Combinação de Classificadores (fusão)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Combinação de Classificadores (fusão)"

Transcrição

1 Combinação de Classificadores (fusão) André Tavares da Silva Livro da Kuncheva

2 Roteiro Sistemas com múltiplos classificadores Fusão por voto majoritário voto majoritário ponderado Fusão por Bayes Fusão por métodos multinomiais Behavior Knowledge Space (BKS) e Wernecke (WER) Perfil de decisão Discriminante linear e quadrático, árvore de decisão, k-vizinhos

3 Sistemas com múltiplos classificadores Podemos combinar descritores para melhorar o desempenho de classificadores. Da mesma forma, é possível combinar classificadores, principalmente instáveis, tais como redes neurais e árvores de decisão. Neste contexto, existem duas abordagens principais: fusão e seleção.

4 Sistemas com múltiplos classificadores A fusão assume que cada classificador tem conhecimento sobre todo o espaço de características. A classificação, portanto, resulta da opinião coletiva de todos. A seleção assume que cada classificador é especialista em uma parte do espaço de características. Ao detectar que um objeto cai em uma região do espaço, sua classificação é feita pelo especialista desta região.

5 Sistemas com múltiplos classificadores Métodos híbridos ponderam a opinião de cada especialista com base na proximidade da amostra com sua região de domínio, e o resultado é a combinação ponderada das opiniões. Neste caso, não deve haver mais que 50% de superposição entre o(s) conjunto(s) de treinamento dos classificadores básicos e o conjunto de treinamento da coleção.

6 Sistemas com múltiplos classificadores Seja {D 1,D 2,..., D L } uma coleção com L classificadores. Existem quatro tipos de saída para esta coleção: a. Nível abstrato: Cada classificador D i, i = 1,2,...,L, produz um rótulo s i Ω = { w 1, w 2,...,w c }. Assim, para qualquer x Z, a coleção produz um vetor s = [s 1,s 2,...,s L ] t Ω L. b. Nível de possibilidade: Cada D i, i = 1,2,...,L, produz um subconjunto de possíveis rótulos para x ordenados pela possibilidade de serem corretos. Recomendado para problemas com muitas classes (e.g., reconhecimento de fala, caractere, e face).

7 Sistemas com múltiplos classificadores c. Nível de medida: Cada D i, i=1,2,...,l, produz um vetor [d i,1,d i,2,...,d i,c ] t de medidas em [0,1] que representam o aceite (suporte) da hipótese que x é da classe w j, j=1,2,...,c. A coleção produz uma matriz L c de medidas (perfil de decisão). d. Nível oráculo: Este tipo só é usado com Z 1, onde sabemos se D i produz a saída correta ou errada para x. Neste caso, a coleção produz um vetor [y 1,y 2,...,y L ] t de valores binários y i {0,1}, classificação correta ou errada. i=1,2,..,l, que indicam uma

8 Fusão por voto majoritário Seja [d i,1,d i,2,...,d i,c ] t um vetor tal que d i,j {0, 1} indica a saída do classificador D i, i=1,2,...,l, com relação à amostra x pertencer ou não à classe w j, j=1,2,...,c. O voto majoritário (plurality/majority vote) escolhe a classe w k onde A decisão final pode ainda levar em conta uma classe extra w c+1 (nenhuma das alternativas) quando a medida acima não ultrapassa um limiar αl, onde 0 < α 1, para a classe w k.

9 Fusão por voto majoritário Uma justificativa para este método ser o mais usado é que sob determinadas condições, ele realmente aumenta a probabilidade de acerto na classificação. A escolha pode ser por unanimidade, maioria simples (50% + 1) ou mais votado.

10 Maioria versus Unanimidade Um exemplo interessante para mostrar as vantagens do voto por maioria sobre o voto por unanimidade é o diagnóstico médico de HIV. Neste contexto, a sensibilidade u de um classificador é a probabilidade P(T A) de um verdadeiro positivo (teste positivo dado que o indivíduo está infectado) e a especificidade v de um classificador é a probabilidade P(T A) de um verdadeiro negativo. Assim, a probabilidade de acerto do classificador é p=up(a) + v[1-p(a)], onde P(A) é a probabilidade de um indivíduo estar infectado devido à prevalência da doença na sua população.

11 Voto majoritário ponderado O voto majoritário ponderado atribui um peso b i ao classificador D i. A motivação é dar maior importância (peso maior) para a opinião do classificador com maior exatidão. Por conveniência, a soma de todos os pesos deve ser 1 (o peso é relacionado à probabilidade de acerto do classificador). Em alguns casos, o voto ponderado pode não ser melhor que o voto do melhor classificador, mas normalmente é mais exato que o voto majoritário.

12 Voto majoritário ponderado Suponha, por exemplo, uma coleção D 1,D 2,...,D 5 de classificadores independentes com probabilidades de acerto 0.9, 0.9, 0.6, 0.6, 0.6, onde b i = p i, i=1,2,...,5. A probabilidade de acerto da coleção por voto majoritário é a soma das probabilidades de três, quatro e cinco classificadores estarem corretos, considerando as possíveis combinações.

13 Voto majoritário ponderado Considerando os pesos 1/3, 1/3, 1/9, 1/9, 1/9 para os respectivos classificadores. A coleção acerta quando os dois primeiros acertam, independente do resultado dos demais, pois a nota da classe que eles indicam será 2/3, e as demais classes dividirão os 1/3 restante. Quando eles discordam, e um está correto e o outro errado, o voto da coleção será decidido pelo voto da maioria dos demais (basta que dois deles votem na classe correta para que a coleção acerte).

14 Probabilidade de acerto para voto majoritário simples P maj = = 0.877

15 Probabilidade de acerto para voto majoritário ponderado Considerando todas possibilidades: P maj = = 0.927

16 Voto majoritário ponderado Na verdade o cálculo de probabilidade é um pouco mais complexo (ver livro da Kuncheva, seção 4.3), mas de forma geral o voto majoritário ponderado normalmente tem uma resposta mais correta que a do voto majoritário simples.

17 Fusão por Bayes Supondo independência estatística (Bayes inocente), P(s w j ) = Π L P(s i w j ). Sendo P(s i ) a probabilidade de D i escolher uma classe s i Ω, pela regra de Bayes: P (w j s)= P (w j ) P (s w j ) P (s) para j=1,2,...,c. = L P (w ) j P (s i w j ) i=1 P (s)

18 Fusão por Bayes Supondo independência estatística (Bayes inocente), P(s w j ) = Π L P(s i w j ). Sendo P(s i ) a probabilidade de D i escolher uma classe s i Ω, pela regra de Bayes: P (w j s)= P (w j ) P (s w j ) P (s) = L P (w ) j P (s i w j ) i=1 P (s) para j=1,2,...,c. Como estimar as probabilidades?

19 Fusão por Bayes Para cada classificador D i, existe uma matriz C i = {c i } de confusão, c c, onde os elementos j,k c i indicam o número de vezes que D escolheu a j,k i classe w k quando a classe verdadeira era w j. Seja n j o total de objetos da classe w j, j=1,2,...,c, em Z 1. Pode-se considerar c i j,k /n j como estimativa para P(s i w j ) e n j /N 1 como estimativa para P(w j ).

20 Fusão por métodos multinomiais Estes métodos buscam estimar P(w j s), j=1,2,...,c, para todas as combinações de votos s Ω L. A maior probabilidade a posteriori determina a classe w j para a amostra x que produz saída s = [s 1,s 2,...,s L ] t na coleção de classificadores. Dois métodos multinomiais são: Behavior Knowledge Space (BKS) e método de Wernecke (WER).

21 Método BKS O BKS usa os objetos rotulados de Z 1 para construir uma tabela (histograma 2D) 2c c, onde cada célula contém o número de vezes em que ocorre uma dada saída s (2c possibilidades) para uma dada classe w j, j=1,2,...,c. Para uma dada saída s, P(w k s) é obtida dividindo-se o número de elementos da classe w k em Z 1, os quais produzem saída s, pelo total de elementos de Z 1 com saída s.

22 Método BKS A classe w k com maior valor de P(w k s) atribui seu rótulo à s. Empates são resolvidos arbitrariamente e saídas com todas células vazias são rotuladas por voto majoritário. A construção da tabela é um treinamento da coleção, então ao menos 50% das amostras devem ser diferentes das usadas para treinar cada classificador.

23 Método BKS Suponha, por exemplo, L=3, c=2, e que 100 objetos de Z 1 produzem uma mesma saída s = [s 1 s 2 s 3 ] t = [w 2 w 1 w 2 ] t, sendo que 40 desses objetos têm de fato rótulo w 2 e 60 têm rótulo w 1. O rótulo w 1 será atribuído à s, apesar de w 2 ser a classe indicada pela maioria dos classificadores. Assim, qualquer objeto de teste com saída s será classificado em w 1.

24 Método WER O BKS requer muitas amostras e frequentemente fica supertreinado. O WER reduz o problema por considerar 95% de intervalo de confiança em torno das frequências em cada célula. Para uma dada saída s, se existirem superposições entre os intervalos das classes e da classe w k com maior frequência, w k não é escolhida para s. Neste caso, o classificador com menor erro rotula s.

25 Perfil de decisão Cada classificador D i, i=1,2,...,l, gera uma saída para cada uma das c classes (nível de medida). Todos os valores d i,j (x) (aceite para a hipótese que x pertence à classe w j ) estão no intervalo [0,1]. Quanto maior o valor de aceitação (suporte), maior a probabilidade da classe ser w j. Estes valores são organizados em uma matriz denominada perfil de decisão (decision profile), sendo utilizada por diversos métodos de combinação de classificadores.

26 Perfil de decisão Para uma dada amostra x R n e Ω = {w 1,w 2,...,w c }, cada classificador D i, i=1,2,...,l, deve produzir um valor d i,j [0,1], indicando o aceite (suporte) para a hipótese que x pertence à classe w j. O perfil de decisão DP(x) é

27 Perfil de decisão As colunas indicam os suportes (probabilidade de aceite) para uma dada classe w j. Cada amostra produzirá uma matriz. Os métodos de fusão de valores contínuos encontram um suporte final μ j (x) para cada classe w j, j=1,2,...,c, com base no perfil de decisão DP(x).

28 Perfil de decisão Estes métodos se dividem em fusão consciente das classes e fusão indiferente às classes. A fusão consciente explora as colunas de DP(x), enquanto a fusão indiferente trata os valores d i,j (x) como características de um espaço intermediário, e usa um classificador extra para tomar a decisão final. Estamos interessados em saber como usar e/ou treinar estas arquiteturas.

29 Como obter d i,j (x) normalizados? Muito embora não seja difícil obter valores contínuos nas saídas dos classificadores, um aspecto importante é a normalização desses valores no intervalo [0,1]. Esta normalização funciona como uma nova estimativa de probabilidades a posteriori ou funções discriminantes para cada classe referente a um dado classificador. Seguem alguns exemplos para classificadores básicos.

30 Discriminantes linear e quadrático Classificadores baseados em funções discriminantes g j (x), linear e quadrática, podem ser normalizados por: g ' j (x)= eg j ( x) c k =1 e g k ( x)

31 Classificação por k-vizinhos No caso da classificação por k-vizinhos, a estimativa P(w j x) também pode ser obtida por: P (w j x)= 1 x ( j ) w j d ( x, x ( j) ) k j=1 onde d(x,x (j) ) é a distância entre x e seu j-ésimo vizinho mais próximo x (j). 1 d( x, x ( j ) )

32 Árvores de decisão Seja k j, j=1,2,...,c, o número de amostras de treinamento da classe w j em um dado nó folha t de uma árvore de decisão. Se a amostra x cai neste nó, então dizemos que P(w j x) = k j /K, onde K é a soma de todos os k j. O problema é que para K pequeno, esta estimativa não é confiável (uma alternativa é o estimador de Laplace).

33 Combinação de classificadores usando perfil de decisão Fusão consciente das classes treinável e não treinável Fusão indiferente às classes Templates de Decisão Combinação Dempster-Shafer

Análise de Imagens. Aula 20: Sistemas com Múltiplos Classificadores. Prof. Alexandre Xavier Falcão.

Análise de Imagens. Aula 20: Sistemas com Múltiplos Classificadores. Prof. Alexandre Xavier Falcão. A.X. Falcão p.1/17 Análise de Imagens Aula 20: Sistemas com Múltiplos Classificadores (Fusão) Prof. Alexandre Xavier Falcão afalcao@ic.unicamp.br. IC - UNICAMP A.X. Falcão p.2/17 Roteiro da Aula Sistemas

Leia mais

Aprendizado Bayesiano Anteriormente...

Aprendizado Bayesiano Anteriormente... Aprendizado Bayesiano Anteriormente... Conceito de Probabilidade Condicional É a probabilidade de um evento A dada a ocorrência de um evento B Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas

Leia mais

CC-226 Aula 05 - Teoria da Decisão Bayesiana

CC-226 Aula 05 - Teoria da Decisão Bayesiana CC-226 Aula 05 - Teoria da Decisão Bayesiana Carlos Henrique Q. Forster - Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2008 Classificador Bayesiano Considerando M classes C 1... C M. N observações x j. L atributos

Leia mais

Inferência Estatística

Inferência Estatística Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Inferência Estatística Profa. Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Duas distribuições importantes Normal T- Student Estimação

Leia mais

Máquinas de suporte vetorial e sua aplicação na detecção de spam

Máquinas de suporte vetorial e sua aplicação na detecção de spam e sua aplicação na detecção de spam Orientador: Paulo J. S. Silva (IME-USP) Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Ciência da Computação MAC499 Trabalho de Formatura

Leia mais

Turma: Engenharia Data: 12/06/2012

Turma: Engenharia Data: 12/06/2012 DME-IM-UFRJ - 2ª Prova de Estatística Unificada Turma: Engenharia Data: 12/06/2012 1 - Admita que a distribuição do peso dos usuários de um elevador seja uma Normal com média 75kg e com desvio padrão 15kg.

Leia mais

FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO

FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO Objetivos: - QUANTIFICAR OS ERROS COMETIDOS NA CLASSIFICAÇÃO - MEDIR A QUALIDADE DO TRABALHO FINAL - AVALIAR A APLICABILIDADE OPERACIONAL DA CLASSIFICAÇÃO Fontes de erro das classificações temáticas Os

Leia mais

ESTUDOS DE COORTE. Baixo Peso Peso Normal Total Mãe usuária de cocaína

ESTUDOS DE COORTE. Baixo Peso Peso Normal Total Mãe usuária de cocaína UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA ESTUDOS DE COORTE 1) Com o objetivo de investigar

Leia mais

Estatística Indutiva

Estatística Indutiva Estatística Indutiva MÓDULO 7: INTERVALOS DE CONFIANÇA 7.1 Conceitos básicos 7.1.1 Parâmetro e estatística Parâmetro é a descrição numérica de uma característica da população. Estatística é a descrição

Leia mais

Árvore Binária de Busca Ótima

Árvore Binária de Busca Ótima MAC 5710 - Estruturas de Dados - 2008 Referência bibliográfica Os slides sobre este assunto são parcialmente baseados nas seções sobre árvore binária de busca ótima do capítulo 4 do livro N. Wirth. Algorithms

Leia mais

Paradigmas de Aprendizagem

Paradigmas de Aprendizagem Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Paradigmas de Aprendizagem Redes Neurais Artificiais Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Noções de Amostragem

Noções de Amostragem Noções de Amostragem AMOSTRAGEM Amostragem: é a área da estatística que estuda técnicas e procedimentos para retirar e analisar uma amostra com o objetivo de fazer inferência a respeito da população de

Leia mais

Estimativas e Tamanhos de Amostras

Estimativas e Tamanhos de Amostras Estimativas e Tamanhos de Amostras 1 Aspectos Gerais 2 Estimativa de uma Média Populacional: Grandes Amostras 3 Estimativa de uma Média Populacional: Pequenas Amostras 4 Tamanho Amostral Necessário para

Leia mais

Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central

Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central Estatística descritiva básica: Medidas de tendência central ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo

Leia mais

Vetor de Variáveis Aleatórias

Vetor de Variáveis Aleatórias Vetor de Variáveis Aleatórias Luis Henrique Assumpção Lolis 25 de junho de 2013 Luis Henrique Assumpção Lolis Vetor de Variáveis Aleatórias 1 Conteúdo 1 Vetor de Variáveis Aleatórias 2 Função de Várias

Leia mais

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja:

Nessa situação, a média dessa distribuição Normal (X ) é igual à média populacional, ou seja: Pessoal, trago a vocês a resolução da prova de Estatística do concurso para Auditor Fiscal aplicada pela FCC. Foram 10 questões de estatística! Não identifiquei possibilidade para recursos. Considero a

Leia mais

Plano. Aspectos Relevantes de HMMs. Teoria de HMMs. Introdução aos Modelos Escondidos de Markov

Plano. Aspectos Relevantes de HMMs. Teoria de HMMs. Introdução aos Modelos Escondidos de Markov Plano Esta apresentação é para pessoas sem conhecimento prévio de HMMs Introdução aos Modelos Escondidos de Markov 2004 Objetivos: Ensinar alguma coisa, não tudo (Visão geral, sem muitos detalhes). Tentar

Leia mais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Aluno: Alex Sandro da Silva Orientador: Paulo de Tarso Mendes Luna Semestre - 99/1 Roteiro da Apresentação INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Primeira Lista de Exercícios de junho de 0 Quantos códigos de quatro letras podem ser construídos usando-se as letras a, b, c, d, e, f se: a nenhuma letra puder ser repetida? b qualquer

Leia mais

Mistura de modelos. Marcelo K. Albertini. 31 de Julho de 2014

Mistura de modelos. Marcelo K. Albertini. 31 de Julho de 2014 Mistura de modelos Marcelo K. Albertini 31 de Julho de 2014 2/11 Mistura de modelos Ideia básica Em vez de aprender somente um modelo, aprender vários e combiná-los Isso melhora acurácia Muitos métodos

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. MOQ-13 Probabilidade e Estatística

Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. MOQ-13 Probabilidade e Estatística Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica MOQ-13 Probabilidade e Estatística Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br 16/11/2011 Testes de

Leia mais

MB-210 Probabilidade e Estatística

MB-210 Probabilidade e Estatística Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica MB-210 Probabilidade e Estatística Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br 2o. semestre/2013 Testes

Leia mais

CAPÍTULO 2 OPERADORES DE CASAMENTO DE PADRÕES

CAPÍTULO 2 OPERADORES DE CASAMENTO DE PADRÕES CAPÍTULO 2 OPERADORES DE CASAMENTO DE PADRÕES 2.1 INTRODUÇÃO Neste capítulo são apresentados os principais operadores de casamento de padrões encontrados na literatura. No Apêndice A, encontram se mais

Leia mais

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem)

P. P. G. em Agricultura de Precisão DPADP0803: Geoestatística (Prof. Dr. Elódio Sebem) Amostragem: Em pesquisas científicas, quando se deseja conhecer características de uma população, é comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Conjuntos disjuntos. Relações de equivalência

Conjuntos disjuntos. Relações de equivalência Conjuntos disjuntos Objectivo resolver eficientemente o problema da equivalência estrutura de dados simples (vector) implementação rápida análise complicada Uso problemas de grafos equivalência de tipos

Leia mais

Comparando riscos e chances. Risco relativo e Razão de Chances

Comparando riscos e chances. Risco relativo e Razão de Chances Comparando riscos e chances Risco relativo e Razão de Chances Exemplo Inicial Estudo para verificar se a ingestão de extrato de guaraná tem efeito sobre a fadiga em pacientes tratados com quimioterapia

Leia mais

Exemplos de Aplicações da Teoria das Probabilidades em Biologia. Qual a probabilidade de que o próximo nucleotídeo na seqüência seja A, C, G ou T?

Exemplos de Aplicações da Teoria das Probabilidades em Biologia. Qual a probabilidade de que o próximo nucleotídeo na seqüência seja A, C, G ou T? Exemplos de Aplicações da Teoria das Probabilidades em Biologia Exemplo 1. Suponha que se conheça a seguinte seqüência de nucleotídeos em uma molécula de DNA: AGCTTCCGATCCGCTATAATCGTTAGTTGTTACACCTCTG Qual

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº06 Assunto: Noções de Estatística 1. Conceitos básicos Definição: A estatística é a ciência que recolhe, organiza, classifica, apresenta

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

Hipóteses. Hipótese. É uma pressuposição de um determinado problema.

Hipóteses. Hipótese. É uma pressuposição de um determinado problema. Bioestatística Aula 7 Teoria dos Teste de Hitóteses Prof. Tiago A. E. Ferreira 1 Hipóteses Hipótese É uma pressuposição de um determinado problema. Uma vez formulada, a hipótese estará sujeita a uma comprovação

Leia mais

GSI024 - Organização e Recuperação da

GSI024 - Organização e Recuperação da GSI024 - Organização e Recuperação da Informação Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br UFU/FACOM/BSI Arquivo 5 - Peso de termos GSI024-ORI Pg:5. 1 Busca paramétrica usando atributos Regiões em documentos

Leia mais

ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim. ICMS PE 2014: Resolução da prova de Estatística Prof.

ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim. ICMS PE 2014: Resolução da prova de Estatística Prof. ICMS/PE 2014 Resolução da Prova de Estatística Professor Fábio Amorim 1 de 6 Pessoal, segue a resolução das questões de Estatística da prova realizada pela SEFAZ-PE, para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro

Leia mais

Jogos de soma zero com dois jogadores

Jogos de soma zero com dois jogadores Jogos de soma zero com dois jogadores Problema: Dada uma matriz A m n, encontrar um equilíbrio de Nash (de estratégias mistas). Jogador 1 quer encontrar p que maximize v sujeito a i p i = 1 sujeito a (pa)

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II 2012/02 1 Diagrama de Ramo e Folhas 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Construir e interpretar disposições gráficas dos

Leia mais

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 As tabelas de frequências e os gráficos constituem processos de redução de dados, no entanto, é possível resumir de uma forma mais drástica esses dados

Leia mais

Fazer um diagnóstico. Necessidade dos testes. Foco principal. Variabilidade do teste. Diminuição das incertezas definição de normal

Fazer um diagnóstico. Necessidade dos testes. Foco principal. Variabilidade do teste. Diminuição das incertezas definição de normal Fazer um diagnóstico Avaliação Crítica tentativa de tomar uma decisão adequada usando informações inadequadas resultado de testes diminuir a incerteza do diagnóstico Ideal saber viver com a incerteza saber

Leia mais

Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta

Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta Bacharelado em Ciência da Computação Matemática Discreta Prof. Diego Mello da Silva Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga 27 de fevereiro de 2013 diego.silva@ifmg.edu.br (IFMG) Matemática

Leia mais

Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás. Bioestatística. Prof. Thiago Rangel - Dep. Ecologia ICB

Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás. Bioestatística. Prof. Thiago Rangel - Dep. Ecologia ICB Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás Bioestatística Prof. Thiago Rangel - Dep. Ecologia ICB rangel.ufg@gmail.com Página do curso: http://www.ecologia.ufrgs.br/~adrimelo/bioestat

Leia mais

Aula 6. Testes de Hipóteses Paramétricos (I)

Aula 6. Testes de Hipóteses Paramétricos (I) Aula 6. Testes de Hipóteses Paramétricos (I) Métodos Estadísticos 2008 Universidade de Averio Profª Gladys Castillo Jordán Teste de Hipóteses Procedimento estatístico que averigua se os dados sustentam

Leia mais

PARTE TEÓRICA Perguntas de escolha múltipla

PARTE TEÓRICA Perguntas de escolha múltipla PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA MIEEC/FEUP PARTE TEÓRICA Perguntas de escolha múltipla 1 Dada a experiência aleatória ε define-se espaço amostral associado a ε como sendo: A O espaço físico onde se realiza

Leia mais

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla

9 Correlação e Regressão. 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 9 Correlação e Regressão 9-1 Aspectos Gerais 9-2 Correlação 9-3 Regressão 9-4 Intervalos de Variação e Predição 9-5 Regressão Múltipla 1 9-1 Aspectos Gerais Dados Emparelhados há uma relação? se há, qual

Leia mais

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 3: Probabilidade Condicional e Independência

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 3: Probabilidade Condicional e Independência EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 3: Probabilidade Condicional e Independência Prof. Clécio da Silva Ferreira Depto Estatística - UFJF 1 Perguntas 1. Um novo aparelho para detectar um certo tipo de

Leia mais

Teste de hipóteses. Estatística Aplicada Larson Farber

Teste de hipóteses. Estatística Aplicada Larson Farber 7 Teste de hipóteses Estatística Aplicada Larson Farber Seção 7.1 Introdução ao teste de hipóteses Uma hipótese estatística é uma alegação sobre uma população. A hipótese nula H 0 contém uma alternativa

Leia mais

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição

Instrumentação Industrial. Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Instrumentação Industrial Fundamentos de Instrumentação Industrial: Introdução a Metrologia Incerteza na Medição Introdução a Metrologia O que significa dizer: O comprimento desta régua é 30cm. A temperatura

Leia mais

c) Encontre um intervalo de confiança 95% para a razão das variâncias variâncias das duas amostras podem ser iguais com este grau de confiança?

c) Encontre um intervalo de confiança 95% para a razão das variâncias variâncias das duas amostras podem ser iguais com este grau de confiança? MQI 003 Estatística para Metrologia semestre 008.0 Lista 4 Profa. Mônica Barros PROBLEMA Toma-se duas amostras de engenheiros formados há 5 anos por duas Universidades e faz-se uma pesquisa salarial, cujos

Leia mais

CLASSIFICADORES ELEMENTARES -II

CLASSIFICADORES ELEMENTARES -II CLASSIFICADORES ELEMENTARES -II Estimando a densidade 2 A função densidade de probabilidade é um conceito fundamental em estatística Permite associar probabilidades a uma variável aleatória x Especificar

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Análise de Sobrevivência - Conceitos Básicos Enrico A. Colosimo Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais http://www.est.ufmg.br/

Leia mais

A Importância do Desenho Amostral. Donald Pianto Departamento de Estatística UnB

A Importância do Desenho Amostral. Donald Pianto Departamento de Estatística UnB A Importância do Desenho Amostral Donald Pianto Departamento de Estatística UnB Objetivo dessa aula Explicar os tipos básicos de amostragem e a razão pelo uso de cada um Contemplar o uso simultaneo de

Leia mais

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas

Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas Tópico 3. Estudo de Erros em Medidas A medida de uma grandeza é obtida, em geral, através de uma experiência, na qual o grau de complexidade do processo de medir está relacionado com a grandeza em questão

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências Estatística Aplicada à Engenharia

Leia mais

CÁLCULO I Aula 14: Crescimento e Decrescimento. Teste da Primeira Derivada.

CÁLCULO I Aula 14: Crescimento e Decrescimento. Teste da Primeira Derivada. CÁLCULO I Aula 14:.. Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Universidade Federal do Pará 1 2 3 Denição Sejam f : A B uma função e x 1, x 2 D f. Denimos que f é uma (i) função crescente se x 1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Matrizes e Determinantes

Matrizes e Determinantes Aula 10 Matrizes e Determinantes Matrizes e Determinantes se originaram no final do século XVIII, na Alemanha e no Japão, com o intuito de ajudar na solução de sistemas lineares baseados em tabelas formadas

Leia mais

VISÃO COMPUTACIONAL. Marcelo Henrique dos Santos

VISÃO COMPUTACIONAL. Marcelo Henrique dos Santos VISÃO COMPUTACIONAL Marcelo Henrique dos Santos marcelosantos@outlook.com São Paulo SP, Agosto/2013 INTRODUÇÃO Processamento de imagens é um processo onde a entrada do sistema é uma imagem e a saída é

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Aprendizagem Outras Técnicas Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Exercício Área - SPRING

Exercício Área - SPRING Exercício Área - SPRING Figura 01 - Visualização dos dados contidos no projeto ativo. Comentários - Nesta etapa foi aberto o banco de dados, neste caso denominado São Paulo e foi definido o projeto, também

Leia mais

Ajuste de mínimos quadrados

Ajuste de mínimos quadrados Capítulo 5 Ajuste de mínimos quadrados 5 Ajuste de mínimos quadrados polinomial No capítulo anterior estudamos como encontrar um polinômio de grau m que interpola um conjunto de n pontos {{x i, f i }}

Leia mais

Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães.

Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães. Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Rodrigo Leite Durães. O que é mineração de dados Mineração de Dados é um passo no processo de KDD que consiste na aplicação de análise de dados e algoritmos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Tarciana Liberal Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de freqüências e gráficos. Pode ser

Leia mais

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três.

3. A probabilidade do evento de números pares. 4. O evento formado por número menor que três. 5. A probabilidade do evento número menor que três. 1 a Lista de Exercício - Estatística (Probabilidade) Profa. Ms. Ulcilea A. Severino Leal Algumas considerações importantes sobre a resolução dos exercícios. (i) Normas da língua culta, sequência lógica

Leia mais

6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real

6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real 6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real Com um pouco de técnica matemática iremos calcular frações contínuas, ou seja, os numeradores e denominadores de através de fórmulas

Leia mais

Profa.: Patricia Maria Bortolon, D.Sc. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc. Chap 9-1

Profa.: Patricia Maria Bortolon, D.Sc. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc. Chap 9-1 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CONTABILIDADE Profa.: Patricia Maria Bortolon, D.Sc. Statistics for Managers Using Microsoft Excel, 5e 2008 Pearson Prentice-Hall, Inc. Chap 9-1 Fundamentos de Testes

Leia mais

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho.

População e Amostra. População: O conjunto de todas as coisas que se pretende estudar. Representada por tudo o que está no interior do desenho. População e Amostra De importância fundamental para toda a análise estatística é a relação entre amostra e população. Praticamente todas as técnicas a serem discutidas neste curso consistem de métodos

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Prof. Edison A. M. Morais Objetivo (1/1) Conceituar PROCESSO E CICLO DE VIDA, identificar e conceituar

Leia mais

x exp( t 2 )dt f(x) =

x exp( t 2 )dt f(x) = INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia Aproximação

Leia mais

Inferência Estatística. Estimação

Inferência Estatística. Estimação Inferência Estatística Estimação Inferência Estatística fazer inferências tirar conclusões fazer inferência estatística tirar conclusões sobre uma população com base em somente uma parte dela, a amostra,

Leia mais

Medidas de associação para variáveis categóricas em tabelas de dupla entrada

Medidas de associação para variáveis categóricas em tabelas de dupla entrada Medidas de associação para variáveis categóricas em tabelas de dupla entrada a) Quiquadrado de Pearson: mede a associação de tabelas de dupla entrada, sendo definida por: c ( e e ij ij n ) ij, em que é

Leia mais

Sistemas de Equações Diferenciais Lineares

Sistemas de Equações Diferenciais Lineares Capítulo 9 Sistemas de Equações Diferenciais Lineares Agora, estamos interessados em estudar sistemas de equações diferenciais lineares de primeira ordem: Definição 36. Um sistema da linear da forma x

Leia mais

M. Eisencraft 4.6 Distribuição e densidade de uma soma de variáveis aleatórias57. + w y. f X,Y (x,y)dxdy (4.24) w y

M. Eisencraft 4.6 Distribuição e densidade de uma soma de variáveis aleatórias57. + w y. f X,Y (x,y)dxdy (4.24) w y M. Eisencraft 4.6 Distribuição e densidade de uma soma de variáveis aleatórias57 Assim, e usando a Eq. (4.17), F W (w) = F W (w) = + w y + x= f X,Y (x,y)dxdy (4.24) w y f Y (y)dy f X (x)dx (4.25) x= Diferenciando

Leia mais

ITA º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

ITA º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR ITA - 2006 3º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Matemática Questão 01 Seja E um ponto externo a uma circunferência. Os segmentos e interceptam essa circunferência nos pontos B e A, e, C

Leia mais

AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS

AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS AUTOMATED ASSESSMENT OF BREAST TISSUE DENSITY IN DIGITAL MAMMOGRAMS Introdução Câncer de mama É uma das neoplasias mais comuns que afligem as mulheres Globalmente, a cada 3 min uma mulher é diagnosticada

Leia mais

Livro Texto recomendado para a Disciplina

Livro Texto recomendado para a Disciplina Livro Texto recomendado para a Disciplina FREUND, John E. Estatística aplicada: economia, administração e contabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2006. 11ª Edição, 536 p. (com CD) ISBN: 8573075317 Biblioteca:

Leia mais

Dependência linear e bases

Dependência linear e bases Dependência linear e bases Sadao Massago 2014 Sumário 1 Dependência linear 1 2 ases e coordenadas 3 3 Matriz mudança de base 5 Neste texto, introduziremos o que é uma base do plano ou do espaço 1 Dependência

Leia mais

Uma estatística é uma característica da amostra. Ou seja, se

Uma estatística é uma característica da amostra. Ou seja, se Estatística Uma estatística é uma característica da amostra. Ou seja, se X 1,..., X n é uma amostra, T = função(x 1,..., X n é uma estatística. Exemplos X n = 1 n n i=1 X i = X 1+...+X n : a média amostral

Leia mais

X e Y independentes. n + 1 m

X e Y independentes. n + 1 m DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA / CCEN / UFPA Disciplina: Inferência I Prof: Regina Tavares 5.0. TESTE DE HIPÓTESES PARA DUAS POPULAÇÕES 5.0.. Duas Populações Normais independentes : X, X 2,, X n uma a.a.

Leia mais

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Calcular e, após, Modelar no NETICA

Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Calcular e, após, Modelar no NETICA 1 Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Calcular e, após, Modelar no NETICA 1) Os dados da tabela abaixo descrevem o desempenho de alunos de graduação na disciplina de Probabilidade oferecida para alunos

Leia mais

Significância do Coeficiente de Correlação

Significância do Coeficiente de Correlação Significância do Coeficiente de Correlação A primeira coisa que vamos tentar fazer nesta aula é apresentar o conceito de significância do coeficiente de correlação. Uma vez entendido este conceito, vocês

Leia mais

Introdução à Teoria dos Grafos (MAC-5770) IME-USP Depto CC Profa. Yoshiko. Capítulo 3

Introdução à Teoria dos Grafos (MAC-5770) IME-USP Depto CC Profa. Yoshiko. Capítulo 3 Introdução à Teoria dos Grafos (MAC-5770) IME-USP Depto CC Profa. Yoshiko Capítulo 3 Árvores Problema: Suponha que numa cidade haja n postos telefônicos. Para que seja sempre possível haver comunicação

Leia mais

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados Conteúdos desta unidade: Organização, representação e interpretação de dados; Medidas de tendência central; Medidas de localização.

Leia mais

Tabela 4.1 Distribuição dos indicadores por tipo Tipo de Indicador No. de indicadores. Indicadores de Evento 93. Indicadores de Tendência 37

Tabela 4.1 Distribuição dos indicadores por tipo Tipo de Indicador No. de indicadores. Indicadores de Evento 93. Indicadores de Tendência 37 4 Estudo de Casos A metodologia proposta no capítulo 3 foi aplicada em casos reais coletados de equipamentos Caterpillar da Sotreq. As falhas aqui estudadas são referentes a dois componentes do caminhão:

Leia mais

7. Diferenciação Implícita

7. Diferenciação Implícita 7. Diferenciação Implícita ` Sempre que temos uma função escrita na forma = f(), dizemos que é uma função eplícita de, pois podemos isolar a variável dependente de um lado e a epressão da função do outro.

Leia mais

Matrizes esparsas: definição

Matrizes esparsas: definição Matrizes esparsas: definição o objetivo é mostrar os métodos de armazenamento e manipulação de matrizes esparsas esparsidade de uma matriz é a relação entre o número de elementos nulos de uma matriz e

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Prova 1 de Probabilidade I Prof.: Fabiano F. T. dos Santos Goiânia, 15 de setembro de 2014 Aluno: Nota: Descreva seu raciocínio e desenvolva

Leia mais

Tópicos em Gestão da Informação II

Tópicos em Gestão da Informação II Tópicos em Gestão da Informação II Aula 05 Variabilidade estatística Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Exercício

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico POSTURA ESTRATÉGICA DA EMPRESA Roberto César 1 A postura estratégica da empresa é estabelecida por uma escolha consciente de uma das alternativas de caminho e ação para cumprir

Leia mais

Redes Neurais Artificiais. Everton Gago

Redes Neurais Artificiais. Everton Gago Redes Neurais Artificiais Everton Gago Como vai ser? O que é RNA? Conglomerado de neurônios!?!? Neurônio: Neurônio: Entradas: X0 = 0 X1 = 1 X2 = 1 Neurônio: Entradas: X0 = 0 X1 = 1 X2 = 1 Pesos: W0 = 0.3

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL

INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO AO MODELO RELACIONAL Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 26/06/2013 SUMÁRIO Instalação do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear II/2005 1 Resolva os seguintes sistemas lineares utilizando o Método

Leia mais

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Filtragem A filtragem de imagens pode ser realizada no domínio do espaço e da frequência Operadores de filtragem são classificados

Leia mais

Conjuntos Numéricos. É o conjunto no qual se encontram os elementos de todos os conjuntos estudados.

Conjuntos Numéricos. É o conjunto no qual se encontram os elementos de todos os conjuntos estudados. Conjuntos Numéricos INTRODUÇÃO Conjuntos: São agrupamentos de elementos com algumas características comuns. Ex.: Conjunto de casas, conjunto de alunos, conjunto de números. Alguns termos: Pertinência Igualdade

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I MATEMÁTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I MATEMÁTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Números reais Três noções básicas são consideradas primitivas, isto é, são aceitas sem a necessidade de definição. São elas: a) Conjunto. b) Elemento. c)

Leia mais

Teoria de Filas Aula 10

Teoria de Filas Aula 10 Aula Passada Comentários sobre a prova Teoria de Filas Aula 10 Introdução a processos estocásticos Introdução a Cadeias de Markov Aula de Hoje Cadeias de Markov de tempo discreto (DTMC) 1 Recordando...

Leia mais

7. Testes de Hipóteses

7. Testes de Hipóteses 7. Testes de Hipóteses Suponha que você é o encarregado de regular o engarrafamento automatizado de leite numa determinada agroindústria. Sabe-se que as máquinas foram reguladas para engarrafar em média,

Leia mais

3 INTERVALOS DE CONFIANÇA

3 INTERVALOS DE CONFIANÇA 3 INTEVALOS DE CONFIANÇA 3.1 Introdução A estimativa de intervalos de confiança é utilizada para se obter medidas de incerteza dos dados analisados. A análise da incerteza de uma previsão, por exemplo,

Leia mais

Plano da Apresentação. Medidas de localização central. Medidas de localização central. Média. Média. Exemplo nota média em Metodologias

Plano da Apresentação. Medidas de localização central. Medidas de localização central. Média. Média. Exemplo nota média em Metodologias Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Plano da Apresentação Mediana Moda Outras médias: a média geométrica Profª Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Metodologias de Diagnóstico Profª

Leia mais

Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua

Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua Pós-Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua INF612 - Aspectos Avançados em Engenharia de Software Engenharia de Software Experimental [Head First Statistics] Capítulos 10, 11, 12 e 13 [Experimentation

Leia mais