Serviços para Cumprimento com FATCA. Pensado com você em mente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviços para Cumprimento com FATCA. Pensado com você em mente"

Transcrição

1 L L C Área de Atuação Global de Fundos de Investimento Serviços para Cumprimento com FATCA Pensado com você em mente simplifique Saiba como podemos simplificar o cumprimento com FATCA. Nossos parceiros oferecem um serviço completo, eficiente e acessível para que você possa focar no seu negócio.

2 Contate-nos para uma conversa preliminar sem compromisso e saiba como podemos ajudá-lo no cumprimento com FATCA. Pergunte por um dos membros da nossa equipe FATCA através do telephone: +1 (212) , ou pelo e- mail: FATCA@slfglobal.com..

3 Fundos de Investimento L L C Page 1 Serviços para o cumprimento com FATCA preparados com você em mente. Uma solução completa, simples e acessível para os fundos de investimento e instituições financeiras de todos os tamanhos. Schwartz LLC trabalha com gestores de fundos de investimentos independentes, investidores privados e intituições financeiras do setor privado. A lei norte-americana FATCA ( Foreign Account Tax Compliance Act ) tem o objetivo de prevenir a sonegação de impostos por parte das pessoas tributadas pelos Estados Unidos. FATCA obriga entidades estrangeiras, fundos de investimento e instituições financeiras (FFIs) a colaborarem com o IRS ( Internal Revenue Service ) na identificação de pessoas tributadas pelos Estados Unidos que tenham investimento no exterior. (veja o nosso memorando sobre FATCA para uma explicação mais detalhada). A punição para aqueles que não cumprirem com as regras de FATCA será uma retenção na

4 Page 2 fonte de 30% sobre os rendimentos provenientes dos Estados Unidos e sobre as receitas brutas de ativos geradores de renda. Não tem como fugir de FATCA. FATCA não só veio para ficar como está sendo reproduzido por outros países. Não nos resta outra alternativa a não ser a de cumprir com FATCA. Desenvolvemos uma ótima estratégia para que os nossos clientes possam realizar da maneira mais eficaz o cumprimento com FATCA, sem grandes investimentos em infra-estrutura de dados e de pessoal. Não é tão fácil como apenas dizer não a investidores norteamericanos mas o cumprimento com FATCA pode ser simplificado. Temos orgulho em oferecer aos nossos clientes o que consideramos ser a melhor solução para o cumprimento com FATCA. Nós ouvimos nossos clientes e chegamos à seguinte estratégia:

5 L L C Page 3 O que nossos clientes dizem: O que nós fizemos: Queremos um advogado experiente em fundos envolvidos em nosso cumprimento com obrigações fiscais, não apenas um call center. A nossa estratégia oferece: a possibilidade de contar com a melhor infra-estrutura de TI para o cumprimento com FATCA e validação pelo MD3 disponível através de nossos parceiros; 1 a flexibilidade de ter a nossa afiliada IFMS selecionando um provedor de serviços (ou um mix de provedores de serviços) adequado a sua situação (por exemplo, IGA, não-iga, etc.); o envolvimento de um advogado do Schwartz LLC, e a possibilidade de recorrer a um dos advogados do Schwartz LLC com questões complexas. 1 Oferecido através da nossa afiliada, International Fund Manager Services LLC (IFMS).

6 Page 4 O que os nossos clientes dizem: O que nós fizemos: Estamos em um país estrangeiro e não sabemos qual provedor de serviços oferece a solução mais adequada para o cumprimento do nosso fundo com leis fiscais dos Estados Unidos. Nós fizemos o trabalho para você. Através da nossa rede de relacionamentos na indústria de fundos de investimento e offshore, identificamos as empresas que oferecem serviços de FATCA. Pré-selecionamos aquelas que pareciam ter um conhecimento mais profundo, os melhores sistemas, e, principalmente, ter seus experts (não apenas call center) dispostos a tirar todas as nossas dúvidas. Em seguida, conduzimos intensas reuniões com os candidatos que demonstraram ter uma melhor compreensão da nossa base de clientes estrangeiros. Destes, selecionamos um pequeno número que consideramos os melhores como nossos parceiros.

7 L L C Page 5 O que os nossos clientes dizem: O que nós fizemos: Nosso fundo não pode arcar com um advogado analisando cada questão de abertura de conta. Criamos uma empresa afiliada fora da área legal, a International Fund Manager Services LLC (IFMS), para coordenar os serviços de FATCA oferecidos pelos nossos parceiros e outros serviços exigidos pelos fundos offshore e entidades estrangeiras de investimento de uma forma mais acessível que um escritório de advocacia ofereceria, mas mantendo o acesso aos advogados do Schwartz LLC. IFMS LLC, Schwartz LLC, e um dos nossos parceiros irão ajudálo com a melhor estratégia para o cumprimento com FATCA. Você sempre terá acesso aos advogados do Schwartz LLC. Contato International Fund Manager Services LLC 411 Theodore e Fremd Ave., Suite 206 South Rye, NY 10580, USA info@ifms.us Tel.: +1 (914) Veja na página 7 a continuação Copyright Schwartz LLC. Todos os direitos reservados.

8 Page 6 Recomendado para: as áreas corporativa, financeira e de investimento Crítica de cliente no Martindale.com, por uma importante instituição financeira Classificação: Superior (5.0 de 5.0) Crítica de cliente no Martindale.com

9 L L C Page 7 O que os nossos clientes dizem: O que nós fizemos: Não me sinto confortável delegando completamente as obrigações de FATCA para uma empresa terceirizada que não conhecemos e que não nos conhece. Estamos sendo bombardeados por e- mails de vendas de prestadores de serviços. Através da nossa afiliada, IFMS, um dos nossos parceiros (ou um mix) fornecerá serviços para o cumprimento com FATCA. Assim, nossos clientes podem desfrutar do melhor dos dois mundos: o economia de custos, eficiência e vantagens da terceirização de TI a um dos nossos parceiros prestadores de serviços de mais alto nível, e, o o conforto de poder contar com os advogados do Schwartz LLC. Dessa forma, você não precisa escolher entre trabalhar com uma empresa terceirizada somente ou arcar com os altos custos de ter advogados lidando com compliance. Nós sempre seremos objetivos sobre os riscos importantes não vamos exagerar. Sem dúvida, identificamos exageros e táticas de intimidação em alguns

10 Page 8 O que os nossos clientes dizem: O que nós fizemos: materias de vendas para serviços de FATCA, além de generalizações que não podem ser aplicadas a casos particulares. Nosso administrador oferece software de terceiros para FATCA, mas não conseguimos falar com os experts em cumprimento com as obrigações fiscais. Nosso escritório de advocacia apóia todos os prestadores de serviços para FATCA que são oferecidos através da nossa afiliada IFMS com uma equipe especializada em FATCA. Os prestadores de serviços parceiros da IFMS são aceitos e compatíveis com a maioria dos administradores de fundos. Acompanhamento da IFMS e do Schwartz LLC Os membros da nossa equipe de FATCA no Schwartz LLC, através da nossa afiliada International Fund Manager Services LLC (IFMS), irão orientá-lo em todas as questões técnicas, responder a quaisquer perguntas que você possa ter, e coordenar a documentação, o fluxo de informações e o faturamento. Apoio legal do Schwartz LLC Os advogados do Schwartz LLC estarão disponíveis para qualquer aconselhamento jurídico sobre questões delicadas e complexas. Você não estará sozinho para escolher e lidar com uma empresa de compliance. Mas você terá as vantagens da plataforma de tecnologia e escala de uma empresa de compliance líder no mercado.

11 L L C Page 9 Quando pesquisamos os serviços oferecidos pelos diferentes prestadores de serviços, ficou claro que diferentes clientes seriam melhor atendidos por diferentes prestadores de serviços. Tamanho único não serve para todos Com o fim de preservar a liberdade de escolha dos nossos clientes, não firmamos relação exclusiva com nenhum prestador de serviços. Estamos avaliando continuamente os serviços oferecidos pelos parceiros do IFMS, assim como outros novos prestadores de serviço de compliance no mercado. Os prestadores de serviços disponíveis através da IFMS são líderes de mercado, e incluem Markit FATCA Service Bureau (uma joint venture da Markit e Compliance Technologies International - CTI) e DMS FATCA SolutionSM da dms Offshore Investment Services, entre outros. Nosso escritório de advocacia, como prestador de serviços jurídicos, continuará a prestar assessoria jurídica aos nossos clientes, e uma parte dos encargos cobrados pela IFMS irá cobrir um nível básico de apoio e acompanhamento legal. IFMS também pode indicar aos nossos clientes auditores, contadores especializados na preparação de formulários fiscais nos EUA, e outros prestadores de serviços essenciais para a formação e operação de fundos de investimento, tais como administradores de fundos, agentes de transferência, sede, bancos e corretores. Precisa de ajuda rápido? Contate-nos por telefone ou e procure por um dos membros da nossa equipe listados no final deste material. Ligue ou mande um para FATCA@slfglobal.com Saiba mais sobre as nossas soluções de compliance objetivas e acessíveis através da IFMS.

12 Page 10 Quais são os serviços oferecidos? IFMS oferece os seguintes serviços, entre outros: Classificação correta para FATCA Análise de lacunas na documentação de contas Validação de formulários ficais e outros documentos de contas Elaboração de extratos e cálculo de taxas de retenção de acordo com os requerimentos do Capítulo 3 Preenchimento do contrato FFI e verificação do FFI EIN Emissão de relatório de FATCA para o IRS e outros investidores relevantes Registro e compliance do fundo: Revisão da documentação do fundo/ffi para determinar a classificação correta Registro no website do IRS, preenchimento do contrato FFI para países não-igas Monitoramento do website do IRS Comunicação do status do GIIN para gestores e corretores (via Markit Counterparty Manager). Análise e due diligence de novos investidores: Revisão da documentação KYC dos titulares de contas para uma classificação correta Revisão dos formulários de autocertificação Validação dos formulários W-8 ou W-9 Averiguação do TIN e GIIN Cálculo da taxa de retenção Geração do formulário 8966 MD3

13 L L C Page 11 Políticas, Procedimentos e Documentação Revisão das políticas fiscais e de procedimento e atualização, quando necessário pelo Capítulo 4 e Capítulo 3 Criação de novas políticas e procedimentos, quando necessários Revisão de documentação legal, fiscal e de investidores exigidas por mudança em relação a FATCA Serviços de consultoria e de revisão das políticas e procedimentos do Capítulo 3 e sugestão de alterações que irão colocar os processos internos do cliente em linha com o Capítulo 3 e os requisitos de FATCA Esquematizar e acordar nos principais deveres do Responsible Officer (RO) Desenvolvimento dos processos de apoio do RO Identificação do RO Obtenção do(s) Número(s) de Identificação Individual do(s) RO(s) Preenchimento da certificação inicial do RO Revisões periódicas de políticas, procedimentos e de compliance. Se necessário, nossos prestadores de serviços parceiros poderão ajudar os nossos clientes: a determinar as responsabilidades do Responsible Officer, como ocorrerá a sua escolha e quais são os fatores relevantes, como será o processo de apoio, etc. Nossos provedores de serviços parceiros também podem ajudá-lo a cumprir com as obrigações do RO obtendo o necessário ID para ROs, preenchendo certificações e ajudando os nossos clientes a cumprir com as responsibilidades contínuas do RO, revendo e alterando as políticas e procedimentos, quando necessário.

14 Page 12 IFMS também pode pedir aos nossos prestadores de serviços parceiros que forneçam uma pessoa que será designada como um Responsible Officer, assim como fornecer um ou mais pontos de contato autorizados para o IRS. Schwartz LLC IFMS Administrador do Fundo Prestador de Serviços FATCA Cliente - Fundo

15 L L C Page 13 Quanto irá custar? Planos básicos de registro e compliance disponíveis através da IFMS são fornecidos a preços competitivos Nossos prestadores de serviços parceiros têm a capacidade de prestar serviços aos fundos e instituições financeiras com grande número de investidores e vai trabalhar conosco ajustando os preços de acordo com o cliente. As taxas e custos dependerão das circunstâncias específicas e particularidades da estrutura de cada cliente, assim como o número e o tipo de entidades (por exemplo, classificação tributária das entidades), se o país onde a entidade foi constituída firmou um Acordo Intergovernamental (IGA), o modelo de IGA, o número de investidores, o prestador de serviços que a IFMS irá designar (em acordo com o cliente), e outros fatores relevantes. Entidades financeiras estrangeiras também devem atualizar periodicamente a documentação legal, os contratos sociais, prospectos ou circulares de oferta e formulário de subscrição para refletir as mudanças de FATCA. Este serviço, assim como o desenvolvimento de políticas e procedimentos, estão disponíveis a uma taxa adicional. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento. *As especificações de produtos e serviços e os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

16 Page 14 Próximos passos para compliance com FATCA Se você tem uma entidade de investimento estrangeira coberta pela FATCA (por exemplo, uma FFI), agende uma ligação em conferência com o líder da nossa equipe FATCA ou com outro membro do nosso escritório para discutir os serviços oferecidos e assinar um acordo autorizando IFMS a providenciar serviços FATCA através de um de nossos parceiros. O primeiro passo é agendar uma ligação com a nossa equipe FATCA. Mande um para um membro da nossa equipe ou para FATCA@slfglobal.com A equipe FATCA do Schwartz LLC irá enviar uma lista inicial de documentos requeridos, a taxa mínima inicial a ser paga e as instruções para pagamento para que a IFMS providencie os serviços FATCA.

17 L L C Page 15 Informações sobre FATCA Mais informações na nossa página Informações sobre FATCA: Inclui: Nosso Cronograma FATCA Revisado e o Glossário FATCA Datas para ter em mente (Veja o nosso Cronograma FATCA Revisado (link acima) para o Cronograma Completo) 5 de Maio de 2014 Último dia para FFIs se registrarem no portal do IRS e terem seus GIINs incluídos na lista do IRS do dia 2 de Junho de de Junho de 2014 IRS deverá publicar a primeira lista de FFIs. 3 de Junho de 2014 Último dia para FFIs se registrarem no portal do IRS e terem seus GIINs incluídos na lista do IRS do dia 01 de julho de de Junho de 2014 Data de vigência dos Acordos FFIs se assinados até dia 30 de Junho de de Julho de 2014 Exigência para que os agentes de retenção dos EUA, FFIs Participantes, e FFIs Registradas Consideradas Conformes ( Registered Deemed- Compliant FFIs ) estabeleçam novos procedimentos para abertura de novas contas. 4 1 de Julho de 2014 Início da retenção na fonte sobre pagamentos de rendimentos fixos, determináveis, anuais e periódicos (FDAP) para FFIs não-participantes, não-conformes, e titulares de contas recalcitrantes em relação a novas contas. 5 2 Algumas FFIs que finalizarem o seu registro depois de 5 de Maio de 2014 ainda podem ser incluídas na lista do dia 2 de Junho de 2014; porém, o IRS não garante a sua inclusão. 3 Algumas FFIs que finalizarem o seu registro depois do dia 3 de Junho de 2014 ainda podem ser incluídas na lista do dia 1 de Julho de 2014; porém, o IRS não garante a sua inclusão. 4 IRS Notice Veja Note 3 5 Id.

18 Page 16 1 de Julho de 2014 Último dia para obrigações a pagar serem qualificadas como grandfathered obligations e serem excluídas da retenção de FATCA (mas ainda devem ser reportadas) 6 31 de Dezembro de 2014 Agentes de Retenção dos EUA, FFIs Participantes, e FFIs Registradas Consideradas Conformes ( Registered Deemed-Compliant FFIs ) devem documentar contas existentes que sejam Prima Facie FFIs. Se a FFI assinou acordo depois de 1 de Julho de 2014, o prazo será de seis meses após a data efetiva do Acordo FFI. 7 1 de Janeiro de 2015 Prazo final para FFIs que são tratadas como Model 1 FFIs entregarem seus GIINs para agentes de retenção e evitarem retenção nos pagamentos feitos a partir de 1 de Janeiro de Circular 230 Disclosure: To ensure compliance with Treasury Department regulations, we inform you that any U.S. tax advice contained in this communication (including any attachments) was not intended or written to be used, and cannot be used, for the purpose of avoiding U.S. tax-related penalties or promoting, marketing or recommending to another party any tax-related matters addressed herein. 6 Id. 7 Id. 8 IRS Notice and

19 L L C Page 17 Para mais informações, contate um dos membros da nossa equipe especializada em Fundos de Investimento: Kenneth Schwartz Partner New York kschwartz@slfglobal.com T Tuan Anh Nguyen* Associate New York tnguyen@slfglobal.com T José A. Oliveros C.** International Associate New York joliveros@slfglobal.com T Livia Piccolo* Managing Associate New York FATCA Team Leader lpiccolo@slfglobal.com T *Admission Pending in New York **Not Admitted to Practice in New York ***Admission Pending in New Jersey, Not Admitted in New York Please see: for full bios Richard Peterson*** Associate New York rpeterson@slfglobal.com T

F.A.T.C.A. Foreign Account Tax Compliance Act Apresentação à ABBC

F.A.T.C.A. Foreign Account Tax Compliance Act Apresentação à ABBC F.A.T.C.A. Foreign Account Tax Compliance Act Apresentação à ABBC Fevereiro/2013 OVERVIEW: HISTÓRICO, FFIS, IMPOSTO NA FONTE, US PERSONS. HISTÓRICO ALVO: FAT CATS. Resposta aos escândalos, envolvendo diversos

Leia mais

Selecione CERTIFICAR SUA CONTA para começar.

Selecione CERTIFICAR SUA CONTA para começar. A Foreign Status Certification (Certificado de status de estrangeiro) é obrigatória. Clique em Certify your account for foreign status (Certificar status de estrangeiro em sua conta) e responda a todas

Leia mais

Foreign Account Tax Compliance Act ( FATCA )

Foreign Account Tax Compliance Act ( FATCA ) Foreign Account Tax Compliance Act ( FATCA ) Atuação preventiva e detectiva das instituições financeiras no Brasil. Consultoria de Riscos Empresarias 07/2013 Visão Geral 1 Visão Geral 2 Algumas definições

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

CONCEITOS E INSTRUÇÕES. Índice

CONCEITOS E INSTRUÇÕES. Índice CONCEITOS E INSTRUÇÕES Índice 1. CONCEITOS... 2 1.1. O QUE É SERVIÇO?... 2 1.2. O QUE É CONSULTORIA?... 2 1.3. O QUE É ASSESSORIA?... 2 1.4. O QUE É SUPORTE TÉCNICO?... 2 1.5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUPORTE

Leia mais

FATCA - Foreign Account Tax Compliance Act

FATCA - Foreign Account Tax Compliance Act FATCA - Foreign Account Tax Compliance Act CARTILHA PARA CLIENTES Julho de 2014 Breve descrição sobre a legislação norte-americana denominada FATCA (Foreign Account Tax Compliance Act) formulada para combater

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.4 Agosto/2008 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Política de Gestão de Negócios e de Relacionamento

Política de Gestão de Negócios e de Relacionamento Boletim n o 4* Política de Gestão de Negócios e de Relacionamento Entrada em Vigor: 15 de junho de 2015 Versão: 13 Autor: Grupo de Gestão de Negócios e de Relacionamento (BRM) I. INTRODUÇÃO A. Princípios

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV Certificação ISO/IEC 27001 SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação A Experiência da DATAPREV DATAPREV Quem somos? Empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, com personalidade

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

Implementação de Suitability Procedimentos Internos Fase 1 Fluxo Manual

Implementação de Suitability Procedimentos Internos Fase 1 Fluxo Manual Implementação de Suitability Procedimentos Internos Fase 1 Fluxo Manual Estamos adotando os seguintes procedimentos para a implementação da política de Suitability: I. Definição de tipologia de contas:

Leia mais

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e

Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Manual de Credenciamento para Emissão de NF-e Versão 1.6 Abril/2011 Manaus/AM Sumário Apresentação... 2 Requisitos... 3 Credenciamento... 4 Fase de Homologação... 5 o Fase de Testes... 5 o Fase de Emissão

Leia mais

Diretivas do programa

Diretivas do programa Valued partner program América Latina Diretivas do programa www.datamax-oneil.com Valued Partner Program (VPP) da Datamax-O Neil Visão geral do programa O Valued Partner Program da Datamax-O Neil é um

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I.

REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I. REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I. Âmbito e Objetivo A Comissão de Auditoria ( CAUD ) no exercício das

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Mais informações acerca do Processo de Aceleração podem ser encontradas no link:

Mais informações acerca do Processo de Aceleração podem ser encontradas no link: 1. APRESENTAÇÃO A Berrini Ventures, primeira aceleradora de empresas do setor de Saúde do Brasil, abre inscrições para seu Processo de Seleção, buscando empresas que tenham adequação e requisitos para

Leia mais

ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA)

ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA) ATO DE CONFORMIDADE FISCAL DE CONTAS ESTRANGEIRAS (FATCA) ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Declaração de Entidade Não Financeira Ativa Uso exclusivo do banco Cliente: CNPJ: Endereço do Cliente: Pela presente,

Leia mais

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS)

Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Sistema de Qualificação do Fornecedor (SQS) Visibilidade global dos fornecedores Shell www.shell.com/supplier/qualification Nossa abordagem à pré-qualificação dos fornecedores O setor de contratos e aquisições

Leia mais

Procedimentos e Controles Internos - Distribuição de Fundos de Investimento Imobiliários. RB Capital DTVM

Procedimentos e Controles Internos - Distribuição de Fundos de Investimento Imobiliários. RB Capital DTVM Procedimentos e Controles Internos - Distribuição de Fundos de Investimento Imobiliários RB Capital DTVM Junho 2011 Objetivo Este instrumento normativo contém os procedimentos e controles internos da RB

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

Jornada de Valor. Novembro de 2010

Jornada de Valor. Novembro de 2010 Jornada de Valor Novembro de 2010 Planejando o crescimento O valor da empresa em uma transação está diretamente relacionado à percepção de valor de investidores, à governança corporativa, transparência

Leia mais

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO

SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO SOLUÇÕES EM GESTÃO DE RELACIONAMENTO A M2 Data Center é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agregarem valor às empresas, permitindo assim um melhor posicionamento

Leia mais

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino Escolher o Sponte Educacional é escolher inteligente Sistema web para gerenciamento de instituições

Leia mais

Roteiro de procedimentos para elaboração de propostas de pesquisa CEBRAP

Roteiro de procedimentos para elaboração de propostas de pesquisa CEBRAP Roteiro de procedimentos para elaboração de propostas de pesquisa CEBRAP 1 Objetivo Este roteiro tem como objetivo estabelecer critérios e procedimentos necessários à padronização das prospecções, dos

Leia mais

Desde 2004 atuamos neste ramo. Hoje, temos absoluta convicção de que ninguém faz tão rápido e com tanta eficiência este trabalho como nós.

Desde 2004 atuamos neste ramo. Hoje, temos absoluta convicção de que ninguém faz tão rápido e com tanta eficiência este trabalho como nós. SOMOS A CONTINUM. UMA EMPRESA DE GESTÃO E LOGÍSTICA DE ADVOGADOS CORRESPONDENTES, COM ATUAÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO >> Através de uma proposta inovadora, desenvolvemos uma rede de advogados atuando

Leia mais

Conte com a gente e fique tranquilo.

Conte com a gente e fique tranquilo. Visão global e soluções adaptadas às suas necessidades. A melhor combinação de experiência e proximidade. USE O MENU ACIMA PARA NAVEGAR PELO DOCUMENTO NOSSA HISTÓRIA Fundada em 1988, em Mogi Mirim (SP),

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Esta Política de privacidade estabelece nossas políticas e procedimentos para coletar, usar e

Leia mais

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação EDITAL DESAFIO Conferência Mapa Educação 1 APRESENTAÇÃO O Movimento Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. Na nossa

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE)

Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Diretriz Administrativa de Requisitos de Educação Profissional Continuada nº 4: 2011 Educação Profissional Continuada (Continuing Professional Education CPE) Objetivo Este documento contém os requisitos

Leia mais

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE

ICANN COMUNIDADE AT-LARGE. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números POLÍTICA SOBRE VIAGENS DA AT-LARGE ICANN PT AL/2007/SD/4.Rev1 ORIGINAL: inglês DATA: 6 de junho de 2007 STATUS: FINAL Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Série de documentos 2007 - Propostas para a equipe COMUNIDADE

Leia mais

ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA Segmento JURÍDICO ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA As soluções de software de gestão para o segmento jurídico da TOTVS são autoridades em resultados para o seu escritório de advocacia. Um conjunto de funcionalidades

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Manual de perguntas e respostas Previdência Privada Zurich Seven IT

Manual de perguntas e respostas Previdência Privada Zurich Seven IT Manual de perguntas e respostas Previdência Privada Zurich Seven IT 1º. Quais são os fundos de investimentos na Previdência Privada Zurich? Você pode escolher Renda Fixa para investidores mais conservadores

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND

POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND POLÍTICA DE PRIVACIDADE CONSULTOR HND 1. Princípios Gerais Esta Política de privacidade descreve como o CONSULTOR HND coleta e usa informações pessoais fornecidas no nosso site: www.consultorhnd.com.br.

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

Guia de Referência do Usuário

Guia de Referência do Usuário Guia de Referência do Usuário TELEFONES IOB FOLHAMATIC De segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30 nos telefones: Atendimento ao Cliente: 2188-7900 (Grande São Paulo) e 0800-724-7900 (Outras localidades).

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTO

FUNDOS DE INVESTIMENTO FUNDOS DE INVESTIMENTO O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO? O Fundo de Investimento é um mecanismo organizado e tem a finalidade de captar e investir recursos no mercado financeiro, transformando-se numa forma

Leia mais

ANEXO 10 TDR AUDITORES

ANEXO 10 TDR AUDITORES ANEXO 10 TDR AUDITORES PROJETO DE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DE PERNAMBUCO PSHPE (N. DO EMPRÉSTIMO) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA AUDITORIA DO XX ANO DO PROJETO DE

Leia mais

SECRETARIA DE INOVAÇÃO

SECRETARIA DE INOVAÇÃO SECRETARIA DE INOVAÇÃO EDITAL Nº 01, DE 30 DE JANEIRO DE 2013 SEGUNDA CHAMADA PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE BRASIL E ISRAEL O SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DO

Leia mais

EMPREITADA GLOBAL? CONSTRUÇÃO POR ADMINISTRAÇÃO? PRAZO MÁXIMO GARANTIDO? PROJECT MANAGEMENT? SIM, É UMA FESTA ESTRANHA COM GENTE ESQUISITA

EMPREITADA GLOBAL? CONSTRUÇÃO POR ADMINISTRAÇÃO? PRAZO MÁXIMO GARANTIDO? PROJECT MANAGEMENT? SIM, É UMA FESTA ESTRANHA COM GENTE ESQUISITA EMPREITADA GLOBAL? CONSTRUÇÃO POR ADMINISTRAÇÃO? PRAZO MÁXIMO GARANTIDO? PROJECT MANAGEMENT? SIM, É UMA FESTA ESTRANHA COM GENTE ESQUISITA Marcelo José Lomba Valença e Gabriel Barbosa de Mello Castanho

Leia mais

Bahamas Fax: +1-242-328-1064 Email: bahamas@tridentfundservices.com. Cingapura Email: singapore@tridentfundservices.com

Bahamas Fax: +1-242-328-1064 Email: bahamas@tridentfundservices.com. Cingapura Email: singapore@tridentfundservices.com FORMULÁRIO DE ESTABELECIMENTO Este formulário oferece aos patrocinadores dos fundos e seus conselheiros um resumo dos serviços de gestão que oferecemos. Forneceremos uma estimativa gratuita dos custos

Leia mais

A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município.

A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município. A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município. As novas regras e o papel da CAIXA na transferência de recursos da União. A CAIXA na Transferência

Leia mais

Política de Privacidade amaiseducacao.org

Política de Privacidade amaiseducacao.org Política de Privacidade amaiseducacao.org Este documento contém as práticas de privacidade para o site de amaiseducacao.org. Este site é de propriedade e operado por ou em nome de amaiseducacao.org ("A+").

Leia mais

Perfil do Franqueado. Procuramos empreendedores com o seguinte perfil: Experiência em varejo ou rede de negócio.

Perfil do Franqueado. Procuramos empreendedores com o seguinte perfil: Experiência em varejo ou rede de negócio. F R A N Q U I A Benefícios do Modelo Uma das marcas mais fortes e reconhecidas do país. A marca faz parte de um conglomerado que se consolida como um dos maiores do país (Alpargatas - Grupo Camargo Corrêa).

Leia mais

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES

OBJETIVO MATERIAIS NECESSÁRIOS DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Padrão N : 7.3 Estabelecido em: 28/06/2011 Revisado em: 28/06/2011 N da Revisão: 00 Setor: NCP (Núcleo de Controle de Produtos) Tarefa: Padronização de procedimentos internos

Leia mais

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC

Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Cursos e-learning para gestão de TI & Negócio www.tiexames.com.br Tutorial para localizar centros de testes e/ou agendar o exames EXIN na PROMETRIC Este tutorial explica passo a passo como localizar os

Leia mais

PwC Brasil FATCA Newsalert

PwC Brasil FATCA Newsalert www.pwc.com.br 19 de julho de 2012 Como a regulamentação proposta do FATCA afeta os asset managers? Em 8 de fevereiro de 2012, foi divulgada a tão esperada regulamentação proposta sobre o Foreign Account

Leia mais

Estudo Empresas Darwin em Portugal

Estudo Empresas Darwin em Portugal Estudo Empresas Darwin em Portugal Introdução Num mercado muito competitivo em que os mais pequenos pormenores fazem a diferença, as empresas procuram diariamente ferramentas que lhes permitam manter-se

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

An independent member firm of

An independent member firm of Associada à An independent member firm of INTERNATIONAL LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA Para a Controller, o Código de Ética é o instrumento que orienta e conduz a gestão e as ações da empresa, dos seus parceiros

Leia mais

Procedimentos para solicitação de desenquadramento de Microempreendedor Individual MEI (via capa marrom )

Procedimentos para solicitação de desenquadramento de Microempreendedor Individual MEI (via capa marrom ) Procedimentos para solicitação de desenquadramento de Microempreendedor Individual MEI (via capa marrom ) Sumário Instruções ao usuário... 2 Documentos que devem ser apresentados na Junta Comercial...

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado A Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresenta um conjunto de respostas às perguntas suscitadas com maior frequência. Em caso de dúvida,

Leia mais

Compra de Imóvel nos EUA por Estrangeiro

Compra de Imóvel nos EUA por Estrangeiro 01.15.2015 Por Pieter A. Weyts e Jackson Hwu 1 Compra de Imóvel nos EUA por Estrangeiro Acontece diariamente em Miami e nos Estados Unidos: um residente estrangeiro pronto para fechar a compra de seu primeiro

Leia mais

REGAL-BELOIT CORPORATION PROGRAMA Corporativo Anticorrupção Política de Contratação de Terceiros Anexo 1

REGAL-BELOIT CORPORATION PROGRAMA Corporativo Anticorrupção Política de Contratação de Terceiros Anexo 1 Instruções: O REPRESENTANTE DEVIDAMENTE AUTORIZADO DO TERCEIRO DEVE RESPONDER ÀS QUESTÕES DA VERIFICAÇÃO MINUCIOSA E PREENCHER O TERMO DE CERTIFICAÇÃO E ENVIAR TODAS AS INFORMAÇÕES PARA O FUNCIONÁRIO REGAL

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

O que você precisa entender:

O que você precisa entender: Webmatic A comunicação do futuro entre seu escritório e seus clientes. O Webmatic permite aos clientes do seu escritório contábil 24h de acesso fácil e ágil, a todos os dados gerados pelo sistema Folhamatic,

Leia mais

Quanto. custa. não. fazer?

Quanto. custa. não. fazer? Quanto custa não fazer? Recrie o ambiente de trabalho através de ferramentas de colaboração Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o ambiente de trabalho na sua empresa?

Leia mais

p r o v i d i n g c o n f i d e n c e t h r o u g h p e r f o r m a n c e

p r o v i d i n g c o n f i d e n c e t h r o u g h p e r f o r m a n c e p r o v i d i n g c o n f i d e n c e t h r o u g h p e r f o r m a n c e Nossos Serviços A Trident Fund Services uma divisão do Grupo Trident Trust oferece aos patrocinadores de fundos um serviço de apoio

Leia mais

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS

CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS CONSELHOS DE IMIGRAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS Obrigado por entrar em contato com Modern Immigration. Em breve, você vai descobrir o caminho para chegar ao Canadá. Este documento é para profissionais: médicos,

Leia mais

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 008/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais