Língua Portuguesa VERBO Parte I

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua Portuguesa VERBO Parte I"

Transcrição

1 Língua Portuguesa VERBO Parte I

2 Conceito geral: Verbo é a palavra que expressa ação, estado, mudança de estado ou indica fenômeno da natureza.

3 Verbo Quando se pratica uma ação, a palavra que representa essa ação indicando o momento em que ela ocorre, é o verbo. Exemplo: Eu escrevo com rapidez. (ação presente) Uma ideia de estado também pode ser localizada no tempo por meio de um verbo. Exemplo: Os amigos estavam preocupados. (estado passado) Uma ação ocorrida num determinado tempo também pode constituir-se num fenômeno da natureza expresso por um verbo. Exemplo: Naquela noite trovejou muito. (ação passada, fenômeno da natureza)

4 CONJUGAÇÕES DO VERBO Na língua portuguesa, três vogais antecedem o "r" na terminação do infinitivo: a e i. Essas vogais caracterizam a conjugação do verbo. Os verbos estão, portanto, agrupados em três conjugações: 1ª CONJUGAÇÃO 2ª CONJUGAÇÃO 3ª CONJUGAÇÃO verbos terminados em AR l verbos terminados em ER l verbos terminados em IR cantar vender partir amar chover sorrir sonhar sofrer abrir

5 CONJUGAÇÕES DO VERBO Observação: O verbo pôr, assim como os seus derivados (compor, repor, depor etc.), pertence à 2ª conjugação, porque na sua forma antiga a terminação era er: poer. A vogal e, apesar de haver desaparecido do infinitivo, revela-se em algumas formas do verbo: põe, pões, põem etc.

6 FLEXÃO DO VERBO O verbo é constituído, basicamente, de duas partes: radical e terminações. Exemplo: verbo escrever escrev o escrev es escrev e escrev emos escrev eis escrev em Radical: escrev parte que contém a significação básica do verbo. Terminações: o, es, e, emos, eis, em parte variável do verbo. Observação: Para se obter o radical de um verbo é só colocá-lo na forma infinitiva e retirar a terminação que caracteriza essa forma. Exemplo: desistiram Infinitivo: desistir radical: desist.

7 FLEXÃO DO VERBO As terminações do verbo variam para indicar a pessoa, o número, o tempo, o modo. Exemplos: Na noite fria, um menino chora. Pessoa: 3ª; Número: singular; Tempo: presente; Modo: indicativo. Naquele tempo, ouvíamos longas histórias. Pessoa: 1ª; Tempo: pretérito imperfeito; Número: plural; Modo: indicativo.

8 FLEXÕES DO VERBO O verbo é a classe de palavras que apresenta o maior número de flexões: De modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) De tempo (presente, pretérito e futuro) De número e pessoa (singular e plural) De voz (ativa, passiva e reflexiva)

9 FLEXÃO DE MODO São três os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Indicativo: o falante apresenta o fato como certo, real. Viajo esta noite para São Paulo. Subjuntivo: o falante apresenta o fato como duvidoso, incerto, hipotético. Talvez eu viaje esta noite para São Paulo. Imperativo: o falante apresenta o fato como ordem, pedido ou conselho. Façam a viagem para São Paulo durante o dia.

10 FLEXÃO DE TEMPO São três os tempos verbais: presente, pretérito e futuro. Presente: situa o fato no momento em que ocorre. A chuva molha os quadros expostos na praça. Pretérito: situa o fato em um momento anterior ao presente. A chuva molhou os quadros expostos na praça. Imperativo: situa o fato no momento posterior ao presente. A chuva molhará os quadros expostos na praça. Obs.: o pretérito e o futuro apresentam desdobramentos. No modo indicativo e subjuntivo, o pretérito pode ser perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito. O futuro divide-se, no modo indicativo, em futuro do presente e futuro do pretérito.

11 FLEXÃO DE NÚMERO E PESSOA Os verbos são flexionados em: Pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e Número (singular e plural). Exemplos: A mãe cantou para o filho. Eu vendi minha bicicleta. 3ª pessoa do singular 1ª pessoa do singular Compramos casas novas na praia. Partiste no dia certo. 1ª pessoa do plural 2ª pessoa do singular

12 FLEXÃO DE VOZ São três as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa A torcida aplaudiu o atleta. sujeito agente voz ativa A forma verbal aplaudiu está na voz ativa porque o sujeito a torcida é o agente do precesso verbal.

13 FLEXÃO DE VOZ São três as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva. Voz passiva O atleta foi aplaudido pela torcida. sujeito paciente voz passiva A forma verbal foi aplaudido está na voz passiva porque o atleta é o paciente da ação verbal. A voz passiva pode ser: Analítica: verbo ser ou estar + particípio do verbo principal; Sintética: verbo + pronome apassivador se.

14 FLEXÃO DE VOZ São três as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva. Voz reflexiva O atleta banhava-se no vestiário do clube. voz reflexiva A forma verbal banhava-se está na voz reflexiva porque o atleta é, ao mesmo tempo, agente e paciente da ação verbal. Isso significa que o atleta banhava a si mesmo.

15 TEMPOS DO MODO INDICATIVO No modo indicativo, a ação verbal pode aparecer nos seguintes tempos: Presente: - (Eu canto) Pretérito: - perfeito (Eu cantei) - imperfeito (Eu cantava) - mais-que-perfeito (Eu cantara) Futuro: - do presente (Eu cantarei) - do pretérito (Eu cantaria)

16 Presente Emprego dos tempos verbais Fato presente, no momento em que se fala. O autor escreve novelas e romances. Fato passado (presente narrativo ou histórico). Em 1852, morre Álvares de Azevedo, o maior poeta romântico de sua geração. Fato futuro. Amanhã eu leio o artigo sobre violência urbana. Ação habitual ou frequente (presente frequentativo). Faço exercícios físicos todas as manhãs. Verdade universal (presente durativo). O homem é um animal mamífero. MODO INDICATIVO Ordem pedido ou conselho (valor imperativo). Depois vocês conversam sobre o assunto.

17 Emprego dos tempos verbais MODO INDICATIVO Pretérito perfeito Fato já ocorrido, concluído no passado. Os professores entregaram ontem todas as notas bimestrais. Ação que se prolonga até o presente (forma composta). Tenho lido tudo sobre sobre engenhariua elétrica.

18 Emprego dos tempos verbais MODO INDICATIVO Pretérito imperfeito Ação contínua, habitual ou repetida no passado (pretérito imperfeito frequentativo). Naquela época, percorria todos os dias o mesmo caminho. Fato passado em um tempo impreciso. Era uma vez um lobo e um cordeiro. Fato que estava em desenvolvimento no passado, enquanto outro ocorria. Ela chorava quando a mãe chegou.

19 Emprego dos tempos verbais MODO INDICATIVO Pretérito mais-que-perfeito Fato passado que ocorreu antes de outro, também no passado. O policial chegou ao local onde o carro atolara (tinha atolado). Observação: Vale observar, no exemplo acima, que o fato de o carro ter atolado é um fato que ocorreu antes do fato de o policial chegar, uma ação também concluída no passado.

20 Emprego dos tempos verbais Futuro do presente MODO INDICATIVO Ações tidas como certas ou prováveis, mas que ainda não se realizaram no momento da fala. Comprarei toda a obra de Fernando Pessoa. Dúvida ou incerteza a respeito de um fato presente. Será que a jovem virá à festa hoje à noite? Ações cuja realização é tida como possível, mediante uma condição. Se o presidente tiver condições políticas favoráreis, reformará o país. Fato ainda não realizado no momento presente, mas já passado em relação a outro fato do futuro (forma composta). Quando você chegar ao acampamento, as barracas já estarão montadas.

21 Emprego dos tempos verbais Futuro do pretérito MODO INDICATIVO Fato posterior ao momento passado a que se está fazendo referência. Disseram que o prefeito destinaria verbas para a Educação. Dúvida ou incerteza em relação a um fato já passado. Seria o pouco dinheiro a causa para tanta insatisfação? Teria sido ele o responsável pelo acidente? Fato tido como improvável de ser realizado, mediante determinadas condições. Eu iria ao show, se tivesse ingresso para o camarote. Possibilidade de um fato passado (forma composta). Pensou que teria visto sua professora de Geografia.

22 TEMPOS DO MODO SUBJUNTIVO No modo subjuntivo, a ação verbal pode aparecer nos seguintes tempos: presente (Que eu cante) pretérito imperfeito (Se eu cantasse) futuro (Quando eu cantar)

23 Emprego dos tempos verbais MODO SUBJUNTIVO Presente: Fato duvidoso, incerto, possível ou não de ser realizado. Talvez ele venha para as comemorações. Expressão de desejo, vontade, ordem. Que você seja muito feliz na nova casa.

24 Emprego dos tempos verbais MODO SUBJUNTIVO Pretérito imperfeito: Condição, quando associado ao futuro do pretérito do indicativo. Se eu tivesse capital suficiente, construiria um lar para crianças carentes. Relacionar orações que contenham verbos no pretérito imperfeito, no pretério perfeito e no futuro do pretérito do indicativo. Esperávamos que ele conseguisse o emprego.

25 Emprego dos tempos verbais Futuro: MODO SUBJUNTIVO Futuro Simples para indicar um fato possível de ser realizado ou uma condição. Quando ele comprar um computador, poderá navegar na internet. Se ele pagar em dinheiro, levará a mercadoria na hora. Futuro Composto para indicar um fato que será realizado no futuro em relação a outro fato também no futuro. Estarei por aqui, quando você tiver concluído a faculdade.

26 TEMPOS DO MODO IMPERATIVO Ao indicar ordem, conselho, pedido, o fato verbal pode expressar negação ou afirmação. São, portanto, duas as formas do imperativo: imperativo negativo: Não falem alto. imperativo afirmativo: Falai tu mais alto. O modo imperativo deriva do presente do indicativo e do presente do subjuntivo. OBSERVAÇÃO: O imperativo não possui a 1ª pessoa do singular, pois não se prevê a ordem, o pedido ou o conselho a si mesmo.

27 TEMPOS DO MODO IMPERATIVO O emprego do modo imperativo pode, às vezes, revelar tom autoritário ou arrogante, mesmo que a intenção não seja essa. Devolva-me o caderno. Para atenuar o tom autoritário, a língua oferece alguns recursos: Substituir o modo imperativo pelo presente ou futuro do pretérito (indicativo); Transformar a ordem em pedido ou pergunta negativa ou afirmativa; Introduzir expressões de cortesia, como Por favor. Você me devolve o caderno? Você não poderia ir comigo até o shopping? Por favor, devolva meu livro.

28 FORMAS NOMINAIS DO VERBO O verbo possui formas que são nominais. Chamam-se nominais porque por si sós elas não expressam nem o tempo nem o modo verbal. Além disso, em determinados contextos, assumem a função de substantivos, adjetivos ou verbos. Exemplos: Vamos jantar? O jantar está servido. verbo substantivo Ela já havia preparado o trabalho quando chegamos. Verbo Ela está preparada para o exame. adjetivo

29 FORMAS NOMINAIS DO VERBO As formas nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. O infinitivo pode ser: Impessoal quando não se refere às pessoas do discurso: Ter ou não ter dá na mesma. Pessoal quando se refere às pessoas do discurso. Nesse caso, não é flexionado na 1ª e 3ª pessoas do singular e flexionado nas demais: falar (eu) não flexionado falarmos (nós) flexionado falares (tu) flexionado falardes (vós) flexionado falar (ele) não flexionado falarem (eles) flexionado As terminações das formas nominais dos verbos são: Infinitivo impessoal: cantar vender - partir Gerúndio: cantando - vendendo - partindo Particípio: cantado vendido - partido

30 Classificação dos verbos segundo a prosódia Formas verbais Rizotônicas Apresentam o acento tônico no radical. Ele sempre pede ajuda ao professor quando não consegue resolver os exercícios. Arrizotônicas Apresentam o acento tônico fora do radical. Maria Clara partirá no próximo voo rumo à Itália.

31 Classificação e conjugação dos verbos Verbos regulares Aqueles que seguem seu paradigma de conjugação. O radical não se altera. Eu trabalho em comércio exterior. Muitas pessoas trabalhavam em bancos públicos. Minha irmã trabalhará como executiva em uma grande empresa. Verbos irregulares Aqueles que não seguem o modelo de sua respectiva conjugação. Ocorrem alterações no radical ou nas desinências. Aquele aluno sabia tudo sobre a matéria da prova. Os funcionários souberam da greve pelos jornais.

32 Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber

33 Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber

34 Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber

35 Classificação e conjugação dos verbos Verbos irregulares Saber

36 Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Verbos que apresentam alteração profunda no radical e nas terminações. Eu fui uma criança muito brincalhona. Eu sou, hoje, um trabalhador metódico.

37 Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir

38 Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir

39 Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir

40 Classificação e conjugação dos verbos Verbos anômalos Ser e ir

41 Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Verbos que não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos. Vejamos alguns exemplos: Adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, colorir, explodir, ruir, exaurir, demolir, feder, aturdir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de) etc.

42 Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver

43 Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver

44 Classificação e conjugação dos verbos Verbos defectivos Precaver

45 Classificação e conjugação dos verbos Verbos abundantes São verbos que têm duas ou mais formas equivalentes. Isso acontece, em geral, no particípio. Ex.: ACEITAR: Aceitado (particípio regular) e Aceito (particípio irregular) O particípio regular é empregado com os auxiliares ter e haver. O sujeito é sempre o agente da ação. Eu tinha aceitado o emprego. O particípio irregular é empregado com os auxiliares ser e estar. O sujeito é sempre o paciente da ação. O emprego foi aceito por mim.

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

04) Verbos Defectivos Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa. São defectivos abolir, banir, colorir, demolir, exaurir,

04) Verbos Defectivos Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa. São defectivos abolir, banir, colorir, demolir, exaurir, 04) Verbos Defectivos Verbos defectivos são aqueles que não possuem conjugação completa. São defectivos abolir, banir, colorir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, falir, acontecer, suceder, ocorrer,

Leia mais

TABELA de VERBOS NUPETE - MOVOCO. TEMPO Os tempos verbais dividem-se e subdividem-se em: PRETÉRITO PERFEITO PRETÉRITO IMPERFEITO

TABELA de VERBOS NUPETE - MOVOCO. TEMPO Os tempos verbais dividem-se e subdividem-se em: PRETÉRITO PERFEITO PRETÉRITO IMPERFEITO TABELA de VERBOS NUPETE - MOVOCO NÚMERO Singular e Plural PESSOA, tu, ele/ela, nós vós, eles/elas TEMPO Os tempos verbais dividem-se e subdividem-se em: divisões PRESENTE PRETÉRITO subdivisões PRESENTE

Leia mais

O verbo O verbo. www.scipione.com.br/radix. Prof. Erik Anderson. Gramática

O verbo O verbo. www.scipione.com.br/radix. Prof. Erik Anderson. Gramática O verbo O verbo O que é? Palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo. Pode exprimir: Ação Estado Mudança de estado Fenômeno natural

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Nesse tutorial veremos como deve ser empregado o verbo nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, bem como suas formas nominais. MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato

Leia mais

Sistema Verbal da Língua Portuguesa

Sistema Verbal da Língua Portuguesa Sistema Verbal da Língua Portuguesa Segundo Celso Cunha em seu livro Nova Gramática do Português Contemporâneo, verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa, ou seja, um acontecimento

Leia mais

Gramática Eletrônica

Gramática Eletrônica Lição 7 Verbos Outra classe de palavras que merece atenção especial é o verbo, já que apresenta muitas dificuldades. Verbo significa palavra, portanto é essencial à nossa comunicação. Verbo é a palavra

Leia mais

Aula 05. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo.

Aula 05. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo. RESUMÃO 2º SIMULADO DE PORTUGUÊS Aula 05 Adjetivo e suas flexões Adjetivo = palavra que qualifica o substantivo. Locução Adjetiva = expressão que tem a mesma função: qualificar o substantivo. Os adjetivos

Leia mais

VAMOS ESTUDAR OS VERBOS

VAMOS ESTUDAR OS VERBOS VAMOS ESTUDAR OS VERBOS Autores: Ana Catarina; Andreia; Bibiana; Pedro Cardoso. Ano/Turma: 6º A Ano Lectivo: 2007/2008 Índice. 1 Introdução... 2 Pág. Primeira Parte 1-OS VERBOS 1.1 Conceito.. 3 1.2 Tempo.

Leia mais

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER CAPÍTULO 9: CONCORDÂNCIA DO VERBO SER Vejamos os exemplos de concordância do verbo ser: 1. A cama eram (ou era) umas palhas. Isto são cavalos do ofício. A pátria não é ninguém: são todos. (Rui Barbosa).

Leia mais

Atividade Extraclasse

Atividade Extraclasse INSTITUTO PRESBITERIANO DE EDUCAÇÃO Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa 7º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse A GANSA QUE PUNHA OVOS DE OURO Um homem possuía

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 11 por

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 19 por

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 5. Conjugação Verbal

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 5. Conjugação Verbal Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 5 Conjugação Verbal Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir

Leia mais

Verbos Conceito Conjugações Estrutura Flexões Formação dos tempos simples Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo

Verbos Conceito Conjugações Estrutura Flexões Formação dos tempos simples Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo Verbos Conceito Conjugações Estrutura Flexões Formação dos tempos simples Tempos derivados do presente do indicativo Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo Tempos derivados do infinitivo

Leia mais

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias:

A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: MORFOLOGIA A Morfologia é o estudo da palavra e sua função na nossa língua. Na língua portuguesa, as palavras dividem-se nas seguintes categorias: 1. SUBSTANTIVO Tudo o que existe é ser e cada ser tem

Leia mais

Brasileiros esperam ganhar salário três vezes maior após fazer MBA

Brasileiros esperam ganhar salário três vezes maior após fazer MBA COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6º Ano Profª: Margareth Rodrigues Dutra Disciplina: Língua Portuguesa Aluno(a): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Data de entrega: 18/12/14 Questão 1- Leia o texto a seguir. Brasileiros

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos

Pessoais Do caso reto Oblíquo. Possessivos. Demonstrativos. Relativos. Indefinidos. Interrogativos Pessoais Do caso reto Oblíquo Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos Os pronomes is indicam diretamente as s do discurso. Quem fala ou escreve, assume os pronomes eu ou nós, emprega

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 11. Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 11 Emprego de Pronomes Relativos e Pessoais Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido

Leia mais

Pretéritos mais-que-perfeitos do Indicativo

Pretéritos mais-que-perfeitos do Indicativo Pretéritos mais-que-perfeitos do Indicativo Pretérito mais-que-perfeito composto formas Forma-se o Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo com o verbo auxiliar ter ou haver no imperfeito do

Leia mais

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Pretérito Imperfeito do Indicativo Pretérito Imperfeito do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito Imperfeito do Indicativo formas -ar falava falavas falava falávamos faláveis falavam Verbos regulares -er / -ir comia

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Pronomes...2 Pronomes Pessoais...2 Pronomes de Tratamento...3 Pronomes Possessivos...3 Pronomes Demonstrativos...3 Pronomes Indefinidos...4 Pronomes Relativos...4 Pronomes

Leia mais

Verbos impessoais e unipessoais

Verbos impessoais e unipessoais Página 1 de 15 impessoais e unipessoais Impessoais: são os verbos que não se conjugam na 1ª pessoa (eu e nós) e na 2ª pessoa (tu e vós). Normalmente, são usados na 3ª pessoa do singular. Os principais

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

A Virada: contenido. Lecciones 1-100 de A Virada. A Gente. acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar. Adverbios & Adjetivos

A Virada: contenido. Lecciones 1-100 de A Virada. A Gente. acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar. Adverbios & Adjetivos A Virada: contenido Lecciones 1-100 de A Virada A Gente ACABAR de Adverbios & Adjetivos A gente vai acabou de acontecer, acabei de comprar, acabei de chegar fácil (adjective) facilmente (adverb) Adverbios

Leia mais

Português -7º ano Profª Marta NO ACAMPAMENTO DOS VERBOS

Português -7º ano Profª Marta NO ACAMPAMENTO DOS VERBOS Português -7º ano Profª Marta NO ACAMPAMENTO DOS VERBOS - Agora iremos visitar o Campo de Marte, onde vivem acampados os Verbos, uma espécie muito curiosa de palavras. Depois dos Substantivos são os Verbos

Leia mais

Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo

Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo Ficha de trabalho/ treino 7º ano de escolaridade Modos verbais: indicativo, imperativo e conjuntivo 1. Observa uma lista de indicações para uma correta operação de lavagem dos dentes. 1. Pegar na escova

Leia mais

Prazer em Conhecê-lo. APRENDA Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto

Prazer em Conhecê-lo. APRENDA Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto EU E VOCÊ Unidade 1 01 Prazer em Conhecê-lo Cumprimentos Dias da Semana Meses do Ano O Alfabeto 02 Frases: Afirmativa, Negativa, Interrogativa Artigos: Definidos e Indefinidos Substantivos e Adjetivos

Leia mais

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural.

c) O verbo ficará no singular ou no plural se o sujeito coletivo for especificado com substantivo no plural. Concordância Verbal a) O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o sujeito seja composto e anteposto ao verbo. Se o sujeito composto é posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo

Leia mais

Período composto por subordinação

Período composto por subordinação Período composto por subordinação GRAMÁTICA MAIO 2015 Na aula anterior Período composto por coordenação: conjunto de orações independentes Período composto por subordinação: conjunto no qual um oração

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte II Período

Leia mais

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos)

I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. (5 pontos) I. Complete o texto seguinte com as formas correctas dos verbos ser ou estar. Hoje. domingo e o tempo. bom. Por isso nós. todos fora de casa.. a passear à beira-mar.. agradável passar um pouco de tempo

Leia mais

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 1.1 Conteúdos: Apresentação do Plano Didático Pedagógico; Classificação das orações coordenadas sindéticas e inferência. 1.1 Habilidade:

Leia mais

As questões a seguir foram extraídas de provas de concurso.

As questões a seguir foram extraídas de provas de concurso. COMENTÁRIO QUESTÕES DE PORTUGUÊS PROFESSORA: FABYANA MUNIZ As questões a seguir foram extraídas de provas de concurso. 1. (FCC)...estima-se que sejam 20 línguas. (2º parágrafo) O verbo flexionado nos mesmos

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 6 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 6 I Ir Preposição para + artigo Preposição a + artigo Eu vou Para + o = para o

Leia mais

Morfologia. Estrutura das Palavras. Formação de Palavras. Prof. Dr. Cristiano Xinelági Pereira

Morfologia. Estrutura das Palavras. Formação de Palavras. Prof. Dr. Cristiano Xinelági Pereira Morfologia Estrutura das Palavras Formação de Palavras Prof. Dr. Cristiano Xinelági Pereira Morfologia Estrutura das Palavras Morfemas Lexicais I. Radical É o elemento irredutível e comum a todas as palavras

Leia mais

RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES

RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES RIMAS PERFEITAS, IMPERFEITAS E MAIS-QUE-PERFEITAS JOGOS E ACTIVIDADES Recorda! Verbos são palavras que refer acções ou processos praticados ou desenvolvidos por alguém. Os verbos distribu-se por vários

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

SINTAXE. ISJB - Colégio Salesiano Jardim Camburi. Profa. Me. Luana Lemos. llemos@salesiano.org.br

SINTAXE. ISJB - Colégio Salesiano Jardim Camburi. Profa. Me. Luana Lemos. llemos@salesiano.org.br SINTAXE ISJB - Colégio Salesiano Jardim Camburi Profa. Me. Luana Lemos 1 FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE unidade mínima de comunicação. Ex: Nós estudamos muito. Frase nominal exprime uma visão estática do

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 13.1 Conteúdo: Outras formas de narrar: o conto

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 13.1 Conteúdo: Outras formas de narrar: o conto 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 13.1 Conteúdo: Outras formas de narrar: o conto 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS.

As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS As palavras possuem, via de regra, elementos significativos chamados MORFEMAS. Não se pode confundir MORFEMA e SÍLABA. Morfema é um fragmento significativo da palavra. Sílaba é um

Leia mais

Português. e) Não conheço a pessoa de * você falou. f) Você é tudo * sonhei! Respostas

Português. e) Não conheço a pessoa de * você falou. f) Você é tudo * sonhei! Respostas Português Página 71 3. Complete as frases no caderno com pronomes relativos. a) O livro * peguei da biblioteca é ótimo. b) Os doces de * mais gosto estão fresquinhos! c) A escola * estudo fica perto de

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 9 por completo

Leia mais

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo:

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo: Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 1 Parte 2 Revisão Verbos irregulares no pretérito perfeito do indicativo: 1) Complete as frases abaixo com o pretérito perfeito dos seguintes

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre

Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 6º Ano - Língua Portuguesa - 2º Bimestre O CASO DA CALÇADA DO JASMIM UM CRIME? Terça-feira, seis de Maio. São catorze horas. A D. Odete não é vista no seu bairro desde hoje de manhã. As janelas da sua casa estão abertas, mas o correio de hoje

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa

PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa 7 o ano 2 o bimestre PROVA BIMESTRAL Língua portuguesa Escola: Nome: Turma: n o : Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda? Gente, simplificar é um pecado. Se a vida não fosse tão corrida, se não tivesse

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Disciplina de Leitura Pessoal Manual do Aluno David Batty

Disciplina de Leitura Pessoal Manual do Aluno David Batty Disciplina de Leitura Pessoal Manual do Aluno David Batty Nome Data de início: / / Data de término: / / 2 Leitura Pessoal David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas nesta Lição foram retiradas

Leia mais

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1

Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos Quer Dinheiro Online? 2 ISSO ESTÁ ME GERANDO R$7.278,05 - R$10.588,38 POR SEMANA E VOCÊ PODE FAZER

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

2- Nas frases a seguir estão destacadas quatro formas verbais de um mesmo verbo. Compare-as.

2- Nas frases a seguir estão destacadas quatro formas verbais de um mesmo verbo. Compare-as. FICHA DA SEMANA 5º ANO A / B Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

AULA PRÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA DE VERBOS TURMA CALVET PROF. EDUARDO SABBAG

AULA PRÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA DE VERBOS TURMA CALVET PROF. EDUARDO SABBAG AULA PRÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA DE VERBOS TURMA CALVET PROF. EDUARDO SABBAG 1. Na frase: ''Fale bem o português do Brasil.'' O verbo fale está no imperativo afirmativo e indica que o ouvinte é você

Leia mais

Equipe de Língua Portuguesa. Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA

Equipe de Língua Portuguesa. Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª TUTORIAL 3B Ensino Médio Data: Turma: Equipe de Língua Portuguesa Língua Portuguesa SÍNTESE DA GRAMÁTICA TERMOS INTEGRANTES = completam o sentido de determinados verbos e nomes. São

Leia mais

Nada de telefone celular antes do sexto ano

Nada de telefone celular antes do sexto ano L e i n º1 Nada de telefone celular antes do sexto ano Nossos vizinhos da frente estão passando uma semana em um cruzeiro, então me pediram para buscar o jornal e a correspondência todos os dias, enquanto

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Professora: Lícia Souza

Professora: Lícia Souza Professora: Lícia Souza Morfossintaxe: a seleção e a combinação de palavras Observe que, para combinar as palavras loucamente, louco e loucura com outras palavras nas frases de modo que fiquem de acordo

Leia mais

Atividades 4 o - Bimestre

Atividades 4 o - Bimestre Atividades 4 o - Bimestre GRAMÁTICA 1. Preste atenção nos verbos das frases e complete-as observando o que combinaria com eles: a) jogam bola todos os dias das férias. b) Ontem chegou atrasada na escola.

Leia mais

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online

Por Tiago Bastos 1. 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Por Tiago Bastos 1 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar

Leia mais

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível

Carnaval 2014. A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Carnaval 2014 A Sociedade Rosas de Ouro orgulhosamente apresenta o enredo: Inesquecível Nesta noite vamos fazer uma viagem! Vamos voltar a um tempo que nos fez e ainda nos faz feliz, porque afinal como

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

Códigos e linguagens. Remissão textual e pronomes

Códigos e linguagens. Remissão textual e pronomes Códigos e linguagens Remissão textual e pronomes Remissão textual Outro dia, decidi entrar no Orkut mesmo sabendo que há tempos ele não passa de um grande deserto virtual. Ao visitar comunidades e ler

Leia mais

Professor Jailton CONCORDÂNCIA VERBAL

Professor Jailton CONCORDÂNCIA VERBAL Professor Jailton CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral O verbo e seu sujeito deverão concordar em número e pessoa: Eu Tu Ele Os alunos sujeito cheguei. chegaste. chegou. chegaram. verbo

Leia mais

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado:

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 4 Revisão Tempos verbais: 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: 1 2 2) Revisão verbos SABER, PODER e QUERER: 3)

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Pretérito Perfeito Composto do Indicativo

Pretérito Perfeito Composto do Indicativo Pretérito Perfeito Composto do Indicativo Pretérito perfeito composto formas Forma-se o Pretérito perfeito composto do indicativo com o verbo auxiliar ter no presente do indicativo e o particípio passado

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 1 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 1 - I Pronomes pessoais Eu Tu 1 Você 2 / ele/ela A gente 3 Nós Vós 4 Eles/ elas

Leia mais

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas.

Exemplo: O pedido tem a finalidade de atender as necessidades previstas. O pedido tem a finalidade de atender às necessidades previstas. Projeto Falar Bem O projeto Falar Bem está sendo desenvolvido na ECEME, no corrente ano, com o objetivo de observar e analisar palestras e instruções, a fim de reunir dados para a elaboração de uma crítica

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

COLOCAÇÃO PRONOMINAL COLOCAÇÃO PRONOMINAL COLOCAÇÃO PRONOMINAL Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase. Por isso, em certos casos,

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Disciplina : Língua Portuguesa Professora: Nilceli Barueri, / 08 / 2010 2ª postagem Nome: n.º 4º ano ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA-4º ANO Queridos alunos, aqui está a segunda postagem de Língua Portuguesa.

Leia mais

Leia a letra da música "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha:

Leia a letra da música Fico Assim Sem Você, de Claudinho e Buchecha: Leia a letra da música "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha: Avião sem asa, Fogueira sem brasa, Sou eu assim, sem você Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Sou eu assim, sem você... Porque

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 10 por

Leia mais

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br As orações subordinadas adverbiais recebem essa denominação porque expressam uma circunstância da oração a que se subordinam. Essa circunstância é a função

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Aluno (a): Turma: 2º Ano Professora: Data de entrega: Valor: 20 pontos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Leitura e interpretação de textos

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

Processo Seletivo Salesiano

Processo Seletivo Salesiano COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Processo Seletivo Salesiano Concurso de Bolsas de Estudos Nome do(a) aluno(a): Número de Inscrição: Série: 7º Ano Ensino Fundamental II ORIENTAÇÕES Ao receber

Leia mais

Associação Lar do Neném

Associação Lar do Neném Criança Esperança 80 Associação Lar do Neném Recife-PE Marília Lordsleem de Mendonça Abraço solidário Todas as crianças são de todos : esse é o lema do Lar do Neném, uma instituição criada há 26 anos em

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia o texto com ajuda do professor. EU QUERO! EU QUERO! A Júlia é pequenininha, mas quando quer alguma coisa grita mais do que qualquer pessoa grandona. Esta

Leia mais

5º ANO 8 8/nov/11 PORTUGUÊS 4º

5º ANO 8 8/nov/11 PORTUGUÊS 4º 5º ANO 8 8/nov/11 PORTUGUÊS 4º 1. Um músico muito importante do nosso país é Milton Nascimento, cantor e compositor brasileiro, reconhecido, mundialmente, como um dos mais influentes e talentosos cantores

Leia mais