiro em mãos. Já conta Móveis e utensílios representa movimentações realizadas com um grupo de bens, podendo ser formado por cadeiras, mesas, máquinas de escrever, computadores, impressoras, calculadoras, armários, etc. No intuito de simplificar a aplicação e os procedimentos contábeis apresentados até o momento é utilizado um item didático que facilita o registro e escrituração contábil, denominado como Razonete, Conta em T, Razonete em T. Se trata de uma representação gráfica (Figura 1), e que consta no topo do gráfico o nome da conta que está sendo representado por ele, e em cada um dos lados serão feitos os lançamentos contábeis, a débito ou a crédito. Figura 1 Representação gráfica do Razonete (Título da Conta) Débito Crédito Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

3 Material de apoio - Contabilidade I Lançamentos Débito e Crédito Como visto na Figura 1, foram incorporados dois novos elementos na forma de contabilização o Débito e o Crédito. Mas afinal o que significa isso? As expressões débito e crédito representam o seguinte: Débito, do latim debes = devido a mim (pertencente a mim); Crédito, do latim credo = confiança, acreditar 3 O lado esquerdo do razonte é o espaço destinado a realização dos lançamentos a débito, ou somente débito. Enquanto o lado direito é destinado para crédito. Quando a soma dos valores lançados a débito são maiores que aqueles lançados a crédito, considera-se que a conta tem um saldo devedor. Quando ocorre o contrário, a soma de valores lançados a crédito são maiores que os valores a débito, tem-se um saldo credor. As funções de débito e crédito tem relação com as movimentações e alterações dos saldos. Por convenção as contas de ativo são classificadas como tendo natureza devedora, isso por que, os lançamentos a débito faz com que o saldo dessa conta aumente, enquanto os lançamentos a crédito reduz o saldo das contas (Figura 2). Coincidentemente as contas de Ativo são representadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial, esse pode ser uma forma de lembrar que as contas do ativo tem seus valores representados por um débito no razonete. Figura 2 Lançamentos Débito e Crédito em contas do Ativo Conta do Ativo Débito Aumenta Crédito Diminui A realização de lançamentos de débito e crédito também tem impacto em contas registradas no Passivo ou Patrimônio Líquido. As contas lançadas nesses grupos patrimoniais tem natureza credora, ou seja, lançamentos a crédito faz que os seus saldos aumentem e a crédito faz que com que sofram redução do valor registrado. As contas de passivo e patrimônio líquido são representadas no lado direito do Balanço Patrimonial, portanto, indicando a origem de seu saldo credor (Figura 3). Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

4 Material de apoio - Contabilidade I Figura 3 Lançamentos Débito e Crédito em contas do Passivo e Patrimônio Líquido Conta do Passivo ou PL Débito Crédito Diminui Aumenta 4 De maneira simplista podemos considerar que o débito representa as aplicações dos recursos (aquisição de bens e direitos), toda vez que aplicamos, ou adquirimos algo com determinada quantia faremos um débito na conta correspondente a operação. O crédito, seguindo a mesma lógica, seria a origem do valor que foi aplicado, uma vez que, ele representa a fonte do montante que foi gasto ou obrigação obtida para a aquisição. Cabe ressaltar, que entre o passivo e o patrimônio líquido existe uma diferença crucial, enquanto não podemos ter obrigações negativas, que seriam representadas por contas do passivo com saldo devedor, o patrimônio líquido pode apresentar tal configuração. A possibilidade de ocorrência de saldos devedores em contas de patrimônio líquido está condicionada ao fato que nesta parte são representados fatos que identificam se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período, quando houver prejuízo este deverá ter saldo devedor, pois representa uma redução no valor do montante empresarial. Outro fato que pode apresentar conta com saldo devedor no Patrimônio Líquido é referente a parte do capital subscrito mas não integralizado por parte dos sócios, o que representa uma redução no valor total do patrimônio líquido. Resumindo, a natureza da conta é o determinante para realização de lançamentos a débitos e créditos e o impacto que este terá de aumento ou redução sobre o saldo constante (Quadro 1) Quadro 1 Mecanismos de débito e crédito Efetua lançamento a Contas Débito Crédito para para Ativo Aumentar Diminuir Passivo Diminuir Aumentar Patrimônio Líquido Diminuir Aumentar Fonte: Iudícibus, 2010 Exceções na forma de contabilização do Patrimônio Líquido Apesar das contas de Patrimônio Líquido terem como regra a natureza credora para seus saldos finais, existem algumas contas que podem ter a natureza devedora e mesmo assim configurar no Patrimônio Líquido nesse caso são denominadas contas redutoras de Patrimônio Líquido. Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

5 Material de apoio - Contabilidade I O exemplo mais comum para essa situação é a conta denominada Capital a integralizar. Esta conta acompanha as transações relacionadas ao capital que é investido pelos sócios na empresa. Toda vez que uma companhia inicia suas atividades ela subscreve o valor do seu capital, isto é, os sócios estipulam em contrato social o valor que incialmente a empresa tem para aplicações antes mesmo de iniciar suas atividades. Esta é uma informação importante para os usuários da contabilidade, pois, representa o montante inicial a ser aplicável na empresa. Entretanto, nem sempre o montante registrado no contrato social é integralizado no ato, ou melhor, não é entregue todos os valores ou bens correspondentes. Dessa forma, é necessário realizar um ajuste na representação do capital, para isso é utilizada a conta Capital a integralizar que na realidade é composta pelos valores ainda a serem entregues para completar o montante registrado anteriormente. Por consequência, o saldo final do capital subscrito reduzido do capital a integralizar resulta no capital integralizado. 5 Denominações: Capital Subscrito: é o montante que os sócios prometeram entregar a sociedade em troca da propriedade das ações ou de suas quotas. Capital a Integralizar ou Capital a Realizar: corresponde à diferença entre o Capital Subscrito (promessas de entrega) e o Capital Integralizado (entrega efetiva) Capital Integralizado ou Capital Realizado: é o valor que os Sócios efetivamente entregaram à sociedade. Pode ser um valor menor que o Capital Subscrito. Exemplo (adaptado de VICECONTI e NEVES, 2013): Três amigos resolvem abrir uma sociedade. Ao elaborarem o contrato social cada sócio se compromete a participar da formação do capital com o valor de $1.500, então o capital subscrito nesse caso será de $4.500 (3x$1.500). Um dos sócios inicialmente realiza depósito de $1.000 na conta da corrente, outro sócio entrega um veículo no valor de $750, e outro sócio integra o caixa da empresa com $ Dessa maneira o valor total entregou, ou melhor, o valor total integralizado foi de $3.250 ($1.000+$750+$1.000). Considerando que no contrato o valor estipulado foi de $4.500 e até o momento foram entregues $3.250, ainda existe um saldo de $1.250 ($ $3.250) a ser entregue pelos sócios em momentos posteriores, esse saldo restante é o compõem a conta de ajuste denominada de Capital a integralizar. O lançamento em razonete seria: Banco Conta Movimento (A) Capital Subscrito (PL) Veículos (A) (1) (1) (1) 750 Capital a Integralizar (PL) Caixa (A) (1) 1250 (1) 1500 Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

6 Material de apoio - Contabilidade I Nesta situação a representação em Balanço Patrimonial ficará da seguinte forma: Balanço Patrimonial - Cia Exemplo S/A Ativo Caixa 1500 Banco Conta Mov Passivo Veículos 750 Patrimônio Líquido Capital Subscrito 4500 Capital a integralizar (1250) 6 Total do Ativo 3250 Total Passivo + PL 3250 Observe o valor do patrimônio líquido nessa situação não é necessariamente o valor registrado como capital e sim a diferença entre os valores, portanto, o PL equivale a $3.250, no exemplo apresentado. Outra exceção que pode ser encontrada nas contas apresentadas no patrimônio líquido é referente a conta Prejuízos Acumulados, diferentemente da conta Lucros Acumulados que tem saldo credor e aumenta o valor correspondente ao total do capital próprio. A conta Prejuízos Acumulados tem saldo devedor e segue a mesma lógica do Capital a Integralizar, ela reduz o saldo total do grupo Patrimônio Líquido, após a apuração dos saldos de todas as contas de receitas e despesas (matéria que veremos mais a frente), o saldo final pode ser devedor nessa situação reconhecendo que houve maior valor gastos com despesas que receitas no período, sua apresentação em balanço patrimonial seria. Balanço Patrimonial - Cia Exemplo S/A Ativo Passivo Caixa 5000 Fornecedores 2850 Banco Conta Mov Clientes 2000 Patrimônio Líquido Mercadorias 1350 Capital Subscrito Veículos 7500 Prejuízos Acumulados (1000) Total do Ativo Total Passivo + PL Métodos das partidas dobradas O método das partidas dobradas é definido como sendo um sistema em que qualquer operação ter o valor debitado idêntico ao valor creditado. Dessa forma considera-se que não existe débito sem crédito e nem crédito sem débito. Ou então, é possível dizer que Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

7 Material de apoio - Contabilidade I os valores de aplicação serão iguais aos valores de origem. A combinação de débitos e créditos realizados em uma transação contábil, é dividido em fórmulas, podendo ser: 1º Fórmula: Um lançamento a débito e um lançamento a crédito; 2º Fórmula: Um lançamento a débito e vários a lançamentos a crédito; 3º Fórmula: Vários lançamentos a débito e um lançamento a crédito; 4ª Fórmula: Vários lançamentos a débito e vários lançamentos a crédito. Independente da quantidade lançamentos realizados tanto a débito ou a crédito, os valores totais após os lançamentos devem ser os mesmo! 7 Exemplos de contabilização 1ª Operação: Constituição da Cia ABC S/A. com subscrição e integralização pelos sócios de $ em dinheiro no dia X. Caixa Capital (1) (1) 2ª Operação: A Cia ABC S/A adquire um edifício por $ com pagamento a vista em X. Caixa Imóveis (1) (2) (2) ª Operação: Adquire mercadorias para revender no valor de $ a prazo. Em X Mercadorias Fornecedores (3) (3) 4ª Operação: Compra um veículo por $ 700, a vista no dia X. Caixa Véiculos (1) (2) (4) (4) Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

8 Material de apoio - Contabilidade I 5ª Operação: Vende 50% do imóvel a preço de custo para outra empresa, a prazo, em X. Títulos a Receber Imóveis (5) 600 (2) (5) 8 6ª Operação: Em X paga $ 800 à fornecedores, em dinheiro. Caixa Fornecedores (1) (2) (6) (3) 700 (4) 800 (6) 7ª Operação: Recebe uma parcela no valor de $ 200, em dinheiro, referente a venda do imóvel. Caixa Titulos a Receber (1) (2) (5) (7) (7) (4) 800 (6) Após todas as transações do período serem realizadas o balanço patrimonial será elaborado com base nos saldos das contas existentes. Observe que as contas com natureza devedora são pertencentes ao ativo, enquanto as de natureza credora compõem o passivo ou patrimônio líquido. Caixa (1) (2) 5000 (1) (2) (5) (7) (4) (6) (3) 1000 Capital Mercadorias Imóveis Títulos a Receber Fornecedores Veículos (5) (7) (6) (3) (4) Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

9 Material de apoio - Contabilidade I Balanço Patrimonial - Cia ABC S/A Ativo Passivo Caixa 2500 Fornecedores 200 Títulos a Receber 400 Mercadorias 1000 Patrimônio Líquido Imóveis 600 Capital 5000 Veículos Total do Ativo 5200 Total Passivo + PL 5200 Balancetes de Verificação O método das partidas dobradas obriga a sempre que houver lançamentos contábeis com saldo devedor, também existiram lançamentos em saldo credor, com os mesmo montantes. Por exemplo: Situação: Uma empresa fabricante de sucos naturais vende um carregamento de 300 garrafas de suco (cada garrafa tem capacidade de 1 Litro ) para um de seus clientes, pelo valor de $ 3,50/L. O contrato de venda estipula um pagamento a vista de 20% do valor, e o restante a prazo. Realize os lançamentos em razonete: Caixa Clientes Mercadoria Saldo Inicial 1050 Explicação: Foram realizados dois débitos e um crédito, mesmo que o número de débitos e créditos seja diferente, o valor final da transação será o mesmo, ou seja, o mesmo montante registrado em débito também foi utilizado em crédito, concluindo o processo das partidas dobradas. Para facilitar o processo de verificação entre os lançamentos contábeis realizados, o que é comum mensalmente, é utilizado um instrumento denominado Balancete de Verificação. Esse método consiste em apresentar separado por cada conta, o total de débitos e créditos realizados, em que o total dos valores de todas as contas somados devem ser iguais. Existem três formas de apresentação do balancete, sendo em a) duas colunas; b) seis colunas e c) oito colunas. Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

10 Material de apoio - Contabilidade I a) Balancete de Verificação em duas colunas O Balancete em duas colunas é a forma mais simples para verificação, nele são identificados os saldos finais de cada conta. Exemplo: Contas Cia Exemplo S/A Balancete de Verificação Devedores Saldos Credores 10 Figura 4 Balancete de Verificação de duas colunas preenchido Fonte: Iudícibus, 2010 a) Balancete de Verificação em seis colunas Essa forma de verificação é mais completa que o balancete de duas colunas, pois apresenta o saldo anterior das contas, o saldo das movimentações dentro do período e o saldo atual. Exemplo: Contas Cia Exemplo S/A Balancete de Verificação em 31/08/20X2 Balancete Anterior Movimento do Balancete Atual Saldos Período Saldos Devedores Credores Débito Crédito Devedores Credores Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

11 Material de apoio - Contabilidade I Figura 5 Balancete de Verificação em seis colunas preenchido CONTAS Fonte: Iudícibus, 2010 BALANCETE ANTERIOR Cia. Brasília de Radiadores Balancete de Verificação em X9 MOVIMENTO DO PERÍODO BALANCETE ATUAL SALDOS SALDOS ATUAIS DÉBITO CRÉDITO DEVEDORES CREDORES DEVEDORES CREDORES CAIXA CONTAS A RECEBER ESTOQUES TERRENOS MÓVEIS E UTENSÍLIOS FORNECEDORES CAPITAL b) Balancete de Verificação em oito colunas Neste formato o balancete apresenta o saldo anterior das contas, as movimentações do período, o saldo destas movimentações e o saldo atual. Se tornando entre as três estrutura a que tem maior quantidade de informação. Exemplo: Contas Cia Exemplo S/A Balancete de Verificação em 31/08/20X2 Balancete Anterior Movimento do Período Balancete Atual Saldos Saldos Saldos Devedores Credores Débito Crédito Devedores Credores Devedores Credores Livro Diário Este é um livro onde são registradas todas as operações de contabilização, em ordem cronológica. Nele contara todas as informações correspondentes às operações. Sua elaboração tem regras determinadas para realização e é um instrumento obrigatório por lei. Obrigatoriamente será composto por, no mínimo as seguintes informações: data do registro, conta(s) a ser(em) debitada(s), conta(s) a ser(em) creditada(s), histórico resumido da operação, valor a ser debitado e valor a ser creditado. Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

12 Material de apoio - Contabilidade I Figura 6 Modelo de livro diário com coluna Livro Diário Empresa Exemplo Ltda. CNPJ: Data Conta a Débito Conta a Crédito Histórico Valor 12/05/2005 Caixa Capital Social 12/05/2005 Caixa Capital Social Integralização do capital referente ao Sócio 1. Integralização do capital referente ao Sócio , , /05/2005 Móveis e Utensílios Capital Social Integralização de parte do capital com um computador, modelo X, do sócio ,00 12/05/2005 Caixa Capital Social Integralização de parte do capital do sócio 2, com móveis para o escritório ,00 Fonte: Bachtold, 2011 Figura 7 Modelo de livro diário sem coluna Fonte: juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade010.asp Livro Razão O livro razão é um instrumento auxiliar ao livro diário, também é obrigatório pela legislação reguladora contábil. A principal diferença entre o livro diário e o livro razão é Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

13 Material de apoio - Contabilidade I que no ultimo, as contas são apresentadas individualmente com suas contabilizações em ordem cronológica, observe a Figura 8 e a Figura 9. Figura 8 Exemplo de Livro Razão 13 Fonte: Araújo e Assaf Neto, 2010 Como observado pode-se considerar a existência de alguns elementos obrigatórios para o processo de controle das contas, como Nome, Data, Histórico da Operação, Valor a débito, Valor a crédito e Saldo. XPTO Comércio Ltda. CNPJ: / Figura 9 Modelo de livro razão preenchido Razão Analítico Conta: Bancos Conta Movimento - Bradesco S/A Data Histórico da Operação Data: Período: Débito Crédito Saldo Saldo Inicial 1.000,00 D Depósito 500, ,00 D Cheque nº , ,00 D Totais 500,00 200, ,00 D Fonte: Bachtold, 2011 Neste livro serão apresentadas todas as contas e suas respectivas movimentações ocorridas dentro do período. Deverá ter entre suas atribuições: adotar idioma e moeda; nacional; possuir clareza e exatidão; não conter rasuras, borrões, emendas, entrelinhas ou transporte para as margens; obedecer à rigorosa ordem cronológica; guardar continuidade; seguir método uniforme de escrituração - Plano de Contas. Posteriormente, o mecanismo de livro impresso foi substituído por softwares e outros meios eletrônicos, entretanto, continuou sendo denominado como livro razão. Para facilitar os controles e tratamentos das contas, estas são codificadas, dessa maneira, Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

14 Material de apoio - Contabilidade I cada conta tem um código único o que padroniza no momento de realização dos controles, tal procedimento deu origem a um plano de contas (Figura 10). Figura 10 Exemplo de Plano de Contas 14 Fonte: Iudícibus, 2010 Contabilidade I Prof. Me. Cassius Klay ADM (1º período)

15 Material de apoio - Contabilidade I Referencias Bibliográficas BACHTOLD, C. Contabilidade Básica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, EQUIPE DE PROFESSORES FEA/USP. Contabilidade Introdutória- Livro Texto. Sérgio de Iudícibus (coord.). 11. ed. São Paulo: Atlas, HENDRIKSEN, E S.; VAN BREDA, M F. Teoria da Contabilidade. Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. 1. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, IUDÍCIBUS, S.; MARTINS, E.; GELBCKE, R.; SANTOS, A. Manual de contabilidade societária. 2.ed. São Paulo: Atlas, LOPES, A. B.; MARTINS, E. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, SZUSTER, N.; CARDOSO, R. L.; SZUSTER, R.; SZUSTER, F.; SZUSTER, F Contabilidade Geral. 4 ed. São Paulo: Atlas, VICECONTI, P. NEVES, S. Contabilidade Básica. 16 ed. São Pulo: Atlas, 2013.

16 Material de apoio - Contabilidade I 16 EXERCICIOS

17 Lista de Exercícios - Contabilidade I 1- Indique, através dos itens relacionados abaixo, se a conta tem natureza devedora (D) ou credora (C).) ( ) Depósitos em Bancos ( ) Capital Próprio ( ) Empréstimos Bancários ( ) Capital de Terceiros ( ) Estoques ( ) Duplicatas a Pagar ( ) Capital ( ) Imóveis de Aluguel ( ) Duplicatas a Receber ( ) Empréstimos Concedidos às Associadas ( ) FGTS a Pagar ( ) Empréstimos Concedidos aos Sócios ( ) Equipamentos ( ) Contas a Receber ( ) Ações ( ) Instalações ( ) Investimentos em Outras ( ) Contas a Pagar Empresas ( ) Lucros Acumulados ( ) Financiamentos a Pagar ( ) Salários a Pagar ( ) Fornecedores de Mercadorias ( ) Prédios ( ) Máquinas ( ) Terrenos ( ) Veículos ( ) Ferramentas ( ) Impostos a Pagar Qual dos itens a seguir indica o correto funcionamento do mecanismo do débito e do credito nas contas do Patrimônio Líquido? a) Os aumentos são registrados por créditos e as diminuições por débitos. b) Os aumentos são registrados por débitos e as diminuições por créditos. c) Os prejuízos são registrados por créditos e os lucros por débitos. d) Tudo que entra debita, tudo que sai credita. 3- Um débito numa conta do Ativo e um crédito simultâneo de igual valor numa conta do Patrimônio Líquido podem indicar: a) Contração de uma dívida b) Compra de um veículo c) Aumento do capital Social d) Desinvestimento de Capital 4- Aumentando os saldos das contas do Patrimônio Líquido, Ativo e Passivo, os lançamentos efetuados que representem, pela ordem: a) Crédito, débito e crédito; b) Débito, débito e crédito; c) Crédito, crédito e débito;

18 Lista de Exercícios - Contabilidade I d) Débito, crédito e débito; e) Crédito, crédito e crédito. 5- O saldo da conta é determinado: a) Pela soma dos valores debitados b) Pela soma dos valores creditados c) Pelo valor do último lançamento d) Pela diferença entre valores debitados e creditados Faça os lançamentos abaixo em razonete, e monte o balanço patrimonial: a) Constituição de uma empresa com a integralização de R$ ,00 em dinheiro. b) Compra de mercadoria para revenda no valor de R$ 8.000,00, sendo pago R$ 2.000,00 à vista, e o restante a prazo. c) Compra de um veículo por R$ ,00 à vista. d) Compra a prazo de mercadoria para revenda no valor de R$ 6.000,00. e) Pagamento de R$ 3.000,00 ao fornecedor. 7- Faça a contabilização em razonete das situações abaixo, e ao término elabore um balanço patrimonial. 02/01 Carlos, Alberto e José Silva resolveram organizar uma empresa, em 15-1-X1, que denominaram Irmãos Silva & CIA. Ltda, com um capital integralizado, no ato, em moeda corrente, de $ (em $ mil). 18/01 Compra de um imóvel por $ pago da seguinte forma: $ em dinheiro e o restante mediante uma promissória com vencimento para 18-3-X2. 19/01 Compra, a vista, alguns móveis necessários para utilização na empresa, como sofá, armários, etc. por $ /01 Compra equipamentos para uso próprio, a prazo, $ /01 Adquire mercadorias para revenda, no valor de $7.000, sendo 50% a vista e o restante a prazo. 27/01 Os três sócios aumentaram o capital da empresa no valor de $ , sendo entregue uma moto no valor de $3.500, e o restante depositado em conta corrente. 30/01 Compra, a vista, da Cia. B, de $ em mercadorias para revenda.

19 Lista de Exercícios - Contabilidade I 8- A Cia Alfafa está sendo constituída, os sócios subscrevem um capital de $76.000, com a integralização inicial de $ em dinheiro. Sabendo sobre a forma de abertura de capital da Cia Alfafa faça a contabilização e elabore o balanço patrimonial inicial da companhia Considerando o balanço, os razonetes contabilizados e as informações apresentadas no exercício anterior, considere que os sócios da Cia Alfafa, resolvem integralizar mais uma parte do capital com a incorporação de um veículo no valor de $ Faça a contabilização desta operação em razonete e apresente como ficará o novo balanço patrimonial da Cia Alfafa. 10- Ainda considerando as informações apresentadas nos exercícios 8 e 9. Os sócios da Cia Alfafa resolvem integralizar o restante do capital com a entrega de um terreno. Além dessa operação foram compradas algumas mercadorias para revenda no valor de $5.000, a prazo. Realize a contabilização dos novos fatos nos razonetes em T e apresente o balanço patrimonial com as novas informações incorporadas. 11- Uma empresa inicia suas atividades com um acordo entre os dois sócios de que cada um faça a entrega entre bens e valores de $5.000, com a totalização de um capital no valor de $ Incialmente os sócios concordaram em integralizar uma parte dos valores sendo um veículo de $3.700, $1400 em dinheiro para constituir o caixa da empresa e abertura de uma conta com $500 para fundo de reserva. Levando em consideração as informações apresentadas faça a contabilização da abertura de capital em razonete e elabore o balanço patrimonial da empresa que está sendo constituída. 12- Quatro amigos do curso de graduação da Fucamp resolvem investir em um negócio juntos, em que se tornaram sócios. A ideia inicial dos amigos era de abrir uma nova lanchonete no campus. Para isso calcularam o que seria necessário para o investimento inicial, e pelos cálculos identificaram um necessidade de $8.000 no total, divido em partes iguais para cada um deles. Cada sócio ficou responsável por integralizar 25% do valor.

20 Lista de Exercícios - Contabilidade I Para iniciar as operações alguns itens e valores da foram integralizados pelos sócios da seguinte forma: Sócio 1: Integralizou $1.000 em dinheiro para constituir o caixa da empresa; Sócio 2: Entregou móveis para serem utilizadas na lanchonete no valor de $500, e também uma moto no valor de $1.500 para ser utilizada em possíveis transporte de mercadorias. 20 Sócio 3: Depositou $1.500 na conta corrente que abriram para a empresa. Sócio 4: Comprou algumas mercadorias para compor o estoque da lanchonete no valor de $1.200, e entregou tais mercadorias como parte da integralização do capital. Com base nas informações apresentadas faça o que se pede: a) Contabilize a integralização dos investimentos iniciais da lanchonete. b) Apresente o Balanço Patrimonial da empresa após a integralização e abertura do capital 13- Uma sociedade empresarial teve somente parte do seu Capital Social integralizado. No exercício social seguinte, um dos sócios decidiu integralizar a quantia de R$ ,00 através da transferência de um imóvel para a sociedade. O registro contábil correto desta operação é: a) D- Imóveis R$ ,00 C- Capital Social R$ ,00. b) D- Capital a Integralizar R$ ,00 C- Capital Social R$ ,00. c) D- Bancos C/ Movimento R$ ,00 C- Capital a Integralizar R$ ,00. d) D- Imóveis R$ ,00 C- Capital a Integralizar R$ ,00. e) D- Imóveis R$ ,00 C- Capital a Integralizar R$ ,00.

21 Lista de Exercícios - Contabilidade I 14- A seguir, serão apresentadas, cronologicamente, as transações da Empresa Comercial Revenda, que tem como objeto social a venda de peças pra reparo: 03/01 constituição do capital inicial no valor de $ , sendo 50% em dinheiro e o restante com a entrega de um veículo (40%) e móveis diversos para uso na empresa (10%); 05/01 compra de um terreno, a vista, no valor de $ , para a construção da sede da empresa; 21 10/01 Vende metade do terreno pelo preço de custo, a prazo; 15/01 Compra, a prazo, da Cia. X, de $ em peças para reparos para serem revendidas; 20/01 Recebe em dinheiro $ 2.500, relativos à venda do terreno em 10-1-X1; 25/01 Paga $ à Cia. X pela compra efetuada em 15-1-X1. Pede-se: a) Faça a contabilização dos fatos apresentados em razonetes em T. b) Elabore um balanço patrimonial ao término do exercício. 15- Cia. Solimões uma revendedora de móveis, teve as seguintes ocorrências contábeis: 1. Recebe de seus acionistas o valor de $ , para integralização do capital inicial, e o deposita no Banco do Sul S.A.; 2. Adquire da Indústria Jota de Móveis Ltda. diversos móveis para comercialização, no total de $ 8.000, sendo $ pagos em cheque e $ a prazo; 3. Adquire um veículo da Cia. Veloz de Veículos, para entrega de mercadorias, no valor de $ 2.000, sendo 50% a vista (cheque) e 50% a prazo; 4. Emite um cheque de $ 200, valor a ser mantido em Caixa, para o pagamento de pequenas contas; 5. Vende mercadorias ao preço de custo de $ 4.000, a vista (recebido em dinheiro); 6. Deposita $ no Banco do Sul S.A., resultantes da venda anterior; 7. Adquire móveis para uso próprios nas dependências da empresa, no valor de $2.700, a prazo.

22 Lista de Exercícios - Contabilidade I 8. Adquire um terreno onde deverá ser futuramente construído o edifício que abrigará a loja e o escritório da empresa. O preço combinado foi de $ , tendo sido entregue um cheque de $ no ato e emitidas e o restante será pago mediante um financiamento; 9. Paga $ à Indústria Jota de Móveis Ltda. (liquidação do saldo devedor refere à compra de mercadorias a prazo); Adquire mercadorias da Indústria Alfa de Móveis Ltda para comercialização, no valor de $ 4.000, metade a vista (cheque) e metade para pagamento no prazo de 60 dias; 11. Liquida dívida contraída com a aquisição de veículo, mediante a entrega de cheque no valor de $ 1.000; 12. Adquire mesas, cadeiras, máquina de escrever e calculadora para uso próprio em seu escritório/loja, ao preço total de $ 600, pago em cheque. Pede-se: a) Faça a contabilização das ocorrências contábeis em razonetes; b) Elabore o balanço patrimonial após as transações 16- As operações realizadas pela Cia. Rio Branco, empresa que comercializa materiais, em junho/x4, foram as seguintes: DATA OPERAÇÃO 05/06 Integralização do capital de ; 07/06 Compra a prazo de $ de materiais, da Cia. Aroeira; 10/06 Pagamento, ao inventor, de $ por uma patente; 13/06 Compra, a vista, de $ 927 de materiais; 18/06 Compra de um terreno por $ 6.250, sendo $ a vista e $ financiados; 22/06 Compra de materiais no valor de $ 1.128, a prazo, da Cia. Yale; 25/06 Pagamento dos materiais adquiridos no dia 7/06; 30/06 Pagamento de $ 500 pela compra do dia 22/06; 30/06 Aumento de capital social em $ sendo 50% em dinheiro e o restante a ser integralizado em 30 dias. Pede-se: a) Faça o lançamento das operações em razonetes; b) Levantar o Balancete de Verificação de 02 colunas em 30/06/X4; c) Apresentar o Balanço em 30-6-X4.

23 Lista de Exercícios - Contabilidade I 17- A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão S.A., em janeiro/x2 (em $): 1. investimento inicial de capital no valor total de $ em dinheiro; 2. compra a vista de móveis e utensílios, na importância de $ 2.000; 3. compra de peças para reparos, nas seguintes condições: $ 500 a vista e $ a prazo; venda a prazo de $ 700 de peças para reparos, pelo preço de custo; 5. compra de um veículo, a prazo, por $ 600, mediante financiamento 6. pagamento de 50% da dívida relativa à compra de peças para reparos; 7. investimento adicional dos sócios, aumentando o capital em mais $ 5.000, sendo $ em dinheiro e $ em peças para reparos; 8. venda a vista de $ 200 em peças para reparos, pelo preço de custo; 9. recebimento do valor da venda a prazo referente ao item 4; 10. obtenção de um empréstimo, depositado pelo banco na conta corrente da empresa, no último dia do mês de janeiro/x2, no valor de $ 5.000, Pede-se: a) registrar as operações nos razonetes; b) levantar um Balancete de Verificação (de duas colunas); c) elaborar o Balanço, 18- Em 1º-7-X4, a empresa Gama iniciou suas atividades, tendo realizado as seguintes operações (em $): Julho X4 1. Entrega de $ em dinheiro, de um Capital total subscrito de $ ; 2. compra de móveis e utensílios por $ , a prazo mediante nota promissória; 3. compra de mercadorias, a vista, por $ ; 4. compra de $ de mercadorias, a prazo, da Cia. Alfa; 5. venda a vista, pelo custo, de mercadorias por $ ;

24 Lista de Exercícios - Contabilidade I 6. pagamentos de $ à Cia. Alfa e de $ da dívida relativa à compra de móveis e utensílios; 7. compra de um terreno por $ , sendo $ em dinheiro e o restante via financiamento; 8. compra de mercadorias, a prazo, da Cia. Beta, no valor de $ ; venda de mercadorias, a vista, pelo preço de custo de $ ; 10. pagamentos de $ à Cia. Beta e $ pelo terreno adquirido anteriormente. Pede-se: a) lançar as operações em razonetes; b) levantar um Balancete de Verificação (de duas colunas) em 31-7-X4; c) elaborar o Balanço Patrimonial em 31-7-X O Balancete de Verificação da Aurora Serviços Ltda., em X5, estava constituído pelos saldos das seguintes contas (em $): Durante dezembro, foram realizadas as seguintes operações: Dezembro 5 compra de móveis e utensílios nas seguintes condições: parte a vista, $ 5.000; parte a prazo, no valor de $ ; Aurora Serviços Ltda. Balancete de Verificação em X5 Nome da conta Saldos em $ Devedores Credores Caixa Depósitos Bancários Clientes Estoques Imóveis Fornecedores Dividendos a Pagar Capital Lucros Acumulados Total

25 Lista de Exercícios - Contabilidade I 7 Paga parte de Fornecedores, por meio de um cheque emitido no valor de $ 6.000; 10 venda a prazo de parte do imóvel pelo preço de custo, por $ ; 12 pagamento de parte de Fornecedores, da seguinte forma: em dinheiro, $ 3.000; em cheque, $ 3.000; 15 aumento do capital social em $32.000, sendo $ em dinheiro, e um depósito bancário de $ ; venda de materiais, a prazo, pelo preço de custo, $ 4.000; 18 recebimento, em dinheiro, de Clientes, $ 6.000; 20 recebe o valor de $7.000 via deposito bancário de vendas realizadas a prazo para alguns clientes; 21 pagamento, em dinheiro, para Fornecedores no valor de $ 3.000; 23 pagamento de dividendos aos acionistas, em cheques, $ ; 26 paga dívidas com Fornecedores vencidos no dia 26/12 em dinheiro, no montante de $ 4.000; 30 compra de materiais para estoque, a prazo, $ Pede-se: a) abrir os razonetes com os saldos inicias; b) fazer os lançamentos das operações de dezembro em razonetes; c) levantar o Balancete de Verificação de 06 colunas em X5 (Página seguinte); d) elaborar o Balanço em X5.

26 Lista de Exercícios - Contabilidade I BALANCETE DE VERIFICAÇÃO DAS CONTAS DO RAZÃO EM: / / EMPRESA: CONTAS SALDOS ANTERIORES MOVIMENTO DO PERÍODO SALDOS ATUAIS Devedores Credores Devedores Credores Devedores Credores 26

27 Lista de Exercícios - Contabilidade I 20- A Cia. Alfa iniciou suas atividades em 1º-1-X1 e dedica-se à comercialização de móveis para escritório. Seu Capital social de $ encontra-se integralizado em apenas 50%. Em 31-1-X1, apresentava os saldos das seguintes contas em seu Balancete de Verificação (em $): Cia. JKL Balancete de Verificação em X4 Saldos em $ Nome da Conta Devedores Credores Caixa Imóveis Fornecedores Móveis e Utensílios Financiamento de Imóveis Capital Capital a Integralizar Terrenos Total Durante o mês de fevereiro foram realizadas as seguintes operações: 1. Aquisição de diversos móveis para comercialização (mercadorias), no total de $ , sendo 70% a prazo; 2. Aquisição de quatro veículos para entrega de mercadorias a $ cada, a prazo mediante financiamento; 3. Abertura de conta bancária no Banco Beta, mediante o depósito de $ ; 4. Venda, pelo valor de custo, de 80% do terreno à Cia. Gama, recebendo em troca $ em dinheiro e uma obra de arte avaliada em $ ; 5. Integralização do Capital Social em dinheiro, no valor de $ , depositado no Banco Beta; 6. Pagamento, em cheque, de $ das dívidas contraídas na aquisição do imóvel (Financiamento de Imóveis). 7. Venda de metade das mercadorias a vista, por $ (preço de custo); 8. Compra de $ de mercadorias, sendo 20% a vista; o restante a prazo; 9. Obtenção, no último dia de fevereiro, de $ de empréstimo no Banco Beta; Com base nesses dados, pede-se: a) Efetuar o lançamento dos saldos iniciais e das operações nos razonetes;b) Elaborar o Balancete de Verificação de duas colunas; e c) Elaborar o Balanço Patrimonial.

28 Lista de Exercícios - Contabilidade I 21- A Cia Zeta presta serviços de reparos em aparelhos de comunicação, em Novembro de 20X1, apresentava os seguintes saldos de conta : Caixa 30 Veículos 65 Fornecedores 100 Capital Clientes 140 Lucros Acumulados 50 Bancos Conta Movimento 55 Móveis e Utensílios 70 Impostos a pagar 10 Empréstimos Bancários Transações no mês de dezembro de 20X1 1/12 - Compra mercadorias da Cia Fornece para utilizar em suas operações no total de $40, sendo pago $10 a vista e o restante a prazo. 07/12 Recebe de clientes, o valor de $5 em dinheiro, de vendas realizadas a prazo anteriormente. 10/12 Adquire um terreno no valor de $80, mediante financiamento; 18/12 Paga prestação de $40, via transferência bancária, de empréstimos bancários que está devendo. Pede-se: a) Elabore um balancete de verificação em 2 colunas em Novembro/X1 b) Identifique o valor do capital c) Abra os razonetes com a posição de Novembro/X1 d) Faça as contabilizações de dezembro em razonetes em T e) Preencha o livro diário e identifique as fórmulas das operações f) Elabore um balanço patrimonial ao término de dezembro/x1 Livro Diário Empresa: Data Conta a Débito Conta a Crédito Histórico Valor

29 Lista de Exercícios - Contabilidade I 22- Em 30/11 a Cia Paulista apresentava os seguintes saldos de suas contas patrimoniais: Banco Conta Movimento 5000 Lucros Acumulados (PL) 3000 Impostos a Recolher 2200 Veículos Capital Fornecedores Móveis e Utensílios Empréstimos Bancários Estoques 1700 Clientes Durante o mês de Dezembro ocorreram as seguintes transações 05/12 Compra peças para estoque pagando $100 por meio de cheque e $200 a prazo; 15/12 Emite cheque no valor de $2.000 para formação de cheque 20/12 Os sócios elevam o capital da empresa em mais $5.000, com as seguintes condições, aproveitamento de Lucros Acumulados em $2.000, integralização de $1.500 em dinheiro e $1.500 na entrega de móveis e utensílios; 26/12 Paga em dinheiro ao Banco do Brasil, prestação no valor de $1.300, referente a empréstimo bancário contraído anteriormente; 31/12 Recebe em dinheiro uma duplicata de Santos e Cia, por vendas realizadas a prazo anteriormente, no valor de $ Pede-se: a) Abrir os razonetes em T com os saldos apresentados em 30/11 b) Elaborar um balancete de verificação em duas colunas na posição 30/11 e obter o valor do Capital; c) Contabilizar as operações do mês de Dezembro; d) Preencher o livro diário; e) Classificar as operações contábeis em 1º, 2º 3º ou 4º fórmula. f) Elaborar um balancete de verificação em 06 colunas após as transações. g) Elaborar um Balanço Patrimonial

30 Lista de Exercícios - Contabilidade I Balancete de Verificação (02 colunas) Cia S/A Balancete de Verificação Contas Saldos Devedores Credores 30 Livro Diário Livro Diário Empresa: Data Conta a Débito Conta a Crédito Histórico Valor

31 Lista de Exercícios - Contabilidade I BALANCETE DE VERIFICAÇÃO DAS CONTAS DO RAZÃO EM: / / EMPRESA: CONTAS SALDOS ANTERIORES MOVIMENTO DO PERÍODO SALDOS ATUAIS Devedores Credores Devedores Credores Devedores Credores 31

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE I PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE 1) O que é contabilidade e qual o seu objetivo? 2) Onde a contabilidade pode ser aplicada? 3) Quais são os usuários

Leia mais

Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas

Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas Exercício 3.1 A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão S/A, em janeiro/x2

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES

Leia mais

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas Unidade IV Unidade IV 4 PARTIDAS DOBRADAS DÉBITO E CRÉDITO Método das partidas dobradas Em qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA

Leia mais

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado.

Pede-se: Efetuar os lançamentos no livro diário e no livro razão, encerrando as contas de resultado. CONTABILIDADE BÁSICA I 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE IV VARIAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 1) A seguir estão mencionadas as transações da Empresa Petrópolis Ltda., organizada em 1º de dezembro de 2015: 01

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

Contabilidade Básica - Material 4 - Prof. Marcos César Bottaro

Contabilidade Básica - Material 4 - Prof. Marcos César Bottaro Contas Anteriormente registramos cada uma das operações contábeis diretamente no balanço patrimonial. Contudo, na prática, cada uma dessas operações ocorre inúmeras vezes no decorrer de um único dia, tornando

Leia mais

Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas. Profa. Daciane de Oliveira Silva

Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas. Profa. Daciane de Oliveira Silva Procedimentos contábeis: segundo o método das partidas dobradas Profa. Daciane de Oliveira Silva Procedimentos contábeis Na aula 2, foi preparado um balanço após a ocorrência de cada operação da empresa.

Leia mais

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00 Página 1 Procedimentos Básicos de Escrituração Escrituração é a técnica que consiste em registrar nos livros próprios, todos os fatos contábeis ocorridos numa empresa. A escrituração inicia-se pelo livro

Leia mais

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE

Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade III CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades: Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem

Leia mais

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos

Leia mais

Unidade II. 4. Compra de automóvel para entrega por R$ 200 a prazo.

Unidade II. 4. Compra de automóvel para entrega por R$ 200 a prazo. Unidade II Unidade II 2 BALANÇOS SUCESSIVOS COM OPERAÇÕES QUE ENVOLVEM CONTAS DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Este processo baseia-se no fato de que, após a realização de uma operação, é feito um

Leia mais

Contabilidade Financeira e IFRS

Contabilidade Financeira e IFRS Contabilidade Financeira e IFRS Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender As Principais causas da variação do Patrimônio Líquido; O Período contábil As Normas

Leia mais

AS VARIAÇÕES DO PATRIMÓNIO LÍQUIDO. Abaixo estão mencionadas as transações da Cia. Petrópolis, organizada em 1º de setembro de X1:

AS VARIAÇÕES DO PATRIMÓNIO LÍQUIDO. Abaixo estão mencionadas as transações da Cia. Petrópolis, organizada em 1º de setembro de X1: AS VARIAÇÕES DO PATRIMÓNIO LÍQUIDO Exercício 4.1 Abaixo estão mencionadas as transações da Cia. Petrópolis, organizada em 1º de setembro de X1: 1 - integralização, em dinheiro, do capital social, $ 10.000;

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Contas (2) Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Conceito de Débito e Crédito Não confundir termos da linguagem

Leia mais

SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena

SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena Em cada questão, marque o item correto: 1. O princípio contábil que atribui às entidades personalidade própria, distinta da dos sócios, é o princípio da:

Leia mais

DEFINIÇÃO PLANO DE CONTAS CONTAS AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS

DEFINIÇÃO PLANO DE CONTAS CONTAS AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS CONTAS TRADICIONALMENTE USADAS DEFINIÇÃO AULA 2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL CONSISTE EM REGISTRAR OS FATOS CONTÁBEIS (OU SEJA, AQUELES QUE MODIFICAM A COMPOSIÇÃO OU O VALOR DO PATRIMÔNIO DA ENTIDADE) EM DOIS LIVROS:

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade IV 20 RESOLUÇÃO DE UM EXERCÍCIO COMPLETO 5 Resolução de um exercício completo elaborado conforme a legislação em vigor. Todos os demonstrativos contábeis já

Leia mais

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 AS RESPOSTAS ESTÃO DE VERMELHO. O BALANÇO PATRIMONIAL - EXERCÍCIOS 1) Aponte a alternativa em que não

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS AULA 9: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Disciplina: Contabilidade introdutória Professor: Thaiseany de Freitas Rêgo Mossoró-RN 2017 1 MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO Partidas simples Partidas dobradas Registro de

Leia mais

Parte II Técnicas Contábeis

Parte II Técnicas Contábeis Parte II Técnicas Contábeis Técnicas Contábeis Funções da Contabilidade As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio

Leia mais

Prof Flávio S. Ferreira

Prof Flávio S. Ferreira Prof Flávio S. Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com 1 O registro nas Contas Na Contabilidade, para registro das operações, é adotado o MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

Leia mais

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva

Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva Noções sobre balanço patrimonial Profa. Daciane de Oliveira Silva Estática patrimonial: o balanço O balanço patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar

Leia mais

ATIVO PASSIVO AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMPARAÇÃO ENTRE O ATIVO (A) E O PASSIVO (P)

ATIVO PASSIVO AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMPARAÇÃO ENTRE O ATIVO (A) E O PASSIVO (P) AULA 1 - DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE É A CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA O PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES E SUAS VARIAÇÕES AO LONGO DO TEMPO ENTIDADE: TODA A PESSOA JURÍDICA QUE POSSUI UM PATRIMÔNIO. PODE SER UMA EMPRESA,

Leia mais

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena www.editoraferreira.com.br 2. 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade III CONTABILIDADE Objetivos Praticar os conceitos até aqui discutidos. Enxergar a aplicação da legislação vigente na prática. Exercício completo Vimos em unidades anteriores

Leia mais

Razonete e Balancete. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN

Razonete e Balancete. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN Razonete e Balancete Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Razonete Também denominada gráfico em T ou conta em T, o razonete - uma versão simplificada do

Leia mais

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação:

EXERCÍCIOS TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Valbertone Fonte CFC. RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO: 1 - Podemos considerar como fato permutativo a transação: a) compra de galpão para a fábrica. b) venda de mercadoria a prazo. c) pagamento de salários administrativos. d) pagamento

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) 1 de 8 31/01/2015 14:50 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e

Leia mais

Curso de Contabilidade Básica. Professor André Gomes

Curso de Contabilidade Básica. Professor André Gomes Curso de Contabilidade Básica Professor André Gomes Dispuseste todas as coisas, com peso, número e medida Livro da sabedoria, XI,21 CONCEITO Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio do ponto de

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes:

EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes: EXERCICIOS SOBRE DFC As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em 31.12.X2, eram os seguintes: ATIVO X1 X2 PASSIVO X1 X2 Disponível 3.000 1.500 Fornecedores 54.000

Leia mais

- Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores.

- Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores. - Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores. - Sociedade Limitada Na Sociedade Limitada o capital

Leia mais

Contabilidade Financeira e IFRS

Contabilidade Financeira e IFRS Contabilidade Financeira e IFRS Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Os procedimentos contábeis básicos ; As técnica de Balanços Sucessivos ; O Método

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação

Leia mais

CONTAS DE RESULTADO OPERAÇÕES A VISTA A PRAZO RECEITA + CAIXA + DUPLICATAS A RECEBER DESPESA - CAIXA + CONTAS A PAGAR

CONTAS DE RESULTADO OPERAÇÕES A VISTA A PRAZO RECEITA + CAIXA + DUPLICATAS A RECEBER DESPESA - CAIXA + CONTAS A PAGAR 1/5 CONTAS DE RESULTADO RECEITAS As Receitas correspondem às vendas de produtos, mercadorias ou prestação de serviços. No Balanço Patrimonial, as receitas são refletidas através da entrada de dinheiro

Leia mais

Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II

Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II Prova AFRFB/2009 Contabilidade Parte II Elias Cruz Toque de Mestre www.editoraferreira.com.br Já de posse do Edital ESAF Nº 01, de 14 de janeiro de 2010, que altera/anula questões da Prova AFRFB 2009,

Leia mais

www.editoraatlas.com.br

www.editoraatlas.com.br www.editoraatlas.com.br 6278curva.indd 1 04/04/2011 11:11:12 Equipe de Professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Contabilidade Introdutória Manual do Professor Coordenação

Leia mais

Contabilidade Geral Prova 2 Gabarito 1 Questão 01 A questão solicita que o candidato indique a afirmativa incorreta, que é encontrada na alternativa c : No ativo, as contas serão dispostas em ordem crescente

Leia mais

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas:

03. Para Ativo (A), Passivo (P) e Patrimônio Líquido (PL), observe as sequências lógicas: TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. A Contabilidade é uma ciência: a) exata, pois tem como pressuposto a precisão e veracidade apresentada em seus relatórios financeiros

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS

BALANÇO PATRIMONIAL GRUPO E SUBGRUPOS U N I V E R S I D A D E E S T A D U A L D E G O I Á S (Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE - GO de 20 de abril de 1999) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS

Leia mais

Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático,

Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático, O balanço patrimonial Analisaremos nesse ponto, o Balanço Patrimonial de uma entidade, no sentido teórico didático, para fins de compreensão. Representação gráfica do patrimônio O Patrimônio é representado

Leia mais

8.000 ATIVO CIRCULANTE

8.000 ATIVO CIRCULANTE BALANÇO PATRIMONIAL DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO Ativo X0 X1 Receita de Vendas 8.000 ATIVO CIRCULANTE 500 2.150 (-) CPV -5.000 Caixa 100 1.000 Lucro Bruto 3.000 Bancos 200 100 (-) Despesas financeiras -1.500

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

FÓMULAS DE LANÇAMENTOS

FÓMULAS DE LANÇAMENTOS LANÇAMENTO CONTÁBIL Denominação que se dá ao registro de um fato contábil. Para o lançamento utilizaremos o método das partidas dobradas. O princípio fundamental desse método é o de que não há devedor

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo Balanço Patrimonial conteúdo - características aplicação de recursos - Ativo origem de recursos - Passivo estrutura geral estrutura do Ativo estrutura do Passivo Características Principal demonstrativo

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Page 1 of 6 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) Até 31.12.2007, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) era obrigatória para as companhias abertas e para as companhias

Leia mais

1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200

1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis ALUNO(A): Exercício : a. preencha os balancetes: TURMA 6º CCN AULA 04 e 05 Turno/Horário

Leia mais

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Empréstimos e Financiamentos

Empréstimos e Financiamentos Empréstimos e Financiamentos 1. Introdução São operações realizadas entre a empresa e instituições financeiras, visando tomar destas, recursos para investimentos (imobilizações) ou capital de giro, mediante

Leia mais

105 Ciências Contábeis

105 Ciências Contábeis UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS MINI CURRÍCULO Euclides Reame Junior Nascido em Ibitinga - SP Mestre em Engenharia de Produção USP São Carlos Pós graduado em Marketing ESPM São Paulo Graduado em: Ciências Contábeis e Adm. de Empresas

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL. PROFª: Gitano Souto Silva

REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL. PROFª: Gitano Souto Silva REPRESENTAÇÃO GRAFICA; TERMINOLOGIA CONTÁBIL; E TIPOS DE CAPITAL PROFª: Gitano Souto Silva BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que evidencia, por meio das contas PATRIMONIAIS

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca Page 1 of 5 COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL Júlio César Zanluca Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro

Leia mais

Resoluções de questões- Tropa de Elite Contabilidade Alexandre Américo Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Resoluções de questões- Tropa de Elite Contabilidade Alexandre Américo Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Resoluções de questões- Tropa de Elite Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. CURSO AGORA EU PASSO TROPA DE ELITE CURSO DE RESOLUÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA I CONTEÚDO DO PROGRAMA: 1. Noções gerais de Contabilidade Evolução histórica da Ciência Contábil. Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade. 2. A Estática Patrimonial: O significado

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

1.1 A Cia Contábil, no final do exercício em 31/12/X8, apresentava um saldo de R$ na conta de clientes.

1.1 A Cia Contábil, no final do exercício em 31/12/X8, apresentava um saldo de R$ na conta de clientes. 1- Exercícios 1.1 A Cia Contábil, no final do exercício em 31/12/X8, apresentava um saldo de R$ 150.000 na conta de clientes. ATIVO Disponibilidades $ 5.000 Clientes $ 150.000 (-) Prov. Devedores Duvidosos

Leia mais

Balanço patrimonial da Holding S.A. antes da cisão parcial: Ativos $ Passivos $

Balanço patrimonial da Holding S.A. antes da cisão parcial: Ativos $ Passivos $ CISÃO 1 INTRODUÇÃO A cisão é um processo no qual uma companhia transfere parcelas de seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA DFC DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA Base Legal CPC 03 e Seção 07 da NBC TG 1.000 O presente auto estudo embasará os conceitos e procedimentos técnicos contemplados no CPC 03 (IFRS Integral) e na Seção 07

Leia mais

Receita Federal. Contabilidade Lista 2. Prof. Anderson Exercícios:

Receita Federal. Contabilidade Lista 2. Prof. Anderson Exercícios: 5.2 - Exercícios: 01. (AFTE/RN 2005 ESAF) Assinale a opção que responde corretamente à questão. ***AJUSTADA*** São grupos e subgrupos que fazem parte do ativo no balanço patrimonial: a) Circulante, Créditos,

Leia mais

Contabilidade Prof. João Carlos

Contabilidade Prof. João Carlos EXERCÍCIOS Débito e Crédito 02 (solução) Contabilidade Prof. João Carlos Em 01/10/2012, oito pessoas resolveram organizar uma empresa de consertos de aparelhos de pesca, a qual denominou o nome de Paraíso

Leia mais

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo.

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. a. Máquina adquirida por $18.000, com vida útil estimada de 15 anos e valor residual $3.000. b. Veículo adquirido por $30.000, com vida

Leia mais

Dicas 02. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas. Profs. Gustavo e Vicente 1

Dicas 02. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas.  Profs. Gustavo e Vicente 1 Contabilidade Geral Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas www.pontodosconcursos.com.br Profs. Gustavo e Vicente 1 Classificações do ativo Além de classificar a conta como ativo, precisamos ser proficientes

Leia mais

Aula 07 Análise TCU III

Aula 07 Análise TCU III Sumário 1 TCRO Auditor CESPE 2013 - Questão 096 - Análise de Demonstrações Contábeis... 2 2 TCRO Auditor CESPE 2013 - Questão 097 - Análise de Demonstrações Contábeis... 2 3 TCU Analista (CESPE/ 2008)

Leia mais

EXECÍCIOS Módulo B. Patrimônio

EXECÍCIOS Módulo B. Patrimônio EXECÍCIOS Módulo B Patrimônio EXERCÍCIO 1 Classifique os elementos em: A - Bens, direitos ou obrigação B positivo ou negativo C Ativo ou Passivo Fonte: Ribeiro1999 elementos A B C Computador Estante Duplicatas

Leia mais

Analista e Auditor da Receita

Analista e Auditor da Receita Analista e Auditor da Receita Contabilidade Geral Básica Com o Professor Eugenio Montoto Site: www.eugenio.pro.br www.youtube.com/eugeniomontoto Email: professoreugeniomontoto@gmail.com 21/02/2016 1 Módulo

Leia mais

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$:

2. No Balanço Patrimonial Consolidado, o Ativo Circulante será em R$: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária 2 Profª.: Márcia

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /07

RESOLUÇÃO CFC Nº /07 RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.115/07 Aprova a NBC T 19.13 Escrituração Contábil Simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

Avaliação de Investimentos

Avaliação de Investimentos Avaliação de Investimentos 1) A Cia. Investidora adquiriu por $ 72.000, em 31-12-1, 60% das ações da Cia. Investida, cujo patrimônio líquido nessa data era de $ 120.000. Em 31-12-2, a Cia. Investida apurou

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO- DVA FLUXOGRAMA 1 3 (1 2) 5 (3 4) 7 (5+6)

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO- DVA FLUXOGRAMA 1 3 (1 2) 5 (3 4) 7 (5+6) DEMONSTRAÇÃO DO VALOR - DVA FLUXOGRAMA 1 3 (1 2) 5 (3 4) 7 (5+6) VENDAS Vendas Operacionais Vendas não Operacionais PDD- Constituição/Reversão VALOR BRUTO VALOR LIQUIDO VALOR TOTAL A DISTRIBUIR 2 4 6 INSUMOS

Leia mais

Prof. Felipe Mascara

Prof. Felipe Mascara 01 - Considere as afirmativas a seguir, com relação aos Princípios Fundamentais de (PFC), do Conselho Federal de (CFC). I. COMPETÊNCIA: As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado

Leia mais

Contabilidade UNIDADE 03. Processo Contábil. Unidade 3. Hebert Sá RECEITA DESPESAS. Processo Contábil

Contabilidade UNIDADE 03. Processo Contábil. Unidade 3. Hebert Sá RECEITA DESPESAS. Processo Contábil Unidade 3 Hebert Sá RECEITA DESPESAS 43 Sumário Introdução... 45 Objetivos... 46 Estrutura da Unidade... 46 Unidade 3: Tópico 1: Contas: Conceituação, Função e Elementos Patrimoniais... 47 1.1 Plano de

Leia mais

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E) 01- FCC 2014 A Cia. Investidora adquiriu 90% das ações da Cia. Gama por R$ 5.000.000,00. Na data da aquisição, o Patrimônio Líquido da Cia. Gama era de R$ 3.500.000,00 e o valor justo líquido dos ativos

Leia mais

Contabilidade Decifrada. Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo

Contabilidade Decifrada. Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo Contabilidade Decifrada Módulo I Conceitos Iniciais Luiz Eduardo Contabilidade Conceito Contabilidade é a ciência (atividade rigorosa de estudo) que tem por: campo a azienda (qualquer ente que possa vir

Leia mais

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE)

FORMAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PADRÃO DE RESPOSTA (2 a FASE) Questão n o 1 a) Pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro: PEC = CDF 8.000.000 = 400.000 U MCU 20 PEE = CDF + LD 8.000.000 + 200.000 410.000 U MCU 20 PEF = CDF DND 8.000.000 800.000 = 360.000

Leia mais

contabilidade básica

contabilidade básica contabilidade básica Sumário AGRADECIMENTOS... 9 PREFÁCIO... 11 1. NOÇÕES PRÉVIAS... 13 1.1 Surgimento da Contabilidade... 13 1.2 A Contabilidade e seu campo de actuação... 13 1.3 Finalidade da Contabilidade.

Leia mais

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição]

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] CAPÍTULO I. Introdução ao Curso de Contabilidade Introdução ao Curso de Contabilidade 1. Contabilidade. 2. Contabiliza.se o quê. 3. O

Leia mais

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL (cap 4) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP 1 SITUAÇÃO ECONÔMICA Lucro - todo lucro obtido pela empresa pertence

Leia mais

Turno/Horário Noturno ALUNO(A): AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno ALUNO(A): AULA Apostila nº Disciplina CONTABILIDADE BÁSICA II CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 2º CCN Turno/Horário Noturno ALUNO(A): AULA Apostila nº Atos e Fatos Contabeis ATOS ADMINISTRATIVOS:

Leia mais

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente?

c) Pressupõe-se que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigação. Qual seria, mais provavelmente? 1-Estruture o Balanço Patrimonial da Cia Alfa com os dados a seguir (em $ milhões - empresa comercial): (não há problema se sobrarem linhas...) Caixa 100; Ações de Outras Companhias 1.000; Fornecedores

Leia mais

EXERCICIOS: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 2010 EXERCICIO Nº 02 _ CIA. MUZAMBINHO EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA

EXERCICIOS: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 2010 EXERCICIO Nº 02 _ CIA. MUZAMBINHO EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA EXERCICIO Nº 01 _ CIA ATLANTIDA Operações da Cia Atlântida no mês de janeiro de 20x1: 1) 03/jan Adquiriu móveis e utensílios a prazo por $ 800; 2) 08/jan - Comprou veiculo a vista por $ 5.000 (em cheque);

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO A DRE é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstradas de forma a destacar o resultado líquido

Leia mais

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4 Sumário Capítulo 1 Breves Noções Históricas...1 1.1. Breves Noções Históricas...1 1.2. A Contabilidade no Brasil...3 1.3. O Símbolo da Contabilidade...4 Capítulo 2 Conceitos Iniciais...5 2.1. A Definição

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL 1 de 8 31/01/2015 15:02 EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Tamanho do Texto + tamanho do texto - A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente

Leia mais

Configurações da DMPL. Tutorial do Usuário Configurações da DMPL

Configurações da DMPL. Tutorial do Usuário Configurações da DMPL Tutorial do Usuário Configurações da DMPL 1 Conteúdo Apresentação... 3 Configurações... 4 Tela de configuração... 4 Aba Reserva de Capital (1)... 6 Aba Reserva de Lucros (2)... 7 Aba Ajustes (3)... 8 Aba

Leia mais

Variações do Patrimônio Líqudio

Variações do Patrimônio Líqudio Variações do Patrimônio Líqudio Profa. Mara Jane Contrera Malacrida 1 Eventos que alteram o valor do Patrimônio Líquido Investimentos dos acionistas(inicial e posteriores) Distribuição de dividendos (transferência

Leia mais

206 Ciências Contábeis - Noturno

206 Ciências Contábeis - Noturno UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES NÚCLEO DE CONCURSOS Edital n 09/2016 UOVR/COPAP/NC/PROGRAD / UFPR Prova Objetiva 16/10/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Procópio

Contabilidade Básica Prof. Procópio 29-02-2012 Recapitulando... Prof. Procópio Contabilidade e Finalidade Usuários Patrimônio Representação Gráfica do Patrimônio Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Formação do Patrimônio

Leia mais