HOSPITAL PEDIÁTRICO de COIMBRA Protocolos do Serviço de Urgência DIABETES MELLITUS TIPO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HOSPITAL PEDIÁTRICO de COIMBRA Protocolos do Serviço de Urgência DIABETES MELLITUS TIPO 1"

Transcrição

1 HOSPITAL PEDIÁTRICO de COIMBRA Protocolos do Serviço de Urgência DIABETES MELLITUS TIPO 1 1 AVALIAÇÃO INICIAL CLÍNICA Idade <2A; >2A Quantificação da perda de peso (desidratação; desnutrição). LIGEIRA <5% MODERADA 5-10% GRAVE >10% Estado de consciência Perfusão periférica Frequência cardíaca Frequência respiratória Pressão arterial normal, sonolência, estupor, coma Pulsos periféricos, tempo recoloração capilar, temperatura normal, taquicardia normal, polipneia normal, ligeiramente alta, hipotensão LABORATORIAL - Glicemia; ureia; creatinina; Na; K; Ca; P; Mg. - Gasimetria venosa; ácido láctico; colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos - Sumária urina (glicosúria; cetonúria; Mg; Ca; P; creatinina) - Hemoglobina A1c (tubo hemograma) - Ac. anti-ilhéus; Ac. anti-insulina; Ac. anti-gad; peptideo C; Insulina; IGF1; IGFBP3; Leptina; (5ml sangue sem preparação). NOTE BEM: Na suspeita de diabetes, o rastreio rápido deve ser feito pela determinação da glicosúria/cetonúria e/ou determinação da glicemia capilar. Na presença de glicosúria/cetonúria e/ou glicemia capilar >200mg% a criança deve ser enviada de imediato a um serviço de Urgência Hospitalar.

2 2 AVALIAÇÃO do GRAU de DESCOMPENSAÇÃO Ligeira Moderada Grave Perda peso (Parâmetro menos importante) <5% 5-10% >10% Achados clínicos PERFUSÃO PERIFÉRICA Pulsos periféricos cheios Cheios/dim Finos/ausentes Tempo recoloração < 2seg 2 seg >3 seg Temperatura cutânea N N/ligeiramente fria Fria FREQUÊNCIA CARDÍACA N/lig. aumentada Aumentada Aumentada PRESSÃO ARTERIAL N N/aumentada Diminuída/N/aumentada FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA N Lig aumentada aumentada CONSCIÊNCIA N Sonolência Coma Achados bioquímicos UREIA (mmol/l) <7 7-9 >9 Na CORRIGIDO Útil se 150 GLUCOSE (mg/dl) >600 GASIMETRIA VENOSA ph 7,3-7,2 7,2-7,1 <7,1 HCO 3 (mmol/l) 15-9,5 9,5-5 <5 CRITÉRIOS PARA INTERNAMENTO EM UCI Ph < a 7,2 e ou HCO3 <9,5mmol/l ( Cetoacidose moderada e grave) CÁLCULOS a. Sódio corrigido = Na + {(Glicemia (mmol/l) +5,6) X1,6} 5,6 b. Osmolaridade calculada (mosm) = 2 X (Na +K) + glicemia (mmol/l)

3 3 MONITORIZAÇÃO CLÍNICA e LABORATORIAL Hora Glicemia/Glic. capilar ph HCO3 PCO 2 Na Na corrigido Osm calculada K ECG Ca P Mg Sat O 2 FC FR TA Consciência Cefaleias Reacção pupilar Insulina U/Kg/H Gr Glicose/ H Gr Glicose/U ins /H Líquidos entrados Líquidos saídos Peso NOTAS IMPORTANTES - Durante as 1ª 24H devem haver particular cuidado e minúcia na monitorização clínica e laboratorial, especialmente na cetoacidose grave dado o risco de ocorrência de edema cerebral, quer seja num episódio inaugural ou num doente já conhecido. Os doentes diabéticos tratados com bombas de infusão contínua de insulina, em caso de cetoacidose, devem retirar a bomba e iniciar perfusão de insulina, segundo este protocolo. - A glicemia capilar deve ser monitorizada de H/H nas primeiras 6-12H. Se o glicómetro não lê, determinar a glicemia no laboratório. A glicemia capilar tem um valor inferior à glicemia sérica em 10% porque é determinada no sangue total. - Considerar a monitorização da glicemia e gases nos Cuidados Intensivos que também fornecem dados do ionograna á excepção do fósforo (e o cálcio é a forma ionizada). - Ter preparado manitol 1gr/Kg para administrar de imediato se sinais precoces de edema cerebral: diminuição da saturação de O 2, aumento da tensão arterial, taquicardia e respiração Cheyne-Stockes.

4 CETOACIDOSE (ph < 7.3 e/ou HCO 3 <15mmol/l) OU GLICEMIA >600mg/dl na ausência de acidose Quer no episódio inaugural ou num doente já conhecido 4 OBJECTIVOS * Correcção do colapso circulatório (se existente) * Substituição das perdas hidro-electrolíticas, de potássio e fósforo * Insulina (corrige a acidose e hiperglicemia) * Tratar factor precipitante FASE 1 1ªH COLHEITAS ( SE CHOQUE, COLOCAR 1º UMA VIA) SORO FISIOLÓGICO Na ausência de choque ml/kg/H Se apenas má perfusão ml/kg/H Se colapso / hipotensão bólus de 10ml/kg até correcção da mesma Administrar O2 à face na presença de choque seguido de 10ml/Kg/hora até fim 1ªH Avaliar glicemia capilar ao fim da 1ª H; se glicemia capilar >600mg/dl, determinar a glicemia no laboratório. NOTA IMPORTANTE: Se o doente vai ser transferido para outra unidade hospitalar, antes de enviar o doente há que corrigir o colapso circulatório se existente, e durante o transporte usar soro fisiológico com 2ml de KCL a 7,5% por cada 100ml de soro, se kaliémia inferior a 5mml/l, a um ritmo de 5 a 10ml/kg/H. Não é necessária a administração de insulina se a duração do transporte for inferior a duas horas. FASE 2: até 12ªH Cateter heparinizado para colheitas. a) Substituição das perdas hídricas, sódio e glicose SORO NaCl a 0,45% COM GLICOSE A 5% (1/2 de soro fisiológico a 0,9%+1/2 glicose a 10%) (5gr glicose/100ml; ±75mmol/ L de Na+) 1. Cálculo do ritmo de manutenção (ml/h) (para 24H) 2. Cálculo do ritmo do défice de volume - (para 48H):

5 5 Défice volume (ml/kg peso actual) Ligeira Moderada Grave >2A <2A Programar o ritmo do défice para as 1 as 48H: 1ª s 24 H 1/2 (1 as 12 H 3/4; 2 as 12 H 1/4) ) 2 as 24 H manter o ritmo das 2 as 12H 3. Ao ritmo do défice deve ser adicionado o ritmo de manutenção * Não incluir volume administrado na FASE 1 * Quantificar entradas endovenosas e orais * Solutos polielectrólitos orais a pedido da criança * Não substituir perdas persistentes NOTE BEM: O sódio corrigido deve aumentar 1-2 mmol/l por cada descida da glicémia de 5,6mmol/l (100mg%), para evitar a descida rápida da osmolaridade. POTÁSSIO b. Substituição das perdas potássio e fósforo Iniciar quando kaliémia < 5,0mmol/l 1ª 12H 1/2 KCL a 7,5% 1/2 fosfato monopotássico a 13% KCL a 7,5%: 1ml= 1 mmol k+; Fosfato monopotássico 13% 1ml= 1 mmol K+ e 1mmol de fosfato Quantidade de K+ 2/100 se Kaliémia 4-5mmol/L 4/100 se Kaliémia <4mmol/L Caso necessário, não ultrapassar 6/100 em via periférica Objectivo Manter kaliémia entre 4-5mmol/l. Se necessário aumentar aporte de potássio até máximo de 0,5mmol/kg/h. NOTA: Se há necessidade de ultrapassar a administração de fosfato para além das 12H, monitorizar apertadamente o Ca2+ e Mg2+.

6 6 c. Perfusão de insulina de acção rápida Avaliar glicemia capilar (ou glicemia laboratorial se o glicómetro não lê) antes do início da perfusão, e depois de H/H Finalidades Correcção da cetoacidose: subida máxima de ph de 0,03U/H Correcção da hiperglicémia: descida 2,5-5,6mmol/H ( mg/dl/h) * Iniciada ao fim da 1ª H (subtrair ao volume total de líquidos) Perfusão contínua (sem bólus inicial) 0,1 U/Kg/H 0,05 U/Kg/H se: glicemia inicial >1000mg/dl OU criança com menos de 3 anos OU ph inicial >7,2 OU glicemia inicial >600mg/dl, na ausência de acidose. Para a concentração usada na Urgência: 0,1 U/Kg/H = Peso ml/h Por ex.: 30Kg=30ml/H 0,05 U/Kg/H = ½ peso em ml/h Por ex.: 30Kg=15ml/H PERFUSÃO de INSULINA Preparação - 50U Actrapid HM em 500ml de soro fisiológico (1U insulina/10ml) - Lavagem do sistema com ml desta solução - Nova mistura cada 4-6 horas Implica a utilização de uma via independente; poderá utilizar-se em Y AJUSTES DA PERFUSÃO de INSULINA e de GLICOSE * Manter glicemia entre mg/dl até resolução da acidose (ph>7,3). Quando glicemia atinge valores de 300mg/dl e/ou desce mais de mg/dl/H: aumentar o ritmo de glicose em 1gr/UI/H (= adicionar glicose a 30% soro NaCl 0,45% com glicose a 5%) se apesar disso, situação se mantém, aumentar glicose mais 1 gr/ui/h; Se glicemia desce a valores <200mg/dl corrigir com glicose a 10% 1-2 ml/kg seguido do aumento ritmo de administração de glicose em mais 1gr/U insulina/h. * Se ph não sobe ao ritmo esperado aumentar 25% a dose de insulina e adicionar glicose a 30% no soro para manter o ritmo de glicose nas mesmas gr/ui/h * Se o ph sobe a um ritmo superior a 0,03/U/H, reduzir a perfusão de insulina em 25%, e manter a concentração de glicose do soro. * Enquanto persistir acidose não reduzir perfusão de insulina para menos de 0,05U/Kg/h

7 7 * Quando ph>7,30 o ritmo da perfusão de insulina é determinado apenas pela glicemia. O objectivo é manter a glicemia entre mg/dl. Reduzir gradualmente o ritmo da perfusão de insulina até 0,02U/Kg/H; se necessário aumentar aporte de glicose em 1 a 2gr/UI/H. * Quando ph>7,3, e hora de refeição, administrar análogo de insulina rápida e 15 min depois suspender perfusão de insulina, (ver fase doente estabilizado na pág. 9). NOTA IMPORTANTE: Após a resolução da acidose o que determina o ritmo da perfusão de insulina é o nível de glicemia. Manter ritmo de perfusão de insulina adequado para manter glicemia entre 100 e 200mg/dl. NOTA IMPORTANTE A correcção da hiperglicemia ocorre primeiro que a correcção da cetoacidose. A insulina para corrigir a cetoacidose necessita de substrato para actuar, a glicose, que deve ser adicionada à perfusão em quantidades adequadas primeiro para assegurar que a queda da glicemia não seja superior a mg/dl/H, e depois para manter glicemia entre mmg% até resolução da cetoacidose. Isto é, o ritmo de glicose deve ser aumentado quando: a glicemia atinge valores de 300mg/dl; a descida da glicemia é superior a gr/dl/h, e/ou sempre que se aumenta a perfusão da insulina. Em regra por cada Unidade de insulina deve ser administrada no mínimo 3-4gr de glicose nas crianças púberes e 6-7gr nas crianças pré-puberes. d. Correcção da acidose A acidose láctica é corrigida pela correcção do choque e a cetoacidose pela administração de insulina. Não há vantagens na correcção da acidose com bicarbonato. FASE 3- a partir da 12ª H ❶ - Soro NaCl a 0,45% com glicose a 5%, com glicose suplementar em quantidade adequada para a quantidade de insulina administrada e para manter glicemias de mgr/dl enquanto persistir acidose, e entre mgr%, na ausência de acidose (ph>7,3) ❷ - Ritmo (vd pag 3). Nas 2ª 12 horas o ritmo do soro é diminuído. Reduzir o ritmo da perfusão de insulina de modo a manter as mesmas gr de glicose por unidade de insulina por hora ❸ - Administrar potássio apenas na forma de cloreto; não administrar sob forma de fosfato pelo risco de hipocalcémia. ❹ - Manter perfusão de insulina até resolução da acidose e criança tolerar alimentação.

8 EDEMA CEREBRAL UCI 8 * Factores de risco Idade (criança, mais no episódio inaugural); Hiperosmolaridade (osmolaridade calculada inicial >320); Natrémia inicial elevada >150 (corrigida ou não corrigida) significa deplecção grave de água celular; Ureia inicial elevada; Correcções hidroelectrolíticas e de acidose precipitadas; Excesso de aporte de água livre: nesta situação, é desejável que o sódio corrigido aumente à medida que a glicemia baixa. O sódio corrigido deve subir 1-2 mmol/l por cada descida da glicemia de 100mg/dl. * Manifestações clinicas (por ordem de gravidade) Diminuição da saturação de O 2 ; Aumento da tensão arterial; Alterações da frequência terapêutica (bradicardia, taquicardia); Respiração Cheyne-Stockes; Cefaleias; Deterioração do estado de consciência durante o tratamento (embora possa estar presente na admissão); Midríase (pode ser unilateral rapidamente progressiva); Postura inicialmente em descorticação (flexão); Postura em descerebração (extensão); Paragem cardiorespiratória. * Terapêutica (a iniciar ao mínimo sinal) Manitol na dose de 1gr/kg durante 20minutos; repetir em 2H se não houver resposta inicial; se necessário repetir cada 4-6H para evitar aumento rebound da pressão intracraneana. Em alternativa cloreto de sódio a 3%, 2-3ml/Kg durante 30 minutos; Excluir hipoglicemia; Cabeceira elevada a 30º; Hiperventilação durante alguns minutos e depois normoventilar; Restringir fluidos a 2/3 da manutenção, e reduzir perfusão de insulina na proporção da redução do ritmo de administração dos fluidos (equivale a reduzir a perfusão de insulina para um terço ou metade), até situação reverter; TAC após doente estabilizado, considerar monitorização PIC. Ter preparado manitol 1gr/Kg para administrar de imediato se sinais precoces de edema cerebral. O manitol só é eficaz se for administrado precocemente. O manitol deve estar imediatamente disponível.

9 9 COMA HIPEROSMOLAR UCI Definição: * Glicemia>33mmol/l (600mg/dl) * Osmolaridade calculada >350 mosm/l * Cetonémia mínima ou ausente * Pode haver acidose por excesso de produção de ácido láctico Tratamento: * Corrigir o colapso se existente (soro fisiológico) * Corrigir defices em 72 horas * Monitorizar pressão intra-craniana * Perfusão de insulina Após 3-4 horas de fluidoterapia com soro fisiológico na dose de 0,05U/kg/H DOENTE ESTABILIZADO Após correcção da cetoacidose (ph < 7.3 e/ou HCO 3 <15mmol/l) OU hiperglicemia >600mg/dl na ausência de acidose Doente sem desequilíbrio à entrada (ph > 7.3 e HCO 3 >15mmol/l) e glicemia <600mg/dl Doente sem desequilíbrio à entrada (ph > 7.3 e HCO 3 >15mmol/l) e glicemia <600mg/dl) Colheitas como na pág. 1 Hidratação oral Glicemia capilar Antes do pequeno-almoço 2 horas após o pequeno-almoço Antes almoço Antes lanche Antes do jantar 2 Horas após o jantar 3h manhã INSULINOTERAPIA Dose diária total de insulina: 0,7-1U/Kg/dia SC 0,7U/Kg/dia se sem cetoacidose e glicemia inicial <600mg/dl, 1U/Kg/dia se cetoacidose ou glicemia inicial >600mg/dl) Distribuição da dose diária total (DDT) de insulina: 50% de análogo rápido distribuído pelos equivalentes das várias refeições 50% de análogo lento (uma administração diária)

10 10 Cálculos para a insulina rápida: Unidades de insulina rápida para um equivalente= 13,5/(500/DDT) Unidades de insulina para a correcção da hiperglicémia = Glicémia real glicemia desejada/ FSI (Factor de sensibilidade à insulina (FSI)= 1800/DDT) Corrigir glicemias acima de 120 a 150mg/dl (de acordo com FSI), prevendo descidas da glicemia não superiores a mg/dl (para evitar descidas rápidas da glicemia). Distribuição da dose diária total (DDT) de insulina: Refeição Antes P. almoço Análogo rápido para os equivalentes e correcção Antes almoço Antes lanche Antes jantar Cerca 22H Análogo rápido para os equivalentes e correcção Análogo rápido para os equivalentes e correcção Análogo rápido para os equivalentes e correcção Análogo lento Nas crianças com menos de 5 anos considerar a administração do análogo lento ao pequeno-almoço. ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA RÁPIDA - Se glicemia entre 80 e 120 mg/dl esperar 10 minutos para a refeição - Se glicemia menos de 80mg/dl no início da refeição (se glicemia menos de 70mg/dl corrigir primeiro a hipoglicemia) - Se glicemia mais de 120mg/dl o tempo de espera deve ser proporcional à glicemia NOTAS: Insulinas a usar Análogos de acção rápida: Humalog Novorapid Análogos de acção Lenta: Lantus Detemir Os doentes previamente tratados com Bomba de infusão contínua de insulina retomam o esquema de tratamento que faziam. Alimentação Alimentação normal para a idade, refeições nº de 6 por dia incluindo ceia. Iogurtes magros, leite meio gordo, cozidos e grelhados.

11 TABELA EQUIVALENTES 1 equivalente=12 a 15 gr de hidratos de carbono ALIMENTOS RICOS EM AMIDO (1 Equivalente) FRUTOS (1 Equivalente) Pão branco, mistura 25 gr meio pão Alperce 175 gr Broa 40gr Ameixas 135gr Bolachas de água e sal 2 quadradas / 6 redondas Ananás natural 120 gr 1 fatia Bolachas Maria 3 bolachas Banana 70 gr 1 pequena Cereais (corn flakes) 20 gr 3 colh. sopa Cerejas 110 gr 15 médias Arroz cozido 50 gr 2 colh. sopa Figos frescos 115 gr 2 unidades Massa cozida 50 gr 2 colh. sopa Kiwi 160 gr 1 médio Grão / Feijão 100gr 3 colh. sopa Laranja 180 gr 1 grande Ervilhas / Favas / Milho cozido 200gr 6 colh. sopa Maçã 125 gr 1 média Batata cozida 80 gr 1 pequena Manga 120 gr Batata frita palitos 40 gr Melão/Melancia 400 gr 1 fatia Puré de batata 100 gr Morangos 200 gr 10 pequenos SOPAS (1 Equivalente) Nêsperas 170 gr 8 unidades Sopa de legumes / feijão / grão 2 conchas Papaia 150 gr Caldo verde 2 conchas Pêra 120 gr 1 média Canja 1 concha e meia Pêssego 160 gr 1 médio LEITE E DERIVADOS (1 Equivalente) Tangerinas 150 gr 2 médias Leite meio-gordo 1 chávena ml Uvas 95 gr Iogurte magro de aroma / natural 2 Salada de fruta natural 130 gr Iogurte magro líquido 2 11 Ensino * Não há vantagem de o fazer no Serviço de Urgência. * Inicia-se geralmente no 3º dia, já no internamento, e tem em vista seis pontos fundamentais: Fisiopatologia da diabetes Insulinoterapia Alimentação, e contagem de hidratos de carbono Autocontrole glicémico Detecção, prevenção e tratamento das hipoglicémias Infantário / Escola. Revisto em Junho de 2009 Isabel Dinis, Nádia Brito, Alice Mirante

Diabetes Tipo 1 e Cirurgia em Idade Pediátrica

Diabetes Tipo 1 e Cirurgia em Idade Pediátrica Diabetes Tipo 1 e Cirurgia em Idade Pediátrica Protocolo de atuação Importância do tema Cirurgia / pós-operatório -- risco de descompensação DM1: Hiperglicemia Causas: hormonas contra-reguladoras, fármacos,

Leia mais

CETOACIDOSE DIABÉTICA (CAD)

CETOACIDOSE DIABÉTICA (CAD) CETOACIDOSE DIABÉTICA (CAD) NA SUSPEITA, DETERMINE DE IMEDIATO: ph e gases Glicémia Cetonúria/ cetonémia Por tiras reactivas CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO: Glicémia capilar >200mg/dl (11mmol/l) Cetonúria /

Leia mais

CETOACIDOSE DIABÉTICA E HIPERGLICEMIA HIPEROSMOLAR NÃO-CETÓTICA

CETOACIDOSE DIABÉTICA E HIPERGLICEMIA HIPEROSMOLAR NÃO-CETÓTICA ATUALIZAÇÃO DE CONDUTAS EM QUADROS EMERGENCIAIS CETOACIDOSE DIABÉTICA E HIPERGLICEMIA HIPEROSMOLAR NÃO-CETÓTICA GIOVANNA BALARINI IMPORTÂNCIA CLÍNICA - CAD e HHNC - Complicações metabólicas agudas mais

Leia mais

Liberação de glicose pelo fígado, diminuição da utilização periférica de glicose causando hiperglicemia e hiperosmolaridade;

Liberação de glicose pelo fígado, diminuição da utilização periférica de glicose causando hiperglicemia e hiperosmolaridade; . DEFINIÇÃO A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação grave do diabetes mellitus (DM), resultante da combinação de deficiência absoluta ou relativa de insulina associada ao aumento de hormônios contrarreguladores

Leia mais

A insulinoterapia ao alcance de todos Curso Prático Televoter

A insulinoterapia ao alcance de todos Curso Prático Televoter 2012 Norte 16 de Novembro 6ª feira A insulinoterapia ao alcance de todos Curso Prático Televoter António Pedro Machado Simões-Pereira Indicações para insulinoterapia na Diabetes tipo 2 Hiperglicémias em

Leia mais

ELETRÓLITOS: Iniciar com 48hs de vida, segundo a tabela abaixo. SUPORTE NUTRICIONAL REQUERIMENTOS

ELETRÓLITOS: Iniciar com 48hs de vida, segundo a tabela abaixo. SUPORTE NUTRICIONAL REQUERIMENTOS NUTRIÇÃO PARENTERAL OBJETIVOS - Manter adequado aporte calórico e balanço nitrogenado positivo - Prevenção da deficiência de ácidos graxos essenciais - Promover o crescimento. A nutrição parenteral (NP)

Leia mais

DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO

DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO DISTÚRBIOS DO SÓDIO E DO POTÁSSIO HIPONATREMIA Dosagem de sódio ( Na ) sérico < 130mEq/L Oferta hídrica aumentada; Baixa oferta de sódio; Redistribuição osmótica de água ( p.ex. hiperglicemia); Excreção

Leia mais

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite

Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite Chá de hibisco Elimina gordura e Combate a celulite O chá de hibisco tem um lado bom, não é amargo, o gosto é parecido com sabor suave de framboesa. Uma dieta a base de chá de hibisco estimula a queima

Leia mais

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE)

PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) PLANO DE MANEJO DO DIABETES NA ESCOLA (PMDE) Este plano deve ser preenchido pelos profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento do aluno com diabetes juntamente com os pais ou responsáveis. O plano

Leia mais

NÃO SE TRATA APENAS DE UMA INGESTÃO DE FLUIDOS

NÃO SE TRATA APENAS DE UMA INGESTÃO DE FLUIDOS REIDRATAÇÃO DE VITELOS NÃO SE TRATA APENAS DE UMA INGESTÃO DE FLUIDOS A nova solução para diarreias em vitelos Compatível com o leite Boa palatibilidade Correção da acidose, desidratação e hipoglicémia

Leia mais

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare

A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia. Vários factores contribuem para o apare Diabetes Mellitus Tipo I Licenciatura em Bioquímica 1º ano 2005/2006 Duarte Nuno Amorim dos Santos A Diabetes É uma doença metabólica Caracteriza-se por um aumento dos níveis de açúcar no sangue hiperglicemia.

Leia mais

Especificações das Ementas

Especificações das Ementas Especificações das Ementas Diariamente existe Almoço, Lanche e Reforço. É necessário e há diariamente a existência de maçã ou pera cozida, para as refeições de bebés e crianças com dificuldades em mastigar.

Leia mais

Produção e gestão hospitalar: o caso das ciências laboratoriais

Produção e gestão hospitalar: o caso das ciências laboratoriais Escola Nacional de Saúde Pública Universidade Nova de Lisboa Produção e gestão hospitalar: o caso das ciências laboratoriais Sílvia Lopes Carlos Costa Modelos de Gestão na Saúde Implicações nas Ciências

Leia mais

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012

Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 Alimentação saudável para Diabé7cos, com muito gosto! Nídia Braz 14 Dezembro, 2012 1 A alimentação saudável depende de hábitos alimentares saudáveis: Diversidade da alimentação Número adequado de refeições

Leia mais

DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES

DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES DIÁRIO DE GLICEMIAS CAPILARES GRUPO SANTA CASA DE BELO HORIZONTE Ambulatório de Diabetes Tipo 1 Santa Casa de Belo Horizonte SOU PORTADOR DE DIABETES E ESSE É MEU DIÁRIO DE GLICEMIAS: Nome: Endereço:

Leia mais

Jose Roberto Fioretto. Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP

Jose Roberto Fioretto. Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Jose Roberto Fioretto Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP Cetoacidose Diabética Cetoacidose Diabética Complicação mais

Leia mais

DISTÚRBIO HIDRO- ELETROLÍTICO E ÁCIDO-BÁSICO. Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc

DISTÚRBIO HIDRO- ELETROLÍTICO E ÁCIDO-BÁSICO. Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc DISTÚRBIO HIDRO- ELETROLÍTICO E ÁCIDO-BÁSICO Prof. Fernando Ramos Gonçalves -Msc Distúrbio hidro-eletrolítico e ácido-básico Distúrbios da regulação da água; Disnatremias; Alterações do potássio; Acidoses

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Conceito de PCR : interrupção súbita da atividade mecânica cardíaca. É a falência cardio-pulmonar aguda que torna insuficiente o fluxo sangüíneo para manter a função cerebral.

Leia mais

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista

Escola Básica e Sec. Fernão do Pó Projeto NutreBem Desportivamente Ano letivo Lanches Saudáveis. Paulo Baptista Lanches Saudáveis Quais são as características dos lanches que os jovens, habitualmente, ingerem? Todos os estudos de investigação chegaram à mesma conclusão: Os lanches são ricos (excesso) em: - Calorias

Leia mais

Alimentação em desporto

Alimentação em desporto Alimentação em desporto A nutrição é um dos factores que pode optimizar a performance atlética de qualquer desportista. Seguidamente aos factores genéticos e ao treino, a alimentação é considerada como

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão

1ºDia Café da manhã 1 xícara (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês integral com 1 colher (café) de margarina 1 mamão 1 Cardápio Dieta Dash para 7 dias. Isto é uma sugestão para iniciarmos a dieta, você deve procurar o profissional especializado que é o nutricionista para avaliação e dieta individualizada. 1ºDia 1 xícara

Leia mais

EMENTA ERPI. 05 a 11 dezembro dezembro 06 dezembro 07 dezembro 08 dezembro 09 dezembro 10 dezembro 11 dezembro

EMENTA ERPI. 05 a 11 dezembro dezembro 06 dezembro 07 dezembro 08 dezembro 09 dezembro 10 dezembro 11 dezembro EMENTA ERPI 05 a 11 dezembro 2016 Sábado PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... INICIE SEMPRE A REFEIÇÃODO ALMOÇO E JANTAR COM SOPA DE LEGUMES. Domingo 10 dezembro 11 dezembro Normal Enriquecida de ervilhas

Leia mais

HIPERGLICEMIA HOSPITALAR GRUPO DE ESTUDO DA HIPERGLICEMIA HOSPITALAR

HIPERGLICEMIA HOSPITALAR GRUPO DE ESTUDO DA HIPERGLICEMIA HOSPITALAR HIPERGLICEMIA HOSPITALAR GRUPO DE ESTUDO DA HIPERGLICEMIA HOSPITALAR Grupo de Estudo de Hiperglicemia Hospitalar Marcos Tadashi K. Toyoshima Sharon Nina Admoni Priscilla Cukier Simão Augusto Lottenberg

Leia mais

Contagem de Carboidratos

Contagem de Carboidratos Leticia Fuganti Campos Nutricionista da Nutropar Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP Pós-graduanda em Educação em Diabetes Treinamento

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Aprenda a Viver com a Diabetes

Aprenda a Viver com a Diabetes Aprenda a Viver com a Diabetes Diabetes A Diabetes é uma grave condição de saúde que atinge de 150 milhões de pessoas em todo o Mundo e estima-se que em Portugal existam cerca de 900 mil pessoas com Diabetes.

Leia mais

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir:

OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de. Definir: Estado de Choque OBJETIVOS Ao final da aula os participantes terão de Definir: Estado de Choque; Classificação do Estado de Choque; Sinais e sintomas; Choque compensado / descompensado; Conduta no tratamento

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Dra. Helena Maia Nutricionista ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dra. Helena Maia Nutricionista OBJECTIVOS Obesidade: Riscos, prevalências e tipos Nutrição / Nutrientes Roda dos Alimentos Alimentação Mediterrânica IMC Conclusão RISCOS RELACIONADOS

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE

EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE EXAMES LABORATORIAIS PROF. DR. CARLOS CEZAR I. S. OVALLE EXAMES LABORATORIAIS Coerências das solicitações; Associar a fisiopatologia; Correlacionar os diversos tipos de exames; A clínica é a observação

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Volume II. (Anexos) RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE. Elaborado por. Maria Sara do Carmo Biscaia Fraga

Licenciatura em Ciências da Nutrição. Volume II. (Anexos) RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE. Elaborado por. Maria Sara do Carmo Biscaia Fraga Licenciatura em Ciências da Nutrição Volume II (Anexos) RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE Elaborado por Maria Sara do Carmo Biscaia Fraga Aluno nº 201392623 Orientador Interno: Profª Doutora Ana

Leia mais

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU INTERNAÇÃO HOSPITALAR Toda pessoa com quadro suspeito de AVE deve ser levada imediatamente ao serviço de urgência para avaliação

Leia mais

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra

Questionário. A prevalência da obesidade nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra 1 Questionário A prevalência da obesidade nos alunos do.º e 4.º ano do 1.º ciclo das escolas do agrupamento D. Carlos I em Sintra Código escola Código turma Código aluno(a) A1 Sexo Feminino Masculino A

Leia mais

- Deficiência de Insulina X, excesso de hormônios contra-reguladores.

- Deficiência de Insulina X, excesso de hormônios contra-reguladores. 1 a Questão: (15 pontos) Criança de 4 anos, 16 kg, chega ao pronto socorro com quadro de náusea, vômito e dor abdominal. Apresenta-se torporosa, emagrecida, febril (TAX = 38 o C), com sinais de desidratação,

Leia mais

Considerações Gerais sobre Hemogasometria

Considerações Gerais sobre Hemogasometria Considerações Gerais sobre Hemogasometria Exame hemogasométrico Grande importância na avaliação do equilíbrio ácido-básico Diagnóstico e prognóstico de inúmeras enfermidades Cuidados importantes para obtenção

Leia mais

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos)

Ementas Primavera/Verão Creche (1-3 anos) Semana 1 com pão com bolacha Sopa de feijão-verde Massa à lavrador (c/vitela, tronchuda e feijão vermelho) Sopa de feijão branco e Tintureira/cação de cebolada (tomate e pimento) e batata cozida Pão (1/2)

Leia mais

Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB. CHOQUES Andersen O. R. Fernandes

Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB. CHOQUES Andersen O. R. Fernandes Programa de Residência Médica em Pediatria - HMIB CHOQUES Andersen O. R. Fernandes O que é choque? INSUFICIÊNCIA CIRCULATÓRIA Febre Infecção Dispneia Dor Trauma Demanda Oferta Suporte inotrópico/vasoativo

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho

Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho Ementa n.º 2 De 11 a 15 de Julho Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e alface (70 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Carne de vaca estufada com arroz Papa de banana e maçã Reforço manhã/

Leia mais

2.O que precisa de saber antes de utilizar Glucose 5% Basi

2.O que precisa de saber antes de utilizar Glucose 5% Basi Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucose 5% Basi 50 mg/ml solução para perfusão Glucose Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

EMENTA ERPI. 31 outubro a 06 novembro outubro 01 novembro 02 novembro 03 novembro 04 novembro 05 novembro 06 novembro

EMENTA ERPI. 31 outubro a 06 novembro outubro 01 novembro 02 novembro 03 novembro 04 novembro 05 novembro 06 novembro EMENTA ERPI 31 outubro a 06 novembro 2016 Sábado Domingo 05 novembro 06 novembro Sopa Normal Enriquecida Sopa de ervilhas e couve coração Sopa de e couve branca Com pescada Com carne de porco Com maruca

Leia mais

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O C AT Ó L I C O S A L E S I A N O A U X I L I U M C U R S O D E N U T R I Ç Ã O - T U R M A 6 º T E R M O D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E M G E R I AT R I A

Leia mais

HIDRATAÇÃO NEONATAL. ISRAEL FIGUEIREDO JUNIOR israel@vm.uff.br

HIDRATAÇÃO NEONATAL. ISRAEL FIGUEIREDO JUNIOR israel@vm.uff.br ISRAEL FIGUEIREDO JUNIOR israel@vm.uff.br DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NOS COMPARTIMENTOS 80 70 ÁGUA TOTAL 60 % ÁGUA 50 40 ÁGUA INTRA-CELULAR 30 20 10 ÁGUA EXTRA-CELULAR 0 3 6 9 1 3 5 7 9 11 13 15 IDADE EM MESES

Leia mais

Mesa Redonda Diabetes Mellitus. Edema Cerebral na Cetoacidose Diabética Podemos evitá-lo?

Mesa Redonda Diabetes Mellitus. Edema Cerebral na Cetoacidose Diabética Podemos evitá-lo? Mesa Redonda Diabetes Mellitus Edema Cerebral na Cetoacidose Diabética Podemos evitá-lo? I Jornada de Endocrinologia Pediátrica do Rio Grande do Norte Durval Damiani Instituto da Criança HCFMUSP Unidade

Leia mais

PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: TIPO DE INSTRUÇÃO. Primeiras 06 horas

PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: TIPO DE INSTRUÇÃO. Primeiras 06 horas PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: EQUIPE TIPO DE INSTRUÇÃO Primeiras 06 horas ü Garantir restauração volêmica imediata (30ml/Kg) em 30 minutos. ü Solicitar

Leia mais

Este guia de bolso apresenta sugestões de lanches fáceis de transportar, saudáveis e adequados às faixas etárias indicadas.

Este guia de bolso apresenta sugestões de lanches fáceis de transportar, saudáveis e adequados às faixas etárias indicadas. Guia de Bolso Introdução ao guia Este guia de bolso apresenta sugestões de lanches fáceis de transportar, saudáveis e adequados às faixas etárias indicadas. As quantidades e tipos de alimentos foram calculados

Leia mais

EMENTAS 2016/ ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Creme de alface

EMENTAS 2016/ ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Creme de alface EMENTAS 2016/2017 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Banana Pera Banana Maçã Creme de Tomate Sopa de Alho Francês + Grão de bico Creme de alface Sopa de Couve + Feijão Vermelho Sopa de nabiça

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 e Meio MÊS DE AGOSTO/16 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN com mandioquinha + Salada de acelga

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 e Meio MÊS DE AGOSTO/16 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN com mandioquinha + Salada de acelga REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 01/08 Mamão em cubos Arroz integral + feijão+ frango com mandioquinha + Salada de acelga pera Pão integral com Sopa creme de ervilha +Batata em cubos

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 387/2013

RESPOSTA RÁPIDA 387/2013 RESPOSTA RÁPIDA 387/2013 SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Juíza de Direito em Substituição Comarca de Cláudio MG 0022220-88-2013 (0166.13.002222-0) DATA 27/11/2013 SOLICITAÇÃO Solicitação de: Insulina Glargina

Leia mais

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página

A Bioquímica Da Célula. Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A Bioquímica Da Célula Alternar entre páginas 0/1 Página Anterior Próxima página A importância da água em nossa vida A água é indispensável para o nosso planeta. Foi através dela que surgiram as primeiras

Leia mais

2010 ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA ASPECTOS PRÁTICOS EM ENDOCRINOLOGIA O

2010 ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA ASPECTOS PRÁTICOS EM ENDOCRINOLOGIA O 11º Curso Pós-Graduado NEDO 2010 ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA ASPECTOS PRÁTICOS EM ENDOCRINOLOGIA O que fazer perante: Hipoglicemia TERESA DIAS Serviço de Endocrinologia do HSM. Lisboa Luso, Junho de 2010 Hipoglicemia

Leia mais

Como Interpretar um Boletim de Análises Clínicas

Como Interpretar um Boletim de Análises Clínicas um Boletim Cristina V. Almeida Análises - Definição Conjunto de exames e testes, realizados normalmente a pedido do médico, executados em laboratórios de análise clínica. Os produtos biológicos mais comuns

Leia mais

Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé

Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé Alimentação no 1 ano de vida do seu bebé A alimentação nos primeiros anos de vida é fundamental no crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Uma cuidadosa introdução de novos alimentos e a integração

Leia mais

Diretrizes Clínicas Protocolos Clínicos

Diretrizes Clínicas Protocolos Clínicos Diretrizes Clínicas Protocolos Clínicos 036 Cetoacidose Diabética na Infância e Adolescência Última revisão: 12/08/2013 Estabelecido em: 07/04/2007 Responsáveis / Unidade Cristiano Túlio Maciel Albuquerque

Leia mais

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição Vit. Vit. *Este cardápio poderá sofrer alterações devido a eventos pré-agendados; sazonalidade de hortifrutis e/ou atrasos nas entregas pelos fornecedores. CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE UBERABA LIGA DE DIABETES Prof. Ms.Tânia Mara Sarraff Souza 11/08/2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA LIGA DE DIABETES Prof. Ms.Tânia Mara Sarraff Souza 11/08/2016 UNIVERSIDADE DE UBERABA LIGA DE DIABETES Prof. Ms.Tânia Mara Sarraff Souza 11/08/2016 Alimentação do diabético: uma mudança constante TRATAMENTO DM: - Alimentação - Estímulo do pâncreas (hipoglicemiantes

Leia mais

CAD. choque! CAD. Ricardo Duarte www.hospitalveterinariopompeia.com.br. hiperglicemia - + H + glicose. glucagon. catecolaminas cortisol GH

CAD. choque! CAD. Ricardo Duarte www.hospitalveterinariopompeia.com.br. hiperglicemia - + H + glicose. glucagon. catecolaminas cortisol GH Ricardo Duarte www.hospitalveterinariopompeia.com.br hiperglicemia CAD acidose cetose neoglicogênese glicogenólise + amino ácidos insulina insuficiente suspensão da insulina resistência insulínica deficiência

Leia mais

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia

Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Desafios clínicos cardiológicos: Um doente com hipoxémia Mariana Faustino 30 de Abril de 2013 Hospital Fernando Fonseca Serviço de Cardiologia Director: Prof. Doutor Victor Gil Caso clínico 75 anos, sexo

Leia mais

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, "!% "!% "!% "!% "#$%"#&% "!% "!% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, "!% "!% "!% "!% 02 0 / / 1/ / /1 /4

*.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 8,* *.(./(.*,& -&, !% !% !% !% #$%#&% !% !% 0 2/ /4 0/ 1/ /0 0/ -&, !% !% !% !% 02 0 / / 1/ / /1 /4 ! 5, 8 8* 9* *.(.(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(.(6.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 *&&*.(./(.*,& *! ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,& & ///0/1//2/3/4/////0 *.(./(.*,&*( 7! ///0/1//2/3/4/////0 0 2/ /4 0/ 1/

Leia mais

PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS ALIMENTAÇÃO NO OUTONO SABIA QUE... Um alimento excecional

PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS ALIMENTAÇÃO NO OUTONO SABIA QUE... Um alimento excecional CLINICASPERSONA.COM PERSONAOUTUBRO 2016 P R E P A R E - S E P A R A O O U T O N O CASTANHAS Um alimento excecional ALIMENTAÇÃO NO OUTONO O que deve escolher para a sua mesa SABIA QUE... Dicas de nutrição

Leia mais

Mônica Lemos de Moraes

Mônica Lemos de Moraes 2 Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! 3 4 Nutricionista e Especialista em Pisicologia do Emagrecimento Dieta Para Perder 3 Quilos em 5 Dias! Método perfeito para quem deseja ver resultados rápidos Edição

Leia mais

Cliente: Ana Kelly Floro Lemos. Data: Retorno: ORIENTAÇÃO ALIMENTAR DESJEJUM LANCHE ALMOÇO

Cliente: Ana Kelly Floro Lemos. Data: Retorno: ORIENTAÇÃO ALIMENTAR DESJEJUM LANCHE ALMOÇO Cliente: Ana Kelly Floro Lemos Data: 04.08.14 Retorno: 01.09.14 ORIENTAÇÃO ALIMENTAR DESJEJUM Mamão ½ unidade pequena ou Banana (amassada) 1 unidade pequena + Semente de Chia 1 c. de sopa rasa + Cuscuz

Leia mais

Prefeitura do Recife Secretaria de Educação Gerência de Alimentação

Prefeitura do Recife Secretaria de Educação Gerência de Alimentação REFEIÇÕES SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA CAFÉ DA MANHÃ (07:00h) PAPA DE CREMOGEMA (247 PÃO COM REQUEIJÃO E REFRESCO ACEROLA (315 CURAU COM CANELA (376 VITAMINA DE BANANA COM FARINHA LÁCTEA E BOLACHA

Leia mais

EMENTA ERPI. 19 a 25 dezembro dezembro 20 dezembro 21 dezembro 22 dezembro 23 dezembro 24 dezembro 25 dezembro

EMENTA ERPI. 19 a 25 dezembro dezembro 20 dezembro 21 dezembro 22 dezembro 23 dezembro 24 dezembro 25 dezembro EMENTA ERPI 19 a 25 dezembro 2016 Sábado Domingo 24 dezembro 25 dezembro Normal Enriquecida Caldo verde / de couve coração Com pescada (4) Com coelho Com maruca (4) Com frango de grão e espinafres Com

Leia mais

Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade. Roseli Oselka Saccardo Sarni. Sal e risco de doenças

Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade. Roseli Oselka Saccardo Sarni. Sal e risco de doenças Risco de doenças crônicas e o consumo excessivo de... Sal e obesidade Roseli Oselka Saccardo Sarni Sal e risco de doenças Consumo excessivo de sal (> 5g/dia, 1 g de sal=0.4 g sódio) relaciona-se com o

Leia mais

Corpo Ideal em 8 Semanas

Corpo Ideal em 8 Semanas Pedro de Medeiros Corpo Ideal em 8 Semanas O melhor plano de exercício físico e regime alimentar para mulheres índice Agradecimentos. 11 Introdução 13 Semana 1 17 Semana 2 37 Semana 3 59 Semana 4 77 Semana

Leia mais

Jose Roberto Fioretto

Jose Roberto Fioretto Jose Roberto Fioretto jrf@fmb.unesp.br Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Hipoglicemia Distúrbio metabólico mais comum

Leia mais

Estimativas para Portugal ,5% %

Estimativas para Portugal ,5% % Cadeira de Nutrição Clínica Alimentação do diabético Fernando Santos PREVADIAB-2009 Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal Estimativas para Portugal 1995 5,1% 2006 6,5% 2025 8% PREVADIAB-2009 Estudo

Leia mais

Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges

Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges Alimentação Saudável Nutricionista Filomena Borges Alimentação saudável Sabe-se que os hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis são aprendidos e cimentados através das relações sociais que se vão

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone / Telemóvel. . Disponível em

Diário da Diabetes. Nome. Endereço. Telefone / Telemóvel.  . Disponível em Nome Diário da Diabetes Endereço Telefone / Telemóvel E-mail Disponível em www.controlaradiabetes.pt www.msd.pt Tel.: 214 465 700 Merck Sharp & Dohme, Lda. Quinta da Fonte, Edifício Vasco da Gama, 19 -

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS

PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS PROTOCOLO DE INSULINA EM PERFUSÃO PARA CONTROLO INTENSIVO DE GLICÉMIA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS DE ADULTOS Ana Rita Ferreira Janeiro de 2008 1 PROTOCOLO DE INFUSÃO DE INSULINA 1 Este protocolo

Leia mais

Distúrbios do Na+ 0 7 / 1 2 / 2 0 1 5

Distúrbios do Na+ 0 7 / 1 2 / 2 0 1 5 Distúrbios do Na+ MARIANA PEREIRA RIBEIRO 6 SEMESTRE 0 7 / 1 2 / 2 0 1 5 Principais problemas clínicos na emergência; Cuidado com pacientes críticos: Grande queimado; Trauma; Sepse; ICC e IRA; Iatrogenia.

Leia mais

Arritmias Cardíacas CLASSIFICAÇÃO. Taquiarritmias. Bradiarritmias. Supraventriculares. Ventriculares

Arritmias Cardíacas CLASSIFICAÇÃO. Taquiarritmias. Bradiarritmias. Supraventriculares. Ventriculares Arritmias Cardíacas CLASSIFICAÇÃO Bradiarritmias Taquiarritmias Supraventriculares Ventriculares Sinusal Atrial Juncional Fibrilação Atrial Flutter Atrial Paroxística Supraventricular Ventricular (Torsades

Leia mais

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA

QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA QUADRO - I - A CENÁRIO DE CRISE: INEXISTÊNCIA DE PRODUTOS FRESCOS E CONGELADOS, IMPOSSIBILIDADE DE COZINHAR E LIMITAÇÕES DE ÁGUA Refeições Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Pequeno Almoço/

Leia mais

Anexo 1. Determinação do Índice de Massa Corporal* Estatuto de peso corporal <18.5 Falta de peso Normal

Anexo 1. Determinação do Índice de Massa Corporal* Estatuto de peso corporal <18.5 Falta de peso Normal Anexo 1 Determinação do Índice de Massa Corporal* O índice de massa corporal (BMI) é um instrumento utilizado para determinar o estatuto de peso corporal nos seres humanos. Os seus valores variam em função

Leia mais

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cujos índices de incidência e prevalência aumentam a cada ano. Para poderem prestar cuidados de saúde globais

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo

Anexo III. Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Anexo III Alterações nas secções relevantes do resumo das caraterísticas do medicamento e do folheto informativo Nota: As alterações ao Resumo das Características do Medicamento e ao Folheto Informativo

Leia mais

integral SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Biscoito Doce Maçã Suco de morango * CARDÁPIO SUJEITO A ALTERAÇÕES

integral SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Biscoito Doce Maçã Suco de morango * CARDÁPIO SUJEITO A ALTERAÇÕES DATAS 30/4/2012 1/5/2012 2/5/2012 3/5/2012 4/5/2012 PRATO PRINCIPAL Bife ao molho roty Frango à vellouté Quibe assado OPÇÃO Ovo mexido Ovo Ovo GUARNIÇÃO 1 Purê de batata Abóbora sautê Vegetais grelhados

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 MÊS DE MAIO DE 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN mandioquinha com carne moída +salada de repolho

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 MÊS DE MAIO DE 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN mandioquinha com carne moída +salada de repolho REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 02/05 Mexerica em gomos Arroz+ feijão Carioca +mandioquinha com carne moída +salada de repolho Suco de caqui Mini pão francês com margarina Becel

Leia mais

Colheita e manuseamento de fluidos biológicos

Colheita e manuseamento de fluidos biológicos Colheita e manuseamento de fluidos biológicos Na aula de hoje, vamos falar de: 1. Importância da análise de amostras biológicas como ferramentas de diagnóstico 2. Composição dos dois fluidos mais analisados:

Leia mais

EMENTA ERPI. 24 a 30 outubro outubro 25 outubro 26 outubro 27 outubro 28 outubro 29 outubro 30 outubro

EMENTA ERPI. 24 a 30 outubro outubro 25 outubro 26 outubro 27 outubro 28 outubro 29 outubro 30 outubro EMENTA ERPI 24 a 30 outubro 2016 Sábado Domingo 29 outubro 30 outubro Normal Enriquecida Caldo (1,3,7,12)/ de de couve coração de feijão e espinafres de grão e couve branca Com pescada (4) Com peru Com

Leia mais

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1

SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 SUGESTÕES DE CARDÁPIOS SAUDÁVEIS semana #1 ADOTE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Ao montar o seu prato, comece pela salada ou caso você utilize um único prato: divida o seu prato ao meio metade dele deve

Leia mais

Cronograma. Introdução à disciplina de FISIOLOGIA. Conceito de Homeostasia AULA 1 - FISIOLOGIA APLIC. A ATIV. MOTORA

Cronograma. Introdução à disciplina de FISIOLOGIA. Conceito de Homeostasia AULA 1 - FISIOLOGIA APLIC. A ATIV. MOTORA Cronograma Introdução à disciplina de FISIOLOGIA Conceito de Homeostasia EMENTA: Estudo do funcionamento dos órgãos e sistemas orgânicos (cardiovascular, respiratório, muscular e neuroendócrino) no repouso

Leia mais

PROTOCOLO DE OSTEODISTROFIA RENAL INSTITUTO DO RIM DE MARÍLIA 2007

PROTOCOLO DE OSTEODISTROFIA RENAL INSTITUTO DO RIM DE MARÍLIA 2007 PROTOCOLO DE OSTEODISTROFIA RENAL INSTITUTO DO RIM DE MARÍLIA 2007 AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS Valorizar as variações do PTH i mais do que mensurações isoladas, exceto quando quadro clínico compatível com

Leia mais

Manutenção do ph do sangue

Manutenção do ph do sangue Manutenção do ph do sangue Muitos dos fluidos biológicos, quer no interior, quer no exterior das células, apresentam intervalos de ph muito apertados, ou seja um valor de ph praticamente constante, uma

Leia mais

Hiperosmolar Não-cetótico

Hiperosmolar Não-cetótico 14 Cetoacidose Diabética e Estado Hiperosmolar Não-cetótico Josivan Gomes de Lima Lúcia Helena Coelho Nóbrega Apesar de apresentarem patogêneses semelhantes, cetoacidose diabética (CAD) e estado hiperosmolar

Leia mais

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR

Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 ALMOÇO LANCHE JANTAR DIA 2ª FEIRA Pão integral caseiro e complementos 3ª FEIRA (maçã e Mamão) 4ª FEIRA banana e laranja Iogurte de morango Colégio Vicentino Santa Cecília Cardápio de Nível 1 21 a 23 de Março de 2016 JANTAR

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 SETEMBRO DE 01/09/2015 A 04/09/2015 4º Feira 5º Feira 00/00/2015 01/09/2015 02/09/2015 03/09/2015 04/09/2015 Lanche da manhã Pêra Mamão Maçã Banana Almoço Arroz, Lentilha, Arroz, Panqueca, Feijão Preto,

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/08/ /08/ /08/ /08/ /08/2016 01/08/2016 02/08/2016 03/08/2016 04/08/2016 05/08/2016 Pão francês com queijo branco Suco de maracujá Bisnaguinha com geléia de morango Tostex (queijo e peito de peru) Banana Torrada com Leite com chocolate

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS. Acadêmica de medicina: Sângela Cunha Pereira Liga de diabetes.

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS. Acadêmica de medicina: Sângela Cunha Pereira Liga de diabetes. PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Sângela Cunha Pereira Liga de diabetes. 17/08/2016 As orientações para atividade física devem ser individualizadas,

Leia mais

Ementa n.º2 - De 10 a 14 de Outubro

Ementa n.º2 - De 10 a 14 de Outubro Ementa n.º2 - De 10 a 14 de Outubro Segunda - feira Creme de batata, courgette, abóbora, cebola e espinafres (70 Kcal) com frango (84,5 Kcal) Jardineira de Carne de vaca Papa de pera e maçã Lanche : Papa

Leia mais

EMENTA ERPI. 21 a 27 novembro novembro 22 novembro 23 novembro 24 novembro 25 novembro 26 novembro 27 novembro

EMENTA ERPI. 21 a 27 novembro novembro 22 novembro 23 novembro 24 novembro 25 novembro 26 novembro 27 novembro EMENTA ERPI 21 a 27 novembro 2016 Sábado Domingo 26 novembro 27 novembro Normal Enriquecida de ervilhas e couve Caldo verde / de grão e espinafres de couve branca Com pescada Com peru Com abrótea Com coelho

Leia mais