ISÓCRATES A Nicoclés. Tradução do francês de Jean-François Cleaver

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ISÓCRATES A Nicoclés. Tradução do francês de Jean-François Cleaver"

Transcrição

1 ISÓCRATES A Nicoclés Tradução do francês de Jean-François Cleaver

2 Isócrates Isócrates -- nascido em 436 a.c. e falecido em 338 a.c. -- fora amigo de Euágoras, rei de Salamina, na ilha de Chipre. Com a morte deste, subiu ao trono seu filho, Nicoclés. Isócrates enviou, então, ao novo soberano, que havia sido seu aluno, recomendações, e o fez, anotam os analistas, sem antes formular as lisonjas autorizadas ou, até, impostas pelo costume a quem se dirigia a governantes. Agiu assim por sua independência de caráter, por uma grande estima a Nicoclés ou por se julgar com permissão dada sua condição de antigo mestre. O aluno, agradecido, enviou-lhe sessenta talentos de ouro.

3 SUMÁRIO Argumento pág. 31 Introdução pág. 33

4 Argumento Isócrates tivera relações de amizade com Euagoras, 1 Rei de Salamis, reino da ilha de Chipre. 2 Nicoclés, filho de Euagoras, fora discípulo de Isócrates. Ao alcançar a realeza com a morte do pai, Nococlés recebeu de Euagoras um discurso sobre os deveres dos reis. Nesse, Isócrates ministrava-lhe conselhos diretamente, sem antes formular essas lisonjas autorizadas ou, até, impostas pela praxe a quem se dirige a figura de alta dignidade. Assim fazia, quer fosse por independência de caráter, pela sua grande estima por Nicoclés ou, ainda, por julgar-se autorizado a manter a atitude de mestre. E Nicoclés, muito longe de melindrar-se, manifestou sua gratidão mandando-lhe sessenta talentos de outro, em agradecimento. (1) O tradutor adotou, em todos os nomes próprios do texto, a grafia empregada pelo Dicionário Oxford de Literatura Clássica. Em outras obras, encontram-se as formas Euágoras e Nicoclés. (N.T.) (2) Existe certo risco de confusão entre duas regiões distintas e distantes, cujos nomes são muito parecidos, talvez até semelhantes em grego. Salamina [em gredo Salamis, em francês Salamine] é uma ilha situada perto da Ática, perto da qual se desenrolou em 480 a.c. a batalha naval, em que os gregos arrasaram a frota persa. Muito distante, pois situada em Chipre, fica Salamis, cujo nome português é igual ao de Salamina em grego, e é designada no texto-fonte francês por Salamine (N.T.)

5 32 Conselhos aos Governantes O discurso remetido a Nicoclés é admirável pela sabedoria dos preceitos e, sobretudo, por revelar o alto conceito em que Isócrates, cidadão de uma república, tinha da realeza e os grandes deveres que impõe. Isócrates pensa que um rei deve ser sábio, em atos, pensamentos e palavras. Deve ser culto, laborioso, pautado. Deve ser nobre e generoso, rodeado de homens virtuosos e capazes, que ele deve procurar e chamar junto a si. Deve repudiar o vício, afastar a mediocridade e sempre dar empregos e autoridade aos mais dignos. Deve ser leal em todos os atos, ser grande em tudo quanto diga respeito à sua pessoa e ao seu poder. Deve tirar a sua força da ordem e regularidade da sua administração e da prosperidade crescente dos particulares, não de impostos excessivos. Deve, por fim, amar o seu povo, protegê-lo, fazer-se amar dele, sem deixar de mostrar-se severo quando o exige a justiça; pois a bondade, quando aliada à fraqueza, suscita a ingratidão e leva ao desprezo. Este discurso parece ter sido escrito em 376 a.c., algum tempo depois de Nicoclés ascender ao trono de Salamis. Isócrates tinha, então, cerca de sessenta e três anos. O discurso honra tanto Isócrates quanto Nicoclés: aquele, pela sabedoria e nobre liberdade com que se expressa; este, ao provar que Isócrates continuava nutrindo estima pelo seu antigo discípulo. Assim como ocorreu em relação ao Demonicus, 3 houve quem afirmasse que o discurso dirigido a Nicoclés não é obra de Isócrates. Mas, como poderíamos duvidar de tal, se o próprio Isócrates menciona este discurso na fala de Nicoclés sobre os deveres dos reis, como também o faz no seu discurso Sobre a permuta, no qual chega a citar um trecho de A Nicoclés? (3) O tradutor não conseguiu identificar a forma portuguesa deste título e o deixou na forma encontrada no texto francês. (N.T.)

6 Introdução 1. Caráter deste discurso, que se destina a ministrar preceitos sobre os deveres dos reis, e vantagem de tal presente em relação àqueles que se costuma oferecer. Os homens de condição privada têm numerosas oportunidades de aprender sobre os seus deveres. Os reis, que exercem a mais difícil missão na terra, não têm praticamente nenhuma oportunidade de fazer o mesmo. Por isso, os reis, que poderiam ser os homens mais felizes, levam vida extremamente atribulada, sendo completamente errôneo o juízo da multidão sobre as suas condições de vida. 2. É tarefa louvável ensinar o que devem procurar ou repudiar os reis em geral, ainda quando a execução seja pálido reflexo do escopo. 3. Preceitos, primeiro objeto a que devem aspirar os reis, que é como a fonte dos seus deveres. 4. Para alcançar esse objeto, o rei deve tornar-se superior aos outros, cultivando o seu espírito e convivendo com homens destacados pela sabedoria. 5. Os reis devem amar o seu povo, protegê-lo, mantê-lo no dever, honrar os homens virtuosos, defender os cidadãos de qualquer ofensa. 6. Regulamentos, institutos, leis, negociações, processos, juízos; regras de administração do Estado. Objetos nos quais devem manifestar-se a magnificência dos reis. Maneiras pelas quais se deve honrar os deuses.

7 34 Conselhos aos Governantes 7. Os homens que convém prestigiar. A guarda mais segura para os reis. As riquezas dos particulares devem ser protegidas. O zelo pela verdade. A conduta para com os estrangeiros. A clemência com os cidadãos. Quando, e de que maneira, convém fazer guerra; moderação e isenção. 8. Escolha dos amigos e dos homens que privam com os príncipes, escolha dos magistrados e ministros. Há que ouvir o que os homens dizem uns dos outros, punir os caluniadores e saber mandar em si mesmo. 9. As ocupações de que devem gostar os reis. Coisas nas quais devem esforçar-se por chegar à superioridade. Honras que devem ser buscadas. Tendências que devem ser dissimuladas. Inclinações que devem ser reveladas. A moderação dos reis é exemplo para os cidadãos. Caracteres pelos quais se reconhece um bom governante. Há que deixar de herança, para os filhos, glória antes que riquezas. Magnificência no vestir. Severidade nos hábitos de vida. Continência no falar e nos atos. Moderação que deve ser observada em todas as coisas. 10. Urbanidade com gravidade. Tipo de estudo que os reis devem preferir. Maneiras mais convenientes de ilustrar-se. 11. A superioridade do espírito sobrepõe-se à beleza do corpo. Os reis devem praticar o que aprovam, o que consideram digno de emulação, o que prescrevem aos seus filhos. Quem são aqueles que podem ser considerados sábios. 12. Epílogo. Em preceitos desta natureza, o que se procura não é tanto apresentar ensinamentos novos como reunir, de toda parte, o maior número possível de ensinamentos, para oferecê-los sob forma capaz de agradar. Há conselhos que são úteis, mas não agradam a quem os recebe. 13. Esse fato decorre da perversidade dos homens, que desejam o que lhes traz prejuízo e têm aversão ao que lhes é útil. Disso resulta que aquele que deseja agradar à multidão deve, como Homero, oferece-lhe fábulas e convertê-las em ação, como fizeram os poetas trágicos. 14. Um rei deve saber julgar de maneira original, não medindo o valor dos homens e das coisas pela comodidade que lhe oferecem, mas pela sua utilidade. Os homens devem ser estimados, antes de tudo, pela

8 Isócrates a Nicoclés 35 prudência e oportunidade dos seus conselhos. Um conselheiro sábio deve ser preferido a qualquer outro bem. 15. Este presente é diferente dos outros, na medida em que ganha mais valor com o uso, em vez de desgastar-se. [Lange] II 1. Nicoclés, aqueles que soem tazer-lhe, bem como aos outros reis, ricos tecidos, bronze, ouro lavrado com arte e outros objetos da mesma natureza, raros em sua casa e abundantes na sua, estão evidentemente traficando, e não presenteando-o, pois na realidade estão vendendo aquilo que lhe oferecem com muito mais habilidade que os homens abertamente dedicados ao comércio. Quanto a mim, pensei que, se eu pudesse definir corretamente os deveres de que deve cuidar e os atos de que deve abster-se para governar sabiamente Salamis e seu reino, estaria dando-lhe a prenda mais bela, mais útil, a que mais convém eu oferecer e você aceitar. Muitas coisas contribuem para a educação dos simples particulares, em primeiro lugar, uma vida isenta de moleza e sensualidade e a obrigação de prover às necessidades cotidianas; em segundo lugar, as leis que a todos nos governam, a liberdade que têm os amigos de dirigir-se reparos e os inimigos de acusar-se pelas suas respectivas faltas; por fim, os preceitos relativos à condução da vida, deixados por alguns dos antigos poetas: coisas essas em que os particulares encontram naturalmente meios de aprimorar-se. Já os reis não contam com os mesmos recursos, eles que, mais do que os outros homens, precisariam de aviso, vêem-se privados desses tão logo sentam no trono. A maioria dos homens fica distantes deles; os que deles privam só se aproximam para lisonjeá-los; e, transformados em donos das mais fartas riquezas e árbitros dos maiores interesses, fazem tão mau uso desses meios de poder que muitos se perguntam se não se deve preferir, à existência dos reis, uma condição vulgar e uma vida ilibada. Sem dúvida, atentando somente para as honras, as riquezas, a autoridade, todos os homens julgam iguais a deuses aqueles que foram investidos da potência soberana; quando, entretanto, considerarmos os seus receios, os perigos que correm e, lembrando o passado, os vemos ora sendo atacados por quem menos deveria ameaçar a sua vida, ora obrigados a punir os seus entes mais amados,

9 36 Conselhos aos Governantes ora condenados a ambas as desgraças, somos levados a pensar que a mais modesta existência é preferível ao domínio de toda a Ásia, acompanhado de tamanhas calamidades. A causa dessa desordem, dessa confusão, reside na opinião, muito comum, que a realeza é igual às funções sagradas, 4 que qualquer homem é capaz de exercer, quando na verdade a realeza é a mais alta de todas as funções, a que requer mais sabedoria humana. 2. Apresentar-lhe conselhos sobre a condução de cada negócio, para que o leve adiante com prudência, garanta o seu êxito e previna as suas conseqüências nefastas, é dever dos homens que soem estar ao seu lado. Quanto a mim, tentarei indicar-lhe no geral as virtudes para as quais deverá tender ao longo de sua vida e os cuidados que devem ocupá-lo. Será o trabalho que quero oferecer-lhe digno da grandeza do tema, uma vez concluído? Eis algo difícil de enxergar desde o início. Muitas obras, em versos ou em prosa, que tinham suscitado altas esperanças quando só existiam no pensamento do seu autor, só obtiveram, uma vez acabadas e dadas à luz, fama muito inferior à esperada. Mas, de qualquer maneira, é empresa honrosa procurar lançar luz sobre verdades pouco lembradas e estabelecer princípios úteis para o governo das monarquias. Os homens que instruem os simples particulares são úteis apenas aos que recebem os seus conselhos; o homem que pudesse levar os chefes das nações à virtude seria útil aos príncipes, que comandam, e aos povos que obedecem, tornando assim o poder mais seguro, para uns, e mais ameno o governo, para outros. 3. É preciso considerarmos, inicialmente, o que é o dever dos reis, pois se assentarmos bem, em poucas palavras, aquilo em que reside a potência da realeza, sem perdermos de vista este ponto, desenvolveremos melhor as diversas partes do nosso tema. Todos concordarão, creio eu, em que o primeiro dever dos reis, quando a sua pátria é infeliz, é remediar os seus males; quando é próspera, mantê-la na prosperidade; quando é fraca, torná-la potente. A ação cotidiana do governo deveria ter esses escopos; é evidente que os que receberam tamanha potência e devem decidir de tamanhos interesses não devem abandonar-se à moleza e ao ócio, mas sim zelar por que (4) Nota do texto francês: Por exemplo, as funções que eram sorteadas.

10 Isócrates a Nicoclés 37 ninguém os supere em sabedoria; com efeito, é inegável que a prosperidade de seu reino terá a mesma medida que a sua habilidade. Por isso, os atletas têm menos interesse em fortificar o corpo do que têm os reis em desenvolver as faculdades da alma, e os prêmios oferecidos em nossas solenidades não são nada, quando comparados com os que você procurará conquistar diariamente. 4. Compenetrado dessas verdades, dedique a sua força de espírito a colocar-se, pelas suas virtudes, acima dos outros homens, tanto quanto os supera pela posição; e não creia que o cuidado e a aplicação, tão valiosos em todas as outras situações da vida, nada possam para tornarnos melhores e mais sábios. Não condene a humanidade a desgraça tal que, havendo já encontrado meios de amansar os instintos dos animais e ampliar a sua inteligência, não tenhamos influência suficiente sobre nós mesmos para aprender a virtude. Ao contrário, convença-se de que os cuidados e a educação têm grande poder para aprimorar a nossa natureza. Chegue-se aos homens mais sábios entre os que o rodeiam; convide a entrar os que você puder atrair e não tolere desconhecer qualquer um dos poetas célebres ou dos filósofos estimados. Seja ouvinte daqueles, seja discípulo destes; prepare-se para ser o juiz dos menos habilidosos e o rival dos mais esclarecidos. Com a ajuda de tais exercícios, logo se tornará tudo o que deve ser, em nossa opinião, um rei destinado a reinar com justiça e governar com sabedoria. Encontrará em si poderoso motivo de emulação, se julgar contrário à razão o fato de o mau reinar sobre o homem de bem e o insensato mandar no sábio; e você terá tanto mais zelo em exercer a sua inteligência quanto mais desprezo sentir pela incapacidade dos outros. 5. Por aí devem começar os que se destinam a governar bem; além disso, devem ser amigos da humanidade e amigos da sua pátria. Os homens, os cavalos, os cães, os seres de toda natureza não podem ser dirigidos a contento se a afeição não preside aos cuidados de que são objeto. Por isso, dedique-se ao povo e, sobretudo, a fazê-lo gostar da sua autoridade, convicto de que, entre todos os governos, sejam eles oligárquicos ou de outra natureza, os mais duradouros são os que melhor sabem resguardar os interesses do povo. Você exercerá ao povo nobre e útil influência se não permitir que insulte qualquer pessoa, nem que seja insultado; e se, reservando sempre as honras aos mais dignos, cuidar de proteger os outros cidadãos contra a injustiça. Esses são os primeiros

11 38 Conselhos aos Governantes princípios, os princípios mais essenciais do bom governo. Elimine e modifique as leis e costumes viciosos; empenhe-se, sobretudo, em descobrir as leis mais convenientes para o seu país ou, pelo menos, imite as de outros povos que sejam reconhecidamente boas. 6. Procure leis que sejam globalmente justas e úteis, leis que se acordem entre si, leis tais que os processos escasseiem e sejam prontamente decididos. As leis, para serem boas, devem satisfazer todas essas condições. Faça com que as transações sejam vantajosas e prejudiciais os processos, de sorte que os cidadãos evitem estes e corram para aquelas. Nos diferendos surgidos entre particulares, dê sentenças que não sejam ditadas pelo favorecimento, nem contraditórias entre si, e decida sempre da mesma maneira em casos semelhantes. Interessa tanto à utilidade pública quanto à dignidade real serem imutáveis as sentenças do rei e sabiamente feitas as leis. Administre o seu reino como se administrasse a herança recebida do seu pai. Seja magnífico e régio em todas as suas disposições e tenha cuidado e rigor em arrecadar impostos, para brilhar sobremaneira e poder arcar com todas as suas despesas. Nunca exteriorize a sua magnificência em profusões efêmeras, mas sim nas coisas que lhe apontamos, na suntuosidade dos seus palácios e nos favores que dispensa aos seus amigos. Usando das suas riquezas dessa maneira, conservar-lhes-á os frutos e deixará àqueles que lhe sucederem vantagens mais valiosas que os tesouros despendidos com nobreza. Cultue devidamente os deuses, seguindo os exemplos deixados pelos seus ancestrais; creia, no entanto, que o mais belo sacrifício, a homenagem maior, será mostrar-se justo e virtuoso. O homem animado desses nobres sentimentos pode contar com o favor divino, mais do que aquele que imola muitas vítimas. 7. Honre os seus parentes mais próximos com funções de prestígio e entregue os empregos que conferem poder de fato aos seus amigos mais dedicados. Considere que a sua melhor garantia de segurança é a virtude dos seus amigos, a boa vontade dos seus concidadãos e a sua própria sabedoria: com a ajuda desses recursos é que se pode adquirir o poder e conservá-lo.

12 Isócrates a Nicoclés 39 Zele pela maneira segundo a qual os cidadãos administram a própria fortuna; veja aqueles que esbanjam como homens pródigos da fortuna real e creia que aqueles que se enriquecem pelo próprio trabalho estão acrescendo os tesouros do rei. A fortuna dos cidadãos faz a riqueza dos reis que governam sabiamente. Demonstre, por todos os aspectos da sua vida, tal respeito pela verdade que as suas palavras inspirem mais confiança que as juras dos outros homens. Ofereça a todos os estrangeiros asilo em sua cidade e faça com que eles encontrem, em todas as transações, respeito às leis. Prefira, àqueles que lhe trazem presentes, os que desejam recebê-los de você. Os favores que você fizer aumentarão a sua fama. Expulse o terror do seio do seu povo e não permita que o inocente seja levado a temer, pois os sentimentos que você inspirar aos seus concidadãos, você também há de senti-los em relação a eles. Não faça nada com cólera, mas mostre-se irritado quando a ocasião o exigir. Seja temível por exercer implacável vigilância; seja indulgente, impondo sempre castigos que ficam aquém das faltas. Faça respeitar a sua autoridade, não pela dureza no comando ou pelo rigor dos suplícios, mas sobrepondo-se aos outros homens pela sabedoria e deixando-os convictos de que você lhes dá mais segurança do que teriam por meios próprios. Prove ser um rei belicoso, pela ciência da guerra e pelo aparato bélico, demonstre ser um príncipe amigo da paz, pela sua aversão a qualquer expansão injusta. Comporte-se com os Estados mais fracos como gostaria de ser tratado pelos Estados mais poderosos. Não suscite contestações sobre toda espécie de assunto; atenha-se àquelas que, se ganhas, podem trazer-lhe alguma vantagem. Não olhe com desprezo os que sucumbem atingindo um resultado útil, mas sim aqueles que obtêm uma vitória prejudicial aos próprios interesses.

13 40 Conselhos aos Governantes Creia que a grandeza de alma não está nos homens que empreendem mais do que podem executar, mas naqueles que, perseguindo com ardor o que é nobre e grande, podem executar o que empreendem. Não entre em rivalidade com os homens que estenderam sua potência aos confins, mas com os que melhor a usam; creia que será feliz, não mandando a todos os homens em meio a terrores, perigos e sofrimentos, mas, sendo o que deve ser e atuando como atua hoje, tendo apenas desejos moderados, sempre coroados de sucesso. 8. Não admita como amigos seus todos aqueles que desejarem a sua afeição, mas apenas os que são dignos de obtê-la; não aqueles cuja companhia lhe seja mais agradável, mas sim os que melhor poderão ajudá-lo a governar o seu país com sabedoria. Mantenha-se sempre informado sobre o valor das pessoas que o odeiam, sabendo que os que não podem aproximar-se de você o julgarão igual aos homens que privam da sua intimidade. Ao escolher quem deva encarregar-se de negócios que não administra pessoalmente, nunca perca de vista que você é quem arcará com a responsabilidade dos seus atos. Considere os mais fiéis amigos, não aqueles que aprovam todas as suas palavras e elogiam todas as suas ações, mas sim os que censuram os seus erros. Permita que as pessoas sábias expressem a sua opinião, para ter, nas questões delicadas, conselheiros que possam proficuamente examiná-las com você. Saiba distinguir os cortesãos, que adulam com arte, dos amigos, que servem por devoção, para não dar mais crédito aos maus do que aos homens virtuosos. Ouça o que os homens dizem uns dos outros e procure ter luzes tanto sobre os que falam quanto sobre aqueles de quem se fala. Castigue os caluniadores com as penas em que incorreriam os culpados. Não tenham menos domínio sobre você mesmo do que sobre os outros homens; creia que não há nada mais régio do que libertar-se do jugo das suas paixões e seja ainda mais senhor dos seus desejos do que dos seus concidadãos.

14 Isócrates a Nicoclés 41 Não crie vínculos com qualquer pessoa ao acaso e sem reflexão, mas acostume-se a ter prazer nas conversas que aumentam a sua sabedoria e reputação. 9. Não procure destacar-se nos atos que homens viciosos podem realizar como você; tenha orgulho da virtude, na qual não podem ter parte os maus. Medite que as verdadeiras honras não residem nas homenagens prestadas publicamente e inspiradas pelo receio, mas nos sentimentos daqueles que, na intimidade da família, admiram mais a sua sabedoria do que a sua fortuna. Caso você goste de algo frívolo, oculte essa franqueza ao público, mostre-lhe apenas o seu zelo por aquilo que é nobre e grande. Não creia que ter uma vida decente e honesta equivalha a participar de algo vulgar e que viver na desordem seja privilégio dos reis. Ofereça a regularidade da sua vida como modelo para os seus concidadãos e não esqueça que os costumes dos povos se formam a partir dos costumes dos homens que os governam. Você terá uma prova da sabedoria do seu governo se vir que as suas diligências garantiram mais riqueza e costumes mais honestos aos povos sobre os quais reinou. Prefira deixar aos seus filhos um nome glorioso do que grandes riquezas. As riquezas são perecíveis, a glória é imortal. As riquezas podem ser adquiridas pela glória, a glória não se compra com riquezas. As riquezas são, às vezes, compartilhadas pelos maus, mas a glória só pode ser adquirida por homens de virtude superior. Tenha magnificência no vestir e em tudo o que possa contribuir para o brilho da sua personalidade, mas seja simples e austero no resto dos seus costumes, como convém aos que governam, para que os que vêem a magnificência à sua volta o creiam digno de reinar, e que os que se aproximam de você, vendo a força da sua alma, formem a mesma opinião. Esteja sempre disciplinando as suas palavras e atos, para cometer o menor número possível de faltas. O mais importante, nos negócios, é perceber qual o ponto de que depende o êxito; como esse ponto é difícil de identificar, é melhor não atingi-lo do que passar dele. A verdadeira sabedoria fica aquém do objetivo, em vez de passar além.

15 42 Conselhos aos Governantes 10. Procure unir a polidez à gravidade. A gravidade convém à potência soberana; a polidez é o ornamento da sociedade. Este duplo preceito é, de todos, o mais difícil de observar; quase sempre, os que afetam gravidade incorrem em frieza, e quem procura ser educado pode parecer humilde e rasteiro. É preciso, reunindo as duas qualidades que indicamos, evitar a desvantagem inerente a cada uma delas. Se quiser aprofundar os conhecimentos que convêm aos reis, junte a experiência à teoria; a teoria lhe mostrará o caminho e a experiência lhe permitirá andar com passos firmes nesse caminho. Pense nas vicissitudes e desgraças que afetam os particulares e os reis, as lembranças do passado reforçarão a sabedoria dos seus conselhos para o futuro. Fique convicto que, quando simples particulares aceitam sacrificar a sua vida para serem louvados após a sua morte, é uma vergonha, para os reis, não terem a coragem de destacar-se por atos que lhes dêem, em vida, fama honrosa. Faça com que as suas estátuas permaneçam como monumentos à sua virtude, mais do que como lembrança da sua pessoa. Antes de tudo, esforce-se por garantir a sua segurança e a do seu reino; mas, se houver que enfrentar perigos, prefira morrer com glória a viver na vergonha. Em todas as suas ações, lembre que você é rei e tenha todo o cuidado para não fazer nada que seja indigno dessa posição suprema. 11. Receie morrer por inteiro e, já que recebeu da natureza um corpo perecível e uma alma imortal, empenhe-se em deixar da sua alma uma lembrança que não morra. Habitue-se a falar de costumes e ações honrosas, para nutrir, no seu coração, sentimentos condizentes com o objeto das suas conversas. Aquelas coisas que lhe parecem melhores quando está refletindo só, realize-as nas suas ações. Imite os homens cuja glória excita a sua emulação. Os conselhos que você daria aos seus filhos, creia que é digno você também segui-los. Faça uso dos preceitos que lhe ofereço, ou procure achar outros, melhores.

16 Isócrates a Nicoclés 43 Considere sábios, não os homens que empreendem discussões minuciosas sobre temas frívolos, mas os que tratam com habilidade das questões importantes; não os que prometem a felicidade aos outros, vivendo na miséria, mas os que, falando com reserva do que lhes diz respeito, são capazes de tratar utilmente homens e negócios e, sem nunca serem afetados pelas vicissitudes da vida, sabem passar pela boa e má fortuna com a mesma nobreza e moderação. 12. E não estranhe haver, nas coisas que eu lhe disse, muitas já conhecidas de você; este ponto não me escapou. Não estava eu sem saber que grande número de particulares e príncipes já tinham formulado parte destas verdades, que outros as tinham ouvido proclamar, outros as tinham visto sendo aplicadas e outros, ainda, já as estavam aplicando por conta própria. Mas não é nos discursos destinados a expor regras de conduta que se dever procurar idéias novas. Nesses discursos, não há lugar para qualquer coisa paradoxal, ousada, contrária às idéias estabelecidas, e quem é capaz de reunir o maior número de verdades espassas nos pensamentos dos homens para apresentá-las da forma mais eloqüente deve ser visto, entre todos os escritores, como o mais digno de agradar. Tampouco ignorava eu que, entre todos os discursos e escritos, em prosa e em verso, os que têm por objeto oferecer conselhos são universalmente considerados os mais úteis, por quem os escuta, porém não os mais agradáveis. Tem-se para com eles o mesmo sentimento reservado aos homens que se prezam de dar conselhos: todos os louvam, mas ninguém os procura, e preferimos a companhia dos que compartilham os nossos erros à dos que nos demovem de cometê-los. Poder-seia, em apoio do que digo, citar as poesias de Hesíodo, de Teógnis e de Focilides. Esses grandes homens são proclamados os melhores conselheiros da vida humana, mas aqueles mesmos que o declaram preferem gastar o tempo em conversas frívolas a nutrir-se com as suas sábias doutrinas. Ainda mais, se alguém escolhesse, nas obras dos maiores poetas, os trechos trabalhados com mais esmero, e que são chamados de máximas, essas máximas seriam acolhidas com a mesma disposição, sendo sempre a comédia mais fútil ouvida com mais prazer do que o são preceitos elaborados com arte tão perfeita. 13. Aliás, haverá necessidade de deter-nos em cada objeto? Se quisermos examinar no geral a natureza dos homens, veremos que, em sua

17 44 Conselhos aos Governantes maioria, não se sentem atraídos pelos alimentos mais sadios, nem pelas ocupações mais nobres, nem pelas melhores ações, nem pelos preceitos mais úteis; veremos que procuram os prazeres mais contrários aos seus interesses e consideram modelos de constância e energia homens que só cumprem com alguma parte dos seus deveres. Como se poderia agradar a semelhantes ouvintes, dando-lhes conselhos, instruções ou avisos úteis, se, além de tudo o que dissemos, atormentam os homens sábios com a sua inveja e julgam que os insensatos são apenas homens simples e abertos? Tão longe da verdade estão eles que ignoram até os assuntos que lhes dizem respeito; irritam-se quando têm de tratar dos seus próprios interesses; só gostam de discutir os interesses de outrem e submeteriam o próprio corpo a torturas de todo tipo antes que exercer o espírito no trabalho e dedicar atenção a alguma coisa necessária. Reunidos, trocam escárnios e insultos. Se estão sós, você não os encontrará refletindo, mas afagando desejos quiméricos. Não digo isso de todos os homens: digo-o daqueles que têm os defeitos que apontamos. Destarte, é evidente que os que desejarem escrever, seja em verso ou em prosa, de forma a agradar à multidão, não devem prender-se às verdades mais úteis mas, antes, às ficções mais maravilhosas. A multidão aprecia tais relatos, comove-se vendo lutas e combates. Por isso, devemos admirar o gênio poético de Homero e dos primeiros inventores da tragédia; tendo avaliado a natureza humana, deram aos seus relatos as duas formas que acabamos de citar. Homero representou, nas suas ficções, os combates e as guerras dos semideuses; os poetas trágicos leram essas mesmas ficções ao cenário, em relatos e ações, de maneira a tornar-nos ao mesmo tempo ouvintes e espectadores. Em face de semelhantes exemplos, fica evidente, para aqueles que desejam encantar os seus ouvintes, que devem cuidadosamente abster-se de dar avisos ou conselhos, empenhando-se em dizer ou escrever o que acharem mais próprio para agradar à multidão. 14. Apresentei-lhe este quadro pensando que você, que não é homem da multidão, mas a governa, não deve ter os mesmos sentimentos que o vulgo e deve avaliar a relevância das coisas e o valor dos homens pela sua utilidade, não pelo prazer que posam oferecer. Cheguei a tal opinião, sobretudo, após reconhecer que os mestres de sabedoria divergiam quanto aos meios de desenvolver as faculdades da alma, anunciando que tornariam seus discípulos mais sábios e habilidosos usando ora as discussões da dialética, ora os discursos políticos, ora outros

18 Isócrates a Nicoclés 45 meios, mas ficando todos de acordo num ponto: o homem formado por nobre educação deveria ser capaz de tirar, de cada uma dessas fontes, elementos de sabedoria. Assim que é preciso, para julgar com certeza, abandonando as coisas controversas, estear-se no que é admitido por todos e, sobretudo, avaliar os homens pelos conselhos que dão em determinadas circunstâncias ou, pelo menos, pelo que dizem em relação a todos os negócios. Por fim, você deve rechaçar aqueles que, em relação aos assuntos que lhes dizem respeito, não sabem nada do que é preciso saber: é evidente que aquele que não pode ser útil a si mesmo nunca ensinará sabedoria a ninguém. Ao contrário, outorgue a sua estima e apoio aos homens esclarecidos, aos homens cuja visão alcança além da dos espíritos vulgares, convicto que um sábio conselheiro é o mais útil, o mais régio de todos os tesouros; por fim, creia que os homens que lhe oferecerem mais recursos para cultivar a sua inteligência são os que mais contribuirão para a grandeza do seu reino. 15. Digirindo-lhe estes conselhos, proporcionados pelas minhas luzes, honro-o com os meios dos quais disponho. Quanto a você, como disse no início deste discurso, não permita mais que lhe tragam esses presentes consagrados pelos hábitos, que você, assim como os outros reis, compra daqueles que os oferecem muito mais caro do que o faria de quem os vende, e prefira dádivas que, muito longe de desgastarem-se com o uso que delas faça, adquiram a cada dia novo valor.

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim.

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. PESQUISA SEGUROS ROTEIRO 1. Abertura da reunião Apresentação dos convidados e do moderador 2. Aquecimento Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. Está dando para viver? 3. Valores (espontâneo)

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

Se você não quer sofrer as consequências, aprenda a fazer as escolhas certas. Faça a escolha certa! Rm 1:18-32

Se você não quer sofrer as consequências, aprenda a fazer as escolhas certas. Faça a escolha certa! Rm 1:18-32 Faça a escolha certa! Rm 1:18-32 Você já parou para reparar como a nossa vida é repleta de escolhas?? Escolhemos estudar ou não, trabalhar ou não, nos alimentar direito ou não, cuidar da nossa saúde ou

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013

4ºano. 3º período 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA. 30 de agosto de 2013 4ºano 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 3º período 30 de agosto de 2013 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade.

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1 O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. DIREITOS NATURAIS 2 Direitos Naturais: São os mesmos para todos os indivíduos,

Leia mais

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 INTERVENÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS Dr. Isaltino Afonso Morais Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 10 de Junho de 2010 LOCAL: Figueirinha, Oeiras REALIZADO

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

A n é s i o R o d r i g u e s

A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s 1 Pedro 2:9-17 Os Judaizantes de Hoje Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

A GENEROSIDADE: REFLEXÃO EM TORNO DO CONCEITO

A GENEROSIDADE: REFLEXÃO EM TORNO DO CONCEITO A GENEROSIDADE: REFLEXÃO EM TORNO DO CONCEITO Ramiro Marques A generosidade é um vocábulo que vem do latim generositate, que significa bondade da raça, boa qualidade. O adjectivo generoso vem do latim

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ).

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ). Filosofia 3ª série E C O M O D A N T E D I Z QUE N Ã O SE FA Z C I Ê N C I A S E M R E G I S T R A R O QUE SE A P R E N D E, EU T E N H O A N O TA D O T U D O N A S C O N V E R S A S QUE ME P A R E

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DIREITO À IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA RELIGIÃO OU NACIONALIDADE Princípio I - A criança desfrutará

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 15 NOVOS MINISTROS RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA O IMPÉRIO ALEXANDRINO A FILOSOFIA ESTOICA PARTE DA SEGUINTE PERGUNTA: COMO DEVO AGIR PARA VIVER BEM? COMO POSSO VIVER BEM E,

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas (ou mesmo aquelas que não estejam), de forma que os fragmentos abaixo fiquem mais elegantes, próximos à língua

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!!

OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. Vista a camisa do 0800 E SEJA UM VENCEDOR!!! OBJEÇÕES INSTRUMENTO DE SUCESSO O LADO POSITIVIO DAS OBJEÇÕES PARA APRIMORAR O PROFISSIONAL DE VENDAS. OBJEÇÕES VILÃS OU OPORTUNIDADES? A VISÃO ORIENTAL SOBRE Um para CRISE PERIGO (JI) A VISÃO ORIENTAL

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Processo Seletivo 2011-2 Filosofia

Processo Seletivo 2011-2 Filosofia Filosofia 1) Gabarito Final sem distribuição de pontos - Questão 1 A) De acordo com o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, o poder soberano é essencialmente do povo e o governo não é senão depositário

Leia mais

Fruto do Espírito: Domínio próprio

Fruto do Espírito: Domínio próprio Fruto do Espírito: Domínio próprio O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22 23 (NVI). O Sapo, A Rã e os Biscoitos

Leia mais

10 Maneiras de encantar seu cliente

10 Maneiras de encantar seu cliente 10 Maneiras de encantar seu cliente E-book para auxílio de vendas Edson Izidoro www.imagemfolheados.com.br 10 MANEIRAS DE ENCANTAR SEU CLIENTE E-BOOK CRIADO POR EDSON IZIDORO IMAGEM FOLHEADOS Página 1

Leia mais

Educar filhos: cuidar mais do que proteger. Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br

Educar filhos: cuidar mais do que proteger. Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Educar filhos: cuidar mais do que proteger Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br As 4 principais tarefas dos pais DESENVOLVER: 1. Independência emocional 2. Autodisciplina 3. Capacidades 4. Moral Educar

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1

VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 VERSÍCULO BÍBLICO Todo o que ama a repreensão ama a sabedoria, mas aquele que odeia a repreensão é tolo Provérbios 12:1 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças participarão de um programa de auditório chamado

Leia mais

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS O LIVRO DOS ESPÍRITOS CAPÍTULO 10 OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS 558 Os Espíritos fazem outra coisa além de se aperfeiçoar individualmente? Eles concorrem para a harmonia do universo ao executar os

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

EVANGELIZAÇÃO É AMOR E LUZ É JESUS NO CORAÇÃO

EVANGELIZAÇÃO É AMOR E LUZ É JESUS NO CORAÇÃO EVANGELIZAÇÃO É AMOR E LUZ É JESUS NO CORAÇÃO Lenildo Solano EVANGELIZAÇÃO EM MÚSICA - Sequência Musical: 01- Aula de Evangelização 02- Deus 03- Jesus 04- Anjos da Guarda 05- Oração 06- Espiritismo 07-

Leia mais

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro para crianças Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Enfrentando a Tentação

Enfrentando a Tentação Livro 1 página 36 Lição Cinco Enfrentando a Tentação Perguntas Básicas Leia cada pergunta e resposta em baixo, e medite nelas até que as compreenda bem. Examine as referências bíblicas indicadas que apoiam

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais